revista xiii fituff

33
ESPECIAL FITUFF

Upload: bruna-tuna-universitaria-da-figueira-da-foz

Post on 26-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Especial "FITUFF" com tudo sobre o Festival de Internacional de Tunas Universitárias da Figueira da Foz.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista XIII FITUFF

ESPECIAL FITUFF

Page 2: Revista XIII FITUFF

2 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

TUNAS A CONCURSO

08 Tuna Obras Publicas Madrid

Tuna de Ingenieros Civiles de Madrid

10 Copituna D’Oppidana

Tuna Académica da Guarda

11 Tuna Universitária de Aveiro

12 Estudantina Universitária de

Coimbra

06 Os Quatro e Meia

Banda de Coimbra

04 Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz

XII FITUFF

30 Juri e Programação do Festival

Fique a conhecer a constituição do Juri e todos os eventos que irão decorrer neste fim de se-mana e os horários respectivos.

SUGESTÕES

24 RESTAURANTES

28 BARES E DISCOTECA

31 DORMIDAS

13 XII FITUFF

Memórias fotográficas do Festival de

2015

Page 3: Revista XIII FITUFF

3XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

É neste vasto salão pitoresco que a magia acontece...

O grande palco oferece o melhor da arte e espectáculo, proporcionando noites de re-quinte e excentricidade.

No tecto, frescos centenários dão vida a um cenário surrealista, onde o clás-sico e o contemporâneo se fundem

numa dança apaixonante de cores e de luz.

Partilhe emoções fortes com quem lhe é mais especial, escolha o seu espectáculo favorito e viva momentos únicos!

Page 4: Revista XIII FITUFF

4 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

FFundada a 11 de Março de 1993. Como Tuna Universitária que somos, pretendemos dignifi-

car as tradições Académicas, exigindo sempre um sentido de responsabilidade aos novos elementos que pretendam dar corpo a esta tuna, e por isso paralelamente à animação, surgem 3 princípios dos quais não abdicamos: Trabalho, Dignidade e Responsabilidade. Com 22 anos de existência a Tuna Universitária da Figueira da Foz já percorreu Portugal de norte a sul, e teve o privilégio de actuar nas regiões Autónomas da Madeira e Açores. Es-teve já por várias vezes no estrangeiro, nomeada-mente em Espanha, México, Suíça e Holanda, locais onde granjeou a simpatia local. Editou dois trabal-hos discográficos em 2003 e 2008, denominados “ Bruna 10 anos “ e “ Bruna 15 anos”, como forma de assinalar essas datas históricas.

BRUNA Tuna Universitária da Figueira da Foz

Page 5: Revista XIII FITUFF

5XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

Page 6: Revista XIII FITUFF

6 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Page 7: Revista XIII FITUFF

7XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Decorria a Primavera do ano de 2013 quando, por desafio de amigos comuns, se juntaram cinco rapazes com especial gosto pela música. O pretexto inicial foi o de executar uma pequena prestação musical num Sarau de Gala, que veio a decorrer no dia 25 de Maio de 2013, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, organizado pela Academia de Dança do Centro Norton de Matos. Foi nessa noite, para uma plateia com cerca de 500 pessoas, que “Os Quatro e Meia” se mostraram, pela primeira vez, ao público da cidade que se tornara denominador comum nas suas vidas, que acarinhou e aplaudiu fervorosamente as 7 primeiras peças do grupo.

O nome “Os Quatro e Meia” foi motivado por uma óbvia diferença de estaturas entre os cinco elementos que compunham a sua formação original e assim se manteve após a adição de mais um músico, uma vez que o baixinho “Meia” já não estava em idade de crescer.

Ao som de guitarra, contrabaixo, violino, acordeão, bandolim e percussão, o grupo tem procura-do, desde então, agregar o mais variado manancial de música portuguesa de qualida-de, desde o estilo ”Pop-Rock” até ao “Fado”, numa tentativa de conferir novas sonoridades e olhares sobre algumas das mais belas canções criadas no nosso país.

A 6 de Dezembro de 2013, no Café Teatro do Teatro Académico de Gil Vicente, o grupo apresentou o seu primeiro tema original, intitulado “P’rá Frente É Que É Lisboa”.

Atualmente, os “Os Quatro e Meia” contam com seis elementos: • João Cristóvão Rodrigues (Violino e Bandolim) • Mário Ferreira (Acordeão e Voz) • Pedro Figueiredo (Percussão) • Ricardo Liz Almeida (Guitarra e Voz) • Rui Marques (Contrabaixo) • Tiago Nogueira (Guitarra e Voz)

Os Quatro E Meia procuram utilizar a sua forma descontraída de sentir a música para compartilhar com o público bons momentos de animação, ora ao som de clássicos de “Amália Rodrigues” “Rui Veloso” ou “Luís Represas”, ora ao ritmo dos inovadores “António Zambujo”, “Os Azeitonas” ou “Deolinda”, lado a lado com os seus próprios temas.

Até à data, Os Quatro e Meia estrearam “P’ra Frente é Que é Lisboa”, “Um “Sim” Para Regressar”, “Já Estou de Re-gresso, Amor” e “Baile de São Simão”, encontrando-se em fase adiantada de preparação mais músicas originais que se esperam tornar-se públicas a breve trecho. Desde a sua formação, o grupo tem tido oportunidade de mostrar o seu trabalho por Portugal e marcando presença assídua nos palcos mais prestigiados da sua cidade, como o Teatro Académico Gil Vicente, o Conservatório de Música de Coimbra ou o Teatro da Cerca, entre outros. Apesar do visual sóbrio, é num registo de descon-tração e bom humor mas, simultaneamente, de compro-misso com a qualidade da música portuguesa que “Os Quatro e Meia” se apresentam ao público.

“OS AZEITONAS” E “OS QUATRO E MEIA”

TEATRO ACADÉMICO GIL VICENTE, COIMBRA

PRIMEIRO VIDEOCLIPE DOS QUATRO E MEIA

Page 8: Revista XIII FITUFF

8 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

A El origen de nuestra Tuna, se remonta al año 1967 en el que un grupo de tunos de Cami-

nos, colaboran para su fundación, conjuntamente con los alumnos de la Escuela de Ingenieros Técnicos de Obras Públicas. La característica principal de esta Tuna es su con-stante actividad a lo largo de varias décadas tanto dentro, como fuera de su Escuela, promoviendo eventos festivos así como otras actividades en colaboración con el resto de las asociaciones existentes en nuestra Escuela, así como diversos pasacla-ses (actuaciones en las clases de primero durante las horas previa-mente acordadas con los profesores) en los cuales se pretende acercar la Tuna a los alumnos de nuevo in-greso en la Escuela. Las actividades externas comprenden: viajes, ron-das, certámenes y actuaciones con-certadas. Los viajes se realizan para acudir a un certamen, o únicamente para poder visitar un determinado lugar de interés cultural. Las rondas se realizan a petición de un grupo

TUNA INGENIEROS CIVILES MADRID

Tuna Obras Publicas Madrid

Llamamos actividad concerta-da a las actuaciones realiza-das en diversos lugares, gen-

eralmente en instituciones que ejercen una labor social (residen-cias de ancianos, casas de acogi-da) ó eventos festivos como pu-edan ser bodas, despedidas de soltera, comuniones, cumplea-ños, etc. El estilo utilizado para nuestras actuaciones suele ser el típico de Tuna, con canciones tradicionales de diferentes nacio-nalidades, canciones a petición del cliente, etc. A las actuaciones concertadas solemos acudir un grupo de 4 ó 5 tunos asegurando la correcta sonoridad con 2 ó 3 instrumentos de púa y 2 ó 3 gui-tarras.

de personas ajenas a la Tuna, las cu-ales acuden a nosotros con el fin de animar un determinado evento, todo ello de una forma desinteresada por nuestra parte. Los certámenes son or-ganizados por parte de alguna Tuna y pueden ser nacionales o internaciona-les, y sirven de puente para el inter-cambio cultural entre componentes de las diversas Tunas que acuden y compiten para ser evaluados según determinadas características (orga-nización, musicalidad, simpatía…etc) y acceder a los premios establecidos por la organización.

Page 9: Revista XIII FITUFF

9XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

Page 10: Revista XIII FITUFF

10 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

A Tuna Académica da Guarda – Copituna d’Oppidana surge após a dissolução da primei-

ra tuna do Instituto Politécnico da Guarda – Real Tuna Académica da Guarda, uma Tuna mista, ou seja, constituída por membros de ambos os sexos.

Estava-se no mês de Novembro de 1995 e junta um pequeno grupo de alunos do Instituto

Politécnico da Guarda. Nos pri-meiros tempos, executam músicas populares e, principalmente, de out-ras Tunas, que marcavam, à altura, o panorama da cultura de Tunas em Portugal.

COPITUNA D’OPPIDANA TUNA ACADÉMICA DA GUARDA

Volvidos poucos anos, e mui-tas experiências, a Tuna Aca-démica da Guarda – Copituna

d’Oppidana já tem um reportório vasto, maioritariamente, constituído por originais. O ano lectivo de 99/00 representa um marco na vida desta Tuna. É o ano da gravação do seu primeiro trabalho discográfico de originais «Navio de Sonhos».

Destacamos o apadrinhamento, da Real Fortuna – Tuna do Inst. Supe-rior Bissaya Barreto de Coimbra e,

mais recentemente de uma das mais jo-vens e promissoras tunas do país, a Deser-tuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. Orgulhamo-nos de ter, também, organizado o II Encontro Nacio-nal de Tunantes em Novembro de 2004 e de ter sido escolhida para Tuna do Mês (em Dezembro de 2004) pelo muito con-hecido portal da internet www.portugaltu-nas.com

Em 2005, grava, edita e lança o seu se-gundo trabalho de originais “Cábulas de Amor”, que coloca em pautas e le-

tras toda uma vivência de várias gerações de Tunos. Hoje em dia, mesmo enfrentan-do a redução de novos membros – reflexo inerente à fraca adesão de alunos ao IPG e ensino superior em geral – esta Tuna con-tinua a trinar as suas cordas e a fazer-se ouvir por esse Mundo fora.

Para terminar, só umas pequenas pa-lavras do Prof. Dr. Aureliano da Fon-seca (no seu discurso de abertura do

I Conclave Tunae, em 1995) que retraíam, em parte, o que é ser-se Tuno: “Concluí-se: se ser estudante é ter ânsia em saber e espírito jovem, ser Tuno será exaltar em música e canto o ânimo de ser estudante e o vigor da juventude, virtudes a deverem ser permanentes e sem idade!”

Page 11: Revista XIII FITUFF

11XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

Data de 1995 a fusão entre as duas tunas que deu origem à Tuna Universitária de Aveiro.

Foram estas a Rial Tuna do ISCAA e a TUNGA – Tuna Académica da Univer-sidade de Aveiro. Destas duas Tunas a TUA herdou um vasto repertório musical, que leva a todo mundo, a nossa ria e os típicos moliceiros, representando, sempre, as cores da nossa Universidade e da nossa Ci-dade. A TUA prima, sobretudo, pela qualidade musical em todos os fes-tivais de tunas em que participa e em todas as festas e romarias onde actua. Desde 1990 que a TUA orga-niza aquele que é considerado um dos melhores festivais de Tunas do mundo: o FITUA – Festival Interna-cional de Tunas da Universidade de Aveiro. Este festival conta com a participação das melhores Tunas do

TUNA UNIVERSITÁRIA AVEIRO

país, e é frequentemente brin-dado com a presença de algumas das melhores tunas Espanholas e Sul-Americanas.sob a proteção

Page 12: Revista XIII FITUFF

12 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

ESTUDANTINA UNIVERSITÁRIA COIMBRA

locações a Sevilha, na Expo ’92; a Lis-boa, na Expo ’98; São Tomé e Príncipe em 1989, tendo como consequência a fundação da Associação de Am-izade Coimbra/São Tomé; a Itália em 1994, por ocasião da visita oficial do Exº. S. Presidente da República Por-tuguesa, tendo actuado no Palácio Ducal em Génova e representação de Portugal na reunião magna de to-dos os países com assento na NATO.

A Estudantina foi agraciada em 1990 com a medalha de méri-to do Serviço de Estrangeiros

e Fronteiras. É ainda Tuna de honra da Tuna de Arquitectura de Vallado-lid e da Tuna de Direto de Múrcia, Cuarentuna de Marbella, Tuna Uni-versitária de São Martino de Porres (Perú). A Estudantina encontra-se geminada com a Tuna Universitãria de Salamanca, Tuna de Arquitectura de Valladolid, Cuarentuna de Alicante e Tuna de Universitária de Zaragoza. Editou três trabalhos discográficos: “Estudantina Passa” em 1989; “Canto da Noite” em 1992 e “Portugal Total” em 1998 e no âmbito dos festivais de Tunas editou o CD “V Festuna” e o CD Multimédia “VII Festuna - De Capa De Batina”; conta com participações em vários outros CDs de festivais de Tu-nas.

Corria o ano de 1984 quando a quinze iluminados, ocorreu a “lembradura” de recuperar

o espírito e a postura da velha “Es-tundantina Académica de Coimbra”, nascida nesta Academia lá pelos fi-nais do século XIX (1888). Foi assim que, uns tempos antes do que viria a ser um grande sucesso no Sarau da Queima das Fitas de 1985, os destemidos “quinze”, subiram a um palco personificando pela primeira vez em terras de Póvoa do Lanhoso, a Estudantina Universitária de Coim-bra. Este grupo foi pioneiro e grande impulsionador daquilo a que hoje se chama vulgarmente o fenómeno das Tunas. De facto, foi este grupo o pri-meiro do seu género a representar Portugal e os seus estudantes em festivais além fronteiras, tendo igual-mente sido o primeiro a registar dis-cográficamente a sua obra.

Daí para cá “as luzes da ribalta” brilharam, e quer por terra, por mar, ou pelo ar, já correu

a Estudantina meio mundo, isto é, Es-panha, França, Bélgica, Holanda, Ale-manha, Suiça, Itália, Finlândia, Lux-emburgo, São Tomé e Príncipe, Porto Rico, Perú, Cabo Verde e “Japão (con-tinente e ilhas)”. Destacam-se as des-

O

Page 13: Revista XIII FITUFF

13XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

XIIF T U F F

O

XIIF T U F F

Reveja alguns dos melhores momentos

do

Page 14: Revista XIII FITUFF

14 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 15: Revista XIII FITUFF

15XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 16: Revista XIII FITUFF

16 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 17: Revista XIII FITUFF

17XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 18: Revista XIII FITUFF

18 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 19: Revista XIII FITUFF

19XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 20: Revista XIII FITUFF

20 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 21: Revista XIII FITUFF

21XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 22: Revista XIII FITUFF

22 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 23: Revista XIII FITUFF

23XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

O

Page 24: Revista XIII FITUFF

Restaurantes

ONDE COMER?Fiquem com as nossas sugestões

Rua Bernardo Lopes, 85-873080-395 Figueira da FozT: 233425347 Sempre na esperança de apresentar um melhor serviço, dedicando o máximo de empenho na busca de receitas tradicionais. tem se vindo a afirmar como casa de referencia, aliando os bons produtos alimenta-res, ao profissionalismo dos colaboradores agregado ao conceito familiar.Participativos em eventos gastronómicos, nomeadamente o Figueira Gastronómica em todos os seus fes-tivais ao longo do ano, participação no festival de Santarém, BTL Lisboa, divulgação em programas televisi-vos de eventos gastronómicos.Actualmente o Caçarola Dois emprega 15 pessoas, possui 3 salas uma delas esplanada virada para o ca-sino (fumadores) e serviço de balcão (pratos rápidos). Especialidades - Mariscada Especial, Caldeirada de peixe à Pescador, Cataplana de Peixes e Gambas, Train-eira de Peixes, Naco de Novilho na Pedra, Espetada de Lombinhos com Gambas.

24 XII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 14 DE MARÇO DE 2015

Page 25: Revista XIII FITUFF

Rua Bernardo Lopes, 85-873080-395 Figueira da FozT: 233425347

Este restaurante está localizado no Centro de Artes e Espectáculo, des-de Fevereiro de 2011. A cozinha rege-se pela qualidade dos ingredi-entes, respeitando a sua sazonalidade, e oferece uma vasta selecção de pratos de peixe e mar-isco, salientando-se, no que toca à carne, a vi-tela barrosã na brasa. Para além da sala de re-

feições, existe um jardim interior com esplanada e serviço de cafetaria durante todo o dia.Sala acolhedora e ex-celente luz natural, onde o serviço é profissional e onde somos recebidos com grande simpatia.Nas opções permanen-tes podemos escolhar uma das especialidades da casa que são os filetes, tamboril ou polvo servi-dos na perfeição, acom-panhados por um arroz de amêijoas no ponto. Rissotos e carnes na grelha são outras das op-ções, mas a não perder é o arroz de garoupa que é

Comer e Beber

serviço na perfeição. Dispõe de um parque de estacionamento subtarrêano de 200 lugares

com acesso directo ao Centro de Artes e Espectáculo (CAE). Tem uma carta de vin-hos vasta e com boa quali-dade para os apreciadores.

25XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Page 26: Revista XIII FITUFF

Comer e Beber

Rua dos Pescado-res, nº104 - Buar-cos3080-325 Figueira da FozT: 233421346

O Restaurante - Tab-erna Típica Casa Mota é uma referência gas-tronómica de Buarcos, na Figueira da Foz. Foi distinguido pela revista “Visão” como um dos 31 melhores restaurantes de Portugal para sab-orear sardinha assada.

A sua história cen-

tenária mantém traços e características de outros tempos. A “Casa Mota” tem um ambiente familiar e típico que se nota nas iguarias, nos seus ingredientes e na atenção dada aos clien-tes. O peixe fresco vin-do da lota todos os dias, a qualidade da carne, o vinho tinto do lavrador, o verde à pressão, o convívio na taberna, os grelhados no carvão, os pratos típicos caseiros e os petiscos varia-dos tornam inadiável uma visita a esta casa.

Em 1980 a taberna começou a ser gerida

pelo sr. Mota que tornou este espaço, restaurante de lo-cais e visitantes, num símbolo gastronómico da boa cozinha típica e tradicional. Em 1995, a gerência passou para o filho Pe-dro Mota, conhecido pela sua dinâmica e profissionalismo, que

continuou a fazer desta casa um local de apreciadores de aromas e sabores únicos. Uma visita sua será para sempre… O Restaurante Taberna Típi-ca Casa Mota situa-se na zona típica de Buarcos na

26 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Page 27: Revista XIII FITUFF

PETISCOS & BARES

27XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

HAMBURGUERIACARAVELA

Rua Bernardo Lopes, 1053080-395 Figueira da Foz233 094 793

No Bairro Novo da Figueira da Foz está de regresso e remod-elado um dos seus mais em-blemáticos estabelecimentos: O Caravela, que no seu tempo áureo foi um dos mais conceitua-dos restaurantes da cidade, re-abriu há poucas semanas como Caravela Burguer Bar. Com esta hamburgueria bar o verão promete na sua agradável esplanada, com as suas li-monadas, caipirinhas, gin’s e boa música a acompanharem uma lista de 9 deliciosos burgers da casa.

MARÉGRAFORua 5 de Outubro, 763080-271 Buarcos, Figueira da FozT: 233433150

Localizado em Buarcos, tem uma forte aposta nos peixes frescos em pratos regionais, tendo a preocupação de cozinhar o mais possível de pratos no momento, para que se possam sentir em pleno os sabores de cada um. É, igualmente, o local ideal para provar uns petiscos acabadinhos de fazer. Não deixe de provar a sangria de espumante e a sopa

MARESIA BARAvenida do Brasil3080-323 Buarcos - Figueira da Foz

Bar localizado na avenida do Bra-sil, é um espaço agradável com vista para o mar, com um ambi-ente calmo e tranquilo, onde se pode apreciar diversas bebidas e ouvir uma música. Costuma ter música ao vivo , sen-do um dos mais antigos locais de encontro de diversas gerações de figueirenses e visitantes.

COCKTAIL BAR1ª Travessa de São Lourenço, 3080-178 Figueira da Foz

Um icone da noite figueirense, conhecido pelos seus hamburguers XXL, tornou-se ao longo dos anos do FITUFF no local escolhido por muitos tunos em busca de um bom final de noite, ou como forma de ganhar energias para os desafios das Noites Académicas NB.Serve também petiscos fora de horas.

FLOR DE IPANEMAR. Bernardo Lopes 953080-395 FIGUEIRA DA FOZ

O ponto de encontro de muitos tunos antes, durante e depois do FITUFF.

Page 28: Revista XIII FITUFF

28 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Império CaffeBar. Todas as edições

do FITUFF tiveram como parceiro

estratégico este mítico bar da

noite figueirense, situado na privile-

giada zona do Picadeiro.

No próximo dia 19 de Março de

2016, é nossa expectativa que

a animação seja uma constan-

te em mais uma noite de festa do FITUFF.

Comer e Beber

Page 29: Revista XIII FITUFF

29XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

O O NB Club Figueira tem-se revelado um parceiro fundamental do FITUFF, situado em local privilegiado é uma casa que con-

tinua a apresentar muita gente gira, animada e na sua totalidade amantes de boa música. No próximo dia 19 de Março de 2016, é nossa ex-pectativa que a animação seja uma constante em mais uma noite de FITUFF.

Page 30: Revista XIII FITUFF

PROGRAMA DO XII FITUFF

Prof. Isabel Rovira - Professora de MúsicaMaestro Celso Rama - Maestro e Professor de Formação Musical.José Rosado - Membro da Tuna Templária de Tomar. João Afonso- Membro da Estudantina Académica de Castelo Branco Hugo Barrento - Membro da Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Júri do XIII FITUFF

30 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

FRESH RAISINS

Tatem que nihit et officta cor-

FESTA BACK TO THE 80’SSexta Feira 18 Março - 23hCasino Figueira

O FITUFF é um fim de semana de surpresas, animação e alegria. Como tal a 1ª noite começa com uma festa Anos 80. Uma festa com o apoio do Ca-sino Figueira e da Big Boss Gin, e com a música do nosso incon-fundível amigo DJ BANANA.Sem dúvida, uma festa a não perder e o ínicio de um grande fim de semana.

FITUFFSábado 19 Março - 21h30MCasino Figueira - M/10

Espéctaculo principal do FITUFF será a actuação das tunas convi-dadas e da Bruna - Tuna Univer-sitária da Figueira da Foz no Salão Caffé do Casino Figueira.Este ano com a presença espe-cial do Grupo de Fados àCapella e do Acordeonista João Gentil.

IMPÉRIO AFTER PARTYSábado 19 de MarçoImpério Caffé-Bar

E como o FITUFF não é festi-val de uma só festa o Império CaffeBar parceiro estratégico do FITUFF, também se prepara para mais uma grande noite. Logo após o FITUFF, venha des-frutar de momentos de diversão, amizade e alegria.

NOITE ACADÉMICASábado 19 de MarçoNB Figueira

Como já vem sendo uma tradição, o NB Figueira receberá as tunas para a festa final do FITUFF. Adere e vem descobrir as tunas num ambiente de Discoteca.

Page 31: Revista XIII FITUFF

PROGRAMA DO XII FITUFF

Alojamentos

Localizado na primeira linha da cidade em frente à praia, o Sweet Atlantic Hotel e com a categoria de 4 estrelas**** Superior é a unidade hoteleira mais moderna e completa da Figueira da Foz.

O hotel dispõe de 68 quartos/suites totalmente equipados para proporcionar o máximo de con-forto à sua estadia em lazer ou em trabalho. Todos os quartos/suites têm vista mar, mobiliário con-temporâneo, TV por cabo, TV LCD, telefone directo, Internet sem fios, ar condicionado e mini bar.

O Sweet Atlantic Hotel está vocacionado para os clientes mais exigentes e foi a pensar neles que criamos o con-ceito Sweet. Desde a gastronomia ao pequeno-almoço, o acolhimento na recepção passando pelo Spa, pe-los bares, business center ou usufrir das salas de reuniões tudo terá um ideal Sweet para surpreender.

31XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

SWEET ATLANTIC HOTEL

Page 32: Revista XIII FITUFF

Estrategicamente localizado numa das áreas residenciais mais tranquilas e apelativas da cidade da Figueira da Foz e ape-nas 300 metros da praia, este é o complexo hoteleiro mais completo da cidade. Seja o propósito de relaxamento dentro do hotel ou visitar a cidade, usufruir da praia, da natureza ou por motivos de trabalho, este Hotel é a escolha indicada.

Ficar hospedado no Hotel Sottomayor significa que está próximo do mar, da montanha, do rio e do centro da cidade, criando uma sensação de perfeita harmonia.

O Hotel Sotto Mayor dispõe de 74 quartos/apartamentos incluindo 18 Suites totalmente remodeladas, res-taurante com gastronomia internacional e nacional, bar hotel, bar piscina, recepção 24 horas, piscina exterior com jacuzzi e cascatas, sala de reuniões e eventos, parque de estacionamento gratuito privado e parque infantil.Todos os quartos estão equipados com ar condicionado, TV por cabo, telefone directo, kitchenette (excepto suites ), Mini Bar (Suites) e Internet sem fios disponível em todo o hotel.

SWEET RESIDENCE & GARDENS

MEETING HOSTEL

O meeting hostel é um alojamento localizado no centro da Figueira da Foz, a escassos metros da Praia, Rio, Serra, e vida noturna.

O meeting é muito mais do que um hostel, contempla nas suas instalações zonas de lazer, diversão e convivio, como um bar lounge.Implementado num edificio centenário totalmente remodelado, a sua area util é uma mais valia, sendo possivel en-contrar as mais variadas tipologias de quartos, desde suites familiares a quartos de grupo que podem variar de 2 a 18 camas.

32 XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016

Page 33: Revista XIII FITUFF

33XIII FITUFF - FESTIVAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ - 19 DE MARÇO DE 2016