rua rego freitas, 454 – conj. 72/73, república – são paulo...

10
Portfólio | 2018 Sede Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo Telefone (11) 3151-6499

Upload: others

Post on 09-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

Portfólio | 2018

SedeRua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São PauloTelefone (11) 3151-6499

Page 2: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

O ITS BRASIL

O Instituto de Tecnologia So-cial - ITS BRASIL foi instituído em 2001, num contexto em que as demandas do novo milênio desafiavam a socie-dade brasileira a construir um novo modelo de desenvolvi-mento para viabilizar a relação entre ciência, tecnologia, ino-vação e inclusão social.

Em sua trajetória, o Instituto foi protagonista em processos que colaboraram para o esta-belecimento do conceito de tecnologia social e da tecno-logia assistiva no Brasil e in-ternacionalmente, através de eventos e projetos em articu-lação com governos, institu-ições e a sociedade civil.

A população é o ator e motor principal de todos os projetos executados e acompanhados pelo Instituto. As demandas que orientam nossas ativi-dades partem da sociedade e o conhecimento resultante é documentado e retroalimenta a participação popular em no-vos projetos.

O ITS BRASIL vem desenvolven-do dois grandes projetos:

- Fab Lab Livre SP - em parceria com a Prefeitura de São Paulo: Coordenamos e operamos os 12 laboratórios públicos de fabri cação digital da cidade de São Paulo, com um público mensal de

mais de 4mil pessoas envolvidas em visitação, cursos e projetos

- Emprego Apoiado para pes-soas com deficiência - Vincula-do ao Ministério da Saúde:

Com equipes em São Paulo, no ABC e Baixada Santista, re-alizamos assessoria, orientação

Irradiar conhecimento a todos construindo pontes entre necessidades e soluções.

e acompanhamento personali- zado, dentro e fora do local de trabalho, visando à inserção de pessoas com deficiência no mer-cado de trabalho formal para sua inclusão social.

Na nossa história, 1.050.182 pessoas foram beneficiárias dos projetos que desenvolvemos.

1 2

Page 3: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

Marisqueiras - Fundipesca - TS

Pão e Sol - Empreendimento Solidário - TS

O Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, tem por finalidade a geração, o compartilhamento de saberes e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o desenvolvimento social.

Nossa visão é “Ser referência em tecnologia social através da cons-trução e aplicação de soluções inovadoras para as necessidades do mundo atual”.

Nós do ITS BRASIL ficamos particularmente gratificados quando cumprimos nossa missão em cada ação realizada, pois deseja-mos que cada projeto seja um passo ousado e resolutivo de nossa caminhada para o desenvolvimento social.

O portfólio que apresentamos é resultado de anos de caminhada construída com o empenho dos que fundaram e dos que hoje tra-balham no Instituto e mantém sua missão viva e ativa.

MISSãO E COMPROMISSOCOM A INOVAçãO SOCIAL

O ITS BRASIL atua, desde sua origem, ressaltando a importância de uma política estratégica de superação dos desafios nacionais nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este objetivo está fundamentado no desenvolvimento humano sustentável, com garantia do bem estar da população, com a in-clusão das pessoas na produção e uso de novas tecnologias, no processo de criar e se apropriar de conhecimento.

Vivemos em uma sociedade altamente informatizada e auto- matizada, em que a inclusão passa por conhecer as novas tecno-logias disponíveis e saber utilizá-las para benefício próprio e da sociedade. Por isso, trabalhamos pela democratização do acesso às tecnologias e ao conhecimento.

Investimos nossa energia em cumprir esta tarefa de gerar ino-vação voltada ao desenvolvimento social. Propomos e atuamos em projetos onde as pessoas produzem conhecimento e organi-zam informações qualificadas para resolver os problemas do dia a dia e da sociedade.

Trabalhamos com a união do saber acadêmico e o saber popular, com a prática cotidiana, experiências inovadoras e consolidação de metodologias e processos que visam auxiliar na formulação de políticas públicas.

Assim, podemos ser agentes da promoção de direitos e respon- sabilidades da inclusão social propondo e integrando iniciativas para a redução das desigualdades de maneira estrutural e co-ordenada com o desenvolvimento social nas diversas áreas de atuação do Instituto pela tecnologia e inovação social.

Temos uma causa que desen-volve as pessoas e a sociedade. Promove ações coletivas, au-menta a autoestima, garante direitos, participação, inclusão.

A troca e a união de saberes criam processos e estruturas que operam a transformação social.

As experiências coletivas se consolidam em registros como fonte para a universalização do conhecimento, potencializando a ação em novos projetos.

Compartilhar e realizar é a nos-sa prática. Seguimos adiante.

Projeto Artes Nascentes - TS

Desenvolvimento Local Participativo-TS - Empreendedorismo

Fab Lab LIVRE SP - TS - Inclusão Digital

Conferência Internacional sobre Tecno-logia Assistiva e Emprego Apoiado - TA

3 4

Page 4: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

Fundadores

Almir RoveranAntônio LellisArmelindo PassoniBeatriz PinheiroDébora de L. TeixeiraGerson José da Silva GuimarãesIrma Rossetto PassoniJorge NagleJosé Maria de Souza VenturaMaria Aparecida de SouzaMaria Lúcia Barros ArrudaMarli Aparecida de Godoy LimaMoysés Aron PluciennikRoberto Vilela de Moura SilvaRogério C. Cerqueira LeiteSandra R.F. FelizattoSonia Fráguas de SouzaThais Stella TeixeiraUbiratan Dantas FelizattoUraci Cavalcante de Lima

Diretoria

Membros do Conselho DeliberativoPasqualina Jacomaci Sinhoretto José Ozias Siqueira Marisa Gazoti Cavalcante de Lima Alcely Strutz Barroso Carmem Lucia Albuquerque de Santana

Membros SuplentesMaria Lucia Barros de Arruda Maria Vilma Roberto

Membros do Conselho FiscalAlfredo de Souza Victor Myke de Oliveira Uraci Cavalcante de Lima

Membros SuplentesEmilia Guan Helenice Lopes Fraga do Amaral Samuel Paixão Oliveira

Parcerias

O Instituto já atuou de forma autônoma e mediante parcerias e intercâmbios com Or-ganizações da Sociedade Civil (OSCs), uni-versidades, poder público e empresas.

Já tivemos parceria com pelo menos 600 OSCs e diversos organismos governamen-tais. Entre eles o Ministério da Ciência, Tec-nologia e Inovação (MCTI), o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o CNPQ, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Dire-itos Humanos da Presidência da República, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), secretarias municipais, prefeituras e o governo de São Paulo. No âmbito empre-sarial destacam-se parcerias com o Sesi/PR, o Sesc/SP, a Natura e a Microsoft.

QUEM SOMOS

5 6

Entre as parcerias com organismos internacio-nais, destacam-se a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Fundação Don Carlo Gnocchi Onlus, da Itália, e o Instituto Universitário de Integração na Co-munidade (Inico), da Universidade de Salaman-ca, na Espanha. O ITS BRASIL participa ativa-mente da Aliança Internacional de Provedores de Informação sobre Tecnologia Assistiva, com doze países.

No Brasil, o Instituto desenvolveu projetos em parceria com Universidades como a Federal de São Carlos e a de Medicina de Santo André, além da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Recentemente, estabelecemos parcerias com o Instituto Federal de São Paulo e a Fundação Banco do Brasil.

Fundadores

Almir RoveranAntônio LellisArmelindo PassoniBeatriz PinheiroDébora de L. TeixeiraGerson José da Silva GuimarãesIrma Rossetto PassoniJorge NagleJosé Maria de Souza VenturaMaria Aparecida de SouzaMaria Lúcia Barros ArrudaMarisa Gazoti Cavalcante de LimaMarli Aparecida de Godoy LimaMoysés Aron PluciennikRoberto Vilela de Moura SilvaRogério C. Cerqueira LeiteSandra R.F. FelizattoSonia Fráguas de SouzaThais Stella TeixeiraUbiratan Dantas FelizattoUraci Cavalcante de Lima

Diretoria 2018/2019

Membros do Conselho DeliberativoPasqualina Jacomaci Sinhoretto José Ozias Siqueira Marisa Gazoti Cavalcante de Lima Alcely Strutz Barroso Carmem Lucia Albuquerque de Santana

Membros SuplentesMaria Lucia Barros de Arruda Maria Vilma Roberto

Membros do Conselho FiscalAlfredo de Souza Victor Myke de Oliveira Uraci Cavalcante de Lima

Membros SuplentesEmilia Guan Helenice Lopes Fraga do Amaral Samuel Paixão Oliveira

Parcerias

O ITS BRASIL estabeleceu parcerias de grande relevância ao longo de sua história.

Já tivemos parceria com pelo menos 600 OSCs e diversos organismos governamentais. Entre eles o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério de Desenvolvimento Social, o CNPQ, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Educação e Cultura, o Ministério da Saúde, a Secre-taria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), secretarias municipais, prefeituras e o governo de São Paulo. No âm-bito empresarial destacam-se parcerias com o Sesi/PR, o Sesc/SP, a IBM e a Microsoft.

Entre as parcerias com organismos inter-nacionais, destacam-se a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricul-tura (FAO), a Fundação Don Carlo Gnocchi

Onlus, da Itália, e o Instituto Universitário de Integração na Comunidade (Inico), da Universi-dade de Salamanca, na Espanha. O ITS BRASIL participa ativamente da Aliança Internacional de Provedores de Informação sobre Tecnologia Assistiva, com doze países , entre os quais, os Estados Unidos, a Alemanha, Espanha, Japão, Portugal, Holanda, Irlanda, entre outros.

No Brasil, o Instituto teve participação efetiva nas Conferências Nacionais de Ciência, Tec-nologia e Inovação em 2002, 2004 e 2010. Desenvolveu projetos em parceria com Univer-sidades como a de Medicina de Santo André, a UFSCar, além da PUC de São Paulo e do Rio Grande do Sul e participou do Fórum Nacional do Pró Reitores de Extensão Universitária en-volvendo todos os Estados da Federação.

Recentemente, estabelecemos parcerias com o Instituto Federal de São Paulo e a Fundação Banco do Brasil.

QUEM SOMOS

5 6

Page 5: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

“Conjunto de técnicas, metodologias trans-formadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropria-das por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de

vida”

Fórum Nacional de Entidades Não Governamentais

TECNOLOGIASocial

TECNOLOGIAaSSiStiva

Definição:Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimen-to, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e par-ticipação, de pessoas com deficiência, inca-pacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.” (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007)

No Brasil, o conceito de TA foi instituído em 16 de novembro 2006 pela portaria nº 142 do Comitê de Ajuda Técnicas (CAT) estabelecido pelo Decre-to nº 5296 no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República na perspectiva de aperfeiçoar, dar transparência e legitimidade ao desenvolvimento da TA no Bra-sil.

A tecnologia assistiva, conforme a definição do CAT, abrange todos os tipos de apoios que ga-rantam os direitos das pessoas com deficiência, em especial a equiparação de condições para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de participação social

em igualdade com todos. Sua nomenclatura e definição vêm sendo refinadas a fim de garantir estes direitos.

A regulamentação deste tipo de tecnologia gar-ante legalmente às pessoas o acesso aos recur-sos e serviços de que necessitam e que são apoi-os biopsicosociais importantes à sua inclusão. O acesso e a utilização dos produtos assistivos constituem-se, muitas vezes, na condição da qual depende sua realização pessoal e sua integração social.

Por esse motivo, os produtos assistivos começam a ser considerados integrantes dos direitos humanos.

PRINCIPAIS TEMAS DEFINIDOS PELO FÓRUM NACIONAL DE TECNOLOGIA SOCIAL

Redução das desigualdades Geração de trabalho e rendaEconomia solidáriaEnergiaMeio ambiente e Recursos HídricosCidades SustentáveisInovação tecnológicaTecnologia AssistivaAgricultura familiarAgroecologiaSaneamento básicoEducaçãoDesenvolvimento local participativoSegurança alimentarSaúde e Bem-EstarDireitos da criança e adolescenteMoradia popular

7 10

Page 6: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

A Tecnologia Social é co-laborativa. Compartilhar co-

nhecimento e experiências para a solução das demandas sociais, celebrar e divulgar as conquis-

tas é muito importante!

De início, idealizadores/promotores de uma TS res- pondem ao questionário do sistema. Tendo como principio as dimensões e características da Tecno-logia Social, foram elaboradas 22 questões que pudessem quantificar as ações realizadas.

Com base em cada resposta o sistema gera um valor (de 0 a 10) que é relacionado a um dos 12 indicadores de Tecnologia Social. Então, o sistema gera gráficos que possibilitam visualizar se os tra-balhos realizados promovem as 4 dimensões da Tecnologia Social. Estes ajudam a distinguir carac-terísticas e até mesmo identificar se determinado programa ou projeto é uma TS.

Os dados e indicadores gerados possibilitam co- nhecer melhor o perfil das entidades que ideali-zam/reaplicam tecnologias sociais, as dificuldades que enfrentam para disseminação de suas iniciati-vas e que tipo de apoios necessitam.

Essas informações são cruciais para melhorar os processos de decisão do desenvolvimento de ações voltadas ao fortalecimento das tecnologias sociais e sua inclusão nas políticas públicas.

O Sistema de Análise de Tecnologias Sociais é uma ferramenta metodológica on-line de diagnóstico que facilita atividades de análise, acompanhamento, monitoramento e desen-volvimento das tecnologias sociais (TS).

4. Relevância socialA Tecnologia Social é eficaz na solução de problemas sociais;A Tecnologia Social tem sustentabilidade ambiental;A Tecnologia Social provoca a transformação social.

3. EducaçãoA Tecnologia Social realiza um processo pedagógico por inteiro;A Tecnologia Social se desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos;A Tecnologia Social é apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia.

2. Participação, cidadania e democraciaA Tecnologia Social enfatiza a cidadania e a participação democrática;A Tecnologia Social adota a metodologia participativa nos processos de trabalho;A Tecnologia Social impulsiona sua disseminação e reaplicação.

1. Conhecimento, ciência e tecnologiaA Tecnologia Social tem como ponto de partida os problemas sociais;A Tecnologia Social é feita com organização e sistematização;A Tecnologia Social introduz ou gera inovação nas comunidades.

O SATECS4 DiMENSÕES DATECNOLOGIA SOCIAL

8 9

Page 7: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

EXPERIÊNCIAS

• Instituto Sociedade População e NaturezaPrograma de Pequenos Projetos Ecossociais• Fundipesca - BA - Apoio a marisqueiras• Amavida - MA -Projeto Abelhas Nativas• Ecoar -SP• Banco Palmas - CE - Banco Comunitário

• Incubadora de empreendimentos solidários• Oficina Escola e Cooperativa de Costura• Pão Sol - Segurança alimentar• Artes Nascentes• DLP - Desenvolvimento Local ParticipativoCidade Ipava - SPSão Sebastião - DFItapoã - DF• Satecs - Sistema de Análise de TS• EAD aberta: Curso Direitos Humanos e

Mediação de Conflitos e Curso sobre a Metodologia do Emprego Apoiado

• Rede Pública Fab Lab LIVRE SP - Projeto da PMSP - SMIT e Gestão do ITS BRASIL

• Emprego Apoiado - PRONAS/PcD • Inclusão Produtiva para pessoas em

situação de vulnerabilidade social e uso abusivo de substâncias psicoativas

Visite em nosso site:www.itsbrasil.org.br/experiencias

Projetos - ITS BRASIL

Projetos de cultura

Alguns Projetos de Parceiros avaliados pelo SATECS

• Revoluções: Curso, seminário e exposições em parceria com o SESC SP e Secretaria de Direi- tos Humanos da Presidência da República

• Tem um vidro sob minha pele: Filme de Moara Passoni que retrata a realidade sobre a anorexia

• Vale o homem os seus pertences: Filme de Paulo Pastorelo

Fab Lab LIVRE SP - SP Maker Week 2017

Projeto Emprego Apoiado

11 12

Page 8: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

Início de projetos em 2015 | 2016 | 2018Parceria com o Ministério da Saúde pelo PRONAS/PcDwww.itsbrasil.org.br/experiencias/projetos/pronas-emprego-apoiado

Trabalho desenvolvido pelo ITS BRASIL com 3 projetos ati-vos atualmente. É vinculado ao PRONAS/PCD – Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Defi-ciência, do Ministério da Saúde do Governo Federal, com apli- cabilidade no município de São Paulo (2016-2018), ABC e Baixada Santista (2018-2020). Para sua execução, foi esta-belecida uma parceria com as Prefeituras Municipais das ci-dades e suas secretarias afins, especialmente a Secretaria da Saúde, a Secretaria do Trabalho e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urba-na.

A metodologia do Emprego Apoiado se caracteriza por um conjunto de ações de assesso-ria, orientação, treinamento e acompanhamento individuali- zado, dentro e fora do local de trabalho. O apoio personaliza-

do antes, mas principalmente durante e após a inserção da pessoa no local de trabalho é o que diferencia esta das metodo- logias tradicionais. Isto garante maior autonomia e participação social à pessoa com deficiência.

Em 2016 encerramos o pri-meiro projeto iniciado em 2015 em São Paulo. A partir dos seus resultados, lançamos duas publicações:

– Emprego Apoiado e Quali-dade de Vida: Como se faz?

– Emprego Apoiado abrindo portas

Verificamos que as pessoas in-seridas neste primeiro projeto se mostraram satisfeitas, ou muito satisfeitas, principalmente com as condições de trabalho do novo emprego, a relação com os líderes e seus novos compa- nheiros de trabalho.

A inclusão no mercado de tra-balho é a forma mais digna de assegurar a inclusão social da pessoa com deficiência. O pro-cesso de inserção no mercado de trabalho é feito promoven-do e respeitando suas poten-cialidades, seus direitos e au-mentando a sua autoestima e autonomia.

Os dois projetos de São Pau-lo, ao longo de sua execução promoveram a contratação de quase 700 profissionais com todos os tipos de deficiência, em diversas áreas e setores chegando a atingir uma taxa de 70% de retenção no em-prego. Estamos trabalhando para atender à demanda da população com deficiência nos locais em que o projeto está operando e para que o Em-prego Apoiado se torne uma política pública de tecnologia social acessível a todas as pes-soas com deficiência.

PROJETOEMprEgo apoiaDo COMO FAzEMOS

13 14

Page 9: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

A experiência de adentrar um dos doze laboratórios da rede Fab Lab Livre SP em pleno fun-cionamento é impactante. Para além do primeiro contato com os equipamentos disponíveis, cursos e clubes de pesquisa e projetos, trata-se de uma política pública de empodera-mento e transformação social que muda a vida de pessoas.

Passados mais de dois anos desde o início de sua implan-tação, não foram poucos os desafios colocados pelo pro-jeto, a começar pela própria ideia de materializar uma política pública como essa - sem precedentes no panora-ma brasileiro ou mundial.

Nesse contexto, coube ao ITS BRASIL a complexa tarefa de conduzir os passos fundamen-tais de implementação e de administração deste que se tornou um projeto reconhe-

Início em 2015Parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo - SMITwww.fablablivresp.art.br

cido a nível internacional por pesquisadores acadêmicos, veículos de imprensa/comuni-cação e coletivos envolvidos com o ecossistema criativo do movimento maker.

A história do ITS BRASIL com o Fab Lab Livre SP se inicia em abril de 2015, quando o Insti-tuto participa da concorrência do Chamamento Público nº 001/SES/2015 e assina, em setembro do mesmo ano, o Termo de Convênio de Imple-mentação e Gestão da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.

De lá para cá, o ITS BRASIL acumulou uma experiência única no cenário nacional em torno da comunhão entre políticas públicas e a difusão da fabricação digital. Assumi- mos o protagonismo na ad-ministração de uma rede de 12 laboratórios, no treinamento e

gestão da equipe com mais de 20 profissionais multidiscipli- nares e na articulação de um público mensal de milhares de pessoas.

Nos laboratórios, pudemos di-alogar com diversos contextos comunitários dentro de uma cidade plural como São Pau-lo. Afinal, não se trata apenas de saber e ensinar a operar “máquinas modernas”, e sim de construir o conhecimen-to compartilhado, potencial-izando as inúmeras ideias e demandas populares que se apresentam com o projeto.

Nos espaços criativos e cola- borativos estruturados a par-tir dos laboratórios, basta ter uma ideia na cabeça e, com os equipamentos disponíveis, a orientação da equipe técnica e a troca de conhecimentos na comunidade, mais de mil pro-jetos já foram desenvolvidos.

REDE PÚBLICAFab lab livrE Sp COMO FAzEMOS

15 16

Page 10: Rua Rego Freitas, 454 – conj. 72/73, República – São Paulo ...itsbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/10/portfolioweb_2018.pdfversidades, poder público e empresas. Já tivemos

MINISTÉRIO DACIÊNCIA, TECNOLOGIA,

INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

SECRETARIA DEPOLÍTICAS E PROGRAMAS DE

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

TE

CN

OLO

GIA

AS

SIS

TIV

A E

AD

EQ

UA

ÇÃ

O D

E P

OS

TOS

DE

TR

AB

ALH

O P

AR

A P

ES

SO

AS

CO

M D

EF

ICIÊ

NC

IA: C

OM

O S

E F

AZ

?

Tecnologia Assistiva eTecnologia Assistiva eAdequação de Postos de trabalho Adequação de Postos de trabalho

para pessoas com de� ciência:para pessoas com de� ciência:como se faz?como se faz?

MINISTÉRIO DACIÊNCIA, TECNOLOGIA,

INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

SECRETARIA DEPOLÍTICAS E PROGRAMAS DE

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

DE EMPREGO APOIADO

PROJETOS

10

0 P

RO

JE

TO

S D

E E

MP

RE

GO

AP

OIA

DO

Capa 100 Projetos.indd 1 30/10/2017 09:57:33

itsbrasil.org.br/blog

fb.com/itsbrasil.institutodetecnologiasocial/

instagram.com/its.brasil

https://www.linkedin.com/in/itsbrasil

COMPARTILHAR E REALIzAR É A NOSSA PRÁTICA

Conheça nossas mídias sociais e acompanheas ações do instituto a partir de nossos canais e de nossa newsletter.

Entre em contato conosco!

Para desenvolver nossas ações, contamos sempre com parceiros nos setores público, privado e com o terceiro setor.

Já atuamos em parceria com mais de 600 OSCs em diferentes cidades, comunidades e escalas de projetos.

Atualmente, temos parceria com as Prefei-turas de São Paulo, Cubatão, Guarujá, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e diversas empresas da iniciativa privada, ora

PARCERIAScomo patrocinadoras do Emprego Apoiado via renúncia fiscal do PRONAS, ora como usuárias dos serviços de inserção da pessoa com deficiência em suas vagas de trabalho.

Possuímos parceria formal de intercâmbio técnico com a IBM do Brasil e o Instituto Fe- deral de São Paulo.

Estamos sempre abertos a novas parcerias e processos de colaboração.

SUSTENTABILIDADEGarantir a sustentabilidade do Instituto é fun-damental para dar continuidade aos projetos e ações de inclusão social, garantindo a per-petuação das transformações sociais conquis-tadas.

Acreditamos na expansão da cultura de do-ações no Brasil e aceitamos doações de pes-soas físicas, além de pessoas jurídicas (através da renúncia fiscal) como parte de nosso plano de Captação de Recursos e Financiamento, que está em fase de implementação.

Para isso, acreditamos ser fundamental man-ter a transparência de nossas contas e gestão de recursos e a comunicação com todos. Re-cebemos em 2018 o Selo Doar de Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor com conceito A.

É possível acessar em nosso site os relatórios anuais com nosso balanço financeiro auditora-do. Em nosso relatório, e com mais frequência em nosso blog e mídias sociais, publicamos sempre notícias de nossos projetos.

Nossa comunicação também tem como fun-damentação o compartilhamento. Todos os registros de projetos e as publicações ficam disponíveis para download.

São conteúdos formulados a partir do conhe-cimento acumulado nestes anos de trabalho que ficam publicados em nosso site.

Temos uma plataforma de ensino à distância e um curso sobre a Metodologia do Emprego Apoiado (e novos cursos em formulação!).

Realizamos palestras, seminários e atividades de capacitação, consultoria e sensibilização para equipes.

Converse conosco sobre a possiblidade de fi-nanciamento de projetos e atividades do Insti-tuto e para solicitar nossos produtos e serviços.

Apoie o ITS BRASIL, ajude a ampliar nossa atu-ação e seja parte ativa da transformação social que alcançaremos juntos.

17 18