revista pró-tv - nº 98

12
pró_ tv revista Exposição 60 Anos da Telenovela Brasileira” na Baixada Santista pág. 12 Exposição sobre os 30 anos do SBT é sucesso na Cidade da TV pág. 07 Encontro com os artistas homenageia Ana Rosa pág. 06 Março 2012 | Nº 98 Esta é uma publicação gratuita da Pró-TV / Museu da TV Brasileira - www.museudatv.com.br

Upload: associacao-pro-tv-museu-da-tv

Post on 15-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição número 98 da Revista feita pela Pró-TV

TRANSCRIPT

pró_tvrevista

Exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira”na Baixada Santista pág. 12

Exposição sobre os 30 anos do SBTé sucesso na Cidade da TV pág. 07

Encontro com os artistashomenageia Ana Rosa pág. 06

Mar

ço 2

01

2 |

98

Esta

é u

ma

pu

blic

ação

gra

tuit

a d

a P

ró-T

V /

Mu

seu

da

TV B

rasi

leir

a -

ww

w.m

use

ud

atv.

com

.br

| Editorial |Vida Alves

2

Querido Eneás, obrigada por estar comigo ontem, hoje e sempre. Um grande amigo, continua amigo, deste lado, ou do lado de lá.

"Não chorem se eu morrer, eu seguirei cantandoO fim deste caminho e início de outra estrada.

Eu quero muita paz em minha caminhada,não seguirei feliz se alguém ficar chorando.

Não chorem se eu morrer, os erros foram meus.Eu pouco ofereci aos que me deram tanto.

Se todo o meu amor se transformar em pranto,eu nada levarei para ofertar a Deus.

Não chorem se eu morrer, chegou a minha hora.Não obrigarei, ninguém, a trilhar o meu caminho,

acreditar em mim, sentir minha verdade,fazer-me tão feliz por me sentir amado.

As incompreensões esqueço ao ir embora.Aos que me compreenderam, eu deixo o meu carinho.

Aos que me acreditaram, eu deixo uma saudade.Aos que me deram amor, espero do outro lado...”

E hoje, ao acaso, buscando inspiração e não a encontrando, fui a minha biblioteca. E encontrei um livro de um amigo que já se foi: Enéas Machado de Assis. “Nuvens” é o nome do livro de poesia. E o prefacio é de Blota Junior. Outro grande amigo, que já está do lado de lá.

E eis que então, envergonhada, mas contrita, respeitosa até e emocionada, resolvi fazer este editorial, que nada tem de editorial, é crônica, ou sei lá que nome tem, copiando de Enéas o poema com que ele encerra seu livro de poemas. E se chama: “Despedida”.

Não sei o que escrever. E isso é “puro castigo”. Gabo-me sempre de escrever à solta, à vontade, faceira e desavergonhadamente. As palavras me vêm fáceis, confesso, qual folhas ao vento. E no entanto hoje...

Agora percebo a razão: há dois ou três dias atrás, ou melhor, no dia 25 de fevereiro, mandei rezar, em nome da Pró-TV, uma missa pelos nossos amigos que faleceram no ano passado (2011) e começo deste ano.

E a relação ficou tão grande.....Emudeci ao lê-la. Pedi a Léa Camargo que o fizesse no altar, ao lado do padre.

| Nosso acervo | Inezita Barroso Apresentadora e cantora. Foto da década de 1950. 3

4

| HISTÓRIA |Roberto Marinho, grande empreendedor do nosso país

Nascido na capital federal da época, o Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1914, filho do renomado jornalista Irineu Marinho e de Dona Francisca Pisani Marinho, Roberto era o primogênito do casal.

Desde tenra idade, acompanhava o trabalho de seu pai, Irineu Marinho como redator-chefe do jornal A Noite . Mas em 1925, Irineu cria seu próprio periódico: O Globo, que foi lançado em 29 de julho daquele ano. Mas, Irineu Marinho falece e Roberto, com 20 anos, substitui o pai. O dinamismo de Roberto Marinho promove novidades, como o lançamento da revista Gibi, em 1939, reunindo já célebres histórias em quadrinhos com inesquecíveis heróis infantis e o lançamento, na época da Segunda Guerra Mundial, do suplemento O Globo Expedicionário .

Além disso, Roberto Marinho agrega uma equipe de

Fábio Siqueira

notáveis jornalistas e intelectuais para trabalhar com ele. Dentre muitos outros, salientam-se: Arthur da Távola, José Lins do Rego, Herbert Moses.

Roberto Marinho decide se lançar em novas mídias e em 1944, inaugura a Radio Globo do Rio de Janeiro. Chamou outra vez grandes colaboradores, como Moyses Weltman, Miguel Gustavo, Álvaro Moreyra, Raul Bruinini e outros, como Luiz Mendes, para o esporte.

Além disso lança publicações importantes sobre rádio e televisão, na Rio Gráfica, que em 1980, passa a se denominar Editora Globo, que lança entre outras, a Globo Rural, a Marie Clair, e a Revista Época, hoje a segunda revista semanal mais vendida do Brasil.

Em 1957, finalmente, Roberto Marinho resolve ingressar na televisão. Mas foi só em 1965 que a emissora é lançada, época em que compra a TV Paulista, de São Paulo. E no seu grupo de companheiros se destacam Mauro Salles, Graça Mello, Rubens Amaral. Em 1966, contrata o jovem Walter Clark. E, em seguida, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Torna-se vertiginoso o crescimento da emissora, que passa a ser conhecida como: Vênus Platinada, e que se derrama por todo o país. Tudo acompanhado sempre de perto por Roberto Marinho.

A Rede Globo passa a dominar de longe as outras emissoras, por seu capricho, por seu esmero, por sua eterna luta pela perfeição.

Roberto Marinho falece em 6 de agosto de 2003, com quase 99 anos de idade. E a direção de seu imenso trabalho passa a ser dirigido por seus três filhos: Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho.

Hoje são 122 emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão, uma das mais importantes redes do mundo, e que se constitui em orgulho para todos os brasileiros.

| Acontece|

Parabéns para você!A exposição “60 Anos da Telenovela Brasileira, promovida pela Pró-TV e pela Rede Globo está em clima de festa. Além de comemorar o ano todo, as seis décadas da telenovela nacional, a exposição abriu um espaço extra – denominado “Espaço Tribuna” para homenagear a TV Tribuna de Santos, que a recebeu em 28 de fevereiro, mesmo mês que a emissora completou 20 anos. Equipamentos antigos da emissora estão lá expostos, junto do figurino do santista Nuno Leal Maia. E esse clima não vai acabar, porque em abril a exposição viaja para Recife, quando a TV Globo Nordeste comemorará seus 40 anos de existência.

5

Elmo Francfort

60 anos da TV PaulistaEstamos falando de Globo, de 60 anos da telenovela...por quê não lembrar que no dia 14 de março de 2012 o canal 5 de São Paulo (ainda na fase como TV Paulista) faria 60 anos?

Para quem não sabe, após ser adquirida pelas Organizações Globo em 1966, o canal 5 foi importante na criação da Rede Globo, que foi criada a partir dele e do canal 4 do Rio de Janeiro, a primeira emissora da TV Globo.

Muitos foram os programas naquele dia 14 de março de 1952, começando inclusive com uma novela “Helena”, protagonizada por Vera Nunes, tendo também no elenco Paulo Goulart, Jane Batista e outros.Jane Batista e Vera Nunes

em “Helena”

Novo projeto turístico de São BernardoNa manhã de 1º de março foi lançado o novo projeto turístico da cidade de São Bernardo do Campo, que inclui agora, em sua nova sinalização turística, a Cidade da TV. Foi criado também o site

, que também divulgará a atração, além de outros pontos turísticos como a própria Cidade da Criança (aonde está o nosso espaço), o Parque Estoril, a Estrada Velho de Santos e até uma curiosidade: a Capela da Record, erguida no passado por Paulo Machado de Carvalho.

www.turismosaobernardo.com.br

Réplica de uma unidade móvel,que está exposta na Cidade da TV

Novidades rápidas da televisão...... a Globo lança dia 06 de março, “Amor Eterno Amor”, de Elizabeth Jhin, com Gabriel Braga Nunes e Ana Lúcia Torre.

... o programa “Pânico na TV” sai da RedeTV! e deve em breve estrear na Band, sua nova casa. Para Bandeirantes, será mais um apoio nesta linha que mescla humor e jornalismo, onde já existe o CQC.

.. a Rede Record lança sua nova logomarca, que comprimiu suas três abas coloridas para dentro, deixando de expandi-las para fora (como foi desde 1990, símbolo da nova gestão da Record, fase Edir Macedo).

... “A Máquina” é o novo programa da TV Gazeta, sempre às terças-feiras, 23h30. O poeta Fabrício Carpinejar entrevista seus convidados e dialoga com a máquina, sistema que interage com o apresentador.

| Encontro com os Artistas | Ana Rosa

Hoje nos encontraremos rapidamente com Ana Rosa, grande atriz, grande mulher.

Bonita, e de aparência bem jovem, Ana Rosa é pioneira das artes. Não só da televisão, pois começou em circo. E ela mesma sorri, quando conta: “E eu estava com apenas 15 dias”. A peça era: “O Mundo Não me Quis”.

Como família de circo viaja muito, Ana Rosa estudou ora aqui, ora acolá. Mas nisso o governo facilitava as crianças circenses, e elas podiam mudar de escola, a qualquer época do ano.

6

Novela “A Selvagem” (TV Tupi, 1971)

BRASIL: TELEVISÃO &www.museudatv.com.br/centrodememoria/

MEMÓRIA

l

Div

ulg

ação

: Red

eG

ob

o

Mas os pais de Ana, caprichosos que eram, fizeram a menina estudar também dança, desde o balê, à dança espanhola. E foi em circo que Ana, ainda garotona, conheceu Dedé Santana e com ele veio a se casar. Eles tiveram um filha, mas se separaram.

Ana Rosa tocou a vida sozinha. Fez Teatro de Revista e depois televisão. Foi da TV Tupi, a pioneira, onde chegou a estrelar novelas, como “Alma Cigana” e outras.

Depois ela foi para outras emissoras. Esteve no SBT, TV Record, TV Manchete e na TV Globo, onde se fixou. Fez: “O Rei do Gado”, “Suave Veneno”, “Kubanakan”, “Senhora do Destino” e inúmeras outras novelas. Hoje está em “Fina Estampa”, num papel nada simpático.

Mas simpática é ela, que foi casada também com Guilherme Corrêa, seu grande amor, de quem hoje é viúva.

Ana Rosa está no “Guiness Book”, como a atriz que apareceu na televisão brasileira o maior número de vezes, um recorde que ninguém tira dela.. Assim mesmo achou tempo para fazer teatro, cinema, escrever o livro: “Essa Louca Televisão e Sua Gente Maravilhosa”.

E mais: ainda que tenha perdido uma filha jovenzinha, em um desastre de carro, Ana Rosa tem cinco filhos, sendo quatro adotados.

E Ana Rosa dá conta de tudo. Já madurinha, ingressou em uma faculdade e se formou. Por tudo isso é que dizemos, e nós a conhecemos bem: Ana Rosa é sensacional. Parece uma garota, ao lado de seus filhos e seus quatro netos. Ela é bondade, é arte. Bela Ana! Bela Rosa! V.A.

Com Laura Cardoso, na novela “Olhos que Amei” (TV Tupi, 1965)

|Cidade da TV|

7

Visitem a Cidade da TV, o maior centro de entretenimento sobre TV do Brasil.

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 10,00 e R$5,00 (crianças até 12 anos, estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos).

Visitas em grupo: ligue para: (11) 4330-6998 / Falar com Carlos ou Sandra

Local: Cidade da Criança (Portão 4) – Rua Tasman, 301. São Bernardo do Campo / SP

Site: www.cidadedatv.com.br

|Visitação|

Está em cartaz na Cidade da TV a exposição “SBT 30 Anos”, promovida pela emissora em nosso centro de entretenimento.

De 01º de fevereiro até 02 de abril todos poderão ver um pouco sobre a história do SBT através de vídeos, figurinos, objetos históricos e muitos painéis.

É possível entrar em ambientes como o cenário da novela “Éramos Seis” e do programa “Show do Milhão”, assim como no barril do Chaves, do seriado infanto-juvenil de mesmo nome.

Exposição SBT 30 Anos é sucesso!

Todos na Cidade da TV estão felizes, graças a repercussão que está tendo a exposição “SBT 30 Anos”. Já compareceram lá milhares de pessoas, que além de visitarem a mostra também visitaram o acervo permanente da Cidade da TV. É um grande momento para todos nós. Se você ainda não foi, vá nos visitar.

Até o início de abril, a exposição ficará aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.

| Saudade|

8

Pery Ribeiro

Faleceu, no último dia 24 de fevereiro, aos 74 anos de idade, o cantor Pery Ribeiro. Seu pai era o compositor e cantor Herivelto Martins, e a mãe, a também cantora Dalva de Oliveira. Ambos fizeram muito sucesso nas décadas de 40, 50 e 60. E o filho Pery não ficou atrás, sendo umas das referências da bossa nova, além de ser considerado um de seus mais fiéis intérpretes. Foi ele o primeiro a gravar “Garoto de Ipanema”. Uma curiosidade em sua biografia é que seu primeiro trabalho foi como câmera-man da TV Tupi do Rio de Janeiro.

In Memoriam

2011 passou voando e o ano de 2012 parece querer ser tão veloz quanto. Velocidade que, às vezes, não nos faz perceber como muitos dos “nossos” resolveram partir. Além de Pery Ribeiro (que faleceu mais recentemente) citado acima, nos últimos 12 meses, perdemos grandes companheiros de luta. E esse espaço será inteiramente dedicado a eles.

Nós, da Pró-TV, gostaríamos de relembrar, com todo o carinho, respeito e admiração, os amigos queridos que se foram, porém que permanecerão registrados em nossas memórias para sempre.

Saudade sim, mas das coisas boas que realizaram. A luz deles nunca se apagará, enquanto estiverem vivos em nossos corações.

Norma Lopes de CarliApresentadora

Rubens FurtadoDiretor

Rubens BarraCenógrafo

Gaetano GherardiDiretor

Marcos PlonkaAtor

John HerbertAtor

Geórgia GomideAtriz

| Saudade|

9

A PROCIMAR APÓIAA DIGITALIZAÇÃO

DO ACERVO DA PRÓ-TV

Tel: (11) 3873.5888www.procimar.com.br

Arlindo SilvaJornalista

Carminha BrandãoAtriz

Oscar NimitzJornalista Márcia Maria

Atriz

Baby GregoriRadialista

Walter AbrahãoJornalista Esportivo

Cyro PereiraMaestro

Ítalo RossiAtor

Waldemar de MoraesDiretor

José VasconcellosAtor

João LorêdoDiretor

| Biografia |Roberto Santini

10

A e a fazem a diferença colaborando na

manutenção da Pró-TV.História da televisão também é cultura.

TV CULTURA Fundação Padre Anchieta

www.tvcultura.com.br

A F Fi da i co M e M, de “A Tribuna”. cou à frente FM em 1986, quando ela fo fundada. Estava m 24n s pr o uri u- à s ri l a A i N i a os. Ma sem e esf rçado e c oso, ligo se hi tó ca ut da ssoc ação ac onal de

J rna , a t m et i i enso is ANJ, que inha co o um dos proj os pr nc pais incentivar os jov na leitura de r . i e o u que 6 a jo nais Até 2004, o mov m nt consegui quase milhões de lunos da rede pública e

l s co o l de a o l en e rno el rparticular, traba has em m j rnais em sa a ula. E R berto C em t to u-se Cons hei o tTi ular da ANJ.

1 7 no s o o s o i P pa Li aEm 99 , tor u-se ele sócio-fundador da A sociaçã dos Pr fi si na s de ro ganda do tor l ul s á i e- es SP s o i o de á doPa i ta. J era v c pr idente da AE – A sociaçã de Em ss ras R dio e TV Estado de o oSã Paul .

s s ns l o r , que Amigo de todo , em eu co tante traba ho, sã inúmeros os t oféus e láureas Robertom t i rCle en e Sant ni ecebeu.

a da o sA B ixa Santista muit deve a ele e abe disso.

C da éri a t s i t “ d Sa t i dão em to de t n o municípios, o pres den e da TV Tribuna” e n os é pai de quatro : , M ndafilhos Paulo anoela, Ferna e Roberta.

o i s ó s s g t C m sat sfação, registramo aqui, na Revista Pr -TV, nos a gratidão e no sos a radecimen os a es pes r r ec t m , e sa soa ímpa , exempla , que r ebeu nossa en idade co o maior carinho que, portanto,

pa j s r r de i .a rtir de ho e, pa sa emos a chama am go. V A.

Foi com grande satisfação, que a Pró-TV ficou conhecendo Roberto Clemente Santini. Ainda bastante jovem, pois nasceu em 7 de fevereiro de 1962, é ele o presidente da “TV Tribuna de Santos”, importante afiliada da Rede Globo de Televisão.

A importância que encontramos em Roberto Santini, é que ele foi inteiramente preparado para o campo que ocupa.

Um dos quatro filhos de Roberto Mario Santini, aos 17 anos já começou a trabalhar nas empresas do pai. Começou na Gráfica “A Tribuna”, atuando em vários setores, inclusive na Redação.

Depois Roberto Clemente passou à Emissoras de Rádio

Aniversariantes

Março

01 Leão Lobo01 Salvador Nazarre Filho02 Rubens Molino03 Ângela Vieira03 Dulce Damasceno04 Inezita Barroso06 Milton Camargo06 Natália do Vale06 Paulo Figueiredo07 Nívea Maria07 Romeu de Freitas07 Rubens Ewald Filho08 Hebe Camargo08 João Burke Passos09 Lucinha Lins10 Kid Vinil10 Lolita Rodrigues10 Wanderley Cardoso12 Carlos Alberto de Nóbrega13 Gessy Fonseca13 João Gordo14 Dale Ferreira14 Francisco José de Toledo15 Clenira Michel15 José Alfredo M. de Assis15 Oswaldo Montenegro15 Théo de Barros16 Juca de Oliveira16 Marco Antonio Pâmio17 Alfredo Toledano17 Daysi Bregantini17 Tiê Gasparinetti18 Marta Suplicy18 Tatiana Belinky19 Mari Alexandre19 Oswaldo Ferreira da Silva20 Edson Celulari20 Marcos Caetano20 Nely Reis21 Angelina Muniz22 Jorge Ben Jor22 Léa Camargo22 Octávio Neto23 Danilo Queiroz de Almeida25 Ronaldo Lembo26 Cláudio Marzo26 Juliana Paes27 Xuxa Meneguel28 Carlos Silva28 Nelson de Mattos29 Edson Vecchio29 Lima Duarte29 Renata Maranhão30 Norma Avian30 Vera Zimermann31 Ruth Escobar

Direção: Vida Alves | Design: Elmo Francfort e Nelson Gonçalves Junior | Redação: Vida Alves, Elmo Francfort, Fábio

Siqueira e Nelson Gonçalves Jr. | Fotos: Francisco Rosa|Colaboração: Élida Alves e Luciana Bandeira

Tel: (11) 3872.7743 | Site: www.museudatv.com.br E-mail: [email protected] | Expediente: Segunda a

sexta - 10h/18h | Venha nos visitar. Agende sua visita!

| Expediente |

A emoção foi muita. A lista de artistas falecidos em 2011 e início de 2012 foi enorme. O frei Alain fez bela missa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Sumaré, em São Paulo. Se você não foi, venha da próxima vez. A reza em conjunto une as pessoas. Você fez falta.

11

|Evento |Missa de Ação de Graças

|Destaque |

Tatiana Belinky

Lima Duarte

Neste mês de março, o ator Lima Duarte, completa 82 anos de idade. Além de atuar, Lima já foi sonoplasta, diretor e dublador.Fiel as empresas na qual trabalha, esteve 27 anos da Tv Tupi, do início da emissora até 1972, quando transferiu-se para a Tv Globo, onde se encontra até hoje.

É considerado um dos maiores atores da nossa teledramaturgia, tendo personagens inesquecíveis em sua carreira, como Zeca Diabo, Sinhozinho Malta, Sassá Mutema, entre tantos outros...

Ainda em março, iremos comemorar o aniversário de 93 anos da escritora Tatiana Belinky.

É uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas, tendo lançado mais de 100 livros voltados para esse público. Além disso, foi cronista em diversos jornais e responsável, junto com o marido Júlio Gouveia, pela primeira adaptação de “O Sítio do Pica Pau Amarelo” para a televisão.

Tatiana é membro da Academia Paulista de Letras e continua em plena atividade.

|Exposição | 60 Anos da Telenovela Brasileira

20 Anos de TV Tribuna

Santos é uma cidade muito ligada à televisão. Foi naquela cidade que aportou, em fevereiro de 1950, o material para a montagem da 1ª emissora de televisão do Brasil: a TV Tupi de São Paulo. Houve festa.

Chateaubriand ofereceu um almoço para 100 convidados, entre os quais os atores Hebe Camargo e Lima Duarte. E Santos também deu à televisão incontáveis artistas. Lolita Rodrigues, a cantora do Hino, é santista. Plínio Marcos também ali nasceu. E tantos outros.

Para confraternizar com a TV Tribuna, da família Santini, a Rede Globo e a Pró-TV montaram ali a “Exposição 60 Anos da Telenovela no Brasil”. Foi um presente à TV Tribuna, afiliada da Globo. O Sesc de Santos cedeu um espaço de sua belíssima instalação. E ali foi a festa, na noite de 28 de fevereiro de 2012.

Vida Alves e equipe estiveram presentes. E mais Nuno Leal Maia, Oscar Magrini e outros artistas. André Dias, diretor global, prestigiou a exposição, que ficará aberta ao público, até o início de abril. Foi tudo um presente merecido, ofertado à TV Tribuna, por seus 20 anos de vida. Parabéns, Roberto Clemente Santini. V.A.

Painéis da exposição

12

Discurso de Roberto Santini, Diretor e Presidente da Tv Tribuna

Equipamentos históricos fazem parte da mostra

Ator Oscar Magrini, mestrede cerimônia da abertura

André Dias, Diretor de Negociações Especiais da Tv Globo e ator Nuno Leal Maia, sendo entrevistados no dia

Vida Alves, presidente da Pró-TV, no evento

Crédito das fotos: José Luiz Borges