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Voc sabe o que est comendo? Proteja-se!Saiba ler os rtulos dos alimentos

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<ul><li> 1. Voc sabe o que est comendo? Proteja-se! Saiba ler os rtulos dos alimentos</li></ul> <p> 2. Quantos produtos industrializados voc comeu hoje? Quais deles voc leu o rtulo? 3. Os rtulos so elementos essenciais de comunicao entre produtos e consumidores.As informaes devem ser claras e utilizadas para orientar a escolha adequada de alimento 4. Voc deve prestar ateno a 5 itens importantes: 1- nome do produto 2- lista de ingredientes 3- prazo de validade 4- tamanho da poro 5- tabela nutricional 5. o nome do produto, no a marca! 1 </p> <ul><li><ul><li>Por exemplo: </li></ul></li></ul> <p>com leite em p com mais amido de milho para alcanar a mesma consistncia Produtos semelhantes podem fazer voc se enganar, cuidado! IOGURTE BEBIDA LCTEA 6. </p> <ul><li><ul><li>Por exemplo:Uma barra de cereal com a seguinte lista... </li></ul></li></ul> <p>Ingredientes: acar, cacau, cereais, maltodextrina, malte, sal, aromatizantes, estabilizante carbonato de clcio, xarope de glicose, cobertura sabor chocolate (20%) (acar, gordura vegetal, cacau em p, soro de leite parcialmente desminerado, leite em p integral, massa de cacau, leite em p desnatado, sal, emulsificantes lecitina de soja e aromatizantes. ... rica em acar!! 2 A lista de ingredientes aparece em ordem decrescente de quantidade. Isto, o ingrediente que estiver em primeiro lugar o que tem MAIOR quantidade! Alimentos de ingredientes nicos como acar, caf, farinha de mandioca, leite, vinagre no precisam apresentar lista de ingredientes 7. 3 </p> <ul><li> estabelecido por: </li></ul> <ul><li><ul><li> Amostras dos produtos vo para cmaras que aceleram sua degradao, onde alimentos so submetidos a testes de temperatura 10 C acima da temperatura mdia do lugar mais quente em que ele comercializado ou testes que oscilam a temperatura entre quente e frio vrias vezes </li></ul></li></ul> <ul><li><ul><li> Se o teste apontar o perodo mximo para consumoem trs meses e 20 dias, o prazode validadeestampado na embalagem cai para trs meses. </li></ul></li></ul> <ul><li><ul><li> Degustadores e consumidores tambm avaliam o alimentocomparando itens recm-processados com itens embalados h mais tempo. </li></ul></li></ul> <p>Em local visvel e letra legvel! Importante para assegurar a qualidade do produto que voc est comprando 8. 4 Poro quantidade mdia que deveria ser consumida porpessoas sadiasdurante as refeiese, para facilitar a leitura indicada em medidas usuais (ex.: colher de sopa, copo americano, xcara) Fique esperto: nem sempre o tamanho da embalagem o tamanho da poro!!! Peso lquido = 360ml Poro = 200ml X 9. Informao nutricional composta por: Porcentagem do valor dirio (%VD) quanto este alimento atende s necessidades dirias deste nutriente5 BOLO SENSAO Informao Nutricional Poro de 100g (1 fatia mdia) Quantidade por poro %VD (*) Valor energtico 478 Kcal = 2007KJ Carboidratos 45g 15% Protenas 7,1g 9% Gorduras Totais 30g 54% Gorduras Saturadas 0,4g 2% Gorduras Trans 0,1mg ** Fibras 0,4g 2% Sdio 18,4mg 1% (*) % Valores dirios de referncia com base em uma dieta de 2000Kcal ou 8400KJ.Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Os valores dirios de cada nutriente para crianas so diferentes dos adultos 10. </p> <ul><li>Valor Energtico </li></ul> <ul><li> a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, protenas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energtico expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ) Obs: Quilojoules (kJ) outra forma de medir o valor energtico dos alimentos, sendo que 1 kcal equivale a4,2 kJ. </li></ul> <p>Carboidratos So os componentes dos alimentos cuja principal funo fornecer a energia para as clulas do corpo, principalmente do crebro.Protenas So componentes dos alimentos necessrios para construo e manuteno dos nossos rgos, tecidos e clulas.Gorduras Totais As gorduras so as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absoro das vitaminasA, D, E e K. As gorduras totais referem-se soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. 11. </p> <ul><li>Gorduras Saturadas </li></ul> <ul><li>Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do corao.</li></ul> <ul><li>Gorduras Trans </li></ul> <ul><li>Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do corao.</li></ul> <ul><li>Fibras </li></ul> <ul><li>Est presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas,</li></ul> <ul><li>hortalias, feijes e alimentos integrais. A ingesto de bras auxilia no funcionamento do intestino.</li></ul> <ul><li>Sdio </li></ul> <ul><li>Est presente no sal de cozinha e alimentos industrializados devendo ser consumido com moderao uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da presso arterial.</li></ul> <p> 12. 6 O tamanho da embalagem faz diferena na rotulagem nutricional? Sim. Os alimentos com embalagens cuja superfcie visvel para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm2 no necessitam apresentar a informao nutricional obrigatria. obrigatorio declarar a presena de glten? Todos os alimentos e bebidas embalados que contenham glten, como trigo, aveia, cevada, malte e centeio e/ou seus derivados, devem conter, no rtulo, obrigatoriamente, a advertncia: "CONTM GLTEN. A advertncia deve ser impressa nos rtulos dos alimentos e bebidas embalados em caracteres com destaque, ntidos e de fcil leitura. Todos os alimentos e bebidas embalados precisam de rotulagem nutricional? Todos com exceo das bebidas alcolicas; especiarias; guas minerais naturais; vinagres; sal, caf, erva mate, ch e outraservasem adiode outros ingredientes; asfrutas, vegetais e carnesin natura, refrigerados e congelados. 13. Alguns rtulos no apresentam todos os nutrientes, por qu? Em alguns casos o fabricante de alimentos pode utilizar a DECLARAO NUTRICIONAL SIMPLIFICADA. quando alguns nutrientes esto presentes em to baixas concentraesque estas so consideradas quantidades no signi cativas para a alimentao do indivduo Por que no aparece o %VD da gordura trans? Porque no existe valor estabelecido, uma vez que o consumo de gordura trans no deve ser estimulado. Deve-se procurar sempre observar os alimentos comos menores teores de gordura trans Por que algumas informaes aparecem como no signicativas? Porque os valores so to pequenos, apesar de no serem ZERO, que so considerados no signi cativos para o consumo. 14. Use as 5 regrinhas para escolher seus alimentos e saiba controlar o que voc come! 15. </p> <ul><li>Referncias Anvisa - Rotulagem de alimento: informao garante sade do consumidor 12 fevereiro de 2009, Braslia. Disponvel emhttp://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/120209.htm. [Acessado em 10/03/2011]. Anvisa - Rotulagem Nutricional Obrigatria Manual de Orientao aos Consumidores: Educao para o Consumo Saudvel. Braslia, 2001 Anvisa - Guia de bolso: manual de orientao aos consumidores - Educao para o consumo saudvel. Anvisa -Resoluo - RDC n 259, de 20 de setembro de 2002. Disponvel em:http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/259_02rdc.htm[Acesso em 10/03/2011].</li></ul>