revista encontros edição 99

52
1 - Março de 2013

Upload: bruno-campos

Post on 11-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista Encontros Edição 99

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Encontros Edição 99

1- Março de 2013

Page 2: Revista Encontros Edição 99

- Março de 20132

Page 3: Revista Encontros Edição 99

3- Março de 2013

Empreendimentos

Editorial Editorial

Nossa Capa

Presidente e Editora: Bete Santos Jornalista Responsável: Bete Santos (MTb18905-RJ)

Designer gráfico: Bruno CamposRevisão:Ana Paula de CarvalhoEsportes:João Lucas CampelloReportagens:Bete Santos Fotografias:Pedro Menezes

Colaboradores nesta edição: Dra. Luciene Mourão Domingues, Sérgio Goulart e Alice Brasil.

Comercial:Bete Santos - (21) 7730-7532Adriana Lopes - (21) 9786-0652Atendimento ao Leitor:Email: [email protected]: www.revistaencontros.com(21) 2634-2267 - (21) 7164-5338 Impressão e AcabamentoWalPrint - Gráfica e Editora

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das artes sem prévia autorização da editora. O conteúdo dos anúncios vinculados, bem como a prestação de serviços é de responsabilidade única e exclusiva dos anunciantes. Assim como os textos assinados também são de inteira responsabilidade dos seus autores.

A revista Encontros é uma publicação mensal com a tiragem de 5 mil exemplares

Caros Leitores

Nossa capa este mês traduz todo o glamour e sonho da mulher que está prestes a ser casar. Conceituada no mercado de beleza o salão Lú Tyene Beleza Inteligente produziu a modelo Fernanda Gonçalves que posou para as lentes do fotógrafo Pedro Menezes.

Nesta edição 99, quero primeiramente agradecer a Deus que tem proporcionado a mim e a minha equipe saúde e paz, para levantarmos todos os dias e com dignidade levarmos adiante a nossa vida e o nosso trabalho. Agradeço também, por todas as palavras de elogios e carinho proferidas por nossos anunciantes e vocês leitores. É por isso que nos preparamos todos os dias para o nosso trabalho na busca da informação e de novos e promissores Encontros.

Neste mês de março foram muitos os fatos que marcaram o mundo: a saída e escolha de um novo Papa, que é Argentino e no Brasil o julgamento de crimes contra mulheres, o caso Bruno (Elisa Samudio) e o caso Mizael (Mércia) e que na minha opinião as penas decretadas aos réus deixaram a desejar. Na nossa cidade tivemos a instalação da Vara de Justiça do Trabalho, uma grande conquista da OAB Maricá; e para nós da Encontros o destaque fica para a comemoração do Dia Internacional da Mulher realizada no Espaço Informal, do casal Claudia e Marcelo, com as mulheres que foram capa da edição passada (veja foto acima).

Mas apesar de tantas comemorações, a começar pela nossa capa que fala de momentos de alegria, festas, muito

glamour e pessoas saudáveis, não posso deixar de comentar o alerta que pretendemos ecoar dentro das famílias maricaenses contra o mal que tem afligido a nossa sociedade – AS DROGAS. Cada vez mais os casos vão ocorrendo e na sua maioria eles não chegam às nossas mídias, ou por medo ou vergonha, ou sei lá o quê. Mas acredito que o papel dos meios de comunicação é esse, o de alertar. No caso da Encontros, optamos por um jornalismo informativo que gere opiniões com resultados e soluções. Por isso, se você puder contribuir estamos aqui. Assim como a mãe que nos procurou porque não teve medo ou vergonha de mostrar sua dor, seu sofrimento, e encontrou na sua experiencia um motivo para ajudar outras pessoas e juntar forças. Pense nisso. Vou parar por aqui porque é muita emoção. Perdoem-me o desabafo, mas achei necessário.

Desejo a você uma excelente e proveitosa leitura. Que este nosso Encontros deste mês como sempre lhe traga algo proveitoso.

Um abraço,

Bete Santos

Page 4: Revista Encontros Edição 99

- Março de 20134

ÍnDiCE 03 | Editorial 04 | Índice06 | Tire suas dúvidas08 | Encontros com Alice Brasil09 | Te Encontrei12 | Arquitetura e Urbanismo14 | WorkShop Becs Rose’s18 | Festas e Eventos21 | Gastronomia22 | Roteiro da Boa Comida24 | Perfil25 | Esporte26 | Capa34 | História da Vida Real36 | Teatro38 | Educação39 | Caderno da Mulher44 | Araruama45 | Guia de Serviços50 | Olho Vivo

ARtistAs dE MARiCáRaphael Cavalcanti

Você sabe que lugar é este?

Você sabe de que é feito essa caravela?

Mês passado divulgamos um lindo quadro da artista plástica Meg Carvalho e perguntamos aos nossos leitores se reconheciam o local da pintura. Tivemos dois leitores que acertaram: Henrique Vieira, funcionário do Posto Mar Azul e Nayara Figueiredo Rosa Soares, ambos responderam tratar-se da ABERTURA DO CANAL DA BARRA, no ano 1988.

A pintura faz parte do registro da artista a locais históricos da cidade e suas peculiariedades. Neste caso, no passado, pescadores e população ajudavam na retirada da areia, com enxadas e pás,

O artista plástico e artesão Raphael Cavalcanti é técnico em eletrônica, mas apesar disso não utiliza solda ou cola nas suas esculturas. Ao invés disso faz seus trabalhos usando dobradura ou amarração. A tinta também é feita por ele numa mistura de pigmento + óleo de bananeira. “Retiro, da natureza, os produtos altamente nocivos e os transformo em arte. Já tenho peças em diversos países e hoje resido em Maricá. Agradeço à revista Encontros esta oportunidade de divulgar o meu trabalho”. Caso haja interesse para confecção de uma escultura, de qualquer tamanho, ou mesmo para dar um presente diferente, os contatos poderão ser feitos através do telefone ou e-mail da revista: 2634-2267 – [email protected].

e abriam a passagem que liga a lagoa ao mar. Com o transbordar da lagoa que aqui é mais alta que o mar, havia a necessidade de escorrer as suas águas para o mar. Como ocorreu em 2009, que contou com a ajuda de imensos tratores e pás mecânicas.

Nayara Figueiredo Rosa soares

Page 5: Revista Encontros Edição 99

5- Março de 2013

Page 6: Revista Encontros Edição 99

- Março de 20136

Tire suasdúvidas

Dra. LucieneMourão Domingos

[email protected]

(21) 8332-0615 / 3881-8361 / 7967-1692

Rua Ribeiro de Almeida, nº129, sl 105 - Centro

Artigo

A união estável é um assunto muito controvertido no nosso ordenamento jurídico, mas para isso é importante entender primeiramente quando se é considerado companheiro de alguém.

O companheiro ou a companheira é o que vive em união estável, ou seja, são aqueles que, mesmo sem nenhum impedimento para o casamento, resolve não se casar, só viver juntos.

A união estável equipara-se ao casamento em regime de comunhão parcial de bens, tendo em vista que, o vínculo de afeto, respeito e solidariedade são idênticos.

Portanto, em caso de separação os companheiros deverão dividir todo o patrimônio constituído durante a união estável do casal, o único problema é que, por não serem casados de fato, quando o bem se encontra em nome de um só deles, e não há uma separação amigável, se faz necessário o reconhecimento desta união judicialmente, para que o direito do outro seja resguardado.

Por isso, é importante, pessoas que desejam viver como companheiros, se preocupem em pelo menos, documentar esta convivência, através de uma escritura que é, um documento que formaliza a união de um casal, a qual deve ser registrada em um cartório de notas, o que não altera o

União estávelO direito do companheiro(a)

estado civil do indivíduo, assim, como no casamento, o casal pode escolher o regime de bens (comunhão parcial, comunhão total ou separação total).

É importante que casais que vivem em regime de união estável, se previnam deixando documentada a união, para que, em caso de falecimento de um deles, o outro não passe por procedimentos infinitamente burocráticos, para o recebimento de pensão e até mesmo de herança, que também é um direito do companheiro, em casos especificados em lei.

Assim, a melhor maneira de evitar problemas é usando um Instituto milenar, o casamento!

Page 7: Revista Encontros Edição 99

7- Março de 2013

Page 8: Revista Encontros Edição 99

- Março de 20138

Quando o assunto é blusa de bandas de musica, a maioria das pessoas imaginam meninos roqueiros. Muitas acham que não dá para montar um look feminino e sexy com esse estilo. Estão muito enganados... Essa é uma peça que nunca sairá de moda e que a cada dia mais é adotada nos guarda roupas dos famosos. Com elas podemos usar shortinhos, saias, calças de couro,resumindo elas combinam com tudo.

Está em alta a customização de roupas, além de reaproveitar o que você não usa mais, pode dar um toque a mais para ficar a sua cara e isso é muito feito com esse estilo de blusa,

por elas serem, na maioria das vezes, vendidas em tamanhos grandes, as meninas estão optando pela customização e cortado-as, adicionam adereços deixando-as mais femininas e assim a blusa fica um arraso e poderá ser usada em varias ocasiões.

De olho na moda

O Harlem Shake começou com uma brincadeira entre amigos e virou o mais novo fenômeno da internet, não se sabe ao certo quem criou, pois muitas pessoas se dizem inventor da nova febre.Essa nova moda é feita por um vídeo, onde uma pessoa começa a dançar sozinha e acaba contagiando as outras e todos começam a dançar com mascaras, ao som de uma musica eletrônica em um ritmo atrapalhado e muito engraçado.

Muitas pessoas já fizeram seus vídeos e se divertiram muito. E ai,tá esperando o que para se juntar com seus amigos e fazer o seu Harlem Shake?

Dicas

Foto: Maryana Queiroz

SexoÉ só falar em ginecologista que muitas

meninas entram em pânico, pois esse assunto está ligado a medo, vergonha, insegurança, dúvidas entre outros... Mal sabem elas, que ir a uma consulta com este profissional, é uma tarefa muito mais simples do que aparenta ser. O certo é ir logo após a primeira menstruação, mas isso é raro, muitas meninas acham que o certo é só depois que começam uma vida

sexual ativa. O ginecologista é um médico que todas as mulheres precisam, e não tem porque ter medo ou vergonha até por-que, eles estão acostumados. A primeira consulta será super tranquila, ela ou ele lhe fará perguntas básicas inclusive se é virgem ou não, ta ai o medo de muitas meninas, esse medo não é necessário, a menina pode escolher entrar ou não com o responsável e a consulta é sigilosa, ou

seja, nada que conversarem ali, sairá de lá, além disso, ele (a) é como uma psicó-logo (a) que te ajudará com seus medos, suas dúvidas e até mesmo preparar seus pais para receberem, se for o caso, algu-ma notícia. Aos poucos irá se acostumar. Ir ao ginecologista vai te deixar muito mais confiante, pois terá uma pessoa que pode tirar todas as suas duvidas.

Page 9: Revista Encontros Edição 99

9- Março de 2013

Te Encontrei1 – dia 27 de fevereiro foi o aniversário da

nossa secretária Adriana Lopes e comemoramos num gostoso almoço no Restaurante Mega Cheff. Presentes a editora Bete Santos, o casal Ana Paula e Adriano e as amigas Amarley Xavier e Lídia Souza.

2 - Registramos a tarde de autógrafo da banda gospel Quatro Por Um, dia 5 de março, na loja Tatá Gospel. Foram super simpáticos e ainda posaram com a nossa revista. Parabéns ao casal Edir e Cid, donos da tatá.

3 - Registramos uma aula de Judô nas dependências da 1a.Igreja Batista de Maricá. Um projeto novo liderado pelo pastor Oliver (E) e tendo como professor o campeão Bradock (C).

4 – A jovem Ramile Barra formou-se em odontologia pela UFF para alegria dos pais Michele e Claudio, além dos vovós Helaine e José.

5 - Os 80 anos do sr.Pedro Ferreira ao lado da esposa Menilza. Eles são os queridos papais de Parinho, Marcia e Mariane (C.Ed.Iara Queiroz).

6 - No café da manhã com empresários, organizado pela CDL Maricá destacamos Maria Josefina (diretora de eventos), o palestrante José Carlos (Consultor Tributário) e Marisete Cardoso (pres. da CDL Maricá).

7 - Destacamos a posse do mais novo rotariano do club Maricá, Edilson Anselmo (Téc. em ótica) com a esposa Valéria Pacheco.

5

6

Fotos Pedro Menezes eBete santos

2

1

4

3

Te Encontrei

Page 10: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201310 Te Encontrei

10

14

11

12 13

9

8

7

8 – A pequena Helena Delarolli foi um dos sucessos do desfile que finalizou o WorkShop da Bec’s Roses. Na foto com a mãe Pâmela, proprietária da loja Helenita.

9 – Adriana Lopes, Claudete Carvalho e Bete Santos.10 - As lindas Camille Ferreira (Lú tyene), Paola

Moraes (Brilho das Noivas) e Roberta Salaberty (Xiquededuê).

11 - Família Meirelles: Meirelles e a esposa Cíntia, com os filhos Beatriz e Bruno e a sogra Aldevair.

12 - Uma linda foto do casamento de Natália e Silvio Júnior, filho do pastores Silvio e Carmem (Igreja Nova Vida Maricá).

13 - A professora Rosani Vidal comemorou ao lado da filha Glória Maria os 15 anos da caçula Vithória.

14 - A jornalista Bete Santos parabenizou o empresário e rotariano Ricardo Alvarenga pelos 70 anos comemorados no dia 23 de Março na Casa da Amizade (Rotary Club).

Page 11: Revista Encontros Edição 99

11- Março de 2013

Te Encontrei

Errata

Na edição passada, 98, registramos, através das lentes do fotógrafo Pedro Menezes, o casamento de Ana e Adilson, realizado nas areias da Praia de Ponta Negra, Maricá. O casal que mora no Rio de Janeiro, ficou encantado pelos atrativos naturais do lugar e por isso decidiram casar no local e prestigiar os profissionais da cidade. Na página de cobertura do evento esquecemos de citar a Pousada Encontro das Sereias, da sra.Fátima.

Casamento Ana e Adilson I15

16

17

15 - Advogados e amigos reunidos na festa de implantação da Vara de Justiça do Trabalho, no restaurante Caranguejo.16 - Registro do grupo que trabalhou na mesa no dia da eleição do Nair. O novo conselho gestor ficou assim: Selma Aquino (presidente) Luciana Patricia B. Silva (Tesoureira)Fabíola Niddan (secretária). 17 - Instalação da Associação de Imprensa de Maricá (AIM), dia 12 de março no plenário da

Doações - O casal pediu aos convidados, como presente, quilos de alimentos não perecíveis doados à pastora Célia Regina (Abrigo Betel Shalon) em Inoã. O casal agora está em campanha para conseguir uma máquina de lavar para eles. Quem puder ajudar basta entrar em contato no telefone: 9731-1642

Câmara Municipal. Na foto de Paulo Polônio, a posse da diretoria. A jornalista Bete Santos ficou como secretária e o presidente é Paulo Celestino. Neste dia, o buffet Bianca Festas decorou o café da manhã.18 - Na inauguração do Beleza Singular, o empresário Antônio Carlos, com a esposa Silvana (D), os filhos Samara (E) e no colo João Vicente, prestigiaram o amigo Alexandre Oliveira.

Casamento Ana e Adilson iiFo

to: E

duar

da B

rand

ão

Entre os dias 04 e 07 de Abril estará acontecendo o evento A Quem Enviarei? Gideões Eis-me Aqui!, realizado na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério Templo da Fé, na Estrada do Boqueirão, s/N. (3731-08457)

Vem aíA Quem Enviarei?

18

Page 12: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201312

Arquitetura e Urbanismo

Sérgio GoulartArquiteto e Urbanista

[email protected]@sergiogoulart.com

Então, quanto tempo você leva para estacionar na cidade “pequena” em que reside?

A visão das pessoas em relação a cidade pequena sempre foi sinônimo de lu-

gar tranquilo com muitas praças, um co-tidiano em rítmo mais lento, e facilidade para estacionar.

Com economia pouco expressiva ba-seada na pesca e no comércio varejista, que era o caso de Maricá, esta realidade está cada vez mais distante.

Devido aos investimentos no setor petrolífero, a vinda das empresas e pro-fissionais de diversas áreas gera uma movimentação não compatível ao plane-jamento urbano em termos de estacio-namentos.

Outro fator importante, que muito contribui para que a cidade chegue ao ápice do congestionamento, é o cresci-mento financeiro da população e as faci-lidades de financiamento para a compra de automóveis, transformando assim, cidades pacatas em populosas e con-gestionadas.

Incentivar o uso de bicicletas, cons-truções de ciclovias, implantação de bi-

cicletários em vários pontos da cidade, criar eventos e passeios como forma de incentivos ao uso desse meio de trans-porte, além de projetos privados para o uso das bicicletas, são partes de algu-mas ações que poderão ser tomadas pela população em relação ao uso des-necessário dos automóveis.

Outra sugestão é o uso das ruas ad-jacentes para estacionamentos, além de não ser cobrado por este espaço, o motorista não corre o risco de ficar preso nos engarrafamentos no centro nervoso da cidade, ou seja, onde o fluxo é maior. Para essa efetivação, o poder público poderá cobrar pelo estacionamento nas ruas mais movimentadas.

Completando as ações que beneficia-rá a cidade de um modo geral, a regu-lamentação dos horários para carga e descarga; a criação de estacionamento público e o incentivo à construção de estacionamentos privados, já que hoje existe tecnologia para ganhar espaço nos prédios de estacionamento; ruas com câmeras e em alguns pontos, a pre-sença da guarda municipal, são etapas essenciais para o bom ordenamento do trânsito de qualquer cidade em desen-volvimento.

Estacionamento na cidade pequenaUm grande problema

Artigo

Page 13: Revista Encontros Edição 99

13- Março de 2013

Page 14: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201314WorkShop Becs Rose’s

No último dia 21, quinta feira, foi realizado nas dependências do Espaço Núbia Lafayete (Rotary Club Maricá) o desfile de encerramento do WorkShop de Modelo e Manequim da Becs Rose’s Model com produção e direção de Rozi Marinho. O evento foi patrocinado pelas empre-sas: Imobi, Empório Kids, M Rações, Venturi Festas, Brilho das Noivas, Morena Rubi, Revista Encontros, Cia Vida, Tonny Netto, Bum Bum na Areia e Eternit. “Quero agradecer a estes empre-sários que acreditaram no projeto, ao apoio de Claudete (Claubee) e que venham outros para Maricá”, disse Rozi Marinho.

Brilho das Noivas Brilho das Noivas

Brilho das Noivas

O pequeno Leonardo (Brilho das Noivas) tirou aplausos

Helenita moda infanto juvenil

Bum Bum na Areia

Morena Ruby

O Hair Stylist Tonny Netto foi um sucesso

Helenita

A organizadora e produtora Rozi Marinho, o ator Alexandre Hulkinho, a jornalista e editora da Encontros,

Bete Santos e o ator e produtor Claudio Pepeu

Fotos: Pedro Menezes

Page 15: Revista Encontros Edição 99

15- Março de 2013WorkShop Becs Rose’s

Eternit Eternit Eternit

Eternit

Eternit Produtora Rozi Marinho e modelo Nathalie Samia Alessandra Abreu e Larissa Martins

Page 16: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201316

15 anos de Vitória

15 Pétalas de amor, cobrem uma linda flor.Parabéns Vitória!!!

10/03/2013

Page 17: Revista Encontros Edição 99

17- Março de 2013

70 anos deRicardo Alvarenga

10/03/2013

Aniversário de Luiza

16/03/2013

Banda Via Brasil

Festas e Eventos

Page 18: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201318

Page 19: Revista Encontros Edição 99

19- Março de 2013

Page 20: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201320

No último dia 15, sexta-feira, um coque-tel marcou a reinauguração do salão Bele-za Singular, no município de Maricá. Desta vez sob nova direção, tendo a frente o con-ceituado maquiador Alexandre Oliveira, 14 anos de profissão e Rick Chagas, técnico nacional e internacional da Maxiline. Esti-veram presentes muitos empresários, pes-soas da sociedade, antigos clientes, além de amigos. Dentre os parceiros deste novo empreendimento citamos a presença do casal Sérgio e Lourdes da Mutari, linha es-pecífica para cabelos.

“Iremos promover no salão, dentre as muitas novidades, workshops de aperfei-çoamento de corte, colorometria entre ou-tros para profissionais que estão na área”, antecipou Rick Chagas. Ao todo Alexan-dre contará com uma equipe de 10 pro-fissionais que irão tratar de pele, corpo, maquiagem definitiva, tatuagem, haverá espaço infantil, além do cabelo e maquia-gem para cada ocasião. Vale lembrar que os serviços são todos informatizados ge-rando assim uma maior rapidez e eficien-cia no atendimento.

Beleza SingularReabre com estilo e muitas novidades

Rua Abreu Rangel, 345A - Center 1 - Centro - MaricáTel: (21) 3021-2111 / www.belezasingular.blogspot.com

Rick Chagas e Alexandre Oliveira

A equipe Beleza Singular

Alexandre entre Ana Paula e Carolina (Mundo dos Sucos) e a modelo Vera Pingitore (D)

Amigos vieram prestigiar Alexandre

Page 21: Revista Encontros Edição 99

21- Março de 2013

ingredientesRECEitA:

Modo de Preparo

GELAdA dE NOzEs

Delicia da Vó Lúcia

1 lata de leite condensadoLeite (mesma medida do leite condensado)1 colher de sopa de maisena3 ovos1 pacote de biscoito cham-pahne2 cálices de vinho madeira ou do porto1 xícara de chá de uva passa1 xicara de chá de nozes moídasSorvete de creme ou abacaxi

Misture o leite condensado, o leite a mai-sena e as gemas passadas pela peneira (reserve as claras) e apure em fogo brando mexendo sem parar ate o creme engrossar.

Deixe esfriar.Bata as claras em neve e misture com o

creme.Esmigalhe os biscoitos numa forma refra-

tário e regue-os com o vinho escolhido.

Espalhe as uvas passas e as nozes em cima.

Cubra tudo com o creme preparado e dei-xe no congelador por 30 minutos.

Depois disso espalhe uma camada de sorvete por cima e leve ao congelador por mais uma hora antes de servir.

Gastronomia

Page 22: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201322

Comemorações

Frutos do mar - Peixes - Petiscos Guarnições - Carnes e Massas

Funciona de Segunda à Segunda das 8hs às 18hsRua 11, Barra de Maricá

Feijoada - Costela na TelhaPicanha na Chapa - Bobó de Camarão

Av. Francisco Sabino da Costa, nº 350 - Lj. A - Centrotel: (21) 3731-5171

Galeto - Picanha - Chuleta e outras opções na tábua com fritas ou aipimFunciona de Quarta à Sexta das 17hs às 00hs

Sáb. das 10hs às 00hs / Dom. das 10hs às 17hsRua Álvares de Castro nº775 - Araçatiba

tel: 2637-2941

Page 23: Revista Encontros Edição 99

23- Março de 2013

Gastronomia

Especialidade em frutos do marRua Ivan Mundin - Lt 09/10 - Boqueirão - Maricá

tel: (21) 2637-2436

Rodízio de Pizzas e MassasToda 2ª e 4ª a partir das 18:00hs - R$ 22,00 (cada)

Rua Athayde Parreiras - Centro - Maricátel: (21) 3731-2113

Peixes - Caldeirada - PicanhaPonte do Boqueirão - Maricá

tel: (21) 2634-1074

Pizzas - Crepes - Sorvetes - Almoço ExecutivoDe 2ª a 6ª a partir das 11:30hsSábados a partir das 18:00hs

Rua Clímaco Pereira, 13 - Centro tel: 3731-2052

Page 24: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201324

Perfil Jacintho Luiz Caetano

Um homem à frente do seu tempo. Assim podemos definir rapidamente a figura do sr.Jacintho Luiz Caetano, nascido aos exatos 15 de agosto de 1900. Um fato que fortale-ceria a história dessa figura maricaense, pois nasceu no dia da padroeira da cidade.

Precoce, desde os oito anos de idade co-meçou a executar pequenos trabalhos. Ven-dia gostosos doces fabricados pela mãe, dona Amélia, para os inúmeros visitantes à cidade, trazidos pela pesca farta às margens das lagoas de Jacaroá e adjacências. Sua tra-jetória foi realmente impressionante e vale à pena ser conhecida e divulgada aos marica-enses, moradores da cidade e mesmo pes-soas de outros municípios e quisá de outros estados e até países. Afinal foi Jacintho que iniciou aqui a exportação de laranjas para Ar-gentina e Inglaterra. Um feito que infelizmen-te não temos mais no nosso município. Sem exageros, podemos dizer que existiu uma Maricá antes e uma depois de Jacintho Luiz

Caetano. Portanto ele é a própria história do municípío que tanto amou, constitui família, teve seus doze filhos e construiu seu patrimô-nio econômico. Um legado que nem o tempo, com certeza, poderá apagar.

A revista Encontros escolheu este persona-gem da nossa história para ser o perfil desse mês, antecedendo as homenagens, que cer-tamente serão rendidas a esse maricaense no dia 15 de agosto, data do seu nascimen-to. No entanto, no próximo dia 10 de maio, um dos seus patrimônios, que também faz parte da história de Maricá, a Viação N.S.do Amparo e que gera renda para mais de 800 famílias na cidade, estará completando 63 anos. Taí outro bom motivo. Conversamos com várias pessoas e destacamos dois ma-ricaenses que conviveram com o nosso perfil. São eles também importantes para Maricá: o sr.Édio Muniz, ex-prefeito e comerciante e o sr.Joaquim Antonio, empresário e comercian-te. Vejamos:

Maricaense que amava Maricá

“Conheci muito o sr.Jacintho Caetano, inclu-sive eu fui padrinho de um dos seus filhos, Fernando (falecido). Ele era um homem tra-balhador que ajudou muita gente. Comprava peixe em Maricá e vendia em Niterói, assim teve o primeiro caminhão de Maricá. Ele ti-nha um armazém que vendia produtos para a Estrada de Ferro, todos compravam com ele. E aos visitantes que chegavam no seu armazém ele não perdia tempo e oferecia a compra de um lote facilitado em nota pro-missória em até 100 vezes. Tudo para que as pessoas viessem morar na cidade. Eu mesmo comprei dele duas lojas, uma delas é hoje a atual Caixa Economica. Ele também ajudou muita gente a comprar sua casa pró-pria. Era um homem direto que não enrolava ninguém”, resumiu Édio Muniz.

“Para o grande amigo e genro, Joaquim Anto-nio, falar de Jacintho Luiz Caetano é contar parte da história de Maricá. “Não participei dos tempos aureos do sr.Jacintho, porque era muito jovem na época, porém sua vida era exemplo pra muita gente e o pouco que convivi com ele constatei a veracidade dos fatos. Ele era muito querido e conceituado, por isso com a criação da Viação N.S.do Am-paro a autorização para a circulação da linha Maricá – RJ foi dada pelo próprio governador Amaral Peixoto que era seu amigo”, contou.

Joaquim Antonio

Édio Muniz

Page 25: Revista Encontros Edição 99

25- Março de 2013

Esporte Por João Lucas Campello (Estudante de Jornalismo da FACHA)

No domingo (03/3), o Barra FC conquistou o bicampeonato do torneio masculino de futebol de areia. Nas areias da Praia

da Barra de Maricá, em uma final contra o Zacarias, o Barra empatou por 4 a 4 no tempo normal e fez a festa ao vencer seu

Projeto Verão 2013 de Maricá

Equipe maricaense rumo à ArgentinaXXIII Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu

Festa no futebol de areia coroa

adversário nos pênaltis por 3 a 2. Na disputa feminina de futebol de areia, a equipe do Estrela A venceu o Pelc A por 5 a 4 e ficou com o título da categoria. As competições do futebol de areia coroaram o fim do Projeto Verão 2013, da cidade de Maricá.

Entre os destaques do campeonato:

Paulinho do Barra, artilheiro do torneio com 7 gols. Enquanto na competição feminina, a artilharia dividiu-se entre Gabi e Marciele, representantes do Estrela A, ambas com 4 gols.

O Projeto Verão 2013 foi aberto este ano com um torneio de futevôlei em Ponta Negra, no dia 3 de fevereiro. O bom público em frente à Rua João Frejat (antiga Rua 13), onde foi montada a arena do futebol de areia, deixou otimista a Secretaria Municipal de Esportes em relação a próximos eventos. Segundo o secretário de esportes da cidade, Leonardo Souza, houve muita procura de inscrições nesta edição – o que obrigou o órgão a limitar o número de participantes do Projeto Verão 2013.

“Para o próximo ano, temos a intenção de organizar um campeonato de verão, algo maior e ainda mais estruturado para permitir a participação de um número maior de equipes”, planeja o secretário.

No mês de julho, entre os dias 03 e 07, vai acontecer o 5º Campeonato Sul Ameri-cano de Kung Fu-Wushu, na Argentina, em Buenos Aires. Para nossa alegria os atle-tas Luiz Felipe A. Pinto e Matheus da R. L. Antonio (categoria juvenil), além de Marce-lo R. de Castro Filho, Eduardo A. Flores e Ricardo Max R. de G. Bezerra (categoria in-fantil), todos moradores de Maricá, estão convocados para compor a seleção brasi-leira. Muitos dirão: Nossa! Que legal! Claro que sim, mas o que a maioria não sabe é a importância do patrocínio, pois os gastos

são muitos. Por isso, através da Encontros pedimos aos nossos empresários que não percam esta oportunidade para incentivar essa garotada ao esporte e de represen-tar o nosso município. Parabenizamos o empenho do jovem professor e sonhador Leandro Cardoso e, é claro, aos pais que nunca desistem.

Esta mesma equipe foi campeã, em no-vembro de 2012, em Fortaleza (CE), no XXII Campeonato Bras. de Kung Fu-Wushu. Contatos na nossa redação.

Page 26: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201326

SonhoO Sonho do

Dia da NoivaCriar e viver o conceito em atendimento

a cabelo, maquiagem, unha e corpo. Esse tem sido o dia a dia no salão Lú Tyene Beleza Inteligente. Tudo começa por uma agenda inteirinha para o Dia de Noiva ou o Dia da Debutante. “Atendemos todos os serviços pertinentes a um salão de beleza, mas sempre buscamos ir mais além personalizando nossos pacotes direcionados a cada ocasião”, conta a hair stilist Luciene Ferreira.

Um dia de noiva passa por todo um cuidado, pois é o dia mais esperado pela mulher que sonha com o matrimônio. Assim é muito importante que além do conforto para a realização dos serviços de beleza, a noiva fique tranquila e confiante para se entregar ao profissional que irá atendê-la para que tudo saia de acordo.

Os pacotes variam do mais simples ao completo que pode incluir até mesmo o traslado da noiva à igreja. Tudo para deixá-la sem dúvidas que escolheu o melhor lugar para o seu grande e esperado dia de princesa. “Neste dia eu não agendo mais nenhum outro serviço, fico totalmente à disposição da noivinha, pois me coloco no lugar dela e é claro gostaria que todas as atenções fossem voltadas para mim”, fala Luciene (risos).

Para ter uma ideia desses tratamentos

especiais o salão oferece Hidro SPA com Cromoterapia. Uma linda e gostosa banheira de espuma com sais especiais e todas aquelas luzes coloridas. Um verdadeiro luxo! Tem também SPA dos pés e mãos. Neste quesito o salão oferece os serviços de unhas de silicone e acrigel, cristalização e nails stylist.

O mesmo acontece para os serviços dedicados às debutantes, que é muito procurado no salão. Há também pacotes especiais e sempre de acordo com a necessidade e o bolso. “Todos os clientes são importantes para nós apenas adequamos os pacotes e no final dá tudo certo. Para nós do Lú Tyene Beleza Inteligente o mais importante é que todos sejam bem atendidos, fiquem felizes, e voltem sempre”, disse.

E completou: “afinal ser noiva é maravilhoso, uma sensação única, indescritível, uma mistura de todos os sentimentos possíveis. É estar sempre em contagem regressiva para o dia da realização do seu grande sonho, e nós da Lú Tyene, estamos com você para deixar o seu dia ainda mais completo e o seu sonho ainda mais perto. Viver esse momento único e fazer de cada segundo o mais especial, confortável, prazeroso e o melhor, inesquecível!”.

A contagem regressiva para o grande dia

Vest

idos

: Bril

ho d

as n

oiva

s

Texto: Bete SantosFotos: Pedro Menezes

Capa

Page 27: Revista Encontros Edição 99

27- Março de 2013

SonhoO Sonho do

Dia da Noiva

“O casamento é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher, e comigo não foi diferente! Foi realmente um sonho realizado, meu dia de noiva no Lú Tyene foi ótimo! Fiquei super a vontade, relaxada e bem tratada. foi um dia em que saiu tudo perfeito.”

“O meu dia foi perfeito, maravilhoso!

tudo deu certo, como o esperado e programado. aconselho a todas

as futuras noivinhas a terem a experiencia do dia de noiva, foi necessário para completar o meu

casamento dos sonhos. relaxei, descontrai e saiu tudo lindo!”

Jéssica Silva Pires

Tamires AntunesVestidos: Brilho das Noivas

Texto: Bete SantosFotos: Pedro Menezes

Page 28: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201328

Page 29: Revista Encontros Edição 99

29- Março de 2013

Page 30: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201330

Apresentar para os clientes um estabelecimento de cunho familiar, atuante, com bastante profissionalismo, organizado e cheio de metas. Essas são as qualidades principais para que a empresa cresça cada vez mais estruturadamente visando aumentar a influência no mercado varejista da cidade. Assim, cheios de atitudes pertinentes a dois experientes no mundo dos negócios, iniciamos nosso bate papo, no estilo entrevista, com os jovens Diego Pizzo, 23, e Bernardo Pizzo, 18. Dois lindos jovens, com todo um caminho pela frente, que tiveram a bela atitude “queremos que agora os nossos pais tirem as férias merecidas, afinal já trabalharam demais por este patrimônio construído com muita dedicação”, contam os dois. Com pura emoção mostramos o que estes jovens já estão fazendo para levar o BAZAR DA AVENIDA ao topo do mercado em material de construção. É claro, orgulhosos,

os pais Tony e Alice dão o maior apoio e repassam toda a experiência para estes jovens empreendedores. “O que eu acho mais lindo nisto tudo, além da garra de ambos, é a amizade e cumplicidade. Na realidade nunca imaginamos que eles iriam se dedicar ao que fazemos e nem impomos nada, o desejo é natural”, fala Alice.

Diego é formado em administração e começou a trabalhar na empresa desde os 18 anos e Bernardo é estudante de engenharia civil e começou no bazar com 16 anos. “Na realidade eu digo que comecei bebê, pois eu ficava na empresa com meus pais após a creche”, conta Bernardo (risos).

Desde a sua fundação, em 2006 a empresa varejista de materiais de construção Bazar Avenida, vem a cada dia ganhando mais espaço no mercado de construção civil na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.

BAzAR dA AVENidAUma empresa familiar

Os irmãos diego e Bernardo

texto e Fotos: Bete santos

Page 31: Revista Encontros Edição 99

31- Março de 2013

Agora os irmãos Diego e Bernardo vêm com uma visão mais moderna inovando e mudando a “cara” do Bazar da Avenida. Os pais ainda trabalham, mas nos finais de semana e feriados, são os jovens que revezam para o descanso dos pais.

Entre as mudanças podemos citar: a fachada do prédio, a modernização do layout interno da loja (em construção) e a ênfase na publicidade (quem não é visto não é lembrado). O que sempre irá permanecer no Bazar da Avenida: bons preços, bom atendimento, encurtando a distancia entre cliente/empresa, além de boa logística de entrega dos materiais (tempo é dinheiro).

O casal carioca, Tony e Alice vieram para Maricá em 1988, montaram a loja Irmãos Pizzo, em São José do Imbassaí, mais tarde fundaram uma sorveteria e por fim há sete anos inauguraram no mesmo prédio o Bazar da Avenida.

MAtERiAL dE CONstRUçãO

...“queremos que agora os nossos pais tirem as férias merecidas, afinal já trabalharam demais por este patrimônio construído com muita dedicação”...

Av. Francisco Sabino da Costa, 963Centro - Maricátel: 2637-2491

Matéria

Page 32: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201332

Justiça do trabalhoUma conquista para Maricá

No último dia oito de março, foi instalada no municipio de Maricá a vara da justiça do trabalho, no sétimo andar do prédio Costa Azul, centro, Maricá, com incremento do acompanhamento dos processos eletrônicos. “Esse é um trabalho que aprendi com a seccional do Rio de Janeiro. Não posso deixar de falar nos nomes do Dr. Wadih, do Dr. Felipe Santa Cruz e Marcelo Oliveira (Presidente da CAARJ). Em nome da advocacia quero agradecer o desembargador Drumond e homenagear a desembargadora Salaberry”, disse Amilar Dutra, presidente da OAB-Maricá. Lembrou também que hoje, no Brasil, o Tribunal Superior do Trabalho é o mais avançado com esse processamento eletrônico.

A vara do trabalho de Maricá tem à frente

o Juiz Francisco de Assis Macedo Barreto que ao assumir a função prometeu muito trabalho. Neste dia estiveram presentes à inauguração o desembargador do trabalho, Carlos Alberto Araújo Drumond, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª.Região; a desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, vice Presidente do TRT da 1ª.Região; a desembargadora Maria de Lourdes Rochela Lima Salaberry; a juiza do trabalho, Aurea Regina de Souza Sampaio, presidente da Matra 1 e o secretário geral da OAB-RJ, Marcos Vinícius que representou Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ.

Em seu discurso, o presidente do TRT, desembargador Drumond lembrou o entusiasmo do presidente da OAB Maricá,

texto e Fotos : Bete santos

Juiz Francisco de Assis Macedo Barreto

Dr. Amilar Dutra (Pres. OAB-Maricá) e Luciano Bandeira (Tesoureiro OAB-RJ)

Page 33: Revista Encontros Edição 99

33- Março de 2013

Amilar Dutra, na instalação da vara do trabalho, na cidade. “Amilar vem a alguns anos lutando por isso e o parabenizo por esta conquista”.

A reportagem da revista Encontros conversou com a juiza do trabalho, Aurea Regina (foto abaixo), que parabenizou a população por esta vitória. “Apesar de Maricá ser um município pequeno traz com esta instalação uma vara eletrônica entrando de vez no século 21, isto é um ganho. Os processos ficarão mais rápidos. Além disso, Maricá passa a ser a 1ª. Cidade na região dos lagos com este recurso.

Neste dia, também foi aberta no 6º andar do prédio, a sala José Carlos da Silva (in memorian), em homenagem ao advogado, com a presença dos filhos, os advogados Marcelo e Millena e a fisioterapeuta Mônica.

Após o discerramento da placa pelas desembargadoras Maria das Graças e Maria de Lourdes Salaberry e a posse do Juiz Francisco de Assis, todos foram para um grande almoço no restaurante Caranguejo.

Matéria

Desembargador Carlos Drumond e o Dr. Amilar Dutra

Page 34: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201334

Nos últimos dias recebemos através da mídia a seguinte notícia: Encontrado morto o cantor e roqueiro Chorão.

O anunciado caiu como uma bomba. O que será que aconteceu? Ele estava no auge da carreira e era jovem, querido, falava de amor. Por trás da notícia muitas eram as questões. Seria droga? Resposta positiva e que os indícios não deixavam dúvidas. Mas o que poderia tê-lo ajudado? Essa talvez seja a pergunta que milhares de famílias fazem quando perdem um filho, um irmão, enfim um parente. Ao ser entrevistada, antes do enterro, a esposa de Chorão relatou em poucas palavras o drama que vivia e por isso acreditou que era melhor se afastar para que o cantor procurasse ajuda. Não imaginava que Chorão se entregaria as drogas, vindo a falecer. Mas você deve estar se perguntando

aonde este texto quer chegar?Coincidência ou não, fomos procurados na

redação da Encontros por uma mãe que sabe muito bem o que é passar por este drama. Por se tratar de uma pessoa conhecida, optamos por preservar sua identidade. Vejamos seu testemunho:

“Tomei a decisão de conversar com você porque precisava fazer algo, falar para outras mães sobre a experiência que passei e como elas podem buscar alternativas para ajudar seus filhos. Tudo começou quando descobri que o meu filho estava usando droga – maconha. De início achava, como a maioria das mães, que aquilo era uma fase e que logo passaria. Não passou. Às vezes eu chegava em casa e encontrava pessoas estranhas na minha sala. Aquilo passou a me incomodar demais e logo as discussões entre ele e eu

aumentaram. Nossa convivência já não era a mesma, e, confesso que eu comecei a me sentir a pior das mães. Imagina, eu uma pessoa inteligente, empresária, boa condição financeira e que não consegui criar um único filho! Isso pra mim era o fim. Com tudo isso, decidi que não queria mais vê-lo se perdendo, o tirei de casa, a fim de lhe mostrar o quanto ele era dependente de mim e estava errado. Arrumei uma casa pra ele, mobiliei e ainda cobria suas despesas. No mesmo período me armei de coragem e fui buscar ajuda. Eu precisava me cuidar, buscar ajuda médica, pois já não aguentava mais. Não dormia direito e ficava pensando – onde meu filho está agora? O que está fazendo? Me sentia perturbada. Busquei médicos, busquei igrejas, enfim procurava com isso lugares que pudessem também

Internação involuntáriaUm ato de amor?

Foto Divulgação

História da Vida Real

texto: Bete santos

Page 35: Revista Encontros Edição 99

35- Março de 2013

Foto Divulgaçãoajudá-lo, mas ele se recusava a qualquer tipo de ajuda ou tratamento. Entendi, então, que eu precisava me preparar, porque só com a minha ajuda ele conseguiria sair daquele poço onde se lançou e pra isso eu tinha que estar forte. Meu filho, no entanto, cada vez mais se afastava da vida. Quase foi preso, vivia maltrapilho, a casa estava um lixo e os móveis quebrados. Tudo estava um caos, mas eu precisava estar de pé e mais do que nunca, eu precisava tirá-lo daquele mundo podre.

Assim, decidi reunir todas as minhas forças que adquiri com meus tratamentos e procurei uma clínica especializada em internação involuntária; chegando lá conversei por muitas horas com um médico especialista em dependência química altamente qualificado que me foi bem claro: “seu filho é DOENTE, não existe outro meio de salvá-lo a não ser internando. Essa é a doença conhecida como a dos treis Cs, pois só leva o doente a treis caminhos - Cadeia, Cemitério ou Clínica. É como qualquer outra doença fatal e é de obrigação de qualquer ser humano socorrer a vítima que se encontra em perigo. Exemplo: “se alguém estiver infartando ele não poderá escolher e terá que ir para o hospital ou morre”, é a mesma coisa.

E assim eu fiz, procurei um advogado para tratar da interdição, pois ele é maior de idade e também tratar do plano de saúde, que a princípio negou pagar o tratamento. A boa notícia é que a justiça determina que todo plano de saúde é obrigado a custear todo tratamento, mesmo sendo em clínica particular, pois é doença grave e que leva a morte. Depois de tudo, chamei a ambulância para fazer o resgate dele.

Não foi fácil, foi muito doído dentro de mim, deixar meu filho naquela clínica. Ainda mais que eu optei de não levá-lo sedado. Chegando lá deixei ele aos gritos. Sete homens tiveram que segurá-lo para que ele entrasse na clínica. Enquanto isso ele falava que iria me odiar para o resto da vida.

Tive que virar as costas e deixá-lo gritando, e espedaçada fui para casa. Porém, aliviada pois ali ele estava nas mãos de sete especialistas e não na mão de sete traficantes, ou policiais ou amigos carregando o seu caixão.

Sete dias depois eu estava ali para visitá-lo e fui quase recebida à tapas, pois ele estava

com muito ódio de mim. Na outra semana a mesma cena, mas na terceira ele já era outra pessoa, começou a aceitar o tratamento, estava limpo, cheiroso, cortou o cabelo, por conta própria, estava fazendo exercício físico e já falava diferente. A todo tempo falava que me amava, participava das palestras comigo e assim foi por treis meses.

Sei que ele não está curado, é um dia de cada vez, o controle é todos os dias, mas digo que tirei o meu filho do caminho da MORTE

No dia da saída dele eu fiquei muito aflita, uma mistura de alegria e mêdo, mas aluguei uma casa num condomínio bem legal, arrumei o quarto dele bem bonito, com tudo de melhor, incluí mensagens de amor e boas vindas. Recebi ele como se fosse um

“... aluguei uma casa num condomínio

bem legal, arrumei o quarto dele bem bonito, com tudo de melhor, incluí mensagens de

amor e boas vindas. Recebi ele como se

fosse um Príncipe ...”

História da Vida Real

Príncipe, fiz valer toda a luta dele lá dentro, pois vi que ele também deu tudo dele para tentar melhorar. A luta será para sempre, mas não desistirei. Faço minhas as palavras que lí de Tiradentes: “Se dez vidas tivesse, dez eu daria para te ver livre das drogas”.

É claro que como jornalista e boa ouvinte consegui resumir o drama desta mulher para que através deste depoimento muitas mães tomem coragem de sair da zona da indecisão e tomar uma atitude em favor do filho, de si e da própria relação pais e filhos.

Neste caso, por enquanto, está tudo bem. Como bem disse a nossa corajosa mãe da história, mas o cuidar tem que ser pra sempre. É como o primeiro gole do alcoólatra.

A boa notícia é que esta mãe está disposta a ajudar com informações de como agir às pessoas com o mesmo drama. Por isso caso você queira conversar com ela, trocar ideias, enfim, pode ser através do e-mail da revista ou diretamente no celular (21) 7230-0492 que ela atenderá pelo pseudônimo de Maria.

“... a justiça determina que todo plano de saúde é obrigado a custear todo tratamento, mesmo sendo em clínica particular, pois é doença grave e que leva a morte.”

Page 36: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201336

Tudo começou quando um grupo de seis (6) amigos, que durante uma aula de química, em 2012, conversando entre si, resolveram fazer uma peça de teatro e uma palestra.

“ De início nos apresentamos em apenas duas escolas e paramos, e, neste ano de 2013, decidimos voltar a ensaiar e escolhemos o nome AMIZARTE”, nos conta os jovens João e Rayssa idealizadores do grupo.

Na agenda do AMIZARTE, já tem o lançamento de um filme sobre os jovens que morreram na boate kiss, e, em agosto, a apresentação de uma peça inédita - Tudo que você pensa que sabe sobre drogas, seis amigos e um mistério.

Desejamos muito sucesso para os jovens: JOÃO CARLOS, RAYSSA COSTA, RAYANE COSTA, THALIA AMPARO, RENAtA sANtiNA, RONizE (fotos).

AmizarteTeatro

Page 37: Revista Encontros Edição 99

37- Março de 2013

Page 38: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201338

Desde 2010 os alunos do C. E. Domício da Gama participam das atividades do Programa Mais Educação.

O trabalho desenvolvido pelos monitores no decorrer desses anos fora marcado pelo dinamismo e pelo comprometimento com a educação de qualidade.

Os frutos desse trabalho vêm sendo colhido. Pois vários alunos apresentaram melhoria no rendimento escolar após a inserção no Programa Mais Educação.

O Programa atende 120 alunos do

Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) que foram divididos em 5 grupos e realizam as monitorias no contra-turno.

Neste ano os alunos participam das atividades de Acompanhamento Pedagógico (português e matemática); Comunicação e Uso de Mídias (Rádio Escolar e Jornal Escolar); Cultura Digital (Informática) e Teatro.

Atualmente o Programa Mais Educação do C. E. Domício da Gama é coordenado pela professora Danielle dos Santos Cruz,

Domício da GamaColégio Estadual

que orienta as atividades desenvolvidas pelos monitores em consonância com os projetos desenvolvidos pela escola.

Nos meses de fevereiro e março as atividades do Programa foram direcionadas ao Projeto Família na Escola que visa incentivar a maior participação da família na vida escolar de seus filhos.

No dia 27 de março ocorreu a culminância do Projeto Família na Escola. Onde os alunos do Programa Mais Educação apresentaram músicas, declamaram poesias e encenaram um teatro.

No decorrer do ano os alunos participam de inúmeras atividades como idas a museus, cinemas, exposições entre outras coisas.

Danielle dos Santos Cruz(Coordenadora do Programa

Mais Educação) Luan Felipe Santos(Monitor de Informática)

Gláucia Antunes(Monitora de Matemática)

Ariana Acássia (Monitora do Jornal Escolar)

Camila Munhoz (Monitora da Rádio Escolar)

Luiza Vasconcelos(Monitora de teatro)

Cíntia de Castro Pereira(Monitora de Português)

Educação

Page 39: Revista Encontros Edição 99

39- Março de 2013

Criado especialmente para nós, mulheres, que adoramos estar sempre bem informadas e o melhor, totalmente ligadas acerca do Reino de DEUS e suas promessas

Nesta 3ª edição, estamos muito felizes, pois recebemos vários e-mails sobre o Caderno da Mulher, elogios, criticas e sugestões, afinal, é você leitor, o termômetro do nosso trabalho. Esperamos sinceramente que os artigos produzidos aqui, lhe tragam profundas reflexões acerca do Reino de Deus.

Contamos a história de Abigail, uma Mulher temente a Deus, que livrou toda sua família da morte.

Cristina Weller, nossa convidada especial para este espaço, com uma matéria sobre a mente, o nosso maior patrimônio.

Paula Moura, conta suas conquistas como Mulher Empreendedora no salão Manancial e o milagre do nascimento de Esther.

E no Espaço Vida a dois – Pretendo instigar você a responder algumas questões que estão relacionadas ao perdão.

Em Mulheres em Foco, o culto de Mulheres da Igreja Atos 2- escolhidas que foi um sucesso!

Sabe um daqueles momentos em que você para pra tomar um cafezinho no trabalho, e uma conversa surge entre amigos, no nosso caso, entre amigas. Pois é, foi neste devocional que fazíamos toda manhã, que ao ler uma matéria em uma revista, ficamos indignadas, pois nada do que líamos exaltava o nome de DEUS, apenas do homem. Ai num click, ou, num toque do Espírito Santo, surgiu a ideia do Caderno da Mulher com foco na palavra de DEUS. Adriana logo topou a ideia, e hoje, é uma das nossas maiores conquistas. Esperamos que este caderno interaja com você, te ajude a entender e a superar todos os obstáculos que te impeçam de Conquistar seus objetivos, tanto profissional como espiritual.

Faça parte deste caderno, escreva seu artigo ou conte sua história. Envie um email para [email protected] .

Adriana Lopes e Ana Paula de Carvalho

EspaçoConquistas

Page 40: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201340

Conhecendo os livros BíblicosAbigailAutor: desconhecidoData: entre 931 a.c e 722 a.c

AbigAiL, UmA mULher beLA, generOsA, sábiA e CheiA De VirTUDes

Ela estava sendo refinada como a prata, mas pacientemente, aceitava os ensinamentos de Deus. A cada dia, ela aprendia a conviver com um marido (Nabal) insensato, tolo e sem nenhuma sabedoria.

Apesar da Bíblia não relatar como era o seu trabalho no lar, supomos que ela era uma boa dona de casa e uma esposa exemplar. Além destas qualidades que agradavam a Deus, ela ainda era generosa, inteligente e uma mulher pacificadora. Observando o seu marido, podemos ver que ele era um homem duro

e muito mau. Por causa da dureza do seu coração, recusando ajudar com víveres a Davi e seus companheiros, ele pôs em risco a sua vida, a da sua família e servos.

Em 1 Samuel 25:14-17 a Bíblia nos diz que Abigail foi avisada deste procedimento insensato do seu marido.

”Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou. Considera, pois, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.”

Homem rico, porém tolo e insensato!Observando estes versículos podemos

ver que o relacionamento entre Abigail e seus servos era de pura confiança, enquanto o de Nabal com eles era de completa desconfiança.

* Será que sou parecida com Abigail, uma mulher equilibrada, sábia e dócil de coração?

* Como trato meu marido?

* Como trato meus filhos?* Como trato aquela (s) pessoa (s) que

me ajuda (m) no trabalho de casa.Irmã, cabe a nós decidirmos se

queremos estar no centro da vontade de Deus agradando-O, ou se queremos andar com nossos próprios pés fazendo o que agrada à nossa carne.

Por causa da resposta insensata de Nabal, Abigail teve que agir com rapidez e sabedoria a fim de salvar a vida de seu marido, de toda a sua família e de seus servos.

Ela não mediu esforços para levar até Davi tudo que ele estava precisando e muito mais.

1- uma mulher fiel.2- uma mulher dócil, com voz branda

que falou na hora certa, palavras.3- uma mulher que teme ao Senhor.4- uma mulher sábia que, rapidamente,

decidiu como deveria salvar a sua família e seus servos.

Saiba mais sobre a história da vida de Abigail em: 1º Samuel 25.

Page 41: Revista Encontros Edição 99

41- Março de 2013

Mulheres Empreendedoras

Paula MouraTudo começou em um bate papo após

um almoço de domingo com família em minha casa no ano de 2002. Meu esposo na época, cabo fuzileiro naval, minha filha, Thayná, com seis anos e Heloisa, com dois aninhos. Além de ficar em casa tomando conta das meninas, que é um oficio que gosto muito, sentia que poderia fazer algo mais. Foi quando meus cunhados, me deram uma ideia: me inscrever em um curso de cabeleireiro em maricá, minha sogra, Ilma, a quem devo muito e admiro, que por sua vez sendo cabeleireira, disse que me ajudaria me emprestando todo o material até eu poder comprar o meu. Comecei o curso, conciliando casa, filhos, igreja, e, com dois meses de curso, abri o salão na sala da minha casa. Quando eu estava já há alguns meses trabalhando em casa, meu esposo, Renato, a quem sou extremamente apaixonada, e agradecida à deus por ele em minha vida, já não trabalhava mais na marinha, e então, passamos a viver só dos rendimentos do salão.

Com a indenização de Renato, fizemos o

nosso salão de beleza e Barbearia Manancial, que significa rios de água viva, e começamos a trabalhar juntos.

Sempre estudando para a nossa qualificação profissional. Hoje o salão está com 10 anos e no momento, estou me deliciando com outra atividade, a de ser mãe novamente. A chegada inesperada da nossa filha Esther, hoje com 06 meses, foi mais um daqueles milagres que só quem conhece Jesus Cristo vive; uma gestação de risco, pois eu tive um mioma dentro do útero crescendo junto com o bebê.

Segundo o médico, se fosse o caso, ocorreria um aborto , pois o mioma estava começando a disputar espaço com o feto.

Em repouso até o quarto mês de gravidez, Deus com a sua infinita misericórdia fez o nosso milagre, o mioma foi para fora do útero, a gestação passou a ser normal, e, no dia 13 de setembro de 2012, nasceu nossa amada Esther. Hoje, meu esposo Renato trabalha com público feminino e masculino. Nunca esquecemos que o melhor de Deus sempre estaria e estará em nossas vidas, porque assim está escrito em sua palavra: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”

1ª Coríntios 2.9 Tudo que Deus faz é bom, e creio que tudo

que Ele permite acontecer em nossas vidas, é bom também! Até mesmo as decepções, a dor causada por um relacionamento que não deu certo, uma amizade interrompida, a perda de alguém que amamos, por projetos que foram frustrados, sonhos que não si realizaram. Tudo isso nos transforma, é o meio que Deus usa para nos lapidar, basta permitirmos que isso aconteça.

Faça parte desta coluna. Informações: [email protected]

Page 42: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201342

Em todo tempo devemos estar atentos no que estamos pensando. A bíblia diz: “Como imagina em sua alma (pensamen-tos, emoções), assim o é” Em outras pa-lavras o rei Salomão disse: Você é o que você pensa!

Cristina Weller

Espaço Vida a doisAna Paula de Carvalho – Consultora, Palestrante e Educadora

Alimente seu espírito com o melhor

Perdemos tempo com tantas coisas, e nem percebemos que

os nossos relacionamentos precisam de surpresas para se manterem vivos. Uma coisa é surpreender pessoas que não te conhecem muito bem, mas surpreender aqueles que estão debaixo do mesmo teto que você... Isso é uma virtude!!!

“Põe em ordem tua casa, porque morrerás e não viverás.”

Isaias 38.2Se Deus lhe enviasse uma mensagem

semelhante a esta? Pense bem, o que você precisaria colocar em ordem? Conversar e perdoar alguém? Resolver aquela pendência que a incomoda e você vai empurrando? Alguma conta que tira o sono e você se acovardou em negociar? Sua fidelidade em relação aos

dízimos e ofertas? A conversa sincera que você precisa ter com alguém? O modo de falar com as pessoas? A forma de se vestir? O comportamento diante de outros? A atenção aos filhos? Um casamento mal administrado?

O que precisaria ser arrumado em sua vida?Acreditamos que temos tempo para viver,

que não faltará oportunidade para resolver as pendências, e, convictas de que podemos mudar nossas atitudes a qualquer hora, permanecemos nos emaranhados do diabo. Contudo, somos surpreendidos com os planos de DEUS e temos a chance de mudar nossa história, de fracassos para vitórias; de tristezas para alegrias.

Pai , nos instrua com a tua verdade, para que, em nossos relacionamentos, encontremos a sua Paz!!!!!

Mulheres em Foco

Dois anos do Desperta Débora na Igreja Batista Atos 2, Itapeba, Maricá

A pastora adjunta da 2ª Igreja Batista de Itaipu e diretora acadêmica do Seminário

Batista e Teológico de Niterói, Helen Mancebo

Nosso corpo rege ao que pensamos: nosso comportamento, nossas atitudes, o que falamos, no físico (enfermidades). A doença física, surge de maus pensamen-tos, inclusive pesquisas já constataram que o câncer e muitas outras doenças são de origem emocional.

É preciso estar alerta!A doença, por exemplo, não é algo normal, não é de Deus!Por desconhecimento da palavra de Deus, destinos têm sido mudados e Sata-nás tem tirado proveito para entrar na vida de pessoas destruindo-as.

Comece a observar o seu dia-a- dia. Por exemplo, todos os dias ao acordarmos alimentamos o nosso corpo com café da manhã, almoço, lanche e jantar.Certo?O

mesmo acontece ao nosso espírito. Deus nos deu um espírito e também o alimenta-mos. Este alimento vem através dos nos-sos olhos e ouvidos atingindo diretamente a nossa mente: o que lemos, assistimos, mídias como televisão, internet,rádio,músicas,noticiários,etc.

Convido você neste dia a prestar aten-ção as suas escolhas e rejeitar todo lixo que possa contaminar sua alma (mente) e com isso poder desfrutar de uma vida saudável e próspera, que é o que Deus tem e quer para todos nós. Alimente-se e pratique a palavra de Deus e o resultado será vida vitoriosa e feliz.

Parte do livro “Quem arrumou meu Guarda Roupa?”

Por Cristina WellerEmpresaria, formada em Letras/Português

Inglês e serva do Senhor.

Page 43: Revista Encontros Edição 99

43- Março de 2013

Page 44: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201344 Araruama

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Educação, iniciou no último dia 23, sábado, o Projeto

Escola Viva com o objetivo de promover a interação entre a escola e a comunidade.

O primeiro evento foi realizado na Esco-la Municipal Margarida Trindade de Deus, bairro Fazendinha, e contou com diversos atendimentos, como corte de cabelo, tes-te de glicose, exame de vista, informações sobre dengue, técnicas de relaxamento, orientações sobre Bolsa Família, oficinas de fuxico e de dança, além de apresenta-ções de capoeira, brincadeiras de roda e animação cultural.

Segundo a secretária de Educação e in-terina da Cultura, Berta Antunes, o projeto auxilia no encontro de caminhos para uma aprendizagem significativa, favorecendo o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade.

“A ideia é transformar o espaço numa escola aberta, estimulando um movimen-to de trocas de experiências, onde serão valorizadas as questões referentes ao meio ambiente, saúde, higiene, cultura e a criatividade, favorecendo o estreitamento de laços mais fortes entre a escola e sua comunidade”, disse.

De acordo com a coordenadora do pro-jeto Escola Viva, Fátima Marinho, quatro escolas municipais serão beneficiadas até o final desse semestre. Segue abaixo a programação:

Dia 13/04 – Escola Municipal André Gomes – Bananeiras

Dia 18/05 – Escola Municipal Mário Pussema – Engenho Grande

Dia 25/05 – Escola Municipal Itati-quara

Dia 15/06 – Escola Municipal Ponta do Capim – Praia Seca

Projeto Escola Viva em AraruamaPor Luigi do ValleFotos: Flavio Delazzari e Luigi do Valle

Page 45: Revista Encontros Edição 99

45- Março de 2013

Advocacia Arquitetura

Antenas

Contabilidade

Autopeças

Empréstimos

Dermatologia

Dentista

Prestigie o comércio local

Page 46: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201346

Informática

Imobiliárias

Gráfica

Fonoaudiologia

Fisioterapia

Festas

Farmácias

Estética

Prestigie o comércio local

Page 47: Revista Encontros Edição 99

47- Março de 2013

Lanches

Material de Construção

Mat. Elétrico/Hidráulico

Material Hospitalar

Inspeção GNV

Prestigie o comércio local

Page 48: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201348

Produtos Naturais

Publicidade

Produção Cultural

PodólogaÓticas

Orquidário

Roupas e Acessórios

Móveis / Esquadrias

Material de Limpeza

Page 49: Revista Encontros Edição 99

49- Março de 2013

Telefonia

Táxi

Veterinária

Serralherias

Seguros

Salão de Beleza Salão de Festas

Anuncie: (21) 2634-2267

Prestigie o comércio local Prestigie o comércio local

Page 50: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201350Olho Vivo

A revista ENCONTROS disponibiliza aos seus leitores o espaço “Olho Vivo”. Se algo estiver acontecendo e chamar sua atenção, nos envie um email para [email protected]. Faça valer o seu olhar.

IMOBILIáRIAS

Registramos as péssimas condições em toda extensão da Estrada de Pindobas, em Itapeba, após as chuvas que ocorreram nos últimos dias. Segundo a moradora Elizabeth Martins consta na prefeitura que esta via é asfaltada, porém quando chove muitos ficam impossibilitados de transitar a pé. Outro fato preocupante é a possibilidade das vans Caxito/Centro deixarem de passar pelo local, visto que seus motoristas sofrem com os prejuízos aos veículos.

s.O.s. Pindobas Fotos: Elizabeth Martins

Page 51: Revista Encontros Edição 99

51- Março de 2013

Page 52: Revista Encontros Edição 99

- Março de 201352