revista vv mai-jun-2011

16
N° 13 - Jun/Jul - 2011 Férias Animadas 2011 Uma série de atividades recreativas agitou o Vila Verde Segurança - Festa junina - Artigo - Meio Ambiente - Animais

Upload: paulo-ishimaru

Post on 08-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista VV Mai-Jun-2011

TRANSCRIPT

N° 13 - Jun/Jul - 2011

Férias Animadas 2011Uma série de atividades recreativas agitou o Vila Verde

Segurança - Festa junina - Artigo - Meio Ambiente - Animais

Editorial

2

Expediente: A Revista Vila Verde é um veículo produzido pelo Conselho Diretor da Associação dos Amigos do Vila Verde. Essa publicação não se responsabiliza por idéias ou conceitos emitidos por pessoas que não sejam do Conselho. Distribuição Gratuita. Administração: Estrada da Boa Vista, s/n°, Itapevi, SP, CEP 06670-330 - Tel/Fax: 4145-1300 / 4145-1311e-mail [email protected] - Jornalista Responsável: Paulo Ishimaru - MTB: 53.592

Caro leitor,

Esta edição da nossa revista vem recheada de assuntos importantes e divertidos.

Importantes como a visita do vice-prefeito da cidade de Itapevi Jaci Tadeu e do secretário do meio ambiente Evangelista Azevedo Limas ao Vila Verde. Nessa visita, foram discutidos assuntos de interesse do município e também um acordo voltado a fortalecer a parceria entre a nossa comunidade e a prefeitura de Itapevi.

A nossa campanha de recadastramento, que, só com a participação e colaboração de todos, vai melhorar o novo modelo administrativo implantado pelos nossos novos gerentes administrativo e de segurança.

Importante também, mas preocupante, foi a constatação de que nossa comunidade não está livre dos problemas das drogas. É cada vez mais frequente e maior a quantidade de evidências do consumo de drogas em nosso condomínio. Fica o alerta especial para os pais dos nossos adolescentes e para a comunidade em geral.

A 2ª Campanha de Castração de animais domésticos mostrou o sucesso e a importância da iniciativa para os nossos moradores e a comunidade do entorno do nosso condomínio.

Divertida foi a nossa 10ª Festa Junina que trouxe uma excelente grade musical e grande quantidade de visitantes, em uma festa de dois dias que novamente agradou a todos.

E a diversão rolou solta mesmo nas Férias Animadas, que divertiu a criançada durante todo o mês de julho. Esta edição, que bateu recorde de participação dos baixinhos, deixou claro que uma comunidade fechada como a nossa precisa oferecer aos seus associados opções de lazer e entretenimento, para que a comunidade cresça e nos ofereça um futuro de respeito e com participação mais ativa de todos.

Diretoria

3

Obras

Conscientização

Alerta

Como em todas as esferas da sociedade e em todo o mundo, o problema do consumo de drogas é uma realidade que, infelizmente, o Vila Verde também enfrenta. O cenário geral é complexo e, enquanto o Estado e sociedade não dão conta de solucionar, o uso de drogas não para.

No Vila Verde, objetos para o uso de entorpecentes já foram encontrados nas áreas comuns e diversas providências já foram tomadas, como: palestras de conscientização, melhoria e aumento da vigilância, inclusive com a contratação de um gerente que cuida exclusivamente da segurança.

Porém, devido à grande área do condomínio e ao número de espaços de difícil acesso, existe facilidade para o uso de drogas. “Estamos identificando e intensificando as rondas em locais onde

foi identificado esse tipo de problema”, diz Ricardo Souza, gerente de segurança.

Como o efetivo de segurança não pode estar presente em todos os pontos do condomínio simultaneamente, Ricardo afirma que o uso de tecnologia também será intensificado, “Câmeras de monitoramento e iluminação com sensor de presença serão instaladas em vários pontos para inibir e identificar pessoas em atos suspeitos”.

Recentemente foram encontradas em áreas comuns do Vila Verde supostas “embalagens” vazias de entorpecentes, demonstrando que o problema é mais grave do que se imaginava. Esse evento reforça ainda mais as metas da segurança e alerta os pais e responsáveis por jovens e crianças, que são mais vulneráveis às drogas por incentivo de traficantes e usuários.

Fotos: 1 – Escada hidráulica na Alameda das Figueiras; 2 – Recapeamento da Alam-eda dos Ingás. Essa operação já reformou

mais de 800m2 de asfalto nas alamedas: Paineiras, Caneleiras, Cambarás, Manacá da Serra e Ingás.

AnimaisCampanha de castração

No dia 17 de julho aconteceu a Campanha de Castração Animal. A parceria do Vila Verde com o Dr. Erik Rodrigues que trouxe o ônibus adaptado como laboratório tornou o custo da intervenção menor possibilitando a castração para um grande número de animais. Neste ano 55 cães e 17 gatos passaram pelo procedimento.

Segurança

traseiro com o solo) para evitar acidente e possibilitar sua saída em casos de emergência;

● Procure não deixar espaços para passagem ou circulação do lado esquerdo do seu veículo;

● Chegue ao cruzamento com atenção, identificando pessoas suspeitas e demonstrando estar atento;

● Verifique constantemente a presença de suspeitos ao redor de seu veículo, inclusive motociclistas;

● Evite a distração com celulares, rádios etc;

● No período noturno, ajuste a velocidade de seu veículo nas áreas de cruzamentos, reduzindo a velocidade de forma que você não precise parar no cruzamento , mas também não cometa uma infração de trânsito passando no sinal vermelho.

Paradas perigosasO diretor operacional da empresa

Execução Segurança, Carlos Alberto, trás para esta edição alguns conselhos de direção segura. O tema abordado será “Nos cruzamentos”, uma das situações mais perigosas enfrentadas pelos motoristas.Nos cruzamentos

● Nos semáforos, durante o dia, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos;

● Evite a primeira fila de veículos e as faixas das extremidades, especialmente da esquerda;

● Pare preferencialmente nas faixas centrais;

● Sempre mantenha distância mínima do veículo da frente (suficiente para poder identificar o contato do pneu

Nota

Apesar de vários apelos quanto aos animais soltos nas alamedas do Vila Verde, as ocorrências não diminuíram. Recentemente um ataque de cão resultou na morte de um gato doméstico.

A administração do condomínio alerta que a posse irresponsável de animais será notificada e a reincidência acarretará em

multas e medidas jurídicas cabíveis.

Os moradores que se sentirem ameaçados por animais soltos – e que não obtiveram um acordo amigável com os donos desses animais – têm o direito de acionarem a justiça para fazer valer seus direitos e se precaverem de riscos de ataques.

4

5

Porque temos mais dores musculares nos dias frios?

Durante os dias frios, ocorre diminuição de sangue para nossas veias e, consequentemente, para os tecidos do corpo. Com isso, os músculos podem ficar mais tensos ou apresentarem contraturas, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas.

Ao mesmo tempo, tendemos a nos encolher e com isso os músculos se encolhem também resultando em maiores tensões musculares e consequentemente em mudanças nas nossas posturas. Por isso, muitas vezes ficamos com os ombros mais elevados, costas mais curvas, por exemplo, tanto durante o dia quanto à noite enquanto dormimos, condições que podem favorecer dores musculares.

Por isso, queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns durante o inverno, principalmente nos pacientes portadores de algumas doenças crônicas – como artrose – ou inflamatórias – como bursite e tendinite.

A falta de atividade física e alongamento, além de outros fatores, pode provocar

rigidez articular, contribuindo para o aumento de dores.

Como evitar

1. Mantenha-se aquecido e evite choques térmicos (o que aumenta tensões, inflamações e contraturas musculares).2. Ingira liquidos: o organismo precisa manter-se hidratado, pois no frio nossa pele e mucosas tendem ao ressecamento.3. A prática de exercícios físicos regulares também é recomendada, já que proporciona a proteção muscular e ajuda na prevenção de cãibras e outras dores.4. Antes de se alongar mova livremente suas articulações, respire fundo e espreguice-se para aquecer seus músculos, depois faça seu exercícios e caminhe. Ao final da atividade física alongue-se novamente e espreguice-se.5. No caso do aparecimento de dores fortes ou persistentes procure um profissional indicado.Eliana [email protected]

Controle de AcessoRecadastramento dos moradores

A administração do Vila Verde lembra que a campanha de recadastramento de moradores e funcionários já começou. Os formulários de informações já foram enviados para todos os proprietários.

É de grande importância que, além do formulário preenchido corretamente com os nomes dos moradores, visitantes, funcionários, veículos e placas, as fotos solicitadas também sejam entregues na sede da administração ou por e-mail: [email protected] ou [email protected].

Artigo

Festa Junina

6

Tradição

Embalados pelos grupos musicais: Paçoca Caipira; Boneca de Cabaça; Tom Marajó; Johnny e Maicky a Festa Junina deste ano teve a participação de aproximadamente 4 mil pessoas. Para o evento transcorrer de maneira ordeira, sete

seguranças, uma viatura, uma ambulância e dois guardadores de carros foram mobilizados, além da equipe do evento. Foram montadas 19 barracas de comidas típicas, bazar e dos patrocinadores do evento.

6

77

Lazer

8

Férias Animadas

De 9 a 31 de julho ocorreu uma programação especial no Vila Verde: As Férias Animadas 2011, que contou com diversas atividades recreativas, esportivas e brinquedos infláveis, além da apresentação de mágicas e teatro de marionetes. Novamente ocorreu o acampamento na área de lazer para diversão de baixinhos e altinhos! Neste período, aproximadamente 50 moradores, entre adultos, jovens e crianças participaram diariamente das atividades.

9

Artista do Mês

Terapia e saúde

Música e arte também são terapia, fazem bem à saúde e ajudam as pessoas eliminarem receios e medos interiores. É o que garante a arteterapeuta e pedagoga Valéria Ruiz, moradora do Vila Verde há quinze anos, formada em Música pela Universidade de Brasília (UNB) e filiada a Associação de Arteterapia de São Paulo.

Ao colocar pessoas em contato com a música e com a arte de diferentes épocas e estilos é possível estabelecer uma relação entre o indivíduo e seu tempo e desenvolver potenciais físicos e emocionais para obter melhor qualidade de vida.

Despertar tais potenciais é uma das principais características da arteterapia e da musicoterapia. “Trazer mais conhecimento e consciência, utilizando-se de linguagens plásticas, musicais e verbais e levar a pessoa à realidade que está vivendo e, com isso, melhorar ou eliminar seus problemas são alguns dos objetivos dessas terapias”, define Valéria.

A musicoterapia, por exemplo, ajuda no restabelecimento de pessoas com enfermidades. Alguns hospitais de ponta do Brasil, como o Albert Einsten, já realizam sessões de musicoterapia para ajudar na recuperação física e emocional de pacientes.

“A superação de um medo pode levar à superação de vários outros, pois nos fortalecemos de forma completa”, ensina Valéria, que nos ateliês terapêuticos estimula os indivíduos a se inserirem em um contexto artístico, histórico e social que os leva a dois caminhos: o reflexivo e o prático.

A ideia que o humano é um ser mais amplo e que todos possuímos talentos é o foco central dessas terapias. “Normalmente as pessoas que as realizam paralelamente também fazem acompanhamento psicológico pois a arteterapia e a musicoterapia buscam trazer à tona emoções e questionamentos. Já a psicologia auxilia a pessoa a lidar com esses pontos que poderiam estar reprimidos”, destaca Valéria.

Valéria explica ainda que a arteterapia e a musicoterapia são campos novos no país. “No Brasil, apesar dessas áreas já serem exploradas, ainda estamos muito distantes de países como o Canadá onde a prática em muito difundida”.

Quem quiser conhecer mais sobre o tema, pode entrar no site espacointegracao.com.br.

10

Meio Ambiente

Cães soltosA presença de cães soltos pelas alamedas

é uma das principais reclamações dos moradores do Vila Verde. Parte desses animais é de moradores e outra parte é abandonada. Brigas de cães e ameaças de ataques são preocupações constantes.

“Nove entre dez queixas dos moradores estão relacionadas a problemas com cães”, explica a bióloga Adriana. Então, manter os animais dentro das casas é muito importante, mesmo o dono considerando seu cão inofensivo, seus vizinhos podem temê-lo. O animal deve ser bem cuidado, receber carinho, sair para passear com frequência e, em alguns casos, ser adestrado para evitar maus hábitos que possam trazer prejuízo para o dono, vizinhos e para o próprio animal.

O Regulamento Interno dita as seguinte regras:

Capitulo I – Dos Deveres1 – No período das 22h00 às 8h00 da

manhã, cumpre aos moradores guardar silêncio evitando a produção de ruídos ou sons que possam perturbar o sossego e o bem-estar dos demais moradores.

15 – Providenciar o conserto ou substituição de qualquer peça ou aparelho pertencente à AAVV, que tenha sido danificada por animais ou pessoas de sua relação, seja moradora, visita ou prestadora de serviço no Vila Verde.

Capitulo X –Das Disposições Gerais

7 – Animais domésticos serão tolerados, desde que não perturbem os demais moradores, sejam vacinados, não sujem áreas comuns e que permaneçam sob estrita vigilância dentro de suas respectivas residências ou conduzidos por guia. O abuso e a não observância dessas normas colocará em vigor a multa estabelecida periodicamente pelo conselho diretor da AAVV e não isenta o proprietário das sanções previstas neste regulamento.

O Manual do Morador também diz:D OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO1 – O morador pode possuir animais de

estimação desde que: não perturbem os demais moradores, sejam vacinados, de pequeno porte (cães, gatos, tartarugas etc.), não sujem áreas comuns e permaneçam sob estrita vigilância.

2 – O morador que possuir cão das raças “pit bull”, “rottweiller”, “mastim napolitano”, “american stafforshire terrier” e raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas deverá observar o contido na Lei Nº 11.531, de 11 de novembro de 2003 e no Decreto nº 48.533, de 9 de março de 2004, que diz no artigo 1: “A condução em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público exige a utilização de coleira, guia curta de condução e enforcador...”.

Seguir as regras evita problemas maiores como: processos na justiça e brigas entre vizinhos, além de preservar a tranquilidade e segurança no Vila Verde. Respeite.

11

O novo Código Florestal

O Plenário aprovou, em maio deste ano, o novo Código Florestal Brasileiro, que permite, entre outras coisas absurdas, o uso de Áreas de Preservação Permanente (APPs) já ocupadas com atividades agrosilvopastoris, ecoturismo e turismo rural, com a condição de que o desmatamento tenha ocorrido até 22 de julho de 2008.

Existe ainda uma emenda, número 164, que dá também aos Estados, a possibilidade de, por meio de Programa de Regulamentação Ambiental (PRA), estabelecer outras atividades que possam justificar a regularização de áreas já desmatadas, subtraindo a exclusividade da União Federal e descentralizando a questão.

O que vemos hoje com a aprovação do Plenário, no que tange especialmente às Áreas de Preservação Permanente (APPs), é o maior descaso com o meio ambiente.

O Brasil continua atrasado, e pior, segue regredindo gerando insegurança jurídica e anistiando criminosos ambientais.

Para quem não sabe, a maior parte das multas aplicadas até 22 de julho de 2008, segundo o IBAMA, foi justamente por desrespeito às APPs e às Reservas Legais, gerando 13 mil multas aplicadas, que somaram 2,4 bilhões de reais.

Ao invés de nossos deputados e demais membros da máquina que comanda este país sugerirem leis, normas, resoluções e portarias mais severas para a proteção ambiental, eles afrouxam, agindo

totalmente na contramão de pressões não só nacionais, mas mundiais!

É, de fato, um contrassenso.

Enquanto os governantes forem a causa do desrespeito ao meio ambiente e, principalmente, à população brasileira, nosso país continuará caminhando para um fim que não está muito longe.

Enquanto nos mantivermos inertes ao que diz respeito às nossas obrigações para com o meio ambiente, assistiremos de camarote a derrubada completa de nossas florestas.

Para nós, do Vila Verde, nenhuma alteração impactará nas obrigações já impostas pela legislação e pelo nosso TAC, mas não é por isso que podemos fechar os olhos. O preço que estamos pagando pelo desenvolvimento desmedido e sem raciocínio técnico, sem dúvidas, respingará nas próximas gerações. Quem é que vai arcar com esta conta? Não serão eles (os comandantes da máquina) e nem nós (população inerte), mas nossos filhos, netos e bisnetos. Mas, infelizmente, os governantes não conseguem transcender para este fato. São cegos, surdos e mudos!

Ainda temos esperanças que o Senado reverta esta situação, mas temos lá nossa inquieta insegurança!

Enquanto isso, fazemos a nossa parte: cuidamos do pouco restou e sentimos orgulho por vivermos dentro deste paraíso florestal.

Veridiana Pinheiro Lima

Administração

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DA ÁGUA

CONDOMÍNIO VILA VERDE

O VILA VERDE – Associação dos Amigos do Vila Verde, localizado na estrada da Boa Vista, S/Nº - Bairro São João – Itapeví – SP – Fone: (11) 4145-1300, é uma associação sem fins lucrativos e é representada pelo Conselho Diretor que tem como seu Presidente o Sr. Jorge W. Novais teles e como 1º Secretário o Sr. Alvim Carlos Guimarães.

A operação do Sistema de Abastecimento Solução Alternativa Vila Verde é feita pela Service Condomíniuns Medeiros Serviço de Limpeza Ltda., situada à Rua Cherubina Vianna, nº 116 – Bairro São Jorge – Cotia – SP, telefone: (11) 4145-1043, é uma empresa privada e é representada legalmente pelo Sr. Silvio Roberto Bueno Cabral de Medeiros.

O Vila Verde espera com este relatório tornar cada vez mais claro e transparente as informações no que se refere à qualidade da água fornecida aos seus usuários e temos como nosso parceiro a Secretaria de Higiene e Saúde Departamento de Vigilância à Saúde de ITAPEVI, situada à Rua Padre Manfredo Schubiger, nº 95 – Jd. Cristianópolis – Itapeví – SP, telefone (11) 4141-2002, responsável pela vigilância da qualidade da água.

Este folheto apresenta dados do ano de 2010. Caso precise de maiores informações procure na Administração.

INFORMAÇÃO – UM DIREITO DE TODOS

Saiba o que diz o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/1990).

Artigo 6º - São direitos básicos do consumidor:

III – a informação adequada e clara

sobre diferentes produtos e serviços, com especificação correta de qualidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre riscos que apresentem.

Artigo 31 – A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

ÁGUA E SAUDE

A relação de saúde com a qualidade da água está vinculada à transmissão de uma série de doenças infecciosas pela água de beber, tais como as diarréias, a cólera e a febre tifóide. Existem também doenças causadas pela presença de substâncias tóxicas ou nocivas na água. Muitas vezes eles não são percebidas pelo gosto, pela aparência ou pelo cheiro, mas podem provocar doenças e até mesmo epidemias. Para que isso não aconteça, é preciso estar sempre atento à qualidade da água.

Água potável é aquela que é limpa, transparente e não contém microorganismos nem substâncias que possam transmitir doenças ao ser humano. Para que a água distribuída na casa das pessoas seja potável, o Vila Verde, procura retirar a água de lugares limpos (mananciais) e utilizar diversos produtos e tecnologias para retirar as impurezas da água.

12

COMO A ÁGUA DO VILA VERDE CHEGA ATÉ VOCÊ

O Condomínio Vila Verde, com aproximadamente 1.800 habitantes, é abastecido por um sistema próprio de captação formado por: 3 poços semi-artesianos e 2 captações superficiais, tendo a capacidade de produção total de 35 metros cúbicos por hora. O tratamento é convencional e inclui os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. O afluente de onde é retirada a água é chamado de manancial. Sua qualidade é definida pela Resolução CONAMA 357/2005, do Ministério do Meio Ambiente, e monitorado pelos órgãos ambientais estaduais. No Condomínio Vila Verde, os dois principais afluentes são do rio Sapiantã, localizados na bacia hidrográfica Pinheiros-Pirapora. Os mananciais estão em boas condições e não contém fontes de poluição significativa.

ENTENDENDO O PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA

Captação – a água dos afluentes passam por uma captação chamada de captação por alagamento, onde existe neste ponto grade e tela para evitar a entrada de galhos, folhas e materiais grades.

Pré-Cloração – caso a água possua grande quantidade de sustâncias orgânicas e bactérias, é feita a aplicação prévia de cloro para sua desinfecção.

Coagulação e Floculação – para retirar as impurezas da água são adicionados produtos químicos. Esses produtos formam flocos aos quais as partículas de sujeira se unem, sendo separadas da água.

Decantação – nos decantadores, os flocos vão para o fundo e a água limpa escoa pela superfície.

Filtração – para retirar as partículas pequenas a água passa por filtros de areia.

Desinfecção – para garantir que a água fique livre de bactérias até chegar na sua casa, é adicionado mais cloro após a filtração.

Fluoretação – visando prevenir cáries dentárias em toda a população, adiciona-se flúor à água, finalizando assim o tratamento.

Reservação e Distribuição – a água é armazenada em grandes reservatórios distribuídos em cinco setores dentro das dependências do condomínio Vila Verde, conhecidas como caixas d’água, chegando as residências e comércios através de tubulações.

A QUALIDADE DA ÁGUA NO CONDOMÍNIO VILA VERDE

O Vila Verde controla rigorosamente a qualidade da água, coletando amostras diariamente para análises de manutenção e semanalmente em seis pontos distintos, onde são enviadas ao laboratório para análises de parâmetros físico-químico e bacteriológico, estas águas são coletadas na saída das estações de tratamento, dos poços e principalmente nos cavaletes de entrada de água dos imóveis. Para isso, contamos com o laboratório PROANALISY, com mais de 16 anos de experiência no mercado.

O quadro abaixo apresenta os limites para a potabilidade da água, conforme determina a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde; as médias mensais dos resultados das analises dos parâmetros básicos de controle; a quantidade de amostras exigidas pela lei, as efetivamente coletadas e as que apresentaram resultados fora dos limites, sempre para amostras coletadas nos cavaletes.

Todas as vezes que detectamos amostras fora dos limites são tomadas ações corretivas, tais como vistorias, descargas de rede, ou outras medidas corretivas, e novas análises são realizadas até que comprove que a água está potável.

13

Cloro Resi- Coliformes Coliformes dual Livre Cor (uH) Turbidez Flúor Totais Termotolerantes Parâmetros

(mg/L) (NTU) (mg/L) (% de ausência) (% de ausência)

Limites 0,2 a 2,0 mg/L máx. 15 máx. 5,0 0,6 a 0,8 Min. 95% 100% janeiro 0,8 6,3 0,8 0,5 100% 100% fevereiro 0,4 8,8 1,4 0,6 100% 100% março 0,8 7,0 1,1 0,6 100% 100% abril 0,8 5,0 0,1 0,6 100% 100% maio 0,8 5,0 0,1 0,6 100% 100% junho 1,3 5,0 0,1 0,5 100% 100% julho 1,0 8,8 1,4 0,5 100% 100% agosto 0,5 7,2 0,2 0,6 100% 100% setembro 0,5 7,2 0,2 0,6 100% 100% outubro 0,5 10,0 1,0 0,5 100% 100% novembro 0,3 6,9 0,4 0,6 100% 100% dezembro 0,4 9,2 1,9 0,5 100% 100%

Número de Amostras por Parâmetro Exigidas 425 157 157 204 157 157 Realizadas 446 158 158 238 238 238 % Fora do Padrão

3,36% 2,53% 0,63% 44,54% 0,00% 0,00%

Os boletos do Vila Verde trazem informações sobre a qualidade da água no campo “MENSAGENS”:COR=10,0 TURBIDEZ=1,0 CRL-2,0 FLÚOR=0,8 COLI TOTAL=100% COLI TERMO=100% MÊS: JAN/06

SIGNIFICADO DOS PARÂMETROS

Cloro Residual Livre (CRL) - Agente desinfetante adicionado para garantir a ausência de bactérias na água. Muitas vezes a água apresenta cheiro de cloro, que apesar de não agradar a todos pelo gosto e cheiro, é um bom sinal de que estamos livres de microorganismos prejudiciais à saúde.

Turbidez - Característica que representa a presença de partículas na água, conferindo-lhe um aspecto turvo.

Cor - Parâmetro que mede a coloração da água, causada por substâncias dissolvidas.

Coliformes Totais (COLI TOTAL)- Indicador da presença de bactérias, que, em si não são necessariamente prejudiciais à saúde, mas, quando muito freqüentes, indica a possibilidade de presença de bactérias que podem causar problemas à saúde.

Coliformes Termotolerantes (COLI TERMO)- Indica a possibilidade de presença de organismos causadores de doenças na água. A legislação proíbe sua presença na água.

Flúor - Elemento adicionado à água para prevenir cáries dentárias.

RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR RISCOS A SÁUDE

1 – Lavar a caixa d’água a cada 6 meses.

2 – Os filtros de vela, carvão ativado, ozônio ou outros modelos devem ser sempre limpos, seguindo as instruções do fabricante, para evitar que contaminem a água.

3 – Quando utilizar água de procedência desconhecida, que pode conter bactérias, ferver rapidamente a água ou adicionar cloro em gotas, próprio para água, que pode ser adquirido em farmácias e supermercados.

4 – Informar seu dentista de que a água já contém flúor, pois a aplicação de flúor a mais provoca problemas nos dentes (fluorose).

5 – Em caso de dúvidas e reclamações sobre a qualidade da água entre contato com a Administração do Condomínio VILA VERDE.

14

Mercado Verde

15

Nosso Olhar

Envie seu olhar sobre o nosso condomínio. E-mail: [email protected]

A moradora Rosana Polski, da Alameda Tarumãs, registrou a presença de um lindo Tucano-de-bico-verde em seu jardim. Cenas como esta que tornam o Vila Verde um local especial de se viver.