revista touche agosto/setembro 2012

40
Pedra Bela Ano II - Nº 24 - Gratuita ELEIÇÕES 2012 Qualidade de vida e literatura na pauta dos cadidatos a Prefeito Sempre teremos Paris Primavera: Renovação Culinária Descomplicada Tranquilo Sacramone Nossa equipe foi visitar a Cidade Luz e traz um especial para você! Cozinhar pode ser divertido! A história do homem que renovou o comércio da nossa cidade

Upload: revista-touche

Post on 17-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Especial Primavera e Paris

TRANSCRIPT

Page 1: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Natureza e MisticismoPedra Bela

Ano II - Nº 24 - Gratuita

ELEIÇÕES 2012 Qualidade de vida e literatura na pauta dos cadidatos a Prefeito

Sempre teremos

ParisPrimavera: Renovação

CulináriaDescomplicada

TranquiloSacramone

Nossa equipe foi visitar a Cidade Luz e traz um especial para você!

Cozinhar pode ser divertido!

A história do homem que renovou o comércio da nossa cidade

Page 2: Revista touche Agosto/Setembro 2012
Page 3: Revista touche Agosto/Setembro 2012
Page 4: Revista touche Agosto/Setembro 2012
Page 5: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Sua vida sob Novas Formas de Planejar

Rua do Retiro, 2813 Centro - Jundiaí - SP11 3379 2902

Cozinhas Dormitórios

w w w . f a b r i l i s m o v e i s . c o m . b r

Banheiros

Home Theater Home Office Lavanderia

M Ó V E I S fabrilis

VENHA CONHECER

NOSSO SHOW ROOM E

SE APAIXONAR

Page 6: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Sim!Editora- Chefe: Mônica [email protected] responsável: Mônica Tozetto - MTB: 33.120Coordenação de Marketing: Talitha [email protected] e diagramação: Equipe Revista touché! - Editora Laser Press de Comunicação Integrada

Tiragem: 7.000 exemplaresAudiência Média: 26 Mil PessoasDistribuição: Nas melhores ban-cas, padarias, salões de beleza, ba-res, academias, comércios cadastra-dos e bairros de Jundiaí e Região.Display no Mercadão da Cidade e no Bulevar Beco Fino.Consulte-nos para saber onde tem uma touché! próxima de você!

Entre em contato conosco:[email protected]@revistatouche.com.brEndereço: Dino, 202 - Ponte São João- Jundiaí- SPFone: 11 4587-6499

www.facebook.com/revistatouche

Acredito que muitas pessoas deixaram de falar de política pelos motivos errados. Atribuem ao mau comportamento dos mandatários o distanciamento das discus-

sões sobre o assunto. Por esse raciocínio, discutir o destino das verbas públicas tem o mesmo significado que aprovar os desmandos. Nada pode ser mais desastroso ao nosso desenvolvimento do que isso. É através da participação in-tensa da população no debate que podemos transformar o cenário. Foi por isso que esse mês a touché! entrou em contato com todos os candidatos a Prefeito de Jundiaí e propôs um questionário comum para todos. As respostas você confere nessa edição. E aquele que for eleito, deixou aqui o registro de suas promessas.

Nessa edição ainda, um destino maravilhoso. Paris. A ci-dade é um encanto a cada canto. Além das deslumbran-tes paisagens, dos encantadores monumentos, há natural-mente os sabores. Roteiro para românticos, apreciadores da boa mesa, amantes da arquitetura e para aqueles que simplesmente adoram flanar por aquilo que a Europa tem de melhor.

A edição ainda está recheada de outros conteúdos inte-ressantes, como o especial Primavera e claro, a participa-ção de nossos colunistas.

Boa leitura

Entrevista com Tranquilo Sacramone

Especial Primavera eRenovação

Gastronomiadescomplicada

Especial Eleições2012 em Jundiaí

Destino:Paris

Galeria touché!Com tudo o que acontece

Colunistas exclusivosda touché!

Política

10

13

16

20

26

32

35

Na touché! tem

Mônica Tozetto, editora [email protected]

www.revistatouche.com.br

Revi

sta

Page 7: Revista touche Agosto/Setembro 2012

RESULTADOS DE

EXAMES ON LINE.

www.labanchieta.com

O novo equipamento Roche Cobas 6000 para testes labora-toriais, com capacidade de até 1.370 testes/hora, é apenas mais um dos investimentos feitos pelo Laboratório

Anchieta para ser cada vez melhor para você!

A preocupação constante pela modernização é apenas a parte mais visivel dos esforços do Laboratório Anchieta para atender de forma plena seus usuários. Os investimentos que trazem conforto aos pacientes, confiança aos profissionais da saúde e credibilidade ao Laboratório Anchieta não cessam e por isso agradecemos a confiança que temos recebidos de todos.

Resultados on lineO primeiro a disponibilizar

resultados de exames pela internet

Aviso por SMSO primeiro a informar por SMS sobre o andamento de seus procedimentos

Certi�caçãoO único acreditado ONA

na região

AtualizaçõesRenovação constante de

equipamentos laboratoriais e procedimentos atualizados

Sobram motivos para você escolher o laboratório Anchieta

Aberto aos DomingosExclusivamente na unidade

da Rua 23 de Maio

ANCHIETALaboratório

G R U P O U N I L A B

1 1 4 5 2 6 . 1 7 9 7

Page 8: Revista touche Agosto/Setembro 2012

08 Agosto/Set 2012

Antes mesmo de completar 10 anos, o menino Tranquilo ajudava no sustento da família. O fato de sofrer algumas chacotas em virtude do nome e também de um leve problema de fala, não o afastaram do sucesso a que estaria fadado. Nem mesmo da coleção de amigos que reuniu ao longo da vida. Conheça um pouco da história do homem que por muitos anos geriu a maior loja de móveis e eletrodomésticos de Jundiaí.

Trabalho e dedicação marcaram a trajetória de Tranquilo Sacramone

Gent

e

Nascido na Vila Progresso, Tranquilo Sacramone, hoje com 81 anos, sempre teve certeza de que um dia teria negócio próprio. Mesmo alguns percalços na in-fância não o impediram de seguir adiante. Ele conta que a irmã e al-gumas amigas riam de seu nome e até tinham uma canção para fazer chacota. “Dorme tranquilo, a fa-brica apita e você não vai traba-lhar”. E, o fato de ter usado chupe-ta até os seis anos de idade afetou levemente sua fala, dificultando o entendimento de algumas pala-vras. “Chegaram a me apelidar de Salsicha, mas não pegou”, conta.

Aos 8 anos de idade, recolhia latinhas de alumínio para ven-der. Aos 10, foi trabalhar na feira, numa barraca de frutas e verdu-ras. Com 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego, na Companhia Mecânica Importadora de São Paulo, a Agrícola, atual Sifco do Brasil. “Meu pai, que veio da Itália

aos 6 anos, também trabalhava lá como ferreiro”, lembra ele.

Ainda que com emprego fixo, sempre estava vendendo algu-ma coisa. Serpentinas, gravatas, plástico, cintos, suspensórios, car-teiras... Levava muito a sério um conselho recebido quando criança – “Tente tudo o que puder antes dos 40 anos. O que você não con-seguir até essa idade, não vai con-seguir depois”.

O Colégio RosaEnquanto trabalhava na Agrí-

cola, decidiu voltar a estudar. Já

mais maduro, superou os pro-

blemas de infância e se tornou

popular no Colégio Rosa, onde

fazia Contabilidade. “Cheguei a

ser diretor do Grêmio”, conta. Se

formou em 1953, aos 23 anos. Por

essa época, saiu da fábrica, onde

estava por sete anos e abriu uma

pequena mercearia. Logo depois,

foi negociar nas feiras livres. “Tra-

balhava muito, sempre gostei dis-

so. Não gosto de ficar parado. Isso

é herança da minha mãe, que tam-

bém era como eu”. Em 1962, ele

possuía três barracas nas feiras.

Tranquilo Sacramone no início das atividades. Ao Lado na inau-guração da grande loja com sua esposa Maria

Por Mônica Tozetto

Page 9: Revista touche Agosto/Setembro 2012

09Agosto/ Set 2012

Gente

Page 10: Revista touche Agosto/Setembro 2012

10 Agosto/Set 2012

Gent

e

A f á b r i ca d e co l c h õ e s e o

C r e d i - Tra n q u i l oCom o dinheiro ganho nas barracas das

feiras livres, Tranquilo conseguiu comprar um depósito. Lá instalou a Fábrica de Col-chão Tranquilo. O negócio durou cerca de três anos, até optar por montar uma pe-quena loja de móveis, no início dos anos 60. Nascia, com apenas duas portas, na Av. Dr. Olavo Guimarães, o Credi Tranquilo. De-pois, rumou para a esquina e finalmente, construiu a maior loja de móveis e eletro-domésticos que a cidade já vira, com mais de 1.200 metros quadrados, em 1971.

O Credi Tranquilo funcionou durante 34 anos. Quando encerrou suas atividades, em 1990, possuía 75 mil clientes. Chegou a ter 11 vendedores, além de outros fun-cionários mensalistas. Para fazer entrega, tinha dois caminhões próprios. Foi a se-gunda loja a possuir crediário através de

carne contábil (a primeira foi o Credi Rei).Tranquilo lembra que o início foi bas-

tante difícil. “Eu era vendedor de móveis, carregador de móveis, financiador de mó-veis... fazia tudo”. O crescimento do negó-cio, porém, não demorou. Vendia geladei-ra, lavadora, móveis. Televisão também se negociava, mas ele recorda que era mais complicado. “Quando a televisão nasceu, tinha muitos problemas. Não era em todo lugar que pegava. Às vezes era melhor nem vender”.

N a m í d i aTranquilo Sacramone veio ao mundo

como vendedor e estava a frente do seu tempo. Sabia a importância de se investir na mídia, e uma vez dentro, impossível de sair. Patrocinava carros de carnaval, participava de concursos de vitrine na semana da pátria e estava sempre ao lado dos parceiros. “Fui o maior vendedor, en-

tre outros, da Walita e da Caloi”, destaca. Seu logotipo – o garoto sobre o foguete – foi desenvolvido numa agência de pro-pagandas de São Paulo e agradava toda a família.

Como patrão, Tranquilo procurou ser uma pessoa justa. Ate hoje, recebe funcio-nários que vão visitá-lo na sua casa. Lem-bra também dos amigos que colecionou ao longo de toda uma vida de trabalho. Quan-do não lembrava nomes, usava o termo só-cio, hábito adquirido nos tempos que tra-balhava na Agrícola. “Depois descobri que em latim, a palavra sócio significa amigo. Atá hoje, tenho esse costume”.

Fi l o s o f i a d e v i d aPara Tranquilo Sacramone, o segredo

do sucesso comercial e o atendimento perso-

nalizado, amigo. Sem religião definida, sem-

Lojas Crédi-Tranquilo, um sucesso em Jundiaí

Corrida de bicicleta na 9 de julho, patrocinada por Credi Tranquilo, o maior vendedor de Caloi na época

Page 11: Revista touche Agosto/Setembro 2012

11Agosto/Set 2012

Gente

pre dirigiu sua história através de prin-

cípios próprios. Não admite ver ninguém

de barriga vazia e considera o dinheiro

importante, mas o sorriso da felicida-

de, sem preço. Para ele, a vida foi muito

gratificante. “Além de ter ficado numa

situação confortável, ganhei muitas ami-

zades, as quais conservo ate hoje”. Em

1990 decidiu fechar a loja que já não

andava tão bem das pernas, um sinal

da mudança dos tempos. Vendeu tudo

e foi curtir outros prazeres. Entre eles

está seu sítio, onde acabou de construir

uma capela, baseada na arquitetura

londrina. Tranquilo não teve filhos e

vive com Maria, a quem conheceu há

48 anos. Apesar de um probleminha na

coluna está muito bem de saúde. Gos-

ta de apreciar um bom vinho, enquanto

arrisca algumas receitas em sua bela

cozinha no campo. Costuma confiar aos

amigos que está administrando sua ve-

lhice. Para ele, quem fez o bem, sempre

há de encontrar o bem.

A e s c o l i n h a d a W a l i t a , p a t r o c i n a d a p e l o C r e d i Tr a n -q u i l o , e n s i n o u m u i t a d o n a d e c a s a a l g u n s s e g r e d o s e t é c n i c a s c u l i n á r i a s

O l o g o t i p o f e i t o p o r u m a A g ê n c i a d e P r o p a g a n d a d e S ã o P a u l o f e z m u i t o s u c e s s o e m J u n d i a í

Em 1971, a cantora Elza Soares, no auge da carreira, inaugurava a grande loja Credi Tranquilo

Page 12: Revista touche Agosto/Setembro 2012

PrimaveraComeçando

Dinovo

As flores começam a brotar nas árvo-res, trazendo colorido à vida e aque-cendo os corações. É a primavera que se inicia, com as folhas que despon-tam novinhas nos galhos, mostran-do a força invisível presente no ar.

Como uma ave ou uma

planta, também fazemos

parte da natureza. Mesmo

presos às paredes de um

escritório, podemos sentir a vibração

do planeta, se nos permitirmos a isso.

Estamos em sintonia com tudo que

acontece. Nada é capaz de bloquear a

energia que serpenteia o mundo.

De acordo com a medicina chinesa, a

energia vital, ou chi, influencia e mo-

dula a natureza de forma diferente nos

variados ciclos. Essa força está presen-

te no ar que respiramos, nos alimentos

que comemos e na terra onde pisamos.

É por isso que é tão importante, por

exemplo, comer apenas frutas e legu-

mes da estação, porque esses alimentos

contêm a força energética do período,

estão carregados dessa vitalidade.

Para os chineses, a primavera é a esta-

ção do vento, que poliniza as flores e

está presente em muitos dias desse pe-

ríodo. Os orientais se referem tanto ao

vento externo, relacionado à natureza,

quanto ao interno, responsável pela

circulação da energia vital que corre

pelo corpo. Por associação, é uma épo-

ca de grande expansão e força. Mas o

vento também pode nos desestabilizar

e gerar desequilíbrios. Isso explica por

que nesse período podem ocorrer cri-

ses de labirintite ou variação de pres-

são arterial, por exemplo.

São igualmente comuns, na primavera,

as enxaquecas, pois o vento está rela-

cionado com a parte superior e mais

alta do corpo. Apesar de o Sol brilhar

na primavera, o vento pode trazer um

frio “escondido”. Um bom (e delicioso)

antídoto para combatê-lo é fazer um

escalda-pés à noite. A primavera tam-

bém está associada ao verde, ao ele-

mento madeira e ao fígado. Por isso, é

uma boa época para comer alimentos

verde-escuros e contemplar os tons na

natureza. Dentro do sistema chinês,

aemoção ligada ao fígado é a raiva.

Para extravasá-la de forma pacífica,

procure meditar e fazer sessões perió-

dicas de relaxamento.

Espe

cial P

rimav

era

- Venha até a borda.

-Não, vamos cair.

- Não, vamos cair.

-Ele foi até a borda. Eles o empurraram e ele voou.

(Guillaume Apollinaire (1880-1918) poeta francês

- Venha até a borda.

12 Junho/Julho 2012

Page 13: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Renove seu lar nesta Primavera

Tendências atuais

Nos estofados, tecidos amassados, em tons de marrom e bege. Nos planejados, chapas pa-

drão demolição e, em breve, a chega-da de chapas multi coloridas em laca, que irão deixar as cozinhas ainda mais atraentes. Mas sempre, o mais importante, é utilizar cores e mate-riais que reflitam sua personalidade e gosto. Na Scarlett House você encon-tra diversas opções para a decoração da sua residência, comércio e até es-critório, sempre produtos com ótima qualidade, elegância e modernidade.São produtos exclusivos, de bom gos-to, tanto para a mamãe quanto para presentear, além da elegância do es-paço Scarlett House que é um dos cartões postais de Jundiaí.

Dicas para cada ambiente

• Nas cozinhas: as chapas mais cla-ras dão sensação de amplitude aos am-bientes menores, assim como a utiliza-ção de vidros e armários superiores de altura menor, sem chegar ao teto. Essa prática não carrega o ambiente, além de deixá-lo mais moderno e leve.

• Nos quartos: na falta de um closet separado, utilize portas de espelho, que ampliam o ambiente. Lembre-se de dei-xar sempre ao menos uma parede livre, para não sufocar o espaço. E use sem-pre uma cama completa. Evite a Box e cabeceira. Além de durar mais, elas têm maior resistência e beleza.

• Banheiro: Utilize chão claro e mó-veis escuros. Fica muito mais elegante.

• Home Theater: Uma peça pronta é mais funcional, bonita e barata do que uma planejada. Esconder bem os fios e acomo-dar os equipamentos é fundamental.

• Salas: Observe suas preferências – modernas ou clássicas – e priorize as peças que as reflitam. Uma ou outra peça pode ser utilizada para “quebrar”, mas deve-se sempre preservar uma de-las. Outra dica interessante é o tapete: quanto maior, mais aconchegante e uniforme torna o ambiente.

Peças que não podem faltar

• Estofado confortável• Bela e clássica poltrona, como a Luís XV• Aparador em madeira• Vaso bonito

Scarlett House - Av. Jundiaí, 1000 Jundiaí - SP | 11 2709-7146 [email protected]://scarletthouse.com.br

ComScarlettHouse

13Agosto/Set 2012

Especial Primavera

Page 14: Revista touche Agosto/Setembro 2012

14 Agosto/Set 2012

Espe

cial P

rimav

era

Atividade física deve ser priorizada

ComVagner

Rizzetto

Atualmente fala-se muito

sobre qualidade de vida,

o que se pode entender

como isenção de enfermi-

dades ou o controle de algumas doenças

que possam restringir o indivíduo nas

suasatividades diárias, sejam profissio-

nais ou de lazer. Portanto, não é tão

simples conceituar qualidade de vida,

pois estão envolvidos uma série de as-

pectos relacionados a hábitos saudáveis

como boa qualidade de sono, alimenta-

ção adequada, equilíbrio emocional e

atividade física.

Embora a quantidade de pessoas que

praticam exercícios físicos regularmen-

te tenha aumentado nos últimos anos,

ainda há um grande índice de seden-

tários. Entre as argumentações, está

a falta de tempo. Muitos admitem que

precisam se movimentar, porém sempre

deixam para começar “amanhã”. O fato

é que a prática regular de atividade fí-

sica deve ser prioridade. Afinal , dados

estatísticos mostram que previnem uma

séries de doenças, como as do coração,

diabetes, obesidade e as osteo-articula-

res. Uma opção para quem prefere um

treinamento físico personalizado, aliado

ao Pilates, está na VR Studio, em Jun-

diaí. O educador físico Vagner Rizzetto

atua na área desde 1995 e

c a r r e g a

em seu currículo especializações em Fi-

siologia do Exercício e Método Pilates,

entre outras. O trabalho de condiciona-

mento é voltado para o desenvolvimen-

to das capacidades físicas relacionadas à

qualidade de vida. As aulas de Pilates

acontecem com duas pessoas por horá-

rio. O método procura variar os exercí-

cios de acordo com o desenvolvimento

e necessidades dos alunos, assim como

volume e intensidade do treino. Para

treinamento personalizado o trabalho

é individual e inclui, além do Pilates,

exercícios aeróbicos, treinamento resis-

tido com pesos e treinamento funcional

, levando em consideração os objetivos

do aluno (condicionamento físico, ema-

grecimento, aumento de força, flexibili-

dade, massa muscular etc).

O diferencial do VR Studio é o tra-

balho de exercício físico na reabilita-

ção cardíaca. Estudos mostram que o

exercício aeróbico, e também o resis-

tido (musculação e Pilates, por exem-

plo) provocam adaptações benéficas

no sistema cardiovascular de indi-

víduos portadores de doença car-

díaca. Para esse trabalho, Rizzetto

possui especialização em Pilates na

Cref 6613/G - Pós-graduado em: Fisiologia do Exercício (UGF) / Método Pilates (UGF) /

Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (UGF) / Aprendizagem Motora (USP) / Atividade Física e Saúde(USP). Especializações: Pilates na

reabilitação cardíaca (INCOR/USP) / Exercício físico e envelhecimento – aspectos cardiovasculares (USP) / Exercício físico na hipertensão arterial e

cardiopatia (UGF)

VR STUDIORua José Gaspari Sobrinho, 46 – Vianelo - Fone:

3379-0283/9536-1401

reabilitação cardíaca pelo INCOR,

que é a maior referência nacional e

latino-americana em tratamento de

pacientes cardíacos.

Para conhecer o espaço, ligue para

agendar uma visita. O melhor inves-

timento é aquele que pode estruturar

nossa saúde em alicerces sólidos, para

que atinjamos a longevidade com qua-

lidade funcional.

Page 15: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Especial Primavera

15Agosto/ Set 2012

SAÚDE E BEM ESTAR: DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

ComHeloísaEsteves

HELOISA ESTEVES - Educadora Física CREF: 043109-G/SP

Nova PilatesXv de Novembro, 1749

Vila Municipal - JundiaíFone: 11 4522.7176

www.novapilates.com.br

Cada vez maior o desejo

de uma vida saudável.

Nos dias de hoje, com

a correria do trabalho,

casa, filhos e as cobranças que encon-

tramos enquanto trilhamos a nossa

vida, muitas vezes deixamos de lado

os cuidados que necessitamos.

Existem muitos fatores que estão

incluídos nesse contexto bem estar

e saudável. A alimentação, a prática

de atividades físicas e um bom de-

senvolvimento psíquico e social são

alguns deles. Mas o principal para se

conquistar uma vida melhor é a força

de vontade para alcançarmos nossos

objetivos e a maneira como levamos

nossa vida. Precisamos encontrar

tempo para nós mesmos, manterum

equilíbrio saudável entre trabalho e

vida pessoal, cultivar bons relaciona-

mentos, ter boas noites de sono, pra-

ticar exercícios regularmente, nos

alimentarmos bem e ter boa auto-

estima, mentalizando sempre coisas

positivas. Afinal, as dificuldades do

dia-a-dia todos temos, mas a manei-

ra com que lidamos com elas é que

faz toda a diferença. Parece difícil-

conquistar tudo isso? Acredite, não

é! Aliás, é muito mais fácil do que se

pensa, basta arregaçar as mangas e

dar o primeiro passo. Olhe à sua vol-

ta. Quanta coisa boa ao seu redor sem

que você tivesse parado para pensar,

quantas pessoas bacanas que passam

pela sua vida, quantas oportunidades

boas que estão aos nossos pés e às ve-

zes deixamos passar.

Vamos lá, para quem não ainda o fez,

o que acha de aproveitar esse início

de primavera para iniciar uma

nova fase?

A primavera é a estação que antecede

o verão e sua principal característica

é o renascimento de flores, árvores e

frutos. É uma época de temperatura

agradável e repleta de belas paisa-

gens formadas pela natureza.

Temperaturas mais elevadas e dias

mais longos são grandes incenti-

vos para quem quer começar a fazer

exercícios físicos. Mas é a proximi-

dade com o verão que leva muitos a

buscarem as academias na primave-

ra. As pessoas ficam mais estimu-

ladas nessa época do ano. O ideal,

porém, é manter as atividades du-

rante todo o ano, o que garante um

preparo físico melhor para aumentar

a frequência dos exercícios nos meses

próximos ao verão. Da mesma for-

ma a alimentação: não adianta só

começar a fazer as atividades sem

reeducar-se à mesa.

Sendo assim, procure praticar uma

atividade física que te agrade, melho-

re sua alimentação e siga uma dieta

balanceada, durma bem e irradie

alegria, assim você só terá a ganhar.

Procure profissionais para orientá-

lo(a) e indicar o melhor caminho,

sempre respeitando as limitações de

cada um, afinal, cadapessoa tem os

seus limites e necessidades. Educa-

dores Físicos, Nutricionistas, Fisio-

terapeutas, Psicólogos e Médicos

iram te orientar!

E S e j a B e m V i n d a P r i m a v e r a 2 0 1 2 ! ! !

Page 16: Revista touche Agosto/Setembro 2012

16 Agosto/Set 2012

Gast

rono

mia

Tailandesa, chinesa, japonesa, dia a dia,

glúten free... Inúmeros são os temas

gastronômicos oferecidos pela High

Gastronomy, escola de culinária de Jun-

diaí, capitaneada pelas chefs Kika e Si-

mone. De uma maneira divertida e di-

dática, elas mostram que a cozinha não

é um bicho de sete cabeças. Com as téc-

nicas acertadas, é possível sim, receber

aplausos por um belo e delicioso prato.

Quem quer começar do zero, pode par-

ticipar dos temas voltados ao dia a dia.

Nesses cursos, elas mostram o be a bá

da culinária, com truques e dicas para

facilitar a rotina doméstica e deixar as

refeições mais saudáveis, muito mais di-

versificadas e, claro, saborosas.

Confira todos os temas, datas,

receitas e outras delícias no

www.highgastronomy.com.br.

Gastronomia descomplicada

Page 17: Revista touche Agosto/Setembro 2012

17Agosto/ Set 2012

Gastronomia

Pronta para o Verão? A Aequilibrium auxilia você nesta preparação!5 sessões de heccus | 5 sessões de massagem modeladora | 5 sessões de infrared (manta) por apenas:

R$2996x no cartão

Agende sua avaliação gratuita!Facial - Corporal e muito mais para vocêRua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, Nº 98 Chacará Urbana - Jundiaí (Próximo ao Hospital Santa Helisa)

Fone: 11 4521.9859 | [email protected]

w w w . a e q u i l i b r i u m e s t e t i c a . c o m . b r

Sushis e sashimis. Veja os mo-mentos de uma aula de gastro-nomia japonesa:

01 – Kika em ação

02 – Os peixes prontos

para serem fatiados

0 3 – A l u n o s p õ e m a

m ã o n a m a s s a

0 4 – A p r e n d e n d o a

c o r t a r o s s a s h i m i s

05– Flores de sashimis

06 – Enrolando sushis

07 – Trabalho dos alunos

08 – Mesa posta para a

degustação dos pratos

confeccionados pelos

alunos em aula de gas-

tronomia japonesa

01 04 07

05

06 08

02

03

Page 18: Revista touche Agosto/Setembro 2012
Page 19: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Coligação Jundiaí para Todos: PT / PCdoB / PSD / PSL / PPL Coligação Vereadores: PT / PCdoB

CN

PJ

can

did

ato

: 1

5.8

89

.74

8/0

00

1-6

4 C

NP

J E

dito

ra 6

7.1

55

.19

22

/00

01

-86

Va

lor

Pa

go

: R

$ 5

00

Visite meu blog e conheça minha biografia e minhas propostas: paulomalerba.blogspot.com

w w w . b i o l o g i c o . c o m . b r

Unidade I: Rua Zacarias de Góes535 - Centro - JundiaíFone 11 4583.8830

Unidade II: Rua Dr. Socrates F. de Oliveira, 161 - Chácara Urbana - Jundiaí Fone 11 4583.7070

Unidade III: Rua Dante Belodi, 27 Bairro Eloy Chaves - Jundiaí Fone 11 4521.8540

Viver bem é cuidar da Saúde

- Preços Acessíveis- Resultados on-line- Coleta Domiciliar e Empresarial- Cartão Fidelidade BioCard com preços especiais

Nova Unidade

Page 20: Revista touche Agosto/Setembro 2012

20 Agosto/Set 2012

Elei

ções

2012

E L E I Ç Õ E S 2 0 1 2Qualidade de vida e literatura na pauta dos cadidatos a Prefeito

A revista touché! foi procu-rar os candidatos a prefeito de Jundiaí para conhecer os pro-jetos para a cidade alinhados à qualidade de vida, literatura

e outras demandas próprias da nossa linha editorial e, portan-

to, do interesse de nossos lei-

tores. De uma maneira geral,

os candidatos estão sintoniza-

dos com essas preocupações.

Mas o registro das propostas tem outrosignificado impor-tante - poder cobrá-las depois. Acompanhe.

Page 21: Revista touche Agosto/Setembro 2012

21Agosto/Set 2012

Eleições 2012

PEDRO BIRGARDI

1 - Qualidade de vida é um tema ligado diretamente à prática de hábitos saudáveis. O senhor possui alguma proposta para im-plementar projetos nessa direção?

O nosso Programa de Governo abrange propostas com foco na qualidade de vida da população. A Saúde vai cuidar das pes-

soas. Nas creches e escolas será prioriza-da uma alimentação saudável. O Esporte será referência e o lazer chegará a todos os bairros. A 3ª idade terá atenção espe-cial em nosso governo.

2 - A expansão imobiliária traz bene-fícios para a cidade, mas também muitos desafios. Um deles é a elevação de áreas pú-blicas para o lazer. Poderia indicar quais locais poderiam receber um equipamento público dessa natureza?

No nosso governo serão implanta-dos parques nos bairros, valorizando a convivência local, descentralizando as práticas de cultura, esporte e la-zer. Em parceria com o Ministério do Esporte construiremos Praças da Ju-ventude e implantaremos o projeto Ju-ventude Campeã com aulas esportivas para os jovens.

3 - Como pretende conciliar a produ-ção cultural local com a “invasão”das produções das capitais?

É importante reorganizar a Funda-ção Casa da Cultura, desburocratizan-do os acessos aos programas e recur-

sos. Vamos ampliar o Orçamento da Cultura, dar incentivos fiscais aos ar-tistas locais e priorizá-los nos eventos oficiais da cidade.

4 - Após o sucesso do evento promovido em Paraty, a Flip, outras cidades do inte-rior de São Paulo também montaram suas festas literárias. Há algum projeto em seu plano de governo neste sentido?

A implantação da Política de Incenti-vo à Leitura está entre as prioridades do nosso Programa de Governo Parti-cipativo. As bibliotecas serão ampliadas e reestruturadas. As festas literárias e “feiras do livro” serão consequências deste estímulo.

5 - O acesso à tecnologia é um dos princi-pais fatores para promoção da democracia. Tem algum projeto que contemple a demo-cratização do acesso à internet?

Será criado o Programa “Jundiaí Co-nectada”, com acesso gratuito à internet com banda larga disponível à população em todas as regiões da cidade. Além dis-so, serão instalados telecentros em pon-tos estratégicos da cidade.

Page 22: Revista touche Agosto/Setembro 2012

22 Agosto/Set 2012

Elei

ções

2012

1 - Qualidade de vida é um tema liga-do diretamente à prática de hábitos sau-dáveis. O senhor possui alguma proposta para implementar projetos nessa direção?

Sem condições iguais para todos é im-possível pensar em qualidade de vida. Jundiaí tem hoje 10% da população em condições precárias. Portanto, cremos que uma política de saúde que integre o âmbito da assistência social e das ações ambientais seja a direção certa para essa

qualidade de vida de que falamos e queremos.

2 - A expansão imobiliária traz bene-fícios para a cidade, mas também muitos desafios. Um deles é a elevação de áreas públicas para o lazer. Poderia indicar quais locais poderiam receber um equipa-mento público dessa natureza?

Nosso Programa de Governo não fará restrição espacial, mas priorizará espaços urbanos onde há carência de equipamentos públicos de lazer e cul-tura. Tanto a revitalização do centro através de políticas culturais e de la-zer, como e, sobretudo a priorização do atendimento dos bairros carentes, serão focos de nossa atuação.

3 - Como pretende conciliar a produção cultural local com a “invasão”das produ-ções das capitais?

Cultura não é só espetáculo e even-

to. Pretendemos criar uma cultura do

investimento cultural na cidade, uma

nova dimensão de compreensão sobre

a vida em sociedade, através de proje-

tos integrados com as áreas de educa-

ção, saúde, transportes, etc. Não pode-

mos restringir o conceito de cultura às

chamadas “belas artes”, ao contrário, a

vida cultural implica o trabalho artís-

tico, as não se restringe a ele. Inverte-

remos a lógica da visão cultural ditada

pelas leis do mercado para uma lógica

da produção autônoma e independen-

te, favorecendo através de análises técnicas de projetos, investimentos aos trabalhos de valor cultural, ar-tístico, social.

4 - Após o sucesso do evento promovido em Paraty, a Flip, outras cidades do inte-rior de São Paulo também montaram suas festas literárias. Há algum projeto em seu plano de governo neste sentido?

Pretendemos criar uma Editora Pú-blica Municipal, integrada a projetos de leitura e produção textual, favore-cendo a produção de obras literárias, artísticas e científicas de cidadãos Jun-diaienses. As feiras literárias serão des-dobramentos inevitáveis do trabalho da Editora Pública. Através de um conse-lho editorial público, eleito democrati-camente e com representantes das áreas de educação, cultura, ciência e tecnolo-gia, projetos literários serão submetidos à análise técnica e poderão ser executa-dos pelos interessados.

5 - O acesso à tecnologia é um dos prin-cipais fatores para promoção da democra-cia. Tem algum projeto que contemple a democratização do acesso à internet?

Serão criados núcleos de acesso a

recursos a bens tecnológicos, em

vários locais da cidade, proporcio-

nando, através de projetos integra-

dos das áreas e educação e fomento

ao trabalho, conhecimento e acesso a

recursos da informática.

Vanderlei Victorio BA

Page 23: Revista touche Agosto/Setembro 2012

23Agosto/Set 2012

Eleições 2012

MINGOFONTEBASSO

V E R E A D O R

27651

COLI

GAÇ

ÃO: P

SDC

- PHS

CNPJ

can

dida

to: 1

5.93

5.26

2/00

01-1

5 | C

NPJ

forn

eced

or: 6

7.15

5.19

2/00

01-8

6 | V

alor

: R$

500,

00

"O Mingo é um vereador que ouve as pessoas, e ajuda muito no dia a dia da administração. Sua reelei-ção é a garantia de termos um par-lamentar trabalhador, que se preo-cupa em fazer de Jundiaí uma cidade cada vez melhor" Miguel Haddad

1 - Qualidade de vida é um tema ligado diretamente à prática de hábitos saudáveis. O senhor possui alguma proposta para implemen-tar projetos nessa direção?

Estamos propondo um pacto municipal pela juventude, institucionalizando espa-ços para esportes, lazer, entretenimento e cultura. Redesenho da infraestrutura urbana no que concerne à acessibilidade e à mobilidade urbana. Desenvolver com o apoio do ministério dos esportes ações que nos permitam transformar a nossa cidade numa cidade olímpica, tendo em vista 2016. Cuidar da saúde do munícipe, criando os projetos ALZHEIMER, Hiper-tensão e PARKINSON em parceria com Universidades locais.

2 - A expansão imobiliária traz benefícios para a cidade, mas também muitos desafios. Um deles é a elevação de áreas públicas para o lazer. Poderia indicar quais locais poderiam receber um equipamento público dessa natureza?

Investir em equipamentos públicos que melhorem a qualidade de vida das pesso-as, criando em cada uma das cinco zonas da cidade um Centro Integrado, com Academias públicas e Centro de tradição Cultural da Uva e da Indústria locais. O investimento tem que estar a serviço da inclusão e não valorizando as terras que

os poderosos compraram.

3 - Como pretende conciliar a produção cul-tural local com a “invasão”das produções das capitais?

Não podemos ser xenófobos. Vamos valorizar os artistas jundiaienses, com es-tímulo à manifestação das expressões ar-tísticas locais, priorizando a escolha dos artífices da cultura local, para se apresen-tarem nas festas da Uva e do Morango. Democratizar os espaços culturais, criando novos pólos na periferia para a criação lo-cal e socialização de grandes eventos des-tinados à população mais carente.

4 - Após o sucesso do evento promovido em Paraty, a Flip, outras cidades do interior de São Paulo também montaram suas festas lite-rárias. Há algum projeto em seu plano de go-verno neste sentido?

Jundiaí vai recuperar o projeto Educática, na medida em que a cidade precisa se plugar no mundo e é necessário considerar que a li-teratura já está sendo acessada por meio das mídias eletrônicas. A cidade também promo-verá o retorno do espírito das antigas feiras do livro, sob um novo foco, moderno e com a presença de escritores famosos, aberta a toda região, outras cidades do nosso porte já fa-zem isso, é só ter vontade política.

5 - O acesso à tecnologia é um dos principais fatores para promoção da democracia. Tem al-gum projeto que contemple a democratização do acesso à internet?

Essa questão será amplamente contem-plada por meio das Educáticas, e a educa-ção oferecerá um tablete a cada aluno e professores do sistema municipal de ensi-no, plugando-os ao mundo do internauta, por meio das bandas mais largas possíveis.

Dr. CláudioMiranda

Page 24: Revista touche Agosto/Setembro 2012

24 Agosto/Set 2012

Elei

ções

2012

Precisando de banner?Ligue : 11 4587-7106 solicite um orçamento

p r i n t

Descontos para grandes quantidadesAv. São João, 685Pte. São João - Jundiaí - SPbanner@infoper�l.com.br

Ibis Cruz1 - Qualidade de vida é um tema ligado

diretamente à prática de hábitos saudáveis. O senhor possui alguma proposta para im-plementar projetos nessa direção?

Sempre acreditei que qualidade de vida é antes de tudo água entregue ao mora-dores, limpa e sem contaminação. Esgoto tratado e uma política clara para o lixo, inclusive com uma estação que dê conta dos resíduos. Além disso, tenho clara a

necessidade de acelerar o processo de ar-borização da cidade.

2 - A expansão imobiliária traz bene-fícios para a cidade, mas também muitos desafios. Um deles é a elevação de áreas pú-blicas para o lazer. Poderia indicar quais locais poderiam receber um equipamento público dessa natureza?

É fundamental uma fiscalização que assegure a contrapartida dos empre-endimentos imobiliários, onde há pre-visto em lei o destino de uma parte para área verde. Além disso, também defendo a limitação do número de an-dares nos novos prédios, o que é co-mum em cidades avançadas e que pre-zam pela qualidade de vida. Chega de arranha-céus.

3 - Como pretende conciliar a produ-ção cultural local com a “invasão”das produções das capitais?

Quero incentivar a produção artís-tica local apostando na diversidade. Lembro que foi na minha administra-ção que o Polytheama se tornou de utilidade pública. Investir em cultura

é, acima de tudo, investir nas pessoas.4 - Após o sucesso do evento promovido

em Paraty, a Flip, outras cidades do inte-rior de São Paulo também montaram suas festas literárias. Há algum projeto em seu plano de governo neste sentido?

Jundiaí é uma terra pródiga em talen-tos na área cultural. Temos escritores, poetas e uma gama de artistas capazes de tocar inúmeros projetos nessa área. Mas, claro, desde que tenham espaço e estrutura para fazerem isso. Vou sim in-centivar esse tipo de ação, tendo os pro-dutores culturais da cidade como meus maiores aliados.

5 - O acesso à tecnologia é um dos princi-pais fatores para promoção da democracia. Tem algum projeto que contemple a demo-cratização do acesso à internet?

Considero fundamental a democrati-zação de acesso às tecnologias. Em nos-soentorno há vários bolsões de tecno-logia avançada que podemos, através de convênios e parcerias, trazer para nos auxiliar na construção de um modelo que garanta para a cidade toda o acesso democrático às inovações.

CN

PJ fo

rnec

edor

: 67.

155.

192/

0001

-86

Valo

r: R

$ 50

0,00

Page 25: Revista touche Agosto/Setembro 2012

25Agosto/Set 2012

Eleições 2012

www.luizfernando45.com.br

Coligação: Pra avançar e fazer o futuro • PSDB, DEM, PDT, PHS, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PRP, PRTB, PSC, PSDC, PTB, PTC, PTdoB, PV • CNPJ: 16.036.968/0001-08, CNPJ - Fornecedor: 67.155.192/0001-86. Valor da Inserção: R$ 500,00.

“O Luiz Fernando é o meu candidato a prefeito. Nele, eu confi o.”

Miguel Haddad

1 - Qualidade de vida é um tema ligado diretamente à prática de hábitos saudáveis. O senhor possui alguma proposta para im-plementar projetos nessa direção?

Utilizaremos os centros esportivos e os Parques para desenvolver programas integrados de esporte, saúde e qualidade de vida com o objetivo de aumentar o ní-vel de bem estar do munícipe.

2 - A expansão imobiliária traz benefícios para a cidade, mas também muitos desafios. Um deles é a elevação de áreas públicas para o lazer. Poderia indicar quais locais poderiam receber um equipamento público dessa natureza?

Estão previstas mais áreas públicas para o lazer que serão contempladas com a construção do Parque Guapeva, Jardim do Lago e Parque Linear que irá margear o rio Jundiaí até o bairro Novo Horizonte, que é um vetor de ex-pansão imobiliária da cidade.

3 - Como pretende conciliar a produção cultural local com a “invasão”das produções das capitais?

Procurando envolver comunidade, ar-

tistas e demais agentes ligados à área cultural, serão realizadas ações volta-das à formação de público, como forma de ampliar o envolvimento de todas as camadas sociais, tanto no uso como na produção de bens culturais.

Dessa forma, fazer com que a maior quantidade possível de eventos, espe-táculos e demais ações culturais sejam gratuitas e tenham divulgação assegu-rada. Além disso, sempre que possível, as áreas publicas serão franqueadas para a apresentação de eventos e espetáculos culturais, de modo a fomentar a partici-pação e o envolvimento do munícipe com a produção cultural do município

4 - Após o sucesso do evento promovido em Paraty, a Flip, outras cidades do interior de São Paulo também montaram suas festas literárias. Há algum projeto em seu plano de governo neste sentido?

O estímulo à leitura é parte fundamental dos programas educacionais.

5 - O acesso à tecnologia é um dos prin-cipais fatores para promoção da democracia.

Tem algum projeto que contemple a demo-cratização do acesso à internet?

Ampliaremos o projeto “Jundiaí é Di-gital” que já disponibiliza o acesso à in-ternet em sete terminais do SITU e em quatro Parques da Cidade, visando am-plificar e facilitar o acesso da população, em especial de baixa renda, às ferramen-tas da internet.

Luiz FernandoMachado

Page 26: Revista touche Agosto/Setembro 2012

26 Agosto/Set 2012

Sempre teremos

ParisCom avenidas largas e compridas, Paris é romântica, emocionante, histórica, vibrante e elegante. Lugar ideal para namorar, aprender e por que não, levar as crianças. Uma das melhores maneiras de se conhecer a “cidade luz” é à pé, respirando o arzinho francês, com seus aromas e sabores. Com pontes indescritíveis, tulipas, monumentos inesquecíveis, museus, gastronomia, e vinho divinos, Paris têm inúmeros programas. Para não se cansar demais, vá com calma. Escolha alguns lugares imperdíveis e que tenham a ver com seu estilo. Mas não deixe jamais de visitar os bistrôs e cafés da cidade. Paris é como cantava Edith Piaf – “La vie en rose”(A vida em cor de rosa). Conheça um pouco de seus recônditos.

Fotos: Equipe touché! - Texto: Mônica Tozetto

Dest

ino

Cathédrale Notre DameÀ beira do Sena, é um dos marcos de

Paris. De estilo gótico, começou a ser construída em 1163. Foram 170 anos de trabalho. Os vitrais são de tirar o fô-lego. Vários reis e rainhas foram coro-ados ali, mas o lugar também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários. Foi recuperada na épo-ca de Napoleão. É a famosa catedral do “Corcunda de Notre Dame”.

Hôtel-DieuFundado em 651 pelo Bispo de Paris,

Saint-Landry, é o hospital mais antigo da capital. Foi destruído por números incêndios e precisou de várias recons-truções. Seu pequeno jardim é público e belíssimo. Os pátios e hortas ofere-cem também uma arquitetura deslum-brante. Pertinho da catedral de Notre Dame, vale uma parada.

Page 27: Revista touche Agosto/Setembro 2012

27Agosto/Set 2012

Destino

Dica Especial touché!GastronomiaA gastronomia também faz parte do turismo em Paris, capital francesa. Você pode economizar fazendo sua refeição principal na hora do almoço. A maioria dos restaurantes atualmente tem sua “formule du jour”, um menu simplificado de dois pratos, às vezes com taça de vinho. Dá para achar formules por menos de 20 euros. Evite todo lugar que anuncie “formuletou-ristique”. A única comida turística recomendável são as crêpes e gallettes (crêpes de trigo sarraceno) pre-paradas noite e dia nas ruas. E não tenha vergonha de pedir água da bica (”une carafe d’eau”) para não pagar por água mineral de grife. (Só não esqueça do s’il vous plaît.) E todo restaurante não-metido vai ter um vinho da casa (”vin en pichet”) compatível com a qualidade do cardápio (restaurantes vagabundos vão servir vi-nho da casa vagabundo; restaurantes melhorzinhos vão servir vinho da casa decente). Finalmente, abrir mão da sobremesa é fácil, quando estiver à sua espera no quarto do hotel aquele doce sensacional que você comprou na pâtisserie.

Page 28: Revista touche Agosto/Setembro 2012

28 Agosto/Set 2012

Dest

ino

Musée duLouvreGrandioso, o Louvre foi construído em

1190 e foi uma fortaleza para os ataques

dos vikings, na época do rei Felipe Augusto.

Passou por vários reformas e ganhou inclu-

sive uma polêmica pirâmide de vidro. Se for

sua primeira vez em Paris, claro que você

irá querer ver a “Monalisa”, de Leonardo da

Vinci, que fica lotada de admiradores. Mas

há coleções maravilhosas de Rafael, Rem-

brandt, antiguidades, móveis, tapeçarias e

até tesouros da Coroa Francesa usadas por

Napoleão e Luís XV.

Dicas da Editora

Se você tem pouco tempo em Paris, use o metrô. Fácil de ser entendido, conecta toda a cidade com suas inúme-ras linhas. Ao chegar na cidade, peça por um bilhete turístico para o núme-ro de dias que você vai ficar.

Passeio de barco – Uma das coisas

mais românticas e gostosas num belo

dia de sol. A vista é variada, passan-

do por vários monumentos, que vistos

por outro ângulos, dão belas fotos.

Page 29: Revista touche Agosto/Setembro 2012

29 Agosto/Set 2012

Destino

La Tour EiffelPara começar, pegue a linha seis para

CHARLES DE GAULLE-ETOILE e desça

na estação TROCADERO, onde você terá a

mais bonita vista da TOUR EIFFEL, além

de um belo jardim. O marco mais famoso de

Paris, a Torre Eiffel foi construída por Gus-

tave Eiffel para a Exposição Mundial de

1889, centenário da Revolução Francesa.

Com 318 metros e 10.100 toneladas, este é

o monumento mais lembrado no mundo e o

mais visitado da Europa!

Pont Alexandre IIINão deixe de atravessar a Pont Alexandre

III, uma das mais belas de Paris. Aliás, a ci-

dade é famosa pelas suas pontes e cada uma

tem características próprias

Château de VersaillesBeleza e riqueza. Versailles é um pro-

grama inesquecível para você sentir

como viviam os reis na época da Revolu-

ção Francesa. Suspire com os jardins e

lagos, que no inverno ficam congelados.

Se não quiser se cansar demais, alugue

um carrinho de golfe.

Page 30: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Arc de TriompheInspirado no Arco de Titus, esse monu-

mento no coração de Paris foi planejado

por Napoleão para celebrar suas vitórias

militares. Foi concluído em 1836 e é um

dos grandes marcos de Paris, porque é ali

que começa a Champs Elysées. Existe um

museu no seu interior e em homenagem

ao Soldado Desconhecido, onde uma cha-

ma é acesa diariamente às 6h30 da noite.

30 Agosto/Set 2012

Dest

ino

Saint-ChapeleUma das joias de Paris, erguida pelo rei

Luís IX, que por ter supostamente compra-

do a coroa de espinhos usada por Cristo,

construiu Saint-Chapele para abriga-las.

SorbonneFundada por Robert de Sorbon no

século XIII , daí a origem do nome da

universidade: Sorbonne. De Richelieu

aos dias de hoje sempre foi o símbolo de

intelectualidade francesa. As aulas eram

em latim, razão da origem do nome

“Quartier Latin”. Em 1968 foi grande

palco da revolta estudantil. Fernando

Henrique Cardoso já lecionou lá...

Page 31: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Destino

Champs ElyséesA avenida mais famosa do mundo foi

criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre. Toda arborizada, com vários cafés, restaurantes e lojas, é hoje em dia um pas-seio bem de turista, mas obrigatório.

Grand e Petit PalaisDesça toda a Champs Elysées até que a

Avenue Winston Churchill esteja à sua

direita. Nela você encontrará o Grand e o

Petit Palais, em calçadas opostas.

Parques e jardinsEspalhados por toda a cidade, os par-

ques são um espetáculo. Como as pontes,

cada um tem uma peculiaridade, mas to-

dos valem uma visita.

31 Agosto/Set 2012

Page 32: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Tudo o que acontece em Jundiaí e região você vê aqui, na Galeria touché!

Galeriatouché!

28 Junho/Julho 2012

Gale

ria

Com inauguração confirmada para o dia 3 de outubro, o Jundia-

íShopping promete aquecer a vida da cidade. A última novidade é

a confirmação da instalação do Le Pain Quotidien, rede belga de

padarias idealizada por Alain Coumont e trazida recentemente ao

Brasil por Ricardo Rinkevicius. A unidade de Jundiaí também será

inaugurada em outubro e será a primeira da marca no interior do

Estado de São Paulo.

No Bspace, em Vinhedo, aconteceu o lançamento do livro da escritora Andrea Pelegrinelli: Eu sou o PECADO, a paixão, o prazer... Cecília

A sorridente Heloísa Esteves e família em um divertido passeio curtindo Jundiaí. Aprovamos o novo visual Heloísa!

L e P a i n Q u o t i d i e n n o J u n d i a í S h o p p i n g

L a n ç a m e n t o

F a m í l i a N o v a P i l a t e s

32 Agosto/Set 2012

Page 33: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Com um investimento de R$ 2 milhões, o Shopping Paineiras vai revitalizar sua fachada, trabalhar no redesign de seu logotipo, reposicionar sua marca e investir em pesquisa para ampliar o mix de lojas. O shopping mais antigo da cidade, que completa 25 anos em 2013, quer atender ainda melhor seu pú-blico e claro, conquistar a comunidade do entorno. De acordo com Cleide Assunção, síndica do local, o objetivo principal do shopping é não estar focado apenas nas compras, mas no dia a dia dos frequenta-dores. Mesmo com as mudanças e a modernização, o Paineiras vai manter suas características de cidade do interior, oferecendo um espaço para que pais e fi-lhos se divirtam com tranquilidade.

Santa Angela é a primeira construtora do Brasil a instalar aerogerador em empreendimento. Na foto a diretoria da empresa.

S h o p p i n g P a i n e i r a s r e p a g i n a d o

C o n s c i ê n c i a A m b i e n t a l

Em festa, OAB-Jundiaí comemora dia do advogadoFoto: Dr. Walter - Vice Presidente da 33ª OAB/SP; Dr. Márcio - Presidente da 33ª OAB/SP; Dra. Valderez Bosso - presidente da Comissão de Eventos; Dra. Fernanda - Secretária Adjunta; Dr. Roberto - Secretário Geral; e Dr. Carlos Eduardo - Tesoureiro

Foto: Dr. Adilton Garcia (advogado, professor de Direito do Centro Universitá-rio Padre Anchieta, sócio proprietário do escritório de advocacia CA Advoga-dos) - Dra. Denise Antonio Garcia (psicóloga - esposa)

Baile OAB

Agosto/ Set 2012 33

Galeria

Page 34: Revista touche Agosto/Setembro 2012

O corpo também apresenta os sinais da passagem do tempo. E, para ajudar na renovação da pele, dar firmeza, hidrata-ção e melhorar a textura, a Avon lançou o Renew Ultimate Total Body Age Repair Cream - Creme para o Corpo Reparador Anti-idade, indicado para mulheres com idade a partir dos 45 anos, formulado com

a tecnologia Pro-Sirtuin Body, que ajuda a estimular a proteína da juventude e a pro-teína remodeladora. Com essa moderna formulação, o produto auxilia na criação de células jovens essenciais mais saudáveis, ajuda na restauração da arquitetura celular e na reconstrução da densidade e a firmeza da parte interna da pele.

Procure com sua revendedora ou: SAC AVON: 0800 708 2866; www.perfumariaavon.com.br. - Folheto virtual: www.folhetoavon.com.br

Na Art Country, você encontra objetos e móveis

para decorar a casa toda. Faça uma visita e confira

as aconchegantes almofadas, adornos, os simpáticos

itens para a área externa. Para os ambientes inter-

nos, lindas porcelanas, vasos e outras opções que vão

deixar seu espaço extremamente valorizado.

R u a G i á c o m o Í t r i a , 1 1 9 - A n h a n g a b a ú - J u n d i a íFo n e : 1 1 4 5 8 6 - 7 9 7 0 | w w w. a r t c o u n t r y j u n d i a i . c o m . b r

Renew Ultimate promete combater sinais de envelhecimento da pele e do corpo

34 Agosto/Set 2012

Art Country Solução e criatividade na decoração

Dica

s tou

ché!

Page 35: Revista touche Agosto/Setembro 2012

N as últimas dé-cadas, o sul da América passou a produzir vinhos

de qualidade comparável à Europa, sobretudo a Argentina e o Chile, mas a evidência atual encontra-se ligada a três outras regiões que entraram para a rota dessa bebi-da, destacando-se a África do Sul, a Austrália e a Califórnia como os novos “points” desse mercado. Ao longo do tempo, nossa coluna pre-tende falar dos três locais, entre-tanto, o atual texto será destinado à produção da África do Sul.

A região do Cabo apresenta um clima que favorece o cultivo de vi-nhedos. Caracterizada por ser uma região costeira com solo quase desértico e grande diversidade de meso-climas e terroirs, essa região apresenta excelentes condições para diversas variedades de uvas. À nordeste, embora com clima mais quente e seco, outras regiões tam-bém se destacam como Klein Ka-roo, Olifants River e Orange River.

A produção de vinho nessas re-giões data do século XVII, quando a Companhia das Índias instalou um posto de apoio no Cabo da Boa Esperança. Seguiram-se a influên-cia dos religiosos franceses, e no século XVIII, o vinho da região passou a ser exportado para a Eu-ropa, principalmente para a Holan-da. Há cerca de 60 anos, a produção local foi influenciada por técnicas enológicas alemãs e italianas, e a

partir dos anos 70 do século passa-do foi criado o controle de qualida-de que permitiu o desenvolvimento da região e a conseqüente inclusão na rota dos novos vinhos.

Com o final do regime do apar-theid, a indústria do vinho cresceu muito na África do Sul, principal-mente devido a uma política agres-siva de controle, inovação, e inves-timento tecnológico. Neste cenário propício, surgiram diversas viníco-las com vocação para exportação,

tornando a produção local a sétima do mundo, atrás apenas da França, Itália, Espanha, EUA, Argentina e Portugal.Os vinhos sul-africanos tem presença marcante no Reino Unido, que é considerado o merca-do mais exigente e competitivo do mundo, como também tem grande penetração nos EUA, Alemanha, Holanda e Bélgica.

Na África do Sul são cultiva-das diversas varietais, como Ca-bernet Sauvignon, Merlot, Pinot-Noir, Shiraz, Cinsault,Mourvedre, Chardonnay, Chenin Blanc (Steen),

Sauvignon Blanc, Sémillon, Ries-ling, Colombrad, Gewürztraminer, Muscat de Frontignan, Muscat de Alexandria, Pinot Gris, Cape Ries-ling (Crouchen Blanc) e Viognier, porém, a Pinotage é o destaque local. Considerada uma uva em-blemática, essa varietal surgiu do cruzamento da PinotNoir com a Hermitage (Cinsault), sendo genu-ína da África do Sul, festejada mun-dialmente por seus vinhos marca-damente ricos.

A Pinotage constitui apenas cer-ca de 6% das videiras da África do Sul, mas encontra-se presente em 20% dos vinhos tintos da região. Geralmente é encontrado em com-binação com outras varietais, ori-ginando vinhos extraordinários, suculentos, com bom corpo, finos, equilibrados, com sabor frutado muito característico, geralmente relacionado ao sabor da banana.Combina perfeitamente com car-nes grelhadas ou defumadas, sa-ladas, queijos aromáticos e pratos com ingredientes da terra, como cogumelos. O Pinotege é um sím-bolo da África do Sul, sendo comer-cializado com preços convidativos (entre 15 e 60 dólares). Recente-mente degustei um Pinotege Bla-ck Label Reserve e pude confirmar tudo que se fala dessa varietal. Em sua próxima compra, procure pela prateleira dos vinhos da África do Sul e não hesite frente a um Pino-tege; você será testemunha da dá-diva dos Deuses.

A importância religiosa, econômica e sócio-cultural do vinho remete aos tempos mais remotos, estando presente na história de várias civilizações ocidentais e orientais.Cada cultura possui uma

versão diferente sobre o surgimento do vinho, porém, a produção mundial nos últimos séculos ficou quase restrita à Europa, principalmente se a questão é a qualidade. Países como França e Itália

dominam esse quesito, mas surgiram concorrentes de peso na considerada nova rota.

África do SulA nova rota dos vinhos

Taste

Médico, escritor e aficionado por vinhos, charutos e boa mesa. Membro e ex-presidente da Academia Jundiaiense de Letras.E-mail: [email protected]

Godofrêdo Sampaio

35Agosto/Set 2012

Vinhos de qualidade

comparável à Europa, sobretudo

a Argentina e o Chile

Page 36: Revista touche Agosto/Setembro 2012

O Brasil ou melhor nós brasileiros discuti-mos pouco a questão da defesa. Pesa nessa

conta a memória recente do exér-cito brasileiro ter estampado em sua história os nefastos aconteci-mentos ocorridos a partir de 1964, com a tomada nada democrática do governo federal. Mas não nos enganemos - as forças armadas precisam sim de dinheiro. E muito.

Nada mais certo para assegurar a paz em nossas divisas do que os militares bem equipados, com ar-mamento moderno e a tropa bem treinada, paga e alimentada. É o poder de dissuasão. Ou melhor - a capacidade de responder uma agressão em nosso território com a força necessária. O raciocínio é bem simples. Outras nações se-guramente pensarão duas vezes antes de mexer com um exército poderoso. E o Brasil tem motivos de sobra para querer que princi-palmente nações de porte médio

da Europa enxerguem em nosso contingente motivos para que-rerem mais a diplomacia do que as armas.

Essas razões passam num futuro próximo pela riqueza do pré-sal (a bolsa petrolífera de TUPI está lo-calizada em águas internacionais o que, teoricamente não impede uma outra nação de colocar uma sonda ao lado da nossa e também querer tirar o seu óleo), pela exploração de novos minérios (como o Nióbio, localizados principalmente e com abundância na Amazônia), além da segurança que precisamos colocar nas ruas em mega-eventos espor-tivos (Copa do Mundo e Olimpía-das). Nos últimos 20 anos nada ou muito pouco acabou sendo destino ao Exército, Marinha e Aeronáu-tica. Em recente cálculo realizado sob uma hipótese de todos solda-dos das três forças estarem mobi-lizados e com armas pronta para o uso, nossos estoques durariam incríveis 1 hora de combate. Isso

mesmo, em 60 minutos as armas engasgariam em pane seca, sem balas. Nos Estados Unidos a conta chegou a 4 dias de combate.

A compra de novos caças se arrasta há mais de uma década e nossos pilotos ainda voam (de ma-neira competente) com antiquadas versões do F5, que passaram por uma modernização. E claro, há todo um aparato tecnológico que precisa ser embarcado nos veícu-los de assalto, nos submarinos e no próprio equipamento da infanta-ria. A construção de uma potên-cia mundial passa pelo seu cres-cimento econômico e também pela competência das suas forças armadas. Para garantir a presen-ça do Brasil entre as grandes na-ções do futuro, é preciso começar de forma urgente o investimento em nosso contingente militar. Negar investimento na área é um recado claro para outras poten-cias entenderem cobiçarem aqui-lo que nos pertence.

o Nióbio e a Copa Para garantir Tupi,

Tecnologia

usava óculos e

tinha pouco peso

quando foi sua

vez de servir o

quartel. Saiu livre

André Barros

36 Agosto/Set 2012

Page 37: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Viver Bem

Graduado em Educação Física pela UNESP de Rio Claro, mestre em Filosofia da Educação pela UNIMEP, doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. [email protected]

Fernando Balbino

Ao meu entender, o con-ceito de qualidade de vida é amplo e não se restringe a dietas ali-

mentares ou programas de ati-vidade física. Qualidade de vida está atrelada a algo como certo coeficiente de felicidade, vontades e disciplinas. A cultura e ao co-nhecimento que nos liberta. Algo a mais que alguns têm e que lhes confere possibilidade de adapta-ção a vida, retirando o melhor e descartando tudo o que não é fa-vorável. Você conhece alguém as-sim? Atento aos cuidados com o corpo e procurando manter a cuca saudável apesar da doideira deste mundo? Feliz com o que tem, sa-tisfeito com suas realizações e em paz com o que mundo lhe deu? E não estamos falando de gente alie-nada, mas de certa leveza de com-portamento que torna a questão difícil de explicar. Gente que não aceita lixo cultural, imposições so-ciais e produtos que não agregam valor. Pois existem pessoas com toda esta elegância. Afinal de que adianta muita malhação e toda co-mida macrobiótica do mundo sem felicidade e uma cabeça boa? Exis-te qualidade de vida para aqueles com tantas conquistas materiais e que continuam insatisfeitos? Qualidade de vida está vinculada a desenvolvimento.

Há pouco viajei com a família para a cidade de São Lourenço, em Minas Gerais. Sem as pressões do trabalho ficamos mais sensíveis a tudo que ocorria no entorno. De

vez em quando é importante esca-par da tirania dos horários. Parar e contemplar a vida, investigar o mundo e suas diferenças. Cami-nhamos pelo pequeno centro da cidade com calma, observando detalhes. Numa cidade pequena como São Lourenço as pessoas são mais tranquilas, disponíveis para uma conversa ou outra. Se-rão mais felizes? O que falta ou sobra numa vida de cidade pacata? Os automóveis circulavam baru-lhenta e calmamente pelas ruas de paralelepípedo a baixíssima ve-locidade. O tempo ali transcorre diferente. Existe alguma espécie de conspiração ou pacto para que todos façam tudo mais tranqui-lamente. Embora possa facilitar, nem sempre a evolução material está associada a qualidade de vida.

Certo dia de nossa viagem, ca-minhamos para partes mais altas da cidade para conhecer outras “paragens”. Depois de tentar ex-plicar três vezes para minhas fi-lhas que a subida é difícil, mas na descida “todo santo ajuda”, e que o percurso era uma ótima oportu-nidade de nos exercitarmos, para-mos para pedir informação a uma senhora que varria a calçada, dei-xando o portão entreaberto. Que grande oportunidade aquela con-versa nos reservara. Provocada sobre “como era morar na cidade de São Lourenço” foi logo dizen-do que agradecia a Deus por lhe ter colocado “num pedacinho do céu”. Que ali ela vivia há mais de 80 anos, após chegar de Portugal

aos 8 anos. Declarou que se sen-tia muito alegre e feliz por poder andar pela cidade e ainda limpar toda sua casa. Mostrando o quin-tal, pudemos enxergar uma horta grande, seu orgulho. Tinha vários amigos na cidade. Que interessan-te parar e avaliar sobre o estado de contentamento das pessoas. Não reclamou da idade, das per-das inerentes, da cidade com suas limitações e outros. Está feliz com o que a vida lhe deu. Quem terá argumentos para questionar isto?

Fiquei a pensar nos fatores que podem impedir uma pessoa de se sentir ou entender como alguém feliz. Por certo podem ser muitos os motivos. Mas talvez todos pos-sam ser questionados ou relativi-zados. São escolhas. Existem tan-tas oportunidades de melhorar a Qualidade de Vida, de investir em si mesmo e de aprender... Parece que a vida, para alguns, vai anes-tesiando, vai deixando tudo mor-no e sem graça. Lutemos contra isto. O filme “História de Pequena Árvore” conta a trajetória de um garoto de origens indígenas e sua luta para não ser aculturado por uma sociedade chata, sem graça e desvinculada dos prazeres do convívio e da natureza. Embora mais evoluídos materialmente, os colonizadores norte americanos são apresentados como menos de-senvolvidos do que a cultura indí-gena. Impossível? Vale assistir e refletir. Felicidades e se mantenha na busca!

Felicidade e adaptação à vidaQuando o amigo André Barros me convidou para escrever na revista Touche! o desafio era abordar a Qualidade de Vida. Sendo pessoa provocativa e reflexiva, verbalizou um mundo

de possibilidades e oportunidades. Vislumbrávamos o grande universo de ações e posturas que podem nos levar a uma vida mais saudável. E lá se vão mais de vinte artigos sobre esta

complexidade que é o Bem Estar. O tema ainda me estimula e fascina.

37Agosto/Set 2012

Page 38: Revista touche Agosto/Setembro 2012

Rua Giácomo Ítiria, 119 Anhangabaú - Jundiaí | Fone: 11 4586-7970www.artcountryjundiai.com.br

Para cada problema há um tratamento diferente.Nada na vida acontece por acaso, já pensou nisto?

Prosperidade:- Profissional- Financeira

Amor:- Ser mais atraente- Amarração definitiva- Separação amorosa- Trazer amor de volta- Melhorar desemprenho o seu sexual

Pessoal:- Cura de Vícios- Afastar rival- Afastar pessoas indesejadas- Feitura de Santo e obrigações- Magia divinadas sete chamas- Buzios- Tarot e Runas

Marque sua consulta: Atendimento das 8:00 às 20:00Fones: 11 4492.1340 | 11 98664.6767

Av. Francisco Pereira de Castro, 284 - Anhangabaú - Jundiaí

Page 39: Revista touche Agosto/Setembro 2012

www. s i n c ome r c i o j u nd i a i . c om . b r

VANTAGENS DO SINDICATO, SEU MELHOR NEGÓCIO

. Assistência JurídicaConsultoria aos associados na área trabalhista, defesas e recursos até o tribunal.

. Revista do ComércioÓrgão Informativo do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região, com foco no interesse do comerciante.

. PPP - Perfil Profissionário PrevidenciárioExigido pela Previdência Social, a partir de 1º de janeiro de 2004, conforme I.N. 96 de 23.10.03. A elaboração do mesmo será feita por empresa conveniada .

. Exame MédicoExame médico Admissional, Demissional, Per iódico e Mudança de Função com custo reduzido para nossos contr ibuintes

Contar com o Sindicato do Comércio Varejista é a melhor opção para você ampliar ainda mais as possibilidades da sua empresa. Além disso, você conta com inúmeras vantagens:

. Eventos, campanhas promocionaiscom cartazes alusivos em datas especiais, divulgação sonorizada e participação de eventos no comércio da região.

. Banco de CurrículoPara melhor atender os nossos associados/contribuintes, a diretoria instalou na entidade um banco de currículos, onde o associado poderá encontrar currículo nas diver-sas funções utilizadas no comércio.

. Calendário referente a abertura efechamento do comércio, durante o ano.

. Colônia de Férias Sesc Bertioga e demais

. Convênios com empresas para descontoaos nossos associados.

Page 40: Revista touche Agosto/Setembro 2012