santuariosaosebastiao.com.brsantuariosaosebastiao.com.br/doc_roteiro/c5c1a5482a3f7c2... · web...

51
COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA MISSA DO 19º DOMINGO TEMPO COMUM VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: DIÁCONOS, PADRES E BISPOS (07/08/16) I. RITOS INICIAIS Refrão orante (Frei Telles Ramon, Daniel de Angeles) Senhor, chamaste-me aqui estou! Chamaste-me aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me aqui estou! Anim: Nesta páscoa semanal de Jesus a Palavra de Deus nos propõe e nos convida à vigilância: o verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, numa existência de comodismo, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino” com o testemunho de sua vida. Neste primeiro encontro do mês de agosto somos convidados a refletir sobre a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Que eles possam ser sempre fiéis à missão que assumiram. Canto de Abertura (Frei Fabreti) Refrão O Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui!” O Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui, Senhor!” 1. Para levar a Palavra que faz Tudo na vida ser bem melhor; Para anunciar novo tempo e viver Nova proposta que vem de Deus! 2. Para proclamar que o amor é maior, E o Novo Reino se faz de irmãos; Pra semear novo modo de ser: Ir ao encontro do irmão no amor. 3. Para plantar a semente da paz Num coração que abrigou rancor; Para entoar a canção do bem, E entre as nações ser o seu sinal. Antífona de Entrada Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca. Saudação do Presidente (Alegre e festiva) Entrada da Estola

Upload: duongnhi

Post on 27-Apr-2018

213 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 19º DOMINGOTEMPO COMUM

VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: DIÁCONOS, PADRES E

BISPOS(07/08/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante(Frei Telles Ramon, Daniel de Angeles)Senhor, chamaste-me aqui estou!Chamaste-me aqui estou!Ô, ô, ô! Ô, ô, ô!Chamaste-me aqui estou!

Anim: Nesta páscoa semanal de Jesus a Palavra de Deus nos propõe e nos convida à vigilância: o verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, numa existência de comodismo, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino” com o testemunho de sua vida.Neste primeiro encontro do mês de agosto somos convidados a refletir sobre a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Que eles possam ser sempre fiéis à missão que assumiram.

Canto de Abertura(Frei Fabreti)RefrãoO Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui!”O Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui, Senhor!”

1. Para levar a Palavra que fazTudo na vida ser bem melhor;Para anunciar novo tempo e viverNova proposta que vem de Deus!

2. Para proclamar que o amor é maior,E o Novo Reino se faz de irmãos;Pra semear novo modo de ser:Ir ao encontro do irmão no amor.

3. Para plantar a semente da pazNum coração que abrigou rancor;Para entoar a canção do bem, E entre as nações ser o seu sinal.

Antífona de EntradaConsiderai, Senhor, vossa aliança,e não abandoneis para sempre o vosso povo.Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva)

Entrada da Estola(O sinal é colocado ao lado da Pia Batismal, lembrando que o batismo é a fonte de todas as vocações.)

Anim: Vamos lembrar-nos da vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos, trazendo a estola, que é o símbolo do serviço.

Padre: Obrigado, Senhor, porque, na minha fragilidade, escolheste-me e enviaste-me para esta missão tão sublime de ser teu sinal no meio desta comunidade.

Canto(O sinal entra durante o canto)

1. Disse o Senhor ao meu Senhor: “Vem assentar-te à minha direita,Pois eu farei de teus inimigos, O escabelo de teus pés”.

RefrãoTu, tu és sacerdote pra sempre,Tu és sacerdote pra sempre,Segundo a ordem de Melquisedec (bis)

Ato PenitencialPresid: A vida é o grande patrimônio, o grande tesouro a ser protegido. Daí a

necessidade da vigilância. Como vivemos isso no nosso dia-a-dia?(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós.

Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Anim: Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Deus de bondade, que sempre nos dá oportunidade de responder a seu chamado, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém

Hino do Glória(Rezado todos juntos)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.

2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos, para que o Senhor nos ajude a desapegar da ganância dos bens materiais e pelos ordenados que dão suas vidas pelas comunidades.

Presid: Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: A vigilância é uma atitude humana, no sentido de ser uma necessidade para preservar a vida e para que a vida seja plena e não se perca em tantas noites escuras, que o mundo proporciona. É uma Palavra que sintoniza aos ordenados para viverem na vigilância, não com medo, mas pelo serviço.

CantoA Palavra está perto de tiEm tua boca, em teu coração.

1ª Leitura: Sb 18, 6-9

Salmo Responsorial: Sl 32Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2ª Leitura: Hb 11, 1-2.8-12 ou 11, 1-2. 8-12

Aclamação ao Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia

É preciso vigiar e ficar de prontidão;em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não!

Evangelho: Lc 12, 32-48 ou Lc 12, 35-40

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: O Senhor nos ensinou a necessidade de viver vigilantes, para que nossa vida não seja roubada. Com fé, elevemos nossas preces, intercedendo a graça de jamais nos descuidar de viver na vigilância.

1. Senhor, que a Igreja, por meio do exercício da caridade continue, sempre vigilante, levando o Evangelho a todos os lugares. Peçamos:

Todos: Senhor, atendei a nossa prece.

2. Senhor, que os governantes respeitem o teu projeto, cuidando sempre do povo sofredor. Peçamos:

3. Senhor, que nossa comunidade esteja sempre vigilante à tua proposta de salvação. Peçamos:

4. Senhor, por todos aqueles que receberam a graça da ordenação, para que possam sempre viver e anunciar a riqueza que é o seguimento de teus mandamentos. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Senhor, que nos chamastes a pertencer ao vosso reino, concedei-nos viver a nova fraternidade, sendo exemplos vivos de união, humildade e partilha. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAPreparação das oferendasAnim: Na prática constante da caridade e da partilha, nós fazemos a vigilância que é o compromisso com o bem do próximo.

Canto1- Muitos grãos de trigo se tornaram pão;Hoje são teu corpo, ceia e comunhão.Muitos grãos de trigo se tornaram pão.

RefrãoToma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em fruto e missão.Toma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em missão.

2- Muitos cachos de uva se tornaram vinho;Hoje são teu sangue, força no caminho.Muitos cachos de uva se tornaram vinho.

3- Muitas são as vidas feitas vocação,Hoje oferecidas em consagração.Muitas são as vidas feitas vocação.

Oração sobre as oferendasÓ Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

Oração Eucarística III(Missal, p. 482)

Prefácio (Missal p. 444)Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso.

Do Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, servo obediente e cheio de misericórdia, brotam todos os ministérios.

Ele mesmo, sacerdote eterno e pastor dos pastores, nos ensina a servir a todos.

E, escolhendo os dispensadores dos mistérios divinos, reveste-os com variedade de dons e carismas para que, sempre e em toda a parte, ofereçam o sacrifício perfeito, e edifiquem, com a palavra e os sacramentos, a Igreja peregrina e santa, comunidade da Nova Aliança e templo vivo do vosso louvor.

Por essa razão tão grande, nós nos unimos a todas as criaturas, e proclamamos jubilosos vossa glória, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

Comunhão Canto Refrão (Lc 12, 35-36) Sempre prontos estejam vocês,Vigilantes, vigias atentos, Esperando o Senhor que retorna,E que chega a qualquer momento.

Salmo 27(26)1. O Senhor é minha luz,Ele é minha salvaçãoO que é que eu vou temer?Deus é minha proteção.Ele guarda a minha vida:Eu não vou ter medo, não! (bis)

2. Quando os maus vêm avançando,Procurando me acuar,Desejando ver meu fim,Só querendo me matar,Inimigos opressoresÉ que vão se liquidar! (bis) 3. Se um exército se armarcontra mim, não temerei.

Meu coração está firmeE firme ficarei.Se estourar uma batalha,Mesmo assim, confiarei. (bis)

4. A Deus peço uma só coisa,Sei que Ele vai me dar:Morar na sua casa,Todo tempo que eu durar,Pra provar sua doçuraE no templo contemplar. (bis)

5. Ele vai me dar abrigo,Em sua casa vou morar. Nestes tempos de aflição,Sei que vai me agasalhar,Me escondendo em sua tenda,Pra na rocha eu me firmar. (bis)

Momento de Interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoÓ Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor!Todos: Amém.

V. RITOS FINAIS

Avisos

Homenagem ao Padre

Bênção Final.Presid: Deus todo poderoso os abençoe em sua bondade e infunda em vocês a sabedoria da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

Canto Final.1. Companheira Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai.Modelo dos consagrados,Nosso sim ao chamado do Senhor confirmai.

Refrão

Ave Maria, cheia de graça,Plena de raça e beleza. Queres com certeza que a vida renasça. Santa Maria, mãe do Senhor.Que se fez pão para todos, Criou mundo novo, só por amor.

2. Intercessora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Justiça dos explorados, combate o pecado, Torna os homens iguais.

3. Transformadora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Espelho de competência, Afasta a violência, enche o mundo de paz.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 20º DOMINGOTEMPO COMUM

VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA(14/08/16)

(Dia dos pais)

I. RITOS INICIAISRefrão orante(Frei Telles Ramon, Daniel de Angeles)Senhor, chamaste-me aqui estou!Chamaste-me aqui estou!Ô, ô, ô! Ô, ô, ô!Chamaste-me aqui estou!

Anim: A caminho de Jerusalém Jesus vai ensinando os seus discípulos. Seus ensinamentos exigem uma atitude radical de adesão, exige uma resposta sem meias palavras, por isso pode até trazer divisões entre parentes e familiares.Hoje nosso olhar se volta para a vocação da vida em família, e de um modo especial para nossos pais. O modelo de nossa família é a Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Deus escolheu uma família simples e humilde para acolher o nascimento e crescimento do Salvador, santificando assim a família como fundamento da sociedade.

Canto de Abertura(Frei Fabreti)RefrãoO Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui!”O Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui, Senhor!”

1. Para levar a Palavra que fazTudo na vida ser bem melhor;Para anunciar novo tempo e viverNova proposta que vem de Deus!

2. Para proclamar que o amor é maior,E o Novo Reino se faz de irmãos;Pra semear novo modo de ser:Ir ao encontro do irmão no amor.

3. Para plantar a semente da pazNum coração que abrigou rancor;Para entoar a canção do bem, E entre as nações ser o seu sinal.

Antífona de EntradaÓ Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar, e contemplai a face do vosso Ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva)

Entrada da Imagem da Sagrada Família(O sinal é colocado ao lado da Pia Batismal, lembrando que o batismo é a fonte de todas as vocações.)

Anim: Vamos lembrar-nos da vocação para a vida em família, trazendo a Imagem da Sagrada Família, que é sinal da família perfeita.

Pai: “Agradeçamos a Cristo que nos revela que ‘Deus é amor e vive em si mesmo um mistério pessoal do amor’ e, optando por viver em família em meio a nós, a eleva à dignidade de ‘Igreja Doméstica’” (DA 115).

Canto(O sinal entra durante o canto)

Olhando a Sagrada FamíliaJesus, Maria e José,Saibamos fazer a partilhaDos gestos de amor e de fé!

Ato PenitencialPresid: O cristão é aquele que supera a divisão com o amor. Paga o mal com o bem, pois foi isso que aprendeu de

Jesus. Pelas vezes que não agimos assim, peçamos perdão a Deus.(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, que sois fonte de amor e vida eterna, tende piedade de nós.Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, que conhecendo nossa fraqueza, sempre nos perdoa e nos leva ao Pai, tende piedade de nós.Todos: Cristo, tende piedade de nós

Anim: Senhor, Filho de Deus Pai, que fizestes de nós uma única família, tende piedade de nós.Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Deus todo poderoso, tenha piedade de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém

Hino do Glória(Repartido entre homens e mulheres)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.

T- Amém.

Oração do diaAnim: Peçamos a Deus para que, a alegria e a paz, estejam presentes em cada família de nossa comunidade.

Presid: Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: O cristão, ao se por do lado de Cristo entra, por isso mesmo, na luta. Não pode considerar-se nem conservar-se neutro; para muitos é um inimigo, mesmo que queira ser o irmão de todos.

CantoA Palavra está perto de tiEm tua boca em teu coração.

1ª. Leitura: Jr 38, 4-6.8-10

Salmo Responsorial: Sl 39Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!

2ª. Leitura: Hb 12, 1-4

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar.

Evangelho: Lc 12, 49-53

Homilia

Oração da assembleiaPresid: Como Jesus, seu mestre, que “derrubou o muro da inimizade fazendo a paz no sangue da sua cruz” (cf Ez 2, 14.16) ele é sempre portador de amor. Neste espírito façamos nossas preces ao Pai.

1. Senhor, que possamos seguir os ensinamentos da Igreja, que coloca a família como a primeira evangelizadora. Peçamos:

Todos: Senhor da vida, atendei-nos.

2. Senhor, que os governantes façam leis que defendam a preservação das famílias. Peçamos:

3. Senhor, que os casais saibam dar exemplos de fidelidade, respeito e amor aos seus filhos, para que se tornem pessoas justas e de bem. Peçamos:

4. Senhor, que nossa comunidade esteja pronta a acolher as famílias e testemunhar seu Evangelho. Peçamos:

5. Senhor, por todos os pais, que possam viver sempre sob Sua proteção, sendo exemplos para os filhos e fiéis à vocação do matrimônio. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Senhor, que nos ama com amor de Pai, acolhei nossas preces em sua infinita bondade. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAApresentação das oferendasAnim: Apresentamos, juntamente com o pão e o vinho, nosso compromisso de ser um sinal do amor de Cristo na família e na sociedade.

Canto:

1- Muitos grãos de trigo se tornaram pão;Hoje são teu corpo, ceia e comunhão.Muitos grãos de trigo se tornaram pão.

RefrãoToma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em fruto e missão.Toma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em missão.

2- Muitos cachos de uva se tornaram vinho;Hoje são teu sangue, força no caminho.Muitos cachos de uva se tornaram vinho.

3- Muitas são as vidas feitas vocação,Hoje oferecidas em consagração.Muitas são as vidas feitas vocação.

Oração sobre as oferendasAcolhei, ó Deus, estas nossas oferendas, pelas quais entramos em comunhão convosco, oferecendo-vos o que nos destes e recebendo-vos em nós.Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

Oração Eucarística II(Missal, p. 478)

Prefácio (Missal p. 810)Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

A união do homem e da mulher, que celebramos no sacramento do matrimônio, é imagem de vosso amor de Pai.

De fato, por amor criastes o homem e a mulher e, na vossa bondade, os elevastes à dignidade de filha e filho vossos.

Sempre de novo nos lembrais o mandamento do amor, distintivo de todos os vossos filhos e filhas.

Sinal permanente do vosso amor é o sacramento do matrimônio, que santifica o homem e a mulher para que possam participar da vossa eterna caridade.

Unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto Refrão (Lc 12,49)Vim lançar sobre a terra um fogo,Um incêndio eu vim atear,Meu prazer será vê-lo aceso,Ver o incêndio, meu gosto será!

(Restante do canto é igual ao 19º Domingo do Tempo Comum)

Momento de interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoUnidos a Cristo por este sacramento, nós vos imploramos, ó Deus, que, assemelhando-nos a ele aqui na terra, participemos no céu da sua glória.Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

V. RITOS FINAISBênção para a famíliaPresid: Ó Deus, criador e misericordioso salvador do vosso povo, vós quisestes fazer da família, constituída pela aliança nupcial, o sacramento de Cristo e da Igreja, derramai copiosa bênção sobre estas famílias, reunidas em vosso nome,

a fim de que os que nelas vivem num só amor possam, com fervor e constância na oração, ajudarem-se uns aos outros em todas as necessidades da vida e mostrar sua fé pela palavra e pelo exemplo. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém

Homenagem aos pais

Bênção para os pais(O presidente abençoa os pais)

Avisos

Bênção finalPresid: Deus todo poderoso os abençoe em sua bondade e infunda em vocês a sabedoria da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

Presid: (Dá a bênção e despede a todos com carinho).

Canto final1. Companheira Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai.Modelo dos consagrados,Nosso sim ao chamado do Senhor confirmai.

Refrão Ave Maria, cheia de graça,Plena de raça e beleza. Queres com certeza que a vida renasça. Santa Maria, mãe do Senhor.Que se fez pão para todos, Criou mundo novo, só por amor.

2. Intercessora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Justiça dos explorados, combate o pecado, Torna os homens iguais.

3. Transformadora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Espelho de competência,

Afasta a violência, enche o mundo de paz.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 21º DOMINGOTEMPO COMUM

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORAVOCAÇÃO PARA A VIDA

CONSAGRADA: RELIGIOSOS(AS) E CONSAGRADOS(AS) SECULARES

(21/08/16)

I. RITOS INICIAISRefrão oranteO Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome.

Anim: Nesta páscoa semanal de Jesus, a liturgia nos coloca a solenidade da Assunção de Nossa Senhora.Maria é apresentada como a mulher grávida que carrega em seu seio a vida divina para vencer o dragão e impedir que este governe o mundo. Maria, a grávida do Apocalipse, é a nova arca da aliança, é a depositária da bênção de Deus, é a nova humanidade, da qual Jesus é a primícia, o primeiro.Lembramos hoje, também da vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares.

Canto de Abertura1. Nossa Senhora entrou na glória;de corpo e alma, com seu Filho, está no céu.Foi companheira de Sua história:É Mãe! Rainha! Agora, vive imersa em Deus

RefrãoDos Anjos pela mão, partiste, enfim, daquiTu és Senhora dos Santos Anjos!

Recorda, ó Mãe de Deus, dos filhos que são teusE os ensina a contemplar e a bem servir.

2. Anjos contemplam; entoam: “Santo!”Louvando a gloria, honra força do Senhor.Mais belo ainda se eleva um canto:já concebida a Virgem encanta o Deus de amor.

Antífona de EntradaAlegremo-nos todos no Senhor,celebrando este dia festivoem honra da Virgem Maria:os Anjos se alegram pela sua Assunçãoe dão glória ao Filho de Deus.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva)

Entrada da Imagem de N. SenhoraPresid: Hoje proclamamos as maravilhas que Deus realiza em Maria, tornando-a sinal de profecia, que projeta a vida da Igreja e daqueles que pertencem a Cristo como destinados a participar da glória eterna. Vamos com carinho receber a Imagem de Nossa Senhora.

CantoRefrãoVem Maria, vemVem nos ajudarNeste caminharTão difícil rumo ao Pai

1. Vem, querida Mãe, nos ensinarA ser testemunhas do Amor,Que fez do teu corpo sua morada,Que se abriu pra receber o Salvador!

2. Nós queremos, ó Mãe, responderAo Amor do Cristo Salvador.Cheios de ternura, colocamos,Confiantes em ruas mãos, esta oração.

Entrada do Terço

(O sinal é colocado ao lado da Pia Batismal, lembrando que o batismo é a fonte de todas as vocações.)

Anim: Vamos lembrar-nos da vocação para a vida consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares, trazendo o terço que é sinal da oração;

Religiosa: (Onde não houver, poderá ser feita por um leitor) “A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito à sua Igreja, e constitui elemento decisivo para sua missão” (DA 216). Maria é o modelo da vida consagrada, como também para todo o cristão.

Canto(O sinal entra durante o canto)

Ensina teu povo a rezar, Maria, mãe de Jesus,Que um dia o teu povo desperta E na certa vai ver a luz,Que um dia o teu povo se anima E caminha com teu Jesus.

Ato PenitencialPresid: Diante da bondade divina, que se alegra conosco pela Assunção da Virgem Maria, peçamos perdão de nossas faltas para celebrar dignamente os santos mistérios.(Momento de silêncio)

Canto:Kyrie eleison,/ Kyrie eleison,/Christe eleison,/ Christe eleison.

1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos,Tende piedade de nós! Christe eleison! (bis)

3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo,Tende piedade de nós! Kyrie eleison! (bis)

Presid: Deus, fonte da vida plena, perdoai nossos pecados e em tua misericórdia conduzi-nos nos caminhos da vida eterna. Todos: Amém

Hino do GlóriaRefrão: Glória a Deus nos altos céus!Paz na terra a seus amados!A vós louvam rei celeste,Os que foram libertados!

1. Deus e Pai, nós Vos louvamos,Adoramos, bendizemos;Damos glória ao vosso nome,Vossos dons agradecemos!

2. Senhor nosso, Jesus Cristo,Unigênito do Pai.Vós de Deus Cordeiro santo,Nossas culpas perdoai.

3. Vós, que estais junto do Pai,Como nosso Intercessor,Acolhei nossos pedidos,Atendei nosso clamor!

4. Vós somente sois o santo,O Altíssimo, o Senhor,Com o Espírito Divino,De Deus Pai no esplendor!

Oração do diaAnim: Rezemos para que Deus nos livre de todo pecado, e assim possamos nos assemelhar a Maria.

Presid: Deus eterno e todo poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus, vosso Filho,

na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Ao celebrar a Assunção da Virgem Maria a Palavra de Deus nos convida a olhar para o alto, para a meta de “todos aqueles que pertencem a Cristo” (1Cor 15,23) e, ao mesmo tempo, chama a atenção para os percalços do caminho; para os perigos que ameaçam a pessoa humana de participar da grande festa da vida.

CantoÉs Maria, a Virgem que sabe ouvirE acolher com féA santa Palavra de Deus.

1ª. Leitura: Ap 11, 19a; 12,1-6a.10 ab.

Salmo Responsorial: Sl 44À vossa direita se encontra a rainha,com veste esplendente de ouro de Ofir.

2ª. Leitura 1 Cor 15, 20 –27a

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Maria é elevada ao céu,alegram-se os coros dos anjos.

Evangelho: Lc 1, 39–56

Homilia

Profissão de Fé

Oração da AssembléiaPresid: Hoje, o Senhor, nos concede a alegria de celebrar o mistério da Assunção da Virgem Maria aos céus e nos incentiva a gestar a vida divina entre nós. A Ele elevemos nossas preces em forma de ladainha.

Ladainha de Nossa SenhoraS. Senhor, que nascestes da Virgem, Todos: Tende piedade de nós!

S. Ó Cristo, Filho de Maria.Todos: tende piedade de nós

S. Senhor, Senhor, Todos: piedade, piedade de nós!

1. Virgem do sim à Palavra,Rogai por nós!Virgem do risco do amor.Rogai por nós!Virgem de toda alegria.Rogai por nós!

Rogai por nós, ó Maria.

2. Virgem das altas montanhas.Virgem do entusiasmo.Virgem do irmão caminheiro.

3. Virgem dos desamparados.Virgem de todos os lares.Virgem da paz para o mundo.

4. Virgem das mãos que se doam.Virgem do amor tão fecundo.Virgem do amor consagrado.

5. Virgem do amor verdadeiro.Virgem Maria da Igreja.Virgem do amém, do aleluia.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Tende piedade de nós!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Tende piedade de nós!Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Dai-nos vossa paz, vossa paz! Amém!

Presid: Ouvi, Senhor, a nossa prece, pois a fazemos por intercessão da Virgem Maria, que trouxe ao mundo vosso Filho que vive e reina com o Espírito Santo.Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICA

Apresentação das oferendasAnim: Somos convidados a dar graças ao Pai pela alegria de celebrar neste dia a Assunção de Nossa Senhora, que é também motivo de esperança a todos nós, de um dia participarmos da festa da vida eterna.

Canto:1. Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai, apresenta ao Pai teu Menino: Luz que chegou no Natal. E, junto à sua Cruz, Quando Deus morrer, fica de pé. Sim, Ele te salvou, Mas O ofereceste por nós com toda fé.

2. Nós vamos renovar Este Sacrifício de Jesus: Morte e Ressurreição; Vida que brotou de sua oferta na Cruz. Mãe, vem nos ensinar A fazer da vida uma oblação: Culto agradável a Deus É fazer a oferta do próprio coração.

Oração sobre as oferendasSuba até vós, ó Deus, o nosso sacrifício,e, pela intercessão da Virgem Maria, elevada ao céu, acendei em nossos corações o desejo de chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

Oração Eucarística II(Missal, p. 478)

Prefácio(Missal. p., 639)Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar; Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu.

Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida.

Enquanto esperamos a glória eterna, com os anjos e com os santos, vos aclamamos, jubilosos, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCantoRefrão: O Senhor fez em mim maravilhas,Santo é seu nome.

1. A minh’alma engrandece o Senhor,Exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.

2. Pôs os olhos na humildade de sua serva,Doravante toda a terra cantará os meus louvores.3. Demonstrando o poder de seu braço,Dispersa os soberbos.

4. Abate os poderosos de seus tronos,E eleva os humildes.

5. Sacia de bens os famintos,Despede os ricos sem nada.

6. Acolhe Israel seu servidor,Fiel a seu amor.7. E a promessa que fez a nossos pais,E em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

8. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,Desde agora e para sempre, pelos séculos. Amém.

Momento de interiorizaçãoPresid: Um modo de se colocar, reconhecidamente, diante de Deus, depois de contemplar o mistério da Assunção, é cantando uma homenagem à Virgem Maria, Mãe da Igreja e Mãe de todos que caminham ao encontro do Pai, na morada eterna.

Canto:1. Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Salvação,Queremos proclamar a tua Assunção!Por tua Imaculada e santa Conceição, Por Deus foste elevada á divinal mansão.

RefrãoPor seres Mãe de Deus, Foste elevada aos céus E coroada pelas mãos do Teu Senhor!

2. Depois de elevada até os altos céus,Tu foste coroada pelo próprio Deus. E toda a Igreja canta a glória da AssunçãoE pede a ti, Mãe santa, graça e proteção.

3. Maria, Mãe da glória, Mãe da nossa Paz,Aqueles que confiam sempre atenderás. Rainha e protetora, pedimos tua luz;És nossa intercessora junto de Jesus.

Oração depois da comunhãoÓ Deus, que nos alimentastes com o sacramento da salvação, concedei nos, pela intercessão da Virgem Maria elevada ao céu, chegar à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção final

Presid: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.Todos: Amém

Presid: Seja-vos dado sentir sempre e por toda a parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.Todos: Amém

Presid: E vós, que reunistes, hoje para celebrar a sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a todos com carinho).

Canto finalCompanheira Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai,Modelo dos consagrados,Nosso sim ao chamado do Senhor confirmai.

Refrão Ave, Maria, cheia de graça,Plena de raça e beleza,Queres com certeza que a vida renasça.Santa Maria, mãe do Senhor, Que se fez pão para todos, Criou mundo novo, só por amor.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 22º DOMINGOTEMPO COMUM

VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE

(DIA DO CATEQUISTA)(28/08/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante(Frei Telles Ramon, Daniel de Angeles)Senhor, chamaste-me aqui estou!Chamaste-me aqui estou!Ô, ô, ô! Ô, ô, ô!Chamaste-me aqui estou!

Anim: Nesta páscoa semanal de Jesus, a liturgia nos propõe uma reflexão sobre alguns valores que acompanham o grande desafio para viver o “Reino de Deus”: a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado. Ao mesmo tempo fala da atitude daqueles que conduzem suas vidas em pura ambição, de luta por poder e superioridade em relação aos outros, e que não chegam a lugar algum.Lembremos hoje da vocação para os mistérios e serviços na comunidade e de um modo especial de todos nossos queridos e queridas catequistas.

Canto Abertura(Frei Fabreti)RefrãoO Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui!”O Senhor me chamou, e eu respondi: “Eis-me aqui, Senhor!”

1. Para levar a Palavra que fazTudo na vida ser bem melhor;Para anunciar novo tempo e viverNova proposta que vem de Deus!

2. Para proclamar que o amor é maior,E o Novo Reino se faz de irmãos;Pra semear novo modo de ser:Ir ao encontro do irmão no amor.

3. Para plantar a semente da pazNum coração que abrigou rancor;Para entoar a canção do bem, E entre as nações ser o seu sinal.

Antífona de EntradaTende compaixão de mim, Senhor,clamo por vós o dia inteiro;Senhor, sois bom e clemente,cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam.

Saudação do Presidente(Alegre e fraterna)

Entrada da água(O sinal é colocado ao lado da Pia Batismal, lembrando que o batismo é a fonte de todas as vocações.)

Anim: Vamos lembrar-nos da vocação para os ministérios e serviços na comunidade, de um modo especial dos nossos catequistas, trazendo a água, que recorda o nosso batismo.

Leigo: “Os leigos de nosso continente, conscientes de sua chamada à santidade em virtude de sua vocação batismal, são os que têm de atuar, à maneira de fermento na massa, para construir uma

cidade temporal que esteja de acordo com o projeto de Deus” (DA 505).

Canto(O sinal entra durante o canto)

És água viva, és vida nova,E todo dia me batizas outra vez.Me fazes renascer, me fazes reviverE eu quero água desta fonte de onde vens.Eu quero água desta fonte de onde vens.

Ato PenitencialPresid: Jesus pede a nossa humildade, não no sentido de desprezar-se e esconder-se nos últimos lugares, mas como serviço, como modo de tornar útil a própria vida e realização da vida pessoal.Somos realmente humildes?(Momento de silêncio)

1. Senhor, que quereis nossa humildade diante do teu Reino, tende piedade de nós.Todos: Senhor, tende piedade de nós.

2. Cristo, que sendo Deus se humilhou até a morte, tende piedade de nós.Todos: Cristo, tende piedade de nós.

3. Senhor, que quereis nossa humildade como relacionamento perfeito do vosso amor, tende piedade de nós.Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Pai de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.

Hino do Glória(Repartido entre lado 1 e lado 2)Presid: Glória a Deus nas alturas.1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,

2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos para que na nossa humildade possamos fazer chegar nossos pedidos ao Pai, por todos os leigos de nossa comunidade e pelos nossos dizimistas.

Presid: Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém.

II. LITURGIA DA PALAVRAEntrada da BíbliaAnim: Jesus serve-se da mesa que alimenta uma família como local de ensinamento, local para anunciar o Evangelho e incentivar a viver na simplicidade e na humildade. A mesa,

para Jesus, é um modo que ajuda a pensar em nossas escolhas.

CantoA Palavra está perto de tiEm tua boca, em teu coração.

1ª Leitura: Eclo 3, 19-21.30-31

Salmo Responsorial: Sl 67Com carinho preparastes uma mesa para o pobre.

2ª Leitura: Hb 12, 18-19.22-24a

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Tomai meu jugo sobre vóse aprendei de mim que soumanso e humilde de coração!

Evangelho: Lc 14, 1.7-14

Homilia

Profissão de Fé

Oração da AssembléiaPresid: Ninguém é tão autosuficiente que não tenha nunca necessitado de uma ajuda gratuita. Diante de Deus, todos são necessitados, por isso a Ele entregamos nossos pedidos.

1. Senhor, que a Igreja, servida com humildade, anuncie a Boa-Nova da salvação a todos os povos e nações. Peçamos:

Todos: Dai-nos, Senhor, a graça da humildade.

2. Senhor, que os governantes exerçam suas tarefas com humildade em prol do bem comum. Peçamos:

3. Senhor, dê coragem, fortaleza e perseverança aos cristãos que são discriminados e perseguidos. Peçamos:

4. Senhor, que sua Palavra penetre os nossos corações e nos encoraje a servir aos mais necessitados. Peçamos:

5. Senhor, ampare e abençõe todos nossos leigos, que com amor prestam serviços à nossa comunidade. Peçamos:

6. Senhor, que nossos dizimistas possam contar sempre com o teu amparo e proteção. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Senhor, atenda nossos pedidos e ajude-nos a praticar o que enobrece as pessoas, para termos a alegria da gratuidade. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICA Apresentação dos donsAnim: Neste momento solene de nossa grande ação de graças, agradeçamos ao Pai porque nos aceita em sua Mesa e agradeçamos todos os dons que recebemos de suas mãos em todos os dias de nossa vida.

Canto 1- Muitos grãos de trigo se tornaram pão;Hoje são teu corpo, ceia e comunhão.Muitos grãos de trigo se tornaram pão.

RefrãoToma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em fruto e missão.Toma, Senhor, nossa vida em açãoPara mudá-la em missão.

2- Muitos cachos de uva se tornaram vinho;Hoje são teu sangue, força no caminho.Muitos cachos de uva se tornaram vinho.

3- Muitas são as vidas feitas vocação,Hoje oferecidas em consagração.Muitas são as vidas feitas vocação.

Oração sobre as oferendasÓ Deus, o sacrifício que vamos oferecer

nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia.Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística II(Missal, p., 478)

Prefácio(Missal p. 437)Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugarSenhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso,por Cristo, Senhor nosso.

Do coração aberto de vosso Filho fizestes brotar o Sacramento do Batismo, primeira páscoa dos fiéis, porta de salvação eterna, começo da vida em Cristo,fonte de nova humanidade.,

No seio da Igreja, virgem e mãe, gerastes, pela água e pelo Espírito um povo sacerdotal e régio, para viver a unidade e a santidade do vosso amor.

Celebrando este novo nascimento, Exaltamos vossa misericórdia e bendizemos vosso nome, cantando a uma só voz:

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto(L: Pe. Vanildo / M: José Eugênio)1. Na mesa da Eucaristia,O amor se faz doaçãoA um povo que vive e partilha, Trabalha e constrói mundo irmão.

RefrãoComigo irá cear, o Pão da vida ter

Quem até o fim fiel permanecer. (bis)

2. Na mesa da Eucaristia,Lugar do encontro de iguais,Há um povo que quer a justiça,Que sonha com um mundo de paz.

3. Na mesa da Eucaristia,A festa fazemos por crerQue o povo alegre anunciaQue a vida vai a morte vencer.

4. Na mesa da Eucaristia,Divina lição de amar.Há um povo que sofre e caminha,Pra vida com alegria gerar.

5. Na mesa da Eucaristia, Não deve haver divisão,Um povo que exclui outro povo,Irmão que abandona outro irmão.

6. Na mesa da Eucaristia,Miséria não pode existir,Pois povo que aqui se alimenta,Quer pão e amor dividir.

7. Na mesa da Eucaristia,É Cristo o Deus-ComunhãoDe um povo que quer nova terra,E unido construir novos céus!

Momento de interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoRestaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém.

V. RITOS FINAISBênção aos leigosPresid: Olhai, ó Deus pelos nossos leigos e leigas, que fortalecidos com o Batismo e a Eucaristia possam ser sinais

da salvação e da paz. Guiai, Senhor, com vossa mão, os seus passos e fortalecei-lhes o ânimo com a força de vossa graça, para que não se deixem abater pelo trabalho e pela fadiga. Infundi o Espírito Santo em seus corações, para que, dando-se inteiramente a todos, possam conduzir para vós, ó Pai, muitos filhos que dêem louvor sem fim na Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Avisos

Bênção FinalPresid: Concedei, ó Deus, aos seus filhos e filhas a sua proteção e a graça da humildade em suas vidas.Todos: Amém

Presid: (Abençoa e despede a todos)

Canto final1. Companheira Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai.Modelo dos consagrados,Nosso sim ao chamado do Senhor confirmai.

Refrão Ave Maria, cheia de graça,Plena de raça e beleza. Queres com certeza que a vida renasça. Santa Maria, mãe do Senhor.Que se fez pão para todos, Criou mundo novo, só por amor.

2. Intercessora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Justiça dos explorados, combate o pecado, Torna os homens iguais.

3. Transformadora Maria, Perfeita harmonia entre nós e o Pai. Espelho de competência, Afasta a violência, enche o mundo de paz.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 23º DOMINGOTEMPO COMUM

(04/09/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: Nossos olhos ganharão nova luzCom a tua presença, Jesus!

Anim: Nesta páscoa semanal, Jesus nos desafia a segui-Lo deixando de lado tudo o que não condiz com seu projeto. Decidir-se a caminhar com Ele significa discernir e escolher, com sabedoria os valores que fazem nascer a nova sociedade. Atentos à proposta do Senhor, somos chamados a assumir prioridades, colaborando para a construção do Reino de Deus.Iniciamos o mês de Setembro que é o mês da Bíblia, dedicado ao crescimento ainda mais na leitura, compreensão e, sobretudo, na vivência da Palavra de Deus.No próximo dia 07 de setembro lembramos o “Dia da Independência do

Brasil”. Peçamos, de um modo especial ao Pai, pela nossa Pátria, para que a “independência” possa ser uma realidade em nosso país.

Canto de AberturaRefrão:Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

1. Guardo no meu coração tua Palavra,para não te ofender.

2. Tua fala permanece para sempre,é eterna como o céu.

3. Minha boca sempre canta tua Palavra,pois são justos teus preceitos.

Antífona de EntradaVós sois justo, Senhor, e justa é vossa sentença;tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia.

Saudação do Presidente (Alegre e festiva)

Entrada da Bandeira Nacional com a Imagem de Nossa SenhoraPresid: No dia em que lembramos a nossa Pátria queremos pedir a Nossa Senhora Aparecida para abençoar a todos nós, principalmente os excluídos de nossa nação.

Canto: Santa Mãe Maria, nesta travessia,Cubra-nos teu manto cor de anil!Guarda nossa vida, Mãe Aparecida,Santa Padroeira do Brasil.

Ave, Maria! Ave, Maria!

Ato PenitencialPresid: Seguir Jesus é um ato corajoso, pois sua Palavra é forte e exige sacrifícios e renúncias. Peçamos perdão pelas vezes que, como discípulos Dele, não fomos testemunhas de suas Palavras.

(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, por não conseguirmos tomar a nossa cruz e segui-Lo, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, por deixar os condicionamentos familiares, sociais, culturais e religiosos atrapalharem no teu seguimento, tende piedade de nós.

Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Anim: Senhor, pelas vezes que fomos fracos, ignorando o teu amor, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Deus todo-poderoso dai-nos sabedoria, perseverança e resistência para segui-Lo no caminho em direção à Jerusalém Celeste, perdoa nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém.

Hino do Glória(Rezado todos juntos)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos para que o Senhor nos ajude a carregar a cruz do dia-a-dia.

Presid: Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAEntrada do Livro(Não precisa fazer a entrada do livro da Palavra em todas as missas. Poderá ser feita apenas neste primeiro domingo e a saída no último domingo)

Sempre é bom lembrar que o Livro que vai ficar em destaque, por ser o mês da Bíblia, é o mesmo livro que será proclamado. Não pode haver a entrada de uma Bíblia e depois fazer a Proclamação de outro livro, pois Deus só tem UMA Palavra.

Se a comunidade usa somente o Lecionário, a entrada é feita neste momento. Se usa também o Evangeliário, a entrada será feita antes da aclamação ao Evangelho.

O Lecionário (quando entra) é colocado direto no Ambão.

O Evangeliário (quando entra) é colocado sobre o altar.

Durante a proclamação:

Quando se usa só o Lecionário: vai até o ambão e faz as leituras. Depois da proclamação do Evangelho ele é colocado num lugar de destaque (Mês da Bíblia), num altar (trono preparado para isso)

Quando se usa o Evangeliário: vai até o altar, faz a reverência e as orações, como está no missal, leva-o até o ambão, onde se faz a proclamação. Depois de beijar o Livro, leva-o até o lugar preparado.

Na procissão do Livro da Palavra (Lecionário ou Evangeliário) poderão ser usadas: velas, flores, incenso...

Canto para entrada do Livro da Palavra – (Lecionário)(Este canto é usado quando entra só o Lecionário, porque a comunidade não possui o Evangeliário.)

(Irmã Míria T. Kolling)

1. Quero levar esta Bíblia, Ir cantando em procissão;Ir feliz como quem leva A luz do Céu em suas mãos.

Refrão:Ergo bem alto esta Bíblia:Ei-la entre nós e o Bom Deus!É bênção que à terra desce, É prece que sobe aos céus!É bênção que à terra desce, É prece que sobe aos céus!

2. Quero nas mãos este Livro, Vou levá-lo aonde for!Eu O levo pela vida,E Ele me leva ao Senhor!

3. Quero beijar esta Bíblia,Como beijo sempre, sim,Mão de pai que me abençoa,E mãe sorrindo para mim!

Entrada do Evangeliário(Quando entra o Evangeliário este canto anterior é feito antes da aclamação ao Evangelho, no lugar do canto da procissão da Palavra é feito o comentário e a música que estão abaixo)

Anim: Para penetrar os pensamentos de Deus, vamos abrir nosso coração à sua Palavra, que nos dá a conhecer o que Ele espera de cada cristão e o que nos é necessário para sermos fiéis seguidores de Jesus.

Canto: Cada manhã, o Senhor desperta o meu ouvido,Para eu ouvir como discípulo; Ouvir, prestar atenção,Como discípulo, cada manhã.

1ª Leitura: Sb 9, 13-19

Salmo Responsorial: Sl 89Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.

2ª Leitura: Fm 9b-10.12-17

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Fazei brilhar o vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

Evangelho: Lc 14, 25-33

(Após a proclamação o Evangeliário (Lecionário) é colocado num lugar de destaque)

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Oremos ao Pai, que nos convida ao seguimento do seu Filho Jesus e

ilumina nossas vidas com a sabedoria do Evangelho.

1. Senhor, pela Igreja chamada a ser anunciadora leal e corajosa do teu reino. Peçamos:

Todos: Ouvi, Senhor, nossa prece

2. Senhor, pelos governantes que estão preocupados com a justiça, pelos que se consagram à investigação da verdade e pelos que têm de fazer escolhas decisivas. Peçamos:

3. Senhor, pelos doentes e pelos sofredores, para que encontrem acolhida e solidariedade em suas casas e na comunidade. Peçamos:

4. Senhor, por nossa comunidade que neste mês da Bíblia é convidada a valorizar a tua Palavra. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Colocamos nossas preces em tuas mãos, Senhor, e suplicamos a graça de nos conduzir nas estradas do Evangelho, renunciando e nos desapegando de tudo que impede o seguimento do teu Filho Jesus.Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAPreparação das oferendasAnim: Com o pão e o vinho apresentamos ao Pai nossa vida e a vida de todos aqueles e aquelas que deixam tudo para seguir Jesus na opção radical pelo Evangelho.

Canto(Zé Vicente)1. As mesmas mãos que plantaram a semente, aqui estão.O mesmo pão que a mulher preparou, aqui está.O vinho novo que a uva sangrou, Jorrará no nosso altar!

RefrãoA liberdade haverá, a igualdade haverá,E nessa festa onde a gente é irmão,O Deus da vida se faz comunhão!

2. Na flor do altar brilha o sonho da paz mundial,Na luz acesa é a fé que palpita hoje em nós,Do Livro aberto o amor se derrama total, No nosso altar!

3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus!Bendito seja o trabalho e a nossa união!Bendito seja Jesus, que conosco estará,Além do altar!

Oração sobre as oferendasÓ Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos por esta oferenda render-vos a devida homenagem, e fazei que nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística para diversas circunstâncias II – VI B(Missal, p. 848)

IV. RITO DE COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto1. Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão. Muito tempo não dura a verdade nestas margens estreitas demais: Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais!

Refrão: É Jesus este pão de igualdade, viemos pra comungar. Com luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar. Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar. Com a fé e união nossos passos um dia vão chegar!

2. O Espírito é vento incessante, que nada há de prender. Ele sopra até no absurdo que a gente não quer ver. Muito tempo......

3. No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou. Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou. Muito tempo...

4. O poder tem raízes na areia, o tempo o faz cair. União é a rocha que o povo usou pra construir. Muito tempo....

5. Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão. Ensaiamos a festa e a alegria, fazendo comunhão. Muito tempo....

Momento de interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoÓ Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção FinalPresid: Deus os abençoe e os faça discípulos de seu Filho Jesus Cristo, para que, caminhando nas estradas do mundo, possam viver o Evangelho em todos os momentos de suas vidas. Por Cristo nosso Senhor.

Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a todos)

Canto FinalRefrão:Toda Bíblia é comunicaçãoDe um Deus amor, de um Deus Irmão.É feliz quem crê na revelação,Quem tem Deus no coração.

1. Jesus Cristo é a Palavra,Pura imagem de Deus Pai.Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

2. Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor.Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos Apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam essa fé.

4. Vinde a nós, ó Santo Espírito; venha nos iluminar.A Palavra que nos salva nós queremos conservar.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 24º DOMINGOTEMPO COMUM

(11/09/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: Nossos olhos ganharão nova luzCom a tua presença, Jesus!

Anim: Jesus é acusado de dar comida e atenção aos marginalizados, pobres e pecadores de seu tempo. Sua resposta vai mostrar como Deus age em nossa vida. Em Deus que é misericórdia, encontramos o convite para nossa conversão. Somos chamados a imitar Jesus, fazendo-nos irmãos acolhedores e misericordiosos.

Canto de AberturaRefrão:

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

1. Guardo no meu coração tua Palavra,para não te ofender.

2. Tua fala permanece para sempre,é eterna como o céu.

3. Minha boca sempre canta tua Palavra,pois são justos teus preceitos.

Antífona de EntradaOuvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito:dai a paz àqueles que esperam em vós,para que os vossos profetas sejam verdadeiros.

Saudação do presidente(Na alegria de sermos perdoados por Deus)

Ato PenitencialPresid: Pelas vezes que nos recusamos a sentar-se à mesa com o Pai, peçamos perdão. (Momento de silêncio)

Anim: Senhor, pelas vezes que fomos fracos, ignorando o teu amor, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Anim: Cristo, que quereis nossa humildade, tende piedade de nós.

Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Anim: Senhor, que sois fonte de amor e vida eterna, tende piedade de nós

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Presid: Deus que sois Pai misericordioso e nos acolheis quando voltamos para tua casa, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém

Hino do Glória(Repartido entre lado 1 e 2)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Peçamos a Deus que possa colocar seu olhar misericordioso sobre cada um de nós.

Presid: Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito SantoTodos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: A Palavra de Deus, nos mostra que o Senhor está sempre presente em

nossa vida. Vamos ouvi-la e colocá-la em prática.

Canto(A Palavra de Deus - Lecionário – neste momento; ou o Evangeliário – na aclamação ao Evangelho, é tirada do lugar de destaque e levada ao ambão (Mesa da Palavra) para a proclamação).

Cada manhã, o Senhor desperta o meu ouvido,Para eu ouvir como discípulo; Ouvir, prestar atenção,Como discípulo, cada manhã.

1ª Leitura: Ex 32, 7-11.13-14

Salmo Responsorial: Sl 50Vou agora levantar-me, volto à casa do meu pai.

2ª Leitura: 1 Tm 1, 12-17

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor reconciliou o mundo em Cristo,confiando-nos sua Palavra,a Palavra da reconciliação,a Palavra que hoje, aqui, nos salva!

Evangelho: Lc 15, 1-32 ou Lc 15, 1-10

(Após a proclamação o Evangeliário (Lecionário) é colocado num lugar de destaque)

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: É com o desejo sincero de nos colocar no seguimento de Jesus que fazemos nossos pedidos ao Pai, confiantes que Ele nos concederá sua sabedoria divina.

1. Ó Pai, que a Igreja seja sinal do teu amor e conduza as pessoas à misericórdia. Peçamos:

Todos: Pai, lembrai-vos de nós em teu infinito amor.

2. Ó Pai, que os nossos governantes busquem a justiça, investigando todo tipo de corrupção e inverdades. Peçamos:

3. Ó Pai, que os jovens, desde cedo, aprendam que só seu amor e misericórdia salvam, e que combatam a corrupção e as injustiças. Peçamos:

4. Ó Pai, que nossa comunidade saiba viver em comunhão, sabendo perdoar uns aos outros. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Senhor, professamos que sois nosso único Deus e Senhor, nós prometemos que caminharemos em teus caminhos e sempre nos alimentaremos em tua mesa. Ajudai-nos a realizar estes propósitos acolhendo nossas preces. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARISTICAPreparação dos donsAnim: Nossa caminhada é longa, e como toda caminhada precisamos de alimento. Na Eucaristia temos o alimento que nos sustenta nesta caminhada de fé, rumo à Casa do Pai.

Canto(Zé Vicente)1. As mesmas mãos que plantaram a semente, aqui estão.O mesmo pão que a mulher preparou, aqui está.O vinho novo que a uva sangrou, Jorrará no nosso altar!

Refrão

A liberdade haverá, a igualdade haverá,E nessa festa onde a gente é irmão,O Deus da vida se faz comunhão!

2. Na flor do altar brilha o sonho da paz mundial,Na luz acesa é a fé que palpita hoje em nós,Do Livro aberto o amor se derrama total, No nosso altar!

3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus!Bendito seja o trabalho e a nossa união!Bendito seja Jesus, que conosco estará,Além do altar!

Oração sobre as oferendasSede propício, ó Deus, às nossas súplicas, e acolhei com bondade as oferendas dos vossos servos e servas, para que aproveite à salvação de todos o que cada um trouxe em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

Oração Eucarística Sobre a Reconciliação I(Missal, p., 866)

IV. RITO DE COMUNHÃO Pai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto 1. Muito alegre, eu te pedi o que era meu.Partir! Um sonho tão normal.Dissipei meus bens, o coração também.No fim, meu mundo era irreal.

RefrãoConfiei no teu amor e voltei.Sim, aqui é meu lugar!Eu gastei teus bens, ó Pai,

E te dou este pranto em minhas mãos.

2. Mil amigos conheci: disseram adeus.Caiu a solidão em mim.Um patrão cruel levou-me a refletir:Meu pai não trata um servo assim!

3. Nem deixaste-me falar da ingratidão:Morreu, no abraço, o mal que eu fiz.Festa, roupa nova, o anel, sandálias aos pés;Voltei à vida, sou feliz!

Momento de interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoÓ Deus, que a ação da vossa Eucaristia penetre todo o nosso ser para que não sejamos movidos por nossos impulsos, mas pela graça do vosso sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção finalPresid: Senhor, nosso Deus, enriquecei teus filhos e filhas com os tesouros da tua misericórdia.

Todos: Amém

Presid: Concedei ao teu povo a paz e a segurança para que todos possamos viver no respeito mútuo.

Todos: Amém

Presid: E assim, dedicando-nos a construir a civilização do amor, onde os pobres são respeitados e acolhidos, possamos fazer de nossas vidas uma ação de graças em teu Nome.

Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a todos)

Canto FinalRefrão:Toda Bíblia é comunicaçãoDe um Deus amor, de um Deus Irmão.É feliz quem crê na revelação,Quem tem Deus no coração.

1. Jesus Cristo é a Palavra,Pura imagem de Deus Pai.Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

2. Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor.Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos Apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam essa fé.

4. Vinde a nós, ó Santo Espírito; venha nos iluminar.A Palavra que nos salva nós queremos conservar.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 25º DOMINGOTEMPO COMUM

(18/09/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante Nossos olhos ganharão nova luzCom a tua presença, Jesus!

Anim: Nesta páscoa semanal, Jesus nos mostra que o acúmulo de bens não faz nenhum sentido em seu Reino. De nada adianta acumular bens e nos perder.

Precisamos usar nossos bens para ajudar o próximo, conquistar bens que duram para sempre, essa é a grande missão de todo cristão.

Canto de AberturaRefrão:Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

1. Guardo no meu coração tua Palavra,para não te ofender.

2. Tua fala permanece para sempre,é eterna como o céu.

3. Minha boca sempre canta tua Palavra,pois são justos teus preceitos.

Antífona de EntradaEu sou a salvação do povo, diz o Senhor.Se clamar por mim em qualquer provaçãoeu ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Saudação do Presidente(Alegre e fraterna)

Ato PenitencialPresid: A corrupção é a notícia diária em nossa sociedade. O tráfego de influências envolvendo somas bilionárias, que a maior parte de nós sequer consegue imaginar o valor, é manchete na grande mídia.O Papa Francisco diz que a corrupção é um pecado grave que brada aos céus, porque mina as próprias bases da vida pessoal e social, impede de olhar para o futuro com esperança. Se não se combate abertamente, mais cedo ou mais tarde, torna-nos cúmplices e destrói-nos a vida (cf. MV 19).Perdão, Senhor, quando não fazemos nada para mudar esta situação.(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, pelas vezes que buscamos apenas os bens materiais, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Anim: Cristo, pelas vezes que nos desviamos do teu caminho, tende piedade de nós.

Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Anim: Senhor, pelas vezes que não O buscamos, sabendo que Vós sois o nosso bem, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Deus carinhoso para com os pobres, perdoai os pecados cometidos pelas injustiças sociais, convertei nossos corações e concedei-nos a vida eterna.Todos: Amém

Hino do Glória(Repartido entre homens e mulheres)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos para que Deus nos livre de toda a tentação da riqueza.

Presid: Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: Estamos diante de duas riquezas: os bens materiais e a proposta do Reino de Deus. Qual das duas nos atrai mais?

Canto:(A Palavra de Deus - Lecionário – neste momento; ou o Evangeliário – na aclamação ao Evangelho, é tirada do lugar de destaque e levada ao ambão (Mesa da Palavra) para a proclamação).

Cada manhã, o Senhor desperta o meu ouvido,Para eu ouvir como discípulo; Ouvir, prestar atenção,Como discípulo, cada manhã.

1ª Leitura: Am 8, 4-7

Salmo Responsorial: Sl 112Louvai o Senhor, que eleva os pobres!

2ª Leitura: 1Tm. 2, 1-8

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre, por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse.

Evangelho: Lc 16, 1-13 ou Lc 16, 10-13

(Após a proclamação o Evangeliário (Lecionário) é colocado num lugar de destaque)

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Aproximemo-nos de Deus como pobres em espírito para pedir Dele proteção e auxílio na construção de uma sociedade mais justa.

1. Senhor, que o Papa, Bispos, Padres e Diáconos, sejam sinais do teu amor, servindo de exemplo a todo o seu povo. Peçamos:

Todos: Senhor, ensina-nos a administrar teu Reino.

2. Senhor, que os governantes usem, com sabedoria, os bens a eles confiados, buscando sempre socorrer os mais necessitados. Peçamos:

3. Senhor, que estejamos sempre vigilantes, na oração e na caridade, para que possamos merecer as riquezas do céu. Peçamos:

4. Senhor, que nossa comunidade possa ser sempre acolhedora, colocando os bens a serviço de todos. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Concedei-nos, Senhor, a firmeza de fazer com que os bens materiais não sejam causa de discórdia, mas de maior solidariedade. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAPreparação donsAnim: Peçamos a Deus que esta Eucaristia nos ajude a partilhar nosso amor e nossos bens com os irmãos e irmãs da comunidade.

Canto:(Zé Vicente)1. As mesmas mãos que plantaram a semente, aqui estão.O mesmo pão que a mulher preparou, aqui está.O vinho novo que a uva sangrou, Jorrará no nosso altar!

RefrãoA liberdade haverá, a igualdade haverá,E nessa festa onde a gente é irmão,O Deus da vida se faz comunhão!

2. Na flor do altar brilha o sonho da paz mundial,Na luz acesa é a fé que palpita hoje em nós,Do Livro aberto o amor se derrama total, No nosso altar!

3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus!Bendito seja o trabalho e a nossa união!Bendito seja Jesus, que conosco estará,Além do altar!

Oração sobre os donsAcolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé, Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística para diversas circunstâncias IV – VI – D (Missal., p., 860)

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCantoRefrão

Jesus Cristo anunciava por primeiroUm novo reino de justiça e seus valores (Mt 4,17)."Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.E muito menos agradar a dois senhores". (Mt 6,24).

1. Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça:"Endireitai hoje os caminhos do Senhor!" (Mt 3,3).Produzi frutos de partilha e de justiça! (Lc 3,8.11).Chegou o Reino: convertei-vos ao amor! (Mt 3,2).

2. Não é a riqueza nem o lucro sem medida,Que geram paz e laços de fraternidade; (Lc 16,19-31),Mas todo o gesto de partilha em nossa vida (Mc 12,42-44),Que faz a fé se transformar em caridade. (Gl 5,6).

3. No Evangelho encontrareis a luz divina,Não no supérfluo, na ganância e na ambição.Ide e vivei a boa-nova que ilumina (Mt 7,21),E a palavra da fraterna comunhão (Mt 18,20).

Momento de interiorização(Silêncio)

Oração depois da comunhãoÓ Deus, auxiliai sempre os que alimentais com vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção finalPresid: Que Deus derrame suas bênçãos e faça de cada um de vocês vigilantes, hábeis na prática do bem e os abençoe hoje e sempre.

Todos: Amém

Presid: (Dá a bênção e despede a todos)

Canto finalRefrão:Toda Bíblia é comunicaçãoDe um Deus amor, de um Deus Irmão.É feliz quem crê na revelação,Quem tem Deus no coração.

1. Jesus Cristo é a Palavra,Pura imagem de Deus Pai.Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

2. Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor.Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos Apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam essa fé.

4. Vinde a nós, ó Santo Espírito; venha nos iluminar.A Palavra que nos salva nós queremos conservar.

COMISSÃO DIOCESANA PARA LITURGIA

MISSA DO 26º DOMINGOTEMPO COMUMDIA DA BÍBLIA

(25/09/16)

I. RITOS INICIAISRefrão orante: Nossos olhos ganharão nova luzCom a tua presença, Jesus!

Anim: A liturgia de hoje, nos faz refletir sobre a nossa relação com os bens deste mundo e nos convida a vê-los, não como algo que nos pertence exclusivamente, mas como dons que Deus colocou em nossas mãos, para que os administremos e partilhemos, com gratuidade e amor, com nossos irmãos necessitados. Negar-nos a isso acarretaria nosso isolamento de Deus e do próximo.Neste “Dia da Bíblia”, o Senhor quer abrir nossos ouvidos e nosso coração para acolher a “Palavra VIVA e eficaz” que brota da situação sofrida dos empobrecidos, nos desperta da alienação e da indiferença e nos indica a solidariedade como verdadeiro caminho da SALVAÇÃO.

Canto de AcolhidaRefrão:Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

1. Guardo no meu coração tua Palavra,para não te ofender.

2. Tua fala permanece para sempre,é eterna como o céu.

3. Minha boca sempre canta tua Palavra,pois são justos teus preceitos.

Antífona de EntradaSenhor, tudo o que fizestes conosco,com razão o fizestes, pois pecamos contra vóse não obedecemos aos vossos mandamentos.Mas honrai o vosso nome,tratando-nos segundo vossa misericórdia.

Saudação do Presidente(Alegre e festiva)

Ato PenitencialPresid: Ninguém precisa voltar dos mortos para nos falar do Reino de Deus. Lázaro está aqui, no meio de nós, na figura de todos os indigentes e excluídos. Somos capazes de vê-lo?(Momento de silêncio)

Anim: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do teu Espírito, tende piedade de nós.

Todos: Cristo, tende piedade de nós.

Presid: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Presid: Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, pois quando não nos comovemos com o sofrimento dos pobres, ficamos em falta contigo, perdoa nossos pecados e nos conduza à vida eterna.Todos: Amém

Hino do Glória(Todos juntos)Presid: Glória a Deus nas alturas,1- e paz na terra aos homens por Ele amados.2- Senhor, Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.1- nós vos louvamos,2- nós vos bendizemos,1- nós vos adoramos,2- nós vos glorificamos,1- nós vos damos graças por vossa imensa glória.2- Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito.

1- Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.2- Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.1- Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.2- Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.1- Só vós sois o Santo,2- só vós o Senhor.1- só vós o Altíssimo, Jesus Cristo,2- com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.T- Amém.

Oração do diaAnim: Rezemos para que possamos sempre estar atentos ao sofrimento dos irmãos e irmãs e de um modo especial por todos nossos dizimistas.

Presid: Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Todos: Amém

II. LITURGIA DA PALAVRAAnim: A Palavra de Deus ensina-nos a ser promotores da justiça social, numa sociedade onde a busca da riqueza e do lucro fecha corações e promove a insensibilidade fraterna.

(A Palavra de Deus - Lecionário – neste momento; ou o Evangeliário – na aclamação ao Evangelho, é tirada do lugar de destaque e levada ao ambão (Mesa da Palavra) para a proclamação).

Canto:Cada manhã, o Senhor desperta o meu ouvido,Para eu ouvir como discípulo; Ouvir, prestar atenção,

Como discípulo, cada manhã.

1ª Leitura: Am 6, 1a.4-7

Salmo Responsorial: Sl 145Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!

2ª Leitura: 1Tm 6, 11-16

Aclamação ao EvangelhoAleluia, Aleluia, Aleluia

Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre, por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse.

Evangelho: Lc 16, 19-31

(Após a proclamação o Evangeliário (Lecionário) é colocado num lugar de destaque)

Homilia

Profissão de fé

Oração da AssembléiaPresid: Diante de Deus, que tem predileção e cuidado especial para com os pobres, com espírito de pobreza e desapego façamos nossos pedidos.

1. Senhor, neste dia da Bíblia, ajude a tua Igreja a cumprir sua missão de anunciar o Evangelho, levando todos os povos ao conhecimento da tua palavra. Peçamos:

Todos: Senhor, rico em misericórdia, atendei a nossa prece.

2. Senhor, neste dia da Bíblia, desperte os nossos governantes, para que possam atuar sempre com integridade, honra e amor à verdade e à justiça. Peçamos: 3. Senhor, neste dia da Bíblia, faça com que nossa comunidade se comprometa

com a leitura assídua e a vivência coerente de tua Palavra. Peçamos:

4. Senhor, neste dia da Bíblia, nos ensine a aprender que a presença dos pobres nos evangeliza e nos desperta da alienação e da indiferença. Peçamos:

5. Senhor, neste dia da Bíblia, acolha com carinho os nossos dizimistas que fazem suas ofertas com alegria. Peçamos:

(Outras intenções)

Presid: Senhor, que nos faz conhecer a tua vontade através da Bíblia, acolhe com carinho a nossa prece. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

III. LITURGIA EUCARÍSTICAPreparação dos donsAnim: A nossa falta de caridade e amor para com os que sofrem, pode sim representar uma eternidade longe de Deus.

Canto (Zé Vicente)1. As mesmas mãos que plantaram a semente, aqui estão.O mesmo pão que a mulher preparou, aqui está.O vinho novo que a uva sangrou, Jorrará no nosso altar!

RefrãoA liberdade haverá, a igualdade haverá,E nessa festa onde a gente é irmão,O Deus da vida se faz comunhão!

2. Na flor do altar brilha o sonho da paz mundial,Na luz acesa é a fé que palpita hoje em nós,Do Livro aberto o amor se derrama total, No nosso altar!

3. Bendito sejam os frutos da terra de Deus!Bendito seja o trabalho e a nossa união!Bendito seja Jesus, que conosco estará,Além do altar!

Oração sobre as oferendasÓ Deus de misericórdia, que esta oferenda vos seja agradável e possa abrir para nós a fonte de toda bênção. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

Oração Eucarística V (Missal, p., 495)

IV. RITO DA COMUNHÃOPai nosso

Fração do pão

ComunhãoCanto:RefrãoProcuro abrigo nos corações,De porta em porta desejo entrar,Se alguém me acolhe com gratidão,Faremos juntos a refeição. (bis)

1. Eu nasci pra caminhar assim,Dia e noite; vou até o fim.O meu rosto o forte sol queimou,Meu cabelo o orvalho já molhou:Eu cumpro a ordem do meu coração.

2. Vou batendo até alguém abrir.Não descanso. O amor me faz seguir.É feliz quem ouve a minha voz,E abre a porta; entro bem veloz:Eu cumpro a ordem do meu coração.

3. Junto à mesa vou sentar depois,E faremos refeição, nós dois.Sentirá seu coração arder,E esta chama tenho que acender;Eu cumpro a ordem do meu coração.

4. Aqui dentro, o amor nos entretém:E, lá fora, o dia eterno vem.Finalmente, nós seremos um,

E teremos tudo em comum:Eu cumpro a ordem do meu coração.

Momento de InteriorizaçãoPresid: Com esta Celebração do Dia Nacional da Bíblia estamos encerrando o mês da Bíblia. A Palavra de Deus tem que fazer parte sempre de nossas vidas. Deve nos fortalecer nos momentos de fraqueza e continuar sendo nossa luz nos tempos de alegria.Para nos comprometer mais com esta Palavra iremos sair com ela para significar que esta Palavra de Deus sempre irá fazer parte de nossa vida cotidiana.

Saída do Livro da Palavra(O Livro que estiver em destaque - Lecionário, onde não há Evangeliário; ou o Evangeliário onde há, poderá sair solenemente; com velas, incenso, flores..., pelo corredor central)

CantoIde por todo o universo meu reino anunciar,Dizei a todos os povos que eu vim pra salvar.Quero que todos conheçam a luz da verdade,Possam trilhar os caminhos da felicidade.

RefrãoIde anunciar minha paz,Ide sem olhar para trás!Estarei convosco e serei vossa luz na missão!

Oração depois da comunhãoÓ Deus, que a comunhão nesta Eucaristia renove a nossa vida para que, participando da paixão de Cristo neste mistério, e anunciando a sua morte, sejamos herdeiros da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor.Todos: Amém

V. RITOS FINAISAvisos

Bênção finalPresid: Deus todo-poderoso, os abençoe com sua bondade e infunda em vocês a sabedoria da salvação que está presente no Livro Sagrado da Bíblia

Todos: Amém

Presid: Sempre os alimente com os ensinamentos da fé, contidos na Bíblia Sagrada, e os faça perseverar nas boas obras que valorizam a pessoa humana.

Todos: Amém

Presid: Oriente para Ele os seus passos, e os mostre o caminho da caridade e da paz, através da sensibilidade fraterna.

Todos: Amém

Presid: (Abençoa e despede a todos)

Canto finalRefrão:Toda Bíblia é comunicaçãoDe um Deus amor, de um Deus Irmão.É feliz quem crê na revelação,Quem tem Deus no coração.

1. Jesus Cristo é a Palavra,Pura imagem de Deus Pai.Ele é vida e verdade, a suprema caridade.

2. Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor.Precisamos ser profetas, para o mundo ser melhor.

3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos Apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam essa fé.

4. Vinde a nós, ó Santo Espírito; venha

nos iluminar.A Palavra que nos salva nós queremos conservar.