revista tec new

10
Clic Compra O aplicativo que lhe trás comodidade Emuladores Saiba tudo sobre esta ferramenta Agroindústria Saiba as novas ideias de negócios Tecnologias O mundo está conectado Pesquisa de campo Mostra o conhecimento em relação as novas tecnologias T EC N EW 2

Upload: karine-janice-soares

Post on 26-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A área da tecnologia sempre está em constante transformações e inovações, onde que isto é uma ótima oportunidade para as pessoas estarem atentas e atualizadas a novidades pois isso contribui muito para o crescimento da sociedade. Assim a revista TecNew traz conteúdos referentes as novas tecnologias, onde contém reportagens, entrevista, depoimento relacionando opiniões e novas ideias que vem fazendo parte do mundo de hoje.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Tec New

Clic CompraO aplicativo que lhe trás comodidade

EmuladoresSaiba tudo sobre esta ferramenta

AgroindústriaSaiba as novas ideias de negócios

TecnologiasO mundo está

conectado

Pesquisa de campo

Mostra o conhecimentoem relação as novas

tecnologias

TEC NEW

2

Page 2: Revista Tec New

S U M Á R I O

e d i t o r i a l

f i c h a t é c n i c a

Morgana Francieli Bork Massuda

DiagramadoraDesigner

Karine Janice Soares

DiagramadoraDesigner

5...Tecnologias na região

6 ...Agroindústria

8 ....Três de Maio

7 ....Opinião

9 ....Emulador

10 ...Pesquisa de

11 ...campo

?14...Aplicativo Clic

15...Compra

16...Windows 8

17...Fale de TI

13 ....Smart Devices

12 ....Você sabia?

18...CTI

A área da tecnologia sempre está em constante transformações e inovações, onde que isto é uma ótima oportu-nidade para as pessoas estarem atentas e atualizadas a novidades pois isso contribui muito para o crescimento da sociedade. Assim a revista TecNew traz conteúdos referentes as novas tecnologias, onde contém reporta-gens, entrevista, depoimento relacionando opiniões e novas ideias que vem fazendo parte do mundo de hoje.

3

Aplicativos móveis

Segundo a empresa de monitoramento e métricas de apps, Mobilewalla, mundo está se aproximando rapidamente de 1 milhão de apps, distribuídos en-

tre quatro das maiores plataformas. Hoje mais de 6 bilhões de dispositivos móveis estão conectados, este número se torna impressionante pelo fato de que a humanidade passou já dos 7 bilhões de pessoas. Um dos motivos que explicam tamanho crescimento é que os investimentos em estrutura e o oferecimento de planos pré-pagos a preços módicos à população local, além da queda de preços de smartphones em geral.

Redes sociais

Segundo ComScore mundo tem 1 bilhão de usuários de redes sociais. No Brasil 90,8% dos internautas acessa re-des sociais e passa aproximadamente 18% do seu tempo online navegando nesses sites. Os usuários passam cerca de 4,7 horas em redes sociais por mês.

Cerca de 200 mil novos usuários se cadastram todos os dias.O Brasil é está em quarto lugar no ranking de uso do Facebook, somente atrás de EUA, Indonésia e Índia, e foi o país que mais cresceu em 2011 (cerca de 300% em ap-enas um ano).

O orkut também é uma rede social que é muito acessada principalmente por Brasileiros, mas já foi ultrapassada pelo facebook.

Internet Desde que surgiu, a internet vem crescendo muito em todo o mundo. Nunca houveram tantos internautas no mundo quanto agora. E no Brasil não poderia ser diferente. O IBOPE Nielsen Online divulgou uma pesquisa que mostra o crescimento da internet no Brasil. Os dados do segundo trimestre de 2011 no Brasil mostram que 77,8 milhões de pessoas estão conectadas, seja em casa, no trabalho, na escola.

Outro dado interessante é que o tempo médio que uma pes-soa ficou na frente de um computador com internet foi de 69 horas. E 87% usam redes sociais para se comunicar.

O mundo conectado

4...O mundo conectado

4

Page 3: Revista Tec New

Projeto de mobilidadeTrevisan Tecnologia e RK Software firmam

parceria para projetos de mobilidade

Com projetos de mobilidade desenvolvidos a partir da tecnologia uMov.me, a RK Software torna-se pioneira na oferta de soluções móveis

corporativas para a região noroeste do Rio Grande do Sul, onde a RK Software é responsável por atender clientes como Do Sul Supermercados, Rede Sul 10 e Formato Material de Construção, e há 15 anos na im-plantação de soluções para a gestão empresarial, encon-trou na Trevisan Tecnologia, referência no segmento de aplicativos móveis para o mercado corporativo, a parceira ideal para ingressar no mercado de mobilidade.Com a parceria, a RK Software passa a ofertar junto aos seus produtos, aplicativos móveis customizáveis para smart-phones e tablets, desenvolvidos com a plataforma uMov.me, que dispõem de soluções para todo o tipo de necessi-dade corporativa, especialmente para automação de força de vendas, atendimento, pesquisa de mercado e logística.A Plataforma uMov.me entrega às empresas que atuam no desenvolvimento de aplicativos móveis a possibilidade de construir aplicativos móveis de uso empresarial em uma fração do tempo em relação às tecnologias conven-cionais, está tecnologia é baseada em computação na nu-vem, entregando as soluções como serviço, o que dispen-sa o cliente de investimentos iniciais em infraestrutura.As soluções uMov.me são construídas sem programação, empregando ambiente gráfico no qual são definidas as atividades a serem realizadas em campo e que po-dem operar tanto on-line como off-line. Os aplicativos são multiplataforma, compatíveis com mais de 500 modelos de telefones celulares, smartphones e tablets.A Plataforma provê inúmeras funcionalidades que tornam

as soluções realmente completas. É possível integrá-las com os sistemas de gestão do cliente, como ERPs, seja qual for o seu desenvolvedor. As operações de campo po-dem ser facilmente planejadas e acompanhadas por meio mapas e relatórios georreferenciados, e os resultados são avaliados por meio de ferramenta integrada de análise de negócios (BI). Tudo isso torna a adoção da mobili-dade mais simples e rápida, traduzindo-a em importante ferramenta de melhoria do desempenho empresarial.

(softsul, 2012)

softs

ul

Agro i n d ú s t r i a

O estado do Rio Grande do Sul é muito rico em produção de leite, trigo, frutas, grãos, na vitivinicultura, etc. É um espaço enorme para trabalhar com aplicativos de mobili-dade, que agilizam o trabalho em campo.Um dos aplicativos é o Sybase Workflow, resultado da compra da Sybase pela SAP em 2010 que promete acel-erar trabalhos técnicos e de compra e venda no campo.O Sybase Mobile Workflow utiliza um e-mail como inter-face para apresentar aos usuários as tarefas que precisam ser realizadas, como a aprovação do período de férias do pessoal. O software pode ser usado para qualquer tarefa ou fluxo de trabalho na lista de trabalho Universal SAP, incluindo a cadeia de suprimentos, recursos humanos e contabilidade.Com a nova ferramenta, eles recebem uma mensagem de dentro do aplicativo, incluindo botões para realizar a tarefa solicitada, isto pode ser feito online ou offline e re-alizado na próxima vez que o dispositivo está conectado, e mesmo longe da área de trabalho, os usuários podem ser mais produtivos, gerenciando solicitações de viagens e de ausências a partir de seus dispositivos móveis, ele também

permite que os usuários registrem atividades baseadas em hora enquanto estiverem em campo por meio de uma fun-cionalidade simples de registro de hora de entrada/saída.Ele também permite que os usuários de negócio recebam notificações e alertas de listas de trabalho universais da SAP em seus dispositivos móveis. O aplicativo os ajuda a tomar decisões mais rápidas e mais bem informadas a qualquer momento, em qualquer lugar.O leite, por exemplo, é um produto que exige verificação diária de qualidade, e esta variável o preço do litro dia-riamente, com o aplicativo agora o produtor pode repas-sar informações que na hora serão avaliadas e aplicadas à precificação e distribuição do produto.O software móvel está agora disponível para Windows Mobile 5 e 6,5, assim como o software Symbian para Nokia Series 60, a terceira e quinta edições. As empre-sas apresentaram nesta semana o pedido do iPhone para a Apple para a inclusão na loja do iPhone, que deve estar disponível dentro de alguns dias.

A p l i c at i vo Sy b a s e Wo r k f l ow

DANILO PEDRAZZOLI, SÓCIO DA BUG: a empresa paulista fatura R$ 6 milhões com o controle bi-ológico de pragas feito por microinsetos e pequenos vermesA substituição dos agrotóxicos por inseticidas e fungicidas naturais se revela um dos nichos que mais crescem no agronegócio. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Controle Biológico (Abcbio), a área de de-fensivos sustentáveis se desenvolve ao ritmo de 20% ao ano.O controle biológico também veio salvar a lavoura de uma invasão inesperada, nas culturas de soja e algodão transgênicos, modificados geneticamente para serem resistentes às pragas, algumas espécies inofensivas acabaram por se tornar parasitas. Devido à falta de pesquisas não há defensivos químicos eficientes, e a Bug produz um parasitóide que consegue proteger essas plantações.No mercado de defensivos verdes, além do controle biológico, os produtos orgânicos também estão em alta. Antiparasitas naturais têm formulação baseada em extratos vegetais de baixa toxicidade. Um dos mais difundi-dos vem da Índia, fungicidas e inseticidas feitos com o óleo extraído da semente da planta neem (Azadirachta indica) revelam-se eficientes contra grande parte das pragas.

B o a s i d e i a s d e n e g ó c i o s

(microepequenasempresas, 2012)

5 6

(Sybase,2012)

Page 4: Revista Tec New

Opinião

Júnior

Empresa Abase Sul“Um aplicativo móvel para feira livre é muito inter-essante, pois a sociedade precisa inovar, e a área da agroindústria necessita de inovação, algo diferente que ajude em seu desenvolvimento”.

MobilidadeHoje em dia a mobilidade é muito importante, pois temos agilidade onde temos um dispositivo em mãos, onde o mesmo pode nos auxiliar rapidamente para o que precisamos.O desenvolvimento de aplicativos móveis hoje é bastante discutido, onde os aplicativos estão puxando mais para a questão de aplicativos web, mas, desenvolvidos para rodar em dispositivos móveis, assim dá facilidade de abranger o público para o aplicativo.As pessoas hoje usam o aplicativo web mesmo sem ter a percepção disso, onde, por exemplo, o facebook, que se pode acessar de qualquer lugar ou horário, ele não seria tão legal se tivesse que ser baixado e instalado em um máquina. Ele é tão agradável e aceito, pois há simplicidade e facilidade para mexer.A mobilidade é muito utilizada, hoje ela está na mídia, pois trás facilidade para a vida das pes-soas, pois tendo um celular no bolso você pode utilizar ele por menor que seja a tarefa ele estará lhe ajudando em alguma coisa. Portanto, qualquer ideia ou sugestão de aplicativo móvel é sem-pre bem vinda, por mais simples que seja.

“Tr

ês d

e M

aio

Este ano a Feira livre de Três de Maio com-pleta 30 anos de existência. Sendo que foi fundada no dia 15 de outubro de 1982. Sua

primeira sede foi na Avenida Santa Rosa, no pátio da Cotrimaio. Após algum tempo sua sede passou a s localizar na rua Expedicionário Bertholdo Boeck, e mais tarde mudou-se na rua Santo Angêlo, e hoje está localizada na rua Casemiro Kutheswski.A feira livre dispõe hoje de um prédio próprio dis-ponibilizado gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Três de Maio. A feira tem um grande público, mas antes da sede atual, ela tinha um público maior, suas vendas eram mais significantes e haviam mais

feirantes. A razão para isso é a localização que a feira passou a ter, hoje ela se localiza em um local muito distante, onde as pessoas encontram dificul-dades para se deslocar até ela.Hoje a feira livre tem 10 feirantes, é aberta na terça-feira e na sexta-feira no horário das 16:30h às 19:00h. Os feirantes tem os gastos do prédio di-vididos igualmente para cada um como a água e a luz. Ela também tem o seu conselho administrativo dispõe do presidente Darci Sartor, vice-presidente Valdemar Pandolfo, tesoureiro Edemar Esquiavo e Félix Rossi e secretário Rudi Hati.

A feira livre de Três de Maio é muito importante para a população, pois ela oferece

produtos naturais e de qualidade ao consumidor, onde os feirantes que aqui atuam

buscam sempre oferecer o melhor aos seus clientes, tendo sempre produtos fres-

cos, sem o uso de agrotóxicos. Assim a feira oferece uma melhor qualidade de vida,

fazendo parte do dia-a-dia dos clientes. Aqui as pessoas encontram seu produto

desejado tendo em vista uma grande diversidade de escolha.

{ {Depoimento de Darci Sartor

7 8

Page 5: Revista Tec New

Google

Emulador

Emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente ou sistema, a fim de per-

mitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador

alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o com-

portamento de um hardware específico. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para re-

produzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.

A tela principal do aplicativo encontra-se dividida em dois setores. À es-querda você observa uma espécie de painel de controle, que mostra todas as aplicações locais que são compatíveis com o programa. À direita, há o sistema operacional propriamente dito, rodando de forma semelhante ao que aconteceria se você estivesse utilizando outro SO em uma máquina. O emulador escolhido para simular o sistema operacional android foi o YouWave Android é um aplicativo que permite, emular as funções de um smartphone com o sistema operacional Android no computador.

O sistema operacional escolhido foi

o Android que é um sistema opera-

cional para celulares. Esta escolha

foi feita após uma comparação en-

tre os SO, onde após análise foi es-

colhido o Android, que se deve

pelo fato de que este sistema

contém diversas vantagens

como; É gratuito, seu código é ab-

erto, não está preso a um hardware

específico, seus aplicativos são de-

senvolvidos em Java, possui touch

sensível em análise a outros aparel-

hos antigos, conexão a redes sócias,

aparelhos mais baratos nas op-

eradoras, por ser bem conhecido,

entre outras vantagens.

O Android foi criado por um con-

sórcio de empresas liderado pelo

Google, que é famoso não só pelo

site de busca, mas por serviços

como o Gmail, Google Maps e o

Orkut. Hoje, o sistema Android está

entre os grandes serviços da em-

presa e atualmente é o sistema mais

usado em celulares, ultrapassando o

iOS da Apple, usado apenas no iP-

hone.

Por ser um smartphone, o celular

com Android permite o download

de aplicativos, que são programas

de diferentes tipos voltados para

o celular. Os mais famosos apps

(como são chamados os aplica-

tivos) permitem o uso de redes so-

ciais como Facebook, Twitter e de

serviços como MSN e GPS. Ainda é

possível baixar variados jogos, pa-

gos ou gratuitos. Esses aplicativos

e jogos são encontrados na loja de

aplicativos Android Market.

Pesquisa de campo Com o objetivo de aprimorar nosso aplicativo Clic Compra sabendo o que os feirantes buscam, realizamos uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados os todos os 10 feirantes da feira livre de Três de Maio, e o questionário contem 9 perguntas.

Perguntamos a idade de cada feirante e percebemos que a maioria deles tem uma idade mais avançada.

Outro questionamento foi se os feirantes sabem o que é um aplicativo móvel e se gostaria de usar um para fa-cilitar as vendas na feira livre, onde o resultado foi que a maioria não sabia o que é um aplicativo móvel.

Onde todos estes feirantes moram em Três de Maio, sendo que a maioria mora na zona rural

Outro resultado encontrado foi que somente um dos feirantes pagaria pelo aplicativo, 5 talvez pariam e 4 não pagariam pelo aplicativo.

Com a pesquisa verificou-se que os feirantes acharam a ideia do aplicativo Clic Compra mui-to interessante, mas pelas circunstâncias observadas nos gráficos onde que os feirantes por ter-em uma idade maior na maioria deles, por não terem muito conhecimento na área de tecno-logia e informática, nos foi relatado que não teriam muito interesse em utilizar um aplicativo móvel para suas vendas, mas também foi relatado que se tivesse alguém responsável por este trabal-ho, que auxiliasse na utilização do aplicativo, alguns dos mesmos gostariam de utilizar um aplicativo.

9 10

Page 6: Revista Tec New

resultados obtidosRealizamos também a pesquisa de campo para os consumidores da feira livre de Três de Maio, o questionário para os que frequentam a feira e também para os que não frequentam contou com 10

perguntas, onde, foram entrevistadas 120 pessoas acima de 16 anos.

Maioria dos entrevistados tem a idade entre de 16 á 25 anos.

Pedimos também se eles sabiam o que era um aplicativo móvel e notamos que ficou equilibrado, pois a idade dos entrevistados mostra que, que tem idade mais avançada não sabe o que é um aplicativo e os mais jovens sabem

ou pelo menos já ouviram falar no assunto.

Perguntou-se também sobre a frequência das mesmas na feira livre, onde, se percebe que as pessoas que não fre-quentam tem mais dificuldades quanto a falta de hábito, mas também quanto a localização da feira

Com isso perguntamos também se eles teriam interesse em usar um aplicativo móvel para facilitar suas compra

na feira livre e vimos que um pouco mais da metade aprovou nossa idéia de ter este aplicativo voltado para

feiras livres.

Após analisar os gráficos percebe-se que a maioria dos entrevistados gostaram da proposta de um aplicativo para feira livre, onde muitos se interessariam pelo aplicativo pois querem mais facilidade para suas com-pras. Alguns citaram que preferem ir até a feira, mas outros, tem dificuldades quanto ao acesso e o tempo.

VO

SAB

IA Metade da população mundial estará coberta por 4G até 2017, prevê estudo

?

?

Cerca de 85% da população mundial contará com cobertura de Internet móvel de terceira geração (3G) até 2017, enquanto 50% desse contingente estará coberto pela quarta geração da telefonia

móvel (4G) dentro do mesmo período. A previsão é de um relatório sobre tráfego de dados e mer-cado móvel realizado pela Ericsson.

Atualmente há cerca de 6 bilhões de acessos móveis no mundo e, de acordo com o documento, nos próximos cinco anos serão 9 bilhões, incluídos aí os acessos machine-to-machine (M2M).

Desse total de acessos, 5 bilhões serão somente de banda larga móvel (atualmente esse volume é de 1 bilhão). E dos 5 bilhões, a maior parte (3 bilhões) desses acessos de Internet móvel se

dará por meio de smartphones até 2017, contra atuais 700 milhões. Por isso mesmo o tráfego móvel de dados crescerá até 15 vezes entre 2011 e 2017, diz o relatório da Ericsson.

Na América Latina, o número de assinaturas no primeiro trimestre de 2012 foi de 650 milhões. Até o final de 2017, outras 230 milhões deverão ser adicionadas à base. No primeiro trimestre deste ano, 80% das assinaturas móveis eram de tecnologia GSM/GPRS. Esse cenário deve mudar até 2017, revela o estudo, quando 60% das assinaturas móveis

serão WCDMA/HSPA.

??

Actually the population is in a revolution time in information technology because it greatly facilitates people’s lives, both at work and

personal life. This evolution has become a major attrac-tion, about its easily, convenience and advantages that it offers. Examples of these developments and / or crea-tions are the mobile devices with the aim to disseminate, sell and inform users about different areas and subjects.Based on our society, we realized that a area that still requires innovation and diffusion is agribusiness. In our city, de Maio, we have the call “Feiras Livres”. “Fei-ras Livres” is one of the most important ways to offer

healthy foods for different populations. Therefore, know-ing, supporting and improving this segment, providing better health and quality of life, causes it to become more attractive to the population.With this in mind, the study developed a mobile applica-tion for our “feiras Livres” that seeks to facilitate and provide the purchase, sale, distribution, health tips and recipes from colonial products marketed, so that mer-chants can have better control and increase your sales and productivity. And consumers buy them more comfortably and stay informed / updated with healthy tips in addition to having access to some recipes.

NEW TEChNOlOGIES IN ThE AGrIBuSINESS ArEA

?

? ?

??

(teletime,2012)

1112

Page 7: Revista Tec New

A Metodologia é o estudo dos métodos, e as etapas a seguir num determinado processo. É a explicação minu-ciosa, detalhada, rigorasa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto,

da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aq-uilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

Metodologia

Smart Devices

Clic CompraFacilidade em suas mãos

*Um conjunto de hardware do sistema e recursos de software de TIC. Este conjunto é geralmente fixa estática em tempo de design;

*Dinâmicos componente orientados extensões de recursos e plug-ins ( Plug and Play ) de alguns recursos de hardware;

*Acesso ao serviço remoto externo e execução;

*Local, a execução de serviço interno au-tônomo;

*O acesso a determinados ambientes exter-nos: a interação humana, a interação mundo físico e interação computação distribuída TIC / virtual;

*Computação ubíqua propriedades.

tracy

andm

att

Clic CompraFacilidade em suas mãos

(GENEXUS, 2012)

Aplicativo móvel para feiras livres

Atualmente a população encontra-se no auge de uma revolução da tecnologia da in-formação, onde as pessoas estão usufru-

indo dela para facilitar suas vidas com a mobilidade.Essa evolução tornou-se um grande atrativo, pois a faci-lidade que ela proporciona faz com que se torne uma ne-cessidade na vida das pessoas, trazendo com ela grandes vantagens, onde cada vez mais se torna popular, pois per-cebe-se a grande força que esse segmento tem na socie-dade. Mas sabe-se que ainda não são todas as pessoas que tem acesso a essas tecnologias, pois existem fatores que as impedem, mas no modo em que tudo esta se transfor-mando e evoluindo, chegará o momento em que todas as pessoas terão algum tipo de tecnologia em seu cotidiano.A feira livre é um dos mais importantes meios de ofer-ecer alimentos para a população, elas representam diver-sidade, portanto, conhecer, apoiar e aprimorar este seg-mento que proporciona uma melhor saúde e qualidade de vida, faz com que ela se torne muito mais atrativa para a população. A combinação de tecnologias e mobilidade com os aplicativos, significa melhores oportunidades de

negócio paro o mercado consumidor. Pensando nisto, de-senvolveu-se o estudo de um aplicativo móvel para fei-ras livres que busca facilitar e disponibilizar a compra, venda, divulgação, dicas de saúde e receitas dos produ-tos coloniais comercializados, para que os feirantes pos-sam ter um melhor controle e aumentar suas vendas bem como sua produtividade. E os consumidores, adquiri-los com mais comodidade e manter-se informados/atualiza-dos com dicas saudáveis além de ter acesso à receitas. Para isso foram feitas pesquisas diversas para assim apri-morar os conhecimentos, pesquisas em revistas, jornais, livros, na internet e pesquisa de campo, e uma entrevista com um profissional da área de TI, também foi estudado sobre o funcionamento de empresas ligadas a tecnolo-gias. Foi criada uma máquina virtual para usá-la na apre-sentação da banca, juntamente com todos os programas necessários, foi desenvolvido um blog para divulgar o an-damento do trabalho, também o desenvolvimento da mar-ca do aplicativo Clic Compra, seu manual de identidade visual, uma campanha publicitária para o mesmo e uma revista que aborda todos os assuntos tratados no trabalho.

1413

Page 8: Revista Tec New

Este slogan foi pensado principalmente para transmitir as pessoas o verdadeiro propósito do aplicativo Clic Compra, que é a facilidade, onde com apenas “cliques” se pode obter o que deseja em relação à feira livre.

O aplicativo Clic Compra busca facilitar e disponibilizar a compra, venda, divulgação, dicas de saúde e receitas dos produtos coloniais comercializados, para que os feirantes possam ter um melhor controle e

aumentar suas vendas bem como sua produtividade. E os consumidores, adquiri-los com mais comodidade e manter-se informados/atualizados com dicas saudáveis além de ter acesso à receitas.

Clic Compra

Clic CompraFacilidade em suas mãos

O aplicativo tem como nome Clic Compra. O nome foi inspirado na

facilidade que ele busca proporcionar, onde que

através do mesmo, a partir de “cliques” no

celular os consumidores podem adquirir seus produtos ou somente

informações.

Com apenas um “Click”, você tem em suas mãos a comodi-dade que procura!

Não era surpresa para ninguém que a Microsoft

estava trabalhando em uma nova versão do

Windows, Steven Sinofsky, presidente da

divisão de Windows, demonstrou o Windows 8 rodando

em um tablet no palco da conferência D9, ele parecia

muito com o Windows Phone 7, com toda a apresentação

gráfica redesenhada para o toque na tela.

Isso se deve graças à interface para o usuário (UI, na

sigla em inglês) Metro, desenvolvida para o sistema para

smartphones da gigante de Redmond. Ou seja: o elegante

esquema de menu e aproveitamento de tela com atalhos

em forma de retângulos reaparece, mostrando uma clara

inclinação para a óbvia natureza touchscreen dos tablets.

Até mesmo o menu Iniciar agora foi realocado, aparecen-

do no alto da tela, à esquerda.

A Microsoft informou que nas bordas doTablet deve ser

incluindo um sensor, para que o ecrã detete todos os mov-

imentos efetuados nos cantos do Tablet, como mostra a

imagem acima. É uma boa notícia, ver que a Microsoft

está a pedir mais dos fabricantes para oferecer bom hard-

ware.

Recurso multitarefa redesenhadoO recurso multitarefa também foi redesenhado, deixando-

o semelhante ao WP7 – basta deslizar o dedo para os la-

dos para encontrar o próximo programa aberto. Uma nova

versão do Internet Explorer 10 também está inclusa, mas

na demonstração foram exibidos o Excel e o Windows

Explorer em suas formas como conhecemos atualmente.

Nova tela inicialAgora, a tela inicial e a área de trabalho não é mais des-

perdiçada com pequenos ícones e áreas sem utilização:

tudo foi refeito para uma experiência com o touchscreen,

mas também para funcionar de modo suave (não diferente

do que é o iOS, da Apple) e em tela cheia. Há ainda inte-

gração com redes sociais, como Facebook e Twitter.

1516

(techtudo, 2012)

tech

tudo

Page 9: Revista Tec New

17

Av. Senador Alberto Pasqualini, 347Três de Maio - RS

(55) 3535-4900

Curso Técnico em Informática O Curso Técnico em Informática possibilita aos alunos uma visão inovadora do mundo, pois sabemos que o mercado de trabalho exige profissionais capacitados e diferenciados, assim o profissional deve desenvolver seu trabalho de forma coerente, criativa e principalmente sempre estar atualizado e sabendo trabalhar em grupo, onde que o CTI nos possibilita ter conhecimento de todos estes requisitos que são importantes para que nos tornamos um profissional.

Por fim, os conhecimentos adquiridos no decorrer deste semes-tre foram muito gratificantes para nosso desenvolvimento e conhecimento em diferentes segmentos. Nos fez abrir a mente para novas ideias e maneiras de fazer e agir, onde isto con-tribuirá para nosso futuro. A execução do projeto interdiscipli-nar abriu a visão dos acontecimentos inovadores que ocorrem diariamente no mundo da tecnologia e inovação.

As aulas nos proporcionaram um conhecimento in-crível que a maioria dos alunos não tinham, onde envolveu nossa agilidade, critividade e conheci-mentos em geral. Os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados de diversas formas e em várias situações que se precisar, assim nos ajudan-do profissionalmente e pessoalmente. Durante este semestre conquistamos várias amizades e parcerias que nos proporcionaram momentos descontraidos mas também foi onde buscamos ajuda quando pre-ciso. Os professores se mostraram grandes profis-sonais, onde houve momentos em que podia se di-vertir, mas também aprender o conteúdo de forma diversificada e mais interessante de se realizar.

MA

SSU

DA

, SO

ARE

S

MA

SSU

DA

, SO

ARE

S

Meu nome é Luis Felipe Daniel, faço parte da turma CTI2011MS1. Estudo há um ano e seis meses na Sociedade educacional de Três de Maio (SETREM). Obtenho bolsa de estudos de 50% a qual trabalho na secretaria da mesma.Com o curso técnico de informática da SETREM demonstra-se a parte de como sistemas são feitos, e também entra-se num mundo onde quem o planeja é você. Mas além da parte sistemática do curso, aprendem-se vários outros assuntos, entre elas compan-heirismo e compromisso. Companheirismo devido ao fato de que durante o curso se desenvolve um projeto em grupo, ou seja, se não agirem com companheir-ismo não atingirão o objetivo final. Com isso aprende-se a trabalhar em equipe e em con-junto. E o compromisso é trabalhado através de datas. Desde a data de entrega de trabalhos até a data final das rematrículas.

O curso técnico em informática me ajudou a crescer profissionalmente e como pessoa, nesses últimos semestres, a cada semestre que você passa, você se sente motivado a continuar o curso, a cada proposta de projeto você se sente desafiado a dar o seu melhor, quando inicie o curso eu me dizia “Nunca vou fazer meu estágio programando”, mas agora o que eu mais quero é estagiar com programação web, as cadeiras de programação web fizeram com que eu me encontra-se, pois antes de nossa turma ter essas cadeiras, tive-mos as cadeiras de criação por onde também me apaixonei, mas quando começamos a programar, foi quando eu me encontrei mesmo, as cadeiras de programação web, na minha opinião, são as cadeiras que eu mais me destaco, tendo como prova disso na minha opinião é o site da 2ª expo terneira que através da instituição eu tive a oportunidade de programar.

No começo do curso, muitas dificuldades surgiram como era de se es-

perar, me passou até a vontade de desistir, pois fazia o Ensino Médio junto

com o CTI e ainda trabalhava. Foi um momento muito agitado da minha

vida, pois não me sobrava tempo pra nada. Mas no decorrer do tempo,

fui adquirindo maior conhecimento e fui crescendo no que eu fazia, tanto

pessoalmente quanto no profissional. Agora vejo, que tudo está valendo

a pena e que tudo que ainda estou passando, certamente servirá para meu

futuro. Meu nome é Viviane Siqueira e estou no último ano, 5º semestre

do Curso Técnico em Informática da SETREM.

CTI

17 18

Page 10: Revista Tec New

19