rui barbosa e princípio da igualdade

1
RUI BARBOSA, SENADOR DA REPÚBLICA [...] A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. Os mais são desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem (BARBOSA, 1997, p. 26). BARBOSA, Rui. Oração aos moços. In: Oração aos moços / Rui Barbosa: edição popular anotada por Adriano de Gama Kury. 5ª ed.. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. 52p.

Upload: alvaroboson

Post on 07-Dec-2015

23 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

"A" definição de Igualdade

TRANSCRIPT

Page 1: Rui Barbosa e princípio da Igualdade

RUI BARBOSA, SENADOR DA REPÚBLICA

[...] A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. Os mais são desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como se todos se equivalessem (BARBOSA, 1997, p. 26).

BARBOSA, Rui. Oração aos moços. In: Oração aos moços / Rui Barbosa: edição popular anotada por Adriano de Gama Kury. 5ª ed.. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. 52p.