robótica: da escola para o ambiente de...

5
Banco de Pautas da Indústria Robótica: da escola para o ambiente de trabalho Abordagem É fato que para prender a atenção das crianças é preciso inovar, seja em casa ou na escola. E no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a modalidade para ministrar disciplinas como matemática e física, facilitando o aprendizado e mostrando como colocar em prática o que é aprendido em sala de aula. Turmas das escolas SESI Icoaraci e Ananindeua já participam de torneios inclusive fora do Pará. E são muitos os benefícios do ensino da robótica nas escolas: Promover um relacionamento mais inteligente das crianças com a tecnologia, alunos aprendem programação brincando; matemática deixa de ser um bicho de sete cabeças e melhora o desempenho em sala de aula. Tudo isso sem contar no ganho futuro, pois o que hoje é uma diversão pode se transformar em carreira no futuro. Informações Assessoria de Comunicação FIEPA – Maria Luiza Martins (4009-4816) / Elen Néris (4009-4815). Expansão de cursos EAD profissionalizantes no Pará Abordagem O ensino a distância cresceu em ritmo acelerado no Brasil desde o seu surgimento nos anos 2000. Estima-se, conforme análise da Falke Information (2017), que, no ano de 2016, as matrículas de cursos a distância tenham chegado a quase 1,5 milhão no país. Um revés neste cenário é que, conforme a All Consulting (2016) os cursos EaD de licenciatura e os de bacharelado vêm perdendo participação na modalidade, dando lugar aos de cursos tecnológicos. Nesse contexto, observa-se que, conforme censo (2015/2016) da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mesmo com uma concentração de 63% da EaD nos cursos de graduação, há uma crescente procura por cursos de formação profissional que, atualmente, obtêm 6% da oferta da EaD. Tal crescimento pode ser justificado pelo relatório de pesquisa disponibilizado pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa e inteligência da NZN, que revelou que 90% dos brasileiros usuários da internet estão propensos a realizar algum tipo de cursos online, sendo que, entre eles, 61% já fizeram. O nível de educação mais popular entre os usuários que fariam cursos pela internet foram os cursos livres, com 58% das pessoas apontando essa preferência em uma pergunta que permitia m[múltiplas respostas e, na sequência, apareceram os cursos técnicos (47%), cursos profissionais (44%) e cursos de Ensino Superior (41%).

Upload: trinhminh

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Robótica: da escola para o ambiente de trabalhopremiosistemafiepa.com.br/files/banco_de_pautas.pdf · no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a

Banco de Pautas da Indústria

Robótica: da escola para o ambiente de trabalho

Abordagem

É fato que para prender a atenção das crianças é preciso inovar, seja em casa ou na escola. E no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a modalidade para ministrar disciplinas como matemática e física, facilitando o aprendizado e mostrando como colocar em prática o que é aprendido em sala de aula. Turmas das escolas SESI Icoaraci e Ananindeua já participam de torneios inclusive fora do Pará.

E são muitos os benefícios do ensino da robótica nas escolas: Promover um relacionamento

mais inteligente das crianças com a tecnologia, alunos aprendem programação brincando;

matemática deixa de ser um bicho de sete cabeças e melhora o desempenho em sala de aula.

Tudo isso sem contar no ganho futuro, pois o que hoje é uma diversão pode se transformar em

carreira no futuro.

Informações

Assessoria de Comunicação FIEPA – Maria Luiza Martins (4009-4816) / Elen Néris

(4009-4815).

Expansão de cursos EAD profissionalizantes no Pará

Abordagem

O ensino a distância cresceu em ritmo acelerado no Brasil desde o seu surgimento nos anos 2000. Estima-se, conforme análise da Falke Information (2017), que, no ano de 2016, as matrículas de cursos a distância tenham chegado a quase 1,5 milhão no país. Um revés neste cenário é que, conforme a All Consulting (2016) os cursos EaD de licenciatura e os de bacharelado vêm perdendo participação na modalidade, dando lugar aos de cursos tecnológicos.

Nesse contexto, observa-se que, conforme censo (2015/2016) da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mesmo com uma concentração de 63% da EaD nos cursos de graduação, há uma crescente procura por cursos de formação profissional que, atualmente, obtêm 6% da oferta da EaD. Tal crescimento pode ser justificado pelo relatório de pesquisa disponibilizado pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa e inteligência da NZN, que revelou que 90% dos brasileiros usuários da internet estão propensos a realizar algum tipo de cursos online, sendo que, entre eles, 61% já fizeram. O nível de educação mais popular entre os usuários que fariam cursos pela internet foram os cursos livres, com 58% das pessoas apontando essa preferência em uma pergunta que permitia m[múltiplas respostas e, na sequência, apareceram os cursos técnicos (47%), cursos profissionais (44%) e cursos de Ensino Superior (41%).

Page 2: Robótica: da escola para o ambiente de trabalhopremiosistemafiepa.com.br/files/banco_de_pautas.pdf · no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a

Banco de Pautas da Indústria

O SENAI, maior instituição de educação profissional das Américas, também vem investindo nesta modalidade de ensino. Só de 2016 até agora, a porcentagem de cursos EaD subiu de 8% para 18% no total de capacitações ofertadas pela instituição em todo o Brasil. No SENAI do Pará esta modalidade de ensino iniciou em 2015 e em dois anos já efetuou mais de 24 mil matrículas em cursos de iniciação ao mundo de trabalho. Agora, o SENAI local inicia a oferta de cursos de Qualificação Profissional e Técnicos. Neste sentido, a pauta vai abordar a expansão da EAD de cursos profissionalizantes no Pará, o perfil destes alunos, principais áreas de atuação e cidades demandadas. Um raio-X da EAD profissionalizantes no Pará.

Informações

Assessoria de Comunicação FIEPA – Fernando Gomes (4009-4816) / Elen Néris (4009-

4815).

Pará precisa vencer desafios para desenvolver todo o seu potencial econômico

Abordagem

Na contramão da crise, o Pará tem apresentado resultados positivos em sua economia, com aumento do volume de exportações, melhora no desempenho da produção industrial, do PIB e perspectivas de novos investimentos até 2030.

Apesar dos bons resultados apresentados pelo Pará em sua economia, o Estado ainda precisa superar gargalos importantes que comprometem o desenvolvimento de todo seu potencial econômico.

Referências

Pará lidera ranking de oito estados que devem superar a crise em 2019 https://www.fiepa.org.br/post/para-lidera-ranking-de-oito-estados-que-devem-superar-a-crise-em-2019 Primeiro no ranking, Pará registra crescimento de 10,1% na produção industrial em 2017 https://www.fiepa.org.br/post/primeiro-no-ranking-para-registra-crescimento-de-10-1-na-producao-industrial-em-2017 Balança Comercial: o Pará contribuiu para o maior superávit comercial da história brasileira https://www.fiepa.org.br/post/balanca-comercial-o-para-contribuiu-para-o-maior-superavit-comercial-da-historia-brasileira Publicação aponta os principais investimentos em território paraense até 2030 https://www.fiepa.org.br/post/publicacao-aponta-os-principais-investimentos-em-territorio-paraense-ate-2030

Page 3: Robótica: da escola para o ambiente de trabalhopremiosistemafiepa.com.br/files/banco_de_pautas.pdf · no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a

Banco de Pautas da Indústria

Informações

Assessoria de Comunicação FIEPA – Maria Luiza Martins (4009-4816) / Elen Néris

(4009-4815).

Termo de compromisso Juruti Velho

Abordagem

Termo de Compromisso assinado entre Acorjuve e Alcoa, no valor de cerca de R$ 19 milhões, prevê o pagamento de compensação aos superficiários do Projeto Agroextrativista Juruti Velho, referente ao período entre 2006 e 2010, e estabelece critérios para a apuração da compensação dos períodos seguintes. A compensação é baseada em aspectos socioambientais, não limitados à propriedade e ao uso da terra, e sob a perspectiva da aplicação da renda minerária devida às comunidades, em decorrência das operações da Mina de Bauxita da Alcoa em Juruti. O TC, considerado inédito na história dos grandes projetos de mineração na Amazônia, foi assinado no dia 01 de fevereiro último, e define, também, a formação de uma fundação que ficará responsável pela gestão dos recursos. O documento, construído a partir do trabalho integrado entre Alcoa, Incra e com a orientação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Pará, se alinha à estratégia global de sustentabilidade focada tanto na redução dos impactos de suas operações, quanto na colaboração para o estabelecimento de comunidades protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

Informações

Assessoria de Comunicação Alcoa – José Ibanês ([email protected]); (93) 99210

1756

Programa de apoio à produção familiar

Abordagem

O Programa de Apoio à Produção Familiar faz parte dos Planos de Controle Ambiental da Alcoa Juruti, apresentados como obrigações legais junto ao órgão licenciador. Somente no Programa de Apoio à Produção Familiar e no de Manejo Florestal Não Madeireiro, a empresa já investiu mais de R$ 9 milhões em projetos de capacitação e assistência técnica na produção de hortaliças, peixes, mudas e galinha caipira, gestão de associativismo e cooperativismo. O objetivo é contribuir para a autonomia alimentar, geração de ocupação e renda, a partir do fortalecimento da gestão da produção, dos negócios (planejamento, produção e comercialização) operados pelas organizações dos produtores. Além do investimento feito na melhoria da produção familiar, a Alcoa também compra os produtos que são consumidos por

Page 4: Robótica: da escola para o ambiente de trabalhopremiosistemafiepa.com.br/files/banco_de_pautas.pdf · no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a

Banco de Pautas da Indústria

seus funcionários. Resultado desse trabalho, nos últimos sete anos, foi investido mais de 1 milhão 650 mil reais em compras de hortaliças, peixe e mudas de espécies florestais. A gestão do Programa de Apoio à Agricultura Familiar é feita pela COOAFAJUR - Cooperativa de Trabalho da Agricultura Familiar de Juruti -, que recebe recursos da Alcoa para prestar assistência técnica aos produtores assistidos.

Assessoria de Comunicação Alcoa – José Ibanês ([email protected]); (93) 99210

1756

Mulheres ajudam na reabilitação de áreas mineradas

Abordagem

A participação das mulheres no processo de restauração ecológica da Alcoa Juruti vem acontecendo desde 2009 com o programa de produção de mudas, no qual mais de 90% das mudas usadas no reflorestamento da empresa são produzidas por mulheres. Um total de 16 comunidades do município participam do programa, chegando a envolver em torno de 180 famílias. Os valores de equidade de gênero e diversidade praticados na Alcoa, agregou a habilidade feminina no processo de plantio de mudas nas áreas mineradas. A atividade de plantio é feita uma vez ao ano, somente no período chuvoso, em torno de janeiro a junho, e a quantidade de mudas plantadas varia em função da disponibilidade de áreas liberadas pela mineração. Neste ano de 2018 estão sendo plantadas 50 mil mudas de 108 espécies nativas, entre elas a Castanha-do-Brasil, Angelim, Itaúba, Sucupira, Pau Rosa e outras, todas produzidas pelos comunitários.

Assessoria de Comunicação Alcoa – José Ibanês ([email protected]); (93) 99210

1756

10 anos do Instituto Juruti Sustentável (IJUS)

Abordagem

Apoiar projetos sociais e contribuir com o desenvolvimento da região Norte é um dos objetivos do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) que completou 10 anos em agosto último. Nesse período foram apoiados 42 projetos e 108 comunidades. Mais de 3,5 mil pessoas foram beneficiadas e os investimentos chegam a mais de R$ 1 milhão. Instalado em 2008, o IJUS é a primeira organização civil certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) em Juruti. Nasceu com a chegada da Alcoa ao município, quando foi criado o Tripé Juruti Sustentável com o Conselho Juruti Sustentável (Conjus), o Fundo Juruti Sustentável (Funjus) e os indicadores socioambientais, que instrumentalizam as discussões e orientam as

Page 5: Robótica: da escola para o ambiente de trabalhopremiosistemafiepa.com.br/files/banco_de_pautas.pdf · no Pará, uma grande aliada tem sido a robótica. As escolas SESI oferecem a

Banco de Pautas da Indústria

necessidades prioritárias do município de Juruti. Recentemente o IJUS fez a junção do Conjus e o Funjus em um único Instituto, mantendo a independência do conselho do Fundo em suas avaliações.

Assessoria de Comunicação Alcoa – José Ibanês ([email protected]); (93) 99210

1756