revolução francesa

5
Revolução Francesa Aluna: Victória Queiroz Instituto Teresa Valse

Upload: alunoitv

Post on 15-Aug-2015

13 views

Category:

Automotive


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução francesa

Revolução Francesa

Aluna: Victória QueirozInstituto Teresa Valse

Page 2: Revolução francesa

O inícioA sociedade francesa era dividida em três estados:

1º estado: Era formado pelo clero, proprietário de 10% das terras da França, não pagavam impostos;

2º estado: Era constituído pela nobreza, proprietária de mais de 20% das terras, tinham amplos privilégios e também não pagavam impostos;

3º estado: Era formado pelos burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses, representavam a maioria da população, viviam na miséria e eram os únicos que pagavam impostos.Tudo começou quando o rei Luíz XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais pelo fato da França enfrentar uma crise econômica, logo, os representantes da Assembleia (1º, 2º e 3º estados) entraram em conflito e o terceiro estado cansado de só pagar impostos e viver em desvantagem se retira da Assembleia Geral e forma sua própria constituição, que se tornou Assembleia Nacional Constituinte que teve como objetivo elaborar uma constituição para a França.Em 13 de Julho de 1789, o povo tomou as ruas de paris e no dia seguinte houve a queda da Bastilha, que foi o marco histórico.

Page 3: Revolução francesa

Assembleia Nacional Constituinte

Essa assembleia decretou novas leis e aprovou a Declaração dos Direitos dos Homem e do Cidadão ( os homens nascem livres e iguais em direitos) .Por fim, em 1791, foi promulgada a Constituição que estabelecia como forma de governo a monarquia constitucional e liberal. Ficou decidida a divisão de três poderes:

Executivo: exercido pelo rei; Legislativo: exercido pela assembleia; Judiciário: exercido pelos juízes eleitos.

Os membros republicanos da Assembleia acusaram o rei Luís XVI de estar traindo a revolução. A família real foi presa e a Assembleia elegeu a Convenção Nacional ( eleita por voto universal masculino).No dia 7 de Setembro foi proclamada a República.

Page 4: Revolução francesa

A Convenção Nacional e o Diretório

Os revolucionários dividiram-se em: Girondinos: alta burguesia; Jacobinos: média e pequena burguesia ; Planície: alta burguesia.

A república francesa começou com uma série de crises, então a Convenção governou de forma ditatorial, comandada primeiramente pelos girondinos, em seguida pelos jacobinos (período do Terror) que saem do governo e os girondinos voltam instalando um governo chamado Diretório que era bastante fraco e com a insatisfação popular convoca Napoleão Bonaparte (famoso na época) que deu um golpe de Estado, instalando na França um governo chamado Consulado. Esse fato ficou conhecido como O golpe de 18 Brumário. Dando fim na Revolução Francesa.

Page 5: Revolução francesa

Governo NapoleônicoDepois de instalar o Consulado (recuperação econômica da França e estabilização do poder político) Napoleão torna-se imperador da França e decretou o Bloqueio Continental ( proibia qualquer país europeu de comercializar com a Inglaterra) com o objetivo de anquilar economicamente a Inglaterra.A Rússia rompe o Bloqueio Continental o que leva Napoleão Bonaparte atacar com um exército de quase 600 mil homens, chegando lá ele e seu exército enfrentam um inverno rigoroso e com a cidade abandonada Napoleão perde quase todo seu exército e é derrotado.Napoleão vai preso, e a França querendo sua ajuda “busca” ele novamente, fazendo assim o Governo dos Cem Dias. Napoleão chega a França mas está muito fraco e na Batalha de Waterloo é definitivamente derrotado.Luíz XVIII restaura a monarquia na França e logo em seguida eles organizam os movimentos chamados Congresso de Viena e A Santa Aliança.