revista performance science nutrition informa - edição 1 - jan/fev 2015

12
EMPRESA É A PRIMEIRA A FABRICAR NO BRASIL E EXPORTAR SUPLEMENTOS PARA O TRADICIONAL MERCADO AMERICANO ESPECIAL Crosst, o treinamento do momento TREINO Peito e abdomen sarados, com Nortom Murayama CHEF FIT Aprenda a fazer a deliciosa torta de Pepto Fuel com damasco PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION INOVA AO EXPORTAR PARA OS EUA NUTRIÇÃO | ESPORTES | SUPLEMENTAÇÃO | NEGÓCIOS INFORMA

Upload: performance-nutrition

Post on 07-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

EMPRESA É A PRIMEIRA A FABRICAR NO BRASIL E EXPORTAR SUPLEMENTOS PARA O TRADICIONAL MERCADO AMERICANO

ESPECIALCrosst, o treinamento do momento

TREINOPeito e abdomen sarados, com Nortom Murayama

CHEF FITAprenda a fazer a deliciosa torta de Pepto Fuel com damasco

PERFORMANCE SCIENCE NUTRITIONINOVA AO EXPORTAR PARA OS EUA

NUTRIÇÃO | ESPORTES | SUPLEMENTAÇÃO | NEGÓCIOS

INFORMA

Page 2: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

YORK® Self Standing Half RackYORK® Rack acompanha como padrão os itens abaixo:1 - Pull-up Bar2 - Bar holders3 - Longarina para banco de supino4 - Suporte para anilhas5 - Suporte em aço inox com 19 posições6 - Suporte para barras olímpicas na vertical

YORK® Multi-Function Bench6 posições de ajustes. O encosto e o acento ajustam em 0, 30, 40, 65 e 90 graus de inclinação. Desenhado para se ajustar à maioria dos racks modulares. O manuseio do banco se faz através de duas manoplas posicionadas na parte traseira com a ajuda de duas rodas na parte dianteira.

YORK® Rubber Hex DumbbellsOs halteres hexagonais de borracha estão disponíveis em incrementos de 5 lbs até 125 lbs

YORK® Men’s Needle-bearing Olympic Training Bar 28 mm - 20 kg

YORK® Women’s Needle-bearing Olympic Training Bar 25 mm - 15 kg

BARRA técnica em alumínio - 15 lbs (6,8 kg) Suporta até 150 lbs de peso (68 kg)

YORK® 2988 Extreme 2” Fat Grip Olympic Bar

YORK® Black Oxide Bar - 30 mm- 2,20 m- 20 kg

YORK® Black Oxide Bar - 30 mm- 2,0 m - 18 kg

YORK® Olympic Close Grip EZ Curl Bar

YORK® Solid Rubber Training Bumper Plates

YORK® Solid Rubber Training Bumper Plates são fabricados com um centro de aço de 2 polegadas e podem ser usados com qualquer BARRA OLÍMPICA YORK®. Disponíveis em Libras (10, 25, 35, 45) e Kg (10, 15, 20, 25).

YORK® “Multi-Hex” Dead Lift/Shrug Bar.

YORK® Bumper Grip PlatesYORK® inova e lança “Bumper Grip” plates, um composto de aço com uma camada de borracha em sua volta. Fundido em alumínio 5 e 10 lbs. Fundido em aço 25, 35, 45 lbs.

“WHERE ITALL BEGAN...”YORK® aplicou seu vasto conhecimento em design de BARRAS e produziu a mais alta qualidade e as mais atratativas BARRAS OLÍMPICAS da atualidade, e acima de tudo econômicas. As BARRAS OLÍMPICAS YORK® masculinas e femininas são uma excelente escolha para os diferentes estilos de movimentos olímpicos. As BARRAS são construídas com rolamentos em seus ponteiras que promovem rotação suave e consistente sem vibrações. Cada BARRA recebe um tratamento térmico que possibilita suportar cargas elevadas e serem lançadas em queda sem deformarem.

York Barbell é Importado e Distribuído exclusivamente por:

www.performancenutr it ion.com.br

PURE SCIENCE. ROCK SOLID RESULTS.Siga-nos:

Informações: [email protected] uma cotação ou catálogo eletrônico

Page 3: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

3INFORMAÇÃOPERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

BONS VENTOS

2015 já chegou trazendo mui-tas novidades. É com grande prazer que retomamos nossas publicações. Com um novo nome e novo layout, a revista Performance Science Nutrition Informa traz a você, caro leitor, o que há de mais atual no mundo do espor-te, da saúde e do bem-estar.A ideia de nossa revista é combinar di-cas de alimentação, exercícios físicos, beleza, viagem e lazer, para que você viva com mais qualidade de vida. O verão já chegou, mas ain-da é tempo de ficar com o corpo em forma e saudável para curtir a estação e o carnaval. Nesta edição você vai aproveitar dois treinos especiais, um de crossfit e o outro de peito e abdo-mem. Nossa matéria de capa traz uma grande novidade da empresa: somos a primeira empresa a fabricar no Brasil e exportar suplementos para o merca-do dos Estados Unidos. Além disso, você vai conferir uma receita deliciosa de nosso Chef Fit, uma torta maravilhosa. Para fi-nalizar, uma sugestão de turismo eco-lógico: você vai conhecer um pouco mais sobre a Praia da Pipa - RN, um dos destinos mais procurados pelos jovens no nordeste brasileiro. Espero que curta nossa revista e desenvolva conosco sua performance!

Ronaldo CsiszerCEO & FOUNDER

Performance Science Nutrition

EDITORIAL

3

Í N D I C E

4 VAREJOCorpo e Vida é referência no cenário da suplementação.

DICA DE SAÚDEFernanda Keulla, vencedora do BBB 13 e Apresentadora.

5 ARTIGO CIENTÍFICOConversa informal sobre síntese muscular.

6 CAPAPerformance Science Nutrition inova ao exportar para os EUA.

8 RECEITATorta de Pepto Fuel com damascos.

CROSSFITQuem ainda não ouviu falar de CrossFit?

9 NUTRIÇÃONutrição para Crossfit.

10 TREINOPeito e abdomen sarados.

TURISMOEsporte e natureza na Praia da Pipa.

Edição n° 01 - Janeiro/Fevereiro - 2015Sugestões e Opiniões: [email protected]

Page 4: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

VAREJOVAREJO CORPO E VIDA É REFERÊNCIA NO CENÁRIO

DA SUPLEMENTAÇÃO

4 INFORMAÇÃO PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

DICA DE SAÚDE

Fernanda Keulla, vencedora do BBB 13 e apresentadora do progra-ma de culinária Pratos & Panelas, na Globo Minas, que vai ao ar todos os sábados, às 11h30.

“Meus cuidados com minha saúde e bem-estar são imprescindíveis diante da mi-nha rotina atribulada. Diariamente tenho o costume de beber um copo duplo de água assim que acordo, e durante o dia alterno com copos de água com rodelas de limão e gen-gibre, para aproveitar as propriedades desses alimentos. Sempre que posso, acrescento às minhas refeições sementes de chia, linhaça e goji berry, e não abro mão dos meus shakes de proteína e colágeno. Tenho uma meta semanal de malhar, no mínimo, quatro vezes por semana, de maneira intensa, com treinos que incluem musculação e exercícios aeróbicos, para aumentar o gasto calórico durante e depois do treino. E tudo isso sempre orien-tada pela minha endocrinologista, Dra. Heloísa Rocha, e meus treinadores, Rafael Lund e Washington Pimenta.”

Grupo surgiu há 12 anos e hoje conta com dez lojas físicas, além do e-commerce Uma das maiores parceiras da Per-formance Nutrition é a Corpo e Vida, rede de lojas da Grande São Paulo que não para de crescer. O atendimento ao cliente e o in-vestimento em treinamento e capacitação de seus funcionários, além da qualidade e variedade de produtos oferecidos, têm sido os principais diferenciais da empresa, que se tornou modelo de sucesso no segmento. A Corpo e Vida surgiu em 2003, a partir de uma demanda familiar. “Um de meus filhos treinava e precisava de uma loja completa em nossa região. Percebemos que esta era uma necessidade de mercado”, con-ta Milton Amoroso, diretor geral da empre-sa. Daí em diante, a Corpo e Vida não parou mais de crescer. Em 2005, mais duas novas uni-

Foto: André Schirilló

dades surgiram e, em 2007, mais três. Em 2009, foi a vez do e-commerce: foi lançado o site www.corpoevidasuplementos.com.br, um dos mais completos do Brasil. Nos anos seguintes, surgiu uma nova unidade a cada ano: 2010, 2011, 2012 e 2013, totalizando as dez lojas do grupo. A rede é altamente informatizada, conta hoje com mais de 50 funcionários e investe continuamente na satisfação to-tal do cliente. Além disso, a Corpo e Vida patrocina eventos esportivos e atletas de ponta, como forma de colaborar para o de-senvolvimento do setor, além de fortalecer sua marca. “Temos trabalhado muito nestes anos, dando especial atenção ao atendimen-to, variedade e preço. Também focamos muito em planejamento e controle”, conta

Amoroso. S obre a parcer ia com a Performance Science Nutrition, Milton conta que ela começou ainda na abertura de sua primeira loja. “Os produtos da Performance são reconhecidos pela qualidade, por sua apresentação, pelas matérias-primas diferenciadas e pela inovação em produtos. Sentimos a preocupação com a alta tecnologia e o comprometimento em fornecer ao consumidor produtos com benefícios funcionais à saúde. Assim, nossos clientes aprenderam a confiar na marca que apresenta vendas crescentes em nosso grupo”, finalizou.

A família Corpo e Vida: Aparecida Amoroso, Guilherme Amoroso, Aline Amoroso, Miltom Amoroso e Henrique Amoroso.

Page 5: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

ARTIGO

Quando você faz uma atividade física visando o ganho de massa muscular, você estimula uma linha metabólica in-teressante e complexa. Bem, isto começa pelo esforço que gera em uma sobrecar-ga da membrana da célula do músculo; esta sobrecarga culmina na produção de sinalizantes que estimulam o anabolismo, os sinalizantes derivados são o ácido fos-fatídico e a prostaglandina F2-alfa. Estes dois sinalizantes estimulam a atividade de mTORC1 (mammaliantargetofrapamy-cin), que estimula a biossíntese proteica. O que poucos consideram é que o mTORC1 também estimula a glicólise anaeróbia, pressupondo uma demanda maior de carboidratos para gerar energia e fornecer esqueletos de carbono ou inter-mediários metabólicos que serão conver-tidos em aminoácidos e outras moléculas utilizadas para síntese. No entanto, este processo também estimula a biogênese mitocondrial e mais um caminho meta-bólico que o pessoal costuma ignorar: a li-pogênese. Portanto, se você desequilibrar sua ingestão calórica, fará gordurinhas.

Construção com qualidade Bem... O papo atravessado está bom, mas vamos voltar ao principal. Você estimula o mTORC1 pela atividade física, mas outros mecanismos estimulam tam-bém este caminho de síntese muscular, por exemplo o aminoácido leucina, pre-sente no BCAA, a insulina, hormônio de crescimento, citrulina e em menor grau os ácidos graxos ômega-3. Eu sempre comparo a cons-trução de músculo à construção de uma casa. O que leva você a construir uma casa (músculo)? Você precisa ter dinheiro, o que eu compararia aqui à atividade física resistida. Bem, só o dinheiro não vai cons-truir a casa não é mesmo? Você precisa de funcionários (o mTORC1 por exemplo, HIF-1 alfa). Daí você tem o mTORC1 que vai construir seu músculo, assim como na construção civil, você precisará da ma-téria prima, ou seja, de tijolos, cimento, telhas, etc. Eu comparo os nutrientes aos materiais de construção. Imagine que, se um dia faltar alguma coisa, sua constru-ção não será boa ou perfeita, ou seja, o pedreiro pode até trabalhar, mas mais len-tamente. Vamos transpor este raciocínio para o músculo.

Você faz a atividade física resisti-da, estimula o mTORC1, daí seu mTORC1 precisa do substrato para o anabolismo muscular, e é aí que entram o que pode-mos chamar de nutrientes, como proteína, carboidratos, vitaminas, minerais. Se você fornecer os substratos de forma suficien-te, a construção de músculo será perfeita. Pense nisso... Agora pense assim, você es-timula o mTORC1, mas fornece os ami-noácidos em horário diferente do período de ação do mTOR, daí seu mTORC1 passa um tempo tentando fazer seu papel e não consegue por falta de substrato. Lembre-se de que existe uma necessidade de for-necer os nutrientes durante o período em que o mTORC1 está atuante no seu corpo, de preferência quando seu anabolismo está no nível máximo. Como na construção de uma casa, o excesso de nutrientes pode compli-car seu metabolismo. Se você ingerir subs-trato em excesso, você gerará lixo meta-bólico, que você precisará jogar fora. Daí, uma parte dos seus “funcionários” serão deslocados para a limpeza e, assim, você não terá construção muscular máxima. Lógico que, ingerindo excesso de nutrien-tes, você gerará um caminho metabólico que demandará energia (ATP) e substra-tos, comprometendo seu metabolismo normal, e mais, o excesso de macronu-trientes será convertido a gordura. Afinal, seus funcionários estarão trabalhando e se você não os direcionar direto fornecendo o substrato ideal no momento ideal eles passarão a usar o substrato (macronu-trientes) para fazer o que não deveriam: gordura. Então você tem de acertar o alvo, tudinho sincronizado no seu corpo, des-de a atividade física, aporte de nutrientes, quantidade de nutrientes e momento ideal para o aporte de nutrientes. Somente as-sim seu anabolismo será perfeito e máxi-mo. Outro dado interessante é a qua-lidade dos nutrientes. Imagine que seu metabolismo tem um limitante, o tipo de proteína que você vai usar. Se você usar uma proteína de baixa qualidade, com baixo teor de aminoácidos essenciais, seu anabolismo também não será suficiente.Particularmente, eu considero o carboi-drato como um substrato importante para ganho de massa muscular, seja para gerar

energia para manter o trabalho, ou seja para gerar substratos de carbono para se-rem usados no anabolismo. Mas parta da premissa que para tudo isso ocorrer você precisará de enzimas e coenzimas e é lógi-co que neste caso, minerais, oligoelemen-tos e vitaminas são fundamentais.

Acerte a receita!Para construção muscular adequada eu tenho uma receita:01 – Atividade física, sem estimulo meta-bólico o anabolismo será comprometido.02 – Ingerir os substratos no momento do anabolismo, que ocorre 8 horas seguintes à atividade física com pico máximo cerca de 3 a 4 horas no jovem, no idoso ocorre cerca de 3 horas depois.03 – Minerais e vitaminas não podem fal-tar na sua dieta.04 – Carboidratos são importantes, po-rém você sempre tem glicogênio no seu músculo, pode ser que este seja suficiente.05 – Não ingerir excesso. Por exemplo, se você ingerir macronutrientes em excesso você gerará gordura.06 – Consulte sempre um especialista, não faça atividade física sem acompanha-mento de um educador físico e não faça suplementação sem a orientação de um nutricionista. Para finalizar, antes, sempre avalie sua saúde com um médico.

Eu que sou farmacêutico, fiquei de fora, não é? Mas é assim mesmo, espero não ter de vender para você um anti-inflama-tório...

FarmacêuticoPor Henry Okigami

CONVERSA INFORMAL SOBRE SÍNTESE MUSCULAR

Henry Okigami, farmacêutico-bioquímico. Diretor da Science Solution, consultor em pes-quisa e desenvolvimento de produtos e proces-sos para indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

5INFORMAÇÃOPERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

Page 6: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

6 INFORMAÇÃO PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

CAPA

Que a Performance Science Nutrition é reconhecida no mercado brasileiro de suplementos como uma das melhores marcas, não é nenhuma novidade. Pensando em oferecer ao mundo o que há de melhor para a saú-de de quem pratica atividades físicas, a empresa agora expande suas fronteiras de olho no crescimento do mercado ex-terno. Os produtos, que embarcam para a terra do Tio Sam com o nome “UR Performance Science Nutrition” (“You are”, ou “Você é Performance Science Nutrition”) e com o slogan “Because it Works” (Porque funciona), já está pre-sente em mais de 50 pontos de vendas conquistados apenas em 2014. Para 2015, a previsão é de que este número aumente para 200 lojas. Ronaldo Csiszer, CEO e fun-dador da empresa, explica que o con-sumidor americano está sendo bem receptivo aos sabores, a qualidade e aos resultados que os produtos oferecem. “Estamos competindo em outro nível dentro do mercado que criou o concei-to do uso de suplementos no mundo”, afirma. Entre os produtos seleciona-dos para o mercado americano estão o BCAA’s em pó, em tabletes ou com-primidos de 1g, os BCAA’s mastigáveis,

Fusion Fast Protein, Fusion Timed Re-lease, Zmax, Nitric Max, M-tor, Mine-rais Quelatos e o Pepto Fuel, Iso Whey Protein e Bio Whey Protein. De acor-do com a empresa, estes produtos são diferenciados dentro da linha e ofere-cem qualidade superior, suficiente para competir no mercado doméstico nos EUA.

Parceria e pioneirismo

A oportunidade de exportar para o mercado americano surgiu de uma excelente relação comercial e pessoal desenvolvida durante 18 anos de representação de uma famosa marca americana, ainda antes de a Performance Science Nutrition se tornar fabricante com marca própria. “Após um encontro em Chicago com o então ex-vice-presidente desta famosa marca Americana, Dale Hastert, surgiu a ideia desta sociedade e o lançamento de nossa marca nos Estados Unidos, contando com a experiência sem precedentes do nosso sócio nesse tradicional e concorrido mercado”, relata Ronaldo. “Começamos a conversar sobre levar nossa marca para os EUA desde 2011, mas, com a crise naquele período, ele pediu para

PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION INOVA AO EXPORTAR PARA OS EUA

Empresa é a primeira a fabricar no Brasil e exportar suplementos para tradicional mercado americano.

Page 7: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

7INFORMAÇÃOPERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

aguardarmos um pouco e, no final de 2012, voltamos a falar sobre a ideia. Nessa época, a economia americana já dava sinais de melhoras e começamos o trabalho desenvolvendo a linha de produtos que iríamos lançar por lá”, acrescenta. Dale havia desenvolvido uma fórmula e enviado para um laborató-rio norte americano para fabricá-la. Durante os ensaios preliminares para desenvolvimento de sabor, rótulo, lay--out, ele acabou também enviando esta fórmula para a Performance Science Nutrition, que a aperfeiçoou e enviou o produto ao empresário americano. “Ele ficou louco! Ao recebê-la e testar em si próprio, sentiu que o sabor e resultados foram incríveis, e imediatamente me ligou dizendo que gostaria de desenvol-ver toda a linha conosco”, conta Ronal-do. A empresa iniciou suas ativi-dades como importadora há 28 anos, desenvolvendo marcas de fora. Graças à visão empreendedora de seus líderes, investiu na fabricação própria e hoje conta com todo o reconhecimento do mercado com a marca Performance Science Nutrition. “Com o tempo, isso vira um risco para seu próprio negócio, sem contar os investimentos em marcas que não lhe pertencem. Importamos e

desenvolvemos algumas marcas inter-nacionais bastante conhecidas, como THOMPSON VITAMINS, GOOD’N NATURAL e OPTIMUM NUTRI-TION. Agora é a hora de fazermos o inverso e levar nossa marca para outros mercados e também estamos fazendo isso de maneira pioneira”, diz o empre-sário.

Performance Science Nutrition mundo afora Não é a primeira vez que a Performance Science Nutrition investe no mercado externo. Quando a em-presa representava marcas americanas famosas, chegou a exportar para toda América Latina. No entanto, para o Es-tados Unidos foi a primeira vez que o fez como indústria e com a marca fabri-cada no Brasil. Inclusive, a companhia é a primeira brasileira a fabricar aqui e vender no mercado americano. O mercado americano é o maior do mundo. Ronaldo explica que, além da concorrência externa, há a disputa das marcas americanas. São mais de 1000 marcas, além das marcas próprias, mas encontramos brechas na qualidade. Existem poucos fabrican-tes com marca própria nos EUA. Essas poucas indústrias terceirizam seus pro-dutos para várias marcas que são ex-portadas para o Brasil, mas raramente os consumidores sabem disso. “A qua-lidade não está só na aparência, mas também na origem das matérias primas escolhidas cuidadosamente. Atentem para whey protein muito baratos, pois não são os verdadeiros Whey’s: WPC, WPI, WPH. Whey é uma matéria pri-ma nobre e seu preço não é baixo. E é

aí que entramos com nosso know-how de fabricante com produtos de altíssima qualidade, como já fazemos no merca-do brasileiro”, diz. Para ele, suplemento não pode ser tratado como uma commodity. “Produtos de nutrição esportiva são formulados com matérias primas que devem ser selecionadas para se obter os resultados esperados pelos consumido-res. Muitos fabricantes de whey protein nem sempre entregam a quantidade de concentração de proteína que utilizam em certificados de análise, causando um desvio na entrega de proteína por dose ao consumidor. Nosso produto é diferenciado”. E é por isso que a marca UR Performance Science Nutrition está alcançando tanto sucesso no mercado americano. “É muito fácil você entrar em uma loja de suplementação e procu-rar por um produto importado. Agora veremos o consumidor entrar na loja e pedir por um produto que está sendo exportado! Existem bons produtos im-portados, mas grande parte deles não são de boa qualidade, pois nos Estados Unidos os critérios de fabricação são mais flexíveis do que a regulamentação da Anvisa no Brasil para os fabricantes brasileiros”, esclarece Ronaldo. De acordo com o CEO da Performance Science Nutrition, as perspectivas de expansão internacional são as melhores possíveis. “Já temos vários “leads” na América do Sul e Europa. Neste ano deixaremos de participar de algumas feiras no Brasil para participar de eventos no exterior buscando novos mercados. Aguardem que vem muita novidade por aí”, finaliza.

Page 8: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

DELÍCIA SEM CULPA

* Sem adição de gorduras, contém apenas as natural-mente presentes na matéria-prima dos ingredientes.Vantagens: Sem lactose, sem glúten, sem adição de açúcar e gorduras .

8 INFORMAÇÃO PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

Há quase 20 anos, nos Estados Uni-dos, CrossFit é o principal programa de con-dicionamento e força das academias de polícia e forças armadas americanas. O sucesso do CrossFit dá-se pelo conceito do método, que possui uma dinâmica de exercícios e já conta com mais de oito mil ginásios (centros de trei-namento) no mundo e mais de 100 no Brasil. É basicamente uma mistura de mo-vimentos funcionais, com exercícios sempre variados e executados em alta intensidade com o objetivo de condicionamento físico da forma mais ampla possível. A ideia é buscar um equilíbrio entre todas as capacidades físi-cas (resistência cardiovascular, respiratória e muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio) e não focar em objetivos particulares, como a estéti-ca. O treino é feito em grupo, o que também é um grande estímulo para motivá-lo. Depois de passar por uma série de exercícios de pré-aquecimento, mobilidade e técnica, o aluno iniciará o treino mais esperado do dia, chamado WOD (Workout of the Day)

QUEM AINDA NÃO OUVIU FALAR DE CROSSFIT?

QUER SENTIR NA PELE UM DESAFIO?

que conta com exercícios de alta intensidade, normalmente em tempos curtos. O treino total normalmente varia de 45 minutos a uma hora por dia.Os exercícios trabalham o corpo todo, utili-zando técnicas das modalidades de ginástica olímpica, levantamento de peso e exercícios cíclicos.E na aula você pode utilizar diversos objetos não convencionais como argolas, pneus, cai-xas, bolas e cordas.

WOD – Realizar o mais rapidamente possível, completando todas as repetições de cada exercício, antes de iniciar o próximo.• 50 saltos de corda• 100 flexões• 150 agachamentos • 500 metros de corrida

Atleta

Chef Fit

Por Débora Diegas

Por Henrique Teixeira

O treinamento do momento possui uma dinâmica de exercícios com movimentos funcionais, sempre variados e executados em alta intensidade, que pode mudar seu corpo e sua cabeça.

RECEITA

Modo de Preparo:Primeiramente, bata no liquidificador os damascos, o iogurte e a água filtrada por 5 minutos. Despeje o creme de damasco em um recipiente e aos poucos agregue os demais ingredientes até que a misture fique homogênea. Deixe o fermento por último. Despeje a massa em uma forma de silicone e leve para assar por aproximadamente 30 minutos em forno baixo (180º). Utilize para cobertura alfarroba derretida em banho-maria.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

Valor calórico (unid.) 172,65 Kcal

Carboidratos 11,38 g

Proteínas 8,47 g

Gorduras 9,85 g *

Fibras 1,15 g

TORTA PEPTO FUEL COM DAMASCOSIngredientes:• 150 g de damascos secos• 100 g de farinha de amêndoas integral• 100 g de mixed de nozes pecãn e tradicional granu-

ladas• 02 copos medidores de Pepto Fuel sabor baunilha,

Performance Nutrition• 01 copo medidor de Glutamine Science Recovery

1000, Powder Performance Nutrition• 02 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão• 01 colher de sobremesa de fermento em pó• 01 colher de chá de essência de baunilha• 01 unidade de Iogurte sem lactose e sem adição de açúcar sabor goji-berry• 50 ml de água filtrada

Page 9: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

NUTRIÇÃO

Atualmente, a busca por modalidades ou metodologias que otimizem a melhora da performance e composição corporal é intensa. Uma das principais características do CrossFit é justamente promover a melhora de condicionamento físico e, por consequência, resultados expressivos na redução da gordura corporal e na modelagem da massa muscular. Criado em 1995 por um treinador chamado Greg Glassman, sua proposta foi associar exercícios de ginástica olímpica, levantamento de peso e atletismo, desenvolvendo uma metodologia de treinamento baseado na grande amplitude de intensidades e consequentemente, no aumento do desempenho nos exercícios de força, velocidade, flexibilidade, agilidade e endurance. Todas essas características são associadas em sequências de exercícios denominados WOD ( Workouts Of the Day). No entanto, uma das críticas que o Crossfit recebe é quanto à probabilidade de aumentar a incidência de lesões em seus participantes, sendo importante salientar a necessidade da correta execução dos movi-mentos sob a supervisão de um profissional capacitado. Assim, a modalidade não é tão fácil e nem tão simples, sendo a educação nos movimentos parte essencial. Respeitando os ensinamentos e as regras, um correto aporte nutricional é es-sencial para a evolução do treinamento. Em função da grande exigência física durante os WOD, faz-se necessária a otimização dos me-canismos de recuperação e consequente me-lhora dos resultados. Afinal, a magia da trans-formação física acontece no repouso após um grande estímulo.

A importância de se suplementar Sendo assim, o nutricionista é o profissional capacitado para a correta orien-tação do atleta ou desportista e “peça-chave” para otimização dos resultados, pois sabemos que, por mais eficiente que seja uma modali-dade, se não houver um planejamento nutri-cional, os resultados não serão coerentes com o esforço.Dentro de um plano nutricional, a suplemen-tação se apresenta como um recurso ergogê-nico interessante. O foco dessa suplementa-ção se baseia na recuperação e suplementos como o BCAA, Whey Protein, Omega, Case-ína e blends proteicos funcionam otimizando o planejamento. É bem documentado na literatura

9INFORMAÇÃOPERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

Por Marcelo CarvalhoNutricionista

NUTRIÇÃO PARA O CROSSFIT

que a prática de exercícios de alta intensidade gera microtraumas adaptativos no músculo exercitado. Essa sucessão de microtraumas gerada em diversas sessões de treinamento são responsáveis pela melhora da performan-ce muscular. Porém, caso a recuperação não ocorra de forma satisfatória, pode ocasionar uma queda na performance ou até uma lesão que impossibilita a execução dos movimen-tos. Nestes casos, a suplementação de BCAA antes e depois do treino pode minimizar os efeitos negativos dos danos musculares por favorecer a redução da lesão muscular, bem como a diminuição das dores musculares e servir como um substrato chave para a recu-peração muscular mais rápida. Esse mecanis-mo é elucidado por meio da redução de duas enzimas associados ao “dano muscular”, a cre-atinoquinase (CK) e a lactato desidrogenase (LDH). O uso de BCAA demonstrou reduzir esses marcadores e, consequentemente, ele otimiza a recuperação no dano muscular pro-vocado pela atividade física. Além disso, sugere-se que o uso de quantidades significativas de BCAA durante exercícios exaustivos pode aumentar a per-formance por meio de efeitos sobre o cérebro, ou seja, prevenindo a fadiga central. Apesar dos estudos se contradizerem, o mecanismo bioquímico no desenvolvimento da fadiga central durante atividades prolongadas existe.

O papel do Whey Protein Outro produto interessante que deve ser incorporado à estratégia nutricio-nal é a Whey Protein. Além da presença dos aminoácidos de cadeia ramificada, a Whey Protein é rica em cisteína, presente na fra-ção da albumina do soro bovino. E s s e aminoácido é importante na síntese de uma enzima antioxidante denominada glutationa, responsável pela neutralização de radicais li-vres, bem como na participação de reações de detoxficação. O aumentou na produção de radicais livres está diretamente associado à fa-diga, sendo sua modulação essencial para esse tipo de atividade. Diversos estudos tiveram êxito em demonstrar benefícios com atletas que se utilizaram de estratégias voltadas a essa modulação. Em um estudo recente, avaliou-se o ganho de massa muscular após o consumo simultâneo de um blend de Whey Protein adicionado de caseína e proteína isolada da soja e outra solução composta apenas por Whey Protein. A suplementação foi tomada

após uma sessão de treinamento de força. O resultado foi uma resposta mais satisfatória no ganho de massa muscular após o consumo do blend composto por whey, caseína e soja. Esse maior ganho ocorreu devido a uma dis-ponibilidade rápida e elevada de aminoácidos presentes na whey, seguida de uma disponibi-lidade mais lenta e prolongada dos aminoáci-dos presentes na caseína. Isto conduz a uma síntese muscular inicial maior pela presença da whey, além de outros benefícios como: ini-bição na degradação muscular e manutenção da síntese no período de recuperação devido a oferta constante e duradoura de aminoáci-dos da caseína.

Outros suplementos Em função da diversidade dos re-sultados com o uso de proteínas, os estudos deixam claro o excelente perfil de aminoáci-dos da caseína, evidenciado por sua composi-ção em AA’s essenciais e de cadeia ramificada, dessa forma, sendo considerada uma proteína de alto valor biológico. Outra abordagem interessante e efi-ciente é aumentar a ingestão de ácidos graxos poliinsaturados. O Omega 3 é rico em EPA e DHA e a associação desses compostos tem mostrado inúmeros benefícios como redução da inflamação, aumento do fluxo sanguíneo, melhora do sistema imune e da função cere-bral. A melhora do fluxo sanguíneo e redução da inflamação são de extrema importância para a performance e consequente recupera-ção de atletas e desportistas. Assim, fica evidenciado por meio de dados acadêmicos, que a suplementação aliada a um correto planejamento nutricional é fundamental nesse complexo tubo de ensaio que é o corpo humano, onde o produto final das reações bioquímicas inerentes ao despor-tista e atleta profissional é a performance es-portiva.

Marcelo Carvalho, Profissional de Educação Física, Nutricionista, Docente do curso de Pós-Gra-duação em Nutrição Ortomolecular (FAPES/SP), Coordenador do curso de Nutrição Ortomolecular (FAPES/SP), Professor convidado do curso de Pós Graduação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Professor convidado da Nutriscience Education and Consulting (Portugal), pós-graduado em Nutrição Esportiva Funcional, atendimento em consultório particular com ênfa-se em Nutrição Esportiva e membro da SBNF.

Page 10: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

TREINO

Depois das festas em família, happy hours e amigos secretos no trabalho e da comilança das férias de verão, chegou a hora de medir os prejuízos e retomar seu trabalho em busca do shape ideal. Vamos começar trabalhando peito e abdome. São seis exercícios simples, mãos à obra!

10 INFORMAÇÃO PERFORMANCE SCIENCE NUTRITION

PEITO E ABDOMEN SARADOS!

ESPORTE E NATUREZA NA PRAIA DA PIPA A Praia da Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, ganha cada vez mais destaque no cenário do turismo brasileiro. Ali é possível aliar um belíssimo visual, diversão, gente bonita e o contato direto com a na-tureza. A praia é tão bela, que entorpece aventureiros e turistas do mun-do todo, dizem os locais, desde a época dos piratas. A Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul. “Tibau” em língua indígena significa “entre duas águas”, já que o município é cercado pelo Atlântico e pela Lagoa das Guaraíras. A localidade é a morada de tartarugas marinhas e golfinhos selvagens e é possível nadar lado a lado com eles em um mergulho. Trata-se de uma faixa da Mata Atlântica ainda preservada, onde vi-vem animais como saguis, garças, iguanas e outros. Os turistas podem caminhar pela floresta e ver tudo isso de perto. As opções de lazer ofere-cem 16 trilhas pela mata abertas ao público. Além de passear a pé, você pode andar de buggy, caiaque, a cavalo ou

de barco. Para os amantes do esporte, Pipa oferece ainda opções como o surfe, wakeboard, stand up paddle, bicicleta, frescobol, entre outras atividades. Para completar, a cidade é repleta de bares, lojinhas, belas pousadas e excelentes restaurantes. A noite é agitada e frequen-tada por jovens do mundo todo. Vale a pena conhecer de perto toda esta maravilha do nordeste brasileiro!

Por Nortom James Murayama

Envie suas dúvidas que o Nortom montará seu treino nas próximas edições. [email protected] PARA O NORTOM

Atleta

• Supino inclinadoFaça 6 séries, iniciando com 15 repetições e as seguintes com 12, 10, 8, 8 e 6 repetições.

• Crucifixo inclinado 6x15/12/10/8/8/6Vale a mesma regra: são 6 séries, iniciando com 15 repetições e as seguintes com 12, 10, 8, 8 e 6 repetições.

• Supino regularFaça também 6 séries, iniciando com 15 repetições e as seguintes com 12, 10, 8, 8 e 6 repetições.

• Crossover medial (external) Faça três séries de 15 repetições, com intervalos de 10 segundos entre elas, sem soltar a anilha

• Crossover inferiorFaça também três séries de 15 repetições, com intervalos de 10 se-gundos entre elas, sem soltar a anilha

• Abdominal supra com prancha inclinadaFaça 6 séries de 15 repetições, sustentando 20 quilos, com os braços estendidos.

Page 11: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

www.performancenutr i t ion.com.br

PURE SCIENCE. ROCK SOLID RESULTS.Siga-nos:

• 25 g de Proteína por Porção;• 14 g de Aminoácidos Essenciais;• 6,5 g de Bcaa’s, Sendo 3 G de Leucina;• Possui 2,5 g de Carboidratos;• Adoçado com Sucralose;• Possui 6 Deliciosos Sabores:

Chocolate, Baunilha, Morango, Banana, Coco e Cookies’n Cream;

• Embalagens com 909 g e 2.273 g;

Rose LopesCategoria Bodyfitness até 1.63 mCampeã Overall do Arnold Classic Brasil 2014Campeã do Arnold Ohio 2014Bí Campeã Brasileira e Bí Campeã Overall 2010 e 2013Bí Campeã Sulamericana 2010 e 2013Atleta Performance Nutrition

BIO SCIENCE

www.performancenutrition.com.br

Page 12: Revista Performance Science Nutrition Informa - Edição 1 - Jan/Fev 2015

www.performancenutr i t ion.com.br

PURE SCIENCE. ROCK SOLID RESULTS.Siga-nos:

Nortom James MurayamaCampeão Mundial IFBB 2013Atleta Performance Nutrition.

PURE BEEF® #PALEO PROTEIN é um produto desenvolvido com alta tecnologia de extração, hidrólise enzimática, micro e nano filtração, elaborada a partir de cortes selecionados e magros de carne bovina. Esta proteína de alto valor biológico, possui o espectrum de aminoácidos completo. Principalmente de Creatina que é uma ocorrência natural desta fonte proteica, assim como de Arginina, Glicina e Metionina.PURE BEEF® #PALEO PROTEIN fornece por porção 23g de Proteína da Carne Bovina, é instantâneo, possui um delicioso sabor e adoçado com Sucralose.Sabores: Chocolate e Baunilha.Embalagem: 1kg.