revista wellness 13ª edição - abril / maio 2014

24
01 :: abril // maio :: 2014 perfil simbiose. nesta edição. ::: Como ganhar tempo e qualidade de vida? ::: Live-Ball Daniel Tennis Center ::: As cervejas Lager ::: Rustica e Costelão Simbiose ::: Natureza como elemento de capacitação ::: Dicas do Bistrô Simbiose E MUITO MAIS! Zanata Felipe a qualidade de vida em suas mãos ano III • ed. #13 ::: abril/maio 2014 fb.com/revistawelness A Revista Wellness é uma publicação da Academia Simbiose DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Upload: academia-simbiose

Post on 06-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Revista Wellness 13ª edição - Abril / Maio 2014 Publicação Academia Simbiose Passo Fundo Revista Wellness, a qualidade de vida em suas mãos! (54) 3313-4811 - www.academiasimbiose.com.br

TRANSCRIPT

01

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14perfil simbiose. nesta edição.

::: Como ganhar tempo e qualidade de vida?

::: Live-Ball Daniel Tennis Center

::: As cervejas Lager

::: Rustica e Costelão Simbiose

::: Natureza como elemento de capacitação

::: Dicas do Bistrô Simbiose

E MUITO MAIS!ZanataFelipe

a qualidade de vida em suas mãos ano III • ed. #13 ::: abril/maio 2014

fb.com/revistawelness

A Revista Wellness é uma publicação da Academia Simbiose

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Expediente

Malho na Simbiose, pois lá

encontrei o ambien-te que precisava para buscar uma vida mais

saudável e buscar meus re-sultados pessoais, como a perda de peso. Na Simbiose, o ambiente é perfeito para isso, porque encontramos

pessoas com a mesma vontade de ir em busca de seus objetivos e professo-

res totalmente capacitados para nos atender e nos ajudar a manter o foco.

Além disso, tenho vários amigos que trabalham e malham lá

também.Edu Quadros

“Treino na Simbiose há 10

anos. Aqui, encontrei uma estrutura

adequada para as diversas modalidades

físicas que são oferecidas e profissionais capacitados para que possamos desempenhar

nossas atividades de forma correta e segura. Encontrei também um ambiente

agradável e acolhedor, onde pude fazer novas amizades. Na Simbiose,

me sinto em casa e isso faz com que eu sempre queira voltar.”

Fátima Piaia

depoimentosquem vive a simbiose

conta um pouco da sua história!

Coordenador Comercial e MarketingFelipe [email protected](54) 3313.4811

Conteúdo e diagramação Redação [email protected]

RevisãoDaniele Freitas ::: [email protected]

FotosRodrigo Ferrão - [email protected]

Maquiagem e CabeloBárbara Nácul - 9138 2121Ângela Oliveira - 9913 2526

Wellness é uma publicação da Academia SimbioseAno III – edição # 13– Abril/Maio 2014Revista Wellness, a qualidade de vida em suas mãos.

“Acre-dito que a

atividade física constante, além de pro-

porcionar bem estar e saúde, também auxilia muito no equi-

líbrio emocional. A Academia Simbiose é o lugar certo para melhorar e aperfeiçoar esses

dois fatores: um ambiente acolhedor e agradá-vel, com uma excelente estrutura, colaboradores atenciosos e prestativos, profissionais dedicados e focados em auxiliar os alunos. Com certeza, é

um lugar onde me sinto muito bem e que escolhi para treinar e cuidar da saúde. Parabéns a todos que fazem parte dessa grande equipe,

dessa grande família chamada Simbiose. É um privilégio fazer parte dessa histó-

ria, um grandioso abraço a todos e sucesso!”

Louis Garbini

02

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Fone Bistrô: (54) 9660-5590fb.com/bistrosimbiose.simbiose

Bistrô Simbiose: a companhia perfeita para o seu treino!

Tomar proteína com leite ou água?A whey protein é uma proteína de rápida absorção - característica que a faz muito es-pecial no período pós-treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes. Contu-do, o consumo de whey protein com leite irá retardar todo esse processo. Tanto antes como após o treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

Açaí Planta medicinal com efeitos antioxidan-te, vasodilatador, anti-inflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Também é utilizado de forma externa, geralmente em produtos cosméticos.

Lanches naturaisEles são uma ótima opção para uma alimen-tação saudável. Seja pela correria do dia a dia, seja pela temperatura quente, os sanduíches são os mais procurados para saciar a fome, além de serem fontes de nutrientes, vitaminas e fibras.

Pão Ele é uma excelente fonte de energia. Nutricio-nalmente, pertence ao grupo dos cereais e é um fornecedor de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta. Rico em carboidratos, ele é a base da alimentação.

Alface É a verdura mais rica em contributos de nu-trientes. Quanto a vitaminas, destaca-se a pre-sença de vitamina A, vitamina C e betacarote-no ou pró-vitamina A. Contem uma boa fonte

de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade e melhora o humor. A alface é tam-bém uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea.

Tomate É um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ter funções que podem ser adminis-tradas como remédios. Entre os benefícios, o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Queijo A maioria dos queijos destaca-se pelo teor relevante de proteínas, de minerais e de oli-goelementos (principalmente cálcio, zinco e potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2, B9, B12 e D). Ajuda na prevenção de cáries e equilibra a flora digestiva.

Confira algumas dicas do Bistrô:

Bistrô Simbiose 4 anos: a companhia perfeita para os seus treinos!

03

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Maísa LeonhardtEsteticista Esp. CosmetologiaSócia- Delux Centro Estética

Que a vida anda corrida e ninguém tem tempo para nada, estamos cansados de saber. A novidade é que você pode otimi-zar o tempo usando duplamente algumas horas do seu dia. Funciona assim:

Pense em algo que está aborrecendo você esteticamente. Por exemplo, aquela gordurinha localizada - celulite, estrias, acne - e que em meio a tantos outros compromissos já não é prioridade.

Durante o tratamento estético, geralmen-te você dispõe de uma hora. Além de eliminar os excessos e modelar o corpo, você pode desempenhar diversas outras atividades como os exemplos ao lado:

Todas são tarefas que deman-dam tempo e que, durante um dia nor-mal, deixamos para depois, acumulando uma sobre a outra numa imensa bola de neve.

Pense também que durante o tratamento estético você tem seu sis-tema linfático e sanguíneo amplamente estimulados, causando desintoxicação do organismo, profundo bem estar e aumen-to do seu rendimento profissional. Produ-zindo mais, você terá a possibilidade de sair do trabalho alguns minutinhos antes todos os dias e dedicá-los à família, a fa-zer seus exercícios físicos, a passar mais tempo com quem você ama e também à diversão com os amigos.

Com a melhora dos aspectos estéticos - mais todas as opções citadas acima -, aumentamos a autoestima e pas-samos a nos valorizar mais, obtendo ga-nhos também na vida pessoal: isso acaba sendo a mola propulsora para uma vida plena e tranquila e, finalmente - ainda que em meio a um turbilhão de coisas -, a mente saudável quebra o ciclo e esta-belece a paz.

Fácil: com tratamentos estéticos!

Como ganhar tempo e qualidade de vida?

1. Responder e-mails

2. Pôr a leitura em dia

3. Pesquisar vários temas

4. Fazer ligações

5. Estudar

6. Ouvir áudio-books

7. Pôr o sono em dia

8. Assistir a vídeos e filmes

9. Relaxar e curtir o momento

10. Ouvir música e se atualizar

04

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Desde novembro de 2013, o Daniel Tennis Center oferece a Passo Fundo o Live-Ball: uma modalidade muito praticada nos Estados Unidos. Para quem ainda não conhece, o Live-Ball é um jogo de ação que deixa pouco tempo para pensar e faz o tenis-ta focar somente em bater na bola. Esse formato é excelente para os iniciantes, pois acelera o processo de aprendizado. No entanto, quanto melhor o nível do grupo, mais desafiadora e dinâmica a experiência se torna. É uma situação na qual todos têm somente a ganhar, independentemente do nível técnico.

No Live-Ball do Daniel Tennis Center, o professor é capaz de manter até 14 jogadores fisicamente desafiados, mentalmente envolvidos e ativos durante todo o Live-Ball. Na verdade, você agradecerá por ter muitas pessoas em quadra com você. A ati-vidade é praticada durante 1 hora e 30 minutos e tem um custo de R$35,00 por pessoa, ou seja, você joga bastante gastando quase nada. Se você tem um grupo de amigos entre 7 e 14 pessoas, entre em contato conosco e agende seu Live-Ball, ou participe do Live-Ball do Daniel Tennis Center.

Para mais informações, contate-nos através dos telefones (54) 3045-4400 e (54) 9191-6565, do nosso e-mail [email protected] ou da nossa página no Face-book: www.facebook.com/danieltenniscenter.

Live-Ball Daniel Tennis Center

Daniel Tennis [email protected]

(54) 3045-4400(54) 9191-6565

facebook.com/danieltenniscentertwitter.com/TennisDTC

05

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

A Não+Pêlo está presente em 14 países e com mais de 1.300 unidades no

mundo, sendo mais de 320 no Brasil, a maior franquia de estética dedicada a

fotodepilação unissex com preço único. A empresa tem 6 anos de experiência

no segmento.

A fotodepilação é um método baseado em Luz Pulsada Intensa, que elimina

os pelos indesejados de forma indolor, eficaz e com baixo custo. O processo é

graças ao uso das mais rápidas e modernas máquinas presentes no mercado,

que garantem resultados duradouros desde as primeiras sessões.

Consulte mais detalhes sobre o inovador método de depilação, assim como

também as promoções disponíveis e informações mais detalhadas sobre a

primeira Franquia especializada na área da Fotodepilação. Agende uma visita.

06

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

ACADEMIA SIMBIOSE

KUHN DO BRASIL

GRUPO PRONTOCLÍNICA

07

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Na conjuntura global do mundo contemporâneo, a velocidade das informações e a competitividade empresarial são cada vez maio-res. Manter equipes informadas, motivadas e integradas com os objetivos da empresa tornou-se um grande desafio para gerentes e coordenadores. Outro desafio é encontrar meios para motivar as equipes a participarem de treinamentos fundamentais para o sucesso e ampliação de resultados.

As atividades ao ar livre surgem nesse cenário como alternativas para ampliar os resultados e transmitir conteúdos de treinamentos de uma forma criativa e eficaz. Implícitos nas atividades coletivas, esses conteúdos criam um paralelo entre a situação vivenciada na natureza e a rotina corporativa, proporcionando ao participante uma reforma interna, a ampliação de seu nível de consciência e o desenvolvimento de habilidades e de atitudes comportamentais.

Natureza como elemento de capacitação

Como são os treinamentos?A seleção das atividades e o conteúdo dos treinamentos são elaborados através de estudos e projetos focados nas reais neces-sidades e objetivos das empresas, gerando programas personaliza-dos que otimizam os resultados e superam as expectativas.

O modelo de treinamento ao ar livre 9 outdoor training - ou trei-namento vivencial - é uma ferra-menta utilizada no mundo cor-porativo: no processo de gestão de pessoas com a finalidade de capacitar, desenvolver habilidades e competências, despertar novos lideres, integrar equipes e motivar

colaboradores, buscando resultados duradouros no trabalho diá-rio. Pode, também, ser feito de uma forma recreacional, na qual não existem análises e o objetivo é realmente relaxar e ter um dia diferente com os colegas da empresa.

CORPORATIVO - QUALIFIQUE-SE

Rua Independência 1200/2° andarFone: [email protected]

PRESENTERADICAL

Os programas de trei-namento ao ar livre trabalham temas como:Integração do grupo

Trabalho em equipe

Quebra de paradigmas

Superação de obstáculos

Resistência a mudanças

Desenvolvimento de contro-le emocional

Autoconfiança

Administração do tempo

Equilíbrio mental, físico e emocional

Recreação e entretenimento

08

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

09

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Felipe Zanata

Você lembra o que estava fazendo no dia 11 de outubro de 1993? Talvez, você ainda nem tivesse nascido, fosse muito pequeno para lembrar ou tenha sido um dia comum, como outro qualquer. Contudo, para a dona Doracy, esse dia não poderia, sob hipótese alguma, passar batido: naquela segunda-feira, ela descobria o significado da palavra mãe.

Perfil Simbiose

Da viagem de quase 21 anos no tempo, retornamos aos dias atuais. Há dois anos comandando a área de marketing e o de-partamento comercial da Simbiose, o Felipe Zanata é figura mais do que conhecida da galera que frequenta a academia. Estudante de Administração na IMED – curso no qual se forma no final do ano -, ele não dispensa um futebolzinho com os amigos ou um partida no play station 3. No coração do Felipe, a namorada Juliana de Andrade divide o espaço com a paixão pelo Internacional e a admi-

ração pelo craque D’Alessandro – tão fã a ponto de compartilhar com o argentino as mesmas tatuagens nos cotovelos.

O encontro com o ídolo aconteceu no ano passado. Depois de vários e-mails enviados para o clube, em abril de 2013 o Felipe con-seguiu uma visita ao Centro de Treinamento do Inter. Na oportunidade, além de conhecer todos os jogadores e pedir autógrafos, a tão esperada conversa com o argentino e, claro, muitas fotos para registrar o momento. O gosto pelo esporte, no entanto, vai além dos

010

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Av. Brasil Oeste, 3454 - Boqueirão - Fone (54) 3314-3084

“Ado-ro a área de

marketing! Criar

idéias e conseguir

colocá-las em pratica é

algo maravilhoso, ainda

mais quando você conse-

gue o reconhecimento

das pessoas pelos

trabalhos reali-

zados.”

treinos ou da prática de atividades físicas e reflete também nos estudos. Para se ter uma ideia, o Trabalho de Conclusão de Curso do Felipe vai abordar “as estratégias de comuni-cação na intenção de compra dos torcedores de futebol mediado pelo efeito da emoção.” Bacana, hein?! Além de se dedicar à pesqui-sa, o futuro administrador encontra tempo para quase tudo: acorda às 6h da manhã, começa a trabalhar às 7h e, ao longo do dia, intercala o trabalho, a academia, o inglês, o namoro, o vídeo game e a faculdade. A gente cansa só de ler, né?!

Mesmo com a correria do dia a dia, dá tempo de curtir a família: jogar vídeo game com o pai Elton e brincar com a irmã Franciele de oito anos. Vale jogos no computador, ca-minhadas com toda a família e corridas aos domingos. Em casa, o clima é de descontra-ção, brincadeiras, conselhos e, principalmen-te, muito apoio. Contudo, para aguentar a rotina, Felipe não abre mão da proteção. “ Tenho muita fé e acredito que Deus sempre está me protegendo. Peço ajudo quando preciso e agradeço sempre. Uma das frases que sempre utilizo como filosofia é a seguin-

011

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

te: quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela”. E até mesmo a fé abre espaço para as supertições: essa é a 13ª edição da Wellness, coincidindo justamente com o nú-mero da sorte do Felipe – ou, talvez, não seja tão coincidência assim, afinal de contas ele é responsável pela criação da revista. Coisas de libriano, vai entender!

De qualquer forma, há algo que não se pode negar: o Felipe gosta muito do que faz. “Adoro a área de marketing! Criar ideias e

conseguir colocá-las em pratica é algo mara-vilhoso, ainda mais quando você consegue o reconhecimento das pessoas pelos trabalhos realizados.” Fora esse setor, o nosso D’Ale – apelido pelo qual é carinhosamente conhe-cido nos bastidores da academia – também cuida da parte de comunicação da empresa, como o abastecimento e produção de con-teúdo para as redes sociais e site. Além das atividades na Simbiose, o Felipe tem a Zana-ta Serviços Administrativos: uma página no

Facebook para auxiliar aquelas pessoas que querem vender um determinado produto e não têm tempo para isso ou não estão conse-guindo. “Eu me disponho a realizar a venda para a pessoa e cobro uma comissão em cima disso, ou seja, é um serviço que ofereço. Já vendi de uma enceradeira até uma mesa de sinuca. Caso alguém aí tenha uma coisa para desapegar, estou à disposição!”, revela.

Nos planos para o futuro, pode até pintar uma atuação no mercado futebolístico – mas

012

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

não dentro do gramado, fiquem tranquilos. “Eu pretendo ter minha própria empresa, para me manter bem financeiramente. De-pois, gostaria de trabalhar no mercado do futebol ou como dirigente ou diretor de um grande clube. Ou, quem sabe, cursar educa-ção física e juntar o que aprendi sobre estra-tégias em administração para ser técnico”.

Enquanto o futuro e o diploma não chegam, Felipe aproveita a boa energia do ambien-te de trabalho da Simbiose. “Tenho muitas

pessoas que fazem o meu dia ser diferente, meus colegas na academia, onde muitos são mais que apenas colegas, mas são amigos que levo para a vida toda. Todo dia tem aquele clima de agitação e brincadei-ras, mas também vale ressaltar que não faltam conselhos, apoio e seriedade no trabalho”.

Contudo, ninguém constrói um presente ou projeta um futuro sem ter um passado, e o D’Ale lembra com bastante carinho de

uma pessoa que fez parte da vida dele. “Agradeço muito à minha família por todo ensinamento e conhecimento que me pas-saram, e toda força que me transmitiram para que eu vencesse os obstáculos que a vida me propôs. Um agradecimento em es-pecial para a minha falecida avó Rita que, infelizmente, não está mais conosco, mas foi fundamental na minha formação como pessoa. Acredito que ela ainda continua me cuidando lá de cima”.

013

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Atualmente, devido aos nossos hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo, e a outros inúmeros fatores externos, como a poluição, o sol e o estresse, observamos um envelhecimento precoce da nossa pele: estamos expostos a radicais livres o tem-po todo. Uma alimentação desregrada, com excesso de açúcares, também contri-bui para o envelhecimento cutâneo. Isso acontece porque o açúcar participa de um processo no nosso organismo chamado de glicação, que é a destruição das fibras co-lágenas que oferecem sustentação à pele.

O envelhecimento da pele tem basicamente duas causas: passagem natural do tempo - envelhecimento intrínseco ou envelheci-mento cronológico - e fatores ambientais que interagem com a pele - envelhecimen-to extrínseco. Também conhecido como fotoenvelhecimento, o extrínseco é provo-cado principalmente pela exposição ao sol, que tem efeito cumulativo e potencializa o surgimento de rugas e de manchas.

O envelhecimento ocorre nas nossas célu-las de dentro para fora. Por esse motivo, os nutricosméticos e cosmecêuticos estão sendo amplamente estudados e utilizados na complementação de tratamentos para a pele, com resultados surpreendentes. Os nutricosméticos são produtos que, quan-do ingeridos, possuem efeito preventivo ou reativo tanto na pele como nas unhas e nos cabelos. Eles podem ser utilizados para a manutenção de uma pele saudável, com proteção antioxidante, hidratação e controle da inflamação. Também protegem contra o estresse oxidativo da radiação UV e podem auxiliar em processos de emagre-cimento.

Rafaela Dezorzi SanchezEsp. Fisioterapia dermato funcional

crefito: 148.211-f

fone: (54) 9919.5726

Laura Nicolai BrancoEsp. Fisioterapia dermato funcional

crefito: 146.198-f

fone: (54) 96271600Visite-nos:

Av. Sete de Setembro número 23 sala 5.

www.facebook.com/Absolutacentrodefisioterapiadermatofuncional

Você sabia?

Já os cosmecêuticos são soluções tópicas que permitem a penetração de antioxidantes na pele. Elas oferecem mais benefícios que os proporcionados pelos cosméticos comuns ou hidratantes e não são medicamentos. Sendo assim, apresentam-se como importantes complementos aos tratamentos da fisioterapia dermatofuncional voltados à recuperação da pele, como o peeling, luz intensa pulsada, microcorrentes, eletroestimulação e radio-frequência. É fundamental realizar uma avaliação prévia, com um profissional capacitado e com conhecimento na área, para assim obter os resultados desejados.

Entre os ativos mais utilizados estão:• Hidroxitirosol: potente antioxidante que contribui para o clareamento da pele,

estimula a renovação celular e melhora a síntese do colágeno.

• Ácido elágico: polifenol com fortes propriedades antioxidantes que apresenta efeito inibitório da pigmentação da pele.

• Exsynutriment: promove a regeneração das fibras colágenas e elásticas, pois é capaz de repor o silício orgânico ao nosso organismo. Além disso, ele proporcio-na uma hidratação profunda, já que regula essa hidratação de dentro para fora.

• Bioarct: promove a produção e a proteção do colágeno, e diminui o apare-cimento de rugas por conta de sua ação antioxidante. Por meio da sua ação anti-inflamatória e citoestimulante, ele auxilia no tratamento da celulite. Além disso, aumenta o metabolismo - algo útil para a diminuição da retenção hídrica.

• Glycoxil: apresenta propriedades antiglicação/glicoxidação e deglicante. Atua na prevenção e no tratamento coadjuvante do envelhecimento sistêmico e de diversas desordens metabólicas.

014

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

015

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

1° Costelão SimbioseApós o sucesso da 2ª edição da Rústica Simbiose, a eclética Academia Simbiose - com o intuito de integrar, descontrair e interagir com a galera - pro-moveu mais um evento com a marca da empresa: o primeiro Costelão Simbiose. O encontro ocorreu no dia 29 de março no Cultural Eventos, o novo em-preendimento do nosso amigo e aluno Jean Coser. Muitos amigos, alunos e parceiros compareceram e confirmaram o sucesso do Costelão.

016

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

017

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Carolina de AlmeidaFarmacêutica especialista em

suplementação esportiva

COMBO 1Acelere seu Metabolismo e

Turbine a queima de Gordura!

POR: R$ 157,00 a vistaOU 3X R$ 55,00

COMBO 3Turbine sua Massa Muscular!

POR: R$ 179,00 a vistaOU 3X R$ 56,00

*12Packs ** Refil 900g

COMBO 2Torre gordura e

Mantenha massa muscular!

POR: R$ 138,00 a vistaOU 3X R$ 50,00

COMBO 4Ganho de peso e Massa Muscular!

POR: R$ 86,00 a vistaOU 2X R$ 45,00

SUPLEMEMENTOS ALIMENTARES PRA QUEM PEGA PESADO NA SAÚDE!

* **

Petiscaria Nacional Emporium // Loja 255, 2ºandar Bella Città Shopping

Fone: (54)2103.5592 [email protected]

facebook.com/PetiscariaEmporium // petiscariaemporium.blogspot.com.br

As Lager são o tipo de cerveja mais comum, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Não quer dizer que seja o melhor estilo: isso depende muito do gosto de cada pessoa e da facilidade com que se tem acesso a outros tipos de cerveja. Analisando o que se passa no nosso país, verificamos que cerca de 75% das cervejas à venda são do estilo Lager e que estas representam, aproximada-mente, 90% do total de vendas.

De fato, Lager era o termo usado para des-crever cervejas de fermentação em baixo, alemãs ou checas - apesar das últimas se-rem mais conhecidas por Pilsener. A palavra deriva do alemão lagern que significa algo como armazenar. O termo referia-se ao há-bito que se tinha de armazenar esse tipo de cerveja por longos períodos de tempo em locais onde a temperatura era muito baixa, antes de se passar à fase de consumo pro-priamente dita.

As suas origens remontam à Baviera do sé-culo XIX, local onde os mestres cervejeiros tinham por hábito guardar os seus produtos em caves muito frias para que eles atingis-sem certa maturação. Esses produtos, as Lagerbier, eram o resultado de anos de de-senvolvimento de técnicas de refrigeração e de utilização de um fermento especial. A principal diferença desse fermento para o que se utilizava no resto da Europa residia no fato de o seu depósito ficar no fundo após a fermentação, ao contrário das Ale, cujo resíduo subia ao topo.

O desenvolvimento das Lager teve um gran-de impulso entre os anos 1820 e 1830, altu-ra em que Gabriel Sedlmayr II the Younger, familiar dos donos da Cervejeira Spaten, via-

AS CERVEJAS LAGERAtualmente, a Pilsener é uma cerveja clara, com um volume pronunciado de gás, sa-bor a lúpulo e uma percentagem de álcool que varia entre 3 a 6%. A Pilsner Urquell (Pilsener Original) é o exemplo típico de uma cerveja Pilsener. A maior parte das Lager atuais baseia-se nesse estilo, apesar de terem perdido muito da sua caracterís-tica acidez.

A Pilsner Urquell possui uma bela colo-ração amarelo dourado, brilhante e trans-parente. Sua espuma é generosa, branca e muito persistente. Os aromas destacam-se por um toque maltado, que nos lembra ce-reais matinais e casca de pão - justamente pelo fato do mosto sofrer leve carameli-zação no momento da fervura em que as tinas de aço jaquetado com cobre são sub-metidas ao calor por tempo prolongado em segundo plano. Os aromas do lúpulo: o Saaz é um lúpulo de aroma e sabor au-tóctone da Republica Tcheca, conferindo o delicado toque floral típico ao produto. É possível sentir suaves notas amanteigadas e sulfurosas vindas do processo, pelo fato de ser uma cerveja de baixa fermentação. Cervejaria: Plzensky Prazdroj

País de Origem: República Tcheca

Estilo da Cerveja: Bohemian Pilsener

Graduação Alcoólica: 4,4%

Temp. ideal para consumo: de 4 a 8ºC

Copo ideal: Pokal e Tulipa

Harmonização: Para surpresa geral, as cer-vejas pilseners são perfeitas para acom-panhar as saladas. O elemento de junção está no encontro do amargor presente no lúpulo com o amargor das folhas verdes. Para incremento da salada, sugerimos uma composição com proteínas suaves, como queijo mussarela (fresca) ou blanquet de aves. O molho à base de azeite, sal, pi-menta, vinagre, mostarda e mel. Outra excelente harmonização com saladas seria com a salada caprese, composta com to-mates, manjericão e mussarela. Ela possui um perfil leve e fresco tal qual o da cerveja pilsener, ao mesmo tempo em que o amar-gor e carbonatação equilibram a gordura presente na mussarela e no azeite.

jou pela Europa à procura de técnicas que lhe permitissem desenvolver os seus dotes de cervejeiro. Ao regressar dessa viagem, ele usou os seus novos conhecimentos para criar uma Lager mais consistente e estável. Ape-sar disso, as Lager desse período ainda eram bem diferentes do produto que conhecemos hoje em dia, muito por causa da água de Munique, que fazia com que as cervejas ficassem escuras e “pesadas”.

Não restam, no entanto, dúvidas que os pro-gressos de Sedlmayr foram importantíssimos e tal fato é facilmente perceptível ao verifi-carmos que a receita que ele desenvolveu se espalhou rapidamente por toda a Europa. Como exemplo, refira-se que o seu amigo Anton Dreher utilizou a nova técnica para melhorar a cerveja Vienense, já que a água da capital austríaca permitia o uso de um malte mais suave, o que dava à cerveja uma característica cor âmbar-vermelha.

A nova receita também chegou à Boêmia, onde a técnica foi aperfeiçoada. No ano de 1842, na cidade de Plzen, Josef Groll, jovem originário da Baviera, utilizou um malte dife-rente do habitual que, em combinação com a água muito leve da localidade, deu origem a uma cerveja cor de ouro e muito clara. Essa experiência daria origem à Pilsener ou Pilsner - estilo que rapidamente se espalhou com grande sucesso pela Europa.

018

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Elisa Laura AndresNutricionista Clínica, Estética e Esportiva

Já não é mais segredo para ninguém o benefício que um plano alimentar balanceado e específico traz na busca por bons resultados com a prática de atividade física. Se o seu objetivo é reduzir o peso, aumentar a massa muscular, melhorar o condicionamento físico, definir a musculatura, melhorar a disposição ou a saúde, uma alimentação específica ao seu treinamento é fundamental para concretizar o resultado. Todos os nutrientes têm seu papel e a necessidade de cada um depende, além do objetivo, da idade, do sexo, do peso e da intensidade da atividade física de cada pessoa.

Os carboidratos são nutrientes encontrados nos pães, arroz, batatas, frutas, massas e cereais, e servem para fornecer energia ao treinamento. Dietas que restringem o carboidrato dificultam o bom rendimento no treino e somente devem ser seguidas com orientação nutricional específica. É essencial ter um lanche rico em carboidratos antes do treino e a escolha certa é optar pelos complexos que são absorvidos

Não basta treinar, é preciso se alimentar corretamente!

lentamente pelo corpo e ajudam a manter a energia durante todo o tempo de treino. Boas opções são frutas com aveia, pão integral, batata doce e cereais. Pós-treino, esse nutriente também é essencial para melhorar a recuperação muscular. Em treinos de hipertrofia, a melhor escolha são carboidratos simples como o pão branco, arroz branco e a batata inglesa.

A proteína é outro nutriente fundamental para a construção da musculatura. Ela é encontrada em carnes, aves, peixes, leguminosas, ovos, leite e derivados, e tem como principal função formar tecidos. Tanto na busca por volume muscular quanto para definição, esse nutriente se torna necessário ao longo do dia. No período pós-treino, sua função é importante por fornecer os aminoácidos essenciais que recuperam a musculatura e ajudam na construção.

Vitaminas, minerais, fibras e gorduras do bem, como ômega 3, regulam o organismo, trazem antioxidantes na sua

composição e previnem doenças cardíacas. O salmão, a sardinha, as castanhas e o azeite de oliva extravirgem são exemplos de alimentos que trazem essas gorduras do bem, são anti-inflamatórios e também ajudam na formação de hormônios essenciais para quem treina.

Qualquer que seja o seu objetivo com a prática de atividade física, busque orientação nutricional e melhore seus resultados!

019

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

020

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

No dia 15 de março de 2014, foi realizada a 2ª Rústica Simbiose/Cidade Nova edição noturna, reunindo, aproximadamente, 850 pessoas entre participantes da corrida e da caminhada, familiares e organizadores do evento. Com o tempo nublado, quase chovendo, e com o sol não tão forte, a galera se divertiu muito.

O evento contou com participantes de várias regiões, totalizando 18 municípios. Além de Passo Fundo, competidores de Marau, Erechim, Carazinho, Porto Alegre, Caxias e Chapecó marcaram presença.

Na Rústica, todos os participantes receberam medalha de participação e camiseta do evento, além de brindes, fotos, quiropraxia, picolé, massagens, alongamentos, energético, água e muitas frutas. A premia-ção foi feita em dinheiro para os três primeiros colocados e também em troféus para os cincos primeiros colocados em cada categoria. As fotos do evento e tempos parciais estão disponíveis no site da academia

para visualização: www.academiasimbiose.com.br

Agradecimento

Agradecemos pelo apoio, pelo incentivo, pela confiança e por colocarem o nome de suas empresas na 2ª edição da Rústica Simbiose/Cidade Nova. Esse é um projeto que deu certo e se tornou um evento grandio-so, no qual os mais de 850 participantes - entre atletas, colaboradores e expectadores - elogiaram desde o

local escolhido ate à organização e, principalmente, a energia positiva que envolveu a Rústica.

Dessa forma, o nosso agradecimento a todos os participantes, aos colaboradores e aos nossos patrocina-dores, pois não é por acaso que as suas empresas ocupam uma posição de destaque no mercado. Muito

obrigado!

Direção Academia Simbiose

Organizadores do evento

Andreia E.R. SantosProprietária Belíssima Unhas

1. A exposição ao cloro, sal, resíduos de protetor solar e cremes deixa as unhas amareladas? VERDADE. Principalmente cloro e filtros, como bronzeadores. O risco de deixá-las amareladas diminui com o uso de inco-lores. 2. Unha em formato quadrado en-crava? MENTIRA. O corte quadrado, sem arre-dondar nas laterais, faz com que a unha cresça reta sem encravar. 3. Prejudica a unha se a superfície for polida? VERDADE. É uma das causas de unhas frágeis, ocasionando o desfolhamento nas pontas. Porém, se o polimento for feito de uma forma suave, sem agredir as unhas, garante um acabamento lisinho, brilhante e não prejudica tanto. 4. Usar unhas postiças prejudica as unhas naturais? DEPENDE. As unhas postiças impedem a oxigenação das unhas naturais e, se forem usadas com grande frequência, podem acarretar problemas. Procure um profissional da área para a aplicação e os cuidados adequados.

Olá, pessoal! Quando o assunto é unha surgem muitas dúvidas em relação ao crescimento, aos cuidados e às manchas, entre outras questões. Então, vamos esclarecer o que é verdade e o que é mentira nas perguntas mais frequentes.

Unhas:

5. Unhas com manchinhas brancas significam falta de vitaminas?

MENTIRA. Essas manchinhas brancas aparecem devido a traumas causados na matriz da unha. 6. Remover sempre e totalmente a cutícula faz a unha crescer mais rá-pido?

MENTIRA. A cutícula protege a matriz da unha e não tem relação alguma com o seu crescimento. O ideal é remover ape-nas o excesso de cutícula com uma espá-tula e hidratar bem para que elas fiquem transparentes. 7. Usar esmalte em excesso deixa as unhas amareladas?

VERDADE. Usar esmaltes escuros, princi-palmente os vermelhos, e ainda não pas-sar a base antes do esmalte, pode deixar as unhas amareladas. Caso isso aconteça, basta remover o esmalte e deixar a unha “respirar”, que esse efeito amarelado some em aproximadamente duas ou três semanas. IMPORTANTE: Troque a acetona por removedor de esmaltes, pois eles prejudicam menos as unhas.

verdades e mentiras

021

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Realizado entre os dias 12 e 16 de março, na Califórnia, o Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2014 foi um verdadeiro sucesso e coroou os melho-res lutadores do cenário internacional. Entre os vencedores, o experiente Mário Reis, líder da Alliance Rio grande do Sul, foi um dos grandes destaques. 

Vale salientar que o mestre Mario Reis, mes-mo aos 34 anos de idade, continua com-petindo em alto nível e colecionando os mais importantes títulos do Jiu-Jitsu espor-tivo. Neste nível de competição, os atle-tas estão com idade entre 20 e 27 anos. Segundo o comandante da Alliance Rio Grande do Sul, sua longevidade bem sucedida nas com-petições deve-se ao seu estilo de vida: alimenta-ção balanceada, preparação física especializada e uma vida regrada e dedicada à arte suave.

O título pan-americano não foi o único motivo de comemoração para o mestre Mário Reis. Ele também pôde acompanhar de perto Monique Elias, sua pupila e esposa, ser campeã no peso e no absoluto da faixa marrom.

Se você quer aprender um Jiu Jitsu competitivo, uma defesa pessoal eficiente ou apenas entrar em forma, venha para a Alliance: a equipe de Jiu-Jitsu mais vencedora dos últimos tempos. 

A JZ Jiu Jitsu, representante do mestre Mários Reis em Passo Fundo, pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Com horários e turmas para todos os interessados: Jiu-Jitsu personal, ho-mens, mulheres e crianças a partir de 5 anos. Venha fazer uma aula e conheça os benefícios e resultados!

02

2::

ab

ril /

/ m

aio

:: 2

014

Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jtsu

Professor João Luiz Zilio

023

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14

Josiani Von Borowsky promoter de longa experiência vai proporcionar a sua festa ou evento, momentos que vão ficar marcados na memória. Com estrutura de alto padrão localizada em Passo Fundo-RS, junto ao Haras MD, Josiani oferece a você o que a de melhor em Festas e Eventos para Passo Fundo e região atingindo a satisfação dos mais variados públicos.Locação para Formaturas Festas de 15 anosCasamentoFestas InfantisEventos EmpresariaisCapacidade para 200 convidadosEstacionamentoAmbiente Climatizado

Josiani Von Borowsky & Haras MDEstrada Santo Antão S/N - Fone (54) 8412-3453

Josiani Von Borowsky & Haras MDLocação para festas e eventos

024

:: a

bri

l //

ma

io ::

20

14