só se muda o mundo com projetos coletivosfem.org.br/files/pdf/tribuna_03_09_15-pdf620.pdf · 2...

4
PÁGINA 3 "Só se muda o mundo com PROJETOS COLETIVOS " Acompanhe a entrevista exclusiva do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, no programa Melhor e Mais Justo, da TVT, hoje, às 22h ADONIS GUERRA PÁGINA 2 PÁGINA 4 Segunda rodada da negociação com Grupo 10 avança em direitos sociais “A classe trabalhadora é capaz de impedir os avanços neoliberais”, diz Rafael Quinta-feira 3 de setembro de 2015 Edição nº 3773 WWW.SMABC.ORG.BR

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Só se muda o mundo com projetoS coletivoSfem.org.br/files/pdf/tribuna_03_09_15-pdf620.pdf · 2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 Balança positiva O ganho

Página 3

"Só se muda o mundo com projetoS coletivoS"

acompanhe a entrevista exclusiva do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, no programa Melhor e Mais Justo, da TVT, hoje, às 22h

adonis guerra

Página 2 Página 4

Segunda rodada da negociação comgrupo 10 avança em direitos sociais

“a classe trabalhadora é capaz de impedir os avanços neoliberais”, diz Rafael

Quinta-feira3 de setembro de 2015

Edição nº 3773

www.SMabc.oRg.bR

Page 2: Só se muda o mundo com projetoS coletivoSfem.org.br/files/pdf/tribuna_03_09_15-pdf620.pdf · 2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 Balança positiva O ganho

divulgação

Em 28 de agosto, a CUT completou 32 anos. Fundada em meio à efer-vescência da luta por democracia, a entidade foi protagonista na queda da ditadura militar, com milhares de trabalhadores organizados indo às ruas contra o governo.

Durante mais de três décadas, a Central teve seis presidentes à frente de inúmeras conquistas da classe trabalhadora brasileira, e se se tornou a maior entidade sindical do Brasil e da América Latina e a quinta do mundo.

Com quase quatro mil entidades filiadas, a CUT representa mais de 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o País. Na foto, o Congresso de Fundação da CUT, em 1983, no pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo.

Há 32 anos nascia a central Única dos Trabalhadores

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Balança positiva

O ganho com exportações cresceu pelo quarto mês con-secutivo com saldo de US$ 2,7 bilhões. É o melhor agosto em três anos.

pré-sal

A produção do pré-sal ultra-passou 1 milhão de barris por dia em julho, um aumento de 8,4% em relação ao mês anterior.

nível do mar

O nível do mar subiu, em mé-dia, oito centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global. A in-formação é da Nasa.

impacto dos agrotóxicos - 1Estudo divulgado ontem pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva alerta para o uso in-discriminado de agrotóxicos.

impacto dos agrotóxicos - 2Calcula-se que 64% dos ali-mentos consumidos pelos bra-sileiros estejam contaminados por venenos. O estudo pode ser acessado em abrasco.org.br

fotos: divulgação

Notas e Recados

A segunda rodada da Cam-panha Salarial entre a Federa-ção Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, e a ban-cada patronal do Grupo 10 foi realizada na terça-feira, dia 1º.

O presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, destacou como aspecto positivo na rodada a preocu-pação do G10 com o diálogo.

“Estamos conversando bas-tante sobre melhorar e incluir os direitos sociais que atendam os trabalhadores. Sabemos que o momento que vivemos no País hoje não é dos melhores, mas nosso objetivo é vencer as dificuldades e encontrar o caminho do consenso para que juntos possamos fechar um bom acordo e assinar a Con-venção Coletiva de Trabalho”, explicou.

Segundo Luizão, a bancada patronal foi atenciosa e pediu

HoJE, ÀS 20H

canal 44.1 Hd

edu guimarães

“bUSca dE conSEnSo PaRa fiRMaR UM boM acoRdo MaRca REUnião coM gRUPo 10”, diz LUizão

Psicofobia – Parte 2

A depressão é uma reali-dade. Segundo o Ministério da Saúde, de 20% a 25% da população têm, teve ou terá depressão ao longo da vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, a depressão ocupa o segundo lugar entre as doenças que cau-sam incapacidade profissional e a projeção é de que até 2020 ela esteja no topo da lista.

Apontamos nesta coluna o exemplo da depressão, mas vale para todos os demais transtornos como pânico, ansiedade, afetivo bipolar, os alimentares, entre outros.

Todos estão sujeitos a sofrer de algum transtorno mental, seja por algum trauma psicoló-gico, seja por questão genética, ou induzido por substâncias como álcool e drogas.

E o quanto antes forem detectados e tratados por profissionais da saúde men-tal, melhor o prognóstico. E, para isso, devemos rom-per a barreira do precon-ceito contra a atuação dos psiquiatras e psicólogos e, principalmente, a combater psicofobia, que tem afetado os que sofrem de transtornos mentais.

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Saúde

Os cursos do Pronatec Brasil Maior, do governo federal - anunciados pela Tribuna na semana passada -, que seriam ministrados na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, foram cancelados por decisão dos gestores.

Informe Pronatec Brasil Maior

esclarecimentos sobre algumas cláusulas definidas como prio-ritárias pela FEM. “Entre elas estão a questão das férias, do aviso prévio, da licença mater-nidade, a garantia de emprego

à trabalhadora gestante, entre outras”, disse.

A data-base da categoria é 1º de setembro. O G10 reú-ne os setores de lâmpadas,

equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico, entre outros.

Hoje, às 10h, haverá nova reunião com o G2 (máquinas e eletrônicos).

Doe sangue

Para Matheus Lins Leme Boni, filho do companheiro Wagner Leme Boni, trabalhador no Correio Interno da Ford. Hos-pital Sírio Libanês, 3º subsolo, bloco C. Rua Dona Adma Jafet, 115, Bela Vista, São Paulo. De segunda a sábado, das 7h às 18h. Fone 3394-5260.

Para José Luís de Sousa, pai do companheiro Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, integrante do CSE na Mercedes. Hospital Municipal de Santo André, Centro. Avenida João Ramalho, 326. De segunda a sábado, das 8h às 13h. Fone 4433-3600.

Campanha Salarial 2015

Page 3: Só se muda o mundo com projetoS coletivoSfem.org.br/files/pdf/tribuna_03_09_15-pdf620.pdf · 2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 Balança positiva O ganho

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MUJica incEnTiVa MiLiTância EM dEfESa da dEMocRacia

Em entrevista ao programa Me-lhor e Mais Justo, da TVT, que vai ao ar hoje pelo canal 44.1

HD, às 22h, o senador e ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica anali-sou a situação política com os governos de esquerda na América Latina, o com-bate às drogas e a luta dos movimentos sociais junto ao governo.

A Tribuna acompanhou a visita de Mujica na tarde da última sexta, dia 28, na sede dos Metalúrgicos do ABC. Ele esteve no País para o seminário internacional “Participação Cidadã, Gestão Democrática e as cidades no século 21”, que aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, o Cenforpe, em São Ber-nardo.

Mujica afirmou que toda vez que o governo precisa tomar medidas restri-tivas, produz o inconformismo. “No mundo, hoje manda o sistema financei-ro. O inimigo público número um da estabilidade que temos é o sistema fi-nanceiro volátil. Isso trava a economia. No entanto, o homem comum pode não entender essa complexidade. En-tão, ele confia no governo e o governo é a primeira vítima”, destacou Mujica.

Quando perguntado se o avanço dos governos progressistas na América

Latina podem ter ressuscitado a onda golpista, Mujica foi enfático ao afirmar que a direita vê isso como uma ofensa que custa a tolerar. Também comentou sobre os protestos no Brasil que pedi-ram o retorno da ditadura militar.

“O único animal capaz de tropeçar várias vezes com a mesma perna é o homem. Muita gente não viveu as dores da ditadura e não sabe o quanto sofremos. É preciso lutar para escla-recer a cabeça de todos, sem exceção”, prosseguiu Mujica.

Sobre a Frente Ampla entre os parti-dos de esquerda, Mujica afirmou não saber se é possível que isso aconteça no Brasil, mas que na história do mundo, o problema histórico sempre foi a desunião.

“A Frente Ampla no Uruguai tem mais de 40 anos e é formada por mais de 20 organizações, entre elas quatro ou cinco de maiores tamanho. Apren-demos a negociar, embora sempre haja diferenças. Foi assim que formamos o maior partido do Uruguai”, explicou.

Mujica ainda contou que seu país optou por um caminho diferente no combate ao narcotráfico, com a re-gulamentação das drogas. Segundo o ex-presidente, se você quer mudar, não pode seguir fazendo o mesmo.

fotos: adonis guerra

“A cada três presos no Uruguai, um era por droga, por tráfico ou porque roubou para comprar droga. Aí o con-sumidor não tem alternativas senão comprar no mercado clandestino. Não queremos dizer que a maconha é algo bom, mas pior que a droga é o narco-tráfico porque a droga faz mal, mas o narcotráfico mata”, destacou.

No Cenforpe, ao lado do ex-presi-dente Lula, Mujica pediu “paciência e militância” àqueles que se aliam a formas não conservadoras de pensamento na sociedade. Segundo ele, isso é necessário para que o desenvolvimento evite com-

portamentos individuais. “Só se muda o mundo com projetos coletivos”, lembrou em evento dois dias antes a estudantes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.

“Não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis. Mais do que nunca, precisamos de partidos progres-sistas e de entender que temos que nos empenhar pelo compartilhamento. E isso tem que ser mão a mão, boca a boca, e não com os grandes meios porque a imprensa responde a outra maneira de ver o mundo”, defendeu Mujica.

Durante a gravação do programa Melhor e

Mais Justo, da TVT

Na Sede

No Cenforpe

Page 4: Só se muda o mundo com projetoS coletivoSfem.org.br/files/pdf/tribuna_03_09_15-pdf620.pdf · 2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015 Balança positiva O ganho

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Redação: Rua João Basso, 231 - Centro - São Bernardo - CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected] – Regional Diadema: Av. Encarnação, 290,

Piraporinha – Fone: 4061-1040 - CEP 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149, Centro – Fone: 4823-6898 - CEP 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana.

Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora - Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de

responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

edu guimarães

PRESidEnTE dEfEndE União doS TRabaLHadoRES no MUndo PoR MaiS aVançoS SociaiS

Durante o seminário inter-nacional “Avanços e Desafios da Economia Solidária e suas Relações com o Movimento Sindical”, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, fez uma análise da situação eco-nômica e política no mundo. O encontro foi realizado no dia 18, no Centro de Forma-ção Celso Daniel, e contou com a participação da CGIL, maior central sindical da Itália, ONG Nexus e Unisol Brasil.

Rafael destacou a necessi-dade de organização dos tra-balhadores para defender os avanços sociais. “Existe uma ofensiva no mundo para ten-tar acabar com as conquistas históricas adquiridas em lutas pelos trabalhadores”, afirmou.

“Os companheiros na Itália também estão vivendo essa tentativa de desregulamentar a negociação coletiva, enfra-quecer os sindicatos e tentar criminalizar qualquer ação inovadora, como foi com as cooperativas”, contou.

Rafael disse que a eco-nomia solidária é uma nova saída além do que o capital, representado pelo sistema

Com missão dentro e fora de campo, Ledesma chegou ontem ao Santos. Volante assinará contrato de dois anos e receberá cerca de R$ 100 mil por mês.

Palmeiras prorrogou contrato de Juninho, promessa das ca-tegorias de base, que já entrou em campo na Copa do Brasil deste ano. O jogador tem vín-culo até 2018 com o Verdão.

São Paulo é o clube que mais perdeu jogadores na janela de transferências. Sete jogadores deixaram o Tricolor. Prazo para negociações terminou na terça.

Corinthians chega a 115 mil sócios e mira vice-liderança do Palmeiras. No dia do aniversá-rio de 105 anos, Timão atingiu melhor marca na história e encosta no rival.

Busca por novo logo olímpico para 2020 agita redes sociais no Japão. Sugestões como ninjas e origamis passaram a ser cada vez mais compartilhadas.

BRASILEIRãO

Hoje – 19h30 Santos x Chapecoense

Vila Belmiro

Revoluz

Sindicato convoca todos os trabalhadores na Revoluz para reunião sobre problemas internos. Sexta-feira, dia 4, às 17h. Na Regional de Diadema. Av. Encarnação, 290, próximo ao Terminal do Trólebus Piraporinha.

Reunião dos metalúrgicos com deficiência

A Comissão de Metalúrgicos com Deficiência do ABC convoca os trabalhadores para reunião neste sábado, às 9h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede. Na pauta, Conade, CECUT e assuntos gerais. Informações pelo fone 4128-4282

Pré-conferências de saúde em Santo André

A Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde de Santo André convidam a categoria para as Pré-Conferências com o tema “SUS: Transformar e aprimorar ações e práticas em saúde – Um desafio de todos”. Serão 12 encontros de 10 de setembro a 7 de outubro. O objetivo é discutir e aprovar propostas de políticas públicas de saúde da cidade para os próximos dois anos. Mais informações acesse www.santoandre.sp.gov.br. Fone 4432-1733.

Agenda

Jardim Represa e regiãowww.radiorepresa.comFone (11) 4358-2350

financeiro, oferece. “A classe trabalhadora é muito forte e capaz de impedir os avanços neoliberais”, explicou.

“O importante é intensifi-car as relações entre os traba-lhadores no mundo, já que a

estratégia do capital é nos di-vidir e afastar. É preciso criar alternativas”, disse Rafael.

O presidente defendeu a rea-lização de um grande encon-tro internacional para discutir

os próximos passos da classe trabalhadora. “É importante construir uma nova teoria que unifique os trabalhadores e impeça o avanço do con-servadorismo no Brasil e no mundo”, concluiu.