revista travessia 05/02

8
Confira o Mapa dos anunciantes no verso

Upload: hannah-beineke

Post on 24-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um pouco da cidade de Guaíba, comércio e cultura.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Travessia 05/02

Confira o Mapa dos anunciantes no verso

Page 2: Revista Travessia 05/02

2 Travessia

Gastronomia

Desde sua origem na Suíça a receita de fondue vem sofrendo as mais diversas transformações. O fondue de queijo, consumido por camponeses que, para reduzir as perdas da produção de queijo, o derretiam em grandes caldeirões e acrescentavam álcool. Durante o processo provavam a mistura com pedacinhos de pão para acertar o tempero. De chocolate, criado pelo Chefe de um restaurante Norte Americano. De pedacinhos de carne fritos em óleo que vem da Borgonha. Enfim, os mais variados. Por ser muito saboroso e de preparação simples o fondue se tornou muito popular no mundo inteiro. Para sua preparação é necessário uma panela (inox, esmalte, ágata ou ferro) e um fogareiro (vela, álcool ou elétrico) para manter a mistura aquecida. Para servir é necessário utilizar garfinhos com cabo longo.

350g de chocolate amargo 250g de creme de leite sem soro 1 dose (25ml) de conhaque Frutas a gosto

Modo de preparo Pique as frutas em cubinhos Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria mexendo sem parar até derreter por completo. Acrescente o conhaque e sirva. Mantenha a chama do fogareiro baixa para o chocolate não grudar.

Espete as frutas, passe no chocolate e disfrute dessa receita deliciosa para aquecer os dias mais frios do nosso inverno.

Fondue de Chocolate

Page 3: Revista Travessia 05/02

3

Saúde

Inverno com mais

frutasNos meses frios aumenta a nossa vontade de comer doces e seu apelo fica quase irresistível. Chocolates, chocolate quente, alfajores e uma enorme gama de especialidades à espreita das nossas tentações. Uma alternativa saudável é a fruta, sacia a vontate de comer doce e equilibra o organismo.

As principais frutas de inverno são estas: Abacate: rico em gorduras e proteínas pode ser consumido temperado em saladas ou misturado com leite e açúcar.Banana: alto valor nutritivo, açúcar e sais minerais, principalmente potássio, além de vitaminas A, B1, B2 e C.Caqui: vitaminas A, B1 e B2, ajuda a conservar a saúde da pele e impede infecções.Laranja: rica em vitamina C auxilia o organismo a resistir às infecções e auxilia na formação dos ossos, dentes e a cicatrização.Maçã: contém vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais como fósforo e ferro.Morango: rico em fibra e nutrientes, auxilia a digestão.Tangerina: fonte de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.As frutas trazem muitos benefícios à saúde. Além de ter alto teor de vitaminas e minerais antioxidantes, as frutas também hidratam o organismo, fornecem energia e fibras, contribuindo para o funcionamento do intestino.

Assine Informação

3491.4965

1 ano de assinatura por R$89,70 pague em 3x no cartão

Assinatura mensal R$8,00

beineke.wordpress.com51 9363.6901

Page 4: Revista Travessia 05/02

4 Travessia

Geral

Consciência EcológicaA Família PROJARI (Projeto Artesanato Recreação e Informática) adota como proposta a defesa da Vida, nas questões ecológicas e da dignidade humana. Buscam em todas as suas atividades a consciência para com o planeta. Uma das muitas oficinas é a RECICLART. O slogan da oficina é: “O que para uns é lixo para nós é luxo”.

Através desta oficina e das ações diárias, o PROJARI nos deixa a grande mensagem de que “Basta pequenos gestos e cuidados para provocar grandes mudanças.”.

Mágico de OzA Walt Disney Pictures divulgou o cartaz do filme

“Oz: The Great and Powerful!” que será lançado em 2013. O filme conta a história da origem do

Mágico de Oz, criado pelo escritor L. Frank Baum. A trama começa quando o personagem central ainda é Oscar Diggs, mágico de um circo e que

não preza pela ética. Ele é lançado do empoeirado estado de Kansas para o vibrante mundo de

Oz. Lá, ele acredita que ganhou na loteria e que conquistará facilmente fama e dinheiro. Diggs

conhece, então, três bruxas, Theodora, Evanora e Glinda, que não se mostram nada convencidas de

que ele é um mágico tão bom como todos esperam. Relutante quanto aos problemas épicos do mundo

de Oz e de seus habitantes, Diggs embarca em uma jornada na qual deve encontrar quem é bom e quem é mau. Usando sua magia ele se aproveita da

ilusão e da ingenuidade e se transforma não apenas no grande e poderoso mágico de Oz, mas também

em um homem melhor.

Dica ECO

www.ecofont.comUtiliza 50% menos tinta

Page 5: Revista Travessia 05/02

5

Telhado Novo na Estação HidroviáriaUma viagem agradável e confortável, também precisa ter uma chegada no mesmo nível. Quem aborda de catamarã em Guaíba, agora terá o conformo do telhado em todo o trajeto entre a saída da embarcação e o final do terminal hidroviário. A Catsul realizou o investimento pensando no conforto dos passageiros que chegam. Mais de 500 mil pessoas já utilizaram o catamarã desde o seu início de operações em 28 de outubro do ano passado.

Recanto José LutzenbergerA escola Gomes Jardim criou um lindo recanto em homenagem ao ambientalista José Luzenberger. O jardim composto com plantas e pedras, ao estilo do homenageado, busca difundir o seu pensamento entre a comunidade.

Page 6: Revista Travessia 05/02

6 Travessia

A Casa de Gomes Jardim que, a propósito, era primo de Bento Gonçalves, foi restaurada em 2006 e pode ser visitada no Sítio Histórico de Guaíba.

Visite a História

Cultura

O primeiro presidente da República Rio-grandense é guaibense. Certo que na época Guaíba ainda não era Guaíba e sim fazenda das Pedras Brancas e Gomes Jardim era seu proprietário. É da nossa praia da alegria que, na escuridão da madrugada de 18 para 19 de setembro de 1835, partem os farrapos sob o comando o general Bento Goncalves, para a tomada de Porto Alegre.

Nesta época, a nossa cidade era a principal via de acesso a Porto Alegre da metade Sul do estado. Boa parte da carne consumida na capital era abatida nos matadouros daqui e transportada por barco até a capital. Ao redor dessa atividade a cidade foi se desenvolvendo. As ruas 20 de Setembro e Av. Nestor de Moura Jardim, são antigos caminhos por onde passava o gado. O atual parque Dr. Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão) foi outrora um pouso para os Tropeiros.

Pedras Brancas

FOLHA GUAIBENSE Empresa Jornalística Ltda.

Fundado em 15/07/1989

CGC v00373.634/0001-90

Publicação Mensal

Gostaria de colaborar [email protected]

Curta nossas páginas

Editora e diretora de arte Hannah Beineke

Produção Textual Guima Beineke

Administração Claudia Carvalho

Fones (51)3491 4965 | 3480.6016 www.revistatravessia.com

Rua Dr. Lauro , 155 sala 301 - Centro - Guaíba CEP 92.500-000 RS - Brasil Ed. 05/02 - Julho 2012

Page 7: Revista Travessia 05/02

7

Page 8: Revista Travessia 05/02

Praça da Bandeira

Pontos Turísticos

Mirante

Mercado Público

Igreja da Matriz

Sítio HistóricoCipreste Farroupilha e casa Gomes Jardim

Praça da Juventude

Pier

Mapa do Centro de Guaíba