revista papelaria e negócios edição n.º 72

56

Upload: revista-papelaria-negocios

Post on 09-Mar-2016

265 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 2: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

2

Page 3: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

DIREÇÃOPaschoal Sabatine

[email protected] Gimenes

[email protected]

PUBLICIDADEMarco Aurélio Sabatine

[email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELLia Freire (MtB 30.222)

[email protected]

PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃOCristiana Lacutissa/Vitor Lacutissa

CL Studio(11) 2749-0738

[email protected]

CAPA Patricia Chammas

PRODUTO NA CAPACola com glitter, Koala, desenvolvida

pela Delta Artigos Escolares. Calculadora Procalc, distribuída pela CHTech.

ADMINISTRAÇÃO E PUBLICIDADERua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 64 - CEP 01535-010

São Paulo - SPFones (11) 3207-3896 / 3271-5867

[email protected]

A Revista Papelaria e Negócios é uma publicação mensal da Top Brasil Editora

dirigida a lojistas e fornecedores de artigos para papelaria e informática.

Circulação nacional.

O conteúdo dos artigos e as declarações textuais contidas nas reportagens da Revista Papelaria & Negócios são de responsabilidade

dos articulistas e entrevistados.

Editorial

Cores, design e muito mais!

Uma das categorias de produto que sempre investe em soluções criativas é a de produtos adesivos. Apresentamos neste mês uma matéria especial com os principais lançamentos em colas, etiquetas e fitas. Além de investir

na qualidade de adesão, o design, as cores e as estampas são atrativos à parte nestes produtos.

Novidades também no segmento de calculadoras. Elas vêm coloridas e apresentam diferentes recursos. Confira as tendências e não deixe de investir neste mercado que atrai diferentes perfis de consumidores.

Um novo ano começa e com ele as oportunidades de negócios geradas pelas datas comemorativas. As embalagens e papéis para presente, além dos cartões de expressão social são os itens de grande procura nestas épocas. Destacamos nesta edição a Páscoa e o Dia das Mães. Aproveite e se prepare com um mix especial!

E como o objetivo é obter êxito nos negócios, vale destacar que para se chegar neste resultado as parcerias comerciais firmadas têm uma importante contribuição . Se estas são boas, certamente irão gerar resultados positivos, caso contrário, os negócios podem fracassar. No caso do varejo, as parcerias com os distribuidores são cruciais. É preciso conhecê-los, entender seu posicionamento estratégico, o foco de atuação, a estrutura e muitos outros aspectos para definir com quem trabalhar.

Por todo o Brasil há muitos distribuidores, os principais deles foram contatados por nossa reportagem, apenas alguns nos retornaram, ficando de fora grandes players. Mas, certamente o que encontrará nas próximas páginas é um importante norte para definir os seus parceiros, ou mesmo, analisar se hoje as empresas com as quais trabalha estão realmente atendendo as suas necessidades.

Boa leitura!

Page 4: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

4

12

26

32

40

44

46

48

6

52

Marketing & negóCiosas notícias que movimentam o setor.

Categoria de ProdUtoCores, novas fórmulas e estampas nos produtos adesivos.

MerCado o diversificado universo das calculadoras.

raio Xos distribuidores falam de suas atuações.

LiCenCiaMentoos destaques do mercado.

inforMátiCaas novidades do segmento. PrateLeiraos principais lançamentos em artigos escolares e de papelaria.

PrateLeira – esPeCiaL dia das Mães as embalagens e os cartões temáticos.

PrateLeira – esPeCiaL PásCoa Produtos para a papelaria comercializar na época.

Sumário

Page 5: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

Marketing & negóCiosas notícias que movimentam o setor.

Categoria de ProdUtoCores, novas fórmulas e estampas nos produtos adesivos.

MerCado o diversificado universo das calculadoras.

raio Xos distribuidores falam de suas atuações.

LiCenCiaMentoos destaques do mercado.

inforMátiCaas novidades do segmento. PrateLeiraos principais lançamentos em artigos escolares e de papelaria.

PrateLeira – esPeCiaL dia das Mães as embalagens e os cartões temáticos.

PrateLeira – esPeCiaL PásCoa Produtos para a papelaria comercializar na época.

Page 6: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

6

Marketing & Negócios

Pimaco lança promoção A empresa realiza promoção para atacado e

varejo das etiquetas ink-jet+laser Carta e A4 com 100 folhas, que consiste em oferecer 20 folhas a mais nas embalagens dos produtos, ou seja, o consumidor pagará por 100 folhas de etiquetas e levará 120.

“Nosso objetivo é oferecer um benefício a mais ao usuário final neste início de ano, quando as expectativas de crescimento de mercado são muito otimistas”, declara Paulo Castro, gerente de marketing da Pimaco. A promoção vai até 22 de abril ou até enquanto durarem os estoques.

www.pimaco.com

são domingos recebe prêmio top empreendedor

Destinado às empresas brasileiras que con-tribuem para o desenvolvimento do país e es-colhidas através de critérios pré-estabelecidos, como participação em feiras, tradição no merca-do nacional, responsabilidade social, empreen-dedorismo, qualidade na prestação de serviços, trajetória de sucesso etc, o Top Empreendedor foi recebido com muita alegria e entusias-

mo pela São Domingos. A empresa foi a única a repre-sentar o seg-mento gráfico do país. A di-retoria agra-dece a todos os parceiros, colaborado-res e clien-

tes, comparti-lhando com orgulho, satisfação e alegria pela premiação, que representa o reconhecimento de todo o esforço e dedicação da São Domingos, em atingir o seu ideal: um crescimento contínuo e sustentado, sempre focado na qualidade dos produtos, no bom atendimento e na satisfação dos seus clientes.

www.saodomingos.ind.br

Diretoria da São

Domingos recebe

prêmio Top

Empreendedor.

Page 7: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

A empresa norte-americana U.S. Ring Binder L.P. recebeu de forma unânime do júri federal, o veredicto que declara inválidas duas patentes pertencentes à chinesa World Wide Stationery Manufacturing Co. Ltd.

A U.S. Ring, fornecedor global e o último concorrente remanescente da World Wide Statio-nery, desde 1913, havia sido processada por esta última (que também vende seus produtos com a marca Bensons) por infração de patente envol-vendo o mecanismo Insta-Clik, que é usado em pastas com ferragens de três argolas, produzido em sua fábrica na cidade de Saint Louis.

Em 2008, a World Wide começou a enviar cartas às empresas que compravam pastas com Insta-Clik, alegando infração de patentes por parte da U.S.Ring. Até 2009 as vendas destes produtos tinham caído 90%.

“Somos muito gratos ao júri por este vere-dicto”, afirma Bob Premmath, presidente e CEO

U.s. ring vence na justiça processo da patente insta-Click

da U.S. Ring. “O abuso do sistema de patentes pela World Wide Stationery foi pro-fundamente rejeitado. Este caso não é só uma vitória para U.S. Ring, mas para toda a indústria, que vem sendo estrangulada por uma caso clássico de dominação de mer-cado, usando, entre outros métodos, a ex-ploração dos pontos fracos no sistema americano de patentes.”

De acordo com a U.S.Ring, o mecanismo Insta-Clik não infringiu a patente da World Wide Stationery, já que esta não apresentava novas invenções, inclusive alguns dos elementos foram criados no início do século passado.

www.usring.com

Detentor dos cadernos Jandaia e da Bignardi Papéis, o Grupo Bignardi encerrou 2009 com alta de 30% no faturamento em relação a 2008. Para 2010 projeta crescer 40%, depois de um investi-mento de mais de 78 milhões em equipamentos e de um milhão para modernizar seu Atacado. Está fazendo um investimento de 850 mil reais num plano de mídia agressivo e ousado, explo-rando as mais variadas mídias com as marcas de cadernos, Ecko, Ecko Red, Coca Cola, Planet Girls e Monokuro Boo. “Estes investimentos são feitos para reforçar nossa marca no ponto-de-venda e na cabeça dos consumidores. Desejamos que os nossos produtos cheguem o mais rápido na mão do consumidor final”, diz o gerente de marketing

grupo Bignardi projeta crescimento de 40% e investe em marketing

do Grupo Bignardi, Fabrício Pardo.Entre suas ações está a participação no pro-

grama 15 minutos, do Marcelo Adnet, na MTV; promoções como a realizada com a revista Toda Teen, “Amizade é TDB”, para promover o encon-tro de amigos com um dos grupos favoritos dos adolescentes, o NX Zero; mídia exterior como busdoor, outdoors e banners espalhados pelo metrô de São Paulo, cidades litorâneas e pelo interior do Estado.

Mas as ações não irão beneficiar somente o público final, os parceiros da empresa serão assistidos com ações no PDV, material de mer-chandising, promotores e muito mais.

www.bignardi.com.br

Page 8: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

8

Marketing & Negócios

aBrin 2010

Mais de mil novos brinquedos. É desta forma que a ABRIN 2010 – Feira Nacional de Brinquedos vai impactar o mercado entre os dias 6 e 9 de abril, quando realiza sua 27ª edição no Expo Center Norte, em São Paulo.

Esta grande quantidade e variedade de lançamentos – são brinquedos em geral, eletrônicos, pedagógicos, mo-delismo e colecionismo, fantasias e puericultura, entre outras categorias – abastece as lojas de todo o País para o mais importante período de vendas do setor, o terceiro trimestre, que concentra 70% das vendas em razão de datas comemorativas como Dias das Crianças e Natal.

A ABRIN é a maior feira de brinquedos da América Latina e a quarta maior do mundo, resultado da parce-ria de 27 anos entre a ABRINQ - entidade promotora e patrocinadora do evento - e a Francal Feiras, uma das maiores empresas de eventos de negócios da América Latina, responsável pela realização da feira desde sua primeira edição. Este ano, a ABRIN vai reunir 200 fabri-cantes nacionais numa área de 17 mil m², mil a mais que a última edição, aumentando o conforto dos expositores e dos profissionais que visitam o evento.

Historicamente, os negócios realizados durante a ABRIN – e a partir dos contatos feitos nela – movimentam de 30% a 40% do faturamento anual do setor. Na edição do ano passado, este montante chegou a US$ 1 bilhão. Isto porque dos mais de 16 mil visitantes profissionais que comparecem ao evento, 50% são compradores – ou seja, público focado na realização de negócios –, vindos dos 27 Estados brasileiros, do Distrito Federal e de 10 países da América Latina.

www.abrin.com.br

daC no twitter

Aderindo as novas tendências dos meios de comunicação, a DAC está no twitter, a rede social gratuita que pode ser desfrutada por qualquer in-ternauta, não requer convite e permite que seja publicado textos de até 140 caracteres.

Atualmente o número de internau-tas residenciais que visitam o twitter saltou de 344 mil em fevereiro de 2010 para 677 mil (aumento de 96,8%) só no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ibope Nielsen On line.

Para quem não tem e não sabe usar o twitter, a DAC explica no seu site www.dac.com.br. Basta acessar “Novidades” e descubra a importância desta ferra-menta de comunicação.

Page 9: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

Sempre pensando em oferecer ferramentas que ajudem lojas e distribuidores a ampliarem o seu volume de vendas, a Suzano Papel e Celulose, por meio da marca de papéis para imprimir e escrever, cut-size, Report® - preparou um broadside sobre o mercado de papel.

Há dados de como se comportam as vendas no período de volta às aulas, quanto o mercado de papel cresceu nos últimos anos, qual o perfil do comprador, além de informações sobre os novos produtos Report® e dicas de disposição de produtos nas prateleiras. O material tem como tema “A mais completa linha de papéis vai ajudar você a vender muito mais em 2010”.

O gerente de estratégia e marketing da unidade de papel da Suzano, Adriano Canela, afirma que mais do que uma ação de relacionamento com

as lojas e distribui-dores, o broadside tem como principal intuito agregar infor-mações que possam ser úteis para a ges-tão de negócios des-ses clientes. “Com números e dados do mercado, como por exemplo, as vendas de papel no período de volta às aulas, o perfil do consumidor e o que ele busca na hora de com-prar, nossos clientes podem se estruturar ainda mais e aumentar seus argumentos de vendas para maximizar e rentabilizar seu negócio”, explica.

www.report.com.br

report® cria broadside com informações sobre o mercado de papel

faber-Castell apresenta novos materiais de merchandising

A empresa criou diversos materiais para a exposição dos produtos e também vem usando a ferramenta do comprador misterioso, que ajudará a companhia a avaliar como seus con-sumidores são atendidos.

Os materiais criados colaboram para a apre-sentação de diversos itens das linhas Escrever e Marcar e Brincar e Aprender. Os lojistas podem contar com itens como papel forração, bolacha, bandeirola, dispenser, portal, display prateleira, diplay floor, display wall modular e display tático.

www.faber-castell.com.br

Papel forração, bandeirola e display

prateleira são alguns dos novos

materiais de exposição da Faber-

Castell.

Page 10: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

10

Marketing & Negócios

Para apresentar o novo slogan da campa-nha de volta às aulas da marca de materiais escolares TRIS, o “1, 2, TRIS. Pode imaginar”, a Summit produziu três comerciais de televi-são que estão sendo veiculados em canais da TV aberta e fechada com cobertura nacional. A empresa também está colocando no ar os

comerciais da STAEDTLER, marca alemã cuja distribuição no Brasil é exclusiva da Summit.

Divertidos, coloridos e com trilha sonora marcante, os filmes da marca TRIS reforçam o novo slogan “1, 2, TRIS. Pode imaginar” ao mostrar crianças utilizando os produtos da mar-ca para produzir criaturas incríveis. No filme dedicado aos meninos, um garotinho utiliza giz de cera TRIS Twist, lápis preto TRIS Collection Metal, borracha TRIS Monolit e tesoura TRIS Comfort para criar o desenho de um “Cachor-ro com Gaveta”, que se torna real e interage com o menino graças à animação digital. Já no filme das meninas, uma pequena garota usa o hidrocor TRIS Glow, o lápis de cor TRIS Twice e a Caneta Gel Mini Glitter para criar a “Flor Macaco”, que também ganha vida e acaba tendo uma de suas pétalas arrancadas pela romântica garotinha na brincadeira do “bem me quer, mal me quer”. A campanha da TRIS ainda inclui um comercial dedicado exclusivamente às licenças da Disney, Marie, Princesas e Fadas, e mostra meninas colorindo seus personagens favoritos e o que elas pintam se materializam nelas.

Já os comerciais da STAEDTLER são focados nos benefícios oferecidos pelos produtos da linha escolar da marca, como a tinta ultrala-vável das hidrocores, e a película de proteção ABS (Anti Break System) nos lápis, tecnologia que garante até 45% a mais de resistência contra quebras, e consequentemente menor consumo de madeira e interrupções no uso. São 3 filmes, sendo que 2 apresentam as hi-drocores e os lápis com ABS para as crianças, e outro explica a vantagem da proteção extra dos lápis para os papais.

www.summit.com.br

novos comerciais das marcas tris e staedtLer

“1, 2, TRIS. Pode imaginar”

é o novo slogan da campanha

de volta às aulas da marca de

materiais escolares TRIS.

Page 11: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 12: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

12

Categoria de Produto

as colas, fitas e etiquetas, espe-cialmente utilizadas nas ativi-dades artesanais e no ambiente escolar, deixaram de ser básicas.

Sem dúvida, ainda há muitas opções tra-dicionais que são destinadas ao consumo diário, porém, hoje é possível encontrar no mercado diferentes e criativas versões, que atendem às novas demandas de consumo, além de serem responsáveis pelas compras por impulso.

De acordo com Silvia Broetto, especia-lista de marketing da divisão de papelaria

Colas, fitas e etiquetasos novos produtos adesivos

sem perder o foco em oferecer alto poder de adesão, a indústria investe em produtos cada vez mais coloridos, com brilho, estampados e formatos diferenciados

A 3M trabalha

para a melhoria

dos adesivos,

com destaque

para o design e a

inovação.

e escritório da 3M do Brasil, o público jovem busca produtos diferentes, coloridos e divertidos, com forte apelo em design. “Nossa proposta é levar di-ferenciação, inovação e qualidade para os consumi-dores. Os laboratórios da 3M estão constantemente trabalhando na melhoria dos produtos, associados a design e inovação.”

Para Paula Yamazaki, diretora comercial da Del-ta Artigos Escolares, a tendência está em agregar valor aos produtos, isso significa utilizar licenças, itens ecologicamente corretos e ter certificações que atestam a qualidade e segurança dos itens desenvolvidos. Em 2006 a empresa lançou sua linha de colas, com a marca Koala. Hoje, em seu portfólio há colas isopor, líquidas, coloridas e com glitter, todas em diferentes tamanhos, e para este ano de 2010 serão apresentadas várias novidades. “Trabalhamos para que o nosso produto tenha o diferencial preço-qualidade, contamos, por exem-plo, com a certificação do INMETRO, apresentamos

Page 13: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

Colas, fitas e etiquetasos novos produtos adesivos

características bem competitivas e tivemos o cuidado em desenvolver uma cola que em termos de aderência está na média das encontradas no mercado brasileiro, sendo que na nossa categoria é a mais econômica, financeiramente falando”, explica Paula.

Proprietária da marca Maxi Cola, de colas líqui-das e em bastão, a Frama constantemente pesquisa tendências e aperfeiçoa os seus produtos. Recente-mente potencializou a fórmula de suas colas – que é à base de água, livre de amido e ftalatos (o que não propicia a procriação de bactérias) e por ser mais densa, tem uma concentração maior de sólidos por unidade de volume, gerando um alto nível em termos de aderência. “Utilizamos sempre o que há de melhor em componentes adesivos para obter uma cola de aderência impecável e mesmo assim, que seja lavável e não tóxica”, destaca Maurício Fischer Costa, consultor de marketing da Frama.

Colas em cores neon

Tanto no mundo da moda, quanto no de cosméticos, vem predominando os tons neon e é acompanhando esta tendência que o grupo austríaco Kores - com presença em mais de 70 países, produzindo mais de 1.000 itens para uso escolar e em escritório – desenvolveu a sua nova linha de colas em bastão Neon, nas cores ama-relo, azul, rosa e verde. A em-presa tem também uma linha de colas glitter. Já em relação às fitas adesivas destacam-se os suportes nos modelos “Caracol” e “Deskpot”, ambos com design moderno, tornando-os mais atra-entes no ponto-de-venda.

A proposta da

Delta Artigos

Escolares é

agregar valor

aos produtos.

Sob a marca Koala, a Delta

apresenta colas com glitter,

colorida, líquida, para

isopor, entre outras opções.

Page 14: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

14

Categoria de Produto

“Trabalhamos para a melhoria e inovação con-tínua do nosso portfólio com foco em qualidade, praticidade e design, tornando os produtos mais atrativos, destacando-se pelo seu visual e funciona-bilidade. Em se tratando de colas, temos a expansão do mix com criatividade, cores e formas distintas. No item fita adesiva, apresentamos o design so-fisticado, dando elegância ao escritório. Outros destaques são a maior quantidade de glicerina na cola bastão, para que deslize bem e não enrugue o papel, secando um pouco mais lento e possibili-tando o reposicionamento da colagem, caso seja necessário. Enquanto que as fitas adesivas têm uma fixação super-resistente, propiciando um resultado final melhor”, destaca Beatris Alves, gerente de marketing e vendas do Grupo Kores.

O grupo Kores acompanha

a tendência da moda e

lança colas em tons neon.

Suportes para

fitas adesivas

nos formatos

Caracol e

Deskpot

são outros

destaques do

Grupo Kores.

design em formato de “donut”

Cores e design modernos foram os aspectos explorados pela 3M no novo suporte para fita adesiva. O dispensador vem com a fita mágica e é direcionado ao público infantil e adolescente.

Com design no formato de um “donut”, famo-sa rosquinha açucarada americana, é moderno e compacto, para ser levado na bolsa, na mochila ou no estojo. Com duas opções de cores vibrantes, verde e rosa, o suporte tem formato e lâmina de corte produzidos em material plástico, o que alia resistência e segurança no manuseio do produto. “O novo dispensador já vem com fita mágica de

Beatris Alves,

gerente de

marketing e

vendas da Kores

do Brasil, aposta

que os jovens farão

coleção da cola

neon.

19mm X 5m, uma medida exclusiva do lançamento, tem troca simples de refil da fita e tampa que abre e fecha facilmente. Além disso, é importante desta-car algumas características da fita mágica, como por exemplo, o fato de ser invi-

Page 15: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 16: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

16

Categoria de Produto

Design no

formato de

“donut” para

o dispensador

de fita adesiva

da 3M.

sível quando aplicada sobre papel e em fotocópias, aceitar escrita de lápis e caneta, não amarelar, mantendo a nitidez mesmo com o passar dos anos, além de fácil corte”, afirma Silvia, executiva da 3M do Brasil.

fitas da Moranguinho

Atuando no mercado de fitas adesivas desde 1969, a Adelbras utiliza a mais alta tecnologia para a fabricação dos produtos e controle de seus processos. Mas não é só, para se diferenciar, a em-presa investiu no licenciamento e lançou a linha da Moranguinho, que hoje possui 15 produtos, entre diferentes tipos de fitas com aroma de morango, memo note, etiquetas e dispensador. “Esta linha faz um grande sucesso entre o público feminino. No mercado há muitos produtos licenciados, faltava lançar algo na categoria adesiva. Apostamos nesta estratégia e o resultado nos surpreende a cada dia”, comenta José Carlos

B. Campos, gerente geral da Adelbras.Ainda compõe o portfólio da Adelbras outros

produtos como: fitas adesivas em papéis, crepe, dupla-face, para embalagem e empacotamento leve e pesado, fitas adesivas coloridas, para uso escolar, linha memo note (blocos e marcadores autoadesivos) e outros.

etiquetas Mig&Meg

Coloridas, alegres e mais uma opção de produto com personagens, as etiquetas desenvolvidas pela Arco – Arte & Comunicação trazem os persona-gens Mig & Meg, que levam mensagens de Deus aos públicos infantil e adolescente. Os produtos destinam-se a identificação de cadernos e demais materiais escolares. Recentemente foram lançados dois modelos femininos e dois masculinos, cada cartela vem com seis etiquetas diferentes. “Todas as etiquetas, adesivos e stickers Mig&Meg são pro-duzidos em papel de alta qualidade de impressão, brilho e aderência. O material utilizado atualmente é papel Colacril, um couche brilhante adesivo com

A Adelbras investiu no

licenciamento para

incrementar a sua linha de

produtos adesivos.

Page 17: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

85g”, destaca Talita Lieven, gerente de marketing da Mig&Meg.

adesivo alto tack

O grande diferencial das etiquetas Print Label está no adesivo Alto Tack. “O principal avanço tecnológico foi esta invenção, que apresenta maior “tack”, ou seja, alto poder na adesividade inicial e em vários tipos de superfícies, inclusive papelão. Antes desta invenção era utilizado o hot melt, considerado caro e agressivo para a natureza. Depois veio o adesivo acrílico, que resolveu o problema de preço e a questão do ecologicamente correto, porém sem um bom tack. Com a nossa novidade, apresentamos uma solução ecologicamente correta, com preço justo, altíssimo tack inicial e grande durabilidade. Todos os produtos da Print Label têm outro diferencial que está na qualidade do papel utilizado que é o Chambril, da International Paper”, observa João Luiz Gabassi, diretor de estratégia da Print Label.

Alegres e coloridas, as etiquetas da

turminha Mig&Meg são indicadas

para a identificação de cadernos e

demais materiais escolares.

Page 18: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

18

Categoria de Produto

Em seu anúncio publicitário, a

Print Label destaca o adesivo

alto tack e o seu poder de

adesividade.

O executivo destaca a política comercial da Print Label como sendo mais um aspecto de êxito da empresa no segmento de produtos adesivos. “Não prestigiamos distribuidores canibais e “atacarejos”, ou seja, nós não incentivamos que distribuidores comprem a preço de atacado e vendam com baixa margem no varejo, atrapalhando o mercado das papelarias. Além disso, a nossa política comercial não é excludente, não pregamos a exclusividade,

pois cremos que isto não é algo que se impõe, e sim que se con-quista.”

Personalização do produto

Para o executivo da Frama,

Maurício Fischer, a personalização do produto, de acordo com o público ao qual se destina, é uma realidade que acarretará em novas inovações (tanto em cores, quanto em formas e materiais), além de um crescimento ainda maior das linhas. “Além disso, a preocupação social está em foco, toda a empresa precisa investir em materiais que não agridem o meio ambiente e dar um destino correto aos resíduos não utilizados.”

novas aplicações para as etiquetas

De acordo com a Pimaco, líder no mercado nacional no segmento de etiquetas autoadesivas, a tendência é o uso de cores, acabamentos e formatos diferenciados. “Investimos nesta área e disponibilizamos novas aplicações para as etiquetas como o Adesivo para Laptop, que garante impressão em qualidade fotográfica com adesivo removível; etiquetas para projetos personalizados e scrap-booking, entre outras opções. A empresa também trouxe aos públicos kids e teen produtos como stickers, há etiquetas De/Para, para identificação de presentes e reforços para fichário em formatos divertidos. A principal evolução foi exatamente esta de permitir novas aplicações para um produto que originalmente era usado apenas para endere-çamento. As etiquetas da Pimaco foram evoluindo tecnologicamente ao longo dos tempos, de forma que hoje disponibilizamos até para fotos digitais, entre muitos outros produtos”, cita Paulo Castro, gerente de marketing da Pimaco.

Um outro destaque é na linha de etiquetas ink-jet+laser, com a Speed Label, desenvolvida em pa-pel especial, com umidade controlada e gramatura

“Estamos constantemente

pesquisando tendências e

aperfeiçoando os nossos produtos.

Recentemente potencializamos

a fórmula das colas líquida e

bastão”, Maurício Fischer Costa,

da Frama.

Page 19: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 20: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

20

A Bic desenvolve

opções de colas

líquidas e em

bastão, atendendo

as necessidades de

diferentes tipos de

consumidores.

Categoria de Produto

diferenciada. “Essas etiquetas possuem o sistema 4LL, que garante quatro lados livres de adesivo, garantindo que as impressoras e copiadoras fiquem livres de resíduos”, ressalta Paulo.

Colas ecológicas e licenciadas

A Bic atua nos segmentos de cola bastão (8g, 21g e 36g) e cola branca líquida (40g e 90 g), além disso, possui uma linha exclusiva de colas bastão do Pooh, Princesas e Mickey. No momento, vem

trabalhando para dar origem a cola ECO, ampliando sua linha de soluções ecoló-gicas (ECOlutions), já que a questão do desenvolvimento sustentável está em alta e a Bic demonstra comprometimento com este assunto, tendo criado produtos como as canetas esferográficas e lápis (produ-zidos com 40% de material reciclado) e corretivo à base de água.

“Prezamos pela qualidade e eficiência dos nossos produtos. Todos os itens da Bic são testados diariamente por milhões de consumidores no Brasil e no mundo. E é por meio desta relação que a empresa busca sempre a inovação, atendendo

completamente a necessidade de seus consumidores. Nossas colas são desenvolvidas à base de água, são laváveis, atóxicas, além de terem a

certificação do INMETRO”, esclare-ce Anderson Gallo, gerente de

produto da Bic.

Colas para artesanato e também para uso escolar

Tendo como propostas oferecer colas versáteis e inovar em conceitos, a Glitter constantemente pesquisa matérias-primas e formas de produção para desenvolver suas colas para artesanato e de uso escolar, além disso, preocupa-se em preservar o meio ambiente, a goma arábica, por exemplo, é produzida a partir de amido de mandioca, sendo 100% vegetal. “Boa parte dos nossos produtos é à base água. Pensamos em toda a cadeia produ-tiva, desde o desenvolvimento em laboratório, passando pelas embalagens, exposição e forma de divulgação”, explica Fernanda Lopes, supervisora de marketing da Glitter.

Dentre os destaques da empresa estão o Squizz Adesivo, que traz um novo conceito, a liberdade de criar adesivos. A partir de um desenho qualquer ou de folhas polimetalizadas/ poliperoladas de presen-te, cria-se adesivos para colar e decorar. Disponível em seis cores, há opções com glitter, fosforescente (brilha no escuro) e incolor.

Tem também a cola pano, à base de água e livre

Novo conceito. Squizz

Adesivo, da Glitter, oferece

a possibilidade de criar

adesivos.

Page 21: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 22: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

22

de ácidos, que pode ser usada em atividades como scrapbooking, decoupage, entre outras; a cola glitter, um gel em bisnaga de fixação temporária, direcionada ao uso escolar e a cola EVA, que sendo uma cola de contato a base de álcool, evapora, permitindo às crianças fazerem arte com EVA ou feltro, sem que haja risco tóxico. “Nossos produtos colam mesmo. São verdadeiros adesivos. Engraçado até, porque o nosso SAC recebe emails de clientes que colaram seus trabalhos, usaram e depois que-rem descolá-los. Para estes casos da linha escolar, desenvolvemos a cola descola e a cola glitter. Já em relação aos produtos para artesanato, uma vez utilizados é praticamente impossível removê-los”, esclarece a supervisora, Fernanda.

a aderência é importante, mas não é só!

Uma maneira de demonstrar o cuidado com a qualidade dos produtos adesivos pode ser constata-da nas certificações que muitos possuem. Trata-se de mais um importante aspecto a ser levado em consideração pelo lojista ao selecionar os seus fornecedores, bem como, pelos consumidores

Categoria de Produto

que muitas vezes compram para os seus filhos usarem.

Os produtos Kores, por exemplo, obedecem às normas internacionais, da União Europeia (EN71: segurança para crianças) e a fábrica no México é certificada com a ISO 9001. “Os dois valores mais importantes da Kores são qualidade e confiabilida-de, desde a sua fundação em 1887. Portanto, seguir normas e legislações é apenas o nível mínimo de exigência a cumprir, quer dizer que os nossos crité-rios e controles de qualidade são mais rigorosos para atingir as normas internas de qualidade”, destaca Beatris, gerente da empresa.

Atenta à aderência de seus produtos, a 3M tem um adesivo específico que atende cada finalidade de aplicação. Na linha de fitas de empacotamento Scotch com filme de polipropileno (BOPP), por exemplo, a tecnologia do adesivo é hot melt, que garante 10 vezes mais adesão no fechamento. Na família Scotch Fixa Forte, as fitas fixam com segu-rança, facilidade e sem sujeira, os objetos de de-coração, quadros, espelhos etc. Oferecer produtos com excelente aderência não é a única preocupação da 3M, em sua linha de colas liquida e em bastão, a empresa tem a certificação do INMETRO na ca-tegoria de segurança de artigo escolar.

A Pimaco utiliza adesivo atóxico, solúvel em água, livre de metais pesados e organoclorados. Certificada pela ISO 9001:2000 – Projeto, fabrica-ção e comercialização de autoadesivos, a empresa estabelece o compromisso em manter práticas internas que atendam plenamente aos requisitos da qualidade, repetibilidade e melhoria contínua dos processos.

Após passar por uma automatização em seu pro-cesso fabril, a Frama vem em uma evolução cons-

Toda a linha de colas Maxi Cola Frama

é revisada e testada periodicamente,

a fim de se manter um alto nível de

qualidade em termos de aderência.

A Cola Pano, da Glitter, é

à base de água e livre de

ácidos, podendo ser usada em

atividades como scrapbooking.

Page 23: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 24: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

24

Categoria de Produto

tante no que diz respeito à qualidade e agilidade. “Hoje possuímos um controle rigoroso de injeção, sopro e envasamento de frascos, um processo todo automático em que se econo-miza tempo e prioriza a qualidade. Além disso, temos a certificação voluntária da ABNT: NBR-15236/03 pelo órgão IQB, filiado ao INMETRO, e a certificação ISO 9001:2008 está em processo de conclusão, além de todas as certificações obrigatórias. A regulamentação da empresa sempre foi prioridade para nós, que traba-

lhamos segundo rigorosos padrões de qualidade”, explica o executivo Maurício.

Com o compromisso de oferecer produtos seguros às crianças e estudantes, a Glitter possui a certificação do INMETRO. A empresa também é qualificada pela ANVISA que certifica perante as normas de boas práticas de fabricação e controle (BPF).

O diretor da Print Label, Gabassi, explica que o silicone usado nas etiquetas autoadesivas é tóxico e precisa ser incinerado ou aterrado. Para comprovar suas ações ecologicamente corretas, a empresa possui a certificação da CETESB.

a exposição no PdV

Como existem diferentes tipos de produtos adesivos, para diversas finalidades, os lojistas em geral têm demanda destes produtos durante todo o ano. A categoria deve ser trabalhada no PDV de maneira a facilitar o entendimento e a compra por parte do consumidor.

“Quanto à exposição, quando feita atrás de balcões ou dentro de vitrines baixas dificulta e inibe as vendas. A 3M fornece diversos displays e materiais para seus clientes a fim de facilitar expo-sições com boa sinalização de marca, garantindo o reconhecimento e confiabilidade no PDV, além de permitir exposições cruzadas, por exemplo, clip

strips com cola bastão próxima aos corredores de cadernos para que o consumidor se lembre de levar o produto”, ensina a executiva da 3M, Silvia.

Explorar os pontos extras e pontas de gôndola são as sugestões do gerente da Aldebras, José Car-los, para que o lojista gere compras por impulso. “Para isso, a Adelbras oferece diversos materiais como displays, faixas de gôndola e plástico de forração, que devem ser expostos em lugares de grande circulação. Orientamos os revendedores para que as fitas sejam organizadas por família, como crepe, dupla face, coloridas, etc e também em ordem das medidas. Lembrando que a loja sempre deve estar abastecida, limpa e com preço em todos os itens.”

“O principal

avanço

tecnológico das

nossas etiquetas

foi a invenção

do Alto Tack,

que apresenta

alto poder na

adesividade

inicial e em

vários tipos

de superfícies,

inclusive

papelão”, João

Gabassi, da Print

Label.

O adesivo utilizado

pela Pimaco

é atóxico, solúvel

em água, livre de

metais pesados e

organoclorados. As

etiquetas podem

ser aplicadas em

diversos tipos de

superfícies.

Page 25: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 26: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

26

Mercado

seja para atender os clientes corporativos, estudantes ou mesmo para o consumidor que deseja ter em casa uma calculadora, é importante que as papelarias em seu

mix tenham este produto. “A comercialização das calculadoras pelas papelarias tem aumentando, mais o que ocorre é que ainda há lojas que não trabalham de maneira correta, restringindo-se a alguns modelos e sem atrativos. É certo que as calculadoras mais baratas, embora tenham vida útil menor e sejam descartáveis, são vendidas cada vez mais, proporcionando maior giro nas pratelei-ras, mas é fundamental diversificar com modelos mais sofisticados e com novas funções”, observa Bianca Dentello Marchesano, do departamento de marketing da HD Marchesano, que distribui diferentes marcas de calculadoras.

Na opinião de Lucas Huang, diretor comercial da CHTech, que distribui as marcas Procalc, Trully

novas e modernas calculadorasos lançamentos e as tendências destes pequenos eletrônicos

e Zeta, ao trabalhar com calculadoras muito bara-tas (que às vezes, dependendo do modelo, pode ser mais barata que uma caneta) e de qualidade duvidosa, o lojista não agrega nada em seu fa-turamento. “O dono da papelaria precisa buscar produtos diferenciados e também comercializar modelos de calculadoras científicas ou financeiras, pois são itens que têm recursos mais técnicos e mais qualificados, consequentemente valor agre-gado maior”, opina Huang.

Um outro aspecto a ser observado pelo lojista que atua neste segmento e, destacado pelo exe-cutivo Huang, é que tem surgido muitas marcas e produtos ruins no mercado, principalmente devido a facilidade de se importar da China. “Este fato deprecia a categoria, pois calculadora é um produto eletrônico, portanto, tem vida útil, qualidade dos componentes, entre outros pontos a serem levados em consideração. É fundamental pesquisar os fornecedores e checar a procedência dos produtos.”

Ana Luiza Matos Silveira, gerente comercial da Cweb, empresa que distribui calculadoras Casio, comenta que as papelarias voltaram a acreditar no potencial que as calculadoras têm. “Com o aumento na diversidade de modelos, tamanhos e cores, hoje é possível atrair consumidores de diferentes idades e perfis.”

As papelarias são os grandes parceiros na comercialização e divulgação das calculadoras, segundo Vanessa Finati, coordenadora de comu-nicação e marketing da distribuidora Reis Office, que comercializa as marcas HP, Olivetti e Elgin. “A papelaria é o ponto de encontro de todos os usuá-rios de calculadoras, portanto, trata-se de um canal fundamental para a venda destes itens.

E, mesmo com todo o avanço da tecnologia no mercado de informática, fazendo com que

As últimas

novidades são

calculadoras

coloridas e

com display

grande. Linha

distribuída pela

HD Marchesano.

Page 27: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

novas e modernas calculadorassoftwares contábeis e planilhas Excel façam cada vez mais parte do gerenciamento das empresas e da vida doméstica, acredito que as calculadoras ainda têm seu espaço garantido devido a agilida-de e facilidade de uso. Tais características irão mantê-las ainda por um longo tempo entre nós, sem crescimentos vertiginosos, mas com uma perene manutenção nos volumes atuais.”

tendência

Alguns modelos de calculadoras vêm tendo ascensão nas vendas, enquanto outros apresen-tam demanda estável. “As versões maiores, com mais funções e impressora, têm potencial de crescimento. Já as opções com operações básicas tendem a ter demanda em ritmo mais estável, e se não apresentarem portabilidade, poderão ser “substituídas” até mesmo pelo computador”, ana-lisa André Saslavsky, gerente de relacionamento da Opeco, que distribui calculadoras das marcas Sharp.

Produtos modernos e com diferenciais é o que o consumidor busca, com as calculadoras acontece o mesmo. Segundo o diretor da CHTech, Lucas, em termos de tecnologia, acrescentam-se funções e em relação ao design e cores, variam de acordo com a moda. “As calculadoras coloridas têm sido uma tendência, bem como aquelas que apresentam o design diferente, além dos recursos adicionais, que vão desde uma porta USB, até teclados à prova d’água.”

As calculadoras coloridas com display grande também foram destacadas pela executiva, Bian-ca, da HD Marchesano. “As calculadoras de cores sóbrias com formato tradicional estão cedendo espaço para as mais inovadoras.”

O gerente da Opeco, André, acrescenta que as

calculadoras de mesa com visor inclinado ou articulado têm grande procura, assim como os modelos básicos com ali-mentação solar, evitando a utilização de bateria, sendo uma opção “ecologicamente correta”. No que se refere à fun-cionalidade, o executivo destaca a portabilidade como um grande apelo de vendas.

Qualidade, inovação e preço acessível “Com mais de 100 modelos, a CHTech apresen-

ta calculadoras com características específicas. “As da Procalc são modelos diferenciados, inova-dores, de qualidade e tecnologia; a Trully é uma marca reconhecida por sua qualidade; as calcula-doras costumam durar mais de 10 anos; e a Zeta é uma nova marca, que entra para oferecer opção de preços acessíveis”, explica o diretor Lucas.

A empresa está com novidades como a linha de calculadoras pessoais com visor de matriz de pontos PC306 (dot matrix); e calcula-dora financeira com entrada de dados via Notação Polonesa

“As vendas das calculadoras

têm aumentado nas

papelarias, porém, ainda

há lojistas que optam por

produtos baratos e de baixa

qualidade, não agregando

valor ao seu faturamento”,

Lucas Huang, da CHTech.

A CHTech

distribui as

marcas Procalc,

Truly e Zeta.

Mais uma vez

destacam-se as

calculadoras

coloridas.

Page 28: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

28

Mercado

(RPN), que tem o mesmo funciona-mento das que já estão no mercado, porém a um preço 1/3 menor. “Isso dará chance aos estudantes de economia, administração, finanças e contabilidade adquirirem uma calculadora com preço acessível. A CHTech também apresenta a PC280WP, única no mercado que tem teclado à prova de água e café”, destaca Lucas.

Modelos sharp

Se a necessidade é por calculadoras que

apresentam funções básicas, há opções disponi-bilizadas pela Opeco como a EL124A, com laterais e teclas emborrachadas, visor articulado e a ali-mentação solar; ou ainda a opção EL376SBK, com alimentação solar e tampa protetora e a EL233BK, que é portátil e fácil de carregar no bolso. “Te-mos também uma calculadora que é considerada educativa, a ELS50BBL, ideal para as crianças em

fase de aprendizado, possibilitando a prática de exercícios matemáti-cos, tendo avaliação de desempe-nho, com resposta e percentual de acerto. Além destas, temos ainda as calculadoras com funções mais específicas e impressora, utilizadas por profissionais”, descreve André, gerente da Opeco.

O executivo explica que no portfólio da Opeco, as calculadoras que acabam tendo maior procura por parte dos donos das papela-

rias são as menores e sem impressoras, por possuírem baixo valor agregado, saem por cerca de 10 reais para o consumidor final. “Além de ocuparem pouco espaço na loja, podem ser alvo de compras por impulso”, diz André.

Calculadoras coloridas Em 2010, a Cweb vai investir na linha Casio de

calculadoras coloridas, além de design atraente e qualidade no acabamento. “Temos modelos de mesa e de bolso, sem contar que algumas delas apresentam funções especiais como cálculo de horas e conversão de moedas”, afirma Ana Luiza, gerente comercial da empresa.

A linha está dividida em quatro segmentos: científicas, financeiras, práticas (bolso e mesa) e impressoras. “São bastante procuradas pelos frequentadores das papelarias, as calculadoras científicas, principalmente no período de volta às aulas. Além disso, há um excelente mercado para as impressoras, que vão de pequenas e portáteis até modelos para trabalho pesado”, explica Ana Luiza.

Mais de 100 modelos A HD Marchesano oferece aos lojistas mais

de 100 opções de calculadoras de marcas como Casio, Sharp, Elgin, Texas, Sheng, Kádio e Taksun. “São diferentes marcas, propostas e tamanhos, pois sempre haverá uma calculadora em uma bolsa feminina, na pasta de um profissional, na mochila de um aluno ou em uma mesa do lado do computador”, afirma Bianca da área de marketing da HD Marchesano.

HP, olivetti e elgin

A Reis Office distribui uma grande variedade de calculadoras e dentre as novidades destacam-se

Calculadora com

teclado à prova de

café e água.

Calculadora

Sharp, distribuída

pela Opeco. Tem

visor articulado

e funciona com

alimentação solar.

Calculadoras

Sharp com

funções mais

específicas e

impressora.

Page 29: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 30: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

30

Mercado

o modelo científica 300S, da marca HP, com dis-play LCD, 249 funções embutidas e 8 memórias; da marca Olivetti o lançamento é a calculadora térmica de 14 dígitos, Olivetti Logos 804T. “Devido a sua nova tecnologia térmica de impressão ela é bastante silenciosa, além de ser veloz e não necessitar do uso de fitas ou roletes. Quanto à sua funcionalidade, ela mantém o padrão operacional, ou seja, simples, direto e com funções abrangen-tes; e o consagrado design italiano”, observa a executiva da empresa, Vanessa.

Com a marca Elgin, as novidades são os mo-delos de mesa: MV4130, na cor rosa, 12 dígitos, números grandes, duplo zero, porcentagem e raiz quadrada; a MV4131, na cor vermelha, visor LCD, números grandes, porcentagem, raiz quadrada, inversão de sinal etc; a MV 4124 preta, visor LCD, 12 dígitos, célula solar, porcentagem, duplo zero, correção dígito e inversão de sinais, além da MA 5111 com bobina, compacta, visor LCD, 12 dígitos, duplo zero, memória constante, cálculo de margem, correção total e parcial.

dê olho na garantia

O lojista que comercializa calculadoras precisa estar atento em relação as garantias que são ofe-recidas e assim retransmitir esta informação aos consumidores finais.

A CHTech possui mais de 250 postos de as-sistência técnica em todo o país, além disso, as calculadoras têm um ano de garantia.

Os lojistas e consumidores finais que adquirem as calculadoras da marca Sharp possuem um ano de garantia, e a Opeco, como distribuidora, possui mais de 300 postos credenciados de assistência técnica que podem ser identificados através do site www.opecoservice.com.br.

A HD Marchesano na maioria das vezes oferece uma máquina nova. “Nosso objetivo é atender o cliente de maneira rápida e objetiva”, reforça a executiva, Bianca.

As calculadoras Casio têm um ano de garantia e acompanham manual de instruções. Além disto, é oferecido aos clientes e consumidores um SAC para esclarecimentos de dúvidas, solicitações e

reclamações.Todas as calculadoras Olivetti possuem ga-

rantia balcão de seis meses. Com assistência técnica em todo o Brasil, a Elgin tem um SAC preparado para informar quanto ao manuseio das calculadoras e para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Já as calculadoras HP têm garantia de três anos e suporte direto da HP Brasil.

As calculadoras

Casio chamam

atenção pela

diversidade de

cores, design

atraente e pela

qualidade no

acabamento.

A HD Marchesano

oferece aos

lojistas mais de

100 opções de

calculadoras de

marcas como

Casio, Sharp,

Elgin, Texas,

Sheng, Kádio e

Taksun.

Page 31: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 32: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

32

Raio X

Para que a revenda obtenha sucesso nos negócios, vale destacar que as parcerias comerciais firmadas têm uma importante contribuição. Se estas são

boas, certamente irão gerar resultados positivos, caso contrário, os negócios podem fracassar. No caso do varejo, as parcerias com os distribuidores são cruciais. É preciso conhecê-los, entender seu posicionamento estratégico, o foco de atuação, a estrutura e muitos outros aspectos para definir

quem melhor atenderá o seu negócio.Há 8 anos no mercado, a Banca de Car-

tuchos iniciou sua atuação com cartuchos e suprimentos de remanufatura, depois agregou produtos e equipamentos de

impressão e há cerca de 3 anos ampliou o portfólio com artigos de papelaria. “Oferecemos um mix de produtos bem diversifi-cado composto por 5 mil itens. Para atender aproximada-mente 10 mil revendas em todo o território nacional, estruturamos uma logística completa e eficiente e, nos

baseamos principalmente na variedade, onde nosso cliente

encontra numa só distribuidora, artigos para todos os perfis de consu-

midor”, explica Cristiano Rodrigues,

distribuidorese os seus desafiosCada qual com o seu posicionamento

estratégico, os distribuidores contam o que fazem para aprimorar o atendimento aos lojistas

proprietário da Banca de Cartuchos, acrescentan-do que a empresa trabalha para oferecer suporte e meios para que as revendas explorem todo seu potencial e prosperem. “Desempenhamos um papel importantíssimo, pois somos o elo entre o fabricante e a revenda, se de um lado a realidade visa tendências de mercado e inovações, do outro é a prática que determina o rumo dos negócios e cabe a nós a função de traduzir e adaptar o posicionamento dos fabricantes à realidade do mercado varejista. Compete-nos a obrigação de dar suporte e oferecer meios para que as revendas explorem todo seu potencial. Nosso lema é crescer e fazer crescer, entendemos que quando nossos clientes estão bem estruturados e seus negócios vão bem, é vantajoso para toda a cadeia de distribuição.”

distribuição com qualidade

Tendo em seu portfólio, produtos que vão de calculadoras, passando por mídias, periféricos, telefones e notebooks, totalizando 500 itens, a CHTech, que pretende aumentar o seu mix em 700 diferentes produtos em 2010, possui hoje em todo o Brasil, 5 mil clientes, os quais procura atender com rapidez, oferecendo suporte pós-venda de qualidade. “Não comercializamos produtos ba-seados em preços, mas em percepção de marca, qualidade e valor. Por isso, a nossa distribuição

“A Aldo oferece aos

lojistas, benefícios

exclusivos para

uma atuação

lucrativa”, Aldo P.

Teixeira.

Page 33: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

distribuidorese os seus desafios

se restringe à qualidade e não quantidade. Bus-camos trabalhar não somente em vendas, mas em trade marketing, ou seja, desenvolver um marketing relacional, treinando os vendedores dos lojistas e preparando campanhas de incen-tivos que façam as revendas venderem mais e melhor”, afirma Lucas Huang, diretor comercial da CHTech.

foco na atuação com agilidade

Em 1955, o Grupo Bignardi iniciou os traba-lhos no mercado de distribuição com o Atacadão Jandaia e hoje distribui cadernos, agendas e fichários, além de papel A4, cartolinas e formulários, so-mando mais de mil itens, que chegam em todo o Brasil para mais de 7 mil clientes. “Estreitar o relacionamento com o varejo é fundamental para todo o Grupo Bignardi. Em linhas gerais, o conceito do Atacadão Jandaia é atuar e distribuir em todo o território nacional com muita rapidez. Hoje, agilidade na entrega é muito importante, pois influencia diretamente nas vendas dos produtos, haja vista que a velocidade de reposição interfere diretamente neste nosso mercado de forte sazonalidade”, informa Ale-xandre Luis Gonçalves, gerente comercial do Grupo Bignardi.

O Grupo fez investimentos de mais de R$ 78

milhões em equipamentos e de R$ 1 milhão para modernizar seu atacado. Também está investin-do R$ 850 mil num plano de mídia agressivo e ousado.

expertise no pequeno e médio varejo

Representando 27 fabricantes do mercado de TI – Tecnologia da Informação - com grande diversidade de produtos, a Aldo possui cerca de 7.500 clientes ativos localizados nas regiões Sul e Sudeste do país. A empresa tem expertise no

A Banca de

Cartuchos

distribui

cartuchos,

suprimentos de

remanufatura,

produtos e

equipamentos de

impressão, além

de artigos de

papelaria.

Page 34: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

34

pequeno e médio varejo, embora também atenda os grandes. Para o distribuidor, quanto mais seus parceiros crescem, mais o seu negócio crescerá. Assim, além de trabalhar com muita informação oferece para os clientes, benefícios exclusivos para uma atuação lucrativa.

A Aldo possui um programa de fidelidade, re-lacionamento e crédito chamado Aldo Crazy Card que possibilita aos clientes comprarem na Aldo utilizando crédito adicional e formas de parcela-mento exclusivas. O cliente começa com o cartão

verde e à medida que evolui em sua parceria com a Aldo salta para o cartão amarelo e depois para o azul. Cada vez que salta de cor, saltam as vantagens nas negociações. A medida não é apenas o volume de negócios, mas a fidelidade na relação. “A cada compra com o Aldo Crazy Card são creditados para o cliente Aldolares. Uma moeda que ajuda a tangibilizar as vantagens que se leva na Aldo, podendo ser trocados por verbas de marketing, cursos, materiais de divulgação e uma série de outros benefícios”, explica Aldo Pereira Teixeira, presidente da empresa.

Dentre as novidades que a Aldo preparou para os seus clientes em 2010 está a fabricação de notebooks e desktops. A ideia não é vender estes produtos diretamente ao consumidor final, pois eles serão destinados às revendas. “É um projeto que está demandando tempo e investimento, mas como se trata de uma área estratégica, o esforço do planejamento compensa”, afirma o executivo Aldo.

atendimento personalizado

Há seis décadas a Nacional de Papéis oferece aos lojistas, em especial da região Sudeste do Brasil, compreendendo o eixo Rio-São Paulo, os mais diversos tipos de papéis planos como offset, couchés, reciclados, cartões, cutsize, suprimentos em informática e outros produtos, totalizando 5 mil itens.

De acordo com Isac Berman, diretor comer-cial e marketing da Nacional, a excelência no atendimento compõe a diretriz estratégica da empresa, sendo considerado um de seus maiores diferenciais. “Prezamos por um atendimento personalizado, com agilidade, confiabilidade e segurança. Além do atendimento telefônico e eletrônico, nossa equipe de vendas realiza visitas periodicamente, a fim de estreitar o re-lacionamento com os clientes, compreender suas necessidades e atendê-las da melhor maneira possível. Nosso prazo de entrega é sinônimo de

Cristiano Rodrigues ( dir.) e Márcio Mesquita, sócios

da Banca de Cartuchos, destacam que o objetivo da

empresa é oferecer aos clientes, ferramentas que os

possibilitem agregar valor aos negócios.

Raio X

A CHTech investe

em atendimento

rápido e suporte

pós-venda.

Page 35: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 36: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

36

nossa eficiência.”A Nacional preza pela satisfação de

seus clientes em todos os níveis, por isso, segundo Isac, além de apresentar soluções criativas e inovadoras, garan-te resultados otimizados pela relação custo-benefício. A distribuidora oferece campanhas de benefícios aos clientes, condições especiais e atendimento personalizado. “A Nacional atua de maneira idônea e exercendo a com-

petitividade sadia, esforçando-se para otimizar as condições de atuação no mercado. Acredi-tamos que, cada vez mais, haverá maturidade suficiente para que as políticas comerciais possam ser adotadas e cumpridas por toda a cadeia.”

Boas oportunidades e benefícios

Com atuação predominante nas regiões Norte e Nordeste, a Nagem há 10 anos distribui arti-gos e suprimentos de informática, material de escritório e papelaria. O distribuidor mantém um cronograma de oportunidades para o canal lojista, alinhado com os grandes acontecimentos nacionais e regionais. “Com isso conseguimos atender as necessidades de nossos clientes. Quando estamos no período de volta às aulas, por exemplo, direcionamos produtos com preço e condição de pagamento para atender o lojista nessa época do ano, quando estamos no Dia das Mães, focamos produtos e promoções para atendi-mento dessa ocasião e assim por diante, ou seja, sempre estamos “falando a língua” que o lojista espera ouvir de um grande parceiro”, diz Ricardo Collazo, diretor comercial da Nagem.

Encontros regionais, que a partir deste ano serão chamados de Nagem Day´s, são promovidos pela empresa e têm como principal missão me-lhorar o relacionamento e expor toda a linha de produtos. Na ocasião, o cliente ainda conta com diversos promotores do próprio fabricante que

auxiliam na escolha do mix a ser comercializado. Os encontros são realizados em Recife, Salvador, Fortaleza e São Paulo, com a presença de diversos lojistas inclusive de outros Estados.

“Para 2010 é extensa a lista de investimentos da Nagem. Pretendemos atingir lojistas mais distantes, localizados no interior, e para isso estamos investimento e aumentando nossa frota de veículos, ampliando nossa equipe de vendas e muito mais”, destaca Collazo.

Uma extensão do estoque da revenda

São 12 anos distribuindo papéis, cartuchos, mídias, bobinas térmicas e outros itens, totali-zando em 3 mil produtos. A MegaData tem como objetivo ser o estoque do revendedor.

A empresa mantém uma rede ativa de comu-nicação formada pela equipe comercial para que este seja um canal portador de novidades e pro-moções, com o intuito de maximizar os benefícios aos lojistas. Além disso, o distribuidor se propõe a promover a profissionalização da equipe de vendas das revendas por meio de ações dirigidas, respeitando as características de cada cliente. “Nosso diferencial também está na agilidade obtida a partir dos recursos que a tecnologia de atendimento pode oferecer, sem abrir mão do contato pessoal. Racionalizar custos produtivos e operacionais com constante atualização tec-nológica tem se mostrado o melhor conjunto de ferramentas para seguir crescendo”, evidencia Luis Menezes, gestor da divisão de papéis da MegaData.

Compromisso com o cliente

Distribuidora de artigos de informática, pape-laria e material de escritório, considerada uma das três maiores na comercialização de papel Copimax e a maior de Minas Gerais, a Port tem como proposta manter o compromisso com os lo-

“A Nacional

apresenta

soluções criativas

e inovadoras,

garantindo

resultados

otimizados”, Isac

Berman.

Raio X

Page 37: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

jistas, fornecedores e a qualidade dos produtos. “Nosso posicionamento é trabalhar com produ-tos originais. É a nossa opção e está em nossa cultura o compromisso de fornecer produtos de qualidade aos consumi-dores, não vendendo ar-tigos similares. Isso por-que o custo-benefício do produto original para o usuário é melhor. É importante lembrar que o consumidor associa a qualidade do produto à empresa”, observa Mauro Araújo, diretor executivo da Port.

Para atender as demandas específicas das re-vendas, sejam elas mais focadas em informática ou papelaria, a Port possui setores diferenciados. “Essa diferenciação contribui para o atendimento sob medida para os clientes, cada segmento tem sua política comercial bem definida. Além disso, buscamos apoiar nossos revendedores com ações que vão desde treinamento a envio de material promocional, chegando a financiar publicidade para os parceiros. Cada caso é analisado indivi-dualmente, levando-se em conta a fidelidade e o potencial do cliente.”

novos canais de comunicação e muito mais

Visando tornar o relacionamento com os lojis-tas cada vez melhor, bem como, deixá-los ainda mais satisfeitos, a Tecnomídia, no mercado há seis anos, distribuindo mídias, mochilas, bolsas para notebook, entre outros itens, abriu novos ca-nais de comunicação, entre eles, aderiu às redes sociais como o Twitter (a empresa disponibiliza atendimento e suporte antes, durante e após todo

o processo de vendas; através de equipe de repre-sentante local, por MSN, e-mail, Nextel, telefone, Skype, fax, SAC, FormSpring, Orkut, Facebook, newsletter e website institucional). Também vem oferecendo novos materiais de apoio, folhetos e catálogos, incorporou as principais tendências de mercado ao mix de produtos, reciclou sua equipe de representantes, fechou ações de marketing co-operado com alguns clientes, ampliou estoques, enfim, realizou várias ações que visam auxiliar os lojistas a fazerem bons negócios, consequen-temente aumentar o lucro.

“Nosso objetivo é prospectar mercados, manter os atuais e gerar novos negócios. Tendo em vista que satisfação gera reconhecimento, vendas, marketing e oportunidades, nosso foco é o cliente. Assim, as principais ações são voltadas no relacionamento e satisfação do mesmo, tanto no atendimento oferecido, quanto na qualidade e variedade do mix de produtos ofertados e ações de marketing cooperado”, afirma Karen Abe, coordenadora de marketing da Tecnomídia.

A Port comercializa marcas, como HP, Epson, Lexmark, Copimax, 3M,

Tilibra, Elgin, Faber-Castell, BIC e Mercur. Está entre as três maiores

distribuidoras de papel Copimax do país e é a maior de Minas Gerais.

Page 38: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

38

AldoA empresa não possui representan-tes externos. Os cliente contam com cerca de 25 pessoas na área de vendas que podem solucionar todas as dúvidas e ajudar os clientes nas compras. Além disso, 60% dos pedi-dos são feitos diretamente através do site da Aldo.

a estrutura de cada um

Banca de CartuchosExpedição - São mais de 100 colaboradores envolvidos direta-mente com a separação, conferência, faturamento e liberação de mais de 500 pedidos diários. Logística – Possui uma frota própria para entregas rápidas num raio de 200 Km e suporte para entregas em todo o Brasil por meio de convênios com 528 transportadoras, além do serviço de entregas dos correios.Atendimento - Atualmente são cerca de 40 funcionários espe-cializados em vendas consultivas que atendem a maior parte dos clientes por telefone e ainda um showroom para disponibilizar o contato direto com inovações, equipamentos e com a equipe de vendas.

CHTechExpedição - Própria Logística - Terceirizada Atendimento – Composto por representantes e televendas. A empresa está finalizando a implantação do software de gestão ERP, da Microsoft ,que possi-bilitará dar um salto em gestão de negócios.

Grupo Bignardi/Atacadão JandaiaA empresa possui uma equipe de retaguarda in-terna, chamada ADV - Administradores de Vendas - para atender os 47 escritórios de representação comercial, espalhados pelo Brasil, na intenção de que estes últimos possam estar focados na venda, enquanto a ADV, em atender com rapidez e efi-ciência, tratando com responsabilidade todas as variáveis dos processos comercial e logístico.

Nacional de PapéisExpedição – Tendo como foco cumprir os prazos, o departamento possui cerca de 20 colaboradores terceirizados, além dos colaboradores fixos. Logística – Área integrada à expedição, trabalha em parceria com transportadoras e prestadores de serviço. Atendimento – São cerca de 20 vendedores internos e externos. O departamento comercial da Nacional conta com uma equipe de vendas experiente e ágil, apta a oferecer e negociar as melhores soluções.

Raio X

Page 39: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

a estrutura de cada umNagemExpedição – Formada por uma equipe de profissionais em 6 Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil.Logística – Conta com uma frota própria de veículos com atendimento nacional.Atendimento – Composto por uma equipe de vendas formada por 100 pessoas.Além do atendimento de uma equipe de vendas de retaguarda que compõe um efetivo de 70 vendedores localizadas nas unidades de Recife, Salvador, Fortaleza e São Paulo, a Nagem possui uma equipe chamada de “hunters” que faz o trabalho na rua, visitando clientes, com a missão de auxiliá-los na compra do portfólio de produtos, além de atuarem como consultores no desenvolvimento de novos produtos que podem ser comercializados nas papelarias, como por exemplo, a linha de suprimentos e informática.

MegaDataExpedição - Estoque descentralizado e treinamento constante.Logística - A somatória de frota pró-pria e terceirizada com uma rede de transportadoras e serviços de logís-tica aérea, permitem atender com a mesma eficiência todo o território nacional.Atendimento - Equipe ativa formada por consultores de negócios, ofere-cendo inovações aos clientes.

PortExpedição - Feita sempre no mesmo dia em que o pedido é colocado. Nas cidades em que há filiais tem frota própria e nas demais regiões as entregas são feitas via transportadora.Logística - São quase 10 mil metros quadrados de Centro de Distribuição e os trabalhos são reali-zados em dois turnos.Atendimento - Possui equipes de televendas que atendem todo Brasil. Além disto, há representantes comerciais externos em algumas capitais do país e em todo o Estado de Minas Gerais, onde faz o atendimento na própria loja.

TecnomídiaExpedição – São dois depósitos próprios e um terceirizado.Logística – Serviço terceirizado.Atendimento - Equipes de representantes em todo o país, equipe interna de vendas, promotores e outros canais.Os últimos investimentos da Tecnomídia foram em novos depósitos, aumento na equipe de funcionários, informatização dos processos internos, adesão às redes sociais, novos fornecedores e campanhas.

Page 40: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

40

Licenciamento

Lice

nci

amen

to A formiguinha mais famosa do Brasil, da Editora Luz e Vida, que tem o propósito de transmitir mensagens cristãs e valores universais, comemora três décadas de vida.

O personagem foi criado na década de oitenta por um grupo de jovens cristãos que observava a influência negativa na formação do caráter das crianças, proposta pelos programas infantis da época. Decidiram usar o talento que Deus havia dado a cada um para propor uma alternativa, com conteúdo orientado pelos princípios bíblicos e pelos valores morais universais. O resultado foi a criação do Smilinguido e Sua Turma. “Trinta anos após a criação, o desafio é manter a coerên-cia histórica e dar respostas oportunas a novas tendências comportamentais, novas tecnologias e linguagens”, comenta o superintendente da Editora Luz e Vida, Samuel Eberle dos Santos.

Batizado inicialmente de Zecão, seus criadores concordaram que o nome era muito pesado para um ser tão frágil e pequeno. Na busca de outro nome comentaram que para Deus, tudo deve ser de boa qualidade, e nada “desmilinguido”. Desta palavra surgiu o nome da formiguinha: Smilin-

guido.Para o superintendente da Editora,

há um público interessado em ter referenciais de princípios cristãos

na mídia. “O espaço conquistado pelo Smilinguido é a retribui-

ção dada pelos seus simpa-tizantes a sua fidelidade em comunicar o amor de Deus”. Nestes 30 anos, to-das as pessoas envolvidas na criação dos desenhos,

histórias e produtos do personagem, estão compro-

metidas com a fé cristã.Hoje, a Editora Luz e Vida dedica 80%

da sua produ-ção ao público infanto-juvenil e o Smilinguido e sua turma estão estam-pados em vários produtos como livros, agendas, jogos educativos, canecas, camisetas, marca-páginas, bonecos, DVDs, cartões, entre outros itens.

Os personagens também chegaram no exterior, em mais de 30 países, entre eles: Chile, Uruguai, Equador, Honduras, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Angola, Moçambique, Egito, Japão (para a colônia brasileira)etc.

Os 30 anos do Smilinguido serão comemorados ao longo de 2010. Para celebrar o aniversário foi produzido um selo comemorativo e de acordo com Samuel, foram agendadas ações sociais com crian-ças carentes e serão lançados novos produtos.

Smilinguido e sua turma - Criado em 1980 por Márcia D’Haese e Carlos Tadeu Grzybowski, desde 1989 está no portfólio da Editora Luz e Vida. Smi-linguido é um amigo sincero, amoroso, conciliador e esforçado. Vive num formigueiro na floresta e com seus amigos está sempre pronto para defen-der a natureza. Também fazem parte da turma: a Rainha Formosa, que é justa e compreensiva e é a autoridade máxima no formigueiro; o Mestre Formisã, sábio e leal conselheiro; Pildas, o amigo nordestino, destemido e sincero; Faniquita, uma formiguinha, animada e muito espoleta; Forfo, comilão, alegre e sensível; Piriá, sulista, um amigo leal e impetuoso e às vezes imprudente, e os gêmeos Talento e Tolero, que são calmos, não se apressam nunca e estão sempre sorriden-tes. Moram também na floresta as Sauvitas que, volta e meia aparecem para dar trabalho a essa turma toda.

www.smilinguido.com.br

smilinguido completa 30 anos

Page 41: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 42: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

42

Licenciamento

Lice

nci

amen

to

Produtos Max steel

A Summit tem diversas novidades através da marca de materiais es-colares TRIS e suas licenças. Apresenta quatro novas marcas (Toy Story,

Max Steel, Polly e Star Wars), além da linha Branca de Neve, da propriedade Princesas. No total, são 15 licenças e 308 artigos direcionados ao público infanto-

juvenil.Destaca-se a linha Action Set Max Steel. Todos os produtos são ricamente ilustrados

pelo personagem. O kit completo possui 1 caneta esferográfica, 1 lapiseira recarregável 0,5mm, 1 tubo de grafite, 1 caneta borracha e 1 régua dobrável com 30cm.

www.summit.com.br

Stitch e seus amigos estão em uma aventura musical do Nintendo DS

A Disney Interacti-ve Studios lança Disney Stitch Jam, um jogo de aventuras com música e ritmo desenvolvido exclu-sivamente para Nintendo DS™.

O clássico personagem do filme da Walt Disney Pictures, Lilo & Stitch, é criado a partir de uma experiência genética e é exilado no Havaí. Assim como no filme, o jogo para DS apresenta cená-rios apaixonantes, de ilhas tropicais ao espaço, e propõe uma nova história em que a amiga de Stitch, Angel, é sequestrada pelo maligno Dr. Hamsterviel. Stitch precisa embarcar em uma missão musical e vencer o Dr. Hamsterviel em uma épica batalha galáctica.

“Disney Stitch Jam traz uma grande variedade de novas aventuras que colocam em cena um querido personagem da Disney”, afirma Craig Relyea, vice-presidente de marketing global da Disney Interactive Studios.

O jogo permite aos com-petidores participarem de várias aventuras no mundo do adorável personagem. As crianças têm a opção de utilizar a stylus (caneta para tela touch screen) ou os próprios botões do DS para colecionar as notas musicais, que irão ajudar a resolver as 10 missões para salvar Angel. Além disso, os

jogadores podem com seus amigos que também possuem DS, se divertir com Disney Stitch Jam na modalidade de jogo conjunta, não sendo ne-cessário outro cartucho.

O jogo ainda inclui uma opção de personaliza-ção que permite aos fãs vestir Stitch com roupas e acessórios especiais que serão desbloqueados ao longo do jogo. Acompanhados por uma variedade de músicas originais compostas especialmente para este videogame, os jogadores poderão ver Stitch dançar e se divertir em praias tropicais, na cidade congelada, no bosque profundo e em muitos outros cenários exóticos.

Tel.:(11) 5504-9400

stitch e seus amigos estão em uma aventura musical do nintendo ds

Page 43: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

os personagens do Lazytown em softwares educativos

Direto da TV para o computador, os personagens do programa LazyTown chegam aos softwares educativos Festival LazyTown e Campões da LazyTown, ambos da Positivo Informática. Indicados para crianças de 4 a 8 anos, os dois softwares abordam os bons hábitos alimentares e a importância da prática de esportes, através de atividades lúdicas que estimulam habilidades como criatividade, raciocino lógico e organização espacial.

Nos jogos, o zepelin do Sportacus guarda as premiações con-quistadas em cada atividade. Ao clicar nos troféus e faixas, o jogador ouve dicas relacionadas à saúde, nutrição e esportes.

Os requisitos mínimos para o funcionamento dos softwares são:- Windows® 2000/XP/Vista- Processador Pentium®/ADM® (mínimo 800MHz)- 256 MB de memória RAM (512 MB no Vista)- Drive de CD-ROM- Placa de Somwww.positivoinformatica.com.br

Page 44: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

44

Informática

info

rmát

ica

estilo e conforto nos cliques

O mouse óptico Colors da Mtek tem design diferenciado, é sem fio e está disponível em oito opções de cores, além de vir com uma capa sobressalente na cor prata. O acessório tem 800 dpis de resolução e para dar mais flexibilidade durante o uso, utiliza a frequência 2.4 GHz, que dá um alcance de até oito metros de distância em espaços abertos. Tem ainda um compartimento traseiro para guardar o mini receptor USB.

O scroll que possui facilita na hora de navegar na internet e pode ser utilizado como terceiro botão. O acessório também tem mais dois botões com scroll, que dão agilidade no uso da web. Para diminuir o consumo da bateria, o mouse tem uma chave liga/desliga e utiliza duas pilhas alcalinas AAA, que já acompanham o produto.

www.mtek.com.br

Web cam Plug & Play

A novidade da Multilaser promete facilitar o dia a dia dos internautas. Totalmente plug and play, a webcam não requer driver para funcionar, basta

conectá-la na porta USB do micro. Outra vantagem é que o modelo vem com microfone USB. “A alta qualidade de imagem também é um dos diferenciais da web cam Plug & Play”, destaca Danilo Angi Luiz, gerente de produtos da Multilaser. “É possível alcançar uma resolução máxima de 1.3 MP por software para vídeo e de 5.0 MP por software para

foto”. Para obter esta resolução máxima, o usuário deverá fazer o download do sof-tware do produto diretamente no site da Multilaser.

Há outros atrativos como Led Light, tornando a câmera ideal para ambientes com pouca iluminação e o clip para prender em monitores de LCD.

www.multilaser.com.br

dispositivo wireless para apresentação

Especializada em soluções de networking, a RED Network acaba de trazer para o Brasil, o WPG-120, um apresentador gateway portátil sem fio, que permite que até quatro usuários exibam suas apresentações simultaneamente, sem a necessidade de utilizar qualquer cabo.

O acessório também é uma boa alternativa para salas de reunião com projetor para apresentações, dispensando toda a infraestrutura necessária, como fios e canaletas.

Para dar total flexibilidade ao usuário, o dispositivo foi projetado em tamanho leve e prático. Com apenas 53 gramas e dimensões reduzidas, o acessório é compatível com qualquer dispositivo

VGA, como projetores, TVs ou monitores de LCD.Para garantir a segurança da sessão, todo usuário precisa

introduzir uma senha válida antes de iniciar a projeção. O aplicativo do dispositivo pode ser baixado da internet, do CD ou do próprio aparelho, permitindo que novos usuários acessem as apresentações em segundos.

www.rednetwork.com.br

Page 45: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

diferentes opções de notebags

Por meio da marca Noteship, o Grupo Leadership apresenta três modelos de mo-chilas para carregar laptops. O modelo esportivo Rio 2016 Noteship (4066), que foi inspirado nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, comporta notebooks de até 15,4” e é encontrado nas cores preto, vermelho e cinza. Já a Macau Notebag Noteship (2081) foi desenvolvida para carregar net-books de até 12”. O modelo possui um compartimento que separa o portátil do resto dos pertences, além de outros compartimentos multifuncionais. É fabricada com material durável e possui alças acolchoadas. Também foi desenvolvida nas cores preto, vermelho e cinza. Mochila e troller em um único produto,

a Colorado Notebag Noteship (0334) é ideal para executivos e pequenas viagens. Quando pesada pode ser carregada pela alça telescópica, e quando leve pelas alças acol-choadas e reforçadas. Assim como os outros dois lançamentos, a Colorado Notebag Noteship possui compartimento para armazenar o portátil com segurança e isolado de outros objetos, além dos demais espaços que servem para organizar o material pessoal como celular, mp3, canetas, cartões, dentre outros.

www.leadership.com.br

Page 46: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

46

Prateleira

Prat

elei

raLápis de cor apagável

A Faber-Castell apre-senta o EcoLápis de cor Apagável. A partir de agora, as crianças poderão explorar a cria-tividade sem medo de errar. Com uma fórmula especial na mina, os EcoLápis de cor apagam. Estão disponíveis em es-tojo com 12 EcoLápis de cor + borracha.

www.faber-castell.com.br

Vida de garoto é a nova aposta da tilibra

Inspirada em “Vida de Garoto” - blog lançado

pela revista Capricho, que retrata o dia-a-dia de meninos descolados, a Tilibra apresenta novos cadernos. Caíque Nogueira de 15 anos e Federico

Devito de 16 anos atualizam o blog, registrando suas vidas com muita intimidade, os posts vão desde momentos de lazer em casa até na preparação para a festa de formatura. A fama dos dois é tão expressiva que a edição que os trouxe na capa da revista Capricho foi recorde de vendas. Esse mesmo sucesso a Tilibra espera alcançar com o lançamento da linha que terá Caíque e Federico.

www.tilibra.com.br

Caixa de correspondênciamodular

Lançamento da Waleu na linha de escritório, a caixa de correspondência modular é vendida em módulos individuais, acompanha dois jogos de pinos espaçadores, permitindo ao usuário montar de acordo com a sua preferência, sendo inclusive possível regular a altura entre um mó-dulo e outro. A caixa é comercializada em três cores: azul, cristal e fumê.

www.waleu.com.br

Page 47: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

grampeador ecologicamente correto

Representante exclusiva no Brasil da empresa sueca

Rapid, especialista em grampeadores, a Micro-service traz a nova linha Eco da marca, com pro-

dutos feitos com 80% de plástico reciclado, design de

fácil desmontagem e embalagem de papel reciclado e produzida com tintas à base de soja, sem uso de petróleo. Além disso, também se destacam pela tecno-logia Super Flat Clinch, em que o grampeamento é feito de forma plana, o que permite economizar até 40% do espaço de armazenamento de documentos, pois eles se apoiam inteiramente uns sobre os outros.

A linha Eco conta com cinco grampeadores – os de mesa Eco Full Strip e Eco Half Strip para grampear até 25 folhas e com sistema Super Flat Clinch; o grampeador prático, compacto e funcional Eco Mini, ideal como material escolar; o grampeador alicate Eco Plier para grampear até 20 folhas; e o perfurador Eco Punch para até 20 folhas.

www.microservice.com.br

Compassos Bismark

Práticos, feitos em metal leve e que não enferruja, os compassos Bismark, da Yes, fazem circunferência de até 24cm e têm um adaptador para minas de diferentes graduações. Vêm com capa plástica para melhor acomodação e estão disponíveis nas cores: ver-melho, azul escuro, azul claro e preto. São indicados para trabalhos profissionais e acadêmicos.

www.yesbrasil.com.br

Page 48: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

48

Prat

elei

ra M

ães

Prateleira Mães

as oportunidades para o dia das Mães

Considerada uma das principais datas do calendário comercial, o dia das Mães já é tema das linhas de

cartões e embalagens de várias empresas. Conheça algumas das novidades que podem fazer parte do mix da sua loja.

agência de idéias

Para a data, a empresa oferece diversidade, encanto e sofisticação em 42 modelos de cartões, para todos os gostos e estilos de mamães. São 20 modelos na linha 4 Estações, 10 opções na linha Artesanal e 12 na Recadinho.

Os cartões da linha 4 Estações têm apliques em relevo, feitos em papel e combinados com materiais diversos, tais como: bijoux, EVA e tecido. No acabamento, recebem cortes especiais e aplicação de verniz glitter.

Os modelos da linha Artesanal possuem design charmoso e delicado, próprio para acompanhar flores e pequenos presentes. Em Recadinho, os cartões são coloridos e alegres, acompanham en-velopes coloridos apliques de papel em relevo.

www.agenciadeideias.com.br

Page 49: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

Bello Cards

A empresa que está no mercado de cartões de expressão social desde 1993, lança para o Dia das Mães, que é terceira data sazonal mais rentável, 18

modelos de cartões Grupo M (10,5 cm x 15 cm – formato fechado) e 12 modelos

dos minicards (5,3 cm x 7,3 cm – formato fechado). São impressos em papel cartão

250 gr., embalados individualmente em saquinhos plásticos e acompanha envelope colorido. “Seguimos a proposta de oferecer produtos de excelente qualidade, com design moderno e textos elaborados, a um preço bastante acessível. Desta forma pretendemos cumprir nossa missão de fortalecer os laços afetivos entre familiares, amigos, e pessoas do convívio, proporcionando uma harmoniosa interação entre os indivíduos”, afirma Antônio Mota, diretor de arte da Bello Cards.

A empresa oferece aos lojistas, displays de madeira para chão ou balcão, além dos displays de plástico (PVC), que servem para expor kits com 27 ou 48 cartões e são ideais para lojistas que não dispõem de espaço na loja e investem pouco em cartões.

www.bellocards.com.br

Cartões Cristina

Com mais de 40 anos no mercado, os produtos Cristina tornaram-se refe-rência quando o assunto é cartão de expressão social. São mais de dez modelos para a época, todos com glitter, douração e verniz.

www.cartoescristina.com.br

Page 50: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

50

Prat

elei

ra M

ães

Prateleira Mães

grafon´s

São 75 modelos diversificados de cartões. De acordo com a ne-gociação, a loja pode receber um display para exposição dos pro-dutos, com testeira decorativa identificando a temporada.

Dentre as licenças, a novidade fica por conta dos cartões Jolie, além dos já tradicionais modelos da Turma do Pooh, Marie,

Princesas, Sininho, Morehead, Snoopy, Garfield, Betty Boop e Ben 10. Há modelos ousados, com recortes, dobras especiais, formatos diferenciados e movimento de personagens.

Outro lançamento está nos modelos da linha Hand Made Beauty. São opções diferenciadas com acaba-mentos especiais como apliques, relevo, hot stamping, lantejoulas, fitas, glitter, entre outros.

Permanecem na linha os modelos CODE 40, cartões um pouco menores, vendidos em práticas embalagens.

São 03 pacotes diferentes, contendo 06 modelos em cada um. Além dos cartões, a Grafon’s possui papéis de presente para o Dia das Mães, são 02 caixas dife-

rentes, uma com estampas de personagens e outra com modelos By Grafon’s, mais clássicos. Cada caixa vem com 150 rolos sortidos, com 02 folhas em cada.

A empresa preparou um pacote especial para negociação da linha de temporadas 2010, incluindo Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

www.grafons.com.br

LitoarteAs novidades são os cartões de expressão social, com verniz, hot stamping e aplicação de de-

talhes recortados em papel. Há também a coleção Paper Care, com muito glitter no acabamento e envelope colorido.

www.litoarte.com.br

Page 51: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

Paloni embalagens Contando com um am-

plo mix de embalagens e papéis de presente, a Paloni apresenta para a ocasião gran-des lançamentos, entre caixas rí-gidas, flexíveis e sacolas, for-mando compo-ses nos temas florais, black white e poá, nas cores lilás, grafite, vermelho e preto. Há tam-bém muitas outras novidades em papéis e fitas decorativas.

www.paloniembalagens.com.br

Mig&Meg

Chegou uma novidade su-perespecial, para presentear as mamães. São 5 modelos de

portas-retratos magnéti-cos. Ilustrados com a turma

Mig&Meg são coloridos e apresentam aplicação de glitter, dando ainda mais

brilho às fotos das mamães com seus filhos.

Outro destaque está nos modelos de cartões, mais de 30

opções. Em diferentes formatos (postais duplos, mini, cartões-

caixinha, marca-páginas) vêm com muito brilho.

Ao adquirir os cartões, os lojistas ganham um expositor-display.www.migmeg.com.br

Page 52: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

52

Prateleira Páscoa

Prat

elei

ra P

ásco

aa Páscoa chegou!

a indústria apresenta as suas linhas 2010. aproveite e prepare a sua papelaria para mais esta data do calendário comercial

agência de idéias

Com a proposta de atender o mercado com diferencial criativo e inovador, a Agência de Idéias desenvolveu 17 modelos especiais de cartões para a Páscoa 2010, em duas linhas diferentes: 4 Estações e Recadinho.

Os cinco modelos da linha 4 Estações se des-tacam pela beleza e diversidade dos apliques em relevo, confeccionados em diversos materiais, tais como: EVA, tecido e feltro, além de aplicação de verniz glitter no acabamento.

Na linha Recadinho, os 12 modelos apresentam um visual alegre e colorido, com apliques de papel em relevo.

www.agenciadeideias.com.br

Cartões Cristina

Há mais de 40 anos no mercado, a Cartões Cristina desenvolve suas linhas primando pela qualidade e respeito aos consumidores. Em sua nova coleção de Páscoa há oito modelos, todos com verniz e douração.

www.cartoescristina.com.br

Page 53: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

grafon’s

A empresa traz ao mercado sua nova l inha de expressão social para a Páscoa

2010. Ao todo são 24 modelos, dentre

eles com personagens como Hello Kitty, Turma do Pooh, Morehead,

Garfield e Snoopy. De acordo com a negociação a loja pode receber um display para exposi-ção dos cartões, com testeira decorativa identificando a temporada.

A grande novidade fica por conta de 08 cartelas de adesivos De/Para, sendo 04 modelos com imagens clás-sicas, em tons de marrom e dourado, e 04 com imagens lúdicas de ovos coloridos e coelhinhos da Páscoa.

A Grafon’s preparou um pacote especial para nego-ciação da linha de temporadas 2010, incluindo Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

www.grafons.com.br

Mig & Meg

Para celebrar a Páscoa, a empresa possui as cantatas, compostas por letras de músicas, partituras, CD com coral e playback.

www.migemeg.com.br

Page 54: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72

54

Serviço

Prateleira Páscoa

Paloni embalagens

A empresa oferece embalagens com acabamento de alta qualidade, estam-pas exclusivas, formatos e tamanhos variados. Destacam-se a Caixa Sacola (ref. 3013) lançada em 2009 e que devido o grande sucesso volta com novas estampas. Tem também a coleção de maletas metalizadas, disponí-vel em quatro formatos e com vi-sor tela, sextavado/coração. Pode ser utilizada uma fita decorativa, que é vendida separadamente.

Outra novidade é a Coleção Pelúcia com aplique de coelho na tampa, que por si só é um presente! Oferecendo várias possibilidades de uso, a Cesta Criativa possibilita montar facilmente um kit para a Páscoa. Comercializada em três tamanhos: mini, pequena e média, nas cores ouro/prata, com mo-tivos de Páscoa e outras estampas.

www.paloniembalagens.com.br

Litoarte

Decoupagens em madeira são os destaques da Litoarte para esta Páscoa. A empresa possui uma ampla linha, há, por exemplo, opções de cartelas adesivas (recortadas ou não) e madeiras cortadas a laser para que sejam cria-das lindas peças.

www.litoarte.com.br

Categoria de Produto3Mwww.3m.com.brAdelbraswww.adelbras.comBic www.bicworld.com.brDelta Artigos Escolareswww.deltagiz.com.brFramawww.frama.com.brGlitterwww.glitter.ind.brKoreswww.kores.com.brMig&Megwww.migmeg.com.brPimaco

www.pimaco.com.brPrint Labelwww.printlabel.com.br

MercadoCwebwww.cweb.com.brCHTechwww.chtech.com.br HD MarchesanoTel.: (21)2567-5127Opecowww.opeco.com.brReis Officewww.reisoffice.com.br

Raio XAldo

www.aldo.com.brBanca de Cartuchoswww.bancadecartuchos.com.brCHTechwww.chtech.com.br Grupo Bignardi/ Atacadão Jandaiawww.grupobignardi.com.brMegaDatawww.mdata.com.brNacional de Papéiswww.nacionaldepapeis.com.brNagemwww.nagem.com.brPortwww.portinfo.com.brTecnomídiawww.mediatech.com.br

Page 55: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72
Page 56: Revista Papelaria e Negócios edição n.º 72