riscos ambientais

34
Riscos ambientais

Upload: pedro-bacelar

Post on 25-Jun-2015

2.739 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Especifica os riscos ambientais relacionados ao ambiente ao qual o trabalhador está sujeito.

TRANSCRIPT

Page 1: Riscos ambientais

Riscos ambientais

Page 2: Riscos ambientais

Componentes Pedro Bacelar Landyson Santana

Page 3: Riscos ambientais

Físicos – verde Ruído, frio, calor, umidade, radiação. Ruído - Quanto maior o nível de ruído,

menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional.

Vibração - Para evitar ou diminuir as consequências das vibrações é recomendado o revezamento dos trabalhadores expostos aos riscos (menor tempo de exposição).

Page 4: Riscos ambientais

Radiação - seus efeitos são perturbações visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, lesões na pele, etc. Devem ser feitos exames periódicos.

Frio - O risco de acidentes em locais assim fica elevado, pois a velocidade de reação é comprometida. : lesões na pele, ulcerações, frostbite, fenômeno de Raynaud, pé de imersão e urticária pelo frio, enregelamento dos membros, são doenças causadas pela exposição prolongada.

Page 5: Riscos ambientais
Page 6: Riscos ambientais
Page 7: Riscos ambientais

Calor - insolação, esgotamento, câimbra, urticaria, desmaios, lesões na pele. Uma forma de combate à essas doenças são: ventilação do ambiente, pausas durante o trabalho, refrigeração mecânica, ingestão de água em abundancia.

Pressão anormal - mergulho, construção civil (tubulações e túneis pressurizados), trabalhadores de minas e voos a elevadas altitudes. Forma de amenizar efeitos: aumentar ou diminuir a pressão vagarosamente e em estágios que são função da pressão e do período que o trabalhador ficou nessa pressão.

Page 8: Riscos ambientais

Umidade - As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são situações insalubres e devem ter a atenção dos prevencionistas por meio de verificações realizadas nesses locais para estudar a implantação de medida de controle.

A exposição do trabalhador à umidade pode acarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.

Para o controle da exposição do trabalhador à umidade podem ser tomadas medidas de proteção coletiva (como o estudo de modificações no processo do trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteção individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).

Page 9: Riscos ambientais
Page 10: Riscos ambientais

Químico - Vermelho Vapores - podem-se encontrar

concentrações de vapores quando se empregam solventes orgânicos, diluentes de tintas, agentes de limpeza, álcool, xileno, tetracloreto de carbono, benzeno, tolueno, cloreto de etila, gasolina, etc. O uso de mascaras é indispensável .

Page 11: Riscos ambientais

Gases -  hidrogênio, nitrogênio argônio, acetileno, dióxido de carbono, monóxido de carbônico, dióxido de enxofre, GLP, amônia. Usar mascaras e ser devidamente treinado pra saber lidar com esses gases. Os gases devem ser rotulados e classificados.

Page 12: Riscos ambientais
Page 13: Riscos ambientais

Poeira - A variedade de poeiras às quais os trabalhadores estão expostos, na forma de substância pura ou em misturas, é muito grande.

 A inalação é a forma mais comum de entrada das poeiras no organismo. Os efeitos das poeiras inaladas dependem das espécies químicas que as compõem, da sua concentração no ar, do local de deposição no sistema respiratório e do tempo de exposição do trabalhador a essas poeiras.

Page 14: Riscos ambientais

Medidas de prevenção: - limitação do tempo de exposição - educação / treinamento - práticas de trabalho adequadas - vigilância à saúde através de exames

médicos periódicos - higiene pessoal e das roupas de

trabalho - utilização de equipamentos de proteção

individual - EPIs (máscaras específicas).

Page 15: Riscos ambientais
Page 16: Riscos ambientais

Névoas - são partículas finas suspensas no ar produzidas mecanicamente. Exemplos: pintura por pistola, spray e em processos de lubrificação.

As medidas de proteção pretendem dar apenas uma idéia do que pode ser adotado, pois existe uma grande quantidade de produtos químicos em uso e as medidas de proteção devem ser adaptadas a cada tipo.

Page 17: Riscos ambientais

- Ventilação e exaustão do ponto de operação;- Substituição do produto químico utilizado por outro menos tóxico;- Redução do tempo de exposição- Estudo de alteração de processo de trabalho;- Conscientização dos riscos no ambiente.

- Fornecimento do EPI como medida complementar ( ex: máscara de proteção respiratória para poeira, para gases e fumos;- Luvas de borracha neoprene para trabalhos com produtos químicos;- Afastamento do local de trabalho por um período.

Page 18: Riscos ambientais
Page 19: Riscos ambientais

Biológicos – Marron São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias,

parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de

microrganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. É o caso das indústrias de alimentação, hospitais, limpeza pública (coleta de lixo), laboratórios, etc.

Entre as inúmeras doenças profissionais provocadas por microrganismos incluem-se: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela.

Page 20: Riscos ambientais
Page 21: Riscos ambientais

Os riscos biológicos em laboratórios podem estar relacionados com a manipulação de:

-  Agentes patogênicos selvagens; -  Agentes patogênicos atenuados; -  Agentes patogênicos que sofreram

processo de recombinação; -  Amostras biológicas; -  Culturas e manipulações celulares

(transfecção, infecção); -  Animais.

Page 22: Riscos ambientais

Algumas maneira de proteção; -  Conhecimento da Legislação Brasileira de

Biossegurança, especialmente das Normas de Biossegurança emitidas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança;

-  O conhecimento dos riscos pelo manipulador;

-  A formação e informação das pessoas envolvidas, principalmente no que se refere à maneira como essa contaminação pode ocorrer, o que implica no conhecimento amplo do microrganismo ou vetor com o qual se trabalha;

Page 23: Riscos ambientais
Page 24: Riscos ambientais

-  O respeito das Regras Gerais de Segurança e ainda a realização das medidas de proteção individual;

-  Uso do avental, luvas descartáveis (e/ou lavagem das mãos antes e após a manipulação), máscara e óculos de proteção (para evitar aerossóis ou projeções nos olhos) e demais Equipamentos de Proteção Individual necessários,

Page 25: Riscos ambientais

-  Utilização da capela de fluxo laminar corretamente, mantendo-a limpa após o uso;

-  Autoclavagem de material biológico patogênico, antes de eliminá-lo no lixo comum;

-  Utilização de desinfetante apropriado para inativação de um agente específico.

Page 26: Riscos ambientais

Ergonômicos - amarelo São considerados riscos ergonômicos:

esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Page 27: Riscos ambientais
Page 28: Riscos ambientais

Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc.

Page 29: Riscos ambientais
Page 30: Riscos ambientais

Acidentes - azul Riscos de Acidentes são todos os fatores

que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral. São considerados como riscos geradores de acidentes: arranjo físico deficiente; máquinas e equipamentos sem proteção; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incêndio ou explosão; animais peçonhentos; armazenamento inadequado.

Page 31: Riscos ambientais
Page 32: Riscos ambientais

Arranjo físico deficiente - É resultante de: prédios com área insuficiente; localização imprópria de máquinas e equipamentos; má arrumação e limpeza; sinalização incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares.

Máquinas e equipamentos sem proteção - Máquinas obsoletas; máquinas sem proteção em pontos de transmissão e de operação; comando de liga/desliga fora do alcance do operador; máquinas e equipamentos com defeitos ou inadequados; EPI inadequado ou não fornecido.

Page 33: Riscos ambientais

Ferramentas inadequadas ou defeituosas - Ferramentas usadas de forma incorreta; falta de fornecimento de ferramentas adequadas; falta de manutenção.

Eletricidade - Instalação elétrica imprópria , com defeito ou exposta; fios desencapados; falta de aterramento elétrico; falta de manutenção.

Incêndio ou explosão - Armazenamento inadequado de inflamáveis e/ou gases; manipulação e transporte inadequado de produtos inflamáveis e perigosos; sobrecarga em rede elétrica; falta de sinalização; falta de equipamentos de combate ou equipamentos defeituosos.

Page 34: Riscos ambientais

Proteja-se