rompimento da barragem em mariana

16
Rompimento da barragem em Mariana

Upload: ana-claudia-de-oliveira

Post on 15-Apr-2017

18 views

Category:

Internet


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rompimento da barragem em mariana

Rompimento da barragem em Mariana

Page 2: Rompimento da barragem em mariana

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

Page 3: Rompimento da barragem em mariana

A cidade

Page 4: Rompimento da barragem em mariana

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas

Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.

.

Page 5: Rompimento da barragem em mariana

OS DESABRIGADOS

Page 6: Rompimento da barragem em mariana

A quem pertencem as barragens?À mineradora Samarco, empresa fundada em 1977 que produz pequenas bolas de minério de ferro usadas na produção de aço. A Samarco é controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton. Ela opera em Minas Gerais e no Espírito Santo e é a 10ª maior exportadora do país. Após a tragédia, a empresa suspendeu as atividades de mineração na região. O governo de Minas embargou o licenciamento de funcionamento da empresa, que não pode extrair minério até o cumprimento de exigências de segurança.

Page 7: Rompimento da barragem em mariana

Panorama do desastre

Page 8: Rompimento da barragem em mariana

Danos à infraestrutura de Mariana

Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), serão necessários 100 milhões de reais para reparar os danos causados à infraestrutura do município. Esse valor corresponde a quatro vezes o valor que o município recebeu, em 2015, a título de royalties(Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais ou CFEM), pelo minério explorado: entre janeiro a outubro deste ano, Mariana recebeu da O total pago em 2015 pela Samarco, a título de CFEM (calculada à base de 2% sobre o valor

líquido da venda do minério), é de cerca de 37,4 milhões de reais. Desse valor, 65% (24,3 milhões de reais) vão para o município; o restante é dividido entre o governo de Minas Gerais (23%) e a União (12%). A Samarco lucrou 13,3 bilhões de reais entre 2010 e 2014. O lucro de 2014 foi de 2,8 bilhões de reais, segundo dados do site da empresa.

A suspensão da licença ambiental da Samarco em dezembro de 2015 e subsequente embargo das atividades causou impacto negativo na economia de Mariana, com quedas de 60% no comércio e perdas de R$ 5 milhões em arrecadação. Moradores fizeram em março de 2016 protestos pedindo a volta das atividades da Samarco, que esperava ainda naquele ano reativar a mineração na região.

Page 9: Rompimento da barragem em mariana

Rua de Bento Rodrigues após o desastre

Page 10: Rompimento da barragem em mariana

Rompimento da barragem de Fundão

Page 11: Rompimento da barragem em mariana

Rompimento de barragem em Mariana: perguntas e respostas

De quem são as barragens?

A mineradora Samarco é a empresa que beneficia o minério na região, aumentando seu teor de ferro, para depois exportar a outros países. Fundada em 1977, ela é uma empresa de capital fechado controlada por duas acionistas, ou donas: a anglo-australiana BHP Billiton Brasil Ltda. e a brasileira Vale S.A. Cada uma controla metade. Os rejeitos dessa exploração eram estocados pelas barragens.

Como foi o rompimento?

Inicialmente, a mineradora Samarco havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu. Na verdade, o rompimento de Fundão provocou o vazamento dos rejeitos que passaram por cima de Santarém, que permaneceu intacta.

Page 12: Rompimento da barragem em mariana

Quantos distritos foram afetados?

A onda de lama continua a atingir outras comunidades, como Paracatu de Baixo e Camargos, e as cidades de Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado e cidades do Leste de Minas, como Governador Valadares. A lama também chegou ao Espírito Santo, levada pelo Rio Doce, afetando Regência, Linhares, Baixo Gandu e Colatina. Veja abaixo (antes e depois) como ficaram algumas regiões atingidas pela lama:

Page 13: Rompimento da barragem em mariana

O que provocou o rompimento?

As causas ainda estão sendo investigadas. A Samarco informou ter registrado dois pequenos tremores na área duas horas antes do rompimento. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registrou dois tremores próximos ao local, de baixa magnitude. “Uma das coisas ainda em discussão é se esse é um evento natural ou desencadeado pelos 

Page 14: Rompimento da barragem em mariana

Antes

Page 15: Rompimento da barragem em mariana

DEPOIS

Page 16: Rompimento da barragem em mariana

E PARA ELES O QUE É FELICIDADE, TALVEZ UM SIMPLES RECOMEÇO.

ANA OLIVEIRA