roda news · ... da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, ... e principalmente na mudança...

4
w w w . r o d a l o g . c o m . b r Edição 12 - Jan/Fev 2018 Pág. 02 Palavra do Diretor Pág. 03 Perfil Destaque Pág. 04 Espaço Saúde SEGURANÇA NO TRÂNSITO Próxima auditoria DPO Blumenau – Abril/2018 RODA News Fique ligado! O Brasil aparece em quinto lugar entre os re - cordistas em mortes no trânsito, atrás da Ín - dia, China, EUA e Rússia, países muito mais populosos. Existe uma verdadeira epidemia de acidentes, que tiram vidas e deixam sequelas. Além das perdas emocionais, a tragédia dos mortos e acidentados custa bilhões de reais por ano. O montante representa mais de 2% de toda a ri - queza produzida no país. É uma conta cara que dividimos entre todos brasileiros que pagam impostos. Distração, imprudência e desrespeito às re - gras de trânsito somam quase 94% dos moti - vos dos acidentes. Ou seja, falhas humanas ! Uso de álcool e ou - tras drogas ao volante, excesso de velocidade, falta de uso de capacete, da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, e também uso do ce - lular são outras causas. A infraestrutura deveria ser muito melhor, não há dúvidas, mas a prevenção dos acidentes de - pende de cada indivíduo, seja pedestre, ciclis - ta ou condutor de veículos. Distração, imprudência e desrespeito - Pare um instante e reflita: "Como estou digirin - do????" Treinamento Puxada - Time Sapucaia Treinamento Puxada - Time Eldorado Treinamento Puxada - Time Caxias

Upload: vuongphuc

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RODA News · ... da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, ... e principalmente na mudança de com-portamento como um todo. ... podemos colocar a segurança em segundo plano

w w w . r o d a l o g . c o m . b r

Edição 12 - Jan/Fev 2018

Pág. 02Palavra do Diretor

Pág. 03Perfil Destaque

Pág. 04Espaço Saúde

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Próxima auditoria DPOBlumenau – Abril/2018

RODA News

Fique ligado!

O Brasil aparece em quinto lugar entre os re-cordistas em mortes no trânsito, atrás da Ín-dia, China, EUA e Rússia, países muito mais populosos.Existe uma verdadeira epidemia de acidentes, que tiram vidas e deixam sequelas. Além das perdas emocionais, a tragédia dos mortos e acidentados custa bilhões de reais por ano. O montante representa mais de 2% de toda a ri-queza produzida no país. É uma conta cara que dividimos entre todos brasileiros que pagam impostos.Distração, imprudência e desrespeito às re-gras de trânsito somam quase 94% dos moti-vos dos acidentes.Ou seja, falhas humanas! Uso de álcool e ou-tras drogas ao volante, excesso de velocidade, falta de uso de capacete, da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, e também uso do ce-lular são outras causas.A infraestrutura deveria ser muito melhor, não há dúvidas, mas a prevenção dos acidentes de-pende de cada indivíduo, seja pedestre, ciclis-ta ou condutor de veículos. Distração, imprudência e desrespeito - Pare um instante e reflita: "Como estou digirin-do????"

Treinamento Puxada - Time Sapucaia

Treinamento Puxada - Time Eldorado

Treinamento Puxada - Time Caxias

Page 2: RODA News · ... da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, ... e principalmente na mudança de com-portamento como um todo. ... podemos colocar a segurança em segundo plano

Subindo um degrau

Com o objetivo de valorizar os me-lhores colaboradores e dar oportu-nidade de crescimento dentro da Rodalog, a empresa subsidia (paga) a maior parte do custo da cartei-ra de habilitação e parcela o saldo restante em 4 vezes. Essa prática é denominada de projeto Motora Já. Para participar do processo é neces-sário ter no mínimo 1 ano de casa, bom histórico profissional (não ter faltas, vales, advertências, suspensões, multas, ates-tados, etc.) e estar em dia com as regras do Detran. Foi através desse projeto que o colaborador Alex Sandro de Moura Martins, realizou o sonho de se tornar Motoris-ta de Entrega, profissão que almejava desde sua entrada na empresa no ano de 2016. Alex, que exercia a função de ajudante de entrega, é muito grato à empresa pela oportunidade, assim como ao colega Luiz Paulo de Melo, o qual foi fundamental em seu processo de aprendiza-gem e um dos seus maiores incentivadores no projeto. Alex já definiu seus próximos passos: Vai ganhar expe-riência e depois tirar a carteira categoria E. Sua famí-lia está muito feliz com a conquista e o seu maior or-gulho é ouvir de suas filhas “O pai dirige caminhão”.

página 02

Valorização da Equipe Colaboradores Promovidos

A segurança no trabalho deve ser va-lorizada todos os dias pelas empre-sas e pelos colaboradores, tornando--se uma prática de todos que amam seu principal patrimônio: a saúde.Assunto outrora sem relevância nas em-presas passou a ser discutido de for-ma diária. Cada vez mais busca-se com toda energia o sonho do “acidente zero”.A Rodalog, como não poderia ser dife-rente das demais empresas, não mede esforços investindo em treinamentos, capacitação do time, tecnologia e aqui-sições de frotas de última geração.Em nossa busca incessante por ser uma empresa melhor, o sonho do ACIDENTE ZERO tem se tornado o único desejo de toda Diretoria, alinhado à saúde financeira.Saúde financeira + acidente zero = sus-tentabilidade e prosperidade da empre-sa e bem estar da equipe para o futu-ro. Sem esta equação serão poucas as empresas que conseguirão sobreviver em um mundo cuja concorrência por capital humano está cada vez maior.A empresa faz a sua parte realizando in-vestimentos, entretanto grande parcela de contribuição para a realização deste sonho, ACIDENTE ZERO, está relaciona-da diretamente ao comportamento de nosso time. Quer seja na execução de suas rotinas diárias no trabalho, no des-locamento de suas casas para a empresa e principalmente na mudança de com-portamento como um todo. Fora da em-presa quando estiver no seu lazer e tam-bém dentro da sua jornada de trabalho.De nada valerá um comportamento seguro em apenas uma das pontas, já que estamos sujeitos a acidentes a qualquer momento de nossas vidas em todos os lugares da cidade.Pense bem, o emprego é importan-te, mas a saúde e a segurança suas e de sua família são imensuráveis.Queremos ser uma empresa segura, ba-talharemos incessantemente para isso e será com esta bandeira , SEGURANÇA, que junto de vocês colaboradores da Ro-dalog formaremos uma empresa me-lhor, buscando um mundo melhor para nós, nossa família e nossos amigos !!!Convoco a todos para que antes de quaisquer metas, lembrem-se: a SE-GURANÇA é a única que deve ser ba-tida em primeiro lugar. As demais ali-nharemos juntos e as alcançaremos!!!Conto com todos !!!

Joenil BarrosDiretor de Operações

Acidente Zero

Page 3: RODA News · ... da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, ... e principalmente na mudança de com-portamento como um todo. ... podemos colocar a segurança em segundo plano

página 03

Segurança

Treinamento Lata - Prevenção de Acidentes

Comportamento SeguroOlismar Barbosa dos Santos tem 40 anos de idade e 18 anos de experiência com Ambev.Foi amarrador, ajudante, con-ferente, motorista de entrega e é carreteiro da Puxada de Sa-pucaia do Sul há 5 anos e meio.

Casado com Bárbara, tem dois meninos: Daniel de 14 anos e Rafael de 6. Um dos programas da família é pescar no rio Jacuí, e depois comer muito lambari! O gremista, natural de Encruzilhada do Sul, não se importa com a gozação dos colegas por ser sempre “certinho” e nunca viajar na reserva sem estar bem amarrado na célula de segurança. Confessa que há certo desconforto com os cintos que ajustam-se nas pernas e no abdômen, mas após sair ileso de um sério acidente, Olismar sabe que faz a coisa certa.Devoto de Nossa Senhora Aparecida, tem o proje-to de levar toda a família ao Santuário no interior de São Paulo.

Nos dias 10 e 17 de Janeiro, como ação para prevenção de acidentes com a nossa frota, realizamos na cervejaria o Treinamento de 29 motoristas da operação dedicada da RODA-LOG de descarga de lata.

No evento foram abordados os temas abaixo:• Treinamento Segurança Ambev;• Treinamento Telemetria Rodalog;• Divulgação dos Acidentes de trajeto 2017;• Teste Prático – 5 metros da empilhadeira.

Reciclagem da Puxada Perfil

No inicio de Fevereiro, os motoristas da puxa-da passaram por reciclagem em suas unida-des. O treinamento abordou os seguintes temas: • Célula de segurança;• Veltec;• Cinto de segurança;• Jornada legal;• Bafômetro e exames toxicológicos;• Rota crítica e rotograma;• Telemetria e multas;• Proibido carona.

Time Louveira Time Blumenau

Ajuvan Kressin Lima em treinamento e demonstração do uso correto da célula de segurança.

Curiosidades: Você sabia que enquanto uma carreta da puxada transporta 30.000 kg, as carretas da lata levam apenas 3.000 kg que corres-pondem a 204 mil latinhas vazias.

Page 4: RODA News · ... da cadeirinha infantil e do cinto de segurança, ... e principalmente na mudança de com-portamento como um todo. ... podemos colocar a segurança em segundo plano

página 04

Rodanews é o informativo para colaboradores da Rodalog. Coordenação: Nicole Bogo. Email: [email protected]. Telefone: 47 3278 6750. Edição e diagramação: João Zastani Junior.

Endereço Matriz: Rua Henrique Meyer, 280 - Sala 1602/1603 - Centro - CEP.: 89.201-405 - Joinville - SC - Brasil

Cuidados com a alimentaçãoSeja qual for o horário escolhido para pegar a estrada, uma boa alimentação pode aju-dar muito a ter uma viagem tranquila. Comidas leves, de fácil digestão e que evitam a sonolência são as consideradas ideais para um percurso mais longo. Pela manhã, o ideal é tomar um café da manhã reforçado, sem exagerar na quantidade. Frutas e fi-bras são bem-vindas. Nas refeições feitas na estrada, é bom ter cuidado com produtos derivados de maionese, leite, ou alimentos que você não está acostumado a comer.

Espaço Saúde

Bafômetros e Exames toxicológicosConforme a lei e norma interna da Rodalog, o teste de bafômetro e exames toxicológicos passam a ser feitos regularmente.

"Precisamos ter cuidado com o conceito de prioridade que ainda é muitas vezes confundido com o conceito de valor. Prioridade é algo que vem em primeiro lugar, ou seja, que tem preferência. É nesse momento que devemos prestar atenção, pois prioridades mudam e, então, podemos colocar a segurança em segundo plano.Quando utilizamos o conceito de valor, que significa “aquilo que faz uma pessoa digna”, a saúde e a segurança pas-sam a ter um outro significado, não apenas no tratamento que se dá a alguma coisa prioritária, mas assumindo o status dos grandes valores que aprendemos em família: bondade, humildade, gentileza, sinceridade e respeito; ou dos valores que aprendemos nas empresas: ética e transparência, espírito de colaboração, dedicação e comprome-timento, desempenho com excelência e respeito à vida.É esse o recado que quero deixar para todos, segurança tem que ser VALOR. O respeito à vida, nas suas mais diversas dimensões, exige esse compromisso tanto da empresa como de cada um de nossos colaboradores." (Joenil Barros)

Segurança: Prioridade ou Valor?