roma prof arrais hist

21
ROMA

Upload: pre-vestibular-sentido

Post on 22-Jun-2015

886 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Aula de História do Professor Arrais do Sentido Pré-Vestibular - Brasília, DF www.sentidoprevestibular.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Roma Prof Arrais Hist

ROMA

Page 2: Roma Prof Arrais Hist

ORIGENS

Rômulo e RemoEnéias e a fuga de Troia –

A Eneida de Virgílio

Page 3: Roma Prof Arrais Hist

“Tremendas guerras e o varão lançadoDe Tróia pela força do Destino,Que, em fuga, a Itália veio (...).E não menor a luta, suportada,Depois por ele, até que conseguisseNo Lácio ter cidade levantada,Cidade prometida, em cujo seioSe gerou a imortal raça latina,Da qual a estirpe albânica proveio,E Roma excelsa que o provir domina!”

Eneida - Virgílio

Page 4: Roma Prof Arrais Hist
Page 5: Roma Prof Arrais Hist

As Guerras Púnicas

Page 6: Roma Prof Arrais Hist
Page 7: Roma Prof Arrais Hist

Maquiavel e a República Romana(...) desde a expulsão dos reis até os tempos de Mário e Sila, Roma não viu nenhum cidadão usurpar a liberdade. Não tinha, portanto, motivo para desconfiar deles, e, em consequência, nenhuma razão para ofendê-los gratuitamente. Em Atenas aconteceu o contrário. Sob a aparência de uma falsa probidade, Psistrato roubou a liberdade dos atenienses quando esta florescia. Por isso, ao reaver sua liberdade, a lembrança das ofensas sofridas e da escravidão tornou Atenas vingativa. Os cidadãos eram punidos não só pelos crimes, mas pela sombra de um equívoco. Daí a morte e o exílio impostos a tantos homens ilustres, o ostracismo (...)

Page 8: Roma Prof Arrais Hist

Não devemos louvar Roma ou condenar Atenas, mas simplesmente reconhecer a situação que as conduziram a acontecimentos diferentes, ocorridos em uma e outra cidade. Se Roma tivesse sua liberdade destruída, como Atenas, não trataria com menos crueldade seus cidadãos.”

Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio – Nicolau Maquiavel.

Page 9: Roma Prof Arrais Hist

O PRIMEIRO TRIUNVIRATO

• Júlio César•Pompeu•Crasso

Page 10: Roma Prof Arrais Hist

O vínculo entre general e legionários começou progressivamente a assimilar-se ao existente entre patrão e cliente na vida civil: a partir de Mário e Sila, os soldados procuravam os seus generais para a reabilitação econômica e os generais usavam os soldados para incursões políticas. Os exércitos tornaram-se instrumentos de comandantes populares e as guerras começaram a ser aventuras privadas de cônsules ambiciosos: Pompeu na Bitínia, Crasso na Pátria e César na Gália. As disputas entre as facções pela política municipais eram agora no campo militar. O resultado foi a eclosão da guerra civil.

Perry Anderson

Page 11: Roma Prof Arrais Hist

O Triunfo de César

Page 12: Roma Prof Arrais Hist

O ASSASSINATO DE CÉSAR

Page 13: Roma Prof Arrais Hist

O Segundo Triunvirato

• Em verde a área sob o comando de Otávio Augusto, em azul a de Marco Antônio (em azul claro, são os aliados de Marco Antônio)

Page 14: Roma Prof Arrais Hist

AUGUSTO

Page 15: Roma Prof Arrais Hist

O Legado Romano

Page 16: Roma Prof Arrais Hist

O PANTEÃO

Page 17: Roma Prof Arrais Hist

Cloaca Máxima

Page 18: Roma Prof Arrais Hist

Todos os caminhos levam a Roma

Page 19: Roma Prof Arrais Hist
Page 20: Roma Prof Arrais Hist

O Direito RomanoHoje se um sujeito que deve na praça e, não tem como pagar, os bens desse indivíduo são o alvo e podem ser penhorados, (imóveis, automóveis, geladeira, fogão, televisão etc). Claro que tudo depende de quem está cobrando. Se for a Receita Federal por exemplo, tenha certeza que até roupas íntimas entram como pagamento dessas dívidas.

Mas algo interessante dizia na Lei das XII Tábuas (450 a.C.), se o sujeito tivesse contraído dívidas e não conseguisse honrar com seus compromissos podia ele ser cortado em pedaços e distribuído entre seus devedores, ou seja, se ele devesse pra 5 pessoas o sujeito era dividido em 5 partes.

Page 21: Roma Prof Arrais Hist

Pão e Circo