revista prof. mário luiz guide

16
Criação de mais creches Educação de qualidade em período integral Mais recursos federais para o SUS Deputado Federal

Upload: fabio-mambro

Post on 02-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trajetória do professor que virou político, com mais de 35 anos de realizações no município de Osasco.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Criação de

mais creches

Educação de

qualidade em

período integral

Mais recursos

federais

para o SUS

Deputado Federal

Prof. Mário Luiz Guide

Page 2: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40

Porque eleger Prof. Mário Luiz Guide

Deputado Federal

Vivemos um período de transi-ção em nosso País. A sociedade pede por mudanças em todos os setores. A campanha de Marina Sil-va presidente e Beto Albuquerque-vice, tem se mostrado inovadora. Além de eleger uma presidente que tenha compromissos com o avan-ço no processo democrático e com a melhoria das condições de vida da população, é preciso levar para a Câmara Federal políticos expe-rientes, testados em diversas situa-ções e condições, que possam dar suporte às reformas que precisam ser feitas. Elegendo Mário Luiz te-remos a condição de alcançar ple-namente nossos anseios e objeti-vos de contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e mais justa.

O professor que virou político

Mário é um dos políticos que mais detém mandatos de vereador em Osasco. Graduado, mestre e doutor em Filosofia e ainda gradu-ado em Direito, Mário é e sempre será, sobretudo, um professor.

Ao longo de tantos anos de vi-vência política, jamais se afastou de suas aulas, primeiramente no UNIFIEO e atualmente na UNIP. Enquanto político, suas atenções estarão sempre voltadas à melho-ria da Educação

Com esse objetivo o Prof. Mário Luiz tem sido porta-voz dos anseios legítimos dos professores. Membro da Comissão de Educação da Câ-mara em várias legislaturas, o Prof. Mário Luiz é autor do projeto de um equipamento social que é modelo para outras cidades de todo o Es-tado: o Centro de Formação Conti-nuada de Professores de Osasco, instalado à Rua Marechal Rondon 263. O Prof. Mário Luiz também é o autor do projeto que criou o Con-selho Municipal de Cultura, antigo anseio da classe cultural de Osas-co e que coloca Osasco em igual-dade de condições com os mais modernos centros de produção cul-tural do Estado.

Page 3: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Qualidade testada e aprovada

A atuação parlamentar do Prof. Mário Luiz é digna de nota. São dezenas de projetos aprovados. É o parlamentar municipal que mais criou projetos em atenção e benefí-cio à mulher, entre eles o do Centro de Referência de Saúde da Mulher, instalado atualmente ao lado da Maternidade Amador Aguiar.

O Prof. Mário Luiz tem se mani-festado em defesa das mulheres que são vítimas de violência do-méstica. É o autor do projeto de criação e instalação da Delegacia da Mulher em Osasco. E é autor do projeto de criação da Casa Abrigo, que acolherá mulheres em situação de risco social decorrente de ações judiciais contra ex-cônjuges.Sua ação social pela criação de creches beneficia, diretamente, mi-lhares de mães que precisam des-se serviço público para poder traba-lhar.

Há mais de 30 anos, junto com sua esposa Helena Maria Ferrari, fundou uma rede de creches co-munitárias que atende mais de mil crianças e jovens através da AME Associação de Mulheres pela Edu-cação, da AMDC Associação de Mulheres em Defesa da Criança,

e da AMUNO Associação de Mães Unidas do Jardim Novo Osasco, entidades que são referência nes-se campo.

Outro setor social amplamente contemplado pela atuação parla-mentar do Prof. Mário Luiz é a co-munidade negra. Após ter viajado à Angola, em 2003, integrando a co-mitiva oficial que visitou Viana, a ci-dade irmã de Osasco, Mário criou o projeto da Casa de Angola, que, instalada em 2006, abriga as mani-festações da cultura afro-brasileira em Osasco.

É autor da Lei que acabou com as sessões secretas e o voto se-creto dos vereadores de Osasco, trazendo mais transparência nas matérias de interesse público.

Page 4: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40 QueM é MáriO Luiz GuiDe

Filho e neto de lavradores, tercei-ro de oito irmãos, Mário Luiz Guide aprendeu, desde criança, a ultra-passar limites e superar obstáculos, para concretizar o sonho de um fu-turo melhor para o próximo, e para si mesmo. Natural de Campestre, interior de Minas Gerais, seu futuro seria semelhante ao dos seus pais e de tantas outras pessoas dali: tor-nar-se, também, um lavrador.

Mas, no início dos anos 1960, os ensinamentos do papa João XXIII - em torno da opção preferencial da Igreja Católica pelos mais humildes - empolgaram muitos adolescentes como ele, a seguirem a carreira re-ligiosa.

E impulsionado por aqueles ventos fortes de mudança, Mário saiu de sua cidade natal, e foi es-tudar no seminário católico de Po-ços de Caldas.

No entanto, com o passar do tempo, Mário, então um jovem adulto, percebeu que a vida reli-giosa não bastaria para extravasar toda a sua vontade de atuação so-cial. Precisava de outro caminho, e essa forma de atuação eram a Educação e a Política. Para ser coerente com a sua vocação, dei-xou o Seminário.

Mário é um educador por vocação

Page 5: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Chegada a Osasco

Em 1972, o jovem Mário Luiz vem estudar na Faculdade de Filo-sofia da USP. Ao mesmo tempo se torna professor do Curso Supletivo que havia no Jardim Novo Osasco. Gostou tanto que se mudou para o bairro. Era voluntário, e para se manter trabalhava também como bancário, auxiliar de compras e, com jardinagem, utilizando sua vi-vência como lavrador.

Osasco, a cidade que acabara de adotar, havia se emancipado em 1962, e, de 1967 a 1972 tinha sido uma das poucas do Estado a ser governada por políticos de oposi-ção: Guaçu Piteri e José Liberatti. E era efervescente em atividades artístico-culturais. Mas tinha, tam-bém, enormes desafios a serem vencidos, tais como o analfabetis-mo e a carência de infraestrutura. E, outra vez, Mário aposta na mu-dança, ao filiar-se ao MDB, partido de oposição à ditadura.

Osasco ganha um vereador de verdade

Em 1982, Mário participa ativa-mente da campanha que elege Humberto Parro prefeito de Osasco.

Naquela eleição concorre à ve-reança. Em meados de 1983, logo que assume o cargo, se torna líder do prefeito na Câmara.

Com o governo Parro, o vere-ador Mário consegue ver concre-tizados alguns de seus sonhos, como o investimento em uma edu-cação de qualidade e a instalação de equipamentos públicos e obras de infraestrutura e transporte. O Brasil e Osasco passam por tem-pos de mudança e Mário vive isso intensamente.

Seu trabalho na Câmara chama tanto a atenção que se torna o se-gundo vereador mais votado nas eleições de 1988. Sua missão pas-sa a ser bem mais espinhosa: fazer parte da oposição ao prefeito que sucedeu a Humberto Parro. Além disso, torna-se um dos vereadores mais atuantes na apresentação de sugestões e emendas à Lei Orgâni-ca Municipal.

Page 6: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40

um atentado político interrompe o sonho

Durante aquele segundo man-dato, a coerência política e o co-nhecimento humanístico de Mário Luiz Guide o colocam novamente em destaque. Filia-se ao PSB, par-tido de raízes históricas, é esco-lhido candidato a vice-prefeito de Osasco nas eleições de 1992. Tudo parecia muito tranquilo na carrei-ra do jovem professor mineiro que se formara em Filosofia pela mais conceituada universidade paulista, e criara raízes em Osasco. E que havia se casado com Helena Maria Ferrari, que comungava com todos os seus ideais. No entanto, em um dos comícios, o Prof. Mário Luiz foi atingido por um tiro - em circuns-tâncias até hoje não totalmente es-clarecidas - e ficou internado no Hospital das Clínicas por cinquen-ta dias. Teve muitas complicações, passou por seis cirurgias, quase morreu. E ainda perdeu a eleição.

“Nunca pensei em desistir, nem nos momentos mais

críticos.”

Mário Luiz Guide

Se tivesse ocorrido com outra pessoa menos compromissada com o ideal democrático e com a luta pelo bem estar coletivo, o atentado poderia causar o afastamento defi-nitivo da vida pública. Mas, a des-peito disso, o Prof. Mário Luiz não perdeu sua coragem em enfrentar obstáculos, e a sua confiança no ser humano. E ainda aproveitou o longo período de recuperação, para ampliar sua formação acadêmica fazendo o mestrado e, a seguir, o doutorado em Filosofia Política.

Em 1996, o Prof. Mário Luiz re-conquistou a cadeira de vereador. E foi reeleito em 2000, 2004, 2008, e 2012, sempre com votação expres-siva.

Page 7: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Lutas por melhoriasnos bairros

O Prof. Mário Luiz sempre con-fiou na organização popular como forma de conseguir melhorias comu-nitárias, transformando o povo, de objeto passivo das ações políticas, em sujeito ativo de suas próprias conquistas. Se hoje a população ainda se vê carente de muitos equi-pamentos e serviços municipais, o que dirá 35 anos atrás, quando ele começou a sua militância?

Ao longo de sua trajetória polí-tica, o Prof. Mário Luiz sempre se colocou ao lado e em colaboração estreita com Associações de Mora-dores Amigos de Bairros da zona Norte de Osasco – tais como Pi-ratininga, Munhoz, Baronesa, Jar-dim Imperial, Jardim Helena Maria, Rochdale, Mutinga - e também da zona Zul : Jardim Novo Osas-co, Jardim Santo Antonio. E mais recentemente: Recanto das Ro-sas e Jardim Conceição. Mediante mobilização pacífica, o Prof. Mário Luiz Guide conseguiu para esses bairros: asfalto, esgoto, iluminação pública, guias e sarjetas, água, es-colas, creches e outros serviços. Outras formas de atuação popular criadas e apoiadas pelo prof. Mário Luiz são os Comitês – de Luta pela Cidadania, de Defesa da Saúde, de Transporte – formados por mem-bros da comunidade, e que atuam

como órgãos de análise e acompa-nhamento das ações do executivo municipal.

Ao criar e apoiar trabalhos como esses o Prof. Mário Luiz abraça a fundamentação ideológica de seu partido, que é estabelecer o bem estar e a paz social.

É esse político experimentado e coerente em suas ações que o PSB apresenta agora como candidato a deputado federal, e pleiteia o seu voto e o da sua família e amigos. Com o Prof. Mário Luiz na Câmara Federal, Osasco e região terão um digno representante.

Page 8: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40 PrOPOSTAS DO PrOF. MáriO Luiz

uMA eDuCAÇÃO De QuALiDADe

PArA TODOS

1) Criar mais creches com instala-ções e condições de higiene apro-priadas e profissionais qualificados.

2) Educação de qualidade com escolas para crianças e jovens em período integral.

3) Estimular cursos profissionali-zantes e o acesso e a permanência no ensino médio, mediante auxílio financeiro.

4) Lutar para reduzir o analfabetis-mo.

5) Democratizar o acesso ao ensi-no superior, em especial o público e gratuito, para avançar no nível de escolaridade da população. 6) Construção e ampliação do Campus da UNIFESP - Universida-de Federal de Osasco

7) Trabalhar projetos que assegu-rem a permanência dos estudantes nas universidades, principalmente os de baixa renda.

8) Implantar o Programa “Saúde na Escola” com acompanhamento médico, psicológico e odontológico dos alunos.

Page 9: Revista Prof. Mário Luiz Guide

VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAISDA EDUCAÇÃO

1) Fortalecer a autoestima do pro-fessor, nos municípios da região, por meio de plano de carreira, sa-lários e formação inicial e continu-ada.

2) Estabelecer parcerias com as instituições e segmentos educacio-nais, em especial as universidades públicas e privadas, para que a for-mação de professores responda aos desafios da escola.

3) Articular os programas fede-rais de formação, capacitação e atualização, para dar suporte à redução da desigualdade educa-cional.

4) Aposentadoria do professor universitário igual aos demais professores.

ESCOLA AbERtA à COMUNIDADE

1) Promover a educação integral que considere as dimensões afeti-vas, físicas e cognitivas de crianças e adolescentes. 2) Ampliar a jornada escolar, diver-sificar os saberes e garantir alimen-tação saudável.

3) Disseminar valores de cultura de paz, diálogo, cooperação, equi-dade e justiça social. 4) Consolidar os direitos coletivos e valorizar a diversidade sociocultu-ral e ambiental.

5) Difundir metodologias que le-vem em conta as diferenças indivi-duais e o conhecimento colaborati-vo, a simulação, os jogos, o fazer conectado com a realidade cotidia-na e global.

Page 10: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40 GeSTÃO DA eDuCAÇÃO

1) Implementar o Custo Aluno/Qualidade, segundo o Conselho Nacional de Educação.

2) Criar o Sistema Nacional de Educação, definindo as atribuições e responsabilidades entre a União, estados e municípios, para superar disparidades da distribuição de re-cursos.

3) Apoiar a aprovação, promul-gação e implementação da Lei de Responsabilidade da Educação.

4) Reorganizar os Conselhos Edu-cacionais, consolidá-los e forta-lecê-los para que acompanhem e prestem contas dos resultados ve-rificados.

5) Fortalecer a gestão democráti-ca das escolas com formação con-tinuada e valorização dos gestores.

Page 11: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Saúde

1) Contratação de mais médicos e outros profissionais para a melhoria da saúde pública.

2) Mais recursos federais para o SUS Sistema Único de Saúde.

3) Criação da carreira do Estado do médico do SUS - Sistema Único de Saúde.

4) Investir 10% da receita bruta da União em ações e serviços de Saú-de

transporte

1) Ampliação do Metrô para Osas-co e região metropolitana

2) Bilhete único integrando metrô - trem - ônibus

3) Aumento do valor da passagem proporcional ao aumento de salário

4) Garantia do cumprimento da lei e do direito de acessibilidade de to-dos, através de rampas nos prédios e vias públicas.

5) Obrigar o estudo de impacto so-bre o trânsito para aprovação de novos empreendimentos imobiliá-rios.

Page 12: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40economia criativa

1) Fomentar as atividades ligadas à economia da cultura

2) Criar e fornecer espaços mul-ticulturais públicos comunitários para a juventude, desenvolvendo a livre expressão artística e cultural.

3) Fomentar as atividades cultu-rais de populações tradicionais e de grupos indígenas.

4) Usar as novas tecnologias a fa-vor das pessoas e do fluxo dinâmi-co de geração de informação.

5) Por meio do Marco Civil da In-ternet, democratizar os meios de comunicação social, em particular a mídia eletrônica e as novas tec-nologias da informação, para que propiciem uma democracia mais participativa

Melhoria do desenvolvimento

econômico

1) Criação da Política Nacional de Desenvolvimento Industrial, conca-tenada com a dinâmica mundial, para que seja agregado mais valor aos nossos produtos.

2) Usar o BNDES para financiar a pequena e a média empresa.

Page 13: Revista Prof. Mário Luiz Guide

SeGurANÇA

1) Apoiar os projetos e movimen-tos de moradia popular.

2) Dar poder de polícia às Guardas Municipais.

3) Melhoria salarial dos policiais e treinamento aprimorado.

4) Organização do Sistema Nacio-nal de Segurança Pública soman-do esforços do governo federal e dos governos estaduais e munici-pais.

5)Reforma da legislação penal para tornar o processo mais rápi-do, ágil e justo.

6) Apoio aos centros de tratamen-to de dependentes químicos em drogas.

7) Reforma do Sistema Penitenci-ário: recuperação baseada no tra-balho e no estudo.

Page 14: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40

DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA

1) Fomentar cooperativas de pro-dução com financiamento do BNDES.

2) Criar mecanismos para a com-pra de empresas pelos seus funcio-nários com financiamento dos ban-cos públicos, a juros subsidiados. 3) Incrementar o aumento do salá-rio mínimo, que nesses anos mos-trou ser eficiente no combate à de-sigualdade.

4) Democratizar o crédito e reduzir os juros.

5) Criar Imposto sobre as grandes fortunas ( acima de R$ 3,5 milhões).

6) Jornada de trabalho de 40 horas semanais.

7) Aumento da faixa de isenção do imposto de renda para R$ 3.500,00

8) Participação dos trabalhadores nos lucros e resultados das empre-sas.

9) Transparência nas coisas públi-cas e combate à corrupção.

10) Descentralização administrati-va e fortalecimento dos municípios.

11) Lutar para valorizar as aposen-tadorias e pensões e pelo fim do fa-tor previdenciário.

Page 15: Revista Prof. Mário Luiz Guide

Rotina de fiscalização e acompanhamento

Lado a lado com a população

Coligação Avante São Paulo PSB-PPL CNPJ candidato 20.561.883/0001-13 CNPJ gráfica 01.199.927/0001-65 tiragem: 15.000

Page 16: Revista Prof. Mário Luiz Guide

PSB 40

Prof. Mário Luiz GuideDeputado Federal

• Político sério, competente e produtivo.

• Secretário Geral do PSB no Estado de São Paulo.

• Vereador em Osasco, com vários mandatos já exercidos.

• Experiente, com 35 anos de vida pública.

• Fundador da rede de Creches Comunitárias de Osasco.

• Atua socialmente em Educação, Saúde, Transporte e Trabalho desde 1974.

• Graduado, mestre e doutor em Filosofia, e graduado em Direito.

• Conhece profundamente os problemas da população.

• Mantém contato permanente com os seus eleitores.

• Costuma ouvir sugestões e tomar decisões colegiadas.

• Defensor dos direitos e benefícios sociais e trabalhistas

Prof. Mário Luiz Guide: