riqueza natural chave para a erradicação da pobreza em África

Upload: eduardo-a-roca-oliver

Post on 07-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Riqueza Natural Chave Para a Erradicação Da Pobreza Em África

    1/2

    Riqueza natural chave para a erradicação da pobreza em África, estudo 

    A POBREA pode ser erradicada para os 800 milhões de habitantes de África se ariqueza do continente de recursos naturais for aproveitada eficaz, razoavel esustentavelmente.

    Entretanto, o rápido desflorestamento, a degradaço difundida da terra, o mau uso daágua e a mudança do clima devem ser urgentemente resolvidos, de acordo com um novorelat!rio.

    "# relat!rio desafia o mito de que África $ pobre,% o director e&ecutivo do 'rogramadas (ações )nodas para o *eio +mbiente )(E'-, +chim teiner, disse do  Panoramado Meio Ambiente de África / +E# /-.

    "ertamente, indica que o seu vasto dep!sito de riqueza, se gerido sensivel, sustentavele criativamente, $ a base para um renascimento africano 1 um renascimento que alcança

    e vai al$m dos internacionalmente a c o rdados #b2ectivos do 3esenvolvimento do*il$nio #3*-,% adicionou.

    3e acordo com +E#1/, os pa4ses africanos enfrentam escolhas tenazes.

    "e as pol4ticas permanecerem inalteradas, falta de vontade pol4tica e financiamentosuficiente provar ser ilus!rio, ento África pode seguir um caminho ainda maisinsustentável que verá a eroso da sua riqueza baseada na natureza e um desvio parauma pobreza mais profunda,% o estudo notou.

    +l$m das questões dom$sticas tais como o desflorestamento e o desperd4cio da água, orelat!rio nota alguns desafios importados, variando dos organismos geneticamentemodificados e o custo de invasoras esp$cies alien4genas a um deslocamento deind5strias qu4micas do mundo desenvolvido ao mundo em desenvolvimento.

    ita tamb$m uma larga escala de tratados internacionais sobre o meio ambiente a quemuitos pa4ses africanos so agora partes assim como os novos acord o s cooperativosque cobrem bacias compartilhadas e ecossistemas dos rios tais como o 6impopo e o7ambeze, e das florestas da bacia de ongo globalmente importantes.

    niciativas tais como a (ova 'arceria para o 3esenvolvimento de África (E'+3-

    tamb$m p rometem impulsionar o continente num tra2ecto mais pr!spero que equilibreos interesses econ!micos, sociais e ambientais.

  • 8/19/2019 Riqueza Natural Chave Para a Erradicação Da Pobreza Em África

    2/2

    3iversos pa4ses africanos, tais como a 9:mbia e a 7:mbia, esto a colocar o meioambiente nos seus 3ocumentos Estrat$gicos de Erradicaço da 'obreza e outros pa4sesesto a começar a usar ta&as e os outros mecanismos de mercado para conservar osecossistemas incluindo as florestas.

    "Estou convencido que rapidamente estamos alcançando um marco importante naresposta de África e que as partes do sustentável enigma de 2igsa; esto a ser postasfirmemente no lugar,% teiner disse.

    Ele notou que os governos africanos esto mostrando uma c rescente voluntariedade decooperar e enga2arem1se numa larga escala de questões regionais e globais.

    "+ import:ncia econ!mica do meio ambiente $ cada vez mais reconhecida por l4deresde África como um instrumento para o desenvolvimento, para meios de subsist0 por cento dos diamantes do globo e mais do que um quinto do seu ouro ecobalto.

    # relat!rio apela para uma transiço em África, de principal e&portador de recursos primários para ser um actor com uma base industrial e de manufactura vibrante.

    # relat!rio adverte sobre as armadilhas no desenvolvimento, notando, por e&emplo, queas puras forças de mercado sozinhas na produço alimentar podem conduzir a umamaior degradaço da terra, e a e&panso industrial poderia privar de água o p5blico.

    +E# / foi produzido atrav$s de um processo participativo e colaborativo que envolvemuitos peritos e oficiais dos governos africanos. + coordenaço geral foi feita pela)(E', enquanto que a coordenaço sub1regional foi feita por uma rede de seis centrosem colaboraço.

    #s seis centros em colaboraço so o entro de 3ocumentaço e 'esquisa para a África+ustral +?3-= +utoridade (acional de 9esto +mbiental (E*+-= omisso do#ceano @ndico #-= entro para o *eio +mbiente e 3esenvolvimento na regioÁrabe e Europa E3+?E-= ?ede para o *eio +mbiente e 3esenvolvimentoustentável em África (E3+-= e +gence nternationale pour le 3evelopment de lAinformation Environnementale +3E-.