revista seller #3

42
Edição 3 - 2011 SELLER Sucessos da literatura de terror inspiram autores brasileiros. CONECTADOS Como ter sucesso na internet e outros segredinhos de quem já chegou lá. O primeiro ‘Big Brother’ das mídias sociais no Rio de Janeiro. VICIADOS VAMPIROS S/A [ [ [

Upload: jorge-silva

Post on 21-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

publicação #3

TRANSCRIPT

Edi

ção

3 -

2011

BLOG-SESELLER

Sucessos da literatura de terror inspiram autores brasileiros.

CONECTADOS Como ter sucesso na internet e outros segredinhos de quem já chegou lá.

O primeiro ‘Big Brother’ das mídias sociais no Rio de Janeiro.

VICIADOSVAMPIROS S/A

[[[

O sucesso, na internet, pode ser medido pelo número de

seguidores que determinado perfil conquista em mídias sociais. Não é à toa que emissoras de TV têm recorrido, com mais frequência, a vídeos amadores – campeões de clicks –, para pegar carona nessa onda que parece muito distante de um ‘the end’.

A Seller, publicação direcionada a praticantes de surf digital, tem aumentando sua participação em territórios dominados também por produtores de conteúdo. Seria uma atitude equivocada estar distante desse novo sentido ao jornalismo que deixou de ser privilégio de gigantes da comunicação.

Na internet, a produção de dados tende a ser cada vez mais compartilhada, ou seja, o previsível ‘the end’ chegou ao isolamento de profissionais e empresas, que, outrora, desprezavam a participação coletiva em ideias bacanas para planejamentos artísticos, por exemplo.

Se você curte surfar em blogs e mídias sociais, a Seller é uma prancha que já conta com mais de 200 mil surfistas. As estatísticas, compiladas em gráficos, vêm encartadas nesta edição para comprovar as nossas ondas.

Jorge Silva

#6

#17

@revistaseller - 2

♫ =#9

#21

#25

#35

@revistaseller - 3

twitter.com/revistaseller

@revistaseller - 5

6

NECESSÁRIA P-O-E-S-I-A NEM TUDO QUERELUZ É OURO

SANGUE

SSUGA

ODEIO AS

PRECE

S

DOS Q

UE NÃO TÊM

ÓDIOS

AMO OS B

EIJOS

DOS Q

UE SÃO

MALDITO

S

CAÇO AS

IDEIAS

DOS Q

UE VÃO

PRA

GUERRA

S

QUERO

OS DIAS

DOS Q

UE TÃO

NO

INFERNO

VIVO AS

NOITES

DOS Q

UE SE

DÃO MAL

SEMPR

E

CASA DE ORDENS

SOB LÚBRICO TETOESCUTEI RITMOS MUSICAIS HAVIA OUTROS PARTIDOSCOM SONS E MAESTROS E OLHOS INTROVERTIDOSMAIS CORPOS MOLHADOSMENOS FERVOR DE ALEGRIA OS ROSTOS NÃO ERAM BONSFALTAVA BASTANTE HARMONIA AS PAREDES AZEDAVAMUM ATALHO NÃO EXISTIAPARA ACASOS GENIAIS @revistaseller - 6

CASA DE ORDENS

SOB LÚBRICO TETOESCUTEI RITMOS MUSICAIS HAVIA OUTROS PARTIDOSCOM SONS E MAESTROS E OLHOS INTROVERTIDOSMAIS CORPOS MOLHADOSMENOS FERVOR DE ALEGRIA OS ROSTOS NÃO ERAM BONSFALTAVA BASTANTE HARMONIA AS PAREDES AZEDAVAMUM ATALHO NÃO EXISTIAPARA ACASOS GENIAIS

DICAS ERGA-LHE A CAMA SUJA PARA MUNDOS TRISTONHOS

RETIRE-LHE O SUCO RUIM DA ALMA

E USE O INGREDIENTE SALINO

COMO AMEAÇA DE ESPERANÇA POR UM PLANETA AZUL MAIS ALEGRE E MENOS FEL

AFRONTE A FOZ PERCUSSORA DO IMENSO AZAR

PENDURE A VOZ ARRASADORA DE FELICIDADE

NA RAZÃO QUE NAVEGA EM BOAS ÁGUAS

E AGUARDE A PAZ NASCER COM PAIXÃO

ESPAÇO AÉREO

DE SEMENTE PEQUENINA

OU DE CONTENTE ÁRVORE

O FRUTO QUE VIVE DE ARTES

NÃO SE CRIA FEITO JOGO

OU SE VICIA EM LODOS

MAS SIM UM SANTUÁRIO

PARA MUITOS ARMÁRIOS

DE VÁRIOS PÁSSAROS

@revistaseller - 7

10

Tá sem tempo pra se divertir?Acesse o blog do Jorge SilvaLá você pode curtir:Literatura, Jornalismo e...Aí depende da sua autoestima

Conheça uma galerinha que

bomba na internet com seus perfis

irados. Isso só está sendo possível

com a democratização da imagina-ção em mídias sociais e afins, um caminho que parece sem volta se

depender desses ex-anônimos.

CLICKO sucesso mora ao

lado, ou melhor,

no computador...

# ARTES

Jorge

Silva

@revistaseller - 9

FONTE DE ATITUDEQual investimento é indispensável a um sonho se tornar realidade? Isso

depende de como suas atitudes estejam alinhadas com a realidade. Tal mensagem até pode parecer clichê, mas para investidores de sonhos, os lucros têm sido muito vantajosos. E não são investidores craques em manipular carteiras de investimentos no mercado financeiro, mas sim uma turma que descobriu, na Internet, um horizonte para realizar sonhos.

As irmãs Monique e Mônica, gêmeas que fazem sucesso com um blog - especializado em produção de conteúdo para editoras e entrevistas com escritores -, revelam como uma boa estratégia pode ser sinônimo de sucesso. Aliás, as duas só têm 17 aninhos e já assinaram contrato com uma editora de prestígio para o lançamento de Sete Vidas, livro de estreia das jovens autoras.

Jorge Silva: Vocês têm apenas 17 aninhos e já são autoras de um livro adotado por uma editora de prestígio no mercado brasileiro. Qual a estratégia para ter o livro Sete Vidas nas paradas de sucesso?

Monique: Acho que para qualquer livro ter sucesso é preciso uma árdua divulgação. Promoções, resenhas, ou o simples boca a boca dos leitores. Quanto mais conhecido o livro for, mais curiosidade as pessoas têm em lê-lo.

Mônica: É uma alegria imensa a editora Underworld ter aceitado o nosso livro. Eles fazem uma boa divulgação e muita gente fica atenta as novidades da editora por causa das capas lindíssimas que a Marina Ávila faz. A estratégia é sempre conversar com os leitores, incentivá-los também, e sempre respondê-los com muito carinho e atenção. É o mínimo

# ARTES

@revistaseller - 10

que podemos fazer para as pessoas se interessarem pelo nosso trabalho.

J. Silva: Sete Vidas é uma longa história, que tem uma sequência ao ritmo de séries de TV. Sete Vidas ficará restrito a três volumes ou serão sete volumes, ou seja, um volume para cada vida? O que as autoras têm em mente para Sete Vidas?

Monique: Ainda não decidimos ao certo, mas não creio que serão sete livros – um para cada vida. Já até consideramos a ideia, mas, após pensar muito, decidimos que a saga será menor.

Mônica: Nós tentamos escrever de uma forma que o leitor não consiga parar de ler. Espero que consigamos passar isso para eles. Será uma saga, isso já está decidido, mas ainda não sabemos quantos livros serão ao todo.

J. Silva: Os personagens, as cenas de Sete Vidas são frutos da imaginação das gêmeas ou qualquer semelhança com o mundo real não passa de coincidência?

Monique: Acho que no livro os leitores vão encontrar de tudo um pouco.

As escritoras Mônica e Monique Sperândio, autoras de Sete Vidas, da editora Underworld

@revistaseller - 11

que podemos fazer para as pessoas se interessarem pelo nosso trabalho.

J. Silva: Sete Vidas é uma longa história, que tem uma sequência ao ritmo de séries de TV. Sete Vidas ficará restrito a três volumes ou serão sete volumes, ou seja, um volume para cada vida? O que as autoras têm em mente para Sete Vidas?

Monique: Ainda não decidimos ao certo, mas não creio que serão sete livros – um para cada vida. Já até consideramos a ideia, mas, após pensar muito, decidimos que a saga será menor.

Mônica: Nós tentamos escrever de uma forma que o leitor não consiga parar de ler. Espero que consigamos passar isso para eles. Será uma saga, isso já está decidido, mas ainda não sabemos quantos livros serão ao todo.

J. Silva: Os personagens, as cenas de Sete Vidas são frutos da imaginação das gêmeas ou qualquer semelhança com o mundo real não passa de coincidência?

Monique: Acho que no livro os leitores vão encontrar de tudo um pouco. Os personagens foram baseados em nós mesmas e nas pessoas a nossa volta.

Mônica: Alguns personagens são totalmente baseados em outras pessoas. Não é o caso de Sete Vidas, isso acontece no nosso próximo livro. Em Sete Vidas nós inventamos cada personagem, mas há algumas frases ou atitudes em cima das pessoas que conhecemos.

J. Silva: No início dos anos 2000, blogs eram considerados diários virtuais e sem os recursos que a imprensa possui para atrair leitores. Hoje, os blogs provam que há como gerar audiência. Quando as gêmeas perceberam que um blog seria uma ponte até os amantes da literatura contemporânea?

Monique: Quando vimos que os blogs – tanto literários como os de moda – são formadores de opiniões que têm o poder de persuadir o leitor a se interessar, e até mesmo comprar, pelo livro ou produto que fala no blog.

# ARTES

@revistaseller - 12

Mônica: Fazer um blog foi uma tentativa de divulgar os nossos livros para que alguma editora se interessasse. E foi o que aconteceu, felizmente. Graças aos pedidos dos leitores – e muita insistência nossa, é claro – a Underworld aceitou o nosso livro. Até hoje eu digo que fazer um blog foi uma das melhores decisões que já tomamos na vida. Nos ajudou muito a entrar nesse gigante e incrível mundo literário. Os blogs vieram para ficar, são formadores de opinião e um lugar para trocar ideias. É simplesmente ótimo!

Jorge Silva: Já realizaram seus sonhos com a publicação de Sete Vidas? O que papai e mamãe acham disso?

Monique: Sim, claro! Um sonho que se tornou realidade! Mas a publicação de Sete Vidas é só o começo! Temos muitos outros sonhos a serem cumpridos! Esperamos que venham outros livros e que os leitores se identifiquem com as histórias e personagens, e que também acreditem em si mesmos e que sejam corajosos a ponto de realizar seus sonhos.

Mônica: Com toda a certeza! Demorou um ano, mas a espera fez tudo valer ainda mais a pena. Ficaram felizes, é claro. Mas acho que eles não botavam muita fé de que isso ia realmente acontecer. Na verdade foram pouquíssimas pessoas que realmente nos apoiaram e acreditaram que ia dar certo. O importante mesmo é nunca desistir de seus sonhos, não importa o que o resto do mundo diz! Você vai conseguir, é só uma questão de tempo.

No universo dos blogs, destacam-se autores que tenham familiaridade com um público-leitor exigente em tempos de

alta velocidade no consumo de informação. As gêmeas Monique e Mônica são exemplos bem-sucedidos da chamada geração Y, a galerinha que nasceu na era da internet e domina os mais fabulosos recursos em mídia digital. Nas próximas páginas, uma seleção de blogs, que tão dando o que falar na net.

Na pequena cidade de Moonville, Aprilynne Hills é conhecida como a rebelde do orfanato Joy Lenz. Sua vida se resume em quebrar regras e aceitar desafios. Após perder uma aposta de sua inimiga Angelique, tudo toma um rumo inesperado. Encontrar uma garota morta em um lago e começar a ter alucinações não estava em seus planos. Descobrindo poderes que nunca imaginou ter, April contará com a ajuda de poucos para resolver um mistério que envolve até deuses do antigo Egito.

Blog das gêmeas http://gemeasthings.blogspot.com

@revistaseller - 13

7

livrosefuxicos.blogspot.com

behind-thewords.blogspot.com

umuniversofantastico.blogspot.com

www.leitoraviciada.com

entrelinhas02.blogspot.com

s2ler.blogspot.com

enriquecoimbra.blogspot.com

allstarejeans.blogspot.com

# ARTES

@revistaseller - 14

@revistaseller - 15

CÁLCIO = 100% O mineral + ambundante no nosso organismo

O cálcio está presente em 99% de ossos e dentes; 1% no

sangue, fluidos extracelulares e células. Diante dessa grande quantidade no nosso organismo, é importante estar atento a sua ingestão adequada, pois a sua deficiência acarretará em diversas patologias, como a osteoporose (redução de cálcio).

Sobre as suas funções no organismo, esse mineral participa na construção e manutenção de ossos e dentes; contração muscular e função muscular cardíaca;

Regina Moura Chagas

a

# SAÚDE

@revistaseller - 17

?secreção de hormônios (insulina) e pelo transporte da vitamina B12, pelo trato gastrointestinal (tgi).

As principais fontes são: leite e seus derivados (queijo, iogurte,...). As hortaliças verde-escuras (couve e brócolis), a sardinha, o salmão e a soja também são boas fontes de cálcio.

Há alimentos que prejudicam a sua absorção: refrigerantes, dietas com alto teor de proteína e o café (e todos os outros alimentos que contém cafeína).

Regina Moura ChagasNutricionista

CRN: 10100450Área de atuação: Home Care

Tel (21)8781-8977

[email protected]

# SAÚDE

@revistaseller - 18

?

♫ ]

Uma obra de João MenecêAteliê Arca de Noé - Rio de JaneiroContatos 021-3156-1435 / 021-9131-9010

♫ ]BOA MÚSICA BOA ATITUDE

C A R M E N M I R A N D A

E SEU COMPOSITOR

A S S I S VA L E N T E

SÃO HOMENAGEADOS

NO RIO DE JANEIRO]♫

♫ ♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫

Flávia Vianna

# MÚSICA

@revistaseller - 21

]♫

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫

♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫ ♫ ♫

♫ ♫ ♫

Nara Valente, filha única de Assis, não pôde comparecer ao evento que teve presença do prefeito Eduardo Paes, mas ela aprovou a iniciativa da prefeitura em comemorar o centenário do compositor com a Clínica da Família número 40. Outros bairros já foram beneficiados pelo projeto da Secretaria Municipal de Saúde. ♫

José de Assis Valente, nascido

na Bahia, em 19 de março de 1911,

mudou-se, aos 16 anos, para o Rio

de Janeiro e morou grande parte da

vida na Ilha do Governador. Além

de compositor, tinha outros ofícios:

era protético e desenhista.

O projeto Clínica da Família, da prefeitura do

município do Rio de Janeiro,

homenageou o compositor baiano Assis Valente, famoso

na voz de Carmen Miranda.

Com a inauguração - em 8 de

julho deste ano - da Clínica da

Família Assis Valente, na Ilha

do Governador, zona norte da

cidade, a população carioca e

de baixa renda pode ter acesso

a um serviço público hospitalar

de qualidade, além de ter acesso

a um nome tão importante à

cultura brasileira.

Prefeito Eduardo Paes

# MÚSICA

@revistaseller - 22

]Tecendo Afetos

Um Tributo a Carmen Miranda

A abertura da exposição Tecendo Afetos

- Um Tributo a Carmen Miranda, é

uma forma de comemorar os 35 anos do

Museu (que fica no Flamengo, Zona Sul

do Rio de Janeiro), inaugurado no dia 05

de agosto de 1976, e também relembrar os

56 anos sem Carmen Miranda, que morreu

aos 46 anos, em 1955. A exposição é uma

mostra do projeto educativo e permanente

“Oficina Relatos”, destinada ao público da

terceira idade.

O PROJETO OFICINA RELATOS

A figura da artista é recriada pelos

participantes e seu valor multiplicado

por olhares únicos, enriquecido por

novas perspectivas. Neste processo,

a potência de uma obra é revelada

pela capacidade que possui de

recriação. Portanto, o trabalho é um

exemplo de recriação da cantora,

uma celebração de toda a potência

da obra da artista, que permanece

viva e pulsante nas colchas de

retalhos, bonecas e trajes criados

pelos idosos.

Assis Valente à esquerda

de Carmen Miranda, placa

comemorativa.

Produção do Tecendo Afetos em exposição

@revistaseller - 23

Santuáriostwitter.com/santuariosvamp

Do VampiroO RENASCIMENTO

PET&CIA OS BENEFÍCIOS DA HOMEOPATIA EM ANIMAIS DOMÉSTICOS a

@revistaseller - 25

RAFAEL EMÍDIO – Fale de seu trabalho como medica veterinária homeopata? E quais são os resultados obtidos?

Mª Cristina - A homeopatia veterinária tem crescido bastante nos últimos anos, bem como sua importância no tratamento não só dos cães e gatos, mas, também, nos animais que produzem alimento para consumo humano, resultando em alimentos de melhor qualidade e sem resíduos tóxicos, neste caso, a homeopatia, também, contribui para a não poluição ambiental e para recuperação do meio ambiente. Atuo na clinica de cães e gatos. Os resultados obtidos são muito gratificantes, pois, os medicamentos homeopáticos atuam nos sintomas físicos, mentais e emocionais. Então, com a homeopatia, podemos tratar a parte comportamental de cães e gatos. Muitas vezes, sentimentos como medo, ansiedade ou sensações de perda são responsáveis pelo desencadeamento dos sintomas físicos não só no homem, mas, também, nos animais. Quando os sintomas comportamentais não são a causa das doenças, sempre ajudam a agravá-las. A homeopatia

A médica veterinária Maria Cristina Ribeiro é especialista em trata-mentos homeopáticos. Ela aponta os rumos da homeopatia hoje.

PET&CIA Por Rafael Emídio

[email protected]

@revistaseller - 26

não é boa só para doenças crônicas. Nas doenças agudas, seus efeitos são rápidos, muitas vezes, mais rápidos do que nos tratamentos convencionais. Nos 22 anos que trabalhei em clinica pude observar isto claramente.

RAFAEL EMÍDIO – Quais são os principais benefícios para os gatos?

Mª Cristina - Podemos dizer que o tratamento homeopático tem resultados, ainda, melhores nos gatos. Pois, eles não podem tomar várias drogas, que podem ser dadas aos cães. Os medicamentos homeopáticos não provocam efeitos colaterais, sendo usados em gatos sem nenhuma restrição. Na doença do trato urinário inferior (cistite), reagem especialmente bem ao tratamento, evitando sondagens e internações. A continuidade do tratamento diminui as crises e, na maioria dos casos, cura. Na insuficiência renal crônica, também, se tem bons resultados. Por fim, as temidas viroses: Felv, FIV e PIF, incuráveis, com a homeopatia temos um bom controle, mantendo, na maioria das vezes, os animais bem, sem necessidade de uso de medicamentos convencionais.

RAFAEL EMÍDIO - Os gatos aceitam bem os remédios homeopáticos?

Mª Cristina - Os gatos, que, geralmente, não toleram receber medicamentos por via oral, gerando um stress total a sua administração. Os homeopáticos podem ser colocados na água ou no alimento, facilitando assim o tratamento. Os cães, na maioria das vezes, comem com a maior satisfação os tabletes, porque são dóceis.

RAFAEL EMÍDIO – E a resposta dos cães ao tratamento?

Mª Cristina – Cães, em geral, respondem muito bem ao tratamento homeopático. A homeopatia em algumas vezes evita intervenções cirúrgicas. No caso dos cães com otohematoma (bolha de sangue no ouvido) ocorre a cura sem que os animais precisem ser submetidos à cirurgia, o mesmo

@revistaseller - 27

ocorre nos abscessos, que com o tratamento homeopático raramente é preciso abertura cirúrgica. Alergias, stress e sintomas comportamentais também são alterações tratadas com ótimos resultados. Ultimamente, tenho tratado muito dos cães portadores de câncer, melhorando a qualidade de vida, a resistência orgânica e minimizando efeitos dos quimioterápicos.

RAFAEL EMÍDIO – Você destacaria outra doença nos cães?

Mª Cristina - Os portadores de algumas doenças hormonais como, por exemplo, o hiperadrenocorticismo, o uso da homeopatia, além de melhorar a qualidade de vida, muitas vezes, diminui a necessidade de aplicação da terapia convencional, que, além de, ser de alto custo tem efeitos colaterais.

RAFAEL EMÍDIO - Nas cirurgias, como a homeopatia pode ser utilizada?

Mª Cristina - Os medicamentos Homeopáticos podem ser utilizados nos pré e pós-operatórios. Eles estimulam a cicatrização, diminui o tempo de recuperação, evita as complicações no pós-operatório e, geralmente, dispensa o uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

RAFAEL EMÍDIO - Quais são os seus principais pacientes?

Mª Cristina – Atualmente, trabalho mais com cães e gatos idosos e pacientes crônicos. Principalmente, junto a especialistas em oncologia, endocrinologia e cardiologia. Nestes casos, a homeopatia ajuda a controlar melhor as doenças, melhorando a qualidade de vida e minimizando os efeitos colaterais das drogas utilizadas.

RAFAEL EMÍDIO – Qual a diferença entre os remédios homeopáticos e alopáticos?

Mª Cristina - A fabricação dos medicamentos homeopáticos se

@revistaseller - 28

diferencia dos convencionais ou alopáticos por serem diluídos e dinamizados, desta forma, não são capazes de provocar alergias, efeitos tóxicos, colaterais ou resistências.

RAFAEL EMÍDIO - Fala-se muito do tempo de consulta das duas terapêuticas. Isso acontece, também, na veterinária?

Mª Cristina – Sim! O tempo de consulta difere, principalmente, no fato da homeopatia ser uma terapêutica individualizada e ter como base a lei dos semelhantes. O homeopata precisa conhecer o mais profundamente possível não só a historia da doença do individuo, mas, também, como ele apresenta seus sintomas e como são suas características pessoais para encontrar o medicamento mais semelhante para aquele individuo. No caso dos cães, gatos e equinos, estas individualidades são bem marcantes. Já em relação aos rebanhos, animais silvestres ou criação de peixes, ou seja, com grupos, trabalha-se com os sintomas observáveis e relatados, analisa-se o conjunto como se fosse um individuo e se faz o tratamento coletivo.

RAFAEL EMÍDIO - Há quanto tempo a homeopatia é usada na veterinária?

Mª Cristina - Embora, ainda, não seja amplamente usada em nosso país, a homeopatia veterinária surgiu na Alemanha há mais de 200 anos, na mesma época que surge a homeopatia para tratamento em humanos.

Ficha técnica: Maria Cristina Ribeiro é pós-graduada (mestrado) pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). É representante veterinária da Federação Brasileira de Homeopatia (AMVHB). Atua, principalmente, na clinica de pequenos animais. Participa, também, em cursos de extensão, básicos e de formação técnica de novos especialistas ministrando aulas teóricas e praticas. Orienta monografias e estágios supervisionados em policlínica uni-versitária, além de realizar palestras em congressos. Presta atendi-mento domiciliar e em clínicas no município do Rio de Janeiro.Contatos: tel 21-9961-5083 / e-mail [email protected]

@revistaseller - 29

Vampiros@revistaseller - 30

ampirosDemônios, lobisomens, vampiros,

entre muitos outros seres mitológicos têm conquistado uma legião de fãs no mundo inteiro. Fenômeno não restrito ao século 21, período bastante fértil a produções cinematográficas, baseadas em sucessos literários, como a série Crepúsculo, de Stephenie Meyer.

Quando o cinema, invenção francesa do século 19, percebeu o potencial das histórias de terror, nascia uma bem-sucedida carreira a produtos ‘Made in Hollywood’. Para os editores, isso dava um novo fôlego às narrativas, tornando-as mais acessíveis, mais comerciais por que alavanca a venda de livros.

Jorg

e Si

lva

@revistaseller - 31

Na lista de sucessos da literatura de terror, a eleição

de Conde Drácula (publicação de 1897) ao primeiro lugar nesse ranking é ofuscada pelo “O Vampiro”, primeira narrativa do gênero (publicação de 1819, por John Polidori). Ou seja, o cinema favoreceu e muito Conde Drácula ao posto de primeiro personagem a ganhar fama na literatura de terror.

Na segunda metade do século 20, a literatura de terror é remodelada com autores mais ousados, como Anne Rice, na composição de personagens, que se tornam clássicos pelas referências a seus atributos físicos. Escola que continua a inspirar novos autores, como Jorge Silva, autor de Santuários do Vampiro, o renascimento.

CidadePela História... John Polidori

Edição da Universidade Oxford com clássicos da literatura de terror. Destaque para o conto O Vampiro, de Jonh Polidori, primeiro autor a criar um personagem dessa grandeza.

Capa da primeira edição, obra-prima do autor, que também escreveu outros livros não tão famosos, como O Caixão da Mulher-Vampiro.

Drácula foi adaptado para o cinema e inspirou várias obras cinematográfi-cas do gênero.

Bram Stoker

@revistaseller - 32

Embora o Rio de Janeiro seja

um ponto estratégico para o crime

organizado, essa chaga não tem

afastado os investimentos em

cultura. A cidade, nos últimos

anos, entrou para o rol de mega-

produções hollywoodianas,

a exemplo de Amanhecer,

continuação da série Crepúsculo,

que teve cenas gravadas na Lapa,

bairro localizado no centro da

capital carioca. Não é à toa que Jorge Silva,

nascido e criado no Rio, decidiu

ambientar a trama central de

Santuários do Vampiro na

mesma região de locações

cinematográficas de enorme

sucesso. Uma homenagem que vem

ao encontro de outras propostas

do cinema na cidade, que foi sede

da presidência da República até os

anos 1960. Agora, verdade ou ficção, nas

páginas de Santuários do Vampiro,

depende da conclusão de cada

leitor. Só o primeiro capítulo,

disponível na internet, ultrapassa

mais de 200 mil acessos.

Projeto da nova geração de autores de literatura de terror. Narrativa diferenciada nas estratégias de marketing em mídias sociais, perfis que têm sido fundamentais ao sucesso desse formato de livro, em série, modelo bastante apreciado pelos leitores de hoje.

Autor: Jorge Silva Lançamento: 2011Perfis: facebook.com/condevalerius ou @santuariosvamp

Cidadedo medo?@

revist

asell

er -

33

=

=# EVENTOS & CIA

@revistaseller - 35

CURTIR Jorge Silva

Na internet, o território para experimentações artísticas é livre. Cenário que, na

década de 90 do século passado, era impossível de existir para amantes das artes, como Marcelo Girard (foto), poeta e produtor cultural que agita mais de 40 perfis (em mídias sociais) por todo o estado do Rio de Janeiro.

O ponto de partida para tanta agitação artística (feito só possível pela democratização do acesso à produção de conteúdo independente), na net,

# EVENTOS & CIA

@revistaseller - 36

CURTIR vem da sugestão de uma mega-festa, pela primeira vez no Rio, com uma estrutura muito próxima dos famosos Realities Shows.

A organização da mega-festa, toda concebida por Girard (twitter.com/marcelogirard), pretende transformar a inédita performance em espetáculos itinerantes, com participação dos usuários de redes sociais. Para que não existam problemas técnicos, um timaço de empresas-parceiras tem investido nessa estrutura que, além de ser interativa, possibilita grande visibilidade aos investidores. a @revistaseller - 37

A FESTA A organização do

evento espera atingir, num primeiro momento de compartilhamento de conteúdo, pelo menos 20 mil pessoas, número que será multiplicado com o re-compartilhamento em 40 perfis já criados em mídias sociais. A festa acontece em setembro.

Banner da festa

# EVENTOS & CIA

@revistaseller - 38

A FESTA O evento conta com um time de primeira: DJs, cantores, cineastas e muitos outros profissionais renomados que compõem a mega-estrutura, organizada para ser referência em entretenimento interativo no Brasil, além das empresas parceiras (banners)

@revistaseller - 39

VITRINE

Os projetos CD (1), livro (2), camiseta (3) da Cia. Banto podem ser encontrados em

espaços culturais e livrarias na cidade do Rio de Janeiro, ou reservas pelo [email protected]

Pontos de vendaLapa Rio Capoeira, Rua da Relação, 49 SL 4, Centro do Rio (021-3940-1699)Livraria Folha Seca, Rua do Ouvidor, 37, Centro do Rio (021-2507-7175)Livraria da MTZ na UNIMSB, Rua Engenheiro Trindade, 229, prédio D, ao lado da cantina, em Campo Grande-RJ.

1

3

2

@revistaseller - 40

VITRINE

Jornalista responsável Jorge Silva [email protected]

twitter.com/revistaseller

jorgesilva975.blogspot.com

@revistaseller - 41