roteiro para analisar obra literária (1)

5
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Literatura Infantil Profª: Elisa Dalla-Bona Nome do (s) aluno (s): ANÁLISE DE UMA OBRA DA LITERATURA INFANTIL Título do livro: O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado. Autor: Don e Audrey Wood Ilustrador: Don Wood Adaptador/tradutor/organizador: Gilda de Aquino Editora: Brinque-Book Ano de publicação: 2012 Categoria: Texto em prosa: ( ) pequenas histórias (X) conto ( ) clássico da literatura infantil Pequeno resumo É a história do Ratinho que colhe um morango e descobre a existência do grande urso esfomeado que adora morangos maduros. O ratinho tenta então, esconder, disfarçar e guardar o morango, mas descobre que o único jeito de o urso não pegar a fruta, é comendo-a. Para cada questão, marque Sim (S), Não (N), ou Não se Aplica (NA). QUALIDADE DO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAl Condições de leitura e ilustração S N NA 1. Impressão favorece a leitura (relação texto e imagens; escolha da fonte e corpo; espaçamento entre linhas) x Paratexto 2. O prefácio/a apresentação estimula e enriquece a leitura X 3. A biografia do autor promove a contextualização do autor no universo literário x

Upload: conrado-schramme

Post on 21-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Roteiro para analise de obra literária - Pedagogia

TRANSCRIPT

Page 1: Roteiro Para Analisar Obra Literária (1)

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Literatura InfantilProfª: Elisa Dalla-Bona

Nome do (s) aluno (s):

ANÁLISE DE UMA OBRA DA LITERATURA INFANTIL

Título do livro: O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado.Autor: Don e Audrey WoodIlustrador: Don WoodAdaptador/tradutor/organizador: Gilda de AquinoEditora: Brinque-BookAno de publicação: 2012

Categoria: Texto em prosa: ( ) pequenas histórias (X) conto ( ) clássico da literatura infantil

Pequeno resumo

É a história do Ratinho que colhe um morango e descobre a existência do grande urso esfomeado que adora morangos maduros. O ratinho tenta então, esconder, disfarçar e guardar o morango, mas descobre que o único jeito de o urso não pegar a fruta, é comendo-a.

Para cada questão, marque Sim (S), Não (N), ou Não se Aplica (NA).

QUALIDADE DO PROJETO GRÁFICO-EDITORIAl

Condições de leitura e ilustração S N NA

1. Impressão favorece a leitura (relação texto e imagens; escolha da fonte e corpo; espaçamento entre linhas)

x

Paratexto

2. O prefácio/a apresentação estimula e enriquece a leitura X

3. A biografia do autor promove a contextualização do autor no universo literário x

4. Outros paratextos (orelha, quarta capa, encartes, etc.) estimulam e enriquecem a leitura

X

5. Nas traduções e adaptações, o prefácio (ou outro paratexto) contextualiza a obra para o leitor

x

Conjunto gráfico-editorial6. O livro apresenta capa apropriada ao projeto estético-literário da obra e aos leitores potenciais

X

7. As ilustrações dialogam com o texto verbal, ampliando suas possibilidades significativas

x

Síntese da avaliação e alguns exemplos comprobatórios, citando a página:

Page 2: Roteiro Para Analisar Obra Literária (1)

O texto tem toda a relação com a ilustração, principalmente das páginas 18 a 25, nas quais o ratinho tenta esconder, disfarçar e guardar o morango.

É possível compreender a história apenas com a ilustração. A impressão favorece a leitura, com fonte grande, de cor que contrasta com o fundo da página e com um bom espaçamento entre linhas. Pode-se observar esta questão em qualquer página do livro.

A capa e as ilustrações do interior do livro são esteticamente bonitas, com cores fortes que chamam a atenção do leitor. As ilustrações ocupam todo o espaço da página e são bem definidas, de maneira que o leitor identifique claramente cada relação pictórica.

Na página 35, há a biografia da autora e do ilustrador, e pode-se perceber que ambos têm formação artística e tiveram contato com o mundo literário desde cedo. Após o nascimento do filho do casal, começaram a escrever e ilustrar livros infantis.

QUALIDADE DO TEXTO

Qualidade literária do texto S N NA

8. Há coerência entre as partes do texto verbal e/ou visual X

9. Explora com consistência as possibilidades do gênero literário proposto X

10. As falas diretas de personagens são adequadas às suas variáveis sociais/dialetais X

11. O tema recebe tratamento consistente e é desenvolvido em harmonia com recursos narrativos e poéticos

x

12. Foge a estereótipos no texto e nas ilustrações X

13. As adaptações e traduções apresentam qualidade literária X

Qualidade da interação com o leitor14. O tema é adequado às expectativas do leitor pretendido X

15. Oferece um grau de abertura que convide à participação criativa na leitura X

16. Evita conduzir explicitamente opinião/comportamento do leitor X

17. Mobiliza o leitor, instigando-o a estabelecer relações com outros textos na leitura X

18. Apresenta linguagem adequada ao público-alvo X

19. Amplia as referências estéticas, culturais e éticas do leitor, contribuindo para a reflexão sobre a realidade, sobre si mesmo e sobre o outro

x

Síntese da avaliação e alguns exemplos comprobatórios, citando a página.

Há coerência verbal e visual, de maneira que em algumas páginas, o leitor consiga entender a história apenas com a ilustração (páginas 20, 22 e 26, por exemplo).

Deixa o leitor curioso com o desdobramento da história, na página 25.

Page 3: Roteiro Para Analisar Obra Literária (1)

O texto não apresenta esteriótipos. Na disputa pelo morango, o urso não aparece como personagem mau, mas que possui os mesmos interesses do ratinho, nas páginas 11 e 13, por exemplo.Oferece grau de abertura nas páginas 25, 26, 27, 28 e 29, em que instiga o leitor sobre a única maneira do mundo de o urso não comer o morango.

O tema é desenvolvido de maneira harmônica, numa sequência lógica, com linguagem simples, porém bem elaborada, acessível à compreensão do público infantil.

O livro não conduz a opinião do leitor, permitindo que este possa pensar e imaginar a trama da história por si próprio (p. 8 à 25).

O tema é adequado ao público infantil, pois trata da angústia (p.19), do medo da perda (p.16) e do egoísmo (divisão do morango na página 29 e 31), o ratinho é manipulado pelo narrador a dividir o morango (p.29) sendo abordado de uma maneira leve e divertida. O ratinho tem sentimentos humanos e o livro não tem como finalidade o ensino da generosidade para as crianças, visto que o ratinho divide o morango apenas para facilitar na hora de se alimentar, e não por bondade, expressando o sentimento humano do egoísmo.

O conto faz referência à fábula “O ratinho e o leão”, cuja moral é “não devemos subestimar os outros”, sendo que o ratinho, animal de pequeno porte, consegue comer o morango ao invés do urso grande.

No que diz respeito à tradução, aparenta ser de boa qualidade, não apresentando palavras desconexas ou com vários sentidos, respeitando a qualidade do texto original que está escrito na língua inglesa.