revista trade news

24
PETROLÂNDIA Cidade centenária, com jeito de menina ANO XIV | Nº 152 | MAR-ABR 2011 [email protected] Alberto Feitosa, André Correia e André Campos, agora são os nomes do turismo pg 21 e 22 Com nova diagramação e mais viva que nunca, a revista Trade News completa 14 anos pg 5 O TURISMO AGORA É COM ELES TRADE NEWS DE PARABÉNS! tradnews@yahoo com br TRADE NEWS - FINAL.indd 1 11/3/2011 14:13:32

Upload: rafael-cordeiro

Post on 19-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista de Turismo de Pernambuco

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Trade News

PETROLÂNDIACidade centenária, com jeito de menina

AN

O X

IV

| N

º 15

2 |

MA

R-A

BR 2

011

[email protected]

Alberto Feitosa, André Correia e André Campos, agora são os nomes do turismo pg 21 e 22

Com nova diagramação e maisviva que nunca, a revista Trade News completa 14 anos pg 5

O TURISMO AGORA É COM ELES

TRADE NEWS DEPARABÉNS!

tradnews@yahoo com br

TRADE NEWS - FINAL.indd 1 11/3/2011 14:13:32

Page 2: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 2 11/3/2011 14:13:44

Page 3: Revista Trade News

EDITORIAL

Andréa MartinsEditora e publicitária responsável

O turismo de Pernambuco ganhou recentemente caras novas e com isso, nova administração e nova logística. Mais uma das coisas que não se esperava acontecer, era o sumiço do Trade local dentro da gestão do turismo seja no Estado e na prefeitura do Recife.

O Trade deu uma mergulhada e precisa submergir urgente para tomar con-ta do seu espaço, porque é importante que continuemos com as parcerias público-privadas e com as opiniões de quem conhece o setor e suas necessi-dades. Já que o Trade representa um segmento importante na economia local.

Particularmente, ainda não ouvi falar de nenhuma reunião ofi cial do Trade com os novos governantes do turismo, a não ser encontros pontuais.

O que nos deixa mais intrigado, é que os atuais gestores estão sempre recebendo a todos que os procuram. Temos como exemplos nós mesmos, quando tivemos na Secretária e na Empetur fomos recebidos com o maior zelo pelos mesmos.

Será que essa posição é uma estratégia do Trade local? Ou o Trade está dando um tempo para ver aonde essa gestão vai dar, e depois se pronunciar. Só aguardando para saber.

A verdade é que o Trade sumiu. Um exemplo disso foi durante o carnaval, ninguém viu sequer um dos presidentes nos principais focos de folia do Estado, nem da prefeitura do Recife. Há alguns anos, eram fi guras carimbadas dentro das mais diversas festividades.

Em um almoço oferecido a imprensa e a algumas autoridades em Olinda há um mês atrás, o presidente do Recife Convention José Otávio Meira Lins, disse quando indagado, que era melhor de alguém de confi ança do Governador com tramite no Palácio ajudando o setor, do que alguém de confi ança do setor sem tramite nenhum no Palácio. Isso demonstra confi ança, será?

Não se pode afi rmar, mais é muito provável que o Trade local tenha fi cado magoado com os nossos governantes, leia-se Eduardo Campos e João da Cos-ta, pelo fato de fazerem suas trocas de secretários e sequer terem conversado com o setor. Há quem diga que pela parte da prefeitura do Recife o apoio ex-plícito ao ex-prefeito João Paulo, na sua campanha a federal foi um dos motivos para esse litígio, será? Já pela parte do governo, será que a gestão Paulo Câmara homem de confi ança do Governador, foi defi nitiva para essa separação? Bom, são muitas indagações e muitas refl exões a serem feitas, mais quem pode res-pondê-las e o nosso Trade, que sempre foi parceiro desses órgãos.

Independente de qual for o motivo, temos que pensar e rápido nessa rea-proximação. É importante para o turismo, que essas parcerias voltem a aconte-cer o mais rápido possível.

Com a palavra as partes.Meu Cordial Abraço.

O TRADE TURÍSTICO DE PERNAMBUCO SUMIU

EXPEDIENTE

EDITORA E DIRETORAAndrea Martins

JORNALISTA RESPONSÁVELAlexandre Galvão | DRT/SP 38942

COLABORADORESRonaldo Alves, Sevé Rodrigues, Julio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta

FOTOS E CAPAArquivo - Prefeitura Municipal dePetrolândia

DIAGRAMAÇÃOIvandro Galdino

TIRAGEM13.000 exemplaresDistribuição dirigida (gratuita)

TRADE NEWS - FINAL.indd 3 11/3/2011 14:13:45

Page 4: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 4 11/3/2011 14:13:47

Page 5: Revista Trade News

05TRADE NEWS

A revista Trade News comple-tou 14 anos em fevereiro passa-do. Mais viva do que nunca e com nova diagramação, a Trade é um folhetim vitorioso, chegou a esta idade com muitas difi culdades, mas nunca desistiu, esmoreceu e nem se vendeu a partidos e ideias políticas. Pelo contrário, apoiou sim às ideias que achou impor-tante para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Tenho a certeza que chegaremos aos 15 anos com vigor ainda maior, pelo fato de sabermos que nosso caminho está trilhado dentro de um segmento forte e competiti-vo que é o turismo.

Pernambuco hoje tem um norte, uma diretriz, embora no último ano, devido a problemas técnicos, vamos chamar assim, perdeu um pouco o foco. Mas

REVISTA TRADE NEWS

mesmo assim, colhe hoje os fru-tos dos investimentos feitos de forma correta alguns anos atrás. E nos orgulha muito fazer parte desta história.

Enfi m, agradeço a todos que participaram desta batalha até agora, porque a guerra ainda está longe de terminar. A Trade News é grata especialmente a Samuel Oliveira e Carlos Eduardo Cado-ca que me ajudaram lá atrás, no início.

Espero que vocês continuem lendo, participando e ajudando a manter este folhetim vivo. Com uma edição bimensal e uma boa qualidade de impressão a Trade News representa hoje o Trade Turístico do Estado, fato que nos orgulha imensamente. Vamos con-tinuar trabalhando, para a divulga-ção do turismo do nosso estado.

E SEUS 14 ANOS DE VIDA

Agora Pernambuco tem um Blog especializado em turismo. Editado pelo jornalista Alexandre Galvão, o blog está dedicando 100% ao turismo local, com ma-térias e informações sobre nosso estado. A interiorização será um dos pontos fortes do blog, que vai dedicar boa parte aos municípios

com potencial turístico-cultural.O Blog do Turismo de PE é uma

ferramenta de todos, por isso aces-sem e ajudem a fazê-lo o principal blog de turismo de nosso estado.

Mandem solicitações, suges-tões e críticas, pois juntos pode-mos fazer um blog ainda melhor.

Aguardo vocês.

www.blogdoturismope.

com.br

TRADE NEWS - FINAL.indd 5 11/3/2011 14:13:50

Page 6: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 6 11/3/2011 14:14:13

Page 7: Revista Trade News

“O objetivo da Mostra Interna-cional de Turismo (MIT) é vender os destinos de Pernambuco e do Brasil. Além disso, a feira proporciona gran-des encontros de negócios, que po-dem gerar investimentos no setor”, detalhou Jorge Sales, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/PE), durante o café da manhã de lançamento da MIT 2011. A largada aconteceu nessa quarta-feira 16, no Salão Panorâmico do Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem.

Na ocasião, onde foi mostrada a estrutura da MIT 2011, estiveram presentes o presidente da Empetur, André Correia, o secretário adjunto de Turismo do Recife, Carlos Braga, o secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra, o secretário de De-senvolvimento Econômico de Ipoju-ca, Abel Neto, entre outros represen-tantes do trade pernambucano.

Este ano, a MIT terá uma estrutura física com circuito fechado de corre-dor, com estandes institucionais (esta-dos e municípios) de hotéis, agências e operadoras de viagens, companhias de aviação, destinos turísticos e pres-tadores de serviços. A MIT será re-alizada junto com a Equipotel, que é considerada a maior feira de hotelaria e gastronomia da Amériaca Latina.

Entre as novidades apresentadas, está a duplicação da Arena Gastro-nômica, promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel e a Prefeitura da Cidade do Recife, e os seminários técnicos vol-tados para a Copa de 2014. A mostra também é uma ótima oportunidade para estudantes e profi ssionais da área se atualizarem.

O presidente da Empetur apro-veitou a ocasião para enfatizar a im-portância da feira para o turismo de

Pernambuco. “No ano passado, a MIT teve um fl uxo de cerca de 10 mil pes-soas nos três dias do evento. Este ano, esperamos aumentar este número, principalmente, com a realização pa-ralela da Equipotel”, afi rmou André Correia.

A 6ª Mostra Internacional de Tu-rismo – MIT 2011 acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. A MIT é promovida pela Associação Brasi-leira das Agências de Viagem (ABAV/PE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Brasilturis Jornal.

MIT reforçará a posição de PE na rota dos destinos nacionais e internacionais

FOTO: DIVULGAÇÃO MIT

Jorge SalesPresidente da ABAV/PE

A feira, única no Norte/Nordeste, será realizada em maio

07TRADE NEWS

TRADE NEWS - FINAL.indd 7 11/3/2011 14:14:14

Page 8: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 8 11/3/2011 14:14:17

Page 9: Revista Trade News

09TRADE NEWS

Petrolândia que fi ca a 430 km do Recife, é uma cidade bem administrada pelo atual prefeito Lourival Simões, sua gestão está voltada para o bem estar da popu-lação. O prefeito vem trabalhan-do de forma irrepreensível pela saúde, educação e infra-estrutu-ra. Mais uma das áreas que vem ganhando destaque é o Turismo. Sua visão voltada para o desen-volvimento organizado do setor, mostra que Petrolândia torna-se a cada dia, um destino turístico viável e importante, dentro dos municípios com potencial para o turismo de negócios e lazer.

A cidade é privilegiada e conta com belezas naturais, cul-turais e pontos turísticos bem defi nidos. O setor de negócios tem um potencial invejado, seja pelo fato de ser banhado pelo Rio São Francisco ou pela proxi-midade com estados do nordes-te, por todas essas condições, fazem de Petrolândia uma das mais belas e promissoras cida-des de Pernambuco.

Cidade centenária, Petrolân-dia tem uma história bem dife-rente das demais no estado, pelo fato de ter sido inundada em 1988 para que surgisse a Usina de Itaparica que banha toda a re-gião. Há vinte anos atrás, surgiu

uma nova cidade, uma nova es-perança e uma nova vida para os petrolandenses.

Colonizada por índios, a cida-de teve inicialmente dois povoa-dos: Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Na metade do século XIX o Imperador D.Pedro II esteve na região e autorizou a construção de uma ferrovia que ligasse o alto e baixo São Francis-co, ajudando a desenvolver a re-gião, por isso em homenagem ao Imperador à cidade passou a ser chamar Petrolândia, que signifi ca “Terra de Pedro”.

Com o desenvolvimento ar-rojado e fulgás do nordeste bra-sileiro, a energia existente na época foi fi cando inefi ciente para tanto empreendimentos e se fez necessária construção de uma nova usina na época chamada de Usina de Itaparica atualmente

chamada de Usina Luiz Gonzaga, uma homenagem ao Rei do Baião.

Após a construção da Usina, houve a inundação da Petrolân-dia Velha. Um momento único na vida de todos os moradores, que viram seus sonhos e uma vida in-teira, afogada nas águas do Velho Chico.

A fundação da Nova Petrolân-dia, toda planejada deu uma nova condição de vida aos petrolan-denses, que puderam contar com serviços e equipamentos públi-cos dentro da nova realidade de vida. A cidade é 95% de saneada, algo inédito em cidades de porte médio. Ainda dentro do planeja-mento, a nova Petrolândia conta com praças bem arborizadas e estruturadas, diversos equipa-mentos de lazer e uma rede hoteleira e gastronômica bem organizada e competitiva.

Praça dos Três Poderes

FOTO

S: S

ETU

R /

PET

RO

LÂN

DIA

Cidade centenária, com jeito de meninaPETROLÂNDIA

TRADE NEWS - FINAL.indd 9 11/3/2011 14:14:19

Page 10: Revista Trade News

10TRADE NEWS

O desenvolvimento planejado serviu, para que Petrolândia cres-cesse de forma ordenada, cuidan-do bem de sua população. O ex--prefeito Francisco Simões é um dos principais nomes da história antiga e atual da cidade, sempre trabalhando para que a economia local fosse cada vez mais forte. Com isso dar uma melhor condi-ção a todos os populares.

Hoje a economia é bem diver-sifi cada, existem diversas verten-tes dentro da nova cidade como: comércio bem estruturado, com mais de 300 lojas, o agro negocio, a piscicultura, a apicultura e o tu-rismo que já é um grande negó-cio, sem dúvida nenhuma.

O turismo é hoje, um divisor de águas dentro de qualquer mu-nicípio, em Petrolândia isso não é diferente. A atual administra-ção vem aproveitando de forma muito inteligente o potencial turístico-cultural existente, re-centemente enviou um projeto para a Câmara de Vereadores desmembrando a pasta de Turis-mo da atual. Está atitude vai fa-zer com que a nova secretaria possa continuar apostando em ações concretas em promoções de marketing e projetos extru-turadores, como o novo píer que será construído na orla da cidade.

O calendário de eventos movimenta um grande número de turistas nos diversos even-tos existentes, os de maiores destaques são o Petrofest (car-naval fora de época), a Vaqueja-da e a Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis.

Já a Gastronomia é diversa, pode-se experimentar desde o tradicional bode, como um pei-xe de água doce a Tilápia que é cultivada em criatórios por pescadores locais, a chamada Piscicultura. O peixe além de delicioso vem acompanhado de feijão, arroz, batata-frita e outras iguarias.

Existem vários Pontos Turís-ticos a serem visitados dentro da cidade, entre eles:

A Serra do Brejinho da Serra Tem altura aproximada de 100

metros. É formada por arenito e caulim. A vegetação é de caatinga, possui uma Furna (caverna) com extensão de 70 metros, com lar-gura de 50 metros e altura de 5 metros. É formada por rocha sedimentar cristalizada de colo-ração creme e solo arenoso de areia fi na e cor escura, dentro dela podemos ver um Fogão fei-to por índios que habitavam na serra a mais de 200 anos. Na en-trada da trilha para a furna existe uma igreja bicentenária, a Igreja de São João.

Orla FluvialUm dos mais bonitos cartões

portais de Petrolândia, a Orla oferece espaços para diversas práticas de esportes, é o local onde se tem o por do sol mais bonito do sertão. Lá você encon-tra quiosques/restaurantes, pista

Igreja Submersa (Igreja Sa-grado Coração de Jesus)

É um dos marcos de resis-tência da Antiga Petrolândia e do povo local, fi cou parcialmente submersa após a construção da Usina Hidroelétrica, fi cando visí-vel apenas o seu topo, a Igreja é um dos principais pontos turís-ticos do município. Localizava-se no Projeto Barreiras (Irrigação), agora ela se transformou em um patrimônio histórico e cultural. Para visita-lá só de barco, cata-marã ou lancha. É bom conhecer a lenda que rege a igreja, quem entra nela não tarda a se casar.

Igreja submersa

Orla FluvialPor do sol na Orla Fluvial

para prática de Cooper, caminha-da e pistas de ciclismo e skate. Os quiosques possuem um car-dápio variado com comidas típi-cas da região. É também propícia ao banho e permite ancoragem de pequenos barcos.

TRADE NEWS - FINAL.indd 10 11/3/2011 14:14:23

Page 11: Revista Trade News

Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga

Mirante do Serrote

Praia do Sobrado

11TRADE NEWS

Mirante do SerroteO mirante proporciona uma

visão panorâmica da cidade e do lago de Itaparica destacando-se a Praia do Toco, lá encontramos uma imagem de São Francisco (padroeiro da cidade) esculpi-da em granito, é um dos pontos mais adequados para apreciar o por do sol. O mirante também está destinado ao turismo reli-gioso, durante a sexta-feira santa, onde milhares de pessoas partici-pam da Via Sacra.

Igreja São Francisco de Assis A igreja que está localizada no

centro da cidade. De belíssima ar-quitetura com várias imagens sacras representando a fé do povo católico.

Praia do SobradoA primeira impressão quando

se chega a região é paisagem para-disíaca. A vegetação típica da caatin-ga faz um contraste de rara beleza com areia e água doce formando uma bela praia. Próximo à margem e dentro do rio tem um formação rochosa, conhecida pelos morado-res locais como “Peitinho da Fafá”. Local ideal para banho. Além de formações rochosas onde se pode observar em uma delas a forma de uma cabeça de dinossauro.

Serra do PapagaioApós passar por lugares lindos

e atrativos, chegamos na conhecida Serra do Papagaio. Nesse local está instalada a estação de bombeamento que distribui água para os projetos ir-rigados em Petrolândia. Fica localizada entre as Agrovilas do Limão e Man-dantes, de onde se tem uma visão pri-vilegiada do Rio São Francisco.

Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga

A Usina é uma das mais mo-dernas do complexo da CHESF, ficando próxima a divisa com o município de Jatobá. Sua cons-trução provocou a inundação de uma de 834km2, acumulan-do cerca de 11 bilhões de m3 de água, o que formou o Lago de Itaparica.

TRADE NEWS - FINAL.indd 11 11/3/2011 14:14:24

Page 12: Revista Trade News

12TRADE NEWS

Passeio de barco no Rio São Francisco

Índios Pankararus

O passeio de barco ou lancha, no Rio São Francisco é algo imper-dível. Você pode desfrutar de mo-mentos e imagens deslumbrantes além das já citadas acima, algo im-par, na descoberta de um mundo novo, mundo esse que parece não ser no alto sertão pernambucano.

A Cultura também vêm sendo resgatada com toda força e cuida-do pelo poder executivo, através do Departamento de Cultura.

O potencial cultural petrolan-dense, está sendo reorganizado e resgatado com ações estrutura-doras, pelo poder executivo, atra-

vés do Departamento de Cultu-ra. A meta e dar visibilidade as diversas expressões culturais existentes no município como: o Reisado, a Ciranda, a Capoeira, o Pastoril, o Aboio, a Poesia, a Li-teratura e o Artesanato dentre outras atividades. Muitas dessas atividades, também são organi-zadas pela Secretaria de Desen-volvimento Social, Cidadania e Juventude, através da secretária Anna Tereza.

No Artesanato o município é um dos mais ricos e nobres do estado, pela diferença qualidade e beleza. Podemos encontrar o artesanato da palha do Ouricuri, onde através de transados da palha se cria bolsas, esteiras, cestas etc... Já o artesanato do Couro da Tilápia é o mais nobre e diferente do município. O manejo deste produto é bem interessante, depois de curtido ele se transforma, pulseiras, brincos, carteiras, colares chaveiros etc... Existem também pin-tura, trabalho com barro, crochê e demais artesanatos no município.

Índios Pankararus em Petrolândia

Os Pankararus fazem parte da história de Petrolândia, hoje de forma mais civilizada e par-ceira. Já que atual administração criou a Secretaria de Assuntos Especiais de Assuntos Indígenas, sendo ocupada por um autentico Pankararu.

Furna dos índios

TRADE NEWS - FINAL.indd 12 11/3/2011 14:14:26

Page 13: Revista Trade News

13TRADE NEWS

Petrolândia hoje é um dos luga-res com maior desenvolvimento dentro do estado, é um lugar bom para se viver, porque os investi-mentos estão chegando através de projetos e ações executados pelo prefeito Lourival Simões e o pró-prio nos conta da alegria de gover-nar uma cidade que está em pleno desenvolvimento sustentável. Veja a entrevista a seguir.

Trade NewsQuais foram as maiores dificuldades

encontradas em seu inicio de governo?

Lourival SimõesAs maiores difi culdades com

certeza se deram no ponto fi nan-ceiro. A crise fi nanceira que abateu o mundo repercutiu de maneira signifi cativa em todos os municí-pios. Diferente de alguns locais co-meçarmos cortando gratifi cações, horas extras, despesas correntes como água, luz, telefone. Centraliza-mos as compras. Revisamos todo o organograma do município e come-çamos a administração com todo o cuidado e fi zemos no primeiro ano de mandato todo o planejamento para os 4 anos da gestão.

Trade NewsQuais foram suas primeiras ações,

para mudar essas difi culdades?

Lourival SimõesTudo passou por decisões que

não foram fáceis, medidas impo-pulares, porém necessárias para adequar ao momento que os municípios passavam. Com que-da de receita tivemos que inovar na gestão colocando metas para que a Equipe pudesse nos auxiliar a reestruturar todos os setores públicos. Colocamos para a popu-lação as reais difi culdades, e não nos escondemos quando ques-tionados. Infelizmente alguns não acreditaram que existia a crise e que ela repercutiria tanto, a ponto de vários municípios vizinhos não conseguirem arcar com despesas correntes corriqueiras e de pesso-al, no fi m de tudo mostramos que com administração séria e com

pulso forte ultrapassamos todas as difi culdades de início de mandato.

Trade NewsO que você faria diferente se pu-

desse voltar ao começo de sua gestão?

Lourival SimõesTeria reduzido ainda mais os

gastos iniciais, hoje com o que aprendi na difi culdade do início da gestão vi que em alguns pontos poderia ter reduzido mais as des-pesas. E teria usado a comunicação com a população para transmitir todas as difi culdades, pequei por não ter dito mais.

Trade NewsTer aprovação popular na ges-

tão ajuda ou atrapalha para go-vernar?

Lourival SimõesA aprovação popular vem da

sequência de um trabalho, ela não tem de ser perseguida. Ela é con-seqüência direta das aspirações do povo e do trabalho que a Equipe chefi a pelo Gestor realiza no mu-nicípio. Lógico que todo político quer ser respeitado pela popula-

ção. É o mesmo da reeleição hoje permitida pela legislação, ela é uma conseqüência.

Trade NewsComo é governar Petrolândia,

uma cidade cheia de projetos es-truturadores e pessoas com ale-gria de viver?

Lourival SimõesPara mim é uma grande honra,

graças a Petrolândia pude repre-sentar nossa região como De-putado Estadual por duas vezes (2003-2007 e 2007-2008), renun-ciei ao segundo mandato para ser Prefeito podendo dar continuida-de ao trabalho realizado por Dr. Simões (Falecido em 05/11/2003 – meu pai) que vinha já em seu 3º mandato como Prefeito de Petrolândia. As pessoas confi a-ram em nós para sermos seu representante e por eles, assim como meu pai, trabalharemos in-cansavelmente para mudarmos a realidade da população do nosso município, digo sempre que, en-quanto correr sangue nessas veias será sempre para trabalhar pelos mais humildes do nosso povo.

Lourival Simões é formado em Direito, integrou a equipe da Secretaria de Agricultura de Pernambuco nos anos 1997 a 1998, também trabalhou no Ga-binete do Governador do Estado de 1999 a 2002. Em 2002 elegeu-se deputa-do estadual, foi reeleito quatro anos depois. Atuou como membro das Comissões de Justiça e de Educação e foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Em 2008 foi eleito prefeito de petrolândia e tomou posse em 2009.

TRADE NEWS - FINAL.indd 13 11/3/2011 14:14:30

Page 14: Revista Trade News

14TRADE NEWS

Trade NewsPelo fato de estar em uma região

com potencial hídrico e boa loca-lização geográfi ca ajuda sua admi-nistração? Já que a falta de água em alguns municípios e a má localização são fatores que ajudam o não cres-cimento?

Lourival SimõesDe fato e importante se ter um

município as margens do Lago de Itaparica, sabemos que as maiores difi culdades das cidades do Nor-deste e especifi camente do Sertão e a falta d’água. Aqui água não é o problema, aqui é solução. Temos o perímetro irrigado do Limão--Mandantes, Apolônio Sales, Projeto Barreiras que dá uma sustentação grande a nossa agricultura gerando renda para os agricultores e colo-cando na mesa dos petrolandenses alimentos para melhorarem a sua nutrição. Temos problemas ainda a serem resolvidos como a constru-ção da CEAPE (Central de Distri-buição de Alimentos de Petrolân-dia) que dentro de alguns meses deixará de ser sonho para se tornar uma realidade.

Trade NewsQual a importância a Piscicultura e

Aqüicultura dentro do seu governo?

Lourival SimõesTem sido dado um valor especial

porque nós desde 2004 trabalha-mos para que a Netuno se insta-lasse no município de Petrolândia, ainda Deputado Estadual trouxe-mos os donos da Empresa e os convencemos a instalarem ela aqui. Depois disso fi cou muito mais fácil o acesso ao crédito para os produ-tores. Criamos a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca para traba-lharmos prestando um serviço de melhor qualidade aos produtores e pescadores artesanais, que re-presentam uma parcela importan-te no seguimento econômico do município e da região. Contratamos 02 (dois) Engenheiros de Pesca, 01 (uma) Assistente Social e 01 (um) Técnico de Campo para trabalhar-mos o associativismo também, além de compra de equipamentos de ponta igualáveis ao que o Governo do Estado de Pernambuco possui, em suma, demos condições de tra-balho ao corpo técnico.

Trade NewsPorque está desmembrando a

pasta de Turismo?

Lourival SimõesAcredito que nesse novo mo-

mento que vive a economia do Es-tado e em específi co de Petrolândia podemos tirar dividendo positivos para nós. Com a escolha do Depu-tado Estadual Alberto Feitosa para Secretario de Turismo do Estado de Pernambuco tenho certeza que poderemo fazer um belo trabalho. No início do nosso Governo pen-sei em criar a Secretaria de Turismo, porém acredito que tudo tenha seu momento certo e já é chegada a hora de explorarmos nossas bele-zas naturais que não se encontram em nenhum outro lugar. E falo por experiência de quem conhece bem Pernambuco, o Brasil e alguns Paí-ses espalhados pelo mundo, por-que locais parecidos podemos até encontrar, mais jamais encontrare-mos povo tão hospitaleiro como o nosso.

já é chegada a hora de explorarmos

nossas belezas naturais que não se

encontram em nenhum outro lugar

Paisagens da Cidade

TRADE NEWS - FINAL.indd 14 11/3/2011 14:14:32

Page 15: Revista Trade News

15TRADE NEWS

Trade NewsQual a sua visão sobre o turismo

de sua cidade, e quais os projetos para fazer ele alavancar ainda mais?

Lourival SimõesO Turismo em Petrolândia ain-

da é feito de uma maneira discreta. Nós temos uma cultura invejável, locais de extrema beleza, uma orla fl uvial belíssima, o que nos falta e exatamente parcerias para juntos podermos trabalhar em uma sinto-nia que gere mais emprego e renda para o nosso povo. A requalifi cação da Orla, a exploração do mergulho nas ruínas da cidade, passeio de catamarã, esportes náuticos, tri-lha de moto e ecológicas, podem nos ajudar a trazer o público, em primeiro momento, das cidades e Estados vizinhos e, no futuro bem próximo, assim espero, um grande pólo turístico da Região de Itapari-ca integrando os Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. O importante é começarmos, e para isso contamos com o apoio do Governador Edu-ardo Campos e de sua equipe para nos auxiliarmos a interiorizar ainda mais o Turismo no Estado de Per-nambuco.

Trade NewsQual a mensagem que você dei-

xa para os a população que o ele-geu no ultimo pleito eleitoral?

Lourival SimõesQue continuem a confi ar em

nosso trabalho, estou entrando

Igreja Matriz de São Francisco

Orla Fluvial - Rio São Francisco

Entrada da Cidade

no terceiro ano do meu primeiro mandato de Prefeito, tenho muito ainda a fazer e a realizar por vocês, desejo apenas isso. Pois com a aju-da de Deus e com o povo ao nos-so lado não temos o que temer. As difi culdades fi caram no passado. Petrolândia hoje cresce com uma

qualidade de vida muito melhor e é exatamente isso que prome-ti ainda como candidato, que iria trabalhar dia e noite para que nos-sa querida e amada cidade pudes-se evoluir e que pudéssemos nos orgulhar do lugar onde nascemos ou escolhemos para viver.

TRADE NEWS - FINAL.indd 15 11/3/2011 14:14:33

Page 16: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 16 11/3/2011 14:14:36

Page 17: Revista Trade News

17TRADE NEWS

Pernambuco viveu, 04 dias, de mui-ta festa que aconteceu do litoral ao sertão. O estado promoveu festas que focaram na expressão cultural de sua gente. Os 17 polos espalhados por todo o estado estiveram reple-tos de foliões e folias que dançaram e curtiram o maior e melhor do carna-val de todos os tempos.

Organizado pela Empetur, leia-se André Correia, o evento esteve im-pecável e muito bem estruturado. As festas aconteceram de verda-de e todas embasadas com o aval jurídico da empresa. Desta fez as prefeituras não tiveram o que re-clamar, os 500 mil distribuídos deu uma robusta ajuda aos municípios escolhidos.

A programação foi marcada por apresentações musicais e cortejos de grupos da cultura popular do estado entre eles: caboclinhos, maracatus na-ção e rural, cavalos-marinhos, cocos de roda e umbigada, além de blocos carnavalescos com papangus, caipo-ras, caretas, alegorias, bicharadas e blocos líricos.

Pernambuco consolidou de vez a sua diversidade cultural através da conexão desses grupos e dessas tra-dições pernambucanas.

OH! QUARTA-FEIRAINGRATA...

FOTO

S: PR

EFEI

TURA

DE

OLI

ND

A

TRADE NEWS - FINAL.indd 17 11/3/2011 14:14:38

Page 18: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 18 11/3/2011 14:14:40

Page 19: Revista Trade News

19

De 27 de janeiro a 14 de mar-ço, interessados em participar da terceira edição do Prêmio Mestre Salustiano do Turismo de Pernambu-co devem fazer suas inscrições para concorrer à premiação. Idealizado pela Empresa de Turismo de Per-nambuco (Empetur), o prêmio tem como objetivo reconhecer os traba-lhos que contribuíram para o desen-volvimento do turismo no Estado.

Para se inscrever, os interessa-dos devem acessar o regulamento no site da Secretaria de Turismo de Pernambuco (www.setur.pe.gov.br), onde os candidatos terão acesso aos procedimentos necessários para a inscrição. São quatro categorias em que os candidatos podem concor-rer: comunicação, municipal, gastro-nomia e graduação. Esta última di-

Estão abertas as inscrições para o

PRÊMIOMESTRE SALUSTIANO

TRADE NEWS

vidida em duas subcategorias: TCC (estudantes) e Artigos Científi cos (profi ssionais).

A premiação para os primeiros colocados de cada categoria é R$ 3 mil, mais troféu alusivo ao prê-mio, com exceção da municipal, cuja premiação é de R$ 6 mil, para a ela-boração de material de divulgação, mais troféu alusivo ao prêmio.

Prêmio Mestre Salustiano - Lançada em 2008, a primeira edição do prêmio contou com 42 trabalhos inscritos nas categorias de comu-nicação, graduação e municipal. No ano seguinte, em 2009, 55 trabal-hos foram inscritos nas categorias comunicação, graduação, municipal e futuros profi ssionais. Esta última categoria voltada para as áreas de gastronomia e moda.

TRADE NEWS - FINAL.indd 19 11/3/2011 14:14:41

Page 20: Revista Trade News

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

TRADE NEWS - FINAL.indd 20 11/3/2011 14:14:42

Page 21: Revista Trade News

21

TURISMO,AGORA É COM ELES

ALBERTO FEITOSA

O turismo de Pernambuco anda muito bem obrigado, ho-téis lotados e turista saindo pelo ladrão. Isso fruto de boas ações organizadas há alguns anos atrás por gestores comprometidos com setor.

Mais como nada é pra sem-pre, recentemente o nosso turis-mo sofreu uma grande mudança, quem mandava não manda mais e quem nunca imaginou sentar na cadeira de secretário hoje tem poder de sobra para executar ações dentro do setor.

É o caso do deputado estadu-al licenciado Alberto Feitosa, que conseguiu se eleger com 53 mil votos no último pleito eleitoral, mas foi convocado pelo governa-dor para uma missão importante, manter o turismo pernambucano forte e competitivo.

Feitosa teve uma experiên-cia no turismo em 2003/2006, quando foi superintendente do Aeroporto Internacional dos Guararapes, realizando um tra-balho importante na reforma e ampliação do Aeroporto, possi-bilitando assim um maior fl uxo de passageiros no Estado, dentre outras ações.

Como já é conhecido do com Trade local, para o atual secretá-

rio talvez seja mais fácil lhe dar com essa nova realidade. Uma grade vantagem é que ele pega um setor em alta, unido e com chances reais de crescer ainda mais.

Coronel Feitosa como é cha-mado meio militar, tem um jeito tranqüilo de lhe dar com os as-suntos da pasta, mais promete ser linha dura nos assuntos que relacionarem a gestão jurídi-ca, criando inclusive o Portal da Transparência para o turismo, onde todos poderão acessar os gastos da pasta.

A interiorização do turismo e maior atenção ao Litoral Nor-te também serão prioridades do atual secretário, uma promessa da primeira gestão do Governa-dor Eduardo Campos, que não foi cumprida devido aos proble-mas na gestão do ex-secretário Silvio Costa Filho.

Uma outra prioridade é com as ações que serão implantadas para a Copa do Mundo de 2014, aonde Pernambuco é sub-sede. A qualifi cação é um fator importan-te a ser trabalhado pelo secretá-rio “Quero deixar toda cadeia produtiva do turismo, pronta para receber bem todos os tu-ristas que vierem ao nosso esta-do, estaremos pronto quando o evento chegar”, afi rma Feitosa.

Para trabalhar ao lado do se-cretário, foi convocado o servi-dor da casa Hamildo Falcão para a função de secretário executivo e Eugênio Moraes para dirigir o Prodetur.

Alberto Feitosa, André Correia e André Campos, agora são os nomes do nosso turismo

TRADE NEWS

Alberto FeitosaSecretário de Turismo do estadode Pernambuco

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO S

ETU

R / S

ETU

R PC

R

TRADE NEWS - FINAL.indd 21 11/3/2011 14:14:44

Page 22: Revista Trade News

ANDRÉ CORREIA

O secretário em consonância com o governador, escolheu para dirigir a Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, o ex--secretário executivo de Juventu-de e Emprego André Correia.

Diferentemente do secretário Feitosa, André é um nome total-mente desconhecido do setor, sendo escolhido para manter dar uma nova cara ao setor e deixar a empresa longe dos holofotes policiais, André tem no seu cur-rículo uma longa passagem no tribunal de contas, sem contar que é fi lho do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Correia.

A primeira impressão é que André Correia é um presiden-te bem centrado, competente e simpático, critérios que fazem à diferença e que também são im-portantes numa empresa como a Empetur.

O Trade e os funcionários vão aos poucos conhecendo o jeito atual de administração do presi-dente, que teve aproveitar ambos na troca de algumas idéias e ex-periências.

Acredito que sua maior mis-são no momento é oxigenar a empresa, e isso passa pelos diver-sos cargos comissionados exis-tentes dentro da empresa, mui-tos nada contribuem e outros só pensam em viajar e passear com o dinheiro público.

Outra missão é urgentemen-te dar um choque de gestão a Empetur, aproveitando o bom quadro de funcionários existente, principalmente no setor técnico.

Segundo o presidente, a prio-ridade inicial será continuar os projetos “Não iremos interrom-per ações já iniciadas, os projetos serão concluídos, e novos serão implantados. Recentemente fi ze-mos um dos melhores carnavais de todos os tempos”, salientou Correia.

ANDRÉ CAMPOS

O ano de 2010 começou re-almente diferente para o setor, depois de novos gestores no turismo estadual, o turismo mu-nicipal resolveu também mudar uma gestão que vinham trazendo verdadeiros resultados para o tu-rismo recifense e pernambucano.

O prefeito João da Costa ao retornar ao comando da prefei-tura depois de cem dias afasta-do por motivos médicos, deixou claro aos quatro ventos que iria mexer em todos os nomes que ligados ao ex-prefeito João Paulo. Isso passaria pela secretaria de turismo da PCR, antes que isso acontecesse o secretário Samuel Oliveira se antecipou e entregou sua carta de demissão, agrade-cendo ao prefeito toda a aten-ção e o respeito dispensado ao secretário.

Samuel Oliveira fez uma ver-dadeira revolução no turismo do recife, criando projetos extrutu-radores e com perspectiva de au-mento de fl uxo de turistas para breve. Em pouco tempo o Recife e todo o estado sentiu esse re-torno. O Recife é hoje o numero um no turismo nacional em fl uxo

de tursitas, ganhando diversos prêmios de políticas publicas e marketing.

Samuel deixa um legado de serviço prestado ao Recife e a Pernambuco. Saí vitorioso e pela porta da frente, deixando uma imensa saudade a todos que fa-zem o setor de turismo.

Para seu lugar foi convoca-do o deputado estadual André Campos, um político próximo ao setor, já que seu irmão o ex--senador Carlos Wilson foi um grande incentivador do turismo quando assumiu o governo do estado nos anos 90.

André tem como prioridade revitalizar o Recife Antigo “Que-ro que o Recife Antigo, volta a ser um lugar frenquentado pelas fa-mílias recifenses, acredito no po-tencial do bairro”, afi rma Cam-pos. O seu estilo é agregador e fazer amigos é ma duas suas maiores virtudes, esse novo esti-lo começa a ganhar corpo e ade-rência no setor. André começou atuante e com muita vontade de realizar uma boa administração.

Uma grande sacada do atu-al secretário foi manter o atual secretário executivo da pasta Carlos Braga. Querido por todos no setor, Braga é tido como um dos grandes valores do turismo pernambucano, pela sua lealdade, seriedade e profi ssionalismo.

André CorreiaPresidente da EMPETUR

André CamposSecretário de Turismo da cidadedo Recife

22TRADE NEWS

TRADE NEWS - FINAL.indd 22 11/3/2011 14:14:49

Page 23: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 23 11/3/2011 14:14:53

Page 24: Revista Trade News

TRADE NEWS - FINAL.indd 24 11/3/2011 14:14:54