revista passatempos missionários 3 - África

10
Passatempos Missionários #3 Maio 2014 EDITORIAL - Passatempos Missionários é uma publicação do blog Veredas Missionárias, e objetiva transmitir informações relevantes, direta e indiretamente ensinando e despertando a Igreja sobre a importância e a urgência da causa missionária, tudo isso através de divertidos passatempos. Esta edição é dedicada ao continente africano. Apresentamos informações gerais e curiosidades sobre a história, economia, religiões e línguas da África, dando destaque especial aos países de língua portuguesa do continente. Este é um material totalmente gratuito, sem cores denominacionais, concebido para ser livremente distribuído entre a membresia de igrejas evangélicas, seminários, classes de escola dominical, grupos e células, cultos e eventos de Missões etc. Redação e edição: Sammis Reachers <<<<<<<<<<<< Imprima, tire cópias e distribua! >>>>>>>>>>>> www.veredasmissionarias.blogspot.com.br www.equattoria.blogspot.com.br (Você pode baixar cópia deste e de outros recursos gratuitos no blog) Jogo dos Sete Erros Missionários brasileiros de várias denominações se uniram e compraram o ônibus abaixo, para percorrer cidades angolanas, levando o Evangelho. Na imagem da direita há sete erros. Você pode encontrá-los? PASSATEMPOS

Upload: sammis-reachers

Post on 15-Aug-2015

117 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Passatempos Missionários 3 - África

Passatempos Missionários #3 – Maio 2014

EDITORIAL - Passatempos Missionários é uma publicação do blog Veredas Missionárias, e objetiva transmitir informações relevantes, direta e indiretamente ensinando e despertando a Igreja sobre a importância e a urgência da causa missionária, tudo isso através de divertidos passatempos.

Esta edição é dedicada ao continente africano. Apresentamos informações gerais e curiosidades sobre a história, economia, religiões e línguas da África, dando destaque especial aos países de língua portuguesa do continente.

Este é um material totalmente gratuito, sem cores denominacionais, concebido para ser livremente distribuído entre a membresia de igrejas evangélicas, seminários, classes de escola dominical, grupos e células, cultos e eventos de Missões etc.

Redação e edição: Sammis Reachers

<<<<<<<<<<<< Imprima, tire cópias e distribua! >>>>>>>>>>>>

www.veredasmissionarias.blogspot.com.br www.equattoria.blogspot.com.br

(Você pode baixar cópia deste e de outros recursos gratuitos no blog)

Jogo dos Sete Erros

Missionários brasileiros de várias denominações se uniram e compraram o ônibus abaixo, para percorrer cidades angolanas, levando o Evangelho. Na imagem da direita há sete erros. Você pode encontrá-los?

PASSATEMPOS

Page 2: Revista Passatempos Missionários 3 - África

Países Africanos de Língua Portuguesa: Angola

País da costa ocidental africana, ANGOLA possui uma superfície de 1.246 mil km². Faz fronteira com a República do Congo, República Democrática do Congo, Zâmbia e NAMÍBIA. A presença europeia em Angola iniciou-se ainda no séc. XV, com os portugueses. Mas apenas no séc. XX delimitou-se o atual território do país, que foi COLÔNIA de Portugal. O país enfrentou uma longa guerra pela independência de Portugal, conquistada em 1975. Após sua independência, veio a guerra civil entre o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência de Angola (UNITA). A guerra civil durou de 1975 até 1992, arrasando a economia e deixando centenas de MILHARES de mortos. Embora setores da economia angolana avancem a um bom RITMO, impulsionados principalmente pela exploração do PETRÓLEO (Angola é o 15º produtor mundial), as desigualdades econômicas e sociais do país são enormes, com a RIQUEZA concentrada nas mãos de poucos indivíduos. Possui uma população aproximada de 19 milhões de habitantes. Os principais grupos étnicos são os ovimbundos (língua umbundu), representando 37% da população; AMBUNDOS (língua kimbundu), 25%; e bakongos (13%); o restante da população compreende outros grupos ÉTNICOS, além de mestiços, europeus e chineses (que chegam a Angola para trabalhar na construção civil ou na indústria petrolífera). A maioria da população filia-se a alguma IGREJA ou movimento cristão, sendo 50% da população composta de católicos, 25% protestantes, e os demais repartidos entre pessoas sem religião, seitas sincréticas e animistas. Há apenas em torno de 2% de muçulmanos, em geral vindos de outros países. As principais cidades de Angola são: LUANDA (a capital), Huambo, Benguela e Lobito.

S A N U O G Z O A D Z K N O J A O U W X W V X K Q Y M F A

U E K S H J F A I I B G E V I E R C O L O N I A M T U I G

P H R C O O H U C X B L O A J D U S K D U A V B L W N G Y

R V J A M D C H K U O I N F B A Q Y H C D U B G M O L B N

B Y A T H I N S V R U H M E L Z A S D I K O V R F W G V H

A X I U G L P U T Y N N U A L E J O H E J R R V C J E N W

P R K R W H I E B J I Z T Q N U R H C Y T A E U U M V E A

L U A N D A P M A M T X R S H Q O H K Z P N J C K U W H W

A L P M T L S R I W A F X U J I D Z Z R D S I E Z J B Y L

Q J Y Y X O U O Z X C T L Q X R Q D Z Z E A V C R H C G L

M L P O D Z V L S M T S F J C V T Q A E N Y O N O G A B M

G P L K H X F E E E E G C D J T R Q O J N H F U J S I L P

G J K E K L U H H F K B U Y Z I B U O L O K W K X N B G K

Conhecendo a África

Terceiro continente mais EXTENSO, e segundo mais populoso, atrás apenas da Ásia (com aproximadamente 1 bilhão de habitantes), a ÁFRICA é também o continente que congrega o maior número de países: são 54 nações independentes. Estima-se que, dos 6.990 grupos ou POVOS não alcançados da Terra, 2.183 estejam na África. Na imensa maioria dos países africanos, a população rural ainda é maior que a URBANA. Para facilitar os ESTUDOS sobre o continente, “a África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África Setentrional (ou Norte da África), a África OCIDENTAL, a África Central, a África Oriental e a África AUSTRAL (ou Meridional/Sul da África). A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e ETNIAS predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formada pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o SAARA Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente” (Wikipédia). O clima na África pode ser dividido em quatro tipos: equatorial, TROPICAL, desértico e mediterrâneo. Os climas dominantes são o tropical (praticamente todo o centro do continente) e o desértico, que cobre todo o norte (deserto do Saara) e parte do sul (deserto de KALAHARI). Além do conhecido Nilo, outros rios de grande importância para a África são o CONGO, o Níger e o Zambeze. Rios menores, mas igualmente importantes são o Senegal, o ORANGE, o Limpopo e o Zaire.

A K D X S I M M M S O Z K G E S U L U A C Z N G B B P N H

X X G E A A O O U O Z G I L E X A X I F B J M R O O X M T

I Z N M A B H E R V Y C N G N T T O R G M U B X C J K G M

H N L Q R X N Y I O S F N O N P C E I K B T M Y S I J O J

F P R S A A R R E P M A P E C R Z L N O Y H P T L V F O K

W J G W X A A F Q H R N D A K I I Z A S K H Y C A I X F X

D A L X K H S W G O M I N E T N I A S C O W X C F Q U G X

T B Z E A S O Y G B C A M T T U N B N W I Y R C R C P V K

W E Q L V N D A V O B K V W Z M A L D K G P Y L I M E Q X

O Y A P Q Z U B L R P W S C E Q B F M V D D O Q C C Q Z E

J K G D D S T N U Z U Y Z Y W W Y I G L K N Z R A L X Q C

Z C E K T P S X Z Q E R M W M V C F K M X O G P T T U J C

H H T R N N E K K T K K P X Z Q H W J Y C M K F K Q G I N

Z G A J L K K U Q M O K Z G F Y G E M I R L I C R N X B B

Y L I B G C T F Y X H H V W R K V F Z T G R L X N Y S D X

Page 3: Revista Passatempos Missionários 3 - África

Um pouco da história da África

Para compreendermos a África atual, precisamos voltar à ÉPOCA das grandes navegações (Séculos XV e XVI), quando deu-se um maior contato das nações europeias com os povos do CONTINENTE africano. Primeiramente com portugueses que, procurando novas rotas para as Índias, contornaram o continente, no que foram seguidos por espanhóis, INGLESES e navegadores dos Países Baixos (no que hoje são a Holanda e a Bélgica). A partir do século XIX, as nações europeias começaram a olhar com mais atenção para o continente, com OBJETIVOS tanto de exploração econômica quanto de expansão territorial de seus impérios. Cada qual buscava ocupar o MÁXIMO de territórios possíveis, no que os ingleses acabaram vitoriosos, ocupando larga extensão do continente, seguidos pelas demais potências europeias da época, como França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Bélgica. Com a divisão do continente entre as nações EUROPEIAS, muitas fronteiras arbitrárias foram estabelecidas, fronteiras que não respeitavam a predisposição TERRITORIAL dos povos (e que infelizmente foram mantidas quando da independência dos países), causando a separação de POVOS e etnias, ao mesmo tempo unindo num único país povos/grupos rivais, causando embaraços que perduram até os dias de HOJE (veja por exemplo o genocídio étnico ocorrido em Ruanda em 1994, quando membros da etnia hutu exterminaram 800 mil pessoas da minoria tutsi). O final da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) trouxe consigo os movimentos pela independência dos países africanos. Com as metrópoles fragilizadas pelo desgaste da Guerra, era a hora de LUTAR pela libertação. Enquanto alguns conseguiram sua independência de maneira relativamente pacífica, outros precisaram COMBATER as forças coloniais, dando origem a diversas e sangrentas guerras pela independência. Mas, obtida a independência, para muitos não veio a paz: em muitos dos países africanos sucedeu-se uma ‘epidemia’ de revoluções, guerras civis e constantes golpes de estado, eventos que continuam a acontecer hoje.

Q W Z E L S S W S H T D L E O O Y P O A P L H B L E K E B

X B Y U R I O O E P Z T X P R X X D M B C I G A P U M T O

F Y T B P C V L L Z R S E S E L G N I R V O I P P R X N H

Y A Q Z D I O Q F I T A Q L T P G X X G O R P H G O E E I

R O S A T H P P E J L X H E A S G B A P O L D E I P C N F

L V Q E U K E K L T H P L I B D M U M T Q N S G W E F I Y

T Z J K S P K K H O N H I S M R H D I S J E U K W I Q T Y

J B P M K H K Q L W P M Y P O J Q R D H R T E J Y A P N R

O X O Q L F Z M Q Q U W C P C L R E J O H W V S L S B O Y

M X K S Y H A W U F I D M R M E G X R Y S C S M L D W C E

F S Y W K H Y X G B V W A A T H T S B E M U O U I G G S B

C B P V T L N T Y A K M W E Q C J C D F O C L K T E G X M

Religiões na África

Quando se trata de RELIGIÕES, o continente africano pode praticamente ser dividido ‘ao meio’, pois se no sul em geral predomina o Cristianismo (católico, COPTA, protestante e de outras vertentes), o norte do continente é dominado pelo Islamismo. No ‘centro’ da África essas religiões mantém relativa equivalência, com a liderança de uma ou outra variando de país para país. Essas duas principais religiões são seguidas de perto pelas chamadas Religiões Tradicionais Africanas, de fundo ANIMISTA. Um problema recorrente em praticamente todo o continente africano é o SINCRETISMO, ou seja, a mistura de elementos de uma religião (no caso, das religiões tradicionais africanas) com os de OUTRA (não confundir com a contextualização do Evangelho). Tanto entre cristãos quanto entre muçulmanos isso acontece. Há, por EXEMPLO, alguns cristãos (mesmo pastores) mal discipulados ou sem acesso à uma educação teológica firme, que acabam crendo no poder de AMULETOS, feitiços e outras aberrações, e que necessitam de reeducação para que livrem-se do sincretismo. Em alguns países onde o islã é majoritário, e mesmo noutros, o radicalismo islâmico tem se manifestado na forma de duras perseguições aos CRISTÃOS. Atentados de todo tipo e diminuição dos direitos civis dos cristãos têm sido comuns. Há povos não alcançados em todo o continente, mas o campo mais carente é entre os países do NORTE da África, e outros de maioria muçulmana. Veja as estatísticas acerca das três principais religiões na África (2005):

Região Total população (2006)

Cristãos Muçulmanos Religiões Tradicionais

África Central 118,735,099 81.25% 9.64% 7.98%

África Oriental 302,636,533 63.87% 21.83% 13.09%

Norte de África 209,948,396 9.0% 87.6% 2.2%

África Austral 50,619,998 82.0% 2.2% 9.7%

África Ocidental 274,271,145 35.70% 48.13% 15.73%

Z O J M Q L E M O D W J K N I L Y C T K I E J R G I I T P

D M B M R F C U Y B O J H Y K Z P S R B G S L I F V L W J

I S I F S L Q L O T Q U R A F K O I Y I H A R T U O Y I H

Q I P P I J R E L I G I O E S T D F X S S F T H O Y B G K

I T K W Z Q J K D C R X R T E G P Q Y R T T Z K V W G G T

V E L V V O O V D X W X C L S V H J Z B S Z A R O R U J I

X R Z N Y Y C P W H C R U K L U N K J M G Z I O T C N S V

R C Z G R W I O X A K M S N G W H C C V M O D H S Q X U G

D N P S Y C Q B T K A A E V C G Y N D O W W L N R D D J P

Z I A T S I M I N A W R M J U U O X E U P L Z B J L A Z P

X S I E R Y X W U J M T O Z B Z L Z L B O T O F L Q A V T

K X A Y X L K D N G K D T H E X E M P L O K A E T R O N V

Page 4: Revista Passatempos Missionários 3 - África

A Economia da África

Continente mais pobre do mundo, na África estão localizados 21 dos 30 países mais POBRES do planeta. Embora possua 54 nações e seja o terceiro maior continente em EXTENSÃO, o PIB (Produto Interno Bruto) total africano corresponde a apenas 1% do PIB mundial. A instabilidade política, os CONFLITOS armados e a corrupção generalizada, os problemas de saúde pública (quase 2/3 dos portadores de HIV no mundo estão na África), colaboram para manter o quadro de subdesenvolvimento. A economia africana baseia-se na agricultura, na PECUÁRIA e no extrativismo mineral. A indústria é bem pouco desenvolvida. A agricultura divide-se entre a de subsistência e a COMERCIAL (para exportação). Os principais produtos cultivados (na agricultura de subsistência) são a mandioca, o milho, batata-doce, ARROZ e inhame. O maior rebanho é o ovino (ovelhas) seguido do CAPRINO (cabras) e bovino. Nas regiões desérticas é muito importante a criação de CAMELOS e dromedários. Riquíssima em recursos naturais, há no continente grandes produtores de PETRÓLEO, como Nigéria, Líbia, Argélia e Angola. Do ouro ao MANGANÊS, do urânio aos diamantes, as riquezas minerais do continente são, no conjunto, o principal item das exportações. Alguns países, como a África do Sul, EGITO, Argélia e até mesmo a Nigéria, apresentam economias estáveis e índices de desenvolvimento e industrialização relativamente positivos. O país mais pobre do continente (e do MUNDO) é o Zimbábue. A Z E Z N E Q C Z T A X D Q Q L G B C C M B M J O W S P S

J E C H G G A Z L D B M X C F W I K U E S Q C A C D E L O

C D U I Z P H F Z H U U A G O A D G V T R Y S F N T N F L

C O T P R F P R Y Z C A C N L A Q V E Y V N M V R J M U E

V O N I Y P I B D P Y T O R G I Y J I H E M T O M F X E M

J C N F S M T O U G S E M V S A R J C T N V L M G V R W A

S O V U L O Z G Y P Y L E J N V N A X F A E Y R L C P E C

S E X Y U I I P E N L K R I S X R E G N O C A M M S D I N

E C S W W G T C U D M B C M U R U V S E R B O P J A R M U

U I X L H W U O L S F A I K O V B E F W Q P O E A B U Z L

M Q I V A A F H S F I E A Z E R Z E G J L P S U W N T N L

W Y W Y R U W C N Q B Q L O O E U E B F J L D I A M F T J

H X R I O X M Y I F Z M V L E I D J L R Q K A I B H G H K

S O A R K L H W Z O V X C W F C W V S X Y L U D X O K J I

M K J Q P D I Q K O R X X J Q U Y M Y J D Q O S U M V U F

R A W E M W W S G L R E Q H N L M Y C L Q K K Y I B E M K

David Livingstone, o missionário que desbravou a África

O INGLÊS David Livingstone (1813 – 1873), foi missionário, médico e explorador. De infância pobre (sua família de 9 membros morava numa casa de um único CÔMODO), sentiu o chamado especial para a obra de Missões em 1834, numa igreja presbiteriana. Determinado, entregou-se aos estudos de MEDICINA e teologia, buscando capacitação. Em 1841 fez sua primeira viagem MISSIONÁRIA, indo à região do deserto de Kalahari, no sul da África. Foi o início de uma aventura de mais de 15 anos, que tornaram Livingstone o maior EXPLORADOR da África. Ele estava firmemente determinado a levar o Evangelho ao interior ainda desconhecido do continente, e promover o fim da ESCRAVIDÃO e do tráfico de escravos, que, tendo sido proibidos na Inglaterra, ainda eram praticados por portugueses, ÁRABES e outros. Foi o primeiro a navegar o rio Zambeze, atravessando a África de oeste (ANGOLA) a leste (Moçambique), onde o Zambeze deságua no Oceano Índico. Foi também o primeiro branco a chegar ao lago Ngami e ao lago TANGANICA, tendo ainda descoberto e nomeado as cataratas Vitória, as maiores do mundo. Foram inumeráveis as suas demais descobertas, e não apenas geográficas, mas também BOTÂNICAS, médicas e antropológicas. De volta à Inglaterra depois de uma de suas expedições, escreveu o livro “Viagens Missionárias e Pesquisas na África do Sul”, que obteve enorme SUCESSO. Seu exemplo impulsionou a obra missionária no continente africano, servindo de inspiração, desde seus dias de vida e até hoje, para muitos missionários de todo o mundo. DAVID morreu orando. Seu corpo foi encontrado ajoelhado ao lado de sua cama, numa aldeia na Zâmbia. Seu corpo foi embalsamado e levado de volta ao Reino Unido, mas seus auxiliares enterraram seu coração no solo africano, que ele tanto amou.

Q G Z L U C S M B W T W C Z Y Y I C G B V D W J P E C S L

M Y B P C U E F E S I P O A Y Z E B O F P R H N X L C A G

D H U X C D I R Z O N S E B A R A G M S P N R P N F S C G

H K V E I Z H L A A G Y H Z A H H E E U G C L E U K E I M

N O S C C V J D S Y L X S Y I M M I S S I O N A R I A N Y

S S I F Q K I Z P D E D C O C M K N T C R V Q A H G N A C

O N A N T V J I K X S U S M X O A L D A R Z F J U K X T K

A N Z Z A A F J A L O G N A R Q M Q D U S C W P D G E O L

O L L R F M H R S D I V A D V U O O F D R N J A V A N B Y

G I C D V R V G P G U O G T K V R R D D H I X I G B G F E

O S X Y I O V I P N A C I N A G N A T O X U M J B G T Z A

E I Y H A D N Y Z R W J T D X U V D S Q Z Z O D M T X I I

D G D X T H Q X Q K Y B B M X X N Q J A W P M A D C I Q A

O X Z Y E F D M U Q Z T V P J C N L H I F O O T J W Q Y C

Page 5: Revista Passatempos Missionários 3 - África

Países Africanos de Língua Portuguesa: Guiné Bissau

Localizado na costa ocidental africana, Guiné Bissau possui uma área de 36.126 km², um pouco maior que o estado de Sergipe. Faz FRONTEIRA com o Senegal e a Guiné Conacri. Desde o século XV foi COLÔNIA portuguesa, até tornar-se independente em 1973, não sem passar pelo processo de luta armada contra PORTUGAL, como as demais colônias portuguesas na ÁFRICA. Desde a sua independência até hoje, a história da Guiné tem sido atribulada, marcada por golpes de estado e contra golpes, e GUERRA civil. O último golpe de estado data de 2012, quando militares assumiram o poder. Em ABRIL de 2014, realizaram-se novas eleições presidenciais. A população da Guiné gira em torno de 1,6 milhão de habitantes. Cerca de 45% da população é composta por muçulmanos, com quase outra metade da POPULAÇÃO (42%) praticando religiões NATIVAS. Há uma minoria cristã, em torno de 12%. O PORTUGUÊS é a língua oficial. Língua não oficial, mas falada por grande parte da população, é o crioulo guineense. Das línguas nativas, as mais faladas são o fula e o MANDINGA. Os principais grupos étnicos são os BALANTAS (30% da população), os Fulas (20%), Manjacos (14%) e Mandingas (13%). A ECONOMIA é baseada na agricultura e na pesca. As principais cidades são: BISSAU (a capital do país), Bafatá, Gabú e BISSORÃ.

Q U O G C A D S P X F G A A F K F J L A M A B I S S O R A

P B Q P R N Q D M S N S N N X L W U D V P I J P D U N A N

D E D R X A Y W A Y G G H U T C F I T N T M H C X N K U C

P R E U W B C T N L F U U N N H F V F T R O G O C X D R Q

N U Q B Z H N C D I V L Z G V H D Y O U O N A Q D J L D P

G E R T F A N J I R N J Q G L B H F X Y D O S P V B K K S

V F Z P L M G C N B E J D V Y L Z J J I L C Y X E N Z F C

O T S A O N U U G A U A B V F I T C M P A E M W W E K J Y

K L B C I R V T A V M O G V K E H N Z I P R A U V R G U G

M D M A S P T T U Y P S O A D T A Z Q O X R N F G B D X O

B V J E O M O U E N L I I L Q T P L K D I X J H T A A O U

W S Y G Z J F P G Y M N G V I P P F G L J L I K D J W R K

K R J G H Y Y N U U O R Q V Q O K K L K V K Y O O V Z Q V

A R I E T N O R F L E O A A R I L D U O J C D C Y U U W T

L Y P K X K A A O V A S T T F U N Z J Z W O B S S G N Z B

U A S S I B Y C N X Q C U F Z R C V S K E T A T T L P D R

T A G E S R T T C H V G A Y L C I L K Q B E L W J A O T I

W K K C N V H G X J A W D O N V U C S D F D M U V B U W Q

O L R C Q H F S N L J U O J E S H Z A A H D X C V O V E M

Países Africanos de Língua Portuguesa: Moçambique

Localizado no sudeste da África (África Oriental), MOÇAMBIQUE possui uma área de 801 mil km². O país faz fronteira com a Tanzânia, ZÂMBIA, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe e África do Sul. Possui uma população estimada em 25 milhões de habitantes. De 1505 até 1975, Moçambique esteve em DOMÍNIO de Portugal. A partir de 1964 iniciou-se um movimento de guerrilha no país, lutando pela independência, conquistada em 1975. Dois anos após a independência, o país mergulhou na guerra civil, que durou de 1977 até 1992. Forças governamentais da FRELIMO, de inclinação marxista, lutaram contra a RENAMO, anticomunista. Mais de um milhão de vidas foram CEIFADAS na guerra, além de quase 2 milhões que precisaram refugiar-se em outros países. Toda a infraestrutura do país sofreu o golpe, e a MISÉRIA geral estabeleceu-se como realidade. Rico em recursos NATURAIS, a base da economia moçambicana ainda é a agricultura. O português é a língua oficial, sendo falado como primeira ou segunda língua por cerca de metade da população. Dentre as muitas línguas nativas, as principais são o macua, o TSONGA e o sena. Embora o cristianismo seja majoritário (cerca de 56% da população), é grande o número de MUÇULMANOS (17,9%), localizados principalmente no norte do país. O número de pessoas sem religião também é grande (18% da população). Outros 7,3% vinculam-se a outras crenças, notadamente o animismo (números de 2007). As principais CIDADES de Moçambique são Maputo (a capital), Matola, NAMPULA e Beira.

N O M A N E R X D C E U Q I B M A C O M G M W T U K K A W

W A K G R H P J O N E N Y P N P P I J F S G S V M H P X Y

D W T F R E L I M O M I D O L K A K M U V O H F Y Q N S S

M M L U X C C T I X U B F A I R E S I M N J Z M A Q T Q L

V V I P R I A S N P C K D A D L W Z D G A O P G A P Q A H

M H N S D A Q C I O U I V L D R U G A X Q B E C G C U P F

D H J A G C I C O C L W E R N A M P U L A D P S A J J K E

M M D R Z S C S E I M G B Y J M S R I A I A Y L A M E V V

L E N I Y K Z G P N A Q R N L A F Z C Z U I G S K W X A R

S V B U X O A T T I N Z H J B H A O Q M D B H K I F J J C

G J B E Y X B W C Y O P N O R M U A J E J M N Q H N U V C

M C R M O F L D W R S Z W B L E G J K S O A C R Z W A P I

M H N M O P H H Y I O O L G T J C I U N U Z U W G I M G A

Page 6: Revista Passatempos Missionários 3 - África

Línguas da África

A África é o continente mais MULTILÍNGUE da terra. Na África são conhecidas mais de 1.000 línguas nativas. Essas línguas dividem-se em quatro grupos ou famílias: línguas afro-asiáticas, línguas khoisan, línguas nigero-congolesas e línguas nilo-saarianas.

A colonização EUROPEIA na maior parte da África acabou deixando como um de seus legados as línguas originárias dos países colonizadores. Assim, ao lado das línguas NATIVAS, temos as línguas europeias como o francês, o inglês e outras, faladas em quase todo o continente, seja como língua oficial, seja como SEGUNDA ou terceira língua.

Países que tem por língua oficial o francês: República Democrática do Congo, Madagáscar, Costa do Marfim, GUINÉ, Guiné Equatorial, Camarões, Burkina Faso, Mali, Senegal, RUANDA, Burundi, Togo, República Centro-Africana, República do Congo, Gabão, Comores, Djibouti, Seychelles. E embora não seja oficial, o francês é a segunda língua nos seguintes países: Argélia, Tunísia, Maurício, MARROCOS e Mauritânia.

Países que tem por língua oficial o inglês: África do Sul, Botswana, Camarões, Gâmbia, Gana, Quênia, LESOTO, Libéria, Malawi, Namíbia, Maurício, Nigéria, Ruanda, Seychelles, Serra Leoa, Sudão do Sul, Tanzânia, UGANDA, Zâmbia e Zinbabwe.

Países que tem por língua oficial o português: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e PRÍNCIPE.

Países que têm por língua oficial o árabe: Argélia, Comores, Chade, Djibouti, Egito, Eritréia, LÍBIA, Mauritânia, Marrocos, Somália, Sudão e Tunísia.

O espanhol é língua oficial na Guiné Equatorial.

A língua nativa mais falada no continente é o SWAHILI.

A G Q D D M L W Y D E I S C G A S Z A G U V E G N A Y L S

L U S Q V N Z T Z U V W U B K G D Q Q I O O P U U I B I R

D L W N Q Z H F G X O W N W E O M N I H Y P I G I I E Q Q

C I B B D N Y N K K D B D Z F P A A U S D J C A N V N I K

R X X U I L I H A W S Q W N P G R I E G K R N N A C I E B

Y G B M W L G H L J V I E U C M R E N E E Q I D A K U B E

U C X W I N A J F N T V X P M Y O P R A W S R A D A P U O

M E J T L Z U Y S P J C N L G S C O G O T G P Y E J D J Y

K N L Z E C C F C I V W Q K Q S O R R T M I S D D K X V P

P U V U S S S P R Y A I B I L O S U R Q K B V O I Y G Z A

M Z W C O I L S A D N A U R H V A E V P E K M A I H M N V

W N F Q T G F V S I L D B V N L P W Q O E S O L S X V Q K

U A X P O N A P P N I X F J C V S G O L F W I I I P I F A

CRUZADAS

1. País da África Ocidental que é retratado no filme Diamante de Sangue (2006), com Leonardo DiCaprio. Sua capital é Freetown. 2. Capital do Quênia, é a quarta cidade mais populosa do continente. 3. Maior ilha do Oceano Índico e a quarta maior do mundo, é um país cuja capital chama-se Antananarivo. Suas línguas oficiais são o malgaxe e o francês. 4. Regime racista que vigorou na África do Sul de 1948 até 1990, segregando brancos e negros. 5. Cidade africana (localizada no Egito) famosa na Antiguidade por sua fabulosa biblioteca. Atualmente é a quinta cidade mais populosa do continente. 6. Igreja Ortodoxa _?_ , a maior igreja cristã do Egito e maior comunidade cristã em todo o Oriente Médio, congregando mais de 10 milhões de membros. 7. País do Norte da África (ou África Branca), foi colônia francesa de 1848 até 1962. É o maior país da África em extensão territorial. Sua língua oficial é o árabe, e 99% da população é composta por muçulmanos. 8. Em 2011, realizou-se um referendo num país da África, onde parte da população decidiu-se pela divisão do país em dois, criando-se assim o que é considerado o país mais jovem do mundo. Que país é esse?

Page 7: Revista Passatempos Missionários 3 - África

CRUZADAS 1. Montanha de grande beleza localizada no Quênia, é o ponto mais alto da África, com 5.895m. Seu pico é coberto por neve. 2. Mia Couto, escritor vencedor do Prêmio Camões 2013 (principal prêmio literário de nossa língua), e considerado um dos maiores escritores vivos da Língua Portuguesa, é natural de que país africano? 3. Planta trepadeira rastejante, da família das cucurbitáceas (parente da abóbora). Originária da África, seu grande fruto possui polpa doce e saborosa, fazendo-o apreciado em todo o mundo. 4. País mais populoso da África, com 175 milhões de habitantes. Sua capital é Lagos. 5. País do norte africano onde está localizada a cidade de Souk Ahras (antiga Tagaste), onde nasceu um dos maiores teólogos da cristandade, Santo Agostinho (354 – 430). 6. País africano onde provavelmente localizava-se o reino da Rainha de Sabá (1Reis 10.1-13); sua capital é Adis Abeba. 7. Entre 1821 e 1822, escravos libertos e nascidos livres dos EUA retornaram à África, aonde fundaram uma colônia. Em 1847, eles foram o primeiro país africano a declarar independência das potências coloniais. Que país é esse? 8. Raiz tuberosa comestível, de origem brasileira. Levada para a África por portugueses, atualmente é o vegetal para alimentação humana mais cultivado em todo o continente (a Nigéria é o maior produtor mundial). O segundo vegetal mais cultivado na África para alimentação é um tubérculo, o inhame.

Países Africanos de Língua Portuguesa: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

Cabo Verde é um arquipélago FORMADO por 10 ilhas de origem vulcânica, das quais 9 são habitadas. Localizado ao largo da costa da África Ocidental. Descobertas em 1460 por um navegador português, foram COLÔNIA portuguesa desde então até 1975, data da independência. A economia é baseada na agricultura (que sofre com a seca) e na PESCA. A população é estimada em 530 mil habitantes. É grande o número de cabo-verdianos que emigram para outros países, havendo mais deles vivendo fora do país, do que no próprio. Fruto da miscigenação entre portugueses e africanos levados do continente, Cabo Verde não possui etnias NATIVAS, como os demais países africanos. O português é a língua oficial, mas o crioulo cabo-verdiano é falado por praticamente toda a população. Em torno de 90% da população é composta por CATÓLICOS. Há presença protestante, bem como de seitas como Testemunhas de Jeová e outras. A maior ilha é a de SANTIAGO (onde fica a Cidade de Praia, capital do país).

São Tomé e Príncipe é formado por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e a Ilha do Príncipe), e diversas ILHOTAS. Localizado no Golfo da Guiné, a cerca de 300 km da costa ocidental da África. A população total é estimada em 188 mil habitantes, com a imensa maioria residindo na ILHA de São Tomé. Descobertas em 1470 por Portugal, permaneceram como colônia até a independência, em 1975. Os católicos são cerca de 70% da população, seguidos pelos sem religião (19%). Evangélicos e outras correntes cristãs juntas formam apenas 7% da população (números de 2001). A pesca é a maior ATIVIDADE econômica. Sua principal cidade é São Tomé (a capital).

I X V N A S W G X A X L L Y P D H A B N K F S E Q I D I L

W L D T X I W G O A H F T F Y Y Z M I A E O E D O M L W A

O B H U T E N Z V G G B K M O M Q S M T C E M A U H R M X

R V V O T O Z O G Z A N K J V R J M L I G P Z D A S J M Y

L P V C T N Z Z L X P I M U A W F G L V V E M I C K I R V

Q R N U R A A O V O K N T A T P D O W A N V F V V H W H D

X N D H P J S E W Z C W X N C F T W Z S A M E I P Y O Q M

X K G L W G T D R K V R B L A A G B A H T L H T E N H J F

V J N X S X M N R C C S J N C S F O R M A D O A S P R A X

N D M M I O Y B S X K K A K A K R P A Y K Q S W C A Y P C

B Z A C I L Y R W K W V X A E Z N G P M A D B E A A X N O

Page 8: Revista Passatempos Missionários 3 - África

QUIZ

1. Bandeira de país localizado no chamado Chifre da África (África Oriental), foi um dos primeiros países cristãos do mundo. É o segundo mais populoso do continente. Sua capital é Adis Abeba.

a.( ) Etiópia b.( ) Somália c.( ) Eritréia d.( ) Djibouti

2. Pequeno país insular composto por diversos arquipélagos, localizado no Oceano Índico. De maioria da população cristã (96%) e um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do continente. É o menor país da África. a.( ) Comores b.( ) Seychelles c.( ) Maurício d.( ) Madagáscar

3. No ano de 2012, os missionários brasileiros José Dilson da Silva e Zeneide Novais, servindo num país muçulmano, que tem por língua oficial o francês e cuja capital é Dakar, foram injustamente presos e mantidos na prisão por vários meses. O caso repercutiu bastante na mídia brasileira e mobilizou políticos e autoridades evangélicas. Em que país isso aconteceu? a.( ) Costa do Marfim b.( ) Mali c.( ) Senegal d.( ) Mauritânia

4. Em 1894, Peter Cameron Scott, que já servira como missionário na África, adentrou a Abadia de Westminster (Inglaterra) e, abrindo caminho entre os turistas, ajoelhou-se diante da tumba do missionário David Livingstone. Peter buscava de Deus confirmação para uma visão que tivera, de criar uma Missão e estabelecer uma rede de bases missionárias por toda a África. Um ano depois se iniciou a Missão. Peter morreu logo em seguida. Mas a Missão por ele criada hoje congrega quase mil missionários, trabalhando em mais de 22 países. Essa Missão é a: a.( ) WEC Internacional (Worldwide Evangelization for Christ) – No Brasil Missão AMEM (A Missão de Evangelização Mundial); b.( ) AIM (Africa Inland Mission) – No Brasil, MIAF (Missão para o Interior da África); c.( ) OM (Operation Mobilization) – No Brasil, Operação Mobilização.

5. Num trabalho iniciado em 1994, o missionário brasileiro Ronaldo Lidório e família dedicaram-se a evangelizar um ramo do povo konkomba, chegando a realizar a tradução do Novo Testamento para uma das línguas deste povo. Atualmente diversas igrejas foram plantadas entre os konkombas, com milhares de almas salvas, e já há alguns deles levando o Evangelho para outros povos do país. Isso aconteceu e ainda está acontecendo num país da África Ocidental, cuja capital é Acra. Que país é esse? a.( ) Mauritânia b.( ) Serra Leoa c.( ) Togo d.( ) Gana

QuebRa-CabeçA Para facilitar os estudos, costuma-se dividir a África em cinco regiões. Temos aqui as figuras das regiões, conforme a divisão adotada pela ONU. Mas as imagens estão fora de suas posições, embaralhadas e invertidas. Será que você consegue assinalar corretamente cada região? Marque entre os parêntesis a letra correspondente a cada região, conforme especificado no mapa:

Page 9: Revista Passatempos Missionários 3 - África

L Reflexões Missionárias J

Quem não tem nenhuma missão na vida é a mais pobre de todas as pessoas. Albert Schweitzer, médico, teólogo, filósofo, escritor e missionário na África. Em 1952 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Senhor, envia-me a qualquer lugar, mas vai comigo! Põe em mim qualquer peso, mas sustenta-me; desfaz todos os laços, menos os laços que me prendem a ti! Eu ainda prefiro a pobreza e o serviço de missões à riqueza e facilidades. Esta é a minha decisão! David Livingstone

Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário. David Livingstone

É possível orar "Venha o Teu Reino" sem nunca dizer "Envia-me a mim"? David Livingstone

Esta é a bênção: ser usado por Deus para que o maior dos milagres aconteça – a transformação de condenados*em*libertos. Ronaldo Lidório, missionário, missiólogo e escritor brasileiro. Serviu durante anos em Gana.

Não deixe de semear, mesmo quando está difícil. Lance a semente em todas as terras. Uma semente há de germinar e talvez a mais improvável, a que menos promete. Não dê ouvidos àquele que diz que não vai acontecer porque a terra é árida, você é incapaz, o povo nunca muda, o problema é grande demais, o sol é forte e o vento está chegando. Lance a semente. Ronaldo Lidório

Realizar missões, engajando-nos na proclamação do Evangelho, não é uma questão de opção, estratégia ou programa, mas revela a verdadeira missão da Igreja! Jairo de Oliveira, missionário e escritor brasileiro. Serviu durante anos no Norte da África, e atualmente serve ao Senhor no Quênia.

O maior investimento que fiz na minha vida foi dedicar a minha juventude ao trabalho missionário. Pois a obra missionária é um grande privilégio para quem pode experimentá-la e investimento garantido. Jairo de Oliveira

Somos devedores de cada homem; devedores em dar-lhe o Evangelho na mesma medida em que temos recebido. P.F. Bresee

CRIPTOGRAMA

1. Os nomes de três países africanos onde estima-se que o Islamismo seja a religião de praticamente 100% da população.

2. Maior país da África Austral; possui nada menos que 11 línguas oficiais.

3. Nome pelo qual é conhecida a região noroeste da África, e que abrange os países de Saara Ocidental, Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia. Seu nome significa “Onde o sol se põe”.

4. País muçulmano do Norte da África, com população de 10 milhões de habitantes, e de língua oficial o árabe. Em seu território floresceu a famosa cidade de Cartago, destruída por Roma em 146 a.C.

_________________________________________________________________ Informações sobre os povos não alcançados da África e de todo o mundo podem ser encontradas no site do Joshua Project – www.joshuaproject.net

LINKS de Agências Missionárias citadas nesta revista: MIAF (Missão para o Interior da África) – www.miaf.org.br WEC/AMEM (A Missão de Evangelização Mundial) – www.wecbrasil.com OM (Operação Mobilização) – www.om.org.br

________________________________________________________________

Page 10: Revista Passatempos Missionários 3 - África