revolução francesa

5
Revolução Francesa A Revolução Francesa foi a grande revolução, a qual consolidou o poder político da burguesia na França. E também referencia para marcar a passagem da Idade Moderna para Contemporânea. Instituto Teresa Valse Ana Luiza Ramos – 8°A Uberlândia – 11/05/2015

Upload: alunoitv

Post on 15-Aug-2015

52 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução francesa

Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi a grande revolução, a qual consolidou o poder político da burguesia na França. E também referencia para marcar a

passagem da Idade Moderna para Contemporânea.

Instituto Teresa Valse Ana Luiza Ramos – 8°A

Uberlândia – 11/05/2015

Page 2: Revolução francesa

A sociedade Francesa era dividida em três estados:

O primeiro Estado era constituído pelo Clero, proprietário de 10% das terras da França, não pagava impostos.

O segundo Estado era formado pela nobreza, proprietária de mais de 20% das terras da França. O terceiro Estado era formado por burgueses, baixo clero, trabalhadores urbanos e camponeses. Eram

80% da população. Viviam na miséria, com sofrimento agravado por secas e períodos de más colheitas.

Em 1788 a França passava por uma longa seca, período de falta de alimentos e altos preços. A burguesia estava descontente. A França enfrentava uma crise. O rei não sabia mais o que fazer, e para tentar encontrar uma solução, convocou os Estados Gerais, assembleia formada por representantes dos 3 estados. Assim fez.

Já na Assembleia, nascia m conflito. Os 1° e 2° estado defendiam um voto social ( por classe ), e o 3° defendia o voto por cabeça, cada um com o objetivo de ser privilegiado. Não chegando a uma conclusão, o 3° estado resolveu se retirar dos Estados Gerais proclamando uma nova assembleia, a Assembleia Nacional Constituinte, com o objetivo de elaborar para a França uma constituição. O Rei já não sabia o que fazer, e pressionado convocou o exército para dissolver assembleia.

Em 14 de julho uma multidão invadiu a Bastilha ( símbolo do poder absolutista ). A queda da Bastilha. O absolutismo chegava ao fim.

Page 3: Revolução francesa

A ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE• Foi a primeira fase da Revolução Francesa. Durou de 1789 a 1791.

Foram decretadas e aprovadas novas leis, entre elas a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que afirmava que os homens nascem livre iguais em direitos. Porém Luís, o antigo rei absolutista não aceitou que essas medida fossem tomadas. Revoltado por essa atitude , o povo invadiu o Palácio de Versalhes, e obrigou a retirada do monarca.

Em 1970, a Assembleia votou a Constituição Civil do Clero,, estabelecendo o confisco do bens da igreja e transformação dos membros do Clero em funcionários do Estado.

Em 1971, a Constituição que estabelecia como forma de governo a monarquia constitucional foi promulgada. Houve a divisão de poderes em: Executivo (rei), Legislativo (Assembleia), e Judiciário (por juízes eleitos).

Em setembro de 1791 o Rei absolutista jurou respeitar a constituição. No outro mês foi eleita a nova assembleia legislativa, com o predomínio da burguesia. O voto era por renda.

Luís logo foi acusado de traição à revolução. A Família Real foi presa, e assim foi proclamada a República.

Page 4: Revolução francesa

A REPÚBLICANa República, os revolucionários dividiram-se em:

• Girondinos: Representantes da Alta Burguesia.• Jacobinos: Representantes da média e baixa burguesia.• Planície: Outros representantes da alta burguesia.

Os girondinos começaram governando, mas logo fracassaram, pois a França passava por crise interna e externa. Por esse mesmo motivo a Convenção passou a governar de forma ditatorial.

Aí veio o periodo conhecido como Periodo do Terror, comandado pelos jacobinos e marcado pela perseguição aos girondinos.Em 27 de julho de 1794 Robespierre ( representante do governo jacobino) foi preso e guilhotinado pelos girondinos. Os quais retomam o poder, elaborando um nova Constituição e instalando um governo chamado Diretório.

Page 5: Revolução francesa

O DIRETÓRIO No Diretório foi mantido o regime Republicano, abolindo as instituições criadas no antigo regime.

• O poder Executivo foi dado a 5 representantes, os quais eram eleitos por voto censitário.A burguesia, maior parte no Diretório, defendia seus interesses.

Napoleão ( um jovem que estava se destacando no cenário Europeu ) foi chamado de volta à França pelo Diretório. Napoleão se retirou do Egito, e em 9 de novembro ( 18 Brumário ) de 1799, efetuou na França um golpe de Estado, e instalou m governo chamado Consulado. O fato ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário.

A Revolução Francesa chegava ao fim.