revista petit - ed 14_web

52

Upload: milenaariany

Post on 24-Jul-2015

110 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Petit - Ed 14_web
Page 2: Revista Petit - Ed 14_web
Page 3: Revista Petit - Ed 14_web
Page 4: Revista Petit - Ed 14_web

É Natal!

Dezembro chegou, e com ele as festas, provas finais dos pequenos, corre-corre de malas para viagem, bate-pernas no shopping atrás do presente certo para os entes queridos... Tudo isso é um breve resumo do que acontece quando chega o último mês do ano.

Nessa edição estamos celebrando o Natal de uma maneira muito carinhosa, com tudo o que ele representa. Uma matéria bem especial, contando a história do Papai Noel, recheia nossa revista. Temos também a honra de trazer neste editorial algumas famílias, selecionadas por nós, para mostrar a união e a alegria que essa data tão importante gera em nossas casas.

Queremos agradecer a todos os leitores, sejam pais, crianças ou educadores, que nos acompanharam durante as edições de 2011. E também convidá-los a dar continuidade à nossa produtiva e gostosa parceria no ano novo que se aproxima.

Um grande beijo e um Feliz Natal a todos!

Danila Igarashi e Equipe Petit

Nossa Capa:Maria Laura Moura Casagrande

Foto:Rosi CairesRosicaires.com.br

Make Up/ Hair Style:Fino Trato - 3229 1842

Locação:Marizza Prado - 17 3234 2188 marizzaprado.com.br

Page 5: Revista Petit - Ed 14_web
Page 6: Revista Petit - Ed 14_web

Ano 03 – Nº 14 – dezembro/2011A Revista PETIT é uma publicação bimestral, com distribuição gratuita em escolas particulares em São José do Rio Preto , Mirassol, Tanabi e Monte Aprazível, também é distribuída em outros pontos nas mesmas cidades.

Editora:Danila Igarashi

Redação:Julia Ferraz

Projeto e Produção Gráfica:Wasabi Comunicação

Impressão:Fotogravura Rio Preto

Jornalista Responsável:Julia Ferraz (MTB – 62500)

Revisão de Texto:Ana Maria Suares Rocha

Para Anunciar:Luciana [email protected] 3301 423517 8137 9061

Para adquirir um exemplar:Rua Gastão Vidigal 2150, sala 12, Jd. Alto Rio Preto, São José do Rio Preto/SP

Tiragem:6.000 exemplares

Para se corresponder:[email protected]/revistapetitfacebook.com/revistapetit

17 3301 4235Falar com a nossa equipe agora ficou

muito mais fácil e prático.

08

CRIANÇA X SUCESSO PROFISSIONAL

Preocupação precoce com o futuro

12

DELÍCIAS DE NATAL

Aprenda a fazer os deliciosos e lindos Biscoiti-nhos de Natalinos.

38

Maternidade

Saiba os cuidados que você deve ter com seu bebê

26

EDITORIAL EM FAMÍLIA

Natal é tempo de valorizar o que temos de mais valioso

22 MUITAS NOVIDADE

Tudo que os pequenos vão querer de

presente

NatalA data mais esperada pelos pequenos

14

ÍND

ICE

Page 7: Revista Petit - Ed 14_web

Foto

: Ros

i Cai

res

Page 8: Revista Petit - Ed 14_web

A preocupação com a carreira está cada dia mais precoce. Dinhei-ro, sucesso e poder são palavras que estão no inconsciente coletivo de todos desde pequenos. Uma pesquisa feita com cerca de mil crianças e adolescentes do Brasil, promovida pela empresa Rohde & Carvalho, concluiu que entre os entrevistados de 08 a 12 anos, 79% dizem estar muito preocupados com a futura profissão e 76% deles já decidiram que querem ter o próprio negócio.

A pesquisa surpreendeu, já que demonstrou uma obsessão pre-coce dos jovens em ter um futuro empreendedor. Antigamente, a mí-dia, a escola e até a família tinham maior influência sobre as crianças na escolha de uma carreira profissional que valorizasse o trabalho em si. Porém, com o crescente incentivo ao consumismo, esse quadro so-freu uma mudança radical: segundo os dados levantados pela pesquisa, essa nova geração - que tem tudo - não quer perder sua condição social e, por isso, têm um forte desejo de independência financeira e empre-endedorismo.

Julia Ferraz

Page 9: Revista Petit - Ed 14_web

Um ponto que chamou muita atenção foi o de que, entre os jovens pesquisados, 41% acreditam que ser bem-sucedido é sinônimo de ter muito dinheiro. Para a psicóloga Lílian Lopes, o maior problema é que os jovens estão focados apenas no salário que a profissão pode trazer: “Hoje, o que mais vejo são pessoas com maior foco no status do que no pra-zer. Acredito que isso seja fruto do mundo atual, onde o ‘ter’ é muito mais valorizado do que o ‘ser’. Isso também é conseqüência da vida moderna: os pais trabalham fora e a criança tem que ir cada vez mais cedo para a escola, onde é orientada a ser empreendedora e competitiva – e tudo isso deve ser bem equilibrado.” Para a psicóloga, o mais importante é que os jovens se conscientizem de que o dinheiro deve ser conseqüência de um trabalho realizado com dedicação, amor e responsabilidade.

Page 10: Revista Petit - Ed 14_web

Mas essa realidade não é unânime. Para a estudante Giovana Marques Guarnieri, de 12 anos, o importante é es-colher uma profissão que, além de proporcionar retorno fi-nanceiro, lhe traga também prazer. “Gosto de fazer muitas coisas, mas ainda não decidi o que quero seguir como pro-fissão. Ainda bem que tenho muito tempo pra isso”, afirma a riopretense.

Nem 08 nem 80: devemos sempre encontrar um meio-termo. Em um mundo onde tudo acontece, todos se comunicam e as informações jorram das telas dos computadores, não é de se espantar que as coisas tenham mudado. O mercado está sim mais competitivo, mas devemos deixar que as crianças sejam crianças. Ter tempo para brincar, deixando a imaginação rolar solta com os brinquedos do quarto, ainda é a melhor maneira de preparar a mente dos pequenos para o mundo lá fora.

Page 11: Revista Petit - Ed 14_web
Page 12: Revista Petit - Ed 14_web

Este mês a Petit vai te ensinar a fazer suculentos e lindos biscoitinhos de Natal, para agradar os olhinhos e o paladar de

toda a meninada!

Biscoitinhos de NatalPara o glacê• 02 claras de ovo• 250 g de açúcar de confeiteiro• 01 colher (sopa) de suco de limão coado

1. Coloque as claras com duas colheres de açúcar na batedeira, em velocidade baixa; 2. Vá acrescentando o açúcar e o suco de limão aos poucos. Bata por dez minutos; 3. Guarde em recipiente totalmente fechado e, enquanto estiver usando, cubra com um pano úmido.

Para a massa• 01 xícara (chá) de açúcar• 02 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo• 1/2 colher (chá) de fermento• 01 pitada de sal• 200 g de manteiga gelada• 01 ovo• filme plástico para embalar a massa• forminhas de biscoito

1. Em uma vasilha, coloque o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e o sal. Misture com as mãos;2. Junte 200 g de manteiga gelada, um ovo e misture mais. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos;3. Com um rolo, abra a massa e corte os biscoitos utilizando forminhas. Polvilhe-os com açúcar e leve-os ao forno médio por cerca de dez minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.

Para decorar• açúcar• pasta americana• corante em gel• geléia

1. Adicione corante em gel à pasta americana e abra-a com ajuda do rolo. Passe geléia ou glacê no biscoito e cubra-o com a pasta;2. Se preferir usar glacê, espalhe-o com as costas de uma colher sobre todo o biscoito e decore com confeitos;3. Outra opção é desenhar sobre o biscoito com glacê, usando um bico de confeiteiro. Depois de pronto, guarde os biscoitos em lata fechada por até uma semana.

Reúna as crianças para decorar os biscoitos

Page 13: Revista Petit - Ed 14_web
Page 14: Revista Petit - Ed 14_web

Quem quer ver o

É Natal, ho ho ho! Chegou a época de enorme movimen-tação no comércio no mundo todo: pra onde quer que você olhe, lá estão os pisca-piscas, as árvores enfeitadas, as bolas coloridas, trenós, renas, duendes e, principal-mente, os Papais Nóeis de brinquedo, em todos os formatos, modelos e tamanhos. E tem também os de carne e osso, que habitam os shoppings, gran-des centros e até nossas festas familiares.

O Natal é uma data cristã na qual se come-mora o nascimento de Jesus, sendo por isso muito respeitada e aguardada por todos. Existe ainda outro significado: há muito tempo atrás surgiu a lenda de um bom velhinho, que mora no Pólo Norte, com barba branca e vestes vermelhas. Ele seria o benfeitor respon-sável por entregar no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, presentes para as crianças do mundo todo, que mandam a ele várias cartinhas com seus pedidos - mas só quem se comporta bem durante todo o ano recebe o que pediu!

As crianças costumam ter reações um pouco diferentes quanto o assunto é Papai Noel. Algumas têm medo, choram, esperneiam e querem se manter o mais longe possível, en-quanto os pais querem fazer aquele clássico registro foto-gráfico da criança sentada no colo do barbudo. A maioria, porém, adora, admira e aguarda ansiosamente a chegada dele em suas casas.

Planejar o presente que será pedido para o Papai Noel é ritual em muitos lares ao redor do mundo. Algumas crianças pedem brinquedos, outras pedem roupas...

Page 15: Revista Petit - Ed 14_web

Para a psicóloga Gisele Lelis, é muito saudável para as crianças acreditar nas lendas e fantasias. Entre crianças de 02 a 07 anos, a intensidade é ainda maior, o que estimula a imaginação e a criatividade: “nessa fase, é importante que os pais conversem com o seu filho sobre o que ele acredita, sobre como ele imagina que as coisas acontecem no Natal”, afirma a psicóloga.

Todos os símbolos contidos nessas datas comemorativas são importantes no pe-ríodo da infância, e é papel fundamental dos pais a transmissão de valores e crenças. “Deve ser esclarecido que o presente é apenas um símbolo da data e não o mais im-portante. Também é bom aproveitar a época para incentivar atitudes de solidariedade como, por exemplo, doar brinquedos e roupas que não são mais usados”, segundo Gisele. O ideal é fazer com que a criança aprenda e participe de todos os rituais nata-

linos de uma forma gostosa.

Sendo assim, incentive seu filho a colocar a tradicional meia na jane-la, escrever a cartinha para o Papai Noel, bem como ajudar na montagem da árvore. Curta muito a magia do Natal ao lado das pessoas que você ama!

O mais importante, no entanto, é que esse espírito natalino faz aflorar o que há de melhor nas pessoas. Esse lado lúdico, mágico, cheio de luzes e cores faz com que essa data seja uma das mais importantes

do ano.

Desejamos sempre que a inocência das crianças continue viva, para que possamos ver aquele brilho em seu olhar ao conhecer um homem ves-tido de vermelho e todo barbado, ou ao receber um presente embrulhado às pressas, mas oferecido com todo carinho - pelo bom velhinho ou por nós mesmos...

A Petit deseja um Feliz Natal a todos os leitores!

Julia Ferraz

Page 16: Revista Petit - Ed 14_web

Clara Cury, 5 anos

O que você mais gosta no Natal?

De ganhar presente e de ver todo mundo que eu gosto junto.

Laura Lino, 12 anos

O que você mais gosta no Natal?

Gosto de escolher meu presente e também gosto das comidas que só se come nessa época, como o Peru de Natal.

Francisco Cury, 2 anos e meio

O que você acha do Papai Noel?

Ele é barbudo e dá presente, mas eu gosto mesmo é de ganhar brinquedo.

Fala Povo

Page 17: Revista Petit - Ed 14_web

Camila Carvalho / Estudante

“Quando eu era pequeninha, acreditava muito no Papai Noel. Meu pai sempre foi criativo nesse sentido. Ele sempre me incentivava a escrever a cartinha e colocar nessas meias e, de manhã, eu acordava correndo para ver se a carta ainda estava lá. Cada Natal era uma surpresa diferente! Teve o dia em que o Papai Noel tocou a campainha e deixou o presente na por-ta; teve outro que o saco de brinquedos desceu pela janela... Era sempre de um jeito diferente, para não cair na rotina e nos surpreender. Teve um ano em que cheguei a desconfiar da existência dele, porque achei uma das cartinhas escondida no armário do meu pai. Fiquei com a pulga atrás da orelha, mas continuei acreditando. Não tenho dúvidas de que essa infância lúdica foi ótima para mim. Tenho um pai muito sonhador, que sempre incentivou e estimulou os filhos a sonhar. Isso é uma forma dele mostrar que a gente deve acreditar nos sonhos, no lado mágico da vida”.

Gianda Oliveira / Jornalista

“Quando era criança acreditava no Papai Noel, pois meus pais sempre

estimulavam essas fantasias infantis. Todo ano, na véspera de Natal, eu co-

locava os pedidos de presentes num sapatinho meu e o deixava na janela

do quarto. Na manhã seguinte, como num ‘passe de mágica’, o embrulho

do presente que havia pedido estava ao lado do sapatinho. E o bilhetinho

sempre sumia: era o Papai Noel que havia levado...(risos).

Mas conforme fui crescendo e ouvindo na escola dos coleguinhas

que Papai Noel não existia, passei a entender naturalmente que essa era

a ‘magia’ do Natal para as crianças. Acho importante explorar a imagi-

nação infantil como maneira de valorizar essa data, de incrementar os

sonhos das crianças... Hoje, infelizmente, isso tem sido utilizado com

muito apelo comercial e as comemorações têm perdido a fantasia. É

preciso resgatar dentro de cada lar a pureza que a data deve ter”.

Confissões das “crianças grandes” a respeito

do bom velhinho

Page 18: Revista Petit - Ed 14_web

Além do Papai Noel, outras duas importantes figuras povoam o imaginário infantil. São

eles: a fada do dente e o coelhinho da páscoa.

No primeiro caso, diz-se que quando uma criança perde um dente de leite, deve

deixá-lo embaixo do travesseiro, pois, durante a noite, uma fada o levará e em troca deixará

uma moeda.

Há uma lenda que marca a estória do coelho da páscoa. Ela conta que uma mulher

pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de páscoa, cozinhou alguns

ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-

los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um

coelho apareceu por perto e fugiu. As crianças acreditaram que ele havia colocado os ovos

para elas. E assim, a estória do coelhinho da páscoa se propagou.

Outros queridos das

crianças

Page 19: Revista Petit - Ed 14_web
Page 20: Revista Petit - Ed 14_web

Edição de Natal vem com presente para nossos queridos leitores mirins. Agora a Revista Petit vai trazer em toda edição joguinhos e brincadeiras diferentes para você usar a imaginação, raciocínio lógico e várias habilidades, tudo para curtir nossa revista.

Page 21: Revista Petit - Ed 14_web

O Concurso Cultural Me leva Petit foi um grande sucesso! Recebemos muitos emails da meninada

contando como foi o melhor final de semana de sua vida.

A gatinha escolhida foi a Izadora Izidoro Lino da Silva, de 5 anos, que estuda na Escola Exata, no

pré I.

A sortuda ganhou um final de semana na Pousada Foz do Marinheiro, na cidade de Cardoso, com

direito a levar dois acompanhantes.

Parabéns, Izadora! A equipe da Revista Petit deseja que o seu final de semana nessa incrível pousa-

da fique guardado para sempre em sua memória.

CONCURSO CULTURAL

Frase vencedora

“O melhor final de semana que já passei foi quando nós fomos para um clube que tem um escor-regador no formato de uma língua de sapo; eu desci e caí na piscina! Passei um dia muito legal, nadei bastante e me diverti muito com o meu irmão e meus pais”.

Izadora Izidoro Lino da Silva, de 5 anos

Page 22: Revista Petit - Ed 14_web

NO

VID

AD

ESPRA

TIMini Lavanderia Lava-Lava /

Home Play

Agora lavar as roupinhas das

bonecas ficou mais diverti-

do. Com um mecanis-

mo fácil de usar, além

de ecologicamente

correto, o brinquedo

não desperdiça água e

diverte a meninada.

Conforto e estilo para seu pimpolho

dar pinta de homenzinho nos passeios

em família. Um charme!

Barbie Deluxe – Pátio

Com um conjunto de mobília divertido, essa boneca é

perfeita para o verão.

R$129,00

Videogame Console Microsoft XBOX 360 SLIM

R$799,90

A combinação perfeita entre tecnologia de ponta e design sofisticado. Um vi-

deogame completo que também vem com DVD, toca CD e MP3. Com ele, o

jogador tem a possibilidade de desfrutar de um realismo cinematográfico

impressionante.

É HORA DE LAVAR

MINIATURA DE HOMEM

BONEQUINHA DE LUXO

JOGOS MODERNOS

Page 23: Revista Petit - Ed 14_web
Page 24: Revista Petit - Ed 14_web
Page 25: Revista Petit - Ed 14_web
Page 26: Revista Petit - Ed 14_web

O dicionário Aurélio define família como “um conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem; grupo constituído por marido, mulher e filhos, vivendo todos sob o mesmo teto.”

Muita coisa mudou desde o nascimento do conceito de família. Sua formatação mudou – hoje há vários tipos diferentes de famílias - , mas o que não se alterou foi a ligação, tão forte e verdadeira, trazida pelos laços de sangue.

O carinho e o cuidado diário que dedicamos a entes queridos preenchem e dão sentido às nossas vidas. E não há época mais especial e gostosa para passar ao lado da família do que o Natal e as festas de final de ano, quando temos a oportunidade de rever parentes distantes, sentar-se em uma mesa farta e presentear as crianças.

Para os que vão passar longe dos entes queridos, é sempre bom lembrar que, mesmo de longe, podemos estar perto do coração dos que amamos.

Nesta edição de dezembro, a Revista Petit convidou algumas famílias que são exemplo de integridade, carisma e ternura – tudo para mostrar a nossos leitores a força e a beleza desses laços, que apenas as forças superiores podem unir.

“A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família”.

Leon Tolstoi

Page 27: Revista Petit - Ed 14_web

Vanessa Dioto FumagalliAcessórios JoaquinaVanderlei FumagalliMatheus Dioto FumagalliVeste Anjo Colorido

“O natal dos sonhos é sempre aquele que idealizamos no nosso espírito, sentimos no coração e partilhamos na solidariedade”.

Page 28: Revista Petit - Ed 14_web

Fernanda Marino

Fabiano Marinho

Arthur Marinho

Veste Anjo Colorido

Acessórios Joaquina

“Ainda que se percam outras coisas

ao longo dos anos, mantenhamos o Natal

como algo brilhante... Regressemos à nossa

fé infantil”. Grace Noll Crowell

Page 29: Revista Petit - Ed 14_web

Cintia Bianchi Alberto Kairalla Bianchi Davi Alberto BianchiMaria Eduarda BianchiVestem Lilica e TigorAcessórios Joaquina

“O Natal perfeito não vem pronto; ele é reflexo

dos seus valores, desejos e tradições”.

Page 30: Revista Petit - Ed 14_web

Siliani Casagrande Matheus Casagrande

Maria Laura CasagrandeVeste Chic Lic

“Faça você mesmo o Natal acontecer, empregando as maiores ferramentas do ser humano em desuso – Amor e paz”. Erasmo Shallkytton

Page 31: Revista Petit - Ed 14_web

Caren Bauch

Wagner Bauch

Bianca Bauch

Beatriz Bauch

Breno Bauch

Vestem Ká Ké Kids

“Os verdadeiros presentes de Natal não são

aqueles que ficam embaixo da árv

ore, mas

sim a família, que fica ao redor d

ela”.

Page 32: Revista Petit - Ed 14_web

Fabiana Salomé Campos de Oliveira

Flávio Gonzaga de Oliveira

Manuela Salomé Campos de Oliveira

Cassiano Salomé Campos de Oliveira

Vestem Bambolê Brechó

Acessórios Joaquina

“Bendita seja a data que une

todo mundo numa conspiração de

amor”. Hamilton Wright Mabi

Page 33: Revista Petit - Ed 14_web

Fabrício Gonçalez Ana Beatriz Gonçalez

“Honrar o Natal é conservá-lo durante todo o ano no coração”.

Page 34: Revista Petit - Ed 14_web

Foto:

Rosi Caires – 17 3301-2310

rosicaires.com.br

Make Up/ Hair Style

Fino Trato – 3229-1842

Sonia Pântano

Maria Teresa Gouveia

Rua São Rafael, 77 – Vila São Pedro

Locação:

Marizza Prado - Móveis e decoração

Rua Ondina, 146 – Villa Redentora

Tel: 17 3231-4035

Onde encontrar:

Anjo Colorido | 17 3301 0333

Bambolê Brechó | 17 3222 1258

Chic Lic | 17 3212 1170

Joaquina Acessórios | 17 3227 7305

Ka ké Kids | 17 3222 4819

Lilica e Tigor | 17 3226 6778

Page 35: Revista Petit - Ed 14_web
Page 36: Revista Petit - Ed 14_web
Page 37: Revista Petit - Ed 14_web
Page 38: Revista Petit - Ed 14_web

A chegada de um bebê é um momento mágico na vida dos pais e de toda a família. São nove longos meses esperando aquele pedacinho de gente crescer dentro da barriga e se formar. A decoração do quarto é preparada, bem como as novas roupinhas minúsculas e os brinquedos...

Mas à mãe sempre cabe uma grande parcela de preocupação, já que, na maioria dos casos, ela é a responsável por cuidar dele. Todo esse universo de dúvidas sobre como amamentar, dar banho, o jeito de pegar e fazer dormir faz parte da vida de quem acaba de dar à luz.

Para Elisangela Moura, secretária de 35 anos, a experiência é sempre renovadora. Ela, que já é mãe de uma linda moça de dezesseis anos, ficou sabendo que estava grávida “no susto”. Ela engravidou porque estava tomando alguns medicamentos

que anulavam o anticoncepcional e só descobriu a novidade quando já estava com quatro meses de gestação. A nova experiência trouxe, no início, muito medo, angústia e dúvidas. ”Meus maiores medos eram dar banho, cuidar do umbigo, conseguir amamentar no peito e, principalmente, saber o que a Sophia estava precisando quando chorava - e ela chorava muito!”

Segundo Elisangela, apesar de todos os medos e dificuldades, hoje a linda Sophia está com quatro meses e já passou pela pior fase de choros e cólicas. A mãe diz que tê-la nos braços é o maior presente que Deus poderia ter lhe dado. “Toda vez que eu olho aquela pequena menininha em meus braços é bom saber que ela depende de mim para tudo, mas também dá um pouco de medo disso”, conta a secretária.

Page 39: Revista Petit - Ed 14_web

A Unimed Rio Preto teve a iniciativa bacana de criar um grupo de ajuda a gestantes: o BEABÁ

BEBÊ. O projeto é gratuito e presta serviço à comunidade (não é necessário ter o plano de saúde

da empresa). O objetivo é esclarecer dúvidas, aprimorar os cuidados com o bebê e estimular o

aleitamento materno. A equipe de apoio é completa, formada por médicos, enfermeiros, dentistas,

nutricionistas, fisioterapeutas, obstetras e psicólogos.

Outro importante órgão de auxilio para mamães e bebês é o Banco de Leite Humano. Trata-se

de uma iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal em parceria com outras entidades,

como Unimed, Rotary Club Cinqüentenário e Corpo de Bombeiros. O objetivo é ajudar mães que

não conseguem amamentar por algum problema de saúde, ou que tenham bebês prematuros,

com baixo peso, entre outros casos. A doação pode ser feita por mães que tenham dado à luz

recentemente e têm leite sobrando. Para ser uma doadora, basta comparecer ao local e fazer o

cadastro. Alguns exames, porém, podem ser solicitados. Tanto a doadora quanto o leite passam

por uma avaliação, a fim de que não haja risco de contágio, visando o máximo de segurança para

quem usufrui da doação.

Mais informações sobre o BEABÁ BEBE e o BANCO DE LEITE HUMANO:

Av. Bady Bassitt, 4870 / [email protected]/ Telefone: (17) 3202-1130

Avenida dos Estudantes, 1886 – Jardim Aeroporto / [email protected]/

Telefone: (17) 3214-3422

Julia Ferraz

Page 40: Revista Petit - Ed 14_web

Duas dicas importantes para

cuidar bem do seu recém-nascido

ALEITAMENTO MATERNO

O aleitamento materno deve ser iniciado ainda na primeira hora de vida e mantido como

alimentação exclusiva até o sexto mês. Depois disso, o bebê pode continuar tomando leite materno,

junto a outros alimentos, até os dois anos ou mais de idade.

Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) (Florença,

novembro de 2005), seis milhões de bebês são salvos a cada ano por causa do aumento das

taxas de amamentação exclusiva.

Há evidências de que o aleitamento materno é a estratégia isolada de maior impacto na

infância, com capacidade de reduzir em 13% as mortes de crianças menores de cinco anos por

causas preveníveis em todo o mundo.

MÉTODO CANGURU

O Método Canguru valoriza o contato pele a pele entre a mãe e o bebê e é indicado em

casos de parto prematuro e criança com baixo peso. O contato começa com o toque, evoluindo

até a posição canguru, na qual o recém-nascido fica na posição vertical, junto ao tórax dos pais ou

de outros familiares. Ele se inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo

tempo que os envolvidos entenderam ser prazeroso e suficiente. O método deve ser realizado de

maneira orientada, segura e acompanhada por uma equipe adequadamente treinada.

Entre as principais vantagens do Método Canguru destacam-se: o aumento do vínculo mãe-

filho; o estímulo ao aleitamento materno; a maior confiança dos pais no manuseio de seu filho de

baixo peso, mesmo após a alta hospitalar; e a menor permanência no hospital.

Fonte: Ministério da Saúde

Page 41: Revista Petit - Ed 14_web

Fonte: Ministério da Saúde

Page 42: Revista Petit - Ed 14_web
Page 43: Revista Petit - Ed 14_web
Page 44: Revista Petit - Ed 14_web
Page 45: Revista Petit - Ed 14_web
Page 46: Revista Petit - Ed 14_web
Page 47: Revista Petit - Ed 14_web
Page 48: Revista Petit - Ed 14_web

CINE PET

IT

Dicas de filme para os pequenos

Rio

A animação em 3D Rio é uma boa pedida para alugar no fim de semana. Blu é uma arara-azul domesticada que não aprendeu a voar. Ele nasceu no Brasil, mas acabou indo parar no gelado estado de Minnesota, nos EUA, onde é criado pela adorável nerd Linda. Mas quando Blu descobre que é o última macho da sua espécie, a dupla parte para o Brasil para encontrar Jewel, sua parceira fêmea.

Tudo dá errado! Eles vivem muitas aventuras na cidade maravilhosa, embaladas pela trilha de Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas.

Diversão e entretenimento garantidos com a meninada em casa!

Rio

Julia Ferraz

Page 49: Revista Petit - Ed 14_web
Page 50: Revista Petit - Ed 14_web

PARCEIROS DE DISTRIBUIÇÃOAmerica School for Kids17 3231 2615Rua Cila, 3230 - Redentoraescolabilingueamerica.com.br

Carlos Chagas Filho - Anglo17 3355 4323Av. Fernando Bonvino, 8260 - Distrito Industrialanglosjrp.com.br

Escola de Educação Infantil Cris17 3216 6000Rua Luis Figueiredo Filho, 560 - N. S. do Bonfimescolacris.com.br

Colégio Luminum Delphos17 3305 1033Rua Humberto Delboni, 1126 - Jardim [email protected]

Baby Nove Luas17 3227 7223Rua Raul Silva, 1214 - Nova Redentorababynoveluas.com.br

Escola Infantil Colméia17 3227 6418Av. JK de Oliveira, 1100 - Jardim Panoramaescinfcolmeia.com.br

Colégio Interativo17 3235 3063Rua Bonfá Natale, 1822 - Santos Dumontcolegiointerativo.com.br

Escola Janelinha do Saber17 3232 4585Rua São Benedito, 2255 - Alto Rio Pretoescolajanelinhasdosaber.com.br

Colégio SETA - Mirassol17 3242 8700Rua Silvano Maraldi, 2410 - Souzasetanet.com.br

Colégio Universitário17 3201 1122Rua Emília J.J Castro, 350 - Jardim Redentoresquemauniversitario.com.br

Alfa e Ômega17 3217 2182Rua José Teodoro de Mesquita, 400 - Porto Seguroescolaalfaeomega.com.br

Colégio Azevedo Marques17 3232 2438Rua Fritz Jacobs, 3373 - Alto Rio Pretocolegioazevedomarques.com.br

Escola Exata

17 3234 2044Rua Tiradentes, 2097 - Boa Vista

Escola Infantil Estrelinha do Céu

17 3225 2355Rua Chile, 532 - Jardim Bordon

Colégio Santa Teresa17 3233 2344Rua Dr. Eduardo Niesen, 389 - Jardim Congonhascolegiosantateresa.net.br

Colégio SETA - Rio Preto17 3227 5655Rua Amadeu Segundo Cherubini, 700 - Vila São Joãosetanet.com.br

Colégio Coopec17 3201 0000Rua José Scarpelli Sobrinho, s/nº - Jardim Vivendascoopec.com.br

Colégio Cata-Vento17 3225 1449Rua Afonso Guimarães Junior, 68 - Parque Celestecolegiocatavento.com.br

Colégio Objetivo

17 3231 1004Rua Regente Feijó, 667 - Vila Ercília

Escola Infantil Passinho Livre

17 3011 4307Rua Amadeu S. Cherubini, 468 - São Manoel

Colégio Vem Ser17 3222 3756Rua Orsini Dias de Aguiar, 466 - Alto Rio Pretocolegiovemser.com.br

Fundação Educacional de Tanabi

17 3272 1224Rua José Siriani, 927 - Tanabi/SP

Page 51: Revista Petit - Ed 14_web
Page 52: Revista Petit - Ed 14_web