revista encontros 93

80
- Agosto de 2012 1

Upload: bruno-campos

Post on 10-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista Encontros Edição nº 93

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Encontros 93

- Agosto de 20121

Page 2: Revista Encontros 93

- Agosto de 20122

Page 3: Revista Encontros 93

- Agosto de 20123Empreendimentos

Editorial

Vem aí

Nossa Capa

Presidente e Editora: Bete Santos Jornalista Responsável: Bete Santos (MTb18905-RJ)Designer gráfico: Bruno CamposColaboradores: Amarlei Xavier e André CelestinoRevisão:Ana Paula de CarvalhoEstagiários:João Lucas Campello - (Esportes)Reportagens:Bete Santos Fotografias:Pedro Menezes Laurecy MonteiroColaboradores nesta edição: Angélica Gomes, Luciene Ferreira, Sara e Maria Célia (As Três Marias), Dr.Leon Sidi, Túlio Cesar C.Leite, Sérgio Goulart, Nayara de Souza Comercial:Bete SantosAdriana LopesAtendimento ao Leitor:Email: [email protected]: www.revistaencontros.com(21) 2634-2267 - (21) 7164-5338 (21) 7730-7532

É expressamente proibida a repro-dução total ou parcial das artes sem prévia autorização da editora. O conteúdo dos anúncios vinculados, bem como a prestação de serviços é de responsabilidade única e exclu-siva dos anunciantes. Assim como os textos assinados também são de inteira responsabilidade dos seus autores.

A revista Encontros é uma publicação mensal

com uma tiragem de 5 mil exemplares

Bete Santos Jornalista e editora

Caros LeitoresNesta edição trazemos os principais

fatos que aconteceram na cidade de Ma-ricá, como a já tradicional festa da padro-eira de Maricá, Nossa Senhora do Ampa-ro, dia 15 de agosto. Durante a alvorada, o café da manhã realizado na garagem da viação que leva o mesmo nome da santa; nas missas e na procissão os fiéis compareceram, oraram, entoaram cânti-cos, compraram lembranças, pediram e agradeceram as graças alcançadas.

O mês também foi o início para novos empreendimentos. Foram inaugurados a Belladona, Boutique com griffes conhe-cidas e o Espaço Informal, de comida italiana.

Pessoas se destacaram nas suas ati-vidades cotidianas, como foi o caso cida-dão maricaense, Gilmar Araújo, que rece-beu da ABRAMMIL a medalha Juscelino Kubistchek pelos bons serviços presta-dos à comunidade.

Aniversariantes contaram mais um ano de vida; os 36 anos de fundação do Rotary Club Maricá; o 1º ano da Ciclos Beleza e Bem Estar e os 23 do nosso de-signer Bruno Campos. Aliás foram muitos os eventos que agitaram a sociedade em Maricá.

Neste mês a novidade na revista En-contros é a sua logomarca que mudou graças à criatividade do nosso amigo e ex-designer André Celestino.

Temos também nesta edição o cader-no de saúde, em homenagem ao dia do profissional de educação física, em 1º de setembro e o caderno Eleições 2012 com a apresentação dos candidatos à Prefeito e a Vereadores do município de Maricá. Fizemos contato com os candida-tos e conseguimos algumas entrevistas e informações como Você leitor poderá ler e conhecer mais um pouco sobre eles e seus projetos. Infelizmente nem todos os candidatos conseguiram enviar a tempo seu material por estarem em campanha.

A capa deste mês é uma home-nagem ao profissional de Educação

Física. Assim, o fotógrafo Pedro Menezes clicou Fernando, professor da Academia Equipe e Forma e sua irmã, Valéria, nutricionista e Garota

Equipe Forma.

II Copa Maricá de GinásticaDia 30 de Setembro,

à partir da 9:00hs na quadra do Cenecista, em Maricá.

Venha e prestigie os nossos atletas!

Page 4: Revista Encontros 93

- Agosto de 20124

ÍNDiCE 03 | Editorial 04 | Índice06 | Comemorações12 | Beleza Inteligente14 | Ponto de Encontro16 | Cultura da Gema24 | Homenagem25 | Te Encontrei30 | As Três Marias31 | Aconteceu34 | Niterói35 | Araruama38 | Saúde46 | Esporte50 | Roteiro da Boa Comida52 | Encontros Fotográficos57 | Eleições 201274 | Olho Vivo75 | Guia de Serviços

Eu Quero Receber FloresEu Quero Receber Flores e Muito Mais...Hoje, Eu quero o Respeito,Eu quero a Escuta,Eu quero o Reconhecimento,Eu quero a Felicidade,Eu quero o Meu Espaço e o Meu Tempo.

Mas não é o homem, não é a lei, não é a sociedade que me dará o que Eu quero, e sim, Eu mesma.

Eu me Autorizo,Eu me Reconheço,Eu me Valido,Eu me Apodero do Meu Tempo, do Meu Espaço, do Meu Corpo, da Minha Vida.

Eu Não quero a violência e os Meus Direitos violados,Eu Não quero flores em detrimento da Minha Dignidade.Digo NÂO ao ciclo da violência contra a Mulher!

Autor desconhecido

Page 5: Revista Encontros 93

- Agosto de 20125

Page 6: Revista Encontros 93

- Agosto de 20126

Senhora do Amparo

A padroeira De Maricá, Nossa Senhora do Amparo, comemorou no dia 15 de agosto, mais um ani-versário . Como em todos os anos, o dia começou com a alvorada de fogos no horário das 6 horas da

manhã, com a participação da banda de Sampaio Corrêa (Saquarema), após, foi servido um delicioso café da manhã aos fiéis nas dependências da garagem da Viação Nossa Se-nhora do Amparo, como tradição do fundador da empresa Jacintho Luiz Caetano. A missa da tarde foi realizada pelo padre Paulo César e a campal pelo pároco da matriz N.S. do Amparo, Marcos Calixto. A procissão seguiu pelas principais ruas da cidade,com a presença do Bispo de Niterói, Dom José Francisco.

Festa de NossaFotos: Pedro Menezes

Comemorações

Page 7: Revista Encontros 93

- Agosto de 20127

O padre Marcos Drumond Calixto, 49, nasceu em São João de Meriti, bai-xada fluminense. Sua vocação come-çou aos 18 anos, mas foi aos 21, que entrou para o seminário. Filho mais velho de família católica praticante, iniciava sua trajetória missionária e de fé. Devoto de N.S. das Graças e N.S.de Fátima, também segue os passos de São Vicente de Paula.

“Durante algum tempo fui vicenti-no, gosto do serviço social e antes do seminário pensei em fazer medicina”, conta.

Em 9 de novembro 2011, assumiu a Matriz em Maricá e com empenho e dedicação realizou projetos pastorais como“ Despertai” , Jovens de 15 aos 18, com a Juventude, o EAC , no Sal da Terra, além de ser responsável por 14 capelas e 2 paróquias ( São José e N.S. Fátima, em Itaipuaçu).

Sua maior preocupação é conhecer a comunidade de Maricá apoiando e fortalecendo o diálogo.

O novo párocode MaricáPe. Marcos - apoio ao diálogo e a união

O Brechó da Paróquia Nossa Senho-ra do Amparo foi amplamente visitado.

“Gostaríamos de agradecer o suces-so de vendas do nosso brechó”, a equi-pe (fotos acima).

Mara Lúcia de Oliveira Byron, Lúcia Rodrigues, Maria Clésia Rangel, Eneida Bittencourt Coelho, Ana Cláudia Ran-gel, Vera Lúcia dos Santos, Maria Cristi-na da França, Marilene de Souza, Vilma Fernandes, Cláudia Pereira, Nilcéia Ma-rins e Marcelle Rodrigues.

Entrevista feita em 19/07/2012

Equipe organizadora do Brechó :

Comemorações

Page 8: Revista Encontros 93

- Agosto de 20128

Cerca de mil jovens católi-cos de Maricá, São Gonçalo e Niterói reuniram-se no 1º Pré--DNJ (Dia Nacional da Juven-tude) nesse domingo (26.08) na quadra do Colégio Cene-cista, no Centro. O evento foi uma preparação para a Jor-nada Mundial da Juventude – que acontecerá em julho de 2013 no Rio – e contou com a presença do arcebispo emé-rito de Niterói, Dom Alano. Às 16h, o frei beneditino rezou missa em que, na homilia, res-saltou a importância da união dos jovens em prol de algo maior: a fé em Deus e o cuidado com os valores da família.

“Vocês são jovens e devem mostrar a fé de vocês no ambiente em que vi-vem. No trabalho, na faculdade, dando exemplo cristão aos que ainda não se converteram, com muito carinho e com-preensão”, disse Dom Alano.

O evento, que contou com o apoio da

prefeitura, teve inicio às 09:00h e se-guiu até às 21:00h com apresentações de atrações como a banda Frutos de Medjugorje, o cantor Bruno Malaquias (foto), e Banda Santos Anjos, além do show católico de ‘stand up comedy’ “Rir é um Santo Remédio”, o grupo teatral de São José de Imbassaí, “Unidos por Amor”, apresentou uma dança cujo tema foi da luta contra o vício das dro-gas e a salvação através da fé em Cris-to.

Encontro de jovens católicos em Maricá1ª Prévia para o DNJ

A equipe que coordenou todo o evento (1º Pré-DNJ)

Grupo de telemarketing para voluntários

Fotos: Bete Santos e Pedro Menezes

Page 9: Revista Encontros 93

- Agosto de 20129

INSBC MaricáEm ritmo de Jubileu

Fotos: Bete Santos

A entidade chegou à Maricá há quase 50 anos e seu Jubileu será comemorado em 31 de julho de 2013 marcando pra sempre a especial história dessa congregação em Maricá. Duas pessoas, com destaque, fica-rão pra sempre na memória da instituição - o sr.Jacintho Caetano, que doou o terreno onde desde 1976 está localizada a congregação e à diocese de Rottemburg e às Paróquias de S.Magnus e St. Erasmus, em Wernau (Alema-nha) responsáveis por toda ajuda material para a construção do prédio.

Embora hoje, com seus 94 anos de ida-de, Madre Bernadete, ainda tem o vigor das origens e uma palavra de vida para todos. Madre Superiora geral ad perpetuam da congregação, nomeada em 1971, por Dom Antonio, arcebispo de Niterói, diz aos jovens que aspiram ao mesmo carisma: “Sejam fiéis ao chamado, tenham coragem. Com confian-ça, se entreguem de corpo e alma ao Nosso Senhor. O único medo é ofender a DEUS, por isso, não tenham medo de trabalhar pela Sua maior Glória”.

A congregação nasceu num período difícil da historia, quando a igreja era impelida a se atualizar diante dos “sinais dos tempos”. Constituído uma dádiva do Espírito à sua igre-ja, o concilio Vaticano ll foi inicialmente incom-preendido, com reações e resistências por parte de alguns segmentos do clero. “Achei que era necessário rezar e me dedicar pelos sacerdotes. Eles também passam por dificul-dades, incompreensões e, as vezes, até por

desprezo. É bom que eles saibam que alguém confia e reza por eles”, disse madre Bernade-te. A madre adotou o nome religioso de Ma-ria Bernadete de Jesus, e em 1950, foi eleita superiora. O bispo da Época era Dom Luiz do Amaral Mouzinho e embora tenha acolhido o desejo da Madre de acrescentar na congrega-ção o voto de imolação, pela santificação dos sacerdotes, não pôde ajudá-la, pois foi trans-ferido para Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, o sucessor de Dom Mouzinho, não aprovou a ideia, e Mouzinho aconselhou a madre a fun-dar então, uma nova congregação.

Com o apoio de Dom Jaime, considerado fundador, foi elaborada a constituição da congregação com a finalidade desejada. Ini-cialmente, dedicada a Nossa Senhora da Res-surreição, mas por já haver uma congregação com nome igual foi sugerida, pelo primeiro diretor espiritual, padre Flávio de Veiga um nome que tivesse o título da padroeira da pro-víncia Centro Leste dos Padres Jesuítas - Nos-sa Senhora do Bom Conselho.

Com sede em Maricá, a instituição está presente nos estados do Rio de janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Santa Catari-na, com 18 casas, exercendo o carisma em residências episcopais e sacerdotais, centros de formação e obras sociais, com atendimen-to de crianças e idosos.

A jornalista Bete Santos, em nome da re-vista Encontros agradece pelas horas agra-dáveis que passou com as irmãs e a Madre Bernadete.

Tomada por curiosidade e também para relatar um pouco mais da história da cidade de Maricá, a revista Encontros, através da jornalista Bete Santos visitou e almoçou, dias des-ses, com as simpáticas irmãs do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho.

Na foto o padre Gilberto (PUC Rio), Madre Bernadete, irmãs noviças e junioratas

Bazar Permanente da Instituição

As Missas realizadas aos domingos pela manhã

Pátio Interno

Page 10: Revista Encontros 93

- Agosto de 201210

Almoço de AmigosÉdio Muniz recebe em homenagem à Padroeira de Maricá

Édio Muniz, ex-prefeito e vice-presidente do Ro-tary Club Maricá, recebeu parentes e amigos num espaço anexo à sua residência para um saboroso almoço em homenagem à padroeira do municí-pio, Nossa Senhora do Amparo no último dia 15 de agosto.

Ao todo 150 pessoas se reuniram para um en-contro prazeroso. Após o almoço foram servidos doces caseiros trazidos pelas senhoras da Casa da Amizade do Rotary Club e mulheres da família.

Este almoço acontece há mais de 30 anos e co-meçou meio que por acaso. “Eu e Ilka recebíamos sobrinhos que vinham de Niterói, Itaboraí e Rio Bonito para participarem da missa solene à santa padroeira. Eles vinham e ficavam para o almoço, assim os amigos também foram chegando”, con-ta Édio. Nessa época a esposa, Ilka Brasil, fazia questão de estar à frente dos quitutes e desde a semana que antecedia à festa, começava os preparativos. Ela também fazia uma das suas es-pecialidades – compotas caseiras. Hoje, apesar da grande companheira não estar mais entre nós, Édio Muniz decidiu que continuaria a tradição da família em receber os amigos e parentes. É pena que o espaço ainda seja pequeno para receber tantos amigos que fazem parte da história desse querido casal.

2

1

Foto

s Pe

dro

Men

ezes

Page 11: Revista Encontros 93

- Agosto de 201211

1 - Família Muniz2 - Afilhados de Édio Muniz

3 - Socorro Carvalho (Leaming-ton Modas), Aluilda Figueiredo e

filhos.4 - Amigos e parentes

5 - Rotarianos6 - Rotarianos

7 - Vania e equipe da cozinha8 - A hora do almoço

9 - Marcos Santos, Dr. Ayrton Caldeira Dias e Renato Marins

Oliveira (D)

3

4

5

6

7

8 9

VEJA MAIS FOTOS EM REVISTAENCONTROS.COM

Matéria

Page 12: Revista Encontros 93

- Agosto de 201212

Beleza InteligenteLuciene Ferreira

Hair StylistSalão de beleza - Lú Tyene

Artigo

Pensando na segurança de seus clientes, o Lú Tyene sempre inves-tiu em seus serviços,

trazendo sempre novidade, hi-giene e segurança. Com os Procedi-mentos de manicure não foi diferente, trazendo saúde e hidratação às unhas sem oferecer riscos à saúde.

Todos os alicates são esterilizados em autoclave (esterilizador que eleva a temperatura e pressão, purificando as ferramentas 100% e em tempo me-nor, 16 a 40 min., ao do forninho, por exemplo, que só eleva a temperatura e não a pressão com tempo mínimo de esterilização de 1h), protegido em “saco” descartável e apropriado.

Todo o material e descartável e após uma sessão normal de cuida-dos ainda oferecemos SPA dos pés e mãos, uma massagem de reflexologia relaxante podal, que ativa a circulação sanguínea aliviando o stress.

Utilizamos de meias plásticas que amolecem a cutícula, alem de propor-cionar uma ação hidratante. A higiene e um dos fatores mais importantes, a matéria é descartável e aberto na

frente do cliente, sem contato com bacias d´gua. O processo e rápido e eficiente. O diferen-cial são as propriedades que estão presentes nas meias plásticas; creme de ação 6 em 1, que possuem emolien-tes , carga de cálcio e querati-na, substancias antissépticas e outros produtos que ajudam na retirada da cutícula, hidratação e fixação do esmalte nas unhas.

O seu salão Lú Tyene possui profis-sionais qualificada e ambiente higie-nizado e seguro para suas unhas e saúde. Exija isto onde estiver!

- a lixa e o palito devem ser jogados fora após o uso.

- se o salão utilizar de bacias com água para amolecer a cutícula, peça para que o recipiente seja forrado com sacos plásticos, e os mesmo descartáveis.

-verifique se os instrumentos metálicos, alicates e tesouras são esterilizados a cada cliente.

- ao retirar o esmalte prefira removedor, pois sua formulação tem solventes mais suaves que os da acetona, que pode ressecar as unhas e favorecer a formação de descamações.

Fique atenta:

BelezaSaudável

Page 13: Revista Encontros 93

- Agosto de 201213Matéria

Page 14: Revista Encontros 93

- Agosto de 201214 Artigo

Ponto de Encontro

Angélica Gomes professora e

téc. em contabilidadePodem me tachar

de piegas, e eu sou, sim, piegas assumida! Principalmente quando falo de minha família, maravilhosa família de filhos, noras e netos, to-dos convivendo em har-monia, na paz de Deus. Devo tudo isso ao meu marido e talvez eu me-reça estar feliz da vida

porque cultivo os bons sentimentos familiares. Por outro lado, sinto-me triste por saber de muitas famílias sofrendo infelicidades em virtude de motivos externos, em especial pela dificuldade financeira; mas também, e principalmente, sofrem por mo-tivos internos, sentimentais, que, porém, poderiam ser superados de diversas formas, bastando para tan-to se ter vontade e amor no coração.

Tema fútil, diriam alguns que vi-vem no continente das coisas e não buscam o mergulho dentro de si. Ignoram-se tais como ignoram o ou-tro, vivem deslizando na ilusão e se mantêm com o peito fechado, o co-ração trancado a cadeado e a alma isolada dentro de si. Essas pessoas se acham acima do bem e do mal

e não se dão nem ao abraço do fi-lho ou do neto. São extremamente infelizes porque vivem num mundo sem amor. Ora, não vejo como haver felicidade coletiva sem que brote a partir da família a sua semente! É a família a terra feraz a receber e ger-minar a semente do amor individual, que se tornará coletivo, por osmose, no contato com outras famílias fe-lizes. Daí ser importante cultivar o amor no núcleo familiar, e geralmen-te cabe à mulher dar o primeiro pas-so como esposa, mãe e avó. Deve a mulher esbanjar amor, insuperável energia positiva capaz de mover montanhas. Sim, é tão importante o amor no núcleo familiar que ele se espalha pelo ambiente a superar o ódio latente nas pessoas. Ódio é si-nônimo de infelicidade. Para vencê--lo, a felicidade é fundamental. Sem felicidade, o ódio prosperará.

Ponho aqui a ideia da felicidade coletiva para amenizar o ódio que aflora nas disputas políticas, não somente aqui em Maricá, mas Brasil afora e quiçá no mundo. A disputa pelo poder deveria ter como escopo a vontade dos candidatos de servir ao próximo com muito amor. Mas não é assim a realidade; o que se

vê nas campanhas políticas são ata-ques de uns contra outros como se todos disputassem instintivamente um pedaço de osso. Sim, muitos agem como animais irracionais e famintos; esquecem-se de que são gentes com espírito e alma e olvi-dam o amor. Muitos até sorriem em retratos de campanha como se aquele sorriso fosse marca de fe-licidade, embora no caso não seja mesmo. Pois o verdadeiro sorriso, que pode ser interior, é aquele gera-do pela felicidade a partir da família. Afinal, a felicidade não se coaduna com “duelos” eleitorais em que to-dos buscam alcançar o poder con-comitantemente. Buscam, enfim, o mesmo osso, sem amor nem felici-dade. E o melhor dos sorrisos não está em lindos dentes que podem ser de dentadura, mas no brilho dos olhos que são o espelho da alma...

Que vençam então os que são feli-zes no seio familiar! Pois quem ama a própria família é capaz de amar a família alheia e com ela realmente se preocupar. E quem ama todas as famílias é amado por Deus! E se é amado por Deus deve ser amado pelo povo!

O Amor na política

Page 15: Revista Encontros 93

- Agosto de 201215

Page 16: Revista Encontros 93

- Agosto de 201216

Cultura da Gema

Carlos Janan Produtor CulturalDiretor Sócio da

Produtora Cultura da Gema

Sabemos mesmo o que significa cidadania? Quando ouvimos falar em promover a cidadania, estamos realmen-te comprometidos com todos os direitos que realmente sig-nificam “cidadania”?

Se pretendemos construir uma democracia igualitária em nossa sociedade, a valo-riazação dos bens culturais torna-se o caminho mais im-portante para a transforma-ção social na busca de sua

verdadeira indentidade e na promoção da igualdade social. Cultura e cidadania significam políticas públicas que tenham como objetivo a valorização das expres-sões culturais locais, a preservação do pa-trimônio artístico e cultural da cidade, o in-centivo de novas praticas culturais como

também no resgaste histórico de antigas praticas culturais.

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conheci-mento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é, cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive . Quando juntamos Cultura e Cidadania , estamos juntando dois conceitos fundamentais para a cons-trução de uma sociedade fraterna, igua-litária e principalmente humana já que ambos foram e são criados pelo próprio homem nos seus melhores momentos.

Cultura e Cidadania

Tel: [email protected]

www.culturadagema.com.br

Informações

Artigo

Page 17: Revista Encontros 93

- Agosto de 201217

Page 18: Revista Encontros 93

- Agosto de 201218

Providência de Deus ou Cego Acaso ?

Túlio Cesar Costa Leite, presbítero

3ª Parte

Artigo

Na edição anterior, vimos que para o cristão não existem pa-lavras tais como: acaso, sina, destino, sorte ou azar. Deus, que

criou o mundo, continuamente o sustenta, governa e preserva, de tal maneira que nem um pardal ou um fio de cabelo caem sem que isso tenha sido de sua vontade.

Nesta edição, vamos prosseguir com o auxílio do capítulo 17 das Institutas. “O em-prego da providência divina”.

Calvino ensina que tanto a bondade quanto a severidade de Deus, estão pre-sentes na Sua Providência, mas frequente-mente Suas razões para agir de tal ou tal forma se acham tão ocultas que podemos cair no engano de imaginar que “os assun-tos do mundo estão sujeitos ao poder cego do acaso”. A alternativa a esta maneira de pensar é exclamar junto com o salmista: “Quão grandes, Senhor, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos! E como é grande a soma deles! Se os contas-se excederiam os grãos de areia: contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (Sl 139.17-18). E acrescenta: “Realmente, ao sobrevir-nos a aflição, convém procurarmos sua causa em nossos pecados, a fim de que o castigo nos mova ao arrependimento, embora saibamos que Cristo justifica o di-reito de Seu Pai de realizar mais através da aflição do que o mero castigo dos homens conforme eles merecem. Diz a respeito do homem cego de nascença: “nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se mani-festem nele as obras de Deus (Jo 9.3)”. A esse respeito, creio que mais duas porções das Escrituras podem consolar o homem piedoso: 1 Co 10.13 “(...)mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das nossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar.”; e Rm 5.3-4: “(...) mas também nos gloriamos nas pró-prias tribulações, sabendo que a tribulação

produz perseverança; e a perseve-rança, experiência; e a experiên-cia, esperança.”

Mais adiante, Calvi-no cita também Rm 11.33 “Ó profundi-dade da riqueza, tanto da sabe-doria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescru-táveis os seus caminhos!” De fato, “seu modo de governar o mundo é corretamente chama-do de uma profundidade ou um abismo”, desta for-ma, “Moisés diz de modo belo e abreviado: ‘As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus’(...)”

Calvino afirma que a vontade de Deus é a grande causa primária, por isso o cristão deve olhar sempre em primeiro lugar para Deus, lembrando que Deus mesmo afirma “Eu formo a luz, e crio as trevas, faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas es-tas coisas” (Is 45:7), mas dará também “às causas secundárias seu lugar apropriado.” Nesse ponto Calvino concilia duas coisas que, no nosso modo comum de entender, são absolutamente inconciliáveis: a sobe-rania de Deus e a responsabilidade do ho-mem.

“‘Quanto aos homens, quer bons, quer maus, o cristão reconhecerá que seus planos, desejos, tentativas e poderes es-tão sujeitos ao controle do Senhor, e que Ele pode virá-los para onde Ele quiser, e frustrá-los quantas vezes quiser. Há muitas promessas que testificam muito claramen-

te que providência de Deus sempre cuida vigilantemente da segurança dos crentes; talvez baste citar os seguintes: ‘Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá, jamais permitirá que o justo seja abalado’ (Sl 55.22). ‘Ele tem cuidado de nós’ (I Pe 5.7) (...) ‘Aquele que tocar em vós toca na menina do meu olho’ (Zc 2.8). ‘Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ain-da mama, de sorte que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti’ (Is 49.15)”

Igreja reformada PresbiterianaRua Álvares de Castro, 397 - Centro - Maricá

www.irpmarica.com.brReuniões:

Domingo: Escola Dominical - 10hCulto: 19h

Quarte-feira: 19:30h

Continua na próxima edição!

Page 19: Revista Encontros 93

- Agosto de 201219Artigo

Novos Prédios Publicos Para MaricáPor Sérgio Goulart - Arquiteto e Urbanista

No começo deste ano, eu, Sergio Goulart, e mais alguns colabora-dores de diversas áreas de for-mação técnica, fomos convida-

dos para criar o plano de governo da futura Secretaria de Obras do candidato à Prefeito Ricardo Queiroz e o Vice-Prefeito Carolino. Um dos assuntos abordados em nossas reuniões foi a construção de prédios públi-cos que fossem referência no governo e que tivessem as cores do município, mas, sem misturar o vermelho com o azul, diga-se de passagem, não é uma mistura muito reco-mendável. Então projetamos três prédios: o da saúde, que é o “Centro Básico de Saúde” que, inicialmente, atenderá alguns bairros e o seu custo está orçado em aproximada-mente R$ 250.000,00 por unidade e serão construídas, em média, de quatro a seis por ano; o “Centro Multiuso” que será implanta-do na barra de Maricá, entre as ruas 13, 15

e 19 que Contemplará quadra poliesporti-va coberta, auditório com palco e camarim, restaurante popular e dormitórios para vi-sitantes que participem de algum evento no Centro Multiuso; o terceiro prédio será a “Escola Técnica Municipal” que será composta por salas de aulas, laboratórios, cantina, refeitório, quadra poliesportiva co-berta, sala de informática, vestiários e se-tor de administração. Esse prédio terá im-portância crucial para o nosso município, pois, com a chegada do Comperj na cidade vizinha, Itaboraí, precisaremos de técnicos formados em diferentes áreas para melhor aproveitarmos essa oportunidade que está do nosso lado.

Não podemos esquecer que Maricá terá um porto em Jaconé, e, se não tivermos mão de obra especializada, não teremos as vagas para os moradores do nosso mu-nicípio.

Page 20: Revista Encontros 93

- Agosto de 201220

Gastronomia DiferenciadaUma nova opção no centro de Maricá

O Espaço Informal nasceu da vontade de criar um lugar onde as pessoas pudessem se sentir “em casa”. Com Jardim, varanda coberta e comida caseira, o espaço infor-

mal é local ideal para quem deseja fugir da rotina do restaurante clássico ou da tradicional pizzaria. Acom-panhados da boa musica, os pratos italianos, são pro-tagonistas deste espaço.

Com gastronomia diferenciada, os crepes, massas, pizzas, sorvetes da Sapori d’Itália, aperitivos e uma lista de vinhos de absoluto prestígio, fazem a alegria dos clientes.

Disponibilizamos o local para comemorações de aniversários, jantares empresariais, confraterniza-ções e etc.

No almoço, o cardápio apresenta duas opções: a preço fixo ou a La carte. Efetuamos serviço de bar com música, dança e karaokê, abrimos o espaço para a apresentação de artistas emergentes.

Associar a gastronomia com a cultura e com o diver-timento é o nosso diferencial no atendimento.

Segunda à Quinta: 11:30 às 22h Sexta :11:30 as 00 h / Sábado: 18 as 01h

Rua Clímaco Pereira, 13 - Centro(Próximo da praça da Bandeira) - Telefone: 3731-2052

INFoRMAçõES:

Fotos: Pedro Menezes

Page 21: Revista Encontros 93

- Agosto de 201221

Sorvetes de fabricação própriacom vários sabores (foto)

Refrigerantes e Cervejas geladissímos

Café Expresso - CappuccinoRefeições italianas(massas variadas)

Crepes (doces e salgados)Saladas e Aperitivos

O casal Cláudia e Marcelo rece-beram muitos amigos na inauguração do novo e promissor Espaço Informal e aproveita para convidar a todos para conhecer a casa

Uma inigualável pizza italiana feita pelo premiado

pizzaiolo orlando

Rafael Zibelli, Marcello Monga, Claudia Guimarães (C) e José Valdemir Soares - diretores do SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e similares)

Matéria

Page 22: Revista Encontros 93

- Agosto de 201222

11 de AgostoAdvogados comemoram o seu dia

No dia 24 de agosto aconteceu na boate Stomp Louge, localizado em Araçatiba, mais um evento, em comemoração ao dia do ad-vogado, 11 de agosto. A noite foi de confra-ternização e contou com a presença de ad-vogados da comarca e seus familiares. Mais de 300 pessoas compareceram, prestigian-do a brilhante administração da atual gestão da 38ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Maricá presidida pelo Dr. Ami-

lar Dutra juntamente com a seccional na ad-ministração do presidente Wadih Damous. “Deixo aqui o meu carinho por todos que vieram participar desta data comemorativa a nossa profissão. Gostaria também de me solidarizar aos familiares que participam do nosso dia a dia com a compreensão da nos-sa jornada. Agradeço, também a presença do casal Dr.Marcello Oliveira e Dra.Maira”, disse Amilar.

Dra. Taís Imar Vieira da Silva e Familiares

Fotos: Bete Santos e Pedro Menezes

Page 23: Revista Encontros 93

- Agosto de 201223

Dr. Amilar (e), Dr. Marcello Oliveira, Dr. José Carlos Valle, Dra. Márcia Braz e Dra. Maíra

Page 24: Revista Encontros 93

- Agosto de 201224

Homenagem prestada ao nosso ilustre cidadão maricaense Gilmar Araújo realizada no forte Duque de

Caxias, praça almirante Júlio de Noronha s/n, Leme, Copacabana, em 30 de agosto de 2012, pela Academia Brasileira de Me-dalhística Militar (ABRAMMIL).

A ABRAMMIL é uma associação que tem como patrono D. João VI, sua finali-dade é a de exteriorizar o reconhecimen-to às personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham a contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento das relações entre civis e militares, concorrendo para melhor inte-gração da sociedade brasileira, homena-geando os cidadãos e entidades, que se destacam em suas respectivas áreas pro-fissionais colaborando para o engrandeci-mento da sociedade brasileira.

Gilmar AraújoRecebe medalha Juscelino Kubitschek da ABRAMMIL

Gilmar Araújo após receber a Medalha Militar cujo o

Patrono é o ex-Presidente Juscelino Kubstechek,

entregue pelo Acadêmico Titular Bemar Aurélio de Vas-

concelos ( Patrono Alberto Santos Dumont 1873/1917 ) e também Delegado Federal Parlamentar, recebe os di-

plomas desta condecoração das mãos do presidente da

ABRAMMIL, Coronel do Exér-cito , Regis Ayrton Lemen.

Sendo cumprimenta-do e abraçado pelos

amigos Fernando Leite e Porfírio Gonçalves da

Motta.

Foto com o acadêmico Belmar Vasconcellos, com o empresário e delegado corregedor da ABRAMMIL Mário Antonio Caruzo e com o amigo e empresário

Fernando Leite.

Foto em conjunto com os acadêmicos e os homenageados

da noite tendo ao fundo a mesa dire-tora da solenidade.

Solenidade realizada no auditório do forte do Leme ( Duque de Caxias ).Presentes: Acadêmicos Titulares, Novos Acadêmicos, Autoridades Competentes, Paralamen-

tares, Homenageados Civis e Militares do Rio de Janeiro e Convidados.

Fotos: Pedro Menezes

Homenagem

Page 25: Revista Encontros 93

- Agosto de 201225Te Encontrei

Te Encontrei1 - Coquetel de inauguração da Oceância Assessoria Imobilia-ria. Na foto Rose Mary Brandão, Luiz Cesar N. dos Santos e Luzilandes dos Santos (sócios da empresa ) e Renan Andrade, advogado da Oceância e Stefanny Brandão.

4 - Gilmar Araújo parabeniza a sua esposa Jaqueline pelo anive-sário comemorado no último 03 de setembro. Felicidades.

5 - A alegria do pequeno Bernardo na Igreja Batista Atos 2.

6 - A atriz e modelo fotográfico, Ingrid Henriques, 20, maricaen-se que está se destacando na novela Gabriela (TV Globo).

1

3

4

6

Fotos Pedro Menezes eBete Santos

2

2 e 3 - Nos dias 18 e 19 de agosto o Coral Maricanto realizou seu quinto encontro na Igreja Matriz N.S. do Amparo. Nesses dias o público que prestigiou o evento pode ouvir gran-des participações de corais premia-dos até no exterior. O coordenador do evento e regente do Maricanto, maestro Eduardo Lannes agradeceu ao público e a todos que colabora-ram para o sucesso do encontro.

5

Page 26: Revista Encontros 93

- Agosto de 201226

6

Te Encontrei

6, 7 e 8 - No dia 29 de agosto, o Rotary Club Maricá comemorou 36 anos. Na festiva, realizada às últimas quartas-feiras de cada mês, mais dois casais entraram para o clube: Jorge Factorine e Mary (E), Luiz Cláudio e Cristiane. Os trabalhos foram coor-denados pelos companheiros rotarianos Édio Muniz (vice-presidente), Vanda Delgado (presidente da Casa da Amizade) e David Mendes (presidente indicado para 2013).

9, 10, 11 - 1ª Conferência de Mulheres Escolhidas para gerar sonhos na Igreja Atos 2, Itapeba, Maricá. Clicamos a 1ª preletora, pastora Nadyege Macário, realizada dia 15 de setembro.

12 e 13 - Congresso de Jovens na 1ª Igreja Batista Maricá, sob a lide-rança do pastor Oliver.

7 8

9 10 11

12 13

Page 27: Revista Encontros 93

- Agosto de 201227Te Encontrei

14 - No último dia 15/09, o presidente do PSD, Indio da Costa, esteve em Maricá onde caminhou com o candidato à prefeito Helcio Angelo, deputado e presidente do PSD Maricá, do distrito de Inoã. Na oportunidade abraçou os correligionários e disse acreditar na com-petência executiva do empresário e deputa-do Helcio Angelo para ocupar a cadeira de governante do município de Maricá. O vice de Hélcio, Sebastião Rodrigues e os candidatos à vereadores da coligação estavam presentes.

15 - O candidato a prefeito Helcio Angelo (PSD) almoçou, dia desses, no quiosque Barra-cuda, rua 11, em Maricá com o amigo Maurí-cio Chaves (proprietário do estabelecimento), Angélica Barcelos e a candidata a vereadora, Maria dos Anjos.

16 - A jornalista Bete Santos participou do Workshop, Inesquecível Ca-samento, em São Conrado, no Rio de Janeiro e recebeu uma caixa com espumante e taças de cristal das mãos do famoso promoter Bruno Chateau-briand. Muito chique!

17 - A equipe da revista Encontros almoçou no Barracuda, que está de cara nova. Na oportunidade saboreamos uma deliciosa anchova, com salada, arroz e pirão. Agradecemos o Maurício pelo convite e damos 10 ao menu.

15

14

16

17

Congresso de DançaFeijoada do Nair

Revolução no Corpo de CristoDias: 12,13 e 14 de OutubroLocal: Igreja Nova Vida MaricáInformações:(21) 9773-7205 ou 9513-4619

Dia 20 de Outubro no SaremConvites à venda! (Tel: 2637-1804)

Page 28: Revista Encontros 93

- Agosto de 201228

A primeira referência ao nome “Boca Maldita” ouvi do jornalista Edson Torres, ávido por notícias para fechar seu jornal: - E aí, o que

se anda falando lá na Boca Maldita!Estranhei o nome, mas entendi a indireta

sobre o grupo que se reunia todos os dias para falar dos acontecimentos da cidade e respondi: - Lá se fala de tudo, principalmen-te do governo, alvo preferido da oposição e defendido pelos situacionistas, fora os que, de vez em quando, aparecem por lá.

Com o passar do tempo, Elmo Pedroso, jornalista do jornal Costa Verde, também di-vulgou a confraria ao criar uma coluna cha-mada “Boca Maldita”, espaço para malhar seus desafetos, na elegância do seu humor picante e zombeteiro. Infelizmente essa co-luna durou pouco, logo depois veio a falecer e o jornal parou de circular.

Por ali também passaram outros adeptos que ajudaram a Boca Maldita ser o ela é hoje: um espaço terapêutico, onde cada um diz o que pensa, extravasa tensões, sempre no espírito de coletividade, preocupados uns com os outros, principalmente quando alguém não aparece. Atualmente está mais

organizada, Carvalho recebeu o título de presidente sem pasta, alguns foram nome-ados conselheiros e os neófitos se prepa-ram para galgar uma vaga no conselho.

Quanto a sua criação não se tem uma data precisa, a Boca Maldita nasceu nos encontros espontâneo do café da manhã, no bar do Cid, em frente à Praça Macedo Soares. Ficou por ali durante alguns anos, às vezes sentados no banco da praça, an-tes da reforma, no balcão do bar ou nas pri-meiras mesas de frente para rua.

Depois trocou o local para as mesas na calçada da Padaria Fruta Pão, onde até hoje, criteriosamente a turma se encontra às sete horas da manhã, para um café bem quente e colocar as fofocas do dia.

A Confraria é formada por homens sé-rios da sociedade, de uma gama estensa de profissionais liberais, como advogados, psicólogos, médicos, biólogos, funcionario público, empresários e como também en-graxates, bebuns, malucos que por ali pa-ram para conversar e solicitar coisas. São formadores de opinião, conhecem a cidade, apontam erros e acertos dos políticos, de-pendendo o lado que se está.

Essa é a famosa “Boca” que de “maldita” não tem nada, apenas encontro de amigos, sem esquecer seus eméritos fundadores como advogado Tutuca, jornalistas Elmo Pedroso, Mario Hora e Aloisio da Serla que partiram e deixaram, além de saudades, seus nomes na história.

Por Wálter Monteiro

(Sentados) Luiz Lopes, Zé M. Lopes, Walter Monteiro, Ignácio, Carvalho, Zé Rodrigues e Henrique.(Em pé) Gilson, Léo e Tiãozinho

(Sentados) Dhiego, Travi, Luiz Lopes, Gilson, Léo, Carvalho, Henrique e Júnior(Em pé) Zé M. Lopes, Walter Monteiro e Zé Rodrigues(Deitados) A Cadela Polenguinha, e o cão Bethowen

Matéria

Page 29: Revista Encontros 93

- Agosto de 201229

Page 30: Revista Encontros 93

- Agosto de 201230 As Três Marias

Temos a tendência de nos isolarmos dentro de nossos próprios proble-mas. Por vergonha, para não de-monstrarmos nossas incompetên-

cias ou por acreditarmos que estamos sós e que ninguém pode nos ajudar. Na Peça Acorda (Peça Teatral que aborda o tema de uma dependente química adolescente, dentro de seu contexto familiar) existe um diálogo da protagonista, com sua amiga, que fala: “...pedir ajuda é a maior fraqueza” e a amiga responde: “...fraqueza que nada! Pedir ajuda é mostrar a cara, reconhecer o vacilo e tentar mudar”.

Existem vários contextos ao nosso redor. É importante reconhecer qual deles e quem dentro de cada um, pode ser elencado por nós, para nos “auxiliar” com os nossos pro-blemas, pois, estes serão, apenas egos au-xiliares na construção do caminho a seguir. Nós é que seremos os protagonistas na decisão, na ação e na resolução de nossos conflitos.

A família é o primeiro contexto e o que nos acompanhará em todo o processo nes-sa tentativa de mudança. Outros podem contribuir nessa estrada: amigos, religião e tantos outros. Contudo, existe a ajuda espe-cializada. Profissionais que se dedicam na temática da dependência química, que ofe-recem diversos dispositivos de tratamento nas várias etapas do processo de recupe-

Por Sara Monteiro

Sonho que se Sonha Junto, é Realidade

ração.Em Maricá, temos alguns desses disposi-

tivos públicos:

•CAPS – Fica ao lado do Posto de Saúde Cen-tral. / Tel.: 2637-6830•Subsecretaria de Dependência Química – Fica em frente ao HospitalRua Domício da Gama, 368 / Tel.: 3731-0875•A.A. e N.A – Em diversos endereços E em Niterói, alguns particulares:•PROGERES (Ambulatório) – IcaraíTel.: 2622-1576•Clínica ALDEIA (Internação) – PendotibaTel.: 2616-1850 / 2610-7360

Entender que a dependência química é,

também, uma doença, faz a busca de um tratamento, necessária. Não é fácil, não é simples, pois é muito complexo. O trata-mento precisa ser multidisciplinar. Mas, sa-ber que tem muitos que conseguem fazer mudanças significativas para a obtenção de uma melhor qualidade de vida, a partir do reconhecimento de que precisa de ajuda e da própria ação constante e perseverante, faz essa busca ficar mais leve e possível.

Acredite!

Page 31: Revista Encontros 93

- Agosto de 201231

Aconteceu1. Exposição de esculturas da imagem de N.S.do Amparo, Grupo de Artistas Nilton Torres, dia 13/08, Espaço Genésio da Fontoura. Na foto além dos artistas, a empresária Maria Josefina e o padre Paulo César (Niterói). 2 . A banda Biokimi-k se apresentou no 8° Encontro Nacional de Motociclistas de Maricá, promovido pelo Moto Clube Asas do Asfalto, nos dias 14 e 16 de setembro3. A pequena Ana Clara Queiróz fez 3 ani-nhos e aproveita para convidar as mamães e os amiguinhos para ver as novidades em roupas na HELENITA moda infantil, localiza-da no centro de Maricá (em frente à MAD Academia.4. O pequeno Pedro, fez 5 aninhos e come-morou com a irmã Pietra, amiguinhos e os papais, o empresário Marcelo Antunes e a esposa Juliana. Parabéns!5. O CEMM (escola da Tia Regina) dá lição de patriotismo e realiza pequeno desfile cívico em homenagem ao 7 de Setembro (Independencia do Brasil). Rafael da Hora representou, muito bem, D.Pedro I. Para-béns a direção e professores da escola!

Aconteceu

1 2

3

5

4

Page 32: Revista Encontros 93

- Agosto de 201232

6

7

Aconteceu

6, 7 e 8 - No dia 28 de julho a jovem Carolaine completou lindos 15 anos. A festa foi na quadra Leonel Brizola, no Flamengo, Maricá. Nas fotos com: os ir-mãos Adriano e Rodrigo, com as amigas e com a avó Luzia e os pais Marlene e Cosme. Parabéns!

9 - O sortudo Valmir Gouveia foi o 1º sorteado da campanha Sorte Grande da loja Macomar (anúncio abaixo). A promoção continua e o próximo sorteio será dia 28 de novembro. Vale a pena participar.8 9

Page 33: Revista Encontros 93

- Agosto de 201233

Cores até pouco tempo impensáveis para decorar casamentos hoje são uma forte tendência.Para fugir do comum, e surpreender, o Bianca

Festas aposta nessa nova tendência, propor-cionando às noivas, a ousadia do preto e bran-co (e outras cores)em suas festas.

O uso do preto e branco deve ser feito de for-ma cuidadosa, para não parecer triste e sem graça. Em primeiro lugar, deve-se levar em con-sideração o local do evento e garantir que ele não tenha pisos ou paredes com cores muito fortes que briguem com os tons escolhidos.

Quando utilizada para decorações, a cor branca pode vir acompanhada de folhas ver-des, que são um complemento natural e har-mônico para o casamento no campo.

O preto é sempre sinônimo de sofisticação. Ele cai muito bem como complemento do branco, especialmente quando usado com delicadeza na forma de detalhes e toques de elegância.Assim, velas brancas e guardanapos com pequenos laços pretos, por exemplo, dão charme ao conjunto. Recobrir móveis com te-cidos estampados de preto e branco também é uma saída criativa de dá ao ambiente uma sensação acolhedora.

Aposte em toalhas pretas e brancas, muitas flores brancas e detalhes em preto e branco.

Bem casados e/ou lembrancinhas brancas com uma fita preta produzem a harmonia perfeita.

Bolo e docinhos com detalhes em preto e branco são muito bonitos também.Como sugestão, noivinhos, adereços para pista de dança e convites, deverão também estar em harmonia com a decoração em geral, com toques de preto e branco.

O Bianca Festas aposta nessa nova ten-dência e abre as portas para que você venha conhecer essa novidade.

A ousadia das Cores em sua festaE as etapas importantes para um evento de sucesso

ETAPAS IMPORTANTES PARA UM EVENTO DE SUCESSO-Organização e PlanejamentoCada detalhe é muito importante para reali-zação de um evento, por isso o planejamento é fundamental, como lista de convidados, controle de custos, incluindo cronograma, co-ordenação e acompanhamento da execução de serviços com profissionais contratados e fornecedores.-Lista de ConvidadosDeve ser elaborada a partir do perfil e de-finição do número de convidados, sendo impor-tantíssima para a organização do evento. -Local A escolha certa do local de acordo com tamanho do evento, localização, instalações adequadas, ambiente agradável e confortável

para os convidados, serão itens determinantes para sucesso do evento. -BuffetO Bianca Festas, tem como prioridade oferecer serviço de qualidade e presteza no atendimento, garantindo a satisfação dos convidados.-Serviços A contratação de serviços complementares é essencial e deve-se considerar profissionais transparentes, gabaritados, responsáveis e comprometidos com o acompanhamento e execução dos serviços ora contratados para o evento.-DecoraçãoApós definido o espaço para o evento, valorize a decoração, pois será a primeira impressão do evento na chegada dos convidados. A esco-lha das flores, mobiliários, bem como a ilumi-nação vão compor o ambiente, criando cenário de acordo com o planejado, lembrando que pequenos detalhes fazem toda diferença. -CustosPesquisar é importante, mas não considere apenas o preço, nem sempre o mais caro é o melhor, mas também o barato pode sair caro. Portanto, avaliar a qualidade dos serviços e custo x benefício é o mais sábio.-ConvitesA apresentação do clássico é sempre bem vinda e atual.-R S V P Em Francês: Répondez S’il Vous Plaît ou em Português: Responda Por Favor Confirmação da Presença de Convidados, fun-damental na organização e sucesso do evento.

Page 34: Revista Encontros 93

- Agosto de 201234

O candidato do cachorrinho, é a grande surpresa das eleições em Niterói

Proteção, cuidado e carinho, faz parte da política do candidato do cachorrinho

“Mamãe, olha o moço do cachorrinho que aparece na televisão. Vota nele, vota; ele ama os animais”. Essa cena tem se repetido nas ruas onde Gerhard Sardo faz sua campanha juntamente com uma redu-zida equipe. Interessante é que não são só as crianças as mais animadas, mas adultos também. No outro dia, disse Gerhard Sar-do, “fui praticamente obrigado a encostar o meu carro quando um homem saiu do seu falando – Você não é o candidato do cachorrinho? É que minha mulher vai votar em você e quer alguns folhetos para dis-tribuir com os amigos, ela está muito feliz com suas propostas para os animais.

Qual é a razão desse sucesso todo? É que Gerhard Sardo aparece no horário eleitoral com seu cãozinho “baixinho” e nos seus 10 segundos deixa uma bonita mensagem de esperança para a causa animal.

Gerhard Sardo é o típico candidato inde-pendente. Ele percorre os diversos bairros distribuindo seu folheto que traz, além das propostas para o meio ambiente e a causa animal, os seus feitos realizados quando foi secretário municipal de Projetos Especiais de Niterói. Ele é o organizador da campa-nha “Adote um Amigo”, que durante quase 3 anos mostrou que é possível a parceria do poder público e sociedade com o objeti-vo de tirar os cães e gatos das ruas dando um lar para os bichinhos. Segundo Gerhard, a campanha de adoção de animais só foi possível com a participação voluntária dos protetores que se esforçam para conseguir adotantes responsáveis para seus cães e gatos.

Gerhard Sardo tem como meta viabilizar a segunda parte do programa “Adote um Amigo”, que também é o maior anseio dos protetores – a castração gratuita dos ani-mais: “vamos instituir o Programa de Cas-

Gerhard SardoFoto Pedro Menezes

tração de Animais de Niterói – BichoNit, com o aluguel de dois conteinners equipa-dos com material cirúrgico veterinário que serão colocados a disposição da população no Barreto e na Região Oceânica”, na ver-dade, isso já foi pedido por ofício ao pre-feito Jorge Roberto por Gerhard, quando secretário. Ainda com o objetivo de ampliar ações pela causa animal, Gerhard Sardo, apresentou ao prefeito minuta de projeto de lei instituindo o Código Municipal de Prote-

ção à Vida Animal, que prevê, entre outras coisas, a criação de um Conselho Municipal de Proteção à Vida Animal. Mas a proposta mais ousada do ambientalista é trabalhar pela construção em Niterói do primeiro Hos-pital Veterinário Público do Estado do Rio. Uma vez eleito espera viabilizar não só es-tes projetos, mas outros tantos de interes-se para a causa animal e ambiental. É por essa razão que Gerhard Sardo surge como a grande surpresa dessa eleição.

“ ”

Niterói

Page 35: Revista Encontros 93

- Agosto de 201235Araruama

Alegria, otimismo, esperança e desejo por mudança. Esses foram os senti-mentos de centenas de araruamen-

ses que gritavam o nome de Miguel Jeovani para prefeito de Araruama, durante reunião realizada na segunda-feira, dia 27 de agos-to, no diretório municipal do Partido da Re-pública (PR), no centro.

O evento, que contou ainda com a pre-sença de militantes e dos candidatos a vereador da Coligação Mudar para Crescer, celebrou o avanço da campanha rumo ao Executivo Municipal, resultado da recepção obtida durantes as caminhadas nos bairros de Araruama.

Para Anderson Moura, vice-prefeito do candidato Miguel Jeovani, esse é o mo-mento dos araruamenses que esperaram quatro anos por mudança. “Estou convicto que a nossa cidade espera por uma gran-de transformação. E o nome da mudança é Miguel Jeovani. Com certeza será uma votação histórica, não só para Araruama, como para todo o Estado do Rio de Janeiro. Vamos contagiar o sentimento de mudança

por toda a cidade”, disse Anderson Moura.

A emoção era visível nos olhos de Miguel Jeo-vani e de cada pessoa presente no evento. Em seu discurso, Miguel Jeo-vani disse que vai fazer um governo diferente e com a participação do ci-dadão araruamense. “Eu quero fazer um governo diferente, com planeja-mento. Nada faraônico! Sempre pensando no melhor para o povo. Devo a cidade de Ara-ruama tudo o que sou hoje. E, com certeza, irei devolver para todos araruamenses toda a minha gratidão através de uma gestão municipal baseada na ética e transparên-cia. Quero dar dignidade a todos os bairros da cidade e fazer um governo que atenda aos anseios de toda população”, finalizou Miguel Jeovani.

Araruama quer mudança com Miguel Jeovani

Fotos Divulgação

Page 36: Revista Encontros 93

- Agosto de 201236

Com móveis oriundos de Tiradentes, Minas Gerais - berço de Arte Popular Brasileira na

região sudeste - e ampla loja em Maricá, na região litorânea do Rio de Janeiro, a MATUTO MÓVEIS é uma reconhecida empresa atu-ando na captação de artesanato popular brasileiro, divulgação e venda de peças de artistas regio-nais, especialmente de Minas Gerais e interior do Brasil.

O resultado é um expressivo acervo com venda especializada de artesanato popular brasileiro regional, destacando peças de consa-grados e novos artistas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, e vários estados do Nordeste e Norte do País, além de grande acervo de arte popular recebida de artistas de todo o interior do Rio de Janeiro e pe-ças do Peru e objetos vindo de Países da África.

Além de atuar na divulgação e comercio de arte popular brasileira, a MATUTO MÓVEIS tem uma dos maiores catálogos de móveis em ma-deira de demolição e objetos para decoração, reunindo móveis capta-dos por fornecedores de todo o Brasil.

Sob a gestão dos dinâmicos empresários Wanderley e Simone, a empresa é especializada no fornecimento de móveis e objetos de de-coração direcionados tanto a um público final quanto para profissio-nais da decoração, que contam com diversidade e amplo acervo, com um estilo genuinamente embasado em arte popular brasileira, em objetos e móveis de alto padrão, com opção de peças customizadas, adquiridas sob encomenda.

Mesclar arte, cultura e soluções personalizadas em móveis de de-molição é a principal característica da empresa, que atribui valor a artistas brasileiros, através da divulgação de sua arte, que pode ser adquirida em nossas lojas ou sob encomenda, com entregas para todo o Brasil.

Page 37: Revista Encontros 93

- Agosto de 201237

As férias são um direito Constitucional do trabalhador. Após completar 12 meses consecutivos de vínculo com a Empre-

sa, o empregador terá o prazo de 12 meses para conceder férias ao empregado.

O mês das férias será estipulado pelo Em-pregador, o qual deverá comunicar ao empre-gado com antecedência mínima de 30 dias e pagá-las 2 dias antes do empregado sair de férias.

Uma das situações que garantem o paga-mento de férias em dobro é quando ultrapas-sados os 12 meses, sem a concessão das fé-rias do empregado.

Mas o que fazer se a empresa não pagar ou ceder as férias? Uma saída é fazer uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho mais próxima, denunciar no Sindicato ao qual está vinculado ou ingressar com Reclamação Trabalhista.

Férias - Um Direito do Trabalhador

Dra. Luciene Mourão DomingosRua Ribeiro de Almeida 129, sl 105 - [email protected]: (21) 8332-0615 / 3881-8361/7967-1692

Tire suas dúvidas:

Faça Valer o Seu Direito

Para que o trabalhador possa gozar dos 30 dias de férias, é necessário que não tenha fal-tado injustamente ao trabalho mais de 5 vezes no ano, mas se o trabalhador faltar de 6 a 14 vezes, suas férias serão de 24 dias corridos; se faltar de 15 a 23 dias, terá direito a 18 dias corridos; se faltar de 24 a 32 dias, de 12 dias corridos; acima de 32 faltas o trabalhador não terá direito a férias, com exceção das ausên-

cias permitidas por lei.Não se esqueça, as férias são um direito do

trabalhador e servem para o descanso, lazer e um maior convívio do empregado com a fa-mília.

Artigo

Page 38: Revista Encontros 93

- Agosto de 201238

o nosso dia a dia agitado é um prato feito para o que chamamos STRESS e ai tudo parece sair do nosso controle. Doenças das mais diversas formas podem surgir. Saiba mais sobre o mal do

nosso século e veja no final do caderno um teste para me-dir o seu grau de stress.

o stress é a resposta do organismo a determinados es-tímulos que representam circunstâncias súbitas ou ame-açadoras. O aparecimento dele pode estar relacionado a situações reais ou imaginárias e suas principais causas podem ser:

1 - excesso de atividade / má distribuição do tempo;2 - acúmulo de raiva e sentimentos negativos;3 - problemas de relacionamento;4 - descontrole diante de situações críticas;5 - preocupação excessiva;6 - falta de descanso e lazer;7 - dificuldade de lidar com as perdas.

As manifestações do organismo são:

1 - taquicardia, respiração acelerada e suor frio;2 - mudanças de comportamento, insônia e desconten-

tamento;3 - problemas emocionais, hipertensão, úlceras, gastri-

tes, fadiga crônica, diabetes, alteração do sono.

A prevenção é muito importante para tentar evitar o stress; mude seu estilo de vida:

1 - alimente-se de maneira saudável;2 - evite o fumo, café e bebidas alcoólicas;3 - não use tranquilizantes sem orientação médica;4 - mantenha uma atividade física periódica;5 - programe e tire férias anuais;6 - crie e mantenha atividades de lazer;7 - durma o suficiente para o seu descanso;8 - delegue atividades e aprenda a trabalhar em grupo;9 - não ultrapasse seus limites.

Page 39: Revista Encontros 93

- Agosto de 201239

Page 40: Revista Encontros 93

- Agosto de 201240

É correto afirmar que atualmente grande parte da população mun-dial, em especial a população brasileira, não tem acesso ao conhe-cimento nutricional e da extrema importância da pratica regular de atividade física. Uma vez aliadas, essas duas modificações no estilo de vida do indivíduo, tem o poder de evitar diretamente vários tipos de doenças, como doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de mortalidade no mundo. O seu crescimento vem sendo cada vez mais significativo nos países em desenvolvimento, servindo de alerta para o potencial impacto nas classes menos favo-recidas. O estilo de vida, como a dieta adequada e o exercício físico regular, poderão se grandes aliados de uma mudança significativa na postura da população em geral, em relação a uma vida saudável. Criar o hábito de consumir vegetais, frutas, legumes e cereais, a fim de evitar os alimentos ricos em ácidos graxos saturados e trans, e o uso excessivo de sal e bebidos alcoólicas, serão essenciais nesta transformação. Outro fator modificador é a atividade física orientada, como exemplo, o exercício aeróbico ou anaeróbico nas academias.

Uma pesquisa recente, aponta a importância do exercício físico (musculação) como um grande aliado no combate de doença direta-mente relacionada à falta de atividade física. A reabilitação cardíaca é um bom exemplo. A mudança no estilo de vida, deveria ser priorida-des na Saúde Pública, com objetivo de deter o avanço das doenças, em especial, as doenças cardiovasculares em nosso país.

Fernando Assis (CREF: 034743- G/RJ)Valéria Veiga de Assis ( CRN 0802484)

Academia

EquipeForma

Promovendo bem estar e qualidade de vida!

Fotos Pedro Menezes

Saúde

Page 41: Revista Encontros 93

- Agosto de 201241

A Equipe Forma está localizada nos seguintes endereços:

Unidade IAv. Roberto Silveira, nº46 - 4º

Andar - Centro - MaricáTel: 2634-1083

Funcionamento: das 7hs às 14hs e das 15hs às 22hs. de 2ª à 6ª

Unidade IIAv. Fco. Sabino da Costa, nº 398 -

2º Andar - Centro - MaricáTel: 2637-4304

Funcionamento: das 6:30hs às 13hs e das 16hs às 22hs.

Box Chinês - Uma modalidade que cresce entre as mulheres

Professora Marilene e o dinamismo nas aulas

Equipe de professores liderada por Marília Marins Valéria Veiga, aluna e Garota Equipe Forma

Alunas desfrutam de modernos equipamentos

Saúde

Page 42: Revista Encontros 93

- Agosto de 201242 Saúde

Nayarade Souza Almeida

Crefito 2/87233-F

Resultados à flor da peleNossos Serviços:

- Acupuntura geral e estética;- Nutricionista;- Fisioterapia geral;- Fisioterapia Dermato-Funcional:- Carboxiterapia- Peeling químico e diamante- Microcorrente- Manthus- Radiofrequencia- Endermoterapia- Corrente russa- Babooterapia- Hidratação facial- Limpeza de pele- Drenagem linfática manual- Dermaroller- Led Therapy- Depilação prolongada por luz pulsada- Plataforma vibratória- Massagem relaxante- Pré e pós-operatório de cirurgias estéticas

PARCELAMoS NoS PRINCIPAISCARTÕES EM ATÉ 6XTel: 2637-6306 / NEXTEL: 7871-8808 / ID: 14*734Shopping Villa Center, Rua Abreu Sodré 97Slj 07 e 09 (ao lado do Hiper Princesa)

Page 43: Revista Encontros 93

- Agosto de 201243

Page 44: Revista Encontros 93

- Agosto de 201244

Yoga e ReligiãoCaros amigos,

Muitos nos perguntam se Yoga é reli-gião, ou qual seria a relação entre Yoga e religião. Não poderíamos responder esta pergunta antes de tentar definir o que vem a ser o que chamamos de Yoga. É uma tradição milenar, que evo-luiu através dos tempos, se ramificando em diversas linhas, tradições e esco-las, cujo objetivo é, através de diversos meios, utilizar todo o arsenal que nosso corpo e mente nos proporciona para ul-trapassar esta mesma mente e o nosso ego, entrando em um nível de consci-ência que nos permite descortinar em sua plenitude a realidade que está além dos sentidos que usamos no nosso coti-diano. Sendo o seu berço a Índia, cujas tradições filosóficas estiveram sempre associadas a uma busca pela emanci-pação e libertação espiritual do homem, e sendo uma terra cujo povo tem uma enraizada tradição religiosa, a origem do Yoga foi sem dúvida motivada por uma busca visceralmente espiritual. Ao longo desta longa caminhada, o Yoga, nas suas diversas linhas, foi tanto sen-do incorporado em inúmeras tradições religiosas Indianas quanto dando ori-gem a diversas escolas e tradições sem vinculação formal a qualquer religião estabelecida.

Foi através destas últimas, a maioria oriunda do Hatha Yoga, que o Yoga se difundiu e popularizou aqui no Ociden-te. Estas escolas ou linhas de Yoga são classicamente laicas, e abraçam prati-cantes de todos os credos. Através das técnicas de respiração, posturas, man-tras e meditações, o praticante melhora a sua saúde física, emocional e mental, e com o decorrer da prática, alguns irão buscar um caminho de aprofundamen-to filosófico e espiritual. É como se en-trássemos todos por uma mesma porta que pode nos levar a inúmeras outras. Podemos não abrir nova porta alguma. Por vezes, abriremos a porta que nos le-vará a um novo e mais profundo enten-dimento da nossa própria religião. Já outros de nós, abrirão portas que nos levarão a novos caminhos re-ligiosos, místicos ou filosóficos.

Então, com o Yoga, cada um faz o seu caminho, com a certeza que a porta escolhida é a adequada para quem a escolheu.

Até a próxima, Namaste

Patrícia e Leon Sidi

Local: Edifício Costa Azul - Centro - MaricáTel: (21) 3731-8806 / 7363-6761

Saúde

Page 45: Revista Encontros 93

- Agosto de 201245

Teste de Stress

Estética

Fisioterapia Produtos NaturaisDermatologia

Leia as questões abaixo e anote, em cada uma, a letra que melhor corresponde ao que você sente.

a - Nunca b - Raramente c - Algumas vezes d - Freqüentemente e - Sempre

a - 1 Ponto b - 2 Pontos c - 3 Pontos d - 4 Pontos e - 5 Pontos

Legenda:

Pontuação:

QUESTÕES - As perguntas se referem ao período das últimas semanas

1 - Eu me vejo pensando que eu deveria me realizar mais em minha vida pessoal ou profissional. 2 - Sinto-me sonolento e/ou cansado. 3 - Penso que deveria ter mais tempo para conviver com meus amigos, familia-res e/ou companheiro(a). 4 - Não estou satisfeito com minhas con-dições físicas: estou fora de meu peso/sem condicionamento físico nenhum. 5 - Acho que não tenho tempo suficiente para fazer tudo o que precisaria ser feito.6 - As pessoas em volta de mim não per-cebem ou não reconhecem as minhas habilidades ou talentos. 7 - Parece que estou no meio de conflitos próximos ou relacionados a mim. 8 - Não consigo cuidar direito da minha casa ou mantê-la financeiramente.

9 - Eu fumo/bebo/uso drogas. 10 - Estou com dificuldades financeiras. 11 - Eu não me permito falar a verdade sobre eu mesmo, mostrar-me como sou realmente para os meus amigos/fami-liares.

RESULTADOS

1) Transforme cada letra de cada questão pelo número de pontos correspondente.2) Some os pontos de todas as questões. 3) Veja em que grupo você se encaixa!

GRUPO I - 1 a 20 pontos Você sabe administrar muito bem o seu estresse! Continue assim!

Grupo II - 21 a 35 pontosNível médio de estresse, procure apenas relaxar um pouco mais e se alimentar de for-ma equilibrada para manter-se neste nível.

Grupo III - 36 a 45 pontos Excesso de estresse presente. Comece a mudar o seu estilo de vida para reduzir o estresse. Procure dispor de 30 minutos por dia só para você, mesmo que seja para não fazer nada. Procure relaxar, respirar melhor, cuide de sua alimentação e faça uma atividade física aeróbica com assiduidade. Ria com mais frequência!!

Grupo IV - 46 a 56 pontos Se você está nesta categoria, você precisa de ajuda profissional para aprender a lidar melhor com as causas que geram o seu stress e superá-las. O alto nível de stress de-sencadeia envelhecimento precoce e maior susceptibilidade a infecções, entre outras doenças. Procure um(a) psicólogo(a) de sua confiança ou marque um horário comigo – marcar consulta

Fonoaudiólogia

AGUARDE!NA PRÓXIMA EDIÇÃO CADERNO DE FESTAS!

Saúde

Page 46: Revista Encontros 93

- Agosto de 201246

No dia 05 de agosto, domingo, a cidade de Maricá (aproximada-mente 1000 pessoas) pode pre-senciar o espetáculo do MMA,

um mix de várias artes marciais, ao vivo, com direito a octógono profissional, no estilo das lutas televisionadas. Sob a coor-denação dos irmãos Robério e Reginaldo Souza e Eduardo Eiziler (locutor). Crescen-te na mídia, este tipo de apresentação tem como destaque, nomes como Anderson Silva, José Aldo e Júnior Cigano, campeões mundiais de UFC e donos do cinturão. Em Maricá esta modalidade tem como grande incentivador o campeão de jiu jitsu, Robé-rio Souza, 33, casado, professor das aca-demias Star Fitness e VIP, morador de São José do Imbassaí, graduado em Muay Thai, faixa preta em Luta Livre, marrom em Jiu--Jitsu e treinador de Boxe. A jornalista Bete Santos conversou com o atleta que falou so-bre essa nova modalidade.

- Apesar de ser um mix de lutas engloban-do o antigo Vale Tudo, o MMA tem regras e o juiz pode intervir. Não vale, joelhadas e nem cotoveladas, como no UFC. Considero um es-porte saudável, se praticado corretamente.

- Nós atletas temos regras, boa alimenta-ção, não fumamos e não bebemos. Além dis-so, conseguimos tirar muitos meninos da fal-ta do que fazer, através de projetos sociais. Quando um jovem desses chega a lutar pode subir no octógono e receber um cachê por uma luta. O que já traz uma grande ajuda pra muitos. Além disso, o esporte traz qualida-de de vida, coordenação motora, ginástica, alongamento, além de tirar muita gente das drogas e da timidez.

EN - Você não acha essa luta muito violenta?

EN - Cite alguns benefícios que esse tipo de luta traz:

Foto: Rubens Azevedo (Star Pixel)

Foto: Pedro Menezes

Professor Robério Souza, Reginaldo Souza, Eduardo Eiziler (Equipe Serpente Thai)Colaboradores: Junior da padaria Ponto Certo, Wallace Sampaio, e vários atletas da Equipe Serpente Thai.

Page 47: Revista Encontros 93

- Agosto de 201247Matéria

Foto: Rubens Azevedo

Foto: Rubens Azevedo

Foto

: Rub

ens

Azev

edo

Foto

: Rub

ens

Azev

edo

Foto: Rubens Azevedo

Foto: Rubens Azevedo Foto: Rubens Azevedo

Foto: Rubens Azevedo

Foto: Rubens Azevedo

A equipe Serpente Thai liderada pelo profes-sor Robério Souza e pelos mestres Vavá e PH colocaram sete atletas para defender a cidade de Maricá, assim conquistando cinco vitórias e o nocaute mais rápido do evento de 25 segundos do atleta Urso branco mostran-do que a equipe é ”mix de artes marciais” o verdadeiro M.M.A.E vem aí, 13 de Janeiro de 2013, Elite Fighting Championship 2 - O Sonho Conti-nua, contando com a produção da Equipe Serpente Thai, do professor Robério Souza, Reginaldo Souza DJ, Eduardo Eiziler e Arjeam Mestre João Tzoulas. Marque na sua agenda!Local a ser definido pela produção do EFC.A equipe Serpente Thai agradece aos empre-sários, comerciantes e atletas pelo sucesso do evento.

Page 48: Revista Encontros 93

- Agosto de 201248

Patrocínio

Rua: Domício da Gama nº 89Sala 205 - Centro - Maricá

Tel.: 2637-1306 / 8767-7943

StarPixelStarPixelFoto e FilmagemFoto e Filmagem

Foto

s: P

edro

Men

ezes

Equipe Serpente Thai em São José do Imbassaí : Bom físico e Star fitness, centro Maricá : Vip Academia e Esporte Clube Maricá

Matrículas abertas!!! Venha treinar conosco e ser um “verdadeiro” Campeão!!!

*Equipe Serpente Thai/Professor responsável Robério Souza, Mestre: Vavá e PH*M.M.A , Muay Thay, luta livre, Submission e Boxe.“Qualidade de vida” é com a Equipe Serpente Thai”

Foto: Rubens Azevedo

Foto: Robério Souza Foto: Robério Souza Foto: Robério Souza

Foto: Rubens Azevedo

Foto: Rubens Azevedo

Esporte

Page 49: Revista Encontros 93

- Agosto de 201249Esporte

Larissa Braga, de 19 anos, e seu irmão Eric Braga, 17 anos, ambos maricaenses, representaram o Brasil no 23º Campeo-nato Pan-americano Júnior de Karate-Do, aberto no dia 27/08, no Hotel Oásis Cancun, em Cancun, México, encerrado no dia

dois deste mês. Os atletas da Associação Maricaense de Karate-Do, Erick e Larissa Braga, não obtiveram medalhas, como no último Pan do Chile, quando foram campeões, mas lutaram.com dedicação. Erick fechou sua participação na 11º posição individual, enquanto Larissa tirou sétimo lugar no individual e, quinta colocação por equipes. No quadro geral por país a Venezuela ficou em primeiro lugar e o Brasil obteve a sexta posição no Pan-Americano Junior de Karate-Do.

Apesar de não terem conquistado medalhas, os irmãos Braga foram escolhidos pela comissão técnica brasileira, para o desfile das dele-gações, na cerimônia de abertura, que desta vez contou apenas com dois atletas de cada país como seus representantes. Uma homena-gem justa da comissão técnica aos dois jovens, que há mais tempo (cinco anos) integram as categorias de base da seleção brasileira de Karate, contribuindo com títulos, honra e disseminando o esporte na Região dos Lagos e país a fora.

Com a participação de 507 atletas de seleções nacionais de 18 pa-íses, o Pan é considerado o mais importante torneio de Karate das Américas, nas categorias de base. A Seleção Brasileira Junior foi forma-da pela Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Organizado pela Federação Mexicana de Karate, o campeonato chancelado pela federação Pan-Americana do esporte, filiada à mun-dial, única entidade da modalidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O campeonato teve o predomínio pelas disputas individuais e por equipes: nas modalidades de kata (luta imaginária com formas pré- determinadas) e shiai kumite (luta por pontos) para as classes Infan-til (12/13 anos), cadete (14/15 anos), junior (16/17 anos) e sub 21 (18/20 anos).

Karate de Maricá no Pan de Cancun

Por João Lucas Campello (Estudante de Jornalismo da FACHA)

Page 50: Revista Encontros 93

- Agosto de 201250

Disputa saudável, na praia de Ponta Negra.

Salada de Sabores

Lúpulo do GatoAlmoço executivo de segunda à sexta das 11:30h às 16:30h, com

pratos a partir de R$ 6,90.Variado cardápio “a la carte”, chopp da Brahma, cerveja de garra-

fa, pizzas e petiscos de terça à domingo até as 24:00h.Conheça também nossa carta de cachaças artesanais e participe

do clube do whisky.Centro - Maricá - Tel: 2634-0652 - www.lupulodogato.com.br

RoTEIRo DA BoA CoMIDA

O restaurante e buffet Salada de Sabores tem comida caseira na Panela de Barro, além de saladas. Comida à kilo. Funciona de segunda à sábado, somente para almoço. Todas as sextas a melhor feijoada de Maricá.

Rua Álvares de Castro, 397 (próximo à Prefeitura). Tel.: 2634-2803. Fazemos entrega de quentinhas.

Page 51: Revista Encontros 93

- Agosto de 201251

Ingredientes

RECEITA:

Modo de Preparo

TORTA SAUDÁVEL DE LEGUMES

Massa3 ovos2 xícaras (chá) de leite2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigomeia colher (sopa) de FONDOR1 colher e meia (sopa) de fermento químico em pó

manteiga para untarfarinha de trigo para polvilhar

Recheio1 tomate sem sementes e picado,sal,1 abobrinha verde picada,cheiro verde picadinho,1 cenoura ralada,1 colher de azeite,4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado1 xicara de azeitonas picadinha,misture bem isso numa vasilha separada da massa...

Delicia da Vó Lúcia

Gastronomia

Bata no liquidificador os ovos com o leite, a farinha de trigo, o FONDOR e o fermento. Despeje em uma tigela e misture até ficar ho-mogêneo. Despeje a massa em um recipiente refratário (29 x 22cm) untado e polvilhado. Espalhe os ingredientes do recheio sobre a massa e leve ao forno médio (180ºC), prea-quecido, por cerca de 40 minutos. Sirva quen-te ou fria.

Page 52: Revista Encontros 93

- Agosto de 201252

Apresenta

Depois do preconceito da família de Amparo e a humilhação na emboscada de Carlinhos, Soares Mathias resolveu lutar com as mesmas armas e resolveu estudar Direito. Trabalhava duro na roça com seu pai Bento durante a semana e aos sábados viajava com amigos para estudar na Faculdade de Valença.

Dulce, você sabe dizer onde encontro

Amparo?

olha Mathias, nem eu mesmo sei direito... Apenas ouvi dizer que ela está em um colégio

interno, só não sei onde.

Vô... Enquanto você conta, vou tocar Chopin como mú-sica de fundo na sua história

de amor!

As lembranças do Velho Mathias Capítulo 4

Mathias, preciso que vá a casa do Sr Luciézio e peça à ele para assinar

essa procuração!

Meu pensamento estava sempre com

Amparo e a imagina-va estudando, en-

quanto fazia estágio no escritório do Dr Francisco de

oliveira, o primeiro advogado de Maricá.

Pode deixar doutor, sei onde que fica!

Ta bom, Mariana, mas fiquei alguns anos sem ver sua avó, até que certo dia encontrei Dulce na rua e

conversei com ela.

Page 53: Revista Encontros 93

- Agosto de 201253

“Triiimmm”“Triiimmm”

Dos Soares, lá do Silvado!

Hummmm... Até que você seria um bom

partido para Amparo, pena que ela resolveu

ser freira.

Claro que Mathias sabia que era a casa dos pais de Amparo, diversas vezes ficou defronte à espera de ver seu amor na jane-la. Mas tudo em vão...

Abre logo essa portaaaa, Luciézio!

Verdade! Você não soube da

novidade? Qual novidade?

Matilde quando vê Mathias, fica

encantada:

Nossa meu jovem, você estuda direito, é?

E qual é a sua família aqui em Maricá?

Page 54: Revista Encontros 93

- Agosto de 201254

Vamos Amparo!

Meu amor, eu nunca mais quero perder

você...Mathias... Nem

acredito que é você, estou confusa...

Até que descobri!E quando eu vi sua avó senti meu coração acele-rar e vi um brilho ao redor do rosto dela, a partir

daquele momento, eu sabia que ela era o anjo da minha vida!

Vou pedir aumento ao Dr Francisco e vou me casar com

Amparo.

Preciso falar com a madre, não pos-so continuar mais com essa farsa!

Amparo se apaixonou por um pobretão e como

mamãe não deixou, de pirraça, foi ser freira!

Com aquelas dicas eu consegui desvendar

o mistério, Ampa-ro deveria estar no

Convento das Freiras e passei a ir todos os dias em à igreja para

descobrir onde ela estava.

À noite, Amparo e Mathias repensaram

suas vidas

Page 55: Revista Encontros 93

- Agosto de 201255

Amparo leva Mathias à sua casa para

apresentá-lo aos pais

Alô, quem está falando?

Carlinhos herdou do pai o armazém e vários empórios no

centro de Maricá, sempre arrogan-te, foi falar com a Madre Superiora

para impedir qualquer aproxima-ção de Amparo e Mathias.

Ficha Técnica

Apoio Cultural

É a madre superiora... Seu Carlinhos, Amparo

saiu do convento e voltou para casa

Realização: Revista EncontrosDiretor de Fotografia: Pedro MenezesPersonagens: Uelinton Bibiano .................Mathias (Adulto) Ana Carolina da Hora ........ Mariana (Neta) Pedro Paulo ....................... Mathias (jovem) Bruna Braga....................... Maria do Amparo Camille Ferreira ................. Irmã de Amparo Pedro Mendonça ................ Carlinhos Luciene Ferreira ................. Matilde Carlos Ferreira .................... Luciézio Iamê Queiroz ........................Dulce Walter Monteiro ..................... Dr. Francisco Amarlei Xavier ..................... Madre Superiora

Mãeeee!Sou eu, Amparo!

Vai pedir à sua mãe pra a gente namorar?

obrigado Madre!Estou indo pra lá

falar com ela!

Roteiro: Walter MonteiroDiagramação: Bruno CamposAssistente de Produção: Laurecy MonteiroAgradecimentos: Tati Clin - Materiais de Limpeza

Direção: Walter Monteiro

Continua no próximo capítulo!

Page 56: Revista Encontros 93

- Agosto de 201256

Em prol do orfanato Lar Arcoiris

Queijose Vinhos

Antonio Carlos e Jocafi no Rotary

O evento foi realizado, dia 18/08, na casa de festas Felicitá, em Maricá. A organização foi feita por um grupo seleto de ami-gos, entre eles o casal Rana e Conceição que há anos abraçaram esta causa beneficente ao Orfanato Arco-Íris, localizado no Rio de Janeiro. Prestigiaram o evento pessoas da sociedade e a banda TATUDOEMCASA, que também doou seu cachê.

A dupla Antonio Carlos e JoCaFi, ao contrário do que muitos pensam, continua fazendo shows por todo o Brasil. “O espaço na mídia televisa é amplo e muitos pensam que só existe uma TV, mas sempre que podemos estamos em programas na TV. O nosso trabalho nunca parou”, fala Antonio Carlos.

É a primeira vez que eles vem cantar em Maricá e o convite par-tiu do amigo de muitos anos Luiz Claudio Sêmedo, o Alemão, atra-vés da organização do promoter rotariano Jorge Factorine (foto).

Como em todo o show a dupla teve que cantar “Apesar de Você” e “Você Abusou”.

Matéria

Page 57: Revista Encontros 93

- Agosto de 201257

Page 58: Revista Encontros 93

- Agosto de 201258

Jornalista e [email protected]

Walter Monteiro

Nosso objetivo é de mostrar ao leitor como funciona o sistema eleitoral republicano do Brasil e apresentar a Justiça Eleitoral

como uma instituição colegiada e solidifica-da em leis, para legitimar a escolha do povo nas urnas.

Para a maioria do eleitor ainda há uma total indiferença pelo processo eleitoral e as eleições, para eles, é apenas um dia que se vota em quem quiser votar, sem perceber que no espaço em que se vive precisa-se do melhor candidato, na administração da cidade.

O individualismo às vezes nos distancia e nos coloca indiferentes aos interesses maio-res, pensamos mais em nós e menos no coletivo. Hoje já se tem consciência de que a responsabilidade do planeta é de todos, tentam acordos para diminuição do efeito estufa, como também o desmatamento e seus efeitos climático, todas essas coisas estão nos mobilizando para nos unir e lutar por algo maior, do que somente nossas famí-lias e casas.

Com esse espírito de união que laçamos este Suplemento, não só para mostrar o lado bom e bonito da política, como também contar a História do voto, da Justiça Eleitoral e dos Partidos políticos. Transformar o lado

triste da obrigatoriedade de votar, no prazer cívico de escolher o melhor para governar nossa cidade.

Da mesma forma que lutamos pelo plane-ta, podemos começar por nossa cidade e dar mais importância ao voto como arma pode-rosa para destruir a corrupção. “Somente no dia da eleição é que verdadeiramente todo poder emana de nós”, depois já era!

Temos consciência da lentidão no pro-cesso evolutivo, não esperamos mudanças radicais na população, mas a cada década já sentimos a diferença no eleitorado; pode não ser agora, mas em futuro não muito dis-tantes a maioria do povo brasileiro estará consciente e descobrirá o grande engodo que se deixou levar durante esses anos.

Devemos sempre festejar quando um elei-tor, que era cego e vendia seu voto, parou de fazê-lo por entender que escolhia o pior. Re-sultado de um trabalho lento, perseverante de muitos, mas principalmente da imprensa, na colaboração com a Justiça Eleitoral.

Na sequencia, apresentamos os partidos políticos, seus candidatos, tanto majoritários e suas coligações, vereadores, seus currícu-los e quem é quem, até os tradicionais santi-nhos com nome, número e nada mais.

Boa sorte nessa eletrizante corrida em busca de votos!

Eleições:A festa daDemocracia

Page 59: Revista Encontros 93

- Agosto de 201259

O que faz um vereador?Segundo a Lei Orgânica Municipal

e a própria Constituição Federal, o VEREADOR é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, que

tem como funções: legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira; e manter o controle externo do Poder Executivo Mu-nicipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.

Com o passar dos tempos, os verdadeiros atributos do vereador foram se desviando de seu rumo legal e ele passou a ser um “despachante de luxo”, exercendo funções das mais variadas possíveis, na grande maioria das vezes por culpa do próprio polí-tico que, explorando as dificuldades e misé-ria da população, preferia obter o voto fácil em troca de favores dos mais diversos.

Hoje, porém, a situação está mudando. A população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo

Fonte: www.paulolacerda.com.br

dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade e categoria. Os cidadãos já sabem, por exemplo, que asfaltar e sanear é obrigação do poder executivo, do prefeito, cabendo ao vereador indicar e fiscalizar.

O vereador é o legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o deputado esta-dual se desloca para a capital do Estado, e o deputado federal e o senador ficam ain-da mais distantes, em Brasília. Em virtude desta proximidade, o vereador é o mais co-brado no atendimento dos anseios e neces-sidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.

É seu direito e dever cobrar do vereador uma atitude de modo a apresentar proposi-ções e sugerir medidas que visem o interes-se coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa do município e de seus habitantes, Participe, sugira, debata. Cobre de seu vereador uma posição de real legislador e de fiscal dos poderes.

O COMCID, Conselho Municipal da Cidade de Maricá, é um órgão instituído pela Lei Complementar 145 de 10/10/2006 e Lei 2325 de 12/04/2010, atualmente presidido por Cesar Augusto M. Filho.

O Conselho Municipal da Cidade de Maricá - RJ (COMCID), foi aprovado pelo TSE para divulgar os resultados das Eleições 2012. A Parceria para divulga-ção de resultados das eleições deste ano é um acordo firmado entre a Justi-ça Eleitoral e as empresas de telecomu-nicação, veículos de imprensa e provedores de acesso à Internet. Seu objetivo é fornecer, durante a totalização dos resultados

das eleições, dados e notícias da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o trata-mento dessas informações. Com essa aprovação, o COMCID, tendo sido a única entidade de Maricá au-torizada pelo TSE entre um total de 14 em todo Estado do Rio de Janei-ro, poderá divulgar os resultados parciais e finais das votações para os cargos de prefeito e vereador, incluindo os votos brancos, os nu-los e as abstenções verificadas nas

eleições de 2012, a partir das 17h do dia 7 de outubro, dia da eleição, até o dia 10 do mesmo mês.

Conselho Municipal da CidadeAprovado pelo TSE para divulgar os resultados das Eleições 2012

Cesar Augusto M. Filho, presidente do COMCID

Page 60: Revista Encontros 93

- Agosto de 201260

Ainda não sabe em quem votar?A Revista Encontros traz a lista de todos os candidatos a Prefeito e Vereador de Maricá e ainda, entrevistas com os candidatos que conseguimos contato

PREFEITo

Marcelo Jandre Delaroli

Antonio Saraiva Da Rocha

Hélcio Angelo Da Rocha

Washington Luiz Cardoso Siqueira

Ricardo José Queiroz Da Silva

Número: 25Cidade: MaricáEstado: RJNúmero do partido: 25Coligação: PELO BEM DE MARICÁ Número: 50

Cidade: MaricáEstado: RJNúmero do partido: 50Coligação: PARTIDO NÃO COLIGADO

Número: 55Cidade: MaricáEstado: RJNúmero do partido: 55Coligação: RENOVA MARICÁ

Número: 13Cidade: MaricáEstado: RJNúmero do partido: 13Coligação: A MUDANÇA NÃO PODE PARAR

Número: 15Cidade: MaricáEstado: RJNúmero do partido: 15Coligação: MARICA NOSSO AMOR

Por Scheila Cristiane da Silva

Page 61: Revista Encontros 93

- Agosto de 201261

VEREADoR

NoME NoMENº DO CANDIDATO Nº DO CANDIDATO

Alexandre Bellini 43003 Marcello Mourão Vianna 14789Marcello Luiz Clerc De Freitas 13613Luciano Rangel Junior 10123Luiz Felipe Paulino Auni 54123Frank Francisco Da Costa 70456Sergio Da Silva Couto Junior 17555Filipe Dias Bittencourt 15123Sergio Ricardo B. Torres Filho 25333Bruno Augusto Campos 25105Eduardo José M. Martins 50050Andre Luiz Ribeiro De Araujo 50500Richard Alter Seal 13003Araken Figueira Rodrigues 22022Jose Luiz Futia 28888Igor Nunes Corrêa 13123Luiz Carlos Costa 40001Carlos Alexandre Quintanilha Saldanha 54777Rogério Reis Weber 50222Rafael Muniz Simões 22222Marcus Toselli 11011Maria Cristina De Lima Corrêa 13013Ciro Ribeiro Da Fontoura 15515Felipe Paiva De Oliveira 15127Liliam Sampaio Ramos 55005Wainer Teixeira Junior 40011Adail Wanderley Laranjeira Dos Santos 55000Tiago Ferreira Rangel 40333Alcebiades Machado Filho 15655Dhiego Monteiro De Andrade 14456Andrea Ramalho De Carvalho 25025Maria Da Conceição Marques 50000Andrea Ramalho De Carvalho 25025Celio Castro De Almeida 43343Alexandre Da Silva Patricio 22999Monica De Azevedo Jambor 15007Ademir Silva 50007Adailton Pereira Da Costa Filho 13620Diogo Reis Carvalho 50333Helter Viana Ferreira De Almeida 13133Marcos Vinícius Torres Dos Santos 55555Marcos Ribeiro Dos Anjos 43123Sandro Ferreira De Lima 55055Alex Azevedo Palhete 10555Anderson Freitas Ribeiro 20000André Ribeiro Candiá 14580Célia Walquíria Costa De Mello 54456Silvio Ricardo Abreu Maldonado 23000Washington Luiz Da Silva Gomes 50290Alexrandre Affonso De Carvalho 17777

Valdevino Costa Da Silva 13007Gilson Francisco Da Silva 28688Sabrina Tzoulas Da Silva Matos 40888Ana Celia Da Silva Lira Góes 50012Ricardo De Jesus Nogueira 55234Mara Rita França Costa 19222Joceli Ferreira De Azevedo 50123Michelle Dos Santos Hespanhol 50777Silvio Rodrigues Correa 50201Aila Rosane Brandão Medeiros Da Silva 17124Angelina Gomes Da Silva Teodoro 50111Aldair Machado Da Silva 54601Guilherme Jandre Delaroli 25444Ismael Breve Marins 40444Waldomiro Costa E Souza 50551Antonio Marcos Ribeiro De Mendonça 12244Zadaque Santos Rana 17222Ricardo Antunes De Souza 25999Sergio Henrique Nogueira Da Silva 14999Valeria Cristina De Abreu Bento 12999Wanderley Pereira Da Costa 50023Ivana Arce 70345Alessandro Leite Alexandre 14000Beatriz Soares Dos Santos 11555Mauricio Do Nascimento 45674Carla Daniela Damasceno 43243Jocemar Dos Santos Simplicio 28007Denis Da Silva Gomes Da Fonseca 15000Dejailson De Menezes Pereira 14858Márcia Cristina Dos Santos Braz 12555Edione Maximo De Freitas 27456Luiz Henrique De Oliveira Barbosa 20111José De Andrade Alves Júnior 33345Marcio Jose Pinheiro 70677Raquel Sepulveda De Castro Monedeiro 12190Jose Renato Da Silva Barroco 28444Ademilton Da Silva Diniz 14990Zali Guimarães Coelho 20123Alexandre Affonso De Carvalho 17777Adilson Pereira De Sousa 40233Alexandre Affonso De Carvalho 17777Amarilson De Souza Barbosa 10111Francisco Amauri Da Silva Almeiro 25139Ana Paula Pereira 54444Angelica Rua Cunha Pinheiro 45895Janileide Santos Rocha 70050Antonio Coutinho Neto 11111Antonio Mariano Dos Anjos 33123Alberto Carlos Da Silva 15966Lucier Coelho Gonçalves 14123

Page 62: Revista Encontros 93

- Agosto de 201262

NoME NoMENº DO CANDIDATO Nº DO CANDIDATO

Paulo Roberto Rodrigues Pereira 15234Carmelita França Da Silva 65648Carlos Cesar Dos Santos 19474Maria Aparecida Ferreira Werneck 40146Claudio De Souza Santos 20003Cristiane Dutra 15122Roselia De Oliveira Gomes 17007Delmares Carvalho Damasceno 43444Denise Ferreira Dioza 25789Anderson Cerqueira Amaral 23012Dora Maria Guedes De Oliveira 25011Maria Auxiliadora De Mello Santos 20011André Luiz Nunes De Oliveira 55001Edemilsdon José De Abreu 33021Edmilson Jose De Souza Palheta 19123Eduardo Miranda Carvalho 55080Elza Pereira Machado 65014Fatima Aparecida Da Silva Nunes 11123Filippe Medeiros Poubel 55655Flavio Carvalho Pinto 33033Gilberto Augusto Lemos Do Couto 23105Giselly Marins 15031Carlos Alberto Fernandes Da Silva 12330Gracy Kelly Ancantara Pedro 27634Hebe Lofeu Benites 55777Henrique Ribeiro Dos Santos 12100Jeremias Alves Vieira 27270Joel Frank Gaspar Caldas 23456Jorge Correa Peixoto 19333Jorge Pacheco 23230Judene Vieira Dantas 40517Kelly Cristiany Guedes Figueiredo 14111Leandro Da Silva Oliveira 43555Abrahao Lincoln Bezerra Machado 17700Livia Helena Nascimento Da Silva 13000Livia Maria Da Costa Ramos 70025Claudia Pinheiro De Alvarez 14563Luiz Cesar Nascimento Dos Santos 27000Luiz Fernando Gadioli Pereira 55222Luiza Vera Carlos Da Silva 40054Luiz Antonio Mattos Do Nascimento 14010Luzia Da Costa Cerqueira 28333Magno Antonio Da Conceição 25222Manuel Nilo Da Silva 33640Maria Daura Antunes 13174Maria Daura Antunes 13174José Carlos Da Silva 27858Márcia De Oliveira Borges 23040Marcia Rosa Soares Pinheiro 10100Marcos Alexandre Da Silva Conceição 15434

Marcos De Jesus Billat 40123 Margarethe Carlos De Almeida 54222Maria Das Graças De Lima 50555Marna Rocha Da Silva 27007Mauricio Pereira De Souza 14649Mauro De Rodrigues Da Silva 40777Mario Da Silveira 17461Miguel Gustavo Silvestre 54322Monica Maria Gomes De Azevedo 25216Munique Mello De Andrade 14555Reginaldo Machado Dos Santos 10222Natalia Da Cruz De Oliveira Ramos 20222Nelson Pereira Lopes 15678Walflando Rosa De Brito 13567Odair Jose Belga 17666Odemeria Maria De Oliveira Figueiredo 70466Cleones Ferreira De Menezes 20020Orlando Aguiar Filho 15015Orpheu Dos Santos Salles 19999Osias Rodrigues Vieira 43006Marcus Vinicius Figueiredo Macedo 70001Paula Guerra Carvalho 12321Paulo Henrique Castro Da Silva 25040Paulo Agostinho De Souza Filho 55125Paulo Francisco Fernandes Sales 28628Pedro Antonio Santos Costa 43430Marco Antonio Caldeira De Azevedo 12012Lucio Dias De Avila 31333Valter De Souza 31265Aline Simonassi Dos Santos 28456Ricardo Maciel Rabello 25193Roberto Gimenez De Souza 19111Robson Ferreira Dioza 36023Robson Ribeiro De Mendonça Gama 55033Rogerio Nascimento De Alcantara 70777Ronilde Da Costa 43334Rosa Maria Amadi Amorim 27055Sandra Rodrigues Monteiro 15456Simone Saldanha Paulo 17123Edson Carlos Teixeira Da Silva 23068Fernando Sena Dias 43999Sergio Aguiar De Oliveira 28100Sonia Sá De Barros 14014Josué Grangeiro Soares 28123Thereza Cristina De Jesus Queiroz 13999Thierry Galvao Monteiro De Pinho 25331Ana Cristina Da Silva Almeida 14444Sebastião Ferreira Alves 12345lma De Oliveira Ramos 55677Francisco Ferreira Dos Santos Filho 20777

Page 63: Revista Encontros 93

- Agosto de 201263

NoME Nº DO CANDIDATO

José Ivanildo Dias 23222José Carlos Dos Santos 50888Zelita Silverio Da Silva 13633Claudio Mendonça Ramos 12123Marco Antonio Pimenta Da Silveira 14003Fabiano Novaes Rocha 55111Felipe Paiva De Oliveira 15127Ivete De Melo Lucchini 23333Marcus Toselli 11011Fabiano Taques Horta 13456Marcos Frankus Fontes Da Cunha 22007Ronny Pereira De Azevedo 54321Edson De Souza Moreira 20800Helter Viana Ferreira De Almeida 13133Fabricio Soares Bittecourt 14614Pedro Jorge Marinho Gomes 22699Zadaque Santos Rana 17222Dejailson De Menezes Pereira 14858Márcia Cristina Dos Santos Braz 12555Jose Renato Da Silva Barroco 28444Adelso Pereira 44444Alberto Farias Da Fonseca : 45680Anderson Da Silva Rangoni 70123Lucier Coelho Gonçalves 14123Carlos Alberto Figueiredo Marins 11222Carlos Roberto Lobo Carvalho 23500Rodrigo Leonardo Vieira Da Costa 15615Jose De Araujo Chantre Junior 14777Marcos De Souza Pires 12333Ana Angelica Spindola De Siqueira 28012Lucia Benedita Laurindo 23777Elda Vieira 14001Fábio Magalhães Garcia 23655Gilmar Gomes De Araujo 70333Lea Pessanha Da Encarnação 12000Claudia Pinheiro De Alvarez 14563Luiz Cesar Nascimento Dos Santos 27000Marcio Jose Pinheiro 70677Mônica De Medeiros Fialho Santiago 14333Robson De Alcantara Coelho 43133Paulo Cesar Da Silva 12633Robson Dutra Da Silva 15288Rosa Maria Amadi Amorim 27055Rose Fernandes Viana Franco Castro 40040Jorge Ney De Lacerda Monteiro 14190Silvania Lucia Aguiar Liberman 25555Ademilton Da Silva Diniz 14990Uilton Afonso Viana Filho 40258Zali Guimaraes Coelho 20123Marcus Vinicius Figueiredo Macedo 70001

Page 64: Revista Encontros 93

- Agosto de 201264

EN - O que motivou a sua candidatura à prefeitura de Maricá?

Moro na cidade há dez anos e escolhi Maricá para viver em busca de qualidade de vida. Morava em Bonsucesso, no Rio. Em pouco tempo percebi

que a cidade carece de infraestrutura e que pessoas estavam mor-rendo na Rodovia Amaral Peixoto, vitimas de atropelamentos. Essa foi a minha primeira bandeira – Passarelas Já – consegui colher quase cinco mil assinaturas. Percebi que eu poderia fazer algo a mais, me candidatei a deputado. Hoje já existe uma passarela perto da primeira entrada e mais três estão encaminhadas.

EN - Nesses dez anos o senhor tem acompanhado o crescimento populacional de Maricá. A cidade se preparou para isso?

Muito longe disso. A falta de infraestrutura nos coloca a mercê de ocorrer uma grande favelização no município. Queremos uma cidade estruturada, com todos os serviços funcionando. E não é por falta de verba. Maricá precisa hoje de um administrador.

EN - A saúde é um dos principais problemas de Maricá. O que o senhor pretende fazer para solucionar os problemas que esse setor tem causado na cidade?

Tenho estudado a saúde de Maricá por dez anos, consultando es-pecialistas em gestão pública nesta área. Temos que pensar na saú-de pública e na privada. Quem não pode ter um plano de saúde não está contemplado a ter atendimento de qualidade e quem usa o plano, também não. Moradores estão saindo para serem atendidos fora da cidade. Então, de imediato, a gente vai colocar para funcionar os Pos-tos de Saúde. Os que existem estão muito mal utilizados. Não há me-dicamentos, não há esparadrapo, não há remédio. Temos de oferecer atendimento com ambulâncias. E temos de reestruturar o Conde Mo-desto Leal. É inadmissível uma cidade com mais de 100 mil habitantes e com a dimensão territorial que tem, contar com apenas um hospital no centro, com instalações velhas e equipamentos obsoletos. O único aparelho de Raios-X que temos tem 22 anos de uso, vive quebrado e não consegue atender a população. Nossa gestão será calcada na parceria público-privada. Quem não puder pagar será atendido normal-mente pelo SUS. Mas aqueles que puderem pagar serão atendidos através dos seus planos de saúde, no mesmo hospital, mas em alas diferentes. Com isso haverá uma parceria dos planos que irão repassar uma verba para o município. A gestão do hospital será municipal e a construção das unidades terá a participação da iniciativa privada. São mais de 120 mil habitantes e é um nicho que dá retorno. Faremos

convênios e teremos um núcleo de captação de recursos para auxiliar. Quando existem bons projetos o Ministério da Saúde faz convênios.

EN - Qual será o seu plano para o turismo?A principal vocação da cidade de Maricá é o turismo. Temos grandes

belezas naturais, como montanhas, lagoas e praias. O turista pode ser um grande investidor no município, se a cidade oferecer opções, mas infelizmente não há rede hoteleira para receber o turista. Temos que incentivar o comercio local, criar cursos de capacitação de técnico em turismo. Pessoas para atender melhor. Mas se não houver a estrutura, saneamento, pavimentação, preparação, nada adiantará. Temos inclu-sive projetos para a instalação de quebra-mares.

EN - Quais são seus planos para a área de esporte?Sou um desportista. Pratico tênis de mesa e fui atleta do Vasco da

Gama. Acredito que o esporte socializa, o esporte traz autoconfiança, livra de males da ociosidade, das bebidas e das drogas. Eu fui criado em família de origem pobre e o esporte sempre me proporcionou inclu-são. Eu, como pessoa física, criei em Maricá a Fábrica de Campeões, um ginásio que abrange os jovens de população carente onde são en-sinadas artes marciais, não só o boxe, que é uma das minhas paixões. Eu como prefeito, irei fomentar a prática de esportes nas praias e nas praças.

Hélcio ÂngeloO candidato a prefeito Hélcio Ângelo da Rocha (PSD), 47, é químico, contabilista e empresário.

Evangélico, é casado, pai de quatro filhos, como suplente, com mais de 28 mil votos, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, ano passado. Morador, desde 2002, em Maricá, planeja reestruturar a saúde pública e privada no município.

Proj

eto

imag

em e

For

ma

– di

reto

r ope

raci

onal

, arq

uite

to L

ucia

no M

aced

oModernos Postos de Saúde

Hospital Público Privado

Page 65: Revista Encontros 93

- Agosto de 201265

Entrevista com o ex-prefeito de Maricá e candidato

EN - O senhor já foi prefeito de Maricá por dois mandatos con-secutivos. O que o motiva a dis-putar mais uma eleição?

Maricá regrediu muito nos úl-timos anos, a população sofre e não é por falta de recursos do

governo municipal. De 2009 a 2012 Maricá vai receber quase R$ 1 bilhão, mas a população não vê esse dinheiro revertido em melhorias. Eu, em oito anos, recebi cerca de R$ 380 milhões. Asfaltei ruas, cons-truí escolas, postos de saúde, levei água a Inoã, Santa Paula.

EN - Quais serão as prioridades da sua administração, caso seja eleito?

O programa de governo vai priorizar três pontos, saúde, educação e mobilidade urbana.

EN - Hoje, qual o principal problema enfrentado pela população de Maricá?

A saúde está em situação de calamidade. A Prefeitura investe R$ 0,86 por cidadão, o que é uma vergonha. Dos 92 municípios do esta-do, Maricá é o antepenúltimo em projetos e ações na saúde. A cons-trução de um novo hospital municipal é prioridade, o compromisso é inaugurar no dia do aniversário da cidade, em 26 de maio de 2014. O Conde Modesto Leal será reformado e transformado no Hospital da Mulher e da Criança. O Samu ganhará novas unidades. Outra impor-tante ação é direcionada à saúde dos animais. Criaremos um Centro de Zoonoses, para acolher e tratar até a adoção. Um ônibus para cas-tração de animais também percorrerá os bairros.

EN - O senhor comentou que há 13 mil alunos fora da rede munici-pal. O que pretende fazer para aumentar o número de vagas? Quais os projetos para a Educação?

Quando fui prefeito, construí cinco escolas, 10 foram municipaliza-das e toda a rede reformada. Vamos trazer as crianças de volta para a rede municipal construindo mais escolas e abrir concurso para a contratação de profissionais da educação com plano de cargos e sa-lários dignos.

Vamos construir creches, inicialmente em Inõa, Amizade, Itaipuaçu e Ponta do Francês. Quando fui prefeito, deixei Maricá em 36º lugar no

ranking da educação, no governo atual a cidade está na 72ª posição. A proposta é implantar o ensino em tempo integral nas escolas. Na parte da manhã será oferecida a grade curricular atual e depois do almoço, aulas de línguas, música, esportes, artes, entre outras ativi-dades. Também é fundamental investir no ensino técnico. O Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), criado na minha gestão, mas fechado pelo atual prefeito, será reformulado.

EN - Na área de mobilidade urbana, uma das principais queixas da população é em relação às linhas de ônibus e vans. O que será feito para melhorar otransporte?

Vamos regulamentar o transporte suplementar, licitar as linhas de forma correta, até para poder cobrar o cumprimento dos horários. O valor da passagem vai baixar porque será subsidiada pela Prefeitura com a criação do Cartão Único Municipal. Hoje, a passagem é de R$ 3,05, a nossa proposta é reduzir para R$ 1,99. Junto ao Governo do Estado, iremos reivindicar mais linhas intermunicipais, como Maricá--Itaboraí, devido ao Comperj. Também estimularemos a utilização de bicicletas, com a criação de ciclovias e bicicletários, para que o mora-dor vá até o ponto pedalando e lá pegue sua condução, com a tranqui-lidade de que a bicicleta ficará em local seguro.

EN - Uma das reivindicações da população é que Maricá tenha o seu próprio batalhão de Polícia Militar. O que o senhor pensa a respeito e quais os planos para a área de segurança pública?

Deixei área para a construção de uma companhia independente da Polícia Militar, mas não houve avanço do atual prefeito para conversar com o governo estadual. É necessário retomar essa conversa e garan-tir também o aumento do efetivo da PM. A Guarda Municipal será re-aparelhada para atuação em vários bairros e não apenas no Centro..

EN - Por que a população deve acreditar que o senhor é o melhor candidato a prefeito de Maricá?

Eu e o meu vice Carolino já fomos prefeitos, temos competência e experiência administrativa. Somos maricaenses de coração, as nos-sas propostas foram elaboradas pensando no cidadão. O nosso com-promisso é colocar Maricá entre as melhores cidades para se viver no estado do Rio. Há recursos financeiros para isso, o que falta, atu-almente, é reverter o dinheiro, inclusive dos royalties, em benefício da população.

Ricardo Queiroz

Page 66: Revista Encontros 93

- Agosto de 201266

Professor Saraiva

Antonio Saraiva da Rocha, O Professor Saraiva (PSOL), 63 anos, é professor de Administração na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), casado, nascido no Piauí, veio para o Rio de Janeiro em 1968, partindo para Maricá em 1995. Uma de suas prioridades é a geração de emprego e curiosamente registrou em cartório compromisso abdicando do salário de prefeito.

EN – Gostaríamos que o senhor falasse sobre o compromisso que registrou em cartório.

Exatamente. Sou professor da UERJ, tenho vencimentos e um fundo de previdência. Não preciso do salário de prefeito. Firmei um compromisso em cartório no ultimo dia 31 de agosto, no 1º serviço notorial de Maricá, onde assumi compromisso público, em caso de eleição, de abdicar do salário que eu faria jus. Isso au-toriza qualquer cidadão a pedir minha cassação, caso eu receba qualquer centavo do município.

EN – A cidade cresceu muito. Nos últimos dois anos, um au-mento de 5,6% da população. Nos últimos dez anos, dobrou a população. A cidade se preparou para esse crescimento?

Primeiro esse ordenamento, que passa pelo saneamento bá-sico, pela educação, saúde, mobilidade urbana, tratamento dos resíduos sólidos. Temos um desenvolvimento desordenado e pre-tendo reorganizar a cidade para colocá-la no eixo do crescimento.

EN – Uma das reivindicações da população é a criação de um

batalhão independente da polícia militar, que receberá ajuda do 12º BPM de Niterói. Como anda a segurança pública de Ma-ricá? O que fazer para melhorar?

O batalhão seria uma necessidade, mas a quantidade de mora-dores da cidade, abaixo de 200 mil habitantes, é uma dificuldade para se trazer pois há um mínimo necessário para se instalar um batalhão.

EN – Um dos principais problemas de Maricá está na saúde pública. Há somente um hospital e poucos postos em atividade. O que fazer para reestruturar a saúde do Município?

A saúde é a desgraça das desgraças dessa administração. A gente tem o projeto para criação de um hospital de excelência. Temos projetos também para remodelar e equipar o hospital, ter os postos de saúde funcionando até 22horas, salvo locais de maior demanda onde sabemos da necessidade de ficar 24horas, como Itaipuaçu. Também temos como fundamental o Programa Médico de Família e o atendimento médico e hospitalar nas es-colas, com equipes volantes de médicos, dentistas e enfermeiras, pois a prevenção sai muito mais barato que tratar das doenças já diagnosticadas. E para isso teremos de solucionar o problema do saneamento básico, que ajudaria também na prevenção de doen-ças. Uma coisa puxa a outra. Pretendemos também construir um laboratório municipal e uma unidade de radiologia clínica. Outra preocupação sanitária são os animais de rua. Temos uma quan-tidade enorme de cães atropelados, principalmente na Rodovia Amaral Peixoto. Tivemos uma conversa com um casal que realiza trabalhos específicos com animais abandonados e a gente quer incorporar esse trabalho dentro de nossa gestão. Vamos ajudar na castração, recolhimento e projetos de adoção de cães e gatos. E isso interfere também na saúde pública.

EN - A cultura e o esporte, direta ou indiretamente, pode ser atrelada à educação. Como está a educação no município e o que o senhor planeja para o setor, caso eleito?

Além do déficit de escolas que temos, há uma coisa que acho fundamental. É a relação respeitosa entre o governo e a entidade que representa os professores no município. Também desenvolver palestras sobre drogas e suas sequencias, educação sexual, por causa da disseminação de doenças sexualmente transmissíveis.

EN - Maricá é uma cidade de belezas naturais, mas não tem um turismo efetivo. Como fazer a cidade entrar na rota do turis-mo da região dos lagos?

Eu vinculo o turismo às atividades culturais , conforme disse antes. Criando festivais, movimentos culturais, muita gente irá vir para cidade. Além disso, temos que revitalizar a orla no período noturno, onde não há muitas opções de diversão.

Page 67: Revista Encontros 93

- Agosto de 201267

Quis o destino que o jovem Ciro Fontoura, filho desta Cidade apresentasse um interesse profundo pela vida pública. Sua cora-gem e determinação fizeram com que ele não desanimasse dian-te dos obstáculos. O jovem estudante de administração arregaçou as mangas e encara o desafio por uma vaga na Câmara Municipal.

Ciro conhece as dificuldades do dia a dia do Maricaense, as necessidades da zona rural, sabe bem sobre as demandas de pa-vimentação e saneamento, a falta de opções para o jovem, tanto cultural quanto profissional, a precariedade na saúde, a carência de incentivos para os professores, o descaso com os funcioná-rios municipais, o desrespeito ao meio ambiente, e tantos outros abandonos, que nossa população não aguenta mais viver.

Experiente, por vivenciar ao longo dos seus 29 anos o amor familiar, a força de trabalho de seu pai, o desempenho na área de educação de sua mãe, o exemplo da Tia Zilca, que marcou gera-ções no campo educacional e as idéias vanguardistas do saudoso político Levy Ribeiro, seu avô, marcando uma época em defesa dos mais humildes, Ciro quer mostrar o que corre em sua veia: a vontade de fazer pela Cidade!

Ciro é a representação de uma juventude, a força jovem que bem fiscalizará o crescimento deste lugar. “Li certa vez, que o mal só fala, quando o bem se cala, chega de darmos espaço para quem não sabe fazer política, para aqueles que criam dificulda-des, para vender facilidades, precisamos e devemos exercer nos-sos direitos. Precisamos de uma Maricá limpa, atuante e crescen-te”, diz Ciro, com entusiasmo.

Abaixo selecionamos algumas de suas propostas:

1 - TRANSPARÊNCIA E MODERNIDADE DA GESTÃO- Fiscalização da correta aplicação das Verbas Publicas e acom-

panhamento efetivo das despesas efetuadas da Prefeitura;- Colaborar com o fortalecimento dos Conselhos Municipais;- Captação de Recursos visando grandes projetos para Maricá.

2 - SERVIDOR PÚBLICO- Atenção ao Servidor Publico Municipal da Ativa e Inativo (Exe-

cutivo e do Legislativo), sua valorização (salário, plano de cargo e carreira), profissionalização (treinamento em serviço e formação) e atenção à Saúde;

- Criar Lei Municipal para participação efetiva do servidor para gestão do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal).

3 - SAÚDE- Maior investimento na Saúde;

Ciro FontouraA força da juventude e a vontade de fazer por Maricá

- Ênfase a qualificação e valorização dos profissionais;

- Atentar para o funcionamento decen-te dos Postos de Saúde;

4 - EDUCAÇÃO- Priorizar a valorização dos profissio-

nais da Educação;- Zelar pela expansão da rede de educação infantil;- Apoiar a implantação da Educação Integral no ensino funda-

mental;- Defender e acompanhar a construção de uma Escola Técnica

e novas escolas de ensino fundamental;

5 - COMÉRCIO E INDÚSTRIA- Incentivar o comércio local, incluindo valorização e cursos

afins;- Proporcionar o entrosamento entre comércio x indústria x ór-

gão municipal, sugerindo parcerias;- Propiciar meios para agilização na legalização de empresas;- Propor alternativas que incentivem a instalação de novas in-

dústrias a fim de gerar empregos, principalmente aos jovens;

6 - QUESTÃO RURAL E URBANA- Zelar pela pavimentação, urbanização e iluminação do Centro

da Cidade e Distritos;- Promover debate e fiscalizar diretrizes sobre o crescimento da

Cidade, como referencia a qualidade de vida e a preservação do Meio Ambiente;

- Cuidado especial para nossas lagoas, parques e mananciais através de parceria com a Agenda 21 Local;

- Favorecer atividades de conscientização local: Socorro ao Pla-neta Terra;

- Atenção especial e promoção de atividades para comunidade pesqueira;

Outras propostas você encontra no site cirofontoura.com, acesse e saiba mais sobre esse candidato que tem um compro-misso especial com sua Cidade.

Page 68: Revista Encontros 93

- Agosto de 201268

Márcia BrazA advogada Márcia Braz é atuante na área do di-

reito do consumidor, conselheira da OAB/RJ, mãe de Pedro Henrique Braz. Chegou há 14 anos em Maricá para criar o filho junto aos pais, Vera Braz e Kleber Braz.

Você é presidente da Ação Mulher Trabalhista do PDT Maricá. Fale um pouco sobre esse traba-lho:

Engajei-me na política partidária no PDT de Mari-cá em 2003, chegando a secretária-geral do PDT de Maricá e presidente da Ação da Mulher Trabalhista onde venho mobilizando as mulheres a participar mais ativamente da vida partidária em Maricá. Par-ticipei e ainda participo de conselhos municipais, junto às associações de moradores, lutando sem-pre pela melhoria na condição de vida das pessoas em nosso Município. Debati, e ainda debato, ques-tões fundamentais como a valorização da mulher, através da busca por mais mercado de trabalho, para a inserção e a elevação das pessoas.

Quais são os seus projetos para Maricá?Inicialmente pretendo cumprir o verdadeiro pa-

pel do vereador, fiscalizar, efetivamente, as contas apresentadas pelo prefeito. Como cidadã, em 2010, defendi e lutei pela isenção de IPTU, devido ao ala-gamento que trouxe tantos transtornos para nossa cidade. Alguns dos meus projetos como vereadora estão a isenção do IPTU para os idosos e também estabelecer outros projetos de isenção, necessários para a aplicação das políticas públicas em prol dos idosos e deficientes. Além disso, quero elaborar pro-jetos na área de Esporte, Cultura e Educação para os jovens. Na área de saúde, aumentar os postos de saúde levando-os aos bairros de Jaconé, Coréia, Ba-nanal e outros, com ambulância UTI móvel 24 horas nos postos localizados nos distritos mais afastados do Centro de Maricá. Inclusive irei visitar periodica-mente os postos de saúde e o hospital.

Léa Pessanha é gestora imobiliária, residente em Maricá há 19 anos e com título de Cidadã Marica-ense, casada com Renato Pessanha, empresário e Advogado nesta cidade, mãe de dois filhos, filha de Paulo Palmesciano e Lupercia Verino Palmesciano, candidata a Vereadora nesta cidade pelo partido PDT.

Fale dos seus projetos:Buscarei recursos para construir um abrigo para

mendigos a fim de trata-los com dignidade, e dentro do possível, contando com profissionais especializa-dos, encaminhá-los ao mercado de trabalho. Não podemos mais ignorar esta realidade.

Para minimizar e mesmo erradicar de nossa cida-de a dependencia quimica, farei encaminhamento dos necessitados a grupos de apoio já existentes em algumas igrejas, aconselhamento e acompa-nhamento da família, pois de acordo com a sabedo-ria bíblica o tratamento começa pela alma.

Lutarei por subsídios destinados a clínicas vete-rinárias para castração e tratamento dos animais abandonados a fim de coloca-los aptos a adoção.

Como representante do povo, lutarei pela Educa-ção, Saúde, Transporte e Segurança da nossa linda Maricá. Serei a nova política de Maricá.

Léa Pessanha

Gracy KellyA candidata a vereadora, pelo PSDC, Gracy Kelly é mãe de Ana

Carolina e está grávida do segundo filho. Empresária no ramo da alimentação tem por objetivo político conscientizar a todos que não podemos esquecer aqueles que um dia já foram eleitores – os idosos que não votam mais.

Como Vereadora da nossa cidade quero também ser uma voz para as mulheres, filhas, mães e esposas e principalmente para os idosos carentes que não tem ninguém para ajudá-los.

Page 69: Revista Encontros 93

- Agosto de 201269

Claudio Ramos

Hoje o senhor é conhecido, nas ruas, como o “paladino da mora-lidade”. O que o senhor tem a falar sobre isso?

Sei que combato firmemente as ações irregulares da prefeitura, mas não me intimido. Como exemplo disso, lembro-me do nebuloso caso do terreno que a prefeitura aluga há mais de um ano inutilmen-te, onerando os cofres públicos. Reforcei a denúncia apresentada pela Revista Veja e pela Rede Globo em rede nacional. Ocupei a tri-buna busquei sensibilizar todos os vereadores para a criação de uma CPI para investigar os fatos, mas infelizmente não obtive sucesso.

E a saúde? É um assunto que o senhor sempre fala na tribuna.Fico indignado com os altíssimos valores referentes aos inúmeros

shows e atividades realizadas no carnaval e no aniversário da cidade, por isso através de um requerimento na Prefeitura, pedi informações sobre TODOS os valores gastos. Nisso eu incluí os artistas, as estrutu-ras, a sonorização e demais despesas. É inadmissível gastar milhões com festas e relegar o Hospital Municipal ao absoluto abandono em que se encontra. Fiz uma visita surpresa, ao Hospital Conde Modes-to Leal e pude constatar o estado de calamidade pela situação das ambulâncias.

E a denuncia das placas?Eu fiz uma denuncia na tribuna da Câmara dos Vereadores sobre

o escandaloso orçamento para colocação de postes e placas de identificação de logradouros – lá estavam acintosas propagandas do governo em pleno período eleitoral – por isso dei início a um movi-

É a voz de MaricáO advogado e vereador Claudio Ramos que há mais de 25 anos elegeu Maricá para morar,

assumiu a vereança de forma inédita no município e é um orador implacável na Tribuna da Câ-mara, de onde dispara as palavras diretas, contundentes e lúcidas que revelam um Vereador fiel às suas propostas desde sempre.

mento investigativo para passar a limpo a aplicação de mais de OITO MILHÕES DE REAIS em um número de placas tão inacreditável quan-to invisível. É IMORAL HAVER PLACA DE RUA E FALTAR GAZE, SÔRO, ESPARADRAPO, AMBULÂNCIA E REMÉDIOS!

E quanto ao Detran? O que o senhor tem a dizer?Diante das mentiras de um prometido cinema à custa da desa-

tivação do Posto DETRAN de Maricá eu dei entrada em um pedido de liminar junto com a Promotora Dra. Renata Scarpa para que os 42.000 veículos emplacados na cidade, que hoje não têm como se-rem vistoriados no município, possam trafegar sem o risco de sofrer apreensão e multa pela irregularidade que lhes foi imposta por um Executivo incapaz, seja ele municipal ou estadual.

E por último, por que o senhor solicitou a inclusão de Maricá na relação de cidades do entorno do Comperj para as eleições 2012?

Solicitei ao ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE esta inclusão para que haja aqui em Maricá a presença ostensiva das Polícias Federal e Rodoviária Federal, Civil e Militar e até mesmo das Forças Armadas para fiscalizar e coibir a imoral manobra de compra de votos que uma vez mais se alastra pelos quatro cantos do município e, mais ainda, para garantir aos cidadãos a segurança de votar livremente de acor-do com sua consciência, sem o constrangimento das intimidações e sentir-se à vontade para denunciar abordagens ou testemunhos dessa prática execrável que corrói nosso cenário político.

Luiz Cesar, 46, nasceu em São Gonçalo, mas é Maricaense de coração. Formado em Ciências Contábeis (SUESC), no ano 1987, teve uma grande experiência como Sindico geral por dois anos, de um Condomínio com 240 unidades, no município de São Gonçalo, administração esta, marcada pela transpa-rência, criatividade e muito trabalho. Durante 25 anos, trabalhou numa grande administra-dora no Rio de Janeiro, mas sentindo necessi-dade de ampliar os negócios, criou a empresa Activa Contabil, que já totaliza 31 anos de ser-viços prestados. Há cinco anos, o empresário

é voluntário da Fundação Mokiti Okada, um método revolucionário, utilizando a força da Natureza e a Ciência em prol do meio am-biente, isto se chama Agricultura Natural. Neste 2012 iniciou mais um desafio e abriu uma administradora imobiliária em Maricá. Assim, podemos resumir a história do candi-dato Luiz Cesar (PSDC) e sua trajetória pes-soal. Dentre os projetos que irá se empenhar para defender na Câmara Municipal estão a Saúde Pública, Educação, Sustentabilidade e Destinação final do lixo urbano, temas de grande relevância na atualidade.

Luiz Cesar

Page 70: Revista Encontros 93

- Agosto de 201270

candidato a vereador, acreditando que é pos-sível transformar Maricá em uma cidade de serviços e projetos dignos dos seus moradores.

Garantia de qualidade de vida, é o que apon-ta a SETA da sua gestão. “S” Saúde, “E” Edu-cação e Cultura; “T” Turismo e “A” de agrope-cuária.

Como homem público, tem na Saúde, priori-dades, que com ações eficazes, farão a diferen-ça no atendimento aos usuários.

O Centro municipal de controle de Zoonoses – doenças que são transmitidas entre animais e os seres humanos – fundamental para impe-dir que a criação de animais ocorra de modo irresponsável, desumano e perigosamente em relação à saúde deles e nossa. Tendo como ob-jetivo recolher os animais, identificando-os com micro-chips, esterilização, vacinação e promo-ção de adoção responsável. Todas estas ativi-dades em estreita parceria com as instituições de proteção animal e com absoluto respeito ao bem estar animal.

Na educação, além da ampliação das cre-ches, o ensino profissionalizante receberá aten-ção especial garantindo aos jovens seu pleno desenvolvimento como cidadão e trabalhador.

Na cultura, estimular as atividades culturais que conferem identidade às pessoas e seus locais.

Outro assunto que não pode mais ficar aban-donado é o Turismo, Maricá foi brindada pela

Arakem Figueira Rodri-gues, candidato a vereador em Maricá pelo partido da

república – PR, apresenta suas propostas de legislatura.

Morador de maricá, e há mais de quarenta

anos se estabeleceu na cidade como mé-dico veterinário e, mais tarde, tornou--se comerciante e com a abertura da primeira loja de pro-dutos agropecuá-rios da cidade, que funciona ate hoje, é

conhecido e respeitado na cidade. Exerceu a atividade de professor da Universidade federal Fluminense, em Niterói; na escola de Formação de Oficiais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro; foi Presidente do Sindicato Rural de Maricá; Oficial Médico Veterinário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Fundador do Conselho Regional de Medicina Veterinária; membro da Academia Fluminense de Medicina Veterinária, membro do Conselho Municipal de Saúde em Maricá e do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural, Economia e Pesca.

Com projetos que garantem o crescimento de modo organizado e humanizado, se lança

A gestão de Arakemnatureza, com paisagens incríveis que preci-sam receber infraestrutura e equipamentos para serem melhor utilizados pela população.

Incentivar, através de recursos públicos (re-nuncia fiscal), a expansão da rede de hotelaria, seja em pousados ou no turismo rural com pro-gramas de um dia ou hotéis fazenda que aten-da às necessidades de descanso e lazer dese-jado pelos hospedes. Para que o Turismo vire uma atividade econômica é fundamental que a rede de estradas mo interior do município seja de qualidade, bem como, um novo desenho para vias urbanas que possibilitem qualidade de vida aos usuários de nossas ruas, comercio, e moradia.

Enfim, as grandes tarefas do vereador são legislar e fiscalizar as ações do poder executivo, mas, quando Câmara e Prefeitura atuam juntos e pelo bem comum, todos da cidade ganham. Assim, este ideário que tem a saúde como prin-cípio, a educação como caminho e os serviços (turismo, transito), como resultado busca uma maior e melhor condição de vida para todos que moram e visitam Maricá, não deixando re-alçar que quanto mais obras, comércio, indús-trias e serviços são instalados, maior é a oferta de trabalho para nosso Municipio

“As grandes tarefas do vereador são legislar e fiscalizar as ações do poder executivo, e eu , com propriedade, assumo esta responsabilida-de, de trabalhar em favor da cidade de Maricá.”

Page 71: Revista Encontros 93

- Agosto de 201271

Na Segurança pública: Integração da po-lícia militar, polícia civil e guarda municipal tanto na adequação dos respectivos con-tingentes quanto nas ações, possibilitando ao cidadão maricaense, obter um nível de segurança com índices de excelência no município que projeta um grande desenvol-vimento advindo do pré-sal e da refinaria da vizinha Itaboraí.

Na Educação: Criar dentro do município uma estrutura competente que possibilite a formação de mão de obra específica e ca-pacitada para atender a futura demanda e alavancar a nossa empregabilidade trazen-do crescimento, bem estar e progresso.

Na Saúde: Trabalharei para o aumento do número de leitos disponíveis para o municí-pio e assim propriciar a qualidade do aten-

Gilmar Araújo

“Vamos resgatar a credibilidade e o orgulho de ser cidadão maricaense”

Gilmar Araújo

Reunião realizada pelo candidato Gilmar Araújo Pega Leve no dia 08 de setembro, na pousada

Pega Leve em Cordeirinho, Maricá. Na oportunidade falou do abandono do municí-pio nas áreas de segurança pública, educação,

saúde e ordem urbana.

Gilmar Araújo, 49, natural do Rio de Janeiro, transferiu-se para o Município de Maricá em 1977 fixando residência e suas atividades comercias. Empresário de sucesso decidiu candidatar-se para disponibilizar toda sua experiência afim de contribuir para o futuro do município de Maricá.

A revista Encontros conversou com o candidato pelo PT do B a uma cadeira de vereador. Conheça algumas das suas propostas:

dimento com contratações e melhoria nas condições de trabalho.Ajudar na multiplica-ção das academias da terceira idade e clini-ca da família. Lembrando que a prevenção é importante para minimizar a intervenção clinica.

Na ordem urbana: Trabalharei para que o município tenha um plano diretor visan-do estruturar o crescimento urbano sempre visando o bem estar geral da nossa popu-lação.

Page 72: Revista Encontros 93

- Agosto de 201272

Pedro GomesNascido em Niterói, formou-se oficial da Polícia Militar, agora

aposentado. Há vinte anos escolheu Maricá para morar, casado, dois filhos, duas netas, formado em administração de empresas e engenharia civil. Foi eleito Vereador de Maricá de 2004 a 2008 e na eleição passada ficou como 2º suplente obtendo 1.245 votos.

EN: O que o senhor pensa sobre o crescimento da criminalida-de em Maricá enquanto policial e cidadão?

Incomoda-me muito perceber que Maricá se transformou num lugar tendente a perder a fama de calmo. E não é só em vista do banditismo que nos assola. Também outros setores públicos não evoluíram o suficiente, o que vem tornando Maricá uma cidade poeirenta no sol ou lamacenta na chuva, duas alternativas nada agradáveis. Também o saneamento básico maricaense é vergo-nhoso. Eu até poderia me mudar daqui, tenho condições mate-riais para tomar essa decisão, mas seria covardia de minha parte. Quero morrer aqui, mas não de tiro, sendo assaltado em alguma esquina.

EN: é por isso que o senhor participa da política?Claro! Não vejo como apenas reclamar. Por exemplo, na segu-

rança pública, sempre que posso eu insisto com meus colegas da ativa na Polícia Militar para criar em Maricá um batalhão indepen-dente de Niterói.

EN: Mas o senhor é também engenheiro e administrador for-mado. Qual é a visão do profissional sobre Maricá?

Estamos a 60 Km ou pouco mais da capital, hoje considerada Patrimônio da Humanidade. Mas, infelizmente, volta e meia ve-mos famosos bandoleiros de lá escondidos aqui em impunidade. Alguma coisa está errada nesta história, Maricá precisa incorpo-rar a ideia de que não é cidade-dormitório, mas antes deve ser um lugar autossuficiente em todos os sentidos da vida comunitária.

EN: O senhor não acha que está sonhando muito?Não! Não acho, não! Sonhar é preciso e reclamar é imperioso.

Quem já circulou pelo Brasil entende o que digo. As cidades bra-sileiras não são como Maricá, embora muitas delas não acolham paisagens tão belas como as nossas. Temos montanhas e flores-tas e somos banhados por um lindo pedaço de mar.

EN: Não é assim por falta de recursos públicos?Ah, que bela insinuação! Não é por falta de recursos, não! É por

falta de vergonha na cara, por excesso de desonestidade no trato da coisa pública. São milhões que abarrotam os cofres públicos maricaenses e agora ainda há os royalties do petróleo a engorda-rem a receita do município. Está tudo falido! A saúde pública virou doença púbica, a segurança se tornou insegurança, enfim, existe o que em administração, ou na própria engenharia designamos por entropia do sistema, ou seja, o estado de desordem geral é assustador, é emergencial. Por que tem de ser assim?

EN: Então o senhor atribui a maior parte dos problemas à má gestão pública?

Sim, atribuo, sim! Mas isto não significa que a sociedade não tenha de arcar com a sua parte na administração da cidade, prin-cipalmente fiscalizando os políticos e se manifestando no sentido de melhorar a cidade no seu todo: saúde, educação, cultura, sa-neamento, segurança, transportes etc.

EN: Então a saída é a participação coletiva?Sim! Entendo que sim! E um bom momento é o pleito eleitoral,

um momento máximo de individualidade que se transforma em coletividade pela contagem do voto de cada cidadão. Nós deve-mos, e me refiro a todos os cidadãos maricaenses, governar a cidade, mesmo que indiretamente, por meio dos políticos eleitos. Mas essa escolha há de ser criteriosa. Se não, teremos de viven-ciar mais agonias pela frente...

EN: Muito obrigado, Pedro Gomes. Sucesso na sua empreita-da de vida é o que lhe deseja a Revista Encontro!

Eu é que agradeço. E me permito terminar a entrevista extrain-do de uma “cola” que preparei para citar aqui o dito do notável escritor Erico Verissimo em seu livro de memórias “Solo de Clari-neta”, por achar pertinente ao momento: “Desde que, adulto, co-mecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que um escritor pode fazer, numa época de atroci-dades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto”.

Page 73: Revista Encontros 93

- Agosto de 201273

A professora Jhale Jamal idealizadora do projeto “Maricá Dança do Ven-tre”, realizou no dia 1 de Setembro o Show Divas, no Teatro Antônio

Callado em Niterói, com público de 350 pessoas, o evento contou com a presença de bailarinas de Niterói e das alunas da pro-fessora Jhale que vem se destacando nessa inédita manifestação cultural em Maricá.

A entrada para o evento foi 1 kg de ração para cão e gato doados para um abrigo na Região Oceânica de Niterói. O show Divas, da Dança do Ventre, contou com o apoio cultural da Eletro Hidráulica Brandão de Itai-puaçu, o curso de inglês CCAA de Maricá, o Abrigo de Bondes de Niterói , Aleksander Santos e da Viação Nossa Senhora do Am-paro, patrocinadora das aulas na Fundação Leão XIII.

Bailarinas de Maricá e Niterói somando forças em prol dos animais

Gerhard Sardo prestigiou o evento

Sósia do Roberto CarlosVisita a redação da Encontros

Carlos Roberto é casado, pai de cinco filhos, cantor e compositor. Faz shows e eventos e já ganhou vários concursos na TV. Participou do Programa do Chacrinha, em 1972, do Bolinha, na Bandeirantes, em 1978, do Barros de Alencar, na antiga TV Record, em 1979 e no Vídeo Show, na TV Globo. Em 1984 foi declarado pelo rei Ro-berto Carlos como seu sósia Oficial.

E assim, os trabalhos musicais continua-ram na sua vida, participou de vários con-juntos musicais, como, Som 7, Os Deltas, Os Lobos e o Trio Capim Canela, do cantor Manhoso, que mora em nossa Cidade (Ma-ricá).

Gravou vários discos populares e atu-almente é Cantor Gospel, com seis CDs já gravados.

Apresentou o programa, “Bom dia ale-gria”, na rádio Paraíso FM, por alguns anos alegrando as manhãs do cidadão maricaen-se, com sucesso total, sob a direção de José Carlos e Adelma Quintanilha.

Matéria

No final do show houve o lançamento do Atelier Arella Parvaneh, com figurinos de Dança do Ventre confeccionados pelas alu-nas, Gleiciane Marins e Scheila Cristiane.

Desde a criação do projeto em Março de 2010 até hoje, foram realizados 27 eventos relacionado à dança do ventre com a parti-cipação das alunas da Fundação Leão XIII.

Page 74: Revista Encontros 93

- Agosto de 201274olho Vivo

A revista ENCONTROS disponibiliza aos seus leitores o espaço “Olho Vivo”. Se algo estiver acontecendo e chamar sua atenção, nos envie um email para [email protected]. Faça valer o seu olhar.

IMOBILIáRIAS

Conselhos úteis para as eleições 2012

1 - Você é livre para votar em quem quiser.

2 - Vote em quem tem chance de se eleger, para que seu voto não seja somado pra outro.

3 - Veja se o seu candidato está preparado e, se tem competência “Ele não tem necessaria-

mente que ser da sua religião”.

Pastor Silas MalafaiaFonte: Programa Vitória em Cristo exibido

dia 15/09 pela Rede TV

Page 75: Revista Encontros 93

- Agosto de 201275

Advocacia

Arquitetura

Contabilidade

Autopeças

Imobiliárias

Aluguel de Auditório/Salas

Gráfica

EDIo BRASILVeículos 0Km

MultimarcasMenor preço

Tel.: 3564-4772

Page 76: Revista Encontros 93

- Agosto de 201276

Lanches

Material de Construção

Informática

Mat. Elétrico/Hidráulico

Simone Salgados e Doces: 2638-5539 / 8100-8075

Prestigie o comércio local

Page 77: Revista Encontros 93

- Agosto de 201277

Músicas/Sonorização

Orquidário

Óticas

Móveis

Moda e Acessórios

Material Hospitalar

Material de Limpeza

Móveis / Esquadrias

Prestigie ocomércio local

Page 78: Revista Encontros 93

- Agosto de 201278

Telefonia

Veterinária

Serralherias

Seguros

Segurança Eletrônica

Publicidade

Podóloga

Salão de Beleza

Page 79: Revista Encontros 93

- Agosto de 201279

Page 80: Revista Encontros 93

- Agosto de 201280