revista unibrasil - julho de 2011

40
REVISTA Ano 11 Edição 60 Julho de 2011 www.unibrasil.com.br Retrospectiva - Primeiro semestre de 2011 UniBrasil recebe grandes personalidades no primeiro semestre de 2011

Upload: marketing-unibrasil

Post on 27-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Revista UniBrasil - julho de 2011

TRANSCRIPT

REVISTA

Ano 11 Edição 60 – Julho de 2011 – – www.unibrasi l .com.br

Retrospectiva - Primeiro semestre de 2011Retrospectiva - Primeiro semestre de 2011

UniBrasil recebe grandes personalidades no primeiro semestre de 2011

Projeto

UniBrasil Futuro

2

O Projeto UniBrasil Futuro – que teve início em 2008 nas Faculdades Integradas do Brasil – busca colocar os grandes pensadores, das mais variadas áreas do conhecimento, disponíveis à comunidade. Desde o início do projeto a instituição tem convidado personalidades relevantes em todos os setores científicos, políticos e intelectuais, para uma conversa franca com a comunidade acadêmica sobre grandes temas nacionais.

O intuito do UniBrasil Futuro é – como o próprio nome sugere – refletir sobre o futuro do Brasil. A professora Wanda Camargo, coordenadora do Projeto, lembra que um processo educacional não é completo apenas com o oferecimento de boas aulas, mas sim com contato com aqueles que realmente interferem na realidade regional ou mundial.

“Uma instituição de ensino superior não pode ter como suporte pedagógico apenas suas aulas, embora estas sejam extremamente importantes. Cultura, contato com formadores de opinião são também fundamentais para a formação profissional e de cidadania”, comenta.

E o primeiro semestre de 2011 já começou com grandes personalidades que se preocupam com o futuro do Brasil. O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Marcio Pochmann participou da primeira edição 2011 do Projeto UniBrasil Futuro. Ele traçou um

panorama histórico do desenvolvimento econômico brasileiro.

Já no dia 24 de março, o convidado do Projeto UniBrasil Futuro foi o jornalista e escritor Laurentino Gomes, que dividiu com a plateia das Faculdades Integradas do Brasil um pouco de suas pesquisas sobre momentos decisivos para a construção do Brasil da atualidade.

O economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos criadores do Plano Real, participou do projeto UniBrasil Futuro no dia 18 de maio. Ele falou sobre o tema: A incrível história da moeda e da hiperinflação no Brasil.

Os professores Rubens Vieira, diretor financeiro do Sistema Educacional UniBrasil; Wanda Camargo, coordenadora do Projeto UniBrasil Futuro; Marcio Pochmann, do Ipea; e Edson Stein, professor de Economia da UniBrasil

Cris

elli

Mon

tipó

3

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Marcio Pochmann participou no dia 18 de março, da primeira edição 2011 do Projeto UniBrasil Futuro das Faculdades Integradas do Brasil. Pochmann é economista e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, onde é professor livre docente.

Na UniBrasil, Marcio Pochmann traçou o contexto histórico do desenvolvimento econômico brasileiro e ressaltou que um grande salto econômico depende de ousadia para a mudança. “O que nos impede de construir um país à altura do que sonhamos para ele é o medo de ousar. A visão de mundo que temos é de pessoas que não vivem mais. Temos que deixar de ser governados pelos mortos”, enfatiza.

Tal mudança, segundo ele, só pode ocorrer com educação continuada, profissionais capacitados para antever soluções para problemas futuros. Pochmann lembra que conhecimento é a capacidade de organizar e sistematizar as informações. Por isso destaca que é preciso repensar o ensino. “Somos ignorantes no entendimento de nossa realidade”, e acrescenta: “vivemos em uma sociedade individualizada, individualista, uma sociedade da solidão, egoísta, doente”.

Neste cenário, aponta as mudanças demográficas e da configuração do trabalho, que acentuaram a criação de uma sociedade sem diálogo. Para ele, um diagnóstico sobre a sociedade atual somente pode ser realizado a partir da produção coletiva de conhecimento. “Eventos como este nos ajudam a pensar o Brasil que queremos”, observa.

Cris

elli

Mon

tipó

O professor Clèmerson Merlin Clève, presidente da UniBrasil, e o presidente do Ipea, Marcio Pochmann

Cris

elli

Mon

tipó

Sobre a economia brasileira, Pochmann ressalta que o Brasil vive um período inédito, que permite que o país esteja entre as cinco maiores economias mundiais. “Com um protagonismo que nunca teve. Acompanhamos, neste início de século, o deslocamento do centro de atividades, dos Estados Unidos, para que saiamos de uma unipolaridade para uma multipolaridade”.

A professora Wanda Camargo, coordenadora do Projeto UniBrasil Futuro, destaca que Marcio Pochmann é uma personalidade de referência. “Presença internacional que tem colocado o país nas questões econômicas mundiais”. O professor de economia da UniBrasil, Edson Stein, enfatiza que Pochmann trouxe pontos fundamentais para a reflexão. “Questões macro estruturais que se ocupam de alinhar a economia brasileira e de levar o Brasil a se posicionar como merece na economia mundial”.

aponta perspectivas para o futuro brasileiroMarcio Pochmann

e o Brasil de ontem e de hojeLaurentino Gomes

“Precisamos olhar para o passado, para entender o presente e pensar no futuro. O Brasil de hoje está em busca de explicação para sua realidade. Esta é a razão para estudar História”. A frase do jornalista e escritor Laurentino Gomes, demonstra claramente a forma de pensar deste maringaense preocupado com o ontem, o hoje e o amanhã do Brasil. Convidado do Projeto UniBrasil Futuro no dia 24 de março, Laurentino Gomes dividiu com a plateia das Faculdades Integradas do Brasil um pouco de suas pesquisas sobre momentos decisivos para a construção do Brasil da atualidade.

Gomes é autor do best-seller 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, lançado em 2007, que trata da vinda da família real portuguesa ao Brasil; e 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado... E, no entanto, deu certo, lançado em 2010; que trata da Independência do Brasil. Juntas, as obras somam mais de um milhão de exemplares vendidos.

O escritor adianta que já está preparando seu terceiro livro: 1889 em que abordará a Proclamação da República. Ele destaca que suas obras mostram a construção do Brasil em linguagem jornalística. “Não sou historiador acadêmico, sou jornalista, mas

uso bibliografia autorizada e o rigor da apuração jornalística”, explica.

“No Brasil não há gente que não gosta de ler, que não gosta de estudar, há linguagem inadequada. Em nossa formação não temos contato com uma narrativa abrangente, panorâmica da História, por isso acontece a decoreba”, ressalta. Sobre o interesse crescente da população por temas ligados ao passado, Gomes usa uma explicação do geógrafo baiano Milton Santos. “Ele previu a globalização, que todo shopping center, em qualquer lugar do mundo seria igual, todos se vestiriam iguais, assistiriam às mesmas coisas, previu a pasteurização das culturas, e disse que para descobrirem o que têm de diferente, as pessoas buscariam o lado espiritual e a História, para entenderem de onde vieram”, explica.

Uma mudança qualitativa no Brasil depende, segundo o escritor, de melhorar a sociedade pela educação e pela cultura. “Que pode acontecer agora”, afirma. Ele destaca que os brasileiros vivem uma experiência inédita de democracia. “Todos são chamados para a construção do Brasil. Por isso, vejo o Projeto UniBrasil Futuro como uma proposta interessante, pois traz visões do Brasil por muitos ângulos: Arnaldo Antunes, Daniel Piza, Gustavo Franco. Afinal, o Brasil é pluralista, multicultural, é um jeito bom de ver o Brasil”, acredita.

4

5

Laurentino Gomes dividiu com a plateia das Faculdades Integradas do Brasil um pouco de suas pesquisas sobre momentos decisivos para a construção do Brasil da atualidade

O professor Clèmerson Merlin Clève, presidente da UniBrasil; o jornalista e escritor Laurentino Gomes; e o professor Wilson Ramos Filho, diretor da mantenedora da UniBrasil

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

Com o tema A incrível história da moeda e da hiperinflação no Brasil, o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos criadores do Plano Real, participou de mais uma edição do Projeto UniBrasil Futuro das Faculdades Integradas do Brasil no dia 18 de maio. Mestre em Economia do Setor Público e doutor pela Universidade de Harvard, Franco foi secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, diretor de Assuntos Internacionais e presidente do Banco Central do Brasil entre 1997 e 1999.

Franco falou sobre a hiperinflação que atingiu o Brasil há cerca de 15 anos que, segundo o economista, foi uma tragédia distributiva já que impactou, principalmente, as populações de baixa renda. Ele elencou como o fenômeno ocorreu no Brasil. Traçou um panorama cronológico, amparado em três principais momentos: 1933 (ordem “getulista e juscelinista”), 1965 (período de hiperinflação) e 1994 (regulação bancária).

Franco destaca que durante os oito padrões monetários que o Brasil teve até hoje, o Plano Real demonstra, até agora, a menor média mensal de inflação: 0,67% ao mês. O ex-presidente do Banco Central ressalta que o congelamento e o corte de zeros ajudaram a conter a inflação. “Hoje o Banco Central cumpre a sua função”, e acrescenta que sua missão deveria estar expressa no texto da Constituição Federal.

O economista também mostrou a iconografia do dinheiro e a desvalorização das moedas. Comentou que ocorreu a escassez dos heróis nacionais para serem estampados nas cédulas. Com a desvalorização periódica dos padrões monetários, as famílias das personalidades escolhidas passaram a recusar a homenagem. Assim, adotou-se a efígie simbólica da República. Franco destacou a história da moeda no projeto que almeja a construção do futuro. Segundo ele, o conhecimento do passado pode ajudar a construir o amanhã. Aliás, ele é otimista em relação ao futuro do país. “Se fizermos as escolhas certas, trilharemos um bom caminho”, comenta.

O professor Sérgio Ferraz de Lima, diretor geral da UniBrasil, salienta que Franco alia formação acadêmica à larga experiência em economia. “Essa mistura dá autoridade e consistência à fala de Gustavo Franco”, lembra. O fato reforça o intuito da UniBrasil, que é formar profissionais para o mercado, com solidez.

Vale lembrar que Franco lançou a obra Shakespeare e a Economia nas Faculdades Integradas do Brasil, em 2010, dentro da programação do projeto UniBrasil Futuro. O evento integrou as comemorações dos dez anos de fundação da instituição. Gustavo Franco também participou do projeto UniBrasil Futuro em 2009, quando fez uma análise da crise econômica.

Gustavo Francofala sobre moeda e hiperinflação no Brasil

6

O economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil e um dos criadores do Plano Real, participou de mais uma edição do projeto UniBrasil Futuro

O professor Clèmerson Merlin Clève, presidente das Faculdades Integradas do Brasil; o economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central do Brasil; o professor

Sérgio Ferraz de Lima, diretor geral da UniBrasil; o coordenador do curso de Administração da UniBrasil, professor Claudio Marlus Skora; e o diretor acadêmico da

UniBrasil, professor Jairo Marçal

Professor devem articular as metodologias e estratégias de ensino com os critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem, que foi tema da Jornada Acadêmica deste ano. “Tais documentos dão sustentação ao dia-a-dia do professor”, comenta a professora Mary Lane.

MEC confirma

da UniBrasilQualidade de Ensino

7

O relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009 divulgado em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC) demonstrou que todos os cursos das Faculdades Integradas do Brasil contemplam o padrão de qualidade exigido pelo MEC. Os destaques foram os cursos de Direito e de Design.

Segundo as assessoras da Direção Acadêmica da UniBrasil, professoras Mary Lane Hutner e Maria Eneida Fantin, os resultados no Enade refletem a preocupação da UniBrasil com a garantia da aprendizagem a partir dos documentos que orientam e fundamentam o ensino, como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Plano de Ensino do Professor.

Desde 2010, os docentes foram convidados a fazer uma análise crítica sobre a estrutura do PPC e as necessárias articulações com outros documentos institucionais e com as DCNs. Os professores analisaram os princípios norteadores e objetivos do curso, o perfil do egresso e a avaliação do processo ensino-aprendizagem. “Os professores apontaram a necessidade de reformulação constante dos PPCs coletivamente”, ressalta a professora Maria Eneida.

A reformulação foi concluída neste primeiro semestre de 2011. Afinal, o Projeto Pedagógico do Curso e o Plano de Ensino do

A preocupação com a qualidade de ensino é tema permanente da Jornada Acadêmica que reúne os professores da UniBrasil

O curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil está classificado entre os melhores do país e o melhor do Paraná entre as instituições privadas, e é o melhor de Curitiba, entre as instituições públicas e privadas, segundo relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009 divulgado em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). O exame é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores e tem como finalidade avaliar o rendimento destes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UniBrasil, professora Estefânia Maria de Queiroz Barboza, os índices alcançados pelo curso de Direito da UniBrasil (conceito Enade, Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) e Conceito Preliminar de Curso - CPC) apontam que o curso de Direito da UniBrasil apresentou avanço em todos indicadores avaliados em relação aos anos anteriores.

Vale lembrar que o curso de Direito da UniBrasil recebeu, em 2010, três estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril, que classifica os melhores cursos do país.

A professora Estefânia comenta que a qualificação dos docentes em atuação no mercado profissional (o curso tem mais de 80% de mestres e doutores), aliado à iniciação científica, monitoria, infraestrutura e grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Mestrado em Direito contribuem para o reconhecimento da qualidade do curso. “Além do ingresso do aluno no mercado, dos eventos e das publicações dos professores relacionadas às pesquisas realizadas”, exemplifica.

Aparecida Suely Barboza, egressa do segundo semestre de 2010, já está montando um escritório, pois pretende exercer a advocacia, já que futuramente almeja ingressar no Ministério Público. “A postura da UniBrasil sempre foi bastante crítica, o que me ajudou e me ajuda muito. Faz pensar a prática, por isso levarei comigo por toda minha vida profissional”, ressalta.

A egressa Rafaela Sionek também concluiu o curso no segundo semestre de 2010, “A UniBrasil é uma instituição muito séria, com reconhecimento no mercado de trabalho e professores preparados”, comenta. Ela está se preparando para concursos públicos.

Curso de Direito da UniBrasil é

O Melhor de Curitiba* CPC4 (base de 0 a 5) no MEC/INEP 2009.

*

8

COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM

A professora Estefânia lembra que, apesar dos indicadores serem sempre importantes, é preciso destacar que a educação não é feita apenas de números. “É importante salientar as peculiaridades de cada instituição, o modelo do projeto pedagógico que se pretende implementar e o tipo de profissional e cidadão que se quer formar”, considera.

“O projeto pedagógico da UniBrasil foi construído depois de muitas reflexões sobre a realidade nacional e visa formar um bacharel em Direito apto a exercer sua profissão com qualidade e também como cidadão crítico”, esclarece a coordenadora.

O curso de Direito da UniBrasil tem compromisso com o processo de ensino e aprendizagem. Ao lado das atividades

c u r r i c u l a re s s ã o p ro m ov i d a s d i ve r s a s a t i v i d a d e s extracurriculares que ajudam no processo de aprendizagem dos alunos. Entre os programas e projetos desenvolvidos estão o Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa de Iniciação Científica (Proinc), além do projeto Encontros com a Experiência, coordenado pelo renomado jurista René Dotti, e de outras iniciativas que conciliam o Direito com o Cinema e a Arte.

Outro diferencial do curso de Direito da UniBrasil é que, além de possuir um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) no campus, possui outro na sede da Justiça Federal - que trabalha com casos de direito previdenciário junto ao Juizado Especial, o que permite que os alunos possam vivenciar a prática da advocacia.

FRANCO:"A economia está na vidade cada um. Todos fazemcompras no supermercado,todos têm anseios”

O curso de Direito da UniBrasil promove grandes eventos, como o Direito e Literatura coordenado pelos professores Marcelo Conrado e Larissa Ramina, que reuniu os professores Vera Karam de Chueiri, Benedito Costa Neto e Melina Fachin

Ao lado das atividades curriculares são promovidas outras atividades extracurriculares que ajudam no processo de aprendizagem dos alunos, como é o caso dos eventos de iniciação científica

O projeto Encontro com a Experiência, promovido pela coordenação do curso de Direito em parceria com o professor René Ariel Dotti, traz grandes nomes do Direito, como o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César

9

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

O curso de Design das Faculdades Integradas do Brasil obteve bons resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição de 2009 (dados divulgados em 2010). Vale lembrar que foi o primeiro ciclo avaliativo do curso de Design da UniBrasil e os índices alcançados demonstram que o Design da UniBrasil recebeu a maior nota de Curitiba – nota 4, no Conceito Enade, o que o coloca entre os melhores cursos do Paraná.

É importante ressaltar que o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC). O Conceito Enade 4 e o Conceito Preliminar de Curso 3 demonstram que o curso Design da UniBrasil, embora novo, tem excelente pontuação no Enade, como destaca o coordenador do curso, professor Ciro Andrade Siqueira.

Ciro também enfatiza que esta é uma das maiores notas de Curitiba e do Paraná entre instituições públicas e privadas. “Resultado do processo de trabalho nos últimos cinco anos desde a primeira turma, com professores, alunos, dirigentes, a instituição como um todo”, comenta o coordenador. O curso de Design da UniBrasil trabalha com design gráfico e de produto, e por isso tem um diferencial: forma os estudantes com competências para enfrentar o mercado nas duas habilitações.

O coordenador lembra que a qualidade de ensino é preconizada no projeto do curso, que visa ser referência no mercado. Ele destaca que é uma concepção cultivada ao longo do processo de aprendizagem. “A nota Enade é o reflexo da realidade do curso”, salienta.

Curso de Design da UniBrasil entreOs Melhores do Paraná

10

Interação com a comunidade: Em 2008, os estudantes do sexto período do curso desenvolveram embalagens e rótulos para os produtores participantes do Empório Metropolitano.Na foto o coordenador do curso, Ciro Siqueira, e professora Sieglinde Piper Roeder com a então primeira dama de Curitiba, Fernanda Richa, durante mostra realizada na prefeitura.

Cris

elli

Mon

tipó

DIFERENCIAIS

Ciro ressalta que os trabalhos de conclusão de curso apresentam alto nível, compatível com as necessidades do mercado. Além disso, os estudantes são incentivados a iniciar estágio desde o 1º período, quando ainda não é obrigatório. No 6º, 7º e 8º períodos a relação com a prática se intensifica, pois é quando ocorre a realização do estágio obrigatório. O intercâmbio também tem atraído os estudantes de Design, que têm cursado algumas disciplinas em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria. “A seriedade dentro do processo faz com que o curso tenha atingido um nível cada vez melhor”, considera Ciro.

As premiações em concursos e a participação de estudantes e egressos em exposições nacionais também têm demonstrado a proposta do curso de Design das Faculdades Integradas do Brasil. É o caso do Kit Sustentável para Higiene Bucal, projeto realizado por Suellen Cristina Winter Cervi selecionado para participar da Bienal Brasileira de Design, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, em setembro de 2010; e do projeto realizado Lilith Marangon, a Barraca Ecociclo - voltada ao público cicloturista -

que fez parte da 3ª Mostra Jovens Designers, que passou por quatro municípios brasileiros: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), de agosto a novembro de 2010.

Os eventos também buscam aproximar o estudante do mercado, como a Semana Acadêmica de Design – Singura e projetos realizados em parcerias, como a revitalização da Rua Riachuelo - projeto gráfico realizado com os lojistas, e a parceria com o Projeto Empório Metropolitano de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS). Em 2008, os estudantes do sexto período do curso desenvolveram embalagens e rótulos para os produtores participantes do Empório Metropolitano.

“Há o estreitamento da faculdade e do curso com entidades e empresas, além da realização de eventos com palestrantes profissionais, visitas técnicas e viagens. Estas realizações contribuem para estes bons resultados, este bom posicionamento no mercado”, enfatiza Ciro.

Os eventos também buscam aproximar o estudante do mercado, como a Semana Acadêmica de Design – Singura

Cris

elli

Mon

tipó

11

As Faculdades Integradas do Brasil fazem parte, desde f e v e r e i r o d e s t e a n o , d a R e d e D o c e n t e Eurolatinoamericana de Direito Administrativo (Redoeda). A admissão da UniBrasil como membro pleno da rede ocorreu durante o I Congresso da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo, que foi realizado de 22 a 24 de fevereiro, em Curitiba. A realização do evento esteve a cargo das Faculdades Integradas do Brasil, do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

A Redoeda foi formada em 2007 por instituições brasileiras e do exterior. Segundo o professor Justo Reyna, membro fundador da Redoeda, a rede é plural e aberta para incorporação de outras instituições. Conta com professores de trajetória e reconhecimento que ultrapassa as fronteiras, como é o caso do professor Romeu Felipe Bacellar Filho (da coordenação do congresso e presidente do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, primeira instituição brasileira a ser convidada), Irmgard Elena Lepenies (da Universidade Nacional do Litoral, Argentina), e Jaime Rodríguez-Arana Muñoz (da Universidade da Coruña, Espanha).

O professor de Direito Administrativo da UniBrasil, Daniel Wunder Hachem, foi um dos responsáveis pela inclusão das Faculdades Integradas do Brasil na Redoeda.

Segundo ele, o intuito da Rede é promover um intercâmbio acadêmico e científico entre instituições de ensino superior, notadamente no âmbito da pós-graduação, na área do Direito Administrativo. “O objetivo é realizar atividades conjuntas que permitam a interação no âmbito do estudo do Direito Administrativo entre países da Europa e da América Latina, tais como seminár ios, congressos, publ icações, cursos, intercâmbios de alunos de graduação e pós-graduação, de docentes, entre outras”.

No congresso foram incluídas três novas instituições na condição de membros plenos da rede: a UniBrasil, a Universidade Empresarial Século 21 (de Córdoba, na Argentina) e a Universidade Nacional de Comahue (de Neuquén, da Argentina). “Dada a afinidade teórica e científica do projeto didático-pedagógico da UniBrasil com os objetivos e a linha de pesquisa da Rede, a proposta de incluí-la na Rede foi aprovada por unanimidade”, comenta o professor.

Ele ressalta que com a inclusão da UniBrasil na rede, serão realizadas atividades de intercâmbio entre os alunos das instituições que fazem parte da rede. “Pretendemos realizar projetos de pesquisa conjuntos, que permitam a participação dos alunos também. Ademais, as inscrições nos eventos da rede serão gratuitas para os alunos das instituições conveniadas”, explica.

UniBrasil integra Rede Docente Eurolatinoamericana

12

De acordo com o professor Hachem, entre os mais de 700 inscritos no I Congresso da Rede Docente Eurolatinoamericana de Direito Administrativo, mais da metade foi composta por alunos da UniBrasil. “Nossos alunos são estimulados desde o primeiro dia de aula à dedicação, à pesquisa e à extensão, de modo que o alto índice de participação do nosso corpo discente no evento era algo natural”, destaca.

Participaram do evento os seguintes professores da UniBrasil: Andrea Roloff Lopes, Alexandre Godoy Dotta, Ana Cláudia Finger, Adriana Schier, Carol Proner (coordenadora do Mestrado), Clèmerson Merlin Clève (presidente da instituição), Daniel Wunder Hachem, Eneida Desiree Salgado, Eduardo Biacchi Gomes, Estefânia Barboza e Larissa Ramina (coordenadoras do curso de graduação em Direito).

O professor Clèmerson Merlin Clève, presidente da UniBrasil, proferiu a conferência Direito fundamental à saúde, reserva do possível e eficiência do controle pelo Poder Judiciário, no dia 23, a presidente de mesa foi a coordenadora do curso de Direito da UniBrasil, professora Estefânia Maria Queiroz Barboza.

No dia 24 o painel Desenvolvimento econômico, inclusão tecnológica e democracia contou com as presenças das professoras Carol Proner e Eneida Desiree Salgado da UniBrasil. O painel sobre Tratados internacionais de direitos humanos e Administração Pública democrática, contou com a professora Larissa Ramina e o professor Eduardo Biacchi Gomes, ambos da UniBrasil. Gomes presidiu a mesa. Além destes, o professor Alexandre Godoy Dotta integrou a comissão organizadora.

UniBrasil no I Congresso da Redoeda

13

As Faculdades Integradas do Brasil receberam homenagem da Câmara Municipal de Curitiba no dia 30 março. O evento ocorreu no Plenário, no quarto andar, anexo II. A UniBrasil recebeu o título Consagração Pública Municipal, proposto pelo vereador Jair Cézar. Na mesma data, houve a entrega de prêmios por mérito esportivo. Ao todo, foram 27 entidades e personalidades homenageadas.

O professor Clèmerson Merlin Clève, presidente das Faculdades Integradas do Brasil, foi convidado a fazer o pronunciamento em nome de todos os homenageados. Clève lembrou que a UniBrasil nasceu de um sonho de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de criar um modelo de ensino superior comprometido com a qualidade e o desenvolvimento do país. Clève destaca que a UniBrasil se insere no caminho do crescimento do ensino universitário de qualidade, para que possa contribuir para o desenvolvimento nacional. A UniBrasil é, atualmente, a terceira maior instituição da cidade em número de alunos e infraestrutura física, bem como possui uma das maiores bibliotecas, com 90 mil volumes. O curso de Direito é o melhor de Curitiba, incluindo instituições públicas e privadas, é o melhor do Paraná entre as privadas, e está entre os quinze melhores do país.

O presidente da UniBrasil também ressalta que a instituição tem o compromisso de formar pessoas que possam contribuir com a melhoria do estado e do país. Por isso, privilegia a contratação de funcionários do entorno, presta apoio ao esporte e desenvolve projetos como o Informática Cidadã, que já capacitou mais de

mil pessoas da comunidade. Oferece o Núcleo de Prática Jurídica que presta atendimento gratuito à população e parcerias de cooperação técnica, além de bolsas vinculadas aos programas de governo. Também está preocupada com questões ambientais, por isso integra o grupo Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba). É parceira dos Círculos de Diálogo e do Fórum Permanente de Combate à Violênca, além de desenvolver o projeto cultural UniBrasil Futuro, que busca trazer pensadores que colaborem na reflexão sobre os rumos do Brasil.

Câmara Municipal de Curitiba presta homenagem à UniBrasil

Homenagens anteriores

Esta é a terceira homenagem que a UniBrasil recebe da Câmara Municipal de Curitiba. Em 2010, a UniBrasil recebeu um Voto de Louvor e Congratulações da Câmara Municipal de Curitiba. A proposição foi do vereador Mario Celso Cunha pela excelência dos serviços prestados para a comunidade. Segundo o texto do Voto de Louvor e Congratulações, a instituição “constitui

referência na qualidade de ensino e na formação de profissionais de elevado padrão, contando com uma diretoria destacada pela competência, dedicação e profissionalismo”. Em 2001, o Voto de Louvor foi concedido à UniBrasil, por proposição do vereador Fábio Camargo pelos serviços prestados para a comunidade.

A gerente de Marketing da UniBrasil, Patricia Russo Gibran; o diretor-geral da UniBrasil, Sérgio Ferraz de Lima; o presidente da UniBrasil, Clèmerson Merlin Clève; e as assessoras da presidência, Wanda Camargo e Paula Figueiredo Ghiraldi

Cris

elli

Mon

tipó

Neste semestre, as Faculdades Integradas do Brasil recebeu diversos profissionais e especialistas de renome no Brasil e no exterior, que trouxeram um olhar internacional para muitos assuntos de interesse acadêmico.

Direitos fundamentais e ações contra o Estado na República Argentina foi o tema tratado pelo professor argentino Fernando Raul García Pullés, titular de Direito Administrativo da Universidade de Buenos Aires. A palestra teve como objetivo proporcionar um intercâmbio de conhecimentos sobre os métodos e atitudes tomados a respeito do assunto abordado por ambas as jurisprudências, Brasil e Argentina.

Autonomia e Direito ao próprio corpo - Para uma crítica da tutela paternalista foi o assunto da conferência do professor alemão Stephan Kirste, da Universidade de Heidelberg e da Universidade Alemã de Budapeste. Kirste trouxe a perspectiva alemã sobre o tema e destacou que paternalismo jurídico é o tratamento dado a uma pessoa em favor de outra, que interfere em sua autonomia juridicamente protegida, já a autonomia jurídica individual representa a autodeterminação da pessoa.

La paradójica situación actual de la rama judicial venezolana frente a la institucionalidad democrática del poder público asentado en la Constitución Venezolana de 1999 foi tema da palestra de Carlos Luis Carrillo Artile, docente de Direito Administrativo e Direito Constitucional da Universidade Central da Venezuela.

UniBrasil recebe convidados internacionais

O professor argentino Fernando Raul García Pullés, titular de Direito Administrativo da Universidade de Buenos Aires, ministrou palestra sobre Direitos fundamentais e ações contra o Estado na República Argentina

O professor alemão Stephan Kirste, da Universidade de Heidelberg e da Universidade Alemã de Budapeste, proferiu a conferência Autonomia e Direito ao próprio corpo - Para uma crítica da tutela paternalista

Tatie

lle E

uzéb

ioCr

isel

li M

ontip

ó

Cris

elli

Mon

tipó

14

O professor Carlos Luis Carrillo Artiles, da Universidade Central da Venezuela falou aos estudantes do curso de Direito e do Programa de Mestrado em Direito das Faculdades Integradas do Brasil

A Escola de Direito das Faculdades Integradas do Brasil sediou no dia 14 de junho, um dos debates do Evento Pensamento Crítico do Direito Civil, realizado pelo Núcleo de Estudos em Direito Civil - Projeto de Pesquisa Virada de Copérnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Civil e Constituição da UniBrasil.

A professora Rosalice Fidalgo Pinheiro, que é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Direito Civil Constitucional da UFPR e líder do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil e Constituição da UniBrasil, destaca que o evento amplia o diálogo já estabelecido entre os programas de pós-graduação em Direito das duas instituições.

Também neste semestre, o jurista português Mário Frota ministrou a palestra Do Crédito Selvagem ao Crédito Responsável: o Problema do Excessivo Endividamento do Consumidor nas Democracias Contemporâneas. Mário Frota é professor da Faculdade de Direito da Universidade Paris XII, presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), e diretor do Centro de Estudos em Direito do Consumo, em Coimbra.

15

Pensamento Crítico do Direito Civil sob o olhar português

O debate reuniu o professor Joaquim de Sousa Ribeiro, da Universidade de Coimbra e juiz do Tribunal Constitucional de Portugal, os professores da UFPR Luiz Edson Fachin, Eroulths Cortiano Júnior e Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk e a professora Rosalice Fidalgo Pinheiro, da UniBrasil

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

O professor e jurista português Sousa Ribeiro falou sobre Os direitos da personalidade na constituição e na jurisprudência constitucional portuguesas

O jurista português Mário Frota ministrou a palestra Do Crédito Selvagem ao Crédito Responsável: o Problema do Excessivo Endividamento do Consumidor nas Democracias Contemporâneas

A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) concedeu às Faculdades Integradas do Brasil o 8º Prêmio Empresa Solidária Afece. O troféu de Empresa Solidária foi entregue na noite de 12 de maio, à UniBrasil e às empresas que têm contribuído com a entidade. É a terceira vez que a UniBrasil recebe o prêmio de empresa parceira da Afece.

Vale lembrar que a Afece é uma instituição filantrópica do terceiro setor, sem finalidade econômica, que atua na área da educação especial há mais de 40 anos. Presta serviços para a inserção na vida do trabalho, educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual de alta especificidade.

A professora Wanda Camargo, assessora da presidência das Faculdades Integradas do Brasil, destaca que ser parceira da Afece é um orgulho para a UniBrasil. Afinal, a entidade é vizinha da UniBrasil, que é parceira no tratamento de saúde, por meio das ações realizadas pela Escola de Saúde em seus vários cursos, e nas questões de legislação, com o Curso de

Direito, em particular o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Há, também, a cessão do espaço e da orientação de atletas pelos estagiários do curso de Educação Física, para realização da Corrida Solidária, evento promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba (SMEL), em parceria com a Afece. Além disso, a Agência Experimental Interage e o curso de Design já realizaram muitas campanhas para a Afece.

“A UniBrasil é parceira por meio de vários de seus cursos, o que estimula no aluno o sentimento de solidariedade e pertencimento, indispensáveis para suas próprias formações. Ao lado de ótimas aulas e excelente infraestrutura, uma boa instituição de ensino precisa hoje preocupar-se com o tipo de profissional que insere no mercado de trabalho, preceitos éticos e de boa convivência são indispensáveis se quisermos um país melhor”, comenta.

8º PrêmioEmpresa Solidária Afece

16

A professora Wanda Camargo, assessora da presidência das Faculdades Integradas do Brasil, recebe o 8º Prêmio Empresa Solidária Afece das mãos do presidente da Afece, Carlos R. Drechmer

Stud

io M

iche

luci

17

O Jockey Club do Paraná denominou o sétimo páreo do Derby Paranaense como Prêmio “Doutor Clèmerson Merlin Clève”. A homenagem ao presidente das Faculdades Integradas do Brasil, professor Clèmerson Merlin Clève, foi oferecida na noite de 15 de abril. A prova foi disputada às 19h20.

O 7º páreo, de 1,6 mil metros, teve como vencedor Capitan Worth (7). O jóquei vencedor do páreo foi Bruno Ardiles e treinador, Marcos Lanza, o proprietário Stud Champion Spirit, criador Gianni Franco Samaja.

Situada no Bairro do Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, vizinha à Vila Hípica do Hipódromo, a UniBrasil vem realizando, há alguns anos, ações em parceria com o Jockey Club do Paraná.

O presidente do Jockey Club do Paraná, Roberto Hasemann, comenta que é uma justa homenagem oferecida ao presidente da UniBrasil, já que a instituição presta importante serviço à sociedade.

O professor Clèmerson Merlin Clève destaca que a homenagem é para a UniBrasil, pela passagem dos dez anos da instituição (completados em 2010). O diretor de planejamento do Jockey Club do Paraná, Sergio Bucoski, que é acadêmico de Direito da UniBrasil lembra que o Derby Paranaense é a segunda competição mais importante realizada no Paraná. Ele lembra que o turfe é uma modalidade esportiva mundialmente conhecida e no Jockey Club do Paraná pode ser assistida gratuitamente.

O presidente do Jockey Club do Paraná, Roberto Hasemann, e o presidente da UniBrasil, professor Clèmerson Merlin Clève

Jockey Club presta homenagem ao

presidente da UniBrasil

O presidente da UniBrasil, professor Clèmerson Merlin Clève (ao centro) entrega placas de homenagens aos integrantes do Jockey Club do Paraná: o presidente da comissão de corrida, Cresos Camargo; o diretor de planejamento, Sergio Bucoski; o diretor financeiro, Ricardo Cwikla; e o treinador Marcos Lanza

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

O Projeto Informática Cidadã, promovido pelo curso de Sistemas da Informação das Faculdades Integradas do Brasil, recebeu o Selo ODM, durante o encerramento do 4º Congresso Nós Podemos Paraná. O Selo ODM – oferecido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep – reconhece e divulga boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O projeto da UniBrasil atende a dois Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: II – Garantir educação de qualidade para todos e VIII – Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Oferece cursos de informática para a comunidade local desde 2004, em parceria com o Programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba, tendo como docentes os alunos do curso de Sistemas de Informação em caráter voluntário, aos sábados.

De acordo com a professora Andréia de Jesus, coordenadora do curso de Sistemas da Informação da UniBrasil, receber o Selo ODM é muito importante para o projeto, pois fortalece a importância dele para a comunidade e é uma forma de valorizar o trabalho que os acadêmicos vem desenvolvendo durante todos estes anos. “Além disso, fica comprovado que além de estarmos formando profissionais, estamos formando cidadãos comprometidos com a sociedade, uma das missões da UniBrasil”, lembra.

Ela destaca que o projeto oportuniza que a comunidade local tenha acesso a uma das principais tecnologias da informação e comunicação, o computador. “Porém, esse acesso é feito de forma consciente e educativa, pois desta forma os jovens que participam do projeto podem fazer uso dessa ferramenta para realizar seus trabalhos escolares e buscarem novos conhecimentos. Os adultos, que p a r t i c i p a m d o p r o j e t o a p r i m o r a m s e u s conhecimentos técnicos que os auxiliam na busca de diferentes oportunidades de emprego”, explica a professora.

Vale ressaltar que o projeto é aprimorado a cada ano e que já tem dado origem a estudos e pesquisas acadêmicas a partir de sua prática. “O projeto busca ir além do ensino técnico, mas também busca a

formação crítica da comunidade em relação ao uso dessa ferramenta. O Projeto Informática Cidadã hoje vai além dos muros da UniBrasil, pois a comunidade participante dissemina o conhecimento adquirido para os seus familiares e amigos", salienta a professora Andréia.

A coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, esclarece que o Selo ODM dá o reconhecimento e a visibilidade para as instituições que vem trabalhando com os objetivos do milênio e que participam do movimento. “Essas instituições precisam ser reconhecidas porque elas têm um diferencial no seu trabalho, na sua organização. Esse é o objetivo”, conta.

Maria Aparecida enfatiza que a UniBrasil participa do Nós Podemos Paraná desde 2006. “Inclusive os ODMs foram tema de vestibular na UniBrasil. Com certeza, a UniBrasil é merecedora desse selo e parabenizo a direção, os funcionários e os alunos dessa instituição que já faz a diferença no nosso Estado”.

Selo ODM é entregue ao

da UniBrasilProjeto Informática Cidadã

18

A professora Andréia de Jesus, coordenadora do curso de Sistemas da Informação da UniBrasil, recebeu o Selo ODM do presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures. Na foto, está ao lado de representantes de outras instituições certificadas

Mau

ro F

rass

on

O Projeto Informática Cidadã já recebeu certificação como referência em inclusão sócio-digital, em 2009, durante o II Congresso do Movimento Nós Podemos Paraná. O projeto de Inclusão Digital da UniBrasil também recebe, desde 2007, o certificado de reconhecimento público emitido pela prefeitura de Curitiba, pela parceria no Programa Comunidade Escola.

Reconhecimento

O curso de Nutrição das Faculdades Integradas do Brasil foi um dos apoiadores da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), que realizou o evento Sopa Amiga Afece, no sábado, 2 de julho.

O s a l u n o s e a s p r o f e s s o r a s f i c a r a m n a responsabilidade de produzir e administrar a barraca da canja e da sobremesa, que foi feita em parceria com a empresa Kraft. O pré preparo das receitas foi realizado no Laboratório de Técnica Dietética da UniBrasil. “Os alunos, além de colaborarem com a Afece – nossa parceira de Iniciação científica e em projetos de extensão – tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado das disciplinas Técnica Dietética e Higiene e Manipulação de Alimentos, garantindo preparações saborosas e com seguro padrão de qualidade”, ressalta a professora Cynthia Passoni, coordenadora do curso de Nutrição

da UniBrasil. Ela destaca que a atuação dos alunos foi um exemplo de comprometimento e disposição

“A participação em eventos sociais é muito interessante e nos proporciona formação acadêmica complementar. Mas o principal objetivo da nossa colaboração no evento Sopa Amiga, foi o de apoiar a Afece para que possa dar continuidade aos trabalhos que desenvolve”, comenta Carolline Kindlemann, estudante do 7º período e monitora do curso de Nutrição.

O acadêmico Renato Cardoso de Oliveira, do 5º período e monitor do curso de Nutrição ressalta que ficou muito feliz ao receber o convite da professora Cynthia para a participação no evento. “Vejo nestes momentos uma ótima oportunidade para colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação. Além do mais, fazer o nosso papel de cidadão, colaborando com o próximo" diz

Curso de Nutrição é parceiro daSopa Amiga Afece 2011

19

Na noite do evento acompanharam a professora Cynthia, os monitores Renato, Carolline e a aluna Neiva

Arq

uivo

pes

soal

Debate sobre eventos esportivos encerra 2ª SAEF

A 2ª Semana Acadêmica de Educação Física - Saef, promovida pelo curso de Educação Física das Faculdades Integradas do Brasil encerrou na noite de 17 de junho, com um debate sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, além do Show de Talentos. A 2ª Saef ocorreu de 13 a 17 de junho com o tema A relação entre ciência e prática profissional.

No encerramento do evento a discussão foi sobre o legado esportivo de grandes eventos. O bate-papo foi mediado pelo jornalista esportivo Jasson Goulart, da RPCTV, e contou com a participação de Antonio Eduardo Branco, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF-PR); de Paul Julius Stanganelli, assessor técnico da Secretaria de Esportes do Paraná (que representou Evandro Rogério Roman, secretário estadual de Esportes); e Susana Lins da Costa, assessora técnica para assuntos da Copa do Mundo de 2014 do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Susana apresentou um panorama dos investimentos em infraestrutura que devem ser realizados em Curitiba até 2012, como melhorias no Aeroporto Afonso Pena e nas ruas. O estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, de propriedade do Clube Atlético Paranaense, receberá jogos da Copa e também é foco de investimentos. Ela também destacou o Programa de Voluntários da Copa, que deve reunir 18 mil pessoas. As inscrições abrem no final de 2011.

Stanganelli exibiu uma entrevista concedida à UFGRS TV pelo professor Lamartine Pereira da Costa sobre o Legado de Megaeventos Esportivos. Na entrevista ele fala sobre o legado deixado por megaeventos. No caso do Comitê Olímpico Internacional, são exigidos legados esportivos para realização do evento. “Legado é o que fica para ser usufruído pela população local”, destaca na entrevista. Já a Fifa, responsável pela Copa do Mundo, não exige tais legados.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná fez uma análise crítica da realização de eventos esportivos. “É preciso que as instalações não fiquem subutilizadas após o evento”, destaca. Além disso, criticou a ausência de consulta aos profissionais de Educação Física na etapa de adequação dos estádios, por exemplo. “As instituições de ensino superior também precisam ser inseridas no processo”, lembra, referindo-se a questões como a necessidade de cursos de idiomas para profissionais desta área e de que atuem não apenas como voluntários do evento.

O encerramento do evento contou com o Show de Talentos, que reuniu doze apresentações artísticas dos acadêmicos do curso, resultado das atividades da disciplina de Ritmo e Dança ministrada pela professora Renata Lima.

O bate-papo foi mediado pelo jornalista esportivo Jasson Goulart, da RPCTV, e contou com a participação de Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF-PR; de Paul Julius Stanganelli, assessor técnico da Secretaria de Esportes do Paraná; e Susana Lins da Costa, assessora técnica do Ippuc

Cris

elli

Mon

tipó

20

21

Os estudantes do curso de Biomedicina e Enfermagem das Faculdades Integradas do Brasil participaram das atividades do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, organizadas pelo Ministério Público do Paraná. O slogan da campanha foi “Saúde cuide desse bem”. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde, além de promover a interação entre promotores, procuradores, servidores e estagiário do MPPr.

Participaram das atividades, acadêmicos do 5º período de Enfermagem e do do 4º período do curso de Biomedicina, acompanhados pelos professores Vânia Camargo, de Enfermagem, e Daniel Christo, de Biomedicina.

A docente lembra a importância desse tipo de evento, o encontro é mais do que por em prática o ensinado na faculdade, é valido pela troca entre acadêmicos e pacientes. “É importante para as alunas participarem porque são pacientes diferentes, casos diferentes. O interessante mesmo é a troca que há, nós prestamos o serviço e recebemos o aprendizado”, explana Vânia Camargo.

Aferir a pressão foi o primeiro procedimento oferecido pelo circuito saúde, que contava com medição de glicose sanguínea, avaliação física e pulmonar, cadastro de doador de medula óssea e relaxamento com exercícios do Yoga. Todos os serviços eram oferecidos no hall do prédio do MP. Ao término os participantes ganhavam uma cartilha com dicas de hábitos saudáveis e uma barra de cereal.

“O teste realizado não é um diagnóstico, o que estamos fazendo é uma triagem e nosso papel é orientar em caso de valores elevados, porque a maioria das pessoas que passam pela triagem não está em jejum. Quem tem, ou suspeita ter, diabetes se diferencia pelo valor muito elevado da glicose, anormal, então nossa função é indicar a essa pessoa que procure um médico e assim seja feito um diagnóstico mais preciso”, explica o professor Daniel Christo.

Os funcionários do Ministério Público do Paraná aceitaram a proposta oferecida pela campanha. A vantagem de reunir avaliações diversas de grande importância em um único lugar contribuiu para que os funcionários participassem animados do circuito. “Aferi a pressão, medi o nível de glicose e agora quero fazer meu cadastro de doadora de medula

óssea. Faço exames regularmente, mas é interessante todos esses serviços em um só lugar, por exemplo, fazia tempo que gostaria de ser doadora de medula, mas não havia ido ao Hemepar ainda e hoje o Hemepar veio até mim”, conta Katiane Preto Assessora Jurídica do MPPr.

Os alunos do curso de Biomedicina e Enfermagem das Faculdades Integradas do Brasil participaram no Dia Mundial da Saúde, do circuito saúde organizado pelo Ministério Público do Paraná

A campanha buscou conscientizar e sensibilizar os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde

Dou

glas

San

tucc

i

Cursos de Enfermagem e Biomedicina participam de ação no MP

Tatie

lle E

uzéb

ioTa

tielle

Euz

ébio

UniBrasil é destaque naUniBrasil é destaque na16º edição do Sangue Novo16º edição do Sangue Novo

22

O curso de Jornalismo das Faculdades Integradas do Brasil, UniBrasil, foi o grande vencedor da 16ª edição do Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor). O curso contou com oito trabalhos vencedores. A entrega da premiação ocorreu no dia 9 de junho, no Canal da Música.

O curso de Jornalismo da UniBrasil recebeu os primeiros lugares nas seguintes categorias: Reportagem para Rádio, Projeto em Radiojornalismo, Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa, Monografia, Radiojornal Laboratório. Nas categorias Projeto J o r n a l í s t i c o p a r a I n t e r n e t , Videodocumentário e Reportagem para Rádio a UniBrasil ficou em segundo lugar.

Nessa edição, foram inscritos 207 trabalhos de cursos de Jornalismo de todo o estado do Paraná. A aluna Daiane Andrade, do quinto per íodo de Jornalismo, conquistou dois prêmios – os p r i m e i r o s l u g a r e s n a c a t e g o r i a Reportagem para Rádio, em trabalho feito com a colega Vanuza Machado, e Radiojornal Laboratório, com a turma – e revela o significado de ganhar um prêmio estadual. “Me sinto honrada em poder representar a UniBrasil e feliz por ter alcançado um prêmio tão disputado. na

minha categoria foram 19 trabalhos inscritos, então a concorrência foi grande. Mas com certeza levar o Sangue Novo para casa, ainda mais o primeiro lugar, é algo inesquecível”.

Po l i a n a N o g u e i r a , q u e t a m b é m participou da equipe vencedora na categoria Radiojornal Laboratório, conta que receber um Sangue Novo “é uma realização para todo acadêmico e sei da influência que terá para o egresso no mercado de trabalho”. Já Andrea Moraes, da mesma equipe, observou que “foi um trabalho de aproximadamente seis meses, que fazia parte da grade da matéria e nos ensinou que a união da turma é essencial”.

A coordenadora do curso de Jornalismo, professora Maura Oliveira Martins, destaca que o prêmio reconhece a excelência e o amadurecimento da produção feita do curso, “visto que fomos vencedores em diversas áreas – como os produtos laboratoriais, projeto especial e m a s s e s s o r i a d e i m p r e n s a , documentários audiovisual e radiofônico, e a própria pesquisa científica, ao conquistarmos o prêmio de melhor monografia. Alunos e professores estão de parabéns por se tratar de uma conquista coletiva, construída por todos ao longo desses anos”, diz.

Categoria Reportagem para Rádio:1° lugar - O Papel da Rádio Comunitária Pinhais FM, de Daiane Andrade Candido e Vanuza Machado;2° lugar - Os Artistas da Rua XV, de Jesse Henrique Gomes de Lima e Cássio Deconto MilleoOrientador: professor Felipe Harmata Marinho. Categoria Projeto em Radiojornalismo:1° lugar: O Futebol Paranaense em Forma de Entretenimento: Bola de Pinha, de Fábio Mandryk Ferreira e Lucas Laranjeira Orientadora: professora Elaine Javorski Souza.

Categoria Projeto Jornalístico para Internet 2° lugar - Cobertura multimidiática, da turma do 7° período de JornalismoOrientador: professor Felipe Harmata Marinho.

Categoria Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa1° lugar - Projeto de site para setor de comunicação da Polícia Federal no Paraná, de Luana Siqueira HonoratoOrientador: professor Julius Nunes.

Categoria Monografia1° lugar: Veja e Carta Capital: As estratégias discursivas e ideológicas das reportagens “O câncer no palanque” e “Dilma não se entrega”, sobre a revelação do câncer de Dilma Rousseff, de Igor Iuan. Orientadora: professora Maura Oliveira Martins.

Categoria Videodocumentário2° lugar: Cantinho feliz, de Daiane da Rosa e Grazieli Francini TeixeiraOrientador: professor Felipe Harmata Marinho.

Categoria Radiojornal Laboratório1° lugar: Jornal da UniBrasil, da turma do 5° período de JornalismoOrientação: professor Felipe Harmata Marinho Reportagem: Núcleo da Coordenação de Jornalismo

23

O curso de Jornalismo da UniBrasil sagrou-se campeão da 16ª edição do prêmio Sangue Novo, entregue no dia 9 de junho pelo Sindijor-PR

Conheça os vencedores da 16ª edição do Prêmio Sangue Novo

Arq

uivo

alu

nos

do c

urso

As Faculdades Integradas do Brasil promoveram na noite de 25 de março, homenagens às mulheres paranaenses. O evento contou com as palestras das professoras Carol Proner, coordenadora do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil e Estefânia Barboza, coordenadora do curso de Direito da UniBrasil, que falaram sobre A mulher sob a ótica dos Direitos Humanos e do Direito Constitucional.

A Escola de Educação e Humanidades homenageou Fernanda Richa, a Escola de Saúde, Dorly de Freitas Buchi, Escola de Direito, Rosana Fachin, a Escola de Negócios, Regina Casillo, a Escola de Comunicação, Dulcinéia Novaes, e a comunidade acadêmica, Maria Tereza Uille Gomes. A professora Dirce Doroti Merlin Clève

representou todas as mulheres homenageadas ao longo dos dez anos de existência da UniBrasil.

O evento contou com o apoio da União Brasileira de Mulheres (UBM), que tem como presidente nacional a professora da UniBrasil, Elza Campos. Ela destaca que a homenagem é uma forma de dar visibilidade ao papel da mulher na atualidade. A UBM trouxe expressões artísticas, que simbolizam a busca pela liberdade feminina: a artista plástica Graciela Scandurra organizou a exposição Ainda floresce o ipê, em referência à mulher e à natureza; Roger de Souza, Clarice Mendes e Oliveira e Maria Isabel Corrêa alegraram a plateia com um repertório de músicas de enaltecimento à mulher.

24

UniBrasil presta homenagem às

Mulheres Paranaenses

As Faculdades Integradas do Brasil promoveram homenagens às mulheres paranaenses no dia 25 de março

Pris

cilla

Fie

dler

Conheça as homenageadas

A mulher sob a ótica dos Direitos Humanos e do Direito Constitucional

A professora Carol Proner, coordenadora do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil e a professora Estefânia Barboza, coordenadora do curso de Direito da UniBrasil, falaram sobre A mulher sob a ótica dos Direitos Humanos e do Direito Constitucional.

Carol Proner trouxe dados sobre direitos humanos e a mulher, como as disparidades salariais e a violência. “Nosso compromisso, como mulheres, parte do reconhecimento, com pesar, de que a violência e a discriminação feminina é um fenômeno mundial, distribuído na sociedade global, que atinge todos os continentes, todas as classes sociais e grupos étnico-

raciais e que se agrava quando aliada a outras formas de discriminação”, salienta.

Estefânia destacou alguns direitos assegurados e reforçou a necessidade de adotar a Constituição de 1988 como referência normativa. “É necessário consolidar os avanços e consagrar uma ótica democrática, igualitária e emancipatória em relação à mulher”, comenta. Ela lembrou que na UniBrasil, 55% dos estudantes do curso de Direito são mulheres. Na instituição o percentual sobe para 61%. O corpo docente é composto em 52% por mulheres. Nos cargos de coordenação, os índices sobem para 64%.

25

Dirce Doroti Merlin Clève – ProfessoraFundadora da Escola Normal Professor Brandão da cidade de Pitanga, Paraná, onde foi diretora, é autora da obra Direitos Humanos para Mulheres e Meninas, integra a organização Soroptimista Internacional e empresta o seu nome para o Complexo Poliesportivo da UniBrasil em Curitiba. Representou todas as homenageadas anteriores e ressaltou estar muito sensibilizada com a homenagem, já que foi atleta estudantil e atua em temas relacionados aos direitos humanos.

Fernanda RichaSecretária da pasta de Família e Desenvolvimento Social

Fernanda Richa recebe este reconhecimento com muita humildade e ficou feliz com a visibilidade do trabalho que desenvolve, que faz parte

de sua vida, com intuito de dar mais qualidade de vida para as pessoas”, comenta Ana Maria Macedo, assessora técnica da Secretaria da Criança

e da Juventude, que a representou no evento.

Regina Casillo Presidente do Espaço de Arte e Cultura

Editora de arte e administradora do Solar do Rosário ficou feliz com a homenagem, pois segundo ela, nem sempre arte e cultura são

reconhecidas como negócio. “Arte e cultura precisam ser encaradas com muito amor, com paixão, mas também como negócio”, lembra,

afinal, movimentam parcela significativa da economia brasileira.

Dorly de Freitas BuchiDoutora em biofísica

Desenvolveu vários medicamentos de baixa toxicidade (homeopáticos) que agem no sistema imunológico em casos de câncer e Aids. Dorly

conta que está desenvolvendo novos medicamentos com excelentes resultados em países africanos e no continente asiático. “O trabalho tem

grande repercussão internacional, por isso recebo esta homenagem como uma valorização do trabalho desenvolvido”, explica.

Rosana FachinDesembargadora do Tribunal de Justiça – PRAtua nas questões de juizados especiais e violência doméstica contra a mulher. “Estou orgulhosa com a homenagem e gostaria de compartilhar com todas as mulheres que lutam em prol de causas públicas. Vejo que todas nós buscamos o mesmo ideal de uma sociedade justa e igualitária”, destaca.

Maria Tereza Uille GomesSecretária da Justiça

Foi a primeira mulher eleita presidente da Associação do Ministério Público e a primeira mulher eleita Procuradora Geral de Justiça do

Estado do Paraná. Ela ressalta que a homenagem se deve ao trabalho prestado à sociedade.

Dulcinéia NovaesRepórter da RPC TVApresentadora do programa semanal Meu Paraná, que divulga valores e personalidades estaduais, já atuou como professora da UniBrasil durante dois anos (entre 2007 e 2009). Ela destaca que sente-se honrada em integrar o grupo de mulheres que fizeram história no Paraná. Este é um reconhecimento aos 30 anos de carreira de jornalista e os mais de dez anos como professora universitária.

Pris

cilla

Fie

dler

Pris

cilla

Fie

dler

Pris

cilla

Fie

dler

Pris

cilla

Fie

dler

Pris

cilla

Fie

dler

Div

ulga

ção

Pris

cilla

Fie

dler

Que tal estudar fora do Brasil? As bolsas de intercâmbio a c a d ê m i c o f a z e m p a r t e d a p o l í t i c a d e internacionalização das Faculdades Integradas do Brasil. Neste semestre, além do convênio com 19 instituições estrangeiras, há dois novos convênios já negociados e assinados pela UniBrasil: com a Universidade de Salento, Itália e com a Universidade Jean Monet, de Bari, também da Itália.

A UniBrasil já possui convênios com faculdades e universidades de países como México, Espanha, Portugal, Peru, Argentina, Cuba, Alemanha e Polônia. Os destinos mais procurados pelos estudantes da UniBrasil são Portugal e Espanha, como explica a professora Roseli Rocha dos Santos da Coordenação de Cooperação Institucional e Internacional (CCII) das Faculdades Integradas do Brasil.

Ela conta que há outros convênios em negociação, com as Universidades de Barcelona e de Tarragona, na Espanha, com a Universidade Bolivariana, da Venezuela, e com a Universidade Estatal de Karaganda, do Casaquistão. “Estamos ampliando o convênio com a Universidade de Lisboa e iniciamos negociação com o Instituto de Sciences Politiques de Paris e com a Universidade de Paris I. Além disso, estamos negociando a visita da professora Helena Sperandio, do NPJ à Universidade do Texas, EUA”, explica.

A professora Roseli comenta que muitos destes convênios contam com as negociações de professores da UniBrasil. Ela adianta que para o segundo semestre de 2011, estão previstos acordos com universidades francesas e também com a Universidade do Deusto, na Espanha. Está sendo negociado, também ,um acordo de cooperação com a Aiesec (organização mundial formada e gerida por jovens universitários e recém-graduados) para recepção e envio de intercambistas.

“Além disso, equipes de pesquisa da UniBrasil podem concorrer aos diversos editais internacionais, como os do 7º Programa Quadro de Pesquisas da União Europeia, estabelecendo cooperação de pesquisa, como já ocorreu com o grupo Quis de 2005 a 2009”, comenta a professora Roseli.

O papel da Coordenação de Cooperação Institucional e Internacional é informar as possibilidades de intercâmbio acadêmico, esclarecendo sobre bolsas, oportunidades no exterior e prestar apoio à comunidade acadêmica como orientação para a escolha do destino do intercâmbio, correspondência com a instituição estrangeira e acompanhamento do intercambista. Além da orientação sobre a documentação necessária. Professores também podem contar com estes serviços.

26

UniBrasil firma novos convênios para intercâmbio acadêmico

Serviço: Conheça as universidades conveniadas no site da UniBrasil. Informações na CCII, no Bloco 6, anexo ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Telefone (41) 3361-4221, e-mail: [email protected]. Atendimento segundas e quartas das 8h30 às 12h30 e das 16h às 19h30, e quintas das 8h30 às 12h30.

Para alunos de graduação, a CCII oferece um programa de bolsas para intercâmbio, a cada semestre. As bolsas para intercâmbio acadêmico consistem na isenção do pagamento da mensalidade do curso em que o aluno esteja matriculado, durante um ou dois semestres letivos. A professora Roseli explica que, ao voltar, o aluno tem as disciplinas incorporadas ao currículo, desde que seja avaliado pelo coordenador do curso.

“Qualquer formação contemporânea exige uma visão internacionalizada. Por isso, quem tem a oportunidade de fazer uma parte do curso fora do país terá uma grande aprendizagem. Mesmo os alunos que ficam são beneficiados, pois o colega que volta traz contribuições ao curso”, comenta a professora Roseli.

No primeiro semestre de 2011, cinco acadêmicos estudam fora do Brasil com bolsa de intercâmbio: Ceres Fernanda Corrêa, estudante do Programa de Mestrado em Direito da UniBrasil, está na Universidade Pablo de Olavide, Espanha. Eduardo Augusto Silva e Diogo Rafael Kowalski Dvoiaski, do curso de Ciências Econômicas da UniBrasil estão na Universidade de

Coimbra, em Portugal. Já Mithali Maphus Trevisan e Priscila Mercial, do curso de Design, estão realizando intercâmbio no Instituto Politécnico de Leria, Portugal.

Além dos estudantes intercambistas com bolsas da CCII, há acadêmicos que estão realizando intercâmbio sem bolsa, é o caso de Jessica Freitas, de Direito, que está na Universidade de Coimbra, Portugal; Everton Luiz da Rocha Mossato, de Jornalismo, que está na Universidade A Coruña, Espanha; e Maria Clara Laso, que está na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru.

As Faculdades Integradas do Brasil oferecem, também, a troca de experiências com alunos estrangeiros que têm a oportunidade de cursar um semestre na instituição. Neste semestre a UniBrasil recebeu três estudantes da Universidade de Girona, Espanha, que estão matriculados no curso de Ciências Econômicas: Nadina Cabarrocas Durán, Aleix Xicars e Estel Guillaumes Vilarrasa.

Neste semestre o curso de Ciências Econômicas da UniBrasil recebeu três estudantes da Universidade de Girona, Espanha: Estel Guillaumes Vilarrasa, Aleix Xicars e Nadina Cabarrocas Durán

27

Bolsas

Cris

elli

Mon

tipó

O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (MPjTC-PR) Laerzio Chiesorin Junior proferiu palestra sobre a atuação do MP no Tribunal de Contas do Paraná na noite de 11 de fevereiro. O evento foi direcionado aos estudantes do curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil e marcou a divulgação oficial do estágio no MPjTC-PR.

O convênio – de caráter exclusivo – visa oferecer campo de estágio complementar para estudantes de Direito da UniBrasil dentro do TCE e foi assinado em dezembro de 2010. A iniciativa abre espaço para a realização de estágio voluntário (não remunerado) na área de Direito Financeiro. O projeto piloto referente ao convênio foi idealizado pelo procurador-geral do MPjTC, Chiesorin Júnior e pela professora Marina Macedo, da UniBrasil, com o intuito de relacionar a teoria e a vivência prática do estudante.

A professora Marina lembra que o estágio no TC é uma oportunidade de atuar no órgão de controle da administração pública. “A ideia surgiu a partir do interesse dos alunos, que pretendem realizar estágios em órgãos como o TC”, conta. O procurador-geral do MPjTC-PR Laerzio Chiesorin Junior explicou que o Tribunal de Contas e o Ministério Público não são subordinados aos demais poderes. O TC julga as contas dos gestores administrativos, realiza inspeções e auditorias, aplica sanções previstas em lei, entre outras atribuições.

Já o Ministério Público vela pela aplicação de lei e fiscaliza a execução. Salientou o Portal do Controle Social que deve ser de conhecimento de todo cidadão, independente de gostar de Direito Financeiro. “Você pode gostar ou não, mas é o seu dinheiro que está sendo gasto”, comenta.

28

Procurador-geral ministra palestra e fala sobre estágio no MPjTC-PR

Sobre o estágio complementar voluntário

Os estudantes serão selecionados pela UniBrasil e, segundo a professora Marina, passarão por avaliações que complementarão a disciplina. Serão oferecidas cinco vagas para alunos dos 7º e 8º períodos que serão acompanhados por cinco dos dez procuradores do MPjTC.

O estágio poderá ser desenvolvido às segundas, quartas e sextas-feiras, durante os quatro meses do semestre letivo – de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. O tempo de estágio será computado para a validação das horas complementares exigidas na UniBrasil.

O procurador-geral ressalta que este estágio tem caráter acadêmico, ou seja, interessa o desenvolvimento intelectual do estudante. “É do nosso interesse formar conhecimento crítico, para atuar no MPjTC, mas também formar cidadãos mais conscientes”, comenta.

O procurador-geral ressalta que este estágio tem caráter acadêmico, ou seja, interessa o desenvolvimento

intelectual do estudante

O evento contou com a presença do professor Marcelo Conrado, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UniBrasil; da professora Marina Macedo, da área de Direito Financeiro na UniBrasil; e do procurador-geral do MPjTC, Laerzio Chiesorin Júnior

Cris

elli

Mon

tipó

Cris

elli

Mon

tipó

29

A vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Lucélia Lecheta, ministrou palestra nas Faculdades Integradas do Brasil sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), na noite de 8 de junho. A atividade foi promovida pelo curso de Ciências Contábeis da UniBrasil e pelo CRC-PR e integra a programação do I Ciclo de Palestra Contábil.

Lucélia é graduada em Ciências Contábeis, com especialização em Planejamento Tributário, sócia fundadora e administradora do escritório Lecheta Contabilidade; Vogal da Junta Comercial do Estado do Paraná – Jucepar (2007-2010), membro da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRC-PR e membro fundador do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT).

Ela explica que o Sistema Público de Escrituração Digital foi instituído pelo Decreto 6.022/2007. O Sped busca promover a integração dos fiscos; racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes; e tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários.

De acordo com Lucélia, o Sped está gerando grandes impactos. “O impacto maior é na mudança de comportamento do empresário. Com o novo sistema, fazemos, de fato, contabilidade para o empresário, não só para atender o fisco”, ressalta. O empresário, segundo ela, precisa investir na sistematização e planejar os processos

para que possa utilizar o Sped com sucesso. “Mas o governo também tem que fazer a sua parte, fazendo a Reforma Tributária”, lembra a vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Para Lucélia, o novo sistema proporcionou uma grande revolução, principalmente dando mais transparência ao tratamento dos dados contábeis. “O EFD-PIS/Cofins deve reduzir a sonegação”, exemplifica. A vice-presidente do CRC-PR também falou sobre o Exame de Suficiência promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

O acadêmico Claudio Roberto Carneiro, do segundo período do curso, começou a trabalhar com o Sped há seis meses. Para ele, a palestra possibilitou tirar dúvidas e perceber como o sistema contribui com os processos da empresa.

O coordenador curso de Ciências Contábeis da UniBrasil, professor Cesar Augusto Gaertner, ressalta que o I Ciclo de Palestra Contábil busca trazer temas de interesse de estudantes e professores. “Para que possamos agregar informações com pessoas representativas da classe”, comenta. Ele adianta que devem ser realizadas mais duas palestras no segundo semestre em parceria com o CRC-PR. Vale lembrar que o I Ciclo de Palestra Contábil em parceria com o CRC-PR teve início em maio, com a palestra sobre IFRS - Contabilidade para pequenas e médias empresas.

Vice-presidente do CRC ministra palestra

sobre escrituração digital

A vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Lucélia

Lecheta, ministrou palestra na UniBrasil sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)

Cris

elli

Mon

tipó

30

A aula magna do curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil foi realizada no dia 1º de março. O professor Luiz Rodrigues Wambier, falou sobre o tema Princípios do processo.

Wambier é doutor e mestre em Direito, professor do curso de mestrado em Direito Processual Civil e Cidadania e do curso de Mestrado em Direitos Coletivos, Cidadania e Função Social. É, também, professor do curso de especialização em Direito Processual Civil, membro do Instituto Brasileiro e do Instituto Ibero-americano de Direito Processual e do Instituto Panamericano de Derecho Procesal.

O professor Wambier lembrou que o Brasil teve, até hoje, apenas dois Códigos de Processo Civil (CPC), um de 1934 e outro de 1973. Atualmente, está em trâmite no Senado o Projeto de Lei 166/2010, Anteprojeto do novo Código de Processo Civil.

“Hoje a sociedade mudou muito, passou a exigir reformas do Código de Processo Civil, principalmente após a Constituição Federal de 1988. Resgatou ligações entre o Código e a Constituição. Hoje temos princípios processuais que estão na Constituição Federal que servem como caminhos”, comenta Wambier.

Ele ressalta que os dois CPCs foram originados durante períodos da ditadura. “É a primeira vez na história do país que ocorre a discussão do Anteprojeto do Código de Processo Civil”, comenta.

O professor Marcelo Conrado, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UniBrasil, que integrou a mesa do evento, ressaltou que o professor Wambier fez um retrato crítico da realidade e do sistema jurídico. Ao final, Wambier doou três volumes do Curso Avançado de Direito Processual Civil, de sua autoria, que foi sorteado aos participantes da aula magna.

Luiz Wambier fala sobrePrincípios do Processo

Luiz Wambier é um autor processualista citado na bibliografia do curso de Direito da UniBrasil

Cris

elli

Mon

tipó

Mestrado em Direito da UniBrasil é co-organizador de evento na EspanhaO Programa de Mestrado em Direito das Faculdades Integradas do Brasil foi co-organizador do Seminário Justiça de Transição, Reparação e Verdade: Uma perspectiva comparada Brasil-Espanha, que ocorreu dias 11, 12 e 13 de maio, em Sevilha, Espanha.

O evento foi realizado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil e pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, oferecido em parceria entre a Universidade Pablo de Olavide (Upo) e a Universidade Internacional da Andaluzia (Unia).

O intuito do seminário foi fomentar o debate sobre os quatro pilares que sustentam o processo de transição democrática e de consolidação do Estado Democrático de Direito, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os pilares são: O direito à justiça, à memória, à reparação e à promoção de reformas institucionais.

O evento é co-organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, da Universidade Pablo de Olavide (Upo), da Universidade Internacional da Andaluzia (Unia), e do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia da UniBrasil. A comissão executiva do evento contou com a participação da professora Carol Proner, coordenadora do programa de Mestrado em Direito da UniBrasil, co-diretora do Programa Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, oferecido em parceria entre a Upo e a Unia.

A programação contou com a moderação do professor Wilson Ramos Filho, diretor da mantenedora da UniBrasil e docente de Direito do Trabalho na UniBrasil e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Módulo I – As transformações do paradigma de Seguridade Pública na era pós-democrática.

Curso da UniBrasil foca Administração Sustentável

31

O curso de Administração das Faculdades Integradas do Bras i l tem buscado discut i r sobre o tema desenvolvimento sustentável. Inclusive, a disciplina Sustentabilidade Empresarial foi incluída na grade curricular do curso em 2009, após os debates realizados no Global Forum America Latina, evento que ocorreu em 2008, em Curitiba, com o tema: Negócios, Universidade e Sociedade num mundo sustentável.

Com intuito de aprofundamento sobre o assunto, seis docentes do curso da UniBrasil, integram o programa Formação do Novo Administrador - Docentes no Ensino da Administração Sustentável, criado em parceria pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As atividades do programa tiveram início em maio.

A iniciativa da Fiep e da UFPR visa inserir o horizonte da sustentabilidade nos currículos dos cursos de administração do Estado por meio da preparação dos professores da graduação. Dentre as ações propostas está a realização de quatro workshops, de três dias cada um, com importantes nomes da área da gestão no cenário internacional: Erik Hansen, Clark Kellogg, Ron E. Fry, John Danner.

Segundo o professor Claudio Marlus Skora, coordenador geral do curso de Administração da UniBrasil, a presença de palestrantes internacionais neste Programa de Formação de Docentes fará com que o acadêmico da UniBrasil esteja discutindo em sala os mesmos temas que são debatidos nas outras grandes universidades no mundo.

Além disso, outras atividades estão sendo realizadas. A Jornada Acadêmica da Escola de Negócios das Faculdades Integradas do Brasil, que ocorreu nos dias 24 e 25 de maio trouxe uma novidade: fez a compensação da emissão de carbono. Cerca de 30 árvores de espécies nativas foram plantadas no campus da UniBrasil.

O cálculo do consumo energético e a equivalência em árvores a serem plantadas para compensar a produção do evento foi realizado durante uma aula da disciplina de Sustentabilidade Empresarial do curso de Administração, ministrada pelo professor Mauro Kummer ao sétimo período do curso. Ele explica que a

temática é uma necessidade. “A nova geração de futuros administradores terá conhecimentos sobre sustentabilidade e eles são formadores de opinião”, ressalta o professor Mauro.

O número estimado de público no evento, cerca de 2 mil pessoas (estudantes da Escola de Negócios) foi a base para o cálculo. Depois, a turma chegou às médias: cerca de uma 1,5 tonelada de resíduos sólidos gerados nos dois dias do evento; 78 quilowatts/hora; 10.728 quilômetros percorridos para o deslocamento com carros e motos; e 882 quilômetros percorridos para o deslocamento com ônibus.

Seis professores da UniBrasil integram o programa Formação do Novo Administrador - Docentes no Ensino da Administração Sustentável, que conta com palestrantes internacionais, como John Danner

Cerca de 30 árvores de espécies nativas foram plantadas no campus da UniBrasil para compensar o consumo energético da Jornada Acadêmica da Escola de Negócios

Mau

ro F

rass

onTa

tielle

Euz

ébio

Apoio ao esporte

32

As Faculdades Integradas do Brasil permitem que a prática esportiva seja ligada à formação acadêmica. E essa união deu bons resultados. Foi treinando no Ginásio Poliesportivo da instituição que a equipe feminina de vôlei já recebeu, somente no primeiro semestre de 2011 quatro medalhas de ouro, três vice-campeonatos e duas vezes levou o terceiro lugar.

A atleta Letícia da Silva Saltori, acadêmica do curso de Educação Física das Faculdades Integradas do Brasil, também começou 2011 literalmente no pique, pois já coleciona seis primeiros lugares apenas no primeiro semestre deste ano.

O ano começou bem para UniBrasil Curitiba Rugby Clube - UniBrasil CRC – que foi campeão em duas categorias do Circuito Brasileiro de Rugby Seven's – 4ª edição do Curi7iba Rugby Seven's, além de outros importantes títulos.

Atletismo

Voleibol

Rugby

Complexo Esportivo da UniBrasil

Div

ulga

ção

UniBrasil Vôlei conquista primeiro lugar

nos principais campeonatos

33

A equipe feminina de vôlei da UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) está se preparando para disputar a fase sul da Liga Nacional entre os dias 19 e 23 de julho. A competição acontece na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. Oito equipes estão escritas para esta fase.

O time busca uma das duas vagas para a fase final, que pode levar a equipe à Super Liga 11/12, que é o Campeonato Brasileiro de Voleibol.

A equipe feminina de vôlei das Faculdades Integradas do Brasil conquistou o primeiro lugar nos principais campeonatos de 2011. O resultado mais recente é o primeiro lugar na 2ª Etapa do Campeonato Estadual da Juventude disputado de 22 a 26 de junho, em Marechal

Cândido Rondon. Na partida final, a UniBrasil Vôlei derrotou a equipe campeã da 1ª Etapa, Sion/Lapa, por 3 sets a 0. Foram oito equipes em busca do título estadual.

A equipe também conquistou o primeiro lugar dos Jogos Universitários Metropolitanos (JUM's 2011), em maio. “Vencemos de forma invicta, sem perder nenhum set na fase final do triangular, sendo 2x0 contra a UP e 2x0 contra a UFPR, nos tornando Campeã dos JUM's 2011”, comemora o técnico da equipe UniBrasil Vôlei, Fabio de Almeida.

O bicampeonato da Taça Curitiba de Voleibol Feminino na categoria adulto e o 1° Turno do Campeonato Regional Juvenil, disputados em março, somam-se as conquistas da equipe UniBrasil Volei.

Vice-Campeã 1° Etapa Estadual Adulto

Vice-Campeã 1° Turno Regional Adulto

3° Lugar 2° Etapa Estadual Adulto

3° Lugar 1° Etapa Estadual Juvenil

Campeã 2° Etapa do Estadual Juvenil (Juventude)

Campeã JUM's 2011

Campeã Taça Curitiba Adulto

Campeã 1° Turno Regional Juvenil

Vice-Campeã Taça Curitiba Juvenil

Resultados 2011

A equipe das Faculdades Integradas do Brasil de Vôlei feminino é campeã dos JUM's 2011, da Taça Curitiba e do 1º GP Regional

Arq

uivo

da

equi

pe

UniBrasil/Curitiba Rugby Clube vence desafio internacional

A equipe de Rugby juvenil das Faculdades Integradas do Brasil – o UniBrasil/Curitiba Rugby Clube, venceu por 28 X 25 a equipe estadunidense do Kansas Jayhawks Rugby Football Club – da cidade de Lawrence, Estado do Kansas. A partida foi realizada na noite de 15 de junho, no campo da Paraná Esporte.

O ano começou bem para UniBrasil Curitiba Rugby Clube - UniBrasil CRC – que foi campeão em duas categorias do Circuito Brasileiro de Rugby Seven's – 4ª edição do Curi7iba Rugby Seven's, que ocorreu no Campus da Paraná Esporte, em Curitiba, de 26 a 27 de fevereiro. O time que sediou o circuito venceu na categoria Open e na categoria Juvenil.

Na categoria Open, dez equipes disputaram a Taça Copel, patrocinadora oficial do evento. O jogo da final foi disputado por UniBrasil/CRC e Costão Norte. O placar foi de sete a zero para o UniBrasil/CRC.

A equipe de Rugby UniBrasil/CRC também conquistou a 1º Taça da Amizade. O time venceu O Desterro, equipe de Santa Catarina por 21 X 19. Também foi campeão do Floripa 7 - o Circuito Brasileiro de Rugby Seven's – edição de Florianópolis de Rugby Seven's na categoria juvenil. Com os resultados, sagrou-se campeão do Circuito Nacional de Rugby Seven's na categoria juvenil.

Campeão Floripa 7 ́ - juvenilCampeão Curitiba 7 ́ - juvenilCampeão Circuito Nacional Rugby 7 ́ - juvenilCampeão Taça Open Curitiba 7 ́ - adultoCampeão Taça da Amizade

O UniBrasil CRC – que foi campeão em duas categorias do Circuito Brasileiro de Rugby Seven's, com os resultados, sagrou-se campeão do Circuito Nacional de Rugby Seven's na categoria juvenil

34

Resultados 2011

Arq

uivo

da

equi

pe

Atleta Letícia Saltori vence seis corridas no primeiro semestre

35

A atleta da UniBrasil, Letícia da Silva Saltori, acadêmica do curso de Educação Física, começou 2011 com grandes conquistas. Vencedora da 10ª Corrida e Caminhada da Mulher, realizada no dia 13 de março, em Curitiba. A estudante completou o percurso de 6 quilômetros de prova com o tempo de 22min56s. “O clima estava perfeito. Eu adoro esta prova, pois é a única aqui de Curitiba que dá a oportunidade de unir 1,1 mil mulheres em uma prova exclusiva para o sexo feminino. Em 2008 fui campeã, em 2010 segunda colocada e em 2011 tive o prazer de ser mais uma vez campeã”, comenta a atleta.

Também foi campeã da Primeira e da Segunda etapa do Circuito de Corridas da Prefeitura de Curitiba e da Corrida Noturna Unimed Curitiba. Conquistou o 1º lugar nos 5 quilômetros da Primeira Etapa do Circuito das Estações Adidas e nos 15 quilômetros da Corritália - Corrida Rústica em Santa Felicidade.

Ela também inovou, pois começou a praticar corrida de orientação. “É uma coisa nova pra mim, pois a corrida de orientação não se utiliza apenas da parte física, mas sim da parte cognitiva, porque é preciso correr forte e com um mapa na mão pensando o tempo todo para onde tem que ir ou está indo. É importante haver um equilíbrio entre corpo e mente”, comenta Letícia.

Ela foi campeã da Primeira e da Segunda Etapa do Campeonato Metropolitano de Corrida de Orientação, em Palmeira. No Campeonato Brasileiro de Corrida de

Orientação, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, foi 2ª colocada no revezamento juntamente com os Integrantes do Clube de Orientação Gralha Azul (Coga) e 8° colocada na soma do percurso Médio e Longo.

ŸCampeã da 1ª e da 2ª etapa do Campeonato Metropolitano de Corrida de Orientação em Palmeira

ŸVice-campeã no Revezamento do Campeonato Brasileiro de Corrida de Orientação com os Integrantes do Clube COGA e 8° colocada no percurso Médio e Longo

ŸCampeã da 1ª e da 2ª etapa do Circuito de corridas da Prefeitura de Curitiba

ŸCampeã nos 5km da 1ª etapa do Circuito das Estações Adidas

ŸCampeã dos 15km da Corritália ŸCampeã da Corrida do dia Internacional da MulherŸCampeã da Corrida Noturna Unimed Curitiba

Resultados 2011

A atleta Letícia da Silva Saltori destaque no atletismo paranaense

Arq

uivo

Pes

soal

Entre os dias 20 de junho e 1º de julho acontece na sede do Sebrae/PR em Curitiba, uma exposição de painéis dos alunos do curso de Design das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil). A mostra é composta por 19 trabalhos acadêmicos (projetos de identidade visual) inspirados no projeto Nova Rua Riachuelo - A Rua do Reciclar, do Reinventar e do Reencantar, uma iniciativa do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/PR e Prefeitura de Curitiba.

A mesma exposição foi apresentada durante a Semana Acadêmica do curso de Design das Faculdades Integradas do Brasil (Singura), realizada de 2 a 6 de maio deste ano na UniBrasil. Os trabalhos trazem propostas criadas pelos estudantes para os lojistas da Riachuelo, como criação ou redesenho de marcas, desenvolvimento de peças gráficas e manuais de especificação e aplicação da marca.

A consultora do Sebrae/PR e gestora do projeto de revitalização do entorno do Paço da Liberdade, no centro de Curitiba, Walderes Bello, entende que o resultado dos trabalhos acadêmicos é um benefício a mais gerado pela ação. “Um dos objetivos de trazermos a exposição para as dependências do Sebrae/PR é valorizar a criatividade dos estudantes e permitir que nossos clientes conheçam melhor o trabalho desenvolvido pelo profissional de Design. Essa iniciativa mostra o potencial do projeto em se desmembrar em várias possibilidades e aponta para a importância da continuidade do plano de revitalização”, avalia.

No início de 2009, a professora Sieglinde Piper Roeder decidiu estimular seus acadêmicos propondo que desenvolvessem trabalhos para as disciplinas de Projeto de Design Gráfico I , Gestão do Design e Estágio S u p e r v i s i o n a d o. Pa r t i c i p a r a m d a s a t i v i d a d e s aproximadamente 75 acadêmicos, do quinto, sexto e sétimo períodos. Entre 2009 e 2010, o grupo aprofundou conhecimentos sobre a importância do Centro Histórico de Curitiba, realizou visitas técnicas a lojistas e a instituições. “É muito importante que os alunos se envolvam com os eventos que acontecem na cidade, pois logo estarão no mercado de trabalho lidando com as questões do dia a dia da profissão. As atividades foram desafiadoras tanto para os estudantes quanto para os lojistas, que em muitos casos tinham pouco conhecimento das possibilidades de contribuição do design para os seus negócios”, observa.

36

Revitalização da Riachuelo é tema de estudo na UniBrasil

Os estudantes de Design da UniBrasil desenvolveram pesquisa de campo no Centro Histórico de Curitiba, com passagem pelo relógio do Largo da Ordem, em direção ao Passo da Liberdade e finalizando no percurso da Rua Riachuelo

Além dos projetos de identidade visual para os estabelecimentos, os alunos de Design da UniBrasil propuseram também a formalização de um centro de integração denominado Oficina de Ideias. No espaço, seriam desenvolvidas atividades como cursos de restauração com abordagens técnicas e culturais, treinamentos para customização de peças de roupas e capacitações voltadas à melhoria da gestão empresarial. Os técnicos formados pela escola poderiam locar espaços no Centro Histórico para ofertar seus serviços, “aquecendo” assim a região.

Serviço: A sede do Sebrae/PR em Curitiba fica na Rua Caeté, nº 150, no bairro Prado Velho. A exposição é gratuita e aberta ao público. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Com informações do Sebrae.

Oficina de Ideias

Arq

uivo

dos

aca

dêm

icos

37

A vigésima edição do Festival de Teatro de Curitiba - que ocorreu de 29 de março a 10 de abril - contou com a participação do Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil. O grupo, que se apresentou pela primeira vez no evento em 2010, estrelando com dois espetáculos, voltou ao FTC 2011 com três peças na mostra paralela Fringe: São Bernardo, Maria Minhoca e Linha Vermelha, todas dirigidas por Alex Wolf. Na agenda, doze apresentações e destas, quatro apresentações gratuitas.

São Bernardo, monólogo baseado na obra de Graciliano Ramos, foi apresentado no mini-auditório do Teatro Guaíra. O espetáculo, especialmente interessante para os vestibulandos, pois o livro que lhe deu origem será cobrado nos vestibulares mais importantes da cidade, como da UniBrasil e da UFPR, teve casa lotada todos os dias, com média de público de 150 pessoas por apresentação. “Devido ao sucesso do Festival, fomos convidados pelo Guaíra para fazermos uma temporada no Mini, que aconteceu em junho. Fizemos apresentações gratuitas, direcionadas às escolas de Ensino Médio”, conta Wolf.

Já a fábula Maria Minhoca, de Maria Clara Machado, clássico infantil da literatura teatral brasileira, foi encenada gratuitamente para o público infantil na Praça Generoso Marques. “Tivemos um público médio de 200 pessoas por apresentação”, comenta o diretor.

Alex Wolf explica que o projeto Grutun! Comunidade agora tem novo espetáculo em fase de ensaios, para estrear no início do segundo semestre. A peça chama-se Batimpaz, do ator e dramaturgo paranaense Enéas Lour. A peça trata de dois irmãos e um amiguinho que, brincando, descobrem que os homens não devem guerrear, pois os valores como amor, liberdade e paz são muito mais importantes. Maria Minhoca foi um projeto de muito sucesso, atingimos quase 3 mil crianças desde sua primeira apresentação e pretendemos que Batimpaz vá muito mais longe que isso”, adianta Wolf.

A terceira peça encenada no FTC foi Linha Vermelha, espetáculo baseado em trechos da literatura russa, que pôde ser vista na sala de exposições do Paço da Liberdade. “Também tivemos casa lotada em dois dias, média de público de 40 pessoas por dia. Em seguida, fomos convidados para uma apresentação especial no Centro de Artes Guido Viaro, formador de professores de artes, mantido pelo Estado do Paraná”, ressalta o diretor.

A peça São Bernardo, baseada na obra de Graciliano Ramos, foi apresentada no mini-auditório do Teatro Guaíra.

Linha Vermelha é um experimento teatral baseado em diversos trechos da literatura russa

A fábula Maria Minhoca, de Maria Clara Machado, clássico infantil da literatura teatral brasileira, foi encenada gratuitamente para o público infantil

Dou

glas

San

tucc

i

Público prestigia Grutun! no Festival de Teatro de Curitiba

Cris

elli

Mon

tipó

Mar

io H

enriq

ue D

elga

do/A

rqui

voM

athe

us G

aspa

rin

38

O secretário estadual para assuntos da Copa de 2014, Mario Celso Cunha, ministrou palestra nas Faculdades Integradas do Brasil sobre os reflexos para cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, como é o caso de Curitiba. O evento ocorreu na noite de 28 de abril, na UniBrasil.

O evento contou com a participação da professora Wanda Camargo, designada pela UniBrasil para fazer parte da Comissão que estabelecerá metas com vistas à Copa; e o vereador Jair Cézar, que integra Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba. Mario Celso Cunha, vereador em Curitiba, entre outros cargos e funções foi Secretário Municipal do Menor, presidente da Câmara Municipal de Curitiba e líder de governo. Jornalista diplomado, atuou como radialista no comando de programas televisivos nas áreas de esportes, política e saúde.

Na UniBrasil, Mario Celso Cunha destacou a responsabilidade e grande desafio de Curitiba em

Na UniBrasil, Mario Celso Cunha destacou a responsabilidade e grande desafio de Curitiba em ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. “Curitiba está se preparando”, comenta. Ele ressalta a mobilização em áreas como a capacitação, captação de voluntários e projetos de mobilidade urbana. “Temos nove projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal, para melhorias no Aeroporto Afonso Pena, no Porto de Paranaguá e nas rodovias”, explica.

O secretário salientou a preocupação com o estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, de propriedade do Clube Atlético Paranaense, que receberá os jogos da Copa. Segundo Celso Cunha, estima-se que Curitiba receba 3 milhões de turistas brasileiros e mais cerca de 1 milhão de turistas estrangeiros. O vereador Jair Cézar, que integra Comissão da Copa da Câmara Municipal de Curitiba, comenta que a Copa no Brasil é fundamental principalmente no aspecto esportivo. “É uma festa de altíssimo nível”, ressalta.

Copa 2014 é tema de palestra com secretário Mario Celso Cunha

Jeni

fer M

agri

O diretor acadêmico da UniBrasil, professor Jairo Marçal, comenta que o in ipar deste debate é o vínculo de extensão que a instituição de ensino superior deve ter com a sociedade. Ele destaca que é preciso ouvir quem está organizando o evento no Estado para se posicionar e criar perspectivas e oportunidades.

A professora Wanda ressalta que, do ponto de vista educacional, o fato de a cidade de Curitiba sediar a Copa

teresse em particde 2014 vai além do interesse esportivo. “A qualificação de agentes públicos e privados para atendimento a turistas e cidadãos locais impacta estudantes e profissionais de Jornalismo, Turismo, Educação Física, Relações Públicas e muitos outros cursos, permitindo aprendizado que complementa o processo educacional”, lembra.

Colaboração: Jenifer Magri

Cris

elli

Mon

tipó

39

Interesse acadêmico

O vereador Jair Cézar; o diretor financeiro do Sistema Educacional UniBrasil, Rubens Vieira; o secretário estadual para assuntos da Copa de 2014, Mario Celso Cunha; o diretor geral da UniBrasil, professor Sérgio Ferraz de Lima; e o diretor administrativo, financeiro e de infraestrutura da UniBrasil, Fernando Antonio Alves

E X P E D I E N T E

Informativo oficial das Faculdades Integradas do Brasil Ano 11 - Edição 60 - Retrospectiva – Primeiro semestre de 2011

Presidência: Clèmerson Merlin ClèveDireção Geral: Sérgio Ferraz de LimaDireção Acadêmica: Jairo MarçalDiretor Administrativo, Financeiro e de Infraestrutura: Fernando Antonio AlvesGerência de Marketing: Patricia Russo GibranJornalista Responsável: Criselli Montipó MTB/PR 6415 (Reportagem e edição)Colaboração: Jenifer Magri e Tatielle EuzébioProjeto Gráfico e Diagramação: Mario Henrique DelgadoFotos da capa: Arquivo UniBrasil

Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã, Curitiba, Paraná.Telefone: (41) 3361 4200 www.unibrasil.com.br

Sugira, critique e dê sua opinião. O Informativo UniBrasil está aberto à colaboração da comunidade acadêmica. Contribua com este informativo institucional, entre em contato: [email protected].

Rua Konrad Adenauer, 442Tarumã - Curitiba - PR

(41) 3361.4200www.unibrasil .com.br