robinson, da cortiça ao

23
Robinson, da Cortiça ao Futuro Trabalho elaborado por: Ana Miranda André Curado Filipe Pinto Portalegre, 18 de Janeiro de 2008 Pedro Carrapiço Escola Secundária de São Lourenço Área projecto Professora: Beatriz Quezada

Upload: aninhax

Post on 18-Jul-2015

1.493 views

Category:

Travel


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Robinson, Da CortiçA Ao

Robinson, da Cortiça ao

Futuro

Trabalho elaborado por:Ana Miranda

André CuradoFilipe Pinto

Portalegre, 18 de Janeiro de 2008 Pedro Carrapiço

Escola Secundária de São LourençoÁrea projecto

Professora: Beatriz Quezada

Page 2: Robinson, Da CortiçA Ao

Passado

Page 3: Robinson, Da CortiçA Ao

Presente

Page 4: Robinson, Da CortiçA Ao

Futuro

Page 5: Robinson, Da CortiçA Ao

Cortiça

Page 6: Robinson, Da CortiçA Ao

Experiências

Page 7: Robinson, Da CortiçA Ao

Portalegre

Page 8: Robinson, Da CortiçA Ao

Cidades Criativas

Page 9: Robinson, Da CortiçA Ao

Criatividade

Page 10: Robinson, Da CortiçA Ao

Inovação

Page 11: Robinson, Da CortiçA Ao

Robinson

Page 12: Robinson, Da CortiçA Ao

IntroduçãoEste documento foi criado no âmbito da disciplina

de Área Projecto, nomeadamente no que diz respeito à nossa participação no concurso “Cidades Criativas”, e consequente deslocação a Santarém, visando dar a conhecer o nosso projecto e receber criticas e sugestões de modo a melhorá-lo.

Com este documento pretendemos expor de forma sintetizada, os nossos objectivos e os produtos que pretendemos no decorrer do projecto realizar, com o máximo de rigor e criatividade possível.

Ao longo do corrente ano lectivo são diversas as tarefas que teremos de realizar, como tal todas elas se encontram devidamente estipuladas e planeadas, como poderão verificar na nossa ficha de planificação do Projecto.

Page 13: Robinson, Da CortiçA Ao

Síntese do projectoO nosso projecto debruça-se sobre duas

temáticas, a Robinson e a cortiça. No que diz respeito à problemática Fábrica Robinson iremos fazer referência ao seu passado, presente e futuro. Por outro lado no que diz respeito à temática cortiça iremos referir as suas características, as suas propriedades, as suas utilidades e a sua ligação à Robinson.

Com este trabalho pretendemos dar a conhecer não só à nossa escola, mas a toda a cidade a importância da Fábrica Robinson como unidade fabril, cultural, histórica, cientifica…

Pretendemos ainda referir os aspectos mais importantes ligados à cortiça e a forma como esta influencia e influenciou desde sempre a cidade de Portalegre.

Page 14: Robinson, Da CortiçA Ao

ObjectivosOs nossos objectivos no âmbito da temática Robinson

são: - Dar a conhecer o passado da Fábrica Robinson fazendo uma breve referencia á história da Fábrica e à história da Família Robinson;- Dar a conhecer o presente da Fábrica Robinson, destacando a actual situação da Fábrica;- Dar a conhecer o futuro da Fábrica Robinson, revelando o projecto de requalificação do espaço pertencente á fabrica e o consequente dinamismo que esse projecto trará para a cidade de Portalegre;- Participar no concurso “Cidades Criativas”.

Page 15: Robinson, Da CortiçA Ao

No âmbito da temática cortiça os nossos objectivos são:- Referir as principais características da cortiça;- Referir as principais utilidades da cortiça;- Analisar as propriedades físicas da cortiça, através da realização de três experiências (determinação da condutividade térmica, da condutividade eléctrica e a medição da velocidade de crescimento da cortiça);- Estabelecer a ligação de Portalegre à cortiça, referindo a importância da mesma;- Participar no projecto “ENEAS”; - Participar no concurso Jovens Cientistas.

Page 16: Robinson, Da CortiçA Ao

Produtos a realizarOs produtos finais que pretendemos realizar com todo o rigor, com toda a

criatividade e da melhor forma possível ao longo do corrente ano lectivo são:

- Uma palestra na nossa cidade, onde esperamos contar com a presença de todas as entidades que nos apoiaram durante o nosso projecto;

- Uma exposição fotográfica;- Uma exposição de produtos em cortiça da região;- Poster A0

- Exposição do nosso projecto nas festas da cidade- Relatório para a disciplina de Área Projecto, para o concurso

Jovens Cientistas e para o concurso “Cidades Criativas”Embora estes sejam os nossos produtos finais, ao longo do

trabalho iremos realizar diversos panfletos, os quais irão sendo melhorados com a evolução do projecto, sendo que o blog será também um dos nossos produtos, o qual sempre que possível deverá ser actualizado.

Page 17: Robinson, Da CortiçA Ao

Panfleto

Page 18: Robinson, Da CortiçA Ao

DificuldadesDesde o inicio do nosso projecto que são diversas as

dificuldades que temos enfrentado, sendo que estas se prendem com o facto de não dependermos apenas de nós para a realização do Projecto.

Como sabem o nosso projecto diz respeito à fábrica Robinson, como tal temos por objectivo realizar a nossa palestra na Robinson, mas até ao momento apesar do envio de cartas e mesmo de contacto pessoal não foi possível estabelecermos contacto com a administração da Fábrica Robinson.

O acesso ao interior da Fábrica não nos é possível, logo a recolha fotográfica para a exposição fotográfica que pretendemos realizar não se torna fácil, pois são poucas as fotografias existentes do interior da Fábrica Robinson.

Pretendemos realizar experiências relacionadas com a cortiça, as quais até ao momento não foi possível realizar, porque a escola não possuiu o material necessário, como tal é necessário pedirmos apoio a uma escola Superior de Portalegre, a qual não sabemos se nos fornecera esse apoio.

Page 19: Robinson, Da CortiçA Ao

O p r ó x i m o p a s s o …

Neste período de entre as diversas tarefas estipuladas salientamos as seguintes:

- realização das experiencias- planear toda a palestra- elaboração do trabalho teórico- planear a participação nas festas da cidade- Inicio da realização do Poster A0- Analise e proposta de melhoramento do

projecto de requalificação da Fábrica Robinson.

Page 20: Robinson, Da CortiçA Ao

Projecto de requalificaçãoA nossa análise no que diz respeito ao projecto de requalificação da fábrica Robinson irá incidir nos seguintes pontos:- nível cultural;- nível histórico;- nível ambiental;- nível económico;- nível social;- nível arquitectónico; - nível científico;- nível turístico;- nível educacional.

Page 21: Robinson, Da CortiçA Ao

A Fábrica RobinsonComo já referimos iremos analisar o passado, o

presente e o futuro da fábrica Robinson, denotando sempre a sua ligação à cidade de Portalegre, e a importância que desde sempre está fábrica teve para a nossa cidade.

A fábrica da Robinson, também conhecida pela “fábrica da Rolha”, foi uma das mais emblemáticas corticeiras de todo o país, passando agora por uma fase bastante controversa e de algumas dificuldades.

No edifício da fábrica encontram-se equipamentos com mais de 100 anos como por exemplo: 1 caldeira de Vapor de 1905. Apesar disto um dos principais símbolos da fábrica não são os seus equipamentos centenários, mas as suas emblemáticas chaminés que ao longo dos anos sofreram algumas alterações, e que são conhecidas por todos, por “adivinharem chuva”.

A fábrica Robinson comemorou a 17 de Setembro de 2007, 170 anos de existência.

Page 22: Robinson, Da CortiçA Ao

InquéritosConheces a fábrica Robinson?

80%

20%

Sim Não

Consideras a cortiça um material do futuro?

80%

10%10%

Sim Não Sem opinião

Conside ras a cortiça um material do futuro?

80%

10%10%

Sim Não Sem opinião

Page 23: Robinson, Da CortiçA Ao

ConclusãoCom a planificação do nosso projecto e com o fim

do primeiro período demo-nos conta que temos um longo caminho a percorrer até alcançarmos todos os nossos objectivos/produtos finais, sendo que para isso será necessário muito trabalho e espírito de equipa, no qual todos temos de dar o nosso melhor.

Em grupo será necessário debatermos ideias e escolhermos qual o melhor caminho para alcançarmos os nossos produtos finais, sendo que a criatividade e a inovação devem estar sempre patentes ao longo, de todo o desenvolvimento do projecto

Desde a Robinson, enquanto unidade fabril, à cortiça enquanto mero instrumento de cozinha, a todos os pormenores se dará a maior atenção visando a obtenção de um resultado cada vez melhor e mais preciso durante o desenvolvimento do projecto.

"Preciso da cooperação dos operários e confio em que não me faltará; bem como em que patrão e operários andarão sempre unidos, porque da sua união há-de nascer o bem de um e outros" George Wellhouse Robinson - 1897