revista oficial - corinthians chute inicial 2013.pdf · e, além de todos esses resultados no...

24
A REVISTA OFICIAL Edição 5 • Distribuição gratuíta >> Mascotes e visitas ao CT >> Metodologia de Treinamento Chute Inicial >> Do Chute Inicial para o futebol de base

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

A

revista oficial

Edição 5 • Distribuição gratuíta

>> Mascotes e visitas ao CT>> Metodologia de Treinamento Chute Inicial>> Do Chute Inicial para o futebol de base

Page 2: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

2

ANUNCIO FINAL.indd 1 15/03/2013 11:56:08

Page 3: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

Expediente Editorial

Sport Club Corinthians Paulista

PresidenteMario Gobbi FilhoDiretor de Esportes TerrestresFausto Bittar FilhoGerente de Esportes TerrestresRoberto Toledo (Roba)Coordenador de Esportes TerrestresCassiano FrisãoGerente Administrativo Chute InicialEdson RodriguesCoordenador Pedagógico Chute InicialAugusto Tatibana (Prof. Juninho)Assistentes Chute InicialMariane da Silva FerreiraLeonardo Yalente Zorze

Editor ResponsávelRoberto Toledo (Roba)

ColaboradorLuiz Roberto Rigolin

RevisãoRui de Morais Brito

Direção de ArteAlberto Massanobu Honda

Projeto Gráfico

Atendimento ao leitor:[email protected]: 20.000 exemplaresCirculação: Unidades LicenciadasJaneiro 2013

www.insightgrafico.com.br

No Facebook:Chute Inicial Adm Sccp

No Twitter:@ chuteinicialadm

Caros amigos,

No ano passado, realizamos o I Fó-rum de Escolas Licenciadas Chute Inicial, com a presença de proprietá-rios, coordenadores e professores de todas as escolas do Brasil.

Esse evento, realizado no Parque São Jorge, foi muito importante para que todos nós pudéssemos juntos de-bater todos os aspectos referentes à escola de futebol, levantando pro-blemas, apontando soluções e, prin-cipalmente, capacitando os profis-sionais envolvidos nesse segmento.

No Fórum, que agora faz parte de nosso calendário anual, também pudemos novamente reafirmar nos-so compromisso com a filosofia da Chute Inicial e apresentar a todos nossas ações de comunicação, entre as quais, a revista oficial Chute Inicial, que chega a sua 5ª edição.

Esta publicação está cheia de novi-dades.

Na matéria “Corinthians lança Meto-dologia de Treinamento Chute Ini-cial”, nós apresentamos esse novo sistema que foi desenvolvido de forma exclusiva para as unidades da rede e vai contribuir muito com a for-mação de nossas crianças.

Na seção “Campeonatos Chute Ini-cial”, nós divulgamos todos os even-tos esportivos do ano, com a foto das equipes campeãs dos diversos torneios da rede.

Na matéria “Chute Inicial nos EUA”, nós apresentamos a abertura de nossa primeira escola internacional, na cidade de Fontana – Califórnia, assim como a possibilidade de am-pliar a expansão internacional da rede, com a abertura de outras uni-

dades, em Pompano Beach, Orlando, e Miami, no estado da Flórida – EUA, assim como em Lima – Peru e Lisboa – Portugal.

Na matéria “Do Chute Inicial para o futebol base”, nós mostramos diver-sos exemplos de alunos de nossa escolinha que hoje atuam nas cate-gorias de base do Timão. Em 2012, ti-vemos 23 crianças aprovadas e qua-tro delas atuaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal campeo-nato de futebol base do País.

Também fizemos uma matéria in-titulada “Formando Cidadãos”, que mostra exemplos de como o esporte pode mudar a vida de alguns garo-tos. Divulgamos histórias de crianças que mudaram de atitude e melhora-ram suas relações interpessoais e até notas no colégio devido à participa-ção esportiva.

Por fim, na seção “Corinthians amplia ações na rede de escolas”, divulga-mos as ações exclusivas que o Clu-be proporciona aos alunos da rede. Além dos mascotes (quando a crian-ça entra no gramado de mãos dadas com nossos ídolos do futebol de campo), falamos das visitas ao Está-dio e ao CT Joaquim Grava, visitas ao memorial do Clube e também a pos-sibilidade de criarmos novas ações internacionais, como o intercâmbio com as escolas fora do País.

Estaremos sempre trabalhando com o compromisso de formar grandes cidadãos, mas sempre oportuni-zando as melhores condições para aqueles que têm talento para tentar uma carreira dentro do futebol.

Espero que aproveitem a leitura!

Um grande abraço.

RobeRto toledo Gerente de Esportes Terrestres

InSight®

criação, design, web & soluções gráficasGRÁFICO

revista oficial

revista oficial

1

Page 4: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

2

Seções

Mensagem Chute InicialCarta aos licenciados, pais e alunos da Chute Inicial 03

CampeonatosCampeonato Chute Inicial, Copa do Brasil e Copa da Amizade06Chute Inicial nos Estados UnidosPrimeira unidade internacional da Chute Inicial10Do Chute Inicial para o Futebol BaseEx-alunos da Chute Inicial integram categorias de base do Timão12Formando CidadãosHistórias mostram que o esporte tem papel fundamental na formação da criança15Corinthians amplia ações na rede de escolasCorinthians realiza ação dos mascotes e leva alunos para conhecer o Estádio e o CT16Unidades LicenciadasCapital e Grande São Paulo, Interior de São Paulo, Outros Estados e Exterior19

Metodologia de Treinamento Chute InicialNovos rumos para o treinamento infanto-juvenil de futebol04

revista oficial

Metodologia de Treinamento

Chute Inicial Corinthians

Califórnia

EUA

BRASIL

Page 5: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

3

Mensagem Chute Inicial

Carta aos liCenCiados aos pais e alunos da Chute iniCialO ano de 2012 ficará marcado na trajetória centenária de nosso clube talvez como o mais importante de toda a nossa história.

Vencemos, de forma invicta, a tão almejada Taça Libertadores da América e invadimos o Japão para ver a conquista do bicam-peonato mundial de clubes da FIFA ao vencer o Chelsea com gol de Guerreiro e com a atuação impecável do Cássio, melhor goleiro do mundial.

Além das conquistas do futebol, tivemos no Departamento de Esportes Terrestres grandes resultados.

A equipe de futsal chegou pelo terceiro ano seguido na semifi-nal da Liga Nacional, tivemos nossos atletas de MMA Anderson Silva e Cigano obtendo títulos de campeão mundial, o tênis e a bocha venceram todos os campeonatos que disputaram, ti-vemos o Futebol Americano, Beach Soccer, Asa Delta e muitas outras modalidades que conquistaram títulos de suma impor-tância para o Clube.

E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial.

A rede de escolas chegou aos 18 mil alunos em mais de 100 uni-dades espalhadas por todo o País.

O Corinthians mostrou a força de sua torcida e ampliou a rede de escolas pelo Brasil abrindo novas unidades no Distrito Fede-ral e nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Rondônia, Pa-raná e Mato Grosso do Sul. Com essas novas aberturas, o SCCP está presente em 11 dos 27 estados brasileiros.

Além das novas unidades espalhadas pelo Brasil, também inau-guramos a unidade de Fontana, na Califórnia – Estados Unidos,

que já conta com mais de 100 alunos. Para 2013, o Clube pre-tende dar andamento nesse projeto de expansão internacional, com a abertura de novas escolas fora do Brasil.

Apesar do crescimento da rede, o Clube continuou realizando a ação dos mascotes, avaliações no Parque São Jorge, visitas ao Memorial e ao Centro de Treinamento e também às obras do Es-tádio, sempre dando o suporte e o respaldo de que as unidades necessitam.

Também realizamos o I Fórum de unidades licenciadas, realiza-mos ações sociais, campeonatos entre escolas e desenvolvemos a Metodologia de Treinamento Chute Inicial, que contribuirá significativamente para a qualidade das aulas ministradas na rede.

A Metodologia de Treinamento Chute Inicial foi desenvolvida especificamente para a rede de escolas do Corinthians em um trabalho feito a muitas mãos que tem como objetivo melhorar e padronizar o ensino de futebol da maneira com que o Corin-thians entende ser necessário.

Com a aplicação desse sistema, além de utilizarmos o esporte para a construção do caráter de nossos alunos, poderemos con-tribuir ainda mais com aqueles que têm talento para tornarem--se jogadores profissionais.

Muito já foi realizado, mas muito mais está por vir.

Estamos com a Copa do Mundo batendo às portas, temos um estádio próprio e nossos profissionais responsáveis pela rede de escolas Chute Inicial estão trabalhando muito para dar sequên-cia a esse trabalho para que todos vocês saibam que ser aluno da Chute Inicial não é apenas jogar no time do coração, mas sim fazer parte de um contexto muito mais amplo de formação de valores íntegros de nossos alunos.

Fausto bittaR FilhoDiretor de Esportes Terrestres

revista oficial

Foto

: Dan

iel A

ugus

to

Page 6: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

4

Metodologia deTreinamento Chute Inicial

O futebol é um esporte apaixonante, uma modalidade esportiva que, sozi-

nha, é capaz de mobilizar o mesmo núme-ro de telespectadores de uma olimpíada. O treinamento de futebol é desenvolvido de diferentes maneiras nos países afora. Pelo que se sabe, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Estados Unidos costumam em-pregar os conceitos do treinamento em longo prazo.

Treinamento em longo prazo é entendido como um sistema de trabalho com obje-tivos pré-determinados para cada faixa etária. As necessidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas dos atletas infanto--juvenis são desenvolvidas de acordo com a idade. A competição não é deixada de lado, mas as exigências não são as mes-mas, elas vão aumentando proporcional-mente à idade.

O Brasil é um país que não se tem preocu-pado com o treinamento em longo prazo. Geralmente, o que se vê na prática espor-tiva brasileira é que o treinamento para crianças e adolescentes é bem semelhan-te ao de adultos e que a competição tem a mesma importância, independentemente da idade do atleta. Por conta desses equí-vocos, muitos jovens talentosos abando-nam o esporte precocemente e, dos que alcançam o alto nível, muitos possuem deficiências técnicas e táticas oriundas de um trabalho mal feito nas categorias de base.

Se de um lado o Brasil possui deficiências no treinamento esportivo, de outro, algu-mas instituições têm-se preocupado em mudar essa realidade. O Sport Club Corin-thians Paulista é uma delas. Nos últimos anos, o Corinthians modificou radical-mente a maneira de administrar o futebol e, por isso, tem colhido muitos frutos. O título brasileiro de 2011, o da Copa Liber-tadores da América e o Mundial de 2012, conquistados pela equipe principal de fu-

tebol, são exemplos de que uma adminis-tração séria e competente pode mudar a realidade do esporte brasileiro.

Mas o Clube não está preocupado so-mente com a categoria adulta, suas ações alcançaram, também, as Escolas de Fute-bol Chute Inicial Corinthians, que estão espalhadas por todo o Brasil e também no exterior. Em abril de 2013, será lançada a Metodologia de Treinamento Chute Inicial Corinthians, um sistema de treina-mento em longo prazo no futebol (Manu-al e DVD) que contém condutas pedagó-gicas, exercícios e conceitos referentes às necessidades técnicas, táticas e físicas de cada faixa etária.

Esse projeto foi desenvolvido em parceria. O Sport Club Corinthians Paulista contra-tou o Prof. Dr. Luiz Roberto Rigolin da Silva para coordenar o projeto. Rigolin (como é conhecido no meio esportivo) trabalha com treinamento esportivo, é autor do livro Desempenho Esportivo-Treinamento com Crianças e Adolescentes e estudou talento esportivo em seu doutorado. Ele contou com o apoio de todos os departamentos do Clube, diga-se, Futebol Profissional, Fu-tebol Base, Futsal e consultou vários profis-sionais das unidades da rede Chute Inicial. Esses profissionais levantaram os principais problemas encontrados nas aulas e deram sugestões a respeito do treinamento no fu-tebol. Juntos, após quase um ano de trabalho, foi p r o d u z i d o esse mate-rial, que con-tribuirá de-cisivamente para o futuro do Clube e das crianças e dos ado-l e s c e n t e s que estão inseridos no processo de formação es-portiva nas u n i d a d e s Chute Inicial.

A Metodologia de Treinamento Chute Ini-cial Corinthians foi construída seguindo nossa filosofia, que tem como objetivo principal utilizar o esporte para a constru-ção de um caráter íntegro de nossos alu-nos e, como objetivo secundário, o incen-tivo ao sonho daqueles que têm talento e condição para tentar uma carreira dentro do futebol.

Esse sistema foi desenvolvido de forma pioneira e exclusiva para as escolas da rede Chute Inicial com o grande desafio de proporcionar atividades lúdicas - com aulas divertidas que façam bem à saúde -, mas que, inseridas nessas atividades, sempre existam componentes para a for-mação técnica do atleta.

Esse trabalho, realizado de forma inte-grada com diversos departamentos do Sport Club Corinthians Paulista, além de contribuir com a formação da criança no aspecto social, vai proporcionar suporte para que novos talentos sejam revelados e também para que todas as escolas da rede trabalhem com mais qualidade.

Temos certeza de que esse novo siste-ma contribuirá para que os profissionais desenvolvam seus processos de aula de maneira padronizada, o que o Clube en-tende ser de fundamental importância à formação dos atletas, objetivando sempre a busca do equilíbrio entre o lúdico e o de-

sempenho esportivo.

Não temos dúvida de que a Metodologia de Treinamento Chute Inicial Corinthians foi um golaço que o Clube mar-cou!

Corinthians lança Metodologia de treinaMento Chute iniCialnovos rumos para o treinamento infanto-juvenil de futebol

revista oficial

luiz RobeRto Rigolin da silva

Metodologia de Treinamento

Chute Inicial Corinthians

Page 7: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

5

Software integrante do Parceria:

www.intersport.com.brPara informações ligue:0800 727 7345

Sua única preocupação será formar vencedores.

Soluções Profissionais para Centros Esportivos

Eficiência.Contas e balanços financeiros à sua mão. BLUE SOCCER ajuda você a controlartodas as áreas da sua escola, da quadra à lanchonete, profissionalizando métodos e direcionando seus esforços para a lucratividade e crescimento dos seus negócios.

Atendimento.Conte com a INTERSPORT etenha acesso a uma série de serviços voltados ao crescimentodo seu empreendimento. Consultoria, assessoria, treinamentos gerenciais e operacionais, cursos, suporte técnico e soluções sob medidapara o seu negócio. A INTERSPORT ajuda você a administrar sua escola!

ASC

Organização.Cadastro de alunos, vagas, frequência, estatísticas e gráficos claros, entre outras ferramentas. Com BLUE SOCCER, os setores administrativo, financeiro e marketing, estarão organizados e, os processos, padronizados.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio Intersport_alta_pag7.pdf 1 15/03/2013 16:45:25

Page 8: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

6

Campeonatos

Nas diversas unidades da rede de escolas licenciadas, o dia-a-dia das aulas é um

momento importante no qual os alunos aprendem fundamentos, técnicas e fazem diversos exercícios de jogo.Mas, além das aulas normais, é muito im-portante que nossos alunos participem de campeonatos esportivos nos quais poderão vivenciar esse momento de competição.Visando proporcionar integração entre as unidades, o Corinthians organiza anual-mente diversos eventos esportivos para que as escolas tenham oportunidade de proporcionar aos alunos essa vivência es-portiva.

CaMpeonato Chute iniCial O Campeonato Chute Inicial é o principal evento esportivo organizado pelo Sport Club Corinthians Paulista e tem como con-ceito que as unidades joguem entre si, em jogos em casa e fora.

Como todos os participantes são unidades da rede de escolas do Clube, mesmo quan-do os alunos jogam “fora de casa” eles estão dentro de outra unidade do Corinthians, o que nos proporciona a certeza de que todos sempre serão bem recebidos.

O Campeonato oficial Chute Inicial foi re-alizado no período de agosto a novembro de 2012, com participação de 16 unida-des nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Após 228 jogos realizados com 1263 gols marcados, o Campeonato da Chute teve as finais realizadas no Parque São Jorge, com entrega da premiação no dia 24 de novembro.

Os campeões das quatro categorias fo-ram:

Sub-11Campeão DiademaVice-campeão Parque São Jorge3º lugar Rio PequenoArtilheiro Keverton Resende - Diadema (12 gols)Melhor Defesa Rio Pequeno (13 gols)

Sub-13Campeão DiademaVice-campeão Rio Pequeno3º lugar Parque São JorgeArtilheiro Rafael Santos - Parque São Jorge (19 gols)Melhor Defesa Rio Pequeno (14 gols)

Sub-15Campeão IpirangaVice-campeão Rio Pequeno3º lugar Jardim São Luís

Artilheiro Ghutierrez Queiros e Danilo José -Ipiranga (16 gols)

Melhor Defesa Ipiranga (11 gols)

Sub-9Campeão DiademaVice-campeão Ipiranga3º lugar João DiasArtilheiro Bruno Andrade - Diadema (14 gols)Melhor Defesa Ipiranga (11 gols)

revista oficial

Page 9: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

7

Copa da aMizade A Copa da Amizade foi realizada na cida-de de Atibaia – SP no período de 3 a 5 de agosto na categoria Sub-14 e contou com a participação de oito equipes.

O Corinthians foi representado pela Sele-ção Chute Inicial Sub-13 que conta com a participação de alunos de toda a rede de escolas.

Mesmo com um ano a menos de dife-rença, nossos alunos fizeram um ótimo campeonato e chegaram à final contra a equipe do Bragantino. O Corinthians saiu na frente com gol do Zagueiro Nicholas Oliveira, da unidade Granja Viana, mas o Bragantino conseguiu empatar levando a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, os alunos da Seleção Chu-te Inicial erraram dois chutes e acabaram conquistando o vice-campeonato.

Segundo Paulo Henrique Ferreira (Pauli-nho), técnico da seleção, a participação foi boa, tendo em vista que, apesar da di-ferença de idade, os garotos fizeram um grande campeonato. Paulo também des-tacou que a seleção é muito forte, pois reúne os melhores atletas entre os 18 mil alunos matriculados.

Copa do BrasilRealizada no período de 28 de abril a 1º de maio, a I Copa do Brasil teve o objetivo de viabilizar um torneio de curta duração para que unidades de fora de São Paulo também tivessem condições de partici-par de um evento esportivo organizado pelo Clube.

A Copa do Brasil foi realizada no acam-pamento Pumas na cidade de Pindamo-nhangaba – SP e contou com a partici-pação de cinco unidades na categoria Sub-13.

O conceito do evento foi proporcionar um campeonato bem organizado, e após os jogos, os alunos tiveram muita recrea-ção e atividades no acampamento.

Muitos alunos que foram adversários nos jogos do campeonato estiveram na mes-ma equipe nas atividades realizadas pela monitoria, o que contribuiu ainda mais para o clima de congraçamento.

O Torneio também serviu para que os me-lhores atletas fossem convocados para a seleção Chute Inicial.

Confira a classificação final:

Os prêmios individuais ficaram com:

As unidades campeãs do Campeonato Chute Inicial e da Copa do Brasil tiveram seus nomes gravados no Troféu Chute Inicial que está exposto no memorial do Clube.

1º - Rio Pequeno

2º- Pindamonhangaba

3º- Pq. São Jorge 2

4º- Pq. São Jorge 1

5º- Londrina-PR

Artilheiro Maicon Pogne – Rio Pequeno (7 gols)

Melhor goleiro Vitor Palmiro Londrina-PR

Melhor jogador Matheus Abreu Rio Pequeno

Equipe campeã: Sub-15 da unidade Rio Pequeno

Seleção Chute Inicial e equipe do Bragantino

Page 10: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

8

Arpels é a empresa do uniforme oficial

Fabricamos para a Chute Inicial, além dos kits de jogador e goleiro (com bermuda ou calça), uniformes de professor, agasalhos de tactel, blusas de moleton, coletes,

malas e mochilas, bonés, gorros, chinelos, sacos porta chuteira, e colocamos à disposição também uma linha lazer para os alunos e familiares. A partir de 2013 estamos fabricando também fardamento para jogo personalizado e numerado.

Page 11: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

9

O fardamento para jogo destina-se aos alunos das escolas que participam de campeonatos e podem representar a unidade com uniformes com o logo oficial da Chute Inicial, com produtos de excelente qualidade, já numerados e o nome do patrocinador estampado nas camisas, caso haja necessidade. Os fardamentos são vendidos em conjunto sendo 18 camisas de linha e 2 de goleiro, nos tamanhos infantil P (4/6 anos), M (8/10anos) e G (12/14 anos) e adulto P, M e G.

PABX: (11) 4524-0941Fax: (11) [email protected]

Nossa empresa conta com os mais modernos equipamentos de produção, sendo que grande parte é automatizada, corte feito pelo computador e máquinas de costura eletrônicas. Fazemos constantes cursos de atualização e aperfeiçoamento contínuo.

Com mais de 25 anos de mercado, fabricamos para as mais famosas marcas esportivas nacionais e internacionais e fornecemos para as grandes redes de varejo. Temos todo

nosso processo feito internamente, o que nos garante controle de produção, inspeção de qualidade em todas as etapas de fabricação e entrega nos prazos estabelecidos.

A Arpels traz para as escolas do Corinthians Chute Inicial o que há de mais avançado em material esportivo e design, de acordo com as tendências internacionais. Cada item dos produtos é estudado à exaustão para trazer aos atletas conforto, durabilidade e alta performance. Todos os produtos são fabricados com tecido dry multifilamento, as estampas são em transfer em material vinil e tinta eco solvente; o transfer, além de dar maior definição aos desenhos, traz conforto ao atleta, deixando a camisa e o calção sem patchs nem bordados pesados que incomodam durante a prática esportiva.

Page 12: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

10

Chute Inicial nos Estados Unidos

No período de 29 de janeiro a 2 de fe-vereiro, Roberto Toledo, Gerente de

Esportes Terrestres, e Cassiano Frisão, Co-ordenador de Esportes Terrestres do Sport Club Corinthians Paulista, viajaram ao Es-tados Unidos no estado da Califórnia, para fazer a inauguração oficial da primeira uni-dade internacional da Chute Inicial.

A unidade, situada na cidade de Fontana, já conta com 105 alunos matriculados, com aulas realizadas às segundas, quartas e sextas, das 16h às 20h, e equipes que disputam campeonatos nos finais de se-mana representando a Corinthians Soccer Academy.

As aulas são ministradas por seis profis-sionais, entre treinadores, preparador de goleiro e preparadores físicos, que são responsáveis por todas as atividades da escolinha. “A Corinthians Soccer Acade-

my adquiriu um terreno com quatro acres na cidade de Fontana para a construção de um CT moderno, com campo oficial, três campos de futebol society, vestiários, chur-rasqueiras e lanchonete, com toda estrutura para a prática do futebol”, disse Josias Bap-tista, proprietário da escola.

Atualmente, a escola está com oito equi-pes participando de três ligas diferentes: Na Universal Soccer League, jogam as equi-pes Sub-8, Sub-10, Sub-14 (A e B) e Sub-16. Na Moreno Valley Soccer League, jogam as equipes Sub-13 e Sub-14 (A e B). Na Muni-cipal Soccer League of Rialto, o Corinthians Soccer Academy participa com a equipe +18 e a escola ainda tem a equipe Sub-6 que joga apenas amistosos.

O único time que já completou uma tem-porada foi o Sub-18, que foi campeão in-victo da Municipal Soccer League of Rialto

em 2012 e, neste ano, em sua segunda participação, está invicto a cinco jogos, novamente liderando a Liga, que é dispu-tada no sistema de pontos corridos.

Nas demais categorias, as equipes estão liderando todas as ligas. E em campo, al-guns atletas começam a despontar com grande potencial. Além dos dois alunos que já vieram ao Brasil no mês de dezem-bro para realizar um período de testes nas categorias de base do Corinthians - Joshua Mora de 15 anos e Gerônimo Lima de 16 anos-, o coordenador técnico Palhinha destaca também os irmãos argentinos Santiago e Valentin Beningazza, das cate-gorias Sub-14 e 16.

Outro ponto importante da filosofia norte--americana é a atenção que é dada ao estu-do e à formação acadêmica dos alunos.

Corinthians inaugura esCola Chute iniCial nos estados unidosprimeira unidade internacional da Chute inicial - Corinthians Soccer Academy - já conta

com mais de 100 alunos e lidera ligas de futebol norte-americanas

revista oficial

Equipes Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-14

Page 13: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

11

As universidades nos EUA investem mui-to no esporte e culturalmente concedem bolsas de estudo aos atletas. Com o apren-dizado do futebol brasileiro, os alunos da Corinthians Soccer Academy estarão mais bem preparados, pois terão condições de melhorar o seu nível técnico e obter bol-sas de estudo nas principais universida-des norte-americanas. As universidades, além de proporcionar estudo gratuito aos alunos que fazem parte das equipes de competição, também disponibilizam re-cursos para a ajuda de custo que é paga aos atletas.

Com relação aos objetivos da escola, a ideia foi trabalhar inicialmente com a co-munidade latino-americana, pois tendo em vista que os profissionais são em sua maioria do pentacampeão futebol brasi-leiro, coordenados pelo head coach Palhi-nha, o proprietário da escola, Josias Bap-tista Montegan, optou por fazer uma fase de adaptação tanto para os profissionais quanto para os alunos, o que foi facilitado também pelo idioma espanhol.

Todavia, em uma segunda etapa, que será implementada em 2013, as aulas serão abertas a todos os interessados, que pode-rão também aprender o futebol brasileiro e representar o Corinthians, clube bicam-peão mundial da FIFA, nos campeonatos na terra do Tio Sam.

Atualmente, a escola conta com grande envolvimento dos pais e também das au-toridades locais.

Apesar da sede administrativa ficar na ci-dade de Rancho Cucamonga, as aulas são realizadas na cidade de Fontana, que, por meio do Sr. Hector Vasquez, Community Services Coordinator, abraçou o projeto da primeira escola internacional Chute Inicial.

O Gerente de Esportes Terrestres Roberto Toledo ficou muito satisfeito com o traba-

lho desenvolvido na primeira escola inter-nacional Chute Inicial.

“A semana foi extremamente produtiva, pois tivemos condições de fazer visitas técnicas aos dois campos onde são realizadas as au-las, além de acompanhar os jogos de diver-sas categorias. Com o trabalho profissional que está sendo realizado, tenho certeza de que em pouco tempo nossa primeira esco-la internacional terá um crescimento muito grande amparado também no crescimento da modalidade nos EUA”, ressaltou Roberto Toledo.

O Coordenador de Esportes Cassiano Fri-são destacou a qualidade das aulas e o método de ensino aplicado pelos profes-sores. “Como os professores são brasileiros e de origem hispânica, a qualidade das aulas contribui muito para a formação técnica dos atletas. Além da metodologia de ensi-no estar alinhada com o que praticamos no Brasil, fiquei impressionado também com a qualidade técnica de alguns garotos que po-dem futuramente ter uma oportunidade nas categorias de base do Corinthians.”

o Head Coach Palhinha Apesar de não ter defen-dido as cores do Timão ao longo de sua carreira, Jor-ge Ferreira da Silva, o Palhi-nha, nascido no dia 14 de dezembro de 1967, em Carangola-MG, é decisivo para os bons resultados obtidos pela Corinthians Soccer Academy. Junto aos demais profissionais, ele traba-lha com mais de sete categorias. “Te-nho uma rotina intensa de trabalho. Durante a semana, nós treinamos e, nos finais de semana, jogamos cam-peonatos”, afirmou Palhinha.

Cada vez mais popular nos Estados Unidos, o futebol aos poucos vai conquistando os norte-americanos. Segundo Palhinha, o Corinthians contribui para isso. “O futebol está melhorando muito por aqui. Há mui-tas visitas ao nosso site e às redes so-ciais e todos querem saber dos jogos. Só para ter uma ideia, a média de pú-blico aqui é de 18 mil pessoas por par-tida. Muitos dizem que, para aprender a jogar futebol, é preciso ver as equipes do Corinthians em campo”, explicou o ex-jogador.

A Chute Inicial da Califórnia faz parte de um projeto de expansão interna-cional das escolas de futebol do Co-rinthians. Além da unidade em fun-cionamento nos EUA, o Clube analisa propostas para a abertura de novas unidades no estado da Flórida – EUA, em Lima – Peru e Lisboa – Portugal.

Equipe Sub-16

Da esquerda para a direita: Sater Baptista (Treinador), Gustavo Olivares (Treinador 6 – 8), Juan Anguiamo (Treinador 8 – 10), Jaime Bravo (Treinador de Goleiros), Efren Nunes (Treinador 12 – 14), Jorge Ferreira “Palhinha” (Coordenador técnico e treinador 16 - over 18), Roberto Toledo (Gerente de Esportes), Josias Baptista (Proprietário da Escola)

Page 14: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

12

Apesar da filosofia da Chute Inicial ter como objetivo a formação do aluno

em um contexto educacional, é fato que o Clube incentiva muito os talentos que querem tentar uma carreira no futebol.

Devido à proximidade de nossas escolas com as categorias de base, a Chute Inicial tem contribuído muito fornecendo alu-nos da rede de escolas que estão sendo integrados às equipes principais do Corin-thians.

Em 2012, por exemplo, 23 alunos oriundos das escolas da rede Chute Inicial foram in-tegrados às categorias de base e 4 deles participaram da Copa São Paulo de Fute-bol Júnior, competição mais importante das categorias de base do País.

Após a saída do ex-aluno Dentinho, que foi para o futebol ucraniano, a nova safra vem chegando e não faltam exemplos de superação.

O atleta Fabrício Oya, por exemplo, ex--aluno da unidade de Campinas, foi o autor do gol na final contra o Santos que levou a categoria Sub-13 do Corinthians a sagrar-se campeã paulista de 2012. Fabrí-cio, desde os seis anos, fazia aulas na uni-dade Chute Inicial de Campinas. Aos 11, foi integrado às categorias de base após avaliação da unidade no Parque São Jorge.

O aluno Riquelme Rodrigues co-meçou a jogar na Chute Inicial de São Miguel, em São Paulo. Desta-que entre os demais atletas, o vo-lante foi aprovado em uma avalia-ção para integrar o Departamento de Futebol Base, em que, inclusive, já disputou o Campeonato Paulista Sub-11. “A Chute Inicial me deu a base para chegar aqui. Lá, melhorei mi-nha parte técnica de um modo geral, especialmente o chute”, explicou.

Franklin Joseph começou a treinar na Chute Inicial João Dias aos 10 anos. Após um ano, mudou para a unidade do Parque São Jorge. Em 2011, teve opor-tunidade de fazer um teste no Futebol Base do Clube e foi aprovado. Hoje, integra o elen-co Sub-15 da equipe alvinegra. “Na Chute Inicial, os professores exigem bastante e isso faz com que a gente se empenhe para me-lhorar tecnicamente. Além disso, fazemos muitos amistosos com grandes equipes e acabamos conseguindo assimilar essa reali-dade de jogo”, declarou o zagueiro.

Rafael Bilu também começou a treinar na Chute Inicial João Dias. Dois anos depois, o atacante chegou ao Parque São Jorge para fazer uma avaliação. Bilu se destacou durante os testes e foi aprovado para integrar o elen-co alvinegro. “Além de te colocar em evidência por estar mais perto de um time como o Corin-thians, a Chute Inicial passa algumas noções técnicas de chute, passe e cabeceio que cola-boram muito na formação do atleta”, explicou.

O atleta Miullem Nathan, aluno Chute Ini-cial de Uberlândia, foi integrado às catego-rias de base da equipe Sub-15 após desta-car-se na Copa Votorantim representando o Corinthians. Após passar pela seletiva e ganhar uma vaga no alojamento do Clube, o atleta não escondeu sua felicidade:

“Foi uma grande oportunidade. Estou mui-to feliz. É estranho mudar de cidade sem os meus pais, os meus amigos, mas jogar fute-bol é o que eu quero. Sonho um dia em me tornar profissional”.

Do Chute Inicial para o Futebol Base

revista oficial

ex-alunos da Chute iniCial integraM Categorias de Base do tiMão e partiCipaM da 44ª Copa são paulo de FuteBol júnior

Victor Pagliari (PC)

Page 15: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

13

a um passo do futebol profissional

Além desses exemplos que estão nas cate-gorias menores, tivemos quatro ex-alunos da Chute Inicial participando da Copinha. Os atletas Ayrton Pinheiro, Victor Alves e Victor Pagliari Giro (PC) jogaram repre-sentando o Corinthians, e o atleta Kaique Vergilio atuou no Flamengo de Guarulhos.

Para os atletas, ter sido aluno da Chute Inicial foi determinante para que eles me-lhorassem suas capacidades técnicas e integrassem a equipe do SC Corinthians.

O volante Ayrton Pinheiro começou a jogar futebol ainda criança. Com 13 anos, buscando melhorar sua qualidade, come-

çou a fazer aulas na Chute Inicial, na qual permane-ceu por dois anos e depois passou a integrar o elenco das categorias de base do Timão. “A Chute Inicial teve um grande papel na minha forma-ção. Ajudou-me

na época de vir para o Corinthians e espe-cialmente na questão técnica”, explicou o volante. Em 2012, Ayrton integrou pela primeira vez o elenco da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e já pode sentir o gosto de ser campeão com a camisa Alvinegra. No ano seguinte, o jogador foi novamen-te convocado para o torneio, agora como titular absoluto da posição e dono da ca-misa 8.

Victor Pagliari, capitão da Copa São Pau-lo de Futebol Júnior 2013, no Corinthians é conhecido como PC. Ainda aos seis anos de idade, a qualidade do garoto destacou--o entre os demais meninos que integra-vam uma escola de futebol próxima de sua casa. Nessa época, visando melhorar sua qualidade técnica, PC matriculou-se na Chute Inicial. Automaticamente, o bom trabalho apresentado o levou para as ca-tegorias de base do Corinthians. Em 2011, PC foi convocado pela primeira vez para a disputa da Copinha. No ano seguinte, teve a oportunidade de atuar e ser cam-peão. Em 2013, o lateral esquerdo, dono da camisa 6, foi para o torneio com a faixa de capitão. “Não se pode deixar esse sonho de lado. Mas é preciso correr atrás e ser me-recedor de integrar a base do Corinthians. A chance está aí”, explicou PC.

Em 2005, Victor Alves, com 11 anos, co-meçou a fazer aulas na Chute Inicial. O talento aprimorado abriu as portas para uma chance nas categorias de base do Corinthians, em 2009. “A Chute Inicial ser-viu como uma verdadeira vitrine, porque disputei diversos jogos difíceis, contra times grandes. Consegui progredir, evoluir cada vez mais e tive a chance de aparecer”, ex-plicou o meia. Em 2013, Victor Alves foi convocado para integrar o elenco da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mesmo sen-do mais novo do que a idade limite da competição.

Em 2012, a Chute Inicial forneceu 23 alu-nos para as equipes de futebol base do Timão.

Atletas Chute Inicial integrados ao Futebol Base

Nome Ano UnidadeAyrton Pinheiro 1994 Rio PequenoVictor Alves 1994 Rio PequenoVictor Pagliar Giro 1994 Rio PequenoKaique Vergilio 1994 Rio PequenoWelington M. de Oliveira 1997 Pró-EsporteGabriel Seguimatz Oliveira 1997 P. São JorgeMiullem Nathan 1998 UberlândiaCarlos Neves 1999 CampinasFabricio Oya 1999 CampinasFranklin Joseph 1999 João DiasGabriel Novaes 1999 GuaianasesMatheus Porto 1999 Sto. AndréRafael Bilu 1999 João DiasKaique Castelucio 2000 P. São JorgeTiago David Pereira 2001 P. São JorgeVinnicius Derrico 2001 P. São JorgePaulo Henrique M. de Oliveira 2001 P. São JorgeAndrei Gonçalves 2001 P. São JorgeMatheus Araujo 2002 P. São JorgeRiquelme Rodrigues 2002 São MiguelGuilherme Fratangelo 2002 P. São JorgeDavi Grecov 2002 P. São JorgeJoão Roberto Rota Neto 2003 Taubaté

seleção Chute inicial – mais uma porta de acesso para trasformar o sonho

em realidade

Além das avaliações realizadas se-manalmente de forma exclusiva, a Chute Inicial mantém de forma permanente sua seleção nas cate-gorias Sub-11 e Sub-13.

Estas seleções, além de participa-rem de campeonatos, têm como objetivo principal servir como um novo acesso ao futebol base.

Além dos treinamentos, a seleção realiza diversos amistosos, mo-mento em que os técnicos de nos-sas equipes do futebol base podem avaliar os alunos da rede.

“Esse trabalho realizado pela Chute Inicial é muito importante, pois faci-lita o trabalho de avaliação do fute-bol base na medida em que a seleção já reúne os melhores alunos da rede. Já fizemos ótimos jogos entre a se-leção Chute Inicial e a equipe de Fu-tebol Base, o que mostra que o nível técnico vem aproximando-se bas-tante. Esperamos que a Chute Inicial continue sendo uma grande fornece-dora de atletas para o futebol base”, destacou Agnello Gonçalves, Coor-denador Geral do Departamento de Formação de Atletas.

Em 2012, a seleção participou também da Copa da Amizade em Atibaia e ao longo do ano reuniu diversos atletas das mais variadas unidades de São Paulo.

Seleção Chute Inicial Sub-13

Victor Pagliari (PC)

Page 16: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

14

Nome Unidade

Gabriel Magno ItaqueraGabriel Paulino ErmelinoGabriel Pereira Brilhante DiademaGuilherme Aparecido AtibaiaGuilherme Bunin ErmelinoGuilherme Cassilho JaçanãGuilherme Castanheira ButantãGuilherme Freitas Aricanduva

Guilherme Henrique Ribeirão Pires

Guilherme Lourenço ItaqueraGuilherme M. Rodrigues Jd. ReginaGuilherme Matos LavapésGuilherme Santana Pereira

Santo André Av. Estado

Gustavo Santiago IpirangaGustavo de Paula Oliveira UberlândiaGustavo Ferreira Sto. AndréGustavo Gomes Santana João DiasGustavo José Carvalho SacomãGustavo Ota MoocaHeitor Roberto Rio PequenoHenrique Bunin ErmelinoHenrique Elias AricanduvaIan Campelo P. São JorgeIgor Martins Machado Butantã

Igor José Campo Grande

Igor Paulo GuaianasesJoão Lomeu Aricanduva

João Lucas Dias Braga Campinas / Centro

João Manoel Oliveira Assis Jacareí

João Ribas AricanduvaJoão Victor S.J.CamposJoão Victor R. Moreira Butantã

João Vinicius Gloria Taubaté / Tremembé

João Vitor A. Piva JacareíJoão Vitor Amorim TaboãoJonathan H. GuaianasesJosé Mangueira Leite LondrinaJosé Victor dos Santos Generoso Butantã

Julio Cesar JacareíKaique Caixeiro ItaqueraKauã Henrique SorocabaKaue Rodrigues Diadema

Kelvin Davi Taubaté / Tremembé

Nome Unidade

Keverton Resende DiademaLeandro Golizia LapaLeandro Rosseto Coimbra ButantãLeonardo da Silva Oliveira Leme

Leonardo Amaral OsascoLeonardo Cruz HortolândiaLeonardo Felisberto CampinasLeonardo Marges GuarulhosLeonardo Murilo CampinasLeonardo Paiva Ermelino

Leonardo Seixas Taubaté / Tremembé

Lino Rafael S.J.CamposLuan Acioli DiademaLuan Assumpção P. São JorgeLuan Viterbo Ribeiro de Andrade Cotia

Lucas Chukwuemeka Onyiliagha P. São Jorge

Lucas Henrique Amorim LimãoLucas Henrique Pereira Monte MorLucas Rodrigues JaçanãLucas Soares DiademaLucca Casal Pro-SportLuciano Berielli Gomes Monte MorLuigi Augusto De Almeida P. São Jorge

Luis Antonio LapaLuis Eduardo F. Moraes Jd. ReginaLuis Gustavo DiademaLuis Henrique Del Peso AvaréMarcelo Ferreiro GuarulhosMarcelo Roberto Barbieri ButantãMarcos Eduardo ItaqueraMarcos Eduardo S. Santos JaçanãMarcos Roberto Pq. Do LagoMarcos Willians Da Silva CotiaMateus Felipe AtibaiaMateus Henrique Atibaia

Matheus Bueno Cat. Tremembé

Matheus Chaves MauáMatheus da Conceição Silva JacareíMatheus dos Reis João DiasMatheus Hipolito GuaianasesMatheus Manprim ValinhosMatheus Santos Aguedo AtibaiaMathus Vieira de Souza Taboão

Nome Unidade

Mauro Junior Taubaté / Tremembé

Michael Guilherme GrajaúMichel Angelo São LuísNatan da Silva Melo ItaqueraNathan Arthur Rio PequenoNathan Batista Viana Rio PequenoNicolas De Sousa Cruz Oliveira Granja

Nicolas Tacolla Av. EstadoPaulo Sergio FerrazPedro Abreu OsascoPedro Bibiano FerrazPedro Henrique C. Silva Jd. ReginaPedro Moralez IpirangaPedro Patrese Rio ClaroPietro Javabji Logi IpirangaRafael Chirstofaro S.J.CamposRafael Ramilo De Sousa Uberlândia

Raphael Dos Reis Campinas / Centro

Richard Ferreira Embu das Artes

Rodrigo Gilber Dias Vl. PrudenteRodrigo Sousa Silva Itaquera

Rudnei Belona da Silva Ribeirão Pires

Ryan Weber De Campos ArarasSamuel Santos ItaqueraThallys Henrique LapaThiago Medina DiademaVictor Hugo DiademaVictor Hugo Moreira FerrazVictor Wallace Freitas AtibaiaVinicius Aguiar ButantãVinicius Almeida Da Silva SacomãVinicius Alves Dos Santos Osasco

Vinicius Chagas Campo Grande

Vinicius Domingues Campinas / Centro

Vinicius Moreira Vl. PrudenteVinicius Nunes OsascoVitor Braga Mogi GuaçuVitor Garzin P. São JorgeVitor Prado Barreto UbatubaVitor Viegas Henriques AvaréWellington Aquino Pro-SportWillian Viana Itaquera

Alunos Seleção Chute Inicial Sub-11 e Sub-13 em 2012

Nome Unidade

Alan Gabriel Taubaté / Tremembé

Alisson Januario Taubaté / Tremembé

Alliso Stanley De Moura Perreira Atibaia

Andre Di Polito Ipiranga

André Silva Taubaté / Tremembé

Andrey Carlos Campo Grande

Augusto Rodrigues Cat Tremembe

Brenno R. Silva JacareíBruno Henrique Mello ButantãBruno Regdasinsk Pro-SportBruno Santos Reis JacareíCaio Adriano Dreher Oliveira Jacareí

Caio Borges Guarulhos

Caio Henrique C. Silva Santana de Parnaíba

Cairê Jovino Finarde IpirangaCarlos Eduardo Bastos Barbosa Interlagos

Carlos Leu Dos Santos ButantãCauê Moura ItaqueraCharles Souza GuarulhosDaniel Machado SorocabaDaniel Marcos LapaDante Paes Rio PequenoDavi Ferrazi ItaqueraDiego Ponce ValinhosDouglas Martins São MiguelEduardo Gonçalves De Oliveira João Dias

Endrius Gabriel N. Guimarães Jacareí

Enzo Macellaro Vila Prudente

Erik Breno SorocabaEverton Alexandre TaboãoFabio De São Pedro João DiasFelipe Brito David JacareíFelipe Campos ErmelinoFelipe Meirelles da Rocha Jd. ReginaFelipe Santos Barbo Pro-Sport

Flavio Alves Campo Grande

Gabriel Santos Almeida Butantã

Gabriel Dias Campo Grande

Page 17: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

15

Formando Cidadãos revista oficial

O grande pilar da filosofia da Chute Inicial é que o esporte contribua de forma sig-

nificativa na construção do caráter de nos-sos alunos. Nosso objetivo é utilizar o espor-te como ferramenta para a socialização dos alunos, despertando-lhes valores que, sem dúvida, colaboram para a construção de va-lores íntegros em nossas crianças.

Nossa principal missão é fazer com que os alunos, por meio do esporte, aprendam a ganhar e perder, relacionem-se em grupo de forma harmoniosa, pratiquem uma ativida-de prazerosa e benéfica à saúde, aprendam a respeitar regras e pratiquem a solidarieda-de.

Devido à proximidade dos alunos da Chute Inicial com as categorias de base, o Corin-thians está sempre incentivando seus alu-nos na busca do sonho de ser um jogador de futebol.

Mas, cientes das dificuldades que muitas vezes impedem que esse sonho seja viven-ciado pela grande maioria de nossos alunos, sabemos que nosso trabalho de formação vem contribuindo muito para que nossas crianças, antes de serem profissionais da bola, sejam pessoas formadas com impor-tantes valores que vão ajudá-las por toda uma vida.

Nós fomos em busca de histórias de alunos que, depois de terem entrado na Chute Ini-cial, tiveram alguma mudança positiva em suas atitudes.

A Sra. Maria Aparecida Cordeiro, mãe do aluno Gabriel Cordeiro Correia, de 13 anos, relata que, antes do seu filho entrar na Chute Inicial, ele era uma criança agressiva, impaciente em casa e no colégio. Após ma-tricular seu filho, em pouco tempo ela viu mudanças importantes.

“A Chute Inicial trouxe ao Gabriel uma von-tade muito grande de vencer, ensinou-o a ter

força de vontade, ser uma criança dócil, pa-ciente, aprender o SIM e o NÃO. Ganhar, mas também saber perder e jamais desistir daquilo que almeja.”

O Sr. Alexandre Martins, pai do aluno Ale-xandre Martins Júnior, de 10 anos, conta que seu filho Alexandre possui uma defici-ência auditiva e que antes de entrar para a Chute Inicial era um menino quieto, apaga-do, muito tímido e vivia isolado dos demais. Após matricular-se na escolinha da Chute Inicial, e com a colaboração e o incentivo dos professores, principalmente do Prof. Renato, que lhe proporcionou confiança e vivência em grupo, ele melhorou o seu inte-resse pelo colégio e até suas notas.

“O médico que o acompanha teve essa per-cepção da melhora em seu desenvolvimento e o elogiou. Seguramente a atividade esportiva vivenciada com seus amigos e professores co-laborou e vem ajudando muito no seu trata-mento.”

Renata Aparecida Araújo, irmã do aluno Re-nan Rodrigo Araújo Santana, de 10 anos, disse que Renan é uma criança peralta, mui-to ativa e que adora futebol. Com toda essa energia, Renata relatou que em casa, sem-pre que Renan tinha uma oportunidade, ele jogava bola e acabava quebrando alguma coisa. A mãe deles ficava maluca com isso, e aí Renan acabava indo jogar na rua, o que é muito perigoso, já que na rua a probabili-dade de aprender coisas que não prestam e de cercar-se de más companhias é enorme.

“A partir daí, nossa mãe matriculou Renan na Chute Inicial para que ele saísse da rua e pu-desse descarregar sua energia fazendo espor-te. A Chute Inicial ajudou-o bastante a convi-ver com crianças, lidar com pessoas e classes sociais diferentes e descarregar todo esse jeito impaciente e espoleta no futebol.”

A Sra. Valeria A. P. Cunha Gomes, mãe do aluno Lorenzo Cunha Gomes, de 9 anos, relatou que seu filho era uma criança que não admitia receber um “não” como respos-ta. Como Lorenzo era o irmão do meio, ele achava que os pais não gostavam dele, não lhe davam atenção e por isso ficava muito manhoso.

Após sua entrada na Chute Inicial, Valéria percebeu uma mudança ótima na relação dela com o filho.

“Lorenzo aprendeu a respeitar os outros, a ou-vir o próximo, vem aprendendo a lidar com a crítica, entender o não, a nunca desistir de um sonho e do seu principal objetivo: fazer por merecer.”

Valéria comentou que todos os professores da Chute Inicial colaboram muito não só com o futebol, mas contribuem também na educação, pois cobram dos alunos que eles tenham disciplina, sejam aplicados na esco-la, falando da importância de que eles tirem boas notas.

“Não é só formar um grande jogador, mas também formar UM GRANDE HOMEM , de caráter, responsável, autêntico e que saiba li-dar com as adversidades da vida. O esporte é melhor que uma terapia!”, concluiu a mãe de Lorenzo.

Essas histórias de vida enaltecem o trabalho de todos os profissionais da rede de escolas licenciadas, pois mostram que o professor tem papel fundamental na formação dos alunos tanto para que ele melhore suas con-dições esportivas, mas, sobretudo, para que o aluno possa aprender valores importantes que só a convivência da prática esportiva pode ensinar.

histórias MostraM que o esporte teM papel FundaMental na ForMação da Criança

Page 18: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

16

Corinthians amplia ações na rede de escolas

revista oficial

Corinthians realiza ação dos MasCotes e leva alunos para ConheCer o estádio e o Centro de treinaMento – Ct

Quando os pais matriculam seus fi-lhos em uma de nossas escolas, eles

podem ter a certeza de que seus garotos estão sendo ensinados por professores ca-pacitados que seguem a Metodologia de Treinamento Chute Inicial, com base em uma filosofia de um clube centenário com mais de 30 milhões de torcedores.

Mas, além disso, ser aluno da Chute Inicial tem muitas outras vantagens exclusivas que só nossas crianças podem ter.

Quem já foi mascote, por exemplo, jamais esquecerá.

O estádio lotado, a emoção de um jogo decisivo, o clima de festa e a torcida mais fanática do Brasil como pano de fundo en-sejam ao aluno da Chute Inicial uma expe-riência única.

Entrar de mãos dadas com seus ídolos é uma experiência que as crianças guardam para sempre na memória.

Mas a participação nos mascotes é apenas mais uma das ações da rede.

Visando aumentar ainda mais o vínculo de nossos alunos com o Clube, nós realiza-mos semanalmente avaliações das escolas

para o futebol base, agendamos visitas ao memorial do Clube e também, todo se-mestre, organizamos campeonatos entre as escolas.

Além disso, a partir de 2012, começamos a fazer visitas ao Centro de Treinamento – CT do futebol profissional e também abri-mos os portões do Estádio do Corinthians, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

O CT, inaugurado em setembro de 2010, é considerado um dos mais modernos do mundo.

Numa área de 180 mil m2, o Centro de Ex-celência e Treinamento de Futebol Dr. Jo-aquim Grava tem quatro campos oficiais que levam o nome dos ex-jogadores Neto, Ronaldo (goleiro), Rivellino e Claudio.

As demais instalações do complexo po-dem ser comparadas às dos grandes clu-bes europeus, como o centro de reabili-tação e fisioterapia, piscina, banheira de hidromassagem, aparelhos de muscula-ção, entre outros.

As visitas ao CT sempre acontecem aos do-mingos, conforme calendário do futebol profissional.

Alunos no CT Joaquim Grava

Foto

: Rod

rigo

Coc

aFo

to: D

anie

l Aug

usto

Page 19: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

17

Outra grande surpresa foi abrir os portões do Estádio do Corinthians para os alunos da rede de escolas.

Como o estádio está com obras a pleno vapor, as visitas ainda são pontuais, mas quem compareceu já pôde presenciar ao vivo o tamanho de nossa arena.

Com capacidade para 48 mil pagantes e sendo construída em um terreno de 200 mil m2 no bairro de Itaquera, na Zona Les-te de São Paulo, a obra deve ser concluída até dezembro de 2013.

Todavia, as visitas ao estádio, que aconte-ceram de forma bem modesta, devem ser intensificadas após o término das obras.

“Hoje, como o estádio ainda está em obras, as visitas precisam ser monitoradas, com o uso de equipamentos de segurança, com capacetes, e conforme o cronograma de atividades. Além disso, as crianças só pude-ram entrar para olhar o estádio por dentro e precisaram sair”, disse Edson Rodrigues, Gerente Administrativo da Rede de Esco-las.

“Quando o estádio ficar pronto, haverá um tour pela arena e teremos condições de atender todas as escolas da rede, que pode-rão participar com uma agenda contínua”, concluiu Edson.

Além das ações já realizadas, a adminis-tração do Parque São Jorge busca novos benefícios para os alunos da rede, como intercâmbios internacionais, com as es-colas da rede fora do Brasil, assim como torneios esportivos em outros países.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Dan

iel A

ugus

to

Foto

: Dan

iel A

ugus

to

Page 20: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

18

SEJA UM ALUNO CREDENCIADO

CARTEIRINHA OFICIAL

CHUTE INICIAL

(11) 4701.6968 (11) 4135.5051

tra

a 0

Ma ícul Ger l 000-02

huci

Cte Ini al

la

(

AphaC

rd

11)

4701-6

968

Esta ar eiri ha de uso obr ató io n ependias da es ola

c t né

igr

as dênc

c

Per a o extra io eve á ser miata en e omunic do S r ar

du

v dr

i edm

t ca

a ec et ia

Nome

Na imentosc

RG

Da a M t . V lid d

t a r a a e

ii i

A Carte rinha of c al

u I al

do Ch te nici

o t c n ém o

OSEL r g n i

de o i i al dade

n e e fo e

a frent e o t le n

lv r

da A phaCard no e so.

úe t

Em caso de d vidas n re

m c nt o o

e o at conosc .

Somente com a Carteirinha Oficial Chute Inicial o aluno poderá participar: - Ação dos mascotes no Estádio - Visitas ao P. São Jorge (memorial e sede social) - Avaliações para o futebol base - Campeonatos oficiais do Chute Inicial - Visitas ao CT do Futebol Profissional

Page 21: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

19

Unidades Licenciadas revista oficial

Capital egrande são pauloChute Inicial - AricanduvaAv. Aricanduva, 1771(11) 2653-1055 / (11) 2653-0481www.chuteinicialaricanduva.com.br [email protected] Inicial - Bairro do LimãoAv. Prof. Celestino Burol, 753 (11) 3951-2459 [email protected] Inicial - Barueri Tamboré Av. Piracema, 1042Empresarial de TamboréBarueri(11) 4195-8661 / (11) 4191-8584 [email protected] Inicial Bosque da Saúde - Escolinha de FutsalR. Traituba , 287(11) 2276-0967 [email protected] Inicial - ButantãAv. Pirajussara, 4411(11) 3751-1921 / (11) 3751-0329contato@chuteinicialbutanta.com.brwww.chuteinicialbutanta.com.br

Chute Inicial- Clube Indiano Av. Fransinco Nobrega Barbosa, 411Parque Alves de LimaTel: (11) 5890-3666 - ramal: [email protected]

Chute Inicial - C.A.T (bairro Tremembé)Rua Japiuba,179Tel: (11) [email protected]

Chute Inicial - Diadema (Unidade I)Rua Dona Ruyce Ferraz Alvim, 699Vila Nogueira(11) 4044-6223 / (11) [email protected]@hotmail.comChute Inicial - Diadema (Unidade II)Av. Dr. Ulysses Guimarães, 4009 - Vila Lídia(11) 4044-6223 / (11) [email protected]@hotmail.com

Chute Inicial - Capão Redondo Rua Das Perobeiras,1398Chácara Santa Maria(11) 5873-2549 / (11) [email protected]

Chute Inicial - Ermelino MatarazzoAv. Boturussu, 257 (11) 2547-0166 / (11) 4112-7023(11) 3497-7232 / (11) 98158-4083 wwww.chuteinicialermelino.com.br [email protected]

Chute Inicial - Campo LimpoRua Rafael Portanti, 17(11) 5873-2549 / (11) [email protected]

Chute Inicial - Granja VianaRua Condor, 95 - km 21,3 - Raposo Tavares(11 2855-8144(11) 7784-6940 - ID: 100*123002www.chuteinicialgranjaviana.com.brcontato@chuteinicialgranjaviana.com.br

Chute Inicial GTC Guarulhos IIAv. Prefeito Antônio da Costa Santos, s/n Jardim Rossi (11) [email protected] Inicial - GuaianasesRua Acácio Marchesi, 114Vila Princesa Izabel(11) [email protected]

Chute Inicial - Jardim ReginaRua Pirapozinho, 117Pirituba(11)2361-9826 / (11) [email protected] Inicial - Jardim São LuisRua Jorge Fares, 231(11) 5851-1639 [email protected]

Chute Inicial - JaçanãRua Irmã Emerenciana, 461(11) 2249-5454 / (11) 9505-9051www.escolaoficialcorintians.com.brchuteinicialjacana@terra.com.br

Chute Inicial - Interlagos Av. do Rio Bonito, 939 A (11) 5524-3785 / (11) [email protected] [email protected]

Chute Inicial - Ipiranga Rua Xavier de Almeida, 1312(11) 5063-0174 / 5063-1169 www.corinthiansipiranga.com.brmurilo@corinthiansipiranga.com.brChute Inicial - ItaqueraRua Masato Misawa, 201(11) 2524 -1868www.chuteinicialitaquera.com.brchuteinicialitaquera@terra.com.br

Chute Inicial - GuarulhosRua Santa Conceição, 175(11) 2464-0965 / (11) [email protected] [email protected]

Chute Inicial - João DiasAv. João Dias, 2192 (11) 5641-7470www.paulistadesociety.com.brbruno@paulistadesociety.com.brChute Inicial - LapaRua Antônio Fidelis, 353 / 361(11) [email protected]

Chute Inicial - ImirimAv. Imirim, 4000(11) 2832-9095www.chuteinicialimirim.com.brchuteinicialimirim@hotmail.com

Rio de Janeiro

Minas Gerais

Bahia

Ceará

São Paulo

Paraná

Goiânia

Distrito FederalMato Grosso

Rondônia

Mato Grosso do Sul

SEJA UM ALUNO CREDENCIADO

CARTEIRINHA OFICIAL

CHUTE INICIAL

(11) 4701.6968 (11) 4135.5051

tra

a 0

Ma ícul Ger l 000-02

huci

Cte Ini al

la

(

AphaC

rd

11)

4701-6

968

Esta ar eiri ha de uso obr ató io n ependias da es ola

c t né

igr

as dênc

c

Per a o extra io eve á ser miata en e omunic do S r ar

du

v dr

i edm

t ca

a ec et ia

Nome

Na imentosc

RG

Da a M t . V lid d

t a r a a e

ii i

A Carte rinha of c al

u I al

do Ch te nici

o t c n ém o

OSEL r g n i

de o i i al dade

n e e fo e

a frent e o t le n

lv r

da A phaCard no e so.

úe t

Em caso de d vidas n re

m c nt o o

e o at conosc .

Somente com a Carteirinha Oficial Chute Inicial o aluno poderá participar: - Ação dos mascotes no Estádio - Visitas ao P. São Jorge (memorial e sede social) - Avaliações para o futebol base - Campeonatos oficiais do Chute Inicial - Visitas ao CT do Futebol Profissional

Page 22: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

20

interior de são paulo

Chute Inicial - OsascoRua Prof. José Azevedo Minhoto, 91 - km 18(11) 2815-2441 / (11) 3683-6037www.chuteinicialosasco.com.brfernanda.borell@hotmail.com

Chute Inicial - Parque do LagoEstrada da Baronesa, 700 Pq. do Lago(11) 5896-1874 [email protected]

Chute Inicial - Osasco 2 (Piratininga)Av. José Azevedo Lioto , 91(11) 2815-2441 / (11) 3896-8199www.chuteinicialosasco.com.brfernanda.borell@hotmail.com

Chute Inicial - Ribeirão PiresRua Miguel Prisco, 461 - Centro(11) [email protected] Inicial - Rio Pequeno (Campo)Rua Lucas de Leide, 16 (11) 3712-1910 / (11) 3765-3062www.chuteinicialriopequeno.com.brchuteinicialrp@[email protected] Inicial - Rio Pequeno (Society)Av. Escola Politécnica, 5040(11) 3712-1910 / (11) 3765-3062www.chuteinicialriopequeno.com.brchuteinicialrp@[email protected]

Chute Inicial - Liberdade (Pró-Esporte)Rua dos Lavapés, 410 (11) 3277-3677 / (11) [email protected]

Chute Inicial - São Matheus Av. Ministro Luis Sparano, 31(11) 2017-2848 [email protected]

Chute Inicial - São Miguel PaulistaRua Gendiroba, 400 Vila Curuçá(11) [email protected]

Chute Inicial - Taboão da Serra Rua Antônio Pestana, 224 - Pq. Monte Alegre(11) 3447-5818 / (11) 7735-1173 [email protected] Chute Inicial - Vila Mariana Rua Domingos de Moraes, 1768(11) [email protected] Inicial - Vila Prudente Av. Dr. Francisco Mesquita,1750 (11) 2272-0248 / (11) 2272-1909 [email protected]

Chute Inicial - Americana Rua Guglielmo Marconi, 222Pq. Res. Nardini (19) 7811-1825 / (19) 9487-9073(19) 9420-3030

Chute Inicial - Campinas Rua Francisco Teodoro, 226 - Vila Industrial (19) 3231-1983www.corinthianscampinas.com.brcentro@corinthianscampinas.com.br

Chute Inicial - Monte Mor Rua Ciqueira Campos, 700 - Centro (19) 3879-2324 [email protected]

Chute Inicial - Mogi Guaçu Rua Francisco Franco de Godoy Bueno, 1581Vila Martini(19) 8163-2824

Chute Inicial - Limeira Via Guilherme Dibbern, 3285 - Graminha (19) 3038-1378

Chute Inicial - Leme Rua José Duarte de Mattos, 5 - Vila Joest (19) 3053-2585 [email protected]

Chute Inicial - Jundiaí Rua Tasso Rodrigues, 70 x Rua Dário Murari, 600 - Vila Rio Branco (11) 8338-0852 / (11) 3446-3572 [email protected]

Chute Inicial - Cotia Rua Paranapanema, 100 - Portão (11) 4703-5846 / (11) [email protected]

Chute Inicial - Holambra Rodovia SP-107, s/nº, km 30,3 Borda da Mata(19) 3902-4147 / (19) 7807-7736 [email protected]

Chute Inicial - FernandópolisRodovia Dercy Waldir Seneghini [email protected]

Chute Inicial - Embu das Artes Av. Helio Ossamu Daikuara, 2293 Jd. V. Alegre (11) 4778-1421 / 7896-9048 - ID 55*960*1344www.chuteinicialembudasartes.comchuteinicial.embudasartes@gmail.com

Chute Inicial - Hortolândia Rua Caminho 1, 296Chácaras Acaraí (19) 3819-6812 / 3897-1687 / 9362-7811chuteinicial.hortolâ[email protected]

Chute Inicial - Itatiba Rua Guerino Grisotti, 405 - Bairro do Engenho (11) 4538-5006 / (11) 4538-5007 [email protected] Inicial - Jacareí Rua Pereira Campos, 222 (12) 3952-4412 [email protected]

Chute Inicial - CatanduvaRua Resende, 90 - Colina do Sol (17) 3525-1529 / (17) 9108-5035 [email protected]

Chute Inicial - Castelo (Campinas)Rua Monte Líbano, 250 - Castelo (19) [email protected]

Chute Inicial - Campo Grande (Campinas)Av. John Boyd Dunlop, s/n(19) 3229-6360 www.corinthianscampinas.com.brcampogrande@corinthianscampinas.com.br

Chute Inicial - Araras Av. Milton Severino, 1000 - Santa Efigênia (19) [email protected]

Chute Inicial - Avaré Av. Nações Unidas, 1117 (14) 8117-9757 [email protected]

Chute Inicial - Atibaia Av. Maristela, 51 (11) 97450-9998 [email protected]

Chute Inicial - Bragança PaulistaAv. dos Imigrantes, 4087 (11) 4031-5525 / (11) 4031-6800 [email protected] Chute Inicial - Caieiras Av. Giovanni Gabrielli, 710 - Pq. IndustrialAuracaia - Laranjeiras (11) 4273-0340 / (11) 98202-8623 www.chuteinicialcaieiras.blogspot.comchuteinicialcaieiras@gmail.com

Chute Inicial - Sacomã Av. Francisco Leme, 100 Pq. Fongaro (11) 2804-2887 / (11) 9204-7336www.chuteinicialmegaball.com.brchuteinicialmegaball@hotmail.com

Chute Incial - MandaquiRua Matheus Leme, 450(11) 2258-5648 / (11) [email protected] Inicial - MauáRua Giuseppe Pedotti, 64(11) 3421-1616 [email protected] Inicial - MoocaRua Madre de Deus, 1502(11) [email protected]

Chute Inicial - PiracicabaAv. João Conceição, 1210 (19)3035-3163 [email protected]

Chute Inicial - Lorena Av. Peixoto de Castro, 600 Vila Zélia(12)3157-3100 / (12) 3152-2524 [email protected]

Page 23: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

21

Chute Inicial - Taubaté II Av. Luis Gonzaga Neves, 666 (12) 2893-3000 [email protected]

Chute Inicial - Tremembé Av. Francisco Alves Monteiro, 850 (12) 3026-1513 [email protected]

outros estados

exterior

Chute Inicial - SorocabaUnidade 1 - Futebol de Campo Av. Carlos Sonetti, 990 - Jd. Prestes de Barros(15) 3011-5130 / (15) 9106-2892www.chuteinicialsorocaba.com.brcontato@ chuteinicialsorocaba.com.brUnidade 2 - FutsalAv. Dr. Luis Mendes de Almeida, 640 Jd. São PauloUnidade 3 - Futebol SocietyRua Atanázio Soares, 3710 - Zona Norte

Chute Inicial - Brasília (DF)CSG 20 - Lote 02 - Taguatinga Sul(61) [email protected]

Chute Inicial - Campo Grande (MS) Rua 2 de Março, 255 - Taquarussu(67) [email protected]

Chute Inicial - Londrina (PR)Rua Bélgica, 1413 Iguapó(43) [email protected] Inicial - Maringá (PR)Av. Pedro Taques, 4097 Jd. Alvorada(44) [email protected] Inicial - Ponta Grossa (PR)Rua Julia da Costa, 486 Colônia Dona Luisa(42) 3323-4232 / 9928- 5544 / [email protected]

Chute Inicial - Salvador (BA)Av. Otávio Mangabeira, Qd. 10 - Lt. 9 Patamares (71) 3363-4768 / (71) [email protected]@corinthianssalvador.com.br

Chute Inicial - ValinhosRua Isaura Aparecida Oliveira Barbosa Terini, 71 Jd. Itapuã(19) 7829-6843 [email protected]

Chute Inicial - Belford Roxo (RJ)Rua General Jose Muller, 656 - Heliópolis(21) 7724-6701 / (21) 8705-0158 [email protected]

Chute Inicial - Uberlândia (MG)Av. Doutor Vicente Salles Guimarães, 605Alto Umuarama(34) 3211-5081 / (34) 9917-6248 www.chuteinicialuberlandia.com.brcabbia@chuteinicialuberlandia.com.br

Chute Inicial - Los Angeles (EUA)Bear Gulch Park 9032 Arrow hwy Rancho Cucamonga, CA / 91730(909) 666-5003 / (909) 636-5707 [email protected]

Chute Inicial - Maricá (RJ)Estrada do Caxito, lote 14, quadra BLoteamento Recanto dos Reis(21) 7724-6701 / (21) [email protected]

Chute Inicial - Goiânia (GO)Unidade GoiâniaRua Finlândia, chácara 02 - Pq. das Nações(62) 3593-2948 / 8263-9353 / [email protected]@hotmail.com Unidade Goiânia 2Rua F-57, Qd.157 - Lts. 31, 32, 33, 34 - St. Faiçalville Unidade Goiânia 3Rua das Palmas - Qd.125 - Lt.27

Chute Inicial - Curitiba (PR)Unidade CuritibaRua Carolina Castelle, 1000Rua Walderimo Pedroso, 656(41)[email protected] Curitiba 2Rua Eunicio Weaver, 352Unidade Curitiba 3Rua Seru Dormeller Marques, 153

Chute Inicial - Fortaleza (CE)Av. Edilson Brasil Soares, 1966 - Edson Queiroz(85) 3121-2111 / 3241-3202 / 3250-2509www.ceuniao.com.br [email protected]@uol.com.br

Chute Inicial - Colider (MT)Escritório: Av. Tancredo Neves, 1718 - Setor Sul Treinos: Av. Marechal Rondon, 2280 - Jd. VâniaAv. Dom Pedro, s/n (Estádio Municipal)(66) 3541-2497 / (66) [email protected]

Chute Inicial - Rio de Janeiro (RJ)MatrizAvenida Mirandela, 1889 - Nilópolis(21) 8266-8811 / (21) [email protected] Miguel CoutoRua Itabaiana, 96 - Miguel CoutoUnidade Estrada de MadureiraRua Itabaiere, s/nº - Estrada do MadureiraUnidade Nova Iguaçu Estrada do Rio Sampa, 325Unidade Miguel Pereira Rua Amaral Peixoto, 704 - Miguel Pereira

Chute Inicial - Ribeirão Preto Rua Carlos Augusto Brazão, 1.100 Jd. Cadacaan (16) 3043-7878 / (16) 3624-4201 [email protected]

Chute Inicial - Rio Claro Rua 16, 441 Bairro do Estádio (19) 3023-1071 / (19) 9601-7346 [email protected]

Chute Inicial - Salto Rua Quintino Bocaiuva, 859Centro (11) 4021-5290 / (11) 94116-3949 [email protected]

Chute Inicial - UbatubaAv. Padre Manoel da Nóbrega, 2264 Pereque-Açu(12) 3833-4377/ (12) [email protected]

Chute Inicial - Santana de Parnaíba Rua Sergipe, 345 - Fazendinha (11) 4156-5980 [email protected] Chute Inicial - Santo André Av. do Estado, 7040 - Pq. Jaçatuba (11) 4476-1288 / (11) 4479-5344 [email protected]

Chute Inicial - São José do Rio Preto Rua Raul de Carvalho, 1658 - Bairro Boa Vista (17) 3012-3166 / 9142-0217 / 8127-1215 [email protected] [email protected]

Chute Inicial - Taubaté IAv. Santa Luiza de Marillac, 1661 (12) 3026-1513 www.corinthianstaubate.com.br [email protected]

Chute Inicial - Vargem Grande Paulista Av. Elias Alves da Costa (11) [email protected]

Chute Inicial - São José dos Campos 2Av. Pedro Friggi , 501 (12) [email protected]

Chute Inicial - São José dos Campos Av. Cidade Jardim, 414 (12) 3933-6775 [email protected]

Chute Inicial - Santo André Valparaíso R. Igarapava, 269 (11) 97252-5198 [email protected]

Chute Inicial - Engenheiro Pedreira (RJ)Rua Flexeira, 1.776 - Cosme Damião(21) 2791-1860 / [email protected]

Chute Inicial - Anápolis (GO) Rua 3 Qd. 05 Lts.26 a 30/32 e 33Residencial Morumbi - Jd. Ana [email protected]

Chute Inicial Ariquemes (RO) Av. Rio Negro, 3037 - S. Grandes Áreas Ariquemes (69) 8494-3579 / (69) [email protected]

Page 24: revista oficial - Corinthians Chute Inicial 2013.pdf · E, além de todos esses resultados no futebol profissional e em nossas equipes de competição, tivemos também a Chute Inicial

22