revolução francesa

12
A grande revolução que marcou a ascensão da burguesia ao poder político. Revolução Francesa

Upload: alunoitv

Post on 11-Aug-2015

94 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução francesa

A grande revolução que marcou a ascensão da burguesia ao poder político.

Revolução Francesa

Page 2: Revolução francesa

A sociedade estava dividida em três estados:O primeiro estado era formado pelo clero, proprietários de 10%

da terra da França.O segundo estado era formado pela nobreza, proprietária de

20% das terras do país, obtinha muitos privilégios, inclusive não pagar impostos.

Terceiro estado era formado pelos burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses. Representavam 80% da população que vivia na miséria.

Divisão da sociedade francesa

Page 3: Revolução francesa

A França enfrentava uma grande seca que elevou os preços da agricultura e a pressão da burguesia sob a monarquia absolutista de Luis XVI.

Em função de restabelecer a economia no país, o Rei Luiz XVI convoca a Assembleia dos Estados Gerais. Com um impasse o terceiro estado se retira formando a Assembleia Nacional Constituinte.

Dia 13 de julho, o povo toma as ruas de Paris. Uma multidão invade a bastilha. Era o início da Revolução Francesa. Revoltas se espalharam pela França, o poder absolutista chegava ao fim.

Crise francesa

Page 4: Revolução francesa

Após o fim da monarquia absolutista, a Assembleia Nacional Constituinte decreta novas leis e aprova a Declaração dos Direitos do Homem, proclamando que os homens nascem livres e iguais em direitos.

Os membros republicanos da Assembleia acusaram o rei de estar traindo a revolução. A Assembleia depôs o rei e elegeu a Convenção Nacional, eleita por voto universal masculino; proclamando a Republica.

Assembleia Nacional

Constituinte

Page 5: Revolução francesa

Os revolucionários dividiram-se em:o Girondinos – Representantes da alta

burguesiao Jacobinos – Representantes da alta e media

burguesiao Planície – Partido central apoiava a alta

burguesia • A República começou com uma série de

crises. Nesse ambiente de crises, os Jacobinos instalaram um período conhecido como Terror, onde a oposição era guilhotinada. Não durou muito, logo os Girondinos tomaram o poder novamente e elaboraram uma nova constituição, chamada de Diretório.

Convenção Nacional

Page 6: Revolução francesa

O poder foi dado a 5 burgueses escolhidos por uma Assembleia eleita pelo voto censitário. A alta burguesia, que dominava o diretório, tratou de defender seus interesses, sufocando opositores internos.

A França enfrentava a Primeira Coligação, formada pela Inglaterra e seus aliados. Na guerra, o general Napoleão Bonaparte ganha destaque e é chamado para participar do Diretório. Porém, Napoleão não queria participar do diretório com 4 incompetentes. Não satisfeito ele deu um golpe de estado, conhecido como Golpe 18 de Brumário, instalando um governo chamado de diretório. A Revolução Francesa chegava ao fim.

Diretório

Page 7: Revolução francesa

Em seu governo Napoleão Bonaparte deu inicio a consolidação das conquistas da burguesia e empreendeu campanhas militares que provocaram a desorganização das monarquias absolutistas da Europa

Governo Napoleônico

Page 8: Revolução francesa

No consulado o poder executivo era exercido por 3 cônsules. Napoleão era o primeiro cônsul, comandando amplos poderes.

Napoleão promoveu a reforma dos Direitos, criando o código Civil Napoleônico, o que consolidou as conquistas da burguesia com ideias liberais, proibição das greves e o reestabelecimento da escravidão na colônia.

Com o apoio da burguesia, Napoleão fez um plebiscito e tornou-se cônsul vitalício.

Consulado

Page 9: Revolução francesa

No plano interno, ouve apoio a agricultura e a indústria. No plano externo, Napoleão estava em guerra contra a Inglaterra pela disputa da politica e economia da Europa.

Para derrotar a Inglaterra Napoleão promulgou o Bloqueio Continental, que proibia qualquer europeu de comerciar com a Inglaterra com o objetivo de aniquilar a economia inglesa.

Napoleão dominava praticamente toda a Europa, tirando a Inglaterra.

Império

Page 10: Revolução francesa

A politica napoleônica começou a ser contestada até pela burguesia. O bloqueio continental prejudicou a economia francesa e dos países aliados devido a falta de produtos manufaturados e a paralisação dos portos. Enquanto a Inglaterra intensificava o comercio com as Américas.

A Rússia rompeu o bloqueio. Napoleão mobilizou um exercito de quase 600 mil homens. Quando chegou nada encontrou pois czar tinha evacuado o pais. Napoleão retornou a França e foi derrotado. Não durou muito, fugiu da prisão e realizou o Governo dos Cem Dias. Mas foi definitivamente derrotado na Batalha de Waterloo.

O fim do império

Napoleônico

Page 11: Revolução francesa

O Congresso de Viena era formado pela Prússia, Rússia, Inglaterra, França e Áustria. O objetivo era restabelecer o antigo equilíbrio politico europeu, antes da revolução Francesa, e reorganizar o mapa politico da Europa, radicalmente modificado com o governo de Napoleão.

A Santa Aliança era formada pela Prússia, Rússia e Áustria. O objetivo era defender as monarquias absolutistas em nome dos princípios cristãos.

Congresso de Viena e Santa Aliança

Page 12: Revolução francesa

ALUNOS: Níkolas Cury e Vitor Paiva- 8ºC