revista encontros 98

60
1 - Fevereiro de 2013

Upload: bruno-campos

Post on 08-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Encontros Edição 98

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Encontros 98

1- Fevereiro de 2013

Page 2: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 20132

Page 3: Revista Encontros 98

3- Fevereiro de 2013

Empreendimentos

Editorial Editorial

Nossa Capa

Presidente e Editora: Bete Santos Jornalista Responsável: Bete Santos (MTb18905-RJ)Designer gráfico: Bruno CamposFree Lancer: Amarlei Xavier Revisão:Ana Paula de CarvalhoEstagiários:João Lucas Campello - (Esportes)Reportagens:Bete Santos Fotografias:Pedro Menezes Colaboradores nesta edição: Luciene Ferreira, Dra. Luciene Mourão Domingues, Sérgio Goulart, Alice Brasil e Walter Monteiro.Comercial:Bete Santos - (21) 7730-7532Adriana Lopes - (21) 9786-0652Rosangela Rodrigues - (21) 6969-1546Atendimento ao Leitor:Email: [email protected]: www.revistaencontros.com(21) 2634-2267 - (21) 7164-5338 Impressão e AcabamentoWalPrint - Gráfica e Editora

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial das artes sem prévia autorização da editora. O conteúdo dos anúncios vinculados, bem como a prestação de serviços é de responsabilidade única e exclusiva dos anunciantes. Assim como os textos assinados também são de inteira responsabilidade dos seus autores.

A revista Encontros é uma publicação mensal com a tiragem de 5 mil exemplares

Caros Leitores

Na criação do nosso designer Bruno Campos e fotos de Pedro Menezes, com produção de Bete Santos e Adriana Lopes presenteamos os nossos leitores com uma capa prá lá de especial em homenagem às

Mulheres representadas aqui.

Homenagem à Equipe Encontros

Neste mês de fevereiro iniciamos a revista com muitas novidades, a começar pela capa, um tanto ilusionista, mágica e mesmo histórica. Vale a pena conhecer essas mulheres. Temos, ainda, no Te Encontrei, clics de diversos momentos onde pudemos registrar um belo grupo de mulheres. Temos nesta edição dois significativos casamentos: o de Ana Maria e Adilson, diferente e ousado, na praia de Ponta Negra, e o de Pâmela e Thiago, tradicional e tendo como pano de fundo uma relação de amizade que começou em outro continente, o Europeu. Numa fria Alemanha, que se aqueceu com o amor deste lindo casal. Muitos aniversários, inaugurações e eventos marcaram esta edição.

Infelizmente, registramos o falecimento do ex-prefeito Luciano Rangel, de família tradicional da cidade, que lutou nos ultimos anos contra um cancer. Os nossos

sentimentos à esposa, filhos, netos e parentes. E a morte da bela e jovem Camila, 22, outro fato que muito me entristeceu, pois minha filha tem a mesma idade. Os nossos mais sinceros sentimentos aos pais e familiares de Camila. Na foto, um lindo registro da bela menina na nossa matéria da Garota EquipeForma.

Ah! Já ia me esquecendo, este mês inauguramos a coluna Lazer e de quebra uma matéria sobre Endo-turismo.

Uma boa leitura, Bete Santos

A equipe feminina liderada pela jornalista Bete Santos (E). Adriana Lopes (comercial e secretária), Amarlei Xavier (designer free lancer) e Ana Paula (revisão free lancer)

Page 4: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 20134

ÍnDiCE 03 | Editorial 04 | Índice06 | Beleza Inteligente08 | Tire suas dúvidas10 | Encontros com Alice Brasil12 | Arquitetura e Urbanismo14 | Festas e Eventos20 | Comemorações21 | Gastronomia22 | Roteiro da Boa Comida24 | Te Encontrei26 | Endo-turismo27 | Lazer29 | Capa44 | Esporte45 | Política47 | Caderno da Mulher51 | Perfil53 | Guia de Serviços58 | Olho Vivo

ARtistAs dE MARiCáMeg Carvalho

A artista plástica Meg Carvalho há 13 anos, começou a transformar seus "ra-biscos" em Arte. Isso começou a acon-tecer em aulas na Fundação Leão XIII, onde seus desenhos ganharam o apoio da técnica. Dois anos depois passou a fazer parte do grupo de cinco artistas que fundou o Grupo de Artistas de Mari-cá (GAM), cidade da Região dos Lagos fluminense onde mora. Então, encontrou sua verdadeira vocação - lidar com crian-ças. O trabalho deu tão certo que ao sair do GAM ela manteve suas atividades na Fundação Leão XIII e veio a fundar a ONG Espaço Um, depois transformada no que é hoje o Espaço Cultural Meg Carvalho.

Você sabe que lugar é este?

Resposta à edição 97

Você sabe que lugar é este?

Na edição passada, na seção Artistas de Maricá, perguntamos: Que Lugar é este? A resposta veio de várias pessoas que encontramos nas ruas da cidade, porém destacamos a resposta da maricaense Janete Costa Fontes, nascida e criada no bairro do Caju. “Essa é a Capela de Santo Antonio situada dentro das terras da Fazenda Ubatã, próximo ao rancho, identifiquei logo que vi a foto da pintura”, contou à nossa reportagem. Janete é funcionária no prédio Costa Azul, onde funciona a Academia Equipe Forma, onde frequentam o casal Bete e Pedro

(editora e fotógrafo da Encontros). Através de Janete descobrimos mais sobre a capela: duas vezes no mês acontecem as missas, no 2º sábado às 18h e no 3º domingo às 9h30, celebradas pelo padre Marcos Calixto ou seu substituto. Todos os sábados às 18h acontece a celebração da palavra feita pela ministra Estela. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, é realizada a procissão, com missa, barraquinhas e muito mais. Lá já houve até casamento e segundo Janete, que pertence à comunidade, são os próprios moradores que fazem a conservação da capela.

Foto

: Jos

é ig

náci

o

Page 5: Revista Encontros 98

5- Fevereiro de 2013

Page 6: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 20136

Beleza inteligenteLuciene Ferreira

Hair StylistSalão de beleza - Lú Tyene

Artigo

As escovas progressivas normais deixam as loiras com tom amarelado por conter outra substancia que oxidam a cor dos cabelos gerando uma insatisfação e até mesmo um dilema; cor viva e bonita ou efeito liso e

hidratado?A solução chegou revolucionando

e causando um ótimo impacto assim como uma verdadeira loira.

Depois de tantos métodos de alisamento, a escova Blond Therapy surge conquistando o mundo das lindas loiras. A técnica é ideal para quem quer alisar e reduzir, o volume dos fios, deixá-los ultrabrilhantes, com movimento e maciez extrema, e o melhor de tudo; efeito anti-yellow mantendo os fios com efeito platinado com duração de até três meses.

Não tem cheiro nem fumaça, e o tempo total do procedimento varia de 20 a 40 minutos.

Para quem já fez outros tipos de escova progressiva ou usou tintura em excesso, a escova é uma boa escolha, já que os produtos usados contam com proteína, queratina e aminoácidos, substâncias especiais para dar força e

brilho ao cabelo retirando o frizz, sem química agressiva a saúde dos fios.

A sua fórmula possui concentração de açaí e uma ação antioxidante três vezes maior que o vinho tinto. O extrato dessa pequena fruta protege e reestrutura a fibra capilar profundamente.

Traz também a inovadora tecnologia “Hightech Green” com sugarcane cysteine (ativo do carboidrato de cana de açúcar e aminoácidos que mantém o efeito liso e reflete brilho intenso),

A Revolução para o mundo das loirasEscova Blond Therapy

açaí (nutre e regenera), Omega 3,6 e 9 (proporciona a maciez) e centaurea (planta com pigmento violeta que tira o amarelo dos fios).

Toda essa maravilha já é real e você pode comprovar em nossa unidade Lú Tyene.

A inovação e tecnologia estão nos deixando cada vez mais saudáveis e lindas. Fique por dentro e arrase onde estiver!

Page 7: Revista Encontros 98

7- Fevereiro de 2013

Page 8: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 20138

tire suasdúvidas

Dra. LucieneMourão domingos

[email protected]

(21) 8332-0615 / 3881-8361 / 7967-1692

Rua Ribeiro de Almeida, nº129, sl 105 - Centro

Artigo

“Uma família para uma criança e não uma criança para uma família”

Esta frase não é minha, mas é o lema adotado pelos Juízes da Vara da Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça, para decidirem se a adoção poderá trazer vantagens para o físico, educacional, moral e espiritual da criança ou do adolescente.

Para adotar uma criança o primeiro passo é que a mesma

não tenha mais vínculo jurídico com os pais, ou seja, a perda do antigo “pátrio poder”, hoje chamado Destituição do Poder Familiar.

Dessa forma, os pais biológicos perdem todos os direitos e deveres em relação ao filho e vice-versa.

Assim, a criança adotada passa a ter todos os direitos de um filho biológico, inclusive à herança.

Para adotar uma criança, o interessado deve se dirigir à Vara da Infância, Juventude e Idoso, na Divisão de Serviço Social.

As pessoas tanto solteiras quanto casadas podem se cadastrar para adoção, é só levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de casamento ou de nascimento; comprovante de residência; comprovante de renda; atestado de sanidade física e mental; declaração de idoneidade moral - apresentado por duas pessoas sem relação de parentesco com o requerente.

O adotante, de acordo com a legislação vigente, deverá ter no mínimo 21 anos, independente do estado civil e o menor a ser adotado deve ter no máximo 18 anos de idade, salvo quando já convivia com aqueles que o adotarão, caso em que a idade limite é de 21 anos.

Outro fato de grande relevância é que a diferença de idade entre o adotante e o adotado deverá ser de no mínimo 16 anos.

Quando o adotado é adolescente (maior de 12 anos), a adoção depende de seu consentimento expresso;

Antes da sentença de adoção, a lei exige que se cumpra um estágio de convivência entre a criança ou adolescente e os adotantes, por um prazo fixado pelo juiz, o qual pode ser dispensado se a criança tiver menos de um ano de idade ou já estiver na companhia dos adotantes por tempo suficiente.

O adotante pode escolher o perfil da criança que deseja, tipo: sexo, idade, tipo físico e condições de saúde.

Depois de algum tempo, uma psicóloga agendará uma entrevista para conhecer do adotante seu: estilo de vida, renda, e estado emocional. Algumas vezes se faz necessária a visita de uma assistente social, para avaliar a moradia e se tem condições de receber uma criança.

A partir das informações no cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer e com a ficha aprovada, o adotante poderá receber o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional.

Com o certificado, o Adotante entrará automaticamente na fila de adoção do seu estado e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente: o requerente vai precisar de um advogado para entrar com o pedido Judicial.

E finalmente, quando o adotante é chamado para conhecer uma criança, se o relacionamento correr bem, o responsável recebe a guarda provisória, que pode se estender por um ano. Mas se a criança tem menos de 2 anos, terá sua guarda definitiva. Crianças maiores do que isso, passam antes por um estágio de convivência, uma espécie de adaptação, por tempo determinado pelo juiz e avaliado pela assistente social.

Depois de dar a guarda definitiva, o juiz emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Vale ressaltar que a adoção tem caráter irrevogável e é definitiva, ou seja, o vínculo jurídico com a família biológica jamais se restabelece, mesmo com a morte dos pais adotivos, e após a sentença de adoção os adotante não pode mais voltar atrás e desistir.

Lembre-se:Adotar é um ato de amor ao próximo, é dar

a chance a uma criança de crescer em um lar saudável, ao lado de uma família que tem capacidade de amá-la e respeitá-la, que só poderia ter sido escolhida por Deus!

Page 9: Revista Encontros 98

9- Fevereiro de 2013

Matéria

A prática da dança do ventre vem crescendo em Maricá

Arella & Parvanehalunas de sucesso

Há quatro anos essa modalidade de dança era totalmente desconhecida na cidade, e hoje está atraindo e conquistando mulheres de todas as idades. Essa atividade trabalha valorizando a autoestima feminina e a cidade Maricá, tem tido a oportunidade de conhecer essa prática através da professora Jhale Jamal (DRT 45055/RJ) que desenvolve, há três anos, um projeto de aulas gratuitas na Fundação Leão XIII na cidade com o apoio da Viação Nossa Senhora do Amparo. O projeto é o maior sucesso, e, desde a sua criação, já passaram mais de 300 alunas.

A dança do ventre vai muito além de movimentar o corpo, ela atua em níveis energéticos, trabalha expressão corporal,

autoestima, o desenvolvimento da feminilidade, a integração social e respeito ao próprio corpo. Jhale tem 13 anos de dança e várias histórias pra contar. “Algumas alunas procuraram a dança do ventre por orientação médica ou de psicólogos. Muitas, com problemas sérios de depressão que me agradecem por ter as ajudado sair daquele quadro. Costumo dizer que a dança do ventre faz milagres. A dança do ventre não possui vulgaridade é uma dança feminina e respeitável para qualquer público que assistí-la”, disse.

Há um ano a professora Jhale abriu um espaço temático e muito feminino de dança do ventre em Itaipuaçu: a JAMAL 100% Dança do Ventre.

Recentemente, as alunas da Fundação Leão XIII, Gleiciane Marins e Scheila Cristiane, inauguraram o Atelier Arella Parvaneh figurinos de Dança do Ventre.

Devido ao crescimento do mercado da dança, começaram a fazer seus próprios figurinos e muitos pedidos de encomenda de roupas foram surgindo.

“As meninas já estão com encomendas pra São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói e fazem toda sua divulgação de figurinos pelo Face book Arella Parvaneh”, informou Jhale.

Fundação Leão XIII- Centro (Aulas gratuitas) Quartas: 15h às 16h30 Turma inicianteQuintas: 15h às 16h30 e 16h30 às 18h Turma iniciante - tel: 3731-3116

JAMAL 100% dança do Ventre - itaipuaçuAvenida 1, nº1, Sala 10, Barroco (ao lado do DPO) - tel: 8407-9005Facebook: Jhale Jamal

Onde praticar Dança do Ventre

Page 10: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201310

Adolescência é uma fase conturbada. É uma etapa em que estamos descobrindo nossa identidade e

o que iremos fazer do nosso futuro. Por não nos entenderem, brigamos bastante com os nossos pais, afinal, nem nós mesmo nos

entendemos... Queremos sair, curtir com os amigos, conhecer pesso-as novas e namorar bastante, não queremos compromisso com nada e

ninguém, então chega uma hora em que começamos a vida sexual, e isso requer grande responsabilidade. Muitos adolescentes querem pensar só na hora do prazer, fazem sexo sem camisinha e não pensam que este ato pode acarretar doenças graves que os levarão à morte ou à uma gravidez

indesejada.Filho não é doença, porém, requer cuidado especial, afinal, você terá

uma vida em suas mãos que dependerá de você para viver. Terá que dar toda atenção, além de noites em claro amamentando. Quando se tem filho na adolescência, uma série de problema ocorre porque se perde

toda a liberdade e a dedicação é inteiramente para a criança. Na maioria dos casos, se deixa de lado os estudos, sonhos e

amizades. Então use preservativo, seja responsável para não acabar com a sua adolescência.

Sexo

A onda do momento é a customização de roupas, às vezes, temos uma peça de roupa velha em casa e podemos transformá-la em uma nova, basta ter imaginação. Na foto, temos um short super fácil de fazer e que você não irá gastar quase nada. Primeiro enrrole o short e amarré-o com uma linha, em seguida jogue em um balde com cloro puro. Depois é só lavar com água abundante para retirar o excesso e deixar o short de molho com água e sabão por aproximadamente meia hora para tirar o cheiro forte que o cloro deixa. Seu short estará pronto. Se quiser pode também por tachinhas. Uma roupa que iria ser jogada fora, se transformou em uma peça incrível.

De olho na modaMuitas pessoas comemoram o dia da mulher sem

saber o seu real significado.

Há um tempo, a mulher era vista como um ser incapaz, fraco e dependente. Eram discriminadas pelos pensamentos machistas, porém, sempre lutavam para conseguir igualdade e reconhecimento. Mulheres operárias tinham uma carga horária de trabalho de 16 horas, trabalhavam em péssimas condições e o salário ate 60% menor que o dos homens. E foi ai que a tragédia aconteceu. Elas estavam indignadas com a situação e num movimento grevista, ocuparam a empresa têxtil onde trabalhavam e foram queimadas! 130 mulheres morreram carbonizadas por lutarem pelos seus direitos. Famílias foram destruídas por puro preconceito, por machismo! Esse foi um grande marco na história. Depois de mais de 53 anos de luta para o reconhecimento, foi estabelecido o dia da mulher, um dia em que devemos pensar em tudo que a mulher já sofreu injustamente por atos desumanos. Tantos anos se passaram e hoje, em 2013, ainda há muito preconceito em relação as mulheres. Alguns homens duvidam da capacidade delas e acreditam ser superiores! As mulheres, a cada dia que passa, estão conquistando cargos e se revelando cada vez mais.

Devemos dar valor às mulheres porque elas são vencedoras, e, apesar de tanta luta, tanto machismo, sempre seguiram em frente com um lindo sorriso no rosto, dispostas a alcançar seus objetivos. Não duvide da capacidade de uma mulher!

Para você que é mulher, parabéns pelo seu dia!

Dia da Mulher

Foto: Mariana Couto

Page 11: Revista Encontros 98

11- Fevereiro de 2013

Page 12: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201312

Arquitetura e Urbanismo

Sérgio GoulartArquiteto e Urbanista

[email protected]@sergiogoulart.com

Artigo

Quando se fala em acessibilidade e inclusão, o nosso pensamento nos leva as pessoas com deficiência física, mais existem os deficientes visuais que merecem o nosso respeito e atenção nos projetos urbanos, residenciais, comerciais e institucionais. Dessa

maneira teremos essa parcela da sociedade incluída no meio social transformando os nossos prédios, residências e cidades em lugares mais simpáticos e agradáveis de morar e haverá um relacionamento mais humano com todas as pessoas deficientes ou não.

Alguns símbolos e modificações que podem ser usados para que a inclusão dos deficientes visuais seja feita.

Calçadas: elas deverão ser reformadas e conservadas para que seja um lugar seguro para todas as pessoas deficientes ou não.

Inscrições em braile: com essas inscrições o deficiente visual tem a possibilidade de escrever e ler podendo abrir várias oportunidades em sua vida, por isso deveriam ser feitos as inscrições em mais lugares principalmente em lugares públicos.

Piso tátil: esse tipo de piso orienta o deficiente visual em seu trajeto. Fazendo a inclusão dessas pessoas ou convívio social.

semáforo sonoro: com esse tipo de equipamento o deficiente visual terá mais autonomia.

Acessibilidade na Arquitetura e no Urbanismo 2º parte

Piso de alerta e identificação de degraus :

Page 13: Revista Encontros 98

13- Fevereiro de 2013

Page 14: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201314

Patrícia Motta... um bom tempo antes do casamento, vi este nome em uma placa na estrada e a foto da placa me chamou atenção. Liguei algumas vezes sem sucesso e acabei esquecendo. Quando resolvi conhecer os buffets da região, o nome dela me veio à lembrança. Já estava com os orçamentos, mas algo me dizia para não fechar sem antes falar com ela. Insisti, esperei nosso bate papo, vi um casamento organizado por ela, fiz a degustação, e à partir dali tive certeza que ela era a pessoa certa para este evento, afinal , um evento na praia não é fácil e não poderia arriscar.

Valeu a pena esperar por ela. Dia 02/02 chegou e eu pude visualizar e provar o trabalho desta profissional e da sua equipe. Na verdade, a noiva só visualiza o casamento, a festa, a decoração, quando chega. Sobre o serviço, a noiva só sabe o resultado total quando vê no rosto dos seus convidados a satisfação . E que satisfação!!

Que primor, que cuidado, bom gosto e limpeza. Comidinhas, petiscos, salgados e doces saborosos e de primeira qualidade, sem gordura e muito bem apresentados. Bebida gelada, boas louças. Tudo muito bem servido, com uma equipe de garçons muito atenciosos e educados. Para acompanhar isso tudo, o comprometimento e a tranquilidade dela.

Patrícia, te agradeço muito! Agradeço sua equipe, e a Erika também. Que bom que escolhi você. Que bom que você me escolheu.

Gostei! Gostei não!! Ameiiiii! Você arrasou!!Não dá para parar de comentar.. segue

alguns dos elogios que recebi sobre seu trabalho: “nunca fui em um casamento assim”, “nunca vi uma equipe de garçons tão educada e simpática assim”, “que salgados deliciosos”, “nossa! que jantinha gostosa”, “de onde é este buffet? É de Maricá mesmo? “que bom gosto na decoração”, enfim, Pat, se eu escrever tudo que ouvi, iria encher o face. Mais uma vez parabéns!

Uh Uh !!!bjsAna Maria

depoimento da Ana Maria

Foto

Lid

iane

Gom

esFo

to P

edro

Men

ezes

Page 15: Revista Encontros 98

15- Fevereiro de 2013

Foi nesse clima de magia, misturado ao romantismo e aliado ao desejo de homenagear uma pessoa muito especial, o querido Beto (pai postiço do casal) que o casal Ana Maria e Adilson, moradores da cidade do Rio de Janeiro e visitantes assíduos de Maricá, decidiram se unir nos laços do matrimônio na praia de Ponta Negra, onde se conheceram. O casamento aconteceu no último dia 02 de fevereiro, sábado, na praia, com vista para o mar e o farol. Os familiares e amigos do Rio, não mediram esforços para participar da cerimônia juntamente com os amigos de Ponta Negra. “Amamos Ponta Negra e quisemos declarar isso através da nossa escolha, prestigiando o lugar e seus profissionais” . resumiram.

Page 16: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201316

Page 17: Revista Encontros 98

17- Fevereiro de 2013

Festas e Eventos

Page 18: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201318

Aniversário de Laura CastorNo último dia 01 de fevereiro, sexta-

feira, a secretária de Ação Social, Laura Maria Vieira Castor foi surpreendida com uma linda festa organizada pela família, funcionários e o buffet Venturi Festas. Emocionada agradeceu a todos. Nós da Encontros lhe damos parabéns!

Família Castor

Equipe Feminina

Matéria

Page 19: Revista Encontros 98

19- Fevereiro de 2013

Page 20: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201320 Comemorações

3° Aniversário da Banda Promessas

Foi realizado dia 02 de Fevereiro de 2013, ás 19h, na Igreja Assembléia de Deus, em Maricá (Ministério de Madureira), no Caju, sob a presidencia do Pastor Sérgio Luiz de Sousa, tendo como Pastor local, DENILSON VERDAN DE MELO, o aniversário da Banda Promessas.

“São 3 anos de ministério onde Deus tem nos abençoado e honrado por onde ministramos. Deus nos concedeu a oportunidade de realizar o sonho de gravar nosso 1° CD que terá por título PELAS NAÇÕES, e está sendo produzido por ALCIMAR RANGEL, dentre as 10 faixas que farão parte do álbum, tem composições de ADILSON FREIRE (Banda Giom) e ANDERSON FREIRE.

Somos gratos a Deus em 1° lugar, a nossos pastores e as pessoas que oram e admiram nosso trabalho”, Jefferson Lemos.

Participação# Apresentação de Oliveira Junior da Rádio

Melodia 97,5FM* Banda Essência da Adoração* Hédio Jandre* Fábio Lemos* Amanda Ritz* Jéssica Gimenes* Ministério Unção ÁgapeA BANDA PROMESSAS ministrou com a

participação especial do produtor ALCIMAR RANGEL no teclado e por último para fechar o evento foi a vez do MINISTÉRIO UNÇÃO ÁGAPE.

integrantes da Banda Promessas:Jefferson Lemos (Vocalista), Leonardo

Costa (Guitarrista), Samuel Silva (Tecladista), Rodrigo Medeiros (Baterista), Paulo Victor (Baixista) e Jaqueline Costa (Secretária e responsável pela agenda da Banda).

Oliveira Junior

Hédio Jandre (C) e banda

Luciana (Unção Ágape)

Page 21: Revista Encontros 98

21- Fevereiro de 2013

ingredientesRECEitA:

Modo de Preparo

ROCAMBOLE dE MAiONEsE

Delicia da Vó Lúcia

Gastronomia

1 kg de batatas cozidas e amassadas2 colheres (sopa) de manteigasal a gosto

Recheio:150g de presunto picado150g de queijo prato picado10 azeitonas pretas picados1 cenoura ralada1 xícara (chá) e maionese

Cobertura:1/2 xícara (chá) de maionese1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Preparo: Rápido (até 30 minutos)Rendimento: 8 porções

Dificuldade: FácilCalorias: 301 por porção

Amasse as batatas com a manteiga e sal. Abra a massa sobre um pano úmido.Recheio:Misture o presunto, o queijo, a azeitona, a cenoura e a maionese. Espelhe o recheio

sobre a massa de batata e enrole como um rocambole. Deixe na geladeira por 30 minutos. Desenrole cuidadosamente, cubra com a maionese e polvilhe o queijo ralado.

Page 22: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201322

Frutos do mar - Peixes - Petiscos Guarnições - Carnes e Massas

Funciona de Segunda à Segunda das 8hs às 18hsRua 11, Barra de Maricá

Feijoada - Costela na TelhaPicanha na Chapa - Bobó de Camarão

Av. Francisco Sabino da Costa, nº 350 - Lj. A - Centrotel: (21) 3731-5171

Galeto - Picanha - Chuleta e outras opções na tábua com fritas ou aipimFunciona de Quarta à Sexta das 17hs às 00hs

Sáb. das 10hs às 00hs / Dom. das 10hs às 17hsRua álvares de Castro nº775 - Araçatiba

tel: 2637-2941

Page 23: Revista Encontros 98

23- Fevereiro de 2013

Especialidade em frutos do marRua Ivan Mundin - Lt 09/10 - Boqueirão - Maricá

tel: (21) 2637-2436

Rodízio de Pizzas e MassasToda 2ª e 4ª a partir das 18:00hs - R$ 22,00 (cada)

Rua Athayde Parreiras - Centro - Maricátel: (21) 3731-2113

Peixes - Caldeirada - PicanhaPonte do Boqueirão - Maricá

tel: (21) 2634-1074

Pizzas - Crepes - Sorvetes - Almoço ExecutivoDe 2ª a 6ª a partir das 11:30hsSábados a partir das 18:00hs

Rua Clímaco Pereira, 13 - Centro tel: 3731-2052

Page 24: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201324

Te Encontrei1 e 2 – Durante o evento “Sebrae 2014”

realizado no auditório da Universidade Severino Sombra, registramos a presença do prefeito Washington Quaquá, da 1ª.dama Rosangela Zeidan, do Pró-Reitor da USS Maricá, prof. João Alfredo Caravana, da presidente da CDL Maricá, Marisete Cardoso, do presidente da Câmara Legislativa, Fabiano Horta entre outros participantes. Na foto seguinte o grupo de mulheres participantes do evento, entre elas a editora da Encontros, jornalista Bete Santos, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

3 – Registramos os aniversários das irmãs Cecília, 5, e Isis, 1, dia 27/01, na foto com a vovó Nina Rosa, a mamãe Gisele Jéssica e a titia Fátima Pintor (C) ;

4 – Nossa lembrança pelo Dia 8 de março, à batalhadora Zazá das empadas num momento mais fashion;

5 – Reunião de empresários e amigos, no Espaço Informal, no centro, dia 28/01. Presentes representantes italianos da cidade de Ivrea, da conhecida marca Olivetti. Eles vieram falar de parceria para novos empreendimentos no município e também para fortalecimento do Sindicato de Restaurantes e Pousadas sob a liderança de Cláudia Guimarães.

5

6

Fotos Pedro Menezes eBete santos

2

1

4

3

Te Encontrei

Dia 08 de março será instalada em Maricá a 1ª Vara de Justiça do Trabalho. Uma conquista

do pres. Amilar dutra.

6 - Parabéns a futura mamãe Milla Menezes

Page 25: Revista Encontros 98

25- Fevereiro de 2013

10

11

9

8

7

13 14

12

7 – No casamento de Pâmela e Thiago a tradicional foto da família próximo ao lindo bolo e a decoração chiq de Ademir Venturi, sob as lentes do fotógrafo Pedro Menezes, dia 16, no salão da Casa da Amizade de Maricá (Rotary Club).

8 e 9 – Dia 23 de fevereiro companheiros do Rotary Club Maricá, liderados pelo presidente Édio Muniz com assistência de Davi Neves, se reuniram na Praça Senador Macedo Soares (próx. aos bancos) para comemorar os 108 anos do Rotary no mundo. Entregaram rosas aos visitantes do estande e aproveitamos para registrar as mulheres rotarianas, entre elas a jornalista Bete santos.

10 e 11 - Dia 29 de dezembro do ano passado, fotografamos o aniversário de um aninho do pequeno João Lucas. Nas lentes de Pedro Menezes os papais Vanessa e Rodrigo e a empresária Márcia (Lulemar Mat.de Construção) e sua linda filha Kamila. Aproveitamos para saudar as vovós materna, Zilma e a paterna, Fátima , além da tia, Glaucia.

12 e 13 – Dia 06/02, a Konteto inaugurou mais uma unidade. Desta vez num anexo ao Posto de Gasolina Mataruna, em Itapeba. A felicidade do casal Bruno e Camilla era contagiante. Aproveitamos para fotografar as muitas mulheres que estiveram no evento e as parabenizamos pelo Dia Internacional da Mulher.

14 - A leveza e o profissionalismo da modelo Vera Pingitore durante desfile da Leamington Modas. Parabéns!

Te Encontrei

Page 26: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201326

Endo-turismo

VALORize O tuRiSMO LOCAL, SiGA AS DiCAS DA ReViStA enCOntROS

Pedra do silvado

Localização:A Pedra do Silvado se localiza na Serra do

Silvado, bem perto da divisa dos municípios de Maricá, Itaboraí e Tanguá.

Seguir a RJ 114, depois que passar o KM 14 da rodovia entrar a direita que dará acesso a

Estrada do Silvado.

Texto: Amarlei XavierFotos: André Celestino

Amarlei e Zane em visita à casa da farinha

Te Encontrei

15

nota de falecimento

Depois de acirrada luta contra o câncer, Luciano faleceu, dia 22/02, sexta-feira, em casa com os familiares.

Sua vida se entrelaça com a história do Brasil, principalmente de Maricá. Nasceu no tumultuado ano de 1939 quando o mundo se preparava para a Segunda Guerra e as atenções se voltavam para o perigo de invasão de submarinos nazistas nas praias brasileiras, inclusive de Maricá.

Seguindo a tradição da família, chegou a prefeito em dois mandatos: um no final da década de setenta, sucessor de Odenir Costa, arregaçando as mangas e dando surto incrível de desenvolvimento ao município, como colégios, centenas de salas de aulas, ampliou o hospital da cidade, contratou médicos e enfermeiros e, mesmo sem grandes recursos, transformou a cidade no período de melhor qualidade de vida.

Na linha do tempo de Maricá percebe-se a diferença da cidade em dois momentos: um antes e depois de Luciano Rangel que, sem sombra de dúvidas, deixa a vida e entra para nossa história como o melhor prefeito realizador de obras de todos os tempos.

texto: Walter Monteiro

Morre Luciano Rangel

15 - Aconteceu na Igreja Evangélica Pentecostal Amor Eterno o casamento de Suelen Ferreira Marquês e Sidney Brum Marquês, celebrado pelo pastor Claudio do A.Moura.

Vai até o próximo dia 14 de março a Exposição Diversificação Temática, do artista F.Antonio Azevedo, no Vagão das Artes, próximo à secretaria de Turismo de Maricá. São desenhos à

nanquim e objetos de artes plástica.

No Endo-Turismo nós desenvolvemos ativida-des dinâmicas, de forma criativa, altamente moti-vadora e aprendemos a cuidar e valorizar a cida-de onde vivemos. Assim estaremos incentivando os moradores da cidade a viver como “turistas-mo-radores” ou endo-turistas.Neste primeiro contato as moradoras Amarlei e Zane, visitaram pela primeira vez a Pedra do Silvado e ao redor que serve como uma bela trilha para os apreciadores da natureza. Mas lembrando que é necessário um guia credenciado.Elas ainda puderam conhecer o trabalho de moradores que produzem e vendem a nossa farinha. Vale a pena conhecer mais sobre o nosso município.

Page 27: Revista Encontros 98

27- Fevereiro de 2013

Lazer

Uma ótima dica para o fim de semana é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, um

pedacinho do Nordeste no Rio de Janeiro. Também conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Paraíbas possui culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, e poetas populares, repente e literatura de cordel Fomos lá e nos divertimos muito, fica aqui a dica.

Feira do Nordestetexto e Fotos: Pedro Menezes

Page 28: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201328

Page 29: Revista Encontros 98

29- Fevereiro de 2013

VencedorasMulheres

elas passaram por um deserto e agora revelam suas trajetórias de sucesso

Capa

Podemos ter diversos caminhos para explicar o que é ser mulher e como funciona o universo feminino. Decidimos explicá-lo de uma maneira não muito lógica, aliás, como é fato bem característico das mulheres. Então escolhemos para este grupo - o cactos, que na natureza geralmente é encontrado em regiões áridas e terrenos onde outras plantas não conseguem sobreviver. O seu significado é intrínseco às propriedades que auxiliam as pessoas a descobrir sua força interior nos momentos de solidão e dificuldades. Por sua capacidade de armazenar água por longos períodos, também simboliza as emoções e os sentimentos que guardamos dentro de nós e que, na maioria das vezes, preferimos não demonstrar ao mundo. Os espinhos são uma estratégia de sobrevivência em ambientes agressivos e hostis. Apesar de estar cercado pelas dificuldades do ambiente, muito sol e a aridez do deserto, muitas espécies de cactos geram flores belíssimas. Mas vale lembrar que a presença do cactos significa vitalidade, força e persistência.

Assim definimos a capa da Encontros deste mês pensamos em mulheres corajosas e vaidosas, sim, por que não? Histórias de vitórias, que com certeza farão muitas pessoas sentirem arrepios e até o desejo de conhecê-las. No entanto, aqui vai um recado para os desavisados de bons sentimentos: nenhuma delas fizeram

questão de aparecer pura e simplesmente. Na verdade, o que tiveram foi coragem e ousadia para dizer à milhares de pessoas o quanto elas batalharam para chegar onde chegaram, e que, apesar das dificuldades, nunca desistiram de seus sonhos, pois tiveram a humildade de acreditar e respeitar o outro.

Os nossos agradecimentos:Renata Pitanga, Consultora de Imagem e Maquiadora profissional que fez o make de todas as nossas mulheres da capa. Contatos: (21) 9484-9136(Vivo) / (21) 9917-0066(Vivo)

Horto J.J.Maricá que nos emprestou uma das muitas espécies de cactos, para fotografarmos. Ele está localizado na Rua Montenegro, lt 16, quadra B, centro, Maricá (na avenida), celular 9704-1021.

texto: Bete santosFotos: Pedro Menezes

Page 30: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201330

Em 1994, pouco tempo após ter terminado o ensino médio no Colégio Pedro II, a jovem Luciene cursava paralelamente o curso de Enfermagem pela Cruz Vermelha Brasileira, foi quando surgiu uma vaga de trabalho na Associação dos Juízes Classistas, Entidade de Classe, ligada a todos os Sindicatos do Estado do Rio de Janeiro.

“Eu possuía apenas 18 anos, e ainda estava muito confusa sobre as minhas escolhas profissionais, mas com o incentivo do Dr. Jonas Teixeira Rodrigues, naquela época, Vice-Presidente da Entidade, acabei me apaixonando pelo Direito.

De início, comecei a trabalhar como

auxiliar de escritório, depois como auxiliar administrativo, até chegar no cargo de Advogada, apoiada pelo Presidente da época, Dr. André M. Zilberkrein”, contou.

De primeiro, todo o salário servia para pagar a Faculdade, pois não quis abrir mão de estudar na Universidade Veiga de Almeida, uma das melhores. Por isso mesmo foi taxada de louca, pois como poderia investir todo o salário na mensalidade da Faculdade? Assim, diziam, você não vai conseguir terminar o curso. Felizmente as previsões de alguns não se concretizaram. “Tenho certeza que contei com a ajuda de Deus, primeiramente, que me deu a ousadia para persistir, além do grande apoio dos

“... não há impossíveis para aqueles que creem em Deus, acreditam no seu potencial, e possuem ousadia para olhar apenas para frente e não dar ouvidos as palavras de desânimo.”

Ousadia e PersistênciaNo escritório de Olaria (RJ) com a Dra. Nádia RibeiroNo escritório de Maricá com a Dra. Jessica Faria

O marido Vagner e o filho João Victor

Page 31: Revista Encontros 98

31- Fevereiro de 2013

meus pais no transporte, na alimentação e nos livros, aliados a minha Fé e esperança de que terminaria o curso”.

Mas tudo não foi um mar de rosas. Já no término do primeiro ano de Faculdade, Luciene estava totalmente endividada. O custo era alto, e foi então que lembrou do vizinho, Sr. Ivan, que trabalhava na Universidade. “Pedi a ele que me ajudasse a conseguir o Credito Educativo, e ele não pensou duas vezes. Então, no período das férias, íamos todos os dias na Faculdade para tentar falar com Reitor sobre a minha real situação”.

Na primeira tentativa para o Credito Educativo o seu nome não estava na lista. Apesar de muito triste, com a possibilidade de trancar o curso a persistente Luciene, nunca desistiu do seu sonho. “Para Deus, não há impossíveis e numa nova tentativa o meu nome foi o único selecionado do Curso de Direito, e assim começou a minha trajetória de vitórias”, lembrou.

Foi durante o curso, e, por trabalhar na Associação dos Juízes Classistas, a jovem estudante teve a oportunidade de conhecer pessoas que foram fundamentais para o seu amadurecimento profissional, dois deles, o Dr. Gilberto Ferreira e Magali Rose.

Saía de casa às 8h e só chegava às 23h, foi um período difícil, mas fundamental para a valorização das conquistas que viriam.

Formou-se em 2000, e já na primeira prova da OAB passou. Casou com Vagner, teve o único filho, o amado João Victor, e continuou trabalhando na mesma Entidade até o dia 30.05.2008. Neste mesmo período, com o apoio do marido, decidiu montar o seu próprio escritório. “Vagner, me incentivou a trocar um salário fixo e benefícios, para realizar meu grande sonho, nunca vou me esquecer disso”.

E mesmo ouvindo, mais uma vez, palavras de desânimo de alguns conhecidos, perseverou. “Minha mãe me ensinou que eu não podia ter medo de nada e com o amor dos meus pais, da minha irmã e principalmente do meu marido, segui em frente com muita vontade de vencer”.

Neste percurso conheceu a Dra. Nadia Ribeiro, que passou a ser seu braço direito

até hoje, uma grande amiga e parceira de profissão, que a ajuda nos escritórios.

No início foi um escritório pequeno em Olaria, no subúrbio do Rio, que mantenho até hoje. Depois montou outro escritório paralelo no Centro do Rio, na Rua Uruguaiana, todos com uma crescente carteira de clientes.

Em 2009 mudou-se para Maricá, de iníciou custou a se adaptar a rotina das viagens de idas e voltas, Rio x Marica. “Mais uma vez, coloquei Deus à frente de tudo, mudei o escritório do Centro do Rio para Maricá, mantive o escritório de Olaria, e hoje tenho mais uma companheira de profissão, a mais nova advogada da cidade, Dra. Jessica Faria.

“Aqui conheci pessoas maravilhosas que me apoiaram como a Dra. Ivana Nogueira, advogada, Elizabete Santos da Revista Encontro, meus amigos, entre outros.

Hoje posso dizer que valeu a pena, tenho dois escritórios prósperos, e uma parceria com outro escritório na Rua da Assembleia, com advogados muito competentes, e, principalmente, clientes abençoados, uma família incrível e muito amada, que a todo tempo esteve ao meu lado acreditando no meu trabalho e nas minhas escolhas, pois não há impossíveis para aqueles que creem em Deus, acreditam no seu potencial, e possuem ousadia para olhar apenas para frente e não dar ouvidos as palavras de desânimo.

Resolvi contar minha história para aquelas pessoas que pensam em desistir de seus sonhos, ou que acham que estão velhos demais para começar ou recomeçar. Quando surgem os primeiros problemas e obstáculos, devemos refletir e enxergar que existe algo muito maior dentro de nós que nos impulsiona, nos dá força, que nos faz acreditar no impossível, pois aquele que, Entrega o caminho ao Senhor e confia Nele, o mais Ele fará na sua vida.

Acredite, Persevere e Vença!”, finalizou.

Dra. Luciene MourãoAdvogada

[email protected]: (21) 8332-0615 / 3881-8361 /

7967-1692Rua Ribeiro de Almeida, nº 129,

sl 105 - Centro

Capa

Page 32: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201332

Ela é carioca do bairro do Flamengo e completou 50 anos no último dia 26 de fevereiro. Valéria Peres é casada, tem um único filho, Goldsun – nome dado em homenagem a um grande amigo do marido. Veio morar em Maricá a pouco mais de 10 anos para ficar mais próximo à família materna que sempre morou no município. Formada em técnica de enfermagem, sempre teve sua preocupação voltada para o outro e por isso, cuidou dos seus pacientes com muito amor. Foi uma dessas pessoas que

ajudou Valéria a realizar o seu grande sonho. “Em 2009 eu consegui realizar o sonho de abrir o meu próprio negócio através de um trabalho que realizei para a minha paciente Alice Farias. Nunca vou esquecê-la”, disse.

E comenta sobre o restaurante que abriu: “Nos dois anos consecutivos trabalhei bem, mas confesso que fui um pouco medrosa quanto a continuar, pois, nesse tempo, passei por uma chuva forte e depois por um longo período de obras na Avenida Roberto Silveira, Flamengo, onde

Servir com qualidade“É claro que ganhar dinheiro é muito bom, mas quando preparo um Bacalhau à Moda, que o cheiro do tempero atrai as pessoas de longe, fico mais feliz no que faço”

Page 33: Revista Encontros 98

33- Fevereiro de 2013

estava localizado o restaurante”, conta.Assim, o restaurante Recanto do

Bacalhau, apesar de pouco tempo, ficou conhecido por uma clientela fiel, famílias que reservavam o restaurante para seus eventos à moda portuguesa. Afinal, a dedicação de Valéria Peres – que não nega sua origem lusitana, esteve sempre presente na simpatia em servir a todos que ali chegavam. “Os elogios eram muitos, graças a Deus, mas infelizmente o desgaste físico, fator essencial para este tipo de trabalho, estava se esgotando, pois, além de atender o cliente eu participava ativamente da cozinha. Queria muito dar oportunidades para mais funcionários, mas naquele momento não consegui”, desabafou. Por isso mesmo, Valéria chorou muito no dia que teve que fechar as portas do restaurante Recanto do Bacalhau.

O sonho, porém não acabou e, a empresária voltou a sorrir quando teve a oportunidade de abrir um novo negócio no Mercado das Artes – espaço localizado no centro de Maricá e que passou por uma grande mudança com a construção em alvenaria, dividida em boxes para artesãos e mais cinco para alimentação. Valéria fez a inscrição e teve mais uma chance para fazer o que mais gosta – ter o seu próprio negócio, continuar no ramo de alimentação e receber os amigos e clientes.

Não podemos deixar de falar na sua grande parceira, a mãe Dilma Peres, que faz deliciosas sobremesas: pavê de castanhas, pudim de nozes, delícias de abacaxi, torta de limão, entre outras guloseimas.

O Recanto do Bacalhau abre de 4ª a domingo, das 12 às 22 horas no Mercado das Artes. “Estou muito feliz e grata por mais esta oportunidade aqui neste espaço que, além de abrigar muitos artistas locais, também nos dá dignidade. Agora estou mais tranquila para fazer o que mais gosto: servir pessoas com qualidade. É claro que ganhar dinheiro é muito bom, mas quando preparo um Bacalhau à Moda, que o cheiro do tempero atrai as pessoas de longe, fico mais feliz no que faço”, finaliza Valéria.

Recanto do BacalhauPraça Orlando de Barros Pimentel (Mercado das Artes)tel: 3731-5471 / 9732-9018

Funcionamento:Quarta à Domingo das 12:00 às 22:00

Capa

Amigos do Mercado das Artes: Raphael (Artes com sucata) e Drê (Delícias da Drê)

Com a mãe dilma Peres

Com o filho Goldsun

Mel, Meg e Gaby

Page 34: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201334

Janaína Cupulille, empresária, nasceu em Niterói, no bairro de Pendotiba (sapê) e por lá viveu até os 20 anos de idade. Casou com Paulo Roberto, foi morar em São Gonçalo, depois voltou para Niterói, onde nasceram os filhos Paola e Diego. Dona de casa, mulher atuante, mãe presente, e esposa zelosa, resolveu fazer algo para ajudar no orçamento familiar, assim sua história de empresária começava. Primeiro foram as cestas de café da manhã. “Sempre pensei que podia mais do que fazia. É claro que ser mãe, esposa e dona de casa, não

é algo realizador, mas acredito que nós mulheres temos todos esses dons e algo mais. Por isso resolvi partir em busca de mais uma conquista.” Conta Janaína.

Deu certo, a clientela foi crescendo e a Nina Cestas acontecia – o nome surgiu do apelido de infância – virou um sucesso, mas é claro, Janaína não conseguiu parar por ai. Um dia surgiu uma necessidade para montar um café mais recheado e veio mais uma idéia: Por que não, ter acessórios e utensílios para alugar? Afinal, uma xícara mais chique, uma bela toalha de mesa, guardanapos

de pano, talheres, copos, tábuas de frios, bandejas, taças, displays, mesas, sofás, cadeiras, nossa! A coisa realmente rendeu. Rendeu tanto que hoje Janaína tem seu próprio caminhão que transporta até uma festa inteira para seus muitos clientes.

“Eu, sinceramente, nunca imaginei onde chegaria, mas sempre fiz tudo com muita dedicação e responsabilidade. Esses, aliás, são ingredientes imprescindíveis para termos sucesso em nossos empreendimentos”, revela a empresária.

Bom preço e qualidade“nós vendemos sonhos e por isso precisamos, antes de mais nada, sermos sonhadores,” Janaína Cupulille.

Page 35: Revista Encontros 98

35- Fevereiro de 2013

Mas como surgiu a Bianca Festas? “O nome surgiu há 16 anos, quando nasceu minha filha mais nova e que tem esse nome. Eu quis fazer uma homenagem a sua chegada e muitas pessoas acabaram por me chamar de Bianca pensando ser este o meu nome”, explicou.

Mas essa história não termina por aqui. Foi nesta época que tudo mudou. De Niterói a família Cupulille chegou em Maricá. “Nós vivíamos de aluguel e nossa casa já estava ficando pequena, pois eu lavava muitas toalhas que alugava, precisava ter um espaço maior”, disse. Foi através de uma corretora que o casal conheceu Maricá. No início a adaptação não foi muito fácil, pois compraram uma casa numa área rural, uma mini chácara, que agora não trocam por nada.

“Quando eu comecei a explorar o mercado aqui de Maricá não conhecia ninguém e confesso que foi um pouco difícil, mas sempre mantive os meus clientes de outras praças. Hoje, o meu trabalho é conhecido em todo o município e alugo material pra buffets e particulares ”, conta.

Neste mês de fevereiro, faz 12 anos que Janaína chegou aqui com sua família e há quase oito anos, sentiu a necessidade de criar seu próprio Buffet. Além de excelente cozinheira, o que também gosta muito é a decoração de flores, e por isso fez o curso de decoração de flores no SENAC e em Holambra, cidade das flores do interior de São Paulo.

Hoje, posso dizer que em todos esses anos muitos clientes acompanham o nosso trabalho e que alguns viraram amigos. Não tenho dúvidas que qualidade e bom preço no aluguel é sempre o que mais atrai a todos. E não há distinções – desde as festas mais simples até as mais requintadas. O fornecimento tem expandido tanto, que hoje atendo empresas de outros estados do país. Ao ser questionada sobre a sua opção de trabalho, desde que iniciou, ela fala: eu estou feliz, faria tudo de novo, com mais experiência, talvez de uma maneira diferente, mas não me arrependo de nada. Afinal, quando você quer, você tem que correr atrás dos seus sonhos. Nós vendemos sonhos e por isso precisamos, antes de mais nada, sermos sonhadores.

Bianca FestasEstrada do Caxito, nº 1, Sala

04 - Caxito - Maricátel: (21) 3731-9830

9757-6730 7877-7400 / id.: 12*29198

[email protected]

Capa

Família Cupulille

Page 36: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201336

Nascida no sertão nordestino, no vilarejo chamado Sítio da Pedra, próximo a Desterro, uma cidadezinha da Paraíba. Infância difícil, porém feliz, com poucas opções de escolhas e muita proteção divina, Vanda Timóteo foi desde pequena, muito querida, por dispensar atenção a todos sem nenhuma distinção. Muito pobre, sempre com dificuldades, poderia ter desistido de tudo em várias fases da sua vida, porém, nunca desanimou “sempre me comparei a um bambuzal num vendaval, curva-se até o chão e ergue-se mais forte para encarar o próximo desafio”. Em busca de uma vida mais promissora aos 8 anos de idade foi para o Rio de Janeiro com a mãe, Dona Rita e as irmãs, as quatro Marias: M.Inês, M.Regina, M.José e M. do Socorro, sendo esperadas pelo seu pai, Sr. Pedro, que já as aguardava em Inoã, Maricá, com o que havia conseguido para amparar a família, dentro de suas condições. Na época, o primeiro desafio foi dar início aos estudos na escola pública que ao conseguir comemorou como primeiro sucesso, mesmo com pouca perspectiva de vida, nunca perdeu o foco, a meta sempre foi conquistar uma formação pedagógica, talvez por se espelhar na história de vida do pai, que alfabetizou grande parte da comunidade onde nasceu e que mesmo sendo um professor leigo, teve reconhecimento de graduado e foi muito querido e respeitado naquela

Esforço em busca de conhecimento

“Considero-me uma pessoa feliz e de sucesso, pois acima

de tudo, o sucesso é ser feliz.”

Capa

Page 37: Revista Encontros 98

37- Fevereiro de 2013

região. Com a pouca estrutura de vida, bem no ano que iniciaria o Ensino Médio, nascia seu primeiro filho, Hallan e por isso precisou parar seus estudos por três anos. “Talvez eu nem soubesse o que queria, mas tinha certeza do que não queria, que era estagnar minha vida sem construir um futuro através de meus méritos, pois sempre acreditei em meu potencial e tinha certeza que meu sucesso só viria através do meu esforço em busca de conhecimento”. Assim Vanda, deu a volta por cima e retornou os estudos, e mesmo tendo o segundo filho, Danillo, desta vez não parou de estudar e concluiu a Formação Pedagógica no CEM Joana Benedicta Rangel. Recém-formada, prestou concurso no município de Maricá para Professora de 1º segmento, passou no concurso e lecionou por três anos, na E.M. Professor Ataliba. “Aprendi muito com aquela comunidade maravilhosa, tornei-me diretora da U.E. por oito anos, neste período, simultaneamente ao trabalho realizei o sonho de ser graduada em Pedagogia. Em 2009 fui convidada

para assumir outra escola da rede no Spar, a Escola Municipalizada Ministro Sparano, por um ano”.

As oportunidades profissionais não pararam por ai e Vanda assumiu a direção da E. M. João Monteiro, escola conceituada no município, situada em Itaipuaçu. Com uma boa equipe, sempre em parceria com a secretaria de Educação e seus considerados avanços, continuou com empenho seu papel de educadora, sempre acreditando no potencial dos seus alunos. “Tenho a certeza de que meu futuro depende muito de minhas atitudes no dia a dia enquanto educadora, por isso nunca permito que meu foco se distancie do aluno. O meu maior desafio é transformá-lo em cidadão de bem com a sociedade e para a sociedade”.

Vive com seus dois amados e amigos filhos Hallan e Danillo e seu esposo Cidney, empresário bem sucedido na área de alimentação industrial e fica muito feliz com a possibilidade de escolhas e de não abrir mão das suas conquistas,

M. Vanda timóteoPedagoga Pós graduada em Docência para o Ensino superior Diretora Geral da Escola Pública Municipal Professor Darcy Ribeiro.

aliadas as suas também verdadeiras riquezas.

Em toda trajetória, diz sempre ter recebido mais coisas melhores que piores. “Adotei como lema de vida a conhecida frase: dê-me um limão que farei uma boa limonada. E digo mais, distribuirei essa limonada a quem passar pela minha vida, com satisfação”.

No início deste ano de 2013 Vanda foi contemplada pela secretária de Educação, Marta Quinan, à direção da E. M. Darcy Ribeiro, em Inoã. “Estou feliz pelo reconhecimento de minha dedicação e agradecida pela confiança depositada, não medirei esforços para que seja mais um sucesso, pois tenho grande apreço e carinho pela comunidade de Inoã, terra boa, quase cidade natal, onde cresci e dei meus primeiros passos para o sucesso.

Considero-me uma pessoa feliz e de sucesso, pois acima de tudo, o sucesso é ser feliz. Acreditar que você pode atingir seus objetivos, aproveitando os recursos que lhe são oferecidos, correndo riscos ou não, temos sempre escolhas, é a atitude que devemos renovar todos os dias. Acreditar sempre que você pode e deve criar seu próprio sucesso!”, disse.Família Timóteo

Capa

Page 38: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201338

Nayara de Souza Almeida nasceu em 1983 na cidade de Maricá, filha de Luiz Carlos de Almeida, motorista da Gabriel Persianas, e de Maria Audinete de Souza Almeida, a famosa Nete do Bolo, queridos pais que com muito trabalho e suor conseguiram custear os estudos da filha mais velha.

“Sou eternamente grata a eles por isso e também por terem me dado amor, carinho e os principais valores do ser humano: caráter e retidão”.

Na infância e adolescência Nayara estudou no Domício da Gama, Cenecista e no antigo

Centro Educacional Farias Ribeiro, onde hoje é o Santa Mônica.

Concluiu no ensino superior, o curso de fisioterapia, em 2005 na Pestalozzi, Niterói. “Lembro bem que durante esse período eu vendia na faculdade os deliciosos docinhos feitos pela minha mãe. Com o valor arrecadado eu ajudava nos gastos, principalmente com as passagens, que não eram poucas, já que também trabalhava na Oi como vendedora e fazia estágios em diversas clínicas de São Gonçalo e de Niterói”.

Após a graduação cursou pós-graduação

em Fisioterapia Dermato-Funcional, pois sempre quis trabalhar com estética. Nunca esquece o esforço feito pela mãe para comprar o primeiro aparelho de Ultra-Som, que apesar de antigo e ultrapassado, simbolizou muito para ela, no início da sua vida profissional.

Mas o tempo foi passando e novos sonhos chegaram. Atuante na profissão queria ter seu próprio espaço e, é claro, isso não se consegue da noite para o dia. Durante aproximadamente cinco anos Nayara trabalhou em diversos lugares.

Dedicação e trabalho“Concluí o ensino superior, fisioterapia, em 2005 na Pestalozzi em niterói. Lembro bem que durante esse período eu vendia na faculdade os deliciosos docinhos feitos pela minha mãe.” nayara de Souza Almeida

A esthetic Physio estará presente no Vii Congresso internacional de Fisioterapia Dermato-Funcional de 7 a 9 de Março em Belo Horizonte

Page 39: Revista Encontros 98

39- Fevereiro de 2013

Inicialmente atendia pacientes em domicílio e na clínica do Dr. Fabiano Marins. Depois foi a vez do Ateliê da Beleza onde ficou por alguns meses e simultaneamente trabalhava como fisioterapeuta no setor de fisioterapia do Centro de Diagnóstico e Tratamento em Maricá. “Como sempre investi em equipamentos, gradativamente, fui precisando de mais espaço, e, em 2009, aluguei uma sala no Salão Beleza Singular, onde fiquei até maio de 2010”.

As experiências e amadurecimento profissional adquiridos nesse período foram fundamentais para sua autoconfiança e decisão de ter um local 100% seu. “Agradeço do fundo do meu coração a todos que participaram dessa fase de minha vida, principalmente, ao meu marido Eduardo pelo incentivo e apoio em todas os momentos desse meu grande sonho”.

Em maio de 2010, nascia a clínica própria, Esthetic Physio, e com ela também mais uma etapa de muita dedicação e trabalho. No início a fisioterapeuta acumulava as funções de profissional, Secretária e Serviços Gerais. “Olha, não foi fácil, e sinceramente, não queria que tivesse sido”.

Nesse mesmo ano, como reconhecimento do trabalho realizado no período em que lá esteve, foi convidada a retornar ao Centro de Diagnóstico e Tratamento de Maricá, desta vez na condição de chefe do setor de fisioterapia. Assim mostrou seu valor e juntamente com a equipe que coordenava, conseguiu reduzir a fila de espera por atendimento, de 1.500 para quase 100 pessoas. Infelizmente o setor foi extinto após um acidente que inundou o Centro de Diagnóstico.

Durante todos esses anos, além de altos investimentos em equipamentos, Nayara é atuante nas participações em cursos, palestras, seminários e congressos internacionais. Tudo isso pra atender com perfeição à sua clientela.

Hoje conta com uma equipe de três profissionais pós-graduadas em Fisioterapia Dermato Funcional, ou seja, especializadas em estética, além de uma recepcionista.

Num ambiente 100% climatizado, os pacientes aguardam o momento de serem atendidos saboreando um delicioso café expresso, cappuccino, chococcino, chá ou mesmo uma água bem gelada, enquanto recebem uma massagem relaxante nos pés.

“Tudo isso faz parte do jeito Esthetic Physio de atender e surpreender.

Em maio completaremos 3 anos de existência e nosso crescimento desde a inauguração confirma a competência e capacidade de nossa equipe. Somos a melhor e mais aconchegante clínica de estética de Maricá, estamos situados na Rua Abreu Sodré, 97 SL 07 e 09 – Shopping Villa Center – Centro – Maricá e aguardamos a sua visita!

Obrigada pai, mãe, irmã e maridão por me apoiarem e fazerem parte da minha história. Amo vocês!”, concluiu.

nayara de Souza AlmeidaCrefito 2/87233-F

2637-6306 / 7595-11697871-8808 / id: 14*734

Esthetic Physio

“Ó Deus! Sou guardiã da vida. Tu me pegas pela mão, me abençoas, me traças caminhos, me falas verdades, me dás amor. Posto em Ti, o meu coração se plenifica, a paz me satisfaz. Concede-me, ó Deus, responsabilidade no perpetuar da vida, senso de direção, aproveitamento das faculdades, fé na força que me sustenta. Nas horas mais difíceis, sê meu consolo; nas indecisões, a minha bússola; na precisão, o meu socorro; na solidão, a minha expensa. Como conduto da vida, renovo os filhos da Terra e, em teu nome, conduz a esperança, alegria e progresso.”

Oração da Mulher

Homenagem da esthetic Physio às mulheres

Capa

www.facebook.com/esthetic.physio

Page 40: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201340

Os desafios de uma Dirigente Sindical“... criar uma sinergia para que todos os projetos possam sair do papel, serem executados e que, finalmente, a nossa categoria possa ter mais respaldo na cidade.”

Claudia Guimarães, nasceu no Rio de Janeiro é casada com Marcello e formada em Ciências Políticas na Universidade de Turim- Itália, lugar onde nasceu seu esposo e teve a oportunidade de realizar varios estudos na area do turismo. Empreendedora no campo da gastronomia, abraçou a cidade de Maricá onde mora e mantém o Espaço Informal com uma deliciosa cozinha Italiana e outros tipos de pratos. Tendo como diferencial na sobremesa, os sorvetes puramente Italianos fabricados no próprio estabelecimento. Consciente do seu papel na sociedade e buscando o desenvolvimento da cidade, Claudia

fundou a pouco tempo o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maricá.

“Maricá apresenta várias características para o desenvolvimento sustentável do turismo. Porém aos olhos de um investidor, a cidade apresenta tantos problemas primários que estão enraizados na própria cultura que, para que o desenvolvimento possa acontecer estes problemas devem ser solucionados. A nossa missão como sindicato é criar uma sinergia para que todos os projetos possam sair do papel, serem executados e que, finalmente, a nossa categoria possa ter mais respaldo na

cidade”, disse.Foi assim que aconteceu o primeiro

encontro realizado pelo Sindicato, um Workshop com o tema “ A Copa do mundo - oportunidades e desafios para o turismo local – Parte I”.

“O objetivo foi elaborar um planejamento com foco na excelência nos serviços ligados ao turismo, com o aproveitamento eficaz das oportunidades que surgirão nos megaeventos que acontecerão a partir de 2013 no Rio de Janeiro, notadamente a Copa do Mundo em 2014, que envolverão todos os municípios vizinhos, inclusive Maricá”, contou.

Page 41: Revista Encontros 98

41- Fevereiro de 2013

CapaSegundo a Diretoria do Sindicato,

planejar em tempo adequado e dar respostas a essa demanda para 2014, quando os refletores do mundo inteiro vão estar focados no Brasil, será uma grande oportunidade.

“O momento atual é favorável ao desenvolvimento sustentável do turismo nas cidades próximas à sede dos eventos. Onde não existem grupos de interesses em comum, é necessário criar oportunidades para agregar pessoas que tenham atividades voltadas para o mesmo fim, no caso, o turismo, e planejar ações que beneficiem o todo.

Maricá tem potencial para atender a esse turismo. O que precisamos é de mais união e organização para direcionarmos nossas ações.

O turismo movimenta toda a estrutura da cidade, e quando há planejamento, todos ganham. Entre os serviços ligados ao turismo, o comércio é o que envolve mais diretamente a população.

Desenvolvendo o turismo, vocação natural da cidade, o número de empregos cresce em quantidade e qualidade.

Quanto aos desafios encontrados, para que o turismo continuativo possa acontecer na cidade, encontramos vários quesitos que necessitam de ações urgentes. A qualificação da mão de obra, aumento das hospedagens de qualidade, identidade da cidade, etc.

O sindicato esta com o planejamento pronto para começar a executar. Em breve estaremos contactando os membros para o inicio do trabalho”, explanou.

Por que o sindicato patronal de Hotéis e Restaurantes em Marica?

“As medidas econômicas afetam o pequeno e o grande empresário, bem como a política salarial, as variações de mercado, os juros bancários, as tarifas dos serviços públicos, enfim, todas as medidas de ordem governamental ou natural”, respondeu Cláudia.

Mas o que o Sindicato pode fazer? Perguntamos: “É muito comum ouvir alguém falar que o Sindicato não faz nada, mas esta expressão é a mais pura

espaço informalRua Clímaco Pereira, 13 - Centro (Próximo à Praça da Bandeira)tel: 3731-2052

demonstração da falta de participação. É só participando, sugerindo, demonstrando os problemas, propondo sugestões que conseguiremos as vitórias, as soluções e as realizações que demandam de uma classe.

Um dirigente sindical nada mais é que um representante nosso, normalmente abnegado, que sacrifica seus afazeres particulares em detrimento de ideais. Nenhum dirigente sindical gosta de ver seu Sindicato vazio, sem reivindicações, sem participação e até mesmo sem críticas, desde que construtivas”, respondeu.

E de que maneira os empresários e comerciantes poderão participar do Sindicato? “Nós somos o Sindicato e só realizaremos alguma coisa com a nossa união e participação. Por isso, se o Sindicato nada faz é porque nós todos, integrantes de uma categoria, nada estamos fazendo.

A classe empresarial é a que menos participa dos movimentos sindicais. É normalmente a mais ausente, a menos ciente de sua própria força. Uma pequena lanchonete ou barzinho, sozinho, provavelmente muito pouco vai conseguir, mas a união de todos dentro do Sindicato, certamente fará aparecer as vitórias, que exige muito trabalho, dedicação e perseverança”, informou.

E continuou: “As entidades classistas são frutos da necessidade de vivermos em união, irmanados na força que podemos representar quando estamos imbuídos de ideais comuns e interesses iguais.

A classe de hospedagem, alimentação preparada e bebidas a varejo formam uma categoria, justamente pelos ideais comuns e interesses iguais e da necessidade que temos da resolução de nossos objetivos.

O que estamos tentando fazer é um chamado a todos os integrantes destas categorias. Procurem o Sindicato, filiem-se a ele, participem. Tragam idéias e façam o seu Sindicato forte”, finalizou a presidente.

Page 42: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201342

O que dizer de 2008 pra cá?As pessoas mudaram e a forma de fazer turismo também...Aumentamos nossa carteira em mais de 300% - Os sites

de ofertas ganharam muito espaço, e nós também, com a ajuda deles, é claro. Apostar na competição por melhores preços, em alguns casos, pode haver sim diferença, porém, a confiabilidade ainda é o que mais pesa na hora de comprar um pacote de viagem.

Tivemos que nos adaptar as muitas mudanças, por isso abrimos nosso site www.luxtour.tur.br

Daqui pra frente, já solidificados, precisamos diminuir nossos custos e trabalhar o cliente de lazer e o corporativo. O ano de 2013 promete muitas novidades e conquistas.

Boas Viagens

Socorro Martins – Permanece à frente da Leamington Modas e nos contagia com sua alegria em vestir a clientela fiel e satis-feita com seu trabalho. Atuante no mundo fashion continua tra-zendo para Maricá grifes famosas, além de noivas, madrinhas e festas em geral. “Nasci para vestir bem as pessoas, esse é o meu maior prazer, e, quando eu digo vestir bem, não quer di-zer necessariamente o mais caro, pois, mesmo nas grifes, po-demos encontrar muitas possibilidades de vestir-se bem sem gasto faraônico. Por isso aproveito a oportunidade para convidar as mulheres que gostam de uma roupa de qualidade e opções variadas para visitar a Leamingtom Modas”, disse Socorro, entu-siasmada com o crescimento empreendedor que surge a cada ano na cidade.

Nancy Soeiro assumiu a subsecretaria de Assistência Social em maio de 2011 e nos conta com muita alegria sobre este desafio. “O trabalho aqui é bem gratificante porque atende as famílias de baixa renda e desenvolvemos cursos nos CRAS, embora trabalhando mais, é muito bom ver os resultados. Por isso aproveito para elogiar o trabalho da Secretária Laura Maria Castor e também do Prefeito de Maricá, Washington Quaquá. É claro que eu gostava de trabalhar na Fundação Leão XIII, afinal fiquei lá por cinco anos, mas era mais limitado”, contou. Sobre o sucesso nas suas ações, Nancy disse: “A persistencia é a melhor arma. Nunca desistir, lutar sempre, e antes de qualquer coisa, usar a sabedoria”.

Atualmente é advogada atuante na Comarca de Maricá, onde

reside há mais de dez anos, com título de especialista em Direito Processual e Material do Trabalho pela ESA e docente na área, pós graduanda em Direito Penal, titular do escritório de advocacia

CORREA&VELOSO, em Niterói; Delegada da Comissão de políticas sobre drogas e prevenção Criminal da OAB/RJ- Niterói e assessora da Presidencia da OAB/RJ.

Autora de vários artigos publicados no Brasil. Das muitas premiações destacamos duas MOÇÕES pela OAB: de Agradecimento por desempenhar atividade social promovida no dia Internacional da Mulher no ano de 2006, pela OAB-MULHER e de Honra como paraninfa da Turma dos Novos advogados em 2011.

Mantem ativo um Blog, das matérias discursadas nos Tribunais Superiores: correavelosoadv.blogspot.com.

sabina Lux

Bete santos

Socorro Martins

Nancy Soeiro

Melina Correa Veloso

Em 2008, a revista Encontros mostrou com muita ousadia 18 mulheres da sociedade maricaense, que estavam na estrada do sucesso, inclusive a nossa editora Bete Santos. Hoje, cinco anos depois, colhemos depoimentos da maioria dessas mulheres, para saber como estão. Vejam:

Recordando

Nestes últimos 5 anos, muitas coisas aconteceram, inclusive a minha conversão para Cristo na igreja evangélica. Posso dizer que os meus objetivos com o crescimento da revista cresceram bastante e até o formato mudou. Em 2008 comecei a namorar Pedro, há dois anos casamos no cartório e em breve faremos uma cerimônia religiosa. Ufa! Tem muito mais, mas fica pra uma outra oportunidade. Agradeço aos leitores, a todos os meus colaboradores, ao meu marido Pedro e a minha equipe por acreditarem no projeto Encontros.

Page 43: Revista Encontros 98

43- Fevereiro de 2013

Nesses últimos cinco anos, muita coisa mudou!A mudança maior foi trocar de cidade em busca de

mais qualidade de vida para minha família. Foi, em 2010, na ocasião, eu administrava o Bazar Ribeiro com meu es-

poso, Paulo César, e ainda o salão Cabelo Natural. Vendi o salão para o meu inseparável amigo, Eder Castro e Silva e passei a ficar na loja de Araruama que hoje, graças a Deus, ampliou-se para 3 lojas. Mas aos poucos tenho regressado ao Bazar Ribeiro – Maricá, pois sinto saudades dos clien-tes e amigos que ao longo dos anos conquistei. Aproveito a

oportunidade que a Revista Encontros nos proporcionou, para desejar à todos um 2013 de muita paz!

Cinco anos se passaram e há quase 18 estamos com nosso CCAA Maricá ensinando Inglês e Espanhol

para os que acreditam que um bom ensino pode gerar mudanças e abrir portas para o futuro. Ouvir dos pais os casos de sucesso profissional de seus filhos após terem se formado conosco, isto é muito mais que gratificante. E o que isso tem há ver com o dia das mulheres? Somos uma empresa liderada por uma mulher, do tipo que a imprensa denomina de “mulher alfa”, mas também

esposa, mãe, amiga, dona de casa e que ama o que faz! Como disse a dama de ferro Margaret Thatcher: “ Se quiser que alguma coisa seja dita, peça a um homem. Se quiser que seja feita, peça a uma mulher”.

Nestes cinco anos que se passaram, foram muitas emoções!

Nos últimos dois anos viajei a trabalho e passei boa parte do tempo nas cidades de Niterói e São Gonçalo.

Agora casada e de volta à Maricá sinto-me feliz com a possibilidade de retomar uma série de contatos e de por em prática o meu projeto profissional.

Já nesta edição vocês poderão ver alguns dos diversos trabalhos que pretendo realizar: Consultoria de Imagem, Maquiagem e Assessoramento à noivas.

Um super beijo!

Continuo à frente da empresa Sociedade Educacional Casinha da Emilia, e conto com ajuda da minha equipe. Separa há 5 anos, moro com minha filha de 25 anos, estudante de Engenharia e juntas, lutamos pelos nossos ideais. Não levo trabalho para casa, tudo é feito na escola, mesmo que eu tenha que ficar até um pouco mais tarde. Final de semana cuido da casa, curto minha praia, meus bailes, adoro sertanejo, e já até desfilei nos blocos em Maricá. Meu sonho é desfilar nas escolas de samba, Quem sabe um dia !!!

Muito jovem percebi que minha vocação era o comércio. E nele investi. Acreditando em nossa Cidade, que hoje cresce a passos largos. Da entrevista na Revista Encontros, em 2008, pra cá, muita coisa mudou. Em 2009 encerrei as atividades na loja de calçados Zig Zag, em 2010 assumi a Presidência da CDL Maricá, um trabalho não remunerado, mas gratificante. Como Presidente lancei a Revista Lojista, viabilizei a aprovação da lei de utilidade pública municipal e estadual para a CDL, criei parceria com SERASA e SPC Brasil, trouxe o serviço

de expedição do Certificado Digital para as firmas e realizei o Café Empresarial. Em 2012 fechei a loja Ondas Surfwave e hoje, 2013, além de administrar o Edifício Roma Center e a presidência da CDL, ainda sou consultora de imóveis.

Márcia Cristina Pacheco Renata Pitanga

izabel Cristina Ribeiro

Rosane Mourão Valente Marisete Moreira Cardoso

…infelizmente não conseguimos resposta, através do telefone e e-mail, das mulheres: Dra.Fernanda Fontoura, Dra. Nilcéia Ferreira e Márcia Guimarães da Silva, mas fica aqui a nossa lembrança.

Page 44: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201344

Esporte Por João Lucas Campello (Estudante de Jornalismo da FACHA)

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou a quinta edição do Festival de Ginástica de Araruama, no ginásio Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício, dia 25 de janeiro.

Centenas de pessoas prestigiaram o evento. No total, oito grupos de ginástica participaram do festival. Uma novidade este ano foi à apresentação da arte circense feita pela equipe Araruama Ginastic Team, comandada pela professora Vivian Soares. Outro destaque foi o grupo Gym Baby, que contou com participação de dezenas de crianças.

De acordo com uma das coordenadoras do festival, a professora de ginástica, Vivian Soares, o objetivo do festival é divulgar o esporte e incentivar a prática no município. Vivian entregou um certificado de gratidão para o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani.

Quinto festival de ginástica

É o esporte em Araruama

Vem aí Elite Fighting Championship 2

Em maio, dia 11, às 19:00h, não percam a segunda edição do evento de M.M.A e Muay Thai. A 1ª parou a cidade de Maricá. Com produção da equipe Serpente Thai, o Elite Fighting Championship, foi um grande sucesso e no próximo, combates de tirar o fôlego, promete muito mais. O evento acontecerá na quadra do Esporte Clube Maricá e terá cobertura da Revista Encontros.

Para quem perdeu a primeira edição, visite a página do EFC no facebook (Elite Fighting Championship) e confiram as fotos.

Page 45: Revista Encontros 98

45- Fevereiro de 2013

Política

... e ela arrasou no carnaval

Várias mulheres vêm conquistando papéis importantes na sociedade, como na vizinha cidade de Saquarema onde a Sra. FRANCiANE MOttA (E) exerce, pela segunda vez,o cargo de prefeita do municipio com excelência e credibilidade junto à população. Em Araruama, a também araruamense MARCiA JEOVANi (d) é a 1ª dama do município e apesar de não fazer parte do governo, como é de praxe, continua conquistando a simpatia, o respeito e a admiração por parte dos munícipes, pelo exemplar trabalho de altruísmo que realiza junto às comunidades.

BRUNA MARiNHO, do Espaço de Artes, marcou presença na grande e consagrada Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro. Ao todo 15 bailarinas desfilaram na ala Filhos da Águia. “Recebi uma ligação horas depois do desfile agradecendo a nossa presença, elogiando e já nos convidando para em 2014 retornamos à Sapucaí. Fico imensamente honrada, pois a minha missão é levar o nome de Araruama e Iguaba Grande para todo o Brasil”, disse Bruna Marinho.

Bruna aproveitou o espaço para agradecer o patrocínio da 1ª dama de Araruama, Marcia Jeovani, através empresa, Só Ofertas. “Ela sempre apoiou os nossos sonhos”, disse Bruna.

E não é de hoje que o espaço e suas bailarinas vêm se destacando. Em 2011 a academia esteve presente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e, em 2012, teve encontro, exclusivo, com a bailarina Ana Botafogo.

Mulheres na Região dos Lagos

Foto: www.osaqua.com.br Foto: Pedro Menezes

Page 46: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201346

CEMAscomemora seu primeiro aniversário

Parece que foi ontem que o CEMAS abriu suas portas. Nascido do resultado de um sonho antigo dos mantenedores Haroldo e Sandra, o CEMAS ganhou forma e cresceu. “Queríamos mais que abrir um novo colégio, o nosso desejo era oferecer à população de Maricá, onde vivemos com nossos filhos, uma Instituição de Ensino estruturada no espírito de fraternidade, na afetividade e na formação do cidadão crítico”, contou Sandra.

Tal sonho não fora sonhado sozinho e sim compartilhado com toda equipe CEMAS, pois antes mesmo de iniciar as atividades na escola, toda equipe trocava saberes para que o sucesso não fosse individual e sim coletivo. Assim, Maricá receberia com mais estrutura curricular, não apenas um novo espaço para estudantes, mas um lugar onde o aluno sentisse protegido e seguro do aprendizado. A equipe pedagógica do CEMAS é composta por profissionais altamente capacitados que desenvolvem uma proposta baseada

Rua Antônio Vieira Sobrinho, Lt. 44, Qd. K - Parque Eldorado - Centro - Maricá

tel: (21) 2634-1899 / 3731-1893

Matrículas Abertas!

Fotos: Pedro Menezes

na Filosofia Humanística, compreendendo que o ser humano é único dentro de uma diversidade.

Alguns Eventos marcaram este 1º ano do CEMAS.

• A Comemoração do dia das mães, com show de talentos;

• A Comemoração do dia do Folclore;• A culminância do projeto: “ Diversidade

Sócio Cultural ” e por fim,• A Formatura .

Foram tantas emoções!O ano de 2013 está apenas começando e

o CEMAS está traçando ações que fortalecem o desenvolvimento intelectual e integral do educando visando sempre uma educação de excelência.

Parabéns CEMAS!E que venham muitos aniversários.

Page 47: Revista Encontros 98

47- Fevereiro de 2013

Criado especialmente para nós, mulheres, que adoramos estar sempre bem informadas e o melhor, totalmente ligadas acerca do Reino de DEUS e suas promessas

Para este 2º caderno, trouxemos o livro de Rute, uma história impressionante do poder da fidelidade, do sacrifício e das escolhas sábias.

A empresária Mery Franco, Consultora de Beleza Independente da Mary kay em Maricá, nos conta com detalhes como vem se destacando no universo da beleza e sobre sua trajetória de lutas, porém, com muitas vitórias. Ana Castro - Mulheres Escolhidas - Atos 2 , traz uma matéria imperdível sobre este ministério que tem feito a diferença na cidade. No espaço Vida a dois, Ana Paula de Carvalho, idealizadora deste caderno e líder do Ministério Alianças & Missões, nos conta a alegria de ter tido seu casamento restaurado ao decidir convidar Jesus para fazer parte do seu relacionamento. E no espaço Mulheres em foco, registramos o primeiro culto do ano das Mulheres da Igreja Nova Vida Maricá. As aniversariantes do mês, em especial Carminha, foram homenageadas com uma linda festa surpresa.

Sabe um daqueles momentos em que você para pra tomar um cafezinho no trabalho, e uma conversa surge entre amigos, no nosso caso, entre amigas. Pois é, foi neste devocional que fazíamos toda manhã, que ao ler uma matéria em uma revista, ficamos indignadas, pois nada do que líamos exaltava o nome de DEUS, apenas do homem. Ai num click, ou, num toque do Espírito Santo, surgiu a ideia do Caderno da Mulher com foco na palavra de DEUS. Adriana logo topou a ideia, e hoje, é uma das nossas maiores conquistas. Esperamos que este caderno interaja com você, te ajude a entender e a superar todos os obstáculos que te impeçam de Conquistar seus objetivos, tanto profissional como espiritual.

Faça parte deste caderno, escreva seu artigo ou conte sua história. Envie um email para [email protected] .

Adriana Lopes e Ana Paula de Carvalho

EspaçoConquistas

Page 48: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201348

Conhecendo os livros BíblicosLivro de RuteAutor: desconhecidoData: 1050 a.C. e 500 a.C.

Princípios para a vida = O poder do compromisso e da fidelidade é inestimável

O livro de Rute é uma história impressionante do poder da fidelidade, do sacrifício e das escolhas sábias.

Rute fez uma escolha difícil quando decidiu não voltar à sua terra natal, optando, em vez disso, suportar as aguras de ir para Belém com a sogra, agora uma amarga viúva. Embora o marido de Rute houvesse morrido e ela não tivesse de ficar com Noemi, fez a escolha corajosa de ser fiel e misericordiosa com a sogra, de cuidar dela e de seguir o seu deus. Ofra, por outro lado, fez a escolha que lhe parece mais fácil naquele momento- e nunca mais ouvimos falar dela.

A difícil opção de Rute naquele presente instante trouxe grande benção ao seu futuro. Significava que ela teria de passar por sofrimentos por algum tempo, mas colocou-a na posição de ser recompensada por deus por causa da sua fidelidade. Deus deu a Rute um marido bom e rico, Boaz , que lhe deu um filho. O senhor fez com que ela fosse feliz outra vez e colocou Rute na linhagem de Jesus Cristo. A medida que ler o livro de Rute, espero que você se comprometa a ser como esta mulher – a fazer escolhas certas, a ser mais fiel do que nunca com as pessoas que deus colocou em sua vida, a ser misericordiosa e a ter boa disposição quando tiver de se esforçar e trabalhar duro. Quando você agir com tal comprometimento, deus terá prazer em abençoa-la tão poderosamente quanto abençoou Rute.

Page 49: Revista Encontros 98

49- Fevereiro de 2013

Mulheres Empreendedoras

Mery FrancoTudo começou em 2004 quando viemos

morar em Maricá com a finalidade de proporcionar qualidade de vida para nossos filhos, Millena e Breno.

Casada há 20 anos com Neilton, encontramos em Maricá um lugar bonito e agradável para viver. Mesmo morando aqui, Neilton continuou trabalhando no Rio durante alguns anos. Aproveitamos esta mudança e demos início à realização de um sonho: abrimos um Pet Shop, já que minha profissão no Rio era Tosadora .

O Pet funcionou por 2 anos com uma clientela muito fiel. Devido ao esforço repetitivo, tive que interromper minhas funções por causa de uma Tendinite crônica que se agravou com um incidente, tendo como resultado, uma cirurgia no braço direito. Embora tivesse realizado meu sonho de ter um Pet, este chegava ao fim.

Nesse período fui convidada para liderar o ministério de oração da Igreja de Nova Vida em Maricá, onde já estou há 5 anos.

Como Deus nos surpreende e satisfaz os desejos do nosso coração, Ele me presenteou

com a oportunidade de ser uma mulher de negócios, e, ainda por cima, ajudar na auto estima de muitas mulheres.

Fui apresentada a uma empresa que é líder do mercado de cosméticos nos E.U.A e já está no Brasil há 15 anos. Hoje, sou Consultora de Beleza Independente Mary Kay.

O que mais me encantou na empresa, foi ter sido fundada por uma mulher, a Mary kay Ash, com bases muito lindas e princípios bíblicos como: tratar as pessoas como você gostaria de ser tradada, e, colocar Deus em primeiro lugar, a família em segundo e a carreira em terceiro.

Essa filosofia me conquistou! Além de ser uma empresa séria, tenho horário flexível; ganhos ilimitados; reconhecimentos e treinamentos, dentre outros benefícios.

Estou completamente realizada profissionalmente, além de trabalhar por conta própria, sou bem sucedida profissionalmente e curso a Faculdade de Teologia. Isso é muito mais do que eu poderia imaginar!

O meu objetivo é entrar em qualificação para ser Diretora Independente, e, como sirvo a um DEUS que faz o impossível aos olhos do homem, não duvido que este sonho se torne realidade.

Com o apoio da minha família, principalmente de meu marido que me apoia em todas as situações, sou muito grata a Deus. A Ele toda honra, glória, louvor e adoração para sempre!

Vamos pintar Maricá de rosa. Faça parte você também!

Faça parte desta coluna. informações: [email protected]

Page 50: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201350

Somos Escolhidas, mulheres chamadas para algo maior! Recebemos uma grande missão na cidade de Maricá: Amar, restaurar e enviar mulheres para que sejam geradoras dos sonhos de Deus em outras mulheres. Nossa missão não se limita apenas ao ensino bíblico, o que é necessário e imprescindível, mas, sobretudo, à orientação para a vida, à reorganização social, emocional, e espiritual da mulher em sua expressão total: esposa e mãe, profissional e ministra de Deus, e, por fim, mulher sábia que edifica seu lar.

Fomos Escolhidas para servir às mulheres que decidem viver de acordo com a vontade de Deus e que entregam seus medos e limitações para serem curadas e saradas pelo Senhor. Cremos no que diz o Apóstolo Tiago: “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros para que sareis”. Tiago 5:16. Esperamos você em uma das reuniões das Escolhidas!

Um forte abraço e que a paz do Senhor inunde o seu coração!Ana Castro

Escolhidas

Espaço Vida a doisAna Paula de Carvalho – Consultora, Palestrante e Educadora

“não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca.” João 15:16a

Na verdade, o espaço vida a dois é “a dois”, porque quando nos

casamos passamos a ser uma só carne, e, para sermos dois, precisamos da presença de Jesus.

Sabe quando Deus toca no coração, e, você tem certeza de que aquela pessoa é o amor da sua vida, pois bem, foi assim mesmo, Amor a 1ª vista. Embora não fosse da mesma “fé” que eu, Tive certeza que DEUS tinha um plano para nós. Depois de 10 anos juntos, Adriano conheceu Jesus de maneira sobrenatural, algo impactante aconteceu em nossas vidas e tudo o que tínhamos vivido até aquele momento, só nos serviu para uma coisa: Amar a DEUS com todas as nossas forças e acima de tudo! Ele era uma pessoa muito calada. Falar em público, nem pensar. Mas DEUS,

Reunião de Oração: Terças às 7:30h da manhã, Culto das Déboras: 2ª Quarta do mês às 18h; Pequenos Grupos: Terças às 18h e Quintas às 19h, Cultos das Escolhidas:2º Sábado do mês às 19:30h. Facebook: escolhidas. Igreja Batista Atos 2 – Abreu Sodré, 1551, Itapeba, Maricá tel: 3731-0437

Vem aí: Chá entre AmigasDia 09/03/2013 às 19h

com sua infinita bondade, transformou este homem em um homem que, além de pregar, vive a palavra de DEUS. Perdemos muitas coisas nessa caminhada, mas a esperança de que o Senhor nos abençoaria, era algo que, a cada dia, ficava mais forte. Hoje fazemos Palestras e treinamentos, temos um Ministério confiado por DEUS a nós, e pregamos este evangelho do REINO onde quer que estejamos. Caminhamos em nos especializar em nossas áreas de atuação, Ele RH, e eu Educadora. As conquistas em detrimento à nossa posição em servir a DEUS com tudo que somos e temos, tem nos levado a um nível de intimidade com DEUS que só quando Convidamos Jesus para o nosso relacionamento, acontece. Todo conhecimento que você adquirir em sua vida, use-o em prol do REINO, pois, há pessoas, nas mais diversas áreas, precisando ouvir a mensagem que liberta.

Mulheres em Foco

Culto de Mulheres - Igreja Nova Vida MaricáSempre na segunda 5ª feira do mês às 19:30h

Grupo infantil homenageia Carminha, esposa do Pr. silvio

Page 51: Revista Encontros 98

51- Fevereiro de 2013

Perfil Anésia Fontoura

“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas...” E o mês de março, mês que comemoramos o Dia Internacional da MULHER, podemos homenagear recordando com saudades e orgulho uma MULHER MARICAENSE, que sempre soube fazer brotar de suas mãos o verdadeiro perfume das rosas, esta senhora só poderia ter nascido neste mês: ANÉSIA SILVA DA FONTOURA.

Hoje, quando tanto se destaca a importância da MULHER no mercado de trabalho, buscando um espaço no campo profissional, ressaltamos o nome ANÉSIA SILVA DA FONTOURA, mulher simples, guerreira e trabalhadora que foi pioneira nos Anos 50, como a primeira mulher frentista a trabalhar em Maricá no abastecimento de combustíveis no primeiro Posto de Gasolina.

Durante 35 anos de sua vida exerceu atividades no Posto junto com o Sr. Genésio Fontoura, seu esposo, desde colocar combustível nos carros até o serviço de contabilidade do mesmo. Com isto vemos que não existem fronteiras para MULHER, pois mesmo numa época onde as atividades

desempenhadas por ela costumava ser dos homens, demonstrou que tudo é possível quando se quer trabalhar com garra, dignidade e força de vontade.

Atendia aos clientes sempre com um sorriso cativante conquistando a todos e fazendo grandes amizades, como exemplo: a cantora Silvinha Telles que na época tinha sua casa de veraneio em Maricá, e se encantou por ver esta Mulher exercendo tal atividade.

Assim definimos ANÉSIA FONTOURA: família maricaense composta de 05 irmãos, filha de Canuto José da Silva (1° fiscal da Prefeitura) e Zenil do Amparo Marins e Silva, casou-se aos 18 anos com Genésio Fontoura, recebendo as bênçãos do casamento na Matriz de Nossa Senhora do Amparo em 1943, unindo famílias para realização de um sonho de felicidade que durou 52 anos, até o falecimento do esposo.

Amiga e companheira dividia seu tempo entre trabalhar no Posto e conduzir com sabedoria o seu lar e a educação de seus dois filhos: Nizéa e Genésio Filho.

Mãe querida, amável e carinhosa. Sabia

que ser amiga dos colegas de seus filhos era a mágica da melhor forma de bem conduzi-los e orientá-los para vida.

Como avó e bisavó tinha o jeito agradável e bem feliz ao recebê-los, amá-los e defendê-los em qualquer circunstância.

Merece destaque esta saudosa MULHER, justa, sábia, de coração generoso, exemplo de dedicação.

Foi à luta para melhor sobreviver. Modelo de Mulher! Exemplo familiar!

Anésia, seu nome estará sempre gravado no canto mais nobre de nossos corações!

A primeira mulher frentista de Maricá

As Fontouras

Texto: Maria Josefina FontouraFotos: álbum de Família

O primeiro posto de gasolina de Maricá na antiga praça de cima

Page 52: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201352

Pela segunda vez, Maricá, recebeu o Coaching Leonardo Rebulla. Empresários e empreendedores puderam se preparar para os novos modelos de atendimento ao cliente, liderança, carreira, e porque não falar de perspectiva de vida. A revista Encontros conferiu de perto esse evento. O treinamento de alto impacto “Líder Coach - Conquistando suas metas” realizado no dia 19 de Janeiro de 2013, na casa de eventos Poli Center foi um sucesso. O Palestrante Leonardo Rebulla utilizou técnicas de Coaching, levando para os participantes uma auto-análise profunda deles mesmos, onde puderam comprovar suas maiores habilidades, e, até mesmo, perceber novas qualidades que desconheciam. O trabalho em equipe foi outro ponto forte, fez com que, pessoas

que nunca se viram antes, pudessem virar equipes de verdade.

Temas emocionantes também não faltaram ao treinamento, ver pessoas com problemas muito maiores que os nossos superando seus limites muitas vezes físicos, como o

rapaz que toca violão sem os dois braços, nos faz repensar que podemos sim fazer muito mais do que já fazemos hoje em dia, basta querermos. No meio de todos esses aprendizados, Leonardo Rebulla apresentou uma técnica Coach chamada Tríade do Tempo.

treinamento Para Empresários de Maricá

Matéria

Page 53: Revista Encontros 98

53- Fevereiro de 2013

Advocacia

Arquitetura

Antenas

Contabilidade

Autopeças

estética

empréstimos

Farmácias

Dermatologia

Page 54: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201354

informáticaPRESTIGIE O COMERCiO LOCAL

Prestigie o comércio local

inspeção GnV

imobiliárias

Gráfica

Fonoaudiologia

Fisioterapia

Page 55: Revista Encontros 98

55- Fevereiro de 2013

Lanches Material de Construção

Mat. elétrico/Hidráulico

Material Hospitalar

Material de Limpeza

Prestigie o comércio local

EdiO BRAsiLVeículos 0Km

tel.: 3564-4772

Page 56: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201356

Produtos naturais

Publicidade

Produção Cultural

PodólogaÓticas

Orquidário

Moda e Acessórios

Móveis / esquadrias

Page 57: Revista Encontros 98

57- Fevereiro de 2013

telefonia

Veterinária

Serralherias

Seguros

Salão de Beleza Salão de Festas

Prestigie o comércio local

Page 58: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201358Olho Vivo

A revista ENCONTROS disponibiliza aos seus leitores o espaço “Olho Vivo”. Se algo estiver acontecendo e chamar sua atenção, nos envie um email para [email protected]. Faça valer o seu olhar.

iMOBiLiáRiAS

A Federação das Associações de Moradores de Maricá juntamente com as Associações AMA E AMAJAB, através de seus advogados Dr. Vargas Villa, Alessandro Magno, Eduardo Carlos, distribuíram no dia 06/02/2013 Ação Civil Pública com pedido liminar para suspender a cobrança da conta de água até que a continuidade do serviço seja regularizada - uma vitória para a população maricaense.

O consenso de que MARICÁ pode se tornar a cidade mais próspera das que estão localizadas na Região dos Lagos, pode cair por terra, justamente pela ausência do elemento mais importante deste projeto: a água potável.

A Ação Civil Pública distribuída visa tornar única a reclamação dos usuários sem água. Se deferida a liminar, seu efeito será para toda a população maricaense, o que beneficiará muito.

O processo recebeu o nº 0001664-17.2013.819.0031, e foi encaminhado para 1ª Vara Cível da Comarca de Maricá/RJ. Medidas como esta é o que o povo maricaense espera há muito!

TORNEIRAS SEM UMA GOTA DE ÁGUA

Page 59: Revista Encontros 98

59- Fevereiro de 2013

Page 60: Revista Encontros 98

- Fevereiro de 201360