revista educar dezembro 2012

28
Informação útil para todos! Exclusivo DO REINO UNIDO PARA A EDUCAR, MISTER MAKER CONVERSA COM A GENTE! Consciência Ambiental FÉRIAS SUSTENTÁVEIS PARA TODA A FAMÍLIA Dicas de Segurança COMO EVITAR ACIDENTES ENVOLVENDO CRIANÇAS Edição 60 • Ano 6 • Dezembro 2012 Distribuição gratuita e direcionada Foto: Vinny Studio • Impressão: Impressul www.revistaeducar.com.br

Upload: claudia-prates

Post on 11-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Educar edição de Natal

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Educar dezembro 2012

Informação útil para todos!

ExclusivoDo ReIno UnIDo paRaa eDUcaR, MIsteR MakeRconveRsa coM a Gente!

Consciência AmbientalFéRIas sUstentáveIspaRa toDa a FaMílIa

Dicas de SegurançacoMo evItaR acIDentesenvolvenDo cRIanças

Edição 60 • Ano 6 • Dezembro 2012Distribuição gratuita e direcionada

Foto: Vinny Studio • Impressão: Impressulwww.revistaeducar.com.br

Page 2: Revista Educar dezembro 2012

EditorialPara fechar o ano com chave de ouro

Uma das coisas mais legais do mundo é poder fazer o que a gente gosta. Pensar e elaborar o conteúdo da Educar é uma delas. É extremamente gratificante poder ter a liberdade de escolher matérias com as quais você, leitor(a), se identifique. Pode acontecer de um texto ou outro não lhe agradar também, faz parte. Mas a ideia é sempre acertar e deixar todos os leitores satisfeitos, mesmo sabendo que corremos o risco de errar.

Este mês conseguimos uma entrevista que nos deixou muito felizes: Mister Maker, o mestre das artes manuais, atendeu nosso pedido e gentilmente respondeu às nossas perguntas – somos curiosos de verdade, fazer o quê? Será que, um dia destes, ele sairá da Inglaterra, virá nos visitar e nos ensinar a fazer, manualmente, objetos e brinquedos?

Estamos também muito contentes com o artigo que traz um assunto atual e importante: as férias podem ser sustentáveis. E não é difícil fazer com que sejam. Leia nas páginas 10 e 11 as dicas que a Infragás e a Auxiliadora Mesquita prepararam pra você e sua família.

Encontre também nesta edição um artigo maravilhoso sobre o excesso de incentivo à autoestima (páginas 8 e 9) e as confissões do papai Mario Gonsales Ishikawa, que divide conosco sua visão acerca da “geração iPad” (página 5).

É quase Natal e o fim do ano se aproxima. Aproveitamos a última edição do ano para convidá-lo a curtir muito o que preparamos, com carinho, pra você.

Boas festas e até 2013!

EDIÇÃO 60 ANO 6 DEZEMBRO 2012EDITORA Cláudia S. PratesJORNALISTA RESPONSÁVEL Lúcio Flávio Filho (MTB 21.441)ARTEFabio Puttini / Cláudia S. Prates Rique DantasCOLABORADORES DESTA EDIçãOAuxiliadora Mesquita / Gabriela QueirozAline Magagnin / Bárbara MagliaMario Gonsales Ishikawa

REVISãOVânia Dantas PintoCONTATO COMERCIAL: 48 8845.7346 [email protected]ãO

•As opiniões veiculadas nos artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista. Os artigos e os anúncios publicados são de total responsabilidade de seus autores e/ou suas empresas.•Não é permitida a reprodução de qualquer conteúdo desta publicação sem prévia autorização da editora.•A Revista Educar, publicação mensal da Pequeninos Revista Educativa Ltda, tem tiragem atual de 9.000 exemplares e é distribuída gratuitamente em diversos pontos de Joinville, Florianópolis e São José.•Para assinatura, sugestões, críticas ou elogios, envie e-mail para: [email protected] ou entre em contato pelo nosso site www.revistaeducar.com.br

Nossa Capa

A fofíssima que ilustra a capa deste mês é a Luiza Cardoso Finke (9 meses), filha de Lothar Francisco Finke e Daniela Pacheco Cardoso Finke. Que delícia ter uma menina tão doce participando de nossa edição de Natal!

Para este ensaio fotográfico, produzido pelo Vinny Studio (047 9652.8213), Luiza usou um lindo vestido, feito sob medida pela Patricia Baptista, da Dona Moça, e oferecido pela BBencanto (Rua Max Colin, 1143, América, Joinville – 047 3227.5001).

Cláudia [email protected]

Cláudia Prates (Educar)

47 9143.4416 (Fábia) ou 47 9181.4223 (Andrei) www.impressul.com.br

Page 3: Revista Educar dezembro 2012
Page 4: Revista Educar dezembro 2012

Quinoa com Amêndoas e DamascoIngredientes: • 1 xícara de quinoa em grãos• 2 xícaras de água • 1 xícara de amêndoas picadas • 1 xícara de damasco picado• 1 colher de chá de canela • 1 colher de chá de açafrão e sal a gosto Modo de preparo: Coloque a água no fogo até que ela ferva, acrescente a quinoa, sal, canela e açafrão. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire-a do fogo e espere alguns minutos até ela secar. Acrescente o damasco picado e as amêndoas, misture bem e sirva com uma salada de folhas verdes!

Salpicão de BacalhauIngredientes:• 3 maçãs verdes picadas ou raladas no ralo grosso• 600 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado• 2 cenouras cruas raladas no ralo grosso• 2 tomates sem pele, sem semente, picados• 1/2 pimentão amarelo • 2 colheres de sopa de salsinhaMolho:• 100g de ricota• 1 pote (180 g) de iogurte natural• Suco de um limão• 1/2 xícara de vinho branco seco• Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gostoModo de preparo: Coloque as maçãs picadas de molho em um pouco de água gelada e limão. Reserve. Em uma saladeira, coloque todos os ingredientes, inclusive a maçã reservada. Misture todos os ingredientes do molho até ficar homogêneo e despeje sobre a salada. Misture bem. Deixe na geladeira por 30 minutos, no mínimo, antes de servir.

Bolo de ChocolateIngredientes:• 1/2 xícara de óleo de girassol • 1 xícara de açúcar demerara orgânico• 3 ovos caipira (3 gemas e 3 claras em neve)• 1 xícara de farinha de trigo integral• 1 xícara de aveia em flocos finos• 1 xícara de cacau em pó • 1/2 xícara de nozes picadas• 1 colher de sopa de fermento em pó• 1 xícara de leite desnatado ou leite de aveia Modo de preparo: Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata o óleo com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas e bata bastante. Junte a farinha de trigo integral, a aveia, o cacau e as nozes, alternando com o leite. Junte o fermento e bata só mais um pouco. Acrescente as claras batidas em neve e misture cuidadosamente com uma colher. Coloque em uma forma média untada. Asse em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos.

Para você que nos acompanhou durante o ano, desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.Equipe Doce Vida assessoria em nutrição.

Festas e alimentação saudável: uma boa forma de passar o final do anoO final do ano está chegando e com ele as inúmeras festas, amigos-secretos e ceias. Resistir a tantas tentações, realmente, não é algo fácil. Por isso, nesta última edição do ano, resolvemos dividir com vocês algumas receitas saudáveis e saborosas que poderão ser preparadas durante essas confraternizações.

Nutrição e saúde

Manoela Menegazzo (CRN 10 1410) e Daniela Muniz (CRN 10 1595) Nutricionistas e proprietárias da Doce Vida - Assessoria em Nutrição

Page 5: Revista Educar dezembro 2012

Tenho visto com grande frequência no Facebook referências à infância nos anos 80. Geralmente são coisas do tipo: cresci sem iPad, andava de carrinho de rolimã e chegava em casa com o joelho ralado levando bronca. Isso sim era tempo bom.

Quem tem algo perto de 30 anos como eu, possivelmente cresceu com os pais dizendo que quando eles eram pequenos no interior não ficavam vendo TV, não tomavam Yakult e mesmo assim foram muito felizes. É assim e sempre será. Nostalgia pode, ao mesmo tempo, mostrar respeito a coisas de uma época que tanto marcam a vida de um ser humano, como também pode levar ao desrespeito. Fiquei pensando muito nisso esses dias quando vi na TV o seriado Anos Incríveis, com o Kevin Arnold dizendo que a sua geração, a dos Baby Boomers, era uma geração fadada a ser problemática por ser a primeira a crescer com TV em casa.

Vamos falar da geração dos nossos pequenos. A princípio, uma geração perdida: vida em apartamento e com muitos brinquedos eletrônicos e gadgets dos pais, como o iPad. Nunca saberão o que é morar em uma casa de quintal grande, jogar futebol na rua e passar a tarde assistindo ao Bozo. Déjà vu? Nos últimos 120 anos, o mundo cresceu demais e trouxe, com isso, mudanças culturais a cada geração. Um bom começo para ter o respeito dos filhos no futuro é respeitando a forma como eles se adaptam ao ambiente que nós oferecemos.

Nos primeiros anos de vida, nossos neurônios são ávidos por formar conexões neurais, as chamadas sinapses. Com isso não só aprendemos muita coisa como também formamos

nossos valores e os relacionamos à forma como fomos criados. Na fase adulta, o uso do conhecimento adquirido faz com que a pessoa seja muito eficiente nas decisões do dia a dia, diferentemente de uma criança que está aprendendo, mas também faz com que novas formas de executar atividades já conhecidas não sejam bem recebidas.

O fato é que o mundo muda, e isso acontece graças à receptividade de cada nova geração. Não ter vivenciado a nossa infância é o que permitirá que nossos filhos vivam de forma confortável no mundo que os espera na fase adulta. O adulto normal, daqui a 30 anos, vai sim ter crescido com tablets, viagens frequentes de avião e qualquer outra novidade que ainda está por vir. E isso hoje é tão estranho quanto o seu avô dizer que banheiro para ele era um buraco no chão.

Geração iPade o respeito entregerações

Mario Gonsales IshikawaEditor do blog Diário dos Papaiswww.diariodospapais.com.br

[email protected]@diariodospapais

Palavra de pai Educar • Dez/2012 5

Page 6: Revista Educar dezembro 2012

Dezembro é o mês do Natal. E a essência da comemoração desta data é o amor e todos os sentimentos que estão implícitos nele: compaixão, amizade, ternura, carinho, companheirismo, doação. Falar de amor em educação é como falar do céu e das nuvens, é como falar do mar e da sua imensidão azul. Uma coisa é inseparável da outra. Não existe educação sem amor. Com raiva ou com indiferença não se educa, se “deseduca”. Quando estamos nervosos, perdemos a razão. Quando estamos indiferentes, não nos comprometemos, desistimos. Só com muito amor para ter paciência nas horas de choro, nas noites em claro, na hora da birra. Só com muito amor para ensinar a amar!

É o amor que nos diz quando ser firmes, quando dar um passo para trás e mudar de estratégia; é o amor que nos dá aquela ideia brilhante para contornar uma situação difícil. Afinal, educar não é tarefa fácil, é complicado, tem muitas variantes. É preciso amar muito para educar. Não é à toa que o amor de pai para filho é tão intenso e profundo. Mas e os educadores? Amam seus alunos como os pais amam seus filhos? Não! É outro tipo de amor, amor pela educação, pelas crianças, pelo trabalho.

Por isso, aproveito este espaço e esta data tão especial e tão propícia para agradecer às profissionais do Espaço Crescer que se dedicam ao seu trabalho com tanto amor e carinho. Que mesmo nos momentos desafiadores conseguem buscar sua paixão pela educação sem perder o foco e o equilíbrio. Trabalhar em harmonia, pensar no bem estar dos outros, ser companheira, ajudar sempre que preciso são qualidades difíceis de encontrar. Por isso, meninas, dedico este artigo a vocês e agradeço, de coração, pelo apoio, pela paciência e pela segurança que me dão ao cuidar dos nossos alunos.

PARABéNS A VOCêS E FELIz NATAL A TODOS!

Educarcom Amor

COLôNIA DE FÉRIAS DO ESPAçO CRESCER. Traga seu filho para participar da Colônia de Férias do Espaço Crescer. Oferecemos atividades de música, motricidade, culinária, contação de histórias e muita brincadeira para entreter e divertir as crianças no período

de férias. Trabalhamos com poucas crianças por período, por isso é preciso reservar antes. Também oferecemos alimentação. Do dia 17 a 20/12/12 e de 21/01/13 a 08/02/13. Para crianças de 1 a 6 anos. Não perca!

Fernanda M. de Moura Pedagoga e responsável pela Escola Infantil Espaço Crescer (Florianópolis).

[email protected]

Disciplina

Page 7: Revista Educar dezembro 2012

Rua Blumenau, 425 (esquina com a rua Lages) - Sala 6Joinville - (047) 3433 4389 - facebook.com/kleine.kinder.3

Page 8: Revista Educar dezembro 2012

Um joguinho no computador me faz conectar monitores a uma fonte de energia. Com menos de 20 cliques e os monitores todos acesos, você vai para o hall da fama. Mas não importa quanto cliques, o jogo sempre diz: “Excellent!”. Espera aí: se o hall da fama é com menos de 20 cliques e eu só completei com 56, sou “excellent”? O elogio do computador não corresponde ao que foi feito. E eu sei disso!

O problema é quando a gente cresce sem saber que nem sempre somos “excellent!”. Alguns pesquisadores andaram examinando a relação entre autoestima e uma vida adulta

bem sucedida. E concluíram que estimular a autoestima das crianças de qualquer maneira pode ter consequências desastrosas.

Como assim? Ter autoestima não é a base de um ser humano bem sucedido e um adulto feliz? Essa ideia ganhou força no final dos anos 60 com as teorias do psicoterapeuta canadense Nathaniel Branden. Ele afirmava que todos temos necessidade de autoestima. E ela se desenvolve em nós com o estímulo de pais e professores. Sem autoestima, estaríamos mais propensos à depressão e outros problemas psicológicos na vida adulta.

O resultado das ideias de Branden é que ao longo das últimas décadas o conceito de autoestima invadiu as nossas vidas. Revistas femininas pregam sua necessidade - e todo um conceito paralelo de “autoestima” inteiramente voltado para

Aprendizado

Page 9: Revista Educar dezembro 2012

reformas cosméticas. Pais e educadores evitam a todo custo criticar as crianças, temendo fazer surgir um fracassado. E aparentemente qualquer produto pode ser anunciado com essa incrível capacidade – a de aumentar a sua autoestima.

A noção de que as crianças devem ser elogiadas constantemente se tornou comum em nossa cultura. E estamos vendo pela primeira vez a geração que foi criada assim. Os resultados não parecem tão maravilhosos: jovens adultos com dificuldade para enfrentar problemas, aguentar frustrações ou esperar. Eles “se acham” bons

A solução, como sempre, vem da moderação e do discernimento. Seu filho se esforçou e produziu uma coisa bacana: aprendeu como amarrar o tênis, fez uma redação bonita, jogou bem a partida? Elogio, claro! Sua criança fez alguma coisa que demonstra que está aprendendo os valores que você acredita? Diga exatamente o que ela fez que você

demais para suportar críticas. Ou chefes. E isso quem revela são recrutadores de pessoal Brasil afora, que apontam esse excesso de autoestima como uma das causas da alta volatilidade do emprego. Os empregos não conseguem ser bons o suficiente para as pessoas!

Alguns psicólogos têm revisto os dados sobre essa tal de autoestima. Não há, por exemplo, evidências de que uma maior autoestima leva ao sucesso escolar ou profissional. Na verdade, parece que ter sucesso é que aumenta a autoestima. O que isso quer dizer na prática? Que elogios que não correspondem ao que foi feito servem apenas para “encher a bola”: e o balão voa alto, mas sem nenhum rumo ou direção... Por outro lado, ninguém realmente se torna um adulto saudável se achar que ninguém liga para o que ele faz. Ou que ele está sempre errado!

achou bonito. Ela cumpre o que combinou com você? Não precisa elogiar, melhor apenas mostrar que você sabe que ela cumpriu. E se ela fizer um favor, a você ou família, é simples: agradeça. A autoestima pode deixar muito adulto perdido, principalmente em si mesmo! Mas também pode ser a chave para efetuar grandes mudanças: é acreditando em nós mesmos que podemos transformar nossas vidas e perseverar. Por isso eu adoraria ver o computador soltar um “excellent!” quando eu alcançasse os tais 20 cliques. Para os 56, eu prefiro que ele diga “treine mais” ou “examine melhor a situação”. A excelência é resultado de trabalho duro. Mesmo se seu filho for um gênio.

Auxiliadora MesquitaPedagoga

Educar • Dez/2012 9

Page 10: Revista Educar dezembro 2012

QuEM PAgA POR NOSSAS FéRIAS?Se você é um adulto e não ganhou um prêmio na TV, suas férias serão pagas por você mesmo. Mas o meio ambiente também paga por muito das nossas aventuras por aí. Para reduzir esse gasto presente em toda viagem, surgiu o conceito de turismo sustentável. Que tal ter umas férias sustentáveis? Férias sustentáveis não precisam ser chatas ou cheias de obrigações. Envolvem coisas simples que você e sua família podem fazer sem grandes sacrifícios.

O CAMINhO JÁ é A VIAgEMIr e voltar de seu destino é uma boa parte de seus gastos e grande parcela do impacto ambiental. Carros e aviões são meios de transporte altamente poluentes e seu impacto no ambiente é bem grande. Por isso, tente utilizar meios alternativos como trens e barcos. Em viagens de avião, procure voos sem escala e leve uma bagagem bem planejada e sem exageros. Se for de carro, faça uma boa revisão e viaje com o carro em ótimas condições: mais segurança e economia e menos poluição!

O DESTINO é SER FELIzChegando lá, é hora de tomar pequenas atitudes que vão tornar tudo mais leve, para vocês e para o ambiente. Tome banhos curtos e não deixe torneiras abertas sem uso. Informe o hotel que você não deseja que lençóis e toalhas sejam trocados todos os dias. Desligue luzes e aparelhos domésticos que não estejam sendo utilizados e modere o ar condicionado ou o aquecimento.

Na hora de sair para passear, dê preferência ao transporte público. Em algumas cidades, existem bicicletas para alugar

ou pegar emprestado. Caminhar também é ótimo: vocês curtem a paisagem, mantém a forma e preservam o meio ambiente. Restaurantes e comidas típicas usam ingredientes locais, mais frescos. E atividades esportivas de baixo impacto também fazem diferença: surf, snorkel, canoagem, esqui não poluem e deixam você mais perto das riquezas de um lugar.

A NATuREzA AgRADECESe seu destino inclui algum ambiente natural, lembre-se: Só tire fotografias, só traga lembranças na memória e só deixe leves pegadas. Não toque, desloque ou incomode nenhum ser vivo, animal ou vegetal (inclusive para segurança de sua família). E não se desvie de trilhas já marcadas – um novo desvio é um caminho aberto para a erosão. Evite utilizar aparelhos eletrônicos: aproveite para ouvir o som maravilhoso do silêncio.

Aproveite para dar um “trato” especial no seu lixo: se for em ambiente natural, não deixe nada para trás! E nas cidades, separe o lixo, de maneira simples, na hora de descartar. Tente reduzir as embalagens. E doe aquilo que adquiriu para utilizar só nas férias.

TÁ CANSADO DE LER E QuER RELAxAR?Lendo assim talvez pareça muito ou complicado. Mas acredite: o que foi sugerido aqui é mais fácil de fazer do que a gente pensa. Como quase tudo na vida, é só uma questão de hábito. Igualzinho aquele outro hábito, tão humano e delicioso: o de dar uma descansadinha depois de um ano de trabalho duro. Aproveite bem as suas férias: sua mente, sua família e o planeta agradecem!

ViVEndomElhor

Auxiliadora Mesquita

Apresenta

Consciência ambiental

Page 11: Revista Educar dezembro 2012

com férias sustentáveis

Quer ir além? Você pode calcular o impacto de sua viagem – a pegada de carbono – e pagar para neutralizar seus gastos ambientais. Existem sites na internet para fazer isso.

Você sabia que na internet também é possível descobrir hotéis certificados por suas práticas sustentáveis? Veja se algum se encaixa nos seus planos!

Um alerta importante: nunca compre animais silvestres ou objetos feitos com eles. Além de crime, é uma tristeza!

Educar • Dez/2012 11

Page 12: Revista Educar dezembro 2012

Acidentes acontecem. Problemas de saúde podem surgir. Nessas horas, é importante agir com rapidez e contar com algum plano de emergência. Estar preparado é fundamental: telefone dos bombeiros e da polícia devem ser conhecidos de todos da casa e anotados na agenda do celular ou perto do telefone. Carteiras de plano de saúde ou do SUS devem estar sempre guardados no mesmo e conhecido lugar, para acesso rápido. E se você tiver um plano de socorro em casa, as informações também devem estar disponíveis para a família utilizar.

Mas prevenir é melhor do que remediar, como diz o ditado popular. E é importante ficar de olho, principalmente nas crianças. Ativas e cheias de imaginação, é tarefa natural da criança “pesquisar” o ambiente e experimentar. O resultado dessa mente curiosa e desse corpo inquieto é o desenvolvimento de uma criança saudável e inteligente. Mas, com seu julgamento ainda em formação, a criança nem sempre percebe os perigos que a rondam e se afasta deles. A solução? Prevenção. Siga nossas dicas:

EVITANDO ACIDENTES COM ÁguA

• Esvazie baldes, bacias, banheiras ou piscininhas depois do uso e guarde virado para baixo. Crianças entre 1 e 4 anos podem perder o equilíbrio, caindo para a frente e se afogando até em águas rasas.

• Instale travas para a tampa do vaso sanitário.• Caixas d’água que ficam no nível do chão, poços e cisternas

também devem ficar bloqueados.• Isole a piscina com cerca, mantendo os portões

devidamente trancados. E não deixe brinquedos boiando na água, pois isso atrai as crianças.

• Só deixe as crianças utilizarem a piscina com a supervisão de um adulto, mesmo que já saibam nadar. E os coletinhos salva-vidas são as boias mais eficientes para crianças pequenas.

EVITANDO ACIDENTES COM QuEIMADuRAS• Mantenha as crianças fora da cozinha durante a preparação

de comida no fogão.• Cozinhe com os cabos das panelas virados para dentro

do fogão. E caixas de fósforos sempre fora do alcance dos pequenos.

• Não acenda churrasqueiras com crianças por perto. E não acenda com álcool líquido!

• Guarde produtos cáusticos ou inflamáveis (álcool, cloro etc) totalmente fora do alcance das crianças.

• Não permita que crianças fiquem em volta da tábua de passar roupa quando o ferro estiver sendo usado.

• Após o uso, deixe o ferro esfriando em lugar alto e fora do alcance da criança, inclusive o cordão da tomada.

• Não dê alimentos cítricos para as crianças quando estiverem expostas ao sol. Sumo de limão, por exemplo, pode causar manchas e queimaduras na pele exposta à luz solar.

EVITANDO ACIDENTES COM INTOxICAçÕES• Não guarde material de limpeza em garrafas pet – eles

podem ser confundidos pelas crianças (e até pelos adultos!)• Guarde produtos de limpeza em um só local. É bom que

seja alto e trancado.• Remédios também não devem ficar em lugar de fácil acesso

para as crianças, que podem “imitar” os pais ou confundi-los com guloseimas.

Prevenir é sempre melhor do que remediar Por Auxiliadora Mesquita

www.idealemergencias.com.br

Fique ligado

Page 13: Revista Educar dezembro 2012

As férias estão chegando! Quem não se lembra da alegria de seus tempos de escola quando as férias finalmente chegavam. É verdade que férias escolares nem sempre são sinônimo de alegria para os pais: muitas vezes trabalhando, fica mais complicado gerenciar o tempo livre das crianças.

Nessas horas, paciência, bom humor e criatividade salvam os dias. E salvam as horas, que passam tão lentamente para as crianças e tão rápido para nós. E talvez seja nisso que a gente tenha que pensar: que o tempo precioso da infância se vai mais rápido do que a gente costuma se lembrar. E em pouco tempo, lá estão nossos filhos: do

lado de cá, onde o tempo voa, e a lista de coisas a fazer só aumenta!

As soluções são variadas – colônia de férias, excursões, horários especiais na escolinha e até no seu próprio trabalho. Mas se você tiver o luxo (acredite, é ouro puro!) de poder contar com uma avó ou uma “bisa”, que tal combinar alguma coisa com ela(s)? As crianças quase sempre acham a casa dos avós um mundo de surpresas e novidades. Descobrir novas rotinas e regras é um aprendizado importante. E essas férias na “vó” e no “vô” ajudam a criar eternas e boas lembranças. No coração dos avós e no das crianças.

Interação entre pais e filhos Educar • Dez/2012 13

A mascotinha da Revista Educar

Tema desta edição:Conteúdo Auxiliadora MesquitaArte Rique Dantas / Cláudia Prates

Férias

Page 14: Revista Educar dezembro 2012

AF_AN_REVISTA_EDUCAR_OUTUBRO_200x70mm.pdf 1 17/10/12 17:07

Pipoca em... Será que eu vou?

História infantil

Page 15: Revista Educar dezembro 2012

Curiosidades e sugestões Educar • Dez/2012 15

Lap top

Achei pra você!Livro

Na hora de voltar das férias, todo mundo fica um pouco triste. Mas é só lembrar que daqui a pouco tem outra vez. Voltando das férias, você vai ter muitas novidades para contar a seus colegas. E vai ouvir muitas histórias novas também. Aproveite suas férias e divirta-se!

RITA SAPECA DE FéRIAS, DE FRANçOIS gILSON (EDITORA LAROuSSE)

Rita é uma ratinha prá lá de simpática e que está toda animada para viajar de férias. Mas depois de se preparar toda, ela descobre que ainda vai ter que esperar mais uma semana. E agora? Rita resolve esperar descobrindo novos divertimentos. O que será que ela vai inventar para se divertir?

As férias foram inventadas para a gente descansar o corpo e a mente. Quem trabalha tem direito a férias para poder descansar do trabalho e voltar com mais disposição. Quem estuda também: parando de vez em quando de ir à escola, quando a gente volta pode aprender ainda mais!

Em muitos países as férias escolares são maiores no verão, quando o tempo está bom para brincar e passear mais. No inverno são menos dias fora da escola. Em países onde neva, muitas vezes é preciso aumentar as férias de inverno porque tem tanta neve que não dá para ir para a escola. Já pensou?

Muitas famílias gostam de viajar nas férias. No Brasil, gostamos muito de ir para a praia e brincar na areia e na água. As crianças também aproveitam para brincar em parques, praças, quintais e até em casa mesmo. E muita gente visita os parentes: os avós, os tios e os primos. É uma boa chance de brincar ainda mais e aprender coisas novas.

Page 16: Revista Educar dezembro 2012

NATAL O dia 25 deste mês representa muita coisa boa! Uma delas, senão a principal, é comemorar o nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, com a família. Independentemente de religião, celebrar o Natal é uma bênção. E a criançada fica ansiosa para ver a chegada do bom velhinho, o Papai Noel. Sem dúvida, uma figura emblemática do mês. Hoje, sem a visita dele, os pequenos ficam frustrados. Por isso, vale tentar agradá-los e escolher alguém da família para, quem sabe, vestir-se com traje e gorro vermelhos!

EMBAIxO DE ChuVA Dezembro é um período em que as chuvas são frequentes. Verão, calor e sol – a falta delas faz o dia ficar complicado, às vezes, insuportável. Entre as alternativas para amenizar a sensação de abafamento, vale aproveitar as fortes chuvas típicas de verão, que ocorrem no fim da tarde. Tomar banho de chuva é uma delícia. Se o pequeno quiser conhecer essa sensação deliciosa de liberdade e divertir-se sob as águas, leve-o para fora de casa. Mas, antes, veja se ele está bem. Com gripe ou resfriado não é uma boa ideia. Se for o caso, deixe para uma próxima vez. Oportunidades não vão faltar!

LEITuRA As férias estão pra começar na maioria das instituições (se já não começaram), mas isso não quer dizer que a garotada deve ficar distante do aprendizado proporcionado no ambiente escolar. Na praia ou em casa, tente manter os hábitos de leitura. Incentive seu filho a ler um livro, uma historinha, um gibi. Qualquer publicação educativa é

indispensável para preencher parte das horas de descanso – a outra é para brincar! O melhor disso tudo? Diversão e aprendizado juntos, de preferência com a companhia dos pais, sempre que possível.

VIRADA DE ANO Sabemos que o dia 31 é aquela festa! Dia de ritual especial com pessoas que amamos, entre amigos e familiares. E, além de tudo, tem os fogos de artifício e muita bagunça nas ruas, nas praias. Estou falando sobre esse assunto porque precisamos ficar atentos às crianças. Orientá-las para não falar com estranhos, não deixá-las sozinhas, enfim, ficar por perto. Congestionamentos e furdunço são coisas do Réveillon. Então mais do que nunca é preciso proteger os pequenos. Fique de olho neles!

OPINIãO Se você tem dúvidas ou sugestões sobre a comunicação na educação do seu filho ou aluno, participe da Comunica!

Entre em contato comigo:[email protected] participação é sempre muito bem-vinda!

Comunica!

Gabriela QueirozJornalista

Linguagem

Page 17: Revista Educar dezembro 2012

Brinque-BookABrAPrACABrA Dona cabra caminhava perto de

sua casa quando encontrou uma lâmpada encantada. “Pense uma palavra mágica, mas cuidado ao falar, um desejo imaginado ela irá realizar”, disse o gênio. “Abrapracabra!”, gritou o bicho!

Uma grande aventura se inicia. Dona cabra viaja para os mais inusitados lugares do mundo e faz amizade com vários animais como um urso polar, um camelo e um peixe espada. Juntos, eles mostram que quem tem um amigo, nunca está sozinho, mesmo nas situações mais complicadas.

EnTrE nUVEnS Essa é a história de uma menina que sonhava

em ser como um pássaro para poder ter uma nuvem só para ela. “Ela pensava: ‘Lá em cima, alguma coisa existe. Deuses, fadas, anjos ou gente de verdade’.” Porém, na cidade em que vivia, ninguém tinha tempo para sonhar. A menina resolve subir na

montanha mais alta daquele lugar para poder pegar uma nuvem. Nessa montanha vivia um menino. Ele não achava a menor graça em olhar o céu, mas achava o sorriso da menina a coisa mais bela do mundo. E para vê-la sorrir para sempre, ele deu o melhor presente que ela poderia imaginar...

Susana Vieira, Arlete Salles, Patricya Travassos e Thereza Piffer em: A PartilhaCom texto e direção de Miguel Falabella, um dos grandes sucessos do teatro brasileiro celebra duas décadas e chega a Floripa para 3 apresentações.

A Partilha narra o reencontro de quatro irmãs logo após a perda da mãe. Juntas, elas terão que decidir o que fazer com a herança, o que serve de pretexto para repassarem as próprias vidas, bem como toda a relação familiar. Elas mergulham no passado e deixam vir à tona as diferenças e afetos em uma jornada emocionante, repleta de humor e ironia.

Dias 08 (21h), 09 (21h30) e 10 (20h) de dezembro, no Teatro ADEMIR ROSA / CIC, FLORIANÓPOLISOs ingressos podem ser encontrados no Blueticket site, Quiosque do Beiramar Shopping e na bilheteria do CIC, PEDRO IVO e TAC.Informações: (048) 3665-1630 / 4062-0065

Evento adulto e leitura infantil Educar • Dez/2012 17

Page 18: Revista Educar dezembro 2012

Para a criançada exercitar a imaginação e os dedinhos, a pedida é assistir a MISTER MAKER, no Discovery Kids. MISTER MAKER incentiva os pequenos a experimentar e desenvolver habilidades que eles nem imaginavam ter! Traduzido ao pé da letra, o nome do programa seria o “Sr. Fazedor”. E é exatamente isso: o personagem principal da série faz de tudo usando as mais variadas técnicas e materiais.

Criado e produzido pelo estúdio britânico The Foundation, a série iniciou uma nova temporada em que Mister Maker sai por várias cidades, visitando MiniMakers locais e botando a meninada para inventar coisas. Phil Gallagher, o ator que interpreta Mister Maker, é o talento perfeito para essa interação – já trabalhou como apresentador, repórter esportivo, em teatro de bonecos e até emprestou sua voz para personagens da Disney. Além de participar como ator todo ano de produções teatrais típicas da Inglaterra, os “panto”, que são peças adoradas pelas crianças.

Mister Maker conversou com a Educar com exclusividade, respondeu perguntas de nossos leitores mirins e contou para nós o segredo do sucesso: “Our show is all about having fun with art... but it is also about teamwork”.

Perguntas de três pequenos leitores da Educar:

Onde você mora? Bruno Antônio Vicentin, 6 anos

Eu moro na terra do Maker, mas pelo fato de eu ter agora meu Makermóvel, curto visitar vilas e cidades por todo o mundo.

Entrevista

Introdução: Auxiliadora MesquitaEntrevista: Cláudia Prates

Fotos: divulgação

Page 19: Revista Educar dezembro 2012

Quem são seus amigos? BRUNA WEISS ERZINGER, 2 anos e 9 meses

Tocky e The Shapes são meus amigos em casa. Mas claro que meus melhores amigos são os Mini Makers de todo o mundo, que assistem nosso programa e curtem criar coisas! Você é minha amiga também, Bruna, obrigado por sua pergunta!

Você gostaria de visitar escolas infantis e ensinar as crianças a fazer brinquedos? Frederico Eloi Wendel, 3 anos

Me parece divertido! Sou muito sortudo de poder viajar por todo o mundo – conhecer os Mini Makers e os adultos em todos os lugares. Visito escolas frequentemente e é ótimo poder conversar com professores e alunos pra discutir que tipo de coisa eles gostam de fazer em suas salas de aula.

Educar • Dez/2012 19

Page 20: Revista Educar dezembro 2012

VOCê COSTuMAVA TRABALhAR COM ARTES ANTES DE FAzER SEu PROgRAMA? Eu sempre amei criar coisas. Desde muito novo eu desenhava, pintava, fazia modelos e me divertia muito com artes e artesanato. Agora eu me sinto privilegiado por poder fazer tudo isso todos os dias. hÁ ALguMA POSSIBILIDADE DE VISITAR O BRASIL?ADORARIA conhecer o Brasil. Espero ter a chance de visitá-lo em breve.

NA NOVA SéRIE DO SEu PROgRAMA, “MISTER MAkER Pé NA ESTRADA”, VOCê DEIxOu OS ESTúDIOS E AgORA TEM A AJuDA DE CRIANçAS PRA CRIAR COISAS COM VOCê NAS RuAS. COMO TEM SIDO ESSA ExPERIêNCIA PRA VOCê? Fazer o “Mister Maker Pé na Estrada” tem sido uma experiência extremamente gratificante. É muito bom visitar tantos lugares diferentes e conhecer Mini Makers, seus amigos e famílias. Nosso programa é sobre diversão com arte... mas é também sobre trabalho em equipe – então

é maravilhoso fazer novas criações artísticas com os Mini Makers em suas casas e escolas.

DE ONDE VEM TANTAS TéCNICAS CRIATIVAS?Ideias para artes e artesanatos podem vir de qualquer lugar – então sempre incentivamos as crianças que assistem ao nosso programa a experimentar o mundo em volta delas e ver se isso lhes traz alguma inspiração para as artes. Quando nós fazemos nosso programa, somos simplesmente do mesmo jeito – uma folha caída de uma árvore pode nos dar uma ideia para uma imagem impressa... ou um respingo de tinta numa mesa pode nos inspirar a fazer uma figura de respingos.

SE VOCê PuDESSE DEIxAR uMA MENSAgEM PARA TODAS AS CRIANçAS BRASILEIRAS, O QuE SERIA?Muito obrigado pelo apoio de todas vocês! Me sinto orgulhoso e animado de saber que muitas crianças no Brasil curtem nosso programa. Continuem assistindo... e continuem se divertindo muito!

Page 21: Revista Educar dezembro 2012
Page 22: Revista Educar dezembro 2012

Nosso último sorteio do ano tem tudo a ver com a época – é quase Natal e seu filho pode virar o ano com um presente bem legal, oferecido pela Turnes Bike Shop (1 bicicleta) ou pela ArteInvento (3 kits de Natal).

Para participar, é fácil e rápido: basta entrar no Facebook, procurar pelas três páginas abaixo, curtir cada uma delas (se você já curtiu antes, apenas envie um e-mail para [email protected] e informe seu endereço do Facebook para identificarmos que você curtiu as páginas). E então, vamos lá?

Revista Educar Turnes Bike ShopArteInvento

Data do sorteio: 21 de dezembro (os nomes dos ganhadores serão divulgados no site e no Facebook da Educar)

Page 23: Revista Educar dezembro 2012

informação que gera açãoBárbara Maglia, psicóloga

O autismo é uma alteração de desenvolvimento que afeta, principalmente, as habilidades do indivíduo de se comunicar e interagir com outras pessoas. Alguns indivíduos, no entanto, apresentam a fala intacta. Alguns parecem fechados e alheios, outros presos a rígidos padrões de comportamento. As variadas manifestações do autismo são chamadas de espectro autista, o que indica uma gama de possibilidades dos sintomas. O diagnóstico é clínico, baseado em entrevistas com a família, observação e instrumentos diagnósticos. Em alguns casos, ele é possível até antes dos dois anos de idade. A Educar foi conversar com Alessandra, mãe do Martin (9 anos) e do Guillermo (6 anos) - dono de um lindo par de olhos azuis e um sorriso arrebatador! - para conhecer um pouco mais de sua história. A chegada do Guillermo foi muito querida e planejada. Gui veio ao mundo lindo, saudável e fofinho! Seu desenvolvimento correu bem até que, por volta de 1 ano e meio, a família começou a desconfiar de surdez. No entanto, a mãe dizia: “Surdo não fala” e Gui já pronunciava suas primeiras palavras. No otorrino, fizeram exames, uma cirurgia e descartaram a surdez. Gui parou de falar, o que levou a uma consulta com o neuropediatra que o diagnosticou com autismo e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). “Eu só pensava que não ia dar conta!” Mas como ela mesma diz, Alessandra não teve tempo para luto. Arregaçou as mangas e foi atrás do que considera essencial: qualidade de vida para seu filhote. Iniciou-se o trabalho de TO (Terapia Ocupacional), fonoaudiólogo e, finalmente, a APAE, que, segundo Alessandra, é “um lugar que só tem amor”. Guillermo participou de um grupo de estimulação precoce e se desenvolveu muito! O trabalho da APAE e da escola regular que Guillermo frequenta reavivou as suspeitas de surdez. Os exames foram repetidos e apontaram surdez profunda. “Foi uma revolução! Nós o tínhamos tratado por 3 anos como se não quisesse se comunicar e, na verdade, ele não podia!”

Com o novo diagnóstico, Gui ganhou uma auxiliar de sala que se comunica em LIBRAS e a mamãe também foi aprender. Com a nova ferramenta, eles estão fazendo grandes progressos! Não se tem certeza se Gui é realmente autista ou se seu isolamento é reflexo da surdez. “Na dúvida, ataco os dois lados!”, diz Alessandra. Para as mamães que percebem que algo não vai bem no comportamento dos filhos, ela aconselha: “Não pode ficar parado esperando! Tem que correr atrás de terapia, diagnóstico... O tempo dirá.”

De tanto estudar o autismo, Alessandra acabou conhecendo famílias que dividem a mesma situação. Juntos, eles criaram a ONG GAIAS (http://gaiasfloripa.webnode.com.br/) e elaboraram o projeto de um espaço para atender os autistas e suas famílias com terapias e atividades. Agora, eles precisam de apoio financeiro para tirar o projeto do papel e colocar a mão na massa - será que você, leitor(a), ou sua empresa não pode dar uma mãozinha?

Para o futuro, Alessandra diz que deseja para seu Gui “o máximo de autonomia. Que ele viva numa sociedade que o respeite e que tenha uma ocupação. Sonho na descoberta de remédios que sejam capazes de controlar alguns sintomas, entre eles a agitação e autoagressão”. Nós também, Alessandra! E desejamos que seu menino dos olhos azuis tenha um futuro lindo, cheio de respeito e alegria!

Visite o blog da Alessandra:amaedoautista.blogspot.com.br

Superação Educar • Dez/2012 23

Page 24: Revista Educar dezembro 2012

é TEMPO DE CELEBRAR!Final de ano é assim: festas, comemorações, amigo secreto por todos os lados... até a noite mais esperada do ano, são muitos eventos festivos, e em muitos deles levamos a criançada.

Para deixar os pequenos lindos e ao mesmo tempo confortáveis, não esqueçam: optem por peças que eles já estão acostumados a vestir, só trocando o tecido do dia a dia por um mais especial e festivo: se a preferência da pequena é saia, é só escolher uma em renda ou tafetá...cara de festa no ato! Para os meninos, o jeans com lavagem escura fica sempre mais elegante, e as camisas em tecido plano também são uma ótima aposta! E Feliz Natal!

JÁ PENSARAM NOS LOOkSPARA REVEILLON?Quem não pensa em tons claros quando a palavra reveillon vem à cabeça? Por mais que hoje em dia haja quem não leve a tradição de usar branco total ao pé da letra, eu acho que é bacana optar por ele ou tons como o off-white, afinal de contas, é só uma vez ao ano, não é mesmo? Para quem fica na praia, vestidos fresquinhos para meninas e conjuntos leves para os meninos, que podem ser usados com chinelos de plástico ou borracha... fica cool e depois dá para ir pular as sete ondas!

ChEgOu DEzEMBRO!Quando chega a época do Natal, enfeitamos nossa casa, nosso ambiente de trabalho, nossas ruas… deixamos tudo com uma carinha de festa e alegria!

Então por que não deixar nossos pequenos dormirem contagiados com esse clima tão delicioso? Já existem no mercado grifes especializadas em homewear que fazem uma mini-coleção temática para esta época do ano. Acho uma fofura!!!

FELIz 2013!O ano passou voando. Neste mês comemoro um ano à frente da coluna de moda na revista, então quero agradecer a toda a equipe Educar e principalmente aos seus leitores, que tiraram um tempinho todos os meses para acompanhar o que há de novo na moda infantil. Desejo a vocês um Feliz Natal, um maravilhoso 2013, cheio de realizações, muita saúde, alegrias e paz!

mami CanguruFique por dentro das novidades do mundo infantil

Aline Magagnin é mãe, advogadae responsável pelo site Mami Canguru,

que aborda assuntos infantis: moda, brinquedos, festas e novidades em geral.

Moda Ty

rol

Bran

dili

Bam

bini

&Pi

ccol

ini

Dede

ka

Page 25: Revista Educar dezembro 2012

?Amamentar éescolha ou obrigação?Estudos sempre indicam as vantagens da amamentação. Para as crianças, menos episódios de infecções respiratórias agudas, menos gastroenterite, menos infecções de ouvido. Para as mães, menos chance de sangramento pós-parto, de ter anemia e até de sofrer um câncer de mama mais tarde. Além, é claro, das vantagens para o desenvolvimento da criança.

Por esse motivo, o prefeito de Nova York decretou recentemente que os hospitais estão proibidos de fornecer leite em pó para os bebês recém-nascidos, a não ser que haja indicação médica. E com controle da quantidade de leite em estoque, para garantir que só com prescrição serão utilizados. A medida causou polêmica: mesmo com as vantagens, várias mães e entidades da cidade alegam que a escolha deve ser, em última análise, da própria mãe.

do forno...Por Auxiliadora Mesquita

Uma refexão sobre o olharO tema da exposição do fotógrafo Murillo Auad não poderia ser mais bem-vindo. Numa época em que vivemos cercados de imagens por todos os lados, é fácil deixar que o olhar vá se banalizando. Mas a beleza e o mistério ainda estão à nossa volta. E Murillo sabe exatamente como clicar tudo isso, trazendo até nós essa reflexão tão singular.

Por isso não deixe de visitar os trabalhos do fotógrafo. Eles estarão no Shopping Iguatemi, de 1° a 31 de dezembro. São fotos em que a técnica – ele fotografa várias paisagens noturnas, difíceis mesmo até para profissionais! - se une de forma surpreendente a uma sensibilidade rara, revelando uma paisagem inesperada.

Família coloridaA artesã Ximena, do Zime (http://ximenacarreira.blogspot.com.br/), faz uma versão prá lá de adorável daquelas “famílias” de adesivo, tão comuns nos carros mundo afora. A versão da artista não dá para levar por aí, mas enfeita e alegra muito bem um cantinho da casa. Feitos em madeira de carvalho, as famílias são pintadas à imagem e semelhança dos “originais” - para isso, basta enviar os detalhes de sua família por email para a artesã que ela faz a versão bem colorida em madeira e em tamanho diminuto.

Delicados e simpáticos, o bonequinhos são uma boa sugestão de presente. Ou uma ótima inspiração para mãos mais habilidosas.

Variedades Educar • Dez/2012 25

Page 26: Revista Educar dezembro 2012
Page 27: Revista Educar dezembro 2012

Nossa CaraVocê tem filhos e quer que eles participem desta seção? Envie foto(s) para [email protected] com as seguintes informações: nome(s) completo(s) e idade(s) da(s) criança(s), cidade, telefone(s), escola(s) e nomes completos dos pais. Imagens com resolução ruim e/ou dados incompletos não serão selecionadas.

KaueAmábile Beatriz Bianca

Emanuelle

Rafael

Ludmilla

Dante

Patricio

Leonardo

José Guilherme

Luis Ângelo

Beatriz

Otávio

Page 28: Revista Educar dezembro 2012