rio dão mgl gil vicente - turismo de mangualde · vários autores referem que gil vicente,...

2
Para a esquerda Para a direita Caminho errado Caminho certo Mudança de Direção Ficha Técnica Contactos Úteis Trilhos de Gil Vicente Divisão de Informação Geográfica e Planeamento Urbano e normas de Conduta Cuidados Especiais Para mais informações contactar o Posto de Turismo de Mangualde. www.cmmangualde.pt Emergência: S.O.S.: 112 SOS Floresta: 117 PR 3 MGL Entidade Promotora: Apoio: Percurso pedestre registado e homologado pela: Câmara Municipal: 232 619 880 Junta de Freguesia de Chãs de Tavares: 232 651 109 Centro de Saúde de Mangualde: 232 619 480 Posto de Turismo: 232 613 980 GNR: 232 622 258 Bombeiros: 232 619 610 Praça de Táxis: 232 623 333 Partida e Chegada: Capela de Nossa Senhora do Pranto Tipo de percurso: Ambiental, Cultural, Desportivo e Paisagístico Extensão: 5,7 Km Duração: 3H Nível de Dificuldade: Médio Desníveis: 175 m Época aconselhada: Todo o Ano - Seguir somente pelos trilhos sinalizados; - Cuidado com o gado. Embora manso não gosta da aproximação de estranhos às suas crias; - Evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local; - Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos; - Não danificar a flora; - Não abandonar o lixo, levando-o até um local onde haja um serviço de recolha; - Fechar as cancelas e portelos; - Respeitar a propriedade privada; - Não fazer lume; - Não colher amostras de plantas ou rochas; - Ser afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à atividade em curso e às marcas do PR; O C E A N O A T L Â N T I C O E S P A N H A Rio Dão Rio Mondego Guimarães de Tavares MANGUALDE MANGUALDE Santo Amaro de Tavares

Upload: doanquynh

Post on 23-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Para a esquerda Para a direita

Caminho errado Caminho certo

Mudança de Direção

Ficha Técnica

Contactos Úteis

Trilhosde

Gil Vicente

Divisão de Informação Geográfica e Planeamento Urbano

e normas de Conduta

Cuidados Especiais

Para mais informações contactar o Posto de Turismo de Mangualde.

www.cmmangualde.pt

Emergência: S.O.S.: 112 SOS Floresta: 117

PR 3MGL

Entidade Promotora:

Apoio:

Percurso pedestre registadoe homologado pela:

Câmara Municipal: 232 619 880

Junta de Freguesia de Chãs de Tavares: 232 651 109

Centro de Saúde de Mangualde: 232 619 480

Posto de Turismo: 232 613 980

GNR: 232 622 258

Bombeiros: 232 619 610

Praça de Táxis: 232 623 333

Partida e Chegada: Capela de Nossa Senhora do Pranto

Tipo de percurso: Ambiental, Cultural, Desportivo e Paisagístico

Extensão: 5,7 Km

Duração: 3H

Nível de Dificuldade: Médio

Desníveis: 175 m

Época aconselhada: Todo o Ano

- Seguir somente pelos trilhos sinalizados;

- Cuidado com o gado. Embora manso não gosta da aproximação de

estranhos às suas crias;

- Evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;

- Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;

- Não danificar a flora;

- Não abandonar o lixo, levando-o até um local onde haja um serviço de

recolha;

- Fechar as cancelas e portelos;

- Respeitar a propriedade privada;

- Não fazer lume;

- Não colher amostras de plantas ou rochas;

- Ser afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à atividade

em curso e às marcas do PR;

O C

E A

N O

A T

L Â

N T

I C

O

E S

P A

N H

A

Rio Dão

Rio Mondego

Guimarães de Tavares

MANGUALDEMANGUALDE

Santo Amaro de Tavares

REPRODUÇÃO

INTERDITA

N

L e g e n d aL e g e n d a

Percurso Pedestre

Partida / Chegada

Estrada Asfaltada

Caminhos

Linha de Água

Povoação

Casa Isolada

Igreja / Capela

Ponte

Alminhas

Pinheiro Bravo

Pinheiro Manso

Paisagem e Ambiente:

Descrição do Percurso:

Caracterização da União de Freguesias de Tavares:

G u i m a r ã e s d e T a v a r e sG u i m a r ã e s d e T a v a r e s

S a n t o A m a r o d eS a n t o A m a r o d e

T a v a r e sT a v a r e s

M a n g u a l d eM a n g u a l d e

F r e i x i o s aF r e i x i o s a

T r a g o sT r a g o sM a t a d o sM a t a d o s

C h ã s d e T a v a r e sC h ã s d e T a v a r e sA 2 5A 2 5

G u a r d aG u a r d a

F o r n o s d e A l g o d r e sF o r n o s d e A l g o d r e s

A b r u n h o s a - a - V e l h aA b r u n h o s a - a - V e l h a

P ó v o a d e C e r v ã e sP ó v o a d e C e r v ã e s

V i l a M e n d o d e T a v a r e sV i l a M e n d o d e T a v a r e s

Q u i n t a d a C e r c aQ u i n t a d a C e r c a

Cruzeiro

As povoações que constituem o antigo território de Tavares pertenciam ao concelho com o mesmo nome, até meados dos Séc. XIX, que foi integrado no atual concelho de Mangualde. A sua sede era na povoação de Chãs, onde ainda se encontra ereto o pelourinho e a casa da cadeia. Na actual União de Freguesias de Tavares, na povoação de Guimarães de Tavares, existe um velho solar brasonado da família Soares de Albergaria, de onde se tem uma perspetiva deslumbrante da Serra da Estrela. Alberga atualmente o “Espaço Gil Vicente”.Vários autores referem que Gil Vicente, considerado, de uma forma geral, o “pai do teatro português”, terá nascido ou vivido parte da sua infância e adolescência em Guimarães de Tavares.Neste percurso circular que passa por Guimarães de Tavares e Santo Amaro de Tavares, o pedestrianista poderá usufruir do melhor que a natureza e a história têm para nos oferecer. Este será um encontro com os cantos e os encantos que terão moldado a personalidade de Gil Vicente, o primeiro grande dramaturgo português.

Iniciamos o percurso na Capela de Nossa Senhora do Pranto, na povoação de Guimarães de Tavares e seguimos para Oeste, 250m à frente viramos à direita e descemos para o lugar do “Chão da Vinha”. Passamos pelos lugares da “Quinta dos Barbeiros”, “Quinta do Pereirinho” e percorridos cerca de 570m, junto à “Quinta da Bica” voltamos à Esquerda e continuamos a descer até à “Quinta da Silveira”.Mais abaixo, vamos atravessar um núcleo habitacional e seguimos na direção da EM 1463, que nos surgirá passados cerca de 400m. Viramos à direita e estamos à entrada da povoação de Santo Amaro de Tavares, que conserva ainda a traça das casas típicas beirãs. Passamos no coração desta povoação e encontramos à nossa direita uma alminha que mostra a devoção religiosa destas gentes.Percorridos 170m surge à nossa direita a Capela de Santo Amaro, que dá o nome a esta povoação. Duzentos metros adiante, recuamos no tempo ao passar pelo troço de via romana, com cerca de 1Km de extensão e imaginamos os romanos a calcorrear estes caminhos com os seus animais e mercadorias. Ao longo da via romana, iremos encontrar mais duas alminhas.Mais à frente, junto à “Quinta da Vinha Morta”, do nosso lado direito, deparamo-nos com uma antiga fonte e mais adiante com um belo cruzeiro. Prosseguimos o nosso caminho até à estrada principal, onde encontramos uma entrada para a Casa da Cerca, pertença da família Soares de Albergaria e atualmente, Espaço Gil Vicente.Viramos agora à direita e seguimos na EM 1463 cerca de 200m. Junto ao chafariz encontramos a Capela de Santa Marinha onde faremos um desvio à esquerda. Percorremos as ruelas desta povoação durante cerca de 350m, aí encontramos um cruzamento de ruas e voltamos à esquerda, 150m adiante, cortamos novamente na mesma direção. Continuamos em frente até encontrarmos à nossa direita o polidesportivo da povoação e após 200m a Capela de Nossa Senhora do Pranto onde iniciámos a nossa caminhada.

A paisagem que se avista ao longo deste percurso é qualquer coisa soberba. Quem percorrer estes trilhos jamais esquecerá a imponência e a beleza que a Serra da Estrela nos oferece.Várias são as áreas florestais que teremos de palmilhar, onde encontraremos o pinheiro bravo, o pinheiro manso, a oliveira, o eucalipto, a mimosa, entre outras espécies.