revista meteoro 2° edição

12
A revista nº 01/2012 do SINDITAMARATY - Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores “Os funcionários não querem nada mais do que o cumprimento da lei.” (Senador Paulo Paim) Uma creche que possa be- neficiar os servidores do Itamaraty Página 3 Página 4 Página 6 SINDITAMARATY e a relevância de uma Assessoria Parlamentar Reivindicações do Sinditamaraty são defendidas no Congresso Nacional

Upload: daniela-uejo

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição e Redação: Daniela Cristina.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista meteoro  2° edição

A revista nº 01/2012 do SINDITAMARATY - Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores

“Os funcionários não querem nada mais do que o cumprimento da lei.” (Senador Paulo Paim)

REIVINDICAÇÕES DO SINDITAMARATY SÃO DEFENDIDAS NO CONGRESSO

NACIONAL

Uma creche que possa be-neficiar os servidores

do Itamaraty

Página 3 Página 4Página 6

SINDITAMARATY e a relevância de uma Assessoria Parlamentar

Reivindicações do Sinditamaraty são defendidas no Congresso

Nacional

Page 2: Revista meteoro  2° edição

Este ano que passou foi marcado por uma caminhada difícil. As dificuldades têm diversas razões, mas dois aspectos preponderam. Em primeiro lugar, porque ainda somos poucos dedicados a estruturar, organizar, levantar e defender as bandeiras do SINDITAMARATY. Numerosos companheiros aparecem com queixas e críticas à Administração, ao sindicato, aos colegas; com sugestões originais e úteis, mas, às vezes, inexeqüíveis. No entanto, poucos se dispõem a somar forças, a dedicar tempo ao esforço de consolidação dessa nova entidade nascida para congregar todos os ânimos dos servidores do MRE. Manter o sindicato vivo, atuante e útil não pode depender das ações de um punhado de entusiastas, mas, sim, do trabalho de uma base sólida e atuante. Em segundo lugar, o ano que passou foi difícil porque a Administração do MRE ainda relutou em aceitar o SINDITAMARATY como parceiro válido. É essencial deixar claro que, sem a correspondência da Casa, o trabalho do SINDITAMARATY torna-se muito mais árduo.

Mas o momento não é de lamento, pois mesmo penosa, a travessia foi percorrida com esperança e entusiasmo. Mantivemos erguida a principal bandeira a justificar

o SINDITAMARATY: o respeito ao servidor, a valorização de todos os funcionários do Ministério das Relações Exteriores. Estabelecemos contatos e até parcerias fora do MRE, aprendendo com os que, há mais tempo, dominam a arte de buscar soluções profícuas e não paternalistas para os problemas que exigem soluções profissionais. O ano de 2011 foi, portanto, de aprendizado e de amadurecimento na missão de defender e de proteger os interesses dos servidores, de contribuir, efetivamente, para garantir melhores condições de trabalho.

Importa levantar a questão das dificuldades encontradas. Enfrentamos as mesmas resistências, por parte da Administração, em relação à necessidade de implementar mudanças benéficas. Assim, por exemplo, a questão do auxílio-educação no exterior, primeira bandeira levantada pelo SINDITAMARATY, não conheceu qualquer progresso. O aperfeiçoamento do mecanismo de remoções, com propostas de adoção de critérios mais transparentes e profissionais; a extensão do pagamento por subsídio e, igualmente, da concessão do passaporte diplomático a todos os integrantes do Serviço Exterior Brasileiro, ainda suscitam incerteza e desconfiança por parte da chefia da Casa, que não parece ver esses mecanismos como instrumentos de trabalho essenciais e válidos para a atividade profissional de todos os integrantes do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). Além disso, o SINDITAMARATY teve de rechaçar ameaça difusa de extinção da carreira de Assistente de Chancelaria, manifestada no Projeto de Lei nº 7.579/10, mas a tempo contida.

Esses constrangimentos, porém, não impediram que a presença do SINDITAMARATY no MRE se tornasse incontestável. Nossa atividade é atualmente considerada um elemento da vida do MRE. Exemplos desse progresso são o acolhimento de alguns pleitos como a supressão, no Projeto de Lei nº 7.579/10, de dispositivo que pretendia transformar cargos de Assistente de Chancelaria em cargos de Oficial de Chancelaria, bem como o estabelecimento, no Projeto de Lei nº 2.203/11, de “waiver” para nova exigência de tempo de serviço no exterior como requisito para a promoção às classes B de Oficial e de Assistente de Chancelaria. É verdade que, nessa questão em particular, contamos com a sensibilidade e a compreensão do Senhor Secretário-Geral, Embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira.

Também merecem menção as críticas levantadas pelo SINDITAMARATY em relação à proteção médica, hospitalar e odontológica oferecida pelo MRE aos seus funcionários. Mesmo sem resultado prático, até o momento, quanto à necessidade de melhor amparar os usuários, não somente com informações mais precisas e claras acerca dos benefícios, mas também com a intervenção do Ministério para garantir prestação mais ampla e abrangente de serviços, observa-se tímido esforço, no sentido de, pelo menos, esclarecer dúvidas nascidas do desconhecimento das condições do contrato firmado com a empresa Allianz. Em suma, buscamos, junto ao MRE, planejamento no trato dos recursos humanos, com viés mais profissional, a fim de assegurar ambiente de trabalho mais sistemático com capacitação adequada que permita o correto desempenho do trabalho, de acordo com as atividades a serem desenvolvidas na Secretaria de Estado e nos Postos; salários compatíveis com as dificuldades vividas no exterior; concessão de ferramentas de trabalho eficazes, como o PADIP.

Falta muito, porém. Falta, sobretudo, um nível válido e, porque não dizer, respeitável de diálogo entre o SINDITAMARATY e a Administração do MRE, de maneira a garantir que nossos pleitos sejam ouvidos e considerados. De nossa parte, falta cativar o Itamaraty para a importância de voltar um olhar mais atento para questões com a segurança no trabalho e a situação dos aposentados. Falta, também, melhorar a estrutura do sindicato, de modo a poder oferecer respostas aos afiliados que precisam expor suas inquietudes, nunca antes ouvidas, por parte da Casa. Falta, igualmente, estabelecer novos vínculos e parcerias co m entidades assemelhadas, que, com sua experiência, contribuam para encontrar soluções para nossos problemas. O SINDITAMARATY almeja a possibilidade de propor e oferece a disposição de ouvir contrapropostas. Em suma, nossas metas incluem, prioritariamente, a faculdade de participar dos processos decisórios, que envolvam a gestão dos recursos humanos.

Idealizamos nosso futuro próximo com êxito em nosso projeto de manifestar as demandas dos servidores do MRE e a determinação de levantar bandeiras proveitosas para todos. Importa registrar, igualmente, que o ano de 2012 será de eleições no sindicato. Esperamos que os candidatos sejam numerosos, de maneira a diversificar e a enriquecer as opções.

Mesmo tendo enveredado por caminhos difíceis de trilhar, valeu a pena. Alguns resultados práticos foram alcançados. Esperamos que a Casa revele disposição para desenvolver uma agenda com o SINDITAMARATY e, sobretudo, intenção de cumpri-la. O trabalho do SINDITAMARATY consistiu em estimular a comunhão de interesses a descrever os dois lados da mesma moeda, a exemplo do que ocorre em instituições como a Receita Federal ou a ABIN, onde os empregadores e os respectivos sindicatos caminham na mesma direção, promovendo, mutuamente, a defesa dos interesses de seus servidores. O mérito do Itamaraty estará em ouvir, entender, debater, aceitar, implementar, até, eventualmente voltar atrás de certas decisões, sem se despir de seu papel de administrador, em favor de melhorias que a valorizem a Instituição, com reflexos no servidor. Tudo, com respeito mútuo.

Editorial

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 02/2012

Alexey van der BroockePresidente do SINDITAMARATY

Page 3: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

3

SINDITAMARATY e a relevância de uma assessoria parlamentar

Na tarde do dia 13 de outubro de 2011, o SINDITAMARATY recebeu representantes do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que expuseram os propósitos e as finalidades da entidade, assessora parlamentar de numerosas organizações sindicais. Os assessores parlamentares do Diap explicaram de que maneira conseguem indicar caminhos e abrir portas para as organizações sindicais, no Congresso Nacional.

O Diap é o departamento intersindical de assessoria parlamentar, estruturado para atuar nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional e, excepcionalmente, nas assembleias legislativas e câmaras de vereadores, com vistas à institucionalização e à transformação em normas legais das reivindicações predominantes.

Foi abordada, então, a importância de fortalecer o sindicato com o aumento da participação no seio do Diap e, ainda, com a ampliação do número de interlocutores entre os parceiros dos sindicatos. Na ocasião, foi efetivada parceria entre as entidades, de forma a beneficiar os afiliados, com o intuito de fortalecer os direitos dos servidores dentro do Congresso Nacional.

ExpedienteInformativo trimestral do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores - SINDITAMARATYwww.sinditamaraty.org.br | Fones: 3313-2050 / 3313-2051 Esplanada dos Ministérios, bloco H, anexo II, 2º Subsolo Brasília/DF | [email protected]

Todos os textos assinados, informes e fotos fornecidos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando a opinião da revista.

Proibida a reprodução total ou parcial de texto e imagem, sem a prévia autorização do SINDITAMARATY.

Diretoria Executiva (biênio 2010/2012)

Alexey van der BroockePresidenteRafael de Sá AndradeSecretário-GeralAntonio Alves BezerraDiretor Financeiro

Conselho Deliberativo (biênio 2010/2012) Assistentes de ChancelariaFrancisco de Assis GonçalvesJucielmo Abreu Pereira

Diplomatas Andréia Cristina Nogueira Rigueira (Presidente do Conselho)Rômulo Milhomem Freitas Figueira Neves

Oficiais de ChancelariaBetsáida Capilé TunesRodrigo Silva Merheb

PGPE/PCCSElizabeth Maria Mattos

Conselho Fiscal (biênio 2010/2012)

Assistente de Chancelaria:Paulo Afonso de Sousa CostaDiplomata: Milton Rondó FilhoAssistente de Chancelaria: Epaminondas Paulo Dias SilveiraAssistente de Chancelaria: Geralda Lúcia G. de Andrade SilvaOficial de Chancelaria: Leonel Coutinho Afonso

Equipe SINDITAMARATY

Arerli Araujo PereiraDaniela Cristina Guimarães UejoLidiane Canabrava de Oliveira Crispim

Revista METEORO

Redação: Daniela Cristina Guimarães Uejo, Alexey van der Broocke e Rafael de Sá AndradeEditoração: Daniela Cristina Guimarães Uejo Impressão: T&T Comércio e Serviços - (61) 3386-3435 / 3552-0966Tiragem: 2.000 exemplares

Page 4: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

4

A partir do início do segundo semestre de 2011, o Senador Paulo Paim (PT/RS) pas-sou a receber representantes do SINDITA-MARATY, com o intuito de se inteirar do des-cumprimento das obrigações trabalhistas, por parte dos empregadores, tanto do MRE quanto das representações estrangeiras no Brasil. O problema aflige os servidores do Quadro Permanente, os Auxiliares Locais nos Postos no exterior, bem como os traba-lhadores que, no Brasil, são empregados em missões diplomáticas e consulares estran-geiras e em organismos internacionais.

Em julho de 2011, o Senador Paulo Paim havia sugerido a indicação de representan-tes para compor uma Comissão de Negocia-ção, cuja missão consiste em levar ao Sena-do Federal o resultado das negociações e, se for o caso, dos projetos de medidas legis-lativas necessárias à melhoria das relações de trabalho entre os servidores e o MRE.

O propósito da comissão é o estu-do de caminhos para resolver a situação de injustiça que vivem os funcionários e servidores do MRE, com numerosas de-mandas relativas à vida funcional. O Se-tor de Contratados Locais da Divisão de Acompanhamento e Coordenação Ad-ministrativa dos Postos no Exterior (DAEX) não dispõe do registro dos problemas funcionais, referentes ao descumprimen-to de algumas legislações trabalhistas.

A Coordenação-Geral de Privilégios e Imunidades (CGPI) não revelou disposição para contribuir na solução dos graves problemas que afetam os empregados em missões diplomáticas e consulares estrangeiras e em organismos internacionais sediados no Brasil, conforme relatado pelo SINDNAÇÕES. Os contatos não frutificaram e até as conversações deixaram de ocorrer.

O Senador Paulo Paim mostrou-se disposto a procurar o Ministro das Relações Exterio-res, Embaixador Antonio de Aguiar Patrio-ta, com vistas a solicitar a retomada do contato dessas entidades com a Adminis-tração do MRE. O parlamentar solicitou ao SINDITAMARATY, à “Operação Despertar” e ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Embaixadas, Consulados, Organismos Internacionais e Empregados que laboram para Estado Estrangeiro ou para Membros do Corpo Diplomático Estrangeiro no Bra-sil (SINDNAÇÕES) a elaboração de docu-mento acerca da situação funcional e pre-videnciária dos trabalhadores direta ou in-diretamente dependentes de providências do MRE.

Espera-se que, com esse registro, o Ita-maraty possa convidar as representações estrangeiras para prestar esclarecimentos e iniciar diálogo de negociação acerca das irregularidades identificadas.

No dia 9 de setembro de 2011, o SIN-DITAMARATY voltou a reunir-se com repre-sentantes da Comissão de Direitos Huma-nos (CDH) do Senado Federal, no intuito de buscar informações acerca do estágio das negociações entre o SINDITAMARATY

e o MRE.Como bem explanou o Senador, “a ideia de

reunir as partes des-sa maneira costu-ma ser mais profícua do que acirradas e

tensas audiências públicas. A me-lhor via para os

bons resultados é a das nego-ciações que c o n d u z e m ao enten-

d i m e n t o ” .

O SINDITAMARATY leva ao Senado Federal as reivindicações dos servidores do MRE

Senador Paulo Paim (PT/RS)

OS ESTÁGIOS DA INTERMEDIAÇÃO

Page 5: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

5

O SINDITAMARATY leva ao Senado Federal as reivindicações dos servidores do MRE

Em 25 de novembro de 2011, por meio de cartas enviadas ao Senador Paulo Paim, o SINDITAMARATY expressou as exigências e as reclamações desconsideradas pelo MRE. As comunicações continham as reivindicações referentes a reajustes salariais, remuneração por subsídio, revisão de mecanismos de remoção com regras transparentes, objetivas e nomeação de 75 candidatos aprovados no concurso de 2009 para a carreira de Oficial de Chancelaria.

Na tribuna do Senado Federal, o Senador leu as reivindicações e ressaltou que os organismos internacionais e as Embaixadas estrangeiras instaladas no Brasil desrespeitam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de outras leis trabalhistas. O principal objetivo do pronunciamento foi requerer ao MRE a abertura de canais de comunicação, bem como a retomada das negociações com o SINDITAMARATY.

INICIANDO A CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS

A CONSTITUIÇÃO

Na ocasião, o Senador traçou analogia entre as mudanças trabalhistas ocorridas na Constituição brasileira e as reivindicações do SINDITAMARATY, com base em sua experiência de constituinte: o “momento mais sublime” de sua vida parlamentar. Citou, igualmente, as conquistas alcançadas pelos trabalhadores a partir da Constituição de 1988. Para o Senador, muitos foram os avanços, embora ainda haja muito a ser feito.

“Como podemos constatar hoje, a Constituição não foi um entrave para o progresso do país, como afirmaram muitos na época da promulgação. Pelo contrário. Ela garantiu o desenvolvimento político e econômico conquistado, sobretudo nos últimos dez anos”. “E é nessa mesma linha que falo do Itamaraty. Ninguém aqui é contra o Itamaraty. Não! Nós queremos o Itamaraty cada vez mais forte, mas nos damos o direito de pedir que eles olhem com mais carinho para nossos trabalhadores do Itamaraty, tanto aqui quanto no exterior.”

O Senador disse ainda: “É preciso que o MRE cumpra a CLT e a Constituição. Tem que prevalecer o bom senso, a fim de que sejam assegurados, ao menos, os pleitos mínimos solicitados. Os funcionários não querem nada mais do que o cumprimento da lei”. O Senador Paulo Paim, ao pedir a retomada do diálogo e das negociações, informou que seu pronunciamento em plenário será encaminhado às autoridades competentes.

O SINDITAMARATY favorece a ideia de que toda contribuição é importante, no intuito de transformar o Brasil em uma nação com reais possibilidades de integrar o conjunto de países que adotam práticas

modernas e eficazes de administração pública, garantindo proteção à sua força de trabalho, ou seja, boas condições de execução das atividades, com resultados eficazes, em ambiente de respeito e harmonia.

Page 6: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

6

O SINDITAMARATY dispõe de novo aplicativo no site O GUIA DE POSTOS

No intuito de revelar aspectos da realidade das condições de trabalho nos Postos no exterior, o SINDITAMARATY criou um novo aplicativo no site O GUIA DE POSTOS, onde a

sua opinião contribuirá para revelar o retrato do Posto.

Esta será uma oportunidade para manifestar sua visão sobre o seu local de trabalho e, ainda, sobre as condições de vida na cidade. É importante ilustrar por meio de fotos, que poderão enriquecer sua visão do Posto. Assim, o

SINDITAMARATY obterá informações consistentes para agir em favor de seus afiliados.

Mostre sua opinião!

Uma creche que possa beneficiar os servidores do Itamaraty

O SINDITAMARATY promove a ideia da presença de uma creche destinada aos dependentes dos servidores do MRE. Como é sabido, o decreto nº 977, de 10 de novembro de 1993, veda, em seu art 7º parágrafo 1°, a criação de novas creches, maternais ou jardins de infância como unidades integrantes da estrutura organizacional do órgão ou entidade, podendo ser mantidas as já existentes, desde que atendam aos padrões exigidos a custos compatíveis com os do mercado. No entanto, o MRE conta com uma creche, a da Fundação Visconde de Cabo Frio. A creche, que era coordenada por uma equipe interdisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, pediatras, nutricionistas, auxiliares de enfermagem, recreadores, educadores e equipe de apoio, todos especializados e treinados, atendia os dependentes dos servidores do MRE com um só objetivo: o bem-estar da criança. Pergunta-se por quê a Administração do MRE adotou políticas que retiraram dos funcionários o direito de utilizar a creche, com custo subsidiado, de modo compatível com os salários.

O SINDITAMARATY busca, como parâmetro, a Creche Narizinho do Ministério da Saúde, em funcionamento há pouco mais de 28 anos. A creche, que surgiu da Associação dos servidores do Ministério da Saúde e, posteriormente, foi absorvida pelo próprio órgão, está amparada no decreto nº 977/93, que dispõe sobre a assistência pré-escolar destinada aos dependentes dos servidores públicos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A creche Narizinho atende cerca de 121 crianças, desde os 4 meses de vida até os 3 anos de idade. O horário de 8h às 18h, facilita a vida dos pais: “os pais têm hora para visitar e hora para voltar às suas atividades no Ministério. A maioria deles sacrifica o horário de almoço para ficar um pouco mais com seus pequenos”, diz a coordenadora Maria de Lourdes Sousa. Por sala, são atendidas aproximadamente 15 crianças sob os cuidados de quatro profissionais, regidos pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Todos os gastos são supridos pelo próprio Ministério da Saúde. Os professores são terceirizados e possuem a necessária qualificação exigida pela legislação educacional.

Os funcionários do MRE precisam contar com uma estrutura de apoio, que garanta assistência aos dependentes em idade pré-escolar e tranquilidade aos pais. O caminho para resolver essa questão tem de ser a creche da Fundação Visconde de Cabo Frio.

Page 7: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

7

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP) na visão do SINDITAMARATY

A iniciativa do Governo de tentar impor previdência complementar para o servidor público federal, objeto do projeto de lei nº 1992/07, representa grave retrocesso nas relações trabalhistas do Estado com os servidores públicos civis (como de costume, os militares estão excluídos da proposta limitante). A matéria suscitou polêmica e inspirou cuidados, o que deveria ter sido suficiente para ensejar debate amplo na sociedade, anteriormente à elaboração do texto legal. Tanto assim é que, nem no partido do governo, há consenso sobre a questão. Numerosos são os argumentos contrários à medida. Vale lembrar alguns essenciais: - a iniciativa do Governo contraria a tendência de amparar o servidor público civil; antes, nega uma valiosa conquista; - a obrigação do Estado em relação ao servidor aposentado, até o limite de R$ 3.916,20, na prática, estabelece um benefício imprevisível, já que esse valor dependerá das flutuações do mercado de capitais; - caso a Fundação de Previdência Complementar vier a falir, os contribuintes poderão deixar de ser ressarcidos. Os representantes do Governo alegam que a medida seria útil para garantir poupança interna, com vistas a financiar investimentos em determinadas áreas. Ora, considerando a carga tributária praticada no país, a arrecadação é amplamente suficiente para planejar investimentos e garantir bons serviços nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança, entre outros. O que falta é gestão pública correta; ademais, é sabido que experiências anteriores de ações destinadas a financiamentos acabaram tendo seus objetivos distorcidos, como ocorreu no caso da CPMF.

O SINDITAMARATY se opõe ao projeto de lei nº 1992/07, que pretende desobrigar o Estado de seu dever de amparar o servidor público, justamente na fase de maior necessidade - isto é, na aposentadoria. A medida não se coaduna com os propósitos deste Governo, que zela por seus servidores e prega a transparência.

O SINDITAMARATY se opõe

Page 8: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

8

O ranço do conservadorismo e a concessão do passaporte diplomático aos servidores do SEB

Em missão no exterior, o passaporte diplomático constitui ferramenta de trabalho imprescindível para todos os funcionários do Serviço Exterior Brasileiro (SEB). No entanto, apesar de haver consenso no sentido de que é essencial garantir a inviolabilidade e a liberdade no exercício profissional desses agentes, a Consultoria Jurídica

interpreta restritivamente o Regulamento de Documentos de Viagem (Decreto nº 1.983/96, com a nova redação do Decreto nº 5.978/06, anexo) e considera que o passaporte diplomático somente deve ser

concedido aos funcionários das carreiras de Diplomata e de Oficial de Chancelaria, bem como aos Vice-Cônsules em exercício.

Nesse espírito restritivo, a Circular-Telegráfica nº 84.919, de 24/02/2012, retirou dos pensionistas dos Diplomatas e dos Oficiais de Chancelaria aposentados o direito ao passaporte diplomático e ao passaporte oficial, respectivamente. O Itamaraty e a Consultoria Jurídica, tradicionalmente, só entendem necessária a concessão do passaporte diplomático aos Assistentes de Chancelaria, em caráter excepcional, como nas áreas de conflito.

Ora, porque a distinção de tratamento entre os servidores do SEB se as vicissitudes a que são submetidos no exterior são em tudo comparáveis? Sem encontrar resposta satisfatória para o tratamento desigual, o SINDITAMARATY continua envidando esforços no sentido de que o MRE repense a matéria, com base em critérios apenas profissionais. A extensão do passaporte diplomático a todos os integrantes do SEB dependeria de simples alteração do artigo 6º, inciso IV, do anexo do

acima mencionado Decreto nº 5.978/06.

Decreto nº 5.978/06 - artigo 6º Conceder-se - á passaporte diplomático: I - (...)II - (...)III - (...)IV - “Aos funcionários das carreiras do SEB, em atividade e aposentados, e aos Vice- Cônsules em exercício”.

Page 9: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

O SINDITAMARATY disponibiliza abaixo os principais convênios firmados na área de saúde. Para visualizar todos os convênios, acesse o site www.sinditamaraty.org.br.

Convênios SINDITAMARATY na área de saúde

Fisiocor clínica de fisioterapiadescontos de 30% no valor dos serviços fisiote-rápicos (reabilitações cardíaca e respiratória, fisioterapia ortopédica e drenagem linfática).Endereço: Setor Comercial Local Sul (SCLS) 213 Bloco C Loja 27, Asa Sul - Brasília -DFTelefones:(061)3346.2011| 8133.7957

Laboratório Examedesconto de até 50% em exames laborato-riais nas áreas de análises clínicas, anato-mia patológica e citologia.Telefone: (61) 4004-3883Site : http://www.laboratorioexame.com.br

Laboratório Pasteurdesconto de 10% em exames nas áreas de análises clínicas, anatomia patológica, ultras-sonografia, raio-x, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.Site: http://www.pasteur-df.com.brTel: 4004-9669

Laboratório Sabindesconto de 40%, em exames laborato-riais, no caso de pagamento no ato do atendimento.Telefone: (61) 3329-8000 Site: http://www.sabinonline.com.br/site/

Dermatologicdesconto de 20% no valor das consultas de dermatologia clínica, cirúrgica e cos-mética.Endereço: SGAS 607. Ed. Metrópolis, sala 128Telefone: (61) 3242-0402

Clínica Nardellidesconto de até 40% em exames de pre-venção, dentística (restauração), perio-dontia, endodontia, prótese, odontope-diatria, ortodontia e implantodontia.Telefones: (61) 3022-5322/ 9689-1924

Diagnostik desconto de até 50% em exames de ra-diodiagnóstico por imagem. Telefone: (61) 3244-6999 Site: http://www.diagnostik.com.br

Clínica NAPSdescontos de, até 50% nos atendimentos de psicologia, psicopedagogia, fonoau-diologia, terapia ocupacional e fisiotera-pia; 30% para consultas de nutrição e de estética.Telefones: (61) 3435-0763/ (61) 8504-0461

Instituto Brasiliense de Olhos (INBOL)desconto de, até, 50% sobre o valor das con-sultas e de, até, 20% em outros procedimen-tos médicos.Setor de Edifícios Públicos Sul 714/914, conjun-to E, salas 327 a 334 - Telefones: (61) 3038-8001

Espaço Vênus de Nutrição e Saúde Atendimento e serviços de consultas médicas, mediante a comprovação de afiliação.Endereço: Comércio Local Sudoeste (CLSW) 302, bloco B, Sobreloja, Sala 112.Sudoeste • Distrito FederalTelefone: (61) 3344 9819 / 8432 6932.

CLÍNICA VILLAS BOAS S/AServiços de radiodiagnóstico e medicina nuclear. Endereço: Setor Hospitalar Local Sul Qua-dra 716, conjunto N, bloco D- Brasília (DF)Telefone: (61) 2191-5050

CLINICOOPAtendimento e serviços de consultas mé-dicas mediante a comprovação de afi-liação.Endereço: Rua Sorocaba, 706 - Botafogo Rio de Janeiro (RJ) Telefone: (0xx) (21)2103-1500

Funerária Santa Casa Nova Copacabana Ltda.Serviços funerários. Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 255 - Méier, Rio de Janeiro (RJ), 20770-000 Telefones: 0800-021-3460| (21) 7823-2633I 24*12356 | 7821-5225 I 32*20792 | 78291296

Espaço Clínico Processos Psicológicos e ConsultoriaDesconto de 25% para consultas de terapia (casal, família e grupo).Endereço: Setor de Rádio e TV Norte 701/Ed. Centro Empresarial Norte, Conjunto C, nª 124, sala 410, Ala B - Fone: (61) 3326-2934

Page 10: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

Outros convênios SINDITAMARATYO SINDITAMARATY disponibiliza abaixo os principais convênios firmados nas áreas de educa-

ção, lezer e bem-estar. Para visualizar todos os convênios, acesse o site www.sinditamaraty.org.br.

Bar e restaurante

Educação

Centro Universitário de Brasília - Uniceubdescontos de 5% de acordo com a modali-dade escolhida pelo aluno ingressante; será cumulativo como desconto padrão pratica-do pela instituição de ensino. Telefone: (61) 3966 - 1200

Röschti Rock Restaurantdesconto de 10% sobre valor total da con-ta para todos os afiliados do sindicato, bem como seus dependentes.Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Tre-cho 02, conjunto 32, Loja a1 – Shopping Pier21, Brasília-DF - Telefone: (61) 3225-3679

Aliança Francesadescontos de 10% sobre o valor integral dos cursos de francês*, para todos os afiliados do sindicato, bem como seus dependentes.Endereço: Setor de Edifícios Públicos Sul 708/907, lote A, Asa Sul, Brasília-DF.Telefone: (61) 3262-7600

Positive Idiomasdesconto de 50% para inglês, português, es-panhol, francês, alemão e italiano.Endereço: Setor Comercial Locall Residen-cial Norte 716, bloco H, entrada 36, sala 201, Brasília-DFTelefone: (061) 3038-1111

Centro de Estudos Internacionais (CEI)descontos de 20% no valor dos cursos: dou-torado em ciências jurídicas e sociais e mes-trado em aspectos bioéticos jurídicos da saúde; 10% no mestrado em ciências crimi-nológicas forenses.Telefone: (21) 3415-3508 / (21) 3215-3508

Lazer e bem-estar

Hotel Nacionaldesconto ao adquirir diárias de hospeda-gem com preços especiais.Endereço: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 01, bloco ATelefone: (061) 3321 7575 - Fax: (061) 3223

Studio DUO - “Personal trainer” e Pilatesdesconto de 5% sobre o valor da mensalidade. “Personal trainer”. Endereço: Setor Comercial Local Sul (SCLS) 213, bloco C, loja 27, Asa Sul - Brasília -DFTelefones: (061) 3346.2011 | 8133.7957

Porcão desconto de 20%, sobre a tarifa integral cobrada no serviço de rodízio.Endereço: SCES/Sul, trecho 2, conjunto 35, parte Restaurante III, Brasília – DF Telefone: (61) 3223 2002 / 3241 8600

Clube dos PrevidenciáriosOferece isenção sobre o pagamento da taxa de jóia com descontos nos planos Só-cio Familiar R$ 77,00 e Individual R$ 55,00.Endereço: Setor de Edifícios Públicos Sul 712/912, conj D, bloco 01,Telefone: (61)3878-7100

Montreal TurismoOferece 40% de desconto sobre o valor da taxa de adesão, no plano de férias (de R$ 400,00 para R$ 240,00).Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 06, bloco A, nº 130, Edifício Ermes, 2º e 3º anda-res, Brasília-DF

Royal TulipDescontos de, até, 30% para serviços de hospedagem.Endereço: Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN), trecho 1, conjunto 1 B, bloco CTelefone: (61) 3424-4700

Casa Thomas Jeffersondesconto de 10% sobre o valor da mensalidade de qualquer curso oferecido pela escola. Localização: Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Sudoeste, Taguatinga e Águas Claras.Telefone: (61) 3442.5757

Page 11: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012

Sobre o SINDITAMARATYO SINDITAMARATY é um sindicato com proposta inovadora, pois trabalha em favor de todos os servidores ativos inativos e pensionistas do Ministério das Relações Exteriores ( Assistentes de Chancelaria, Diplomatas, Oficiais de Chancelaria e PGPE/PCCS).

“É preciso unir para vencer” – Embaixador Luiz Brun, representante da ADB (Associação dos Diplomatas Brasileiros).

“Mesmo tendo enveredado por caminhos difíceis de trilhar, valeu a pena” - Alexey van der Broocke (Presidente do SINDITAMARATY)

O SINDITAMARATY agora está no Twitter e no FacebookO SINDITAMARATY está conectado às principais redes sociais do Brasil: Twitter e Facebook. Conta também com o site www.sinditamaraty.org.br, a intenção é melhor atender os afiliados. Agora, as notícias poderão ser acompanhadas de forma mais dinâmica e eficaz.

Conecte-se também e mantenha-se informado sobre as notícias do Brasil e do mundo !

Encontre o SINDITAMARATY

E-mail: [email protected]: http://www.sinditamaraty.org.brTwitter: https://twitter.com/#!/SinditamaratyFacebook: https://www.facebook.com/SINDITAMARATYTelefones: (061) 2030-5051/ 5050/ 9676Localização: Esplanada dos Ministérios, bloco H, anexo II, 2º subsolo, 70.170-900

Page 12: Revista meteoro  2° edição

REVISTA METEORO | EDIÇÃO Nº 01/2012