revit 2009 básico

20
Universidade Federal do Pará Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Professora: Vanessa Watrin Oficina REVIT ARCHITECTURE BÁSICO Autodesk Revit Architecture 2009 Referências: - JUSTI, Alexander Rodrigues. Revit Architecture 2010. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010. - Guia do Usuário de Revit Architecture 2009 acessado no menu Ajuda opção Revit Architecture 2009 Ajuda 1. Arquivos 1.1 Tipos de Arquivos Os arquivos com os quais o REVIT trabalha diretamente são os seguintes: .RVT – arquivo do projeto (similar ao .DWG); .RTE – arquivo do template do projeto (similar ao .DWT); .RFA – arquivo de família de componente (similar ao bloco do Autocad); .RFT – arquivo de template de família de componente (não possui referência similar no Autocad); 1.2 Salvamento automático Ao salvar um arquivo no Revit automaticamente é criado um segundo arquivo com o mesmo nome, mas com uma numeração seqüencial. Isto se repete a cada vez que salvamos o arquivo. Contudo, podemos controlar a quantidade de arquivos de backup criados acessando a opção SALVAR COMO..., botão OPÇÕES, campo MÁXIMO DE BACKUPS.

Upload: elias-soares

Post on 13-Aug-2015

197 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revit

TRANSCRIPT

Page 1: REVIT 2009 Básico

Universidade Federal do ParáFaculdade de Arquitetura e UrbanismoProfessora: Vanessa WatrinOficina REVIT ARCHITECTURE BÁSICO

Autodesk Revit Architecture 2009

Referências: - JUSTI, Alexander Rodrigues. Revit Architecture 2010. Rio de

Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.

- Guia do Usuário de Revit Architecture 2009 acessado no menu Ajuda →opção Revit Architecture 2009 Ajuda

1. Arquivos

1.1Tipos de ArquivosOs arquivos com os quais o REVIT trabalha diretamente são os seguintes:

.RVT – arquivo do projeto (similar ao .DWG); .RTE – arquivo do template do projeto (similar ao .DWT); .RFA – arquivo de família de componente (similar ao bloco

do Autocad); .RFT – arquivo de template de família de componente (não

possui referência similar no Autocad);

1.2Salvamento automáticoAo salvar um arquivo no Revit automaticamente é criado

um segundo arquivo com o mesmo nome, mas com uma numeração seqüencial. Isto se repete a cada vez que salvamos o arquivo. Contudo, podemos controlar a quantidade de arquivos de backup criados acessando a opção SALVAR COMO..., botão OPÇÕES, campo MÁXIMO DE BACKUPS.

2. Interface

O Revit Architecture é um poderoso produto de CAD desenvolvido para o sistema operacional Microsoft® Windows. Sua interface se parece com a de outros produtos desenvolvidos para o Windows: ela tem menus com comandos, barras de ferramentas com botões, caixas de diálogo e janelas em que as tarefas são completadas.

Na interface do Revit Architecture muitos dos componentes (como paredes, janelas e portas) estão disponíveis com o clique de um botão. É possível colocar estes componentes direto no desenho e

Page 2: REVIT 2009 Básico

imediatamente ver se eles se ajustam aos seus requisitos de desenho.

Não é necessário definir limites na área de trabalho, mas deve-se respeitar os espaços entre os símbolos de elevação (responsáveis por gerar as fachadas automaticamente);

Figura 01: Interface do Revit 2009

2.1 Barra de Menus: fornece o acesso a todas as funções do Revit Architecture. As funções disponíveis nas barras de ferramentas, a Barra de projeto e muitos menus de atalho também estão disponíveis na barra de menus. Em muitos casos, pode-se clicar com o botão direito do mouse em um elemento na área de desenho para acessar um menu de atalho. O menu de atalho fornece o acesso rápido aos comandos que são apropriados para o elemento selecionado.

Page 3: REVIT 2009 Básico

2.2 Barra de Status: é exibida no canto inferior esquerdo da janela do Revit Architecture. Quando estiver usando um comando, a barra de status fornecerá dicas sobre o que fazer. Quando um elemento ou componente é selecionado, a barra de status exibe o nome da família e o tipo.Para ocultar a barra de status, clique no menu JANELA → BARRA DE STATUS. Para reexibir a barra de status, repita o comando.

2.3 Barra de Opções: está localizada abaixo da barra de menus e das barras de ferramentas, e à direita do Seletor de tipos. Seu conteúdo muda dependendo do comando atual ou do elemento selecionado.

2.4 Barra de Controle de Vista: acesso rápido às funções que afetam a visualização atual.

2.5 Área de Desenho: sua cor de fundo pode ser alterada para preto acessando o Menu Configurações → Opções → Aba Gráficos → marcar a opção “inverter cores do plano de fundo”

2.6 Barra de Projeto: contém guias que permitem o rápido acesso aos comandos do Revit Architecture. Clique em uma guia da Barra de projeto para expandir a guia e exibir seus comandos.

Page 4: REVIT 2009 Básico

Todos os comandos disponíveis na Barra de projeto também estão disponíveis em menus. Nem todas as guias serão exibidas por padrão. É possível exibir e ocultar as guias, como necessário.

2.7 Navegador do Projeto: mostra uma hierarquia lógica para todas as vistas, tabelas, folhas, famílias, grupos e modelos Revit vinculados, e outras partes do projeto atual. Quando se expande ou retrai cada ramo, itens de menor nível são exibidos.

Page 5: REVIT 2009 Básico

2.8 Seletor de tipo: está localizado abaixo das barras de ferramentas e acima da Barra de projeto. Seu conteúdo muda dependendo da função atual ou do componente selecionado. Quando um componente é colocado em um desenho, use o Seletor de tipo para especificar o tipo de componente a ser adicionado. Quando tiver selecionado um componente existente, use o Seletor de tipo para alterar seu tipo.

3 Configurações Iniciais

Page 6: REVIT 2009 Básico

3.1 UnidadesA unidade de trabalho deve ser configurada no inicio do projeto:

Menu CONFIGURAÇÕES → UNIDADES DE PROJETO;ou

Digitar U seguido de N (não é necessário pressionar ENTER);

Escolher a DISCIPLINA do tipo COMUM(relaciona-se com o projeto de arquitetura);

Clicar no botão referente ao campo LINEAR:o UNIDADES – configurar unidade de medida padrão

do projeto (metro, centímetro, polegada, etc);o ARREDONDAMENTO – quantidade de casas

decimais;o SÍMBOLO DE UNIDADE – mostrar/ocultar símbolo

da unidade;o SUPRIMIR 0’s À ESQUERDA – suprime zeros

depois do separador decimal;o USAR AGRUPAMENTO DE DÍGITOS – define o

formato do separador decimal igual ao quadro anterior.

3.2 Navegador do ProjetoNele, pode-se controlar o projeto e seus dados, é subdividido em tipos de desenhos e dados, como segue:

PLANTAS DE PISO – desenhos de plantas baixas; PLANTAS DE FORRO – desenhos de plantas de forro; ELEVAÇÕES – desenhos de elevações em geral; LEGENDAS – armazena legendas (selos, carimbos ...); TABELAS/QUANTIDADES – armazena tabelas e

quantitativos; FOLHAS – armazena as pranchas de desenho que serão

impressas; 3D – desenhos em 3D (aparece quando ativamos

visualização 3D); CORTES – desenhos de cortes (aparece quando criamos

seções); FAMÍLIAS – gerenciador de famílias; GRUPOS – gerenciador de grupos; VÍNCULOS DO REVIT– gerenciador de arquivos de Revit

linkados.

É possível renomear os desenhos em planta (ou vistas) para facilitar a identificação e navegação, para isto clique com o botão direito do mouse sobre o desenho selecionado e escolha a opção RENOMEAR. Após digitar um novo nome para o desenho

Page 7: REVIT 2009 Básico

selecionado, aparecerá uma caixa de diálogo perguntado se queremos atualizar outros desenhos e vistas correspondentes, clique no botão SIM.

4 Aceleradores de teclado

São comandos de teclado pré-definidos. Abaixo seguem tabelas com comandos:

Para seleção de objetos:

Tecla AçãoCTRL Seleciona múltiplos elementos.

TABNavega nos elementos pré-realçados para selecionar entre os que estejam juntos um do outro.

TABPré-realce de faces de paredes ou linhas centrais de parede ou linhas centrais de paredes ao colocar cotas.

TABAlterna entre a seleção de parede cortina e uma vidraça inclinada em uma vista plana.

SHIFT+TABReverte a ordem na qual TAB navega pelos elementos pré-realçados.

CTRL+ASeleciona todas as linhas na caixa de diálogo “Work-sets”.

ObservaçãoSe estiver selecionando múltiplos objetos e precisar selecionar TAB, não mantenha pressionado CTRL ao pressionar TAB.

Para o uso de Snaps:

Tecla AçãoTAB Navega por diferentes snaps ao criar paredes e linhas,

ao criar componentes, ou ao mover ou colar elementos.

TAB Reverte a ordem na qual TAB navega pelos diferentes snaps.

SHIFT+TAB Pressionar uma vez suprime todos os pontos de snap.

Para o gerenciamento de arquivos:

Tecla AçãoCTRL+O Abrir um projeto.CTRL+P Imprimir uma página.CTRL+S Salvar um projeto.

Para a edição de objetos:

Tecla AçãoCTRL+C Copiar elemento.CTRL+V Colar elemento.

Page 8: REVIT 2009 Básico

CTRL+X Recortar elemento.CTRL+Y Refazer alteração.CTRL+Z Desfazer alteração.CTRL+M Mover elemento.CTRL+R Rotacionar elemento.

DEL Excluir elemento selecionado.

Para o cancelamento de comandos:

Tecla AçãoESC Cancelar um comando antes de um primeiro clique e

retornar para o modo modificar.Cancelar o primeiro clique de um comando de múltiplos cliques, como paredes ou linhas. Pressione ESC novamente para retornar para o modo modificar.Limpar cotas temporárias que aparecem após um comando de clique único, como portas, ou após o segundo clique de um comando de múltiplos cliques, como paredes.Retornar ao modo modificar.

Para trabalhos com vistas:

Tecla AçãoF8 Ativar o editor de vista dinâmica.

TAB Criar vistas diferentes de elevação interna após colocação do símbolo de elevação interna.

Para o controle de colocação de elementos:

Tecla Ação

SHIFT

Ao manter pressionada restringe a elevação de uma janela em uma vista 3D.Ao manter pressionada impõe restrição no movimento de uma parede ou linha (criação e edição).

Para atualizar a tela:

Tecla AçãoF5 Atualizar a tela.

5 Diretórios

Os arquivos do programa estão localizados em dois locais diferentes. Na pasta escolhida na hora da instalação e em outro diretório um pouco difícil de ser identificado.

Page 9: REVIT 2009 Básico

Em primeiro lugar certifique-se de ativar a visualização das pastas e arquivos ocultos acessando no Windows Explorer o menu FERRAMENTAS → OPÇÕES DE PASTAS. Um caixa é aberta, procure por MODO DE EXIBIÇÃO e marque a opção “MOSTRAR PASTAS E ARQUIVOS OCULTOS”. Ainda no Windows Explorer acesse o diretório:

Usuários do Windows XP - C:/Documents and Settings/All Users/Dados de Aplicativos/Autodesk/RAC2010;

Usuários do Window Vista/7 – C:/ProgramData/ Autodesk/RAC2010.

5.1 Diretório Metric LibraryOnde se encontram as bibliotecas de famílias que já vem com a instalação do programa, são arquivos do tipo .RFA.

5.2 Diretório Metric TemplatesOnde podemos encontrar arquivos de template do Revit: .RTE arquivos de template de projeto ou .RFT de template de famílias de componentes.

6 Começando um projeto

MENU ARQUIVO → NOVO → PROJETO;Qualquer novo projeto é iniciado a partir de um arquivo modelo (.RTE), por isto o Revit nos permite escolher o arquivo modelo a partir do qual iniciaremos o projeto.

BARRA DE PROJETO → FUNÇÕES BÁSICAS → Ferramenta PAREDE;

Na BARRA DE OPÇÕES → campo ALTURA selecione o nível ao qual a parte superior da parede será conectada ou se não desejar que a parede se conecte a um nível selecione a opção não conectada e digite um valor para definir a altura da parede;

Na BARRA DE OPÇÕES → campo LINHA DE LOCALIZAÇÃO → especifique a linha de localização da parede como uma Linha central da parede, Linha central núcleo, Face de acabamento; Exterior, Face de acabamento interior, Face núcleo: Exterior e Face núcleo: Interior. A posição da linha de localização pode variar, dependendo da forma que você desenha a parede. Por exemplo, se você especifica a linha de localização como Face de acabamento interior e efetua o croqui da parede da esquerda para a direita, a linha de localização é exibida no lado externo da parede. Se você desenha da direita para a esquerda, a linha de localização exibe o lado interno da parede.

Clique → digite um valor (com o mouse no ângulo desejado) → ENTER;- O Revit não depende de sistema de coordenadas como o Autocad, conseqüentemente não haverá necessidade de utilizar o @.

Page 10: REVIT 2009 Básico

- Para corrigir a dimensão de uma parede já criada, selecione-a e altere o valor das cotas temporárias que aparecem automaticamente nas paredes adjacentes às selecionadas.

Desenhe o esquema abaixo (somente as paredes), observando suas cotas:

6.1 SNAPS Funcionam de maneira similar ao Autocad;

Menu Configurações → opção SNAPS;

Obs. evite ligar todos os snaps ao mesmo tempo e utilize comandos reduzidos (dica entre parênteses ao lado do nome do snap) para ativar momentaneamente um snap desligado.

Page 11: REVIT 2009 Básico

7 ParedesAs paredes podem funcionar como interiores, exteriores, fundação e contenção. Todas as paredes têm uma estrutura que pode ser definida por meio das propriedades de tipo da parede.

7.1 Alterar Propriedades de tipo Em uma vista de planta de piso ou vista 3D, clique no menu

Modelagem → Parede ou na guia Modelagem da Barra de projeto, clique em Parede.

No Seletor de tipos, selecione a parede.

Para alterar as propriedades da parede, clique em (Propriedades do elemento), e clique em Editar/Novo.

No campo estrutura clique no botão Editar...

7.2 Criar novo de tipo de parede Em uma vista de planta de piso ou vista 3D, clique no menu

Modelagem → Parede ou na guia Modelagem da Barra de projeto, clique em Parede.

No Seletor de tipos, selecione a parede.

Clique em (Propriedades do elemento) → clique em Editar/Novo → clique em duplicar → nomeie o novo tipo de parede.

No campo estrutura clique no botão Editar...

7.3 Editar estrutura Ao clicar no botão Editar... a janela de Editar montagem será aberta; Clique no botão inserir para inserir uma nova camada de material de

revestimento para a parede; Clique no botão Acima/Abaixo para posicioná-la acima do limite do

núcleo superior o que definirá o lado externo da parede; Repita o procedimento para criar a uma camada que definirá o lado

interno da parede (abaixo do limite do núcleo inferior); Clique no campo material de cada camada criada para editar seus

respectivos materiais.

8 Portas e JanelasVocê pode adicionar portas/janelas em paredes em uma vista da planta ou uma vista 3D. Você pode colocar portas/janelas em qualquer tipo de parede, incluindo paredes em arco, paredes no local, e paredes com base em faces (por exemplo, uma parede inclinada). O Revit Architecture automaticamente corta a abertura e coloca a porta/janela na parede.

Clique no menu Modelagem → Porta, ou na guia Funções básicas da Barra de projeto, clique em Porta/Janela.

No Seletor de tipo, selecione o tipo de porta/janela.

Page 12: REVIT 2009 Básico

Observação: neste ponto você pode carregar tipos adicionais de portas/janelas, se necessário. Na Barra de opções, clique em Carregar, e navegue para o arquivo da família.

Na Barra de opções → selecione Identificar na colocação para identificar a porta/janela automaticamente.

Ao colocar a porta na vista da planta, pressione a barra de espaço para inverter a abertura da porta ou clique nas setas azuis indicadoras de direção.

Clique para colocar a porta/janela no ponto desejado na parede.

9 NíveisUse o comando Nível para definir uma altura vertical ou andares em uma construção. Cria-se um nível para cada andar ou outra referência necessária da construção (por exemplo, primeiro andar, topo da parede ou parte inferior da fundação). Para posicionar os níveis, é preciso estar em uma vista de corte ou de elevação. Quando níveis são adicionados, é possível criar uma vista de planta associada.

Abra a vista de corte ou elevação na qual irá adicionar níveis. Clique no menu Desenhar → Nível, ou na guia Desenhar da Barra de

projeto, clique em Nível. Coloque o cursor na área de desenho e clique.

Observação: quando se coloca o cursor para criar um nível, se o cursor se alinhar com uma linha de nível existente, aparecerá uma cota vertical temporária entre o cursor e aquela linha de nível.

Desenhe linhas de nível ao mover o cursor na horizontal. Na Barra de opções → Criar vista de planta é selecionado por

padrão. Como resultado, cada nível criado será um nível de andar e terá uma vista de planta de piso associada e uma vista de planta de forro refletida. Se selecionar Tipos de vistas de planta na Barra de opções, poderá decidir somente criar os tipos de vistas que especificar na caixa de diálogo Tipos de vistas de planta. Se não selecionar Criar vista de planta, o nível será considerado como um nível não de andar ou nível de referência; nenhuma vista de planta associada será criada. Paredes e outros elementos com base em níveis podem usar níveis de referência como seus limites superiores ou de base.

Quando linhas de nível são arrastadas, o início e a extremidade da linha podem se alinhar entre si. Quando uma linha de nível que está alinhada com outras é selecionada, aparece um cadeado para mostrar o alinhamento. Se mover a linha de nível na horizontal, todas as linhas de nível alinhadas se moverão com a mesma.

Clique quando a linha de nível estiver no comprimento correto.

Page 13: REVIT 2009 Básico

É possível alterar o nome do nível ao clicar no número para selecioná-lo. Também pode-se modificar a altura do nível ao clicar na cota.

O Revit Architecture atribui uma legenda (por exemplo, Nível 1) e o símbolo de nível para o novo nível. Use o Navegador de projeto para renomear o nível, se desejado. Se o nível for renomeado, o nome associado para a planta do piso e a planta do forro refletido também serão atualizados.

10 PisosVocê cria pisos ao desenhá-los, ao selecionar paredes ou ao usar o comando Linhas. Normalmente, você desenha um piso em uma vista de planta, embora possa usar uma vista 3D, desde que o plano de trabalho da vista 3D esteja definido como o plano de trabalho de uma vista de planta. Os pisos são automaticamente deslocados para baixo do nível no qual são desenhados.

Clique no menu Modelagem → Piso - ou na guia Funções básicas da Barra de projeto → Piso.

Na Barra de projeto, clique em Selecionar paredes. Dica: o uso do comando Selecionar paredes economiza tempo se você deseja alinhar o piso com as paredes.

Se desenhar o perfil do piso, clique em Linhas e, na Barra de opções, clique em Desenhar ou selecionar linhas. Use as ferramentas de croqui para completar o croqui.

O croqui precisa ser fechado. Se você deseja ter uma abertura no piso, poderá efetuar o croqui de outro perfil fechado onde deseja que a abertura apareça.

Na Barra de opções, para Deslocamento, especifique um deslocamento para as arestas do piso. Observação: ao usar Selecionar paredes, selecione Estender para a parede (para o núcleo) para medir o deslocamento do núcleo da parede.

Na Barra de projeto, clique em Concluir croqui.

10.1Criando um novo tipo de piso No Seletor de tipo, selecione um piso na lista.

Clique em Clique em Editar/Novo. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, clique em Duplicar e digite

o nome do piso. Clique em OK. Modifique as propriedades do piso.

Page 14: REVIT 2009 Básico

11 ForrosVocê pode criar tetos de forma automática em uma vista do projeto ou ao efetuar o croqui. Os tetos devem ser criados na vista da planta do forro refletido ou no modo de croqui.

Os tetos são elementos com base em nível, o que significa que você efetua seu croqui em uma distância especificada acima do nível em que eles estejam. Por exemplo, se estiver efetuando um croqui de um forro no nível 1, poderá colocá-lo três metros acima do nível 1. Você pode especificar este deslocamento em Propriedades do forro.

Abra uma vista de planta do forro. Clique no menu Modelagem → Forro - ou na guia Modelagem da

Barra de projeto → Forro. No Seletor de tipo, selecione um tipo de forro. Clique em um ambiente para colocar o forro. Um forro aparece como exibido. É possível modificá-lo a qualquer

momento

11.1Criando um novo tipo de forro No Seletor de tipo, selecione um forro na lista.

Clique em Clique em Editar/Novo. Na caixa de diálogo Propriedades de tipo, clique em Duplicar e digite

o nome do forro. Clique em OK. Modifique as propriedades forro

12 TelhadosOs telhados são componentes de construção que definem tipos diferentes de telhados para o desenho da construção. Diversos tipos de telhados podem ser criados no Revit Architecture.

12.1Telhado por perímetroCom o método Telhado por perímetro de criação de um telhado, você especifica o perímetro ou contorno do telhado em uma vista da planta. Você então define as inclinações do telhado ao identificar linhas no perímetro que sejam arestas do plano do telhado inclinado.

Exiba uma vista da planta de piso ou vista de planta de forro refletido. No menu Modelagem, clique em Telhado → Telhado por perímetro,

ou na guia Funções básicas da Barra de projeto → Telhado Telhado por perímetro.

Page 15: REVIT 2009 Básico

Observação: se você tentar adicionar um telhado no menor nível, uma caixa de diálogo solicita que você o mova para um nível mais alto. Se você decidir não mover o telhado para um outro nível, o Revit Architecture notifica mais tarde que o telhado está muito baixo.

Na Barra de projeto, clique em Linhas ou em Selecionar paredes e desenhe um ciclo fechado para o telhado.

Para editar as propriedades do telhado antes de desenhá-lo, na Barra de projeto, clique em Propriedades do telhado.Dica: ao usar Selecionar paredes, é possível especificar uma saliência(beiral) antes de desenhar o telhado. Na Barra de opções, selecione Estender para a parede se desejar que a saliência(beiral) seja medida do núcleo da parede e, em seguida, especifique um valor para Saliência(beiral).

Defina linhas que definem a inclinação. Para alterar a definição da inclinação de uma linha, selecione a linha

e, na Barra de opções, clique na caixa de verificação Define a inclinação. Para as linhas que definem a inclinação, você pode alterar o valor da inclinação ao clicar na linha e editando o valor.

Quando uma linha de telhado é definida como sendo de definição de inclinação, este símbolo aparece adjacente a mesma. Na imagem a seguir, a linha horizontal superior e a linha horizontal inferior definem a inclinação do telhado (vista 3D ao lado do croqui).