revolução francesa

7
REVOLUÇÃO FRANCESA

Upload: alunoitv

Post on 11-Aug-2015

68 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revolução Francesa

REVOLUÇÃO FRANCESA

Page 2: Revolução Francesa

Inicio da revolução Francesa

Nesta época , a sociedade francesa estava dividida em três ordens ou estados. Primeiro estado: constituído pelo clero, proprietário de 10% das terras francesa e não pagava impostos. Segundo estado era feito pela nobreza, proprietário de 20% das terras do país e gozavam de amplos privilégios, inclusive de não gastar impostos. Terceiro estado era formado pelos burgueses, trabalhadores urbano e camponeses, eles viviam na miséria e,muita das vezes, a sua situação era agravada pelas secas.

Page 3: Revolução Francesa

O terceiro estado se revolta, pois apenas eles pagavam os impostos. A solução foi convocar uma assembléia formada pelos 3 estados.Então se reuniram no Palácio de Versalhes, mas logo entraram em conflito, enquanto o primeiro e segundo estado defendia o voto defenderiam o voto por ordem social e o terceiro por voto por cabeça. O terceiro estado se retira e forma sua própria assembléia nacional que viro assembléia nacional constituinte.

Page 4: Revolução Francesa

O diretório

O poder executivo foi dado a cinco diretores escolhidos por uma assembléia eleita por voto censitário. Napoleão Bonaparte foi chamado de volta a frança por alguns políticos do diretório, ele se retiro secretamente do Egito e no dia 18 brumário (9 de novembro) deu um golpe de estado instalando na frança um governo chamado Consulado.

Page 5: Revolução Francesa

Império Napoleônico

No império Napoleônico, Napoleão Bonaparte desenvolveu sua corrida imperialista e dominou grande parte da Europa.

Page 6: Revolução Francesa

O consulado

No consulado o poder executivo era exercido por três cônsules, e o legislativo ficava a cargo das assembléias. Napoleão era o primeiro – cônsul e tinha em suas mãos amplos poderes.

Napoleão promoveu a reforma do direito, elaborando o código Civil Napoleônico, o que laicizarão do estado, a igualdade entre todos perante a lei, a propriedade privada, a liberdade econômica, a proibição das greves e da organização sindical e o restabelecimento da escravidão nas colônias.

Com o apoio da burguesia, em 1802, Napoleão fez um plebiscito e tornou se cônsul vitalício. Ele dominou toda Europa menos a Inglaterra.

Page 7: Revolução Francesa

O fim do império napoleônico

A política de Napoleão começou a ser contestada, enquanto a Inglaterra intensificou seu comercio com as colônias da America latina, dos estados unidos e do oriente, o bloqueio continental prejudicou a frança e dos países aliados, em razão da falta de produtos manufaturados e da paralisação dos portos, então a Rússia rompeu o bloqueio continental.

Como reação Napoleão empreendeu a campanha da Rússia, mobilizando um ataque, quando o exercito Frances chega nada o encontrou pois Cezar tinha retirado seu povo da capital e ateado fogo nela. Sem abrigo e sem alimento, Napoleão resolveu a voltar a frança. Na viagem Napoleão se deparou com o inverno. Em face do frio e dos ataques russos, Napoleão perdeu quase todo seu exercito.