roteiro práticas morfo i-2012.1

Upload: fred-rocha

Post on 17-Jul-2015

587 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Faculdade Delta UNIME SALVADORCINCIAS MORFOFUNCIONAIS I CICLO BSICO DE SADE

ROTEIROS DE AULAS PRTICAS E ESTUDOS DIRIGIDOS

PROFESSORES: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara e Daniela Andrade

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

INSTRUES GERAIS DA DISCIPLINA E LABORATRIO AULAS TERICAS E PRTICASNORMAS GERAIS:

1) Superfcies de trabalho: devero ser limpas e organizadas aps o trmino do trabalho. 2) Ler os roteiros antes de comear a prtica. 3) Quebra de material: notificar imediatamente o laboratorista ou o professor.

4) A limpeza, a organizao, o rigor cientfico e o mximo grau de observao nos fenmenos que ocorrem so indispensveis em todos os trabalhos de laboratrio. 5)Por educao no usar o celular no perodo da aula. 6) Evitar sadas desnecessrias da sala de aula, podendo acarretar em falta para o aluno. Todos tm o direito de ir e vir, portanto arcamos com as conseqncias. 7) Trabalhos/relatrios entregues fora do prazo no tero o mesmo valor daqueles que entregues dentro do prazo, ou tero nota igual a zero. 8)Teste no tem segunda chamada. 9) Respeitar o horrio das aulas. forem

NORMAS DE SEGURANA:

1)USO OBRIGATRIO DO JALECO: durante a aula no laboratrio. 2) USO DE LUVAS DE PROCEDIMENTO: trabalhos em que haja contato casual ou previsto com sangue, urina ou qualquer outro material que oferea risco de contaminao. 3) TERMINANTEMENTE PROIBIDO: fumar, comer, beber no laboratrio. 4) TERMINANTEMENTE PROIBIDO: sapatos e roupas inadequados ao laboratrio. (chinelo de dedo, sandlia aberta, bermudas e saias). 5) USO DE EQUIPAMENTOS: de acordo com o manual de instrues ou com o auxlio e informao do professor. Uma vez utilizado, deix-lo em condies de ser utilizado por outra pessoa. 6) FERIMENTOS: por mais simples que paream devem ser tratados imediatamente. Lavar as mos aps qualquer procedimento desenvolvido no laboratrio.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

CONCEITOS BSICOS EM ANATOMIA HUMANA PLANOS E EIXOSINTRODUO No estudo da Anatomia, as descries de qualquer parte do corpo humano consideram que o corpo est em uma posio especfica denominada posio anatmica. A fim de evitar confuses, os cientistas e os profissionais de sade referem-se a essa posio anatmica padro e usam um vocabulrio especial (termos direcionais) para relacionar as partes do corpo entre si. (Tortora &Grabowski) MATERIAIS: Atlas de Anatomia Modelos anatmicos OBJETIVO DA ATIVIDADE: Definir os termos direcionais e os planos e seces anatmicos usados para localizar as partes do corpo humano. ATIVIDADE 1. Observe a figura abaixo e descreva o indivduo em posio anatmica.

2. Identifique os planos de seco representado nas imagens abaixo.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

3. Observe atentamente os termos direcionais. Quadro 1. Termos direcionais utilizados para localizar precisamente vrias partes do corpo uma em relao outra.

Termos direcionaisSuperior (ceflico ou cranial) Inferior (caudal) Anterior (ventral) Posterior (dorsal) Medial Lateral Proximal Distal Superficial Profundo

DefinioEm direo cabea, ou a parte superior de uma estrutura. Em direo oposta cabea, ou parte inferior de uma estrutura. Mais prximo ou na frente do corpo. Mais prximo ou no dorso do corpo. Mais prxima da linha mediana ou plano sagital mediano. Mais distante da linha mediana ou plano sagital mediano. Mais prximo da fixao de um membro ao tronco; mais prximo do ponto de origem ou de seu incio. Mais distante da fixao de um membro ao tronco; mais distante do ponto de origem ou de seu incio. Em direo ou na superfcie do corpo. Distante da superfcie do corpo.

4. Analise as sentenas abaixo identificando as regies do corpo no modelo anatmico, e defina o termo direcional apropriado para cada lacuna. Os termos direcionais encontram-se listados no Quadro 1. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Os pulmes so ............................. ao corao. O mero ................................. ao rdio. O corao ............................................. ao fgado. As costelas so ................................ pele do trax e do dorso. O estmago ............................................ aos pulmes. O esterno ................................... ao corao. O esfago ................................... traquia. A ulna .................................. ao rdio. As costelas so .............................. aos pulmes. As falanges so .............................. aos ossos carpais.

Aplicao do contedo prtico. 1. Fernando estava tentando bater o recorde do ptio do recreio, da maior permanncia de cabea para baixo em uma barra paralela. Ele no conseguiu bater o recorde e pode ter quebrado seu brao. O tcnico da sala de emergncia gostaria de ter uma radiografia do brao de Fernando na posio anatmica. Use os termos anatmicos apropriados para descrever a posio do brao de Fernando na radiografia.Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

2. H um espelho mgico, em uma casa de diverses, que esconde metade de seu corpo e duplica a imagem da sua outra metade. No espelho, voc pode fazer proezas espantosas, tais como levantar ambas as pernas do cho. Ao longo de que plano o espelho est dividindo seu corpo? Um espelho diferente, na sala seguinte, mostra seu reflexo com duas cabeas, quatro braos e nenhuma perna. Ao longo de qual plano esse espelho est dividindo o seu corpo?

3. Luis estava tentando impressionar Mara com uma histria sobre seu ltimo jogo de vlei. O treinador me disse que eu sofri uma leso caudal regio dorsal cubital anterior em minha virilha. Mara respondeu: Penso que ou voc ou seu treinador sofreu uma leso enceflica. Por que Mara no ficou impressionada pela habilidade atltica de Luis?

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORTECIDO EPITELIALINTRODUO O tecido epitelial ou, mais simplesmente, epitlio pode ser dividido em dois grupos: epitlio de revestimento e epitlio glandular. O epitlio consiste, em grande parte ou totalmente, de clulas justapostas, com pouco material extracelular entre elas, e as clulas se dispem em folhetos contnuos, seja em camadas nicas ou mltiplas. (Tortora &Grabowski) MATERIAIS Atlas de histologia Lminas histolgicas OBJETIVO DA ATIVIDADE: Observar os cortes histolgicos e discutir as caractersticas gerais dos epitlios apresentados. ATIVIDADE 1. Observe microscopicamente as lminas indicadas. Identifique os epitlios presentes na mucosa de cada rgo, desenhe-os nos espaos circulares e discuta a respeito desses epitlios.

1. Lmina 1 : Esfago epitlio estratificado pavimentoso no-queratinizado

2. Lmina 2: Estmago epitlio simples colunar

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

3. Lmina 3 Traquia epitlio pseudo-estratificado colunar ciliado com clulas caliciformes

4. Lmina 4 Bexiga epitlio de transio

Aplicao do contedo prtico. 1. Seu primo de 10 anos est impaciente para colocar um piercing na sombrancelha, como seu irmo mais velho. Enquanto isso, perambula pela casa com agulhas enfiadas nas pontas dos dedos. No h sangramento. Que tipo de tecido ele perfurou e como voc sabe disso?

2.

Seu colega de laboratrio Samir colocou, ao microscpio, uma lmina de tecido rotulada como tuba uterina. Focando a lmina, ele exclamou: Veja! Ela toda cabeluda! Explique a Samir o que aquele cabelo , na realidade.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORTECIDO CONJUNTIVOINTRODUO O tecido conjuntivo um dos tecidos mais abundantes e de distribuio ampla no corpo. Em suas formas variadas, o tecido conjuntivo tem muitas funes. O tecido conjuntivo constitudo de dois elementos bsicos: as clulas e a matriz, composta de fibras de protenas e substncia fundamental. Cada tipo de tecido conjuntivo tem propriedades exclusivas, com base nos materiais especficos da matriz existente entres as clulas. (Adaptado de Tortora &Grabowski) MATERIAIS Atlas de histologia Lminas histolgicas OBJETIVO DA ATIVIDADE Observar os cortes histolgicos e discutir as caractersticas gerais dos diferentes tecidos conjuntivos apresentados. ATIVIDADE 1. Observe microscopicamente as lminas indicadas. Identifique os elementos presentes no tendo e na cartilagem hialina, desenhe-os nos espaos circulares. Lmina 1 : Tendo (HE) Lmina 2: Cartilagem hialina (HE)

O tendo constitudo por tecido conjuntivo denso modelado. Observar que as fibras colgenas so acidfilas e esto dispostas em feixes paralelos nesse tecido. Observar tambm que o longo eixo das fibras acompanha os ncleos dos fibroblastos (corados pela hematoxilina).

Observar a presena de pericndrio contendo condroblastos. Observar a matriz cartilaginosa basfila prxima ao pericndrio. Na matriz encontramos os condrcitos no interior de lacunas.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

Aplicao do contedo prtico.

O colgeno o novo cosmtico milagroso. Anuncia-se que ele torna seus cabelos brilhantes e a pele corada, podendo tambm ser injetada para reduzir as rugas. O que colgeno? Se voc quisesse lanar sua prpria linha de cosmticos, que tecido ou estrutura voc supriria com colgeno?

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORSISTEMA TEGUMENTARINTRODUO A pele ou membrana cutnea cobre a superfcie corporal externa. o maior rgo do corpo em rea superficial e peso. Estruturalmente, a pele consiste em duas partes principais: a poro superficial, mais delgada, que composta de tecido epitelial, a epiderme. A parte mais profunda, mais espessa, composta de tecido conjuntivo, a derme. (Adaptado de Tortora &Grabowski) MATERIAIS Atlas de histologia Lminas histolgicas

OBJETIVO DA ATIVIDADE Descrever a estrutura da pele e identificar as suas camadas. ATIVIDADE 1. Observe microscopicamente a lmina indicada. Identifique os elementos presentes na pele e desenhe-os nos espaos circulares.

Lmina: Pele fina (HE)

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORSISTEMA REPRODUTOR FEMININOINTRODUO O sistema reprodutor feminino formado por rgos genitais externos e internos. Os rgos externos so representados pelos pequenos e grandes lbios vaginais e pelo clitris, que em conjunto formam a vulva. Os rgos reprodutores femininos internos so os ovrios, as tubas uterinas, tero e vagina.

MATERIAIS Atlas de anatomia e de histologia Modelos anatmicos Lminas histolgicas

OBJETIVO DA ATIVIDADE Identificar os rgos do sistema genital feminino e descrever a organizao histolgica dos ovrios. ATIVIDADE 1. Observe as figuras abaixo e identifique as estruturas enumeradas.

2 1

3

4 5

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

2. Observe a lmina abaixo e descreva as caractersticas histolgicas do rgo. Lmina 1: ovrio

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORSISTEMA REPRODUTOR MASCULINOINTRODUO O Sistema reprodutor masculino composto pelos dois testculos (as gnadas masculinas), por um sistema de ductos genitais, pelas glndulas acessrias e pelo pnis. Os testculos so constitudos por uma rede de tbulos seminferos formados por um epitlio germinativo envolvido por uma lmina basal. Dentro dos tbulos seminferos encontramos as clulas da linhagem germinativa e as clulas de Sertoli, enquanto no interstcio esto os fibroblastos e as clulas de Leydig. (Adaptado de Gartner e Hiatt) MATERIAIS Atlas de anatomia e de histologia Modelos anatmicos Lminas histolgicas OBJETIVO DA ATIVIDADE Identificar os rgos do sistema genital masculino e descrever a organizao histolgica e as funes dos testculos. ATIVIDADE 1. Liste os rgos do sistema genital masculino nas imagens abaixo. Em seguida, identifique-os nos modelos anatmicos.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

2. Observe o esquema de uma pequena poro do testculo e em seguida observe microscopicamente a lmina indicada. Com ajuda de atlas de histologia, tente identificar as estruturas apresentadas e desenhe-as no espao circular. Diagrama esquemtico de uma pequena poro do testculo.

Lmina: Testculo (HE)

Atividade 3: Descreva as funes das clulas de Sertoli e das clulas de Leydig.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORTECIDO OSSEOINTRODUO Apesar de sua aparncia simples, o osso um tecido vivo dinmico que reconstitudo continuamente. Cada osso individual um rgo, por ser composto por vrios tecidos diferentes que funcionam em conjunto: osso, cartilagem tecido conjuntivo denso, epitlios, vrios tecidos hematopoiticos, tecido adiposo e tecido nervoso. O tecido sseo consiste de clulas amplamente separadas, circundadas por grande quantidade de matriz substncia intercelular. Os trs tipos principais de clulas so os osteoblastos, os ostecitos e os osteoclastos. A matriz contm fibras colgenas (orgnicas) e os sais minerais, que consiste principalmente em fosfato de clcio (inorgnico). O tecido sseo compacto (denso) consiste em steons (sistemas haversianos) com pouco espao entre eles. O osso compacto situa-se sobre o osso esponjoso e compe a maior parte do tecido sseo da difise. O tecido sseo esponjoso consiste em trabculas circundando muitos espaos cheios de medula ssea vermelha. Ele constitui a maior parte da estrutura dos ossos curtos, planos e irregulares, e as epfises dos ossos longos. (Adaptado de Tortora &Grabowski)Estrutura interna dos ossos

Principais diferenas entre o tecido sseo compacto e esponjoso:

MATERIAIS Atlas de histologia Lminas histolgicas OBJETIVO DA ATIVIDADE Observar os cortes histolgicos e discutir as caractersticas gerais dos diferentes ossos.

ATIVIDADE: Observe microscopicamente as lminas indicadas. Identifique os elementos presentes nos ossos compactos e no esponjoso, desenhe-os nos espaos circulares.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADOR

Lmina 1 : Tecido sseo compacto (HE)

Lmina 2: Tecido sseo esponjoso (HE)

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORANATOMIA DO SISTEMA ESQUELTICO

ORIENTAES: O estudo deve ser feito em grupo, e seguir rigorosamente os roteiros. Nunca pea auxlio do professor antes de tentar, dentro do seu grupo, com todas informaes e meios que tm a seu dispor (modelos e peas anatmicas e atlas de anatomia) para resolver a dificuldade. O aprendizado depende muito de sua capacidade de observar, raciocinar, comparar, discutir e deduzir, junto com seus colegas de grupo. Porque, alm da Anatomia, h um objetivo maior que se deseja ver atingido: aprender a aprender. Identifique os ossos longos: fmur, mero, rdio, ulna, fbula, falanges. Identifique os ossos planos do crnio Identifique os ossos curtos: tarso e carpo Identifique os ossos irregulares: ex. vrtebras Identifique os ossos pneumticos: frontal, maxilar, esfenide e etmide. Identifique ossos sesamides: Patela Examine o esqueleto a sua frente. Observe como ele est constitudo de partes articuladas entre si. Identifique e cite as partes que correspondem ao esqueleto axial e ao esqueleto apendicular. 8- Observar os ossos do crnio 9- COLUNA VERTEBRAL - Identificar as regies da coluna vertebral - Identificar no esqueleto os forames intervertebrais e os discos Intervertebrais. 10- Caixa Torcica: esterno, vrtebras torcicas e costelas. - Osso Esterno: Manbrio / Corpo / Processo xifide - Costelas: . Costelas verdadeiras: primeira a stima costelas . Costelas falsas: oitava a dcima . Costelas flutuantes da dcima primeira e dcima segunda. 11- Visualizar os ossos e seus principais acidentes anatmicos: Cintura Escapular: Clavcula / Escpula Membro superior: mero / Rdio / Ulna / Carpo / Metacarpo / Falanges Cintura plvica: Ossos do quadril Membro Inferior: Fmur / Patela / Tbia / Fbula / Metatarso / Tarso / Falanges 1234567-

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORSistema Muscular INTRODUOOs msculos so estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulaes e pela sua contrao so capazes de transmitir-lhes movimento. Este efetuado por clulas especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os msculos so capazes de transformar energia qumica em energia mecnica. O msculo vivo de cor vermelha e essa colorao denota a existncia de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. O tecido muscular representa cerca de 40-50% do peso corporal total e participam de inmeras funes tais como: a produo dos movimentos corporais; estabilizao das posies corporais; regulao do volume dos rgos; movimento de substncias dentro do corpo e produo de calor.

OBJETIVO Descrever a histologia e as caractersticas anatmicas dos msculos. ATIVIDADES 1. Observando a imagem abaixo, correlacione as funes dos 3 tipos de msculo do corpo.

1

2

3

2. Identificar os 3 tipos de tecido muscular representado abaixo e descrever as principais caractersticas de cada um. 1 2 3

3. Em membros dissecados, examine: Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORa) a musculatura esqueltica e identifique o ventre muscular e os tendes. b) as diferenas quanto ao aspecto e colorao dos tendes e ventres observados. c) a existncia de lminas de tecido conjuntivo envolvendo ainda alguns dos msculos observados. - Qual o nome deste envoltrio? d) o msculo reto do abdome, observando que ele possui vrios ventres separados por tendes. - Como esse msculo classificado?

4. Tente observar msculos: Longos Largos Fusiformes Em leque Em forma de pena Bceps Trceps Poligstrico Digstrico

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORESTUDO DIRIGIDO: PERODO FETAL, PARTO e LACTAODurante o perodo fetal, os tecidos e rgos que se desenvolveram durante o perodo embrionrio crescem e se diferenciam. Raras estruturas novas aparecem durante o perodo fetal, mas a taxa de crescimento corporal notvel, especialmente entre a 9. e a 16. semanas. (...) O feto, neste perodo, menos vulnervel aos efeitos prejudiciais de drogas, radiaes e micrbios do que era como embrio. (Tortora & Grabowiski) OBJETIVO: Definir o perodo fetal resumindo seus principais eventos, descrever as fases do trabalho de parto e definir a lactao. METODOLOGIA: Formar grupos de 4-5 discentes e com auxlio de material bibliogrfico e livros texto, responder s questes de 1 a 10, usando caneta azul ou preta. OBS.: No ser aceito ED respondido lpis ou digitado.

1. Diferenciar perodo embrionrio de perodo fetal. 2. Descrever como calculada a idade da gestao segundo definio da Organizao Mundial de Sade. Segundo essa conveno, uma gestante cuja idade do feto de 38 semanas est em qual perodo da gestao (em semanas)? 3. Citar resumidamente as mudanas representativas durante as fases do desenvolvimento fetal abaixo listadas: a) 9-12 semanas b) 13 a 16 semanas c) 17 a 20 semanas d) 21 a 25 semanas e) 26 a 29 semanas f) 30 a 34 semanas g) 35 a 38 semanas 4. Definir agentes teratgenos e citar 2 exemplos. 5. Citar os 3 estgios do trabalho de parto. 6. Citar o que acontece com a placenta e o cordo umbilical depois do nascimento. 7. Definir lactao. 8. Citar o principal hormnio responsvel pela produo de leite materno e a glndula que o secreta. 9. Descrever a funo da ocitocina. 10. Definir colostro.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.

Faculdade Delta UNIME SALVADORESTUDO DIRIGIDO: INTRODUO FARMACOLOGIAOBJETIVO: Definir Farmacologia, suas reas e termos comumente usados nesta cincia. METODOLOGIA: Formar grupos de 4-5 discentes e com auxlio de material bibliogrfico e livros texto, responder s questes de 1 a 5, usando caneta azul ou preta. OBS.: No ser aceito ED respondido lpis ou digitado.

1. Conceituar Farmacologia e definir a origem da palavra.

2. Definir os termos: a) Frmaco b) Remdio c) Medicamento d) Droga e) Placebo

3. Definir as diversas reas da Farmacologia descritas abaixo: a) Farmacodinmica b) Farmacocintica c) Farmacognosia d) Farmacoterapia e) Farmacotcnica f) Fitoterapia

4. Pesquisar e conceituar o termo Imunofarmacologia

5. Dentro da Farmacologia, definir: absoro, biodisponibilidade, biotransformao, distribuio, metablito, excreo e meia-vida.

Professores: Ana Paula Almeida, Gisele Lopes, Kathleen Souza, Maria Clara Oliveira e Daniela Andrade.