revista mala pronta

4
Mala Pron ta Editora Maio Edição 1 - Ano 1 Novembro de 2007 Tonga: conheça essas ilhas perdidas do Pacífico Encante-se com os mistérios da África do Sul Do Ganges ao Nilo e cultura regada por esses dois rios Toda a beleza Taj Mahal

Upload: comunicacao-social-jornalismo-ufv

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista produzida pelas alunas Ana Paula Nunes, Gabriele Maciel, Mariana Andrade, Maristella Paiva e Mônica Bento, da turma de 2006, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na disciplina de Editoração Eletrônica.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Mala Pronta

Mala ProntaEd

itora

Mai

oEd

ição

1 -

Ano

1

Nov

embr

o de

200

7

Tonga: conheça essas ilhas perdidas do Pacífi co

Encante-se com os mistérios da

África do Sul

Do Ganges ao Nilo

e cultura regada por esses dois rios

Toda a beleza

Taj Mahal

Page 2: Revista Mala Pronta

As Eternas Maravilhas do Mundo Antigo

As pirâmides são a única das sete mara-vilhas do mundo antigo que sobreviveu pratica-mente intacta. A grande pirâmide de Quéops, a mais antiga de Gizé e a maior do planeta, foi cons-truída por volta de 2500 a.c. É revestida de blocos de calcário, os quais foram movidos pela força de 20.000 homens. Nas proximidades há duas pirâmides menores, pertencentes ao fi lho e neto de Quéops, e a Esfi nge (Pai do Terror) – uma es-tranha fi gura com corpo de leão e rosto humano.

A população da capital do Egito, Cairo, ul-trapassa a marca de 15.000.000 habitantes. Uma lenta caminhada em meio ao Cairo Islâmico, anti-go bairro da cidade, equivale a uma fantástica jor-nada pelo Cairo de seis a sete séculos atrás. Nesse verdadeira bagunça, uma estranha combinação de pobreza intensa e um dos mais baixos índices de criminalidade do mundo, encontra-se a lendária hospitalidade do povo egípcio. Entre o grande nú-mero de lugares a visitar, está o acervo do Museu de Arte Islâmica, o mais abrangente do gênero no Egito, incluí obras que datam do século VII ao XIX.

Barulhento, maravi-lhoso, caótico, impregnado do cheiro de especiarias, in-censo e couro, Khan el-Kha-lili é um dos maiores bazares do mundo – uma cidade en-clausurada dentro da cida-de, confusa e em expansão. É um lugar em que as pessoas correm atrás do seu dinheiro, do seu tempo e do que você ti-ver enquanto te oferecem um copo de chá de menta.

vilhas do mundo antigo que sobreviveu pratica-mente intacta. A grande pirâmide de Quéops, a mais antiga de Gizé e a maior do planeta, foi cons-truída por volta de 2500 a.c. É revestida de blocos mais antiga de Gizé e a maior do planeta, foi cons-truída por volta de 2500 a.c. É revestida de blocos mais antiga de Gizé e a maior do planeta, foi cons-

de calcário, os quais foram movidos pela força de 20.000 homens. Nas proximidades há duas pirâmides menores, pertencentes ao fi lho e neto de Quéops, e a Esfi nge (Pai do Terror) – uma es-tranha fi gura com corpo de leão e rosto humano.

trapassa a marca de 15.000.000 habitantes. Uma

Esfi nge

lhoso, caótico, impregnado do cheiro de especiarias, in-censo e couro, Khan el-Kha-lili é um dos maiores bazares do mundo – uma cidade en-clausurada dentro da cida-de, confusa e em expansão. as pessoas correm atrás do seu dinheiro, do seu tempo e do que você ti-ver enquanto te oferecem um copo de chá de menta.

Cairo

Pirâmides

Descobrindo o Egito

4

Page 3: Revista Mala Pronta

Considerado o país do hinduísmo e do único império ancestral que sobreviveu qua-se intacto aos dias de hoje, a Índia instiga e fascina seus visitantes. Em um misto de reli-giosidade e cultura, é um lugar para todas as pessoas. Existem as visitas aos monumentos clássicos, como o Taj Mahal, que é um mau-soléu situado na cidade de Agra e é conside-rado a maior construção de amor do mundo. Foi feito pelo imperador Shah Jahan, sobre o túmulo de sua esposa favorita, há três séculos e meio. É todo revestido com mármore bran-co, apresentando jardins com fontes borbu-lhantes e lagos, além de mais de 100 quartos.

Mas a Índia, além desses monumentos arqui-tetônicos, oferece o isola-do, sossegado e belo, esta-do litorâneo meridional de Kerala. Apresentando uma suave e fl orida alternativa ao inclemente Himalaia e ao deserto do Rajastão no norte, é considerado um tesouro não divulgado. Os sinuosos canais ligam al-deias que proporcionam visitas a lugares nada co-muns e novas experiências.

Taj Mahal

Palácio da Cidadedesses monumentos arqui-tetônicos, oferece o isola-do, sossegado e belo, esta-do litorâneo meridional de Kerala. Apresentando uma suave e fl orida alternativa ao inclemente Himalaia e ao deserto do Rajastão no norte, é considerado um tesouro não divulgado. Os sinuosos canais ligam al-deias que proporcionam visitas a lugares nada co-muns e novas experiências.

Palácio da Cidade

Kerala

As Eternas Maravilhas do Mundo Antigo

Outra pedida, dessa vez se tratando de um palácio, é na cidade de Udaipur, que abri-ga o imenso Palácio da Cidade. Está situado às margens do lago artifi cial Pichola, que é cer-cado de montanhas, onde suas sacadas, tor-res e cúpulas proporcionam vistas magnífi cas.Há um pequeno museu, mas é o próprio palácio cor de mel, que merece ser visto.

Uma Índia para todos os gostos

5

Page 4: Revista Mala Pronta

Vista da capital Nukualofa

As belezas de Tonga Ao contrário de outros países do Pacífi co Sul, o Reino de Tonga nunca foi reclamado, muito menos in-vadido, por nenhuma potência ocidental. A linhagem de Taufa’ahau, o atual rei, remonta a mais de 1000 anos. A afeição que o povo dedica ao monarca e o orgulho pela herança cultural desse pequeno arqui-pélago, composto por 170 ilhas, transparecem a todo momento durante a semana de festividades do aniver-sário do Rei, quando acontecem concursos de dança e beleza, desfi les militares, competições de carros ale-góricos, eventos esportivos, dentre outras comemora-ções. O país inteiro cai na diversão, e até os tonga-neses que vivem no exterior vão participar da festa.

Língua ofi cial: Tonganês e InglêsPopulação: Cerca de 100 mil habitantes Capital: NukualofaMoeda: Pa’anga

As belezas de Tonga

6