revista n°152 dez 2010

76
Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 13 . nº 152 . DEZEMBRO 2010 Esporte Coletivo As equipes de Basquete e Vôlei, masculino e feminino, na disputa pelos títulos mais importantes do País Entrevista Maria Fernanda Cândido revela como se preparou para viver sua primeira personagem vilã Feliz 2011 Pontos turísticos da Cidade Maravilhosa inspiram o Réveillon pinheirense Natal Atletas pinheirenses contam suas melhores histórias

Upload: esporte-clube-pinheiros

Post on 28-Mar-2016

306 views

Category:

Documents


54 download

DESCRIPTION

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

TRANSCRIPT

Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 13 . nº 152 . DEZEMBRO 2010

Esporte ColetivoAs equipes de Basquete e Vôlei, masculino e feminino, na disputa pelos títulos mais importantes do País

EntrevistaMaria Fernanda Cândido revela como se preparou para viver sua primeira personagem vilã

Feliz 2011Pontos turísticos da Cidade Maravilhosa inspiram o Réveillon pinheirense

NatalAtletas pinheirenses contam suas melhores histórias

capa152.indd 1 19/11/2010 21:09:47

an_brasilprev.indd 2 23/11/2010 11:03:16

an_brasilprev.indd 3 23/11/2010 11:03:27

12 LIVRO ILUSTRADO DO FUTEBOL MENOR

13INFORMES

14LEI DE INCENTIVOAO ESPORTE

17FUNCIONAMENTO DO CLUBE NO FIM DO ANO

Índice14 24 30 61

57

DE OLHO NO CLUBE APLAUSOGIRO ESPORTIVO

18CAPA - NATAL

23RÉVEILLON NO SALÃO DE FESTAS

24ENTREVISTA COMMARIA FERNANDA CÂNDIDO

56PROGRAMAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DE NATAL NO CLUBE

61FESTA DO BOLICHE

68NOSSA HISTÓRIA

ESPECIAL

26BASQUETE: LANÇAMENTO DO NBB

28 e 30 SUPERLIGA DE VÔLEI FEMININO E MASCULINO

32 PINHEIROS EM AÇÃO

43 FESTA DO FUTEBOL

João

Pir

es

Ro

drig

o S

odr

é

João

Cal

das

Mar

io H

enriq

ue P

into

pag_indice152.indd 1 19/11/2010 20:34:12

an_josephine.indd 31 19/11/2010 19:32:27

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi, Luis Eduardo Pinheiro Lima e Roberto GaspariniAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Marcos Macedo Maynard AraújoDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Antonio Augusto Brant de CarvalhoDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais: Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Romeu Cianciarulo JúniorDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Álvaro VaselliDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa SchleierPresidente do Departamento de Assistência Social - DAS: Beatriz Hungria Moreno

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2010/2012Presidente: José Manssur Vice-presidente: Evandro Antonio Cimino 1º secretário: Apparecido Teixeira 2º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado 3º secretário: Antonio Alberto Foschini

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro Efetivo: Edilberto PortoPrimeiro Suplente: José Roberto de Araújo Cunha JuniorSegundo Suplente: Alencar Severino da CostaTerceiro Suplente: José Carlos Augusto Luxo

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Paulo Palo, Walter Silva Bacelar de Barros e Walter Leonelli

Editor Waldir LachowskiJornalista Diego Muniz - MTB 46963/SP Projeto Gráfico e Editorial www.agenciasmart.com.brCapa RegiscleiFotos Ariett Gouveia, Diego Muniz, Dimas Schittini, Rodrigo Sodré e Saulo RibeiroRevisão Leontina C. JacubcionisImpressão Gráfica ProlTiragem 21.000 exemplaresPeriodicidade mensal [email protected]

PABX: 3598-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9500 | E-mail: [email protected]

SAP - Serviço de Atendimento ao PinheirenseSegunda e sábado: 8h30 às 17h | Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefones: 3598-9805 / 9588 / 9989E-mail: [email protected]

FALE COM A GENTESite www.ecp.org.brE-mail [email protected]: @clubepinheirosTelefone 11 3598 9700Rua Angelina Maffei Vita, 493São Paulo/ SP - CEP 01455 902

Veículo informativo oficial do Esporte Clube PinheirosEntrega domiciliar gratuita

Expediente

Ace

rvo

Dep

to. S

ervi

ços

Ger

ais

pag_expediente152.indd 1 19/11/2010 20:38:31

7

Palavra do Presidente

Antonio Moreno NetoPresidente

Chegamos ao fim de 2010. Mais um ano vitorioso na história do Pinheiros, com a conquista de sucessos e troféus em todas as áreas de atividades do Clube.

Os eventos culturais e sociais agradaram e serviram de incentivo à cultura. O maestro João Carlos Martins, os artis-tas da Jovem Guarda, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano e Zeca Pagodinho foram alguns dos nomes significativos que passaram pelos palcos do Pinheiros. Além dos shows, as mostras de dança, as peças teatrais e os filmes ajudaram a edificar um ano culturalmente rico.

Quanto à infraestrutura do Clube, também temos motivos para comemorar. A aprovação do Plano de Desenvolvimento Diretor acertadamente marcou um período de evolução.

Os pequenos ganharam novos brinquedos no Parquinho e uma programação diversificada uniu teatro, shows e brin-cadeiras especiais, o ano todo. Além dos 111 anos do Clube, comemoramos os 65 anos do Jardim de Infância.

A família pinheirense ganhou em união com o lança-mento de novos títulos, criados para trazer filhos e cônjuges para a condição de associados. A finalização da implantação do Cartão Pinheiros e o novo cardápio especialíssimo do restaurante O Ponto, também são vitórias consideráveis.

A imagem do Clube ganhou reforço com a renovação e a entrada de novas parcerias promovidas pelo Marketing. São empresas que reconhecem a história e o desempenho do Clube e ajudam a investir continuamente nos atletas. Do nosso verde, cuidamos com campanhas de conscientização e, da sociedade, com eventos beneficentes, como o Bazar do Bem Possível.

O esporte confirmou e demonstrou toda sua potên-cia. Nossos judocas, Leandro Guilheiro, Thiago Camilo, Rafael

Carlos e Leandro Cunha, conquistaram diversas medalhas nos mundiais. O nadador, Andre Brasil, brilhou na Holanda e trouxe cinco ouros, duas pratas e a vaga na Paraolímpica de Londres, em 2012.

Presenciamos, de perto, a volta triunfal da ginasta Daiane dos Santos, que garantiu cinco medalhas de ouro no Estadual. Conseguimos estampar o nome do Pinheiros como o maior vencedor do Troféu José Finkel de Natação.

Marcamos presença nas Olimpíadas de Inverno, com o associado Leandro Ribela, e enviamos novos representan-tes para a primeira Olimpíada da Juventude. O Atletismo mostrou evolução e quebrou o jejum de 41 anos, com a medalha de prata no Troféu Brasil. São apenas algumas das vitórias brilhantes ao longo desses 12 meses.

Não paramos por aí. Já começamos a escrever os novos capítulos dessa história marcante, com o olhar no Campeonato Paulista de vôlei feminino, início da Superliga e Novo Basquete Brasileiro.

Entretanto, registramos o sentimento de tristeza que se abateu sobre a coletividade pinheirense com a morte do Dr. Mário Lima Cardoso. A sua passagem pelo Pinheiros deixa marcas indeléveis.

A todos os pinheirenses, amigos e colaboradores, um Feliz Natal e um Próspero Ano-novo, recheado de novas vitórias e conquistas.

pag_editorial152_b.indd 7 24/11/2010 10:57:40

8

Quando estivermos lendo esta, que é a nossa derradeira mensagem do ano de 2010, o Conselho Deliberativo, no pleno exercício de suas relevantes atribuições institucionais, já terá examinado e deliberado, em sede de Reunião Ordinária, a proposta orçamentária apresentada pela Diretoria, para 2011.

Conforme oportuno artigo inserto na Revista dos Clubes, publicada pelo Sindi-Clube, ano 1, nº 3/ novembro de 2010, pág.15, “A primeira definição que se encontra no dicionário para o verbo “orçar” faz referência à náutica: voltar a proa para a linha do vento, para que a embarcação atinja o seu objetivo. O consultor jurídico do Sindi-Clube, Valter Piccino, concorda com a descrição, que considera muito mais do que uma metáfora. “o orçamento dos clubes deve ser elaborado com base nas experiências passa-das, vivenciadas no presente, para projetar o futuro econômico e financeiro da associação”.

Orçamento, em suma, é, além tudo, um ato financeiro de relevância, em que são previstas as rendas indispensáveis à satisfação das despesas, dentro do período correspondente ao ano civil.

Ainda, no mesmo dia, o Conselho Deliberativo apreciou pedido de autorização da Diretoria para transferir recursos, hoje alocados no fundo de investimentos, para o fundo de emergência, restabelecendo-o, integralmente, para utilização às finalidades a que se destina.

Finalmente, o Conselho Deliberativo apreciou proposta da Diretoria, objetivando a criação de um bistrô, destinado à culinária japonesa, no belo recanto em que se encontra o nostálgico e romântico lago que enfeita o nosso Clube que, embora não muito visitado, faz-nos lembrar, sempre que o vemos, dos tempos em que o Pinheiros, ainda com sua origi-nal denominação de Sport Club Germania, era banhado pelas águas do então formoso Rio que hoje lhe empresta o nome.

Mas, em meio a essas relevantes deliberações, o Egrégio Conselho Deliberativo vivenciou um momento de tristeza, ao reverenciar a memória do Pranteado Doutor Mário Lima Cardoso, falecido no dia 7 de novembro.

De tudo quanto merecidamente se lhe disse, peço licença para acrescer que sendo a saudade, eternidade do amor, ins-pirado nas palavras dos que sonham em poesia, digo, hoje, com absoluta certeza, que o Esporte Clube Pinheiros perdeu um de seus filhos mais estimados, um homem puro, como o sorriso da criança, de enorme bondade, fiel aos seus princípios, lúcido em suas convicções e que sempre reinará em nossos corações.

Palavra do Presidente do Conselho Deliberativo

José ManssurPresidente

Consola-nos, diante da perda irreparável, as palavras do Poeta Maior - Fernando Pessoa- “A morte é a curva da estrada. Morrer é só não ser visto...”. Doutor Mário estará sempre visível em nossas lembranças, pela dignidade com que sempre se distinguiu, pelos exemplos que legou e, sobretudo, pelo amor incomensurável pelo Clube, cujas tradições sempre respeitou.

Nas palavras imorredouras do Mestre de nós todos, Professor Miguel Reale, reproduzidas por seu filho, Professor Miguel Reale Júnior – in o Estado de S.Paulo, de 6.11.2010, “Quem tem fé não tem temor da morte e a vida é uma pas-sagem para uma misteriosa forma de viver, sem corporeidade.” Reverenciemos a memória do Dr. Mário, mas, sobretudo, a sua vida, sempre voltada a perdoar, muito mais do que pretendeu ser perdoado, a tolerar, acima de ser tolerado e amar, mais do que desejou ser amado.

Concluindo esta última mensagem, podemos dizer que já se sente, na atmosfera, os tempos felizes das festas natalinas. Momento, também, de reflexão, que nos permite dizer que o bom da vida é conviver em harmonia, em paz, de mãos dadas, unidos, em prol de um objetivo maior: a realização de nossos objetivos, amando e respeitando o próximo, como a nós mesmos, sentimento que há de nos reger, não apenas no momento presente, mas e sempre no tempo futuro.

Esta a mensagem que o Menino Santo, cujo nascimento celebramos, nos legou como o mais belo sentimento que deve presidir as ações da humanidade, para um mundo sempre melhor, em que reine, entre todos, a paz que acalanta os homens de boa vontade.

Feliz Natal! Natal de Alegria, Advento de sonhos e de um novo florescer no ano que se aproxima.

Que o Supremo Criador a todos abençoe nos Dias Santos de Dezembro, mas sem nunca nos olvidar que um Menino, com sua mensagem de amor e de humildade, nos ensinou os caminhos da vida. Basta segui-los, sem hesitação.

Com renovado apreço.

pag_presidente_conselho152.indd 8 1/12/2010 11:07:37

9

Notícias do Conselho Deliberativo

AGENDA DAS REUNIÕES E EVENTOS – 2011

MÁRIO LIMA CARDOSOUMA PERDA IRREPARÁVEL

No dia 7 de novembro, faleceu, aos 83 anos, o Conselheiro Mário Lima Cardoso, Membro da Comissão Permanente de Saúde e Higiene.

Mário Lima Cardoso, cirur-gião dentista, casado com a asso-ciada Cenira Gonçalves Cardoso, Diretora-Adjunta do Carteado, deixou três filhos: Odilon Gonçalves

DIA MÊS REUNIÃO

31 janeiro Extraordinária

28 fevereiro Extraordinária

28 março Extraordinária

18 abrilOrdinária para apreciação do Relatório da Diretoria, balanço e

demonstração das contas de receita e despesa do exercício de 2010.

25 abrilOrdinária para eleição do Presidente e do Vice-Presidente da Diretoria

e dos Membros do Conselho Fiscal, para o biênio 2011/2013.

30 maio Extraordinária

27 junho Extraordinária

25 julho Extraordinária

29 agosto Extraordinária

26 setembro Extraordinária

31 outubro Extraordinária

28 novembroOrdinária para apreciação da Proposta

Orçamentária, para o exercício de 2012.

Salvo deliberação em contrário, que será previamente comunicada, as reuniões serão realizadas no Auditório do CCR, com início às 19h30 em primeira convocação, e às 20h30 em segunda convocação.

Lima Cardoso, Marco Antonio Gonçalves Cardoso e Leônidas Lima Cardoso, e seis netos: Olívia, Isadora, Lourenzo, Lucas, Sabrina e João Pedro. Era tio dos Conselheiros Zilda Ângela Ramos Costa e Carlos Alberto Costa de Oliveira.

Associado desde 12/05/1960, foi o idealizador da implan-tação do Futsal no Clube e atuou como Assessor da Seção de Futebol, em 1981.

Conselheiro desde 1974, participou ativamente das Comissões Permanentes, tendo sido Membro da Comissão de Sindicância, de 1984 a 1988, Membro da Comissão de Veteranos, em 2007 e 2008, e Membro da Comissão de Saúde e Higiene, desde 2008.

pag_presidente_conselho152.indd 9 1/12/2010 11:07:40

10

1. O Pinheiros sediou, pela primeira vez, o Encontro de Corais ACESC 2. A banda Champagne animou os participantes da 53ª Festa da Cerveja com músicas nacionais e internacio-nais 3. O grupo de dança se reúne, um pouco antes de começar o evento 4. Luiz Roberto Oliveira e Adriana Godoy homenagearam os compo-sitores Noel Rosa, Chico Buarque e Vinicius de Moraes

Click

2

3

1

1

4

pag_click.indd 10 11/19/10 9:12 PM

11

5. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, discursou na aber-tura da 9ª edição do Bazar do Bem Possível 6. A madrinha Mara Gabrilli e o padrinho Andre Brasil fizeram a abertura oficial do evento 7. O presidente, Antonio Moreno Neto, e diversos atletas pinheirenses pres-tigiaram o primeiro dia do Bazar do Bem Possível 8 e 9. O Pinheiros Fashion reuniu o melhor da moda e lembrou as quatro estações do ano 10. O cantor Silvio Brito realizou um show especial após o evento

Foto

s: Ro

drig

o So

dré

6

7

5

6

9

8

10

pag_click.indd 11 11/19/10 9:13 PM

12

de olho no clube

Futebol Menor distribui mais de quatro toneladas de alimentos

para entidades sociais

O lançamento da terceira edição do Livro Ilustrado do Futebol Menor do Pinheiros foi realizado em 16 de outubro e marcado pela boa presença de público e excelente arrecadação de alimentos para entidades sociais. Nesse dia, foram coletados mais de duas tone-ladas de alimentos não perecíveis, nú-mero superado, na data seguinte, com a contribuição de 2.546 quilos.

Os institutos beneficiados foram selecionados pelo DAS - Departamen-to de Assistência Social do Clube.

Confira algumas entidades que receberam os alimentos.

Casa de Naim, Entidade de Promo-ção e Assistência Social Espaço Aberto,

Dep

to. E

spor

tes

Recr

eativ

os

Centro Social Lauzane Paulista, Casa de Caridade Mensageiros da Esperança, Instituto Novidade de Vida, Associação Educacional Casa do Zezinho, Asso-ciação Cristã Feminina e Instituto Vida Nova. As entidades de São Sebastião, Lar Vicentino, Casa da Criança e do Adolescente e APAE foram sugeridas pela organização do evento Way of Life, realizado em Maresias, em novembro.

SOBRE O LIVRO ILUSTRADOO Livro deste ano é uma homenagem aos pinheirenses que participaram do Campeonato Interno, Copa das Nações, que teve o recorde de 485 participan-tes, desde o SUB 6 até o Infanto. Esse número representa quase 30% de cres-

Patrocínio

Apoio

Material Esportivo

cimento, em relação à edição de 2008. O evento contou com sorteio de brin-des e de um cruzeiro, oferecidos pe-los patrocinadores do Futebol Menor: Agaxtur, Navigate Tour e Wilson.

Com todo este sucesso, é comum encontrar crianças por todo o Clube, especialmente perto do Campo de Fu-tebol, se divertindo, colando as imagens no álbum, trocando cromos repetidos ou batendo figurinhas com os amigos.

pag_album_figurinhas_152.indd 12 19/11/2010 20:41:41

DE OLHO NO CLUBE

13

Após um ano de muito trabalho, aprendizado, alegrias e rea-lizações, as voluntárias do DAS tiram férias em dezembro e janeiro. As atividades retornam no dia 9 de fevereiro.

Voluntárias

FISIOTERAPIAO horário de atendimento da Fisioterapia será ampliado a partir de fevereiro de 2011. Confira: de segunda a sexta, 8 às 14h

Saúde

Importante - A partir de 2 de janeiro, os associados, que não portarem o Cartão Pinheiros, poderão acessar o Clube com o Cartão Provisório por, no máximo, quatro vezes. Após esse número de acessos, a entrada será bloqueada pelo sistema e só poderão entrar, após a liberação por um encarregado da segurança.

Cartão Pinheiros

PROJETO NUTRICIONAL INFANTIL Os pequenos associados terão um auxilio especial. Em janeiro, será implantando, no Clube, o Projeto Nutricional, voltado para o público infantil, para avaliar as medidas de peso e altura e curva de crescimento, entre outras. Confira os horários de funcionamento do novo projeto: segunda, 8 às 11h e 17 às 19h, e, terça a quinta, 8 às 11h. Mais infor-mação, no telefone 3598-9775.

ww

w.sx

c.hu

DA

S

ww

w.sx

c.hu

pag_das_cartão_saude_fisio.indd 13 22/11/2010 17:47:54

DE OLHO NO CLUBE

14

Sua empresa pode fazer parte das conquistas olímpicas do Pinheiros

O Pinheiros, desde a criação da Lei de Incentivo ao Esporte, em 2006, já aprovou cinco projetos. O primeiro, destinado à formação de 670 atletas, de 14 a 19 anos, atende 15 modalidades. Com base nesse programa, foi aprovado novo projeto, que dá continuidade à formação dos atletas, visando a Olimpíada de 2016.

Outro projeto, em execução, o Projeto Olímpico, é focado em atletas de alto rendimento e visa melhorar os resultados em competições internacionais, como os Jogos Pan-americanos, em 2011, e as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Todos os programas alcançaram resultados importantes e muitas são as conquistas obtidas pelos atletas.

Além desses projetos, foram aprovados o do Basquete adulto, já em execução, e o do Polo Aquático. Esse investi-mento representa, também, a oportunidade para centenas de jovens e adultos se firmarem no esporte, recebendo um tratamento completo.

Para aumentar o investimento no esporte e nos atletas, o Pinheiros busca novos parceiros. Você pode fazer parte dessa história de sucessos.

Apoiando os projetos da Lei de Incentivo ao Esporte é possível destacar a sua marca e

ainda ajudar os atletas pinheirenses

Coloque sua empresa no lugar mais alto do pódio com os atletas pinheirenses

Dep

to. d

e M

arke

ting

Dep

to. d

e M

arke

ting

pag_lei_incentivo.indd 14 1/12/2010 10:59:08

DE OLHO NO CLUBE

15

POR QUE SE TORNAR UM PARCEIRO?Porque, na Lei de Incentivo, há benefícios fiscais para todos que apoiarem o esporte do Pinheiros. A Lei de Incentivo ao Esporte permite que patrocínios e doações sejam desconta-dos, diretamente do Imposto de Renda a pagar, por pessoas físicas e jurídicas.

DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃOPessoas físicasPoderão descontar até 6% do Imposto de Renda devidoPessoas jurídicasPoderão destinar até 1% do Imposto de Renda devido (tri-butado com base no lucro real)

Contribuições, realizadas até 30/12/2010, serão deduzi-das na declaração de IR a ser apresentada em 2011.

Esses projetos incentivarão a evolução técnica e o de-sempenho de atletas pinheirenses e darão a eles a oportu-nidade de representar bem o Brasil em futuras competições, como Mundiais, Pan-americanos, Parapan-americanos, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Mais informação no Departamento de Marketing Esportivo, pelo telefone 3598-9920

Com incentivo do Bradesco, os atletas de formação do Pinheiros conquistaram o ouro

Dep

to. d

e M

arke

ting

Dep

to. d

e M

arke

ting

João

Pir

es

pag_lei_incentivo.indd 15 1/12/2010 10:59:24

DE OLHO NO CLUBE

16

TV GLOBO16 de outubro“O Estrelas já recebeu muita gente para ser chefe e cozi-nhar, mas nunca recebeu ninguém tão alto assim. No Vôlei, a gente já sabe que você manda bem, agora que história é essa do nosso chefe “altíssimo” Giba, cozi-nhando?” (Angélica).“Cozinho, sim, morei com a minha esposa, por seis anos, na Itália e acho que lá é um berço da culinária, então a gente acaba aprendendo bastante.” (Giba). “Aliás, nós estamos aqui, no Esporte Clube Pinheiros, olha só. Daqui a pouco vai ter plateia vendo você cozinhar.”

BANDSPORTS22 de outubro“Os atletas têm a preocupa-ção de não ingerir nenhuma substância proibida, pois o controle é muito rígido. Rafael, na parte nutricional,

Virou notíciaRo

drig

o Fa

cund

es

que tipo de controle você tem?” (Sérgio Patrick, apresentador). “No meu Clube mesmo, o Pinheiros, temos médico, fisiologista, nutricionista e eles expli-cam tudo. Temos palestras explicando para que pos-samos conhecer as subs-tâncias que podemos usar”

(Rafael Andrade, atleta do Levantamento de Peso, do Esporte Clube Pinheiros).

G128 de outubroO Pinheiros traz Marquinhos de volta e aposta em armador argentino no NBB. O investimento foi alto: quatro reforços de peso e um novo técnico. Sexto

colocado no NBB da última temporada, o Pinheiros quer ir além, na terceira edição do campeonato. O princi-pal nome da nova equipe é o ala Marquinhos. Depois de um ano atuando na Itália, o jogador, que esteve no Mundial da Turquia, volta à equipe paulista para alçar voos mais altos na competição.

FOLHA DE S.PAULO28 de outubro9º Bazar do Bem Possível reúne 111 ONGs no Clube Pinheiros“O evento, além de sen-sibilizar e motivar a socie-dade para a ampliação das práticas sociais, dará opor-tunidade para as entidades promoverem seus projetos e ações. A entrada é gratuita. Esperamos contribuir para que as pessoas se sensibi-lizem, se engajem e atuem.

Essa é a única maneira de transformar o mundo”, diz Beatriz Hungria Moreno, pre-sidente do Departamento de Assistência Social. RÁDIO ELDORADO5 de novembroBrinquedos, toalhas bor-dadas, bijuterias e objetos produzidos de forma artesa-nal. Atrelado a isso, a divul-gação do trabalho de 111 organizações não gover-namentais espalhadas pela capital paulista e Grande São Paulo. O Esporte Clube Pinheiros cede o espaço e cuida da divulgação do Bazar do Bem Possível. Beatriz Hungria Moreno é a presi-dente do Departamento de Assistência Social do Clube. DIÁRIO DE S.PAULO6 de novembroPássaros habitam o Clube Pinheiros - Com o aumento da temperatura, pássaros estão aproveitando as ins-talações do Esporte Clube Pinheiros, no Jardim Europa, Zona Oeste, para ficarem seguros. No último fim de semana, os Quero-Quero transformaram, em casa, a pista de Atletismo. Segundo o clube, as aves não são domesticadas e utilizam o local há muito tempo para se reproduzir. A área onde se concentram é isolada com fitas para que as fêmeas botem os ovos e fiquem chocando até o nascimento dos filhotes, sem expor os sócios a qual-quer risco.

pag_virounoticia152_b.indd 16 19/11/2010 20:49:04

DE OLHO NO CLUBE

17

Funcionamento do Clube no Natal e RéveillonDEPARTAMENTOS / SETORES 24/12 - SEXTA 25/12 - SÁBADO 31/12 - SEXTA 1°/1 - SÁBADO

Administração de Esportes fechada fechada fechada fechada

Bar da Sauna 10 às 16h fechado 10 às 16h fechado

Bar da Sede Social fechado fechado fechado fechado

Barbearias 9 às 16h fechadas 9 às 16h fechadas

Biblioteca fechada fechada fechada fechada

Bilhar / Boliche / Carteado fechados fechados fechados fechados

Brinquedoteca 9 às 16h fechada fechada fechada

Buffet Infantil fechado fechado fechado fechado

Cabana do Pai Thomas 9h30 às 17h30 fechada fechada fechada

Campo A de Futebol fechado fechado fechado fechado

Campo B de Futebol normal fechado normal normal

Central de Atendimento 8h15 às 13h fechada 8h15 às 13h fechada

Central de Atendimento Fitness 7 às 15h fechada 7 às 15h fechada

Centro Administrativo (C.A.) 8h15 às 13h fechado 8h15 às 13h fechado

Centro Pró-Memória Hans Nobiling fechado fechado fechado fechado

Churrascaria Recanto da Figueira fechada fechada fechada fechada

Cinema fechado fechado fechado fechado

Cobrança 8h15 às 13h fechada 8h15 às 13h fechada

Conjunto Desportivo (CD) 6 às 18h fechado 6 às 18h 6 às 18h

Emergência Médica 6 às 18h fechada 6 às 18h 6 às 2h

Emergência Médica - Exame para Piscinas 7h30 às 16h fechada 7h30 às 16h 7h30 às 16h

Ginásio de Fitness 6 às 17h fechado 6 às 17h fechado

Lanchonete da Piscina 10 às 17h fechada 10 às 17h 10 às 18h

Lanchonete do Boliche 9 às 18h fechada 9 às 18h 9 às 20h30

Lanchonete do Fitness 7 às 17h fechada 7 às 17h fechada

Lanchonete do Futebol fechada fechada fechada fechada

Lanchonete do Tênis 7h30 às 18h fechada 7h30 às 18h 7h30 às 20h

Locações e Eventos fechado fechado fechado fechado

Loja Pinheiros e Revistaria fechada fechada fechada fechada

Medicina Esportiva e Fisioterapia 7h30 às 18h fechada 7h30 às 18h fechada

Piano’s Bar fechado fechado fechado fechado

Piscina de Hidroginástica fechada fechada fechada fechada

Piscinas Externas normal fechadas normal normal

Pista de Skate 10 às 14h fechada fechada fechada

Podólogo 10 às 16h fechado 10 às 16h fechado

Quadras de Tênis 6 às 18h fechadas 6 às 18h 6 às 22h30

Quadras Externas normal fechadas normal normal

Restaurante da Sede Social 12 às 15h30 fechado 12 às 15h30 12 às 15h30

Restaurante do CCR fechado fechado fechado 19 ás 23h30

Restaurante O Ponto fechado fechado fechado fechado

Sala de TV - Sede Social normal fechada normal normal

Salão de Beleza 9 às 16h fechado 9 às 16h fechado

SAP - Serviço de Atendimento ao Pinheirense 8h15 às 13h fechado 8h15 às 13h fechado

Sauna Feminina e Masculina 10 às 16h fechada 10 às 16h fechada

Segurança Operacional normal plantão normal normal

pag_funcionamento.indd 17 22/11/2010 18:53:05

ESPECIAL capa

18

Meu Natal inesquecível

Muitas conquistas farão o Natal de 2010 ainda mais especial, para diversos atletas do Pinheiros. Foram participações na primeira Olimpíada da Juventude, medalhas de ouro em campeonatos mundiais, recordes nacionais e destaques em competições sul-americanas. Como forma de agradecer pelos troféus, os pinheirenses elegeram suas melhores histó-rias, que servirão de inspiração para muitos. Da bicicleta deixada no telhado ao nascimento do primeiro filho, o Natal é uma data marcada por muitas lembranças. Confira as melhores histórias das estrelas pinheirenses.

GIBA, do Vôlei, conquistou o terceiro título mundial com a seleção brasileira masculina

“Tenho vários Natais inesquecíveis. Escolher apenas um é muito difícil. Passei muitos anos da minha infância come-morando, em Londrina, com toda a família reunida. Era o evento mais espe-rado por mim. Além da festa, sempre muito gostosa, era a oportunidade de reunir todos os primos, ganhar presen-tes e ver toda a família. Também tenho lembrança das comemorações fora do

18

Brasil. Como morei muito tempo no exterior, passei muitos Natais apenas com minha esposa e meus filhos. Mas, sempre, conforme a tradição. Teve um ano em que me vesti de Papai Noel, com direito a travesseiro na barriga e tudo o mais. Foi um Natal bem engra-çado. O Natal continua a ser esperado. Você vê a alegria das crianças com a data e volta o clima infantil. A harmonia que eu sentia na minha infância, tento transmitir como uma réplica, para os meus filhos.”

João

Pire

s

especial

Atletas pinheirenses, que se destacaram em 2010, relembram suas histórias natalinas mais marcantes

pag_materia capa_152.indd 18 1/12/2010 11:01:38

capa ESPECIAL

19

MARQUINHOS, do Basquete, par-ticipou do Mundial e chega para reforçar a equipe do Clube, no NBB

“O Natal na minha família sempre foi comemorado com muita gente. Chegamos a reunir 60 pessoas, nas festas sempre tradicionais, com muita comida e revelação do amigo oculto. Há dois anos, porém, estava disputando o NBA e morando nos Estados Unidos. Como lá a tempo-rada não para, eu não poderia vir para o Brasil e a minha esposa não queria me deixar sozinho. Então, resolvemos comemorar apenas nós e nossa filha. Um pouco antes de 25 de dezembro, tive uma ótima surpresa. Minha mãe, meu irmão e a namorada desembarcaram nos States para passar o Natal conosco. Só a chegada deles já deu o clima importante para a data, que virou uma verdadeira festa. Compramos o peru, minha mãe fez aquela farofa especial e convidamos, ainda, uns amigos para celebrar. Embora esti-véssemos acostumados a passar com muita gente, esse Natal foi marcante para nós, porque foi feliz, ficou mais íntimo, mais intimista.”

FABÍOLA, do Vôlei, conquistou o lugar de levantadora titular da seleção brasileira feminina e acres-centou, ao seu currículo, um vice Mundial

“Em 2006, recebi um presente muito especial do Papai Noel. Nasceu a minha filha. E, como eu sempre tive o sonho de ser mãe, esse Natal foi o mais completo que tive. Como ela nasceu em outubro, tivemos uma festa mais tranquila, com pouco barulho e muito amor. Eu também lembro que, nesse período, eu já estava jogando, então foi muito corrido preparar toda a festa natalina. Este ano, também terei muito para comemorar. Foi um período espe-cial, de oportunidades e crescimento. Jogar o Mundial, como titular, já é uma conquista grande que, para mim, vale ouro. Vou agradecer muito e apro-veitar para fazer mais três pedidos: ganhar o título da Superliga com o Pinheiros, conquistar um título de campeã olímpica e um no Mundial.”

ANDRE BRASIL, da Natação, conquis-tou, no Mundial Paraolímpico, Holanda, cinco medalhas de ouro e duas de prata

“O Natal é uma festa especial e tradicional na minha família. Como nós, atletas, ficamos muito tempo longe de casa, poder voltar e ter o carinho de todos é muito bom. Sou um cara muito família e moro em São Paulo há quatro anos. Tenho um carinho grande pela comemoração de 1995, pois nesse ano a minha mãe teve um aneurisma e meu pai sofreu um infarto. Foi um momento muito difícil. Foi como se eu estivesse muito próximo de perder os dois. Assim, poder estar com eles no Natal foi uma sensação mágica e deu um tom espe-cial para a celebração. A minha mãe saiu do hospital na véspera do Natal e tê-la em casa foi gratificante para todos. Se pudesse definir esse momento, seria como inesquecível. Vai ficar sempre na lembrança. Foi um período de recupe-ração e uma vitória em conjunto. Até hoje, o Natal é sagrado. Nunca passa-mos essa data distante, deixamos namo-radas, amigos, para passar o Natal com a família.”

capa ESPECIAL Jo

ão P

ires

João

Pire

s

Bent

o M

onte

iro/ E

xem

plus

/ Div

ulga

ção

pag_materia capa_152.indd 19 1/12/2010 11:02:02

ESPECIAL capa

2020

FELIPE FRANÇA, da Natação, com quatro medalhas de ouro no Troféu José Finkel, ajudou o Pinheiros a se tornar o maior vencedor da competição

“Quando era criança, com sete anos, meu tio, que tinha ido morar em Portugal, em 1994, voltou para passar o Natal com a família. Ele chegou e trouxe vários presentes. Era muita criança, uns sete primos e, não tem jeito, criança quer presente. Posso dizer que esse Natal foi inesquecível porque todo mundo da família ganhou pre-sente e todas as crianças receberam uma bicicleta. Você imagina uma casa cheia de bicicletas? Essa imagem é mar-cante até hoje. Também me lembro de estar presente toda a família da minha avó, da bisavó e do bisavô. Consigo me lembrar de detalhas e tenho de agra-decer a Deus por esses momentos, que são únicos.”

ARTUR NORY, jovem atleta da Ginástica Artística, ficou em quarto lugar nos Saltos, na primeira Olimpíada da Juventude

“Lembro que, na minha infância, os Natais eram muito esperados. A família toda se reunia para come-morar e isso deixou lembranças bacanas da fase criança. As festas eram realizadas na casa do meu tio, mas o fato que mais me marcou foi quando a ceia acabou e nós volta-mos para casa. Eu tinha passado o ano inteiro pedindo um brinquedo, era uma fazenda, cheia de bonecos e bichos, e eu achei que não teria mais chance de ganhar, porque o Natal já tinha acabado. Quando chegamos, ouvimos um barulho enorme no telhado e lá encontra-mos o meu presente e o da minha irmã. Interessante é que a gente, por muito tempo, associou esse barulho ao Papai Noel, que tinha vindo trazer os presentes. Apesar da minha família não ter tradição de contar a lenda do Papai Noel, esse momento foi importante e lembro dele com carinho até hoje.”

FABIO VANINI, do Handebol, ajudou o Pinheiros na conquista do título nacional

“Não consigo lembrar o ano, ainda era criança, mas provavelmente já tinha a mesma altura de hoje. Naquela época, já estava desconfiado de que o Bom Velhinho não existia. Então, quando percebi um barulho e uma pessoa no telhado da minha casa, corri atrás para tirar a dúvida. Quando cheguei lá, já não havia mais ninguém, mas, para minha surpresa, lá estava a bicicleta, o presente que eu queria muito. Não esqueço a imagem da bicicleta em cima do telhado e a certeza de que fora Papai Noel que a tinha deixado lá.”

RENZO, da Esgrima, conquistou o primeiro lugar no pódio, na categoria individual do sabre, nos Jogos Sul-americanos de Medellín

“O Natal que mais me marcou foi o de 2008, pois tinha acabado de voltar para o Brasil, após alguns anos morando e treinando na Itália. A comemoração foi na casa de uma tia e diversos familiares estavam presentes. A minha família tem o costume de promover o amigo secreto, como uma maneira de trocar presentes e, nesse ano, não foi exceção. Uma imagem que ficou guardada na minha memória foi a de ver toda a família reunida, em uma mesma mesa, conver-sando e se divertindo. Penso que essa imagem representa muito do que acredito ser o espírito nata-lino, pois se trata da união entre pessoas.”

Arq

uivo

Pes

soal

pag_materia capa_152.indd 20 1/12/2010 11:02:40

réveillon ESPECIAL

21

Descubra por que o Rio de Janeiro se transformou em um dos lugares mais procurados para passar a virada do ano e quais pontos turísticos

serviram de inspiração para o Réveillon do Pinheiros

O Rio de Janeiro continua lindo. Suas praias, ar tes, histórias e boa gastronomia fazem da Cidade Maravilhosa um paraíso para estrangeiros e brasileiros. Um dos des-tinos turísticos mais visitados do mundo, o Rio carrega o título do melhor réveillon do Brasil e algumas pessoas mais entusiasmadas arriscam dizer até que é a melhor virada do mundo.

Tradicionalmente, no dia 31 de dezembro, os famosos pontos turísticos, como Pão de Açúcar, Arcos da Lapa e

a praia de Copacabana dividem a paisagem com champa-nhes, queimas de fogos e milhares de pessoas vestidas de branco, para celebrar a chegada do Ano-novo.

Aproveitando esse clima especial, o Rio de Janeiro será o tema da Festa da Virada de 2010 para 2011 do Pinheiros. Para criar um ambiente que remeta ao festejo carioca, algumas atrações turísticas da Cidade Maravilhosa desembarcam no Salão de Festas do Clube. Conheça um pouco sobre esses pontos marcantes.

Pedr

o K

irilo

s/ R

iotu

r

5...4...3...2...1... Feliz Ano-novo!

pag_reveillon_152.indd 21 19/11/2010 20:30:14

ESPECIAL réveillon

22

Foto

s: Pe

dro

Kiril

os/ R

iotu

rPRAIA DE COPACABANA Com uma queima de fogos que dura quase 20 minutos, transmitida por diversas TVs do mundo, a praia de Copacabana tornou-se um dos lugares mais desejados para essa época do ano. A faixa de areia recebe mais de três milhões de pessoas e o mar é ocupado por transa-tlânticos que estacionam para assistir à chegada do Ano-novo. Além dos fogos, os shows que vão até a madrugada são outras atrações da noite. Um dos principais palcos fica em frente ao Copacabana Palace.

CRISTO REDENTOR Um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor está localizado no morro do Corcovado. Mede 38 metros de altura e pesa 1.145 toneladas. De braços abertos sobre a Baía de Guanabara, a obra foi inaugurada em 1931 e eleita, há três anos, uma das novas sete maravilhas do mundo.

ARCOS DA LAPAO bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa serve de inspiração para vários gêneros musicais, mas foi o samba que ajudou o local a ganhar novamente os frequentado-res das noites cariocas. O maior símbolo do bairro são os famosos arcos, representados em cartões postais. Construídos para distribuir, à população, as águas das nas-centes do Rio Carioca, hoje servem de viaduto para outra grande atração: os bondes que ligam a Estação da Carioca ao bairro de Santa Teresa.

PÃO DE AÇÚCARInaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil. Com uma das vistas mais privilegiadas da Cidade Maravilhosa, do alto de dois morros, o turista pode observar belas paisagens, como a Orla de Copacabana, a Enseada de Botafogo e o Aterro do Flamengo, além da entrada da Baía de Guanabara. No verão, torna-se o cenário perfeito para festas.

A praia é carinhosamente conhecida como Princesinha do Mar e fica no bairro de Copacabana, na zona Sul

A imagem do Cristo Redentor já rodou o mundo em filmes nacionais e internacionais

À noite, o Complexo Turístico abre seus espaços para eventos e festas

O bairro passou por uma recente revitalização e voltou a ser um dos pontos mais procurados, na noite carioca

pag_reveillon_152.indd 22 19/11/2010 20:30:23

réveillon ESPECIAL

23

Div

ulga

ção

Band

a Ép

oca

RéveillonCidade Maravilhosa

31 de dezembro, sexta, 22h | Salão de Festas

Curta o clima do Réveillon da Cidade Maravilhosa, o mais badalado do País, na comodidade e tranquilidade do Clube Pinheiros

Ingresso, já à venda, na Central de Atendimento.

AssociadoR$ 240,00 I Menor (7 a 12 anos): R$ 110,00Convidado de associadoR$ 320,00 I Menor (7 a 12 anos): R$ 150,00

Atenção: menores de 7 anos não pagam, porém, é neces-sário reservar lugar na mesa e apresentar documento.

Pagamento: em até 3 vezes nos cartões de crédito Visa, Mastercard e Dinners ou cheque para o dia 20 de dezembro.

Serviço de bufê.

Mesas redondas.

Bufê frioSaladas Waldorf e de pupunha com tapenade crocante Mix de folhas com frutas secasMussarela de búfala, pasta de tomate seco na folha de endívia Tabule de quinua Vol au vent com cream cheese e salmão defumado Terrine de vitela tricolor Nigiri-zushi de salmão, atum e kani kamaKappamaki, Tekkamaki e ShakemakiTemaki Califórnia e de salmão Ceviche Tábua de queijos e de frios

Bufê quenteSopa Leão Veloso (frutos do mar e peixe) Lentilha Arroz com amêndoas e sete cereaisBacalhau ao molho de tomate e laranjaCamarão na moranga Filé à Oswaldo AranhaLombo recheado com tâmaras, espinafre e ricota Batata assada e legumes grelhados Talharim e Torteli de mussarela de búfala Molhos: Quatro queijos, concassée com manjericão e à Dino Zoff SobremesaFrutas à mesaFrutas laminadasBolo de abacaxi com coco Torteleta de nozes e avelã Sorvetes com cobertura BebidasCerveja, água e refrigerante, club soda, água de cocoCoquetel e suco de frutas Drinks coloridos WhiskyEspumanteVinho Tinto

Mesa de saídaCafé, chá, petits-fours e minidoces

CARDÁPIO

Animação: Banda Época

Show da Virada: Grupo Well Brasil

Em seus 11 anos de existência, já participou de shows ao lado de grandes ar tistas do cenário da música nacional, como: Chiclete com Banana, Jorge Ben, Titãs, Elba Ramalho e Lulu Santos.

pag_reveillon_152.indd 23 19/11/2010 20:30:25

Maria Fernanda CândidoRecentemente, tivemos a sorte de ver o talento e a beleza de Maria Fernanda Cândido, na minissérie global Afinal, o que Querem as Mulheres? Mas, essa sorte, para quem mora em São Paulo, pode ser ainda maior. A atriz fica em cartaz, com a peça Ligações Perigosas, baseada na obra de Choderlos de Laclos, até abril de 2011, no Teatro FAAP.

Foto

s: Jo

ão C

alda

sA mãe de Tomás, quatro anos, e Nicolas, dois, ficou conhecida, nacionalmente, por viver sempre papéis de boa moça. Foi assim na novela Terra Nostra (1999), na minissérie Dalva & Herivelto – Uma canção de amor (2009) e no cinema, no filme Dom (2003). Agora, a atriz empresta toda a sua inteligência cênica para interpretar a sua primeira vilã, a Marquesa de Merteuil, um dos mais terríveis personagens da literatura universal.

Viver figuras dramáticas dos livros faz parte da carreira da pinheirense que encenou personagens de José Saramago e Machado de Assis. “Nem sempre é fácil construir um personagem da literatura. Por um lado, você tem fonte de

pesquisa de sobra, mas, por outro, tem uma cobrança maior, pois os personagens já existem no inconsciente coletivo”, revela a atriz.

Com 10 anos de carreira, a pinheirense acumula em seu currículo trabalhos em cinema, teatro e televisão. Os seus famosos olhos claros e a beleza exuberante já renderam comparação com as musas Liz Taylor e Sophia Loren e o prêmio de mulher do século, em uma votação do programa Fantástico. Em entrevista exclusiva à Revista Pinheiros, a atriz fala como construiu a nova personagem, como a maternidade mudou sua rotina e qual a sua relação com o Clube.

ESPECIAL entrevista

24

pag_entrevista152.indd 24 11/19/10 9:21 PM

Suas personagens sempre foram associadas às boas moças. É um desafio interpretar uma vilã? Sim, é um grande desafio. E a melhor parte de viver uma vilã é a pesquisa. O laboratório, meu e da maior parte do elenco, consistiu na leitura de vários livros relacionados à peça, prin-cipalmente o Relações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos. Também tivemos a oportunidade de assistir às várias versões do filme Ligações Perigosas. Particularmente, estudei um pouco de Maquiavel e consultei amigos psicanalistas para compreender melhor sentimentos como a inveja, o egoísmo, o sarcasmo, a ironia, a crueldade e a perversidade.

Curiosamente, você já interpretou outros personagens que saíram da literatura, como Maria de Madalena, do Ensaio sobre a Cegueira, de Saramago, e Capitu, de Dom Casmurro, de Machado de Assis. É mais fácil interpretar um personagem com base na literatura? Nem sempre é fácil construir um personagem da literatura. Por um lado, você tem fonte de pesquisa de sobra, mas, por outro, tem uma cobrança maior, pois os personagens já existem no inconsciente coletivo.

O que a encantou nessa vilã, que fez você aceitar esse convite? O fato da Marquesa de Merteuil ser uma vilã completa per-mitiu que eu enriquecesse o meu repertório acerca dos sen-timentos humanos, aumentando minha bagagem como atriz.

Recentemente, a novela Vale Tudo começou a ser reprisada. A personagem mais lembrada é a da vilã Odete Roitman. Por que os vilões marcam tanto a carreira dos atores? Seria por causa da identificação com o público ou por causa da indignação com o comportamento deles?

Você foi eleita a mulher mais bonita do século, numa votação do programa Fantástico. Como é a sua relação com a beleza? Muito boa, mas, às vezes, cansa ficar respondendo sobre assuntos relacionados à beleza, dicas de como se cuidar etc.

Você recusou o convite para fazer a novela Araguaia, da Rede Globo, para ficar mais perto dos seus filhos. Como eles mudaram sua vida? Mudaram e muito a minha vida, mas para melhor. Acho que os filhos nos enchem de energia, amor e alegria. Hoje, a minha rotina é muito mais corrida, mas eu adoro.

Ser mãe é um desafio já conquistado? É uma conquista diária.

Você, que já passou pelo teatro, cinema e televisão, acha que realmente é mais fácil fazer televisão? Não. A televisão tem a sua especificidade. Não é fácil, como todos pensam.

Aproveitando que estamos em dezembro, como será o seu Natal? Agora, que sou mãe, o Natal é mais divertido e animado. Você já tem uma peça programada para 2011? Estou produzindo uma peça teatral que está na fase de pré-produção. A peça se chama O Demônio de Hannah.

Você já colocou os seus 1,77 m de altura a serviço de algum esporte? Sim. Pratiquei Vôlei.

Qual sua relação com o Pinheiros? Adoro o Clube. Para mim, o Pinheiros é o clube mais arbori-zado e lindo da nossa cidade. A família toda curte e aproveita muito o espaço.

Morando em São Paulo, qual a importância de um lugar como o Pinheiros para a família? O Pinheiros é um lugar onde você pode descansar, recarre-gar as energias e passar momentos alegres e de prazer com a família.

Podemos dizer que você é a prova de que beleza e inteli-gência podem andar juntas? Não sei se sou a prova, mas acredito, sim, que beleza e inteli-gência podem andar juntas. E por que não poderiam?

O PINHEIROS É UM LUGAR

ONDE VOCÊ PODE DESCANSAR,

RECARREGAR AS ENERGIAS E

PASSAR MOMENTOS ALEGRES E

DE PRAZER COM A FAMÍLIA.

entrevista ESPECIAL

25

pag_entrevista152.indd 25 11/19/10 9:21 PM

O evento, que marcou a abertura oficial do Novo Basquete Brasil, foi realizado, no fim de outubro, nas depen-dências do Clube. A terceira temporada promete mais equilíbrio entre as equipes e novas atrações, com jogadores repatriados.

A equipe do Clube, Pinheiros/SKY, também chega modi-ficada e deve ser uma das atrações da Liga Nacional. Sob o comando do técnico João Marcelo Leite, o time contará com reforços de peso dentro da quadra. “Acredito que o campeo- nato será ainda melhor, mais disputado e competitivo do que os dois últimos. Os times se reforçaram e trouxeram nomes importantes. Hoje, várias equipes têm condições e devem brigar pelo título da temporada. O Pinheiros/SKY está com uma equipe bem forte”, comentou o técnico.

As novas apostas do time pinheirense são: Marquinhos (ala), que defendeu a Seleção Brasileira no último Campeonato Mundial, Bruno Fiorotto (pivô), que atuou pelo Tenerife Rural, da Espanha, na última temporada, o argen-tino Juan Pablo Figueroa (armador), contratado do Atenas de Córdoba, da Argentina, e André (escolta), que veio do Joinville, de Santa Catarina.

O elenco do Pinheiros/SKY teve a sua base mantida, em relação à temporada 2009/2010, e conta, ainda, com vários destaques da última edição do NBB. Permanecem na equipe: Shamell (ala), Alexandre “Olivinha” (ala-pivô), Morro (pivô), Thiago (armador), Gustavinho (armador), Mortari (ala),

Terceira temporada do NBBBasquete

João

Pire

s

Patrocínio Co-patrocínio (LIE) Material

EsportivoApoio

giro esportivo

Após a sexta colocação na edição passada, o Pinheiros/SKY mantém a base e contrata reforços importantes para lutar pelo título

Thomas (pivô), Josuel (pivô), Davi (armador), Vitor (escolta) e Wesley (pivô).

O NBBNo total, 15 equipes se enfrentam em turno e returno e as 12 melhores se classificam para os playoffs (disputados em melhor de cinco partidas). A fase de classificação do NBB começou no dia 29 de outubro e vai durar cinco meses. Os playoffs estão agendados para começar dia 8 de abril e as finais para dia 25 de maio de 2011.

PINHEIROS/SKY CONQUISTA NOVO RECORDE LOGO NA ESTREIA O dia 30 de outubro entrou para a história do Novo Basquete Brasil. A data, que marcou a estreia do time do Clube na competição, também registrou o novo recorde de diferença de pontos em um jogo do NBB. Jogando fora de casa, o Pinheiros/SKY venceu a equipe de Vitória, por 109 a 56. O cestinha da partida foi Shamell, com 23 pontos.

O recorde pertencia à equipe carioca do Flamengo, na partida que venceu o Saldanha da Gama, pelo placar de 99 a 49.

Com começo empolgante, a equipe de Basquete Pinheiros/SKY se transformou em uma das principais atrações do NBB

GIRO ESPORTIVO

26

pag_basquete152.indd 26 19/11/2010 20:50:36

an_western.indd 31 19/11/2010 19:35:30

A seleção brasileira feminina de Vôlei encerrou a sua participação no Campeonato Mundial, no Japão, em segundo lugar. Após quase um mês de competição, as joga-doras, agora, voltarão as atenções para o início da Superliga Feminina 2010/2011.

A principal competição entre clubes do Brasil começou em novembro e conta com 12 times, de quatro estados. O time Pinheiros/Mackenzie, do Clube, com a presença da levantadora da seleção, Fabíola, e do técnico, Paulo Coco, que ajudaram a conquistar a medalha de prata no Mundial,

Vôlei Feminino

17ª edição da Superliga

A equipe renovada do Pinheiros/Mackenzie busca uma medalha inédita na competição mais importante do País

SUPERLIGA FEMININA

8/12 São Bernardo x Pinheiros Mackenzie 19h30, ginásio Paulo Cheidde, São Bernardo

11/12 São Caetano x Pinheiros Mackenzie18h, Complexo Lauro Gomes de Almeida - São Caetano

15/12 Pinheiros Mackenzie x São José18h, no ginásio do Clube

22/12 Pinheiros Mackenzie x Brusque20h, no ginásio do Clube

entrará na disputa, para tentar repetir a boa campanha da edição passada e, também, buscar uma medalha inédita na competição.

A SUPERLIGA Na fase classificatória, as equipes jogarão em sistema de turno e returno. Os oito times mais bem classificados passa-rão para as quartas de final, que serão disputadas em série melhor-de-três partidas, assim como as semifinais. A final será disputada em jogo único, no estado de Minas Gerais.

Foto

s: M

Brag

a C

omun

icaç

ão

João

Pire

s

ApoioPatrocínio

GIRO ESPORTIVO

28

pag_volei_feminino_152.indd 28 19/11/2010 20:55:52

an_quitanda.indd 31 19/11/2010 19:37:06

Após a medalha de bronze na última edição, a equipe do Clube entra, na nova temporada do campeonato nacional, em busca da taça inédita para o Pinheiros

A Superliga masculina já é conhecida como a mais importante do País, mas, agora, a temporada 2010/2011 pode se tonar a maior e mais competitiva do mundo. O recente título da seleção brasileira, como tricampeão mundial, e a presença dos medalhistas olímpicos darão o tom internacional da disputa.

Dos 14 atletas que conquistaram o título mundial na Itália, em outubro, 11 disputarão o título do campeonato nacional. Giba e Rodrigão permanecem defendendo a equipe do Pinheiros/SKY. “A nossa expectativa é a melhor possível. Já no primeiro ano, na temporada passada, che-gamos ao terceiro lugar. Não era o que a gente esperava, queríamos ser campeões, mas foi um bom resultado. Agora, queremos subir ainda mais na tabela, claro, almejando o título”, revela o ponteiro Giba.

O equilíbrio deve ser a tônica de todo o campeonato. No evento, que marcou o lançamento, pelo menos seis can-didatos ao título foram citados. “Com o retorno de grandes jogadores brasileiros para as equipes daqui, o espetáculo só aumenta. Com certeza, o torneio vai ser muito dispu-tado”, analisou o técnico Mauro Grasso, um dos reforços pinheirenses.

Além do técnico campeão, outras contratações são apresentadas na Superliga 2010/2011: Aranha (ponteiro), Polaco (líbero), Murilo (levantador), Maurício (ponteiro), Silêncio (meio-de-rede), Tuba (oposto) e Willian Refatti (ponteiro).

Pinheiros/SKY luta pelo primeiro título da Superliga

ENTENDA A COMPETIÇÃOEssa temporada será disputada por 15 times. Na fase clas-sificatória, todos jogarão contra todos e os oito melhores avançam para as quartas de final, com disputa em melhor de três partidas. As semifinais também serão realizadas com playoff de três jogos. A final será em Minas, independente-mente de quem se classificar.

Os quatro medalhistas olímpicos, Marcelinho, Gustavo, Rodrigão e Giba, fortalecem a equipe pinheirense

Vôlei Masculino

João

Pire

s

CONFIRA OS JOGOS DO PINHEIROS/SKY NESTE MÊS

2/12 - Pinheiros SKY x Sogipa20h30, no ginásio do Clube

4/12 - Pinheiros SKY x Volta Redonda18h, no ginásio do Clube

8/12 - Medley Campinas x Pinheiros SKY19h30, no ginásio Taquaral, em Campinas

11/12 - Vôlei Futuro x Pinheiros SKY - ( TV: Sportv)15h, no ginásio Plácido Rocha, em Campinas

15/12 - Pinheiros SKY x São Bernardo20h30, no ginásio do Clube

18/12 - Sesi x Pinheiros SKY21h, no ginásio Vila Leopoldina, em São Paulo

22/12 - São Caetano x Pinheiros SKY19h, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano

ApoioPatrocínio Material esportivo

GIRO ESPORTIVO

30

pag_volei_masculino_152.indd 30 19/11/2010 20:56:52

an_tidelli.indd 31 19/11/2010 19:38:41

CLAUDIA SANTOS BRILHA NO MUNDIALA pinheirense Claudia Santos ajudou o Brasil a conquistar um ótimo resul-tado no Mundial de Remo Adaptável, realizado em Karapiro, Nova Zelândia. Claudia Santos levou a prata, no Scull individual feminino (ASW1x).

Com o resultado, ela foi classificada na categoria esporte AS. A atleta para- olímpica apareceu no cenário interna-cional de Remo adaptável, em 2007, no Campeonato Mundial de Munique, na Alemanha, onde ganhou uma medalha de ouro, em sua primeira participação internacional.

GIRO ESPORTIVO

32

Pinheiros em açãoRemo na Nova Zelândia

A pinheirense em ação no Mundial

Claudia Santos apresenta a medalha de prata

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

os

Patrocínio (LIE)

pag_esportes_152.indd 32 1/12/2010 11:10:42

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

33

pag_esportes_152.indd 33 1/12/2010 11:10:57

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

34

pag_esportes_152.indd 34 1/12/2010 11:11:27

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

35

pag_esportes_152.indd 35 1/12/2010 11:11:57

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

36

Atletismo Associativo em São Paulo, Tabatinga, Rio de Janeiro e Buenos Aires

CORRIDA NIKE 600Os pinheirenses participaram da Corrida Nike 600. A prova teve a largada no Obelisco, em São Paulo, no dia 21 de outubro, e terminou na Praia de Ipanema, no Rio Janeiro. No total, foram 20 equipes convidadas e, dos 14 integrantes do time Limiar, 10 eram associados. A corrida foi realizada em três dias: no primeiro, foi de São Paulo a Maresias, num total de 172 km, completados em 13 horas e 16 minutos. No segundo, foi de Caraguatatuba até Angra dos Reis, total de 238 km, completados em 15 horas e 54 minutos, e, no último dia, o percurso foi de Angra dos Reis à praia de Ipanema,

REVEZAMENTO DE TABATINGAA Corrida de Revezamento de Tabatinga deste ano foi dis-putada, em outubro, no Condomínio Costa Verde Tabatinga, em Caraguatatuba. O evento contou com presença de mais de 150 atletas, sendo 27 deles pinheirenses.

Participaram da prova atletas de renome internacional, como Marcos Antonio Pereira, da Acrimet, que passou a ser o recordista dos 4 km da pista, com o tempo de 11min15seg. O melhor participante pinheirense na competição foi Carlos Frederico de Sá Moreira, que surpreendeu com o tempo de 16min e 51seg. Entre as mulheres, Christiane Quintanilha de Almeida fez o tempo de 17min e 16seg para 4 km. Veja os melhores tempos individuais dos atletas do Clube.

Carlos Fred Moreira 00:16:51Victor Campos Neto 00:16:54Wilson Cotrim 00:17:50

Christiane Almeida 00:17:16Marina Ivanov Sousa 00:17:39Maria Silvia Oliveira 00:17:50

no Rio de Janeiro, tendo sido gastas mais 15h e 12 minutos, cobrindo um total de 194 km.

A equipe do Clube mostrou momentos de esforço de supe-ração dos limites pessoais, em busca do objetivo. Participaram do desafio histórico: Antonio Rabello, Marcio Bonilha, Patrícia Nadais, Carolina Sá, Silvia Araújo, Tatiana Dugaich, Richard Olsen, Fernando Carvalho, André Nogueira e o técnico Beto Carnevale.

A equipe do Pinheiros comemorando a participação Equipe pinheirense na Corrida Nike

O Presidente Antonio Moreno Neto com os participantes do Clube

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

pag_esportes_152.indd 36 1/12/2010 11:12:09

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

37

MARATONA INTERNACIONALA Maratona Internacional de Buenos Aires contou com, aproximadamente, 7.000 atletas, percorrendo a emblemática cidade de Buenos Aires. Os pinheirenses fizeram boas marcas: Guilherme Gaia 3:01:04, Shirley Stamm Favero 4:42:45 e Marcelo Carresi 3:07:15.

Shirley Stamm e Guilherme Gaia após a Maratona Guilherme Gaia na linha de chagada

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

ApoioPatrocínio

pag_esportes_152.indd 37 1/12/2010 11:12:23

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

38

Tênis em São Paulo, Londrina, Porto Seguro e Chile

INFANTO-JUVENIL

ESTADUAL

XXII Slice Tennis Open / SPVice: Leonardo Souza, simples 12 anos

10º Torneio ACESC de Tênis Infanto-JuvenilO Pinheiros se destacou no Torneio ACESC, realizado no Clube. Confira os vencedores.

CampeõesEquipe: João Pedro Urquiza, Eduardo Oliveira, Leonardo Souza, Dagoberto Bertachini, Mateus Apud, André Costa, Luiza Teixeira, Giovanna Oliveira, Rodrigo Bittar e Rafael BittarCategoria: João Pedro Urquiza e Eduardo Oliveira, 11 anos B

ViceDupla: André Costa e Mateus Apud, 13 anos C

XXV Torneio Aberto da Sociedade Hípica de CampinasA equipe do Pinheiros, composta por 19 atletas, de 10 a 14 anos, participou do Torneio Aberto, em Campinas, em outubro. Com total integração entre os participantes e a comissão técnica do Clube, conquistou três títulos.

CampeõesJoão Pedro Urquiza, simples 14 anos BAntonioni Fasano, simples 12 anos AViceAndré Silva, simples 11 anos B

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

os

A jovem equipe do Clube

INTERNACIONALLondrina Tennis CUP

CampeõesBeatriz Maia, simples 18 anos Alexandre Albarici, dupla 16 anos

VicesMarcelo Dib e Felipe Hubaika, duplas 14 anos

ADULTOSCampeonato Paulista Interclubes Equipes Campeãs1ª classe masculina até 34 anosRogério Ribeiro, André Buzzoni, Gilberto Azevedo Neto, Rafael Fontes, Luís Fabiano Ferreira e Alex Blumenberg

1ª classe feminina acima de 35 anos duplasMônica Yanagi, Clarita Hackradt, Daniela Botti, Nê Longarço, Ana Rita Esteves, Márcia Paganini, Priscila Ferraz e Mariângela Feliciano

Vices4ª classe masculina acima de 35 anos duplasMarcelo Brigagão, Fabio Giusa, Ulisses Bianchi, Elcio Szwif, Cândido Padin Neto, Fernando Contieri, Gilberto Ferreira e Adrian Duran

1ª classe masculina até 34 anos duplasRogério Ribeiro, André Buzzoni, Gilberto Azevedo Neto, Rafael Fontes, Luís Fabiano Ferreira, Alex Blumenberg, Eduardo Miller e Michael Struben

2ª classe masculina até 34 anos duplasEduardo Miller, Rafael Dias, Cristiano Borelli, Gilberto Azevedo Neto, Michael Struben, Alex Blumenberg, Antonin Haddad e Alexandre Albarici

4ª classe masculina até 34 anos duplasDanilo Padin, Linus Grasel, Diogo Malheiros, Leonardo Caseiro, Stefano Aloise, Cezar Roberto Granieri Filho, Marcelo Dib e Rodrigo Avancine

ESTADUALXIII Torneio Academia Eduardo Eche / SPVice: Diego Avancine, simples 19/34 anos C

49º Torneio Aberto do Clube Regatas do Tietê / SPVices: Fernando Maia, simples 55/59 B e Henrique Avancine, simples 55/59 A

pag_esportes_152.indd 38 1/12/2010 11:12:40

39

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

os

Jorge Meneses, Adriana Guimarães, Monica Yanagi e Henrique Avancine

XXV Torneio Aberto da Sociedade Hípica de CampinasVices: Fernando Maia, simples 55/59 B e Henrique Avancine, simples 55/59 A

40º Torneio Aberto de Tênis Clube Paulista / SPVice: Ennio Percario, simples 70/74 anos

Academia Tênis & CIA / SPVice: Ennio Percario, simples 70/74 anos

INTERNACIONALFuture Feminino Londrina Campeã: Teliana Pereira, simples

Copa GTC de Tênis / SPCampeã: Beatriz Maia, simples e duplas 18 anos

Future Feminino Arujá / SPCampeã: Teliana Pereira, simples

ITF Sêniors de Porto Seguro 2010Campeão: Claudio Sylvestre, simples 70/74 anos Vice: José Américo Souza, simples 70/74 anos

ITF Sêniors Ribeirão Preto 2010 / SPCampeãs: Mariângela Feliciano, dupla 60/64 anos, e Beatrice Chrystman, simples e dupla 55/59 anos Vice: Eliana Ziviani, simples 50/54 anos

Torneio Internacional Sul-americano TIF/COSAT por equipe/ChileCampeões: Jorge Meneses, 80/84 anos, Monica Yanagi, 45/49 anos, Beatrice Chrystman, 55/59 anos, e Henrique Avancine, 55/59 anos

Co-patrocínio (LIE)

MaterialEsportivo

Apoio

Patrocínio

pag_esportes_152.indd 39 1/12/2010 11:12:49

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

40

CAD no Clube

CADÍADA 30 ANOS

Em outubro, a Cadíada, a Olimpíada do CAD, completou 30 anos. Para comemorar o evento, a largada foi com os alunos de 3 a 5 anos do Júnior e Gym, que participaram do Fantástico Mundo da Criança, um circuito com 10 estações, que lembraram brinquedos e desenhos antigos.

CAD 2011Para atender um número maior de crianças, O CAD rea-lizou algumas alterações nos horários para 2011. Quem já está inscrito não se preocupe que o boleto de renovação irá normalmente e as alterações de dias e horários poderão ser feitas no início das aulas, em fevereiro. Para os novos alunos, as inscrições serão em fevereiro, na Central de Atendimento.

Gym 1 - 3 e 4 anosTerça e quinta, 10h30 às 11h15, 14h15 às 15h e 17 às 17h45Quarta e sexta, 9h30 às 10h15, 10h30 às 11h15, 14h15 às 15h e15h15 às 16h

Gym 2 - 5 e 6 anosTerça e quinta, 9h30 às 10h20, 15h10 às 16h Quarta e sexta, 16 às 16h50

Gym 3 - 5 e 6 anos Terça e quinta, 8h30 às 9h30, 16 às 17hQuarta e sexta, 16h50 às 17h50

Júnior 1 - 4 anosTerça e quinta, 9 às 10h, 10 às 11h, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30Quarta e sexta, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30 Júnior 2 – 5 anosTerça e quinta, 9 às 10h, 10 às 11h, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30Quarta e sexta, 9h15 às 10h15, 10h15 às 11h15, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30 Júnior 3 – 6 anosTerça e quinta, 9 às 10h, 10 às 11h, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30Quarta e sexta, 9h15 às 10h15, 10h15 às 11h15, 15h15 às 16h15, 16h30 às 17h30 Multi Esportes 1 – 7 a 10 anosTerça e quinta, 8 às 9h30, 9h30 às 11h, 14h30 às 16h, 16 às 17h30Quarta e sexta, 9h30 às 11h, 16 às 17h30 Multi Esportes 2 – 11 a 14 anosTerça e quinta, 8 às 9h30 e 14h30 às 16h

Depois foi a vez do Gym 2 e 3 mostrar tudo o que apren-deram no Festival de Ginástica Artística. A turma do Multi Esportes participou do circuito esportivo A Evolução. Foram quatro jogos que mostraram toda e evolução dos 30 anos. Fechando, com o circuito Memória Esportiva do Cad Júnior 3, personalidades importantes do meio esportivo foram homenageadas.

Dep

to. d

e Es

port

es R

ecre

ativ

os

pag_esportes_152.indd 40 1/12/2010 11:13:08

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

41

PROGRAMA DE FÉRIAS

Se você ainda não decidiu o que vai fazer no começo das suas férias, corra para fazer a inscrição no Programa de Férias, que será realizado de 14 a 18 deste mês, com o tema Os 7 Segredos. O grupo ficará no Clube na terça e quarta, das 9 às 17h, e na quinta parte para o Rancho Ranieri, com retorno no sábado, na hora do almoço.

Participantes do Festival

Dep

to. d

e Es

port

es R

ecre

ativ

os

FESTIVAL ESPORTIVO JÚNIOR E GYMEm novembro, foi realizado o Festival Esportivo para as crianças do CAD Júnior e do Gym. Os esportes escolhidos, para encerrar a temporada, foram o Atletismo e a Ginástica Artística nos quais as crianças puderam vivenciar melhor essas modalidades.

pag_esportes_152.indd 41 1/12/2010 11:13:31

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

42

Futebol Feminino no Clube

Futebol Menor no Clube

Programa Esporte e Saúde no Clube

Badminton em São Paulo

TORNEIO Iniciou-se, em novembro, o torneio Feminino de Futebol Society, com a participação de quatro equipes da categoria Principal (acima de 16 anos), representando clubes tradicionais de São Paulo: Pinheiros, Alto dos Pinheiros, a Hebraica e Espéria.

CAMPEONATO INTERNO JOGO DAS ESTRELASNo dia 4 de dezembro, será realizado o jogo das Estrelas, a grande novidade do Campeonato Interno de 2010, em todas as categorias. A partida irá reunir os melhores jogadores do primeiro semestre - Copa do Mundo - contra os melhores jogadores do segundo - Copa das Nações.

A partir de 10 de janeiro, a atividade terá novo conceito, com taxa única e frequência livre, nos horários oferecidos. Informamos que em dezembro os boletos serão enviados já com as devidas alterações.

II TORNEIO PAULISTA SÊNIORVETERANOS E MASTER

Dupla masculina Sênior C Bronze: Claudio Damasceno e Ricardo Lobo

Simples Masculina Veterano BOuro: Cláudio DamascenoPrata: Renato Narkevitz Bronze: Ricardo Lobo

BRASIL INTERNACIONALParticiparam, do maior evento do Badminton do Brasil, os atletas Eva Dialetach e Rafael Lajusticia, enfrentando atletas internacionais.

Dep

to. d

e Es

port

es R

ecre

ativ

os

Apoio

Patrocínio

Apoio

Material Esportivo

pag_esportes_152.indd 42 1/12/2010 11:13:52

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

43

Apoio

Futsal em São Paulo

III COPA ECP DE FUTSALIniciado em novembro, acontece, no Pinheiros, a III Copa ECP de Futsal, com a equipes: Tênis Clube, Clube de Campo de Bragança, Associação Atlética São Paulo, Colégio Regina Mundi, Colégio Santa Amália e Pinheiros.

Categorias em disputa: SUB 11, SUB 13, SUB 15 e SUB 17. Os jogos são realizados no Ginásio de Handebol e Ginásio Azul.

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

os

Material Esportivo

SUB 17

pag_esportes_152.indd 43 1/12/2010 11:14:09

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

44

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

os

Polo Aquático em São Paulo e na Argentina

Jiu-jítsu no Clube

COPA SUTERHA equipe adulta feminina conquistou a II Copa Suterh, reali-zada em Buenos Aires, na Argentina, em outubro. A compe-tição, este ano, ganhou status de evento sul-americano de clubes, com a participação de equipes da Argentina, Chile e Brasil.

O Pinheiros venceu todos os jogos, com uma equipe mes-clada de atletas mais experientes e de base. Participaram da conquista: Tess Oliveira, Tabata Dalio, Marina Zablith, Patrícia Marcondes, Amanda Oliveira, Izabella Chiappini, Fernanda Palma, Carolina Pinho, Daniela Raddi e Marina Araújo.

Prêmios individuaisGoleira Menos Vazada: Tess OliveiraAtleta Revelação: Izabella ChiappiniMelhor Jogadora: Marina Zablith

FESTIVAL DE JIU-JÍTSUA terceira edição do Festival de Jiu-Jítsu do Pinheiros será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, no Ginásio Azul. Esse evento, desde sua primeira edição, tem por caracterís-tica avaliar o desempenho técnico e, principalmente, o emo-cional, já que treinamos as emoções para agir com nobreza, numa situação atípica.

Após o Festival, serão realizadas as graduações, no próprio Ginásio, e a última fase do método de ensino Gabriel Vella, de Jiu-jítsu. Mais informação com os professores e no site do Clube.

CAMPEONATO PAULISTA JÚNIORA equipe Júnior masculina conquistou o Campeonato Pau-lista Júnior vencendo o Sesi/SP de virada, em uma das finais mais emocionantes dos últimos tempos. A equipe do Clube mostrou muita garra e superou o adversário, considerado uma seleção paulista, devido a todas as contratações que fizeram no decorrer do ano.

Participaram da conquista: Guilherme Feltre, Guilherme Guimarães, Guilherme Campos, Fabio Mendes, Pedro Tayer, Felipe Alterthum, Arthur Miranda, Teodoro David, Rodolpho Pinho, Rafael Simões, Predo V. Real, Maximilian Peters e Rafael Masili

Prêmio individual de atleta destaque: Teodoro David

Material Esportivo Apoio

pag_esportes_152.indd 44 1/12/2010 11:14:19

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

45

Participantes da terceira etapa do Circuito Pinheiros de Skate

Skate no Clube

CIRCUITO PINHEIROS DE SKATE 2010Em outubro, foi realizada a terceira etapa do Circuito Pinheiros de Skate 2010, que começou com a categoria feminina e, na sequência, com os Iniciantes I, de 4 a 6 anos. Ambos deram impulsos pela pista, acertaram as manobras e andaram com muita disposição.

Na categoria Iniciante II, de 8 a 13 anos, os “grind´s” e as manobras mais difíceis deram o tom do evento. A Júnior teve uma disputa acirrada e o maior repertório de manobras. Na Sênior, acima de 30 anos, a disputa foi entre dois skatistas que fizeram bons carving´s.

FEMININO1º Marina Leuzzi / 2º Rafaela Cerdeira / 3º Nina Reis

INICIANTE 1-A1º Cesário Caram Filho / 2º Luiz Felipe Souza Anchieta 3º Fernando Butori

INICIANTE 1-B1º Vittório Ramenzoni2º Gabriel Martinez Manglano3º Felipe Pássaro de Mello

INICIANTE 21º Lucas Lyrio Frazatto2º Loïc Unti3º Carlos Eduardo N. Pedranzini

JÚNIOR1º Eduardo Henrique M. Xavier2º Rubens Marchioni Filho3º Renan Alexandre Ramon Matheus

SÊNIOR1º Reginaldo Frazatto Jr.2º Claudio Ramenzoni

OPEN1º Pedro Irya Campos Devesa2º Vitor Castaldi3º Luiz Felipe Saes

O show ficou para Open, sem divisão de idade, onde todos fizeram grande variação de manobras, utilizaram bem o corri-mão, os caixotes da pista e o Banks e mostraram um elevado nível de skate. O evento ainda contou com uma demonstra-ção dos profissionais Alex Carolino e Bruno Aguero, da DC, Ragueb Rogério, da Volcom, e Biano Bianchin, da Volcom e Ogio. Nesta última etapa, os pinheirenses ganharam brindes, autógrafos e uma boa premiação. Os skatistas da Volcom, Ragueb Rogério e Biano Bianchin, customizaram camisetas, na hora, para os competidores. Confira os resultados.

Dep

to. d

e Es

port

es R

ecre

ativ

os

Patrocínio

pag_esportes_152.indd 45 1/12/2010 11:14:26

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

46

9 PINOS

TORNEIO DE DUPLAS BOLICHE SOLIDÁRIO 2010Realizado em outubro, o Torneio arrecadou mais de 300 latas de leite em pó, para doação às entidades sociais, pelo DAS. Conheça os vencedores.

Chave OuroCampeã: Gian e NestorVice: Leila e Mariângela3º lugar: Júnior e Attílio

TORNEIO RANKING 2010Venha assistir, nos dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo, pela manhã, à disputa acirrada, com os 20 melhores ranqueados das categorias masculina e feminina.

HORÁRIOS LIVRESSegunda e quinta: 17h45 às 19hTerça: 17h45 às 19h e 20 às 23h30Quarta e sexta: 14h30 às 19h Sábado: 9h30 às 13h30 e 16 às 19hDomingo e feriado: 9h30 às 13h30Para associados acima de 12 anos. Se houver torneio, o horá-rio livre poderá ser suspenso sem aviso prévio.

CATEGORIAS DE BASE NAS FINAISAs categorias de base do Clube chegaram à reta final dos campeonatos com ótimas colocações. No primeiro Festival Pré-Mini da Grande São Paulo, a equipe pinheirense obteve ótimos resultados. A categoria Mini encerrou sua participa-ção no Campeonato da Grande São Paulo em 5º lugar, da Chave Prata, e a equipe Mirim, em 6º lugar, na chave Ouro. Já a categoria Infantil classificou-se para o quadrangular final e ficou com a medalha de prata, garantindo participação no campeonato estadual.

10 PINOS

Conheça os campeões dos torneios que aconteceram em outubro.

XIII TAÇA ABC1ª Divisão MasculinaCampeão All Events e Maior Partida: Felipe RezendeMaior Série: Renan Zogahib

DuplasCampão e Maior Série: Renan Zogahib e Celso Azevedo3º lugar e Maior Partida:Felipe Rezende e Tarik El Kadri

XlV TAÇA BAHIAAll Events3° lugar e Melhor Partida: Roberta Rodrigues

Duplas Campeã sem HD e 3° lugar com HD: Titila Alvarez e Roberta Rodrigues

Atenção - Dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Boliche estará fechado.

Boliche no Clube e em Salvador

Basquete em São Paulo

O Infanto-Juvenil foi o vice da Grande São Paulo e classifi-cou-se também para o Estadual. Já o Cadete, atual campeão da Grande São Paulo, e o Juvenil ficaram com a quarta colo-cação no Campeonato Estadual. O Juvenil segue com força na disputa do primeiro lugar no Estadual. Acompanhe no site do Clube.

ESCOLINHAFaça parte da Escolinha de Basquete Pinheiros. A matrícula é gratuita e não há cobrança de mensalidade. A inscrição é feita na Sala de Basquete, 4º andar do Centro Esportivo. Mais informação: 3598-9818 / [email protected]

pag_esportes_152.indd 46 1/12/2010 11:14:37

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

47

pag_esportes_152.indd 47 1/12/2010 11:14:54

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

48

TORNEIO NACIONALCom a participação de mais de 100 ginastas e 19 clubes de 13 estados brasileiros, foi realizado, em outubro, o XXI Tor-neio Nacional de Ginástica Artística, em Goiânia. O Clube participou com cinco atletas. Confira os resultados.

Infanto-Juvenil - campeõesNível II - Bruno Adami SerineNível III - Moisés Maciel da SilvaNível IV - Daniel Avila Vega Garcia InfantilNível III - Vice: Gabriel Gonçalves JúniorNível II - 3º lugar : Sérgio Raul Gomes Fernandez

CAMPEONATO SUL-AMERICANOApós a classificação na seletiva, realizada em Curitiba, em outubro, o técnico Hilton Dichelli e o ginasta Ângelo Assumpção participaram do Campeonato Sul-americano Infantil, realizado na cidade de Cochabamba, Bolívia.

A seleção brasileira foi a campeã do evento. O atleta do Clube, Ângelo Assumpção, ficou com as medalhas de ouro, no Salto e nas Paralelas, e prata, no individual geral, no cava-lo com Alças, nas Argolas e na Barra Fixa.

CAMPEONATO MUNDIAL Convocados pela Confederação Brasileira de Ginástica, os pinheirenses Péricles Fouro e Felipe Gonçalves participaram do Campeonato Mundial, em outubro, na cidade de Roterdan, na Holanda. Os atletas do Clube ajudaram o Brasil a se classificar para o campeonato mundial Pré-Olímpico, que será realizado, em 2011, em Tokio, no Japão.

PAULISTA DE TUMBLING E MINITRAMPOLIM Foi realizado, no fim de outubro, o Campeonato Paulista de Tumbling e Minitrampolim. O Clube participou com as associadas Marina Sanctos, Carmen Manglano, Katherine Rifiotis, Heloísa Giusa e Fernanda Campos. O conjunto pinheirense ficou com o vice, por equipe, no Tumbling. Confira os resultados individuais.

TUMBLINGInfantilCampeã: Cármen ManglanoVice: Marina Santos 3º lugar : Heloisa GiusaInfanto-Juvenil3º lugar : Katherine Rifiotis

MINI-TRAMPOLIMInfantilCampeã: Marina Sanctos

Ginástica Artística em São Paulo, Goiânia, Curitiba, Bolívia e na Holanda

Katherine Rifiotis, Pichi, Marina Sanctos, Cármen Manglano e Heloisa Giusa

Equipe pinheirense

Ângelo Assumpção, destaque do Sul-americano

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

Patrocínio (LIE) Co-patrocínio (LIE)

Apoio

pag_esportes_152.indd 48 1/12/2010 11:15:16

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

49

CAMPEONATO FEMININO No último fim de semana de outubro, foi realizado, pelo terceiro ano conse-cutivo, o campeonato de Vôlei de Areia do Pinheiros.

O evento contou com a participação de seis equipes Master, num total de 30 atletas inscritas.

A participação da ex-jogadora da se-leção brasileira, Ida, e de atletas de alto rendimento deram o tom de uma competição de alto nível técnico. Equi-pe campeã: Giovanna, Luciana, Débora e Giuliana.

Vôlei de Areia no Clube

Dep

to. d

e Es

port

es R

ecre

ativ

os

pag_esportes_152.indd 49 1/12/2010 11:15:37

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

50

Prova 1,8 kmCampeão: Antonio Carlos F. Soares (65+)Vices: Marcelo T. Marques (30+), Sandro N. Carotini (35+) e Wanderley Nalim (55+)

Prova 3,6 kmVice: Marta B. Junqueira (45+)3º lugar : Regina H. V. Santos (35+)

FOTO 2 (Créditos: Christian Frauendorf)Premiação da Prova de 1,8 km, por equipe

FOTO 3 Participantes da IX Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas: Miriam, Sandro, Antonio Carlos, Marta, Marcelo, Renata, Wanderley, Regina, Christian e Claudio

Natação Master em São Paulo e São Sebastião

Na PiscinaCAMPEONATO PAULISTA DE PRIMAVERAA equipe de Natação Master sagrou-se campeã do Campeonato Paulista de Primavera, em piscina longa (50 m), realizado em outubro, no Clube Paineiras do Morumby. A diferença para a equipe, segunda colocada, foi de apenas 10 pontos. A equipe feminina também foi campeã dessa etapa. Com os resulta-dos, o Pinheiros conquistou o 2º lugar no Campeonato Paulista de Piscina Longa. Confira os recordes que foram batidos na etapa.Gustavo Shirro (20+): 100 m livre, novo recorde paulista: 56”14Giseli Pereira (35+): 50 m peito, novo recorde paulista: 37”97Ilo M. Fonseca (80+): 100 m costas, novo recorde sul- americano: 1’45”83

A próxima disputa será dia 5 de dezembro, no Paineiras, en-cerrando as competições de 2010.

No MarCIRCUITO DE MARATONAS AQUÁTICASA equipe de Maratona Aquática participou da IX Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, em São Sebastião, no fim de outubro. Nadaram pelo Clube: Diana W. Brito, Marcelo T. Marques, Miriam Zupo, Wanderley Nalim, Antonio Carlos F. Soares, Renata A. Rocha, Christian Frauendorf, Sandro N. Carotini, Regina H. V. Santos e Marta B. Junqueira. A equipe pinheirense conquistou o 3º lugar na prova de 1,8 km.

Prova 750 mCampeões: Antonio Carlos F. Soares (65+), Wanderley Na-lim (55+), Miriam Zupo (55+) e Marcelo T. Marques (30+)

Equipe campeã do Campeonato Paulista de Primavera Premiação da Prova de 1,8 km, por equipe

Equipe participante da IX Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

pag_esportes_152.indd 50 1/12/2010 11:16:00

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

51

OBJETIVO

pag_esportes_152.indd 51 1/12/2010 11:16:11

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

52

Esgrima em Curitiba e na Croácia

CAMPEONATO BRASILEIRO LIVRE E VETERANOSFoi realizado, em Curitiba, em outubro, o Campeonato Brasi-leiro de Esgrima Livre e Veteranos, encerrando o calendário nacional da categoria, em 2010. A competição teve disputas, no individual e por equipes, e foi organizada no Colégio Bom Jesus.

O evento contou com a participação de 160 esgrimistas de 22 clubes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Três atletas do Clube ficaram com a medalha de ouro no Livre Individual: Heitor Shimbo (Florete Masculino), Taís Rochel (Florete Feminino) e Renzo Agresta (Sabre Masculino).

Resultados da Prova por Equipe da categoria livre:1° lugar: Heitor Shimbo, Fernando Scavasin, Marcos Cardoso e Henrique Rochel –Florete Masculino2° lugar: Arthur Whitaker e Paulo Teixeira –Sabre Masculino3° lugar: Camila Rodrigues, Rita Rodrigues, Maria Guatimosim e Ana Bulcão – Espada Feminina

Na Categoria Veteranos, Maria Helena Guatimosim ficou em segundo lugar.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESGRIMA EM CADEIRA DE RODASCom o Campeonato Brasileiro Livre e Veteranos, foi realiza-do o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Ro-das. A competição foi organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e contou com a participação de mais de 30 atletas.

O Pinheiros estreou na competição com dois atletas do Projeto Olímpico: Marcelo Mota (Categoria B) e Alex Souza (Categoria A). Ambos competiram no Florete e na Espada Alex Souza conquistou uma medalha de bronze em cada modalidade.

CAMPEONATO MUNDIAL VETERANOSAs pinheirenses Maria Helena Guatimosim e Paula Lazzarini participaram do Campeonato Mundial Veteranos, em Porec, na Croácia. Maria Helena competiu na Espada Feminina 60-69 e Paula na Espada Feminina 50-59. A competição contou com 497 atletas de todos os continentes, que disputaram o título Mundial nas categorias 50-59 , 60-69 e +70 anos.

Foto

s: D

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

O pinheirense Heitor Shimbo recebe a medalha de ouro

Alex Souza, Marcelo Mota e Marcos Cardoso

As pinheirenses no Mundial da Croácia

Apoio

pag_esportes_152.indd 52 1/12/2010 11:16:45

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

53

pag_esportes_152.indd 53 1/12/2010 11:16:57

GIRO ESPORTIVO pinheiros em ação

54

Triatlo no Brasil e no Havaí

Saltos Ornamentais no Clube

RANKING BRASILEIRONa última etapa do Campeonato Brasileiro, a pinheirense Flávia Fernandes conquistou a medalha de bronze e garantiu o segundo lugar no Brasileiro de 2010. Já na edição de ve-rão do GPi Triatlo (750 m Natação, 20 km Ciclismo e 5 km Corrida), realizada no Balneário Comburiu, Fernandes foi a vencedora e fechou o ano com o ouro. O pinheirense Bruno Matheus finalizou 2010 como campeão dos Jogos do Interior e, em quarto, no ranking brasileiro.

CAMPEONATO MUNDIAL DE IRONMAN O Campeonato Mundial foi realizado, em outubro, em Kailua-Kona, Havaí, em um desafio de 3,8 km de Natação, 180 km de Ciclismo e 42,2 km de Corrida. Participaram do evento, 1.800 triatletas de todo mundo e o Pinheiros teve uma participação importante. Destaque para Ana Oliva Taddei, a melhor brasileira da prova, que, com o tempo 10:54:32, conseguiu a 17ª colocação, na categoria 25/29. Também par-ticiparam do Ironmam, os pinheirenses: Jorge Alberto Pache-co, Rodrigo Taddei e Samuel Oliveira.

CAMPEONATO BRASILEIRO Em novembro, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Grupos Idade C e D, envolvendo atletas entre 8 e 13 anos. O Pinheiros foi o anfitrião do evento, que reuniu mais cin-co agremiações: ADESEF (PA), CIEF (PB), ABRASSO (DF), Mackenzie (DF) e APOE (RJ).

O evento representou a primeira fase, na qual são revela-dos os futuros saltadores nacionais, com grande potencial para compor uma seleção brasileira. Durante os três dias de competição, foram disputadas as modalidades: trampolim de 1 m , trampolim de 3 m e plataforma. Nesta última, os atletas podem saltar até 7,5 m.

A equipe do Clube foi formada por cinco atletas. Grupo D (até 11 anos) masculino: Guilherme Gentile MatasGrupo D feminino: Manuela Levy de Almeida e Giuliana Saporito SchiezaroGrupo C (12 e 13 anos) feminino: Julia Guerra Vieira e Juliana Rodrigues Silva

Confira a participação dos atletas do ClubeGuilherme venceu as três provas de que participou e re-cebeu o Troféu Eficiência, oferecido aos atletas que somam o maior número de pontos na categoria. Com essa vitória, o pinheirense tornou-se tricampeão da categoria. Giuliana

Saporito estreou no evento de forma surpreendente, con-quistando o vice no trampolim de 1 m. Juliana Silva ganhou sua primeira medalha em campeonatos brasileiros. Foi a ter-ceira colocada, numa prova muito bonita e disputadíssima, em que as atletas da APOE (RJ) são verdadeiras feras. O Pinheiros ficou em terceiro lugar, por equipe.

Dep

to. d

e Es

port

es C

ompe

titiv

osD

epto

. de

Espo

rtes

Com

petit

ivos

A equipe pinheirense que participou do Campeonato Brasileiro

Ana Oliva Taddei

Material Esportivo

Material Esportivo

Apoio

Patrocínio

Apoio

pag_esportes_152.indd 54 1/12/2010 11:17:20

pinheiros em ação GIRO ESPORTIVO

55

SEÇÃO TÉRMINO ATIVIDADES 2010

INÍCIO INSCRIÇÕES 1º SEMESTRE / 2011

INÍCIO ATIVIDADES1º SEMESTRE / 2011

Basquete Master Feminino e Masculino 17/12 1°/2 1°/2

Boxe 23/12 4/1 4/1

CAD 8/12 22/2 8/2

Capoeira 17/12 10/1 10/1

Fitness 31/12 Imediato Imediato

Futebol Adulto 9/12 28/2 14/3 (Autorizados Futebol)

Futebol Base 10/12 1°/2 1°/2

Futebol Feminino 10/12 28/2 28/2

Futebol Menor Campeonato Interno 4/12 1°/2 19/2 (Rachão)

Futebol Menor Treinamento - - 1°/2

Futebol Society Campeonato Interno 11/12 1°/3 8/3(Autorizados Futebol)

Futebol Society Treinamento 3/12 - 14/2

Futevôlei Livre 23/12 4/1 4/1

Futevôlei Aulas 8/12 1°/2 1°/2

Ginástica de Academia 30/12 3/1 3/1

Ginástica Wellness 30/12 3/1 3/1

Hidroginástica 30/12 3/1 3/1

Jiu-Jítsu 23/12 10/1 10/1

Karatê 22/12 10/1 10/1

Programa Esporte e Saúde 23/12 10/1 10/1

Projeto Mulher Imediato Imediato

Skate Aulas 10/12 1°/2 1°/2

Skate Livre 30/12 5/1 5/1

Tae Kwon Do 22/12 10/1 10/1

Tai Chi Chuan 23/12 1°/2 1°/2

Vôlei Areia 22/12 3/1 3/1

Vôlei Master 17/12 1°/2 1°/2

Yoga 23/12 3/1 3/1

TÉRMINO DAS ATIVIDADES 2010INÍCIO DAS INSCRIÇÕES E ATIVIDADES 2011

OBS.: Os boletos das atividades recreativas serão enviados em dezembro. Na falta de recebimento, favor entrar em contato com a Central de Atendimento.

pag_esportes_152.indd 55 1/12/2010 11:17:21

Rodr

igo

Sodr

é

Eventos Natalinos no Clube

CIRCUITO SINDI-CLUBE DE CORAIS4 de dezembro | sábado | 21hAuditório do CCR

TEMPO DE NATAL!5 de dezembrodomingo | 20hAuditório do CCR

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço.

Com Orquestra Pinheiros e Coral ECP

É tempo de alegria, de renovar as esperanças, se emo-cionar e celebrar o nascimento de Jesus. É tempo de ficar con-tente e se nutrir de bons sen-timentos e boa energia. Tempo em que a criança dentro da gente renasce e brinca com o mundo, de novo.

A Orquestra Pinheiros, formada por associados e con-vidados de outros clubes, se une ao tradicional Coral ECP para apresentar 16 canções natalinas de diversos países e diferentes estilos. São 60 pessoas no palco para festejar a devoção e o advento da esperança.

Entre no espírito natalino, com as músicas que fazem parte da memória de todos, nas emocionantes apresentações do Coral ECP e convidados.

Coral do Esporte Clube PinheirosO Coral é uma tradição do Clube e existe desde a década de 60. Desde 2003, tem a regência de Murilo Alvarenga. Com 30 participantes efeti-vos, seu objetivo é integrar os associa-dos amantes da música e entusiastas do Canto Coral.

Grupo AcordavocalO Coral da Faculdade de Medicina USP é formado, em sua maioria, por estu-dantes e profissionais da área de saúde, ligados à Universidade de São Paulo. Foi fundado em 1993 e hoje é vinculado à Comissão de Cultura de Extensão Universitária.

Coral do CMC Círculo Militar de CampinasFundado em 2000, por iniciativa do diretor cultural Cel. Roberto Assumpção Pimenta, tem a finalidade

Realização Apoio

aplauso

de proporcionar um ambiente de con-fraternização e de difusão cultural, nas dependências do clube.

Coral do Alphaville Tênis ClubeFoi fundado em 2000 e tem represen-tado o clube nas apresentações organi-zadas pela ACESC e pelo Sindi-Clube. A regência fica por conta do maestro Eli de Souza Gonçalves, bacharel em música, com especialização em regência e composição.

Coral Infanto-Juvenil do CentroCultural Campo Limpo PaulistaEm 2002, por iniciativa da Metalúrgica ThyssenKrupp, foram iniciadas as ativi-dades do Coral Infantil, com crianças da comunidade de Campo Limpo Paulista e funcionários da empresa.

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço. Não há necessidade de convite.

pag_eventos de natal152.indd 56 1/12/2010 11:04:02

SUPER DIA LEGAL DE NATAL

11 de dezembro | sábado 10 às 16h | Pista de Atletismo

Chegada do Papai Noel às 10h30

A tão esperada chegada do Papai Noel, no Clube, será no dia 11 de dezembro. Para dar as boas-vindas ao Bom Velhinho, diversos personagens dos desenhos infantis desembarcarão no Clube, entre eles: Doki, Bob Sponja, Turma do Lazy Town e Barney.

Papai Noel chegará de helicóptero e terá uma casinha especial para receber a garotada e promo-ver a distribuição de presentes para as crianças.

Gincana com jogos antigos, como Dança das Cadeiras, Batata Quente, Corrida de Balões, Estátua, Queimada, darão o tom alegre ao evento.

Venha comer pipoca e algodão-doce e aprovei-tar os brinquedos infláveis radicais, como Orbit Ball, Mega Escorrega, Parede de Escalada, Off Road Kids e muitos outros.

Mar

io H

enriq

ue P

into

Div

ulga

ção

CURSO DE CULINÁRIA Especial de Natal Perdigão

10 de dezembro | sexta |15hCozinha Experimental

Com a culinarista Maria Antonia

Inscrição, a partir de 1° de dezembro, na Central de Atendimento. Entrada sujeita à lotação do espaço.

Apoio Patrocínio

APLAUSO

57

pag_eventos de natal152.indd 57 1/12/2010 11:04:27

CINEMA Selecionamos três filmes que têm, como história principal, o Natal.

Férias de Natal15 de dezembro quarta | 16h30 e 20h30CLÁSSICO DO MÊS93 minutos EUA/1944 I 12 anos Direção: Robert Siodmak. Com: Dean Harrens, Gene Kelly e Deanna Durbin. Após se tornar tenente, Charles Mason não vê a hora de ir para San Francisco e aproveitar a licença de Natal para se casar com Mona. Logo seu sonho é desfeito, pois recebe um telegrama, da própria Mona, dizendo que já casou com outro.

Simplesmente amor16 de dezembroquinta | 20h15CINECLUBE Comédia romântica I 134 minutosReino Unido/2003 I 12 anosDireção: Richard Curtis. Com Liam Neeson, Colin Firth, Rowan Atkinson e Rodrigo SantoroAmbientada em Londres, durante a época pré-natalina, o filme traça um panorama das relações amorosas na atualidade. São histórias de oito casais que se entrelaçam, tratando de encontros, desencontros, o acaso, o destino e as escolhas.

Santa BuddiesUma aventura de Natal26 de dezembrodomingo | 15h30 INFANTILAnimação I 89 minutos EUA/2008 I LivreDesta vez, eles estarão envolvidos numa incrível missão de Natal. Depois de Space Buddies na Primavera, os Buddies da Disney voltam para diver-são de toda a família.

PROJETO SOM AO VIVO18 de dezembro | sábado 13h | Praça das Artes

Espetáculo: Natal Iluminado

Com Jorge Durian

O tenor brasileiro, conhecido também no exterior, vem ao Pinheiros com o espetáculo criado para uma das mais belas épocas do ano: o Natal. Durian interpretará famosas canções natalinas, cantigas italianas e sucessos que marcaram época, como Memory.

Em caso de chuva, o evento será remarcado.

Div

ulga

ção

Patrocínio

Patrocínio

APLAUSO

58

pag_eventos de natal152.indd 58 1/12/2010 11:04:45

JANTAR DANÇANTE ESPECIAL DE NATALComemore o Natal com boa música, dança e um cardápio especial

18 de dezembro | sábado | 21hRestaurante da Sede Social

Animação: Eneida, Tarcísio e Banda

Show especial: Banda Oldies Mobile

Ingresso, a partir de 4 de dezembro, na Central de Atendimento.Reserva de mesa, confirmada mediante pagamento, até 17 de dezembro. Idade: a partir de 18 anosTraje: passeio (proibido tênis)Convite adquirido não é reembolsado. • Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado cadastro. • Frequentador habitual e cadastrado recebe carta-convite para comemorar seu aniversário

Associado: R$ 50,00 – apresentando o Cartão PinheirosConvidado de associado: R$ 70,00 – Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, por-tando o convite do evento.

Mar

io H

enriq

ue P

into

Ro

drig

o So

dré

TEATRO INFANTIL

O Natal do Pinóquio eA primeira História de Natal

18 e 19 de dezembro Sábado e domingo | 15h30 Auditório do CCR

Teatro de bonecos e formas animadas, com a Turma do PapumDireção: Sérgio Tastaldi

Enquanto esperam a mãe da criança comprar um pinheiro para enfeitar o Natal, o avô conta duas histórias para a netinha.

Na primeira, O Natal do Pinóquio, ensina-se que a alegria é um presente que não se consegue embrulhar num pacote, mas também pode ser dado no Natal.

Na segunda, A Primeira História de Natal, ao lado de um presépio encenado, o avô conta o nascimento de Jesus.

Duração: 50 minutos. Recomendado para todas as idades. Ingresso, a partir de 1° de dezembro, na Central de Atendimento.Associado: R$ 5,00 Convidado de associado: R$ 10,00. Acesso pela Portaria da Rua Tucumã, 528, ou pelo Estacionamento Social, portando o ingresso do evento. Crianças e adultos pagam o mesmo valor.

Patrocínio

APLAUSO

59

pag_eventos de natal152.indd 59 1/12/2010 11:05:10

Workshop de Teatro

Klau

s D

utra

O Pinheiros, em parceria com a empresa Arte a Manos, realiza a última oficina do ano, para os pinheirenses apaixo-nados pelo teatro.

O curso de Expressão Circense será baseado em algumas dinâmicas de expressão corporal, teatro físico e dança contemporânea, chegando às técnicas circenses acro-báticas e de manipulação. As aulas serão divididas em técnica e criação. No primeiro momento, serão trabalhadas as ati-vidades circenses e, depois, a aplicação em cena, a partir do teatro e da dança.

Melissa cursou o Centro de Formação Profissional em Artes Circenses, além de participar de diversos cursos na área, como Circo Escola Picadeiro, tecido acrobático e pati-nação artística. Ministra diversos workshops e dá aulas de dança em escolas infantis.

Inscrição: 1° a 4 de dezembro, no Departamento Cultural

A Arte a Manos é uma empresa que se dedica a pro-jetos, produtos e serviços que agregam valores à arte e à cultura no Brasil.

6 e 13 de dezembro, segunda20 às 22h30

Núcleo de Teatro, atrás do palco do CCRPara adultos | Entrada franca

Pinheiros leva você ao Teatro

Calígula

Ingressos Inteira: R$ 60,00 Meia: R$ 30,00 (aposentados e estudantes, com apresenta-ção de comprovante)

ReservaDe 1° a 10 de dezembro, no Departamento Cultural, mediante pagamento (dinheiro ou cheque).

Somente para associados. Ingressos limitados. Transporte gratuito.

Saída do Clube17h30, do Estacionamento do Salão de Festas

19 de dezembro, domingo, 19h Teatro Vivo

Com: Tiago Lacerda, Claudio Fontana, Magali Biff e Cesar Augusto

Texto: Albert CamusDireção: Gabriel Villela

Calígula relata a história de Gaius Caesar Germanicus, terceiro imperador romano, que ficou conhecido por sua natureza extravagante e por vezes cruel. Filho mais novo de Germânico e Agripina e bisneto de Cesar Augusto, busca um desejo impossível, a felicidade ou a vida eterna e acaba desco-brindo, após a morte de Drusilla, sua irmã e amante, que “os homens morrem e não são felizes”.

Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, capital e interior, o espetáculo volta para encerrar essa grande turnê de sucesso.

Expressão CircenseCom Melissa Helena Costa

Apoio

ww

w.sx

c.hu

APLAUSO

60

pag_workshop_teatro_152.indd 60 19/11/2010 20:58:31

an_festa_boliche.indd 2 19/11/2010 19:43:19

XX Feira do Livro

VeteranosTurismo

Até 19 de dezembro, 10 às 20h | Quadra Externa de Peteca

Entrada franca

A 20ª edição da Feira do Livro promete encantar os pinheirenses com 5.000 títulos dos mais diversos temas literários e uma programação cultural que inte-grará literatura, arte e diversão. O evento é uma parceria do Pinheiros com a Livraria Nobel, unidade João Cachoeira, que trará um mundo de fantasia imenso, proporcionado pelos livros.

NATAL A BORDOMSC ARMONIA 17 a 26 de dezembroSantos / Rio de JaneiroBuenos Aires / Punta Del Este S. Francisco do Sul / Santos

CAPITÓLIO / MG22 a 26 de janeiro

RIO DE JANEIRO - CULTURAL25 a 27 de fevereiro

Div

ulga

ção

ENCONTRO DE NUMISMÁTICA E FILATELIA 9 de dezembro, quinta, 15h I Sala dos VeteranosExcepcionalmente, neste mês, o encontro aconte-ce na segunda quinta-feira.

Atenção: As viagens e os passeios são de inteira responsabili-dade das empresas organizadoras. Reserve com antecedência. Pagamento facilitado.

Mais informação: Sala dos Veteranos (3598-9864), Departamento Cultural (3598-9710) e por e-mail: [email protected].

PATAGÔNIA / USHUAIA / EL CALAFATE (ARGENTINA)14 a 22 de fevereiro

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sábado e domingo, dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19Dia da Beleza: 12 às 17h

Domingo, dia 5Pipoca: 12 às 15h

Sábado, dia 11Oficina de Artes

Aviões de Papel: 13hContador de Histórias

de Natal: a partir das 11h30

Domingo, dia 12Algodão-doce: 12 às 15h

Cantador de Histórias, com Marcelo Perestrelo: 14h

Sábado, dia 18Oficina de ArtesArt e Manias: 13h

Domingo, dia 19Pipoca: 12 às 15h

SORTEIO DE BRINDES

Domingo, dias 5 e 12, 18hCesta de livros

Domingo, dia 19, 18h2 bicicletas (infantil e adulto)

Patrocínio

APLAUSO

62

pag_feira_veteranos152.indd 62 11/19/10 8:48 PM

III ECP Music Festival

A terceira edição do ECP Music Festival, realizado em novembro, foi marcada pela grande exposição de talentos. Foram oito bandas disputando, no palco do Salão de Festas, o prêmio mais esperado da noite: todos os instrumentos que compõem uma banda (guitarra, baixo, violão, bateria e teclado). A decisão ficou nas mãos e ouvidos da bancada de jurados, formada por músicos e produtores artísticos, entre eles: Arê Campos, produtora da Banda Titãs. A novidade do

Rodr

igo

Sodr

é

evento foi a premiação de um músico destaque. Para o público aproveitar o evento, a Yamaha Musical

montou, no centro do Salão de Festas, o estande “Play Now”, onde os convidados podiam experimentar vários instrumen-tos expostos. Todos os instrumentos da premiação foram oferecidos pela Yamaha Musical.

Apoio

Banda Dolores, campeã

1º Lugar – Banda DoloresPrêmio - 1 Teclado PSR-S550B, 1 Violão CPX700, 1 Baixo RBX375, 1 Guitarra Pacifica 112JVCX e 1 Bateria eletrônica DTXPL

2º Lugar – Banda Trivia Prêmio - 1 Violão APX500 e 1 Guitarra PACIFICA 112J

3º Lugar – Banda Samsara Prêmio - 1 Violão FX370C

Troféu Músico Destaque – Filipe Hauache – Banda Free Ride

APLAUSO

63

pag_ecp music152b.indd 63 11/19/10 8:58 PM

Ensaio Bateria Pinheiros

Piano’s BarClube do Whisky

Pinheiros e sua Arte Musical

Dias 4 e 18, sábado, 17hGinásio de Yoga

Dia 9, quinta21 à 1h - Piano’s BarApós 1h - Karaokê

Dia 15, quarta, 20h30 | Piano’s Bar

A Bateria Pinheiros é um projeto que começou em 2008 e cresce a cada ensaio. O objetivo é proporcionar aprendi-zado e unir os associados em uma atividade coletiva e muito divertida.

Instrumentos, como surdo, caixa, tamborim e ganzá, são tocados pelos integrantes da Bateria, com cerca de 50 pessoas, apaixonadas pela música e pelo ritmo. Qualquer pinheirense, a partir de 12 anos, pode participar. Não é necessário ter prática, basta comparecer aos ensaios.

Com Mateus Sartori

Mateus Sartori é uma daquelas boas surpresas que só a Música Brasileira é capaz de apresentar. Com três discos lança-dos, o paulista já dividiu palco com Ivan Lins, Danilo Caymmi e Fabiana Cozza. No seu mais recente trabalho, o CD Franciscos, o cantor alinhou a sonoridade moderna com arranjos originais e despojados e contou com a participação de músicos de des-taque, como Chico César e Chico Pinheiro.

Para maiores de 18 anos I Associado: entrada franca

A Banda de Jazz do ECP é formada por músicos amadores associados, sob a coordenação musical e arranjos do trompe-tista Sebastião Bazotti.

O grupo relê temas de jazz e bossa nova e faz interpreta-ções estilizadas, marcadas por variações e combinações interes-santes de estilos.

Músicos: Sebastião Bazotti, José Roberto Sarsano, Tito Lívio Frascino, Alice Saboya, Carlos Campos e Eric Alexander Klug

Associado: entrada franca

Rodr

igo

Sodr

éRo

drig

o So

dré

Dan

i Gur

gel

Patrocínio

APLAUSO

64

pag_artemusical_bateria_pianos_152.indd 64 19/11/2010 21:02:08

APLAUSO

65

Venha fazer cursos no Pinheiros

IDIOMAS Francês e Francês EspecialEnglish For PleasureItaliano

MÚSICATeclado e Piano Violão

ARTEAquarelaDesenho e PinturaTeatro Infantil

DANÇASDança de Salão Madame Poças LeitãoDança de Salão Marco Antonio GomesSapateado Kika Tap CenterDança do Ventre

TRICÔ, CROCHÊ E TAPEÇARIAProfª. Elisabeth Nunes Alonso Quinta | 13 às 16h30 | Piano’s BarCurso gratuitoTraga seu material Pingouin

GRUPO DE TEATRO ECPSe você gosta de teatro, participe do workshop que ocorrerá dias 6 e 13 deste mês, segunda, a partir das 20h, na Sala do Núcleo de Teatro, atrás do Auditório do CCR.

Mais informação na Central de Atendimento

Maratona CulturalACESC 2010

A ACESC, pelos eventos da Maratona Cultural, aproxima diferentes áreas, descobre e divulga o talento artístico de associados dos principais Clubes de São Paulo.

Mais uma vez, os artistas do Pinheiros participaram, com talento e entusiasmo, de diversas categorias. Conheça os que chegaram à final.

XI Concurso de LiteraturaCrônica Juvenil - Daniel Petrini Victorino MedoConto Juvenil - Daniel Petrini Victorino Conflito: A Existência Vulgar

X Concurso de Fotografia - Tema: EsporteColorida Sem Manipulação - Gabriella AlvesMulherPreto e Branco Sem Manipulação - Silvia C. C. OlsenNa Água

XIV Salão de Artes PlásticasPintura Acadêmica - Denise M. Faro MiglioliPalhaço Pimpão

Escultura Figurativa - Silvia Cristina FreitasDescanso

O encerramento da Maratona para os participan-tes será dia 7 de dezembro, terça, 19h, na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

pag_cursos_maratona152.indd 65 11/19/10 9:08 PM

Jardim de Infância

Formatura Jardim de Infância A formatura da 65ª turma do Jardim de Infância terá como paraninfos o presidente do Conselho Deliberativo, José Manssur,

e a professora Evanir Baptista Ruggieri. O evento será realizado em dezembro, dia 2 (turma da tarde) e dia 3 (turma da manhã), às 18h, no Auditório do CCR, com as presenças da fundadora Lucy de Araújo Delduque, diretora honorária, e de Regina Delduque, diretora atual. O tema da festa será Somos Todos Amigos, uma alusão ao trabalho pedagógico de 2010..

PROFª RUTH MARIA VIEIRAManhãAndré Spalato Bello KrauseBeatriz Sardas MeniconiBianca BadraBruna Torres LivreriCaio Dalla ValleFilipe Farinelli Cardoso LimaHenrique Cox Cabral Oliveira de MouraJoão Antonio Padovan de OliveiraJoão Paulo Chebat MollaJosé Eduardo Graf PuoliJulia Muniz Furtado FalsettiJúlia Simões CarraresiLorena Cardeal Thomaz de CarvalhoPedro Asdourian CoelhoPedro HoshibaTrenchPedro Rodrigues RossettiRodrigo Ermírio de MoraesSofia Kawai SauanSofia Mendes UvoSophie Lessard Maragliano

PROFª CRISTINA MARIA MOREIRA PINTOTardeBruna Muniz Furtado FalsettiCaio Guerra Fabra NavarroFernanda Torres LivreriGabriel Hoshiba TrenchGabriel Mencaroni Tietz MarinhoJoão Pedro Loturco de AraújoLuana Hoshiba TrenchLucas Zerbini LouroMaria Eduarda Nolf Alves da SilvaMaria Luiza Rocha Lima de ToledoMarina Almeida Prado SawaiaPedro Chebat MollaRoberto Rodrigues RossiniSofia Uchoa Cavalcanti LahamTayná Nardelli BaroneVitória Azevedo Yoshida

Foto

s: A

rqui

vo Ja

rdim

de

Infâ

ncia

APLAUSO

66

pag_jd infancia152.indd 66 1/12/2010 11:06:37

PROFª CINTIA BELLEZA NAVARROTardeCatarina Mencaroni PalharesFelipe Di Sírio BurmesterGeorgia LuzJulia Agostini FábreguesLeonardo Piovesan Fraccaroli CoxMaria Petra Cavalcanti Brasileiro dos SantosPaulo Polatto Pulino PalumboPedro Saura SouzaTheodoro Marques Ometto CasaleValentina Hajjar RoschmannVictor Baldan BarberisZiyad Rey Fiorillo

PROFª RUTH MARIA VIEIRATardeAdriana Cerveira CintraAnna Luiza Barretto de CastroAntonio Fragoso BarcellosCarolina Soares de Almeida MaldonadoDaniel Pedrosa CampoliFernanda Cruz MiottoGabriela Concilio AlmeidaIsabela Cintra MartinsJoão Mencaroni PalharesLaura D’Avila Ribeiro de CarvalhoLeonardo Cotelo SanchezLuana Nunes AlayonManuela Carvalho Ferraz de NegreirosMariana Cintra MartinsPedro Henrique Cagnoni GuimarãesRafael Ribeiro Andrade de Magalhães GamaRebeca Polatto Pulino Palumbo

PROFª CRISTINA MARIA MOREIRA PINTOManhã Bruna Moreira Turetta RodriguesBruno Unruh PedreschiGabriel Brixa RibasGabriela de Almeida AmaralGabriella Lodi de Azevedo AntunesGustavo Queiroz Ferreira OlsenJoão Pedro Monteiro Reis de Toledo RiosJoão Pedro Pereira Correia GomesJúlia Lousada Leopoldo e Silva AlmeidaLuca Florio ViannaLucas Contell Teixeira da SilvaLuísa Corsi LimaNelson Napoli NetoPaula Mourão Monaco GuilgerPedro Hajjar RoschmannRafael Azze Natel de AlmeidaRavi Vieira Ferrão

APLAUSO

67

pag_jd infancia152.indd 67 1/12/2010 11:06:46

APLAUSO

68

As diversas modalidades esporti-vas praticadas no Pinheiros, desde os tempos do Germania, se renovam em quantidade e diversidade. Enquanto algumas modalidades, embora ainda sejam esportes olímpicos, deixaram de ser praticadas, como o Hockey e o Tiro, novas modalidades foram intro-duzidas e outras ainda sofreram trans-formações que deram origem a outros esportes.

Assim aconteceu com o Handebol de campo, pai do atual Handebol, e o Faustball (que poderia ser traduzido do idioma alemão por “Punhobol”), no

Nossa história

Esportes de outros tempos Esportes de novos tempos

APLAUSO

Foto

s: A

cerv

o C

entr

o Pr

ó-M

emór

ia H

ans

Nob

iling

1. Estande de tiro do Germania, localizado onde hoje se encontra o Parque Infantil, 1937 2. Partida de Handebol de Campo, c. 1938 (Doação: Ilda Catharina Anna Kindermann) 3. Faustball de Campo (Doação: Ilda Catharina Anna Kindermann) 4. Jogo de Hóquei, em 1924 (Doação: Helga Rieckmann)

qual a bola era tocada com os punhos e que encontra, no Voleibol atual, sua maior semelhança.

Em uma via inversa, o contínuo investimento na infraestrutura do Pinheiros torna possível a prática de novas modalidades, como o Badminton, Vôlei de Areia, Tae Kwon Do e até a retomada de esportes antigos, como o Remo.

O acervo de fotografias do Centro Pró-Memória Hans Nobiling, disponível para consulta no site do Clube, é teste-munha dessa renovação. Vale conhecer como o esporte mudou e evoluiu.

1

2

3

4

pag_nossa historia152.indd 68 19/11/2010 20:53:23

pag_anuncios.indd 1 19/11/2010 19:46:31

APLAUSO

70

DESONRAJ. M. Coetzee

Esse é considerado o melhor romance de Coetzee. Conta a história de David Lurie, professor de literatura que não sabe como conciliar sua formação humanista, seu desejo amoroso e as normas politicamente corretas da universidade onde dá aula. Desonra investiga as relações entre as classes, os sexos e as raças. Sucesso de público e crítica, o livro foi publicado em mais de vinte países e ganhou o Booker Prize, o mais importante prêmio lite-rário da Inglaterra.

O livro é uma obra coletiva, feita a partir de entrevistas, pesquisas e análises de inquéritos, processos, relatórios, além de gravações em vídeo de inúmeras audiências pro-movidas pela CPI das Milícias. A narrativa, no entanto, é ficcional e os personagens e fatos inventados concorrem para compor uma trama que revela o funcionamento das milícias, dos bastidores policiais, de suas práticas e valores.

COMPROMETIDA Elizabeth Gilbert

Com humor e inteligência, o livro examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabi-lidades mais mundanas. Liz Gilbert desfaz os mitos, des-monta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias român-ticas por vitais compromis-sos emocionais. Assim, o livro se torna uma celebra-ção do amor sem ilusões.

RAFAEL NADAL - A BIOGRAFIA DE UM ÍDOLO DO TÊNISTom Oldfield

Rafael Nadal é um dos mais ins-tigantes tenistas de sua geração. Nascido e criado na cidade de Mallorcan, em Manacor, em uma família de esportistas de sucesso, Rafael começou a jogar com três anos e, aos cinco, ia ao Clube de Tênis, duas vezes por semana. Com 12 anos, conse-guiu títulos espanhóis e euro-peus jogando contra tenistas da mesma idade. Aos 16 anos, se classificou entre os 50 melho-res jogadores de sua faixa etária. Rafael Nadal é o mais com-pleto retrato do mais fascinante jogador de todos os tempos.

GO GIRL! - O MELHOR NATAL DO MUNDORowan Mcauley

Garotas de Verdade, Histórias de Verdade. Go Girl! O Melhor Natal do Mundo. Ching Ching adora o Natal! Luzinhas nos pinheirinhos, parentes e amigos, comidas deliciosas, presentes... Ela percebe, porém, que algumas pessoas não têm com quem passar essa data especial e resolve ajudá-las a ter um Natal inesquecível!

Livros

ELITE DA TROPA 2Luiz Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel, Cláudio Ferraz e André Batista

destaque

Os livros indicados podem ser encontrados na Biblioteca do Clube

Div

ulga

ção

pag_biblioteca152.indd 70 11/22/10 2:47 PM

71

Classificados

Porcelanas, cristais, prata e curiosidades em geral.

Organizamos vendas de espólio (Família Vende Tudo)

Rosana Reis (associada)[email protected].: 5531-9290 / 8990-8094

COMPRAM-SE ANTIGUIDADES

Prédio de altíssimo padrão600 m² área útil

4 suítes, escritório,5 vagas e mais para visitantes

Veja fotos na ref. 69193 www.cheznousimoveis.com.br

[email protected] – CRECI: 75133

Tel.: 8174-5675

COBERTURA DUPLEXVISTA TOTAL PARA O CLUBE

Compro quadros, esculturas, pratarias, arte e antiguidades em geral.

Avaliamos espólios.Pago o melhor preço.Al. Itu, 1.493 - Jardins

RobertoTels.: 3062-9443 / 9958-1966

COMPRO E AVALIOARTE E ANTIGUIDADES

Modelo TR2 Premier RunPerfeita. Praticamente sem uso.

Valor: R$2.200,00Falar com SandraCel.: 9657-2634

VENDO ESTEIRA REEBOK

Compro, vendo e avalioCédulas e moedas brasileiras e estrangeiras

(ouro, prata, cobre e outros metais)Shopping Vitrine

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1795 / 1827 – s/l 40Atendo em domicílio.João Paulo Z. [email protected].: (11) 9933-5872

BRASIL MOEDAS NUMISMÁTICA

Novíssima e modernaZona 1, a 10 minutos do Clube.

240 m², 3 suítes, estar íntimo,churrasqueira, 2 vagas,

dependência de empregadaR$ 1.300.000

[email protected]: Mauricio Mantovani

(associado)Cels.: 8162-4620 / 8245-3524

CASA VILA NOVA CONCEIÇÃO

Jardim Europa e ItaimMais de 100 unidades de alto padrão.

Veja fotos no site.www.cheznousimoveis.com.br

[email protected] - CRECI: 75133

Tel.: 8174-5675

APTOS / COBERTURASLANÇAMENTOS

Dra. Karina M. Lachowski (associada) é especialista em Odontopediatria, pela USP.

Desconto especial para associados. Rua Alcides Ricardini Neves, 12,

conjunto 1.302 (paralela à Berrini) Brooklin

Tel.: 4113-2013

SORRISO LINDO E SAUDÁVEL PARA SEU FILHO

Antiguidades, pratas de lei, relógios de parede,

móveis de jacarandá,lustres de cristal, muranos,

estátuas de marfim e de bronze, brinquedos antigos, faqueiros e cristais.

Nelson CardosoTels.: 9666-2483 / 3105-9897

COMPRO

Em Toque-Toque PequenoAltíssimo padrão

Inclusive temporada.Consulte detalhes no site:

www.paradise-at-beach.com Reynaldo (associado) Cel.: (11) 8611-7083

VENDO OU ALUGOCASA NA PRAIA

• Aulas particulares em domicílioindividual ou grupo

Básico - Intermediário - Avançado• Reforço escolar

• Conversação Terceira Idade• Traduções e versões• Aulas In Company

Contato: Valéria C. Branco Tel.: 9294-5534

INGLÊS

Tenho excelentes imóveis.Também vendo o seu imóvel.

Ligue já!Renata Ferraz - Creci 90750

[email protected].: 9190-3410

JARDINS

* Casa Jardim Europa 400 m², 3 dormitórios, 1 suíte e 6 vagas

* Itaim Nobre197 m² - 4 suítes – 2 vagas

* Jardim Europa126 m² –3 dormitórios, 1 vaga – venda / locação

* Junto ao Clube200 m², 3 suítes, 3 vagas + visitante

Spina Imóveis - Tel.: 3813-0388

IMÓVEIS PRÓXIMOS AO CLUBE

ANUNCIE NOS CLASSIFICADOS DA REVISTA PINHEIROSTelefone: 3598-9511 E-mail: [email protected]

Rapidez e segurança na venda de seus móveis, quadros, pratas, cristais, antiguidades etc.

Decoração de interiores.Eliane (associada)Tel.: 3082-4161

ELIANE OPEN HOUSE

pag_classificados_152_b.indd 71 19/11/2010 21:04:37

FINANÇAS

72

2) DISPONIBILIDADE DO CLUBE

outubro 2010 outubro 2009

Aplicações financeirasFundo Especial (de Investimentos)

Fundo de Emergência

Fundo REFIS II

Projeto Lei de Incentivo ao Esporte

Outras Aplicações Financeiras

Caixa e Bancos

Total de Disponibilidade

R$ 16.606.351

R$ 764.655

R$ 121.122

R$ 7.585.373

R$

R$ 605.958

R$ 25.683.459

865.701

2.644.703

8.028.608

6.844.933

3.728.986

799.197

22.912.128

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE OUTUBRO DE 2010

3) EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO ACUMULADO ATÉ O MÊS

Resultado

Realizado Previsto Variação

Custeio 75.573.356 76.372.243 (798.886)

Patrocínio e parcerias 3.086.404 9.969.027 (6.882.623)

Restaurantes 15.816.003 16.396.475 (580.472)

Lei de Incentivo ao Esporte 4.318.289 5.951.671 (1.633.382)

Investimentos 34.240.812 4.345.053 29.895.759

Total de receitas 133.034.864 113.034.468 20.000.396

Custeio 80.118.900 80.415.806 (296.906)

Restaurantes 15.772.520 16.246.935 (474.415)

Lei de Incentivo ao Esporte 5.951.671 5.951.671 -

Despesas não operacionais 2.693.756 3.772.000 (1.078.244)

Investimentos 1.326.187 5.851.385 (4.525.198)

Total de despesas 105.863.034 112.237.797 (6.374.763)

Superávit do período 27.171.830 796.671 26.375.159

ANTONIO AUGUSTO BRANT DE CARVALHO - DIRETOR FINANCEIRO

1) ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA - PERÍODO DE JANEIRO A OUTUBRO

2010 2009

Disponibilidade inicial em janeiro 2010 / 2009 R$ 23.131.867 30.041.272

Superávit do período R$ 27.171.830 (2.891.376)

Reserva Fundo de Emergência - 176.418

Reserva Fundo de Investimentos - 4.239.678

Baixa de Imobilizado 424.116 569.151

Resultado Contábil Ajustado R$ 27.595.946 2.093.871

Variação nas contas

Ativas R$ (18.745.172) (1.089.478)

Passivas R$ 931.952 794.336

( = ) Caixa Gerado nas Operações R$ 9.782.726 1.798.729

Aplicação no Imobilizado R$ (7.231.134) (8.927.873)

Disponibilidade gerada no Exercício R$ 2.551.592 (7.129.144)

Disponibilidade em 31 de outubro de cada Exercício R$ 25.683.459 22.912.128

pag_balanço3_152.indd 72 1/12/2010 11:08:39

FINANÇAS

73

ATIVO out/2010 out/2009

CIRCULANTE 48.040.550

27.475.246

Disponível 25.683.459 22.912.128

* Caixa e Bancos 605.958 799.197

* Aplicações Financeiras 5.916.651 18.602.526

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Emergência 764.655 2.644.704

* Aplicações Financeiras - Reserva Fundo de Investimentos 18.396.195 865.701

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 22.357.091 4.563.118

* Contribuições Sociais e Jardim de Infância a Receber 1.034.548 1.003.463

* Taxas de Transferências e Editais a Receber (Invest) 18.966.032 1.397.519

* Adiantamentos Administrativos / Fornecedores

Funcionários 774.855

782.996

* Outras Contas a Receber 524.273 426.447

* Estoque dos Almoxarifados 665.399 564.076

* Estoque de Lanchonetes e Restaurantes 268.231 267.529

* Despesas Antecipadas 123.753 121.088

NÃO CIRCULANTE 368.672.375 360.511.970

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 75.577.091 74.966.164

* INSS - Patronal Depósitos Judiciais 71.539.019 71.539.019

* PIS - Depósito Judicial 2.005.952 1.495.767

* REFIS - Depósito Judicial 1.671.587 1.574.477

* Depósitos Recursais/Judiciais 360.533 356.901

IMOBILIZADO 293.095.284 285.545.806

* Imobilizado 293.095.284 285.545.806

TOTAL DO ATIVO 416.712.925 387.987.216

PASSIVO out/2010 out/2009

CIRCULANTE 27.100.345 22.583.229

* Fornecedores 2.848.194 2.116.487

* Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões 8.375.394 7.394.484

* Provisões para Contigências Trabalhistas 870.986 221.768

* Provisão INSS - REFIS 730.221 792.362

* Contas a Pagar Diversos / Obrigações Fiscais 1.883.171 1.341.884

* Adiantamentos de Associados - Recebimento Antecipado 4.479.265 3.871.311

* Lei de Incentivo ao Esporte (em Bancos / Aplicações) 7.913.114 6.844.933

NÃO CIRCULANTE 131.648.700 137.963.968

* Provisão INSS Patronal 71.539.019 71.539.019

* Provisão INSS - REFIS 54.604.215 61.730.694

* Provisão do PIS 5.505.466 4.694.255

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 257.963.880 227.440.019

* Superávit no Exercício 27.171.830 (2.891.376)

* Patrimônio Social 230.792.050 230.331.395

TOTAL DO PASSIVO 416.712.925 387.987.216

ANTONIO AUGUSTO BRANT DE CARVALHO - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

DÉBITO AUTOMÁTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento nem em ir ao Clube, para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3598-9790 / 9792 / 9793.

BOLETO ON-LINEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área de Serviços. Para uma transação segura, ao usar esse serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos referentes à sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para os meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet, automaticamente, para evitar duplicidade.

FORMAS DE PAGAMENTO NO CLUBE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas Lanchonetes e Restaurantes, além do uso do seu Cartão Pinheiros.

MENSALIDADE EM ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:• Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.• Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte ao vencimento informado no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.• Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

LOCAÇÃO DE ARMÁRIOS Setor de Cobrança, mediante pagamento da taxa.

Vestiários das PiscinasDisponíveis no feminino e no masculino.

Boliche, Bocha e Taqueira (Bilhar)Disponíveis nos três locais.

Vestiários do 3º andar do Centro EsportivoLista de espera no feminino e no masculino.

Vestiários do TênisDisponíveis armários pequenos no feminino e no masculino. Lista de espera para a troca de pequeno por grande.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

INFORMAÇÕES FINANCEIRASBALANÇO PATRIMONIAL

EM 31 OUTUBRO DE 2010 e de 2009(valores expressos em reais)

pag_balanço3_152.indd 73 1/12/2010 11:08:39

74

ContratosABC Livepass Ingressos e Serviços – CNPJ 11.554.768/0001-23 – Serviços de showare concernentes à automação do processo de venda antecipada de bilhetes, ingressos destinados a eventos R$ 15.999,96 – 1º/1 a 31/12/2010.

Ace Fitness Comércio de Equipamentos para Fisioterapia e Ginástica Ltda. – CNPJ 08.467.385/0001-03 – Fornecimento e instalação de equipamentos para o Fitness – R$ 64.012,57 – 15/9/2010 - Até entrega do último equipamento.

Associação dos Músicos Profissionais de POMEDORE - AMUSPE – CNPJ 07.453.253/0001-60 – Apresentação da Banda Champagne, na Festa da Cerveja – R$ 7.000,00 – 22 e 23/10/2010.

Benatti Produções e Eventos Artísticos Ltda. – CNPJ 04.505.141/0001-17 – Apresentação de Silvio Brito no Pinheiros Fashion. – R$ 12.000,00 – 16 e 17/10/2010.

C.M. Guidetti Sports Ltda. – CNPJ 06.268.781/0001-86 – Treinamento de auxiliar técnico para a equipe masculina de Basquete – R$ 68.400,00 – 1º/10/2010 a 31/5/2011.

Centauro Equipamentos de Cinema e Teatro Sociedade Empresarial Ltda. – CNPJ 48.322.127/0001-53 – Aditivo nº 1 - Inclusão de visitas técnicas regulares e prorrogação da vigência contratual – R$ 34.000,00 – 1º/8/2010 a 31/12/2012.

CMM Fashion Ltda. – CNPJ 04.670.627/0001-00 Serviços artísticos de produção, coordenação e direção artística de Desfile de Moda feminina, no Pinheiros Fashion – R$ 14.230,00 – 16 e 17/10/2010.

Dance Comigo Academia de Dança Ltda. – CNPJ 09.642.428/0001-02 – Apresentação artística de bailarinos no Jantar de Aniversário, Pinheiros Fashion e Festa da Cerveja – R$ 10.700,00 – 25/9 a 23/10/2010.

Dinâmica Recreação e Lazer Ltda. – CNPJ 05.059.287/0001-49 – Monitoria para a 30ª Cadíada R$ 2.600,00 – 23/10/2010.

Duca Arquitetura e Acessibilidade Ltda. – CNPJ 12.395.469/0001-56 – Análise técnica do nível de acessibilidade do Clube – R$ 150,00 por hora técnica 8/9 a 30/12/2010.

Eduardo Honora ME – CNPJ 71.960.512/0001-48 Decoração do Salão de Festas para a 53ª Festa da Cerveja – R$ 12.000,00 – 22/10/2010.

Eduardo Honora ME – CNPJ 71.960.512/0001-48 Decoração do Salão de Festas para o Pinheiros Fashion – R$ 5.700,00 – 16/10/2010.

Fantone Produções Cinematográficas e Eventos Artísticos Ltda. – CNPJ 08.767.141/0001-46 – Aditivo nº 1 - Prorrogação da vigência contratual – Valor já publicado – 10/9/2010 a 10/10/2012.

Feron Engenharia Ltda. – CNPJ 01.237.001/0001-17 – Serviços de desligamento, religamento e acompanhamento do transformador de 2.500 KVA – 21 KV da cabine de entrada de alta tensão R$ 12.530,00 – 1º/8 a 30/10/2010.

Foccus Terceirização de Serviços Ltda. – CNPJ 00.971.479/0001-03 – Serviços de manobristas e orientadores de público para o Estacionamento Social R$ 50.751,68 mensal – 1º/9/2010 a 31/8/2012.

Frame Filmes Ltda. – CNPJ 08.311.737/0001-37 Produção de vídeo institucional – R$ 19.900,00 1º/10 a 30/12/2010.

Habittare Comércio de Mármores e Granitos Ltda. - CNP 06.948.980/0001-35 – Fornecimento e instalação de granito no vestiário do Centro Poliesportivo – R$ 1.311,94 – 26/10/2010.

Johnson Health Technologies – Brazil Equipamentos Esportivos Ltda. - CNPJ 08.229.340/0001-09 Fornecimento e instalação de equipamentos para o Fitness – R$ 62.000,00 – 15/9/2010 - Até a entrega do último equipamento.

Karine Orlando Guerra – CPF 342.178.168-04 Serviços de edição de vídeo e programação de Telas Touch Screen para a exposição Memória do Futuro R$ 1.100,00 – 1º/8 a 15/10/2010.

Le Plat Du Jour Produções Artísticas Ltda. – CNPJ 02.555.444/0001-19 – Apresentação do espetáculo Chapeuzinho Vermelho – Valor conforme apuração de bilheteria – 9/10 a 29/10/2010.

Li-Ar Comércio de Equipamentos de Ventilação Ltda. – CNPJ 01.033.099/0001-90 – Fornecimento de projeto e instalação de sistema de ventilação para a cozinha da lanchonete das piscinas externas R$ 12.660,00 – 1º/10 a 30/10/2010.

Luiz Antonio Lessa Quiosques - ME – CNPJ 07.437.609/0001-71 – Serviços de reforma e cobertura da Cabana do Pai Thomas – R$ 21.392,66 18/8 a 18/9/2010.

M. Sartori Barbosa Espetáculos Ltda. – CNPJ 09.354.799/0001-99 – Apresentação de Mateus Sartori, no Música ao Meio Dia – R$ 4.000,00 23/10/2010.

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação de músicos convidados para o Pocket Show - A Música em Holywood– R$ 1.400,00 24/10/2010.

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da Banda David Costa no Jantar Dançante – R$ 2.000,00 – 2/10/2010.

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação da cantora Carrah Flahive no Piano´s Bar – R$ 800,00 – 7/10/2010.

Mauro Tibério – CNPJ 10.875.203/0001-85 Apresentação NoelChicoVinícius – R$ 9.000,00 2/10/2010.

Mortari Promoções e Eventos Ltda. – CNPJ 00.099.728/0001-12 – Aditivo nº. 3 - Inclusão do Projeto da Lei de Incentivo ao Esporte e prorrogação da vigência contratual – R$ 96.000,00 – 1º/10/2010 a 31/05/2011.

Nova Modelagem Análise e Aprendizado Ltda. CNPJ 06.120.403/0001-50 – Aditivo nº 1 - Inclusão do Projeto de Formação, Treinamento e Competição para Atletas de Esportes Olímpicos e prorrogação da vigência contratual – R$ 134.951,26 – 17/9 a 31/12/2010.

Pollus Serviços de Segurança Ltda. – CNPJ 61.850.574/0001-43 – Serviços de Agente de Eventos e Agente Líder para o Estacionamento Social R$ 5.133,00 mensal – 1º/9/2010 a 31/8/2012.

Ramfej - Comércio de Materiais Elétricos, Hidráulicos e Serviços Ltda. – CNPJ 07.283.051/0001-17 Serviços de execução de sistemas de detecção automática de incêndio e recomposição de sistemas avariados, instalados na cozinha do CCR R$ 69.680,00 – 10/8 a 10/9/2010.

Rodnei Frade Manoel EPP – CNPJ 11.872.851/0001-40 – Apresentação da Banda Koisa Nossa na 53ª, Festa da Cerveja, e Banda 4 Baquetas, no Jantar Dançante – R$ 7.000,00 – 22/10 e 7/11/2010.

RTJ Universo Esportivo Ltda. – CNPJ 04.898.798/0001-91 – Aditivo nº 6 – Inclusão do Projeto de Formação, Treinamento e Competição para Atletas de Esportes Olímpicos e prorrogação da vigência contratual R$ 23.051,40 – 1º/10 a 31/12/2010.

Softexpert Software SA - CNPJ 00.449.824/0001-43 Serviços de migração de dados informatizados SE Suite das soluções SE ADMIM, SE Documento e SE Ações – R$ 9.230,00 – 29/9/2010 a 29/9/2012.

Spiel Eventos e Produções Ltda. – CNPJ 08.170.492/0001-75 – Serviços de Decoração Natalina – R$ 73.500,00 – 9/9/2010 a 14/1/2011.

Tchesco Produções Artísticas Ltda. – CNPJ 06.910.581/0001-85 – Apresentação dos espetáculos Os 3 Patetas e As Princesas do Castelo Encantado Valor conforme bilheteria – 16/10 a 10/11/2010.

Tchesco Produções Artísticas Ltda. – CNPJ 09.062.874/0001-48 – Apresentação do espetáculo O Casamento da Dona Baratinha – Valor conforme apuração da bilheteria – 25/9 a 6/10/2010.

Tio Pan Eventos Ltda. – CNPJ 53.176.467/0001-53 Apresentação do show Charlie e Lola no Super Dia Legal Radical – R$ 1.300,00 – 16/10/2010.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda. – CNPJ 53.753.216/0001-94 – Fornecimento e instalação de espelhos, vidros e acessórios – R$ 3.145,00 – 23/9 a 26/10/2010.

Wall Air Serviços Técnicos Ltda. – CNPJ 05.341.245/0001-04 – Elaboração de Projeto Executivo para fornecimento e instalação de equipamento de ar-condicionado para a área da Bocha – R$ 71.900,00 – 22/9 a 10/11/2010.

pag_contratos152.indd 74 22/11/2010 17:46:16

an_bradesco.indd 2 19/11/2010 19:44:57

an_unip.indd 2 19/11/2010 19:49:07