revista embracon 72 prova b

24
www.grupoembracon.com.br www.grupoembracon.com.br REVISTA Revista do Grupo Embracon | Santa Catarina | Edição n o 72 | Dezembro de 2013 S hoppings e C ondomínios www.grupoembracon.com.br Planejamento Orçamentário Todo condomínio deve ter uma previsão orçamentária de quanto pretende gastar no ano. Desejamos a toda sua Familia um

Upload: marketing-embracon

Post on 08-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista embracon 72 prova b

www.grupoembracon.com.br

www.grupoembracon.com.br

REVISTA

Revi

sta

do G

rupo

Em

brac

on |

Sant

a C

atar

ina

| Edi

ção

no 72

| Dez

embr

o de

201

3

shoppings e condomínios

www.grupoembracon.com.br

Planejamento OrçamentárioTodo condomínio deve ter uma previsão

orçamentária de quanto pretende gastar no ano.

Desejamos a toda sua Familia um

Page 2: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

2

Produtos e Serviços

Ofertas de serviços para seu condomínio ou empresa

Fique atento ao prazo de renovação dos Alvarás de Funcionamento de sua empresa

Datas dos alvarás

Cortinas e Persianas.Elas fazem a diferença!

Decoração

Grande parte das pilhas e baterias não são descartadas

Sustentabilidade

Quando o assunto é o dinheiro do condomínio, todo cuidado é pouco

Despesas

Uso correto dos elevadores sociais e de serviços

Elevadores

A empregada doméstica tem direito ao salário-maternidade?

Lei Empregada Doméstica

Índice

http://embracon.wordpress.com

Confira as edições anteriores no LINK abaixo ou pelo código QR:

45610

12131622

105

64

Revista n° 71 - Novembro

Grupo Embracon Rua Charles Ferrari, nº 548 - Kobrasol - São José - Santa Catarina - Fone: (48) 3035-4000 I [email protected] I REDATOR / EDITOR Simone Pereira I REVISÃO Simone Pereira, Fabiano Penafort e José Filipe Neis I APROVAÇÃO/TEXTO Simone Pereira e Fabiano Penafort I PROJETO GRáFIcO E DIAGRAmAÇÃO: Alexandre Luz I DISTRIBUIÇÃO Dirigida I TIRAGEM 10.000 exemplares I IMPRESSÃO Smart Gráfica I cOmERcIAlIzAÇÃO: Jef Editora Comunicação e Marketing Contato: (48) 3338 4482 - 9979 1340

Conteúdo na medida certa para seu condomínio.

Regimento Interno: a importância de mantê-lo sempre atualizado

Condomínios

Page 3: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

3

Editorial

O tempo passa rápido chegamos a mais um final de ano. Nós da Revista Embracon gostaríamos de agradecer a todos os nossos leitores por mais um ano juntos cheio de informação e interação.Para fechar com chave de ouro a edição de dezembro veio recheada de matérias que são válidas tanto para sua vida em condomínio quanto para sua em-presa. Confira também a matéria sobre as belas praias de Floripa, aproveite e já escolha seu destino de verão. Na agenda cultural a programação para as festas de fim de ano.Ano que vem tem mais, deseja-mos um Feliz Natal e Próspero ano novo a todos.Boa leitura!

É tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.

Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.

Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.

Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.

Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.

Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!

Shoppings e Condomínios

Page 4: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

4

Condomínios

Regimento Interno

Geralmente, entre os diversos problemas nos condomínios, grande parte

está relacionado ao uso indevido das áreas de uso comum, cada condomínio

possui seu regimento interno, porém existem algumas dicas que podem

auxiliar para melhor entendimento dos condôminos:

O Regimento Interno tem a função de es-tabelecer regras para o uso das áreas e equipamentos comuns dos condomí-

nios, além do comportamento dos condôminos e funcionários.Vem daí a importância de mantê-lo sempre atualizado, pois os conflitos do dia-a-dia nos fazem estabelecer normas e regras para man-ter a boa convivência de todos.Para não encher o Regimento de Regras é im-

portante discutí-lo em assembleia para que todos conheçam as normas do condomínio. Outra dica é realizar um “teste” antes de im-plantar novas regras. Verifique as necessida-des do condomínio e dos condôminos, reflita sobre isso, redija um regulamento e adote como provisório por um período e, finalmente, leve para aprovação em assembleia. Isso fun-ciona, pois desta forma todos já assimilaram as novas rotinas e fica mais fácil acatá-las.

Fonte: Direcional Condomínios

Atualize-se

Page 5: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

5 5 - Revista Embracon

Quando o assunto é o dinheiro do condomínio, todo cuidado é pouco. Afinal, usar um dinheiro que é de todos antes da aprovação em assembleia pode acar-

retar em muita dor de cabeça para o síndico. Contas não aprovadas, desconfiança de outros moradores, e até ações judiciais ou ressarcimento da verba em questão, são algu-mas das consequências para gastos ocorridos sem a anuên-

cia dos outros condôminos.Há, porém, casos em que o síndico pode, sim, se utilizar de dinheiro do condomínio sem pedir. O importante é lembrar que existem regras e que qualquer gasto deverá ser apre-sentado e aprovado em assembleia. Nesse momento, é im-portante ter documentos que ajudem na comprovação dos gastos, como orçamentos e notas fiscais.

Despesas

sem autorização em assembleia

Fonte: SíndicoNet

Page 6: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

6

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que visa,acima de tudo, incentivar o crescimento pessoal e profissionalde seus cooperados. Quando associado à Unicred, mais de queum cliente, você é um dos donos da cooperativa.Seja você também cooperado Unicred.

Condomínios

ElevadoresUso correto dos elevadores sociais e de serviços

Fonte:Revista Síndico

O uso dos elevadores é um assunto polêmico e alvo de reclamações constantes na maioria dos condomínios. São diversas as proibições e as indicações do que

pode e o que não pode ser transportado nos elevadores de serviço e social. Mas cada condomínio possui suas regras que são estabelecidas através das assembleias, como deter-minar que os banhistas usem o de serviços, assim como no caso de transporte dos animais de estimação.

Saiba como usar o elevador corretamente para sua segurança:

Quando o elevador abrir é preciso prestar atenção antes de entrar e verificar se a cabina do elevador está no andar. Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta se abra sem a presença do elevador, o que já provocou acidentes fatais.Um elevador não pode parar cinco centímetros além do nível do andar, nem dar solavancos, trepidar, parar entre andares ou partir com a porta aberta. É preciso agendar uma revisão com técnico capacitado.Na lavagem do piso dos corredores ou do hall é necessário colocar um pano sob o vão da porta do elevador. Para a limpeza do elevador deve-se usar apenas um pano umedecido e sabão neutro. A água pode provocar curtos circuitos no equipamento.

Page 7: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

7

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que visa,acima de tudo, incentivar o crescimento pessoal e profissionalde seus cooperados. Quando associado à Unicred, mais de queum cliente, você é um dos donos da cooperativa.Seja você também cooperado Unicred.

Empresarial

A Lei também estende para o cônjuge ou companheiro o pagamento do salário-maternidade no caso de faleci-mento da segurada ou segurado.

No dia 25/10/2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.873 que garante salário-maternidade de 120 dias para o segurado ou segurada da Previdência Social que adotar um filho, independente da idade da criança. A nova regra também equipara homem e mulher no direito ao benefício em caso de adoção. Por exemplo, se em um casal adotante, a mulher não é segurada da Previdência Social, mas o marido é, ele pode requerer o benefício e ter o direito ao salário-maternidade re-conhecido pela Previdência Social, sendo afastado do trabalho durante a licença para cuidar da criança. A mesma regra vale para casais adotantes do mesmo sexo.

A Lei também estende para o cônjuge ou companheiro o pa-gamento do salário-maternidade no caso de falecimento da segurada ou segurado. Até então, com a morte do segurado o pagamento do salário-maternidade era cessado e não podia ser transferido. Com a transferência, o pagamento do benefício ocorrerá durante todo o período ou pelo tempo restante ao qual teria direito o segurado que morreu.

No entanto, para que o cônjuge tenha direito a receber o bene-fício ele deverá ser segurado da Previdência Social. O salário--maternidade percebido será calculado novamente de acordo com a remuneração integral - no caso de segurado e trabalha-dor avulso - ou com o último salário-de-contribuição, para o empregado doméstico.

Fonte:Coad

Salário Maternidade para AdoçãoLei garante 120 dias de salário-maternidade para homens e mulheres adotantes

Page 8: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

8

2 31

Cobrança O condômino devedor pode alegar o benefício do bem de família em seu favor, numa ação de cobrança promovida pelo condomínio?Não. O benefício do bem de família não é estendido aos imóveis penhorados em razão de débitos condominiais, por força de expressa disposição da Lei n° 8.009/90, posto ser hipótese de cobrança de contribuição devida em função do imóvel familiar: Lei n° 8.009/90: Art. 3°. A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciário, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: (...) IV – para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar”.

Locatário Prazo O locatário (inquilino) deve contribuir para o fundo de reserva?O locatário deve contribuir na reposição do fundo de reserva, quando seu gasto tiver ocorrido com despesas ordinárias, durante o período da locação. Caso o condomínio esteja constituindo o fundo, a arrecadação será considerada despesa extraordinária e, portanto, paga pelo condômino-locador.

Qual o prazo para a propositura da ação de cobrança de cotas em atraso? A partir do momento em que se descumpre a data de vencimento fixado para o pagamento das contribuições condominiais a ação de cobrança pode ser proposta. Contudo, é conveniente que o condomínio faça antes através de a cobrança amigável (extrajudicial). Por fim, vale lembrar que é de 5 (cinco) anos o prazo prescricional para a cobrança de dívidas contraídas junto ao condomínio, conforme preceituo o Código Civil.

Page 9: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

9

À VISTA

(48) 3086-0332

Page 10: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

10

Leis

1- A empregada doméstica tem direito ao salário-maternidade?Sim, sem prejuízo do emprego e do salário, com duração de 120 dias (art. 7º, parágrafo único, Constituição Federal).Em caso de parto antecipado, a segurada terá direito aos 120 dias.A licença-gestante também será devida à segurada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção, nos seguintes termos: criança até 1 ano (120 dias); de 1 a 4 anos (60 dias); e de 4 a 8 anos (30 dias), de acordo com o art. 93-A, do mencionado Decreto.

2- A empregada gestante tem estabilidade?A empregada gestante tem estabilidade no emprego desde a confirma-ção da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto. (Lei n.º 11.324, de 19 de julho de 2006) - “Art. 4º-A. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada doméstica gestante desde a confirmação da gravidez até 5 (cinco) meses após o parto”.

3- A empregada doméstica entrou em licença-materni-dade. O que fazer?Por ocasião de licença maternidade, pago pelo INSS, o empregador de-verá recolher a guia do INSS referente ao valor da alíquota de 12% sobre o salário base.

4- Qual o procedimento para se requerer o benefício do salário-maternidade?Para requerer o benefício, a doméstica gestante deverá apresentar, em uma Agência da Previdência Social-APS, o atestado médico declarando o mês da gestação, a Carteira de Trabalho e o comprovante de recolhi-mento da contribuição previdenciária.O requerimento do salário-maternidade também poderá ser efetuado pela internet ( HYPERLINK “http://www.previdenciasocial.gov.br/” \t “_blank” www.previdenciasocial.gov.br), em qualquer de suas hipóteses: parto, adoção ou guarda judicial.

5- A quem compete o pagamento do salário-maternidade?O salário-maternidade será pago diretamente pela Previdência Social à empregada doméstica, em valor correspondente ao do seu último salário-de-contribuição, que não será inferior ao salário-mínimo e nem superior ao limite máximo do salário-de-contribuição para a Previdência Social. (Art. 73, I, da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991).

6- O empregado doméstico tem direito à licença-paternidade?Sim, de 5 dias corridos, a contar da data do nascimento do filho (art.7º, parágrafo único, Constituição Federal, e art. 10, §1 º, das Disposições Constitucionais Transitórias). O pagamento é de responsabilidade do em-pregador.

www.domesticalegal.com.br

Lei da Empregada Doméstica

Page 11: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

11

Segurança

Na maior parte dos roubos em con-

domínios, os meliantes fazem le-

vantamentos antecipados junto ao

local do crime, a fim de planejar a ação.

Destacaremos, a seguir, situações em que

as pessoas podem estar em atitudes sus-

peitas e que demandam observação minu-

ciosa por parte de todos os integrantes do

condomínio e que auxiliam na prevenção:

Fonte: Viva o Condomínio/Condomínioonline

Formas mais comuns de invasão em condomíniosPrevina-se

Forquilhinhas: 3381 4700 · Forquilhas: 3357 0006 · Jd. Eldorado: 3242 2271

• Cheque Pré-datado• Pagamento nos Cartões

PALAVRA DE GUAREZINHO!

• Aparentes funcionários da Companhia Te-lefônica, de Água e Esgoto, de Energia Elé-trica, de entrega de Gás, etc., que simulam consertos a serem executados;

• Pessoas que prestem muita atenção ao condomínio, observando sua portaria ou ga-ragem;

• Indivíduos que demonstrem muito interes-se pelo sistema de segurança do condomí-nio;

• Técnicos (telefone, eletricistas, gás, eletro-domésticos, serviços gerais, etc.) que insistam

em entrar no condomínio dizendo terem sido solicitados para consertos nas residências;

• Pessoas muito bem vestidas e extrema-mente simpáticas que se fazem passar por compradores de imóveis e que procuram ga-nhar a confiança dos porteiros para entrar no prédio;

• Motoristas ou motoqueiros que se apro-ximem de moradores ao entrarem no con-domínio;

• Indivíduos que circundam um veículo (quando estacionado) e/ou pareçam aguar-

dar a chegada do dono para apanhá-lo;

• Estranhos funcionários, com perfis suspei-tos, encarregados da leitura de relógios de luz e água que, por sua localização, tenham que adentrar o condomínio;

• Pessoas em grupo ou mesmo isoladas que procurem aproximação física de moradores nas proximidades do condomínio;

• Veículos estacionados nas imediações do condomínio por muito tempo, com pessoas em atitudes suspeitas em seu interior, princi-palmente à noite.

Page 12: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

12

Empresarial

Atenção Empresa!Fique atento ao prazo de renovação dos

Alvarás de Funcionamento de sua prefeitura.

Datas dos alvarás

Obs.: Verifique o recebimento da taxa referente de mês Janeiro. Caso não tenham recebido, entrar em contato com o Departamento Societário pelo número: 3035-4000 Ramal 214 ou 257 (Raphael ou Ana Paula).

Florianópolis Janeiro/2014

Biguaçu Janeiro/2014

Palhoça Janeiro/2014

São José Março/2014

Criciúma Janeiro/2014

Itajaí Janeiro/2014

Criciúma Janeiro/2014

Santo Amaro da Imperatriz Janeiro/2014

Balneário Camboriu Janeiro/2014

São Pedro de Alcântara Fevereiro/2014

Antônio Carlos Março/2014

Blumenau Abril/2014

Seguem os prazos de renovação:Cidade Mês de renovação: Cidade Mês de renovação:

Page 13: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

13

Decoração

Criciúma Janeiro/2014

Santo Amaro da Imperatriz Janeiro/2014

Balneário Camboriu Janeiro/2014

São Pedro de Alcântara Fevereiro/2014

Antônio Carlos Março/2014

Blumenau Abril/2014

Cortinas e Persianas elas fazem a diferença! cortinas e persianas vão além da estética e desempenham inúmeras funções.

Presentes em ambientes re-sidenciais e corporativos, cortinas e persianas são pe-

ças fundamentais na decoração, exercendo papeis diversos. Entre outras funções, mantêm a priva-cidade, conferem conforto tér-mico, resguardam o local da luz intensa e protegem móveis e te-cidos, além de serem decorativas.Cada ambiente pede um modelo específico. As cortinas com ilhós, por exemplo, são bastante utiliza-das nas salas de estar, escritórios, quartos e homes. Por terem um visual clean, prezam pela simpli-cidade na decoração. Para escri-tórios, home offices e locais de maior circulação, recomendam-se

as persianas, que também trazem praticidade. Ambientes com decoração rústi-ca pedem persianas de madeira que, além de harmonizar esteti-camente, protegem dos raios UV (ultravioleta). Para grandes vãos, é indicada a adaptação do painel, outro modelo de persiana.As telas solares, por sua vez, são recomendadas para ambientes que sofrem com forte incidência solar. Elas filtram até 99% dos raios UV, além de promoverem confor-to térmico e acústico (reduzem o calor em até 48%). Para o quarto do casal ou a sala de estar, as ele-gantes cortinas plissadas conce-dem charme e requinte.

Fonte: Revista Habitare

Pisos & Formas RevestimentosRua Prefeito Dib Cherem, 3256, 88090-001 - Capoeiras - Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3244-1452 // 3304-1452 – E-mail: [email protected]

Divisórias

Carpetes

Grama Sintética

Forros

Pisos Vinílicos& Laminados

Gesso Acartonado (Drywall)

Persianas

PersianasPode-se optar pelo modelo rolô, que é desenrolado; romana, que se recolhe em camadas e a horizontal de alumínio, tradicional em escritórios. Existem, ainda, os modelos plissados e celulares, que possuem propriedades termo isolantes, sem perder a beleza.

PonteirasPeças fundamentais na estrutura da cortina, ponteiras e abraçadeiras também devem ser escolhidas criteriosamente. Existem modelos diversos, para todos os bolsos e gostos. Cromado, aço escovado, dourado, ouro velho, branco e titânio são os materiais mais utilizados nas ponteiras, que igualmente apresentam desenho variado. A dica é analisar qual modelo combina mais com a cortina instalada.

Page 14: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

14

Capa

Todo condomínio deve ter uma previsão orçamentária, ou seja, quanto pretende gastar com cada elemento ou item de despesa, o síndico tem obrigações quanto à previsão orçamentária, devendo planejar o orçamento junto a administradora.

Analisando as despesas e receitas do período anterior, e apresentan-do a previsão discussão e aprova-

ção em assembleia geral, com base na previsão orçamentária é feito o rateio das quotas condominiais. Também pode ajudar no momento de se fazer uma boa previsão orçamentária a readequação dos contratos para o período. Faça uma pesquisa de preços com outras empresas para saber se o cobrado está dentro do mercado.  Pense também se vale a pena ficar com um contrato mais barato, mas que não inclui peças, que geralmente são um pouco mais caros, mas também têm sua vantagem, principalmente em condo-mínios mais antigos.A previsão orçamentária é feita geral-mente com base nos dados históricos dos gastos e das verbas recebidas pelo con-domínio.Fatores como sazonalidade dos gastos são importantes. O consumo da água, por exemplo, costuma ser mais alto no verão, o que pode ser previsto no cálculo do va-lor do condomínio para esse período.

O padrão do condomínio também influi na contabilidade: em condomínios de alto padrão, as pessoas costumam viajar mais durante as férias, o que diminui despesas como luz e água , entre outras.É importante analisar os gastos que devem constar na previsão orçamentária (manu-tenção de equipamentos de combate a in-cêndio, limpeza da caixa d’água/cisternas, etc).

O rateio, tanto no caso das despesas ex-traordinárias e ordinárias, deve ser levado em conta o que a Convenção dispõe. Se ela silencia a respeito, a divisão deve ser feita pela fração ideal de cada apartamento, de acordo com a legislação em vigor.É aconselhável que, na Assembleia Geral Extraordinária, se deixem em aberto ajus-tes a serem feitos no orçamento do con-domínio ao longo do ano.

Planejamento Orçamentário

Previsão anual de condomínios

Fonte: SíndicoNet

Page 15: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

15

1. Para começar, faça uma relação das pessoas com quem poderá contar quanto ao aporte financeiro.

2. Ciente do caixa, a primeira coisa a fazer é anotar quem será chamado para o evento: Vai haver Papai Noel? Será somente para as crian-ças ou vai envolver também os pais? Abrirá para não moradores ou a festa será restrita para os condôminos? Acontecerão atrações com contratação de profissionais, como co-rais ou artistas? Será servido coquetel? Vai contar com outros atrativos, como fonte de chocolate para a sobremesa?

3. Elaborar uma planilha de orçamentos, prevendo a necessidade de recibo ou nota fiscal de acordo com os fornecedo-res contratados e a contabilidade do con-domínio.

4. Decidir quanto será a taxa simbólica cobra-da de cada condômino.

5. Fazer com um mês de antecedência a con-tratação de comidas e bebidas, fotografia se necessário, assim como a de atrações da festa, por exemplo o Papai Noel.

6. Um mês antes da festa, adornar o condo-mínio, trazendo o clima de Natal para o am-biente.

7. Duas ou três semanas antes da festa, afixar em elevadores, corredores e áreas de uso co-mum o pedido para as pessoas confirmarem suas presenças.

8. No dia da festa, a qual será realizada em área de uso comum do condomínio, provi-denciar a decoração e as acomodações para o evento.

O Natal está chegando é hora de celebrar e organizar o evento de final de ano. Uma dica para os condomínios é organizar uma confraternização, desta forma os vizinhos se conhecem melhor e ajuda a evitar algumas brigas do dia-a-dia.  Com o propósito de integrar moradores e estimular a boa convivência, já se tornou tradição, em muitos condomínios, a realização da festa de final de ano. Alguns passos são fundamentais para garantir o brilho do evento e evitar contratempos.

Como planejar as festas de final de ano

Fonte: Jornal Zero Hora

É uma ação válida que contribui para a harmonia entre os moradores do condomínio. Porém, a decisão de realizar a festividade deve sempre ser compartilhada antes com os condôminos e, portanto, discutida e aprovada em assembleia. Para evitar contratem-

pos, confira alguns passos recomendados para realizar uma bela confraternização entre os condôminos:

Page 16: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

16

Sustentabilidade

Fonte: Infoescola

A natureza agradece

Grande parte das pilhas e baterias descar-tadas são jogadas no lixo comum sem ne-nhum tratamento  técnico específico. Desde o ano 2000, no Brasil, há uma obrigatorie-dade que exige que pilhas e baterias sejam fabricadas com quantidades mínimas ou nulas de metais poluidores.

Essa exigência faz parte da resolução n° 257 do Conselho Na-cional do Meio Ambiente (Conama) de 1999. A resolução foi lançada para coibir os pronunciamentos de diversas empre-sas que insistiam em afirmar que o descarte de pilhas e bate-rias no meio ambiente era algo naturalmente aceitável e não nocivo à saúde humana e do meio ambiente.Em nosso país, a reciclagem de pilhas e baterias  é mínima, as pessoas ainda possuem a cultura de descartar pilhas usadas no lixo comum e de não levar uma bateria de celular usada,

por exemplo, nos postos de coleta das operadoras.   A lei ambiental permite que pilhas comuns sejam jogadas no lixo. Pela legislação é obrigação das empresas de celular e pilhas recolhê-las. Pilhas e baterias nocivas têm um símbolo especial na embalagem. Essas nunca podem ir para o lixo e devem ser devolvidas no local de compra do produto que as utiliza. Mas o ideal é reciclar todo o tipo de pilha. Junte-as em casa e depois deposite-as em postos de coleta. Tais materiais também podem ser reciclados se destinados aos locais cor-retos. Na Grande Florianópolis, a empresa de gestão de resíduos sólidos Novociclo, com foco na proposta de lixo zero, tem projetos para arrecadação e descarte correto das pilhas e ba-terias. A reciclagem é realizada com os recipientes de coleta distribuídos em locais de visibilidade, como o hall de entrada, para o usuário depositar o lixo tóxico.

Page 17: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

17

Saúde

Muitos atletas de corrida não dão a importância devida ao planejamento do calendário de provas, e estruturam sua agenda de competições principal-

mente pela tradição do evento ou conveniência.Para alcançar todo seu potencial dentro desta incrível mo-dalidade esportiva, é essencial selecionar primeiramente uma prova, conversar com seu treinador e fazer um planeja-

mento para o ano. Em seguida focar em uma corrida especí-fica como objetivo para preparação. Depois que você identificar a corrida que tem como objetivo, o próximo passo é estabelecer uma faixa de performance que seja difícil o suficiente para motivá-lo, mas que ao mesmo tempo seja possível de ser atingida, tudo isso com a orienta-ção do seu treinador (Profissional de Educação Física).

Algumas dicas importantes:- Seu calendário deve ter como meta duas corridas em dis-tâncias diferentes. Isso passa a ser uma ótima estratégia, principalmente se a corrida de distância menor acontecer primeiro. 

- Adicione competições preparatórias antes da sua corrida alvo. São aquelas de menor importância que você usa para ajudá-lo a preparar para as exigências tanto físicas como mentais da corrida objetivo.

- Não faça inscrições em muitas provas: É o erro mais co-mum dos corredores ao planejar o calendário de corridas É preciso disciplina para escolher as competições. Converse sempre com seu treinador!

- Pesquise tudo sobre sua corrida objetivo: Assim você não terá surpresas em relação ao percurso, condições climáticas do local e estrutura da corrida, fatores que influenciam tam-bém no seu rendimento.

- Após realizar sua prova alvo, procure por algumas semanas parar as competições. Uma prova requer um grande nível de comprometimento mental e energia física. Ao dar um tempo nas competições você vai garantir um retorno mais forte e consequentemente ficará mais motivado.

 Planejamento é fundamental para seu treinamento. O mais importante é estar focado nas provas que te interessam e se preparar da melhor maneira possível tanto fisicamente como psicologicamente.  A disciplina é primordial para atin-gir o resultado.

COMO PLANEJAR SEU CALENDÁRIO DE PROVAS

Fabiano Braun - Diretor Técnico da Floripa Runners Assessoria Esportiva e Presidente da ATC-SC - (48) 9948-9393

Page 18: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

18

Tecnologia

A moda continua

Número de acessosO Facebook sempre divulga também alguns números de acessos na rede social.

Confira:São 728 milhões de usuários diários ativos, crescimento de 25% por ano;Os usuários mensais ativos são 1,19 bilhão, crescimento de 18% por ano;Em aparelhos móveis, os usuários mensais ativos são 874 milhões. Os diários são, em média, 507 milhões.Duas marcas importantes devem ser batidas em breve, talvez até no próximo relatório: 1 bilhão de usuários em dispositivos móveis e metade dos lucros vindos de quem usa o Facebook em tablets ou smartphones.

Fonte: Facebook

Segundo Mark Zuckerberg, os ótimos números obtidos reforçam que agora é hora de a rede social entrar na “próxima fase” do projeto.

O Facebook divulgou o relatório financeiro da empresa no último quadrimestre, que terminou em 30 de setembro de 2013.

O rendimento registrado foi de US$ 2,02 bilhões, um aumento de 60% comparado com o mesmo período do ano passado. A publicidade foi responsável por

US$ 1,8 bilhão desse valor, e os anúncios mobile já são qua-se metade desse total. Já US$ 218 milhões vieram de paga-mentos variados e outras taxas.Os ganhos totais com operações foram de US$ 736 milhões, o dobro do que foi registrado em 2012. Ainda assim, por conta de reformas estruturais e aumento no número de fun-cionários, os gastos também aumentaram para US$ 1,28 bilhão (já incluindo impostos e compensação por ações).

Page 19: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

19

Gastronomia

Fonte: Receitas Ana Maria Braga

Salmão natalino em crosta de amêndoas

INGREDIENTES

1,5kg de filet de salmão limpoSal à gosto300g de amêndoas sem casca cozidas e lami-nadas5 fatias de pão de forma cortado em cubos150ml de azeite extra virgem5 unidades de carambola5 unidades de pêra5 unidades de maçã5 fatias de abacaxi20 unidades de morangos10 unidades de figos500ml de champagne100g de manteiga200ml de suco de laranja100g de açúcarFolhas de hortelã à gosto

Finalização: coloque as frutas glaceadas em uma travessa, e o salmão por cima.

MODO DE PREPARO

Tempere o filet de salmão com sal à gosto.

Para a crosta: misture as amêndoas, o pão de forma e o azeite. Colo-que em cima do salmão e leve ao forno médio por 30 minutos, retire e reserve.

Frutas glaciadas: corte as frutas em pedaços médios; em uma frigideira, coloque a manteiga e o açúcar, deixe esquentar bem. Coloque as frutas, deixe dourar e flambe com o champagne. Acrescente o suco de laranja, as folhas de hortelã e coz-inhe por 3 minutos.

Page 20: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

20

Atualidades

O Verão!Caieira da Barra do SulOnde fica? Sul da Ilha, a 37 km do Centro de Florianópo-lis, acesso pela Via Expressa Sul, SC-405, sentido Ribeirão da Ilha, até o final da Rodovia Baldicero Filomeno.A paisagem é perfeita para a contemplação. A natureza exu-berante do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, logo ao lado, é o cenário perfeito para se obervar e relaxar. Uma boa pedida é estender o corpo sobre as águas e curtir o vai e vem suave das ondinhas.

Pântano do SulOnde fica? Sul da Ilha, a 31km do Centro de Florianópolis, acessível pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406.O mar de águas geladas é bom para o banho, pois as ondas alcançam a praia vagarosamente. Andando na direção oeste, depois dos restaurantes da orla, há trechos preservados de dunas. E na direção oposta, o costão serve para a pesca e é ponto de partida para a trilha em direção à Lagoinha do Leste.

Praia da SaudadeOnde fica? Continente, no bairro Coqueiros, acessível pela Rua Desembargador Pedro Silva, logo após o Clube 12 de Agosto.O mar não costuma ser próprio para banho (é preciso con-ferir os relatórios de balneabilidade), mas a praia é bastante usada para caminhadas e esportes leves na areia, que tem 650 metros de extensão.

Morro das PedrasOnde fica? Sul da Ilha, a 18 km do Centro de Florianópolis, com acesso pela Via Expressa Sul, SC-405 e SC-406Depois de aproveitar a praia, a dica é caminhar com seguran-ça pelo acostamento da rodovia para observar o espetáculo das ondas batendo nas pedras que dão nome à localidade. As águas explodem em alturas surpreendentes, variando de intensidade conforme a maré. Para repor as energias, experi-mente o caldo de cana oferecido na tradicional barraquinha local.

Praia de ItaguaçuOnde fica? Continente, no bairro de Coqueiros. Saia do Cen-tro da Ilha pela Ponte Colombo Salles, siga à esquerda pela Avenida Desembargador Pedro Silva até o final..No Continente, mas próximo à Ilha, o bairro de Coqueiros, onde a praia está localizada, é muito urbanizado e com co-mércio ativo todos os dias do ano. A região também é pre-dominantemente residencial, portanto, poucos locais de hospedagem são encontrados ali.

E aqui em Floripa temos muitas atrações para esta estação!

Confira algumas de nossas praias e do que pode-se fazer por aqui.

Neste mês inicia-se a estação do ano mais esperada pelos moradores de Floriapa:

Fonte: Vivendo Floripa

Page 21: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

21

Reveillon Spettacolo 2014Prepare-se para viver experiências únicas, cheias de novas sensações, surpresas e fantasias. Spettacolo, o Reveillon 2014 do P12, vem para mais uma edição muito mais luxuosa e glamurosa.Data: 31/12/2013Hora: 22:00hLocal: P12Valor: A partir de R$450,00

Reveillon Speciali 2014 / 6ª EdiçãoO Reveillon Speciali chega a sua 6º edição em Jurerê e mais uma vez é pioneiro na inovação e exclusividade.Data: 31/12/2013Hora: 21:00hLocal: Arena SpecialiValor: A partir de R$250,00

Pré Reveillon Taikô 2014Exclusividade, qualidade e tradição. Há 12 anos estas características fazem do Reveillon Taikô uma das festas mais famosas do Sul do Brasil, consagrando Jurerê Internacional como um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo no verão.Data: 31/12/2013Hora: 22:00hLocal: TaikôValor: A partir de R$380,00

Reveillon Luxury - Donna 2014A beleza tem o poder de transformar, pois inspira emoção, traz cor e encantamento para a vida das pessoas. E é com esta inspiração que o Donna Dinning Club vai receber o novo ano.Data: 31/12/2013Hora: 22:00hLocal: Donna Valor: A partir de R$400,00

Agenda Cultural

Page 22: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

22

Serviços

grupo

Assessoria Condominial

Contabilidade Empresarial

Segurança e Vigilância

Monitoramento Eletrônico

Asseio e Conservação

Grupo Embracon Rua Charles Ferrari, nº 548 - Kobrasol - São José - SCFone: (48) 3035-4000 / www.grupoembracon.com.br

Page 23: Revista embracon 72 prova b

Revista Embracon

23

DESINSETIZAÇÃO

DESRATIZAÇÃO

DESCUPINIZAÇÃO

LIMPEZA DE CAIXA DE ÁGUA E [email protected]

(48) 3248-4850 - (48) 3028-4343

Serviços

Matriz: Rua Gal. Bittencourt, 514 - Centro - Florianópolis - SC Telefone (48) 3224-6363 - Plantão 24h (48) 9105-9037 / 9963-4484

Filial: Rua 2850, nº 584 - Centro - Balneário Camburiú - SC - (47) 3264-6363

[email protected] - www.elevacon.com.br

Page 24: Revista embracon 72 prova b

Grupo Embracon Rua Charles Ferrari, nº 548 - Kobrasol - São José - Santa Catarina - Fone: (48) 3035-4000 www.grupoembracon.com.br

www.facebook.com/GrupoEmbracon www.facebook.com/GrupoEmbracon

grupo

Conecte-se já!

Fale conosco pelas redes sociais.