revista link 7 lecom - especial bpm day sp 2014

18

Upload: lecom-sa

Post on 20-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

revista digital . edição 7 . 2014

EDIÇÃO ESPECIAL BPM DAY

Page 2: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

REVISTALINK#7LECOM

ESPECIAL

Page 3: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

“A palavra inglesa link quer dizer “elo, ligação”. No universo da internet, ela

pode ser entendida como um ponto de conexão que dá acesso de um

conteúdo para outro através de um “atalho”.

Nessa edição especial sobre o 40º BPM Day, você será conectado ao universo

dessa cultura de gestão e ao evento que reúne centenas de profissionais.

E BOA LEITURA! LINK-SE COM A GENTE

A

Page 4: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

A ABPMP Brasil é uma associação voltada à qualificação profissional de alto nível para fazer mais pela produtividade das empresas brasileiras. Acreditamos que, para ter um país melhor, precisamos de melhores organizações.

Precisamos estabelecer novas práticas de administração que nos Precisamos estabelecer novas práticas de administração que nos levem verdadeiramente ao sucesso. O maior problema das organizações está em sua gestão ultrapassada que não mais atende aos anseios e às necessidades das pessoas. Os consumidores estão insatisfeitos com os produtos e serviços que recebem, os colaboradores estão infelizes com o ambiente de trabalho e ainda estamos destruindo o meio ambiente.

Mudando a maneira como as organizações são geridas modificamos Mudando a maneira como as organizações são geridas modificamos também a realidade em que vivemos.

José FurlanVice-Presidente da ABPMP Brasil

Page 5: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

Fazendo do desperdício uma coisa do passado, focando em eficácia e não somente em eficiência, mudando o excesso para o enxuto e o rígido para o flexível. Não é a ABPMP Brasil que transforma as organizações, mas os profissionais que ela prepara. São esses profissionais que lideram as mudanças. profissionais que lideram as mudanças. Reunir pessoas interessadas em BPM e, principalmente, interessadas em mudanças, é o que impulsiona os resultados. É por isso que acreditamos na força da associação. Vamos à velocidade da luz ampliando a rede de profissionais engajados em melhorar as profissionais engajados em melhorar as organizações e o país. Se você busca significado no trabalho e não apenas

um emprego para ganhar a vida, um ambiente de trabalho que propicie o desenvolvimento de suas potencialidades e talentos, se deseja fazer coisas maravilhosas, entregar excelentes experiências para clientes, se busca prosperidade não somente monetária, mas também em monetária, mas também em relacionamento, saúde, bem-estar, se deseja viver em harmonia com o meio ambiente, cuidando-o e preservando-o para hoje e futuras gerações, se quer transformar para melhor e deixar um legado, e fazer a diferença no mundo, então, venha para o BPM Day. então, venha para o BPM Day.

Venha liderar mudanças.

Page 6: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

O BPM DAY

SÃO PAULOO BPM Day São Paulo, 40ª edição do maior evento de Business Process Management, aconteceu no dia 16 de abril no auditório do Clube Holms, em São Paulo.

Com uma programação recheada de discussões sobre Gerenciamento de Processos de Negócios e exemplos práticos em organizações públicas e privadas, o BPM Day São Paulo foi um sucesso para os mais de mil inscritos no evento.O BPM Day é uma iniciativa da ABPMP Brazil (Association of Business O BPM Day é uma iniciativa da ABPMP Brazil (Association of Business Process Management Professionals - Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio). Em 2014, o BPM Day São Paulo teve como organizador a consultoria Gauss e contou com o patrocínio da Lecom, EloGroup, iProcess, T4Log, Control Tower, Cryo Technologies, SML e DTSys

Com o intuito de aproximar a teoria da prática, mais de 10 horas de Com o intuito de aproximar a teoria da prática, mais de 10 horas de apresentações de casos práticos de BPM foram expostos para os participantes. Grandes players do mercado, como Itaú DDB, Nissin Ajinomoto e a Abrange, empresa de logística com 27 anos de mercado que fez do uso do software AtosBPM, da Lecom, um dos pilares de sua estratégia de crescimento e reinvenção.

Page 7: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

“O case Abrange é o reflexo de uma trajetória extremamente assertiva, porque mostra como um sistema de BPMS, no caso o AtosBPM, pode revolucionar os procedimentos internos de uma empresa, tornando-os muito mais práticos, produtivos e transparentes”, comenta Tiago Amôr, Diretor de Operações da Tiago Amôr, Diretor de Operações da Lecom e Delegado Regional do Estado de São Paulo da ABPMP.

“O BPM Day São Paulo é uma excelente oportunidade para networking de qualidade entre empreendedores e tomadores de decisão que acreditam no conceito BPM como a melhor opção para gerir seus negócios”, completa Amôr.

Tiago AmôrDiretor de Operações da Lecom e Delegado Regional do Estado de São Paulo da ABPMP

Page 8: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

Uma das apresentações do BPM Day São Paulo foi a da Abrange Logística, representada pela Anne Carolina Fidalgo, Coordenadora de Orçamento e Planejamento da empresa.

Com muita segurança e espontaneidade, a Com muita segurança e espontaneidade, a Anne contou um pouco ao público presente como a Abrange se reergueu mediante investimento em Qualidade e Gestão de Processos pela plataforma Atos.

Confira essa incrível história de sucesso e os Confira essa incrível história de sucesso e os detalhes de como essas ferramentas auxiliaram a Abrange a se tornar uma das maiores empresas de logística do país.

Page 9: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

A Abrange Logística foi constituída em 14 de abril de 1986, pelo sócio Percival Margato Júnior, porém iniciou efetivamente a expansão de suas atividades no ano de 1990, quando firmou contrato com uma tradicional empresa fabricante de equipamentos de construção e mineração localizada em construção e mineração localizada em Piracicaba – SP. Especializada em oferecer soluções de logística integrada a seus clientes, opera desde a coleta de matéria-prima, abastecimento da linha de produção, expedição do produto acabado, até a entrega ao consumidor final. Tem como consumidor final. Tem como diferencial competitivo, a personalização de seus serviços, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Utiliza-se de uma completa e diversificada estrutura de recursos, envolvendo tecnologia da informação, metodologias e práticas de trabalho, equipamentos e profissionais trabalho, equipamentos e profissionais devidamente treinados e capacitados.

A Abrange, no ano de 2012, passou pela primeira vez em sua história por um processo de revitalização, mudando sua marca, cores, slogan, e conceito para entregar a logística sob medida para seus clientes. Além da mudança da marca, a empresa protocolou o pedido de Recuperação Judicial, o qual foi deferido Recuperação Judicial, o qual foi deferido pela justiça rapidamente.

Esta medida teve como objetivo equalizar a situação econômico-financeira da empresa, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo assim a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade função social e o estímulo à atividade econômica.

Junto com a Recuperação Judicial, a Abrange redefiniu sua estratégia para:

Reposicionamento no mercado com foco em inteligência de IntralogísticaMelhora na qualidade do nível de serviço com alto valor agregado para o clienteFoco em resultados (Números, Metas, Gestão)

Page 10: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

AtosBPM, da Lecom

Para alinhar todas as ações e torná-las realidade, a organização procurou a Lecom para conhecer a suíte de produtividade, visando ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

A suíte de produtividade Lecom usada pela Abrange engloba as soluções AtosBPM, Quality Pack e AtosKPI. A implantação dessa suíte foi o início da parceria de sucesso entre as empresas.Para que o retorno sobre o investimento fosse sentido com mais velocidade, a Para que o retorno sobre o investimento fosse sentido com mais velocidade, a estrutura da implantação foi modificada, visando mais otimização nos treinamentos oferecidos e adaptando à rotina da Abrange. As soluções foram facilmente absorvidas pela cultura da empresa, fato que era um ponto de atenção, já que as mudanças organizacionais estavam ocorrendo com muita frequência.

Segundo Anne Caroline,Segundo Anne Caroline, “...o visual do sistema é simples e muito fácil de usar. Isso fez com que os profissionais não tivessem dificuldade na usabilidade. Tudo está acontecendo muito naturalmente”.

Page 11: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

Além dos benefícios apresentados ao lado, é esperado pela Abrange:

Os ganhos estão sendo sentidos rapidamente e continuam em

constante evolução. Para Anne, a expectativa era de que “em seis meses,

os ganhos do sistema pagaria o investimento” e esse quadro se confirmou.

As evoluções das soluções tecnológicas da Lecom na Abrange estão

fortalecendo ainda mais a empresa. E completa “se eu pudesse escolher

uma palavra para definir a nossa relação, seria SUCESSO”.

As soluções que estão sendo implantadas na Abrange já proporcionam diversas melhorias ao dia-a-dia da empresa.A evolução da suíte vem trazendo inúmeros benefícios, entre eles:

Transparência do negócio no relacionamento com os clientes e entre os processos;Possibilidade de gerenciar o hoje e não o mês anterior (passado) e garantir que as metas sejam sempre atendidas;Maior Maior engajamento da equipe com o resultado, pois o sistema permite a distribuição correta e única da responsabilidade por usuário;Confiabilidade do processo – com o sistema não há a possibilidade de pular etapas;Facilidade de preenchimento dos painéis de qualidade;Eliminação da falta de Eliminação da falta de comunicação entre equipe, pois cada profissional passa a realizar verdadeiramente suas ações, integrando todas as áreas para o melhor funcionamento da Abrange.

Controle sobre o vencimento das contas, evitando atrasos e multas;Eliminação de atividades que Eliminação de atividades que não agregam valor para o negócio (controle de prazos, follow-ups e preenchimento de planilhas) deslocando estes profissionais do operacional para o estratégico;Eliminação do arquivo morto, Eliminação do arquivo morto, permitindo mais espaço e agilidade.

Page 12: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

“Foi uma honra participar deste evento. É muito interessante mostrar o resultado na prática sobre o BPM. Colocar a Abrange como parceira da Lecom é algo que nos deixa bastante satisfeitos. Tenho certeza que a apresentação trará grandes ganhos à todos pois mostra o resultado do BPM na prática e a nossa resultado do BPM na prática e a nossa troca de experiências para sempre trazer os melhores resultados. “

Anne Carolina Fidalgo

Abrange

BPMDAY SP

DEPOIMENTOS

Page 13: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

“Essa edição do BPM Day Sp está sendo muito especial. Isso porque, só agora pela manhã, tivemos duas palestras sobre processo de automação, e as duas sobre como a aplicação foi simples! Ou seja, mesmo com uma solução robusta, o dia a dia dela no meio empresarial é bastante simples. Com isso, bastante simples. Com isso, desmitificamos a complexidade da automação e aumentamos o uso do BPM no Brasil.“

Tiago Amôr

Lecom

“Eventos como o BPM Day promovem uma mudança na cultura do país. É preciso mudar muita coisa, principalmente no setor público, e o BPM pode fazer essa mudança acontecer. O BPM é um modo de pensar e agir empresarialmente que alinha as atividades para um bem comum. É por isso que acreditamos na parceria com a isso que acreditamos na parceria com a Lecom e com o AtosBPM e por isso que acreditamos em eventos como o BPM Day”

Alécio Filipe

TI Consultoria

Page 14: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

BPM é reflexo, é expressão de transformação. Mostra o caminho para que a gente consiga aos poucos trazer

melhores processos, mais produtivos, com mais eficiência e menos desperdício.

Para que nós tenhamos organizações mais enxutas, mais produtivas, bem como instituições públicas com o

nível de serviço ao cidadão aprimorado, nós precisamos melhorar a maneira pelo qual nós entregamos os

nossos produtos ao mercado. Nós só vamos fazer isso, enquanto país, se conseguirmos melhorar processos de

forma significativa.

Porém, como tornar processos uma prioridade para os negócios?

Muitas empresas estão experimentando frustrações ao não

alcançarem resultados significativos com a adoção da gestão por

processos. O que está acontecendo de errado?

No livro que lançamos recentemente, "Repensando a gestão por No livro que lançamos recentemente, "Repensando a gestão por

meio de processos", nós detalhamos o que deve mudar na gestão

das empresas para que os processos sejam, de fato, entendidos,

monitorados e melhorados de forma adequada, com uma visão

integrada e focada nas reais necessidades dos clientes.

Fazer parte do BPM Day para levar essa bagagem mais perto do Fazer parte do BPM Day para levar essa bagagem mais perto do

público é uma grande satisfação. Afinal, somente discutindo sobre

BPM é que poderemos alcançar a real excelência em gestão de

processos.

Te convido a fazer a leitura do livro e a discutirmos BPM nos

próximos eventos da ABPMP! Até lá!

“REPENSANDO A GESTÃO POR MEIO DE PROCESSOS”Leandro Jesus - Vice-Presidente Da ABPMP Brasil

Page 15: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

Essa afirmação resume a amplitude do BPM e até a dificuldade de

entendê-lo em sua essência.

Nas nossas experiências atuais com BPM Day, alcançamos muito Nas nossas experiências atuais com BPM Day, alcançamos muito

mais público e gente qualificada quando há conexão entre BPM e

tantos outros assuntos, como a redução de custo, aumento de

qualidade, eficiência operacional, satisfação do cliente, zero defeito,

zero reclamação, entre outros. Ou seja, quando BPM atinge de fato

o que as empresas e os profissionais precisam: melhorar a cada

dia. E sabemos que o nosso país precisa urgentemente dessa

melhoria.melhoria.

Nas nossas experiências com projetos bem sucedidos, o foco do

cliente está acima de tudo e faz as organizações repensarem seus

processos e melhorá-los continuamente. Isso cria um hábito

frenético de entender, melhorar, transformar, automatizar, pois os

benefícios e resultados dessa cultura são muito amplos e fortes

que gera até um "vício saudável" de busca da excelência. Já pensou

o Brasil como um todo assim? Como seriam as empresas, os

profissionais, os órgãos públicos, os investimentos? profissionais, os órgãos públicos, os investimentos?

Nesse sentido, dá para afirmar com toda certeza que BPM permeia

todas as áreas da empresa visando "derrubar muros

departamentais". BPM busca a eficiência da empresa orientada a

seus processos e não às suas ilhas isoladas de departamento ou ao

foco total do cliente. Não importa somente o que cada um faz

isoladamente, mas sim como a organização faz e entrega aos

clientes. Uma implantação bem sucedida dessa cultura

transformadora visa acima de tudo "olhar" com clareza qual a transformadora visa acima de tudo "olhar" com clareza qual a

missão da organização (para quê ela existe), quais seus propósitos

(ela vive para quem?), vivenciar na prática o que é valor para seus

clientes e transformar seus processos em ativos que vão levar

aquela organização ser excelente na entrega de valor.

É uma filosofia diferente, pois encarar o BPM na sua

essência não significa apenas a empresa se conhecer, ou

seja, entender como ela funciona, mas sim conhecer para

quê ela existe e principalmente para quem, de modo que

ela possa mudar (se transformar com melhorias e

automação) a fim de ser a melhor no que se propõe a

fazer. Quem julgará isso sempre será o cliente através da

fidelidade, recorrência de compra e satisfação.fidelidade, recorrência de compra e satisfação.

É possível afirmar que o maior desafio de incorporar essa

filosofia de BPM e "vício frenético" por melhorar está na

mudança cultural que as pessoas necessitam enfrentar. É

preciso muita disposição, vontade e coragem para

enfrentar as barreiras, mas é importante começar o

quanto antes a provar dessa experiência que pode de

fato transformar nossas empresas e nosso país em algo

muito melhor do que até imaginamos. Recentemente, em muito melhor do que até imaginamos. Recentemente, em

uma aula de MBA para Engenharia de Produção,

perguntei aos meus alunos qual era o principal problema

do país. Praticamente todos disseram que era a

corrupção. Em relação ao problema ético, com certeza é

o pior, mas em relação ao desperdício (dinheiro, tempo,

recurso, gente) não podem ter toda certeza, pois é sim a

ineficiência que causa todos esses problemas. Lentidões ineficiência que causa todos esses problemas. Lentidões

para decisões, ações que nos levam a atrasos de

inovação, competitividade desleal. Todos são pontos que

inclusive afastam investidores. Tudo isso só poderá ser

mudado com muita vontade e uma cultura de BPM

fortemente estabelecida.

Mas é possível! Precisamos começar e urgente.

“BPM NÃO É UMA TÉCNICA, MAS UMA CULTURA”Tiago Amor – Delegado Regional Da ABPMP Brasil

Page 16: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

BPM DAY

PRÓXIMAS EDIÇÕES27.08 - BPM Day Campinas02.09 - BPM Day Pernambuco, Recife08.10 - BPM Day Ribeirão Preto23.10 - BPM Day Curitiba

Page 17: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

SOBRE A LECOM

EDIÇÕES ANTERIORES DA REVISTA LINK:

Page 18: Revista Link 7 Lecom - Especial BPM Day SP 2014

www.lecom.com.br