revolução francesa juliana e stella 8ºa

14
Revolução Francesa Juliana Assis e Stella Flores

Upload: alunoitv

Post on 09-Aug-2015

56 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Revolução Francesa

Juliana Assis e Stella Flores

Page 2: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Crises

Tudo começou com as crises econômicas e meteorológicas o que recaiam sobre o terceiro estado, então para resolver essas crises o rei convocou a assembleias dos três estados gerais no qual:

1° estado: constituído pelo clero, proprietários de 10% das terras na França e não pagava impostos.

Page 3: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

2º estado: era formado pela nobreza , proprietária de mais de 20% das terras e que também não pagava impostos.

3º estado: era composto por 80% da população onde haviam os camponeses e burgueses.Eles viviam na miséria e muitas vezes sua situação era agravada pelas secas, enchentes e mas colheitas.

Page 4: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Queda da Bastilha

Como o rei era contra o direito igual para todos o homens (seu poder diminuiria), o povo tomou as ruas de Paris, invadiram a Bastilha, que significava a prisão do Estado e o símbolo do poder Absolutista. Chegava ao fim ,o poder absolutista, passando de monarquia absolutista para monarquia constitucional.

Page 5: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

AssembleiasNa assembleia dos 3 estados, começaram os conflitos pois o 1º e o 2º estado queriam voto por Estado e o 3º queria voto por cabeça, e o 3º Estado queria que o 1º e o 2º também pagassem impostos. Então o 3º Estado cansado de ser prejudicado se retirou da assembleia dos 3 Estados e convocou a assembleia Nacional, que foi transformada em Assembleia Nacional Constituinte, que tinha o objetivo de elaborar uma constituição para a França.

Page 6: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Na Assembleia Nacional Constituinte foram aprovadas as leis: Declaração dos direitos do homem e do

cidadão Confisco dos bens da Igreja e

transformação dos membros do clero em funcionários do Estado.

Divisão dos 3 poderes: - Executivo (exercido pelo rei.)- Legislativo (exercido pela Assembleia)- Judiciário( exercido pelos juízes eleitos).

Page 7: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Logo depois dessa Assembleia, o rei volta e jura respeitar a constituição, depois é acusado de estar traindo a revolução e é preso.No mês seguinte da volta do rei, foi eleita a Assembleia legislativa que decretava o voto censitário.Quando o rei foi preso a Assembleia depôs e o rei e elegeu a Convenção Nacional e foi proclamada a república.

Page 8: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Convençao NacionalApos a proclamação da republica os revolucionários se dividiram em: girondinos : alta burguesia, grupo majoritário planície: alta burguesia jacobinos: grupo radical da media e pequena

burguesia.Nesta epoca a frança estava enfrentando novas crises: revoltas de padres e nobres predominando a França, ataques de uma coligaçao de paises (com medo de que a onda revolucionaria chegasse a seu pais).

Page 9: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

No período das crises o governo passou de monarquia constitucional para ditadura.

Durante as crises os jacobinos começaram uma perseguição violenta contra os girondinos com a morte de muitos nobres inclusive a rainha Antonieta, foi denominado este o período do terror, liderado por Robespierre. Depois disso Robespierre foi preso, acabando assim com o período do terror e retomando o governo aos girondinos. Ao recuperar seu governo, os girondinos instalaram o Diretório (uma forma de governo).

Page 10: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

DiretórioNo diretório foram abolidas todas as constituições criadas no período anterior e foram criadas novas leis.O poder executivo foi dado a 5 diretores escolhidos por voto censitário.Nesta época, a França estava enfrentando a guerra contra a primeira coligação de países liderados pela Inglaterra. Onde se destacou o general Napoleão Bonaparte.Ao se destacar, Napoleão Bonaparte foi chamado pelo diretório, para governar junto a eles. Ao conseguir, deu um golpe de Estado para governar individualmente e ter o poder só para ele e instalou um governo chamado Consulado.Este acontecimento ficou conhecido domo golpe 18 Brumário, que marcou o fim da Revolução Francesa.

Page 11: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Consulado Poder Executivo : executado por 3 cônsules

sendo Napoleão o primeiro cônsul com amplos poderes

Reforma do direito : Código Civil Napoleônico, que consolidou as conquistas da burguesia durante a Revolução Francesa

Reorganizado o ensino francês: o objetivo era a formação dos cidadãos aptos a servir o Estado e o moldar o comportamento politico do cidadão.

Atos: Napoleão fez um plebiscito e se tornou cônsul vitalício

Page 12: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Imperio Napoleão fez um novo plebiscito, e se

tornou imperador Neste período Napoleão estava

disputando com a Inglaterra, a hegemonia politica e economica da Europa e enfrentou a terceira coligaçao contra a França, para derrotar a Inglaterra, Napoleão decretou o bloqueio continental, proibindo todos os paises europeus de realizar comercio com a Inglaterra.

Page 13: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Os países que continuaram a fazer comercio com a Inglaterra sofreram intervenções de Napoleão Bonaparte.

Napoleão dominava toda a Europa com exceção da Inglaterra e tornou- se senhor absoluto da politica europeia. enquanto isso a Inglaterra intensificou seu comercio, fazendo com que o bloqueio continental prejudicasse a economia francesa em razão da falta de produtos e da paralização de portos.

Page 14: Revolução Francesa Juliana e Stella 8ºA

Fim do império napoleônico

como reação, Napoleão reuniu mais de 600 mil homens para invadir a Rússia mas estava enfrentando seu maior inimigo : o inverno.Com o frio e os ataques russos, Napoleão, perdeu quase todo seu exercito, sendo obrigado a voltar para a França, esse acontecimento foi sua primeira derrota, então foi exilado (Luís XVIII retomou seu governo). Como a burguesia era beneficiada por Napoleão, sem Napoleão perderia seus interesses, então ajudaram Napoleão a fugir e retomar seu poder, quando chegou á França realizou o chamado governo de 100 dias, pois estava fraco e quando chegou teve que enfrentar a Batalha de Waterloo, na Bélgica, quando foi definitivamente derrotado, (preso e morto) dando fim ao império napoleonico.Ao ser derrotado Luís XVIII retoma seu poder novamente e restaura a monarquia absolutista