revista imóveis & cia - 17ª edição - março 2013

68
1 Mais conteúdo em qualquer lugar 50 casas para você + apartamentos, chácaras e terrenos em seis páginas nesta edição Quem pode ter uma Casa Azul? Caixa divulga selo que dá distinção e benefícios a imóveis focados na sustentabilidade 10 perfis de trajetórias vencedoras com alma feminina Pioneira em tecnologia 4G Itatiba é uma das primeiras cidades brasileiras a receber o serviço Apresentamos a cor do ano! Ano 2 - 17ª edição - Março - 2013 Imóveis e Afins | Gestão e Negócios Grátis

Upload: revista-imoveis-cia

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

1

Mais conteúdoem qualquer lugar

50 casas para você + apartamentos, chácaras e terrenos em seis páginas nesta edição

Quem pode ter uma Casa Azul?Caixa divulga selo que dá distinção e benefícios a imóveis focados na sustentabilidade

10 perfis de trajetórias vencedoras com alma feminina

Pioneira em tecnologia 4GItatiba é uma das primeiras cidades brasileiras a receber o serviço

Apresentamos a cor do ano!

Ano 2 - 17ª edição - Março - 2013

Imóveis e Afins | Gestão e Negócios

Grátis

Page 2: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

2

Page 3: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

3

Page 4: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

4

Marketing - Planejamento - EstratégiaEdgar [email protected]

Gestão FinanceiraRaphael Duduch

Business IntelligenceHenrique Duduch

Jornalista ResponsávelMari Carla GiroMTb 33262/[email protected]

Design e DiagramaçãoMondeluz - Design & Performance

Direção de ArteDiego [email protected]

Design GráficoBruna [email protected]

Web DesignBruno [email protected]

FinanceiroFlavia [email protected]

Assessoria Jurídica Dra. Fátima da Silva BarrosOAB/SP [email protected]

Executivos de VendaCláudio [email protected]

Esther [email protected]

Juliana [email protected]

Juliana [email protected]

Colaboradores nesta ediçãoCamila FrareRenata�InvenzioniMarynes PereiraDr. Marlon Leandro Calhiarana

AuditoriaASPR Auditoria - www.aspr.com.br

Tiragem 10.000 exemplaresPeriodicidade Mensal

Rua Comendador Franco, 650Centro - Itatiba - SP

Distribuição Gratuíta:Itatiba e Morungaba.

Locais:Condomínios, Comércios, Panfletagem e Mala direta.

ImpressãoGráfica Silvamarts

Edgar Ueda - Diretor Geral

[email protected]

Revista mensal sobre mercado de imóveis e afins

Editorial

Expediente

Março - 2013

Comprei um imóvel. E agora?

Abril nos batendo às portas e é hora de acertar as contas com o Leão. Muita gente tem dúvidas na hora de declarar a compra de um imóvel no Imposto de Renda.

Pensando nesse leitor, que provavelmente realizou seu sonho, a 17ª edição da Imóveis & Cia traz reportagem completa sobre como fazer a declaração sem erro, e sem correr o risco de ser pego pela malha fi na.

Aos que ainda não realizaram seu sonho da casa própria, trazemos em seis páginas 70 opções de casas já prontas – de estilos, padrões, tamanhos e bairros diversos, disponíveis no portfólio atual da Issho Imóveis. Se a ideia é fazer de um apartamento seu lá, há outras tantas dezenas de unidades a sua espera. Se uma chácara é seu canto ideal, há ofertas de negócios imperdíveis!

Para quem podem esperar um pouquinho para se mudar, a dica são os imóveis inovadores que a Ethos Construtora está construindo em Itatiba. De baixo custo, eles permitem a prática de valores mais acessíveis devido a projeto arquitetônico e sistema de construção inovadores desenvolvidos pela Ethos. Confi ra na página de Arquitetura.

Para fi nalizar, ainda sob os ecos do mês da mulher, perfi s inspiradores de mulheres de sucesso. Este é um dos destaques dessa edição, que você vai começar a degustar agora! Boa leitura!

Juntos fazemos melhor!

aproveite o mercado!

Seções

15

7

56

15

66

19

Os conceitos emitidos nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refl etem, necessariamente, a opinião da revista Imóveis & Cia. O conteúdo dos anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução de textos, fotos e ilustrações sem a prévia autorização desta revista.

Informa:

A Revista Imóveis & Cia é uma empresa do Grupo Ueda & Duduch.

Conheça nossas linhas de negócios,acesse www.grupouedaeduduch.com.br

7 - Comprou um imóvel? Saiba como declarar o negócio no IR

9 - Chuveiros e duchas: temporada registra lançamentos

10 - Fabricantes de cadeados apostam no design para aumentar vendas

14 - Energia eólica pode ser alternativa sustentável para Itatiba

15 - Obras públicas: lei municipal garante uso de madeiras legais 16 - Concreto que pode se “curar” de rachaduras? Já é uma realidade

19 - Terraplanagem ou terraplenagem?

20 - O poder de mudar ambientes dos acessórios para cortinas

26 - LED agora também nas piscinas

35 - Perfis de Mulher: Cantinho da Vovó, Canela Santa, Conceito Cabelo e Pele, Fernanda Furlan Fotos, Grupo G Calçados, Mari Custódio, Planeta Harmonia, Pad Seguro, Suzana Kataoka Cerimonialista, Margareth Linhares e mais Ita Ocupacional e Port Manutenção, nos perfis empreendedores!

56 - Feiras de negócios têm dois pontos altos. Saiba quais são 66 - Grande sonho a baixo custo

Page 5: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

5

Page 6: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

6

Page 7: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

7

Saiba como declarar a compra do imóvel ao Imposto de Renda

Mutuários do CDHU têm nova linha de crédito para reformas e ampliações

Para cada aquisição, um modo de declarar. Por isso, é preciso cuidado ao co-municar a Receita Federal

sobre a compra de um imóvel. Ele deverá ser declarado na fi cha “Bens e direitos”, e, no campo “Discrimi-nação”, entram os dados sobre o imóvel. Quanto mais, melhor. Ende-reço, CPF ou CNPJ da pessoa ou da empresa que fez a venda, valor pago e condições de pagamento deverão constar na declaração.

No caso de compra à vista, o valor total pago deverá ser declarado. Nesta conta entram – além do preço do imó-vel em si – gastos com corretagem e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter-Vivos). Para que a decla-ração não caia na malha fi na, outros

dados constantes da declaração do IR deverão embasar essa movimentação de dinheiro. Se ele foi tirado de apli-cações fi nanceiras, por exemplo, isso deverá constar na declaração.

Se essa é a primeira compra de um imóvel em sua vida, é recomendável o auxilio de um contador. Os dados são muitos e a informação errada deles pode trazer dor de cabeça. O prazo para declaração do Imposto de Ren-da 2013, ano base 2012, vai até 30 de abril.

JUNTO / SEPARADO: O fato de duas pessoas comprarem um imó-vel juntas também precisa ser levado em conta: nesse caso, o procedimento adotado por quem é casado será di-ferente daquele usado por casais de namorados ou noivos. Se a compra

do imóvel foi feita por duas pessoas que não são casadas, ambas precisam informar, nas duas próprias declara-ções, quanto desembolsaram indivi-dualmente. Caso o contrato de com-pra não estipule o percentual de cada um, deve-se dividir o valor ao meio.

Se o casal enviar uma declaração conjunta, deve informar o valor total do bem e as condições de compra na fi cha “Bens e direitos”. Se enviar se-paradamente, cada um deve informar o valor que pagou pelo bem.

Outra opção é um dos cônjuges informar todo o valor na sua decla-ração. Nesse caso, o outro precisa in-formar que os bens comuns estão no documento de seu marido ou mulher.

FINANCIAMENTOS: Com-pras via fi nanciamento devem ser in-

formadas na fi cha “Bens e Direitos”, mas apenas com o valor efetivamente pago pelo imóvel em 2012, e não seu valor total. Isso é explicado porque ele ainda não é totalmente do contri-buinte, mas sim do banco que cedeu o crédito. A dívida também não deve constar na declaração. O mesmo vale para quem está num consórcio de compra de imóvel. Inicialmente ape-nas gastos com as parcelas devem ser declarados. Só depois de ser contem-plado, o contribuinte terá que infor-mar o valor total do bem, que inclui a soma das as parcelas pagas e do lance dado, se for o caso.

Itatiba está inclusa des-de 12 de março últi-mo no Programa Casa Paulista Microcrédito/Banco do Povo. A

nova linha de crédito é desti-nada para mutuários da CDHU (Companhia de Desenvolvi-mento Habitacional e Urbano) na região de Campinas, que conta com 68 agências, entre elas a de Itatiba. O objetivo é oferecer empréstimos para a realização de reforma, amplia-ção ou adequação das moradias por meio do programa habita-cional Casa Paulista Microcré-dito/Banco do Povo Paulista

(BPP) em toda a região. São R$ 105 milhões dispo-

níveis para todo o Estado. A verba pode ser usada para a compra de material de constru-ção, inclusive mão de obra, em até 50% do valor do material. Podem pedir crédito mutuá-rios que estejam em dia com a CDHU, inclusive àqueles que já quitaram o imóvel. Neste caso, é necessário que o imóvel es-teja em nome do requisitante. Cidades vizinhas como Atibaia, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo também estão inclu-sas na linha de crédito especial.

Financiamentos e compras conjuntas requerem atenção na prestação de contas ao Leão

Economia

Você sabia?

Valor do imóvel não precisa ser atualizado Se o seu imóvel está valorizado, esse dado não precisa constar no Imposto de Renda. Depois que o imóvel é pago, o correto é manter na declaração seu valor original. Apenas grandes reformas deverão ser informadas.

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Foto: Shutterstock.com

Page 8: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

8

Foto

: ww

w.sh

utte

rsto

ck.c

om

Itatiba é uma das 3 cidades pioneiras do país em internet 4G

Na esteira das boas notícias sobre o potencial econô-mico de Itatiba, no come-ço de março a empresa On

Telecomunicações anunciou o início das operações da internet 4G na cidade. Trata--se da mais rápida via de dados online em operação no país, que ainda tem – além de Itatiba – apenas outras duas cidades com cobertura total da área urbana, con-tando com quatro antenas transmissoras. Recife e Curitiba são os outros dois mu-nicípios que já possuem internet 4G, com cobertura parcial. Inicialmente a empresa não prestará serviço de tecnologia móvel, apenas banda larga sem fi o com modem portátil.

A escolha de Itatiba como a primeira ci-dade da região a receber a tecnologia deve--se à terceira colocação do município no Índice Firjam de Desenvolvimento Muni-

cipal (IFDM), que realiza o levantamento em todo o país, medindo o resultado das ações municipais nas áreas de Saúde, Edu-cação e Emprego e Renda. O assunto foi divulgado na edição nº 15 da Revista Imó-veis e Cia, que apresenta Itatiba como óti-ma opção para investimento, em especial pelo seu amplo mercado imobiliário.

A venda do serviço de tecnologia no município também foi iniciada em março, com a assinatura de cinco contratos com clientes locais no mesmo dia da ofi cializa-ção da chegada da On à cidade. “A esco-lha por Itatiba para iniciar a implantação da tecnologia 4G se deve em grande parte ao crescimento econômico do município. Outras cidades da região receberão a tec-nologia após o lançamento em Itatiba”, disse Fares Nassar, presidente fundador da On, na cerimônia de lançamento no Hotel Villa D’Angelo.

Investimento da On Telecomunicações no município reforça seu potencial econômico

Economia

Foto: Shutterstock.com

Page 9: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

9

Chuveiros e duchas com apelo ecológico reinam entre lançamentos

O apelo é um só: maior economia de energia, com pegada ecoló-gica. Assim foram

apresentados os lançamentos da área de banho no início de março, durante a Feicon 2013. Grandes fabricantes como a Lorenzetti investiram no fi lão, lançando, as-sim como em 2012, aquecedores de água a gás, chuveiros eletrôni-cos, metais sanitários e no recente mercado de lâmpadas fl uorescen-tes compactas, com design arro-jado e soluções que mesclam alto desempenho tecnológico e redu-ção de consumo energético ou de bens naturais.

A Fame anunciou medidas vi-sando a diminuição da emissão de gases de efeito estufa em sua pro-dução, além da compra de terras na Grande São Paulo para a res-tauração da vegetação e de faunas nativas, de forma a ter a sua emis-

são de carbono compensada por meio da certifi cação ISO – 14064.

No aquecimento solar, a Ko-meco lançou um sistema para piscina com novo acabamento e design, além de ser desenvolvido com material atóxico que não re-age em contato com os produtos químicos utilizados no tratamento da água. Segundo a empresa, este sistema de aquecimento à luz so-lar reduz até 70% o consumo de energia e tem controle automático de temperatura.

Já a Soletrol apresentou novi-dades em produtos para o aqueci-mento solar de água, que utilizam fonte de energia limpa e renová-vel, evitando a poluição causada por geradores de energia, com-bustíveis fósseis ou mesmo alaga-mento de áreas verdes e desvio de leitos de rios.

Construção

Pesquisa mostra que número de lojas de material de construção cresce até 11% por ano

O Instituto de Pesqui-sas da Universidade Anamaco (Associação Nacional dos Comer-

ciantes de Material de Construção) divulgou em novembro dados so-bre o segmento do comércio de material de construção no Brasil. De acordo com os dados RAIS, o número de lojas do segmento, somando as de material elétrico e os atacadistas, alcançou a marca de 139 mil estabelecimentos.

De 2007 a 2011, o crescimento no número de lojas, variou de 5% a 11% ao ano. São apontados como alguns dos fatores que impulsio-nam o setor a queda dos juros e a ampliação dos fi nanciamentos, além de programas como o Minha Casa Minha Vida, que incrementa-ram as novas construções.

De 2006 a 2011, as lojas de

ferragens, madeira e material de construção cresceram de 83.873 para 110.387; as de material elétri-co subiram de 6.917 para 10.499 e as de tintas e materiais para pintura

passaram de 5.942 para 7.870. No ano de 2010, o crescimento foi maior que os anos anteriores, mas em 2011, as taxas tiveram retração. As lojas especializadas em material elétrico cresceram a taxas mais ele-vadas.

O universo de lojas varejistas em 2011, excluindo especializa-das em material elétrico era de 118.257, indicando um crescimen-to de 5,65% sobre o ano anterior.

A região que apresentou maior crescimento foi a Nordeste que, em 2011, cresceu 8,22%, seguida da Norte, com 8,15% e da Cen-tro-Oeste, com 6,41%. A região

Sudeste cresceu 5,57%, enquanto que a Sul apresentou aumento de 3,74%. A região Sudeste concentra 49% do número de lojas do País.

A pesquisa ainda revelou que a grande maioria das lojas é de porte pequeno. Cerca de 85 mil do total – ou 66% do universo de lojas de material de construção – possuem até 4 funcionários, enquanto que apenas 1079 (cerca de 1% do total de lojas) possuem mais de 49 cola-

boradores. As lojas de médio por-te, com entre 5 e 49 funcionários representam 33% das lojas brasilei-ras, com cerca de 43 mil estabele-cimentos.

Estudo recente revela retrato do setor no Brasil; quantidade de lojas ultrapassa os 139 mil estabelecimentos

“Grande maioria das lojas é de porte pequeno”

Investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, aliado ao design criativo, tem avançado no mercado da construção brasileira

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Lore

nzet

ti

Page 10: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

10

Com que cor nós vamos?

Na hora de renovar o ambiente é importante saber a infl uência que as cores representam. Mes-

mo que não haja percepção imediata, o tom escolhido pode provocar alte-rações no humor e nas emoções, por isso manter a harmonia é essencial.

Segundo o técnico em arquitetura Didiel Tebar, é importante conversar com os moradores e verifi car suas preferências para conseguir entrar em um consenso. Outro passo é dividir a casa por setores para facilitar a esco-lha das cores: área de serviço, quartos, área social e local de uso comum da família.

A área de serviço exige uma con-centração maior de energia, por isso os tons mais cítricos de laranja, verdes e amarelos são os mais indicados. Já para os quartos a escolha é livre para a personalização individual. Tons claros transmitem calma e aconchego para o descanso, sugere Tebar.

Para os ambientes sociais podem ser usadas cores com maior luminosidade e intensidade. O uso de tons acolhe-dores favorece os espaços, como os

amarronzados, verdes queimados, azuis acinzentados, amarelos esverde-ados, entre outros.

Após a escolha das cores é necessá-rio distribuir de forma equilibrada a composição dos tons escolhidos com os móveis e adereços que já existem ou que serão colocados no ambien-te para não deixar o espaço com um aspecto exagerado. “A cor que irá predominar em toda composição, in-cluindo a pintura das paredes, móveis e objetos decorativos, deve ser aplica-da em 60% do ambiente, podendo ser neutra ou não. O tom mais forte, que pode ser também uma textura, uma cortina ou até mesmo o tapete, apli-que em apenas 30% do espaço. Nos 10% restantes do local utilize uma cor mais vibrante em detalhes como: luminárias, vasos, almofadas, etc.”, ex-plica o técnico.

Outra dica é procurar na natureza os elementos de harmonia e combinação transportando-os para dentro de casa, e usar apenas três cores no ambiente somadas aos tons neutros para não correr o risco do excesso. A cor dos pisos também deve ser levada em conta para harmonizar o ambiente.

Gosto pessoal não é o fator mais importante na escolha da tinta que cobrirá suas paredes

Construção

Ficou Curioso ?

Há sites que fornecem prévias da futura cor de cada cômodo ou imóvel. Se está planejando mudar, para ter ideia de como ficará o seu, há simuladores de ambientes online disponíveis para consulta. Grandes fabricantes como a Suvinil (www.suvinil.com.br/SimuladorV2) e a Sherwin Willians (www.sherwin-williams.com.br) dispõe desses serviços, gratuitamente, e com passo a passo explicativo para visualizar o resultado.

Cadeados com design são apostas do mercado

Grandes fabri-cantes de fer-ragens, como a Papaiz,

aproveitaram a Feicon - 19º Salão Internacional da Construção para o lança-mento de cadeados exclu-sivos. De olho na retoma-da do setor de construção civil em 2013, foram am-pliadas também linhas de maçanetas e puxadores. Redução de juros, crédito e linhas de incentivo como Minha Casa Minha Vida são alguns dos fatores ex-ternos que estimularam a Papaiz a estender mode-los consagrados no alto padrão a uma faixa mais acessível de mercado. São

mais de dez novidades em maçanetas e puxadores, com design inovador e preços variados.

Pioneira no lançamento de cadeados personaliza-dos no País, a Papaiz lan-çou ainda linhas multiu-so, com peças que fazem parte de uma série de ca-deados criados a partir da sugestão de consumidores que buscavam novas solu-ções para o produto. Com o auxílio de uma empresa especializada em pesquisa e Design, a VRD Resear-ch, a Papaiz criou novas funções aos cadeados, in-clusive a decorativa.

Foto

: Pap

aiz

Div

ulga

ção

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Foto

: Pap

aiz

Div

ulga

ção

Page 11: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

11

Cinema

Direção: Bill CondonGênero: Romance/AventuraDuração: 115 min.Distribuidora: Paris FilmesClassificação Indicativa: 12 anos.O enredo deste último filme gira

em torno de algumas destruições, então, a felicidade do casal Bella e Edward é ameaçada e interrompida com uma serie de traições de problemas que vêm a acontecer. Depois de se casarem, o casal vai passar a lua de mel no Rio de Janeiro para fugir das ameaças, então, depois que Bella descobre que está grávida as coisas ficam mais complicadas para o casal, que se veem em uma situação de não saberem o futuro do bebê.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2

Rua Rangel Pestana 234 - Centro - Itatiba - SP - Cep: 13250-250

Fone: (11) 4538-5070 e (11) 4538-5069

ArgoDireção: Ben Affleck Gênero: Drama Duração: 120 min.Distribuidora: Warner BrosClassificação: 14 AnosNovembro de 1979. A revolução iraniana atinge

seu ápice e militantes surpreendem a embaixada dos EUA em Teerã, fazendo 52 reféns americanos. Seis americanos conseguem escapar e encontrar refúgio na casa do embaixador canadense. Sabendo que é apenas uma questão de tempo até os seis serem encontrados, Tony, um especia-lista em fugas da CIA, sugere um plano: inventar que eles seriam uma equipe de filmagem.

Direção: Peter JacksonGênero: AventuraDuração: 170 min.Distribuidora: Warner Bros.Uma Jornada Inesperada segue a aventura do

personagem-título Bilbo Bolseiro, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug. Levado à empreitada pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo encontra-se junto a um grupo de treze anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo--de-Carvalho. Essa aventura irá leva-los a lugares selvagens, passando por terras traiçoeiras repletas de Goblins e Orcs, Wargs mortais e Aranhas Gigantes, Transmorfos e Magos.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Depois deu um parto quase fatal de Bella, Edward se torna finalmente mortal, porem, a chegada da filha Renesmee, boa a cadeia dos vampiros em risco e com uma batalha sangrenta. Não perca tempo e acompanhe a saga desde o começo, não há duvidas de que você não se arrependerá.

Page 12: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

12

A Caixa - uma das principais refe-rências em fi nanciamento para moradia - mantém uma iniciati-va para incentivar a aplicação de técnicas e práticas sustentáveis

em novos empreendimentos residenciais. O Selo Casa Azul é dado àquelas obras que seguem de-terminadas bases de uso racional de recursos naturais, da redução de custo da manutenção de edifícios e despesas mensais de seus moradores. As construções sustentáveis para habitação ava-lizadas pelo Selo Casa Azul da Caixa devem se enquadrar em parte ou no total dos 53 critérios de avaliação, divididos em seis categorias: qualidade urbana; projeto e conforto; efi ciência energética; conservação de recursos e materiais; gestão de água e práticas sociais.

O selo é dado de acordo com o número e crité-rios atendidos. O Casa Azul Bronze, por exemplo, é conferido a projetos que contemplam os itens obrigatórios previstos pelo banco. Já ao selo Casa Azul Prata têm direito empreendimentos que atendem aos critérios obrigatórios e mais seis, de livre escolha. Para ganhar a distinção máxima, o Casa Azul Ouro, é necessário que sejam atendidos além dos critérios obrigatórios mais 12 de livre escolha.

Chegar ao nível Ouro ainda é raro: apenas qua-tro empreendimentos podem usar essa distinção em todo o país. O estado de São Paulo concen-tra dois deles: os edifícios E e G do Complexo Paraisópolis, na cidade de São Paulo, viabilizado pelo Programa PAC Urbanização de Favelas (este atende 39 dos 53 itens possíveis), e o empreen-

dimento Guaratinguetá, em Santo André/SP, via Minha Casa, Minha Vida, com 35 itens atendidos.

O Rio de Janeiro tem um, em sua capital, o Edi-fício HAB2 Chapéu Mangueira/Babilônia, via programa Pró Moradia Urbanização de Favelas, com 32 itens implantados, e Joinville, em Santa Catarina, com seu Residencial Bonelli - do Pro-grama Imóvel na Planta, seguindo iguais 32 itens.

Quem pode?/ Podem concorrer à distinção, além de construtoras, incorporadoras e compa-nhias de habitação, também prefeituras e associa-ções que apresentem projetos para fi nanciamento pela Caixa - inclusos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida com o comprometimento de atender às diretrizes de sustentabilidade previstas pelo banco. Para os moradores, os benefícios di-retos são a redução no consumo da água e ener-gia, além de uma melhor qualidade de vida. Em-

preendimentos certifi cados pela Caixa com o Selo Casa Azul também têm direito a taxas de juros reduzidas contratadas no âmbito dos programas fi nanciados com recursos da poupança (SBPE).

Sustentabilidade

Selo Casa Azul conquista primeiros adeptosIniciativa da Caixa quer promover empreendimentos de baixo custo e alto valor sustentável

*Com informações do site www.caixa.gov.br/sustentabilidade

Critérios livres (mas nem por isso menos importantes!) - Recuperação de áreas degradadas

- Ventilação e iluminação natural de banheiros

- Lâmpadas de baixo consumo

- Uso de madeira plantada ou certificada

- Retenção da água de chuva

- Educação ambiental dos futuros moradores

Qualidade urbana- Infraestrutura do entorno- Impactos no entorno

Projeto e conforto- Coleta seletiva- Lazer, social e esporte- Vedações- Orientação ao Sol e ventos

Eficiência energética- Dispositivos economizadores- Medição individualizada de gás

Conservação de recursos ambientais- Qualidade de materiais e componentes

Gestão da água- Medição individualizada de água- Bacias sanitárias econômicas- Áreas permeáveis

Práticas sociais- Gestão de resíduos da construção- Educação ambiental dos trabalhadores- Orientação aos moradores

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 13: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

13

Page 14: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

14

Energia Eólica

Tempo bom antiga-mente... tudo era mais saudável. Nos rios podia-se nadar, pois eram limpos. Água

encanada e quente não existiam, muito menos energia elétrica. O Sol não nascia tão quente, mas éramos felizes...” Quantas vezes ouvimos e ainda iremos ouvir essa afi rmação (ou similares) de nossos pais, avós, tios e amigos mais velhos? Inúmeras! E esta crítica é um alerta feito pelos olhares atentos às mudanças que nosso ambiente têm sofrido.

O desrespeito ao mundo e a po-luição sem medidas tomaram pro-porções de largas escalas em curtos prazos. Diante disso, cresce a procu-ra por alternativas limpas no mundo, no objetivo de resgatar o ambiente equilibrado do planeta. As movimen-tações antropológicas sobre a Terra são quase todas sinônimos de polui-ção em potencial. Veículos e máqui-nas movidos a combustíveis fósseis, usinas hidrelétricas e termelétricas (fontes não renováveis e poluentes) são exemplos de métodos não indi-cados numa era de discussões sobre mudanças climáticas.

No setor energético nacional, composto pelo Sistema Isolado – SI, que trata-se da geração de ener-gia em localidades, ou pontuais, e o Sistema Interligado Nacional – SIN, que trata-se da geração de energia em diversas localidades e distribuí-do na rede básica de eletricidade do país, não é diferente, mas tem sido grande exemplo desta renovação ideológica na geração. Energia Fo-tovoltaica ou simplesmente Energia Solar, a Energia das Marés, a Energia Geotérmica (aproveitada a partir do calor do núcleo da Terra) e a Energia Eólica têm sido testadas e implanta-das com sucesso, de acordo com a região e seu potencial.

Neste texto discutiremos sobre a Energia Eólica, que é a geração de eletricidade a partir da força dos ventos. Esta alternativa lembra uma brincadeira de criança: o giro do catavento proporcionado quando exposto ao vento. E a produção de eletricidade nada mais é que isto: a movimentação de aerogeradores (popularmente conhecidos por cata-ventos ou hélices) a partir do sopro do vento. Exemplos deste potencial são a moagem de grãos na Holan-

da, feita por moinhos movidos pelo vento, e também a movimentação de caravelas, através do seu sopro nas velas.

Ambientalmente, esta energia é uma das mais promissoras, pois é re-novável (aquela em que a fonte não se esgota), limpa e que ocupa peque-na área do terreno de implantação, quando comparada com estruturas de hidrelétricas e energia solar, por exemplo. Os países de maior po-tencial a esta energia alternativa são China, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Portugal e Espanha.

Já no Brasil, as áreas mais co-muns de implantação de Parques Eólicos são os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Ci-dades e regiões como Aracati (CE), Caucaia (CE), Tibau (RN), Punaú (BA), Litoral Norte (RJ) e as Serras Gaúchas (RS) são exemplos de locais que possuem ou apresentam grande potencial de geração deste tipo de energia.

Os custos da Energia Eólica, ape-sar de ainda caros, têm caído e muito em seu preço de mercado devido ao aumento da escala de produção. A ten-

dência é que esta queda ocorra ainda mais, devido à modernização da tec-nologia das máquinas e ao aumento de sua capacidade de geração. Além dis-so, no Nordeste - local mais propício hoje no país, devido à grandes jazidas de ventos com boa velocidade, baixa turbulência e uniformidade - a Energia Eólica é um complemento ao sistema elétrico brasileiro, pois funciona muito bem nos períodos de estiagem (junho à dezembro), quando os ventos são mais fortes e o potencial das hidrelé-tricas tende a cair.

POR AQUIE no estado de São Paulo? Não

há este potencial? Não tão signifi -cativamente. Mas algumas cidades apresentam sim um histórico de ven-tos satisfatórios para uma possível instalação de geradores de energia eólica. Alegrem-se itatibenses e sim-patizantes! Nossa terrinha está entre estas cidades! É, caro leitor, o vento tem um poder muito além da refres-cante sensação suavizante em nosso rosto... tem o poder de renovar nos-sas energias.

Sustentabilidade

Renata Invenzioni Engenheira Ambiental

[email protected]

Itatiba está entre as cidades com potencial para exploração

da energia vinda dos ventos, apesar de o Estado de

São Paulo não ser o maior

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 15: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

15

Entra em vigor lei municipal que prevê uso de madeiras legais em obras públicas

Sustentabilidade

No último 5 de março pas-sou a vigorar em Itatiba a lei municipal nº 05/2013 que exige o uso de madei-

ra de procedência legal na contratação de obras e na aquisição de bens da Ad-ministração Pública. Essa prática inte-gra o conceito de Cidade Sustentável,

uma das diretivas do Programa Muni-cípio Verde Azul, iniciativa em prol da sustentabilidade encampada pela Secre-taria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

A lei municipal objetiva a redução do uso de madeira nativa por meio de ações da administração pública munici-

pal. Com ela, os fornecedores da Pre-feitura passam a necessitar de registro no Cadastro Estadual das Pessoas Ju-rídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora bra-sileira – CADMADEIRA -, criado pelo Decreto Estadual nº 53.047, de 02 de junho de 2008.

Por procedência legal entende-se os produtos e subprodutos de madeira de origem nativa ou plantada, decorrentes de desmatamento autorizado ou de manejo florestal aprovados por órgão ambiental competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, com Documento de Ori-gem Florestal – DOF expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA, que comprove a licença de exploração.

O QUE É?O Programa Município Verde Azul

da Secretaria Estadual de Meio Am-

biente propõe aos municípios o aten-dimento a dez diretivas ambientais, estabelecendo o cumprimento de me-tas de sustentabilidade, prevendo con-tinuidade e aprimoramento e também avaliando e certificando os municípios anualmente. Em 2012, Itatiba subiu 253 posições no ranking de gestão am-biental do Programa entre as cidades do Estado de São Paulo, em relação ao ano anterior. A colocação resultou na liberação de verba de R$ 300 mil da Se-cretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em fevereiro de 2013.

De acordo com a administração mu-nicipal, a verba será utilizada na implan-tação de Ecopontos no município, para coleta seletiva de materiais sólidos. Ne-les, é incentivada a entrega voluntária de pequenas quantidades de: ‘bugigan-ga’ (volumosos/inservíveis, como mó-veis, colchões); resíduos de construção civil de menor volume; pneus, pilhas, baterias, lâmpadas e, possivelmente, materiais recicláveis.

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 16: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

16

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Brilho prolongado do porcelanato é possível com manutenção correta

Você sabia que o porcelanato é con-siderado o produ-to mais procurado no mercado mun-

dial de revestimentos? Rústicos para a área externa ou lisos para ambientes fechados, as matérias primas desses materiais possuem baixa absorção de água permitin-do uma qualidade superior a ou-tros modelos de revestimentos cerâmicos e pedras naturais. A limpeza desse tipo de piso deve ser realizada corretamente para que suas características predo-minantes não se alterem, como o brilho que tanto conquista.

A manutenção diária deve ser feita com a remoção do pó acumulado sobre o piso com a utilização de feltro macio. Para limpeza semanal, recomenda-se aplicação de produto próprio para a manutenção do porcelana-

to, diluído em cinquenta partes de água. Utiliza-se pano umede-cido pela diluição. Enxágue com pano umedecido em água pura.

Há cada quinze dias, a limpeza deve ser feita com produto apro-priado diluído em vinte partes de água, num pano mais molhado com a solução. Para este pro-cedimento recomenda-se que o piso seja esfregado com maior intensidade. Enxágue com água pura em pano torcido. Já a cada dois meses é recomendado o po-limento doméstico, que pode ser feita com produto próprio diluí-do em dez partes de água.

DANOS/ O mais comum é que com o tempo apareçam ris-cos e manchas. Neste caso, para efetuar uma limpeza efi ciente é necessário tomar medidas que auxiliam na conservação, como

por exemplo, evitar o sabão em pó. Outra dica é utilizar uma vas-soura de pelo e um pano de chão molhado com a solução de uma colher (de sopa) de detergente neutro ou sabão de coco líqui-do diluído em um balde de água (cinco litros).

Essas ações são sufi cientes para eliminar resíduos de gordu-ra e sujeira, sem deixar a super-fície opaca. Em casos de maior degradação do material é ne-cessária a utilização de serviços profi ssionais especializados no tratamento de pisos. A aplica-ção de produtos para tratamento como olefugantes, por exemplo, ajudam na remoção de sujeiras caseiras e manchas de vinho, café e refrigerantes. Esses produtos devem ser aplicados de seis em seis meses.

Materiais

Brilho prolongado do porcelanato é possível

Um concreto que se regenera como a pele humana. Parece fi cção, mas já é realidade, segundo pesquisa-dores internacionais em políme-ros. Eles acabam de apresentar

um revestimento de proteção auto-curável indu-zido pelo sol, desenvolvido para corrigir fi ssuras na superfície de estruturas de concreto antes de se tornarem maiores e comprometerem a integri-dade estrutural. Mesmo as menores rachaduras na superfície de estruturas de concreto podem resul-tar em grandes problemas se não forem reparadas imediatamente.

Estruturas de concreto mais resistentes como pontes e viadutos poderiam economizar bilhões de dólares do governo em despesas anuais de ma-nutenção e reparos. Nos últimos anos, um campo crescente de pesquisas tem se concentrado no de-senvolvimento de mecanismos de auto-cura para uma série de materiais, além do concreto, em si ou com a ajuda de plásticos. Autores de um novo estudo publicado na ACS Applied Materials and Interfaces dizem que sua tecnologia demonstrada representa o primeiro exemplo de um revestimen-to protetor de auto-cura para o concreto.

Abordagens anteriores aos sistemas de auto--cura de concreto focaram em sua maioria a restauração da força do concreto danifi cado, diz Chan-Moon Chung, professor de química de polímeros da Universidade Yonsei na Coréia do Sul, que liderou a pesquisa. Seu grupo optou por se concentrar em proteger a superfície, onde pe-quenas rachaduras podem permitir que a água, os íons cloreto do sal de degelo ou da água do mar, e o dióxido de carbono, penetrem a estrutura, o que pode levar à perigosa deterioração.

A CURA/ O novo revestimento contém mi-crocápsulas de polímero, preenchidas com uma solução que, quando exposta à luz, torna-se um sólido à prova d’água. A ideia é que os danos em uma superfície de concreto revestida fariam com que as cápsulas se abrissem e liberassem a solu-ção, a qual então preencheria a fenda e se solidifi -caria sob a luz solar.

Para demonstrar a efi cácia do revestimento, os pesquisadores o vaporizaram na superfície das amostras de concreto, e utilizaram lâminas de bar-bear para fazer pequenas fi ssuras. A microscopia eletrônica de varredura confi rmou que a lâmina de barbear levou as microcápsulas a liberarem seu conteúdo, o qual preenchia a área danifi cada. De-pois que os pesquisadores expuseram as amostras à luz solar durante várias horas, a microscopia

revelou então a cura, enquanto que as áreas dani-fi cadas em amostras-controle permaneceram sem preenchimento.

Por fi m, os pesquisadores confi rmaram que as amostras com o novo revestimento eram muito menos vulneráveis à penetração de água e íons cloreto que no grupo controle. Chung disse que a próxima tarefa do seu grupo é determinar a composição ideal do revestimento, e mostrar que permanece estável por um tempo mais prolonga-do. Ele diz que, até agora, o grupo mostrou que o revestimento pode permanecer estável durante um ano.

*Com informações do MIT Technology Review, in-formativo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, março/2013

Concreto auto-regenerável já é realidadePesquisadores internacionais anunciam material que auto-cura suas próprias rachaduras;

infraestrutura é a maior beneficiada

Estruturas de concreto poderiam um dia ser capazes de corrigir suas

próprias fissuras superficiais?

Page 17: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

17

Page 18: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

18

Um clássico na biblioteca de todos que buscam se inspirar, motivar e conhe-cer as bases do autode-senvolvimento. “A Lei do

Triunfo” é um dos muitos livros do ‘guru’ Napoleon Hill, mas talvez o mais fundamental deles. Obra de cabeceira de empreendedores como Eloy Tuffi , dono da rede de escolas Microcamp, defende uma espécie de fi losofi a que tem foco em agregar valor aos produtos e serviços que se propõe a fazer, dogma concentrado em 17 princí-pios, valores, virtudes e caracterís-ticas, identifi cados em centenas de pessoas que se tornaram célebres.

O infl uente Napoleon Hill, ex--assessor do presidente norteame-acano Franklin Delano Roosevelt, morreu no começo dos anos 1970, mas deixou o legado de infl uenciar

positivamente na busca pela reali-zação pessoal de cada um e uma frase marcante: “o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado”. 735 páginas com estímulo de sobra para novos, e para escolados, leitores em busca de sucesso.

Em março chegou ao mercado editorial o pontapé inicial para quem deseja abrir seu negócio próprio:

“A Startup de $100 - Abra o Negócio Dos Seus Son-hos, e Reinvente Sua Forma de Ganhar a Vida”. O tra-balho de Chris Guillebeau identifi ca 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento - em alguns casos, menos de 100 dólares - e hoje geram mais de 50 mil dólares, con-seguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia em 240 páginas de fácil utili-zação com lições de pessoas que aprenderam a transfor-

mar aquilo que fazem em re-alização pessoal. Essencial, para empreendedores e fu-turos empreendedores!

“A Lei do Triunfo” - Autor: Napoleon Hill - Editora: José Olympio “A Start-up de $ 100” - Autor: Chris Guillebeau - Editora: Saraiva

Triunfo de grandes “A Start-up de $ 100”

Leitura

Page 19: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

19

Terraplanagem ou terraplenagem? Entenda a importância desse serviço

A dúvida na lingua portuguesa pode ser respondida com um: tanto

faz! Terraplanagem ou terra-plenagem significam a mes-ma coisa, aplainar ou aterrar um terreno. No português de Portugal existe apenas o ter-mo terraplanagem, mas por aqui ambos indicam que a configuração original do ter-reno será mudada de forma intencional.

O tal ‘preencher com ter-ra’ é uma técnica construtiva complexa para movimentar o solo de forma ordenada, segura, e atender ao projeto topográfico estipulado para o local que será terraplana-do. Escavar, mover, carregar, transportar e dispor a terra

são etapas da terraplanagem.

Muito comum em cons-truções de terrenos acidenta-dos – o que em Itatiba e re-gião é bastante frequente – a terraplanagem tem história. Sua origem remonta ao tempo dos faraós, quando era usada para construir canais de irri-gação, pirâmides e aquedutos. A técnica foi posteriomente incorporada à civilzação ro-mana e ganhou – literalmen-te – gás com a chegada das máquinas a vapor durante a Revolução Industrial, com a criação das primeiras máqui-nas de terraplanar.

Fontes: Wikipédia e Instituto Federal do Espírito Santo (Cefetes)

Obra

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 20: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

20

Decoração

Foto

s –

Div

ulga

ção/

Cas

tor

Foto

s – D

ivul

gaçã

o D

eVic

tor

Acessórios para cortinas ajudam a comporclima de ambientes

Mudar um ambiente não sugere, necessariamente, ações radi-cais. Quem diria, por exem-

plo, que acessórios para cortinas podem fazer esse papel? Nada de pendurar objetos por conta própria no tecido. O mercado não perde tempo e antecipou tendências lançando abraçadeiras, argo-las clips, ponteiras e varões estilizados. Formas florais, pedrarias e cristais são as apostas de linha recentemente lançada pela fabricante DeVictor Acessórios e Metais para Cortinas.

Os materiais vão do ferro cromado ao alumínio fundido, passando pela re-sina, em peças que custam entre R$ 14 (uma ponteira de 18 mm em alumínio) até R$ 130, as abraçadeiras de ferro. A linha Amazon traz inspiração na natu-reza em suas oito peças com design di-ferenciado. São varão, suporte simples e duplo, de parede e de teto, argolas clips, ilhós e ponteira, para instalar a cortina de diferentes maneiras. Abraçadeira caracol com cristal: opção

elegante para prender cortinas

Portal de pintura simula cores e efeitos decorativos

Quem nunca teve vonta-de de mudar uma parede ou mesmo um ambien-te inteiro? Profissionais

da pintura e adeptos da bricolagem encontram informações detalhadas sobre os cuidados e o passo a passo para a realização de pinturas decorati-vas e texturas em vários sites, como o http://www.castor.com.br, mantido por uma empresa fabricante de aces-sórios para pintura de paredes.

O uso de texturas e tintas para a criação de efeitos decorativos é uma alternativa prática e econômica para se obter resultados diferenciados e personalizados nos mais diversos am-bientes. No site há ainda um simula-dor de cores. Cada efeito decorativo pode ser visualizado em diferentes cores e mais de 200 tons em um cli-que. Desta forma, o internauta pode

ter uma ideia mais exata de como ficará a parede, com o efeito e a cor desejada.

Os visitantes do site encontram também guia de aplicação de texturas e realização de pinturas decorativas. Ao todo, são 34 manuais digitais, que indicam quais as ferramentas neces-sárias para o efeito desejado, os cui-dados com a superfície, os produtos necessários para alcançar o efeito, a preparação da textura ou da tinta, a forma de aplicação e a finalização do processo.

PINTORES: Aos profissionais da pintura, a seção Clube do Pintor – opção Dicas, traz informações sobre a preparação de superfície, organiza-ção do ambiente antes da pintura, ne-cessidade de produtos de segurança e dicas de conservação das ferramentas.

Profissionais da pintura ou praticantes do ‘faça você mesmo’ têm passo a passo para criações

Page 21: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

21

Page 22: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

22

Decoração

Revestimento em couro ecológico é tendência nas áreas internas

Inspirado no universo da moda, o couro eco-lógico migrou para as residências e, seguindo

a linha do animal print, que reproduz estampas de peles de animais, o material é hoje é uma verdadeira tendência na decoração. Empresas de acabamento do Brasil estão importando o material da Co-reia do Sul, ideal para revestir áreas internas sem exposição ao sol.

O revestimento pode ser utilizado em versões estili-zadas ou como detalhes da decoração, e está no merca-do em diversos padrões de estampas e cores, além de estar disponível em vários ta-

manhos e espessuras. Por ser um material de grande leveza pode revestir paredes, portas, balcões, espelhos e outras su-perfícies lisas.

De fácil instalação, pode ser aplicado com fita dupla face e colado em qualquer super-fície lisa como parede, ma-deira, vidro, papel de parede e espelhos, com um custo de instalação bastante acessível. A limpeza pode ser feita com pano úmido e sabão neutro. As principais características deste novo tipo de revesti-mento é isolamento térmico, absorção de choques, pro-priedade anti-chama e isola-mento acústico.

Foto

: Div

ulga

ção

Ibiz

a A

caba

men

tos

Page 23: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

23

Page 24: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

24

Page 25: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

25

ÁÁRREEAASS DDEE AATTUUAAÇÇÃÃOO EE SSEERRVVIIÇÇOOSS DDAA

AATTHHRROOSS AASSPPRR

Auditoria das Demonstrações Contábeis, Due Diligence e Auditoria Interna

Auditoria de Tiragem, Circulação e Eventos

Consultoria em Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS

Empresas regulamentadas pela ANS

Consultoria em Tributos Diretos e Indiretos

Planejamento Tributário, Societário e Sucessório

Fórum Empresarial: Boletins, Palestras, Seminários e Cursos In Company

Avaliação de ativos e negócios;

ESCRITÓRIOS

São Paulo: (011) 2713-7700 ABC: (011) 4435-7300 Manaus: (092) 8133-8000

VISITE: www.athros.com.br www.auditoriadetiragem.com.br

CONTATE: [email protected]

Page 26: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

26

LED’s iluminam também piscinas

Verde esmeralda é a cor do ano

O mercado de ilumi-nação percebeu que o LED pode ser usado com eficácia

no embelezamento externo, in-clusive de piscinas. Lançamento da Feicon 2013 – feira da cons-trução realizada em março – os Laminares são arcos uniformes de água em movimento ilumi-nados por LED’s em diferentes cores, formas e alturas. O efeito visto a noite também não passa despercebido de dia: a aparência é um arco cristalino que sai do deck da piscina, ou de outra pai-sagem em volta, e cai na água.

São instalados próximos à borda da piscina, em qualquer linha de retorno de água. Podem atingir uma altura de mais de 2,15 metros e são projetados a uma distância de até 2,45 metros, com

capacidade de manter uma cor constante ou alternar uma série de tons variados.

Eles são equipados com um “alojamento de deck”, feito de ABS, para fácil acomodação na superfície de um deck ou ao re-dor da piscina. Esse é um espaço para a conexão da tubulação de abastecimento de água e do con-duíte elétrico – basta instalar um encanamento e um transforma-dor de 12 V na piscina para o for-necimento de energia. O sistema comporta a orientação vertical, entre 62º e 75º, para criar dife-rentes alturas e formas de arcos e ser movidos à esquerda ou di-reita em até 60º para determinar a direção. Já montados e prontos, são representados no país pela Gold Sibrape Pentair.

Pautado pela indústria gráfica – a Pantone Color Institute a elegeu como a cor do ano – o verde-esmeralda também deve-

rá estampar muitas paredes ao longo de 2013.

Responsável por aumentar a sensa-ção de bem-estar, harmonia e equilíbrio, é bem vindo para aplicação em salas e quartos, além de sala de jantar, local de estudos, banheiros e, até mesmo, para a porta de entrada. Inspirada na pedra preciosa, essa tonalidade implementa um toque de sofisticação e luxo, além de ser atrativa a todos os olhares em produtos de beleza, decoração e moda.

A Tintas Renner dispõem da cor do ano no sistema tintométrico The Voice of Color, levando o nome Artesian Pool (código 102-6). O sistema apresenta ain-da quatro tonalidades inspiradas na cor: Evening Emerald (401-6); Smoky Eme-rald (402-6); Deep Emerald (455-7); e Emerald Pool (456-7). No site da Tintas Renner (www.tintasrenner-deco.com.br), é possível ver como qualquer ambiente ficaria com os tons e eleger o preferido para utilizar na próxima reforma e deco-ração do espaço.

Decoração

Fotos: Divulgação (piscina arcos iluminados)

Foto: reproduzida do site www.acasaqueaminhavoqueria.com

Page 27: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

27

Page 28: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

28

Cecap - CA00354Excelente oportunidade! Casa com 4 dormi-tórios 1 suíte, sala, cozinha, lavanderia, ga-ragem para 2 carros, quintal amplo! Ligue e agende uma visita! R$ 160.000,00

Country - CA00337Casa com 4 dormitórios, sendo 2 suítes e 1 com closet, sala 2 amb, cozinha, despensa, área de serviço, banheiro social, lavabo, ampla área de lazer, garagem coberta para 02 carros e depósito. Ligue e agende uma visita! R$ 550.000,00

Colina I - CA00320Excelente casa com 3 dormitórios sendo uma suíte com closet, sala ampla para TV com piso porcelanato 2 banheiros ,coz.,área de serviço,lavanderia,garagem para 3 carros coberta,piscina aquecida ligue e agende uma visita!!R$ 380.000,00

Jardim Leonor - CA00322Casa de ótimo acabamento sendo 4 dormitório, 1 cozinha, 2 sala, com bar de alvenaria, garagem para 3 carros coberta, e para mais 4 carros descoberta, com lindo jardim e belíssima área gourmet!!! Imperdível agende sua visita!!!R$ 450.000,00

Beija Flor - AP00025Ótimo apartamento, pronto para morar, 3 dor-mitórios, banheiro, sala, cozinha planejada, la-vanderia, vaga de garagem para 2 carros, vale apena conferir! Ligue e agende uma visita!! R$ 204.000,00

Parque da Colina I - CA00363Ótima oportunidade! Casa com 1 dormitório, sala, cozinha, garagem coberta, portão ele-trônico, com amplo quintal com fogão a lenha! Mais um dormitório e banheiro na área inferior! Ligue e agende uma visita! R$ 235.000,00

Itatiba Park - CA00314Excelente casa com 3 dormitórios , sala , cozinha, banheiro , garagem para 3 carros ,quintal .Oportu-nidade! ligue e agende sua visita!!R$ 270.000,00

Colina I - CA00250INEDITO! Casa com PROJETO ARQUITETÔNICO MO-DERNO com 3 dormitórios sendo uma suíte com closet, área gourmet com pérgola, garagem c/ pérgola, jardim de inverno, sala e sala de jantar por apenas R$ 215 mil ! Venha conhecer esse projeto podemos construir no seu terreno! R$ 215.000,00

Terra Nova - CA00258Projeto Inovador, casa c/ 3 dorm. sendo uma suite, pergolado na garagem, cozinha americana, sala de jantar e estar com quintal amplo.Venha conhecer! R$ 220.000,00

Jd. Paineiras - CA00317Ótima oportunidade para morar junto a natureza. Casa com 3 suítes, 2 salas, cozinha planejada, lareira, ampla área de lazer, tanque para pesca esportiva, trilha no meio da mata!!! Agende sua visita não perca esta oportunidade!!!!R$ 480.000,00

Centro - CA00309Excelente casa com 3 dorm, Sala de Estar, Sala de Jantar, Coz, Banho, 2 despensa, Lav, quintal, garagem para 3 carros ou pode ser utilizada como sala comercial. Bem localizada próximo aos bancos e fórum, agende uma visita!R$ 550.000,00

Country - CA00350Belíssima casa em ótimo condomínio fecha-do com área de lazer completa!!! IMPERDÍ-VEL!! Sobrado com 03 dormitórios sendo 2 suítes, closet, lavabo, despensa 02 vagas de garagem. Ligue e agende uma visita!!! R$ 470.000,00

Casa no C

entro

Projeto Arquitetônico Moderno Desconto de R$ 5 mil

Page 29: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

29

Vila Belém - AP00012Ótimo apartamento, próximo a área central!! 02 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavabo, lavanderia e vaga coberta para 01 carro. Ótima oportunidade!! Ligue e agende sua visita!!R$ 220.000,00

Centro- AP00021Apartamento no Centro com 03 dormitórios, sendo 01 suíte, banheiro social, sala dois am-bientes (com varanda), cozinha, área de servi-ço e garagem. Ligue e agende sua visita!! R$ 480.000,00

João Corradini - AP00027Ótimo apartamento no terreo com 2 dormitó-rios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Local tranquilo e familiar. Agende hoje sua visita! R$ 131.760,00

Jd. Vitória - CA00232Casa nova. 03 dormitórios sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem coberta para dois carros com portão basculante. Aceita fi nanciamento! ligue e agende sua visita! R$ 245.000,00

San Francisco - CA00339Aceita PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA! Ótima casa com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e quintal! Ótimo preço! Ligue e agende uma visita! R$ 170.000,00

Jardim das Nações - AP00011Apartamento novo com 02 dormitórios, salas de tv e jantar, cozinha, banheiro e vaga para 01 carro. Aceita fi nanciamento. Ligue e agende sua visita!!R$ 170.000,00

Terra Nova - CA00334Casa nova. Possui 2 dormitórios, sala, cozi-nha, banheiro, lavanderia e garagem para 2 carros. Aceita fi nanciamento! Realize o sonho da casa própria. Ligue e agende sua visita!! R$ 215.000,00

Rei de Ouro - CA00253Casa com 3 dormitórios sendo 1 suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem coberta, varanda e churrasqueira. Ligue e agende sua visita!!R$ 250.000,00

Itatiba Park - CA00312Linda Casa com 3 dormitórios sendo um suite, sala ampla cozinha, lavanderia, quintal garagem coberta e quinal grande. Ótima oportunidade! li-gue e agende uma visita!!R$ 340.000,00

Colina I - CA00313Excelente oportunidade!! Sobrado com 3 Dormitó-rios sendo 2 Suítes 1 com sacada, 2 Salas, Cozi-nha Americana, Escritório, Quintal, Garagem para 2 autos e portão eletrônico.Venha realizar o sonho da casa própria!!!! R$ 275.400,00

Jardim Salessi- - CA00300Linda casa sendo cozinha, sala, dois dormitó-rios, lavanderia e garagem coberta! Belíssima vista! ACEITA FINANCIAMENTO! Ligue e agende uma visita!! R$ 190.000,00

Bela Vista - CA00364Ótima casa, excelente bairro, casa com 3 dormitórios, 2 banheiros, escritório, cozinha, lavanderia, quintal, garagem coberta para 4 carros, vale apena conferir. Ligue e agende uma visita! R$ 330.000,00

Coronel Peroba - CA00371Ótima casa com 3 dormitórios sendo 3 suítes, lavabo, sala, jd de inverno, cozinha, lavanderia, piscina, área gourmet com churrasqueira, garagem para 4 carros, portão eletrônico. Ligue e agende uma visita! R$ 450.000,00

Jardim Nardin - CA00329Casa com 4 dormitórios, 2 banheiros, sala, cozinha, sacada, lavanderia, garagem coberta para 2 carros ótima casa! Ligue e agende uma visita! R$ 288.000,00

Colina I - CA00225Casa de esquina com terreno de 458 m, é per-mitido desdobramento em 3 lotes de 150m ou construção de prédio ate 10 pavimentos - Zo-neamento ZC -1. R$ 219.000,00

Centro - CA00271Casa térrea no Centro, 03 dormitórios, salas de tv, estar e jantar, cozinha, 02 banheiros, lavan-deria coberta e garagem coberta para 02 carros. Ótima oportunidade para residência ou comér-cio. Ligue e agende sua visita!!R$ 310.000,00

Minha CasaMinha Vida

Casa N

ova

Page 30: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

30

Jardim das Nações - CA00274Casa com sala de jantar, sala de Tv, coz, 2 dor-mitórios sendo 1 suíte, garagem coberta para 1 carro com portão eletrônico, varanda. Aceita fi nanciamento. Não perca esta oportunidade. Ligue e agende sua visita. R$ 212.000,00

Jardim Ipê - CA00279Boa casa!! 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, e garagem coberta para dois carros. Ligue e agende sua visita!! R$ 220.000,00

Vila Mutton - CA00247Casa com 3 dorm sendo 1 suíte com closet, sala para 2 amb, 2 lav, banho, coz, lavan, garagem co-berta para 2 carros, portão eletr, jardim, circuito para TV, alarme e cerca elétr. Ligue e agende sua visita!! R$ 405.000,00

Jardim Lucia - CA00270Casa de boa localização com 2 dormitórios, sala, cozinha, wc, lavanderia coberta, ga-ragem para 2 carros. Venha conferir agende sua visita!! R$ 195.000,00

Country - CA00039Casa de alto padrão. Sala com 2 amb, sala de tv, wc, 4 suítes sendo 2 com closet, coz planejada, escrit, piscina com vestiário e espaço gourmet. Garagem para 4 carros. Oportunidade para mu-dar seu estilo de vida! R$ 900.000,00

Vila Real - CA00278Ótima casa com 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem coberta para dois carros com portão eletrônico. Aceita fi nanciamento. Ligue e agende sua visita!! R$ 200.000,00

Giardino - CA00282Casa com 4 dorms sendo 1 suíte com closet, sala, coz, lavand, área gourmet, 100 m² de quintal gramado. Venha conferir e agendar uma visita para conhecer seu novo lar!!!! R$ 469.000,00

Centro - AP00019Oportunidade! Apartamento novo no Centro da cidade com 03 suítes e área de lazer completa!Ligue e agende sua visita!! Entrada + parcelas direto com a incorporadora!! R$ 119.000,00

Villagio Paradiso - CA00376Excelente oportunidade! Casa com 4 dormit sendo 3 suítes 1 com hidro,

escritório, sala de estar 3 amb, sala de jantar, coz americana, despen-

sa, lavanderia, ampla área gourmet, piscina com hidro aquec. Ligue e

agende uma visita! R$ 1.400.000,00

Colina I - CA00256Ótima oportunidade de renda, são 2 aparta-mentos com 3 dormitórios sendo 1 suíte, ba-nho, sala, coz, área de serv, sacada e salão comercial de 140 m2 e garagem para 2 carros. Agende sua visita e confi ra!!! R$ 530.000,00

Vila Brasileira - CA00252Oportunidade! Casa comercial próxima ao centro da cidade. 2 dorms sendo uma suíte com closet, salas de tv e estar, coz, wc, lavanderia, garagem para 4 carros. Ótima localização! Ligue e agende sua visita!! R$ 305.000,00

Colina II - CA00227Sobrado novo. 02 dormitórios um com sacada, lavabo, banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem para dois carros. Aceita fi nanciamen-to. Ligue e agende sua visita!!! R$ 181.000,00

Alto Padrão

Excelente Oportunidade!

Page 31: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

31

Centro - CA00238Casa com 3 dorm, salas 3 amb, 2 banhos, coz, área de serv, porão, garagem para 7 carros, ponto comercial localizado na Av. 29 de Abril. Excelente oportunidade de negócio para investimentos. Li-gue e agende sua visita! R$ 1.000.000,00

Country- - CA00239 Casa Nova em condomínio fechado. 03 dormi-tórios sendo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem para dois carros. Ligue e agende uma visita!!R$ 499.000,00

Country - CA00266Casa com 2 suítes, sala, coz, 3 banhos, closet, garagem para 3 carros, hidro, aquec a gás, la-vand. Aceita troca por casa no Chamonix 1 ou 2(volta a diferença). Aceita carro como parte de pagto. Ligue e agende sua visita!! R$ 380.000,00

Santo Antonio - CA00294Linda casa em ótimo bairro da cidade!!! Com 3 Dormitórios sendo 1 suíte, cozinha planejada, sala de jantar, sala de TV, lavanderia, churras-queira!!!Ligue e agende uma visita!!! R$ 350.000,00

San Francisco - CA00280Sobrado com dois Dormitórios, Sala, Cozinha, Garagem Coberta para um carro, Ligue e agen-de uma visita! R$ 160.000,00

Colina I - CA00223Casa nova com 3 dormitórios sendo uma suíte, 2 banheiros, cozinha, lavanderia, salas de tv e jantar e garagem para 2 carros. Aceita fi nan-ciamento! Realize seu sonho da casa própria. Ligue e agende sua visita!! R$ 239.000,00

Jardim do Engenho - CA00251Casa 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem para 1 carro coberta, quintal lateral e jardim na frente e no fundo da casa. Boa localização. Venha agendar uma vi-sita!!!! R$ 172.800,00

Central Park I - CA00249Casa nova. 03 dormitórios sendo uma suíte, portas e janelas de madeira, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem para dois carros. Aceita fi nanciamento! Ligue e agende sua visita!! R$ 249.900,00

Jardim Arizona - CA00260Ótima oportunidade para renda ou moradia em bairro tranquilo. Casa com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, quintal e garagem coberta para 2 carros. Agende sua visita e confi ra. R$ 199.044,00

Jardim Arizona- - CA00259Ótima oportunidade para renda ou moradia em bairro tranquilo. Casa com 2 dormitórios, sala, co-zinha, banheiro, quintal e garagem coberta para 2 carros. Agende sua visita e confi ra. R$ 188.568,00

Jardim Nardin - CA00244Casa 2 dorm sendo 1 suíte, sala, coz, banhei-ro, sacada, quintal, lavanderia, espaço para horta. Salão comercial amplo com 60m2 com 2 banheiros. Ótima vista, agende uma visita e confi ra! R$ 243.000,00

Jardim Ipê - CA00267 Sobrado com 3 dorm, sendo 1 suite c/ sacada, wc, ampla cozinha, área de serv, sala 2 amb, lavabo, acabamento porcelanato e granito. Garagem p/ 2 carros. Aceita permuta de carro e terreno. R$ 345.000,00

Rei de Ouro - CA00275Excelente sobrado com 3 dorms, sendo uma suíte, sala, coz, banh, lavabo, área de serviço, quintal, espaço gourmet, jardim no fundo e lateral da casa, garagem coberta para 2 carros. Agende sua visita!!! R$ 270.000,00

Country - CA00301Excelente casa com 4 suítes sendo 1 com armário embutido, hidro e sacada, sala 3 ambs, escritório, coz, despensa, área de serviço, área gourmet com churras e forno de pizza, jardim, canil, quintal e garagem coberta para 3 carros. Venha agendar sua visita e confi ra o futuro lar seu e de sua família!!!R$ 850.000,00

Country - CA00277Ótima casa! Possui 03 suítes sendo uma com closet, sala para 03 ambientes, cozinha estilo americana, área gourmet, escritório, lavabo, lavanderia e garagem coberta para 02 carros. Oportunidade! Ligue e agende sua visita! R$ 510.000,00

Bairro da Ponte - BA00009Galpão industrial com 1.116,68 m² de área construída contendo alojamento, escritório, área de estoque, pátio, ofi cina, cozinha e banheiros. Área do terreno 2.786,85 m². Pé-direito 7 mt. Agende uma visita! R$ 2.530.000,00

Oportunidade

Page 32: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

32

Centro - PT00008Franquia Babbo Giovanni Delivery comple-ta! Funcionando com carteira de clientes! R$ 140.000,00

San Marco - CH00033 Linda chácara com 3 dorms sendo 1 suíte, sa-las de tv e jantar, coz, wc, lavand, garag, pisc, edíc, churr, fogão e forno a lenha. Oportunida-de de conquistar a chácara dos seus sonhos. Ligue e agende sua visita!! R$ 455.000,00

Santa Cruz - CA00053Ótima localização. Possui salas de jantar, estar e tv. Coz, despensa, 3 dorms sendo uma suíte com closet e hidro, lavabo, lavand, churrasqueira, garagem para 6 carros e jardim. Agende uma visita! R$ 404.000,00

Nova Itatiba II - TE00111Terreno 500 m² em frente ao condomínio Man-tova, em leve declive e com ótima vista. Agende sua visita e confira! R$ 130.000,00

Itatiba Park - TE00159Terreno com edicula no fundo,sendo 2 quar-tos,1 banheiro, cozinha, lavanderia, no total de 46 m. de construção! Ligue e agende uma visita!!!! R$ 150.000,00

Reserva Santa Rosa - TE00124Excelente terreno de 648 m2 com leve declive em condomínio fechado para você construir a casa de seus sonhos e de sua família. Venha agendar uma visita e confira!!!! R$ 180.000,00

Vila Cruzeiro - TE00169Ótimo terreno, 298m², excelente topografia. Oportunidade! Ligue e agende sua visita!! R$ 100.000,00

Country - CA00305Casa em condomínio. Com 3 suítes (sendo 1 com closet), 2 lavabos, sala com 3 ambientes, cozinha planejada, quintal, piscina, área de serviço, garagem para 3 autos, espaço gourmet com churrasqueira, escritório com sacada e aconchegante jardim com spa que vem de encontro ao espaço gourmet!! R$ 910.000,00

Country - CA00257O melhor preço da fase ii com 450m de terreno e 175 m cons-truidos, casa em um dos melhores condomínios de itatiba em acabamento final, 03 dormitórios sendo 01 suíte.Faça uma visita, agende sem compromissoR$ 450.000,00

Giardino D Itália - TE00122Ótimo terreno. 360 m² já terraplanado, pronto para construir. Aceita financiamento. Ligue e agende sua visita!! R$ 96.000,00

Condomínio Bosque dos Pires - TE00106Excelente terreno plano em condomínio, com fácil acesso para Itatiba e Bragança Paulista. Excelente investimento em um condomínio fechado com total segurança para você e sua família. Agende uma visita! R$ 130.000,00

Pinhal - CH00036Ótima oportunidade para investimento!!! Chácara em área de 33 mil m², casa principal com 600m² de constr,com 2 salas de 3 amb, 5 dorms sendo 1 suíte, cozinha planejada, sala de jantar, escritório! R$ 1.500.000,00

Preço B

aixoCasa Mobiliada

Linda Chác

ara

Page 33: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

33

Cecap - CA00377Excelente oportunidade!! Oferta! R$ 170.000,00

Pinhal - CH00045Ótima chácara! casa com 3 dorms, sala, coz, adega, lav, garagem, piscina, quadras de tênis e futebol, canil e pomar. 3 chalés. Casa de caseiro com 2 dormitórios, sala, cozinha, 2 banheiros! Li-gue e agende uma visita! R$ 1.273.000,00

Engenho D’Água - CH00043Excelente chácara casa com 2 dormitórios 1 suite, sala com lareira e mezanino, cozinha, sala para ateliê, salão com churrasqueira e forno! Piscina, horta e lindo gramado! Ligue e agende uma visita! R$ 240.000,00

Jardim Leonor - CH00038Ótima oportunidade de adquirir uma chácara em um excelente bairro da cidade casa com 2 dor-mitórios, cozinha planejada, varanda, garagem, terreno todo gramado! R$ 270.000,00

Residencial Sete Lagos - TE00164Lindo terreno em belíssimo condomínio com área de lazer completa! Lago para pesca! Grande lago para esportes aquáticos e muito mais! Terreno com pagamento facilitado! Entrada R$ 75.000,00 + parcelas.

Colina I-TE00158Ótimo terreno!! Pode ser construído casa ou barracão. Avenida comercial.!! Ligue e agende uma visita!!! R$ 138.000,00

Reserva Santa Rosa - TE00155Terreno em condomínio SPA fechado!! Não perca essa oportunidade ligue e agende uma visita!! R$ 180.000,00

Nova Itatiba II - TE00112Terreno de 420 m² em leve aclive e com uma vista muito bonita. Venha conferir e agende uma visita!! R$ 129.600,00

Country - TE00108Oportunidade! Terreno de 420m². De esquina, em frente a praça de entrada do condomínio, ótima topografia. Ligue e agende sua visita!! R$ 155.000,00

Reserva Santa Rosa- TE00103Pronto para construir - espetacular terreno de 510m² plano, em condomínio fechado, na fase ii. Excelente oportunidade para investimento. R$ 192.000,00

Real Parque - CH00039Excelente chácara com 2 dorms, 2 wcs, Sala, Coz, Lavand, Piscina com hidro e cascata, salão de jogos, churrasqueira, fogão a lenha, quintal e portão eletrônico todo murado. Agen-de sua visita hoje!! R$ 280.000,00

Bairro da Ponte - CH00013Chácara com 3.990 m² e 555 m² de área construída. Possui área de lazer, casa de boneca, pomar, salão de jogos, churrasqueira, piscina, campo de futebol, quiosque, sauna, canil. Agende uma visita!! R$ 1.200.000,00

Jd. das Laranjeiras - CH00029Chácara de 1050m² com 03 dormitórios,02 wcs, sala, cozinha, piscina, churrasqueira e canil. Ótima chance de realizar o sonho de ter uma chácara dentro da cidade!! Ligue e agende sua visita!! R$ 290.000,00

Jardim Leonor - CH00030Chácara com 3 dorms sendo 1 suíte, sala 2 amb, lareira, coz, lavabo, wc, varanda, churrasqueira, área de serviço, piscina, espaço para mini cam-po, canil, jardim. Agende sua visita e venha con-ferir! R$ 400.000,00

Jd. Verona - TE00116Oportunidade!! Jd. Verona. Terreno 250m² comercial e residencial de esquina, na entrada do bairro. Construa seu próprio comércio e residência. Ligue e agende sua visita!! R$ 150.000,00

Colina II - TE00167Oportunidade! Terreno 125m² com boa topografia. Aproveite!! Ligue e agende sua visita!! R$ 65.000,00

Page 34: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

34

Page 35: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

35

Caderno Especial

P e r f i l M u l h e rEmpresas que prosperam sob os olhares atentos e sensibilidade típica feminina. Nesta edição, as histórias de sucesso de Canela Santa (Maria das Dores A. M. da Silva); Cantinho da Vovó (Maria Claudilene Colhado Baptistella); Conceito Cabelo e Pele (Flavia Almeida Miranda e Luciana DeTogni Camilo); Fernanda Furlan Fotografi a, Grupo G Calçados (Cecília Aparecida Gomes de Carvalho), Mari Custódio Estética, a artista plástica Margareth Linhares, Pad Seguros (Roberta Padilha), Planeta Harmonia (Eunice S. O. dos Santos) e a cerimonialista Suzana Kataoka!

Page 36: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

36

Quando o amor pela arte extrapola um campo de atuação, não é raro nos depa-

rarmos com artistas multifacetados. É o caso de Margareth Linhares, paisagista e artista plástica, proprie-tária do Recanto Reyoda e do Atelier Margareth Linhares, estúdio onde cria e pinta louças em baixo esmalte e faiança.

As peças vão desde vasos de cores e formatos variados, passando por pratos, cubas e taças para vinho até os mais prosaicos fi ltros de água e cumbucas. Utilitária ou para deco-ração, cada peça é única: ainda que se coordene em conjuntos, com ou-tros itens semelhantes ou de mesmo desenho. Só o meticuloso trabalho artesanal da artista garante esse dife-rencial personalizado.

Já o design fl oral Margareth cria para o Recanto Reyoda, empresa surgida há mais de uma década e que já desenvolveu e executou de-zenas de projetos de jardins para residências, condomínios, chácaras, edifícios e empresas. A montagem de decks, pergolados, gazebos, ban-galôs, fontes e jardins suspensos são suas maiores marcas.

I & C - Depois de já ser uma paisagista de sucesso, como sur-giu a pintura em sua carreira?

Margareth - Estava buscando umas peças diferentes para comple-mentar um projeto, e não encontrei quem as fi zesse do jeito que eu e a cliente queríamos. Busquei pela in-ternet cursos na área e me apaixonei. Aprendi diversas técnicas, fui para a Itália, onde me aprimorei na escola Da Vince em Florença e em Deruta, na Escuola Romano Ranieri. Fantás-tico! Não parei mais!

I & C – É possível equilibrar as

duas paixões, ou uma delas fala mais alto? Qual? E por quê?

Margareth - Sim, sempre é pos-sível equilibrar. Hoje temos uma grande difi culdade de mão-de-obra para atender a demanda do paisagis-mo. Procuro imprimir um padrão de qualidade que nem sempre o cliente está disposto a pagar, e mão-de-obra qualifi cada é muito complicado, além de que minha presença cons-tante nas obras às vezes é inviável. Com isto seleciono muito meus tra-balhos, o que permite um espaço li-vre para a pintura.

I & C - Qual a diferença entre pintar materiais como faiança e baixo esmalte?

Margareth - As peças em faiança exigem um tratamento diferenciado, você desenha já sobre peças esmalta-das. Fileta, queima, faz fundo, quei-ma, faz sombra, queima e se for usar detalhes em ouro, prata ou bronze, terá de ter uma nova queima, e as tintas utilizadas são à base de óleo. Já o baixo esmalte, com tintas à base de água, pinta-se nas peças ainda no biscoito e queimasse uma única vez, são técnicas diferentes, com efeitos diferentes.

I & C - Quanto tempo leva para uma pintura transformar uma peça simples numa obra de arte?

Margareth - Sempre dependerá do tamanho da peça, do número de co-res utilizadas e da técnica emprega-da, além também da inspiração. Uma série de fatores infl uencia na criação e na fi nalização de um trabalho, e a questão de ser ou não uma obra de arte, dependerá muito de quem vi-sualiza.

I & C - A paciência parece ser o

Margareth Linhares, designer e paisagista, une arte e talento nato

Uma artista plástica apaixonada por fl ores e pintura transformaaquilo que ama em criações cheias de personalidade

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

P e r f i l M u l h e r

Page 37: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

37

Ateliê Margareth Linhares Telefone: (11) 4534-0249

mlinhares@ateliemargarethlinhares.com.brwww.ateliemargarethlinhares.com.br

ponto chave tanto no traba-lho de pintura quanto no de paisagismo. O que as duas funções têm de igual? E de diferente?

Margareth - Beleza. No paisagismo mexo com coisas que vão apresentar resultado depois que eu for embora, leva um ano, dois, três, para aparecer o resultado, dependo de outras pessoas para que o trabalho aconteça. Já na pin-tura, depende única e exclusi-vamente de mim e o resultado aparece quando tiro [a peça] do forno.

I & C - Para se traçar um projeto paisagístico de um jardim são levadas em con-ta características arquitetô-

nicas, clima, localização do lugar. Já nas peças que pin-ta, quais são os fatores que determinam que desenho ou cores usar?

Margareth - Em ambos os casos, levo sempre em consi-deração muito o que o cliente quer. Procuro ouvir, para en-tender seus desejos. Mesmo aquele cliente que diz não sa-ber o que quer, se você ouvi--lo, terá grandes informações para o que irá fazer. Nas peças que pinto para ter na loja levo em consideração a comercia-bilidade, embora seja muito difícil agradar aos gostos e principalmente aos bolsos.

I & C – Pode-se traçar um paralelo entre o proces-so de criação artística de um projeto paisagístico e de uma peça?

Margareth - Com certeza. Normalmente quando vou a um cliente já consigo vi-sualizar as necessidades pai-

sagísticas. Sempre tive esta facilidade. As peças não são diferentes. Quando adquiro [uma peça] no oleiro, já ima-gino o trabalho que executa-rei nela. A partir daí é mãos à obra.

I & C - As inspirações para a criação de ambos vêm dos mesmos lugares? Quais são suas referências, para um e para outro?

Margareth - No paisagismo levo muito em conta o que se adapta à região onde exe-cutarei o projeto. Procuro le-var em conta o entorno, para não criar “elefantes brancos”, inviáveis de serem mantidos depois. Já na pintura sou extremamente eclética. Há

séculos se pinta coisas mara-vilhosas: quem sou eu para ditar parâmetros? Me baseio muito nas culturas italiana, is-lâmica, portuguesa, japonesa, porto-riquenha, que trazem peças belíssimas ao longo dos séculos. Busco nos museus referencias e as utilizo, pois reviver arte é um privilégio.

I & C – Quais são as es-tampas em alta hoje nestas peças: fl orais, arabescos, grafi smos...? Quais as suas preferidas para estampar as peças de sua linha?

Margareth - Amo Rome-ro Brito, Claudio Pinto... eles têm uma brasilidade exube-rante. Referencias de Mis-soni, Emilio Pucci ... é tudo de bom. Seguir as tradições inglesas, italianas, islâmicas, japonesas, enfi m, minha pre-ferência é pintar e na arte a moda hoje é muito o “faça-a você mesmo” e, se emplacar, outros copiarão.

Busco nos museus referências e as utilizo. Reviver arte é um privilégio

Page 38: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

38

A fotografi a faz parte de Fer-nanda, e vice-versa. Há pelo menos 16 anos, quando seu pai e tio, fotógrafo de carreira, abriram uma loja de fotografi a

em Itatiba, ela se apaixonou. O negócio de fa-mília não existe mais, mas ela está nesta relação de amor até hoje. Profi ssionalizada, Fernan-da saiu de trás do balcão e foi à vida, retratar momentos únicos. Casamentos, nascimentos, batizados, fazem parte de seu dia a dia, e de seu marido, que integra sua equipe de traba-lho. “Podemos cobrar um do outro, para que o trabalho saia ainda melhor que o esperado”, defende, sobre a parceria de amor e trabalho. Inviavelmente, por seus olhos registrarem es-sas alegrias, os momentos de seus clientes pas-sem a ser um pouco seus também. Esse é o segredo de sua alegria.

I & C - Você conhece as várias fases da fotografi a, por estar há mais de uma déca-da em contato diário com ela. Como é essa relação?

Fernanda - Depois da loja, fui trabalhar também com foto, numa outra loja da cidade, onde aprendi muitas coisas, mas sempre atrás do balcão. Num belo dia, minha patroa na épo-ca me disse que teríamos um casamento para fotografar e me levou junto para aprender. Sai desta loja depois de sete anos e entrei em outra no ramo fotográfi co também, onde trabalhei por mais oito anos, quando decidi sair para realizar o meu sonho de ser independente no meu trabalho.

I & C - Para você, a melhor foto é aquela que....

Fernanda - Expressa tudo o que estamos sentindo naquele momento. A melhor foto é a única.

I & C - Casamentos, festas de 15 anos, nascimentos, batizados. Qual é o tipo de evento mais fácil e o mais difícil de fazer? Por quê?

Fernanda - Não existe o trabalho mais fá-cil ou mais difícil. Todos são especiais. Cada momento, cada sonho, cada lágrima ou sorri-so, tudo precisa ser registrado com o mesmo carinho.

I & C - Em tempos de Instagram e celu-lares com boas câmeras, como os fotógra-fos se diferenciam em sua arte?

Fernanda - Todo o fotógrafo tem que olhar e sentir o momento, não simplesmente sair por ai apertando um botão. O “fotógrafo de ver-dade” tem sempre um olhar diferente, especial para todos os momentos.

I & C - Além das mudanças de tecnolo-

gia, o que mudou na profi ssão do fotógrafo desde que começou? A exposição em re-des sociais tornou as pessoas mais ‘fáceis’ de serem clicadas?

Fernanda - Tudo sempre muda para um fo-tógrafo. Com a tecnologia, vêm sempre novos desafi os. Sempre teremos que aprender mais e inovar. As mudanças na tecnologia levaram as pessoas a não sentirem mais tanta “vergonha” de serem fotografadas, como anos atrás, que quando aparecia alguém com uma máquina fo-tográfi ca, todos fi cavam “tímidos”. Nisso, de serem mais soltos, a maior exposição de hoje ajuda sim.

I & C - Que tipo de foto está em alta hoje para registro de festas? Álbuns convencio-nais ainda são pedidos, ou perderam espa-ço para livros fotográfi cos, painéis, etc.?

Fernanda - Com o passar do tempo procura-mos inovar, em nossa vida, em nosso trabalho e não seria diferente com as nossas recorda-ções. Os álbuns serão sempre os mais pedidos, mas nada de convencional: modelos e estilos novos agora fazem parte dessa demanda.

I & C - Qual é a antecedência necessária para se contratar um fotógrafo nos casos de casamento, nascimento, aniversário?

Fernanda - Como estou presente em todos os eventos, faço reservas a longo prazo, com um ano ou até mais de antecedência, mas cada caso é um caso. Há aqueles que deixam para reservar próximo à data, mas por isso nem sempre conseguem o dia que querem. Já os nascimentos, que comecei a fotografar há pou-co tempo e estou amando fazer, são realmente fechados um dia antes de o bebê nascer, ou, no caso de parto normal, na hora em que a mãe estiver indo para a maternidade.

I & C - A cobertura do mercado de festas trouxe naturalmente a expansão de seu tra-balho para as lembrancinhas? Conte mais sobre esse novo ramo em que atua.

Fernanda - As lembrancinhas começaram como um hobby. Estou procurando inovar um pouco mais neste mercado, que está em fase constante de mudanças e novos produtos.

I & C - Que tipos de lembrancinhas são personalizáveis?

Fernanda - Tudo pode ser personalizado, mas cada um de uma maneira diferente. As lembrancinhas que faço são todas muito arte-sanais, todas as artes são únicas. Como adoro trabalhar com o Photoshop, tento fazer cada montagem em um estilo diferente, mas sem-pre escutando o cliente para que saia como ele sempre quis.

Fernanda Furlan eterniza momentosMais que uma relação profi ssional, Fernanda aplica seu olhar para registrar alegrias na vida de seus clientes

Fernanda Furlan Fotografi aTelefone: (11) 4534-4792 | (11) 9 7279-7820

E-mail: [email protected]: Fernanda Furlan Fotografa

Avenida Pedro Mascagni, sala 6, anexo à Casa do Marceneiro; Jardim Galetto - Itatiba – SP

P e r f i l M u l h e r

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 39: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

39

P e r f i l M u l h e r

Garantir uma vida segura é o trabalho de Roberta Padilha

À frente da Pad Seguros, jovem empreendedora trabalha com os mais diversos tipos de apólices e tem um objetivo: a segurança de seus clientes

Aos 26 anos, Rober-ta Padilha já bem sabe: sentir-se se-guro não tem ida-de, nem mesmo li-

mites. Há sete anos à frente da PAD Seguros, a jovem empreendedora começou a investir na área em 2004, quando entrou para a Escola Na-cional de Seguros (Funenseg), onde se formou como corretora. O co-meço da carreira foi em Amparo/SP, onde, junto com seu pai, José Roberto Padilha, trabalhou como pessoa física durante dois anos. Em 2006 os sócios optaram por abrir a sede da corretora em Itatiba, sua ci-dade natal. Desde então cuidam da segurança de todos os seus clientes por aqui.

Para aperfeiçoar conhecimen-tos cursou também Administração de Empresas na Universidade São Francisco (USF), curso concluído há três anos. De lá para cá, o aprimo-ramento com cursos promovidos pelas seguradoras é constante, para sempre estar atualizada no que há de melhor no mercado segurador.

Além de outros diferenciais, re-centemente a PAD Seguros foi credenciada como Autoridade de Registro, podendo assim realizar emissões de certifi cados digitais, hoje utilizados para o relacionameto por meio eletronico com a Receita federal, Caixa Economica federal, juntas comerciais, ministério do trabalho e emprego, entre outras instituições.

I & C - O site da PAD Seguros convida bastante à interação. Isso facilita o sucesso dos negócios? Como é a relação dos clientes e do seu escritório online?

Roberta - O site agrega e facilita a comunicação com nossos clientes, nos ajudando, em especial, a divul-gar nossos serviços, que vão muito além do seguro de automóvel. Nos-sos clientes se sentem mais seguros em saber que conseguem nos locali-zar facilmente através do site e tam-bém do nosso Facebook.

I & C - Desde que começou na área de seguros, houve mudança no perfi l de quem contrata e do tipo de seguro contratado?

Roberta - Com certeza, princi-palmente devido a maior conscien-tização do consumidor, que hoje não busca apenas preço, mas sim a qualidade no serviço prestado. Em paralelo nota-se um aumento de mercado das faixas econômicas C e D, impulsionadas pelos programas de incentivo de aquisições de bens.

I & C - O mercado de seguros hoje oferece produtos voltados ao atendimento do público feminino?

Roberta - Sim, as seguradoras estão elaborando produtos especí-fi cos para as mulheres. A Porto Se-guro, por exemplo, desenvolveu um produto especialmente para atender este público: o seguro “Vida Mais Mulher”, que garante indenização em caso de diagnóstico de câncer,

além de ter as coberturas de um seguro de vida convencional. Tem também o Seguro Auto Mulher, que possui diversos tipos de assistên-cia específi cas voltadas para cuidar tanto do carro quanto da casa da segurada.

I & C - Por ser mulher, acredita que sua empresa atraia clientes que se identifi quem com você?

Roberta - O mercado em ge-ral gosta de um bom atendimento. Mulheres, em especifi co, gostam de um atendimento mais detalhado, paciente, e por isso podem tender a procurar outras mulheres para fazer negócio. Mas aqui atendemos igual-mente os dois públicos, masculino e feminino.

I & C - Hoje qual é o seguro de que não se pode abrir mão?

Roberta - O seguro de automó-vel sempre, infelizmente por haver muito roubo e furto de veículos, bem como muitas ocorrências de acidentes de trânsito no país, além da sempre bem vinda assistência

24hs. A procura pelo seguro resi-dencial – ainda não tão difundi-do – também cresce muito. Outro serviço que vem se destacando é a “previdência complementar”, visto que o aumento da longevidade do brasileiro associada às últimas alte-rações da Previdência Social leva o consumidor a buscar planos parti-culares com o objetivo de manter seu padrão de vida mesmo após sua aposentadoria.

I & C - Há tendências no mundo da corretagem de seguros?

Roberta - Sim, principalmente ligadas ao mercado imobiliário, des-de o início de uma construção, com o seguro de riscos de engenharia, que cobre a responsabilidade civil que as obras possuem, passando por seguro fi ança, que substitui o papel do fi ador nas locações de imóveis residenciais e comerciais, até o seguros para garantir a prote-ção dos bens, como o residencial, empresarial e o de condomínio.

PAD Corretora de Seguros Telefone: (11) 4487-0682

Avenida da Saudade, nº54, Centro - Itatiba – SP Facebook: PAD Corretora de seguros

Skype:Roberta.Padilha PAD Corretora de Seguros

Site: www.padseguros.com.brE-mail: [email protected]

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 40: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

40

P e r f i l M u l h e r

Mari Custódio é esteticista forma-da há mais de 15 anos, mas sua re-lação com a beleza

e qualidade é mais que profi ssional, já é de vida. Nascida e criada em Santos, Mari baseou em sua mãe – hoje masso-terapeuta aposentada - suas referências. Foi na cidade litorânea, onde também sua irmã atuava na área de estética, que Mari Custódio começou sua trajetória, depois de passar por áreas de atendi-mento ao público, em recepção, vendas e telefone. O começo foi meio que por acaso: nessa época o clima de trabalho num ambiente estressante fazia com que seus companheiros de lida buscas-sem incessantemente massagens.

Mari resolveu ajudar alguns colegas, e começou a criar sua fama. “Num dia desses de mega estresse, fi z um pouco de massagem num colega de trabalho, e aí começou o ‘tumulto’. Todo mundo queria”. Aproveitando o incentivo dos colegas, Mari se inscreveu num curso de massoterapia, vizinho ao tal local de trabalho que tanto estressava. “Comecei ali minha profi ssão, e não parei mais”. Daí vieram passagens por clínicas famo-sas de estética, como a Onodera, até sua chegada à Itatiba, cidade que escolheu, junto com sua família, para viver e aten-der suas deusas, como, carinhosamente, se refere a suas clientes.

I&C - Os tratamentos de estética hoje são mais que apenas para beleza, são aliados da saúde. Quais os que você oferece que se enquadram mais nesse perfi l?

Mari - A parte da massoterapia/mas-sofi loxia/drenantes. O toque é o que eu particularmente indico logo de início.

I&C - Massoterapia, massagem modeladora, drenagem, são vários os tratamentos que oferece...Qual é a sua especialidade?

Mari – Graças a Deus todas as que faço agradam muito as minhas clientes. Sempre me foco no bem-estar.

I&C - Qual é o tratamento estético

mais pedido pelas suas clientes? Por que faz tanto sucesso?

Mari – Elas amam termoterapia, de-vido ao relaxamento que proporciona, mas não dispensam nunca as técnicas manuais. Gomage também faz muito sucesso devido à maciez e ao brilho que deixa na pele.

I&C - Um dos diferenciais de sua es-tética é ser formalizada, o que permite, entre outros benefícios para clientes, pagamentos parcelados com cartão. A formalização ajuda a ampliar o número de atendimentos?

Mari – Com certeza dá uma credibi-lidade maior para os clientes e me sinto mais segura.

I&C - Os seus atendimentos podem ser marcados em outros lugares, como na casa das clientes?

Mari – Não gosto muito de sair do meu ambiente de trabalho, pois tenho tudo às minhas mãos, a não ser em ca-sos específi cos. Mas em geral as clientes acabam preferindo vir ao meu espaço.

I&C - O bem estar tem muito a ver com os bons resultados dos trata-mentos estéticos. Fale um pouco sobre seu espaço, que inspira o relaxamento. Como ele foi concebido, qual é a impor-tância da harmonia para o seu trabalho...

Mari – Falar do meu espaço é algo maravilhoso, pois costumo dizer que tenho dois fi lhos – maravilhosos – e mi-nha fi lha, que é minha sala de bem estar, meu espaço. Costumo manter sempre uma energia bem legal. Lá eu energizo com algumas coisas que aprendi no cur-so de Terapia Holística, tudo muito na-tural. Independentemente de crença ou religião, todos se sentem muito bem lá.

I&C - Sempre há um tratamento es-tético em moda. Qual é o da vez, e o que ele promete? Qual sua opinião so-bre ele?

Mari – O mercado da estética é mui-to amplo. Existem vários aparelhos na atualidade, mas todos os tratamentos têm que ter o acompanhamento sagra-do que é a mão.

A beleza feminina pelas mãos de Mari CustódioEsteticista alia técnicas aprimoradas, atendimento personalizado e ambiente relaxante

para dar visibilidade à beleza de cada mulher

Mari Custódio Estética e Depilação Telefone: (11) 97268-8458

Rua Doutor Jorge Tibiriçá, nº13, sala 6; Centro - Itatiba – SP Email: [email protected]

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 41: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

41

P e r f i l M u l h e rP e r f i l M u l h e r

Cecília Aparecida Gomes de Car-valho é dessas mulheres que não desistem fácil. Não mesmo! Em fevereiro de 2002 uma crise fi -nanceira e pessoal – com direito a

problemas de saúde de sua na época recém nas-cida fi lha – parecia lhe tirar as forças. Mas não. Nesse momento que muitos chamariam de fundo de poço, ela viu a luz e nasceu ali a empresária que hoje tem duas bem sucedidas lojas de calçados e acessórios. “Busquei ajuda em Deus”, lembra Ce-cília, sobre o tempo em que se tornou evangélica e focou na fé para prosperar. Hoje sua persistên-cia rende bons frutos, além de emprego para 12 mulheres e uma satisfação pessoal sem tamanho.

I&C - Diferente da maioria dos empreendedo-res, você começou com uma loja em um bairro, e posteriormente instalou uma unidade no Centro. Como foi essa estratégia?

Cecília – Quando estava passando por difi cul-dades, arrumei um trabalho, mas eu queria tra-balhar para mim mesma, Deus já tinha colocado esse desejo em meu coração. Só não sabia o que eu queria. Na época eu não tinha nem ideia de como abrir uma empresa e muito menos o que queria vender. Foi então que numa visita que fi z à minha irmã, que tinha um comércio no bairro San Francisco, que eu tive essa ideia de vender sapatos, pois o bairro não tinha nenhuma loja nesse setor.

I&C – Como foi o começo do negócio, que, embora instalado num bairro populoso, era ainda fora do centro comercial da cidade?

Cecília – Depois da ideia, eu só tinha a cara, a coragem e Deus. Não tinha dinheiro sufi ciente, pois o custo da implantação da loja seria muito alto. Então convidei uma cunhada para sermos sócias. No primeiro ano foi muito difícil. Traba-lhávamos de domingo a domingo para podermos aumentar nossas vendas. Não tinha nenhuma experiência. Depois do primeiro ano, a socie-dade começou à ter problemas, pois eu queria crescer,investir e minha cunhada não concorda-va. Desfi zemos a sociedade e segui sozinha.

I&C – Como única dona, os negócios toma-ram novo rumo?

Cecília – Aí veio mais uma difi culdade; ti-nha que pagar a parte da minha sócia e comprar mercadorias. Me vi em um beco sem saída. Foi quando busquei novamente a solução em Deus.

Usei minhas linhas de créditos disponíveis e in-vesti. Resultado: em um ano paguei minha sócia, acrescentei vestuário e acessórios à loja. A partir daí olhei sempre para frente, trabalhando ainda de domingo a domingo. Até hoje é assim. “Aten-dendo bem para atender sempre” é meu lema.

I&C – Quando surgiu a oportunidade de expandir a G Calçados até sua chegada ao Centro?Cecília – Quando cresci profi ssionalmen-te e a loja também já tinha uma cartela boa de clientes. Nessa hora resolvi dar um salto para o tudo ou tudo, porque comigo não tem essa de ‘tudo ou nada’. Mudei para uma loja seis vezes maior, quase em frente ao endereço onde eu es-tava. Tive que contratar mais funcionários e con-sequentemente aumentar a variedade de produ-tos. Acrescentei grandes marcas gradativamente. Quando completei quatro anos de loja, resolvi ampliar minha cartela de clientes. Foi quando Deus me deu a direção para abrir uma loja no Centro.

I&C – Como foi a chegada ao ponto principal de consumo da cidade?

Cecília – Ainda não era o que eu queria. Não estava na avenida principal e sim numa secun-dária. Depois de 5 anos, tive a oportunidade de transferir esta loja para a avenida principal da ci-dade. Não tive medo, pois sabia que Deus iria me dar a vitória, mesmo várias pessoas me chamaram de louca,quando eu disse que iria mudar e assu-mir um compromisso muito alto,com aumento de aluguel e funcionários. Estou há dois anos neste local e crescendo mês a mês, graças à Deus.

I&C – Por ser mulher, acredita que sua empre-sa atraia clientes que se identifi quem com você?

Cecília – Os clientes são atraídos pela simpa-tia, bom atendimento, preços acessíveis, qualida-de dos produtos e acima de tudo pelo compro-metimento que temos com ele. Claro que estar sempre atenta às tendências da moda é um dos critérios a ser seguido.

I&C – Quais são os diferenciais da G Calçados para fi delizar seus clientes?

Cecília – O segredo é colocar Deus em pri-meiro lugar, levantar cedo e ir trabalhar. Se tiver que atender o meu cliente eu atendo, não deixo somente para funcionários. Ter um atendimento diferenciado é muito importante, para um merca-do tão competitivo como o nosso.

Cecília anda pelo bom caminho no sucesso da G Calçados

De uma crise fi nanceira e pessoal surgiu a ideia para as lojas que hoje atendem clientes nomaior bairro da cidade e também no Centro

Grupo G CalçadosLoja 1 – Matriz: Avenida Antonio Nardi, nº 395, San Francisco

Telefone: (11) 4487-7172Loja 2- Rua Francisco Glicério, nº 299, Centro,

Telefone: (11) 4524-0314, Itatiba – SP

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 42: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

42

P e r f i l M u l h e r

O ditado popular diz que a fé re-move montanhas. No caso da empresária da educação Eunice Silva Oliveira dos Santos, sua fé construiu uma escola. Batiza-

do não à toa de Planeta Harmonia, o educandário evangélico está sob a tutela da perseverante Eunice há sete anos. De bebês até crianças de 5 anos são atendidas diariamente por ela e família, já que na sua escola trabalham também sua fi lha psicóloga, a nora – pedagoga – o fi lho caçula na administração, o mais velho em multimídia, e o marido, como motorista.

Quando assumiu o negócio, a saúde fi nanceira dele não era boa. As vans de transporte próprio para seus alunos, as aulas de inglês desde o maternal e os recursos multimídia atuais nem de longe lembram o passado.

Hoje, com a chancela do Sistema de Ensino Dom Bosco, fundado no Paraná e pautado pela inovação na sala de aula, a Planeta Harmonia se vê prosperar, visão que antes nasceu da empreendedora Eunice, que passou de ex-funcionária do berçário à diretora e proprietária da escola.

I&C - Qual o principal desafi o de manter o bom nível da educação infantil?

Eunice - É estar atento ao seu negócio e disponí-vel para ele. Chego às 6h30 na escola e trabalho até às19h, de segunda a sexta-feira. E tem que ter um bom pique para acompanhar.

I&C- Optar por uma escola evangélica foi uma segmentação natural do mercado ou uma opção de vida, um sonho?

Eunice - Um sonho que fi xamos como realida-de. Desde 2006 nossa meta era transformar a Plane-ta Harmonia numa escola evangélica, do jeito que ela é hoje. Foi um desafi o, já que não sabíamos qual seria a aceitação do público, considerando que vive-mos numa cidade que tem maioria católica. Fizemos sem saber se daria certo, mas, graças a Deus, a von-tade de dar certo era muito grande. Tivemos 100% de aceitação. Tanto que, do nosso total de alunos, apenas 10% são evangélicos. Toda família procura para seus fi lhos uma escola que tenha diferenciais. Na nossa, temos os estudos bíblicos voltados para crianças, mas não deixamos de comemorar a festa junina, por exemplo, que chamamos de festa da pipoca. Claro que em datas como a Páscoa, refor-çamos os valores cristãos, oferecendo aos pais, por exemplo, pão, vinho e cálices, para celebrarem em família a comunhão.

I&C- Como foi o processo de assumir uma es-cola em difi culdades fi nanceiras e transformá-la na

unidade próspera que é hoje?

Eunice - Foi bem difícil. De início o dinheiro que entrava mal dava para pagar as contas. A imagem da escola também passava uma impressão ruim. Para transformar essa imagem e começar a construir a de hoje, levamos quase dois anos reconquistando a confi ança das famílias. O resultado é que hoje temos 110 alunos. Na época que assumimos, eram só 27.

I&C- Um dos objetivos de sua escola é formar bons cidadãos. Quais as bases para que isso se torne uma realidade?

Eunice - Educação é tudo e disciplina é fun-damental. Priorizamos que na nossa pré escola as crianças saiam alfabetizadas. Temos um sistema de ensino maravilhoso, mas conta muito o fato da con-vivência e amizade que temos com os pais de nossas crianças. É esse bom respaldo, essa parceria entre pais e escola, que nos garante um acompanhamento no dia a dia de nossos alunos. Eu, particularmente, me sinto responsável pela educação deles. A maioria entra bebê, com meses de idade, para nossa escola e sai já uma criança, aos 5 anos.

I&C- Na Planeta Harmonia os alunos estudam por meio de lousas digitais, acionadas por touchs-creem. A tecnologia consegue conviver bem com os fundamentos clássicos do ensino?

Eunice - Convive muito bem, a aceitação é óti-ma. As crianças interagem muito bem: com suas próprias mãos, escolhem os textos que vão estudar. Isso é o uso da tecnologia em prol da educação, que vai além do jogo, dos desenhos interativos. Daqui para frente todas as escolas estarão informatizadas. Nós já começamos isso no início de 2013. E os pais também adoraram!

I&C- Além do ensino bíblico, a escola oferece orientação nutricional e psicológica a seus alunos. Esses benefícios apareceram em que momento da evolução dela?

Eunice – Já temos nutricionista há anos na es-cola, quando percebemos que atendíamos crianças com problemas, como anemia, por exemplo. A alimentação é um item muito importante para as crianças, que estão em plena fase de crescimento. Tanto me preocupo que até três anos atrás quem cozinhava na escola era eu. Afi nal, esses pequenos são confi ados a mim. Já a parte da psicologia é res-ponsabilidade de minha fi lha Evelyn, que não aten-de só crianças: não é raro pais nos procurarem para falar sobre problemas familiares. Como temos uma relação de amizade, esta porta no Planeta Harmonia está sempre aberta, o que aumenta nosso elo.

Foco e perseverança levaram Eunice dos Santos a criar seu Planeta Harmonia

Escola, referência em educação infantil de qualidade, é fruto da fé e da força de vontade de sua diretora

Escola Evangélica de Educação Infantil Planeta Harmonia Telefone: (11) 4524-3466Rua João Bueno de Aguiar, 277, Vila Cassaro - Itatiba – SP

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 43: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

43

P e r f i l M u l h e rP e r f i l M u l h e r

Um salão de saúde e beleza que nasceu da amizade entre duas profi ssionais. Sob o nome de

Conceito Cabelo e Pele, o projeto é fruto da união entre: Flavia Almeida Miranda, que destina seu talento aos cabelos; e Luciana Detogni Camilo,

que cuida dos pés dos clientes. Egres-sa do ABCD paulista Luciana foi a primeira a chegar à Itatiba e registra passagens por clínicas e salões como podóloga.

Já habituada aos cuidados de saúde aliados à beleza dos pés, Luciana viu na amiga Flávia, também vinda da-quela região metropolitana em busca de qualidade de vida, a parceria per-feita de sonhos e negócios. Desde a chegada de Flávia à Itatiba, há quatro anos, a vontade era comum. Ano pas-sado, com Luciana cursando Admi-nistração de Empresas, veio a certeza: era hora de abrir seu sonhado salão.

Juntas, elas investem em Itatiba como local em que moram e onde planejam prosperar.

O primeiro passo foi dado com a abertura de seu salão, no fi nal de 2012. “Começamos a pesquisar sobre fi nanciamentos para microempre-endedor, deu tudo certo e aqui esta-mos”, comemora Flávia. Moderno e

minimalista, o ambiente convida ao relaxamento. Na equipe de seis pes-soas liderada pela dupla de amigas, o salão oferece tudo aquilo que faz o dia feminino ser melhor: hidratação, escova, penteados, massagens, podo-logia, manicure...

I&C- Em que momento aconteceu a opção de passar de prestadoras de serviço a donas de seu próprio negó-cio?

Flávia – O empreendedorismo já nasceu conosco. Eu mesma já tive meu salão, que aliás bombava muito em são Bernardo do Campo. Tanto eu como a Lu sempre trabalhamos em

salão de beleza, então acumulamos experiência tanto como funcionárias, autônomas, e no meu caso proprietá-ria e depois gerente de uma rede de salões do ABC. Com isso pudemos aprender muito com erros e acertos na administração de salão, e perce-bemos que não basta apenas ter di-nheiro ou saber executar um serviço. É necessário uma boa administração fi nanceira e gerenciamento de pesso-as. Assim idealizamos um salão onde os profi ssionais se sintam respeitados e motivados a dar o melhor de si na sua profi ssão. Visamos acima de tudo trazer o bem estar para o cliente.

I&C - Quais os desafi os de um sa-lão recém aberto como o de vocês?

Flávia - Mão de obra! Os profi s-sionais hoje em dia são imediatistas. Querem ganhar muito rápido, sem es-forço. Não é assim que se planta um bom negócio. Encontrar profi ssionais que estejam dispostos a dar o melhor

de si e aguardar o retorno do investi-mento é a coisa mais complicada para o início do empreendimento.

I&C - Em que mais apostam para fi delizar sua clientela?

Flávia - Temos condições e capa-cidade para atender do público mais básico ao mais exigente. No atendi-mento personalizado, o mais impor-tante é respeitar cada pessoa e pro-curar entender um pouco do cliente para que possamos oferecer o serviço adequado ao seu gosto e bolso.

I&C - A mulher de cada cidade/região tem gostos diferentes? Como agradar as itatibenses?

Flávia - Mulher é mulher em qual-quer lugar. E mulher gosta de ser bem tratada, respeitada e se sentir linda independente do costume e cultura. Acreditamos que a aplicação do nos-so conceito atende ao gosto exigente das itatibenses.

Duas amigas, um sucesso: Conceito Cabelo e PeleRecém inaugurado, salão une conhecimento das sócias - uma cabeleireira e uma podóloga –

para trazer tratamentos de bem estar às clientes

Conceito Cabelo e PeleRua Aristides Lobo, 173,

Centro, Itatiba -SP Telefone: (11) 4594-1239

Facebook: Conceito Cabelo e Pele

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 44: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

44

P e r f i l M u l h e r

Maria das Dores Alves Mesquita da Silva ama fl ores e boas comidas. Ao pensar

em abrir um negócio uniu as duas pai-xões. Deu certo. Baseado no conceito único na cidade de um café e fl oricul-tura funcionarem no mesmo espaço, o Canela Santa abriu as portas em dezembro último, acomodado numa

charmosa casa cercada de verde no fi nal da avenida Expedicionários Bra-sileiros. Há melhor do que poder es-colher plantas e fl ores num ambiente em que é possível desfrutar de ótimos cafés, como o Expresso da Tati, uma dessas delícias servidas em taça com doce de leite e chantili?

Aos que preferem o sabor do café numa roupagem mais forte, o Canela Santa tem, por exemplo, o Irish Co-ffee – ou Café Irlândes – uma mistura com uísque coberta por chantili ou creme. Aberto das 8h30 às 18h30, de segunda a sábado, a cafeteria Canela Santa possui cardápio variado, com salgados preparados na hora. Desta-que aos pães de queijo, tortas – a de bacalhau tem freguesia garantida - e

às características empadas, de carne seca, palmito e de frango com catu-piry. Há ainda os doces, tentadores. A simpática Maria atende pessoalmente e prima por oferecer aos seus clientes brownies, tortinhas e o irresistível pe-tit gateau.

I&C - Além das delícias do café, o Canela Santa tem ainda opções de cestas presenteáveis, certo?

Maria - Montamos cestas de café da manhã com produtos selecionados e para ocasiões diversas. Além disso, temos variedade em pelúcias que po-dem ser incluídas nas cestas.

I&C - Seu espaço dispõe de um deck ao ar livre, cercado de árvores e do viveiro das plantas. Ele pode ser utilizado somente pelos clientes da cafeteria?

Maria - Não. É uma área que pode ser aproveitada para pequenos even-tos, como cafés da manhã (as duas primeiras edições do café de empre-endedoras promovido pelo Jornal Mulher foram lá), ou da tarde, ou mesmo reuniões, sociais ou de negó-cios.

I&C - Na parte de fl oricultura, o Canela Santa oferece um exclusivo sistema de assinatura de fl ores. Como funciona?

Maria - É uma assinatura mensal de fl ores, que, mediante a uma taxa mensal – ou mesmo por semana, de-pende da necessidade do cliente, dá direito a um vaso ou arranjo. É um sistema que garante a troca frequente das fl ores, mantendo o ambiente – seja casa ou empresa - sempre bonito.

I&C - Quais os outros serviços fl o-rais que o Canela Santa dispõe?

Maria - Fazemos a decoração de eventos, arranjos, além de oferecer-mos fl ores de corte, como rosas, he-licônias, gérberas. Para quem gosta de jardinagem, temos artigos para prática, além de vasos decorativos, de cerâmica e cachepôs em materiais di-versos. Há ainda nossa seção de ven-das de plantas em nosso viveiro, com mudas ornamentais e frutíferas.

Canela Santa: um santo lugar!Único em Itatiba, espaço reúne delícias da cafeteria à beleza da fl oricultura numa charmosa casa com área verde

Canela Santa Flores e CaféTelefone: (11) 4538-3008Avenida Expedicionários Brasileiros, 968, Bairro das Brotas - Itatiba – SP www.canelasanta.com.br Facebook: Canela Santa Flores

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 45: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

45

Pioneira, a empreendedora Maria Claudilene Colhado Baptistella – junto com suas irmãs e mãe - apostou num segmento de ser-viços pouco comum há 20 anos

na cidade: o de creche particular agregada à escola infantil. Assim surgiu um cantinho para lá de especial, o Cantinho da Vovó, cre-che e escola que faz história em Itatiba, aten-dendo hoje bebês de 4 meses até crianças de 5 anos de idade, o que compreende do berçário à 2ª fase da pré escola.

Além de aplicar fi losofi as como a de incen-tivar pais e fi lhos a serem amigos – inclusive de brincadeiras – a boa infra-estrutura e em especial o investimento em sua equipe podem explicar, seu sucesso. Mais que professores convencionais, a escola tem ainda berçarista e auxiliar, dentista, professores de balé, caratê, educação física e teatro, fonoaudióloga, nutri-

cionista e psicóloga, além das duas ‘tias-avós’ do Cantinho, a psicopedagoga Clausia e a pe-dagoga Glorietis, irmãs de Claudilene.

I&C- O Cantinho da Vovó tem quase 20 anos. Como criou há duas décadas esse con-ceito de creche focada no desenvolvimento dos pequenos?

Claudilene – Surgiu da idéia de darmos às mães que trabalham fora um local ade-quado para seu(a) fi lho(a), que dê requisitos para o seu desenvolvimento motor, social e emocional, além do carinho e atenção os quais são necessários nesta faixa etária.

I&C- Como foi a trajetória da escola até aqui? Você sempre esteve à frente do Can-tinho?

Claudilene – Como tudo, passamos por altos e baixos, pois muitos não dão a importância necessária ao trabalho na edu-cação infantil. Muitos acham que as crian-ças fi cam na escola somente para brincar e não é isso que ocorre. Para cada faixa etária temos um planejamento a ser segui-do, com metas e objetivos a serem atingi-dos. Estou à frente da escola desde janeiro de 1993, juntamente com as minhas irmãs:

Glorietis e Clausia e minha mãe, a Vó Fáti-ma, que sempre nos motivou, ajudou e ainda ajuda a prosseguirmos.

I&C- Quais são os diferencias para que uma escola infantil se torne referencial, assim como é a sua? Claudilene – Creio que seja a dedicação e o carinho pelas crianças e, consequentemente, com os pais, pois criamos um vínculo saudável com eles. É muito gratifi cante encontrarmos ex-alunos e sabermos que eles estão formados ou fazendo uma faculdade com desempenho e determinação.

I&C- A que você atribui a longevidade do Cantinho da Vovó?

Claudilene – À perseverança e à confi an-ça na equipe da escola.

I&C- Quais os principais pontos que os pais devem fi car atentos antes de escolher uma creche para seus pequenos? Qual a di-ferença visível entre uma profi ssional e uma ‘fundo de quintal’?

Claudilene – Costumo dizer que a esco-lha da escola deve se dar pelo que os pais vêem ao fazer a visita nas escolas. Eles de-vem observar as atitudes dos professores, a higiene, o atendimento como está sendo recebido e principalmente como os alunos estão (alegres, tristes, emburrados, chorando). Creio que o importante é que vejam como é o dia na escola, mesmo porque não tenho o hábito de agendar horários, o objetivo é que sintam como é fi car na escola.

Não tenho nada contra essas creches “fun-do de quintal”. O que me preocupa é como uma mãe confi a em pessoas que não têm es-trutura adequada e deixam seus fi lhos sem se importar no que será trabalhado com eles, além do perigo que esses locais podem ofe-recer em relação à higiene e alimentação que é oferecida a eles, visto que não há uma fi s-calização para orientá-las. Infelizmente cabe a cada mãe decidir o que é melhor para seu fi lho.

I&C- Por conta da vida moderna das mu-lheres, a tendência é que cada vez mais mães deixem fi lhos com menor idade em creches? Esse é um comportamento percebido nos úl-timos anos?

Claudilene – Sim e vejo isso como um ponto positivo, pois ao meu ver, é muito mais seguro seus fi lhos em escolas do que em casa com pessoas que não estão preparadas para atendê-los.

P e r f i l M u l h e rP e r f i l M u l h e r

Um cantinho de muita história Creche – escola “Cantinho da Vovó” celebra 20 anos e comemora o pioneirismo

que deu certo no cuidado com crianças

Escola de Educação Infantil CR Cantinho da Vovó Avenida da Saudade, 116, Centro - Itatiba – SP

Telefone: (11) 4524-5786Site: www.escolacantinhodavovo.com.br

E-mail: [email protected]

HN OIT DN AA VC O“ V.

ÓR . ”C

Escola de Educação Infantil

É muito gratifi cante encontrarmos ex-alunos formados

ou fazendo faculdade com desempenho e determinação

Foto

s: D

ivul

gaçã

o Si

te

Page 46: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

46

Ela planeja sonhos. Esse é o traba-lho de Suzana Kataoka, cerimo-nialista formada pela Faculdade de Tecnologia em Eventos, Fatec. Jovem profi ssional paulistana mo-

radora de Itatiba há sete anos, Suzana aposta na união entre duas pessoas, por isso dedica boa par-te de seus projetos às organizações de casamen-tos. Para se aprimorar e trazer aos seus assessora-dos o que há de melhor em organização de festas, além da faculdade, Suzana investe em cursos de comunicação e cerimonial social, pratica que vai muito além dos protocolos e regras de etiqueta.

Versátil, Suzana oferece serviços segmentados dentro da área cerimonial, como a consultoria – dada a quem quer organizar seu próprio evento; assessoria completa, com orientação, planejamen-to e execução do evento todo e a assessoria in loco, no dia do evento, para garantir que a exe-cução dele saia perfeita e a única lembrança que o dia traga é a de ser inesquecível positivamente!

I&C - Conte um pouco de sua trajetória nesta profi ssão, se trabalhou com essa área enquanto morou fora, o porquê da sua predileção por ca-samentos...

Suzana - Sempre gostei muito de festas. Des-de pequena organizava festas no prédio em que morava. No tempo em que morei fora eu ajudava nos eventos da empresa em que trabalhava. Quan-do retornei ao Brasil, trabalhei com turismo, mas,

passado um tempo, tive que abandonar a profi s-são, pois tinha que cuidar do meu pai. Em seguida me casei, o que tornou inviável trabalhar viajando por muitos dias fora de casa.

Quando minhas amigas começaram a se casar, tive a oportunidade de ajudar na organização e execução de alguns casamentos e fui percebendo o quanto isso me agradava. Fui atrás de cursos específi cos, busquei informações de pessoas da área, tive oportunidade de trabalhar com essas pessoas e assim, no fi nal de 2009, passei a me de-dicar às noivas.

I&C - Qual é a função de uma cerimonialista de eventos sociais? Qual sua importância para um evento?

Suzana - A cerimonialista de um evento é como um maestro de uma orquestra. É a pessoa responsável pelo controle e organização, que au-xilia na ordem de protocolo, seguindo toda uma precedência onde há regras, fazendo com que o evento ocorra da melhor maneira possível, saben-do lidar com os imprevistos. Acima de tudo é le-vado em consideração o sonho de todo cliente em realizar da melhor forma possível o evento, seja um aniversário ou um casamento.

I&C - Hoje você atua sozinha ou mantém uma equipe para a organização de eventos?

Suzana - Na parte do planejamento de todo evento, o acompanhamento nas decisões dos noivos, atuo sozinha. Já na parte da execução do evento, tenho as pessoas que me auxiliam.

I&C - Em Itatiba, como está o mercado para o cerimonial, já que se trata de profi ssão relativa-mente nova na cidade? Há uma expansão?

Suzana - Existe uma grande expansão sim, principalmente porque Itatiba tem se tornado um local escolhido para se realizar casamentos de muitas noivas que são de fora, principalmen-te noivas de São Paulo. Que estão optando por

espaços rústicos ou requintados encontrados no interior de São Paulo e que diferem muito em pre-ços dos espaços oferecidos nas grandes cidades.

I&C - Quais são os maiores desafi os desta pro-fi ssão exercida nas cidades do interior?

Suzana – São encontrar mão de obra especia-lizada; a concorrência desleal em relação aos valo-res cobrados (a falta de conhecimento em relação a esse tipo de trabalho faz com que os clientes não saibam identifi car um trabalho diferenciado que é ofertado, buscando apenas preço menor) e a falta de conhecimento sobre a importância des-se trabalho e a diferença que faz no resultado do evento.

I&C - Você disponibiliza obras em carving em seus eventos? Explique o que é e como se aplica esta técnica de escultura em vegetais e frutas.

Suzana – O carving é uma técnica de esculpir frutas e sabonetes, criada na Tailândia. Através dessa técnica, profi ssionais da área hoteleira e de eventos criam composições perfeitas para a deco-ração de mesas. Minha mãe é quem faz a técnica carving. Os sabonetes se tornam um tipo diferen-te de lembrança.

P e r f i l M u l h e r

Conduzindo casais, Suzana Kataoka é mestra em cerimonial

A cerimonialista de um evento é como

um maestro de uma orquestra

Suzana Kataoka - cerimonial socialItatiba - SP

11 9 9478-5734 (Claro) e 11 9 6112-7507 (Oi) 11 4594-5621

[email protected]

www.kataokacarving.fotolog.uol.com.br

Foto

: Ret

rato

s / P

abre

u M

all

Page 47: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

47

P e r f i l M u l h e r

Foto

s –

Div

ulga

ção

Área externa pode ser moldada com o bom uso deles

Vidros ‘solares’ geram energia e são aposta de empresa britânica

O que delimita e carac-teriza melhor os espa-ços externos do que os móveis escolhi-dos? Assim como na

área interna de um imóvel, também na externa os móveis são de fundamental importância para dar cara e tom aque-le espaço. Criatividade é um dos itens primeiros na escolha dos móveis que comporão o espaço gourmet, a chur-rasqueira, a área de descanso, jardim...

A arquitetura externa destes locais leva em conta diversos fatores como a circulação de pessoas e animais domésticos, a localização do imóvel (praia, cidade ou campo) e a manu-tenção destes equipamentos. Para que os ambientes fi quem agradáveis ao convívio e convidativos ao uso, os ambientes devem receber móveis con-fortáveis e de boa qualidade, como os que englobam móveis específi cos para jardim, que podem fi car ao sol com maior resistência a danos.

Os mais conhecidos são os de ma-deira, metal, plástico e fi bras sintéticas, estes, que tornam o ambiente mais aconchegante e podem ser utilizados em locais descobertos e em alguns ca-

sos até mesmo sobre o gramado. Estas peças sintéticas não exigem manuten-ção, apenas a limpeza das fi bras com pano e água.

Se forem escolhidos móveis de ma-deiras, ela precisa ser bem tratada, en-cerada ou envernizada com produtos específi cos, pelo menos uma vez por ano, para proteger a fi bra da incidência de sol e chuva. Caso não esteja prote-gido, o móvel poderá perder a cor na-tural e fi car mais escuro, acinzentado ou ainda ganhar indesejadas fi ssuras e trincas devido ao ressecamento, de-pendendo de tipo de madeira.

Móveis fabricados com madeira de procedência certifi cada, ou seja, aque-la que a árvore não seja proveniente de áreas de desmatamento irregular são os mais indicados, mesmo porque vivemos numa época de consciência ambiental apurada. Nesta categoria também se encaixam móveis feitos com raízes e troncos de árvores que caíram naturalmente. Estas peças são trabalhadas por artesãos e recebem tratamento contra cupins e brocas.

Com informações de: www.danielasedo.com.br

Transformar um prédio inteiro em uma usina sem gastar muito dinheiro. Pode parecer um so-nho distante mas, em tempos de

geração de energia solar em pequena escala em casa, tem se revelado um excelente ne-gócio. Uma startup britânica, incubada pela Universidade de Oxford, está desenvolven-do a tecnologia capaz de realizar tal feito.

O projeto inovador consiste em um vi-dro transparente e colorido que gera energia elétrica a partir da luz solar. Outra vantagem é a possibilidade de transformar toda a fa-chada de um edifício a um baixo custo. Em comparação ao principal recurso utilizado para geração de energia solar hoje em dia,

que são os painéis fotovoltaicos – grandes estruturas instaladas no alto dos edifícios –, as novas células solares representariam um incremento de 10% no valor fi nal dos vi-dros para a construção civil.

No Reino Unido, o metro quadrado do painel solar pode sair por até mil libras (cer-ca de R$ 3 mil), sendo que o “vidro solar” custaria no máximo 100 libras a mais (R$ 300) que o valor do produto convencional. Na primeira quinzena de março, a empresa Oxford PhotoVoltaics anunciou um subsí-dio de 2 milhões de libras que deve ajudar o negócio a atingir as vias comerciais.

Com informações do Portal Exame.com, março/2013

Atualidades

Móveis

Foto

s: Sh

utte

rsto

ck.c

om

Page 48: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

48

Page 49: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

49

Classificados

Page 50: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

50

Page 51: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

51

Page 52: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

52

Manutenção

Manutenção na rede elétrica requer (muitos) cuidados

Não são raras as ocor-rências de acidentes envolvendo principal-mente os profissionais

da construção civil, antenistas e pintores que, no exercício de suas funções, são vítimas de choque elé-trico por se aproximarem da rede energizada. Tanto que o grupo CPFL Energia emitiu alerta recen-temente, informando que a falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elé-trica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade são as principais cau-sas dos acidentes.

Em muitos casos, não é preciso nem encostar-se à rede para sofrer descarga elétrica. O alerta se deve aos índices de acidentes fatais regis-trados no país, que têm se mantido altos nos últimos anos. Segundo da-dos da Abradee, em 2009 foram re-

gistradas 295 mortes, em 2010 esse número aumentou para 305. Em 2011, 315 pessoas perderam a vida, no Brasil, em virtude de acidentes elétricos.

O alerta também envolve crian-ças, donas de casas e empregadas domésticas. “É preciso respeitar ri-gorosamente as recomendações de segurança. A adoção de cuidados especiais no uso da energia elétrica pode evitar acidentes”, afirma Luiz Carlos de Miranda Júnior, Gerente de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da CPFL Energia. Aplicando mínimos cuidados de segurança, os riscos poderão ser minimizados ou até mesmo eliminados. Segundo a CPFL, há seis grandes grupos de atividades próximas à rede elétrica que requerem atenção extra.

Segurança na construção- Andaimes precisam estar mon-

tados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas.

- Somente profissionais capacita-dos ou qualificados devem executar serviços em instalações elétricas.

- Desligar sempre aparelhos elétri-cos antes de limpar ou fazer peque-nos reparos.

Manutenção predial- Ao manusear barras de ferro,

perfilados de alumínio, calhas pré moldadas e outros matérias, certifi-que-se constantemente para que as pontas não se aproximem das redes elétricas.

- Na construção ou manutenção predial próxima a rede elétrica, manter distância segura ao mano-brar equipamentos, ferramentas e outros materiais.

- Certifique-se de que as insta-

lações não estão danificadas, com “gambiarras” e adequadas à carga elétrica.

- Em local molhado, certifique se o equipamento é adequado para esta condição e atenção especial para os cabos de ligação.

Profissionais da construção civil estão entre as principais vítimas de choques

Critérios livres

Os trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, principalmente aqueles que trabalham com equipa-mentos de aplicação de de-fensivos agrícolas, ceifadeiras, colheitadeiras ou pás-carre-gadeiras e não observam a aproximação dos equipamen-tos da rede elétrica.

Raios! Cuidado com eles!

Junto ao alerta para os profissio-nais mais expostos ao contato com a rede elétrica, a CPFL também emitiu um especial sobre raios, tendo em vista a grande incidên-cia deles no país, pelo menos até o começo de abril, quando termina a temporada das chuvas. Confira

o que fazer para evitar problemas e danos durante as tempestades com descargas atmosféricas.

- Evite tocar os aparelhos eletro-domésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

- Afaste-se de janelas e portas metálicas.

- Evite os banhos nos momen-tos de tempestades.

- Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

- Se a tempestade lhe pegou de surpresa e não há abrigo por per-to, o melhor é agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos. Fique apenas com os pés, juntos, em contato com o chão.

- Em zonas rurais, as cercas lon-gas devem ser seccionadas e ater-radas (de 100 em 100 metros, por exemplo) para se evitar criar um caminho contínuo para os raios, que pode levar destruição ao lon-go dessa cerca.

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 53: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

53

Page 54: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

54

Expositores de 2012:

Page 55: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

55

O que vem por aí:

• Mais de R$ 3 milhões* em negócios• Mais de 100 expositores• Mais de 30 patrocinadores• Divulgação em mais de 10 cidades da região• Mais de 12 mil visitantes em 3 dias de evento• 900 m² de exposição• Mais de um milhão de aparições na mídia (digital, impressa e alternativa)• *Perspectivas baseadas nos números de 2012 e negócios fechados em 2013• Acompanhe, contate, saiba mais: www.exponegociositatiba.com.br

• R$ 2 Milhões em negócios fechados• 700m² de estandes• 23 segmentos de negócios• 15 palestras motivacionais, de

networking, gestão e liderança• 6 shows musicais, artísticos e de

stand up• 2 workshops• 9 patrocinadores máster da Expo; 12

do Meeting• 22 patrocinadores de showroom e

ambiente• 11 apoiadores• 9 mídias oficiais

• Tirar pedidos no local

• Lançar produtos

• Divulgar negócios

• Adquirir conhecimento das melhores

práticas

• Ver9ificar a acceitação do produto junto ao

público

• Ter acesso a novos fornecedores e parceiros

• Ampliar networking empresarial

• Reduzir custos de prospecção de mercado

• Buscar representantes comerciais

• Conquistar novos clientes

• Identificar parceiros

• Conhecer compradores que geralmente não

são acessíveis à sua equipe

• Treinar sua equipe por meio de palestras

oferecidas nos evento

• Distribuir amostras de produtos

A Expo 2012em números:

A feira pode ser um meio para a sua empresa:

Page 56: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

56

Firmar novos negócios, estabelecer parcerias e integrar clientes e for-necedores. Esses são os pontos principais al-

mejados por expositores e visitantes de grandes feiras no país. O lema é: “estandes cheios e negócios fecha-dos”. As feiras promovem a integra-ção entre empresas e representantes de diferentes segmentos. Os expo-sitores, além de apresentarem seus serviços ao público, também intera-gem entre si numa troca de conheci-mentos, resultando o início de várias parcerias e negócios.

Atualmente, todos sabem da im-portância de se participar de uma feira de negócios direcionada ao seu público-alvo. Nela, você faz contato com clientes antigos, clientes atuais, novos clientes, fornecedores, con-correntes e imprensa. E é por isso, que hoje a maioria das empresas participa de no mínimo uma feira destinada ao seu setor.

A palavra networking é intensa-mente repetida no ambiente corpo-rativo das organizações que almejam manterem-se competitivas no mer-cado. Tudo porque cases de sucesso começaram a surgir comprovando a teoria de que trabalhar o relaciona-mento como um dos pilares empre-sariais traz benefícios signifi cativos à sustentabilidade dos negócios.

Para se ter bons resultado é ne-cessário que se faça um bom plane-jamento, qual tipo de público deseja atingir e como quer que seus novos clientes vejam a sua empresa. Ape-sar de promover refl exos institucio-nais positivos de forma imediata, fe-chamentos de negócios geralmente ocorrem em médio e longo prazos.

As feiras de negócios, orientadas para um determinado setor da eco-nomia e com audiência altamente qualifi cada, são plataformas de ven-das e marketing de excelente custo--benefício. Você pode alcançar uma grande fatia de mercado em um cur-

to período de tempo. Se você busca criar seu perfi l corporativo, alterar as percepções do mercado em relação ao seu produto ou gerar mais opor-tunidades de vendas, dias de parti-cipação em uma exposição podem ser mais efi cazes do que meses de trabalho.

Além de atuarem como grande ponto de encontro de expositores e compradores, as feiras comerciais ajudam a verifi car o desempenho de

um produto ou serviço. É um mo-mento extremamente rico de anali-sar, imediatamente, a aceitação e a adequação desses produtos no mer-cado, sentindo de que maneira estão sendo recebidos pelo público-alvo. A participação em feiras comerciais

representa uma oportunidade para que as empresas recebam informa-ções sobre o mercado, focalizem nos seus públicos de interesse, fi r-mem inúmeras oportunidades de negócio, entre outras vantagens.

Porém, deve se levar em conta o valor do investimento aplicado na confecção dos stands, aluguel do es-paço, contratação de mão de obra, aluguel de equipamentos e profi s-sionais de marketing, para que seu

produto/negócio venha atingir as vendas projetadas. Analise bem o que seus concorrentes estão fazen-do para atrair seu público, e na pró-xima feira faça melhor.

Negócios fechados e networking são pontos altos das feiras

“Feiras de negócios são plataformas de vendas e marketing de excelente custo-benefício. Se pode alcançar uma grande fatia de mercado em um

curto período de tempo”

Por Marcos Nascimento, Cia de Franchising

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 57: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

57

Page 58: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

58

Parece um título absurdo, mas é uma situação que ocorre com muitas pes-soas e algumas empre-sas parecem ter o dom

de: preparar, capacitar e exportar seus melhores talentos para a concorrência. E o pior é a cegueira reinante nessas empresas que têm o discurso mais do que comum de que a pessoa que demitiram “não era tão boa assim”; mas o incrível é que essa mesma pessoa demitida na empresa A, está indo muito bem e apresentando excelentes resultados na empresa B.

Você não tem certeza se sua em-presa se enquadra nessa situação? Então faça algumas perguntas:

• Depois que você contratou um novo líder, sua equipe foi quase toda demitida?

• O seu novo líder recontratou pes-soas todas indicadas por ele?

• Onde estão as pessoas que saíram da sua empresa e quais os resultados delas no mercado?

• Você, pessoalmente, conversou com algumas das pessoas demitidas pelo seu líder? Escutou a versão des-sas pessoas demitidas?

• Você demitiu baseado em fatos ou fofocas?

• Qual a média de permanência das

pessoas na sua empresa?• Algum líder em especial troca,

constantemente, os membros da equipe alegando incompetência des-sas pessoas ou problemas de cará-ter?

Se você respondeu SIM a qualquer das perguntas acima, continue a ler este artigo.

Muitas são as pessoas que me con-sultam depois de serem demitidas, procurando uma recolocação no mercado e muitas delas estão arrasa-das e sem explicação para estar sem trabalho. Sua autoestima está com-pletamente abalada.

Realmente é difícil encarar essa situação, mas será pior se você fi -car procurando achar os culpados e deixar de analisar a excelente opor-tunidade de aprendizado. Portanto vamos continuar com as perguntas, especialmente para você que pode ter sido demitido recentemente, ou que ainda guarda ressentimentos devido à uma demissão no passado:

1. Você não estava feliz nessa em-presa?

2. Você não tinha amigos lá?3. Não participava dos eventos e

treinamentos que a empresa promo-via?

4. O seu superior imediato impli-cava com você ou parecia discordar

de todas as suas ideias?5. O seu superior procurava lhe

expor ao ridículo na frente dos de-mais?

6. O seu você superior parecia se sentir ameaçado por você?

7. Suas ideias eram sempre desto-antes em relação aos demais mem-bros da equipe?

8. Só você falava e dava suas opini-ões nas reuniões? Os demais sempre fi cavam quietos e falavam mal de tudo nas “conversas de corredor”?

9. Você estava se sentindo exausto (a) tentando convencer as pessoas sobre seus projetos?

10. Todos lhe apoiavam em parti-cular, mas discordavam em público?

11. Você se sentiu, algumas vezes, em dúvida sobre sua capacidade?

12. Você se sentiu oprimido e de-pressivo pela falta de consideração de todos?

13. Você se sentiu um extrater.res-tre nessa empresa?

14. Entrou um novo “chefe” ar-rogante e cheio de ideias que disse que ia colocar a empresa no rumo a qualquer preço?

15. Você reparou se pararam de lhe consultar sobre novos projetos?

16. Os seus colegas fi cam com medo de serem vistos falando com você?

17. Procuraram lhe colocar em confusão e fofocas?

18. Você chegou a “cair em arma-dilhas” de alguns colegas seus ou de seu superior porque você foi ingê-nuo?

19. Você vem reclamando de tudo e de todos, mas sente que está certo?

20. Você se sente sozinho?Bem, se respondeu SIM para qual-

quer das perguntas acima eu e lhe convido a uma refl exão que o irá ajudar muito se você está passando por essa situação, ou se você é ge-rente ou empresário e percebeu es-ses sinais em sua empresa.

Muitas vezes, aceitamos trabalhar em qualquer empresa, devido a uma necessidade imediata de dinheiro, ou aceitamos promessas gigantescas de reconhecimento e autonomia.

Ao iniciarmos nessa nova em-presa, nem sempre avaliamos a sua reputação ou consultar ex-colabo-radores para saber a opinião deles. Nem sempre somos informados so-bre o que esperam de nós, as expec-tativas dos líderes e quais os valores e missão da empresa.

Com o passar do tempo, em mé-dia após seis meses da data que você começou , os problemas começam a aparecer e você tem a impressão de que irá consertar o mundo e fazer a

Fui demitido porque sou muito bom!

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 59: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

59

diferença, mas percebe que existem forças contrárias que você não havia percebido e que impedem o seu pro-gresso e suas realizações.

Você se sente desconfortável, mas vai deixando o tempo passar, afi-nal, você precisa de tempo para ir se acostumando à nova empresa e às pessoas. Acredita que “as coisas se acomodem naturalmente”. Em alguns momentos, percebe que a empresa não é bem aquilo que você imaginava, mas não procura analisar e entender o que está acontecendo. Procura ignorar e continuar traba-lhando sem pensar muito.

Passados alguns anos nessa em-presa você sente medo de voltar ao mercado e procurar novas oportuni-dades e já está acostumando a essa situação e, além disso, fica em dú-vida de tanto que lhe criticam nessa empresa e começa a acreditar que talvez o problema seja você.

Bem, gostaria de compartilhar com você as últimas descobertas na área de Gestão de Pessoas e que co-meçou lá atrás com Peter Drucker e hoje existem muitos pesquisadores nessa área e a Gallup é uma dessas empresas que estuda o ambiente de trabalho das empresas e as pessoas, através das pesquisas.

Ao longo da década de 90, a Gallup conduziu uma das maiores pesquisas realizadas sobre gestão do ambiente de trabalho – mais de 1,3 milhão de colaboradores em 23 países – a fim de descobrir quais os principais fatores críticos de suces-so de um ambiente de trabalho. Em 2005 pesquisou 86 mil colaborado-res ao redor do mundo.

Chegou as seguintes conclusões:85% das pessoas das pessoas estão

infelizes e insatisfeitas em seu traba-lho e isso explica porque muitas das empresas são piores do que as suas

equipes. Essas pessoas sentem que poderiam oferecer mais do que, de fato, estão oferecendo às empresas, devido à falta de oportunidade e re-conhecimento e que muitas pessoas e empresas perdem tempo focando e tentando melhorar seus pontos fracos quando deveriam administrar

seus pontos fracos e focar em seus pontos fortes.

Ao levantar os talentos das pesso-as observaram que não existe a pes-soa errada, o que pode ocorrer é que essa pessoa está no lugar errado, ou na empresa errada porque ainda não conhece suas potencialidades, ou não corre atrás de sua paixão e so-nhos, ou porque seu líder não sabe aproveitar seus talentos e pontos fortes, ou por existirem falhas nas seletivas de pessoas colocando as pessoas certas nos lugares errados, enfim são diversos os fatores que le-

vam a essas estatísticas vergonhosas de desperdício de pessoas e sucesso de empresas e pessoas.

Portanto, se você passou ou acom-panha alguém que esteja passando por essa situação, tenha em men-te a seguinte orientação: verifique quando você começou a perder a

sua paixão pela função ou pelo lu-gar de trabalho; o que desencadeou isso. Se você não aprender com essa situação e mudar o seu comporta-mento, crenças, paradigmas e passar a se autoconhecer, essa situação irá se repetir em qualquer outro lugar que você vá. Mas se você perceber que fez tudo correto e mesmo as-sim a empresa não o valoriza, então, peça o feedback de seus amigos e prepare-se para sair, planejando-se financeiramente para esse momento e lembrando de não entrar em ne-nhuma outra empresa parecida com a que você quer sair para que essa situação não se repita.

Mas, em hipótese alguma, fique achando que você é a pior pessoa do mundo, que tudo dá errado para você, ou que ninguém o compreen-de. Por favor, use seu tempo para entender de maneira positiva a sua situação e buscar o aprendizado com foco na solução e trace sua pró-xima estratégia de ação.

Espero ter compartilhado com vocês algumas orientações impor-tantes para que continue sua jorna-da em busca de muito sucesso (seja qual for a sua definição) e entenda que depende de você alcançar as suas expectativas e realizações.

“85% das pessoas das pessoas estão infelizes e insatisfeitas em seu trabalho e

isso explica porque muitas das empresas são piores do que as suas equipes”

Page 60: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

60

Como se dá a anotação de um registro de imóvel?

Prezados leitores, em nossa edição anterior tratamos do registro da Matrícula de Imóvel, por isso decidimos nes-

ta edição falarmos um pouco do que antecede a este instrumento, ou seja, a averbação na matrícula de imóvel.

O que é averbação? Podemos dizer que averbação é qualquer ano-tação feita em um registro, a fi m de indicar alterações ocorridas no imó-vel, tanto quanto ao físico (ex: alte-ração de nome de rua; edifi cação de uma casa), quanto à situação jurídica do proprietário (ex: alteração de es-tado civil).

Qual a importância da averba-ção na matrícula do seu imóvel?

A averbação surgiu com a ne-cessidade de constarem na matrícula todos os atos relacionados ao imó-vel que o alterem ou o modifi quem de alguma forma. A sua fi nalidade é demonstrar todas as informações na matrícula do imóvel. A Lei de Re-

gistros Públicos nº 6.015/73 em seu art.167, II, aponta algumas situações em que se faz necessário a averba-ção, as quais alteram as caracterís-ticas do proprietário ou do imóvel, mas sem alterar a essência do regis-tro de imóveis.

Ocorre que, ao contrário do registro, a nossa legislação ‘apenas’ enumera situações em que há aver-bação, pois em razão da amplitude de situações que giram em torno do registro, podem infl uenciar mudan-ças que resultem na averbação.

Dentre algumas situações que resultem alterações no registro, apontamos:

Os atos decorrentes de ordem administrativa que alterem dados de imóvel, como a mudança de deno-minação e de numeração do prédio, da edifi cação, da reconstrução, da demolição, do desmembramento e do loteamento de imóveis; Como, por exemplo, na alteração na Minu-ta de Convenção de Condomínio,

poderá se incluir certa informação onde será necessário conta nesta averbação da matrícula do imóvel, visto que todos os condôminos de-verão tomar ciência de todas as nor-mas relacionadas ao condomínio.

Os encargos legais e convencio-nais impostos ao imóvel, como as cláusulas de inalienabilidade, impe-nhorabilidade e incomunicabilidade, entre outros;

Os atos relacionados ao direito de família, como regime de bens, alteração de nome, sentença de se-paração judicial, divórcio; restabele-cimento conjugal e outros;

Logo, podemos concluir que, para efetivação da averbação, o títu-lo tem que ser apresentado em car-tório de registro de imóveis compe-tente. Mas, é necessário apresentar um requerimento por escrito do in-teressado na averbação e com fi rma reconhecida, com documento com-probatório fornecido pela autorida-de competente, ou através de ordem

judicial, com exceção das averbações obrigatórias ou de ofício.

Todavia, havendo requerimen-to genérico, não há necessidade de fi rma reconhecida, proporcionando ao cartório a liberdade de tomar as providências no sentido de averbar tudo o se fi zer necessário. O título fi cará prenotado até que o serventu-ário fi nalize a análise, para a efetua-ção fi nal da averbação, portanto, o título deverá estar de acordo com os requisitos exigidos pela lei.

Até a próxima edição!

Drª. Michele Sanches CalhiaranaAdvogada - Expertise em Negócios Imobiliários

Michele Sanches é advogada com expertise imobiliária e sócia

do escritório Calhiarana e Sanches Advogados

[email protected]: 11 3446-4864

Serviço

Dicas Jurídicas

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 61: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

61

Focada na tríade que lhe dá sobrenome, a Ita Ocupa-cional Medicina, Segurança e Engenharia do Trabalho

nasceu há apenas dois anos, após seus sócios, com mais de 20 anos de expe-riência no segmento, acreditarem que Itatiba merecia uma empresa com um trabalho diferenciado que realmente provesse um atendimento personali-zado aos nossos clientes. Reconheci-da pelo mercado como uma das mais conceituadas empresas de Itatiba e re-gião, a Ita Ocupacional tem como ob-jetivo principal assessorar as empresas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, conforme explica um de seus diretores Luís Fernando Karam Sanfins.

Por meio dela também é capaz de se fazer cursos e treinamentos em nor-mas técnicas e nas famosas NR – nor-mas regulamentadoras, que prevêem procedimentos de segurança para pro-fissões de risco, como trabalhadores que executam tarefas em altura, com eletricidade, extremamente importan-tes para salvaguardar a boa execução da atividade e, o primordial, a seguran-ça do trabalhador. A empresa tem ain-da treinamentos personalizados, por exemplo, para CIPA (NR5) e opera-dores de empilhadeira e transpaleteira.

I&C- Quais são os serviços que di-ferenciam a Ita Ocupacional, marcan-do seu atendimento personalizado?

Luís Fernando - Temos inúmeros diferenciais, como um software espe-cífico para medicina ocupacional que controla a periodicidade dos exames facilitando o controle dos nossos clientes; a realização de diversos exa-mes tais como audiometria, exames laboratoriais, ECG, EEG em nossa própria instalação; o atendimento ex-terno realizado nas empresas; o agen-

damento eletrônico; uma equipe de treinamento formada por técnicos e engenheiros de segurança que minis-tram inúmeros cursos nas empresas ou em nossa própria sala de treinamento. Porém, sem dúvida alguma, nosso maior diferencial são nossos colabo-radores que estão sempre motivados e comprometidos com a qualidade no atendimento.

I&C- Quantos – e de que segmentos são os – profissionais hoje integram a Ita Ocupacional?

Luís Fernando - A Ita Ocupacional é formada por profissionais multidis-ciplinares tais como médicos, farma-cêutico, fonoaudiólogos, enfermeiras, técnicos e engenheiros de segurança que buscam continuamente a excelên-cia no atendimento.

I&C- Qual o perfil das empresas atendidas pela Ita Ocupacional?

Luís Fernando - Temos o orgulho de atender a dezenas de empresas em diversos segmentos. Atendemos em-presas nacionais e multinacionais das áreas de serviços, tecnologia, alimen-tos, construção civil, metalúrgica, far-macêutica, moveleira entre outros.

I&C- Como funciona o serviço de CIPA (Comissão Interna de Prevenção à Acidentes) na Ita Ocu-pacional? É dada consul-toria para implantação ou acompanhamento dela numa empresa?

Luís Fernando - So-mos um provedor de serviços de medicina, segurança e engenharia do trabalho sendo que um dos itens que atende-mos é referente a CIPA (Comissão Interna de Prevenção à Acidentes). Iniciamos nossos traba-

lhos na implantação da CIPA que in-clui a eleição, preparação dos editais, convocação e finalizamos nos acom-panhamentos mensais onde participa-mos das reuniões, das discussões so-bre as oportunidades de melhoria, na implantação das melhorias permitindo aos nossos clientes e aos seus colabo-radores um trabalho seguro.

I&C- Depois da tragédia do incên-dio em Santa Maria/RS, as empresas parecem ter se preocupado mais em fazer laudos de segurança de seus negócios? Como enxerga hoje esse segmento de seu mercado? Já fizeram muitos projetos técnicos de equipa-mentos de segurança contra incêndio?

Luís Fernando - Realmente toda tragédia é seguida de uma mobilização nacional em torno de um tema e no caso do incêndio em Santa Maria o tema foi as condições de segurança do local. É notório que as empresas es-tão muito mais preocupadas em seguir as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes, mas ainda achamos que esta preocupação deveria ser mais abrangente e adotada por to-das as empresas. Nosso trabalho con-siste na prevenção de acidentes e o que vemos é que muitas empresas ainda

não conhecem suas responsabilidades como empregadores, e, como conse-qüência, só procuram as empresas de medicina e segurança do trabalho em caso de acidentes como em alguns ca-sos, ao exemplo de Santa Maria, inú-meras vidas já foram perdidas.

I&C- O que são os mapas de risco que a Ita-Ocupacional têm em seu portfólio?

Luís Fernando - Mapa de Risco consiste na realização de uma visita técnica na empresa onde são levanta-dos quais são os riscos ocupacionais existentes em cada setor de trabalho. Neste trabalho são levantados os ris-cos físicos (ruído, calor, frio, vibração) os riscos químicos (poeiras, gases) os riscos biológicos (bactéria, fungos, parasitas), os riscos ergonômicos (transporte de pesos, postura, stress) e finalmente os riscos de acidentes (eletricidade, explosão, entre outros). A criação do Mapa de Risco permite estabelecer quais são os equipamentos de segurança necessários bem como quais são as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar aciden-tes de trabalho e desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Ita-Ocupacional Telefones (11) 4594-2663/4534-3191

Rua Comendador Franco, nº 700 Centro – Itatiba –SP

E-mail: [email protected] www.itaocupacional.com.br

Trabalho seguro em mãos profissionaisIta Ocupacional descomplica vida de empresas ao assumir laudos e procedimentos

necessários para garantir boas condições de saúde ao trabalhador

Perfil

Ita-Ocupacional

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 62: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

62

Todos devemos estar aten-tos aos regulamentos e sistemas de segurança em prédios, condomínios

e lugares públicos. Existem muitas providências sérias que devem ser tomadas e fiscalizadas para impedir desastres. Parece que a correria no dia a dia das pessoas e a desatenção implicam no descuido com a pró-pria idoneidade física e bem estar comum.

Todos os profissionais construto-res, engenheiros, eletricistas, fiscais e técnicos devem observar os sistemas e normas que garantam a existência de sinalização, alarmes e até treina-mento para sobrevivência em caso de incêndio, tumulto ou qualquer incidente que possa ocorrer.

Hidrantes e extintores que efetiva-mente funcionem, portas antifogo, rotas de fuga, saídas de emergência condizentes com a lotação de pes-soas: todas as precauções devem ser tomadas desde o início, na planta de construção de um imóvel até a últi-ma fase de acabamento e prolongar--se na manutenção e acompanha-mento de toda a estrutura que faz um ambiente seguro.

Eu e você devemos inspecionar os lugares que frequentamos, e sermos realmente fiscais de segurança em casa, nas escolas, hospitais, cinemas, casas de entretenimento em geral e no prédio que moramos. Além das autoridades instituídas, que têm o dever de fazer o seu trabalho com zelo e honestidade, todos devemos

observar se as coisas estão no lugar. A omissão resulta em perdas irrepa-ráveis - vidas.

Lembro-me de um episódio que ocorreu com um dos meus filhos, quando ele era ainda muito pequeno. Ao entrar em um circo e olhar para um elefante que estava se apresen-tando na arena, ele imediatamente perguntou: por onde a gente entrou?

Foi divertido, mas até uma criança percebeu que é necessário conhe-cer o ambiente onde se está, para, em caso de necessidade, saber para onde ir. Devemos saber para onde ir, com quem falar e como agir por nós mesmos e pelos que amamos, ou simplesmente por respeito e con-sideração aos nossos semelhantes.

Se há os que não respeitem a lei, devem haver os que, com dignidade, lutam pela sua aplicação.

Não existe cura para as vítimas fatais, para o caso consumado, po-rém a prevenção e a atenção podem ser um remédio imediato, pois em muitos casos não há acidentes, mas tragédias anunciadas por pura negli-gência.

Legislação

Segurança em prédios e lugares públicos

“Eu e você devemos inspecionar os lugares que

frequentamos, e sermos realmente fiscais de

segurança”

Nilse BernalEscritora, radialista e ex-funcionária da Caixa EconômicaFederal

Foto

: Shu

tters

tock

.com

Page 63: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

63

Água, sabidamente, é vida e é na qualidade dela que a Port Manutenção foca uma de suas especialida-

des: a higienização e manutenção de caixas d’água e reservatórios.

Sediada em Itatiba, a empresa re-aliza desde a limpeza e imperme-abilização em caixas residenciais, industriais e comerciais até em gran-des sistemas, como redes de con-domínios e loteamentos, realizando também testes hidrostáticos, que nada mais são do que aqueles que identificam pontos de vazamentos em redes de água de condomínios e loteamentos.

Apesar de este ser um dos serviços de excelência, a Port Manutenção é certificada pela vigilância sanitária, e disponibiliza ainda em seu portfólio o fornecimento de certificado de higienização, testes bacteriológicos e de potabilidade (físico-químico) seguindo as legislações vigentes, rea-liza limpeza e impermeabilização de telhados.

Para garantir que todos os proce-dimentos sejam feitos de maneira a assegurar tanto a melhor prática para quem faz o serviço quanto para

quem recebe, a equipe da Port Ma-nutenção participa de treinamento frequente, como cursos de normas técnicas, e integram programas de controle médico, saúde ocupacional e PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Há treina-mento ainda para situações típicas dos serviços, como trabalhos em altura e em espaços confinados e cursos de especialização em imper-meabilização.

É dada atenção especial ainda aos equipamentos que garantem tanto a segurança do trabalhador quanto da água: máscaras, luvas, óculos e medi-dores de condições atmosféricas. Os procedimentos de limpeza são feitos seguindo as normas da CETESB e cronograma prévio, para minimizar desperdício de água e prevenir inter-rupções no fornecimento.

I & C - Por que limpar uma caixa ou reservatório de água deve ser um procedimento feito por profissio-nais? Quais os riscos de alguém sem conhecimento fazê-lo?

Equipe Port - Além de serem es-pecializados na área em que atuam, os profissionais utilizam equipa-mentos apropriados para a execução

do serviço e para a sua própria se-gurança, além de que todas as caixas na maioria das vezes são localizadas na parte mais alta ou em espaços confinados como das residências, comércios e indústrias. Não é re-comendado que pessoas sem o co-nhecimento técnico realizem esses procedimentos.

I & C - De quanto em quanto tem-po uma caixa doméstica, comercial e industrial deve ser limpa?

Port - É recomendado que todo tipo de reservatório de água, residen-cial, comercial ou industrial, seja reali-zado de 6 em 6 meses.

I & C - Quando uma caixa ou re-servatório são limpos, em quanto tempo ele pode voltar a ser cheio? E em quanto tempo a água dele por de voltar a ser consumida?

Port - Após a higienização a água já poderá ser utilizada, podendo ser consumida após 2 horas.

I & C - Quanto tempo, em média, dura o processo de limpeza e higieni-zação de um reservatório padrão?

Port - Depende do tamanho e das dificuldades encontradas, mas em média 2 horas.

I & C - Qual é a importância do certificado de higienização? Ele se aplica em que situações?

Port - O certificado de higieni-zação, que é assinado pelo químico responsável, documenta que a higie-nização foi realizada quando solici-tada pela Vigilância Sanitária.

I & C - De quem é a responsabili-dade pelo armazenamento da água?

Port - A água é fornecida pelas concessionárias de abastecimento límpida e livre de impurezas, po-rém o armazenamento dela em re-sidências, comércios e indústrias é de responsabilidade dos respectivos proprietários.

Port Manutenção Rua Caetano Fumachi, 185,

Bairro Rei de Ouro, Itatiba – SP [email protected]

Telefone: 11 4487-0313www.portmanutencao.com.br

Higienização em caixas d’água deve ser feita por profissionais, alerta Port

Empresa de manutenção segue cronograma e normas de segurança para garantir abastecimento de água saudável

Perfil

Foto

: Div

ulga

ção

Page 64: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

64

PAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORESPAISAGISMO FLORES

Fone 4538 6088 45344962

www.innovapaisagismo.com.bre mail: [email protected] Avenida Marechal Castelo Branco 525 B. Engenho

Page 65: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

65

Page 66: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

66

Modernas, completas e de baixo custo

Que tal, na hora de comprar sua casa, unir bom gosto, be-leza, conceito e , o melhor de tudo,

gastar pouco? Mesmo parecendo so-nho, mostramos que é possível! Resi-dências com estilo moderno, detalhes arrojados, cômodos bem distribuídos - gerando funcionalidade entre eles e volumetria (formato resultante do jogo de volumes) para a fachada. A Ethos Construtora e Incorporadora traba-lhou a junção destes atrativos em resi-dências de custo mais baixo sem perder a qualidade, em projeto inovador.

Casas de 70 m² de área cons-truída, com cozinha americana, área gourmet, salas de estar e de jantar com jardim de inverno, três dormi-tórios, sendo uma suíte completa, com banheiro e closet. Todas as ca-racterísticas marcantes de uma casa completa, moderna e conceituada, e ainda, com garagem para dois car-ros, numa nova área residencial de Itatiba.

A fachada é trabalhada com telhado embutido e quebra o pa-radigma da sequência de telhados aparentes que estamos acostumados a ver em residências tradicionais.

Ainda nos atrativos de decoração, o pergolado na garagem confere todo o charme e delicadeza de uma co-bertura sutil e bela, enquanto o pai-sagismo chega como toque final - e essencial - para dar mais vida à casa.

Isso mostra que é possível re-alizar o sonho de ter a casa própria gastando pouco e também não se contentando com pouco. Quando se sabe trabalhar a distribuição, o limite financeiro e o bom gosto, conquista--se resultados surpreendentes e ver-dadeiros, proporcionando não ape-nas simples casas aos consumidores,

mas sim lares. Nas imagens em 3D, vemos

as distribuições e a volumetria das casas que já estão em construção pela Ethos, com previsão de en-trega para este primeiro semestre ainda. Projetamos de acordo com suas necessidades, trabalhando com projetos personalizados para deixar sua casa com a sua cara. Afinal de contas, ela será seu refúgio, seu can-to e, para maioria das pessoas, seu maior investimento, pois não existe investimento melhor do que a sua casa própria.

Arquitetura

Foto

: Div

ulga

ção/

Nov

a Fo

rma

Camila Frare Atua na divisão de projetos arquitetônicos da Ethos Construtora

Page 67: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

67

Page 68: Revista Imóveis & Cia - 17ª Edição - Março 2013

68