rumos d' aguiar

13
Ao abrigo do novo Acordo Ortográfico Criação de Gabinete de Apoio ao Emigrante INFORMAÇÃO MUNICIPAL Propriedade da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar | N.º 67 | ANO 13 | Janeiro de 2014 | distribuição gratuita RUMOS D’AGUIAR

Upload: municipio-de-vila-pouca-de-aguiar

Post on 21-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Municipal de Vila Pouca de Aguiar

TRANSCRIPT

Page 1: RUMOS D' AGUIAR

Ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Criação de Gabinete

de Apoio

ao Emigrante

INFORMAÇÃO MUNICIPAL Propriedade da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar | N.º 67 | ANO 13 | Janeiro de 2014 | distribuição gratuita

RUMOSD’AGUIAR

Page 2: RUMOS D' AGUIAR

32

O ano de 2014 marcará o início para operacionalizar a política municipal di-recionada para as pessoas.

O novo organograma da autarquia recen-temente aprovado em reunião de Câmara, em que as chefias foram reduzidas para menos de metade sendo agora de quatro, vai agilizar os serviços para que o cida-dão tenha um acesso mais direto, e sem burocracias, na resolução dos mais varia-dos serviços. O mesmo se aplica à empre-sa municipal com a redução de elemen-tos afetos à Vitaguiar e com os técnicos a serem direcionados para a resolução dire-ta dos anseios dos empresários, dos pro-dutores locais e demais população.

za, ser um agente facilitador para os emi-grantes que querem saber mais da sua terra, que querem investir ou simples-mente visitar o concelho com mais regu-laridade. Ao cumprirmos o que promete-mos estamos também a dar um sinal de confiança às pessoas, porque é para elas que trabalhamos e é com elas que se fará o caminho para o desenvolvimento.

Por último, espero que a época de festi-vidades tenha decorrido bem a cada um de vós e desejo que o vosso ano de 2014 seja repleto de sucessos pessoais.

Alberto MachadoPresidente da Câmara

EM DEStAqUE EDItORIAl

PRESIDEntE AlbERtO MAChADO (PSD)Atendimento ao público à quarta-feira (manhã)[email protected]

Alberto MAchAdo responde eM direto Aos MunícipesO presidente da Câmara, Alberto Machado, começa o ano de 2014 a participar sema-nalmente no programa de rádio Voz da Autarquia, com emissão em direto na Rádio Clube Aguiarense (95.5 MHz ou através do site www.rcaguiarense.com) e responde às dúvidas dos munícipes.

O programa Voz da Autarquia tem uma nova configuração, através de uma emissão em direto que é à segunda-feira, entre as 17 e as 18 horas, com a presença de Alber-to Machado. O autarca está à conversa com os munícipes que pretendam entrar em direto na emissão de rádio para colocar as suas dúvidas e obter respostas por parte da autarquia que, assim, está mais próxima das pessoas. Quem quiser colocar questões por escrito também poderá fazê-lo até à véspera da emissão do programa (domingo) através do e-mail [email protected]

ExECUtIvO MUnICIPAl (Os pelouros dos vereadores podem ser consultados na página 12)

Vice-presidente AnA ritA diAs (psd)

Atendimento ao público à [email protected]

VereAdor António VAsconcelos (psd)

Atendimento ao público diário,por marcaçã[email protected]

VereAdor duArte MArques (psd)

Atendimento ao público diário,por marcaçã[email protected]

VereAdor José cArlos rendeiro (ps) – Sem pelouros

VereAdor MAnuel chAVes (ps) – Sem pelouros

VereAdorA MAriA João sAntA (ps) – Sem pelouros

O executivo que lidero tem plena cons-ciência que cada vez mais temos o pa-pel de incrementar políticas públicas que impulsionem a economia local e ser agente facilitador na resposta aos anseios do setor privado, nas mais diversas áreas do tecido socioeconómico regional.

Acredito que a reorganização de servi-ços, o orçamento e demais instrumentos financeiros contribuem para uma nova dinâmica que deverá criar riqueza e ge-rar emprego no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

E, realço aqui, uma das primeiras medi-das deste executivo que é o Gabinete de Apoio ao Emigrante que vai, com certe-

Aguiarenses,

Page 3: RUMOS D' AGUIAR

54 DEStAqUE DE CAPA DEStAqUE DE CAPA

CRIAçãODE GAbInEtEDE APOIOAO EMIGRAntE

A Câmara Municipal criou o Gabinete de Apoio ao Emigrante, que resulta de um Acordo de Cooperação entre o Municí-pio de Vila Pouca de Aguiar e a Direção--Geral dos Assuntos Consulares e Comu-nidades Portuguesas.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante desti-na-se aos portugueses que estão emigra-dos, aos que estiveram no estrangeiro e

regressaram e aos cidadãos que preten-dam iniciar um processo migratório.

Para o presidente do executivo muni-cipal, Alberto Machado, «a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante foi um dos compromissos assumidos por este executivo e cuja criação vai preencher uma lacuna no «apoio à comunidade emigrante».

54

Cooperar na preparação da saída para o estrangeiro de portugueses que desejem emigrar, prestando-lhes a informação e o apoio adequados;

Cooperar na prevenção de atividades ilíci-tas referentes à emigração;

Prestar apoio aos portugueses residentes no estrangeiro e seus familiares regres-sados, temporária ou definitivamente, a Portugal e facilitar o seu contacto com outros serviços;

Atendimento e aconselhamento:- Garantia dos direitos adquiridos;- Oportunidades de emprego e formação profissional;- Aplicação de poupanças para efeito de investimento.

Orientação em termos de recurso ao sistema Poupança-Emigrante e Fundos Estruturais;

Identificação de isenções fiscais;

Aconselhamento jurídico (imposto au-tomóvel, dupla-tributação, registo civil e predial, divórcios, sucessões, revisão de sentenças estrangeiras);

Segurança social: acompanhamento dos pedidos de pensões, tendo em conta a legislação de cada país nessa matéria;

Luso-descendentes:-Equivalências e reconhecimento de cur-sos obtidos no estrangeiro;- Emprego;- Formação profissional;- Estágios;

Acolhimento de portugueses regressados a Portugal em situação de doença ou de outra forma de vulnerabilidade.

COMPEtênCIAS DO GAbInEtE DE APOIO AO EMIGRAntE:

REGRESSO E REInSERçãO:Desenvolver a articulação interdeparta-mental a nível de cada região;

Difundir e divulgar às entidades públicas e privadas da região as especificidades legislativas conexas com a emigração:- Segurança social e emprego;- Investimento e ensino;- Benefícios fiscais e sociais.

Suscitar reuniões interdepartamentais visando a associação de portugueses a projetos de investimento e desenvolvi-mento locais;

A presidir à autarquia de um concelho com fortes tradições na emigração, Al-berto Machado acredita que o serviço agora criado vai possibilitar «estreitar relações entre os aguiarenses que estão no estrangeiro e os que permanecem no concelho».

Page 4: RUMOS D' AGUIAR

76 ECOnOMIA ECOnOMIA

O presidente da Câmara, Alberto Macha-do, reuniu com os munícipes que traba-lham e residem na Rua Duque D' Ávila e Bolama para auscultar as pessoas cuja vida, profissional e pessoal, está direta-mente ligada à rua histórica da sede de concelho.

Os lojistas, a começar pelo autarca da freguesia, Adelino Machado, que tem um comércio nessa rua, expuseram os seus pontos de vista, relativamente a tráfego automóvel, estacionamento, mobiliário urbano e acessos da "rua do meio".

Alberto Machado mostrou-se recetivo e o diálogo foi uma constante da reunião (a 12 de novembro), na qual o autarca reve-lou atividades de animação junto do co-mércio tradicional e o compromisso de repensar o trânsito na sede de concelho.

A AECorgo – Associação Empresarial do Corgo foi constituída a 25 de novembro por empresários do tecido económico concelhio.

A nova associação congrega diferentes áreas representativas da atividade econó-mica, como sejam granito e demais in-dústria, comércio e serviços, agroalimen-tar, hotelaria e restauração. A comissão instaladora é composta por pessoas que, de alguma forma, estão associadas aos respetivos setores empresariais.

O Orçamento da Câmara Municipal Vila Pouca de Aguiar para 2014 prevê verbas na ordem dos 30 milhões de euros (29.984.475,00€), estando aqui devidamente planeados 17, 4 mi-lhões de euros para despesas de capital (investimentos públicos) e 12, 5 milhões para demais despesas (aquisição de bens e serviços, pessoal, transportes escolares, associativismo, entre outros).

O primeiro orçamento deste executivo respeita os calendários impostos pelas dotações da administração central e consequente redução de transferências, no entanto, Alberto Machado, presi-dente da Câmara Municipal, acredita que apostar no desenvol-vimento económico, desde o turismo à agricultura, surtirá um efeito bastante positivo na comunidade.

Nas grandes opções do plano e orçamento, aprovado em reu-nião de Câmara realizada a 12 de dezembro, é possível constatar o aumento orçamental para o desenvolvimento económico com a implementação de diversos investimentos públicos, designada-mente o centro equestre, equipamentos em Tresminas ou ainda a aldeia rural e o parque de campismo.

Além dos investimentos explanados no documento previsional, Alberto Machado pretende ao longo do ano de 2014 imple-mentar mecanismos financeiros para reforçar o setor primário concelhio, relevando os apoios aos produtores associados ao mundo rural. O autarca pretende, assim, abrir um procedimento de apoio aos empresários nas áreas agrícola, industrial e granito (extração e transformação), comércio tradicional e prestação de serviços para que a Câmara esteja «ao lado da comunidade na criação de riqueza e postos de trabalho».

ORçAMEntO APOStAnO DESEnvOlvIMEntO ECOnóMICO

EMPRESáRIOSCRIAM AECORGO

REUnIãO COM RESIDEntES E COMERCIAntESDE RUA hIStóRICA

nAtAl COM PREnDAS AO COMéRCIO tRADICIOnAl

A Câmara Municipal promoveu uma campanha de divulgação do comércio tradicional de Vila Pouca de Aguiar e Pe-dras Salgadas com a realização de múlti-plas atividades.

A “Época Natalícia-Comércio Tradicio-nal Aguiarense” impulsionou, juntamen-te com os agrupamentos de escuteiros, os presépios de natal na sede do concelho e na vila termal. Oficinas para crianças, exposições culturais, feira de produtos de inverno, iluminação e som nas ruas foram algumas das atividades realizadas. Na área musical, é de relevar o concerto de promoção da Class Band, o concerto de natal e lançamento de CD pela Ban-da Musical do Pontido e o V encontro de coros de música de natal, pelo Orfeão Terras de Aguiar.

A promoção do comércio tradicional foi de âmbito nacional (nos canais de tele-visão), no grande porto (através do Porto Canal) e na área envolvente ao concelho.

O objetivo da AECorgo é, segundo os es-tatutos, a defesa e representação dos inte-resses dos seus associados e o desenvol-vimento de ações ou apoios às iniciativas que promovam a atividade e o cresci-mento económico, nas vertentes associa-tiva, técnica, comercial e industrial.

Impulsionada pelo Município de Vila Pou-ca de Aguiar, e com sede provisória nas instalações da Vitaguiar, a AECorgo está na fase de trabalhos preparatórios para aprofundar a sua ligação à comunidade.

CORREntE vS CAPItAl

Receita Corrente vs Despesa Corrente

Receita de Capital vs Despesa de Capital

0%

20%

10%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

45,54% 58,17%

54,46%

Receita Despesa

41,83%

Page 5: RUMOS D' AGUIAR

98

GAStROnOMIA E PRODUtOSlOCAIS EM AltA

A XII Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar recebeu milhares de pessoas que se deslocaram aos restaurantes para provar o cabrito com castanhas e arroz de cogumelos, entre outras iguarias, e participaram na feira do cogumelo e pro-dutos do outono que se realizou no Mercado Municipal. Foi possível constatar restaurantes com sala cheia de comensais e à procura dos produtos da mostra gastronómica.

Já no mercado, os vendedores escoaram grande parte dos seus produtos, com a venda de castanhas, de cogumelos sil-vestres e de cultivo, mel, compotas, pão, e outros produtos locais. Alguns expositores referiram que triplicaram a venda de produtos face à última edição da feira.

Foram múltiplas as atividades que decorreram no âmbito des-ta mostra gastronómica (9 e 10 de novembro), sendo possível assistir a um desfile de jovens a tocar concertinas pelo centro histórico, ver ou caminhar desde a sede de concelho às en-costas que albergam soutos, fotografar cabras bravias à volta do recinto, aplaudir grupos musicais ou dançar ao som de música tradicional.

O presidente da Câmara, Alberto Machado, sublinhou a im-portância de dar a conhecer «a excelência dos nossos produ-tos». A Câmara Municipal, a Aguiarfloresta, a Academia Gas-tronómica e Cultural da Micologia e a Vitaguiar E.M., foram os promotores da XII Mostra Gastronómica.

MInIStRA DA AGRICUltURAvISItOU REGIãO

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, deslocou-se a Sa-broso de Aguiar para inaugurar a Agroaguiar, empresa de pro-dutos agroalimentares, e realizar o lançamento de um novo investimento da empresa na ordem de 1,5 milhões de euros. Após uma curta visita à Agroaguiar, que segundo Fernando Reis, exporta 75% da sua produção, a ministra da Agricultura quis realçar que «o setor agroalimentar é para crescer» e com o apoio a investimentos produtivos que levem ao desenvolvi-mento e à criação de riqueza para as populações.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, con-sidera que é preciso chegar aos mercados tendo como re-ferência a qualidade e que na região existem «produtos de excelência que podem ser escoados» como é o caso da cas-tanha. Na entrega de um cabaz de produtos locais à ministra da Agricultura, o autarca começou por descrever alguns dos produtos e quando falou das características específicas do mel de urze arrancou aplausos e sorrisos a toda a plateia pe-los conhecimentos aprofundados acerca das qualidades dos nossos produtos locais.

A visita ministerial (9 de novembro, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços) começou com a deslocação à serra da Padrela onde se visitou um souto e falou com produtores locais e apanha-dores de castanha.

A Câmara Municipal aderiu, juntamente com várias cidades de todo o mundo, ao desafio lançado pela International Dia-betes Federation e assinalou o Dia Mun-dial da Diabetes (14 de Novembro).

Em colaboração com a UCC de Vila Pou-ca de Aguiar e com o Agrupamento de Es-colas, formaram-se três círculos humanos azuis. Estes contaram com a participação dos alunos dos jardins de infância e os alu-nos do 1º ciclo dos centros escolares de Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.

Todos os anos o Dia Mundial da Diabe-tes é centrado num tema diferente, sen-do o de 2013 “Diabetes: proteja o nosso futuro”, e tem como objetivo principal a educação sobre a doença e implementar programas de prevenção.

A Diabetes Mellitus é uma doença cró-nica cada vez mais frequente na nossa sociedade, atinge mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo, corres-pondendo a 8,3% da população mun-dial e continua a aumentar em todos os

Vila Pouca de Aguiar surgiu nos cinco primeiros classificados no ranking das escolas do distrito de Vila Real, nos úl-timos exames nacionais. A classificação teve como critério o número mínimo de dez provas efetuadas nas disciplinas que serviram de base ao ranking divulgado.

O presidente da Câmara Municipal, Al-berto Machado, salienta que a educação foi sempre uma prioridade, sendo esta

classificação resultado de «um trabalho louvável de todos os agentes educativos do concelho», onde naturalmente a Câ-mara Municipal também se insere.

O objetivo da autarquia é consolidar a aposta numa educação de qualidade. A escola secundária de Vila Pouca de Aguiar destaca-se em 5º lugar num total de 17 escolas do distrito de Vila Real.

A Câmara Municipal atribuiu 105 passes escolares a alunos do ensi-no secundário. O apoio foi total ou parcial (50%) no âmbito da

ação social escolar, abrangendo os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

A autarquia apoia os alunos através da rede de transportes implementada com o passe escolar em vigor durante todo o ano letivo e, inclusive, na primeira fase de exames (mês de junho).

Tendo por base o Regulamento Social de Vila Pouca de Aguiar, o período de inscri-

ções para auferir benefícios municipais para o passe escolar decorre anualmente até ao dia 15 de setembro, podendo o prazo ser prorrogado até ao final desse mês. O pedido de isenção do passe es-colar deverá ser feito pelo encarregado de educação e/ou aluno interessado no estabelecimento de ensino ou no serviço de atendimento da autarquia. A compar-ticipação do Município aos passes esco-lares é uma das vertentes da ação social escolar que inclui alimentação, manuais escolares e outros incentivos.

ECOnOMIA EDUCAçãO

Os restaurantes encheram-se de comensais

e os expositores escoaram muitos produtos

numa mostra bem-sucedida.

Alberto Machado arrancou aplausos

a Assunção Cristas ao falar com detalhe

dos produtos locais.

MAIS DE CEM AlUnOS COM PASSES ESCOlARES

ESCOlA EntRE AS CInCO MElhORES DO DIStRItO

CâMARA COMEMORA DIA MUnDIAl DA DIAbEtESpaíses. Em mais de 50% destas pessoas, a diabetes não foi ainda diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa. Portugal posiciona-se entre os países eu-ropeus que registam uma elevada taxa de prevalência da Diabetes.

Page 6: RUMOS D' AGUIAR

1110

O presidente da Câmara Municipal, Al-berto Machado, reuniu com a Associa-ção Humanitária dos Bombeiros Vo-luntários de Vila Pouca de Aguiar, para verificar in loco o decorrer dos trabalhos do novo Quartel dos Bombeiros. O au-tarca Alberto Machado e o dirigente as-sociativo, José Eduardo Quinteiro, fi-zeram-se acompanhar de técnicos da autarquia, de elementos da direção e do corpo de bombeiros.

A visita técnica ao novo Quartel dos Bombeiros (a 15 de novembro) começou na área exterior do recinto e, de segui-da, foram analisados os diferentes com-partimentos do edifício em construção. A visita, orientada por especialistas da em-presa de construção "Artur da Silva Ri-beiro, Lda.", os presentes deram contri-butos para a melhoria funcional do novo Quartel dos Bombeiros.

No final da visita, Alberto Machado in-cumbiu os técnicos da autarquia para uma reunião com a associação humani-tária, no sentido de aprofundar os por-menores técnicos relativos às alterações abordadas nesta visita de trabalho. O no-vo Quartel dos Bombeiros envolve ver-bas na ordem de 1,5 milhões de euros destinadas ao edifício (quatro pisos pa-ra aquartelar viaturas, instalar camaratas mistas e outros serviços afetos ao quar-tel) e arranjos exteriores (pavimentação, parada, espaços verdes, entre outros). A edificação tem uma comparticipação co-munitária de 85% através do Programa Operacional de Valorização do Território.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, já rea-lizou várias visitas de trabalho a freguesias do concelho. No seu contacto com a po-pulação, o autarca tem sido acompanha-do pelo presidente da respetiva freguesia. As visitas tiveram início no mês de novem-bro (dia 2), sendo Vreia de Bornes a primei-ra freguesia a ser calcorreada por Alberto Machado, coadjuvado por Irineu Lage. Se-guiu-se a visita à freguesia de Bornes de Aguiar, a 11 de novembro, com o autarca Rogério Martins, na qualidade de novo an-fitrião, a mostrar alguns locais e situações possíveis de intervenção municipal.

A 16 de dezembro, foi a vez da freguesia de Sabroso de Aguiar com Alberto Macha-do e Filipe Serôdio a consolidarem o con-

tacto com as pessoas. A 22 de novembro, foi a vez de Alberto Machado e Norberto Pires abordarem vários assuntos relativos ao território da freguesia de Vreia de Jales. A finalizar o mês (dia 29), o presidente da Câmara e o novo autarca de Bragado, António Paço, aprofundaram diversas te-máticas enquanto percorreram o respetivo território. Refira-se ainda que, no dia 13 de dezembro, os autarcas Alberto Macha-do e José Diegas, entre outros elementos, realizaram a visita à freguesia de Valoura.

Entre os assuntos abordados com a co-munidade nas diversas freguesias, con-tam-se os acessos locais, condições para regadio, requalificação de equipamen-tos, operações de limpeza, renovação de percursos, sinalética e outros.

A Câmara Municipal disponibilizou trans-porte aos elementos dos executivos das Jun-tas de Freguesia para participar no colóquio “Temas essenciais para governar as Fregue-sias”, (9 de novembro em Mirandela).

A sessão de esclarecimento, impulsiona-da pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, Fundação CEFA, Estudos e Formação Autárquica e CCDRN – Comis-são de Coordenação e Desenvolvimento regional do Norte, contou com o patrocí-

nio do Secretário de Estado da Adminis-tração Local, António Leitão Amaro.

“Governação, atribuições e competên-cias e funcionamento das freguesias”, “Procedimentos administrativos e licen-ciamentos” e “As finanças, contabilida-de (POCAL e LCPA), o SIIAL e as obriga-ções de reporte das freguesias (à DGAL e Tribunal de Contas”) foram os módu-los do colóquio com o objetivo de escla-recer devidamente os autarcas da região.

O presidente da Câmara Municipal, Al-berto Machado, reuniu pela primeira vez com os presidentes das Juntas de Fregue-sia, tendo anunciado aos autarcas medi-das estratégicas para a revitalização rural nas 14 freguesias do concelho.

Na reunião de apresentação e cumpri-mentos entre autarcas (29 de outubro no salão nobre dos Paços do Concelho), Alberto Machado avançou que irá con-cretizar várias medidas estratégicas para a revitalização rural que decorrem de «compromissos eleitorais assumidos».

Com este primeiro encontro, Alberto Ma-chado quis declarar o objetivo de ter uma «relação de proximidade» com os presi-dentes de Junta, criando parcerias para a resolução de diversas situações, tendo sido citados vários exemplos: acessibi-lidades, limpezas, áreas de lazer, trans-portes escolares e planos de pormenor. Alberto Machado vai ainda estabelecer parcerias com outras entidades locais, como sejam conselhos diretivos e asso-ciações recreativas e culturais.

PROtEçãO CIvIl FREGUESIAS

AlbERtO MAChADO vISItA FREGUESIAS

FORMAçãO PARA AUtARCAS DAS FREGUESIAS

AlbERtO MAChADO REUnIU COM AUtARCAS

CâMARA AtRIbUIUSUbSíDIO A bOMbEIROS

A Câmara Municipal atribuiu à Associa-ção Humanitária dos Bombeiros Voluntá-rios, um subsídio, aprovado em reunião de 28 de novembro, para apoiar finan-ceiramente a instituição, quer na área de tesouraria, quer na aquisição de viatura para transporte de doentes, no que se configura como mais um passo do novo executivo para normalizar relações com a associação.

O presidente da Câmara, Alberto Ma-chado, considera que a autarquia tem vindo a dar vários passos demonstrativos

vISItA AO nOvO qUARtEl DOS bOMbEIROS

da boa vontade municipal em ajudar os bombeiros que é uma instituição que nos merece todo o respeito e generosidade.

A comparticipação financeira é de 22 mil euros e deverá ser direcionada para aju-dar a suportar a aquisição de “uma viatura ABTM, visando o transporte de doentes não acamados, equipada com placa ele-vatória” e auxiliar nas “despesas não com-participadas tidas por esta associação no que concerne ao combate a incêndios flo-restais na época de 2013, no valor aproxi-mado de 12.000€”. A Câmara deliberou, por unanimidade, conceder o apoio para que “esta associação possa regularizar to-das as suas contas à presente data”.

95º Aniversário dos Bombeiros

contou com uma viatura nova

comparticipada pela Câmara

Page 7: RUMOS D' AGUIAR

1312

O Município de Vila Pouca de Aguiar está a proceder a uma reestruturação in-terna que irá incidir sobre os serviços da Câmara Municipal e da Vitaguiar, E.M., com o intuito das pessoas terem acesso direto ao executivo, eliminando, para tal, burocracias.

A Vitaguiar reduz significativamente os elementos afetos à empresa municipal até cerca de metade dos funcionários.

SERvIçOS MUnICIPAIS SERvIçOS MUnICIPAIS

CâMARA AGIlIzA SERvIçOS MUnICIPAIS

Nesse sentido, a Vitaguiar vai passar a ter cerca de uma dezena de funcionários e cada um destes técnicos ficará com a res-ponsabilidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento local, nas áreas de captação de investimentos, promoção de feiras e produtos locais, entre outras.

O presidente da Câmara Municipal, Al-berto Machado, considera que a Vita-guiar terá viabilidade reforçada se servir

para a criação de riqueza e de emprego no seio da comunidade. Na Câmara e na Vitaguiar, é necessária uma reestrutura-ção para agilizar o acesso das pessoas aos respetivos serviços.

Na autarquia, foi já aprovado em reunião de Câmara um novo organograma que reduz para metade os lugares de chefia (de dez para cinco, e destes passam a existir apenas quatro chefes de divisão).

Page 8: RUMOS D' AGUIAR

1514 1514

obras...

Consignação de Repavimentação

da rua do Lugar da Quinta em nozedo

Consignação de Academia de Golfe

de Pedras Salgadas

Pavimentação de largo das Lamas

em Freixeda

Execução de Centro Interpretativo

em Tresminas Pólo II

Pavimentação do acesso à Fonte de S. João

em Raiz do Monte

Pavimentação em Rebordochão

Execução de Quartel dos Bombeiros Reconstrução de pontão em Zimão

Requalificação em Sabroso

Pavimentação parcial na rua João Santos,

em Pedras Salgadas

Execução de aqueduto e valeta

junto de viaduto da A24 Requalificação em Campo de Jales

Consignação de Pavimentação

da rua da Regadinha em Pontido

Execução de muro em Castanheiro Redondo,

na sede de concelho

Pavimentação de rua das Cortinhas

em Tinhela de Baixo

Alargamento de largo

em Barbadães de Baixo Execução de Habitação Social

AdMinistrAção diretA

Page 9: RUMOS D' AGUIAR

1716 ASSEMblEIA AlDEIAS (AbECEDáRIO DAS)

bARbADãESBarbadães deriva do antropó-

nimo “Bárbara” ou “Bárbaro”.

Nome que dá lugar a duas aldeias

pertencentes à freguesia de Vreia

de Bornes, Barbadães de Baixo e

Barbadães de Cima, localizadas na

zona oeste da serra da Padrela, a

nordeste da sede do concelho.

Pontos de interesse:

• Estátua menir: é uma estátua

antropomórfica. É difícil definir a

sua origem mas dados existentes

situam-na entre a idade do Bron-

ze Final e Idade do Ferro. • Pon-

te do Arco: é uma ponte de ori-

gem romana, tendo constituído

uma parte importante de um eixo

de ligação que abrangia Chaves,

O plenário da Assembleia Municipal, a 20 de Dezembro, deu a conhecer novas caras dos grupos parlamentares do PSD e do PS e algumas personalidades com no-vas funções exercidas. O novo presiden-te da Assembleia, Álvaro de Sousa, abriu a reunião cumprimentando os presentes, entre os deputados e a plateia bem com-posta no espaço dedicado ao público.

Antes de entrar numa extensa ordem de trabalhos com 19 pontos, foram debati-das três moções, sendo duas rejeitadas e uma aprovada por unanimidade (esta relativa ao aniversário da Associação Hu-manitária dos Bombeiros Voluntários).

A representar a autarquia, a vice-presi-dente Ana Rita Dias começou por expli-car em síntese cada ponto da ordem de trabalhos (após responder a uma questão sobre as águas de Trás-os-Montes relati-va à agenda do Presidente, ainda foram abordados os pontos dois e três, fazen-do a apreciação da situação financeira da autarquia e do novo regimento da Assembleia aprovado pela maioria) até chegar ao auditório municipal, no Pala-cete Silva, o presidente da Câmara, Al-berto Machado, regressado de Lisboa de uma importante reunião com o Ministro

fiscal único para a Vitaguiar E.M. (apro-vado por maioria), o mapa de pessoal para 2014, a abertura de procedimentos concursais no âmbito da reestruturação dos serviços municipais e a renovação de um contrato de posto de trabalho (to-dos aprovados por unanimidade). Já os pontos 11 e 12, o regulamento de ativi-dades diversas com licenciamento e a celebração de um contrato com a EHA-TB em que esta empresa apoia atividades do Município até cem mil euros, foram aprovados pela maioria parlamentar. As freguesias do Alvão e de Parada de Mon-teiros/Pensalvos viram os seus protocolos com o Município, relativos ao transporte escolar, aprovados por todo o plenário.

Os pontos seguintes serviram para eleger representantes nas mais diversas entida-des, designadamente para a assembleia intermunicipal da CIM do Alto Tâme-ga (os quatro efetivos são Álvaro Sousa, Armando Mourão, Feliciana Andrade e José Matias); Assembleia Distrital de Vila Real (Rogério Martins); CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; Agru-pamento dos centros de saúde do Alto Tâmega (Ana Rita Dias); representantes das freguesias no Conselho Municipal de Educação (Ana Maria Alves) e na As-sociação Nacional de Municípios Portu-gueses (António Guedes).

A reunião foi bastante participada pelos deputados da maioria PSD que optou por distribuir mais as intervenções (Armando Mourão, Miguel Calheiros, Paulo Pimen-ta, entre outros) e pela oposição com Paulo Pinto a defender sucessivamente os pontos de vista dos socialistas. Após a intervenção do público, a reunião termi-nou em cumprimentos e desejos recípro-cos de boas festas.

ASSEMblEIA MUnICIPAl COM REChEADA ORDEM DE tRAbAlhOS

do Ambiente, Moreira da Silva, relativa às barragens nesta região.

Alberto Machado explanou as grandes opções do plano e orçamento, os inves-timentos e o trabalho que está a ser im-plementado junto do tecido económico e social. Após a aprovação deste ponto, seguiu-se o ponto cinco para uma apro-vação prévia no âmbito da lei dos com-promissos e pagamentos em atraso.

O ponto seis, relativo à candidatura a um empréstimo para fazer face à parte não comparticipada do projeto Aldeia Rural e Parque de Campismo, também foi apro-vado, desta feita por unanimidade. Se-guiram-se os pontos para designação de

Lugo e Régua. É uma ponte gra-

nítica bastante robusta, com arco

de volta perfeita. • Capela de S.

Jorge; • Fonte do sapo; • Marco

Casa dos Mouros; • Casa dos Al-

mocreves; • Fraga da Cabeça das

Campainhas; • Capela Granítica;

• Cruzeiro; • Trilho de Vreia de

Jales (Rede municipal de percur-

sos pedestres).

GPS: 41.556601,-7.560107

Orago: São Miguel

Pontos de interesse:

• Capela S. Miguel; • Fonte de Mer-

gulho – Fonte do Santo; • Fonte de

Mergulho – Fonte do Eirô; • Moinho

de Vento; • Castelo da Ferramenta;

• Trilho de Vreia de Bornes (Rede

municipal de percursos pedestres).

GPS: 41.554898, -7.549497

Orago: Santa Catarina

Pontos de interesse:

• Capela Santa Catarina; • Fonte

de Mergulho – Fonte de Estru-

madouro; • Fonte de Mergulho –

Fonte Traz do Forno; • Lugar dos

Castelos; • Trilho de Cubas (Rede

municipal de percursos pedestres).

bARRElA DE JAlES

Barrela de Jales pertence à fregue-

sia de Vreia de Jales. Localizada no

planalto de Jales entra as serras da

Padrela e da Falperra, a sudeste

da sede do concelho.

GPS: 41.41824,-7.594349

Orago: São Jorge

bARbADãES DE bAIxO bARbADãES DE CIMA

17

Page 10: RUMOS D' AGUIAR

1918

A Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar tem novo horário, desde o início do mês de novembro. O espaço cultu-ral está em funcionamento todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00, ininter-ruptamente.

Com a alteração do horário de funcio-namento, o Município de Vila Pouca de Aguiar procura ir de encontro aos an-seios da comunidade, em geral, e da co-munidade escolar, em particular.

Com a abertura da Biblioteca Municipal mais cedo e sem que esta encerre à hora de almoço, os estudantes e demais uten-tes têm o acesso diário facilitado a este equipamento cultural que, até ao final do ano, realizou várias atividades asso-ciadas à época natalícia (empilhar livros para a realização de uma árvore de natal ou decoração de espaços para a hora de conto, entre outras).

A Biblioteca Municipal apresentou até meados de dezembro a história “A felicidade não é o que temos, é que somos”, da escritora Luisa Dacosta, aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

O conto, da obra “Lá vai uma…lá vão duas…”, evidencia os valores da partilha, da solidariedade e do amor pelo próximo, comummente associados à época natalícia. “A felicidade não é o que temos, é que somos” narra a vida de uma menina pobre mas alegre que, numa noite fria de inverno, dá guarida a um mendigo…

Com cenário e representação teatral a cargo de técnicos mu-nicipais, os mais pequenos assistem a uma história surpreen-dente. No final do conto, os alunos participaram, através da escrita ou desenho, numa atividade recreativa. Exposição dos trabalhos: janeiro de 2014.

O Município de Vila Pouca de Aguiar, representado pelo presi-dente da Câmara, Alberto Machado, e a Academia Gastronó-mica e Cultural da Micologia, representada pela Grão-Mestre, Arlete dos Prazeres, assinaram um Protocolo de Colaboração para a «dignificação, divulgação e promoção da atividade mi-cológica nas vertentes gastronómica e cultural, elaboração de informação, organização de eventos e encontros de reflexão».

No âmbito do Protocolo de Colaboração, o Município forne-ce apoio logístico, colabora e comparticipa financeiramente as atividades da Academia que, por sua vez, realiza a mostra gastronómica, a feira de cogumelos e produtos do outono, promovendo a gastronomia. Com o Protocolo de Colabora-ção, durante um ano (foi assinado a 5 de novembro), a Aca-demia Gastronómica e Cultural da Micologia tem um plano que integra a participação em feiras nacionais e internacio-nais para promover produtos locais, a realização de eventos formativos e informativos, entre outras atividades.

+ CUltURA + CUltURA

bIblIOtECA COM nOvO hORáRIO

O concerto de ClassBand serviu para dar som ao projeto da Câmara Municipal em facilitar o acesso das crianças e dos jo-vens à música. O concerto musical, executado pela Academia de Chaves, ilustrou o conceito ClassBand (alunos apreendem nas aulas, seguindo instruções do professor e lidando com o instrumento), tendo captado novos músicos que se inscreve-ram para integrar as aulas no início do ano (mais informações na Vitaguiar, tel. 259 403 133).

Nesta sessão (a 17 de dezembro no cineteatro), a vereadora Ana Rita Dias falou da vontade da autarquia em apostar neste projeto. A Escola de Música de Vila Pouca de Aguiar foi criada para ensinar as crianças a tocar um instrumento de sopro com o objetivo de criar uma orquestra infantil.

A Federação Europeia dos Caminhos de Santiago está a orga-nizar a iniciativa “Dos 4 cantos da Europa para Santiago de Compostela” - "Des 4 coins de l'Europe vers Compostelle", entre os dias 31 maio e 8 junho de 2014. Esta ação consiste na realização de uma peregrinação por etapas, em escala eu-ropeia, incentivando à divulgação dos caminhos jacobinos, bem como à reunião de peregrinos de várias nacionalidades, em Santiago de Compostela, nos dias 7 e 8 de junho.

As etapas disponíveis perfazem 2600 km de itinerário, en-tre Namur (Bélgica), Vazelay e Puy-en-Velay (França), Leon e Ponferrada (Espanha), terminando em Santiago de Compostela. Pelo lado por-tuguês, o percurso tem início em Viseu e segue pelo Caminho Interior até Verim, onde desemboca na Via da Prata, até Santiago de Compostela.

Os participantes poderão obter informações e fazer a sua inscrição na página de internet (http://www.namur-stjacques.eu/?page_id=4355), podendo optar por etapas da sua prefe-rência, seja em Espanha, França, Bélgica ou Portugal, sendo garantido, pela organização, o transporte até Santiago de Compostela, no final de cada etapa.

bIblIOtECA DEU PREnDA AOS MAIS PEqUEnOS

PROtOCOlO EntRE MUnICíPIO E ACADEMIA GAStROnóMICA

ESCOlA DE MúSICACOM ORqUEStRA InFAntIl

Vila Pouca de Aguiar participa na organização

desta iniciativa por ser o representante português

na Federação Europeia dos Caminhos de Santiago.

DOS 4 CAntOS DA EUROPAPARA SAntIAGO DE COMPOStElA

Os alunos, dos seis aos 13 anos, começam a ter aulas três horas por semana, orientados por professores. Os alunos da escola não necessitam de ter instrumento, sendo este cedido pela autarquia para execução nas classes. O projeto musical tem a duração de três anos. Os instrumentos disponíveis são os seguintes: flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, bombardino, tuba e percussão.

Com esta atividade, a Federação Europeia pretende reforçar os seus objetivos fundamentais, ao reunir os países atravessados pelos Cami-nhos de Santiago, sendo o referen-

cial único do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais.

O Município de Vila Pouca de Aguiar participa na organiza-ção desta iniciativa, ao longo do Caminho Português Interior de Santiago, por ser o representante português na Federação Europeia dos Caminhos de Santiago (ao lado de parceiros da França, Espanha e Bélgica).

Page 11: RUMOS D' AGUIAR

2120

aconteceu...

ACOntECEU

Agrupamento de escuteiros participaram

numa campanha de plantação em Pedras Salgadas

Auditório municipal acolheu diversos agentes

para reunião sobre Proteção Civil

A autarquia promoveu o S. Martinho

junto dos seus colaboradores

Exposição de escultura

passou pela Casa da Cultura

A Universidade Sénior das Terras de Aguiar

promove o conhecimento e a cultura

Exposição sobre Fernando Pessoa

decorreu no Museu Municipal

Os mais pequeninos tiveram uma aula recreativa

no Museu Municipal

Diretoras do Centro Distrital da Segurança Social

esclareceram famílias de acolhimento de Vila Pouca de Aguiar

e concelhos vizinhos

Reunião de auditoria externa

à Câmara Municipal

Reunião do executivo

com as associações culturais

Alunos participaram, no Museu,

em oficinas temáticas

Presidente da Câmara, Alberto Machado, assina protocolo com

provedor Domingos Dias para Contrato Local de Ação Social

com Santa Casa da Misericórdia

Alberto Machado participou num colóquio

da Aguiarfloresta sobre Empreendedorismo

Presidente da Câmara, Alberto Machado, assina protocolo com

padre António Paulo para sede de Agrupamento de Escuteiros

2120

Page 12: RUMOS D' AGUIAR

2322

500g de míscaros500g de cachopos1 dl de azeite1 cebola

DIvERSOS tElEFOnES útEIS

receIta cuLInÁrIa Do conceLHo MíSCARADA

soPa De Letras FUMEIROMunicípio de Vila Pouca de Aguiar(Geral) 259 419 100(Linha Verde) 800 203 472(Piquete) 966 816 120

Proteção Civil Municipal 961 537 535

Biblioteca Municipal(Espaço Internet) 259 408 310

VitaAguiar, E.M. 259 403 133

Complexo Desportivo Municipal259 408 286

Piscina Municipal 259 419 025

Museu Municipal 259 403 103

Bombeiros Voluntários 259 419 140

Centro de Saúde 259 419 460

Tribunal Judicial 259 419 260

Conservatória 259 419 440

Finanças (Geral) 259 419 300

Tesouraria da Fazenda Pública(Finanças) 259 419 305

GNR 259 416 543

Segurança Social 259 419 400

Farmácia Central 259 417 105

Farmácia Figueiredo 259 403 050

Agrupamento Escolar de Vila Pouca de Aguiar 259 419 480

Santa Casa da Misericórdia 259 401 567

EDP-Distribuição (Assistência)800 505 505

CTT Posto dos Correios 259 419 120

Cooperativa Agrícola 259 417 122

Ancabra 259 417 028

AguiarFloresta 259 417 634

Rádio Clube Aguiarense 259 417 874

Ecoambiente 800 204 505

Direção Regional de Agriculturae Pescas do Norte 259 419 180

Delegação Local da Cruz VermelhaPortuguesa 932 287 017

Centro Social e Paroquial PadreSebastião Esteves 259 402 318

Centro de Serviços Públicos de PedrasSalgadas (Junta de Freguesia) 259 434 390

Escola de Pedras Salgadas 259 434 350

Centro de Saúde de Pedras Salgadas259 434 271

GNR (posto de Pedras Salgadas)259 434 165

Farmácia Martins 259 434 164

Centro Social Nossa Senhora de Lurdes 259 431 324

AIGRA-Associação de Granitos259 438 043

Farmácia de Jales 259 458 137

FichA técnicA

Rumos d’ AguiarRevista de informação municipalEdição Nº 67 – Ano 13Emitido: Janeiro de 2014

Modo de preparação

Limpam-se os cogumelos cortando-se em pedaços, colocando-os depois numa panela com água para ferver bem e limpar todas as impurezas. Seguidamente faz--se um refogado com o azeite, a cebola, o presunto e o chouriço. Juntam-se de-pois os cogumelos tapando o tacho para não evaporar o líquido que estes con-têm. Adiciona-se depois o alho picado, retifica-se com água se necessário e jun-ta-se sal. Depois de pronto, serve-se com batatas cozidas.

IngredIentes

PRESUnTOALHEIRA

SALPICãOLInGUIçA

MOURACHOURIçO

Presunto q.b.1 chouriço Um dente de alhoSal q.b.

cuamourai

rhtusuepp

ogiçnplog

çagnrsrai

hcuatnamr

iiigeiicp

unmiulhao

oãciplasç

icnliuhãr

Diretor: Professor Alberto Machado – Presi-dente da Câmara Municipal de Vila Pouca de AguiarRevista coordenada pelo gabinete de im-prensa: João Cláudio Pimentel Lamas; Designer gráfico: Raquel Araújo Ferreira;Fotografias: espólio da Câmara Municipal; Gráfica: Minerva Transmontana, Tip.,Lda.Impressão: 5.000 exemplares.

Empresa proprietária: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar (NIFº 506810267)Rua Dr. Henrique Botelho, 5450 – 027Vila Pouca de Aguiarwww.cm-vpaguiar.pt

Obs: se deseja receber gratuitamente esta revista, envie-nos nome e morada([email protected])

Page 13: RUMOS D' AGUIAR

24