revista interbuss - edição 06 - 08/08/2010

24
R E V I S T A R E V I S T A InterBuss InterBuss ANO 1 Nº 6 08/08/2010 • COLUNAS O novo corredor Diadema-Brooklin A NOVA BREDA A NOVA BREDA • COLUNAS O novo corredor Diadema-Brooklin Tradicional empresa renova seu layout, apresenta novos serviços e inicia uma nova fase de sua história Tradicional empresa renova seu layout, apresenta novos serviços e inicia uma nova fase de sua história Uma luz no fim do túnel

Upload: revista-interbuss

Post on 25-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

R E V I S T AR E V I S T A

InterBussInterBussANO 1

Nº 608/08/2010

• COLUNASO novo corredorDiadema-Brooklin

A NOVABREDAA NOVABREDA

• COLUNASO novo corredorDiadema-Brooklin

Tradicional empresa renova seu layout, apresenta novos serviços e inicia uma nova fase de sua históriaTradicional empresa renova seu layout, apresenta novos serviços e inicia uma nova fase de sua história

Uma luz no fim do túnel

PORTAL

InterBuss

GALERIA DE IMAGENS DO PORTAL INTERBUSSFOTOS COM QUALIDADE E CREDIBILIDADE

ENVIE SUA FOTO PARA A GALERIA DEIMAGENS DO PORTAL INTERBUSS

ATUALIZAÇÕES TODOS OS SÁBADOS

[email protected]

CONTEÚDO DE QUALIDADE COM RESPONSABILIDADE

N E S T A E D I Ç Ã O

A nova Breda

Novos serviços e nova identidadevisual pretendem fazer com que atradicionalíssima Breda Turismo mudea sua cara. Padronização está avançando.

EDITORIAL • Curitiba na berlinda .................................. 4

MATÉRIA DA SEMANA • Novidades na Breda ........... 10

COLUNISTAS • Adamo Bazani ........................................ 14

PÔSTER • Chailander Borges ........................................... 12

COLUNISTAS • José Euvilásio Sales Bezerra .................. 9

COLUNISTAS • Marisa Vanessa N. Cruz ......................... 15

FOTOS DA SEMANA • As melhores do Portal InterBuss.. 16

DIÁRIO DE BORDO • A rota do sossego ........................ 18

VÁ, MAS VISITE • Pontos de Parada ............................ 22

Foto

: Ren

ato M

orei

ra

Matéria da Semana • Páginas 10 e 11Matéria da Semana • Páginas 10 e 11

Revista na RedeOs sites do grupo Portal InterBuss são atualizados frequentemente com novos conteúdos. Fiquem atualizados com eles:

• REVISTA ELETRÔNICAAcesse nosso conteúdo também na revista eletrônica, todos os dias, 24h por dia, em:www.portalinterbuss.com.br/revista

• NOTÍCIASVeja notícias do setor de transportes atual-izadas diariamente em nosso blog:www.portalinterbuss.com.br/noticias

• GALERIAS DE IMAGENSNossas galerias são atualizadas semanal-mente com fotos, desenhos e conteúdos enviados por diversos colaboradores de todo o Brasil. Veja em:www.portalinterbuss.com.br/galeria

Tudo no site: www.portalinterbuss.com.br

A SEMANA EM 10 TEMPOS ......................................... 5

Novos serviços e nova identidadevisual pretendem fazer com que atradicionalíssima Breda Turismo mudea sua cara. Padronização está avançando.

Fotos de capa: Wesley Araújo e Adamo Bazani

E D I T O R I A L

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo.Seu público-alvo são frotistas, empresários do setor de transportes, gerenciadores de trânsito e sistemas de transporte, poder público em geral e admiradores e entusiastas de ônibus de todo o Brasil e outros países.

Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao fi-nal de cada material. O material produzido pela nossa equipe é protegido pela lei de direitos autorais e sua reprodução é autorizada após um pedido feito por escrito, e enviado para o e-mail [email protected]. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via e-mail. As imagens de autoria terceira têm seu crédito dis-ponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A im-pressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

InterBussREVISTA PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (19) 9636.1087 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. Temos diversos planos e com certeza um deles se encaixa em seu orçamento. Consulte-nos!

PARA ASSINARPor enquanto, a Revista InterBuss está sendo disponibi-lizada livremente apenas pela internet, através do site www.portalinterbuss.com.br/revista. Por esse motivo, não é possível fazer uma assinatura da mesma. Porém, você pode se inscrever para receber um alerta assim que a próxima edição sair. Basta enviar uma mensa-gem para [email protected] e faremos o cadastro de seu e-mail ou telefone e você será avisado.

CONTATOA Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa. Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@por-

talinterbuss.com.br ou [email protected]. Procuramos atender a todos o mais rápido possível.

A EQUIPE INTERBUSSA equipe do Portal InterBuss existe há nove anos, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sem-pre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algu-mas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pes-soas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo den-tro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identifi-cada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passa-das ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 9636.1087, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

O transporte coletivo na cidadede Curitiba é tido como referência paraváriasoutrosmunicípiosnãosónoBrasilmasparadiversas localidadesdomundo.Porém, a Rede Integrada de Transporte(RIT)dacapitalparanaensejádávistasdesaturaçãoeproblemasdeinfra-estrutura.

Apesar das reformas feitas emalguns terminaiso confortooferecidonosmesmosémínimo.Háproblemasestrutu-raisemalgumasdessasparadaseasplata-formas elevadas representam um perigoaos seususuários.A impressãopassadaéqueinvestiramnoscorredoresenosveícu-loseesqueceramdosterminais.

Nas estações-tubo, os problemassão os mesmos, e em alguns casos atémaiores.Portasquenãofuncionam,vidros

quebradosepisossoltossãoalgunsdessesproblemas que as paradas apresentam.Convenhamosqueousuáriotambémnãoajuda,poisdepredaopatrimôniopúblicoaoinvésdeconservá-lo,porémdesdeaim-plantação do BRT curitibano, não houvenenhum plano alternativo para tentarmudar essa realidade, seguindoo famosobordão“nãomexeremtimequeestágan-hando”.

Oaumentodosintervalosentreosbiarticulados fez com que a superlotaçãoaumentasse em todas as linhas. Mesmoaossábadosàtardeosbiarticuladosestãocirculandocomlotaçãoacimadonormal.

Seria hora de repensar na formadetransportarospassageiroscuritibanos?ACopade2014estáchegando…

Os problemas de CuritibaDo Leitor

Este espaço é para você deixar a sua opinião sobre nosso conteúdo. Para isso, entre em contato através do e-mail [email protected]. Na próxima e-dição, publicaremos sua opinião neste espaço.

Espaço para você A Revista InterBuss disponibilizaesteespaçoparaquevocêpossafazercomen-tários sobre qualquer matéria que ver poraqui.Nesteespaçovocêpoderácriticar, elo-giar,sugerirmatériasouatéfazercomentáriossobre outros acontecimentos do mundo dostransportes.Semanalmenteiremosselecionaralguns comentários para postar aqui e nosreservamosnodireitodeeditarotextoenvia-doparaquemaisopiniõessejampublicadas. Dependendodovolumedecomen-tários que chegar, podemos deixar algumasmensagensparaasemanaseguinte.Porcontadisso,pedimospaciência a todosparaapu-blicação das mensagens neste espaço. Todasas mensagens dos leitores serão atendidas epublicadas.

Tenha as Revistas InterBuss em sua casa! Você sabia que pode ter as ediçõesdaRevistaInterBussemsuacasa?Apartirdaediçãonúmero7,vocêpoderásolicitarare-vistaereceberemsuacasa,pagandoapenaspelocustodaimpressãoedepostagem.ComoaRevistaInterBussaindanãocontacompa-trocinadores, não temos com arcar com oscustosdaimpressãoefazeradistribuiçãogra-tuitadosexemplares.Futuramente,a ideiaédistribuira revistagratuitamentepara todosos interessados, que arcariam apenas comoscustosdepostagem,ounem isso,depen-dendodecomoreceberemosospatrocínios.

Porém, o acesso ao conteúdo da revista nositedoPortal InterBusspermanecerá livreotempotodo,enuncaserácobrado,comosem-prefoidurantenossosnoveanosdehistória,mantendotodonossoconteúdogratuito. Hátambémaopçãoderecebermaisde um exemplar de uma vez, barateando ocustodaimpressão.Vocêpoderáfazerope-didodeduasoumaisrevistasepagarapenasumapostagememenospelaimpressão.Casohajainteresse,tambémtemosaopçãodeim-pressãodeumaoumaispáginasapenas,semaobrigatoriedadedeadquirira revista toda.

Nessecaso,bastaapenasdizeremseupedidocomoqueraimpressãodarevista. Para fazer o pedido da revista im-pressa,[email protected],informarqualediçãoouqualpartedequalediçãodesejaimprimireematésetediasúteisapósaconfirmaçãodopagamentoaedição jáestaráemsuasmãos.Caso deseje presentear alguém com nossarevista, basta enviar o endereço da pessoaquedeveráreceberoexemplareenviamosomesmoparaoendereçoinformado.Qualquerdúvida,procure-nosnomesmoe-mail.

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Começou alicitação no RJ A prefeitura do Rio de Janeirocomeçouaanalisaraspropostasdeempresasinteressadas em mudar o sistema de ônibusnacidade.Seisconsórciosparticipamdopro-cesso, sendo que quatro deles são lideradospor empresas do Rio, e dois por grupos deSãoPaulo.Milhõesdepassageirosaguardamansiosospelasmelhoriasprometidas. As empresas vencedoras tambémvão ter que assumir o compromisso de im-plantaroBilheteÚniconosônibusatéofimdoano.Naquarta(4),aprefeituracomeçouaabrirosenvelopescomaspropostasdasem-presasparaalicitaçãodaslinhas. Osconsórciosdisputamaconcessãoparaoperarlinhasdeônibuspeloprazode20anos. A cidade foi dividida em quatro lotes:Zona Sul e Tijuca, Barra da Tijuca, Recreioe Jacarepaguá, Zona Norte e Zona Oeste. AregiãodoCentronãofoilicitadaporseráreadeoperaçãocomumatodasasempresas. Nos últimos 20 anos, foram feitosmuitosflagrantesdesufocoesofrimentodospassageiros.Comaprometidaredistribuiçãodafrota,aZonaOesteganhariamaisônibus,enquanto haveria uma redução em bairrosonde, atualmente, há ônibus sobrando. Acomissãode licitação jáanalisaaspropostasfeitaspelosinteressados. Com a licitação, empresas que hámais de 50 anos ganharam permissão paraexplorarosônibusvãosetornarconcession-árias,comdireitoseobrigações.“Vaipassarahaverumcontrato,ouseja,asregrasvãoestarmaisclaras.Nahoraquearegraestáclara,opoder concedente – ou seja, a prefeitura –podecobrarepuniraquelequenãocumprircom as regras”, disse, no dia 16 de junho, oprefeitoEduardoPaes. Maisconforto

Para aumentar o conforto dos pas-sageiros,oeditaldeterminaqueasempresasvencedorasterãoquemodernizartodaafrotaaté2016erespeitarlimitesestabelecidosparaonúmeromáximodepassageirosnosônibusetempoprevistoparaasviagens. A empresa tem a obrigação de res-peitarocontratoetratarbemopassageiro.Opoder público tem a obrigação de fiscalizaro funcionamentodo sistema.Osvencedoresdalicitaçãodevemseranunciadosaindaestemês.(G1/RJTV)

Empresas do DF têm lucro de 3%, porém informam ter prejuízo de 28%

DE 01 a 07/08/2010

Os donos das empresas de ônibusinsistem: afirmam que estão operando novermelho e, por isso, querem aumentar opreçodaspassagens.“Nósapresentamosumaplanilhaquetemumdéficitde28%.Paraco-brir essa defasagem é preciso um aumentode48%.Eé issoquenósvamosprovarparaogoverno,porquevamosconheceraplanilhadeleagora.Comoaumento,apassagempas-sariaparaR$4,25”,afirmouopresidentedoSindicato das Empresas de Ônibus WagnerCanhedo. Os empresários alegam que, coma atual tarifa, teriam um prejuízo de 28%.Mas nessa segunda-feira, dia 26, o governoRogérioRossodivulgouaauditoriafeitanasplanilhasdecustosdasempresasquemostraocontrário. Orelatórioapontalucrode3,11%etrazoutrasdiferençascomoogastocomlu-brificantes. No cálculo dos empresários: R$0,06 por quilômetro rodado. No estudo doGDF,ametade(R$0,03).OtotaldedespesasporquilômetrorodadoéR$0,68maiscarodoqueaestimativadogoverno.Osempresáriossó teriam prejuízo de 0,15% se tivessem dearcarcomosdoisterçosdapassagem,como

prevêaLeidoPasseLivre.Eissoparaogover-nonãojustificariaoaumentodatarifa.Rossonãodescarta aindaapossibilidadede cassarasconcessõesdasempresas.“Podeacontecer,claroquepode.Ogovernoéopoderconce-dente. Se de outro lado o governo perceberqueexisteintransigênciaouutilizaçãopolíticadeforçaraindareajustes,ogovernovaitomarasmedidasqueacharconveniente”,enfatizouogovernadordoDFRogérioRosso. Na semana passada, o governadortambém assinou um decreto determinandoqueoDFTransfaçaumestudodetalhadodosônibusquecirculamnoDistritoFederal.Essevai ser o primeiro passo para a licitação dafrota,queaindanãotemprazopraseraberta.Desde 2001, o Ministério Público cobra naJustiça a renovação das empresas concessio-náriaseumamaiorconcorrêncianoserviço. “É a mesma coisa quando se temvários produtos no mercado, se um ofereceopreçomaisbarato,atendênciaédiminuir”,disseotécnicojudiciárioAntônioCarlos. O governo determinou tambémauditoria nas planilhas das cooperativas deônibus, que substituíram as vans. (BernardoMenezes/JosuelÁvila/RomildoGomes)

5Revista InterBuss

Um dos ônibus de propriedade de Wagner Canhedo, que operou até há pouco

Foto

: Luc

iano

Ron

cola

to

6 Revista InterBuss

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Demissão indireta chegaà Justiça; são 350 pedidos

Liberados três terrenos para garantia ao Banco BIC

OSindicatodosMecânicosdeJoinvilleeRegiãocomeçouadar entrada nas 350 ações judiciais de rescisão indireta pedidas porfuncionáriosdaBusscarÔnibusquequeremsairegarantirosbenefí-ciosdeumademissão.“Aexpectativaéconcluirostrabalhosatéofimdasemana.Estamospedindoparaqueostrabalhadorespossamrece-berofundodegarantia(FGTS)edarentradanoseguro-desempregooquantoantes,masnãosabemosquandodevemacontecerasaudiên-cias”,dizaadvogadadosindicato,LuizadeBastiani. Osprocessosserãoindividuais,enãocoletivos,comoimag-inava o sindicato. Por isso, o andamento pode demorar mais que oimaginado.SomenteapóssercadastradanositedoTribunalRegionaldoTrabalho(TRT)équecadaaçãoserájulgadapelosjuízesdoTRT.Ospedidosforamprotocoladosapósassembleianodia7dejulho. Nodia2,aBusscarfezumpedidodeliberaçãodascontasdeduasempresasdogrupo(TecnofibrasedaClimabus)paranãocom-prometeraprodução.Partedosbensestábloqueada.Nasemanapas-sada,aJustiçaliberoutrêsterrenosqueaempresaquerdarcomoga-rantiaparaconseguirdinheiroparapagarpartedossaláriosatrasadoseretomaraprodução.OdesbloqueioajudaráacumpriroutradecisãodaJustiça:quemandaaBusscarpagardoissaláriosatrasadoseo13ºde2009.Ospagamentosestãoprevistosparaocomeçodestemês.(ANotícia).

OjuizNivaldoStankiewicz,da4ªVaradoTrabalhodeJoin-ville,jáliberoutrêsterrenosbloqueadosequeaBusscarÔnibusquerdarcomogarantiaaobancoBIC,deBlumenau,paraconseguirdin-heiroparapagarpartedossaláriosatrasadoseretomaraproduçãoqueestavaparada. AsinformaçõesdaJustiçadoTrabalhosãodequeumoficialfoiiraocartórioemSãoFranciscodoSulparafazeraliberaçãodosimóveis,queficamnobairroItinga,emAraquari,esomamcercade921milm². Comaliberaçãodasáreas,afabricantedecarroceriasesperaconseguirR$11milhõesjuntoaobanco.Partedovalor,R$5milhões,serádestinadaaopagamentodeumsalárioaoscercade3,1miltrabal-hadoresqueestãosemrecebertrêspagamentoseo13°doanopassado.Aexpectativaédequeospagamentosocorramnocomeçodomêsquevem. O restante dos recursos será usado na retomada da produção.OdesbloqueiodepartedosbensajudaráaempresaacumpriroutradecisãodaJustiça:quemandaaBusscarpagardoissaláriosatrasadoseo13ºde2009. EmrelaçãoaosR$7,5milhõesderestituiçãodePISedaCo-finsqueaBusscaresperareceberomaisbrevepossível,a JustiçadoTrabalhodeJoinvilleafirmouqueaindanãotemmaioresinformações.(ANotícia).

A Secretaria de Transporte e Trânsito(STT)pretendeimplantarnacidadeumVeículoLeve sobre Trilhos (VLT) nos mesmos moldesdofura-fila–sistemaquenãovingounaCapi-tal devido aos altos custos. Para isso, segundoapurouoGuarulhosHoje,aPrefeituracontratouaempresaLenclaboratório–EngenhariaCon-sultoria Ltda para elaborar estudos e projetosparaaimplantaçãodosistema. Os gastos – Apenas com o estudo deviabilização, no primeiro momento, estão esti-madosempelomenosR$2milhõeseoprazoparaaexecuçãoéde270dias.Ouseja,noveme-sescontadosdaassinaturadocontrato.ALenc,queprestaváriosserviçosparaaPrefeitura,estádiretamente envolvida com projetos de empre-sasqueoperamnosetormetroferroviário,comooMetrôdeSãoPaulo,aCompanhiaPaulistadeTrensMetropolitanos(CPTM)eaFerroNorte. ASTTnãorevelouondepretendeim-plantarotransportesobretrilhos,qualoseriaopercurso e se será integrado ao terminal inter-modal rodoviário, que está sendo construídonaregiãodoCecap.TambémignoraofatodeaEmpresaPaulistadeTransportesMetropolitanos(EPTM)jácontarcomumprojetoeminíciodeexecuçãodeumCorredorentreGuarulhoseSãoPaulo.Nonovosistemadetransportes,emcursopelaprópriaSTT,nãoexisteprevisãoalgumadeimplantaçãodeVLTnacidade.

Guarulhos paga R$ 2 milhões por estudo sobre VLT Opinião – Para o vereador GeraldoCelestino(PSDB),líderdaoposiçãonaCâmara,a iniciativaé inviável, jáqueseriamnecessáriasváriasintervençõesviáriaseumgrandenúmerode desapropriações. “Vou pedir vistas ao pro-cesso, pois estou achando muito estranho issotudo.Naminhaopinião,trata-sedeumprojetomirabolante.Alémdisso,osgastosparaumes-tudonessesentidoestãomuitoelevados,cercadeR$2milhões.Eaindasemumalicitaçãoparaaelaboraçãodotalprojeto”. OVLT–Oveículo levesobre trilhos(VLT)éumaespéciedetremurbanodepassage-iros,cujoequipamentoeinfraestruturaétipica-mentemais“leve”queausadanormalmenteemsistemas de metropolitano (metrô) ou de fer-rovias (caminhos-de-ferro) de longo curso. Ossistemasde light rail sãonormalmentealimen-tados por electricidade, havendo, no entanto,alguns a diesel e outros que usam um terceirocarril. Capital – Um projeto semelhante surgiuem São Paulo, em 1997, quando o ex-prefeitoCelsoPitta, indiciouaconstruçãodoFura-Fila,quedeverialigararegiãodoParqueDomPedroàzonaLestedacapital.Depoisdeiniciadasasob-ras,devidoaosaltoscustos,osistemafoimodi-ficadoparatransportesobrepneus.Noentanto,eleterminouaadministraçãosemconcluirumaestaçãosequer. Quando a ex-prefeita Marta Suplicy

assumiuaPrefeitura,elareiniciouasobras,bati-zandooFura-FiladePaulistão.Elatambémnãoconseguiudarcontinuidadeaoprojetoqueper-maneceuinacabadoatéofinaldesuagestão.Ap-enasquandooentãoprefeitoJoséSerra(PSDB)assumiuoMunicípio,osistema–entãobatizadode Expresso Tiradentes – teve continuidade apartirde2005.Em2007,oatualprefeitoGilbertoKassab(DEM)inaugurouoprimeirotrecho,li-gandooParqueDomPedroaoSacomã.Desdeasuacriação,oprojetoconsumiucercadeR$950milhões. EmCampinas,aPrefeituralocaltentouimplantarumsistemaparecidoemjulhode1990,utilizandooantigoleitodaE.F.Sorocabanaparareduzircustosetempodoprojeto.Nodia23denovembrodestemesmoanoteveinícioaopera-çãoassistidadeumpequenotrecho.Ainaugura-çãooficialocorreusomentenodia15demarçode1991dotrechoentreasestaçõesCentraleVilaTeixeira que funcionou gratuitamente durantedoisanosnoperíododamanhã.Ainauguraçãocomercialocorreusomentenodia22deabrilde1993.Osistemaoperoucomumaltodéficitporcausadamálocalizaçãodesuasestações,princi-palmenteaestaçãoCentralqueficavalongedoCentrodacidade,ebaixademandapelafaltadeintegraçõescomosoutrossistemasdetransportedacidade.Porissonodia17defevereirode1995alinhafoidesativada.(GuarulhosWeb).

7Revista InterBuss

Movimento de fretados caiu 50%, diz sindicato Umanoapósarestriçãoàcirculaçãode ônibus de transporte privados, os chama-dos fretados,nazonacentraldeSãoPaulo,onúmerodeusuáriosdoserviçocaiuamenosda metade, segundo o sindicato da categoriaTransfretur. A Companhia de Engenharia deTráfego, órgão da prefeitura que monitora otrânsito da capital paulista, estimou em 11%amelhoranafluidez.Asregrascomeçaramavigorarnodia27dejulhode2009evalemparadiasúteis,das5hàs21h,quandoosveículosnãopodemcircularnachamadazonamáximade restrição aos ônibus fretados (área de 70km²apartirdocentrodacidadeSãoPaulo). OSindicatodasEmpresasdeTrans-portes de Passageiros por Fretamento paraTurismodaregiãometropolitanadeSãoPaulo,querepresentaosproprietáriosdeempresasdetransporte privado de passageiros, divulgounotaemqueestimaoprejuízoacumuladonoúltimoanoemR$1,280bilhãodevidoàmu-dança. Segundo o Transfretur, as perdas re-fletemdiminuiçãononúmerodeusuáriosdoserviço e a necessidade de substituir ônibusporvansparaseadaptaràregulação,entreout-roscustosantesinéditos. O Transfretur afirma que, dos 20mil passageiros que usavam o serviço, maisde9milabandonaramoscoletivosdealuguelpelo transporte individual. “Nosso negócio,dentro da zona máxima de restrição, ficoupraticamente inviabilizado. Dezoito empresasdeixaram de operar, entre aproximadamentecem”,dizoSindicatodasEmpresasdeTrans-

portes de Passageiros por Fretamento paraTurismodaregiãometropolitanadeSãoPaulo,JorgeMigueldosSantos. Ainda de acordo com Santos, a re-strição provocou redução da frota, de 490para cerca de 200 ônibus que fazem trans-porte privado. Para substituir os veículosgrandes,comcapacidadepara50lugares,sãonecessáriasaomenostrêsvanspara9lugares.“Ocustodotransportecomvanspraticamentedobra”,dizSantos. Oembarqueedesembarquedepas-sageiros passou a acontecer em pontos es-pecíficos para o transporte coletivo privado.Asempresasquenãocumprirema legislaçãoterão de pagar multa de R$ 2,5 mil por veí-

culo considerado irregular e ainda correm oriscodeperderoTermodeAutorização(TA)eoCertificadodeVínculoaoServiço(CVS).FretadosclandestinospodemrecebermultadeR$3,4mileteroveículoapreendido. Em11defevereirode2010,aSecre-tariaMunicipaldosTransportesdeSãoPaulopublicou portaria no Diário Oficial do Mu-nicípio de São Paulo determinando a insta-laçãodeGPSemveículosdefretamento.Emabril,asempresasdefretamentoconseguiramliminar na Justiça que permitia circular semainstalaçãodoGPS.OsetoraindamoveunaJustiça uma Ação Direta de Inconstituciona-lidadecontraalei.AaçãoestásobanálisedoTribunaldeJustiça.(RedaçãoTerra)

Ex-trabalhadores da ECCB esperam por direitos OmotoristaCarlosAlbertoOrestestem42anosdeidade.Destes,11anosforamdedicadosàEmpresaCircularCidadedeBa-uru(ECCB),queoperounacidadeatémaiode2002.“Eraumempregoexcelente.Quan-dovocêfalavaquetrabalhavalá,ocomérciote dava crédito. Era um sinal de respeito”,relembra, orgulhoso. Porém, o emprego, oorgulhoe a solidezdaempresaderam lugaraumlongoimbróglioquejáduraoitoanos:ex-funcionários não receberam seus direitostrabalhistasapósofechamentodaempresa. A ECCB fez parte da rotina bau-ruense por 62 anos. Os ônibus conhecidospopularmente como “amarelinhos” eram aprincipal forma de locomoção daqueles queutilizavam o transporte público da cidade.Porém,em2002,imersaemdívidaserecém-saídadeumaconcordata,aempresaencerrousuasatividades. OmotoristaCarlosAlbertoOrestestrabalhavanolocalnaépoca.Aúltimaavalia-ção,feitaem2005,revelavaqueeletinhapararecebercercadeR$30milemsalários,férias

Foto

: Luc

iano

Ron

cola

to

Fretado em São Paulo: Queda do movimento acompanhou nova lei

efundodegarantiaatrasados.“Éumdinheiroque iria arrumar minha vida. Eu não passonecessidades,porém,éumaquantiaquemeajudariaasanaralgumasdívidas”,conta. Entre outras utilidades, o dinheiroserviriaparapagarosestudosdeumadasfi-lhas,queprecisoutrancarafaculdadedevidoàsdespesas. Carlosrevelaqueestáquasesemes-peranças de reaver o dinheiro. “Esperança agentesempretem.Mas,hojeemdia,mesintojogando na loteria. Não tenho muitas per-spectivasdereceber.Quemsabeumdiameusfilhosouaténetosrecebam”,espera. Apesar da situação, Carlos Albertose considera um privilegiado: ele está entreosqueforamtrabalharnaGrandeBauru,em-presasucessoradaECCB.Naocasião,aproxi-madamente 700 funcionários trabalhavamnaECCBe,destes,cercade500foramparaanovaempresa. O motorista recorda o caso de umamigo que exercia o cargo de auxiliar demecânico na empresa e encontrou sérias

dificuldades.“Eleeafamíliapassarammuitasnecessidades. Tiveram que pedir ajuda paraosvizinhos.”Sem previsão De acordo com o atual presidentedoSindicatodosTrabalhadoresemEmpresasdeTransportesdeBaurueRegião(Sindtran),JoséRodrigues,essetipodeprocessoélento.“Temosoutroscasosaquiquedemoraramaté25anosparaapessoareceber.Essademoraénormal.Nossajustiçaédemorada”. A lentidão em questão é no leilãodosbensdaECCB.SegundoRodrigues,nãohá alguém que queira arrematar esses bens,queserãoutilizadosparapagarosdireitostra-balhistaspendentes.Osbensemquestãosãováriosterrenoseumagaragem,eestãoavali-adosemR$5milhões. Entretanto, mesmo afirmando quenãoháprevisãoparaofimdoimbróglio,eleafirma que os ex-funcionários da empresairão receber seus direitos. (Jornal da CidadedeBauru)

8 Revista InterBuss

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Umacordofechadoentreaprefeitu-raeogovernofederalanteciparáaimplanta-çãodoBRTTranscarioca(linhadeônibusar-ticulados)atéoAeroportoInternacionalTomJobim já para a Copa de 2014. A SecretariamunicipaldeObraslançaráemduassemanasoeditaldelicitaçãoparacontratarosestudostécnicos necessários para construir o trechoentreaPenhaeoGaleão.Estafasedaobraes-tavaprevistaparasairdopapelapenasparaosJogosOlímpicosde2016.Osistemaseráop-eradopelasmesmaconcessionáriavencedoradalicitaçãoqueaprefeiturarealizouparao-peraraslinhasdeônibus. O secretário de Obras, AlexandrePinto,trabalhacomoprazodedezembrode2013paraaconclusãodetodooprojeto,queserá financiado pelo BNDES e tem custo decercadeR$2bilhões(incluindocontraparti-das do município). Inicialmente, a Transca-riocaseriaconstruídaapenasentreaBarraeaPenhaparaaCopa.Aexecuçãodestafase,porém,estásofrendocomosatrasos. MPdeLulaaumentalimitedeendi-vidamento - O cronograma original da pre-feitura previa que as obras no trecho Barra-Penhafossemconcluídasatémarçode2013.MasosrecursosdoBNDESatéterça-feiraai-ndanãoforamliberadosdevidoaoslimitesdeendividamentodaprefeitura.Oproblemafoisolucionado pela medida provisória editadanasemanapassadapelopresidenteLuizIná-cioLuladaSilva.AMPaumentaamargem

Transcarioca até o Aeroporto Tom Jobim será antecipado

de endividamento das cidades que servirãodesededaCopa,permitindoquemunicípiosseendividemindividematéolimitede120%das receitas líquidas, teto previsto na Lei deResponsabilidadeFiscal(LRF). - A licitação está bem adiantada. Eavançamostambémcomosprocessosdede-sapropriações–disseosecretáriodeObras. Traçado deve beneficiar alunos doFundão-OtrechoentreaPenhaeoGaleãodeve custar cerca de R$ 570 milhões. BemmenosqueoR$1,3bilhãodotrechoBarra-Penha,quealémdemaislongo,exigirámaisdesapropriações. Alexandre disse que assondagensetopografiadoterrenoestãosen-dofeitos. O secretário, no entanto, não quisantecipar qual será o traçado porque o pre-feito Eduardo Paes quer divulgar o trajeto.Mas,combaseemmapasviáriosenacircu-laçãodeveículospelaregião,jáépossíveles-pecular uma parte desse trajeto. Um roteiroprovável para Aeroporto Internacional TomJobimapartirdaPenhausariaumadasfaixasdo Viaduto João XXIII (liga a Penha à Ave-nidaBrasil).Notrajeto,oBRTteriaumdosseuspontosnaAvenidaBrigadeiroTrompow-sky , em frente à Cidade Universitária, paraatenderàdemandadaUFRJ.Porfim,pegariaumafaixadeacessoàesquerdadaLinhaVer-melha que serve de acesso tanto para a IlhadoGovernadorquantoparaoaeroporto.(OGlobo)

Guarulhos convoca empresas paraassinar contrtato ConformepublicadonoDiárioOfi-cial de Guarulhos, estão convocadas as em-presasvencedorasda licitaçãoparaaoperaronovosistemadetransportedacidade(mo-dalidadeestruturalecomplementar). As vencedoras da licitação foram:EmpresadeTransporesVilaGalvão,queestáparticipando da licitação no Rio de Janeiro,EmpresadeÔnibusGuarulhosumadasmaisantigasempresasdacidadeeaViaçãoCampodosOurosqueparamuitoséanovarazãoso-cialdaViaçãoTransguarulhense.

Joinville testa painéis que mostra horários Apesardasvantagens,aimplantaçãodefinitivadosistemadeinformaçãoimplicariaemaumentonopreçodastarifas Duas linhas de ônibus de Joinvilleestãoequipadascomumnovosistemadein-formaçãoquepermiteaousuáriosaberquantotempovaiprecisaresperarpelotransporte.Oequipamentoestáemfasedetestes. Asempresasvãoavaliarseadotamosistemaparanovospontosdacidade.Poren-quanto,sóosônibusdaslinhas0700Sul/Cen-troe0800Iririú/CentroestãomonitoradosviaGPS. OspainéisestãoinstaladosemfrenteaoHipermercadoBigepertodaEstaçãoFer-roviária.Comosistema,asempresastambémpodem monitorar o percurso dos veículos evisualizarospassageirosporcâmeras. Apesardasvantagens,aimplantaçãodefinitivadosistemadeinformaçãoimplicariaemaumentonopreçodastarifas. —Porenquanto,ousodesserecursoainda não foi considerado 100% satisfatório.Além do que o custo de implantação, nessemomento,seriaelevado—,explicaodiretor-executivodoIppuj,VladimirConstante. Atéagora,nãohouvereflexonatarifaporqueasempresasdeônibustêmbancadoostestes.Masquemdesenvolveosistemagarantequeosdadoscolhidoscomomonitoramentopodemajudarnareduçãodoonsumodecom-bustívelebaixaroscustosdemanutenção. Na teoria, a economia com essas eoutras despesas operacionais poderia abaterocustodeimplantaçãoemanterovaloratualdastarifas. - É por essa expectativa que as em-presasaindatêmestudadoousodorecursoepedidoalgunsajustes—,dizVladimir.(DiárioCatarinense)

Foto

: Luc

iano

Ron

cola

to

BRT em Curitiba: modelo para diversas cidades, inclusive para o Transcarioca

9Revista InterBuss

José Euvilásio Sales BezerraC O L U N I S T A S

Impressões sobreo novo corredor

Noúltimofinaldesemanacomeçouafuncionar,naGrandeSãoPaulo,onovotre-cho do Corredor Metropolitano ABD. Estenovo trecho liga o Terminal Diadema, emDiadema, ao Brooklin, em frente ao Shop-pingMorumbi,emSãoPaulo,passandopelasavenidasPresidenteKennedy(emDiadema),Cupecê,VereadorJoãodeLuca,VicenteRaoeRoquePetroniJúnior(emSãoPaulo). Aobracompletalevoumaisdevinteanos, sendo iniciada e parada por váriasvezes. No projeto original o corredor seriaigual ao trecho inicial do Corredor Metro-politano, que faz a ligação do Terminal SãoMateus,naZonaLestedeSãoPaulo,aoTer-minalJabaquara,naZonaSul,passandopelascidades de Santo André, São Bernardo doCampoeDiadema.Estecorredorpossuiduasfaixas (uma em cada sentido) e paradas emsuaslaterais.

Hoje, o único trecho que remete àidéiaoriginaléoqueseguedentrodacidadede Diadema, da divisa com SãoPaulo até o Terminal Diadema.O trecho paulistano é igual aos“Passa Rápidos”, os últimos cor-redoresdeônibusconstruídosnacidade. Ele possui faixa única eexclusivaàesquerdadecadasen-tido das avenidas, com paradasnocanteirocentral.Eeletambémagregou seu maior defeito: faltadefaixadeultrapassagem. Ao contrário de outrasavenidasondeforamconstruídosos “Passa Rápidos”, as avenidaspor onde passa o novo corredorcomportaria perfeitamente umasegunda faixaou,aomenos,umrecuoparaultrapassagem,semmuitosgastos

adicionais.Asavenidas,emgeral,são largas e, em alguns trechos,possuematéquatrofaixas. Umdostrechoscommaiorlargura encontra-se no início docorredor, logonaentradadeSãoPaulo,naAvenidaCupecê.E,jus-tamentenessetrecho,encontra-sea maior quantidade de linhas deônibus. Uma faixa extra, ou aomenos um recuo para implanta-çãodeumaultrapassagem,agiliz-aria bastante o fluxo de ônibusnoshoráriosdepico. A medida que o corredoravança, no sentido do Brooklin,

aslinhasdeixamocorredor,acessandooutrasvias. Depois do cruzamento com a AvenidaSantoAmaro,somentetrêslinhasseguematéo final do corredor, no Brooklin: a 607C/10Jardim Miriam – Shopping Morumbi, 376Diadema/Terminal Diadema – São Paulo/EstaçãoCPTMBerrinie376MDiadema/Ter-minal Diadema – São Paulo/Shopping Mo-rumbi. Das três linhas, apenas a primeiraé municipal, operada pela VIP TransportesUrbanos.Asoutrasduassãointermunicipais,operadaspelaMetra.SegundoconverseicomomotoristadeumdosônibusdaMetra,so-mentenesteprimeiromomentoestáhavendopagamento de passagem dentro dos ônibusintermunicipais–que,aliás,éfeitaaoprópriomotorista.Comopassardotempo,atendên-ciaseráreceberapenasopassageiroquetenhaadquiridoobilheteeletrônico,avendanaes-taçãoBerrini,daCPTM,ounoTerminalDi-adema.Otransportedospassageirosresiden-tes dentro da cidade de São Paulo, partindodo Brooklin, ficaria a cargo apenas da linha607CondeestespagariamsuapassagememdinheiroouusandoseuBilheteÚnico. Outrodefeitodestenovocorredoréa existência de linhas que seguem pelo ladodireito das vias, inclusive com paradas. São

os casos das linhas 517J/10 Jardim Selma –Shopping Morumbi e 5127/10 Vila Guacuri– Berrini, do Consórcio Autho Pam. Essaslinhassofreminterferênciadiretadotrânsitoda região. Se a intenção é priorizar o trans-porte público, por que não trazê-las para ocorredortambém? Apesar dos defeitos, este novo cor-redoréumestímuloparaqueocidadãouseotransportecoletivo.Emmédia,gasteicercade35minnotrechoentreaDivisaeoBrooklin.Seocorredorfuncionardemaneiraeficiente,e com um tempo de viagem próximo a esteduranteasemana,certamente,vaiserumes-tímuloparaquemuitagentedeixeocarroemcasa.Aesperadetantosanos,aomenos,terávalidoapena.

Trecho do corredor em São Paulo: semelhante aos “Passa Rápidos”

Trecho do corredor em Diadema: semelhante ao original

Na altura do Shop. Morumbi: ônibus dentro e fora do corredor

10 Revista InterBuss

M A T É R I A D A S E M A N A

Tivemos acesso a informação dequeempoucosmeses,todaafrotadeônibusdaBredaServiçoseTurismojáestarácomanovapinturadogrupo,azulelaranjacomasletrascinza,sendoqueoEdonomeéemver-melhoeháumaseta,indicandomovimentoecrescimentonaletraDdapalavraBREDA. A empresa decidiu acelerar o cro-nogramadepinturas.Nãosomenteveículosnovos, mas os mais antigos também devemreceberanovapadronização. EmSãoCaetanodoSul,naGrandeSãoPaulo,ondeaBreda,doGrupodeCon-stantinodeOliveira,possuiboapartedoscli-entes,incluindoaGeneralMotors.Jáépos-sível ver grande parte dos veículos na novacor,emespecialosMarcopoloViaggio1050,daGeração7,MercedesBenzO500M. O objetivo da Breda é renovação,nãosódepintura,masdeimagemdogrupo

empresarial. Assim, todos os negócios com onome Breda, terão a mesma pintura, inclu-siveosveículosdecargasevans. Entre tratores, ônibus, micro-ôni-bus, caminhões e vans são atualmente 1400veículos.ABredacontahojecom2500fun-cionários. A empresa quer renovar tambémsuaformadegestão,capacitandooperadoreseopessoaldaáreaadministrativa.

RenovaçãoéapalavradeordemdaBreda Entre as renovações estão a prox-imidademaiorcomoclienteecomunidade.Paraisso,ogrupojádizseguirasnormasdeatendimentoaocliente,inclusivedisponibili-zandoumserviçotelefônicogratuito:0800–0194514,etreinoufuncionáriosparanovasformas de relacionamento com passageiros,fornecedoreseempresasparaasquaisprestaserviçosdefretamento,tantoeventuaiscomocontínuos. A Breda também começou a ofe-recer um produto inédito para empresas deônibus:seguros independentesdos jáestab-elecidosporlei.Assim,pelaBredaépossívelsegurar a viagem, as malas, materiais pes-soaiseháapólicesespecíficasparanotebook,residenciais e até pessoais e familiares. Os

segurossãoparceriascomasempresasIGSe-gurosAffinityeAceSeguros. Quanto a imagem, o grupo quermostrarque,apesardeestarjácomandandoa empresa há mais de 20 anos, os controla-doresnãosãomaisdaantigaadministração,apesardamanutençãodonome,queétradi-cional. OGrupodeConstantinodeOlivera,Nenê Constantino, o mesmo da Gol LinhasAéreas,assumiuaBredaem1990.Aliás,umadasprincipaisclientesdaBredaéjustamenteaempresaaérea.Osônibuslaranjas,“envelo-pados”comoafotodeumdosaviões,con-tinuarãonestemesmopadrão. A história da Breda é toda relacio-nadaàfiguradeempresafamiliaretambémaViaçãoCometa FilhodeLuizBreda,Ítalo,juátinhasraízesfirmadasnostransportes. LuizeraimportadordeônibusVol-vo. Com 14 anos de idade, Ítalo, indicadopelopai, foi trabalharnaempresaReunidasSãoPaulo–Paraná,nosetordealmoxarife,em1938. Umanodepois,opai,Luiz,tornou-se sócio da Auto Viação São Paulo Santos,que havia sido adquirida pela Reunidas. Osproprietários da Reunidas convidaram Luizparaasociedade.

Nasce uma nova BredaMudança começa pelo visual

Em poucos meses, empresa de fretamento e turismo deve já ter todos os veículos no novo padrão azul. A Breda também quer renovar conceitos de atendimento, imagem da empresa e já oferece produtos inéditosAdamo Bazani

Dois carros da empresa, com os dois padrõesvisuais: em breve, todos estarão com a pintura do da direitaFo

to: A

dam

o Baz

ani

11Revista InterBuss

O ramo então apaixonou Ítalo. Noentanto,diferentementedeoutrosprofission-ais de transportes e filhos de donos da em-presasdeônibus,naépoca, ÍtaloBredanãodeixou os estudos. E isso foi fundamentalparaqueeleganhassedestaquenosetorefu-turamentesetornasseempresário. Formado em economia pelo Colé-gio Dante Alighieri, com fluência na línguainglesa,Ítaloaproveitousuapaixãoporôni-busecomeçouasecorrespondercomapu-blicação norte-americana Bus Transporta-tione,maistardecomaempresafabricante,Twin Coach. Uma das maiores produtorasdeônibusdomundonaépoca,comsedeemKent,Ohio,EstadosUnidos. Isso orgulhava sobremaneira o pai,LuizBreda,queprometeuajudarofilhonosetorecumpriu. Em 1947, quando a recém criadaCMTC encampara boa parte das empresasdeônibusqueoperavamnaCapitalPaulista,os investidores Major Tito Masciolli e Ar-thur Brandi, responsáveis pela Auto ViaçãoJabaquaraS.A,decidiramcontinuarnoramode transportes. Quem tinha mais afinco eprosseguiuosonhofoioMajor,militarital-iano.Assim,foicompradaaAutoViaçãoSãoPauloSantos,empresaqueLuizBredatinhaparticipação. Mesesdepoisdacompra,jánoanode1948,aempresapassaasechamarViaçãoCometa. A Viação precisava apresentardiferenciais diante das concorridas linhasrodoviárias. A indústria de ônibus ainda estava

engatinhandonoBrasil.Amaioria,tantour-banoscomorodoviários,consistiaemcamin-hões“vestidos”comcarroceriasdeônibus. Direção hidráulica, suspensãopneumática,arcondicionado,banheiro,ban-cosanatômicoseoutros itensdeconfortoesegurançaeram impensáveisparaosônibusfabricadosnoBrasil. Luiz aproveitou a oportunidade eapresentouofilhoÍtaloaMascioli. Ítalo,muitobemarticuladoeinteli-gente, explicou sobre os Twin Coach e des-pertouointeressedeTitopelosônibusnorte-americanos. ÍtaloBredafoientão,comtudopagoparaosEstadosUnidos,parafirmarumaes-péciedeacordodefornecimentoparaaCo-meta.Masnãofoisóisso,oquenãofezcomqueacompradessesônibusse tornasseapenasumaimportação. Entendido de economia e inglês,Ítalo Breda era apaixonado por mecânica eviuqueasuspensãoeaembreagemdosôni-bus norte-americanos seriam fracas demaispara as condições brasileiras, inclusive nostrechosdeserra. Em Ohio, Ítalo Breda conseguiuelaborar adaptações que tornassem a partemecânicadosônibusmaiscondizentesparaoBrasil. O primeiro lote de 30 Twin CoachchegaparaaCometaem1949. A Viação não tinha condições depagar a comissão para Ítalo, por causa docustodarecentecompraeporpraticamenteestariniciandonostransportesrodoviários. Ítalo então fica com 5 % de par-

Carro ex-Piracicabana na Breda, já com novo padrão visual: mudança acelerada

ticipação,naViaçãoCometa.Paralelamentea isso, com dois ônibus usados da empresa,Breda fazia o transporte de estudantes docolégio onde se formou, o paulista DanteAlighieri. Masciolli,umgrandevisionáriodostransportes, percebeu que Ítalo tinha muitotalentoparaserapenasumchefede tráfego(não desmerecendo a função), cargo queÍtaloexercianaCometacommuitoorgulho,apesardeterparticipaçãonaempresa. O ex militar italiano então chamaÍtaloparaconversaredáaidéiaparaacria-çãodeumaempresadefretamento.

Ítalo, já comeste sonho,convidounaopor-tunidadeMasciolliparafazerpartedonegó-cio. Mas o convite não foi aceito. Masciollientão sugeriu um sócio, mas para Ítalo, oueraoaviadoritalianoouninguém. Em1950,nasciaaBredaTurismo. Comocrescimentoindustrial,prin-cipalmente no ABC Paulista, a empresa defretamento prosperava. Cinco anos depois,em 1955, já tinha 30 veículos. A demandacrescia,Ítaloprecisavacomprarmaisônibus,masnãotinhacondiçõesderealizaracompraa vista e, como era novo, dificilmente con-seguiriacrédito. Foi aí que Tito Masciolli seapresentou,m muito mais que um ex sócio,mas um amigo verdadeiro. Ele deu um im-pulsoetantoparaaBreda. Ítalo Breda adquiriu 82 ônibus daCometa,inclusiveos30TwinCoachqueha-viaintermediadoacompra.Emtroca,eleas-sumiuapenasalgumasnotaspromissóriasdeMasciolli. OdetalheeraqueMasciollipoderiasimpagarasnotaspromissóriaseelasvence-riam num prazo mais longo que qualquerfinanciamentodeônibus.Alémdisso,seso-massemosvalores, elesficariamabaixodosônibustransferidosparaaBreda. Vitor Mattos, um dos nossos ent-revistados na Rádio CBN sobre história detransportes,foimotoristadaExpressoBrasile depois da Cometa e da Impala, por voltadosanosde1970. “Omajor,conformeagentechama-va,faziaquestãodeàsvezesficarnaportadagaragemparaconhecerosmotoristas”–re-lato. ABredasebeneficioucomasindús-triasesentiuasaídadelasdoABCeCapitalnosanosde1990,quandofoiadquiridapelogrupodeConstantino. Pouco depois, a Breda comprou aMariaBonita,empresadefretamentoquefa-ziaserviçosemaeroportoselevandoascara-vanasdeSilvioSantos,alémdetransportarosfuncionáriosdeSênorAbravanel.

Foto: Adam Xavier Rodrigues Lima

InterBussR E V I S T A

Chailander Borges, em São Paulo/SP

14 Revista InterBuss

COLUNISTAS DA REVISTA INTERBUSSCREDIBILIDADE COM RESPONSABILIDADE

Em todas as nossas edições!

Adamo BazaniC O L U N I S T A S

Nova empresa de ônibus já está pronta para operar em Mauá

Grupo de Curitiba, premiado por qualidade em transportes urbanos já definiu o design e a frota que irá prestar serviços numa das cidades mais carentes de

ônibus da Grande São Paulo. Todos os ônibus serão 0 km

Conseguimos com exclusividadea imagemdeumdosváriosônibusque irãooperaremMauá,naGrandeSãoPaulo,pelaLeblon Transporte, empresa que, em 2008,ganhouosegundoloteoperacionaldacidadeemLicitação,masqueaindanãocomeçouaprestar serviços por conta do Grupo Trans-Mauá,quecontestounaJustiçao fatode terperdidoocertame. As linhas do lote 02 são operadashámaisde20anospelaViaçãoJanuária,domesmoGrupodaTransMauá. O lote01,correspondenteàs linhasda Viação Cidade de Mauá, antiga ViaçãoBarão de Mauá, é do mesmo Grupo Trans-Mauá,quetinhaaintençãodecontinuarope-rando com exclusividade os transportes nomunicípiodoABCPaulista. AprópriaPrefeituradeMauáadmi-tiuqueacidadeéaquepossuiumdossiste-mas mais complexos e carentes de melho-riasdaGrandeSãoPaulo.Alémdeobrasdoprópriopoderpúblico,comoumcronogramade pavimentações e recapeamento de viasservidas pelos ônibus, previsão de reformas

de terminais e readequação de algumas dasprincipaislinhas,aexpectativaéqueaentra-dadanovaempresarepresenteumamelhorasignificativanosserviçosdacidade. A começar pelo fato de há muitotempoMauáteralgoquehámuitotemponãocontava:maisdeumgrupooperandonaci-dade,oqueestimulariaabuscapelospassage-iros resultando em melhorias na qualidadedos serviços.OutracoisaqueospassageirosdeMauáatéentão jánão tinhamacessoéaumafrotaquasetotalmentenova. Naverdade,oqueseviaemMauá,eraa trocadeônibusvelhosporusadosumpouco mais novos e poucos ônibus zeroquilômetro,paraatenderasleisdeacessibili-dadeediminuiraidademédiadafrota,paraomáximopermitido. Toda a frota será zero quilômetro,comoesteTorino,dafotoexclusiva.TodososônibusserãocarroceriaMarcopolo,incluindomicros,midis(micrões)earticuladosVolvo,modeloGranViale Outraboaexpectativaemrelaçãoàentrada da empresa Leblon é a tradição e o

retrospecto do Grupo empresarial de Curi-tiba. A capital paranaense que é referênciamundial em transportes públicos, principal-menteapartirde1974,comaimplantaçãodoprimeiroBRT(BusRapidTransit)doplaneta,conta com os serviços da Leblon há váriasdécadas. Em 1969, a empresa começou comserviçosescolaresede fretamento.Em1982entrouparaoserviçourbanonoParaná,comalinhaFazendaRioGrande.Noanode1989,foiaprimeiraempresaaintegrarosistemain-tegradodaRegiãoMetropolitanadeCuritiba. Haroldo Isaak, proprietário doGrupoLeblon, faloucomeste repórter,comexclusividade,sobreosdiferenciaisqueaem-presaofereceráemMauá. “Alémdeseguirtodasasnormasdesegurança, conforto e acessibilidade vamosoferecermaisaindaparaospassageirosenos-sos funcionários em Mauá. Os ônibus serãodotadosdecâmeras internaseexternasparainibiraviolência,aevasãodereceitas,ovan-dalismo e até mesmo elucidar acidentes detrânsito. Todos terão cofres temporizados, oquetambéminibeaaçãodecriminosos,pro-porcionandomaissegurançaaquemtrabalhaeviajanoônibus”–contouHaroldo. Serão 75 ônibus em operação maisuma frotadecarros reservas, totalizando86ônibus. Haroldo se recorda das conquistasobtidas pelo Grupo Leblon Transporte nosetor. “Somos a empresa de ônibus urbanosmais antiga em operação a ter o ISO 9000,certificadodequalidadeobtidoem1997,como processo para a certificação iniciado em1995. Fomos finalistas do Prêmio da ANTP– Associação Nacional dos Transportes Pú-blicos,oquenosorgulhamuito,mostraquenosso trabalho está no caminho certo. Massemprevamospartirparaumamelhoracon-stante.”Noanopassado,Haroldorecebeuprê-miocomomelhorempresáriodosetor. A águia, pintada na lataria do ôni-bus,comefeitoformadopor4rostos,ésím-bolodaempresaetemointuitodeevidenciarasprincipaiscaracterísticasdoanimal,comovisão,forçaeagilidade. “Esperamos trazer o melhor paraMauá e, logo de início, instruir nossos fun-cionários a valorizar quem usa ônibus, quenãoéapenasumusuário,masumcliente”–finalizaHaroldo. AestimativaédeaempresaLebloncomeçar a prestar serviços já neste mês deagosto.

TUDO NA VIDA É PASSAGEIRO. PORTANTO, CONQUISTE-O!Anuncie na Revista InterBuss. Conquiste seu passageiro e tenha retorno garantido!

LIGUE: (19) 9636.1087 ou envie um e-mail [email protected]

InterBussR E V I S T A Visite nosso site:

www.portalinterbuss.com.br/revista

15Revista InterBuss

Marisa Vanessa N. CruzC O L U N I S T A S

Novo corredor EMTU Diadema-São Paulo: Agora sim!!

FinalmenteonovocorredorEMTUDiadema-São Paulo foi inaugurado!! Ligan-doacidadedeDiademaàestaçãoMorumbique fica no bairro do Brooklin, zona sul deSão Paulo, o nome da parada não será maisBrooklin,poisfuturamentehaveráumaesta-çãoBrooklin-CampoBelonotrechodalinha5dometrôquefaráintegraçãoaestecorredornocruzamentocomaAv.VereadorJoséDi-niz. É também para não confundir o bairroBrooklincomosefizessepartedobairroMo-rumbi. O objetivo maior foi alcançado: Irpara São Bernardo do Campo, Santo AndréeoutrosdestinosdocorredorABDpagandoapenas uma só passagem. E além, o bilhetedeintegraçãoEMTU-CPTM,criadoem2007paraserutilizadoentreoTerminalSantoAn-dréealinha10-TurquesadaCPTM,também

passa a ser utilizado na linha 9-Esmeralda,desembarcandonasestaçõesdetransferênciaMorumbiouBerrini. Nesta primeira semana de opera-ção da nova faixa exclusiva para ônibus, osusuários do corredor ganharam tempo eos ônibus trafegavam com mais agilidade erapidez,livrandodoscongestionamentosdeveículosnasavenidas. Masdiasantesdainauguraçãodestecorredor,surgiuumapolêmica:Serãomesmonecessáriasàstelas(alambrados)deproteçãocomo grades na ilha central da avenida Cu-pecê? A desvantagem é que os pedestresquequerematravessaraavenidaCupecêirãoandaraté500metrosapé.Porexemplo:EntreasruasPúblioPimentel(nº3850daCupecê)eDervileAllegretti(nº4280)nãohámaiscomo

o pedestre atravessar. Na minha opinião, atravessiadeveserlivreparaopedestre,prin-cipalmente para não prejudicar o comércio.Nomesmolocal,háumsupermercado,enãovinenhumafaixaparapedestresneste lugar.Tudobemqueasgradesservemparaprotegervidas,masdesdeosanos70apopulaçãodaAv.Cupecêsabemuitobemcomoatravessaraavenidae,paramim,nãoserátãonecessária.AsgradesexistemsomentenaAv.Cupecê,easdemaisavenidas,não.

Mudanças nas linhas

Desde segunda-feira passada, jáconstam no site da SPTrans as novas alteraçõesdaslinhasdeônibusparaatenderocor-redorABD.Estãonolinkhttp://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?1726.Dentreasmelhorias,destacamostrês: -Oprolongamentodalinha5129/10Jardim Miriam – Socorro até o TerminalGuarapiranga:resultadodeváriosabaixo-as-sinadosentreapopulaçãoeaprefeitura.Fa-cilitaaindamaisparaquemtemcomodestinobairrospróximosàAv.M´BoiMirim. -FacilitaçãoaotransportenobairrodoJardimLourdes:bairropróximoaoParquedo Estado e ao início da Rodovia dos Imi-grantes (e longedonovocorredor),apopu-laçãocontavadesde1992comdoisônibusaoMetrôJabaquara.Comoerainsuficientecomintervalosdeatéumahoranosfinaisdesema-na,umalinhademicro-ônibusqueterminavapróximoaobairropassouaatendertambémtoda a extensão da antiga linha, garantindoaos moradores maior facilidade para deslo-caraobairrodoJabaquara,comintervalosde15minutosaosdomingos.Éalinha5010/10Jabaquara(atéJd.Lourdes)–SantoAmaro. - Os ônibus na Av. Cupecê que ti-nham intervalos maiores passaram para osmicro-ônibus de cooperativa, cuja função éaumentarafrotademicrosediminuiro in-tervalo.Jáasuperlotaçãodaslinhasdemicro-ônibuspassaramaseratendidasporônibus,evitando o empurra-empurra entre passage-irosnointeriordoveículo.

O novo corredor, já em operação

Foto

: Mar

isa Va

ness

a N. C

ruz

16 Revista InterBuss

A S F O T O S D A S E M A N A

As 10 melhores fotos da atualização de ontem do Portal InterBuss: www.portalinterbuss.com.br

1. Novos G7 O-500RSD da Viação Águia Branca • 2. Novo Scania F-230 da Rimatur • 3. Svelto de testes na Ouro Verde • 4. O-500M da Sussantur • 5. Espetacular DD da MP Viagens • 6. Alpha OF-1721 da VB em Vargem Grande do Sul, ex-VB3 • 7. Apache S21 ex-Minas Gerais da Petitto • 8. DD da Catedral Turismo rodando pela Trans Brasil • 9. Volvo B7R piso baixo da Carris • 10. Excelente foto de Panorâmico DD da BBT. Créditos dos autores nas fotos.

17Revista InterBuss

InterBussR E V I S T A CREDIBILIDADE

COM RESPONSABILIDADE.

NOVA REVISTA INTERBUSS.MAIS CONTEÚDO, MAIS COR,

MAIS INTERATIVIDADE.TUDO POR VOCÊ!

D I Á R I O D E B O R D O

A ligação entre o centro do mu-nicípiodeCotia,edistritodeCaucaiadoAlto,éfeitopor2linhasquemesmotendopontosiniciaisefinaisdentrodomesmomunicípio,são linhasmetropolitanas,poisadentramaomunicípiovizinho(VargemGrandePaulista).Alinha256TRO,fazotrajetopelocentrodeVargem Grande, Rodovia Bunjiro Nakao eEstrada da Água Espraiada, sendo o trajetomaislongo,ealinha351TROfazotrajetodi-reto pela Estrada de Caucaia do Alto, o quefazdelaalinhacommaiordemanda,einter-valosmaiscurtos.

Ponto de Partida: Terminal Metropolitano de Cotia

A Rodovia Raposo Tavares, impor-tante ligação da capital paulista com o inte-rior, corta o município de Cotia de ponta aponta, e ao longo dela estão muitos comér-cios, grandes redes de supermercados, lojas,bares, fazendo da rodovia nesse trecho umaimportanteavenida,enokm.34estáoviadu-toquedáacessoaocentrodeCotia,eoTer-

minalMetropolitano. O Terminal de Cotia permite inte-gração das linhas municipais de Cotia, comalinhametropolitanaquesegueatéobairrodePinheirosemSãoPaulo,alemdeserpon-to inicial de linhas com destino a região deOsasco, Itapevi, Barueri, Alphaville e AldeiadaSerra,alémda linhasuburbanacomdes-tinoascidadesdeIbiúnaePiedade. O Terminal possui um bom movi-mento,principalmenteemdiasdesemana,eainda conta com quiosques de alimentação,caixaseletrônicoseumestacionamento.

A viagem:

AslinhascomdestinoaoDistritodeCaucaiadoAlto,sãocurtasporémcominter-valosbaixoseumaboademanda,porserumbairroafastado,possuipoucasligações,sendoessasduaslinhasasmaisvitais. Ocarrodeixaoterminalcommeialotação, e a primeira parada fica a uns met-rosafrente,naPraçaJoaquimNunes,entradadocentrodeCotia,alihámuitosembarques,

enospróximospontosnas ruas estreitasdocentrodeCotia,taiscomo:LopesdeCamar-go,10deJaneiroeLadislauNunesdosSantos. OCentrodeCotiaépequeno,maispossui uma grande rede de serviços, princi-palmentecomércio,alémdepraçastípicasdecidades interioranaseum transitoum tantoconfuso. Após passarmos pelo centro, che-gamos a Av. Professor Joaquim Barreto, quenoslevaaoBairroAtalaia,umdosmaioresdacidade,pontoinicialdeváriaslinhasdeôni-bus,eobairroMirantedaMata,noentronca-mentocomokm.36daRaposoTavares. EntramosnaRapososentidointeri-or,rodoviaduplicada,comasfaltobomepou-co movimento, um trecho de apenas 3kms,maisondeocarrodesenvolveuumaboave-locidade,mesmosendoemsubida,nokm.39umaplacanosindica:EstradadeCaucaiadoAlto,retornoaesquerda,edooutrolado,napista sentido capital, há a entrada da pista,porém a visão é curiosa, é uma estrada queparece se perder no meio da mata. Fizemoso retorno, entrando na pista sentido capital,

A ROTA DO

SOSSEGO

Linha: 351TRO – Cotia (Terminal Metropolitano) x Cotia (Caucaia do Alto) – Via Tijuco PretoEmpresa: Auto Viação Bragança (Consórcio Intervias)Carro: 12.417 (Marcopolo Viale – Volksbus 17-230)

18 Revista InterBuss

Relato por Tiago de Grande

Foto

: Tia

go d

e Gra

nde

epegamosaEstradadeCaucaia,pista simples,semacostamentoejánosprimeirosmetrosumadescidabemforte,seguidadeumafreadaforte.Aestradanãotemmuitomovimento,avisãoéno mínimo impressionante, uma mata fechadanos cerca dos dois lados, e o cheiro de mato ésentidoempraticamentetodoessetrecho. SaímosdomunicípiodeCotiaeentra-mosnomunicipiodeVargemGrandePaulista,nobairrodoTijucoPreto,éumbairrocomresidên-cias e comércio na beira da estrada, com ar debairro de interior, lá há muitos desembarques,talvezporessalinhaseraúnicaqueserveobair-ro,ealgunsembarquestambém,saindodoTiju-coPreto,continuamospelaEstradadeCaucaia,eemtrechodedescida,commuitamatafechadaecomalgunsdescampados,maisuns20minutosdeviagem,jádentrodomunicípiodeCotiano-vamente, avistamosumreservatóriodaSabesp,eumbairrochamado JardimOliveiras,ondeonossoônibusentraemruasestreitas,algumasdeparalelepípedo.Percebe-sequeéumbairrorela-tivamente novo, devido ao grande numero decasasaindaemconstrução,éumbairroalto,deondetemosumavisãodamataebemaofundoodistritodeCaucaiadoAlto.Etambémpassapelobairro,alinhaférreapertencentehojeainiciativaprivada,ecomgrandetráfegodetrensdecarga. A volta no bairro é pequena e os em-barquesedesembarquestambémsãorápidos,ejávoltamosaEstradadeCaucaia,agoraparaotrechofinaldadescida,commais10minutosdepistasimplesecomcurvas,começamosapassarpelasprimeirasresidênciasecomérciosdeCau-caia,aindanabeiradaestrada,nofinaldaEstra-dadeCaucaia,háumtrevoquejuntaaEstradadeCaucaiadoAlto,EstradadaÁguaEspraiadaeAvenidaRoqueCelestinoPires,aprincipaldobairro,ondeselocalizamoscomércioseserviçosdobairro,maisafrenteestáoTerminalVereadorBenedito Lopes, mais conhecido como Termi-nal de Caucaia, onde as linhas com destino aobairrofazempontofinal,aoladoháumapraçacomuma igreja, algunscomércios, agenciadoscorreios e um supermercado. Com 47 minutosdeviagem,desembarcamosnoTerminaldeCau-caia.

Destino final: Distrito de Caucaia do Alto (Co-tia)

SeparadodocentrodeCotia,odistritodeCaucaia,temardemunicípioaparte,possuia sua própria infra-estrutura, e um jeito típicode cidadezinha do interior, cercado por muitoverde, o distrito possui muitas chácaras, sítiosecasasdeveraneioemaltopadrão,alémdesercortadopelalinhaférreaepossuirumaestação,que hoje serve de escritório da administradoradaferrovia,otráfegodetrensdecargaéintenso,eobarulhodeseusapitospodeserouvidoemtodobairro. Cercadodenatureza,estradasdeterraemuitacalmaria,éumlugarquevaleapenaumavisita, principalmente para quem é amante depazesossego. Trechos da rota, e o carro da viagem

19Revista InterBuss

Foto

s: Ti

ago d

e Gra

nde

OS COLUNISTAS DA REVISTAINTERBUSS TÊM BAGAGEMDE SOBRA.

É TANTO CONTEÚDO QUE UMBAGAGEIRO SERIA INSUFICIENTEPARA TANTOS RELATOS.

A Revista InterBuss tem um time de colunistas de qualidade. São colecionadores, jornalistas ehistoriadores que contam em excelentes textos grandes momentos do nosso transporte, trazem novidades e opinam sobre tudo que acontece em nosso país.

Aqui, você fica muito bem informado!

REVISTA

InterBussINFORMAÇÃO COM QUALIDADE

ESTÁ COM DIFICULDADE PARA VER ESTE TEXTO? NÃO DEIXE

SEUS PASSAGEIROS PASSAREMPELO MESMO. ANUNCIE NA

REVISTA INTERBUSS E CRESÇA!

ENVIE SEU E-MAIL [email protected]

E SAIBA COMO ANUNCIAR!

REVISTA

InterBussINFORMAÇÃO COM QUALIDADE

V Á, M A S V I S I T E

22 Revista InterBuss

PONTOS DE PARADA

Quandoforviajardeônibus,nuncadeixededescernospon-tosdeparada,sejamelesquaisforem.Cadaumcontaumpoucodahistóriadaregiãopelaqualvocêestánomomento. Apesar dos preços dos produtos geralmente serem muitoacimadoquecostumeiramentepaga-seemmercadospertodecasa,valeapenadarumavoltaporessasparadaseverosquadros,produtosvendidosealgunsoutrosaspectosquefazemvalerapenaadescidadoônibus. É comum ver em algumas paradas mais tradicionalistasquadrosdediversasempresasdeônibusqueparamouparavamali.

Em alguns casos, algumas empresas já nem existem mais, como nocasodorestauranteNovaBrescia,emGaruva/SC,queostenta,entreváriosquadros,umdaLaParaguaya,empresainternacionaldogrupoEucatur. NoGraalShoppingdePerdões/MGháumapequenalojadeprodutostípicosmineiros,muitointeressante.Valeapenatambémde-gustaralgumasiguariasclássicasdealgunslugares,comoporexemploasbananaschips(doceousalgada)doGraalPetropen,emPariquera-Açu/SP,ouoexcelentealmoçodoRestaurantedoJaponês,emSom-brio/SC.

Acima: parada da Motta em Casa Verde/MS. Abaixo, Graal

em Itatiaia/RJ

Foto

s: Lu

ciano

Ron

cola

to

PORTAL

InterBussCONTEÚDO DE QUALIDADE COM RESPONSABILIDADE

QUAL NOTÍCIA TE INTERESSA:

Empresa tiraduas poltronas

de carrosconvencionais

e aumentano executivo

Lançamentode nova

carroceriaagita mercado: veja aqui comexclusividade

ou

NO BLOG DE NOTÍCIAS DOPORTAL INTERBUSS, APENAS

AS NOTÍCIAS DO SETOR DETRANSPORTE QUE LHEINTERESSAM! VEJA EM

www.portalinterbuss.com.br/noticias

VOCÊ VIU ELE EM PRIMEIRA MÃONO PORTAL INTERBUSS

AS GRANDES NOVIDADES DOTRANSPORTE NACIONAL VOCÊVÊ EM NOSSO SITE, TODOS OS

DIAS, NA GALERIA DE NOVIDADES!www.portalinterbuss.com.br/galeria

PORTAL

InterBussCONTEÚDO DE QUALIDADE COM RESPONSABILIDADE