revista ser gospel edição 4

36
VITOR BELFORT Retrato de um Campeão 13 coisas que você não sabia sobre a terra santa FERNANDA BRUM TUDO SOBRE SEU NOVO DVD ESTRESSE ANIMAL O QUE PODE SER FEITO PARA AMENIZAR O ESTRESSE DO SEU PET?

Upload: revista-propagar

Post on 16-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Ser Gospel Edição 4

VITOR BELFORTRetrato de um Campeão

13coisas que você

não sabia sobre a

terra santa

FERNANDA BRUMTUDO SOBRE SEU

NOVO DVD

ESTRESSEANIMALO QUE PODE SER FEITO PARA AMENIZAR O ESTRESSE DO SEU PET?

Page 2: Revista Ser Gospel Edição 4
Page 3: Revista Ser Gospel Edição 4

Confirmando o nosso compromisso de trazer assuntos de seu interesse, nossa capa remete à pergunta mais badalada da atualidade: Quem estava certo: Moisés ou Darwin? Fé e ciência podem trabalhar juntas para buscar a resposta da criação? Embora sejamos Gospel e inquestionavel-mente crentes em Deus e em seu plano de criação e salvação do mundo, achamos importante trazer a questão à tona para que nossos leitores possam ter dados recentes, descobertas e teorias atuais so-bre o tema. Além dessa, trouxemos outra questão para sua reflexão, a comemoração do Natal é lícita para os Cristãos? Assim, leia, reflita e não deixe de nos informar o que achou das matérias. Viajamos à Terra Santa e trouxemos treze incríveis curiosida-des para compartilhar com você. Seguindo revista a dentro, você vai encontrar artigos para ajudá-lo na sua qualidade de vida, tais como: Stress animal, é possível? Como lidar com o seu bichinho de esti-mação estressado? Musculação é uma boa opção? A tecnologia pode ajudar também no seu regi-me ou exercícios? Como você pode ver, todos os assuntos que trouxemos serão extremamente úteis no seu dia-a-dia. Aproveite!

>>> editorial

miguel riedel

tania diniz

[email protected]

[email protected]

Direção Geral: Tania Diniz e Miguel RiedelRedação e Edição: Tania DinizJornalista Responsável: Débora Azevedo/RP 867-JPDiagramação e Design: Miguel RiedelDistribuição: Celso DinizFotografia: Celso T. Diniz e Tábata NegreirosComercial: 84 2030-2123 | [email protected]

Revista Ser Gospel

QR CODEEsses símbolos pretos que você encontrará espalhados pela revista são QR Codes. Esses códigos são reconhecidos pelo celular e levam você diretamente para páginas da web. Basta instalar um aplicativo de leitura gratuito e apontar a câmera do seu celular que a navegação iniciará automaticamente.

O que é essa coisa?

Anuncie na Ser [email protected]

>>> sumárioMusculção e seus

Benefícios

E aí, vamos falar de Vídeo Clipes?

TMM - É Melhor ser Santo

Fernanda Brum

Estresse Animal

Quem estava certo,Moisés ou Darwin?

Vitor Belfort,Retrato de um

Campeão

13 Coisas que Você Não sabia

sobre a Terra Santa

Cristina Alves:mISS rN E A

Unção de ester

Qual o Verdadeiro

Significado do Natal?

06

08

10

12

1618

24

26

28

32

Page 4: Revista Ser Gospel Edição 4

Dia 29 de Novembro, às 17:30h, no Ginásio Sagrada Família, volta à Natal a Banda Catedral. Com as participações dos talentos locais Orquestra Dokmos, Dark Maya, Thábata Medeiros e Banda Ha-gos, o evento “Resgate de Deus”, promovido pela Ego Sum, promete muita alegria louvor e adoração.

Banda Catedral em Natal

O AlternaVida e a Marcha para Je-sus Natal acontecerão nos dias 05, 06 e 07 de Dezembro. Estarão pre-sentes Alice Maciel, Banda Hagos e David Quilan no palco e Thábata Medeiros e Vambora no Trio. Serão três dias de louvor, ações sociais e muita alegria. Convidem a todos!

AlternaVida 2013

Adoração sem Limites. É o nome do Evento com André Valadão que será no dia 14 de Dezembro a partir das 17 horas. Também estarão presentes o conhecido Pr. Rubens Medeiros e vários talentos locais. Será realizado no Largo Dom Bosco, em frente ao Teatro Alberto Maranhão. Não perca!

André Valadão

Expocristã é uma marca que foi utilizada durante vários anos no Brasil para promover a feira que é conside- rada a maior do segmento evangélico no país. Porém, esse ano a feira não aconteceu, ofuscada pela Feira Internacional Cristã (FIC), organizada pela GEO Eventos, pla-taforma de eventos das Organizações Globo. Mas, de acordo com o site Gospel Mais, após a desativação da GEO Eventos que já acumula cerca de R$ 60 milhões em prejuízos, a marca foi comprada pelo ex-CEO da agência de da Som Livre, Leo Ganem. A marca ficará agora sob propriedade da Um Entretenimento, em-presa recém lançada por Ganem junto com Emilio Magnago, ex-diretor comer-cial da Som Livre. Sediada no Rio de Janeiro, a Um Entretenimento tem como foco o segmento musical cristão e já nasceu em parceria com a Universal Music e planeja faturar R$ 10 milhões em seu primeiro ano em exercício. De acordo com seu fundador, a Um “trabalhará com bandas, ministérios, pastores, padres e profissionais que usam diversos estilos musicais para transmitir suas mensagens”.

A

Os cantores Ana Paula Valadão, Regis Danese e Aline Barros participaram do Teleton no SBT neste final de semana e fizeram parte da mobilização para arrecadar os valores necessários para atender os projetos da Associação de Assistência à Criança Defi-ciente (AACD). Eles marcaram presença fazendo a plateia cantar e interagindo com as crianças presentes. Tambémlouvou a Deus o Prisma Brasil. O programa superou sua meta e arrecadou mais de vinte e seis milhões de Reais. Assista em:

Realizado entre os dias 16 a 19 de Outubro em Natal-RN, o Con-gresso da ALEF – Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão reuniu mais de 300 pastores e líderes de 05 estados

nordestinos, representando cerca de 110 igrejas locais e organizações evangélicas nor-destinas. O tema principal “Evangelho Integral – o Evangelho Todo para o Homem Todo em Todas as Comunidades” foi discutido em plenárias, painéis, seminários e pequenos grupos. Uma das marcas do congresso foi o equilíbrio entre teoria e prati-ca, disponibilizando aos participantes muitas ferramentas e boas praticas para ins-pirar igrejas a desenvolver suas próprias iniciativas nas respectivas comunidades.As plenárias ministradas na quinta, sexta e sábado, tendo como preletores Darrow Miller e Bob Moffitt - norte-americanos, fundadores da Disciple Nations Alliance (uma rede que visa inspirar e equipar a igreja nas áreas mais empobrecidas do mundo) também pensadores experientes sobre como causar transformações sociais a partir do evangelho e Mauricio Cunha, fundador do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral e có-autor do livro “O Reino entre Nós”, abordaram temas como a essência do evangelho integral, cosmovisão bíblica, nosso alvo: a glória de Deus, Jesus como modelo de cresci-mento e desenvolvimento, igreja local e missão transformadora: por uma práxis da mis-são integral e ferramentas para equipar a igreja local a demonstrar o amor de Cristo em sua própria comunidade. O congresso da ALEF foi marcado por grande comunhão entre líderes que servem em diferentes contextos empobrecidos do Nordeste Brasileiro, desde grandes bairros urbanos até povoados do sertão. Em comum, o desafio de ser uma igreja relevante em meio à realidade de exclusão social, injustiça, violência e miséria.

4 Fique Ligado Nov/Dez 2013

Page 5: Revista Ser Gospel Edição 4
Page 6: Revista Ser Gospel Edição 4

Que bom estarmos juntos mais uma vez! Continuaremos falando sobre os benefícios de uma vida física ementalmente mais ativas. Mas desta vez, que tal se formos mais específicos e comentarmos sobre uma única modali-dade? Vamos falar sobre a musculação. Hoje, uma das atividades mais recomen-dadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com

a prática desse exercício, além de ficar “sarado” e com um corpo forte, você fica-rá saudável. Infelizmente, muitas pesso-as evitam fazer exercícios com peso, pois tem receio e até medo de ficarem mus-culosas demais. Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você qui-ser, por isso é importante uma boa orien-tação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade. Veja alguns be-nefícios que a musculação pode trazer:

6 Fitness Nov/Dez 2013

Page 7: Revista Ser Gospel Edição 4

Quando a pessoa forta-lece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacio-nada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resisten-tes. Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonito, ágil, saudável, confian-te e de bem consigo mesmo.

Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma ativi-dade aeróbica é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.

A musculação rejuvenes-ce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós come-çamos a perder massa muscu-lar e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, re-tarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso. A musculação aju-da a emagrecer. Todos os exer-cícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais.

A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um im-portante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal. Com a musculação, você vai ameni-zar, e muito, a celulite, pois au-mentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gor-dura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evi-tará a flacidez e definirá os mús-culos, minimizando a celulite.

>>>Você pode evitar doenças, entre elas:

- A musculação estimula a produção de célulasósseas fixando cálcio e

aumentando a densidade óssea.Atividades aeróbias de impac-to , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

- Quando os mús-culos são fortalecidos, propi-ciam maior estabilidade às articulações, promovendo me-nor desgaste entre os ossos.

- Quanto maior é a massa muscular, mais o orga-nismo queima glicose (subs-tância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Vamos agora trocar de roupa e correr para academia mais perto. Um abraço e até a próxima!

Professor de Educação FísicaPropietário da IT-FIT

Ivan Thiago

Page 8: Revista Ser Gospel Edição 4

E AÍ, VAMOS FALAR DEVÍDEO CLIPES? ntendendo que nem todo mundo tem a maravilhosa oportunidade de se apresentar para um profissional de gravadora, ou mesmo para alguém que conhece o vizinho, que tem um tio dono de um posto de gasolina onde alguém que trabalha numa grava-dora abastece seu carro. Então, posso dar uma dica importante que funciona não só aqui no Brasil, mas em toda essa aldeia global em tempos de internet. No Brasil, já temos artistas que foram contratados por selos e multinacionais a partir do sucesso viral de vídeos postados de forma descompromissada no YouTube e sites do tipo. Talvez uma das mais conhecidas seja a jovem Mallu Magalhães que tornou-se fenômeno de views até chamar a atenção da mídia e de uma gravadora de grande porte. No exterior, entre tantos nomes que hoje estão no topo, Justin Bieber, astro da música pop teen foi alçado ao estrelato a partir de vídeos postados na web.E como não destacar o sucesso meteórico da dupla “Para Nossa Alegria” que depois de milhões de views e tornarem-se um MeMe no Brasil, foram contrata-dos por uma gravadora gospel e hoje têm se apre-sentado até em congressos de pastores pelo país.

E

Também foi pela web que descobri alguns jovens artistas que hoje estão fazendo um som bem diferenciado nas plagas gospel. Como já comentei em outros textos, um dos referen-ciais que os profissionais de gravadora utilizam para analisar e deter-se sobre um ou outro artista desconhecido é justamente a quanti-dade de visualizações de seus vídeos na web. O que estou querendo dizer é que não adianta mais enviar CDs, bombons, flores, camisetas, chaveiros e todo tipo de material de apresen-tação para o departamento artístico de uma gravadora. Simplesmente mande um link de um vídeo que realmente possa valorizar o seutrabalho! E “valorizar o trabalho” não significa um vídeo clipe gravado por Spike Lee ou coisas do gênero. Estou falando de um vídeo de boa qualidade, principalmente de áudio, com uma boa canção (inédita, de preferencia) e onde o artista possa explorar ao máximo seu estilo e talento.

Agora vamos à lista do que deve ser “poupado” de um vídeo:1) Por mais que o vídeo seja caseiro, você não pode gravar o material como se tivesse acabado de acor-dar. Nada de pijama, cabelos desgrenhados ou coisas do tipo. Lembre-se que não há ‘secreto’ em se tratan-do de web, ou seja, postou na rede, então tornou-se público e como tal, todo tipo de mico vai ser devi-damente assistido pela patuleia. Você não precisa ir num salão de beleza ou contratar um make-up hair top de linha, mas também não precisa se apresentar igual a uma medusa com seus cabelos esvoaçantes!2) Atenção para a locação da gravação do seu vídeo! É impressionante como tem gente gravando vídeos tendo ao fundo aquela parede vermelha mais descas-cada do que paulistano em férias no Nordeste. O míni-mo de qualidade na locação é imprescindível! Nada de gravar na cozinha, no quarto com aqueles pôsteres da Hello Kitty ou mesmo no sofá da sala que já está com os dias contados. Tente gravar num local onde o maior destaque vá ser justamente sua performance e não aquele vaso de plantas de plástico de funerária.3) Num vídeo musical, o que se espera, no mínimo é que a música seja boa e principalmente audível! Não adianta convidar o Eric Clapton para te acompanhar se no fim, o som é uma mescla de ruídos e microfonias. Muita atenção para o nível de qualidade do áudio!

OBSERVATÓRIO CRISTÃO

#MUSIC

#APRENDER

#VÍDEOS

#PRODUÇÃO

#NOVIDADES

#DICASLEGAIS

#EXPERIÊNCIA

Maurício SoaresDiretor Executivo daSony Music Gospel“Revelador” de Grandes Talentos

8 Observatório Cristão Nov/Dez 2013

Page 9: Revista Ser Gospel Edição 4

4) Também merece atenção especial a qualidade do músico que está acom-panhando e executando a canção. Se o músico só está no vídeo porque é o dono da câmera ou quem teve a ideia da gravação, então é melhor deixar a gravação de lado até que alguém que realmente vá te favorecer apareça. Já tive oportunidade de assistir a um vídeo onde o músico acompanhante tocava apenas dois acordes num ritmo digno da marcha fúnebre (a música original era um pop rock) e no meio da perfor-mance, o cantor começou a fazer cara de aborrecido por estar perdendo feio no dueto (ou seria duelo?). A briga foi feia!5) Mesmo não falando de clipes, o ideal é que o vídeo seja registrado por alguém que tenha um mínimo de

noção de filmagem. O resultado é sem-pre superior. Mesmo de forma despre-tensiosa, quanto mais bem acabado for o vídeo, mais chance dele se destacar em meio a zilhões de outros vídeos ele terá! Qualidade nunca é demais! Guarde essa dica para boa parte de sua vida!6) O melhor marketing nestes casos é o boca a boca, ou melhor, em tempos web, a divulgação entre as redes sociais. O ideal é que você mobilize o máximo de amigos para juntos promoverem o vídeo em questão num autêntico marketing de rede. Mas isso é tema de um outro tex-to. Por ora ficamos nestas dicas mesmo.Vale lembrar que estas regras citadas,

são de acordo com o ‘manual de bom senso e experiência do marketing.’ No entanto, como vivemos num mundo volá-til, meio doido e sem tendências defini-tivas, temos casos clássicos de sucesso na web utilizando-se exatamente das ‘técnicas’ apresentadas, mas não suge-ridas no texto. Talvez uma das grandes provas dessa loucura seja exatamente os sucessos do “Para Nossa Alegria” e aquela Stephanie do Crossfox, sucesso na web há alguns anos atrás. Agora a de-cisão é sua, optar pelo vídeo tosqueira total ou então em fazer algo realmente de qualidade. Se a sua opção for a pri-meira, por favor, só não me mande o link.

Page 10: Revista Ser Gospel Edição 4

10 TMM Nov/Dez 2013

Page 11: Revista Ser Gospel Edição 4

uma época em que vemos tantos negócios de origem duvidosa e prática mais duvidosa ainda,questionamos se é válido alguém que esteja em difi-culdades financeiras não se deter a esses detalhes duvidosos.Aí está a resposta. Deus nos salvou mas para que fossemos santos do que para que fossemos felizes! Ele não disse, seja feliz como Eu sou feliz. Ele disse, seja santo como Eu sou santo. Mas, infelizmente, muitas pessoas, mesmo conhe-cendo a palavra, preferem não se importar com os detalhes escu-sos de negócios que nascem aos montes a cada dia. Pois eu desafio você que ama e busca a Deus so-bre todas as coisas a não se confor-mar com os valores desse mundo. O que parece normal para o mundo, não pode parecer nor-mal para nós homens e mulheres de negócios cristãos. Eu prefiro ser santa do que feliz! Porém, jamais eu vi um justo desamparado ser! Afinal, está escrito: Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos Serão Acrescentadas. Mateus 6:33Tudo ao seu tempo, é claro! Confiança em Deus nos dá a cer-teza de que mesmo que leve um tempo ou dois tempos, Deus nos fará justiça. Então, todo aquele que não se dobra aos padrões desse mundo, mas se coloca no mundo dos negócios, e na vida, com trabalho, santidade e justiça, será tremendamente abençoado.Então cuidado! Não se engane!

Ganhar dinheiro sem trabalhar, buscar atalhos e caminhos mais fáceis, sempre escondem detalhes duvidosos. Fique atento. Além disso, não se deixe levar pela opinião da maioria. De acordo com Stephen Covey, no seu li-vro, Confiança Inteligente, a opi-nião de Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente abalou a crítica por doar metade da sua fortuna, é de que a decisão mais burra no mundo dos negócios é entrar em um negócio porque todo mundo está entrando.

Decisões empresariais tem que ser tomadas baseadas em critérios, números e fatos, não em “porque todo mundo ta fazendo isso”. Especificamente no nosso caso, os cristãos, o cuidado tem que ser redobrado. Só saber que dá dinheiro não é suficien-te. Lembre-se, é melhor ser santo.

N

Buscai em Primeiro Lugar o Reino de Deus

e a Sua Justiça e Todas as Coisas vos

Serão Acrescentadas.

Hoje ouvi um profeta dizer que é melhor ser santo do que feliz.

Uhauu! Que revelação simples, mas poderosa!

`̀ `̀

T M M I N D I C A

TREINANDO MENTES MILIONÁRIAS

O sucesso susten-tável que muitos líderes e empresas apresentam hoje está paradoxal-mente sendo pro-duzido no que se provou ser o ambiente de menor confiança em anos, se-

não em décadas. Coescrito com Rebecca Merril, A Confiança Inteligen-te expõe as cinco ações que Stephen M. R. Covey e Greg Link, seu sócio de longa data, estão adotando para prosperar contra todas as probabilidades nas mesmas circunstâncias que provocam o fracasso de muitos outros.Com prefácio de Idra Nooyi, presidente do conselho de administração e CEO da PepsiCo, este é um livro indispen-sável a quem quer vencer na vida e nos negócios, independentemente do contexto e dos ciclos econômicos.

O Homem Mais Rico da Babilônia é um livro escrito por George S. Clason. Trata-se de uma coletânea de parábolas escritas por Cla-son a partir de 1926 e distri-buídas, sob a

forma de panfletos, em bancos e companhias de seguro norte-americanas.As parábolas são ambientadas na antiga Babilônia e trazem ensina-mentos sobre assuntos financeiros: Planejamento financeiro, a importância de se poupar, empréstimos, entre outros.Considerado como um dos melhores livros da área de fi-nanças, O Homem Mais Rico da Babilônia alcançou excelente vendagem nos Estados Unidos e no Brasil.

A Confiança Inteligente

O Homem Mais Rico da Babilônia

Tania DinizCEO da CTD Marketing

e ProduçõesPalestrante InternacionalCriadora do TMM Brasil

Page 12: Revista Ser Gospel Edição 4

noite de 31 de a g o s t o , f o i marcante para a capital per-nambucana por causa da gravação do novo DVD de Fernanda Brum.No Chevrolet Hall estavam presentes mais de 10 mil pessoas. Contando com a produção da MK Music e o apoio do Canta Recife/PE, a presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, e a diretora artística, Marina de Oliveira, conferiram todos os detalhes desta fase. Trabalho esse que sempre esteve no plano das duas profissionais. “Marina e eu sempre fazemos questão de participar de cada deta-lhe, dividir idéias e opini-ões. Somos uma gravado-ra que prioriza trabalhos

realizados com excelência”, disse Yvelise de Oliveira. Segundo Fernanda Brum, o lançamento do DVD já tem grandes expectati-vas, geradas pela própria noite da gravação. Porém, ela lembra que cada etapa merece muita atenção. “A gravação foi tão especial que as expectativas são grandes para lançarmos este DVD. Mas cada etapa é impor-tante para o melhor resul-tado. Foi uma noite muito produtiva e com a presen-ça de ótimos profissionais. Tenho certeza que a MK Music irá preparar mais um trabalho lindo e inesquecível”, destacou. A produção deste novo trabalho será assinada pelo produtor e marido da cantora, Emerson Pinheiro, que acompanhou

cada momento da gravação. “Este será mais um projeto abençoador. Foi uma noite histórica e ficará registrada para todos”, disse Emerson. O DVD teve participação especial de Eyshila, Liz Lan-ne, Aline Barros e Bruna Karla, amigas de longa data da cantora Fernanda Brum. No repertório das músicas apresentadas, incluiu-se um medley de canções de su-cesso da sua carreira, além das faixas de seu álbum mais recente, homônimo ao DVD. O “Liberta-me” tem previsão de lançamen-to para o final desse ano, mas enquanto ele não é lançado, fiquem com uma entrevista exclusiva que a Fernanda Brum nos concedeu.

A

Fernanda BrumConfira as novidades, tudo sobre a gravação do DVD “Liberta-me” e uma entrevista exclusiva com a cantora

Como começou o ministério da cantora Fernanda Brum? Bom, na verdade o ministério da cantora foi meio sem querer. Cantar era algo que eu sabia fazer, mas eu queria pregar, então o violão me auxiliava muito nas pregações. Eu comecei a tocar algumas canções conhecidas para conseguir que as pessoas estivessem abertas para ouvir a Palavra. Eu enten-di que a música era uma grandeestratégia pra pregar o Evangelho. A cantora apareceu aí, como um complemento à pregação.

Como foi seu chamado pastoral? O chamado pastoral aconte-ceu antes da música. Quando eu me converti, eu tinha certeza de que seria uma oficial da igreja. Eu não sabia que seria uma pas-tora, mas achava que ia ser uma missionária. Minha avó dizia: você é uma missionária! Mas na cabeça dela missionária erapastora, então eu me converti e comecei a pregar nos cultos, nas casas dos condomínios onde morava e comecei a exercer o meu chamado. A minha expec-tativa era que um dia eu me tor-nasse uma pastora de igreja e a música seria só um meio para pregar. Meu ministério pastoral começou antes de começar a can-tar, com 16 para 17 anos. Só fui ser ungida como pastora há qua-tro anos, quando estava grávida de três meses do meu filho Isaac.

Qual é a diferença entre a pastora e a cantora? Não existe isso de dividir uma pessoa como pastora, como cantora, como mãe, como esposa. Sou uma pessoa só que tem características diferentes na vida. Porém acho que pastora e cantora se fundem muito. A música é desculpa para pregar. A pregação acontece durante a música também, então eu não consigo fazer essa separação. >>>

12 Fernanda Brum Nov/Dez 2013

Page 13: Revista Ser Gospel Edição 4

Canta Gospel O Rio Grande do Norte ficou em burburinhos com o Concurso Canta Gospel. O concurso destacou-se por ser voltado para cantores Cristãos e, claro, por oferecer como premiação a gravação de um CD, sonho de muitos que tem o dom da voz. Idealizado por Moisés de Almeida, o Canta Gospel foi televisionado e suas eliminatórias ocorreram duas vezes por semana no Programa Espaço Gospel, apresentado pelo Pr. João Costa. Foram três meses de muita emoção e aprendizado, e que classificou como finalistas os seis candi-datos: Miclécia Thalita, Obede Monteiro,

Renata Amaral, Jhessica Torres, Layane Martins e Yure Lima. A final foi em grande estilo, no Teatro Alberto Maranhão, palco de grandes apresentações e local consagrado entre os artistas de todo o Brasil. O grande vencedor foi Yure Lima, seguido por Obede em segundo e Miclécia em terceiro lugar. Mas, como tudo que é bom, dura pouco, deixou em muitos a saudade de se alegrar, louvar, torcer e concordar ou discordar das opniões dos jurados. Muito mais, deixou a esperança de novos eventos como esse que reúna e faça todo o povo de Deus se lembrar de como é bom estarmos juntos.

Page 14: Revista Ser Gospel Edição 4

Chame atenção por sua Beleza Natural!

lguns alimentos são verdadeiros aliados quando o assunto é ficar bonita! Os alimentos têm o poder de aumentar a beleza natural. Portanto, quando o assunto é alimentação aplicadaà estética, deve-se ressaltar que o uso dos alimentos corretos é capaz de provocar uma melhora na aparência, tornando-a mais saudável! Alguns alimentos sãofontes naturais de substâncias queauxiliam na criação e manutençãode um aspecto saudável. A ce-noura, por exemplo, possui o betacaroteno, que dá a cor ala-ranjada ao alimento. Importan-te antioxidante, esta substância é capaz de combater os radicais livres,

auxiliando, desta forma, a manutenção da saúde da pele, cabelos, unhas. Já a couve é rica em clorofila, magnésio, que ajuda a oxigenar as células, auxiliando, por exemplo, na pre-venção e combate à celulite. O licopeno, encontrado no tomate, que confere a cor vermelha ao ali-mento, é um poderoso antioxidante, agindo contra os radicais livres e auxiliando no aumento da

aparência saudável. O atum, por sua vez, é uma das fontes de maior concentraçãode ômega 3, ácido graxo que auxilia na manutenção e recons-tituição de membranas celulares. O abacate é rico em gluta-tiona, poderoso antioxidan-te, auxiliando na manuten-ção da jovialidade das células.No nosso cardápio da beleza, também podemos incluir a soja, que possui uma substância denominada isoflavona, que atua direta-mente na recomposição dos hormônios, sobretudo no perío-do de menopausa das mulheres. Por último, podemos citar a linhaça como um alimen-to da beleza. Neste alimento, encontramos a lignana, que age como um hormônio natural, tendo efeito antioxidante, além de atuar no combate aos sinto-mas da TPM, deixando a mulher mais bonita e autoconfiante.Dica: Peixes como atum, sardi-nha, salmão e truta são fontes de ômega 3, substância antioxidante que atua no combate aos radicais livres. A inclusão destes peixes pelo menos três vezes na sema-na auxilia na manutenção do as-pecto jovial e na beleza da pele, sobressaltando o aspecto desaúde.

ADra. Marta AlvesNutricionista Funcional e

Desportista3133.3400 | 9624.1300

14 Viva com Saúde Nov/Dez 2013

Page 15: Revista Ser Gospel Edição 4

A tarde de sábado 7 de setembro (Dia da Independên-cia do Brasil), começou animada no bairro da Cohabinal, em Par-namirim, com a realização de um dos maiores eventos cristãos do Rio Grande do Norte, a Marcha para Jesus, promovida por Jair Bala, que reuniu a comunidade cristã de diversas igrejas e minis-térios. A concentração se deu na Avenida Castor Vieira Régis, em frente à Câmara de Vereadores. De todos os bairros chegavam jovens, crianças e adultos para participar da Marcha para Jesus, um momento de adorar ao Se-nhor em público. A Marcha para Jesus deste ano contou com a participação de Thabata Medei-ros que dividiu o trio com DD Júnior na Louvadeira do Brasil. Por toda a Avenida Castor Vieira Régis, além de cantar os louvo-res os jovens tentaram se ex-pressar da melhor maneira que encontravam. Com camisetas, bonés, fitas e até a bandeira do Brasil. Laide Jane, 26, moradora de Rosa dos Ventos, congrega na Igreja MIB e fez questão de parti-cipar da Marcha para Jesus. “Vim e trouxe meus três filhos para eles aprenderem a adorar o Se-nhor desde cedo. Exemplo vem de casa”, disse a mãe.

A louvadeira e o afé music são ritmos que tem conquistado o publico gos-pel. Como surgiu?

Quando eu era do mundo, eu tocava o axé music e assim que eu me converti o Senhor trouxe uma palavra ao meu co-ração: “Eis que tudo se fez novo”. O ritmo é um título, o axé music é um título. Sa-bemos que a fé vem pelo ouvir e então comecei a chamar esse novo ritmo de afé music, juntamente com uns discípulos meus de Maceió. E o nome pegou. O afé music começou a se espalhar. O louvadeira an-tes era denominado como swingueira, mas o swing é uma palavra que tem uma conotação de troca de ca-sal, claro que o pessoal que entende de musica sabe que swing é o tempero da música, mas resolvemos ti-rar o swingueira e chamar de louvadeira, e ficaram es-ses dois estilos que estão se

espalhando pelo Brasil. Por muito tempo você

cantou no meio secular. Como o Senhor o resgatou?

Eu era um jovem como muito sonhador. Depois que eu descobri a música, o meu sonho era ser um cantor famoso, e junta-mente com meu pai, meu maior motivador, comecei a correr atrás desse sonho. Fama, Sucesso. Só que nes-se caminho eu comecei a me envolver em muitas coi-sas que o mundo oferece: maconha, bebida, mulhe-res, e isso foi trazendo um grande vazio para o meu coração. E aos poucos, eu fui percebendo que o que eu estava fazendo não es-tava agradando a Deus por-que eu conhecia um pouco da palavra, através da mi-nha avó, que é evangélica. Ela sempre me falava: “meu filho, você vai alcançar o sucesso, mas não é desse jeito que você está buscan-do”. Eu estava trilhando um

caminho errado, mas eu me deparei com o amor de Jesus Cristo que me trans-formou de verdade e me resgatou. Tirou tudo aquilo na minha vida.

Deixe uma mensagem para os cantores que hoje ainda busca a fama no mundo.

Foi Deus que nos deu o dom e o talento e quando a gente entende que pode-mos levar uma mensagem através da nossa música e da Palavra, entendemos que deixaremos preciosi-dades na vida das pessoas. Então, você jovem músico que tem esse dom precio-so, você foi escolhido por Deus. Entrega o teu talento o teu dom no altar porque Deus vai te usar e você vai ver os frutos e esses frutos são verdadeiros, são vivos e ficam para sempre. Você poder deixar um legado na vida das pessoas e isso é algo muito bom.

O CD Filhinho de Papai (2012), contém músicas divertidas, dançantes (mas, nada de rebolar, ok?) e com letras verdadeiras e ótimas para sair can-tando alto e dançando./DDlouvadeira

@ddjuniorlouvadeira

A Marcha teve o apoio de mais de 25 Igrejas e contou com mais de 5.000 pessoas nas Ruas.

Assista aMatéria no

Ser Gospel TV

Page 16: Revista Ser Gospel Edição 4

16 Estresse Animal Nov/Dez 2013

Page 17: Revista Ser Gospel Edição 4

les normalmente possuem comportamentos estereotipados, ou seja, “comportamentos repetitivos, invariantes e aparentemente sem função, típicos de animais em algumas condições de cativeiro, geral-mente induzidos por frustração”, como foi definido por Georgia Mason, da Universidade de Cambrid-ge, em 1991. Então, você pode estar se perguntando: como os animais podem apresentar altos níveis de estresse, se eles não têm as preocupações que temos, como: pagar contas, chegar cedo ao trabalho, entregar relatórios/trabalhos a tempo, etc.? Embora nós nos esforçamos para que nossos animais tenham uma boa qualidade de vida, precisamos lembrar que em seu ambiente natural eles viviam livres, e não em cativeiros. Atualmente, duas das espécies que mais temos contatos, Felis silvestris catus (gato) e Canis lupus familiaris (cão), são animais territorialistas, precisando de um território

bem maior que o que lhe oferecemos, e que possuem uma organização social baseada em hierarquias, na qual existe, comumente, um dominante (chamado de alfa), o que está logo abaixo dele e que, provavelmente irá substituí-lo caso algo aconteça (chamado beta) e os subordinados. Portanto, temos que tentar entender que mesmo que os animais domesticados já não sejam/ajam exatamente como quando estavam em seu habitat natural, alguns comporta-mentos não foram perdidos e o conflito entre os comportamentos apresentados pela espécie no passado e o ambiente no qual o animal vive hoje pode levá-los ao estresse. E como identificar os comporta-mentos estereotipados do seu animal? O que fazer? Seguem abaixo algumas dicas de como perceber o estresse do seu cão/gato e o que pode ser feito para amenizá-lo.

Como os animais podem apresentar altos níveis de estresse, se eles não têm as preocupações que temos, como pagar

contas e chegar cedo ao trabalho...?`̀ `̀

E

Como dito, gatos e cães são territorialistas, logo, mudanças no ambiente doméstico (como chegada de um novo animal, pessoas estranhas e até mudança de móveis de local, principalmente dos ligados a eles, como caminha e comedouro) po-dem estressá-los; Uma vez que eles são animais que vivem em grupo, ficar só também é um fator que pode ocasionar es-tresse. Acostumá-lo a ficar só é um importante passo para amenizar o estresse em sua ausência. Evite dar “tchau” ao sair e permitir grandes festas quando retornar, para habi-tuá-lo com sua ida e vinda. Ao fa-zer isso, você evitará que ele ante-cipe sua saída e fique ansioso pelo seu retorno;

A presença de outro animal pode desenca- dear comportamentos agressivos, aumento de marca-ção de território (urinar em locais diferentes) e, às vezes, até a de-pressão de alguns animais. Ao

trazer um novo animal para a sua residência, procure dar a mesma atenção a todos e tentenão os forçar a interagir (eles irão interagir no momento mais apro-priado). Ocasionalmente, pode-rão ocorrer brigas, mas a partir do momento que os postos de dominância estiverem bem estabelecidos (determinarem) qual o dominante em relação ao outro), as brigas cessarão;

Falta de atividade física pode deixar o seu animal estressado, prin-cipalmente aqueles animais que vivem em apartamentos e que, em geral, tem um espaço menor para locomoção. Uma boa opção é dar mais atenção, brincar mais com ele e levá-lo para passear diariamente;

Cães podem apresentar comportamentos con- siderados autodestru-tivos, como lamber-se demasiada-mente e até morder-se, o que pode ocasionar perda de pelos na região ou até feridas (em casos mais graves, podem chegar a se automutilar);

Gatos estressados também costumam arranhar portas e janelas na vertical, se esconder, perder o apetite, ficar mais agres-sivo, andar para frente e para trás em muros e cercas, miarexcessi-vamente e urinar fora do local; ao passo que cães, além deficarem mais agressivos, perderem o apetite e procurarem se esconder, podem também caçar moscas imaginárias, perseguir o próprio rabo, latir ou chorar demasiadamente, comer/roer objetos e paredes e deixar pegadas de suor no chão. É preciso lembrar que os animais não reagem da mesma forma a fatores estressores, logo, o que pode ocasionar pouco ou nenhum estresse em um animal, pode estressar muitooutro. O importante é estar sempre alerta aos comportamentos que são comuns ou não a cada um deles e sempre levá-lo ao veterinário pois si-nais de estresse podem, muitas vezes, se confundir com algumas doenças.

1

2

3

4

5

6

Anthonieta LoomanDoutoranda em Psicobiologia

pela UFRNBacharel e Licencidada em

Ciências Biológicas - UFRN

Page 18: Revista Ser Gospel Edição 4

18 Capa Nov/Dez 2013

Texto Tania Diniz

Page 19: Revista Ser Gospel Edição 4

As novas descobertas apontam para uma ordem em tudo o que existe, desde o universo infinitamente peque-no dos elétrons ao o infinitamente grande como o do Cosmos.

o século XVIII houve uma elevada busca da razão, que definiu que os resultados da experiência eram a única forma segura da verdade. Tudo quan-to não pudesse ser sentido e provado pelos cinco sentidos, ou tudo que a mente humana não pudesse com-preender, não era aceito como ver-dade. A razão imperava soberana. Já os cientistas do século XVII visu-alizaram as leis da natureza em har-monia com um plano universal da criação. De acordo com o livro Ciên-cia e Fé em Harmonia, do Prof. Felipe Aquino, Isac Newton não admitia que a idéia da gravitação universal, por ele concebida, pudesse estar em con-flito com a sua fé em Deus. Blaise Pas-cal que descobriu leis fundamentais na física e na matemática, combinou seu conhecimento das leis da natureza com sua fé nas leis de Deus. E Voltaire, o grande pensador do século XVIII,escreveu como última confissão: “Morro adorando a Deus”. Porém a conturbada Revolução Francesa achou-se autorizada a depor Deus, como havia deposto os Bourbons. Pe dro Gasp ar C haumette , procurador da comuna de Paris, prestou homenagema nova “Deusa Razão”, em discurso feito no dia10 de novembro de 1793,

Nna catedral de Notre- Dame. “A fé tem que ceder lugar à razão”, disse ele. O século XIX acabou por desapontar e reduzir o culto à razão em pura desilusão, já que novas descobertas tanto no universo das estrelas, o infinitamente grande, tanto quan-to no domínio do infinitamente pequeno, das entidades microscópicas desafiaram o conhecimento científico e a razão absoluta. A profecia materialista de que o fim do século XIX veria o fim de todas as crenças religiosas se mostrou totalmente equívoca. Quanto mais avançava a ciência, mais apontava para à existência de Deus. Um grande número de importantes físicos, astrofísicos, matemáticos e biologistas eram agora da opinião que a ciência e a religião não são inimi-gos, ao contrário, constituem na sua inter-relação um quadro completo do mundo. Estes cientistas pensam de novo como os grandes precursores do século XVI: Newton , Pascal e etc. Apoiados em suas profundas investigações científicas, proclamam não somente suas descobertas, mas também a validade eterna da

verdade da fé. As novas descobertas apontam para uma ordem em tudo o que existe, desde o universo infinitamente pequeno dos elétrons como o infini-tamente grade como o do Cosmos. No início do século astrônomos come-çaram a mapear o universo e desco-briram que as galáxias pareciam estar se afastando da Terra em velocidades cada vez maiores, de modo que quan-to mais longe da Terra, tanto maior a velocidade de fuga. Daí nasceu a teoria do Big Bang (grande explosão), segundo a qual o universo começou a partir dos fragmentos desta grande explosão. As mais recentes descobertas têm levado os pesquisadores a ver não só a grandeza do universo, mas também a sua ordem e um ceto “princípio de finalidade” que parece presidir aos fenômenos do macrocosmos. Hoje a ciência comprova que desde o Big Bang, cada instante foi dimensionado com precisão incrível; cada bilionésimo de segundoe de milímetro teve sua importâncianessa história. Qualquer desvio, por mais insignificante que fosse , teria impedido o surgimento dos minerais que compõem as estrelas, os planetas e as galáxias; conse-quentemente não teriam surgido as c o n d i ç õ e s p a r a q u e a v i d a

especialmente a vida humana,a p a r e c e s s e s o b r e a Te r r a .

Tudo isto dá testemunho da existência de Deus. Pasteur tinha razão: “A ciência afasta d e D e u s , m a s a m u i t a

ciência aproxima de Deus”.

•A Teoria prega que a vida, a humanidade, a Terra e o Universo foram criados por uma força sobrenatural, um ;•As diferentes religiões têm sua própria versão do ;•O cristianismo, por exemplo, adota a , mais precisamente o livro de Gênesis, como fonte expli-cativa sobre a criação do homem;•Para o criacionismo, o homem foi feito feito à imageme semelhança de e, portanto, não descende de primatas.

•A teoria é fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado do

cientista britânico ;•Darwin percebeu semelhanças entre os

animais vivos e em extinção e deduziu que suas caracterísicas passam por um processo em que

fatores naturais os organismos.•Ele levantou a ideia de que os seres vivos estão em contante concorrência e, assim, os mais

às condições ambientais poderiam sobreviver.•Em sua obra “ “ (1859), ele

afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência.

>>>

{{{{

{{{{

Page 20: Revista Ser Gospel Edição 4

Os astrofísicos perguntam: O que é que explica o surgimento do Universo, ou melhor, da energia inicial que explodiu o Big Bang, com todo o “código de informações“ subsequente? Para tal pergunta, eles não têm resposta. Detém-se perplexos diante do chamado: “ Murro de Planck”, esse instante de 10⁴³ de segundo em que se deu a explosão, sem poder dizer o que houve antes. A grande pergunta é esta: Porque a Natureza produz ordem? Segundo o astrofísico Ubert Reeves se as leis físicas não tivessem sido o que foram e são, “Não estaríamos aqui para falar delas”.Na página 68 do mesmo livro citado acima, o autor apresenta as 4 razões que o levaram do ateísmo à fé:

1 - Os físicos descobrem umaordem inexplicável no Universo;

2 - Os médicos relatam o poder de cura da oração;

3 - As experiências no limiar da morte mostram que a fé esti-mula a saúde mental;

4 - Os sociólogos reconhecem as consequências deletérias de uma sociedade desprovida de valores espirituais.

Mesmo Darwin, certa vez, diante do espetáculo de uma floresta tropical exclamou: “Nenhum homem pode permanecer aqui sem sentir que são templos cheios dos vários produtos do Deus da natureza e que há no homem

mais alguma coisa do que o hálito de seu corpo”.Falando de Darwin, o autor Francisco Canindé dos Santos, do livro Fé versus Razão ou Fé mais Razão, diz que a teoria da evolução contraria o prin-cipal fundamento da ciência que é o método experimental, onde todo conhecimento deve ser demonstrado de maneira racional através de experiências. O evolucionismo não pode ser submetido ao experimen-talismo, pois a teoria descreve fatos únicos que não podem ser simulados em laboratório.Por exemplo, o ser humano que segundo o postulado darwi-nista surgiu de primatas que passaram por vários estágios até chegar ao homo sapiens. A reprodução deste fenômeno é impossível, não podendo ser observado, nem tão pouco verificado. Mas, o que dizer do

relato bíblico que o homem foi formado do pó da terra, será que esta afirmação está totalmente em desacordo com os princípios científicos do nosso tempo? Se alguém acha que é um absurdo Deus ter gerado o primeiro homem dos componentes da terra, imagine a vida brotar deste estado sem a interferência de uma inteligência superior para executar, dirigir, coordenar e organizar o processo. Se-ria pior do que pensar que os ingredientes de um bolo sozinho, poderiam se unir para criar a guloseima, pois o

Se alguém acha que é um abSurdo deuS ter gerado o primeiro homem doS componenteS da terra, imagine

a vida brotar deSte eStado Sem a interferência de uma inteligência Superior para executar, dirigir,

coordenar e organizar o proceSSo.`̀ `̀

aparelho orgânico, mesmo na sua configuração mais simplificada é mais sofisticado do que quaquer receita culinária. Acreditar em Darwin requer uma porção de fé maior do que crer na exposição bíblica. Reprimir o panorama de Gênesis, por considerá-lo fora do bom senso é preconceito, atitude que não tem respaldo na razão. A enciclopédia Delta Universal relata que todos os elementos químicos que compõem os s eres v ivos t amb ém est ão presentes no solo. Outra curiosidade é que a superfície da Terra tem 70% de água correspondente ao total encontrado no corpo humano. Darwin reconheceu que

>>>

20 Capa Nov/Dez 2013

Page 21: Revista Ser Gospel Edição 4

sua teoria implicava que o número das peças intermedi-árias entre todas as espécies vivas e extintas, deveria ser espantosamente enorme. Então, devemos supor que os geólogos de modo con-tínuo tenham encontrado evidências de fósseiscomo forma transitória. Contudo, isso não tem sido o caso. O que esses descobriram foram espécies e grupos de espécies que apareceram su-bitamente, em vez de surgi-rem no fim de uma corrente evolutiva. apareceram subita-mente, em vez de surgirem no fim de uma corrente evolutiva.Francisco Canindé, escritor

potiguar, autor do livro cita-do acima, ainda afirma que muita coisa revelada pelo conhecimento da ciência, não é diferente do que está escrito na bíblia. Em Isaías existe a seguinte afirmação: “ Ele está assentado sobre o círculo da Terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos”. A idéia da redondeza da Terra, descrita neste versículo está totalmente confirmada pela ciência. Outro ponto que confirma o encontro da ciência com a Bíblia é uma passagem do livro de Jó

que diz que nosso planeta está suspenso sobre o nada. “ O nor-te estende sobre o vazio; e suspende a Terra sobre o nada.” Para a época, tal afirmação seria um absurdo, já que o conhecimento não tinha se desenvolvi-do ao ponto de se fazer esta descoberta.Outra pergunta que pode acontecer: como Moisés, o escritor de Gênesis des-creveu a ordem dos estágios da cria-ção com a sequência dada pela ciência?O autor também afirma que muitos cien-tistas atuais estão reconhecendo as defici-ências da ciência e não descartam a pre-sença de um Ser Supremo. Ken Tanaca, geólogo planetário do serviço de pesquisa dos Estados Unidos, comentou: “ O Uni-verso teve começo, mas o que os cientis-tas não conseguem responder é o porque, a resposta é Deus. Para mim, a Bíblia é um livro expirado por Deus, que ensina a Verdade. Tem que haver uma inteli-gência por trás da complexidade da vida.O físico-matemático Paul Davis, foi ou-tro cientista, que como Ken Tanaca, en-xerga o projeto cósmico como algo in-tencional e consciente: “Acredito que as Leis Naturais são engenhosas e criativas, facilitando o desenvolvimento de rique-za e diversidade da natureza. A vida é apenas um aspecto disto, a consciência é outro. Um ateu pode aceitar estas leis como fato bruto, mas para mim elas su-gerem algo mais profundo e intencional. “D.H.R. Barton, professor de química no Texas vai além de Paul Davis e expõe um posicionamento mais radical sobre o assunto, ele sustenta que a ciência não se limita a sugerir que existe um criador inteligente, ela exibe esta existência. Ele diz: “ A ciência mostra que Deus existe”.

A Criação de Adão (1511)Buonarotti, Michelangelo

Page 22: Revista Ser Gospel Edição 4

O Bispo Rodovalho, recentemente, também entrou nessa discussão com o lançamento do livro “Ciência e Fé o Reencontro pela Física

Quântica”, onde escreve com muita propriedade sobre o assunto, já que ele mesmo é um exemplo de que fé e ciência podem caminhar juntas pois além de líder espiritual é também físico. Ele afirma que a fé tem muito a nos ensinar no

domínio deste universo físico, materialista. Já a ciência tem muito o que falar e com bastante autoridade no domínio da transcendência, da espiritualidade. A ciência nos ajuda a entender como o universo funciona, mas a fé nos aponta para o porquê desse

funcionamento. Até em Hollywood, um ministério cristão que deseja produzir em 3D a narrativa literal do primeiro capítulo de Gênesis, mesmo antes de seu lançamento oficial,

previsto para 2014, está esquentando o debate entre evolucionistas e criacionistas. De acordo com o Gospel News, os produtores do filme “Genesis 3D” já divulgaram aberta-mente seu desejo de expor a “mentira da evolução”, ao mostrar visualmente o relato da Bíblia sobre a criação da vida no planeta. O criador do filme, Eric Hovind, já conseguiu filmar parte da narrativa usando a melhor tecnologia de animação em 3D disponível,

mas ainda faltam cerca de US$ 150.000 para concluir o projeto. Para isso, lançou uma campanha de angariação de fundos pela internet, tendo arrecadado quase

US$ 120.000 em apenas 10 dias. Enfim, indiferente às opiniões de cada um, parece que essa discussão continua atual e ainda vai longe.

>>>

22 Capa Nov/Dez 2013

Page 23: Revista Ser Gospel Edição 4

m 1991 de férias, Pastor Carlos Henrique dos Santos e sua esposa, a missionária Isaura Santos, nascidos no Rio de Janeiro, vie-ram ao Rio Grande do Norte para curtir trinta dias na praia. Porém, mesmo não sendo de forma planejada começa-ram um trabalho missionário, “Mas, de repente nos vimos evangelizando de porta em porta e fazendo discípulos incansavelmente. “Glória a Deus!!!”, afirma a missionáriaIsaura, com entusiasmo, no site do ministério. Pegando carona de cami-nhões de trabalhadores e descendo em qualquer lugar onde o transporte parasse, evangelizaram muitas pessoas que se entregaram a Cristo e permanecem na igreja até hoje.

Já evangelizaram em todos os cento e sessenta e sete municípios do RN, levando ajuda espiritual e material. As cantoras Eyshila, Raquel Malafaia e Daniele Cristina estiveram na ADVEC Natal fazendo um evento para arrecadar alimentos em apoio ao projeto. “Eles já fazem um trabalho aqui no Rio Grande do Norte há mais de vinte anos, então nada mais adequado do que fazer um evento aqui na nossa igreja em Natal. Aí eu conversei com as minhas amigas, Rachel, Daniele e a pastora Elizete, que imedia-tamente abraçaram a idéia. Isso virou algo assim do nos-so coração e estamos juntas nessa causa”, disse Eyshila.

E

sossertao.comPara apoiar o ministério, acesse o site:

Jair BalaRadialista na 87,7 FM

Apresentador do Sol da Justiça

Page 24: Revista Ser Gospel Edição 4

24 Vitor Belfort Nov/Dez 2013

Page 25: Revista Ser Gospel Edição 4

itor encarou mais um desafio na vida, e esse bem diferente do que ele está acostumado. A XYZ Live, responsável pela carreira do luta-dor, e a editora Thomas Nelson Bra-sil assinaram acordo para a publi-cação do primeiro livro do atleta.O carioca, de 36 anos, chamado “The Phenom” (“O Fenômeno”) deixou de lado as luvas para colocar nas páginas de seu primeiro livro as lições de vida que aprendeu dentro e fora do esporte que o consagrou.O mais jovem campeão do UFC compartilha seus valores e ensinamen-tos contados em 221 páginas. Histó-rias de vitórias, outras de derrotas e batalhas pessoais, que o transformaram em um exemplo de vida, um cam-peão dentro e fora do mundo da luta. De início o leitor mais “intelectualizado” pode até pensar: “o que um livro escrito por uma pessoa que pratica um esporte que alguns consideram violento, que sobe no ring onde o objetivo é derrubar ou imobi-lizar o seu oponente, mesmo que para isso tenha que ser derramado sangue ou algum membro do corpo tenha que ser quebrado, pode trazer de bom para a minha vida?”.Mesmo sendo lutador, e aparentando ser, para alguns, um homem de comporta-mento grosseiro e um monte de músculos, Vitor Belfort mostra como se manter fiel a palavra de Deus no meio em que vive. Um lado pouco conhecido do fenômeno. No livro, Vitor conta experiências mar-cantes de sua vida, como no caso de ter conquistado o título de campeão do UFC em 2004, com o psicológico totalmente abalado devido à notícia

de sequestro da irmã, Priscila Belfort, no mesmo ano da luta no Brasil.Também são temas das reflexões descritas à conversão à fé cristã e o casamento com a ex-modelo e apresentadora Joana Belfort (Ex-Feiticeira), com quem teve três filhos (Davi, Vitória e Kyara). A obra é baseada na vida do atleta, porém não se trata de uma biografia. Vitor dá ao texto um caráter motivacional, com o objetivo de ajudar os leitores a enten-der que, se a vida é repleta de lutas, é semprepossível encontrar o caminhopara a vitória, e que nesse trajeto passa por valores muito mais elevadosque o cinturão dourado. O leitor pode conhecer ainda os princípios que norteiam o também empreendedor Vitor Belfort, as estratégias que desenvolveu nas lutas da vida e como se tornou um exemplo de vitória nas competições e nos negócios.O livro é dividido em 15 capítulos, ou melhor, 16, já que este último foi escri-to como “capítulo improvável”, e o mais interessante são os títulos (Primeiro roud, Golpe baixo, mantendo a guar-da, finalização), que fazem trocadilhos traduzindo para os leigos o que significam as expressões do esportee fazendo menção a momentosreais das nossas vidas.O capítulo 1, por exemplo, é intitulado “Primeiro round”, referindo-se ao primeiro tempo da luta. Vitor explica como é o pri-meiro tempo de uma luta de MMA e depois faz uma analogia com as primeiras batalhas travadas na vida.Esse trocadilho, usado pelo autor, deixa a leitura mais leve, informa o significado das expressões usadas no mundo do MMA, além de levar, em alguns capítulos, o leitor a se imaginar lutando de verdadeno próprio octógo no (Espaço destinado aos atletas no momento da luta). O livro é d i re c ionado a todos os públicos e a linguagem dol ivrop o de s er considerada, por alguns intelectuais, um tanto pobre, visto que foi o próprio atleta quem o escreveu, mas

apesar de notar que o autor não tem o costume de escrever, não possodesconsiderar oseu domínio sobreos temas escritos, principalmente se tratando da própriavida e os aprendi-zados adquiridos nela. Uma parte do l i v r o b a s t a n t e c o m o v e nt e f o i quando o autor c o n t o u c o m o conseguiu superar o desaparecimento da irmã, alguém que ele era muito apegado, e também como conseguiu perdoar em seu coração os cri-minosos que sequestraram Priscila, mes-mo sem saber quem são e o que de fato aconteceu. Isso testifica o amor de Cristo na vida do atleta, pois seria impossível, se não fosse à graça de Deus perdoar quem nos causou tanto sofrimento. A quemtenha certo preconceito em ler livros de autores não consagrados, mas “Lições de Garra, Fé e Sucesso” nos mostra o quan-to podemos aprender uns com os outros, de como mesmo as pessoas que não são consideradas cultas podem transmitir boas influencias contando a própria história, e aconselhando aqueles que por ventura passam pelas mesmas situações na vida. Podemos aprender mais do possamos imaginar com esse livro, simples, mas cheio de sabedoria, principalmentequando conhecemos histórias de sucesso como a do lutador, o pai, o marido, o amigo, o filho e o servo de Deus Vitor Belfort. Boa leitura! Deus é conosco!

V

Mário César FilhoRepórter e Apresentador

de Televisão | DRT-1731/RN

Page 26: Revista Ser Gospel Edição 4

26 Terra Santa Nov/Dez 2013

Page 27: Revista Ser Gospel Edição 4
Page 28: Revista Ser Gospel Edição 4

28 Miss RN Nov/Dez 2013

Page 29: Revista Ser Gospel Edição 4

ristina Alves da Silva, nascida em 30 de Abril de 1989, mora em Parnamirim. É advogada, terminado pós-graduação em Direito Administrativo. Trabalha como mode-lo desde 2007 na Tráfego Models com George Azevedo. Como Miss, seu primeiro concurso foi o Miss Parnamirim 2013, depois o Miss RN 2013 e, por fim, Miss Brasil 2013. Cristã há aproximadamente quatro anos, batizada, é da Igreja Bola de Neve, intercessora e ministra louvor do ministério de dança e artes: Arté-ria. Relacionamentos? “No momento, em um relacionamento sério com Jesus (risos). Va-lorizo a família e os amigos e procuro de-monstrar o amor de Jesus ao próximo. Um dia sem sorrir é um dia perdido.” afirma.Confira abaixo nosso bate-papo com Cristina:

Como foi estar entre as 10 mulheres mais bonitas do Brasil?

Primeiramente, é uma sensação incrí-vel. Começando por concorrer com as mulhe-res eleitas as mais lindas do país, o que por si só, é muito empolgante e ao mesmo tempo dá aquele friozinho na barriga (rsrs). Fiquei mui-to feliz com o resultado.

Você teve oportunidade de Evangelizar suas companheiras misses?

Acredito que nós cristãos evangeliza-mos com palavras, atos e atitudes. Evangelizar é viver o que se prega. Eu tive muitos momen-tos com as meninas em que falamos de Deus e, principalmente, do amor d’Ele. Momentos que oramos, louvamos e compartilhamos experi-ências, eu trouxe marcas lindas que ficaram para sempre, enriquecimento espiritual. Creio que cada encontro verdadeiro com Deus deixa uma marca, e essas marcas edificam e tornam a nossa fé maior.

Quais foram os momentos mais emocio-nantes do concurso?

(Risos) Tudo é um misto de sentimen-tos. Durante os dias de confinamentos muitas coisas acontecem, as emoções ficam a flor da pele, a todo momento é necessário estar em paz, tranquila e com a cabeça no lugar. No fim, tudo se torna emocionante todos os dias, afinal é um momento único e que não irá repetir-se.

Quais seus planos para o futuro? Meus planos dependem sempre de onde

Deus quer me levar. No momento, tem novi-dades vindo por aí. (risos) Fui eleita a Miss Brasil Beleza Internacional 2013, e vou repre-sentar o país no Japão, em dezembro/2013, no concurso Miss Internacional 2013. Depois, ainda não sei o que irei fazer. A priori, cum-prir minha agenda de Miss até o final do reina-do. Na área jurídica, estou encerrando minha pós-graduação em Direito Administrativo e pretendo iniciar um mestrado na mesma área, para futuramente, lecionar. Mas, nem sempre os nossos sonhos são os sonhos de Deus pra nossa vida, temos que saber ouvir e nos dire-cionar pela vontade d’Ele. Ela nos contou ainda que apóia a causa da HATMO, que cuida de crianças transplan-tadas de medula óssea. “Eu valorizo muito es-tar ao lado das crianças, acredito que elas são o futuro do nosso país, acredito que elas pos-suem uma amor puro e tem o direito de ter oportunidade. Jesus disse que delas é o Reino dos Céus, demonstrando que elas possuem sentimentos sinceros e coração puro. Nós, da Ser Gospel, desejamos à Cristi-na muito sucesso em seu reinado, a vitória no Miss Internacional e que continue sendo essa pessoa linda, por dentro e por fora.

C

Page 30: Revista Ser Gospel Edição 4

30 Tecnologia Nov/Dez 2013

Page 31: Revista Ser Gospel Edição 4

parelhos como smart- phones e até mesmo relógios inteligentes estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Conectados à Internet, incluindo GPS – Sistema de Posicionalmento Global (Global Positioning System), câmera, acelerômetro, esses dispositivos portáteis fazem parte doque é chamado de computação pervasiva. Esse termo indica que quando usamos por exemplo, smartphones, as pessoas nem percebem que estão dando comandos a um computador. Podemos usar a tecnologia móvel para facilitar e ter maior controle de atividades que envolvem quali-dade de vida e bem estar, ao mesmo tempo que ela pode se integrar ao nosso cotidiano. Nesse artigo veremos soluções integradas a smartphones e tablets para esta finalidade.Quem acompanhou a coluna de tecnologia da primeira edição da Revista Ser Gospel, viu que existem diferentes tecnologias de sistemas dentro de smartphones e tablets, como Android e iOS. Tais sistemas permitem a instalação de aplicativos (ou apps), programas de computador que podem usar todas as funciona-lidades do dispositivo. Quando vemos a grande quantidade desses aplicativos disponíveis,

muitas vezes não conseguimos saber qual utilizar para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, realizamos uma seleção de alguns nomes que podem ajudar nessa rotina. Para os leitores esportistas que gostam de praticar atividades físicas como caminhada, corrida e ciclismo, o aplicativo Runtastic é o ideal para controlar os exercícios. Com ele é possível saber o tempo, distância, velocidade, calorias, altitude, ritmo de cada ciclo de ativi-dades. Além do mais, ele gera mapas e gráficos detalhados dos locais percorridos, expondo todas essas informações em cada trecho ou em cada volta. Todos esses recursos podem ser usados gratuitamente, sendo necessá-rio que o smartphone possua tecnologia de GPS e sistema Android, iOS, Windows Phone ou Blackberry. Quem está fazendo dieta e quer seguir tudo à risca, certamente vai querer o auxílio do assistente nutricional Tecno-Nutri. Esse app ajuda os usuários a elaborarem um perfil alimentar e definir metas para atingir o peso ideal. Com ele é possível descobrir a quantidade de calorias necessárias para seguir sua dieta, obter informações nutricionais de diversos alimentos, planejar refeições com a ajuda de alarmes e inclusive acompanhar o progresso com gráficos de de-sempenho. Vale lembrar que esse app não substitui um profissional nutricionista. Pode ser instalado em smartphones Android e iOS.Quando se tem que tomar algu-

ma medicação em horários regu-lares, não basta só tentar lembrar, tem que se ter certeza. Pensando nisso, foi criado o MediSafe, um aplicativo que permite que você cadastre medicamentos, dosagens e horários. Dessa forma, você será sempre lembrado na hora certa e segura de tomar seus medica-mentos, seja por alarmes ou por mensagens de texto para o celular de, por exemplo, um cuidador ou de outra pessoa que deve tomar a medicação. Esse app está também disponível para Android e iOS.Os títulos apresentados foram os mais completos e eficientes em cada área e certamente irão auxiliar os usuários em suas ati-vidades ou necessidades. Vale ressaltar que todos os aplicativos mostrados no artigo estão disponí-veis nas lojas de aplicativos de cada sistema, além de serem gratuitos e em português do Brasil, comexceção do MediSafe versão iOS, que deve ser atualizado futuramente com suporte ao nosso idioma.

A

Tecnonutri

MediSafe

Runtastic

Sedir MoraisMestrando em Eng. Elétrica

e da Computação pela UFRNProf. Sub. do Dep. de

Engenharia Biomédica da UFRN

Page 32: Revista Ser Gospel Edição 4

que significa realmente o natal para os evangélicos; note que, escrevi evangé-licos e não cristãos de modo geral. Jesus nasceu mesmo em 25 de dezembro? Os cristãos primitivos celebravam o natal? Será que eles o comemoravam no dia 25 de dezembro?Ou em qual-quer outro dia? E os símbolos do natal, você conhece a origem deles?

A palavra “Natal” significa nascimento. A “festa de Natal” ela não se inclui entre as festas bíbli-cas. A origem da comemoração natalina se deu historicamente a partir do século IV, quando a Igreja Católica Romana instituiu esta comemoração, e daí se expan-diu ao protestantismo, e ao resto do mundo.

Pelo exame da Bíblia é mui-to difícil precisar que Jesus nas-ceu em dezembro! Lucas 2:8 diz: Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos,

durante as vigílias da noite. Dezembro é tempo de inverno naquela região. Costuma chover e nevar na região da Palestina, assim, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos cam-pos durante as vigílias da noite. Naquela região, as primeiras chu-vas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o ve-rão! Mas existem outras teorias a respeito do nascimento por exemplo:25 de março: Seria a data do nas-cimento ou da anunciação do nascimento.06 de janeiro: Também é considera-da, por alguns, como a data do nas-cimento, mas a maioria comemo-ra a Epifania (Batismo de Cristo) Perceba se a anunciação foi 25 de março o nascimento deverá ser 25 de dezembro (9 meses de gestação)

A verdade é uma só: O na-tal muito provavelmente não é a

data do nascimento de Cristo, mas o mais importante é que Cristo nasceu realmente e esta é uma data excelente para pregarmos a Cristo para todo o mundo. A tempo e a fora de tempo.Prega a palavra, ins-ta a tempo e fora de tempo, admo-esta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. I Timo-teo 4:2. O princípio bíblico é o da moderação, nós evangélicos não podemos ter a aparência de beatos, como Antonio Conselheiro de Ca-nudos, pregando o fim do mundo, que tudo é pecado, que todos estão perdidos e irão para o inferno.Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo? Eclesiastes 7:16 - 17

O ser humano gosta muito de festa e de alegria, e a Bíblia não recrimina isto, Jesus nós dá exem-plo disso quando faz o seu pri-meiro milagre numa festa de casa-mento (João 2:1-2), também é um bom exemplo a Festa da Dedica-ção (Hanuká). Deus não instituiu

O Significado de “Natal”:

O

A data do Nascimento de Jesus:

Qual a verdade e o princípio da Moderação?

O exemplo de Jesus:

32 Natal Nov/Dez 2013

Page 33: Revista Ser Gospel Edição 4

esta festa, mas o povo judeu a fez em celebração a grande vitória so-bre os gregos, sob o comando de Judas Macabeus, esta historia en-contrasse nos livros de Macabeus, nota este livro é apócrifo e está só na Bíblia Católica e não na nossa. Mas Cristo participou desta festa e aproveitou para ensinar ao povo sobre o Reino de Deus, (João 10: 22). O natal é uma grande opor-tunidade para pregarmos sobre Cristo ao contrário de combater uma celebração feita a Ele mesmo.

Paulo estava em Atenas, sua alma estava entristecida pela idolatria do povo, porém ele vê nesta idolatria uma opor-tunidade para pregar a Cristo.Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos; porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio. Atos 17: 22-23Os gregos criam que havia um Deus superior a todos os deuses de-les, Deus esse, tão grande que não poderia ser conhecido por ninguém, por isso eles fize-

ram um altar para esse Deus. Igualmente hoje no natal, Jesus, apesar de ser honrado pelo dia do Natal, não é conhecido. Po-demos fazer como Paulo e pregar esse DEUS DESCONHECIDO. Que na verdade é o nosso próprio Deus. Pregue a Cristo a tempo e a fora de tempo. (I Timoteo 4:2)

Ora, no tocante às coi-sas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. (I Coríntios 8: 1-4)Existem correntes evangélicas que pregam justamente o abandono de todas as datas por eles consideradas satânicas: natal, dia dos pais, das mães, das crianças, etc, adotando somente as festas bíblicas como as citadas no iní-cio deste estudo. Porém é bom notarmos que nós somos, gen-tios e brasileiros, estamos em um contexto cultural diferente, eprincipalmente estamos sob aGraça de Cristo, não fazemos

parte da lei. Para que isto realmente pudesse acontecer seria necessário sairmos do mundo, ou no mínimo da América Lati-na. A melhor conduta é mostrar-mos a verdade em amor, que Pa-pai Noel não existe, mas que Jesus existe e veio ao mundo para nos salvar. Este é o verdadeiro espírito do natal. O Espírito Santo que veio dar testemunho de Cristo. Que em vez de buscar os astros, astrologias, mandingas e simpa-tias para ter um ano novo melhor busquemos quem fez as estre-las. Procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom,e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome. (Amós 5:8) Jesus a resplandecente Estrela da Manhã. Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os ho-mens de boa vontade. (Lucas 2:14)

Por Rubens Silva Aguiar

O exemplo de Paulo:

Conclusão:

Leia o Texto na Íntegra:

Page 34: Revista Ser Gospel Edição 4

banda Dokmos MC´s começou no final de 2004. O primeiro evento deles foi em fevereiro de 2005, no Verão Gospel Sul, na praia de Ponta Negra. O nome Dokmos vem do grego e quer dizer “aprovados”. Fazem questão de dizer que tem como base o versículo bíblico 1 Tessalonicensses 2:4. Já tocaram com alguns importantes nomes da música gospel tais como: Kim do Catedral, Ministério Unção de Deus, Oficina G3 e Pregador Luo. A forma-ção atual da banda é: Lamonyer Lima, vocal, Jefferson Ferreira, vocal, Mike Santana, baixo, Aldimar Fontalva, bateria e Berg Lopes, guitarra.Depois de enfrentarem muitas dificuldades e pararem por um período, retornaram, e o ano de 2013 foi muito produtivo com a participação em

muitos eventos e a conquista do primeiro CD – “História Real” que será lançado no inicio de 2014. O primeiro vídeo clip também foi lançado. “Tudo isso foi benção de Deus para nossas vidas. Foi o ano do Senhor para nossas vidas. Nossos amigos e familiares sempre acreditaram em nosso poten-cial e onde poderíamos chegar levando esse testemunho do Lamonyer com nosso ritmo diferente. Nosso projeto para o futuro é ir adiante, levar a palavra, pregar o evangelho a toda criatura, falar desse Deus maravilhoso, que tem feito maravilhas em nossas vidas, que esse CD seja benção para todos que escutarem, que em tudo seja feita a vontade Deus!”, Dizem eles.

A

Facebook.com/dokmos.mc84 9808-1898 | 8129-6765

34 Talento Local Nov/Dez 2013

Page 35: Revista Ser Gospel Edição 4
Page 36: Revista Ser Gospel Edição 4